__MAIN_TEXT__

Page 1

Ano X - Edição 99- Novembro/2019


Editorial A sensação é de que o tempo voou, não é mesmo? Já estamos pensando em como reunir a família e os amigos, afinal essa época do ano pede uma confraternização. Para você que já está pensando em ideias criativas, na editoria de Estilo é possível apreciar dicas que elaboramos para nossos leitores celebrarem. No Vida, trazemos um conceito inovador de brilhar os olhos! Um centro integrado para o idoso, ancorados pela crença de bons sentimentos, que quando aliados a excelentes profissionais torna possível transformar vidas. Carinhosamente batizado de Moara, a clínica abre as portas do seu empreendimento para a Serra Gaúcha.

Capa Jéssika Lagni Tonus Sfredo, Ramoni Aline Balestro, Juliana Nossal Lazzarotto e Patricia Fontanive Mondadori Cenário: Casa Cinex Looks: Couros do Valleh Consultoria de moda: Fran Valentini Cabelos e make: Jane Beauty Centro Estético (Natália Bettoni, Fernanda Pause, Paula Lombarde, Ana Paula da Silva, Cristiane Costaneski e Muriel Medeiros Dias) Mesa gourmet Crismiolo by Chef Idana Spazzini Fotos: Carlos Ferrari Vídeo: DP Produções by Lucas Dal Pizzol

2020 está chegando e com ele convidamos para uma reflexão sobre as estratégias motivacionais em ambientes de trabalho. Empresas estão se modernizando e avaliam o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Confira os cases de quem já aderiu à prática na sua empresa e afirma: impacta significativamente nos resultados dos negócios. Certamente, moradias antigas têm suas vantagens, uma delas é o amplo espaço. Embora a arquitetura as vezes não combine com o estilo de vida moderno, é possível sim, reformar e deixá-la com um ar bem atual. No Casa, você confere o novo layout de um imóvel com traços dos anos 90 que foi totalmente repaginado.

Silvia Aibel Perusso @silviaaibel Diretora Jornal Design


VIDA Pioneiro na Serra Gaúcha, Moara - Centro Integrado ao Idoso inaugura com um conceito de amor, respeito e cuidado na terceira idade.

CASA Confira como uma casa com traços dos anos 90 pode ser reformada, ganhando um novo layout moderno e funcional para seu lar.

NEGÓCIOS Manter os funcionários motivados faz parte do desempenho e dos resultados profissionais. O assunto está em alta e trouxemos relatos de empresas que já estão atentas à isso em Bento Gonçalves.

ESTILO Pequenas ou grandes, simples ou luxuosas, o importante é promover uma comemoração de final de ano com amigos, familiares e colegas de trabalho. Confira as dicas que trouxemos nesta edição sobre como elaborar uma mesa cheia de delícias.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


Bento recebe novo conceito de atendimento integrado ao idoso

Fotos Carolina Brugnera Fotografia

e Karina Zuglian, da Nōrtica Design, estúdio responsável pelo desenvolvimento de todo posicionamento de marca do Centro. Após o posicionamento de marca desenvolvido, a Pulse Arquitetura ficou responsável pelo desdobramento do conceito no projeto arquitetônico: “A escolha da casa para abrigar a Moara foi peça fundamental para traduzir a essência da marca. Buscamos uma casa que oferecesse a estrutura perfeita para adequar todas as necessidades propostas. A identidade do projeto foi construída conforme o DNA da marca e planejamos toda a setorização e cada detalhe para estampar a sensibilidade e energia que a Moara estava oferecendo aos seus pacientes. Todas as áreas foram pensadas buscando a harmonia entre funcionalidade, pois estamos falando de espaços voltados à saúde, com suas normas e legislações, mas também um espaço que transmita a emoção e sensibilidade. Um espaço que receba o paciente de uma forma mais afetuosa e familiar” salientam as arquitetas Juliana Pereira e Fabiana Ruaro.

Humanizar o atendimento ao idoso, incluindo no relacionamento o afeto, o respeito à individualidade, o toque gentil e o olhar acolhedor, aliado à excelência na capacitação dos profissionais. Esse é o objetivo que moveu a psicóloga e especialista em Gerontologia Interventiva, Giovana Brugnera, a reunir uma equipe de excelentes especialistas para inaugurar, em Bento Gonçalves, a Moara Centro Integrado de Atendimento ao Idoso. A Moara, que abriu suas portas à comunidade da Serra Gaúcha no último dia 29 de outubro, conta com uma estrutura diferenciada, com aproximadamente 400m2 e muita natureza, oferecendo seus serviços através do Centro Clínico e do Centro Integrativo, compostos por “profissionais altamente experientes e capacitados no atendimento ao idoso e, principalmente, seres humanos sensíveis, dispostos a acolher as necessidades dos idosos e seus familiares, promovendo uma experiência de cuidado humanizado e transformador”. É assim que a sua idealizadora define a Moara.

“Queremos oferecer para os idosos um espaço de bem estar e aconchego, onde suas histórias serão valorizadas e reconhecidas. Acreditamos que muitos idosos ainda possuem condições de permanecer em seu domicílio, juntamente com a família. Porém, muitas vezes, o dia se torna ocioso e solitário, então a Moara surge com a proposta de resgatar a sabedoria do idoso, oferecendo suporte e estrutura pra a socialização e realização de diversas oficinas ocupacionais e terapêuticas.”, salienta Giovana.

4 Jornal Design

Para a concretização deste projeto, todas as etapas foram cuidadosamente pensadas e planejadas, “Quando fomos convidados a fazer parte do projeto da Moara, o nosso intuito foi criar um posicionamento de marca junto a seus desdobramentos, que traduzisse não apenas o conceito inovador no atendimento ao idoso mas, principalmente, a sua essência, que é a humanidade no atendimento, a sensibilidade no olhar e no cuidado com o outro, aspectos que permeiam todos o negócio. Dentro disso, a escolha do nome Moara, de origem tupi guarani, fez todo o sentido pra gente, pois resgata a sabedoria do idoso. Nas tribos indígenas, o ancião era a pessoa com maior respeito e prestígio na aldeia, pois toda sua experiência de vida era muito valorizada. Além disso, o significado de

Moara é “aquela que ajuda a nascer”. Ou seja, aquela que promove e incentiva a transformação social, mental e humana na terceira idade”, revelam Guilherme Pereira


É importante ressaltar que a Moara não é um local para hospedagem, mas sim para atendimentos e atividades, que devem ser agendadas previamente. E como forma de incentivo à educação continuada e ao aprimoramento do cuidado ao idoso e de suporte aos seus familiares, também será oferecido o Núcleo Educacional, onde serão realizadas palestras e workshops, grupos de estudos e de apoio para familiares e cuidadores.

O Centro Clínico é formado por uma equipe multidisciplinar, como médica, biomédica, psicóloga, psiquiatra, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Já o Centro Integrativo, que visa promover o bem estar do idoso, oferecerá diversas atividades como Pilates, Dança Circular, Yoga, Reiki, Massoterapia, Arteterapia, Pathwork e Acupuntura. Além do atendimento humanizado, outro grande diferencial que será oferecido é a Piscina Térmica adaptada para receber cadeirantes, além de uma horta para atividades. O Centro também contará com serviço de tele busca, tanto para as consultas clínicas, quanto para as atividades integrativas.

A Moara Centro Integrado de Atendimento ao Idoso, está localizada na Rua Pedro Menegoto Sobrinho, 420 bairro Licorsul. Informações e agendamentos podem ser obtidas através do telefone 37027887 e do 54 991549852 Jornal Design 5


Comportamento alimentar X o ato de cozinhar escolhas alimentares, o uso de alimentos pré-preparados, habilidades, e criatividade para cozinhar e as comparações foram de acordo com a idade em que aprenderam a prática na infância, adolescência e fase adulta.

Foto Arquivo Pessoal

Procurando artigos recentemente em uma plataforma científica me deparo com um estudo comportamental que achei muito interessante e que não pude deixar de relacionar com a minha experiência de vida entre minha mãe e meus filhos. Achei tão bacana que compartilho com vocês as informações desse estudo através deste texto. O estudo se trata de comportamentos que podem influenciar positivamente ou negativamente na qualidade da dieta. Particularmente achei muito interessante que um grupo de pesquisadores da Irlanda perguntaram a um grupo de 1049 adultos de 20 a 60 anos em qual estágio da vida estes tinham aprendido a maioria das habilidades que têm hoje para cozinhar. A partir desta resposta e de outros questionários que investigaram incluía questionamentos como: a qualidade da dieta, as

O estudo chegou a uma conclusão principal de que os adultos que aprenderam a cozinhar na infância tendem a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, comer mais frutas e legumes, usar menos alimentos pré-preparados e são mais criativos. No mesmo estudo, as pessoas foram questionadas sobre quais foram as fontes que mais usaram como referência para aprender a cozinhar, e os dados podem ser vistos no quadro abaixo.

Onde as pessoas aprenderam a cozinhar? 1

Mãe

60,1%

2

Membros da família/parentes

16,2%

3 Amigos

13,6%

4

10,1 %

Outras fontes (receitas de livros, internet, aulas de culinária)

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

6 Jornal Design

Ao avaliarem as diferenças entre os que aprenderam com a mãe e as outras fontes, eles verificaram que os que aprenderam com as mães tinham mais confiança, maior número de habilidades, eram mais criativos, se identificavam como cozinheiros, escolhiam mais opções saudáveis, consumiam menos frituras e mais frutas e vegetais por dia. Através desses dados científicos e da minha experiência de vida com a minha mãe que em muitos momentos me ensinou a preparar uma refeição e, hoje eu passo esses mesmos hábitos de forma natural para os meus filhos, o quanto o incentivo de cozinhar em família, mas principalmente aprender com a mãe, pode ser positivo na formação dos hábitos, assim como na criação de uma melhor relação com os alimentos.

Conclusão: Ambos, estudo cientifico e experiências baseadas em ato de amor da família da Nutri reforçam o quanto cozinhar em família pode trazer benefícios na formação de comportamentos e na qualidade de vida das pessoas que você ama!


Ortodontia digital ao alcance dos bento-gonçalvenses Ser e estar saudável já não é mais o suficiente. A saúde física, apesar de ser fundamental para o funcionamento do corpo, não é a única preocupação na atualidade. As pessoas estão buscando aliar saúde e estética para ter ainda mais qualidade de vida. Um dos primeiros passos é a conquista do sorriso perfeito. O sorriso externaliza uma parte da personalidade das pessoas, mas não são todas que conseguem sorrir tranquilamente. Problemas dentários ou genéticos na região facial podem causar constrangimentos e, consequentemente, afetar o âmbito psicológico e emocional, principalmente aspectos relacionados à autoestima e confiança. De acordo com informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a busca por tratamentos estéticos aumentou em 300% desde 2015. Para proporcionar melhores

resultados e garantir a satisfação dos pacientes, os dentistas, preocupados com a harmonização facial, aprimoram seus conhecimentos e utilizam novas técnicas. A Dra. Shana de Azevedo Siviero, especialista em ortodontia, comenta que aliar saúde e estética é fundamental nos dias de hoje, pois a maioria dos problemas estéticos estão relacionados a problemas funcionais. “Dentes tortos e desalinhados, por exemplo, podem dificultar a escovação, provocar retração gengival, reduzir a capacidade de mastigação, entre outros”, relata. Os novos e mais acessíveis recursos odontológicos da ortodontia digital conseguem proporcionar às pessoas um sorriso harmônico, natural e saudável. Além disso, oferecem tratamentos e materiais cada vez mais resistentes, seguros e confortáveis que garantem soluções melhores e mais rápidas.

Ortodontia digital e os alinhadores invisíveis sonalizados e móveis, minimizando o desconforto. Seu uso é discreto e proporciona um tratamento mais rápido do que aparelhos convencionais. Os alinhadores contribuem para a manutenção da saúde bucal além da estética, afirma a Dra. Shana, que possui a certificação Top Doctor Invisalign. “Por não conter peças e fios metálicos, evitam irritações e não machucam o paciente. E na hora das refeições e da higiene são retirados, o que evita o acúmulo de resíduos entre os dentes, principais causadores de tártaro, placa bacteriana, cáries e mau hálito”. O tratamento com Invisalign, afirma a ortodontista, é indicado para todas as idades, de crianças a idosos, desde que estejam com a boca saudável e com ele é possível tratar inclusive casos considerados complexos, ou então crianças com dentes de leite, através do sistema Invisalign First. Os alinhadores são a preferência dos pacientes da Dra. Shana, superando expectativas e revelando belos sorrisos.

Fotos Arquivo Pessoal

Existem diversos tratamentos odontológicos para aperfeiçoar o sorriso. O tipo indicado, explica a Dra. Shana, é decidido junto ao paciente, levando em consideração características dos seus dentes, boca e face. O aparelho ortodôntico é um dos procedimentos mais procurados e utilizados para a correção de imperfeições e desalinhamentos dentários. E para melhorar esse tratamento, entra em cena a ortodontia digital, scanners, tomografias faciais, simuladores e impressoras 3D que fornecem informações mais detalhadas e precisas da anatomia e características dos pacientes. Dessa forma, os diagnósticos se tornam mais precisos e permitem a visualização dos resultados finais antes mesmo das intervenções do dentista começarem. A ortodontia digital também revolucionou os tratamentos ortodônticos com o surgimento dos alinhadores invisíveis Invisalign. Confeccionados a partir de um revolucionário material transparente, chamado Smarttrack. Os alinhadores são per-

Jornal Design 7


Vivi Conceito em Beleza completa seu primeiro ano de salão Amigos, clientes, colaboradores e fornecedores estiveram reunidos em evento de comemoração de um ano do salão Vivi Conceito em Beleza, momento em que foi realizado também o Dia da Beleza. Conceituado pelo estilo moderno e acolhedor, o espaço conta com serviços completos, ambiente amplo e profissionais apaixonados e qualificados, oferecendo o melhor em serviços de cabelos, corpo, pele e unhas. O crescimento do primeiro ano vem aliado às boas escolhas, relata Vivian Bottega, proprietária do espaço. “O sucesso é o resultado de todo amor que colocamos no que estamos fazendo e os clientes em algum momento nos escolheram justamente por essa dedicação”, disse. Na oportunidade, a equipe de parceiros da Truss esteve no evento com um aparelho realizando o diagnóstico do couro cabeludo dos clientes. O supervisor e coordenador de vendas da marca, Cristiano Mezzomo, explica que tudo que é usado com excesso no couro cabeludo, pode bloquear o folículo do fio e resultar em problemas que necessitem um tratamento adequado. “O diagnóstico aponta qual a carência da raiz, do fio e a partir disso podemos indicar os melhores produtos da nossa linha, bem como orientar as pessoas sobre os cuidados com o cabelo”, explica.

Foto Arquivo Pessoal

Equipe Vivi Conceito em Beleza: Vivian Bottega, Jessica Cogo, Daniele Toniazzo, Camila Masiero Pierozan

Cassiane Paludo De Assis, análise capilar com reconstrução do fio

Os tratamento mais indicados no salão Vivi Conceito em Beleza, vão desde as manutenções para queda, oleosidade, crescimento, fortalecimento, reestruturação do fio com química e naturais. Já para quem vai para a praia ou curtir uma piscina a agressão solar existe o tempo todo, devido aos raios UV, sendo indicado também produtos pré e pós a exposição. A linha Summer Truss contém essa proteção solar, além do shampoo purificante dos minerais da água salobra, o produto limpa mas não é agressivo, higienizando bem e protegendo. A pessoa vai à praia e volta com o cabelo idêntico. “Devemos usar sempre bons produtos e ter cuidado para não misturar várias marcas, pois podem prejudicar o fio e o couro cabeludo”, explica Vivian. Ao contrário do que todo mundo pensa como algo negativo, a oleosidade também é uma proteção do couro cabeludo, por isso não deve ser removida por inteiro, e sim controladamente. É bom ficar atento também a água quente, independente da estação, porque ela dilata a cutícula, deixando o cabelo mais opaco e poroso. Os especialistas recomendam que quanto mais morna a água for, ou até mesmo fria, melhor para a fibra capilar.

Foto Arquivo Pessoal

Fotos Jornal Design

Dahyane Battistello, linha blond com tratamento e reconstrução do fio sem ressecar, e Maria Carmen Battistello, tratamento pra cabelo tingidos pra devolver brilho e maciez

Liso, crespo, fino, tonalizado, não importa, os diferentes estilos precisam tratar as suas fibras capilares e para cada um existe um tipo de tratamento específico. Para ter um cabelo brilhoso, macio e com vida é preciso cuidar primeiro a raiz que é a base e depois a fibra capilar. “O cabelo é o reflexo do couro cabeludo, é dele que vem os nutrientes, o crescimento ou a queda”, diz Mezzomo.

Letícia Mattielo, análise capilar com reconstrução do fio 8 Jornal Design

Greice De Barba Viel, tratamento para o couro cabeludo e reestruturação das pontas com mechas

Ariele Gabriel Spolaor, beach waves Ondas naturais efeito praia, com tratamento

Rua São Paulo, 467 | Sala 463 54 99155.9543 Bento Gonçalves


Jornal Design 9


Quiropraxia Esportiva: aliada na performance do atleta

Catia Geremia, ultramaratonista da equipe Bento Trail Runners

A primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em quiropraxia é aquele estalo na coluna, não é mesmo? Mas nesse caso o barulhinho é sinônimo de saúde. O tratamento quiroprático corrige e melhora a mobilidade articular, através do ajuste, oportunizando uma vida mais saudável. No caso de atletas, auxilia no desempenho, aumentando a performance na prática de qualquer esporte. Cada esporte possui suas características próprias de espaço, tempo, dinâmica e exigências físicas. Esses fatores vão caracterizar o tipo de lesão mais frequente em cada uma das modalidades. Essas lesões podem ser classificadas como agudas, incluindo dor repentina e intensa, edema, incapacidade de suportar peso na região da lesão, mobilidade alterada da articulação, fraqueza nas extremidades e luxação. Também existem as lesões crônicas, que influenciam diretamente no rendimento do atleta, dificultando a qualidade de execução de movimento. Prevenir e tratar as lesões relacionadas à coluna, ligamentos e múscu-

10 Jornal Design

los, além da melhora da performance, são os principais motivos que levam alguns profissionais a aderirem a quiropraxia esportiva em sua rotina. Para a especialista na área, Bruna Rossetti, educar e gerenciar o paciente através de um programa específico para prevenir recorrências futuras também é o que leva ao sucesso do tratamento quiroprático. “Além de tratar as articulações, os quiropraxistas são capazes de promover o relaxamento e aumento do tônus muscular, dando o suporte adequado aos movimentos para melhorar o desempenho e evitar dores, sobretudo nas costas. Todos os tratamentos são personalizados para as necessidades específicas de cada indivíduo e esporte”, relata. Os benefícios são incontáveis, pois os ajustes quiropráticos melhoram a mobilidade articular e consequentemente impacta na performance do esportista. Um corpo mais leve e móvel responde melhor aos estímulos físicos e atinge melhores resultados. A técnica acelera a recuperação em casos de lesões. Ajustes quiropráticos corrigem as

Fotos Arquivo Pessoal

disfunções mecânicas e facilitam a recuperação física para o exercício. O ajuste quiroprático melhora a consciência corporal, sendo possível perceber na postura o diferencial. Um esportista que adota uma boa postura durante sua prática, previne-se de lesões adquiridas no exercício. As dores durante a atividade também podem diminuir, o que é normal em atletas, sejam eles profissionais ou amadores. Muitas vezes as dores são provenientes do próprio exercício e impede a prática plena. O ajuste quiroprático alivia muito o desconforto e possibilita ao praticante continuar exercendo sua atividade com tranquilidade.

Fernanda Abarzua, atleta da Seleção Brasileira de Padel

Equipamentos utilizados e tratamentos No consultório da quiropraxista Bruna é possível encontrar diversos equipamentos e tratamentos, usados especificamente para cada tipo de lesão dos pacientes, como por exemplo, as Botas Pneumáticas, Hypervolt, Liberação Miofascial Instrumentalmente Assistida e Kinesio Taping. Botas Pneumáticas: Inovando sempre, oferecemos aos pacientes e atletas as botas pneumáticas para recuperação muscular. Além de melhorar a circulação e o desempenho muscular, reduz o inchaço e inflamação, facilitando a absorção de proteína, diminui a rigidez muscular, aumenta a amplitude de movimento, auxilia na drenagem do ácido lático acumulado nos músculos após o exercício, proporciona relaxamento e bem-estar. Hypervolt: Outro equipamento de auxílio utilizado é o Hypervolt, que através de estímulos vibratórios estimula o aumento da circulação, ajudando na liberação de músculos tensos e na redução de

dores musculares do dia a dia ou após treinos intensos, podendo ser utilizado em todo corpo. Liberação Miofascial Instrumentalmente Assistida: É um tratamento que consiste na aplicação de instrumentos sobre áreas do corpo, produzindo liberação das aderências e relaxamento dos tecidos conjuntivos recuperando movimento e aliviando a dor. Produz resultados consistentes e rápidos aos que recebem esta terapia, potencializando os resultados clínicos. Kinesio Taping: A bandagem elástica é uma técnica que auxilia no tratamento das lesões, promovendo apoio e estabilidade articular ao exercer pressão sobre músculos e articulações. Os principais benefícios são: corrigir a função muscular, aliviando a tensão anormal do músculo; melhorar a circulação sanguínea e linfática, facilitando a absorção de edemas e hematomas; aumenta a propriocepção; reduz ou elimina a dor musculoesquelética.


Jornal Design 11


No Dia do Médico, profissionais são recepcionados com música e recebem o reconhecimento de seus pacientes

Coral do Hospital Tacchini

Josilaine Signor, Dra. Carolina Bettoni, Dr. João Vicente Zottis e Margaret Donadel

Dra. Liane Xavier Domingues e Josilaine Signor

Dr. Hélio Dalla Liberta e Danielle Tomasi

Margaret Donadel, Dr. Roberto Nichetti, Dra. Maria Auxiliadora Restelatto e Danielle Tomasi

Para marcar o Dia do Médico, o setor de Marketing do Hospital Tacchini surpreendeu a todos os profissionais, recepcionando-os com música instrumental, interpretada pelo saxofonista Luis Carlos Zeni Júnior. Em três oportunidades do dia, o músico esteve na recepção do prédio B, sendo que ao final da tarde, ele foi acompanhado pelo Coral do Hospital Tacchini. Paralelo a essa apresentação, os médicos que atuam no Hospital Tacchini receberam cartas que foram escritas pelos pacientes. A ação contou com o apoio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), do Instituto do Câncer e do Tacchimed, que incentivaram os pacientes a manifestarem sua gratidão e reconhecimento ao trabalho dos médicos. Foram coletadas mais de 1.000 cartas, sendo que todos os profissionais foram lembrados no seu dia. Atualmente, cerca de 700 médicos atuam no Hospital Tacchini, sejam como funcionários ou como prestadores de serviços.

Josilaine Signor e Dra. Neusa Furlan

Dra. Rita de Cássia Almeida e Danielle Tomasi

Dra. Roberta Pozza, Dr. José Laurindo de Almeida e Dr. Sadi Spagnol Fotos Arquivo Pessoal

Superintendente executivo Hilton Mancio, Dra. Roberta Pozza, Dr. Fernando Tormen, Dra. Solange Toffoli, Dra. Marli Tramontina e Dra.Fracieli De Bortoli

Camile Dachery, Enf. Marcela Dachery, Dr. Fabiano Dachery e Josilaine Signor

95anos dedicados a suaHistória

Gostaria de congratular a diretoria do Hospital Tacchini que conseguiu conduzir a instituição até o dia de hoje, tornando-o um hospital de referência. Comecei a trabalhar aqui em 1959, e após 60 anos, continuo trabalhando porque amo meus pacientes, são eles que dão sentido para a minha vida. Sou da época em que o médico ia na casa dos pacientes e ensinava a fazer sopa e mingau. As pessoas só procuravam o médico quando estavam doentes. A medicina evoluiu muito e agora frente a tantas especialidades, se trabalha mais a prevenção, através da medicina preventiva. É difícil administrar um hospital e, por isso, a administração está de parabéns. Ganhou todas as batalhas e o Hospital Tacchini está cada vez maior. E eu me orgulho de fazer parte desta história.

Dr. Jayme Gudde, Médico. 12 Jornal Design

Josilaine Signor, Dr. Orestes Blanco Netto, Dr. Roberto Bellora e Margaret Donadel


Adquira semanas de tratamento e ganhe meses de benefĂ­cios.

Rua Treze de Maio, 675

(54) 3452-6512

magrassbentogoncalves

magrass.com.br Jornal Design 13


Foto Arquivo Pessoal

Clínica Puricelli traz procedimentos estéticos com certificação de Harvard para Serra Gaúcha A harmonização facial ganha cada vez mais espaço nas clínicas de estética e novas técnicas são lançadas a todo momento. A biomédica Dra. Bárbara Puricelli Lora esteve recentemente em Boston para participar do curso Harmonization in Aesthetic and Integrative Health, realizado na Harvard Medical School, trazendo para Serra Gaúcha o que tem de mais moderno na área de beleza. Por ser a técnica mais procurada dentro das clínicas e não necessitar de um período de recuperação, usando como base um resultado natural, a harmonização facial foi o principal assunto abordado no curso. Entretanto, é necessária muita atenção na hora de contratar o procedimento, uma vez que o conceito de um rosto bonito tem se modificado

ao longo do tempo e as pessoas valorizam mais a questão da harmonia facial do que rosto com traços perfeitos. Lembre-se que é preciso uma avaliação de um profissional, na qual todos os ângulos do rosto serão mensurados para definir a melhor forma de procedimento. Dentre eles estão: toxina botulínica, preenchimento, bioestimuladores, fios de sustentação, mesoterapia, entre outros. Através de um conjunto de técnicas é possível deixar a aparência mais jovem, harmônica, sem exageros, cortes e pós-operatório. Para cada paciente é indicado uma linha de tratamento diferente, de acordo com a necessidade. O que está em alta no momento é a padronização facial: mulheres com lábios grandes e homens com mandíbula super marcada, o que, por vezes, vem a não combinar com o rosto, por isso a consulta deve ser criteriosa, mensurando cada ângulo da face do paciente. Entre todas as técnicas possíveis, os holofotes estão voltados para os bioestimuladores, destacado como a principal técnica de rejuvenescimento. Eles estimulam a produção de colágeno, que se mantém atuando desde o momento da aplicação, por 18 a 24 meses após o procedimento, promovendo um efeito lifting, com resultado natural e progressivo. “Os bioestimuladores têm capacidade de provocar

Mas não é só a preocupação com o rosto que faz os pacientes estarem atentos esteticamente, no verão, a procura por tratamentos corporais cresce muito. Nestes casos, os procedimentos devem ser eficazes, evitando edemas e hematomas. A novidade da Clínica Puricelli para este verão vem direto de Nova York! Desenvolvido após visita à Clínica Every Body, o tratamento Body Sculpting associa três técnicas diferentes de estímulo de lipólise, além de compostos transdérmicos utilizados durante e após a sessão pelo paciente. O número de sessões e compostos utilizados varia de pessoa para pessoa. O tratamento desenvolvido para acabar com a gordura localizada na região

14 Jornal Design

abdominal, flancos, culote e celulite, auxilia também na tonificação muscular e flacidez de pele. O tempo é curto, mas ainda dá tempo de deixar a canga em casa! Para quem tem pressa e quer um efeito pump no bumbum, aumentando um pouco o volume, deixando mais redondinho e escondendo as celulites, tem tratamento específico para isso também. Os bioestimuladores auxiliam na melhora da celulite e os preenchedores de Ácido Hialurônico conseguem resolver o problema de pouco volume na região. Por serem absorvíveis, não há risco de rejeição, embolia e não restringe a associação com outros procedimentos estéticos.

O colágeno atua na recuperação, firmeza e elasticidade da pele, amenizando rugas e marcas de expressão no rosto; nas mãos, trata a perda de volume disfarçando os tendões e minimizando a flacidez; recomendado também para pescoço, colo, interno de braço e joelhos – é especialmente benéfico para melhor o aspecto “craquelado” desta área; no corpo, trata celulite e flacidez dos braços, coxas, glúteos e abdômen. Outro elemento abordado no curso é a avaliação do paciente, como um todo, além da estética e proporções faciais como: saúde, hábitos de vida, qualidade da pele entre outros. Pontos como esses são fundamentais para o diferencial do resultado no tratamento estético.

Foto Divulgação

O tempo é curto, mas ainda dá tempo de se preparar para o verão

uma reação inflamatória controlada, estimulando a produção de novas fibras de colágeno - estrutura que dá sustentação à pele, através da ativação dos fibroblastos. Variando a técnica e preparo do produto, os bioestimuladores também podem ser usados com finalidade de preenchimento, trazendo volume à região tratada”, explica Bárbara. O resultado varia para cada paciente.


Quanto vale sua mensalidade da academia?

Yoga. Já ouviu falar? por Luiz Gustavo Dall’Agnol | Instrutor e sócio proprietário do Hridaya, Centro de Yoga

por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS

É muito parado? É só pra quem tem alongamento? É religião? O que mais você andou ouvindo por aí? Vamos conhecer um pouco mais? Yoga é um conjunto de práticas e técnicas físicas, respiratórias e mentais, através das quais o praticante cultiva e desenvolve as condições para a saúde, vigor e vitalidade física e mental. Não se limitando apenas ao aspecto físico, Yoga é também uma prática contemplativa que convida ao exercício do silêncio, da observação e do autoconhecimento. Conheça alguns dos benefícios mais estudados: Diminui o estresse e ansiedade. Melhora o funcionamento do sistema imunológico. Aprimora a condição respiratória. Promove maior vitalidade física e mental. Alivia dores corporais. Controla a pressão e os batimentos cardíacos. Melhora o sono e estado de atenção. Melhora o humor e diminui a impulsividade. Hridaya, Centro de Yoga

Foto Arquivo Pessoal

O espaço foi idealizado por Alberto Lazzarotto (ao centro) e Luiz Gustavo Dall’Agnol (à direita), que, juntos, somam mais de 33 anos de experiência, passando por especializações em Yoga e desenvolvimento pessoal, em solo nacional e países como Índia, Argentina, Itália e Inglaterra. Recentemente, o espaço começou a contar com o trabalho da professora Suelen Salvador (à esquerda), que ministra as aulas de Yoga e Yoga para Gestantes.

Deste 2011, em Bento Gonçalves, oferecemos práticas de Yoga e meditação, em grupo e personalizado, assim como cursos e palestras voltadas para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Tudo isso em um ambiente pensado para propiciar a você um momento de introspecção e desligamento da correria do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, você aprende e coloca em prática atitudes para uma vida mais leve, plena e saudável.

Foto Arquivo Pessoal

Por isso, ao mesmo tempo em que pode desafiar os limites do corpo em força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade, o objetivo da prática não está em performar façanhas físicas ou malabarismos, mas finalmente possibilitar um momento para que você possa se encontrar com você mesmo onde e como você estiver, e assim viabilizar aprendizados que possam contribuir para o que realmente importa: a paz e a felicidade.

A Phantom Academia foi uma das primeiras academias do estado a se registrar no conselho. Academia - CREF Nª 000095 Profissionais de Educação Física Enos Lanfredi -CREF 0000911, desde 1992 Sinara Gnoatto - CREF 003574, desde 2001

Nos últimos anos tem crescido consideravelmente o número de academias de ginástica e musculação em nossa cidade. Esse crescimento é positivo, sendo uma consequência do crescimento econômico, populacional e da busca por um estilo de vida mais saudável. Com isso, diversificou-se também o tipo de serviço oferecido. Vários estabelecimentos fugiram daquele modelo tradicional de academia de ginástica e musculação que tem como prioridade a saúde no seu amplo aspecto, e partiram para atendimentos menos individualizados e mais distante dos clientes, consequentemente com preços mais baixos oferecidos ao consumidor. Porém, esse distanciamento academia-aluno gerado por uma mão de obra barata e pouco (ou nada) qualificada, deixa a desejar nos cuidados essenciais à saúde. Esse despreparo de quem indica treinos e a falta de cuidados com as individualidades do aluno acaba saindo caro para quem aposta nesse tipo de serviço. Esse preço não se refere apenas ao “monetário”, mas a problemas que refletem no sistema músculo esquelético e que podem

ser sentidos à curto, médio ou longo prazo, com o avanço da idade. Quando você se matricula numa academia não está comprando apenas o uso dos equipamentos, pesos e aulas coletivas. Isso qualquer investidor com um bom capital disponível pode oferecer. Na verdade, você está comprando itens muito mais valiosos do que isso, e que nem sempre estão atrelados a estrutura física, mas sim a competência e conhecimento: você compra saúde, planejamento, pesquisa, ciência, e o investimento em estudo é ininterrupto, exige tempo, dedicação e tem um custo elevado como qualquer profissão da área da saúde. Portanto, não espere o melhor serviço por preço baixo. Se você procura preço baixo vai receber serviço de baixa qualidade. O que deve ser entendido, acima de tudo, é que no trabalho com o corpo não existe receita de bolo: o que serve para um aluno nem sempre serve para o colega ao lado. Quando se trata do corpo do aluno, ou, de intervenção no corpo do outro, não dá pra fazer testes ou ir no achômetro. Tem que fazer valer todo estudo e ciência competente ao profissional de educação física. Isso não quer dizer que somos infalíveis, mas que vamos nos comprometer em olhar o aluno como único, e tentar achar a melhor solução para ele, no seu atual momento. Você tem direito (e dever!) de saber a quem está entregando seu corpo. Portanto, quando procurar uma academia de ginástica e musculação informe-se qual é a filosofia de trabalho desse estabelecimento, e qual é a missão que essa empresa carrega junto com seu nome. Como passo seguinte investigue quem é o profissional que vai cuidar de você, ou, no caso de estagiários, quem é o profissional responsável por supervisionar treinos e a conduta dele dentro da empresa. Também é de extrema importância saber se os profissionais envolvidos e a academia possuem registro no CREF – Conselho Regional de Educação Física, e sim! É seu direito verificar a Carteira Profissional, se assim desejar, e um bom profissional vai ter orgulho em mostrá-la.

Corpo saudável, mente serena, espírito presente. Acreditamos no conhecimento aliado à prática para uma vida plena! Agende a sua aula experimental gratuita contato@hridaya.com.br ou 54 99710.1016

Contato: 54 | 3055.4491 www.phantomacademia.com.br Jornal Design 15


Design híbrido – como a vida!

16 Jornal Design

Os premiados serão expostos durante a Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves. Selecionamos três propostas de projetos bastante híbridos que exemplificam o movimento. Para conhecer os outros finalistas, acesse www.salaodesign.com.br/blog.

Pé-direito

Mobiliário Vira e Mexe

É uma peça multifuncional, que funciona como torre de aprendizagem, mesa, cadeirão, cadeira. Produzido em compensado naval e laminado pet, o conjunto é formado por suas peças que podem ser usadas juntos ou individualmente e com várias utilidades.

Inspirado nos pilares de madeira muito utilizados em casas na década de 1970 no Brasil, essa peça transita entre arquitetura e design de mobiliário. Instalado entre o piso e o teto, oferece grande variedade de combinações possíveis, ampliando as possibilidades de uso de um cabideiro tradicional.

Painel Multifuncional Acrobatic Produto de fácil montagem e desmontagem, versátil, flexível e componível, podendo atender às demandas de closet, estante, mesa office, mesa de refeições, cabideiro ou divisor de ambientes. Feito em madeira compensada e tubos metálicos.

Fotos Divulgação

O design reflete o cotidiano, assim como o cotidiano o impacta. Gestado e nascido no maior polo moveleiro do país, o Prêmio Salão Design tomou proporções decisivas no design latino-americano em seus 31 anos de realização, testemunhando e podendo identificar movimentos de materiais, formas, referências culturais e tecnologias. O termo do momento é, sem dúvida, o “design híbrido” – tanto que o prêmio traz nessa edição uma categoria chamada Espaços em Transformação, onde os concorrentes apresentaram principalmente peças mutantes, facilmente transportáveis e que evoluem com o passar dos anos, como o exemplo de mobiliários lúdicos infantis que acompanham o crescimento da criança. A jurada do Prêmio Salão Design 2020 Adélia Borges – crítica, historiadora de design e artesanato, curadora e autora de mais de uma dezena de livros do segmento – acredita que muitos projetos vêm incorporando as questões complexas que o mundo está vivendo hoje e dando respostas em relação a elas. “A hibridez faz parte da contemporaneidade, mas o caos deveria ser algo a ser combatido – pelos cidadãos em geral, designers inclusive - em busca de uma sociedade mais justa e integrada”, avalia ela, que compõe a comissão julgadora responsável pela escolha dos vencedores desta edição. O Prêmio Salão Design já divulgou os 104 finalistas dessa edição. Em janeiro, os autores desses projetos submetem suas criações à etapa final de julgamento.


Jornal Design 17


#DEMArevestindoseuprojeto por Adriana Peccin Arquiteta e Urbanista

Fotos Andressa Lotes Fotografia

Projeto transforma casa dos anos 90 em contemporânea e moderna

Um amplo terreno e pertencimento local foram os pontos que auxiliaram na decisão da família de querer reformar uma casa com traços dos anos 90, sendo também um desafio para arquiteta Adriana Peccin. Pé direito baixo, cômodos pouco espaçosos e com uma setorização não muito funcional foram alguns problemas encontrados na residência.

Na lareira do home theater foi utilizado um porcelanato padrão madeira da Dema Revestimentos, para proporcionar aconchego aos moradores. Ao lado da lareira pensamos em algo como um frigobar e um apoio para a pipoqueira.

A família sempre optou por conforto, espaço e lazer e esses três pilares conceituaram um projeto moderno e funcional. A residência atende as necessidades de todos que moram e frequentam a casa, dando liberdade e praticidade para os usuários, com espaço para o pet, campo de futebol para as crianças e um grande salão de festas

com piscina para os eventos da família. Na casa foram utilizados materiais e revestimentos claros, com a intenção de ampliar e aconchegar os moradores. A divisão dos andares auxiliaram na setorização da residência, configurando o térreo como uma área mais social e compartilhada.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511 18 Jornal Design

Dema Revestimentos @demarevestimentos


No salão de festas, o rústico está aliado a praticidade. A família recebe com frequência os amigos e sempre optou por uma área ampla que possibilitasse a permeabilidade do interno do salão com o externo e a piscina.

A junção de detalhes modernos e materiais rústicos, como o porcelanato demolição da Dema Revestimentos, resultou em ambiente sofisticado

O quarto do casal se manteve o estilo moderno com detalhes clássicos e tonalidade clara, além de muito conforto.

Foto Andressa Lotes Fotografia

Já no segundo pavimento uma área mais íntima e conservada. O quarto do adolescente da casa, que adora games e filmes direcionou para uma decoração a altura do usuário, com muitos personagens favoritos e bem extrovertida.

Jornal Design 19


“Nunca sai de moda”

#DEMArevestindoseuprojeto

Atemporal e versátil, o branco e as linhas retas conferem elegância e sofisticação a qualquer ambiente.

por Monique Pedruzzi Arquiteta e Urbanista

A conclusão, é que realmente, o branco e as linhas retas não saem nunca de moda.

20 Jornal Design

Na mesma linha temos o banheiro do casal, que traz elegância e conforto, itens exigidos pelos clientes. As cubas de sobrepor retangulares possuem um diferencial, uma mesa lateral para acessórios, extremamente prático e moderno. E para quebrar um pouco as linhas retas deste ambiente, o revestimento da parede traz linhas sinuosas em relevo, proporcionando leveza ao banho.

Fotos Débora Zandonai

A Cozinha foi totalmente pensada e planejada para que trouxesse tecnologia e funcionalidade ao espaço. As linhas retas estão presentes em todos os detalhes, desde o móvel branco até a torneira Unic Gourmet da Deca. Com ângulos retos, possui uma ducha flexível de longo alcance, o que facilita a limpeza da extensão de todo o balcão em sua área de trabalho.

E quem disse que o branco precisa ser único num ambiente? Este banheiro todinho branco trabalhamos com um tampo no lilás, cor preferida da nossa mini cliente, mas as linhas retas continuam presentes, principalmente nos acessórios. O misturador possui um design moderno e minimalista, já a cuba oferece funcionalidade e beleza, além de ser um modelo que se adequa tanto em espaços amplos como em ambientes menores.


Jornal Design 21


Apartamento reformado ganha layout contemporâneo por Patrícia De Toni | Arquiteta

Fotos Ezequiele Panizzi

A sala é um dos ambientes da casa que tem maior destaque. Por isso, ela merece um design diferenciado, que traga bem-estar. Neste projeto, permaneceu o piso antigo, que ao compor com a mobília trouxe personalidade em cada cantinho e forneceu uma sensação de amplitude. Imóveis antigos continuam atraentes. Uma das grandes vantagens desse apartamento é o amplo espaço, de 191, 35m², que permitiu mais opções de reformas. Do projeto saíram as ideias para adaptar um novo layout arquitetônico no estilo contemporâneo e atual, possibilitando mais conforto.

Com uma metragem que permitiu vários ambientes, personalizando-os, conforme o estilo de vida e a necessidade do proprietário, os cômodos contaram com uma reforma em troca de revestimentos e decoração totalmente repaginada. Os tons suaves mesclando com as tonalidades mais fortes, como grafite e painéis amadeirados são investimentos perfeitos para este tipo de projeto, tornando o espaço leve, sem deixar de lado o toque de modernidade.

Ambientação: ORNO Home Decor

22 Jornal Design


A cozinha tem o conceito de lugar para compartilhar bons momentos com amigos e familiares e deve ser um ambiente gostoso de estar. Neste caso, a prioridade foi a praticidade na decoração e na escolha dos móveis, harmonizando com as cores para compor um visual bonito, que deu muito certo.

No estar foi montado uma área confortável para assistir TV, garantindo beleza e originalidade. O piso e a lareira já existentes, foram mantidos. Mesmo reformado, foi possível manter a originalidade do apartamento, inovando em termos de conceito e decoração para se encaixar na rotina do cliente. Todos os móveis são da Todeschini.

E em outro espaço para home office, foi montado um cantinho reservado, com decoração minimalista e funcional, que era o desejo do cliente. O mix de tonalidades usado, é ótimo para equilibrar e levar um toque de cor na base neutra do cômodo.

Optar por um banheiro em tons claros é perfeito para soltar a imaginação e decorar, mas além disso, neste cômodo trouxe luminosidade e sensação de amplitude.

Outra proposta bacana foi a de transformar um dos dormitórios em uma sala de jogos e momentos de lazer, surgindo a ideia de elaborar um cômodo aconchegante e atrativo.

Todeschini Bento Gonçalves | Rua Herny Hugo Dreher, 214 Loja Todeschini - Bento Gonçalves | @todeschini_bg Todeschini Caxias do Sul | A. Therezinha Pauletti Sanvitto, 80 Todeschini Caxias do Sul | @todeschini_cxs Jornal Design 23


SCA renova sua marca e reafirma posicionamento no mercado moveleiro Com cinco décadas de história no segmento de móveis, a marca de alto padrão destaca sua trajetória trilhada no mercado nacional e internacional e seu posicionamento “Emotions + Design.”

A mudança ressalta a proximidade de uma marca emocional, atual e conectada, que trabalha para oferecer produtos que acompanhem todos os momentos de vida do cliente SCA. Com 52 anos, a SCA, marca de mobiliário, deu início a uma nova fase em sua atuação no mercado brasileiro e internacional. As mudanças começam a ser percebidas com a renovação da logomarca, que reforça sua identidade atual, a força no segmento – onde sempre se destacou pelo design arrojado, inovador e a excelência na qualidade dos projetos produzidos em seu parque fabril com 42.000m² construídos –, bem como ressalta o seu posicionamento de, cada vez mais, trabalhar para criar conexão e emoções com o seu consumidor. Com a assinatura ‘Emotions + Design’, a SCA compartilha a visão de uma empresa com mais de meio século de atuação e que acompanha os desejos do consumidor ao realizar o projeto de mobiliário para seu espaço. Na concepção do branding, a agência suíça Seven Swiss Made Studio esteve à frente da criação da nova identidade visual que enaltece a relação da SCA com os ambientes e as pessoas. A mudança ressalta a proximidade de uma marca emocional, atual e conectada, que trabalha para oferecer produtos que acompanhem todos os momentos de vida do cliente SCA. Junto com a mudança visual da marca, a campanha desenvolvida pela Seven destaca a ligação humana que cada mobiliário SCA constrói com as pessoas. A comunicação apresentará as exclusivas coleções da SCA, em ocasiões cotidianas – e tão singulares – onde as famílias vivem seus melhores momentos. Todo material acompanha a mensagem “Ambientes que inspiram emoções”. Para promover esse novo momento da marca, a SCA conta com a atuação de sua rede de showrooms presentes em importantes cidades brasileiras e também em países da América do Sul, Norte, Europa e África. Nova marca SCA A nova comunicação visual já pode ser conferida na atuação digital da SCA, no site e nas 24 Jornal Design

redes sociais. A implantação do projeto seguirá um cronograma que integra a renovação das fachadas das lojas, bem como a atualização dos showrooms presentes no Brasil e no exterior, que já contarão com os lançamentos de produtos que sempre surpreendem o mercado da arquitetura e decoração. Com 30 revendas no Brasil em cidades como São Paulo, Santos, no litoral paulista, Curitiba, Rio de Janeiro, além de endereços nas regiões Sul, Nordeste, Centro Oeste e Norte, a SCA celebra a chegada de novas operações ainda em 2019. Recentemente a empresa efetivou a retomada dos mercados de Brasília (DF) e Aracaju (SE) e, até o

final do ano, ainda estão previstas a abertura em mais cinco cidades: Belo Horizonte (MG), Goiânia (SP), Maringá (PR), Salvador (BA) e Ribeirão Preto (SP). No exterior, a SCA está presente na América do Sul em países como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru; América do Norte, na cidade de Miami (Flórida/EUA); na África, em Angola e, na Europa, com a atuação na Espanha e em Portugal. SCA Bento Gonçalves Rua Humaitá, 170 | 54 2102 1444 www.sca.com.br | @scaoficial scabento@scabento.com.br


VIDA NOVA,

sempre!

SAIBA MAIS

- APARTAMENTOS DE ALTO PADRÃO

BEM-VINDO AO SEU NOVO LAR!

- 3 SUÍTES E LAVABO - ATÉ 3 VAGAS DE GARAGEM - HALL DE ENTRADA E SALÃO DE FESTAS MOBILIADOS - BRINQUEDOTECA E ESPAÇO PET - TERRAÇO COM ESPELHO D’ÁGUA - ESPERA PARA LAREIRA ECOLÓGICA - CHURRAQUEIRA A CARVÃO E PONTO DE GÁS - VIDROS DUPLOS NAS SUÍTES C O N S U LT E C O R R E T O R D E S U A C O N F I A N Ç A

Jornal Design 25


Piazza Salton e Paulo Salton Residencial: um novo olhar para o Centro Bons tempos sempre, para morar e conviver

Áreas cobertas para acesso às lojas e escadas rolantes ligando os andares

Valorizando o patrimônio histórico e oportunizando uma experiência única que engloba cultura, compras, turismo e lazer, nasce no centro de Bento Gonçalves o Piazza Salton e Residencial Paulo Salton. O empreendimento, com mais de 37.000m² de área construída, sendo mais de 10.000m² somente de área comercial, contará com uma praça central multiuso de 2.100m², cercada por megalojas e com um estacionamento rotativo e coberto de mais de 1.500 vagas por dia. Com entrega prevista para maio de 2021 do comercial e 2022 para o residencial, o empreendimento conta com um investimento superior a R$ 147 milhões. Seguindo conceitos da arquitetura inclusiva e unindo tradição e modernidade, o complexo terá também espelho d’água no entorno da chaminé centenária preservada, além de um parque infantil. O excelente fluxo, a acessibilidade, a segurança, a luz natural e as técnicas construtivas de sustentabilidade como energia renovável, iluminação de LED, reaproveitamento da água da chuva, muros e telhados verdes, são outros diferenciais que não fugiram do olhar dos

26 Jornal Design

empreendedores. Sua localização privilegiada tem frente para três importantes ruas centrais: Barão do Rio Branco, Dr. Montaury e Marechal Deodoro. O Residencial Paulo Salton, com 55 apartamentos, todos com três suítes e lavabo, foi projetado com qualidade construtiva que garante conforto acústico, segurança e amplas áreas de lazer. Tudo isso, somado à praticidade de estar perto de tudo, junto ao Piazza Salton, integrando o complexo.

Com a concretização deste projeto, o turismo urbano de Bento Gonçalves passa a contar com um forte aliado para atrair os turistas para o centro da cidade, beneficiando o comércio e os serviços. Segundo Pedro A. Reginato, que representa o grupo de empreendedores, as vendas tanto do comercial, como do residencial, estão surpreendendo positivamente. “Tínhamos traçado uma expectativa de vendas, mas já nas primeiras semanas fomos surpreendidos pela procura e interesse do público. Além disso, no Piazza dobramos a quantidade de pontos comerciais, em relação aos fechamentos que tínhamos até o lançamento”, comenta Reginato. As negociações citadas no momento do lançamento, com as marcas locais Apolo Gourmet e Enoteca Salton, além das expressivas Mc Donalds, Renner e Pittol agora somam-se aos novos confirmados para o Piazza Salton: Egrano, Panvel, Santa Seiva e Sorvelândia. Diversas outras empresas estão em negociação e o mix comercial do mall será um dos fortes diferenciais do empreendimento. Está aberta também a possibilidade de adquirir cotas do empreendimento, onde o investidor torna-se um proprietário do empreendimento, não apenas de uma loja específica, tendo assim um percentual do todo.

Saiba mais: www.piazzasalton.com.br www.saltonresidencial.com.br, /piazzasalton /saltonresidencial, ou consulte seu corretor de imóveis de confiança. Terraço com espelho d’água, deck e espaço pet, ligados ao salão de eventos

Piazza Salton - Bons tempos, sempre


Jornal Design 27


28 Jornal Design


Jornal Design 29


Fasolo conta com espaço moderno e contemporâneo Ambientes destinados a proporcionar uma experiência inspiradora ao consumidor que cada vez mais busca autenticidade, conforto, praticidade e interatividade durante a compra, foram os pontos altos do projeto elaborado para a primeira loja conceito da marca Fasolo. Nele, foi resgatada a identidade da marca com a missão de atrair e promover a permanência do cliente por maior tempo no ponto de venda (PVD).

O planejamento da Pulse Arquitetura partiu da premissa de como formar este novo conceito, com isso a utilização de uma estrutura pré-fabricada como container – foi peça fundamental para a composição do estilo proposto, o industrial. “O objetivo parece impossível diante do mercado que estamos vivendo. Mas este desafio de entender e se comunicar corretamente com o público-alvo é um dos mais impor-

Fotos Carlos Ferrari

tantes”, disse Juliana Pereira da Pulse Arquitetura. Com espaço de 35m², o layout é composto e setorizado conforme as marcas que a Fasolo apresenta. Essa organização proporciona que a visualização dos ambientes estejam em destaque, além disso, o layout é versátil, podendo sofrer modificações sem que a loja precise mudar por completo. “Pensamos em deixar espaços de destaque para produtos em lançamento, e também uma parte de outlet de compras rápidas, próximos do caixa”, relata Juliana. Detalhes importantes são destaques na loja: - Expositores compostos com es-

trutura metálica e madeira; – Iluminação linear para valorizar os produtos. Além de proporcionar versatilidade, pois a mudança dele pode acontecer em diversas formas; - Essa rusticidade, com mistura de materiais que compõe o estilo industrial escolhido para desenvolvermos o projeto como madeira, ferro, tons dourados em molduras e obras de arte como decoração; - A estrutura do container foi preservada em parte para mostrar a reutilização do material para outro fim; - Na fachada foi trabalhada a madeira natural rústica marcando bem o estilo de projeto proposto.

Transformando espaços comerciais com técnica e inovação.

inteligencia em arquitetura

30 Jornal Design

Fernandes Viera 81 | sala 801 Cidade Alta | Bento Gonçalves | RS pulsearquitetura.com.br 54 34543909 | 981170375


102 anos de uma trajetória com padrão de qualidade O portfólio de produtos exclusivos da marca conta com cintos, carteiras, artigos de viagem e pastas, oferecemos a durabilidade, elegância e estilo que apenas o couro tem. Cada produto é desenvolvido por profissionais experientes, que entendem de tendências mundiais.

A importância que a marca tem, a história e a valorização dos produtos de qualidade foram destacados com a promoção de um lindo espaço, com estilo moderno, que conversa com os valores da marca e encanta o público.

Além da marca Fasolo, a fábrica também produz a Leonora Fasolo e Fasa, com site para vendas online fasolo.com.br. Pontos de venda estão espalhados por todo Brasil, exportando para mais de 20 países.

Foto Carlos Ferrari

A presença marcante do couro, com acabamento clássico e atemporal, faz da Fasolo um sucesso. Há 102 anos construiu uma trajetória com padrão de qualidade atestado por grifes nacionais e internacionais, levando a marca a ser reconhecida como a maior fabricante de artefatos em couro da América Latina. Localizada em Bento Gonçalves, no coração da Serra Gaúcha, um novo espaço com layout totalmente moderno e contemporâneo é oferecido aos clientes.

Jornal Design 31


Fortalecimento da cadeia moveleira do RS gaúcha, englobando indústria, comércio e serviço neste desafio. Este é um projeto que conecta pessoas, suas competências e influências para desenhar novas possibilidades de crescimento para o setor. Esse desenho resultou em quatro eixos que irão trabalhar ações distintas para os seus segmentos.

Foto Divulgação

Frente aos grandes desafios de mercado que a economia como um todo vem enfrentado, a ideia de cooperar para crescer parece ser a lógica mais assertiva. Neste contexto, o Sebrae idealizou o projeto ‘Conecta: Moveleiro em transformação’, onde compreendeu a necessidade de fortalecimento e cooperação para a cadeia moveleira

Eixo Capital Humano

Eixo Mercado

Eixo Cooperação

Coordenador Rodrigo Leme rodrigo@grupocriativo.com.br

Coordenador Jovane Krutzman jovane@formallar.com.br

Coordenador Edson Pelicioli edsonpel@terra.com.br

Objetivo Sensibilizar as lideranças da cadeia moveleira sobre a importância do propósito e da cultura empresarial. Preparar as pessoas para um novo momento das empresas.

Objetivo Fortalecer a imagem e a competitividade do setor moveleiro gaúcho.

Objetivo Montar uma rede de parceiros cooperados da cadeia moveleira do estado, fortalecendo a cultura do cooperativismo.

Ações planejadas • Investir na profissionalização da gestão. • Realizar treinamentos para as diferentes gerações. • Investir em treinamento da transformação da cultura empresarial. • Realizar treinamentos técnicos e comportamentais.

Ações planejadas • Aproveitar melhor o potencial do mercado interno. • Criar e desenvolver a identidade do móvel gaúcho. • Buscar mercado externo. • Alinhar as competências dos designers e arquitetos com o setor moveleiro.

Eixo Tecnologia e Inovação Coordenadora Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br Objetivo Desenvolver oportunidades para que as empresas da cadeia moveleira gerem negócios a partir da tecnologia e inovação. Ações planejadas • Levantamento do índice de desenvolvimento de tecnologia e inovação na cadeia produtiva moveleira. • Lean manufactoring, produção puxada e produção enxuta na busca de combater as sete grandes perdas do processo produtivo de gestão. • Desenvolver um programa de cultura de design e inovação. • Aproximação de institutos de tecnologia e inovação junto à cadeia moveleira. • Aproximação com startups para solução de problemas. • Benchmarking de participação de feiras nacionais e internacionais referenciais para o setor moveleiro.

32 Jornal Design

Ações planejadas • Analisar as leis e tributos que impactam a cadeia moveleira. • Criar um ambiente de cooperação para o fortalecimento do ecossistema. • Mapear e debater estratégias que alavanquem ações de cooperação da cadeia produtiva. • Geração de conteúdo e disseminação de interesse da cadeia moveleira e alinhamento da comunicação. • Elaboração de convênios de institutos e entidades na capacitação técnica. • Elaboração de projetos para eliminação de resíduos sólidos produzidos pela indústria moveleira de forma conveniada. A partir desses eixos, os integrantes buscam conexões com pessoas que possam contribuir com os temas, então, se você se identifica e quer cooperar com o fortalecimento da cadeia moveleira gaúcha, entre em contato conosco.

Juliana Desconsi

juliana@interventodesign.com.br @julidesconsi Designer


Painel de referências - Moodbord Foto Natana Fontes

Criar painéis semânticos para apoiar a entrega de projetos tem sido uma ferramenta valiosíssima para meus dias criativos. Utilizo juntamente com o projeto impresso as amostras de materiais e cores que irei aplicar. É uma forma de entender melhor o estilo de vida do cliente, e principalmente de mostrar na prática as opções, sensações e diferentes vertentes que uma paleta de cores e materiais bem pensados traduzem.

Foto Studio Marta Manente

Tenho apostado em texturas agradáveis que conferem conforto, nos detalhes naturais que alimentam a alma de quem vai vivenciar. E essa ferramenta tem sido uma agradável surpresa, pois tenho aplicado em diversas situações: tanto no meu dia a dia com clientes do studio em projetos assinados, quanto em palestras e talks sobre design sensorial pelo Brasil a fora. Uma destas experiências foi com Perlare, que me convidou para compartilhar estas vivências com decoradores e arquitetos aqui da Serra Gaúcha.

O encontro foi além da oficina de moodboards, também falamos sobre as pesquisas de tendências e apostas para o ano de 2020 no mundo do decór. Um verdadeiro Laboratório de projetos e cores.

Marta Manente marta@martamanente.com.br Designer

Em meio as paisagens do vale... Um condomínio fechado ÚNICO, que vai além do que se pode ver aqui! A praça em meio ao condomínio inspira BEM ESTAR aos moradores... E não para por aí... LAZER é a palavra chave! Te convidamos para conhecer!

Sua família vivendo com segurança e qualidade de vida! Ligue e agende sua visita: 54 98117 1818. 24 anos Jornal Design 33


Saiba como aproveitar o fim de ano para multiplicar o faturamento da sua empresa

Possibilidades de um jardim Passado mais de um mês da entrada da primavera, já é possível perceber a vivacidade dos jardins bem cuidados. A partir de um projeto de paisagismo é possível estabelecer os interesses na utilização do terreno (áreas de uso comum, espaços para crianças, animais domésticos, flores, árvores frutíferas, horta...), atentando para condicionantes como insolação e ventos. Foto Arquivo Pessoal

Foto Divulgação

O Natal está prestes a chegar e muitas lojas estão aproveitando os últimos dias de preparação para anunciar suas grandes ofertas de Natal e suas campanhas de Black Friday. Em alguns locais, lojas já estão decoradas e começaram a vender com a desculpa da boa época. E seu negócio, está a todo vapor também? A gente espera que sim. Afinal, os brasileiros não apenas estão totalmente à vontade com a data, como esperam por ela - muitos para aproveitar os descontos da Black Friday e fazer as compras de fim de ano. Um estudo do Google revelou que 78% dos usuários que nunca compraram na Black Friday pretendem comprar ou não descartam essa possibilidade para esse ano. Então, a pergunta que fica é: o que as lojas estão fazendo sobre isso? Confira algumas dicas para você fazer diferente e vender mais: 1. Crie combos de produtos: para começar, acho que é imprescindível fazermos um pequeno planejamento para vender mais. Faça uma relação de produtos complementares, que você pode agregar no pedido e na compra do seu cliente, aumentando o valor final do ticket médio. 2. Invista nas mídias sociais: outra coisa que você precisa investir cada vez mais é na atração de novos clientes para a sua loja física e loja online. Nada melhor do que as mídias sociais para ajudar nesse processo! Então, é legal você começar a pensar em ações que podem

Juliano Muller Bettim juliano@dg5.com.br @juliano.mb10 Diretor DG5 Comunicação 34 Jornal Design

ser feitas no Facebook, Instagram e Youtube da sua empresa, para atraí-los. 3. Ofereça descontos especiais para seus fãs: Outra coisa bem simples que você pode fazer é oferecer um cupom ou vale-compras para seus fãs. Faça uma publicação no seu Facebook ou um anúncio apenas para pessoas que curtem a sua página, oferecendo um desconto pelo simples fato da pessoa ser seu cliente fiel. Essa é uma forma de mostrar a eles as vantagens que você oferece para quem já curte a sua empresa. 4. Diferencie o atendimento da sua loja: o atendimento é um dos pontos-chave para vender mais nas festas de fim do ano, basicamente pela questão da concorrência. Quando chega essa época do ano todo mundo faz promoções, e as pessoas acabam considerando muito o atendimento. Aproveite e faça um treinamento do seu time e implemente o uso de tecnologia para agilizar o contato com o cliente, como por exemplo, usar WhatsApp ou inbox e chat das redes sociais. Esse é um momento que vale a pena intensificar o cuidado para se aproximar do público. 5. Faça transmissões ao vivo da sua loja: querendo ou não, as compras de fim de ano acabam sendo um grande evento. É um bom momento para você usar isso ao seu favor, e trabalhar com o que chamamos de tempo real. Fazer uma espécie de cobertura do que está rolando nas compras de fim de ano pode tornar seu negócio bastante atrativo, e uma fonte de informação para o cliente que talvez nem te conheça, mas que pode usar essas informações para a sua tomada de decisão. Além dessas dicas, lembre-se, seja sempre autêntico na sua comunicação, interaja com o seu cliente e humanize sempre que possível as suas campanhas.

Espaços de grama (de preferência com incidência solar) são bem-vindos para que as crianças possam jogar bola e os adultos possam curtir o sol ao ar livre. A grama verde é a mais utilizada nos locais, no entanto, a grama esmeralda tem sido utilizada atualmente em muitos jardins e produz uma coloração verde escura e no inverno em tom de palha nostálgico. Manter um local para a horta também é indicado, pois além de suprir as refeições com verduras frescas, pode contribuir para temperar os alimentos dando aromas diferenciados nos pratos elaborados (alecrim, manjericão, sálvia, salsa e cebolinhas). O cuidado especial é molhar com bastante frequência e retirar as ervas daninhas prejudiciais ao crescimento das verduras e temperos. As forrações que ficam sempre na sombra (sejam do lado sul ou então abaixo das copas das árvores) precisam ser plantas que não necessitam intensamente do sol. Estas não permitem o tráfego de pessoas (animais pequenos podem pisar). Os xaxins (Dicksonia sellowiana) que são arbustos que podem chegar a 4m de altura, adaptam-se muito bem a sombra e umidade, mas este é protegido pelos órgãos ambientais e na atualidade não pode ser transplantado e nem transportado. As piléias (Pilea Cadierei) são muito resistentes e formam conjuntos de verde e prata muito interessante. O arbusto Clorifito (Chlorophytum comosum) tem uma coloração verde e amarelo claro e produz uma textura leve no espaço. O lambari roxo (Tradescantia zebrina) traz ao jardim na sombra uma coloração arroxeada e pequenas flores cor de rosa, além da beleza desta forração.

São ainda diversas espécies que se adaptam à sombra, e estas plantas também precisam de cuidados, em especial com a irrigação nos dias mais secos.

As cores de um belo jardim trazem harmonia ao conjunto, por isso é interessante investir em alguns canteiros com flores da estação, mesmo que seja necessário fazer a troca destas em períodos esporádicos (existem flores para cada estação do ano). O prazer de olhar a variedade de cores e texturas vale o trabalho do replantio. É possível, também, manter o jardim belo por todo o ano em tons de verde, a partir do plantio de folhagens.

As possibilidades de plantio podem ser orientadas por uma floricultura de sua confiança ou por um arquiteto especializado. Vale ousar e deixar a beleza da natureza tomar conta!

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista


Meber Metais fortalece parceria com especificadores na mostra Morar Mais Experiência gastronômica única a convidados

Fotos Cláudio Veríssimo

Foto Morar Mais - Marcelo Donadussi Fotografia

Compartilhar experiências enriquecedoras junto a seus parceiros é uma missão que a Meber mantém como permanente na sua agenda. Na Mostra Morar Mais por Menos, a empresa promoveu, em parceria com o Destemperados, um Cook Show exclusivo para arquitetos no espaço Casa & Cia do evento. A ação teve a participação de 15 convidados, que assistiram à aula comandada pela chef Tuca Padilha, ensinando aos “alunos” alguns truques para o preparo de pratos e lanches práticos e, principalmente, deliciosos para o dia a dia. No cardápio, estavam opções para os mais variados gostos, como Risoto de abóbora com carne seca, Pancho com chimichurri e Cheesecake de goiabada.

A Meber levou, pela primeira vez, seu mix de soluções em metais para banheiros, lavabos e cozinhas, à mostra Morar Mais Por Menos, evento com 16 anos de credibilidade e que estreou em solo gaúcho em 2019. Sua programação ocorreu de 25 de setembro a 10 de novembro, em Porto Alegre, em um espaço de 1.000m² que reuniu 40 ambientes personalizados. Nesse contexto inspirador, a Meber patrocinadora oficial da mostra, esteve presente de forma especial em um ambiente temático exclusivo – o Espaço Raiz, com autoria do escritório Ambientta Arquitetura. Diversas outras soluções da marca também estiveram presentes em outros ambientes da mostra, refletindo tendências e despertando o desejo de morar bem. A participação na ‘Morar Mais por Menos’ teve duplo propósito para a empresa: primeiro, apresentar aos visitantes destaques de sua linha de produtos e de que forma eles combinam com a proposta de decor democrático da mostra – há opções acessíveis para diversas realidades de consumo – e capazes de agregar valor aos espaços da casa: design, funcionalidade e susten-

tabilidade, principalmente. “Um dos grandes destaques da Morar Mais são seus pilares bem definidos de brasilidade, inovação, sustentabilidade e, sobretudo, da união do design diferenciado com uma proposta acessível. Em seus 58 anos de história, a Meber vem trabalhando totalmente alinhada com esses conceitos, o que tornou a parceria com o evento tão valiosa”, avalia Gicele Netto, executiva de relacionamento da Meber. A oportunidade foi, também, de compartilhar detalhes do programa de relacionamento que a Meber desenvolveu exclusivamente para os especificadores do setor. O ‘WeMeber’ é um conjunto de ações para aproximar profissionais (arquitetos e designers) da marca, oferecendo-lhes experiências e contribuindo com qualificações técnicas para o profissional aprimorar o atendimento ao cliente. O programa teve apresentação aos especificadores em um coquetel exclusivo. Além dessa ação, durante os 45 dias da mostra, a Meber preparou uma agenda especial de eventos, entre eles um cook show exclusivo para convidados e um talk show com a participação de especialistas no cenário de arquitetura e design.

Ode às origens no espaço da Meber O espaço da Meber na mostra ‘Morar Mais’ foi além da missão de exibir os metais da marca: a cozinha gourmet compartilhou com o visitante um pouco de sua essência e compromisso de ajudar as pessoas a criarem ambientes verdadeiramente conectados a sua essência. Batizado ‘Espaço Raiz’ (com assinatura das arquitetas Fernanda Fleck e Larissa Bassi), trouxe a releitura de uma cozinha gourmet que busca na simplicidade das origens o real significado do ambiente de convívio, ideal para quem deseja apreciar gastronomia diferenciada e boas companhias. Seus 13,48m² inspiram a compartilhar os momentos especiais do preparo das refeições – como o tradicional churrasco gaúcho – aqui transportado dos galpões para um espaço que

alia a tradição e a cultura com todo conforto que a tecnologia proporciona. O uso dos materiais naturais e sua mescla de texturas aparece com destaque. Elementos como o tampo de porcelanato relembram a versatilidade de materiais tecnológicos com resistência e que podem imprimir diferentes estampas aos acabamentos em pedra. Os tons terrosos e neutros misturados ao toque de cor trazem a brasilidade e alegria de ser. No ‘Espaço Raiz’, quem roubou a cena na bancada de trabalho foi o monocomando da coleção Minimal. “Gostamos muito do design do produto, que tem linhas sinuosas e é, ao mesmo tempo, bem clean. A opção da mangueira retrátil com mola foi outro ponto muito importante, uma vez que permite uma composição mais delicada”, comenta Larissa.

A influência das redes sociais A Meber promoveu, especialmente para os profissionais do segmento, um bate-papo sobre um tema super atual: Marketing para arquitetos e designers. Na oportunidade, Renata Pena, especialista em estratégia para o mercado de arquitetura e design, respondeu a questionamentos feitos pelo público sobre as melhores práticas de comunicação para os profissionais no meio digital. Dicas importantes sobre posicionamento, teor das postagens e uso estratégico dos canais como ferramenta de relacionamento inspiraram os convidados a potencializar o retorno por meio dessas plataformas. O bate papo foi intermediado por Renata Maynart, editora de conteúdo de publicações especializadas no segmento.

Crie o lugar onde você quer estar. www.meber.com.br

Jornal Design 35


Acontemporânea talk | edição I Fotos Jornal Design

Na charmosa casa de madeira, profissionais da área da arquitetura e interiores trocaram experiências

A Acontemporânea chegou no mercado para aproximar os profissionais à marcenaria e visando um trabalho diferenciado realizou a primeira edição do Acontemporânea Talk. No dia 30 de Outubro em uma tarde chuvosa, a casa acolheu os profissionais da área da Arquitetura e Interio-

res para um coquetel recheado de conhecimento. O evento idealizado para a constante atualização dos profissionais da região, nessa primeira edição contou com os parceiros da Amma Design, Atualle Revestimentos, Móveis Delucci e Priê design.

“A quem ainda não nos conhece, temos um espaço diferenciado, atendimento acolhedor e nossa casa está sempre de portas abertas para receber você.”

Em breve será lançada a próxima edição do Acontemporânea talk, fique atento nas nossas redes sociais!

Trav. Três de Outubro, 22 / Cidade Alta Bento Gonçalves / 54 3451.5359 Acontemporânea Ambientes acontemporanea.ambientes

A equipe Cromo Gráfica agradece aos clientes que fazem parte desta conquista!

CATÁLOGOS PROMOCIONAIS

REVISTAS

Rua Darcy Longhi, 444 | Distrito Industrial | Bento Gonçalves | RS Fone: (54) 3453.5860 | contato@cromografica.com.br | www.cromografica.com.br

36 Jornal Design


Como criar motivação no trabalho e aumentar a produtividade? Antes de tudo, é importante entender o quanto manter os funcionários motivados faz parte do desempenho e dos resultados profissionais. Funcionários envolvidos com os objetivos da empresa são as metas de qualquer organização, mas para que isso ocorra é necessário pensar também na qualidade de vida dos colaboradores. Com o passar dos anos o perfil profissional foi se modificado, antes oferecer um bom salário era sinônimo de motivação e satisfação. Porém, hoje não é mais assim, é preciso estar disposto a investir em estratégias motivacionais.

Em meio a um ambiente familiar, a Pousada Cantelli, tem o propósito de oferecer uma experiência aos hóspedes e colaboradores diferente. Conforto, bom atendimento e qualidade nos produtos e serviços, não é o bastante. Proporcionar um ambiente agradável e prazeroso ao seleto grupo de cinco funcionários, é o objetivo da empresa, conta Vanessa Cantelli, uma das proprietárias. “Nosso trabalho é 365 dias por ano e por ser uma empresa pequena, nos possibilita fazer reuniões periódicas, oferecer pequenas bonificações, de acordo com o rendimento do grupo”, relata. Colaborador satisfeito, resultados positivos não é mesmo? Com o pensamento traçado nessa linha, o relacionamento é um ponto bastante importante na visão dos proprietários da pousa-

Quer saber como empresas de Bento Gonçalves já estão atentas as necessidades de seus colaboradores e criaram um ambiente satisfatório para ambos? A rotina de trabalho pode se tornar maçante com o tempo, somada as cobranças do mercado cada vez mais competitivo. É natural que as pessoas, aos poucos, passem a perder o entusiasmo pelas atividades e com isso as estratégias motivacionais tem a ver com a satisfação das necessidades. Ao pensar dessa forma, as empresas devem oferecer benefícios que possibilitem uma melhora na qualidade de vida dentro e fora da empresa aos seus colaboradores.

da, por entender que ele define o atendimento ao público. Entre as atividades oferecidas pela pousada, a promoção de visitas técnicas a vinícolas, restaurantes e demais estabelecimentos relacionados ao turismo, para que o colaborador, possa vivenciar o que o hóspede pode usufruir, assim, qualificando o atendimento final. “Possuímos uma equipe bem distinta, de 21 a 60 anos, então, cada um tem uma percepção de trabalho. Mas existem limites saudáveis e respeitados em ambos os lados. Procuramos entender a melhor forma de conduzir, diante da personalidade de cada um”, conta Vanessa. Parafraseando Phil Jackson, Vanessa diz, que o que une uma equipe é quando um cobre as fraquezas do outro – “Não possuímos planos de cargos e salários formalizado, porém, o crescimento de cada um é bonificado de acordo com as suas necessidades e merecimentos. Disponibilizamos um veículo para deslocamento da empresa até suas casas e refeição, sem descontos e sim como benefício”, relata. No ambiente de trabalho é preciso oferecer algo mais, que demonstre a importância do funcionário e de seu bem-estar para a empresa. Alguns lugares oferecem experiências em forma de premiações de rendimentos, viagens e vouchers para restaurantes e estabelecimentos de cultura e lazer. Outras incentivam alimentação saudável e a prática de esporte.

No Centro De Recreação Infantil Little Kids o ambiente é acolhedor e familiar. As sóciasDaiane Dalpiaz Mezaroba e Luciane Dalpiaz dos Santos, contam que momentos de socialização e motivação através de atividades direcionadas ao bem-estar dos profissionais ocorrem com frequência. “Nosso Projeto 2020 contempla momentos de treinamento e capacitações relacionadas a inteligência emocional e o autoconhecimento”, relata Daiane. Diálogo, confiança, clareza e troca de ideias são os pilares que o centro considera importante para o bom relacionamento e um ambiente saudável para todos. “Estamos sempre buscando aprimorar os conhecimentos de nossos colaboradores, disponibilizamos com frequência de formações pedagógicas e também pessoais. Acreditamos que dessa forma eles se sintam motivados a trabalhar com amor e dedicação”, explica Daiane. Faz parte da rotina o apoio nas ações diárias, pois a direção atua em conjunto com os colaboradores, facilitando assim o desenvolvimento das crianças e o bem-estar dos profissionais. Além dos auxílios básicos a empresa disponibiliza uma psicóloga que atua semanalmente na escola, auxiliando no processo escolar e pessoal dos funcionários. Então, como melhorar a motivação no trabalho? As dicas são simples para promover um ambiente de trabalho agradável, valorize ideias e debates, celebre conquistas e datas importantes. Ofereça oportunidade de aprendizado, promova a saúde dos seus colaboradores e se possível tenha plano de carreira.

Jornal Design 37


Unicred Integração apresenta projeto Vida que Prospera Projeto vai levar educação financeira a escolas do Rio Grande do Sul, além de promover palestras e disponibilizar site com conteúdos exclusivos para crianças e adultos

Foto Regina Lain

munidade onde estamos inseridos. Além da maneira lúdica e pedagógica que encontramos de explicar, principalmente à comunidade escolar, que dinheiro não dá em árvore e nem cai do céu, e que é preciso estar preparado para enfrentar o estilo consumista que a sociedade impõe”, comemora a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto. O diretor de Operações da Unicred Integração, Fabiano Kruchin, entende o Vida que Prospera como um projeto a longo prazo oferecido pela Cooperativa por meio de ações continuadas e remodeladas. “A iniciativa é ampla, existe uma gama de possíveis ações relacionadas com educação financeira. Destaco a nossa plataforma do projeto, o ônibus que irá levar conhecimento para cada uma das escolas que participará do projeto. A abordagem que teremos durante as atividades é outro ponto importante: são as escolhas que farão a diferença para o futuro da vida financeira de cada criança impactada. Destacaria também a escolha do público, que são as crianças das escolas de Ensino Fundamental. E, para finalizar, a motivação de voluntariado dos colaboradores da Unicred Integração”, observa Kruchin.

A Unicred Integração apresenta um projeto de educação financeira pioneiro dentro do Sistema Unicred Brasil e inédito em relação ao seu formato e abrangência no Rio Grande do Sul. Com o propósito de tornar a vida das comunidades onde está inserida mais cooperativa e sustentável, o Vida que Prospera vai oferecer educação financeira de forma voluntária ao maior número possível de crianças e adolescentes e, com isso, ajudar a fazer a diferença na vida de cada um. O projeto será desenvolvido em três frentes de atuação: comunidade, colaboradores e cooperados. Na primeira, um ônibus visitará escolas das cidades onde a Unicred Integração está presente, alcançando estudantes do Ensino Fundamental e, a longo prazo, do Ensino Médio e universitários. O ônibus foi projetado especialmente para se transformar em um miniauditório para a exibição de vídeos e realização de bate-papos e eventos. Em cada escola visitada pelo projeto será desenvolvido o Jogo do Desafio, uma atividade educativa e lúdica sobre educação financeira. Também será disponibilizado à comunidade o site vidaqueprospera.com.br, com conteúdos, dicas, simulador, e-books e artigos sobre reflexão crítica na tomada de decisão financeira, planejamento de gastos e reais necessidades de consumo. As demais frentes envolverão colaboradores da Cooperativa, com promoção do voluntariado e rodas de conversa, e também cooperados, por meio da realização de eventos sobre educação financeira.

Proposta pedagógica E se o dinheiro pudesse ser sempre uma solução e nunca um problema? É possível imaginar o impacto disso na vida das pessoas e na sociedade? Esses questionamentos pautam a proposta pedagógica do Vida que Prospera. Afinal, saber lidar com o dinheiro ainda é um desafio, e esse é o primeiro passo para uma gestão financeira responsável, uma vida mais próspera e um horizonte sustentável. “O Vida que Prospera é muito mais do que educar financeiramente, o projeto cria uma reflexão crítica, um entendimento do aspecto psicológico que interfere na tomada de decisão. Embora esse conceito pareça complexo, conseguimos transpor para uma linguagem compreensível, prática e pedagógica”, diz Márcia Tolotti, psicanalista e consultora de Educação Financeira do projeto. A consistência pedagógica é uma marca forte do Projeto. A cada visita às escolas será desenvolvido o Jogo do Desafio, uma atividade lúdica e interativa com os alunos, ambientada em um tabu-

“Há tempos buscávamos um modelo ideal de projeto social em que pudéssemos exercer um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a co-

leiro gigante. “No desafio são apresentadas algumas necessidades básicas e despesas do dia a dia que devem ser percebidas e reconhecidas. A partida promove a integração entre os colegas, exige atenção e escuta. Foram elencados temas como alimentação, saúde, educação, lazer e transporte como necessidades comuns a todos. Ao longo da partida, os alunos têm o objetivo de atender às necessidades diárias apresentadas pelo tabuleiro, que representa um calendário mensal, controlando as despesas e aproveitando as oportunidades para gerar receita.”, explica a consultora pedagógica Fabrícia Bisol Finco. Mascote, site e voluntariado O Vida que Prospera tem um site exclusivo para divulgar as ações desenvolvidas, além de oferecer dicas e artigos sobre educação financeira. “A partir do site, utilizaremos também a força do blog e das redes sociais da Unicred Integração. Vamos trabalhar também o público interno, via intranet, e o nosso Cooperado, por meio da plataforma exclusiva para esse público, o Portal de Governança”, comenta Cândida Larentis, gerente de Marketing da Unicred Integração, reforçando o alcance das três frentes do projeto: comunidade, colaborador e cooperados. A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unicred Integração, Fabiane Bykowski, salienta o envolvimento voluntário dos colaboradores já na fase inicial do projeto, com ideias e sugestões para a sua formalização. “Além de atuarmos em uma cooperativa, que tem como princípio o interesse pela comunidade, compreendemos que o projeto social também é um desejo dos colaboradores. Todos buscam formas de ajudar através de ações que podem transformar o futuro das pessoas”, observa Fabiane. Primeiras ações A ação piloto do projeto foi realizada no Colégio Murialdo – Unidade de Caxias do Sul em outubro. As próximas ações serão desenvolvidas com estudantes em escolas de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pelotas e São Lourenço do Sul. Ao longo de novembro, serão contempladas escolas de Caxias e cidades da região nordeste do Estado.

2

Collection

1

3

VOCÊ PODE SER CONTEMPLADO COM:

UNICRED

G ol d I nves t m e nt 1 G i f t Car d 2 Un icr ed Adve n t ur e 3 Des ig n e S of i s t icação 4

ACUMULE CHANCES DE COLECIONAR MOMENTOS INESQUECÍVEIS.

para colecionar esses momentos, fale com o seu gerente ou acesse unicred.com.br/ centralrs/promocao

4 *Consulte o regulamento completo em www.unicred.com.br/centralrs/promocao. Certificado de autorização SEAE nº 04.000907/2019. Promoção válida somente para cooperados Unicred. Imagens meramente ilustrativas.

BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700 - Salas 05 e 06 - Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 | www.unicredintegracao.com.br 38 Jornal Design


A dinâmica dos games como estratégia empresarial

Fotos Divulgação

var o aprendizado dos colaboradores, mantendo-os comprometidos com os objetivos e valores do negócio.

A aplicação de técnicas que utilizam a dinâmica estratégica dos jogos vem sendo aproveitada pelas empresas como estímulo à cooperação e ao ganho de competitividade. A “gamificação”, como é conhecida, consegue envolver as pessoas da equipe, motivando ações e comportamentos que vão contribuir com o potencial de crescimento do negócio.

A proposta de comparar o ambiente empresarial ao contexto de um jogo, com desafios e recompensas, torna as atividades administrativas e operacionais mais desafiadoras, abordando de forma descontraída a necessidade de compartilhar conhecimento e incenti-

Na prática, criam-se tarefas de acordo com as metas desejadas pela organização, bem como regras que permitem a avaliação dos resultados e premiação para os que cumprirem com o que foi estabelecido. Um exemplo vem do Grupo Gerdau, que utilizou a gamificação para treinar os seus funcionários sobre segurança do trabalho. Em uma das unidades da empresa, óculos de realidade virtual e jogos de conhecimentos gerais foram aplicados substituindo os treinamentos teóricos. Em troca, os funcionários que realizaram as tarefas receberam uma certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR).

Incluir a dinâmica dos jogos no cotidiano da empresa também desperta o pensamento criativo, o exercício de observação e melhoria de processos, solucionando problemas e favorecendo o relacionamento interpessoal. Ainda, se bem

conduzida, cria ambientes de competição saudável, motivando as pessoas para atingir ou superar determinado objetivo. As empresas que utilizam

estes métodos têm apresentado melhores índices de engajamento, uma vez que despertam nos envolvidos um sentimento de conquista e um incentivo para realizarem as próximas etapas.

A partir dos resultados obtidos na execução dos jogos, é possível definir parâmetros e avaliar o desempenho de cada colaborador, comparando seu progresso e identificando demandas que precisam ser atendidas, de modo que tanto a empresa quanto os colaboradores sejam beneficiados. Aline Agatti aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

5 MOTIVOS

PARA PARTICIPAR DA EXPOBENTO 2020

05 A 14 JUNHO

• Público superior a 250 mil visitantes em 10 dias de feira • 98% dos visitantes fazem compras durante a feira

/ExpoBentoOficial

/expobento_bg

expobento.com.br

• O ticket médio por cliente é de R$ 150,00 • Volume de negócios estimado em 40 milhões de reais

17ª FESTA NACIONAL DO VINHO

REALIZAÇÃO:

APOIO:

• 95% dos expositores tem interesse em participar da ExpoBento 2020

Jornal Design 39


Impostos no meu dia a dia, eu sei onde e quanto pago? ou seja, média cada habitante recolheu o equivalente a R$ 11.494 em impostos. Quando vamos ao mercado o preço que aparece para nós já tem os impostos embutidos, por esta razão não nos damos conta de quanto é o imposto pago ou para quem estamos pagando de fato. Muitas vezes colocamos a culpa no empresário por abuso na precificação de seu produto, mas o que o empresário faz é repassar o imposto que ele já pagou.

QUEM FICA COM ESTE $ ?? R: O GOVERNO O QUE ELES FAZEM COM ESTE $ ?? VOLTA PARA NÓS NA FORMA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, ESTRADAS, OUTRAS ÁREAS ESSENCIAIS

Se nos dedicarmos uns minutos para ler sobre isto logo descobriremos que de fato estes impostos hoje se destinam em grande parte para pagar a Dívida Pública e seus encargos, a Previdência Social e a alta folha dos nossos governantes em suas instancias governamental, estadual e municipal, sendo assim quanto sobra realmente para investir em nosso benefício nos serviços básicos que um governo deve oferecer a sua população. Em grande parte dos países de-

senvolvidos a parte da carga tributária recai sobre a renda e o patrimônio, o que me parece mais justo do que no Brasil em que a taxação é maior sobre o consumo, não levando em consideração a classe do cliente, paga todo mundo igual a classe baixa, média e alta. A meu ver é uma política tributária injusta, pois penaliza quem ganha menos. Veja abaixo alguns produtos e suas cargas tributárias, que muitas vezes nem sabemos que pagamos:

Café

Brinquedo

Leite

36,52%

41,98%

33,63%

Detergente

Conta de luz

40,5% Refrigerante

45% Creme Dental

47%

42%

Cigarro

Cachaça

83,07% Cerveja em lata

56%

81,68%

Shampoo

Televisão

52,33%

38%

Carne e frango

Cachaça

18%

83,07%

Então você concorda comigo que no Brasil temos uma política tributária pesada e perversa? Meu carinho e até a próxima!!

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo 40 Jornal Design

A Happy Code está com matrículas abertas para cursos regulares e de férias

Fotos Banco de dados Happy Code / Divulgação

Olá pessoal, hoje resolvi falar um pouco sobre impostos, afinal eles fazem parte do nosso dia a dia e representam uma taxação pesada e no caso dos brasileiros muita injusta .... Talvez alguém questione porque injusta ... então deixa eu falar um pouco mais sobre isto e no fim você me diz se concorda comigo! A carga tributária do País atingiu o pico histórico de 35,07% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 – o equivalente a R$ 2,39 trilhões,

O seu filho entre os mais preparados para o futuro

Não há dúvidas de que o futuro próximo, em que o seu filho vai estar no mercado de trabalho, terá como principais profissões as ligadas à área STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). E mais: uma boa parte delas ainda não foi inventada. No entanto, é possível ter uma ideia do que vem pela frente e desenvolver nas crianças de hoje as habilidades que elas vão precisar para se dar bem nesse novo mercado. Esse é o propósito da Happy Code, escola referência no país no ensino de programação, robótica e maker para crianças e adolescentes. Com uma metodologia lúdica e reconhecida como uma edtech que está revolucionando a educação no Brasil, a Happy coloca as crianças em contato com a programação desde os seis anos de idade. E estimula a presença das meninas nas suas salas de aula. O fundador e CEO da Happy Code, Rodrigo Santos, escreveu um artigo em que aponta que, atualmente, as mulheres representam mais de metade da força de trabalho, mas ocupam menos de 25% dos empregos em áreas STEAM. Estimular o interesse pela ciência cabe aos pais. E para identificar qual dos cursos da Happy tem mais relação com o gosto e as habilidades de cada criança, a escola oferece duas opções: a primeira é uma aula demonstrativa gratuita e a segunda são os cursos de férias, mais rápidos e ideais para quem quer testar mais do que uma pos-

sibilidade. “A Happy tem cursos específicos para estudantes de 6 a 17 anos. Conforme a idade e os gostos de cada criança, temos um curso que vai desenvolver as habilidades que ela precisa para se destacar tanto na escola quanto no mercado de trabalho, futuramente”, afirma o proprietário da Happy Code Bento Gonçalves, Marcos Carbone.

Os cursos regulares começam em fevereiro de 2020, e os de férias acontecem nos meses de dezembro e janeiro. No mesmo artigo, o fundador da Happy Code também cita uma frase de Luz Rivas, engenheira e política americana. Ela fala assim: “Experimente muitas coisas, explore e seja aventureira. Isso ajudará você a assumir riscos mais tarde na vida”. A Happy é mais do que uma escola. Ela tem o propósito de formar pessoas capazes de mudar o mundo. O seu filho pode ser uma delas.

Para informações específicas sobre cursos e valores, entre em contato pelo e-mail bentogoncalves@happycodeschool.com Para se inscrever nas aulas demonstrativas, acesse: cursos.happycodeschool.com/bentogoncalves


Empresas modernas podem optar por unir plataformas e otimizar negócios Aprimore a segurança, a mobilidade, a produtividade e a inovação unindo o Windows 10 ao novo hardware empresarial e obtenha uma única plataforma. As organizações inovadoras especializadas em tecnologia analisam continuamente suas implantações de Tecnologia da Informação (TI) para garantir que estejam oferecendo aos seus funcionários os equipamentos mais eficientes para o desempenho de suas funções. Quando se fala de Microsoft Windows 10 não resta dúvidas sobre a eficiência da plataforma, mas quando se fala hardware é necessário levar em consideração a importância da estabilidade e o desempenho necessário para oferecer a implementação do Windows como um

modelo de serviço. Atualmente, os profissionais compartilham a necessidade de uma tecnologia rápida e segura, que se faz essencial para uma forma de trabalho que está em constante mudança. Em uma época que as empresas competem cada vez mais pelos talentos mais brilhantes no mercado, a preocupação em ter uma tecnologia que atenda esse perfil não é uma coisa banal para as empresas. Se os requisitos dos funcionários estão mudando, as necessidade de TI das empresas estão evoluindo na mesma velocidade.

É responsabilidade do setor investir e estar à frente das tendências, com produtos que atendam ao futuro.

É importante que as organizações tenham o desempenho e estabilidade do novo hardware antes que comecem a implementar o modelo de serviço de tecnologia do futuro da Microsoft. O que significa escolher plataformas de hardware que ofere-

çam suporte à inovação e atendam aos requisitos de negócios por muitos anos. Computadores equipados com a plataforma Intel® vPro™ (um conjunto de hardware, tecnologias e soluções que formam os blocos de construção para computação de negócios) mais recente são desenvolvidos para atender às necessidades das empresas modernas. Com a tecnologia do programa, os dispositivos da Intel® vPro™ ajudam as empresas a evitar incompatibilidade entre hardware e software, reduzindo o custo de testes, validação e configurações da plataforma. Com isso, é essencial comprar um hardware novo para otimizar o upgrade para o Windows 10. Ao selecionar dispositivos com processadores Intel® Core™ vPro™1 de última geração, as empresas podem garantir que a atualização de seus computadores oferecerá suporte às demandas da força de trabalho e às necessidades de negócios durante todo o ciclo.

geetecnologia.com.br | Rua Arthur Beltrame, n 370 sala 03, Centro | Monte Belo

A P R E S E N TA

Participe da Abertura! Acendimento de luzes e grande espetáculo musical 14/nov às 20h Via del Vino

Programação completa

bento.tur.br

PATROCINADORES

ORGANIZAÇÃO

Jornal Design 41


Fotos Carlos Ferrari

Dicas criativas para incrementar as celebrações de fim do ano

Não importa se são pequenas ou grandes, simples ou luxuosas, o importante é promover uma comemoração de final de ano bacana. Esses momentos são de aproximação de familiares, amigos ou colaboradores de uma empresa, se for uma festa corporativa. Além de tudo isso, des-

42 Jornal Design

perta um sentimento comum: um ciclo se fecha e outro se inicia. Por isso sair um pouco do convencional e explorar a criatividade é sempre uma boa pedida. Se você pensa em fazer algo diferente, as dicas que podem ajudar você a organizar aquele evento

especial são da Chef de Cozinha e Consultora de Gastronomia, Idana Spassini. Em um encontro informal, a mesa de frios é um clássico, mas a novidade são tábuas decoradas, que cativam e conquistam os convidados. Elas casam bem em um evento íntimo ou até mesmo as festas. É elegante, prático, eficaz e, acima de tudo, irresistível depois de montada. Independentemente do tema da festa, a montagem e composição é bem semelhante. Por isso, tente caprichar no aspecto visual para causar mais impacto. As dicas são muitas, não se preocupe se você for vegano ou vegetariano, tem opção também, como um salpicão com cenoura, milho, maçã, azeitonas, uma maionese elaborada com leite de soja ou de amêndoas, batida com alho para dar sabor, bem como mostarda e/ou um pouquinho de vinagre. A mesma maionese, também pode ser usada para acompanhar petiscos. Os crudités que são legumes crus cortados fininhos para comer acompanhado da maionese

de alho também é uma boa opção. O alho pode ser substituído por tomate seco e ervas. Os legumes assados podem ser temperados com pimenta preta, orégano e sal, dando um sabor marcante e diferenciado.


Outra dica, são as pastinha (patê). Um Homus que é uma tradicional pasta de grão de bico, da cultura árabe, que pode ser elaborada também com cenoura, beterraba ou abóbora juntamente ou em variação ao grão de bico. Buscar opções de bolinhos que levam couve-flor ou brócolis como ingredientes principais, usar e abusar das ervas e especiarias. Para sobremesa, a dica é muitas frutas. Podem ser assadas com canela, cravo e anis estrelado, um pouco de açúcar demerara.

cozinha com afeto

Se ainda assim você não abre mão de um docinho mais elaborado, a Idana indica uma mousse de chocolate elaborada com leite de coco (se possível caseiro), cacau em pó, chia e as tâmaras para adoçar. Gosta de rabanada? Essa ideia pode ir ao forno ao invés de ser frita e elaborada com leite vegetal e chia em substituição ao ovo, complementando com o arroz, use o negro ou o vermelho, mais nutritivos e ficam super saborosos se adicionar frutas secas. Pra a farofa, junte pêssegos e figos em calda, uvas passas e castanhas. Comemoração lembra espumante, não é mesmo? Existem diferentes estilos como prosecco, brut e rosè. Mas apostar em sucos que combinam com frutas e verduras, usando gengibre, limão, canela e cardamomo são ótimas opções também. Outra dica é usar a criatividade nas combinações para aromatizar a água, garantindo um sabor mais pronunciado. O ideal é preparar cerca de três horas antes de consumir. As frutas que casam bem nesse caso são maça, cravo e canela ou uva e manjericão.

08 de dezembro

domingo cheio de alegria para comemorar

02 anos!

Um FILÓ com diversas atrações, comidinhas especialmente preparadas, música e muito afeto!

Filó das 12h às 14h30 Pocket Show com Johnny Grace Elvis Cover Banda Os Fora da Lei

A decoração também é algo que chama bastante atenção em comemorações, para incrementar, que tal aderir elementos diversos? Arranjo de flores, vasos, pratos com design diferenciado ou até mesmo incluir frutas secas e oleaginosas na composição da mesa, dando um toque especial.

9 9927.3880

filocafevale@gmail.com Rua das Videiras, 3365 Vale dos Vinhedos

54

@filo_cafe

@filocafevale Jornal Design 43


Crismiolo Empório Gourmet abre primeira franchising

Foto Bruno Marconi

Os franqueados Gilceu e Maria Luisa Cantelli com os sócios-diretores Ariel Marangoni e Cristina Miolo

Armazém gourmet com propósito de proporcionar experiências diferentes ao cliente, o Crismiolo Empório, há três anos no mercado, anuncia a primeira franchising do segmento no Brasil. Nascida em Bento Gonçalves, a marca se tornou referência por oferecer um mix de mais de 2.500 produtos de qualidade e atendimento desde food service, serviços e iFood. O empreendimento é conduzido pelos sócios-diretores Ariel Marangoni e Cristina Miolo. Mas a marca não para por aí. A meta de expansão é em dois anos somar seis lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O sucesso e crescimento, na visão de Marangoni, estão aliados a aceitação e demanda do mercado. Contrariando a crise econômica dos últimos anos, o único foco foi o objetivo de empreender no ramo de alimentação, fazendo disso um propósito maior. “Todos nos diziam ‘vocês são loucos’, ‘vai dar errado’. Simplesmente não ouvimos. Analisamos, estudamos e decidimos pelo setor da alimentação por ser um produto recorrente, mesmo em uma época de crise. Dito e feito. O Crismiolo Empório inaugurou em fevereiro de 2016 e para nossa surpresa foi sucesso imediato. Hoje, a unidade matriz, em Bento, somada a de Caxias do Sul, que vai inaugurar, já empregam mais de 20 colaboradores. Empregos que não existiriam se tivéssemos dado ouvido a tantos pessimistas de crise”, conta Marangoni.   O crescimento veio com o tempo, aliado a missão de vender uma experiência que leve produtos gourmet à mesa do cliente com um preço justo, conta Cristina. “Temos o que todo super-

44 Jornal Design

mercado oferece, mas aqui tudo é diferenciado. Nosso presunto, por exemplo, é fatiado na hora e embalado em papel termo sensível. Assim, o produto dura muito mais”, exemplifica.   Os pioneiros a aderir a franquia são de Caxias do Sul. Gilceu e Maria Luisa Cantelli preveem a inauguração para novembro. A loja conta com um espaço de 200 metros quadrados, reunindo 2 mil itens. O modelo de sustentabilidade do franqueado é feito por meio de uma análise, com critérios que estejam alinhados com a rede.  “Solicitamos uma relação de informações do candidato, que são posteriormente analisadas por nós e pelos consultores especializados em franchising. O modelo é bem aberto em relação ao tamanho da cidade, ou seja, podem ser municípios de pequeno, médio e grande porte. Caso o candidato seja aprovado, analisamos a cidade de interesse,

população, salário médio mensal da população, PIB e diversos dados ligados à economia, educação, saúde e segurança. Com essas informações, simulamos o possível faturamento que teríamos nessa cidade em uma planilha com custos reais do negócio e, caso seja possível ter retorno do investimento em até 36 meses, aprovamos a cidade. O candidato tem acesso a tudo isso e a planilha de simulação, que é editável e fica à disposição dele”, explica Ariel. Outras nove cidades gaúchas estão no radar da marca, sendo elas: Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Mas a procura vem também de outros estados. A ideia inicial é expandir num raio de 600 quilômetros, chegando, inclusive, em Santa Catarina e Paraná. O Crismiolo Empório Gourmet oferece serviços como tábuas, cestas e sanduíches também em mesinhas que proporcionam uma experiência diferente ao cliente, além do food service com atendimento a mais de 70 restaurantes da Serra Gaúcha com fornecimento de temperos, conservas, grãos e queijos. Outra opção são produtos para o dia a dia, tábuas, cestas, bebidas, uma linha de itens especiais e outra com marca própria. Queijos, produtos naturais, congelados, vinhos, espumantes, destilados, cervejas, suplementos e orgânicos compõem o mix que está sempre em transformação.


Jornal Design 45


Sunny Shades

Fashion

Os calçados que você vai amar usa

Uma das cores da primavera/verão 2020, o laranja é tendência absoluta para esta temporada. Tanto os tons mais vibrantes, quanto versões mais fechadas estão em alta. O tom combina com o verão, por ser uma cor descontraída e alegre. Muito ligada a cor do sol, a tonalidade traz uma energia de renovação, que tem tudo a ver com a primavera.

Mule Flat

O modelo caiu no gosto feminino nas últimas estações. Elegantes e confortáveis, são fáceis de combinar e podem ser usados tanto de dia, como à noite. O modelo tem a capacidade de deixar um look clássico mais descontraído. Os detalhes da peça fazem a diferença. Escolhemos o mule em azul marinho, com detalhes em cordas náuticas, e combinamos com cores que remetem à este universo.

T enis

O tênis já virou um clássico, de tanto que amamos essa tendência. Ele consegue tirar qualquer look do comum, e deixar o visual mais moderno, e o melhor: com conforto. Pode te acompanhar em muitas ocasiões, inclusive no trabalho. É só misturar com estilos mais sofisticados, como um blazer ou uma calça de alfaiataria, ou como no look que montamos, com uma saia com informação de moda, de vinil. As mais ousadas podem optar pelo neon, que também está em alta nesta estação.

Plataforma

Salto com conforto? O salto anabela é perfeito para aq mulheres que não abrem mão de estar nas alturas. As plat mas estão fazendo seu retorno à moda e prometem fazer s so nesta e nas próximas temporadas. Detalhes mais artesa como ráfia ou palha estão com tudo. Aposte!

@arezzobento 46 Jornal Design


T rends

ar no verão 2019/2020.

Metalizados Os metalizados voltaram com tudo neste verão. Calçados, bolsas, roupas em couro, paetês, e tudo o mais que tiver brilho. Para aqueles dias de preguiça fashion, o calçado metalizado “salva” o look. Ele transforma uma composição monótona, como jeans e t-shirt, adicionando estilo e glamour. Eles podem ser usados com looks bem básicos, deixando o calçado como a “estrela” do look, e também podem ser usados em looks mais festivos, com peças em tecidos mais nobres e modelagens mais sofisticadas.

FRAN VALENTINI

-Fashion Stylist-

@decadecontofotografia

@elainebeleza_

@franvalentini

Naked Sandals A sandália novidade do verão 2020 é um “revival” dos anos 2000. O modelo, que deixa o pé praticamente todo à mostra, tem tiras muito finas e ponta quadrada. Pode ser encontrado em sandálias de salto alto e também em modelos como o da foto, com saltos mais baixos. Para o styling da foto amarramos as tiras do calçado em cima da calça, truque de estilo que foi visto nas passarelas internacionais e é fácil de ser copiado. Pra usar já!

a

quelas taforsucesanais, | Encontre os calçados dos looks na Arezzo | | Óculos na Vízia Óptica | | Roupas na Dani Holzbach | | Móveis na Nolan Home Design | | Modelo: Raquel Braido | | Beleza: Elaine Espaço de Beleza | | Fotos Déca DeConto| | Conceito e Styling Fran Valentini |

Fran Valentini franvalentini@gmail.com @franvalentini Fashion Stylist

Jornal Design 47


Foto Jornal Design

Formado com Master Instruttore, pela Scuola Italiana Pizzaiolli em Caorle – ITA, considerado o segundo mais jovem Maestro do mundo, o Sócio Proprietário da Pizzaria Sapore Sublime, Ronei Fernando da Silva, buscou qualificação para realização de Eventos Gourmets fora do convencional, garantindo toda a segurança e conhecimento exianuncio_24,5x8.pdf 1 24/10/2019 10:39:59 gidos para a execução desses Eventos.

siga as nossas redes sociais

M

Y

M

#marcaagente @saporesublime

Foto Arquivo Pessoal

Do clássico à diversidade de sabores. Com gostinho de Itália, a Sapore Sublime traz em sua essência uma gastronomia de alta qualidade, atendimento diferenciado, ambiente aconchegante e moderno. Uma equipe pronta para receber o público da Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves ou Garibaldi. Na charmosa Capital do Vinho, são servidos mais de 86 sabores no tradicional rodízio de pizza, contemplando salgados e doces, na Sapore Sublime Pizzaria. Cada sabor é convidativo, trazendo a sensação de estar saboreando uma tradicional pizza na Toscana. O acompanhamento conta com oito variedades de massas, saladas, polenta e batata frita. A Sapore Sublime também oferece uma vasta carta de vinhos nacionais, locais e importados, além de cerveja artesanal e tradicional. Já na cidade dos casarões históricos, Garibaldi, ainda com cheirinho de novo, é possível experimentar a Sapore Sublime Gourmet, no encantador Jardim Gastronômico, situado na rua Buarque de Macedo. Na casa gourmet, o preparo de pizzas ganha ingredientes selecionados, começando pela massa, com três tipos de farinha, seguindo padrões de origem italiana, como a fermentação e maturação mínima de 24 horas, podendo chegar a 96 horas de descanso. É uma proposta inovadora, servida na pedra, com opção de pizzas individuais e também de tamanho grande. Os espaços, tanto em Bento quanto em Garibaldi, contam com reserva normal, preços especiais para grupos, bem como vouchers para presentear amigos, família ou funcionários. No final de ano, as condições são especiais e é importante não deixar para última hora.

Que tal ter um Personal Chef produzindo pizzas em seu evento? Usar a criatividade para ser diferente e surpreender nas festas de final de ano é sempre uma boa pedida. Se a sua intenção é deixar os convidados descontraídos, criar um ambiente dinâmico e ao mesmo tempo aconchegante, a Sapore Sublime Gourmet oferece uma ideia super ousada e diferente, “Uma Pizzaria em seu Evento”. Já imaginou ter um Personal Chef na sua casa, no seu casamento, formatura ou confraternização da empresa? Proporcionar a experiência de pizza personalizada, com massa italiana e sabores gourmet sendo montada na frente dos convidados é algo inovador. Como já diz no slogan, toda a estrutura necessária para a execução é levada até o evento, sendo que os processos são realizados no local, podendo ser apreciados pelos presentes. Desde a abertura da massa, a montagem da pizza, cocção, corte e o gran finale, a entrega aos convidados. O master Instuttore Ronei Fernando da Silva, sócio proprietário da Pizzaria Sapore Sublime, responsável por levar à sua festa particular as pizzas artesanais, reitera que o que torna a experiência incrível é justamente o modelo e a aproximação que é oferecido. O cliente pode escolher as opções referentes a como a pizza será servida, no modelo rodízio ou coquetel. A questão de pro-

Sapore Sublime Garibaldi

Rua Herny Hugo Dreher, 540. Telefone 54 3451.3160/

Telefone: 54 3462.3820/

Sapore Sublime | Bento Gonçalves /saporesublime / @saporesublimepizzaria

Sapore Sublime Gourmet | Garibaldi Jardim Gastronômico, rua Buarque de Macedo. /saporesublimegourmet / @saporesublimegourmet

UBLIME

MY

Y

MY

K

+ recompensas + sabor na sua vida + cuidados com você 48 Jornal Design

porcionar o conforto e dar um toque personalizado ao evento é um dos grandes atrativos, conta o maestro. “Esse tipo de opção, de ir até o cliente levando a experiência até as pessoas que ele gosta, tem tomado uma proporção muito grande. Faço de 20 a 25 eventos por mês. Não tem limite de pizza, elas são feitas nos fornos iguais aos que cozinhamos na pizzaria. Então isso torna o evento diferente dos outros”, explica. A empresa conta com alta tecnologias e insumos importados, os quais proporcionam resultados jamais vistos na região e até no Estado. Mas você deve estar se perguntando como eles fazem isso sem conhecer a casa do cliente. Silva explica que são necessárias poucas coisas para a realização do evento: duas tomadas 220v, com energia preferencialmente trifásica; uma bancada de granito, mármore ou fórmica, uma mesa de apoio para os fornos e uma mesa para finalização das pizzas. A equipe é por conta da Sapore Sublime Gourmet. Simples né? Ao final do evento, a equipe ainda entrega o espaço higienizado. Outra novidade muito legal é que tem espaço para as crianças. No projeto existe a opção de oficina para os pequenos, onde eles poderão por a mão na massa, literalmente. Eles desenvolvem suas pizzas, utilizando a estrutura e ingredientes do evento. O Cheff Ronei e seu auxiliar ensinam a elaboração do produto, com muita diversão e descontração. Foto Luis Cortelini

C

Sabor tradicional, conceito inovador


O NATAL

A Fossil é uma marca vintage cheia de personalidade e estilo, os modelos minimalistas são os favoritos do quem se identifica com o estilo próprio da marca.

ESTÁ CHEGANDO!

Rayban meteor é o modelo perfeito para um look marcante e original, com variação de cor também no havana é um modelo que transpira o sentimento vintage.

Technos Crystal, um relógio digital, quadrado e cheio de estilo! Com três varições de banho, com certeza tem um que é perfeito para compor seu look.

Com metal e lentes geométricas, os modelos da Ana Hickmann seguem se reinventando e sendo o presente perfeito! Com um estilo moderno e ao mesmo tempo atemporal.

/viziaoptica.com.br /viziaoptica vizia_optica SAC: (54) 3452.5933

Jornal Design 49


Bar Libre: o endereço do brunch em Bento Gonçalves Fotos Culinarismo

Meu sincero elogio vai para a ideia da repetição infinita de café e leite no brunch! O menu inclui uma bela porção de iogurte com frutas frescas e granola, além de ovos beneditinos bem executados, uma versão mais americanizada de prato com bacon e ovos mexidos e tantas outras bonitezas.

Pontos altos: - A água é por conta da casa. - A música é de boa qualidade. - Tem uma seleção de jogos e um cantinho com sofá pra chamar os amigos pra uma competição bem anos 80!

Novidade boa para Bento, esse Bar Libre: um lugar sem cerimônia, mas com jeitinho todo charmoso de ser. Está mais para um bar de drinks com democrática comida de boteco, mas a versão que me fisgou foi a do brunch de sábados e domingos. O primeiro conforto que a gente rece-

be ao chegar no Libre vem das árvores frondosas de folhagens embaladas pelo vento, trazendo aquele som bonito de natureza que também se pode ter bem no meio da cidade! Depois vem aquele menu de brunch maravilhoso, com versões dos clássicos em diferentes países.

A regra do brunch é clara: tem que ter mimosa! A execução do Libre pra esse drink clássico do brunch é bem objetiva, apenas com prosecco, suco natural de laranja e uma flor mimosa pra finalizar. É possível curtir um belo brunch a dois gastando algo como 35,00 por pessoa!

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista

Arezzo Bento Gonçalves Rua Treze De Maio, 459, Centro | Tel 54 99268 7858 Estacionamento Próprio - Rua Saldanha Marinho 50 Jornal Design


Fotos Bruno Zulian Fotografia

Flores são a inspiração! Novos aromas no ar e a luz do sol que nos convida a viver! Lindos motivos para um encontro, cheio de estilo, com drinks e sabores! O espaço Ana Morello recebeu para esse dia especial amigas e clientes, com a convidada especial Ana Nervis Menon, designer de jóias, que encantou com essa coleção especial para Ana Morello

54 3701.0609 | 54 991362815 anamjoias@hotmail.com Rua José Mário Mônaco 227, 1009 Centro Profissional Serrano @anamorellojoias

Jornal Design 51


Foto Maycon Silva – Padel RG

Padel Pro recebe os melhores do Brasil na 1ª etapa APB SLAM 3500

Bruna Misturini e Giovani Dalmina da Octo Embalagens, patrocinadora máster, com os finalistas da etapa

Foto Maycon Silva – Padel RG

Foto Maycon Silva – Padel RG

André Freitas, Juliano Bergamini, Mariano Solano (árbitro oficial), Júlio Julianoti e Stefano Flores protagonizaram a grande final

e admiradores do esporte com visão privilegiada dos jogos, saboreando deliciosas pizzas e rodada dupla de chopp. No sábado, a confraternização foi com o show ao vivo da Banda “Os Cen Capa”. No domingo, o clube recebeu as semifinais com atividade dos atletas e das crianças e uma apresentação da Escola de Dança Nina Aver, que precedeu a grande final, contando com um grande público para assistir o melhor do padel brasileiro. Quem não pôde acompanhar, teve a opção do streaming ao vivo do jogos pelo canal do youtube do Padel RG. Na final, a dupla número 1 do ranking APB formada por Júlio Julianoti e Stefano Flores, venceu a dupla número 2 formada por Juliano Bergamini e André Freitas.

Foto Sapore Sublime

O Padel Pro mais uma vez foi cenário de disputas dos melhores do padel no Brasil. Desta vez, nos dias 17 a 20 de outubro o clube realizou a 1ª Etapa APB Slam 3500 que reuniu atletas do padel profissional masculino, e teve como patrocinadora máster a Octo Embalagens. No total R$ 12.000,00 foram distribuídos entre os atletas participantes pelo clube, que foi pioneiro na realização desta modalidade no país. Com isso, se espera incentivar outros clubes a oferecer o Slam 3500 e contribuir na valorização e crescimento dos atletas e consequentemente do esporte como um todo. O evento também contou com um espaço vip, o Camarote Sapore Sublime que reuniu os atletas

Atividades de recreação reuniram atletas profissionais e crianças para jogarem juntos

As pizzas gourmet do chef Ronei que deliciaram o público do camarote Sapore Sublime

Fotos Padel Pro

No sábado à tarde aconteceu o torneio ProAm cujos confrontos eram de duplas formadas por um atleta da APB ( Associação dos Padelistas Brasileiros) juntamente com um jogador amador. Giovani Dalmina e Julio Julianoti venceram Lucas Pinto e João Pedro Flores na final

Em paralelo, o clube também trouxe ao país um Curso de Árbitro de Padel com o árbitro oficial Mariano Solano da FEPACHI (Federación de Padel de Chile) que ensinou todo o regramento oficial com exemplos práticos e formou 17 novos árbitros aptos a atuar no Brasil e trazer o profissionalismo que o padel merece em suas competições.

/Florense 54 3292.7300 52 Jornal Design

/Supermercados Grepar 54 3449.2466

/Caldeira Restaurante bar 54 3701.0272

/projetarium.moveis 54 3055.3054

/NatalFitnessBG 54 3451.7173

/padelprobento | @padelpro.clube 54 3453.6669


CNA oferece atividade de imersão

Fotos Divulgação

atividades de sala de aula e usar o idioma de maneira intensiva são as atividades de imersão. Essa proposta é construída a partir de um ambiente em que todos falam inglês 24 horas por dia, como se estivessem em um país estrangeiro. Dentro dessa dinâmica, os alunos conseguem vivenciar rotinas do idioma, aprender expressões comuns, e são estimulados a fazer o máximo das suas atividades em inglês. Sem se dar conta, o aluno já está fazendo conexões linguísticas naturalmente, sem mais pensar em português, ganhando agilidade na hora de se comunicar. Existem algumas opções de imersão em inglês no mercado, mas aqui no CNA prezamos pela conexão com nossos alunos e sabemos de suas particularidades. Por isso, organizamos nossa própria atividade de imersão para 2019. Hoje em dia existem diversos métodos e instrumentos para aprender inglês, os quais se encaixam nas diferentes necessidades e nos diferentes perfis de quem estuda um segundo idioma. A relação básica de aluno e professor na sala de aula, a qual reproduz situações do dia a dia, é uma das formas mais tradicionais, mas também mais proveitosas de aprendizado. Porém somente a dinâmica de sala de aula não é suficiente para garantir um nível de fluência ótimo: como o professor sempre faz questão de falar, é preciso fazer os homeworks, escutar músicas e assistir séries em inglês, buscar novas ferramentas na internet, tudo com o intuito de aumentar o contato com a língua inglesa no dia a dia. Nesse contexto, uma experiência muito interessante que tem a proposta de complementar as

Nos dias 30 de novembro, e 01 de dezembro, nossos alunos irão passar um fim de semana incrível em São Francisco de Paula, com o intuito de construir uma experiência que seja o mais pessoal possível para os alunos CNA, e com atividades que sejam divertidas, mas que também comtemplem as necessidades de aprimoramento de cada um. Sendo assim, o grande objetivo desse evento é proporcionar a prática da Língua Inglesa em situações reais, de forma divertida e descontraída. Os alunos saem dessa experiência mais fortalecidos, deixando para trás o medo de falar e levando consigo a confiança de uma boa comunicação e a motivação para tornar o inglês parte da sua rotina. Mas mais do que isso, nossa atividade de imersão aproxima pessoas que tem em comum uma imensa vontade de saber mais e cria laços de amizade que permanecem. Venha para o CNA e conheça mais sobre essa e outras oportunidades incríveis de aprimorar seu inglês e viver experiências inesquecíveis.

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves

*CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA

A����rs��i�

IMAGEM ILUSTRATIVA

16 Anos

TODA LOJA COM DESCONTO DE 16% À VISTA E 8% A PRAZO.

SORTEIOS NAS REDES SOCIAIS TODAS AS QUINTAS DE NOVEMBRO Jornal Design 53


Foto Barbara Salvatti/Exata Comunicação

Foto Divulgação CDL-BG

Gustavo Cecon e Marcos Carbone representando a CDL-BG em encontro temático do SPC Brasil

Gicele Netto da Silveira, Renata Maynart e Bárbara Pinheiro em ação de relacionamento da Meber Metais com arquitetos, em Porto Alegre

Diego Panazzolo, Sirlesio Carboni, Prefeito Guilherme Pasin, Fabiano Gatto, Secretário de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo e Rodrigo Arcari

Foto Augusto Tomasi

O Clube Padel Pro foi agraciado com o Troféu Empreendedor 2019 Categoria Serviços, promovido pelo Sindilojas Jovem – BG

Gilberto Durante, diretor geral da 30ª ExpoBento; Elton Paulo Gialdi, presidente do CIC-BG e Rogério Capoani, diretor geral da 29ª ExpoBento Prefeito Guilherme Pasin, Secretário Municipal de Turismo Rodrigo Ferri Parisotto e o vice-prefeito Aido Bertuol no lançamento do Natal Bento

Fotos Jornal Design

Foto Arquivo Pessoal

Sociais

Silvia Spiller, Aline Lorenzini e Aline Martini na inauguração do Aline Indica

54 Jornal Design

A arquiteta Marilia Zimmermann e o diretor da Tramontina, Felipe Lazzari, em bate-papo com especificadores “Soluções para cozinhas”

Daniel Flores, Elisabete Valguga, Marilia Zimmermann, Adriana Peccin e Rob da Fré em prestigiado evento da Tramontina T Store


Foto César Silvestro

Diogo Parisotto, Maria Pastorello Parisotto, Graziela Parisotto e Célio Parisotto no lançamento do Dall’Onder Planalto

Jaqueline, Camilo e Otávio Geremia inauguram o Masumi Sushi House. A cozinha será comandada por Claudia Pelisson e José Ricardo Villar de Moura

Foto Arquivo Pessoal

Foto Amanda Vanassi

Equipe do Crimiolo Empório Gourmet em noite de lançamento da primeira franchising

Os sócios proprietários da Go Home Pizza Delivery Ronei Fernando da Silva e Vinicius Lunelli

Clara Genovesi Pompermayer em momento amor, na festa de seus 15 anos com a irmã Júlia e seus orgulhosos papais Valéria e Laércio

Equipe Maria Fulana brinda sucesso: Paula Araújo, Carla Brum e Luciane Citolin

Jornal Design 55


Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 99  

Jornal Design | Edição 99  

Advertisement