Page 1

Encontros e bem-estar

Ano X - Edição 98- Outubro/2019

Peças para compor seu ambiente e receber com charme


Editorial Outubro é o mês dos pequenos. Aqueles que alegram nossas vidas, todos os dias e cuidar da saúde deles é muita mais que importante. Abordamos nesta edição a importância dos pais estarem atentos com as vacinas das crianças. Como inovar é a palavra do momento, grandes novidades em mobília para incrementar a decoração de ambientes cheios de personalidade, inspirados nas melhores tendências mundiais do mercado, é possível encontrar na Nolan Home Collection. Confere aí no Casa o lançamento dessa linda loja.

Capa Gioconda Pozza, Luiza Pozza Gregio, Beatriz Pozza Gregio, Patrícia Nodari Gregio e Benjamin Nodari Gregio Coelho do vovô Gregio Cenário: Nolan Home Collection Looks infantis: LP Modinhas Looks: Dani.Holzbach Calçados e bolsas: Arezzo Bento Gonçalves Cabelos: Ionara Gheno e Caroline Bernardi | Friends Centro de Beleza Make: Andressa Tomkiel | Friends Centro de Beleza Fotos: Carlos Ferrari

Para alguns é um sonho, para outros é a oportunidade. Empreender não é algo fácil, mas também não é difícil, basta querer e persistir. Nessa edição abordamos cases de sucesso, inspiradores. Empreendedores que não se confortaram com o comum ou com a maneira como a sociedade rotula as carreiras profissionais e saíram da zona de conforto. As novas tendências da moda para o verão não param de chegar. Cargo pants, sunglasses, jaqueta jeans estão super em alta nesta estação, e os modelos de looks para inspiração você pode conferir todinhos na editoria de estilo.

Silvia Aibel Perusso Diretora Jornal Design


CASA A loja da Nolan Home Collection apresenta uma infinidade de possibilidades em materiais nobres e diferenciados, que harmonizam projetos modernos e contemporâneos, inspirados nas melhores tendências mundiais do mercado.

NEGÓCIOS Já pensou em se tornar um empreendedor? Confira cases de sucesso e inspiração sobre profissionais que saíram do convencional emprego e colocaram o seu próprio negócio, dando um novo sentido a suas profissões.

VIDA

ESTILO

A vacinação infantil é sinônimo de cuidado e prevenção! Desde o nascimento esse é um assunto que faz parte do cotidiano dos pais e por isso, manter a carteira de vacinação em dia é um hábito que faz bem para todas as idades.

Vem, primavera-verão! No estilo, confira as principais tendências das novas coleções. Peças como cargo pants, sunglasses, jaqueta jeans que estão no auge do momento.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


Vacinação infantil: proteção, cuidado e prevenção Perdi a carteira de vacinação e agora?

Foto Divulgação

Quando os pais perdem a carteira ou deixam de fazer alguma dose de vacina, o mais importante é levar à Unidade Básica de Saúde o mais breve possível e colocar em dia o documento, com orientação médica. Fique atento, pois com o retorno do sarampo no Brasil, está sendo feita uma dose extra da vacina em todos os bebês de seis a um ano, reitera a pediatra Simone. “Algumas vacinas podem ter efeitos colaterais como febre, mal-estar, dores no corpo ou no local da aplicação, mas todos com pouca duração”, relata.

Sarampo, rubéola, caxumba. Cuidado, elas estão de volta! A vacinação infantil protege a criança de inúmeras doenças e no primeiro ano de vida o bebê vai tomar mais doses do que ao longo de toda a sua vida. Desde o nascimento esse é um assunto que faz parte do cotidiano dos pais, mas na realidade, manter a carteira de vacinação em dia é um hábito que faz bem para todas as idades. Na verdade, quando nascemos nós ainda não estamos devidamente prontos para o mundo. A formação de alguns órgãos e dos sentidos, por exemplo, só termina algum tempo depois de nascidos. Antigamente, as mães não saiam de casa com os filhos até os três meses, como uma espécie de proteção ao recém-nascido. Hoje, essa preocupação é sanada com as vacinas. A vacinação inicia logo após o nascimento, mesmo que prematuro, na maternidade, justamente para criar imunidade no organismo da criança. Mas é claro que ver o

4 Jornal Design

bebê recebendo tantas picadinhas é de cortar o coração, contudo, isso é o mais seguro para todos. Os pais precisam se preparar para levar o filho pequeno para tomar vacina praticamente todos os meses, pois quando aplicadas nas datas certas, são mais eficientes, alerta a pediatra Simone Caldeira Silva, que traz detalhes sobre o assunto. “A proteção das primeiras doses vai realmente fazer efeito após os três meses de vida. Esse é um tempo importante para que eles não tenham muito contato com outras pessoas”, relata. Contudo, a vacina, nada mais é, do que o estímulo da defesa do corpo contra vírus e bactérias. A dose ajuda a produzir anticorpos e se torna o meio mais seguro e eficaz de prevenir doenças infectocontagiosas. Os anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra futuramente, criando uma memória imunológica. O que muitas pessoas não sabem é que manter a carteira

de vacinação em dia precisa ser uma ação desenvolvida desde a infância até a fase adulta. Portanto, a dica fundamental é receber as vacinas necessárias para que não haja riscos. Além de garantir a segurança e a saúde da criança, as vacinas ajudam a manter a erradicação de diversas doenças, como foi o caso da varíola e da poliomielite. Para saber quais são as vacinas que seu filho precisa tomar, existe um calendário básico de vacinação - é importante estar sempre de olho a essas vacinas, pois algumas podem ser atualizadas ou adicionadas ao calendário. Toda criança tem o direito de receber as vacinas em dia, que são oferecidas gratuitamente pelo governo, como a vacina Tríplice Viral, da coqueluche, poliomielite (que agora é injetável) e a do HPV, por exemplo. A meningocócica tipo B e a meningocócica ACWY, são muito importantes, porém o governo não as fornece gratuitamente.


A vacinação em todas as idades evita a disseminação de doenças consideradas raras

Calendário de Vacinação 2019 (Recomendação Da Sociedade Brasileira De Pediatria)

Mas não é só após o nascimento que as mamães precisam se preocupar com vacinas. Àquelas mulheres que estão em idade fértil e pretendem engravidar, lembrem-se, todo o cuidado é necessário. “Há de se estar atento às vacinas como da rubéola, tétano, coqueluche e gripe, porque se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas ou logo após o parto, podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. A vacinação é uma garantia de transmissão de seus anticorpos para a criança através do aleitamento materno”, alerta Simone. Adolescentes, adultos e idosos também precisam de prevenção. O ressurgimento de doenças consideradas até então extintas é uma preocupação cada vez maior no meio médico, e a vacinação contra essas doenças evita a disseminação delas. Os idosos precisam estar atentos à proteção de gripe, pneumonia e tétano. Mas os profissionais que atuam em áreas relacionadas à saúde ou pessoas que viajam muito também têm recomendações especiais para tomarem doses específicas.

Lembre-se, a vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto maior for o número de pessoas de um local protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficar doente.

Jornal Design 5


Fotos Power Produtora

Oral Unic inaugura com conceito All-in-one em Bento Gonçalves

A Oral Unic traz a Bento Gonçalves o conceito All-in-one, que possibilita aos pacientes realizar todos os exames e acompanhamentos necessários para o tratamento em um só lugar, proporcionando conforto e bem estar. Considerada padrão premium é especializada em implantes e tecnologia, além de contar com uma excelente infraestrutura.

A clínica odontológica instalada em um ambiente amplo e agradável, com estrutura climatizada, 400 metros quadrados de área construída, a Oral Unic foi projetada para que o paciente tenha um atendimento único, que além de oferecer conforto e comodidade como estacionamento aos clientes, conta com equipamentos de última geração, como raio-x

panorâmico digital e laboratório de próteses próprio que proporciona mais agilidade nas entregas. O local dispõe, ainda, de 8 consultórios e um centro cirúrgico devidamente equipado com monitor cardíaco, oxímetro e ventilação mecânica, salas confortáveis de pré e pós-operató-

rio, proporcionando mais segurança aos atendimentos. “A Oral Unic é o modelo de clínica que sempre buscamos para oferecer o melhor aos nossos pacientes no que diz respeito a qualidade de atendimento, estrutura e tecnologia avançada”, comenta a Dra. Bruna Portela Torres.

2

Collection

1

3

VOCÊ PODE SER CONTEMPLADO COM:

UNICRED

G ol d I nves t m e n t 1 G i f t Car d 2 Un icr e d Adve n t ur e 3 Des ig n e S of i s t icação 4

ACUMULE CHANCES DE COLECIONAR MOMENTOS INESQUECÍVEIS.

para colecionar esses momentos, fale com o seu gerente ou acesse unicred.com.br/ centralrs/promocao

4 *Consulte o regulamento completo em www.unicred.com.br/centralrs/promocao. Certificado de autorização SEAE nº 04.000907/2019. Promoção válida somente para cooperados Unicred. Imagens meramente ilustrativas.

BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700 - Salas 05 e 06 - Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 | www.unicredintegracao.com.br 6 Jornal Design


“A Oral Unic é o modelo de clínica que sempre buscamos para oferecer o melhor aos nossos pacientes no que diz respeito a qualidade de atendimento, estrutura e tecnologia avançada” A Franquia Premium Oral Unic Implantes em Bento Gonçalves será conduzida pelos sócios Guilherme Cidade Torres - diretor clínico e responsável técnico da unidade, ci-

rurgião dentista e implantodontista, ao lado da Dra. Bruna Portela Torres - cirurgiã dentista, ortodontista e especialista em harmonização oro facial.

Bruna Portela Torres e Guilherme Cidade Torres

Outro diferencial da clínica é a Sedação Unic, uma técnica de sedação consciente e humanizada realizada por um médico, que permite ao paciente realizar os procedimentos praticamente dormindo sem sentir qualquer dor ou desconforto. “A Oral Unic implantes conta com as mais avançadas tecnologias que a odontologia dispõe, além de especialistas extremamente qualificados, oferecendo um atendiAF - ANÚNCIO MARCA BENTO GONÇALVES mento humanizado, que trata o pa-

-

ciente de forma única e com muito respeito, transformando assim não somente o sorriso, mas a vida desses pacientes” OUTUBRO 2019 - 24,5 xafirma 16.pdf Dr. 1 Guilherme 01/10/2019 Cidade Torres.

11:54

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Jornal Design 7


(Re)pensar a infância hoje por Thais Braido De Toni | Especialista em Educação

Fotos Arquivo Pessoal

Afinal o que queremos para as nossas as crianças? Se não vivenciarem essa fase de sonhar, descobrir, se encantar e explorar o mundo agora, não terão essa chance depois e todos os sentimentos adquiridos na infância serão responsáveis por constituí-los como adultos. Cada fase da vida precisa ser passada e vivenciada de forma equilibrada, pois se isso não acontecer não seremos adultos completos. Hoje percebo o quanto as crianças pequenas estão sendo cobradas na parte cognitiva e estão esquecendo o quanto as brincadeiras e vivências nessa fase são importantes. É muita teoria e pesquisa que temos acesso, mas não podemos deixar isso nos desfocar da importância da criança ser criança, brincar, sonhar, criar, com todas as particularidades que essa idade permite tendo inocência, simplicidade e afeto para nortear suas ações.

Rua Republica, 32 | Cidade Alta | BG 54 3052.0583 | 54 99118.0927 Escola de Educação Infantil Felicità escolainfatilfelicita 8 Jornal Design

por Luiz Gustavo Dall’Agnol | Instrutor e sócio proprietário do Hridaya, Centro de Yoga Foto Divulgação

A infância é um período de descobertas sobre o mundo, de ver, ouvir, sentir, tocar, meios pelos quais os indivíduos aprendem conceitos importantes que servirão de base para seu desenvolvimento. Mas nem sempre foi assim, antigamente havia criança, mas não existia o conceito de infância, a criança era vista como um adulto em escala reduzida, sendo que era considerada diferente do adulto apenas no tamanho e na força e o importante era que crescesse para enfrentar a vida adulta. Não havia distinção entre crianças e adultos, usavam os mesmos tipos de trajes e de linguagem, frequentavam os mesmos espaços e não eram “poupadas” de nada, isso porque não existia reconhecimento dos pequenos. Essa visão que se tinha da criança passa a se modificar social e intelectualmente após a Idade Moderna e de um ser sem importância, a criança passa a ser um indivíduo de grande relevância na sociedade, tendo diretos e precisando suprir suas necessidades físicas, cognitivas, psicológicas e emocionais. Essas mudanças fizeram com que a Educação Infantil fosse reformulada e pensada em diversos momentos em função de novas visões sobre a criança. Analisando a realidade atual, me questiono diversas vezes, se não estamos regredindo, pois as crianças se tornaram tão importantes na família que estão ocupando o lugar dos “pais”, o que as torna novamente mini adultos como antigamente. Se elas estão comandando a casa, a rotina, as pessoas que deveriam estar lhe direcionando e se vestindo como os adultos, elas não estão cumprindo seu papel de criança. Que infância terão, tendo a função que seria dos adultos? Os pais e a sociedade estão tão preocupados com a educação cognitiva, ou seja, com a inteligência dos seus filhos, que estão deixando de se preocupar com as necessidades básicas da infância como: afeto, atenção, brincadeiras, passeios e higiene. Os pais colocam em aulas especializadas pensando em prepará-los para o futuro e eles não estão conseguindo viver nem seu presente, a infância.

Sua atenção importa

É provável que algum dia você já tenha tido água na boca ao imaginar a cena de uma pizza diante de você; mas talvez você ainda não tenha parado para notar como nosso corpo pode reagir não apenas ao que percebemos por meio dos sentidos, mas também ao que trazemos à mente através da imaginação ou da memória. Todo o dia nosso corpo está sob influência constante de diversos fatores, incluindo nosso próprio pensamento. No exemplo acima, a salivação é apenas a resposta mais perceptível de uma série de outros ajustes que o seu corpo faz ao se preparar para receber alimentos... e tudo isso para algo que pode ter sido apenas um alarme falso, afinal, talvez não exista nenhuma pizza por perto. Talvez seja só você que imaginou o cheirinho dela. É claro que não será qualquer pensamento que irá afetar a atividade do corpo; para isso o pensamento precisa estar carregado de significações pessoais, emoções, memórias afetivas, e precisa ser recorrente. E adivinhe o que? Muitas vezes, este é justamente o caso dos pensamentos que envolvem estresse, medo e preocupação que surgem não só quando você está em seu expediente de trabalho, mas quando você finalmente conseguiu parar para descansar. E aí, quem consegue descansar assim? Por isso práticas como a meditação podem parecer tão desafiadoras e difíceis. No início sua atenção parece estar conectada à tudo: ao “amanhã”, ao “ontem”, ao “depois”; e muito pouco no que está aqui e agora. Treinar sua mente para se conectar com o presente é um dos pilares da

técnica de meditação chamada Mindfulness que tanto se popularizou no ocidente. Pode não ser fácil, mas é simples. Está indo dormir? Pois bem, antes de fechar os olhos, perceba bem onde você está. Você está em seu quarto, um dos melhores lugares do mundo, e aí você encontra silêncio e aconchego. É o momento do dia onde não adianta antecipar ou planejar nada, você sabe que você pensa melhor quando está descansado. Inicialmente pode ser muito difícil se desconectar dos pensamentos, mesmo assim, lembre-se que isso é uma questão de prática e treino; não só no momento de ir dormir, mas também ao longo do dia. Está sentado para almoçar? Almoce. Conecte sua atenção com os sabores, as texturas, os aromas do seu alimento. Esteja presente com sua refeição. E se você perceber que de novo você se perdeu em pensamentos, está tudo certo, apenas traga sua atenção de volta mais uma vez. Você está treinando sua mente, lembra? Experimente conectar sua atenção com o que está acontecendo aqui e agora. É no momento presente onde podemos encontrar a oportunidade do descanso, e mesmo da felicidade. Guiar a sua atenção deste modo é uma forma prática para facilitar a compensação do estresse cotidiano em qualquer momento do dia, mesmo se você estiver no trânsito aguardando o sinal abrir. Quando você abre um pequeno espaço no meio de tantos pensamentos sobre o ontem e o amanhã, além de descansar, você cria a oportunidade de perceber algo mágico: que você está respirando, e está vivo aqui e agora.

contato@hridaya.com.br ou 54 99710.1016


Você nasceu cetogênico!

Foto Divulgação

Sabia que você nasceu cetogênico? Vamos entender melhor?

O Bebê é um ser cetogênico por natureza, SIMMMM! Ele fica praticamente nos últimos três meses da gestação acumulando gordura para usar nos primeiros três dias de nascido. Ele metaboliza gordura para produzir energia, por esta razão emagrece nos primeiros dias. O colostro é o primeiro alimento dele e é pouquinho mesmo, se juntarmos a quantidade de colostro acumulado durante um dia teremos cerca de 20 ml do mesmo e é o suficiente.

O medo de hipoglicemia ou do choro do bebê, não justifica a introdução de fórmulas que não sejam o alimento primordial do bebê que deve ser, obrigatoriamente e em primeiro caso, sempre o LEITE MATERNO.

Durante os três primeiros dias o bebê irá chorar, e esse choro não é por estar com fome, ele está bem alimentado em CETOSE, na verdade ele chora por um mecanismo fisiológico ancestral de sobrevivência para que a mãe o coloque no peito e estimule a mama na produção de leite. É por esta razão que o bebê deve ficar praticamente colado junto da sua mãe nos primeiros dias. É importante entender também que não precisamos forçar o bebê a mamar, às vezes ele quer só dormir e gastar seus depósitos de gordura. Não precisamos ter um medo absurdo de que o bebê tenha hipoglicemia, pois a natureza fez o bebê para suportar estar sem carboidrato nesses primeiros dias. E mesmo alimentado com leite materno abundante, ainda assim é preciso considerar que esse leite possui cerca de 60% de GORDURA.

Entender que o colostro é mínimo, quase nada mesmo, e isso é normal, porém vital nos primeiros dias para a saúde presente e futura do bebê. A fisiologia natural ainda dá conta de segurar as necessidades energéticas do bebê nesses primeiros dias de colostro.

Nós acabamos alterando toda a fisiologia da produção de energia a partir da cetose para a produção de energia a partir do açúcar (lactose) quando ministramos/damos, no primeiro dia de vida e de uma só vez, uma “copada” ou uma mamadeira de 30 ml de leite artificial (fórmulas de leite comerciais amplamente difundidas como NAN, por exemplo, entre outras). Além disso, esta iniciativa (de dar outro tipo de leite, que não o materno) causa outros transtornos na regulação da microbiota do bebê, distúrbios autoimunes, alteração do equilíbrio da fome e da sensação da saciedade (que é maior na cetose, enquanto que na presença de açúcar/carboidrato passa a ser menor, ou seja, o bebê sentirá fome com uma frequência maior em intervalos de poucas horas, enquanto que na presença do leite materno, rico em gordura, a sensação de saciedade é mais prolongada e com frequência menor). Mas o que me preocupa é que os hábitos alimentares da população atual mudaram muito em relação aos nossos antepassados. Muitos alimentos ricos em açúcares (carboidratos simples e refinados, além do próprio açúcar em si). Isso altera o metabolismo materno, e por isso o aumento de casos de hipoglicemia em bebês é algo real e é mesmo preocupante. Por esta razão, tentar evitar isso com as fórmulas artificiais cada vez mais precocemente, alterando ainda mais o metabolismo do bebê, condicionando-o desde cedo a utilizar glicose e produzir muita insulina, sendo que posteriormente, em casa, assim que começar a experimentar novas possibilidades de alimentos, suas famílias irão começar a dar-lhe os alimentos altamente nocivos e viciantes à base de açúcar e massas brancas como bolachas/biscoitos, pães, bolos, sorvetes, etc.

A abordagem tem que ser de conscientização mesmo, desde o início da gravidez, para evitar toda essa cascata de eventos “catastróficos” que está causando desequilíbrios graves na saúde de nossos bebês. Isso fragiliza seu sistema imunológico e sua fisiologia, permitindo que nossas crianças desenvolvam doenças graves, sendo que muitas até perecem, já na infância. Faça uma ligação de todas as informações acima e conecte com a sua vida adulta, fácil de entender né? Consegue perceber que nossos hábitos estão fortemente ligados com os estímulos alimentares recebidos na infância? Consegue perceber que nossos hábitos estão fortemente ligados com os estímulos alimentares recebidos na infância? Entende porque seu corpo na vida adulta está apresentando falhas como diabetes tipo II e esteatose hepática não alcoólica, obesidade, dependência por carboidratos entre outras doenças? Entende como desde bebê você precisa levar uma dieta baseada em proteína e gorduras saudáveis? Pense!

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br Nutricionista

95anos cuidando

da sua Saúde

Devemos exaltar o investimento da instituição no Instituto de Pesquisa em Saúde. Com vários trabalhos a nível internacional, alguns citados em grandes revistas médicas entre as cinco melhores do mundo, incluindo trabalhos realizados dentro da própria instituição, cada vez mais estamos atraindo grandes centros de pesquisa e englobando investimentos nesta área. Este é um fator importante que vai ser um diferencial nos próximos anos do Tacchini. A gente só tem a parabenizar a todos os que nos antecederam, médicos, funcionários, corpo clínico, superintendência, conselho e a comunidade como um todo, que manteve essa estrutura operante e sempre diferenciada. Dr. Ricardo de Gasperi, Diretor do Corpo Clínico

Jornal Design 9


Organização de Quartinho Baby Quando nasce um bebê nasce uma nova família e com ele um novo mundo de novidades e afazeres, modificando toda dinâmica e rotina da casa. A organização do quartinho do bebê entra nesta linda história para facilitar a vida de todos, se tornando indispensável. Nada de perder tempo procurando body, fraldas ou toalha de boca, o lema é otimizar tempo e espaço, levando praticidade e bem estar ao dia a dia da família. Sendo assim, é necessário deixar o quartinho mais funcional possível. Logo, algumas dicas são muito importantes.

Peças como tolhas de boca ficam melhor acomodadas em colmeias plásticas. Produtos de Higiene, bicos e outros acessórios podem ser guardados em cestos ou divisores de gavetas. Ambos os itens podem ser colocados também dentro de colmeias do próprio móvel.

Nas gavetas da cômoda, reúna todas as roupinhas: bodies, blusinhas, calças, entre outras peças, categorize e distribua por fileiras. Depois disso, identifique cada uma das fileiras com etiqueta, assim as roupas não irão se misturar e todos devolverão ir para o mesmo lugar, tornando o móvel mais funcional.

Na parte superior do armário, podem ser utilizadas caixas plásticas para guardar roupas de tamanhos maiores que o bebê vai demorar para usar. É interessante, neste caso, separar por tamanho e idade e depois etiquetar para facilitar a identificação. Aqui também fica bem o estoque de fraldas de tamanhos maiores. Nos nichos e prateleiras jogos de lençóis, cobertores, cueiros, toalhas de banho ficam bem acomodados em suas dobras padronizadas, podendo também ser guardados em gavetas ou cestos.

Para decidir o que colocar no cabideiro basta analisar se a peça amassa ou não e se tem muito volume, não ficando bem armazenadas em gavetas, como: vestidos, casacos, camisas, blusinhas de tecidos que amassam e alguns bodies. Lembrando que peças de lã, linha e malha devem ser dobradas, pois esticam e marcam no ombro. Para identificar o tamanho das roupas, o legal é utilizar separadores de cabides com etiquetas. Os sapatinhos podem ser armazenados logo abaixo dos cabides, pois as roupas de criança são pequenas, sobrando espaço abaixo do cabideiro. Também em sapateiras, prateleiras ou até mesmo em gavetas.

10 Jornal Design

Fotos Arquivo Pessoal

Havendo espaço, procure deixar, no trocador ou próximo dele, itens de higiene mais utilizados como fraldas, pomada, lenço umedecido, algodão, entre outros. Na cômoda devemos colocar tudo que usamos com mais frequência: produtos de higiene, fraldas, toalhas de boca e roupinhas de recém-nascido.

Lembre-se, esse momento deve ser curtido com muita intensidade e amor, e nada de estresse em função de desordem na casa. Um quartinho de bebê organizado é sinônimo de tranquilidade e harmonia para toda família.


Foto Divulgação

Cadeira inovadora para o tratamento de incontinência urinária chega a Bento Gonçalves

Btl Emsella, Tecnologia Hifem

@offwhite_wde

Um espirro intenso, um esforço para carregar algo pesado ou uma longa fila de espera até o banheiro. Essas são algumas das situações que podem levar a um escape do xixi e indicar um quadro de incontinência urinária. O tema constrange muitas mulheres, mas poucas sabem que 60% delas compartilham do mesmo problema. Para cuidar desta questão, um dos mais modernos tratamentos acaba de chegar ao Brasil: uma cadeira tecnológica que gera estímulos na região íntima, reeducando a musculatura pélvica. Batizado de Emsella, o equipamento é um dos avanços nos tratamentos de incontinência urinária feminina e masculina, explica a ginecologista e mastologista Dra Luciana Miele, da clínica Kóre. “O tratamento trabalha a funcionalidade do assoalho pélvico, conferindo saúde e bem-estar ao paciente, com tratamentos que recuperam a firmeza da musculatura da região. É justamente essa a função do Emsella”, explica. O equipamento conta com a tecnologia HIFEM (High-IntensityFocu-

sedEletromagnetic), que cria um forte campo magnético, promovendo a contração das fibras musculares do assoalho pélvico. “O tratamento consiste em sessões que o paciente fica sentado, de roupa, posicionando bem a região íntima no assento, durante 28 minutos”, explica a Dra. Luciana. O tratamento é individualizado, sendo que, após uma avaliação, é indicado um protocolo que varia entre seis e oito sessões, realizadas duas vezes por semana. A manutenção depende da necessidade de cada caso, assim como o acompanhamento com uma fisioterapeuta pélvica. Segundo a médica, a cadeira promove a educação neuromuscular do assoalho pélvico. “A forma como conhecemos essa reeducação muscular é com as sessões de fisioterapia. Elas são essenciais no tratamento da incontinência urinária. O grande diferencial da cadeira é que, enquanto em uma sessão de fisioterapia é possível trabalhar 100 exercícios, a Emsella trabalha 11 mil”, detalha. Se no dia a dia o tema é tabu, até

mesmo em consultório, as pacientes têm dificuldade em relatar a incontinência urinária ou desconhecem que sofrem com ela. “Cabe a nós, médicos, sabermos abordar o tema com a paciente, mostrando que tem tratamento. Estudos revelam que 95% das pacientes tratadas com a Emsella relatam melhora significativa na qualidade de vida”, afirma Dra Luciana. Segundo a ginecologista, a vida como um todo da paciente é favorecida, pois o tratamento para incontinência contribui também para a melhora da vida sexual. “A Emsella não trata somente a questão da incontinência. Há também uma melhora significativa na parte da função sexual, pois a musculatura do períneo é fortemente trabalhada”, explica. O tratamento com o EMSELLA é indolor, não-invasivo e sem necessidade de cuidados depois das sessões. O paciente pode ir para o trabalho e manter sua vida social e sexual normalmente. BENEFÍCIOS Melhora a qualidade de vida Tratamento extremamente confortável É tão fácil quanto sentar em uma cadeira Equivale a fazer 11.200 exercícios de kegel Indicado para incontinência urinária de esforço Melhora o tônus e a lubrificação íntima da mulher Dra. Luciana Miele Ginecologia Avançada | Mastologia

Liberte-se DIGA NÃO À INCONTINÊNCIA URINÁRIA

ENTRE EM CONTATO E INICIE O SEU PROGRAMA DE TRATAMENTO

54 99946 1288 | Millennium Office | Senador Salgado Filho, 203/301 | São Bento . Bento Gonçalves Jornal Design 11


Seleção de móveis com design, elegância e bom gosto

A Nolan Collection foi criada para desenvolver produtos com personalidade, que podem ser utilizados em ambientes modernos e contemporâneos. Sempre observando tendências, buscando materiais nobres e diferenciados, atenta ao fino acabamento artesanal e apuro técnico dos processos de fabricação.

Uma ótima forma para modernizar o ambiente é garantir uma mobília que traduz personalidade, afinal, são os detalhes que fazem a diferença. Novidades para incrementar a decoração, esboçadas em linhas que harmonizam projetos modernos e contemporâneos, inspirados nas melhores tendências mundiais do mercado, podem ser encontradas na Nolan Home Collection.

12 Jornal Design


Nolan é um nome inglês masculino, que se originou a partir do gaélico Ó Nualláin, e seu significado é o, “famoso e nobre”

Fotos Zoldan Imagens / Phabrica Design

Leila Pompermayer assinou o evento de inauguração da loja Nolan Home Collection, que contou com profissionais de arquitetura e design da região.

A loja apresenta uma infinidade de possibilidades em materiais nobres e diferenciados. Estofados, poltronas, cadeiras, mesas de jantar, e também complementos como banquetas, pufes, balanços, aparadores, revisteiros e mesinhas de apoio, entre outros, tudo pensado exatamente em como oferecer as melhores e mais vastas soluções para melhorar o seu ambiente! Aberto ao público de segunda a sexta das 9h às 12h, e das 13h30min às 18h e aos sábados das 9h às 12h. Agradecimento especial a arquiteta Patrícia Pasini, a Vulcano Chapas e a EcoSimple.

Rua José Manfredini, 100 | Bairro Industrial | Bento Gonçalves 54 2521.8816 | 99182.4878 | @nolanhomecollection | Nolan Collection Jornal Design 13


Renove a decoração da sua casa com adornos e complementos Uma ótima forma para renovar a casa é investir em adornos e complementos, como por exemplo: tapetes, almofadas, mantas e vasos diferenciados. Para dar aquele up na decoração da casa ou do escritório, e o melhor, sem gastar muito, a dica é garimpar peças que complementem a decoração atual e combinem com a mobília já disposta no ambiente.

Fotos Divulgação

Mantas e colchas Responsáveis por deixar o ambiente mais sofisticado, a escolha de um tecido mais leve, como algodão, para o verão e um mais pesado, como a lã para o inverno, trazem não só harmonia para o ambiente, mas também funcionalidade.

Almofadas Um dos melhores complementos para quem quer mudar a decoração de casa por um ótimo custo-benefício são as almofadas. Na hora de escolher o modelo ideal para a sala ou a área íntima, leve em consideração características como tamanho, textura e cor.

14 Jornal Design

Iluminação Uma iluminação pontual, além de ajudar nas atividades noturnas, também é responsável pela sensação de aconchego e conforto visual de uma decoração. Portanto, pense em uma luminária de pé (chão) para a sua sala ou quarto se quiser algo mais elaborado para a sua casa.

Tapetes O tapete é ótimo para quem possui um décor básico, mas não abra mão da ousadia. Estampas geométricas garantem um ar moderno para a sala, além de efeito 3D. Estampas em alto relevo também trazem mais informação sensorial. Uma cor vibrante para mudar o décor da sua casa com muito estilo e sofisticação.

Objetos decorativos Os adornos são os detalhes que fazem a diferença no ambiente e certamente conferem estilo aos espaços, retratando com clareza, a personalidade dos moradores. Vasos cerâmicos, pratos, esculturas, peças artesanais, entre outros, não só devem combinar com o ambiente, mas também com você.

Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br Designer


Complementos conferem personalidade aos ambientes Os complementos de móveis podem ser os responsáveis a conferir personalidade aos ambientes. Assim, o ambiente pode ser neutro na marcenaria e ganhar ousadia a partir de alguns detalhes como em tecidos estampados, adornos coloridos e complementos mais arrojados, que podem com o tempo serem trocados. É preciso, no entanto, ter cuidado com a composição de diversos elementos:

Cores O ideal é que pequenos adornos possam trazer vida com cores alegres que podem ser intensas ou em tons pastéis. Se o ambiente já possui muita cor opte por adornos em metal cromado, cobre (que é tendência) ou até os dourados foscos;

Obras de arte e quadros A moldura precisa combinar com a gravura a ser emoldurada e não necessariamente combinando com o ambiente. Lembrando que todos os móveis podem ser remodelados, mas a obra de arte permanece. Também fica muito interessante misturar molduras. Lembrando que é mais fácil compor paredes com quadros de número ímpar. Sua parede de quadros pode ser divertida e descontraída e não precisa estar ortogonalmente disposta.

Foto Arquivo Pessoal

Flores São poucas as espécies de folhagens naturais que se adaptam aos ambientes internos e é interessante que fiquem próximas as janelas com incidência solar (folhagens indicadas para dentro de casa - Pau d’água, rafis e alguns fícus). No entanto, a correria dos tempos atuais exige que alguns de nossos arranjos florais sejam artificiais – destaque para as flores de silicone que se assemelham muito às naturais.

Estilos Não misture vários estilos de objetos, a composição de estilos diferentes é uma arte e é necessário o acompanhamento de um profissional da área de arquitetura ou design para auxiliar na mistura de elementos;

Algumas pessoas tem dúvidas na hora de escolher os melhores adornos, por isso contratam um profissional para orientação. Algumas lojas aqui da cidade possibilitam o empréstimo consignado para experimentar os objetos no ambiente a ser decorado, o que é de fato muito interessante para a composição.

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

Jornal Design 15


Orno Ano 1 – Namastê A ORNO surgiu com um propósito: ser intimista, ter sua própria essência, fluir simplicidade e não ser apenas um negócio, mas sim um estilo de vida.

Fotos Ezequiele Panizzi

Com uma curadoria cuidadosa e cheia de amor pelo que faz, a ORNO garimpa peças com significado, que possuam seu DNA e que verdadeiramente façam sentido para a marca. Fascinada pela mistura de diferentes estilos, materiais, texturas e cores, resulta em espaços memoráveis, com identidade, cheios de personalidade.

Somos apaixonados por peças autorais, por produtos artesanais, peças com muitas histórias para contar... Procuramos valorizar produtos e mão de obra nacional. Ainda não conseguimos nos suprir única e exclusivamente do mercado interno, mas entendemos que esse é um trabalho gradual. Estamos caminhando confiantes para essa direção e temos muito orgulho disso. Desde que abrimos nossas portas, consolidamos muitas parcerias que nos enchem de felicidade. Procuramos estar sempre de olhos abertos em todas as direções, pois nosso objetivo é, além de trazer tendências, criar singularidades.

Para quem ainda não nos conhece, trabalhamos com uma linha completa de mobília solta, com parceiros escolhidos que se complementam brilhantemente, atendendo nossas exigências quanto ao design, qualidade, prazos e posicionamento como marca, o que, para a ORNO é fundamental.


Agora, falando em decoração, seguimos uma linha bem linear, com peças estrategicamente recheadas de nuances e que, mesmo assim, conseguem conversar perfeitamente entre si. Volumes variados, com diferentes funções que se harmonizam em toda e qualquer composição. Também oferecemos muitas peças lindas e diferenciadas para presentes especiais.

Todo esse zelo é para que possamos oferecer aos nossos clientes muito mais do que mobília e decoração: queremos entregar respeito, confiança e, principalmente, experiências. Neste mês de outubro comemoramos nosso primeiro ano de loja, um período de muito aprendizado, que nos trouxe muitas parcerias que nos enchem de orgulho. Consolidamos uma equipe que se dedica e que vem se superando a cada dia, encarando cada novo desafio como uma oportunidade de crescimento e superação. Um ano em que rendemos nosso reconhecimento a todos os que, conosco, estão fazendo a ORNO dar certo.

Acreditamos e somos movidos pelo colaborativo; somos coletivos - essa é nossa filosofia. E, por isso, no mês em que sopramos nossa primeira velinha, nos curvamos a todos que acreditaram em nosso sonho, que nos estenderam as mãos, que confiaram em nossa marca. A vocês, nossa gratidão!


Apartamentos pequenos:

#DEMArevestindoseuprojeto

criatividade, multifuncionalidade e iluminação natural

por Patrícia Cassol Pereira Arquiteta e Urbanista

Os micro-apartamentos são uma realidade dos novos empreendimentos, e não mais apenas uma tendência. Mas se engana quem pensa que pelo tamanho, não é possível deixá-los confortáveis. Esse modelo de moradia veio para suprir as necessidades de quem mora sozinho ou possui uma rotina agitada. Integrar faz parte do conceito desse projeto de 23m², em que foi possível aliar o aspecto visual a amplitude e funcionalidade, atendendo as necessidades do cliente por completo. Dividir as áreas de lofts, kitnets e JK`s em três setores, serviço, social e íntimo, costuma ser uma diretriz que organiza de forma inteligente o apartamento.

Neste projeto se destaca a elaboração de um mobiliário com permeabilidade visual, que possibilita a passagem de iluminação natural e ventilação por todos os setores. Os materiais usados são da Dema Revestimentos e Acabamentos. De forma simples e nada óbvia, é possível tratar pequenos ambientes de maneira aconchegante, vinculando a marcenaria com a funcionalidade em um espaço cheio de estilo e personalidade.

Fotos Bruna Comin

Prático e versátil, o imóvel deve expressar seu estilo e personalidade.

Para setorizar os ambientes nesse caso, a demarcação através do piso foi fundamental, criando uma transição entre o espaço de serviço e o de lazer. O formato hexagonal escolhido para o piso se dissolve junto ao padrão madeirado.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511 18 Jornal Design

Dema Revestimentos @demarevestimentos


#DEMArevestindoseuprojeto Porcelanato traz requinte por Valquíria Sfredo e personalidade a consultórios odontológicos Arquiteta e Urbanista Apesar de ter um formato triangular, o porcelanato possibilita formas diferentes, criando modelos alternativos. Na tonalidade cinza e branco, aplicados na diagonal, propôs um resultado de ambiente leve, claro e com muita modernidade. O elemento vazado, cobogó cerâmico e polido na horizontal e na parte superior da parede divisória das salas de atendimento, também foi uma opção. Neste caso, em dois objetivos, permitir a luminosidade e encantamento, quebrando a monotonia da parede interna.

Fotos André Cavalheiro

A decoração é parte da identidade do consultório ou da clínica odontológica. É, também, uma forma de sensibilizar o paciente, através das cores, formas e arquitetura. O projeto para essa clínica foi elaborado com características especiais, que causassem um impacto visual, principalmente na recepção, solicitados pela dentista. O porcelanato é bastante usado como elemento de decoração, neste caso, colocamos no piso e na parede de formatos diferentes, porém integrando o ambiente. Na parede a opção foi pela linha Connect da Portinari, da Dema Revestimentos e Acabamentos. São peças no formato triangular, com texturas diversas e paleta de cores na tonalidade branco, cinza e azul.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511

Jornal Design 19


Magê: soluções corporativas e residenciais Contando com uma equipe especializada no campo de projetos, a Magê vem atendendo a necessidade de nossos clientes, na linha corporativa, residencial e hospitalar, oferecendo a confiabilidade em um atendimento personalizado, prático e eficaz, que proporciona rapidez nos serviços. Foto Christiano Cardoso

O diretor da Imobiliária Raffele, Sr. Richard, relata que trabalhar com a Magê é a melhor experiência pelo excelente atendimento desde o início ao fim das negociações. O trabalho na linha da marcenaria e materiais aplicados são de ótima qualidade, além da criatividade apresentada nos projetos da área comercial.

Atendendo em todo o Brasil, a marca hoje, possui vários representantes que auxiliam na escolha do melhor produto, tendo a equipe sempre treinada e especializada no setor corporativo, residencial e hospitalar. Fotos Emerson Ribeiro

Local: PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do RS)

Através de negociações diferenciadas, conseguimos fechar inúmeros projetos com entrega garantida em pequeno espaço de tempo. Produtos destinados às áreas comerciais, tais como restaurantes, hotéis, shopping centers, espaços colaborativos e educacionais, conseguimos direcionar o cliente aos produtos mais adequados à sua necessidade. Produtos com design diferenciado, versáteis, arrojados e um valor justo de mercado. O projeto de uma casa organizada começa bem antes da obra, ainda na elaboração das plantas arquitetônicas. Nelas, pequenos detalhes devem ser levados em consideração, pois no final farão uma grande diferença , trazendo economia e conforto à sua residência. A Magê, em parceria com arquitetos de muita competência e anos de mercado, tem desenvolvido também, projetos na área residencial.

Local : Clinica Médica Gudde

Projetos realizados em perspectivas 3D, faz com que o cliente sinta-se no real ambiente e possa, dessa forma, entender melhor seu projeto antes da execução. Realizado o projeto, o cliente tem o acompanhamento até a finalização de montagem, feita por funcionários da empresa, com mão de obra especializada. Além disso, a Magê possui parcerias na linha de Decoração de Interiores para deixar seu espaço totalmente completo.

“Os projetos realizados em parceria com a Magê, sempre tiveram um resultado de excelência em todos os sentidos. Devido ao empenho da equipe da marcenaria, a atenção aos detalhes do projeto e no comprometimento com os prazos, cada ambiente reflete a boa conexão entre a empresa e o arquiteto”.

Mônica Ferrari, arquiteta que já realizou vários projetos com a empresa Foto Andre Cavalheiro

A Farmácia Aromas e Poções disponibiliza de todo um espaço em marcenaria e metalurgia realizado pela Magê, como também a Clínica Médica Gudde, ambos realizados pela arquiteta Mônica Ferrari. Apresentando também a linha da Tempo Novo, tendo disponíveis estofados, poltronas e camas hospitalares.

Participando da última feira em São Paulo, Hospitalar 2018, a Magê expos a Poltrona Multifuncional, destinada ao melhor conforto de pacientes e acompanhantes. A mesma já presente no Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, na AACD de São Paulo e inúmeros hospitais e clínicas que estão optando por mais conforto e design no seu espaço.

Apostando cada vez mais na inovação para novos produtos com design e qualidade premium, entregamos a solução completa, confiável e que atenda ao briefing que o cliente apresentar. A marca se faz presente na Loja Artelana, participando do Espaço Colaborativo, para melhor receber arquitetos e clientes, em um ambiente aconchegante, contando com inúmeros produtos de parceiros da loja. Estamos lhe aguardando na Rua Guilherme Fasolo, 901, Bairro Maria Goretti, com um showroom amplo, repleto de novidades a cada dia.

www.magemoveis.com.br projetosmage@terra.com.br | 54 3451.2940 20 Jornal Design


CASACOR, palco do design brasileiro Fotos whydekay

em destaque no décor. Gratamente, agora é a vez do design brasileiro, do produto feito à mão, do exclusivo, do afeto. Essa bossa e poesia plural que só nós temos e espalhamos em forma de produtos com design, funcionalidade e acessibilidade. Na foto uma das nossas experiências que está acontecendo na Casacor ES. Um ambiente projetado em 100m2 estilo cowornking que tem vista para o mar, e preserva uma árvore nativa do jardim do Clube Ítalo Brasileiro de Vitória, que descreve a narrativa do título do espaço: Estúdio da Árvore Placas do Brasil. Para a ambientação do Estúdio da Árvore o arquiteto Capixaba Max É tempo de CasaCor. A maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, que acontece em inúmeras capitais espalhadas pelo Brasil afora. Sempre admirável e surpreendente a experiência de vivenciar os ambientes idealizados por profissionais altamente qualificados. Incrível é acompanhar a valorização do design autoral brasileiro, que assim como nós, entregamos produtos assinados para este “novo” mercado. Digo, “novo”, porque até então produtos estrangeiros eram aplicados

Mello selecionou algumas de nossas peças assinadas para compor seu projeto. Nossas banquetas na área gourmet. No estar, mesas laterais abraçando os cantos do sofá e pufes com franjas que dão personalidade ao centro do espaço. Também, nossas luminárias e terrários decoram a mesa, que surpreendentemente nas pontas foram substituídas tracionais cadeiras pelos nossos balanços. Estas peças traduzem a temática da brasilidade contemporânea aplicada ao ambiente. Icônicos, em couro natural, trançados à mão, que criam uma atmosfera lúdica, interativa e inspiradora com os visitantes da Casacor.

Marta Manente marta@martamanente.com.br Designer

1º Condomínio Fechado do Vale dos Vinhedos RS 444 | 900 | Vale dos Vinhedos | BG

Aqueles que amamos merecem o melhor todos os dias! Viver em um condomínio fechado é repousar tranquilo e acordar em paz, é oferecer à sua família uma vida de sossego ao ar livre! Conheça o condomínio, ligue 54 98117 1818 Jornal Design 21


Dicas para montar quartos de bebês e crianças por Josy Nascimento e Mariana Fonyat | Arquitetas Íntegra Studio de Arquitetura O mês das crianças pode ser uma boa oportunidade para investir na decoração do quarto dos pequenos! Para montar um quarto de bebê, alguns itens são muito importantes. Entre eles estão: O guarda-roupa pode ser um móvel feito para ficar.

A sugestão é que a decoração de quartos de bebês seja mais discreta, sem uso de cores e estampas muito fortes. Isso ocorre para que o excesso de estímulo não interfira na qualidade do sono do bebê. Projetos: Íntegra Studio de Arquitetura

Uma boa cômoda em altura adequada para usar o trocador de fraldas. Este móvel pode acomodar gavetas para armazenamento de roupinhas e produtos de higiene como fraldas e lencinhos. Mas atenção, a partir do momento que o bebê começa a caminhar é importante que o móvel fique fixo na parede, evitando acidentes.

contato@integrastudio.com |

22 Jornal Design

Berço dinâmico. Ao adquirir esse móvel, lembre-se que nessa fase os bebês crescem rápido e quando você menos espera eles já estão pulando para fora do berço. Nesta hora é bom que o móvel se transforme em mini-cama dando autonomia para o bebê em evolução motora. Existem os berços que se acoplam a uma cama de solteiro e no momento de crescimento a criança passa direto para o colchão maior.

@integrastudioarq

Fotos Marcelo Donadussi

A cadeira de amamentação é um item fundamental para o conforto dos pais e serve não só para amamentação, mas também para noites de vigília, quando o bebê está doente, por exemplo. Em quartos infantis, quando a criança já está com rotina de sono estabelecida e a mobilidade também está bem evoluída, as necessidades mudam. Um ambiente que estimule a curiosidade e a criatividade é desejável para o desenvolvimento adequado nesta fase de grandes descobertas. Planeje estantes e móveis que acomodem brinquedos ao alcance da criança, para que ela tenha autonomia em suas atividades de entretenimento. Uma escrivaninha é muito útil desde a idade pré-escolar. Usar sistemas que permitam a alteração de altura, como cremalheiras, podem colaborar para uso a longo prazo. Cores, estampas e brinquedos são bem-vindos. Além de divertirem as crianças, decoram os quartos!


Versado é premiada na Equipotel com Selo Hospitalidade Além de se destacar como uma marca de referência em produtos, design avançado e serviços qualificados, a Versado foi contemplada com o Selo Hospitalidade, uma premiação que reconhece os principais lançamentos que são destaque no ramo moveleiro em termos de inovações tecnológicas, design, sustentabilidade e/ou funcionalidade.

Aparador Diamante

Criado mudo Smart Fotos Andre Pera

A Versado cria soluções para o seu negócio com ambientes inesquecíveis. É composta por uma equipe com arquitetos, designers e instalações que visam equilibrar conforto e sofisticação em projetos corporativos. O seu cotidiano pode ter a cara e originalidade de um lar, desde que contenham a essência de seus ocupantes. No portfólio, integram diversos produtos e marcas em marcenaria fixa, espelhos e painéis decorativos, mobiliário solto para áreas comuns e quartos, além de revestimentos especiais como ripados em madeira, estruturas metálicas, bem como slimstone, uma pedra de espessura fina, sendo 70% mais leve que uma convencional, oportunizando um leque de aplicações, como parede, piso, teto ou mobiliário, permitindo também colocar iluminação. Desde 2005 é processadora do Corian® Dupont, uma solução de substituição de granitos e mármores com mais resistência, durabilidade e de fácil limpeza. Esses produtos são adequados para hotéis, condomínios, shoppings, Fast Food, restaurantes, bares, hospitais, clínicas e laboratórios. Cabeceira de Cama Trio

A Versado foi premiada nos produtos: 1 - Ripado Vértigo – com iluminação; 2 - Aparador Diamante; 3 - Criado mudo Smart; 4 - Cabeceira de Cama Trio 5 - Mesa Ampulheta.

Mesa Ampulheta

A seleção é uma iniciativa da Equipotel 2019, passando por uma curadoria da Revista Hotéis e do Conselho Consultivo da Equipotel (composto por representantes de grandes meios de hospedagem). Somente cinco produtos poderiam ser inscritos para avaliação, a Versado foi selecionada em todos, obtendo o Selo durante toda a feira.

54 2102.1414 contato@versado.me

www.versado.me @versadostore

Ripado Vértigo Jornal Design 23


Guararapes apresenta tendências em MDF Foto Divulgação

Grandes nomes do setor moveleiro do Rio Grande do Sul participaram de eventos exclusivos onde a Guararapes apresentou tendências de revestimentos em MDF. Para recepcionar os convidados, os eventos contaram com uma experiência gastronômica única, com pratos surpresas elaborados pelo chef Lucas Cinti. Os dois jantares foram realizados no Chef´s Table no Instituto Ling, em Porto Alegre.

Fotos Jonas Adriano

Há mais de 35 anos no mercado, a Guararapes produz painéis de compensados e de MDF, sendo uma das maiores exportadoras da América Latina. A companhia possui três unidades fabris, localizadas no Paraná e em Santa Catarina. Atualmente exporta para mais de 60 países, com garantia de qualidade para atender os mais exigentes mercados e detém diversas certificações internacionais, destacando seu compromisso com o desenvolvimento responsável e ambientalmente correto.

Foto Dudu Carneiro

www.guararapes.com.br 24 Jornal Design


Jornal Design 25


Projeto contemporâneo preserva essência histórica por Patrícia De Toni | Arquiteta

A vinícola Salton traz na sua arquitetura o estilo de Villa Italiana e para preservar a essência histórica, o projeto elaborado para o novo conceito do varejo buscou funcionalidade e aconchego. Para melhor atender os turistas, o ambiente recebeu espaços para exposição de produtos, degustação e um escritório administrativo. Os expositores em madeira são a vitrine dos vinhos exclusivos da Salton, que favorece a experiência do visitante, selando uma aproximação com os produtos. As arandelas são uma boa opção para garantir uma luminosidade sútil, sem excessos, pro-

porcionando um conceito agradável e confortável ao varejo. Os tijolos aparentes conferem ao espaço um estilo rústico e, ao mesmo tempo, contemporâneo. As barricas tem tudo a ver com vinícolas, além de preservar a história característica da imigração italiana, também compõe a decoração do ambiente. O projeto do novo varejo é assinado pela arquiteta Patrícia de Toni e o engenheiro Rafael de Toni, da PR Arquitetura e Engenharia e os móveis foram executados pela Todeschini Bento Gonçalves.

Fotos André Cavalheiro

Varejo da Salton, projeto favorece experiência de compra do visitante

26 Jornal Design


Jornal Design 27


E empreender, vale a pena? Você já imaginou como seria ter uma vida economicamente estável fazendo o que ama? Empreender pode ser a palavra da vez para pessoas que querem mudar e inovar. Diariamente, várias profissionais acordam e vão para um trabalho que não gostam. Apesar de passarem muitos anos de suas vidas estudando e se especializando, o emprego dos sonhos não é uma constante para todos. Mas saiba que você não precisa passar o resto da vida trabalhando com algo que você não ama. É possível ter uma carreira promissora e que lhe traga prazer, em outras áreas. Quer saber se vale a pena largar um trabalho tradicional para começar a empreender?

Fotos Arquivo Pessoal

18/09/2019

_DSC2052 cópia.jpg

A ideia de colocar um e-commerce veio na bagagem, após Heloísa de Carli Bernardes voltar para o Brasil de uma temporada em Paris. O sonho de uma loja conceito, similar a Colette, na Capital da França (fechada em 2017), foi a grande motivação da bento-gonçalvense, formada em administração e artes para começar a empreender. Após ter elaborado um plano de negócios, apresentou o projeto para a sua mãe e madrinha, que viraram suas sócias, nascendo então a DVRS, oriunda da palavra fran-

https://drive.google.com/drive/folders/1_JgtYQiM_pp4lwISOprbwSs3CDVQjjB4

1/1

cesa - divers - que significa miscelânia, na pegada de englobar moda, arte e design, em São Paulo. A gaúcha destemida e moradora da terra da garoa, lança seu próprio negócio na sala de casa, com uma secretária auxiliar que trabalhava a distância fazendo o contato com as marcas. Com a aceitação e o recebimento de mercadorias, ela contratou uma assistente pessoal. A sala foi ficando pequena, e o espaço já não era mais suficiente para o crescimento do e-commerce, expandindo para um ambiente maior, que hoje atende aproximadamente 30 marcas. Empresária, Diretora Executiva e Criativa da DRVS, Heloísa uniu referências e experiências no mundo da moda e da arte. “Se os fornecedores abriram as portas para mim, eu poderia não ter outra chance dessas. Eu queria

ter um e-commerce, mas eu também queria sair do mesmo. Sentia a necessidade de fazer diferente e comecei a juntar marcas maiores e mais reconhecidas com algumas menores, formando assim um hub”, relata. A inspiração francesa também norteia os passos futuros, apesar da economia instável, a empresária planeja em cinco anos ter uma loja física, agregada a um café e uma galeria em um dos bairros badalados de São Paulo, que ela ainda não revelou. “Quando busquei abrir meu

tras motivacionais, se trata mesmo de promover pensamentos, para que as pessoas possam refletir e meditar com seu próprio caminho, suas próprias experiências”, conta. “Basta acreditar e desejar profundo”, parafraseando Raul, Mattiello comenta que empreender necessita vencer medos e se desafiar. É preciso

criam um diferencial significativo, onde o ouvinte é convidado a participar mais ativamente do momento proposto, podendo apenas descontrair ou interiorizar a mensagem de uma maneira mais profunda, aliando as perspectivas da razão com a emoção que as canções transmitem. Como a forma de comunicação de Mattiello exige muito estudo, compreensão e aprofundamento nos temas que pretende abordar, sua esposa Greice, toma conta da parte administrativa e organizacional do negócio, além de uma equipe por trás dando suporte, para que o palestrante possa focar na essência do que ele apresenta.

próprio negócio, ao mesmo tempo que tive dificuldades, o retorno foi e é gratificante. É esse reconhecimento que me faz querer seguir todos os dias”, conta.

Empreender é vencer medos e se desafiar Quem disse que música não pode virar palestra? Sonoridade com influências do rock e pop nacional aliado ao despertar para reflexão, é a forma como o músico, sociólogo, mestre e doutorando em Teologia Giovanni Mattiello começou a empreender com Palestras Show. Na sua trajetória acumula cerca de 1000 palestras no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quando o foco é para adolescentes, Paralamas do Sucesso, Titãs, Raul Seixas são apenas umas das suas inspirações para abordar temas relacionados à sociedade humana, como valores, religiosidade e estruturas. Nessas apresentações e debates existe a introdução de músicas do rock dos anos 80, que provocam “um pensar” específico para cada momento. Quando é para adultos, o tema está ligado a valores humanos e propõe reflexões para o cotidiano “Não se trata de pales-

28 Jornal Design

estudar, se dedicar e se aperfeiçoar. Acreditar faz parte do caminho, mas não define o sucesso por si só. “Eu comecei a palestrar por

causa da música, ela que me abriu esse universo. Se esforçar e construir algo, é necessário. Quando eu compunha, eu sentia uma necessidade de contextualizar o porquê fiz aquilo e daí surgiu as palestras, mas eu sou tímido, precisei trabalhar esse lado”, relata. A ideia de inserir canções em meio as palestras


Um olhar 360° todos os dias Planos e ações de correções, ajustes, tentativas, apostas, evolução pessoal e profissional, um sobe e desce diário de expectativas, adrenalina e frustrações é o que significa empreender, pelo olhar de Fernanda Pruinelli. Há quatro anos e meio a arquiteta de formação passou a ser a fundadora da FAV Retail Design e Co-fundadora da FAV in Store, a primeira plataforma brasileira de informações para quem empreende off-line. Ela também ministra cursos e treinamentos em Visual Merchandising, Criatividade no Varejo e Técnicas de Impulsão de Vendas no Espaço físico. Pós-graduada em Desenho de Espaços Comerciais - Retail Design pela Barcelona School of Design and Engeneering, em que mergulhou no mundo do varejo com grandes nomes como profissionais da Zara, Sony, Diesel, ela conta que as coisas foram acontecendo, sem muito planejamento. Da carência de mercado especializado para atender os espaços de varejo, nasceu a necessidade de estudar e atuar nesse ramo. “A sensação é de

que tudo depende de nós, por mais que tenhamos ótima assistência. É um olhar 360° todos os dias, avaliando os acertos e o que não saiu bem”, relata. No quarto extra do apartamento, com as estagiárias frequentando a intimidade do lar, nasce a FAV, a qual Fernanda destaca “sou completamente enlouquecida pela área que atuo”. Com o negócio dando certo, foi inevitável não expandir para um estúdio em uma sala comercial pequena, que já não atende mais o time de profissionais e em breve conquistará um local mais amplo. A FAV desenha espaços comerciais capacitando cada metro quadrado do ponto para alavancar vendas e reconhecimento, e possui uma metodologia de trabalho exclusiva para conceber as etapas de obra, Shopfit (montagem de lojas) e Store Staging (ambientação de lojas). “Em um projeto especializado em Design de Varejo é trabalhada toda a parte de experiência de visitação com desenho do percurso do cliente, áreas de impulsão de interior e fachada, inteligência, categorização e capacidade expositiva. Além de todo o know how (conjunto de conhecimentos práticos), a FAV é reconhecida pelas criações inusitadas e pela personalização a fundo de cada espaço que assina. Trabalha com store design, retail design (varejo) dos mais diversos segmentos, para novos espaços e novas marcas ou o servido de retrofit (modernização) que são reformas estratégicas no orçamento e no tempo para lojas e marcas buscando novos momentos”, explica. Valor, verdade e diferencial no meio de tantas informações, são considerados os desafios de empreender, na visão de Fernanda. “Não tem como

do se é empresário, mas tem como equilibrar. Quanto mais qualidade de vida, melhor é a qualidade de entrega. Aí você percebe que até o tempo que você tem, é preciso ser bem administrado”, descreve.

separar o lado pessoal e profissional quan-

05 A 14 JUNHO

GARANTA SEU LUGAR NA MAIOR FEIRA MULTISSETORIAL DO BRASIL Reserve logo seu espaço e tenha melhores condições de pagamento. Associados ao CIC-BG têm mais 5% de desconto.

Realização:

/ExpoBentoOficial www.expobento.com.br expobento@expobento.com.br

54 2105.1999 Jornal Design 29


A palavra é empreender. E pra fazer isto o que você precisa?

Fotos Divulfação

Quem nunca pensou em ter o próprio negócio? E quantos não sabem nem por onde começar? Você sabe quais são as habilidades necessárias para empreender e ter sucesso? Para passar por todas as etapas de um negócio é importante conhecer bem cada fase, é sobre isto que vamos falar aqui ! Em primeiro lugar você tem que saber com o que você se identifica, no que você é bom, depois que tiver isto bem definido, siga os próximos passos:

Seu computador deve ser tão bom quanto seus negócios

Tenha atitude empreendedora Tenha um comportamento visionário e proativo, crie as suas oportunidades, assuma riscos e tenha persistência para contornar os problemas e encontrar solução para conflitos. Identifique tendências, desenvolva autonomia e seja acima de tudo curioso! Investimentos Uma vez planejado, levante os valores que você vai precisar para iniciar seu projeto, calcule todos os custos. Lembre-se de orçar e prever a necessidade de um fluxo de caixa, pois nos primeiros meses antes de estar faturando é necessário. Análise se vale a pena ou não pegar empréstimos.

Aumente sua rede de contatos Lembra do famoso ditado: “quem é visto é lembrado”? Só com muita propaganda e visibilidade para fazer seu negócio crescer. Crie perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), amplie a rede de contatos e, principalmente no começo, invista em uma boa jogada de marketing, como um site ou anúncios no rádio e jornal.

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo 30 Jornal Design

Planejamento do negócio Planeje onde e quando. Se for um e-commerce se informe-se sobre este ambiente, se for algo físico como uma loja ou uma fábrica, planeje as máquinas, os móveis, a quantidade de funcionários, a questão da logística e compra da mercadoria. Descreva o negócio, análise situações do mercado e projete situações futuras.

Formalize-se Com a documentação da sua empresa em dia, você poderá abrir conta no banco para pessoa jurídica, poderá participar de concorrências públicas e não terá de se preocupar com a fiscalização.

Mobilidade real Leve sua empresa aonde quer que você vá com computadores poderosos otimizados para Windows 10 Pro, com a avançada tecnologia Thunderbolt3, autonomia prolongada da bateria, toque e caneta precisos. Produtividade digital Proporcione experiências incríveis, com os recursos aprimorados de produtividade e multi-tasking dos novos computadores equipados com resolução 4K de alta qualidade e aceleração de memória Intel Optane. Segurança automática Ajude a garantir que os dados da sua empresa e dos seus clientes estejam seguros com as mais recentes inovações em segurança automática, incluindo proteção integrada e logins biométricos.

Faça cursos de capacitação Quanto mais você estudar, melhores serão suas chances na hora de fazer contatos ou consultar especialistas. A boa notícia é que você não precisa gastar nada com isso, já que atualmente existem várias plataformas que oferecem cursos gratuitos para quem quer começar a empreender, disponíveis tanto em inglês, quanto em português. Vale a pena dar uma olhada no coursera.org, FGV online, edx.org, endeavor.org.br e começar sempre com cursos básicos.

Pronto! Bora empreender, se você estiver empreendendo um SONHO aumenta muito as chances de Sucesso! Meu carinho e até a próxima !! geetecnologia.com.br


Quando empreendedorismo “pulsa” na veia Passado algum tempo, Morgane encontrou outra forma de aproveitar seu conhecimento técnico aliado à vontade de desenvolver alguma atividade que pudesse melhorar a vida das pessoas. “Amo o que faço, não consigo deixar de acreditar que posso fazer algo novo, algo que possa surpreender e principalmente, que faça as pessoas felizes”. E assim, em meados de 2017, nasceu o Ateliê Alquimia, que se dedica a criação de produtos para perfumar ambientes, além de explorar o marketing olfativo, desenvolvendo aromas exclusivos, capazes de expressar personalidade de uma marca, o que é muito valorizado no ambiente corporativo. Ao ser questionada sobre o que aprendeu ao longo dos anos, Morgane diz:

negócio, mas ainda falta um pouco de coragem, um impulso para colocar seus planos em ação: “gosto de lembrar daquele discurso de formatura do Steve Jobs em Stanford, onde ele fala: se você soubesse que vai morrer hoje, gostaria de passar o dia trabalhando no que está trabalhando ou fazer o que está fazendo? Se a resposta for não, por vários dias, repense sua vida. Por isso eu apoio totalmente quem quer mudar, arriscar e fazer algo novo. Nunca só na emoção, os negócios devem ser planejados, mas o risco faz parte. Se der certo maravilha, se não der, temos que estar cientes que fizemos o melhor, que nada na vida acontece por acaso e que nunca é tarde para recomeçar.”

“é preciso ter paciência, saber esperar o tempo das coisas acontecerem. Aprendi a planejar mais antes de tomar decisões, por menores que sejam. Dar um passo de cada vez e me cercar de pessoas boas, com valores semelhantes aos meus”.

Foto Arquivo Pessoal

Acredito que o empreendedorismo, como outras competências, é uma habilidade que pode ser aprendida. No entanto, em alguns casos, parece que a pessoa já nasce sabendo, que o perfil empreendedor pulsa na veia. “Fiz faculdade de farmácia e assim que me formei, com 21 anos, fui trabalhar na farmácia do meu pai, onde tive os primeiros aprendizados. Passados alguns anos, fiz mestrado em biotecnologia e estudei sobre resíduos da vinificação das vinícolas da Serra Gaúcha. Após o término, precisava colocar em prática as minhas descobertas e foi assim que surgiu a Vinotage”. O relato conta parte da história de uma mulher com espírito criativo e inovador, dedicada e comprometida a transformar suas ideias em realidade. Morgane Pasini Franzoni é casada e mãe de dois filhos, foi idealizadora da Vinotage, indústria de cosméticos à base de uva, localizada na cidade de Garibaldi/RS. Esteve no comando da empresa por 10 anos (2006-2016), quando foi vendida ao grupo Famiglia Valduga. “Percebi que já tinha feito tudo o que podia pela empresa, mas a situação era diferente, o mercado exigia investimentos maiores e talvez outra forma de conduzir o negócio. Por isso, entendi que era o momento de vender a Vinotage”. Mais uma característica do perfil empreendedor: agir com a razão, saber avaliar o contexto e tomar decisões difíceis, mas necessárias.

E para finalizar, deixa uma mensagem de incentivo para quem tem o desejo de criar um novo

Aline Agatti aline@organizativa.com.br Consultora Empresarial

A mais alegre corrida noturna da Serra Gaúcha está chegando!

2º lote: .................. R$ 120,00

(ÚLTIMOS DIAS) 3º lote: ......................R$ 140,00 Caminhada e kids: ..R$ 30,00 Grupos com 5 ou mais atletas ganham 10% de desconto na inscrição. As assessorias esportivas deverão entrar em contato direto com a plataforma de preferência para realizar a inscrição do grupo. Patrocínio:

Largada e Chegada: CIC-BG (Parque de Eventos) Modalidades: Corrida (20h):...... 5 e 10 km Caminhada (19h):......... 5 km Kids (18h30): .. 3 a 15 anos Obs.: a corrida kids será somente dentro do parque

Imagens meramente ilustrativas.

09/11 às 20h

Outras informações:

www.sparklingnightrun.com.br contato@sparklingnightrun.com.br Fone: 54 99636-9660

INSCRIÇÕES ATÉ 31/10/2019 Apoio:

Realização:

Jornal Design 31


Planejamento previdenciário do servidor público por Audrey Santarosa Pozza – Advogada especializada em Direito Previdenciário e Tributário E após 31/12/2003 não se fala mais em integralidade, mas sim em média, não há mais paridade e sim reajustes determinados por leis específicas, permanecendo a limitação total da remuneração do cargo efetivo.

Foto Divulgação

Logo, em razão de todas essas alterações legislativas foram criadas regras de transição para os servidores que preencherem requisitos específicos previstos nas Emendas Constitucionais 41/2003 e 47/2005, os quais devem ser analisados com base no tempo total de contribuição, idade, tempo de efetivo exercício no serviço público, tempo na carreira e tempo no cargo que se der a aposentadoria. Da mesma forma que os trabalhadores vinculados ao Regime Geral (INSS), os servidores públicos vinculados aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) também necessitam de um bom planejamento previdenciário. As principais dúvidas normalmente se referem ao valor da aposentadoria, à paridade e à integralidade, entretanto, inúmeras outras questões devem ser levadas em consideração, como, por exemplo, os planos de vida desse servidor para o momento posterior à aposentadoria. Por vezes, a opção do servidor é por uma remuneração menor tendo em vista a possibilidade de realização de outro projeto profissional, em outras, a opção seria permanecer trabalhando até pouco antes ou até o momento da aposentadoria compulsória, hoje aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, desde a promulgação da Lei Complementar nº 152/2015. Especialmente os servidores públicos que laboram sob condições nocivas à saúde como por exemplo médicos e enfermeiros devem procurar um profissional especializado para realizar um planejamento adequado e mesmo os que já se aposentaram podem verificar se os cálculos foram realizados corretamente, se sobrará ou se sobrou tempo de contribuição para “levar” para outro regime previdenciário e assim obter outra aposenta-

32 Jornal Design

doria nesse outro regime. Ainda, tem-se as questões relativas aos professores públicos, pois a Orientação Normativa SPS/ MPS nº 02/2009 em seu artigo 62 trouxe a determinação de que no cálculo do valor inicial dos proventos na hipótese de proporcionalidade será utilizada fração cujo numerador será o total desse tempo e o denominador, o tempo necessário à respectiva aposentadoria voluntária normal com proventos integrais, entretanto, essa orientação afronta à garantia constitucional de aposentadoria diferenciada ao professor. Nesse caso, a proporcionalidade deveria ser obtida levando-se em conta o tempo necessário para a aposentadoria integral do professor, estando essa questão já pacificada junto ao Supremo Tribunal Federal (RE 717.701). Além disso, existem inúmeros pormenores quanto às regras de transição, eis que até 16/12/1998 os proventos eram calculados pela última remuneração, com paridade, não existindo qualquer limite remuneratório. Entre 16/12/1998 até 31/12/2003, os proventos eram calculados pela totalidade da remuneração na forma da lei, ainda com paridade, mas já com a limitação da remuneração do cargo efetivo, pois em alguns casos a média poderia ser maior que a própria remuneração total do cargo.

Frequentemente, a melhor dessas regras de transição, porém mais difícil de ser alcançada, é a do art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/05 que exige: * 35 anos de contribuição para o homem e 30 anos para a mulher ( - 5 anos para professores); * 60 anos de idade para o homem e 55 para a mulher com redução de 01 ano dessa idade para cada 01 de contribuição que exceder o mínimo (35 ou 30 respectivamente); * 25 anos de efetivo exercício no serviço público; * 15 anos na carreira e 05 anos cargo. Essa regra garantiria um cálculo de proventos com integralidade e paridade, podendo-se defender a tese de que se trata da última remuneração porque esse texto legal ao prever a forma de calcular os proventos não remete “à forma da lei” como nos demais casos, portanto, mesmo que necessário o recurso à via judicial, deve-se buscar a aplicação da lei no sentido da última remuneração. Vê-se, pois, que nenhum planejamento previdenciário será idêntico a outro, cada servidor tem seu case adequado, suas necessidades e seus objetivos futuros, os quais devem ser pensados e organizados em qualquer momento de sua vida funcional, mas especialmente às vésperas da inativação.


Foto Augusto Tomasi

Resultados da Wine South America superam expectativas

Negociações e premiações nortearam os três dias da segunda edição Wine South America, validando o título de maio feira profissional do setor de vinhos da América Latina, sediado na Capital do Vinho. Vinícolas nacionais e internacionais comemoram fechamento de negócios e público supera edição anterior em 10% no volume e em 30% na representatividade de países. A Wine South America contou com a presença de aproximadamente 6,6 mil profissionais ligados ao segmento. A representatividade de participantes internacionais registrou 21 países presentes. O volume de negócios realizados pelas cerca de 300 marcas expositoras devem também atingir os R$ 10 milhões projetados inicialmente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Mesmo com um dia a menos de realização em relação à 2018, superamos a quantidade de público e também ganhamos em qualidade, pois a maioria veio com uma postu-

ra profissional, voltada para o fechamento de negócios. Grandes compradores estiveram presentes e houve oportunidade de negócios para vinícolas de todos os portes”, avalia Marcos Milanez, diretor da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Verona Fiere, que realiza a feira. A efetividade e a alta qualidade dos empresários trazidos pelo Projeto Comprador, realizado em parceria com Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sebrae, Secretaria de Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural (SEAPDR-RS) do Rio Grande do Sul, e Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) surpreendeu os vinicultores e expositores presentes às rodadas de negócio. Grandes players do varejo também marcaram presença com seus executivos e negociadores na feira. Oportunidades para grandes e pequenas vinícolas e varejistas A oportunidade para estabelecer novos contatos, trocar experiências e fazer negócios foi a tônica também das 45 vinícolas gaúchas e catarinenses presentes nos estandes coletivos do programa Juntos Para Competir e do Sebrae SC. Os dois espaços foram projetados para valorizar o terroir de cada uma das diferentes regiões: Serra, Campanha, Costa Doce e Noroeste gaúchos e Vales da Uva Goethe e Planaltos Serrano e Norte catarinenses. “As pequenas vinícolas receberam treinamento prévio, estavam com lançamentos e vieram preparadas para fazer negócios. E, este ano, circularam

pela feira compradores para todos os portes de empresas e há procura também para diferentes nichos de mercado, desde os vinhos de caráter mais popular até os de categoria premium”, pontua Angélica Brandalise, gestora de projetos do Sebrae Serra Gaúcha. Ela salienta também que o momento econômico está mais favorável, pois muitos comerciantes saíam das rodadas de negócios, onde tinham o primeiro contato com os produtores, direto para o estande a fim de degustar e alinhar os pedidos. A 2ª Wine South America em números • 300 marcas expositoras • Presença de 13 países expositores, ampliando a internacionalização do evento • Participação brasileira ainda mais expressiva, com 180 marcas • Do total, 26% dos expositores (80 marcas) estrearam no evento • Projeto Comprador contou com a participação de 230 profissionais do Brasil e do Exterior • Público de 6,6 mil pessoas de todos os estados brasileiros e de 21 países nos três dias de feira • Volume de negócios deverá ultrapassar os R$ 10 milhões nos 12 meses seguintes à realização da feira • 10 mil metros quadrados, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque) • Maior evento profissional de vinhos na América Latina

Jornal Design 33


34 Jornal Design


AllumĂŞ Magasin de Mode |

@allume.mm Jornal Design 35


New collection Couros do Valleh Natural Stone

Fotos Natana Fontes

Couros do Valleh é sinônimo sofisticação eterna. Uma profusão de modelagem clássica e atemporal, peças confeccionadas à mão a partir de couros nobres da mais alta qualidade, como pelica e chamois. Uma marca sólida, no mercado desde 2008.

Surgiu da necessidade de levar peças únicas ao varejo, que aliam alta tecnologia às práticas de handmade, entregando um produto sofisticado e exclusivo a mulher vanguardista, empoderada e cheia de atitude.

Natural Stone reúne 21 peças elaboradas com toda a expertise e padrão de qualidade Couros do Valleh, sendo quatro modelos de saias que elevam a elegância feminina imprimindo uma imagem de poder e sofisticação, quatro opções de vestidos com shape ajustado e costuras que modelam a peça ao corpo, valorizando a silhueta. Três calças ultra elegantes e com informação de moda. Seis blusas que valorizam os looks com recortes estratégicos e inteligentes. Também conta com macacão e chemise para um visual prático e arrumado. Toda a coleção traduz um universo cool e inovador, repleto de referências do streetwear, que transitam entre o evening e o casual mood. BENTO GONÇALVES :: Fábrica :: Vale dos Vinhedos 54 981147563 L’América Shopping 54 98136.6507 Galeria Dall’Onder 54 981631516 CAXIAS DO SUL

36 Jornal Design

54 99960.1183


Fotos Dani.Holzbach

Summer’20 Dani.Holzbach

As principais apostas da Dani.Holzbach para o verão já estão aparecendo nas novidades e Daniela Holzbach, diretora de estilo da marca, cita como macro temas o militarismo, o tropicalismo e a inspiração vintage. “As novidades da temporada trazem em destaque os elementos naturais, tons de mostarda e caramelo (uma variação do terracota que já vinha em alta), as mangas bufantes, bolsos utilitários e estampas tropicais. O tom Neo Mint, anunciado pelo WGSN (Worth Global Style Network) e pela Pantone como uma das apostas para 2020 começa a chegar devagarinho, mas promete ganhar força! “O

Para quem gosta de se manter por dentro das tendências e novidades do mundo fashion, vale acompanhar o instagram da marca, @dani.holzbach_bento, que além dos lançamentos semanais, mostra todo o universo DH, entre pesquisas e produção, com direito à bastidores!

verão vai ser lindo!”, diz ela, entusiasmada.

Rua Treze de Maio, 979, sala 104 São Bento | Bento Gonçalves 54 98120.8100 @dani.holzbach_bento


Natal feito à mão “Ao entrar na casa do cliente, busco despertar lembranças e resgatar sonhos, traduzindo com emoção e sensibilidade o melhor sentimento pelo Natal através da decoração”

Foto Retratus Ateliê Fotográfico

Fotos Arquivo Pessoal

Está chegando o momento de nos prepararmos para uma das datas mais encantadoras do ano: o Natal! Pelas mãos de Patrícia N. Gregio é possível levar ao seu lar uma decoração personalizada para receber a família e amigos, aguçando toda a magia natalina. Cada detalhe do projeto é criado e executado manualmente, atendendo as particularidades de cada ambiente. As árvores, guirlandas e arranjos variam desde o estilo clássico, passando pelo rústico, romântico, lúdico, até o mais contemporâneo.

A agenda de montagens já está aberta, seguindo em novembro e dezembro. Agende uma consultoria exclusiva residencial ou comercial e viva seu mais lindo sonho de Natal.

AREZZO BENTO GONÇALVES RUA TREZE DE MAIO, 459, CENTRO | TEL 54 99268 7858 ESTACIONAMENTO PRÓPRIO - RUA SALDANHA MARINHO 38 Jornal Design


Jornal Design 39


40 Jornal Design


Jornal Design 41


Confira a terceira etapa do circuito Loucos por Padel 2019 – Padel Pro

Mas C Vice: Ana Júlia e Cláudia Pulita / Campeões: Felipe Graça e Fábio Bressan

Os campeões e vice-campeões desta etapa: Fotos Padel Pro

Mais de 100 duplas disputaram os jogos da terceira etapa do Circuito Loucos Por Padel 2019, nos dias 14 e 15 de setembro. O torneio aconteceu nas quadras do Clube Padel Pro, no Santo Antão e no São João. As novidades desta etapa foram as categorias “D” iniciantes, para quem estava jogando um torneio pela primeira vez e também a categoria “Menores” que destinou o valor das inscrições à atletas convocados para o mundial de menores deste ano. Além do lindo troféu, os que subiram ao pódio levaram presentes da Sapore Sublime Pizzaria, Trullis Dolce Indulgenza e Hemmer Alimentos. O próximo torneio será nos dias 18 a 20 de outubro onde os melhores jogadores do Brasil irão disputar a 1ª Etapa APB Slam 3500. O evento é aberto ao público geral para assistir as grandes disputas deste torneio profissional.

Fem A Campeãs: Patrícia Peressutti e Cátia Porsche / Vice: Maura Poletto e Fernanda Cechetti

Fem B Campeãs: Andreia Zanini e Gabriela Haertel / Vice: Bárbara e Bruna Rossetti

Fem C Campeãs: Nicole Menegotto e Caterine Pedron / Vice: Rafaela Bristot e Aniesa Pavan

Fem D Campeãs: Sandra Fiorini e Mariana Pasin / Vice: Jéssica Huppes e Daniela Tramazoli

Mas A Vice: Osmar Scherer e Fernanda Abarzúa / Campeões: Lucas Poletto e Juliano Muller

Mas B Campeões: Matheus Maciel e Pedro Escobar / Vice: Rafael Morroni e Marcelo Canalli

Mas D Vice: Gian Ceriotti e Sidnei Stello / Campeões: Augusto Tognon e Lucas Sinigaglia

Mista A Vice: Osmar Scherer e Ana Coelho / Campeões: Fernanda Abarzúa e Gutho Mello

Mista B Campeões: Guilherme Gugel e Josiane Postal / Bárbara Rossetti e William Rizzi Esta etapa foi apoiada por: Sapore Sublime Pizzaria | Quiropraxia Bruna Rossetti | Fisioterapia e Pilates Flávia Rebellatto | Villa Giardino Italínea | Spada Comércio Transportes e Logística | Paese Distribuidora | Concassé Empório e Gastronomia | Adriana Imóveis | Simpaticão Clínica Veterinária | Cobo Wine Bar | Politorno Móveis | Letícia Orlandin Estética Avançada | Amici Odontologia | Dr. Alexandre Pressi Pneumologia e Clínica do Sono | Fernanda Abarzúa Personal Trainer e Preparadora Física | Neolight | Lapividros | Trullis Dolce Indulgenza e Hemmer Alimentos

Mista C Vice: Ronei Silva e Martiele Magalhães / Campeões: Nicole Menegotto e Flávio Degregori

/Florense 54 3292.7300 42 Jornal Design

Mista D Vice: Caroline Schenatto e Ricardo Eitelven / Campeões: Taiane Minozzo e Gabriel Durante

/Supermercados Grepar 54 3449.2466

/Caldeira Restaurante bar 54 3701.0272

Menores Campeãs: Julia Nichele e Giulia Cainelli / Vice: Maria Eduarda Mazzocatto e Isabella Gabriel

/projetarium.moveis 54 3055.3054

/NatalFitnessBG 54 3451.7173

/padelprobento | @padelpro.clube 54 3453.6669


Fotos Daniela Bonassina

Summer Fashion Uma noite cheia de moda, beleza e encontros marcaram o Summer Fashion no dia 26 de setembro realizado pelas marcas Maria Fulana, Bella Chic e Michele Hypólito, da Jeunesse. A primeira edição do evento foi um sucesso. Os parceiros da marca, como Arezzo Bento Gonçalves, Vízia Óptica, Concassé Empório e Gastronomia, Mirtes Semijoias, Delicatesse Brigaderia Gourmet, Farelobox Alimentação Saudável, Tudo em Grãos, My Hollywood, Pétala - Marcia Di Domenico, Família Geisse, Letícia Cardoso, Boch Som e Luz, Quevedo Clássicos e Accanto Fashion, uniram-se para mostrar em primeira mão os lançamentos primavera/verão 2020. Cores, estampas, acessórios e muitas outras dicas puderam ser conferidas em um lindo desfile. A loja Maria Fulana apresentou as últimas tendências das passarelas nacionais e internacionais das marcas diferenciadas que representa. A moda praia e as lingeries ficaram por conta da Bella Chic que mostrou que elegância e sofisticação também podem ser vistas na praia e que as lingeries podem ser peças chaves para compor lindos looks. Além disso, o cuidado com a beleza e a saúde foram apresentados pela Michele Hypólito, representante da renomada marca Jeunesse, que possui uma gama de produtos que tratam de dentro para fora e de fora para dentro. As peças e produtos apresentados no SUMMER FASHION podem ser encontradas na loja Maria Fulana.

Tv. Manaus, 136 - Cidade Alta Loja Maria Fulana| @mariafulanabg

Michele Hypólito

Michele Hypólito @michele_hypolito

Bella Chic @bellachicbg

Jornal Design 43


#dropsdeviagem

by Janete Ghidini

English on the Road A BEX, especialista em diversos programas de intercâmbio cultural, com foco na educação internacional, há dois anos atrás desenvolveu um novo projeto que culminou com a viagem para Londres em julho de 2019, surgiu então o programa English on the road.

Stonehenge

The Tower Bridge

A parceria entre o English Life Experience da professora Cláudia Strapasson e do English on the Road da BEX, foi fundamental para que o grupo tivesse uma experiência significativa.

Fotos Arquivo Pessoal

A proposta partiu de alunos que buscavam uma forma diferente de aperfeiçoar a língua inglesa e não tinham muito tempo disponível para se ausentar dos seus compromissos no Brasil. Eles queriam vivenciar o dia a dia das cidades, se envolver com a cultura do país e ao mesmo tempo praticar o inglês.

Ficamos hospedados 11 dias num hotel central de Londres super bem localizado com estação de metrô, supermercados, farmácia, pubs e restaurantes bem próximos. Julho é verão em Londres, então aproveitamos muito os longos dias, visitamos vários museus, the Tower of London, The National Gallery, The London Eye, Greenwich Observatory, Borough Market, Portobello Market, passeio pelo rio Tâmisa, assistimos peças de teatro, fomos para as cidades de Windsor, Bath e Stonehenge. Foram dias de muita cultura, história e diversão.

Metrô de Londres

English Pub O grupo pode sentir de perto como é viver em Londres: pegou metrô, comprou os tickets para as atrações, foi ao supermercado, pediu sua própria comida e mesmo quem não sabia inglês sentiu-se à vontade, pois alguém sempre estava pronto para ajudar. Todos, com certeza, voltaram do English on the Road mais independentes e confiantes.

The London Eye Castelo de Windsor Quer fazer uma viagem incrível de uma forma diferente? Conheça os pacotes “English on the Road” da BEX, jeito diferente de fazer turismo e praticar o idioma. 44 Jornal Design

Agência Bento Gonçalves Rua Visconde de São Gabriel, 396, Sala 56 Bairro Cidade Alta | Contato: 54 2621.5036 Celulares (whatsapp) 54 99696.5720 E-mail: janete@bex.tur.br


Foto Divulgação

CNA oferece experiência cultural completa

A segunda metade do ano vem acompanhada de diversos momentos de comemoração para os brasileiros. No mês de setembro comemoramos o Dia da Independência e, para os gaúchos, a Revolução Farroupilha. Logo em novembro temos o Dia dos Finados e também o marco da Proclamação da República. Cada país celebra os momentos importantes da sua história de alguma maneira. Isso dá a uma nação um senso de identidade e de memória. Não poderia ser diferente nos Estados Unidos: lá, os feriados representam algum marco histórico para o país e são celebrados com um imenso espírito de patriotismo. O feriado mais importante nos EUA é o Dia da Independência, ou Independence Day, celebrado no dia 4 de julho. Nessa data os americanos se reúnem para comer churrasco (barbecue) e assistir aos clássicos shows de fogos de artifício (fireworks). Relembrando o momento histórico,

essa data representa o momento em que as 13 antigas colônias britânicas no continente americano declararam não mais se sujeitarem ao monarca da Inglaterra e se reuniram como estados independentes. Outro feriado nacional nos Estados Unidos, menos famoso que o 4 de julho mas tão importante quanto, é o Memorial Day. Celebrado no último domingo do mês de maio, essa data é uma homenagem a todos militares que faleceram servindo ao país. Outros dois feriados menores também prestam homenagem ao serviço militar: o Dia dos Veteranos de Guerra e o Dia das Forças Armadas. Entretanto, o Memorial Day é importante não só pelo sentimento de gratidão aos que partiram, mas também porque marca o início do verão nos EUA. Por fim, o feriado mais conhecido em todo mundo talvez seja o dia do Halloween, em 31 de outubro. Embora seja chamado informalmente de dia das bruxas, o que muitos ignoram é o que o Halloween é um feriado de grande influência cristã e faz paralelo ao nosso feriado de 2 de novembro – Dia dos Finados. O dia do Halloween é na verdade um dia antes do Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e, literalmente, significa “véspera do Dia de Todos os Santos” (All Hallows’ Eve). Em seguida vem o Dia dos Finados, lembrado no Brasil. O Halloween é um clássico da cultura americana. Nessa noite, as crianças se reúnem nas suas vizinhanças com o famoso bordão “doces ou travessuras” (trick-or-treat), fazem

esculturas com abóboras, como vemos em filmes, e se fantasiam conforme sua imaginação mandar. Bom lembrar que não só as crianças entram na brincadeira, os adultos também esperam ansiosamente pelo Halloween e planejam suas fantasias durante o ano todo! Acima de tudo, esse é um momento de descontração e também de integração das comunidades locais: um dia em que os vizinhos abrem as portas de suas casas para receber amigos para uma festa ou para dar doces e chocolates para as crianças do bairro. Para nós do CNA é muito importante que os alunos venham para a escola para aprender não só o idioma, mas também a cultura a ele relacionada. Para uma boa comunicação, não basta vocabulário e estruturas gramáticas, é necessário saber costumes, tradições, momentos importantes dos países falantes da língua que queremos desenvolver. No CNA, oferecemos muito mais do que o formal aprendizado de inglês e espanhol: oferecemos uma experiência cultural completa! Venha estudar conosco.

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves

IMAGEM ILUSTRATIVA

DURANTE O MÊS DE OUTUBRO, QUEM TROUXER 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL, MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL E LIMPEZA TERÁ DESCONTO DE 10% A PRAZO E 20% À VISTA EM ÓCULOS DE SOL E RELÓGIOS! SE VOCÊ NÃO QUER COMPRAR MAS QUER PARTICIPAR, SUA DOAÇÃO É MUITO BEM-VINDA!

PARA MAIORES INFORMAÇÕES: Jornal Design 45


Sociais Foto Natana Fontes

Foto Natana Fontes

Foto Natana Fontes

Couros do Valleh

Nolan Home Collection

Foto Carlos Ferrari

Foto Débora Zandonai

Danusia Capoani e Francine Stringhini Foto Carlos Ferrari

Patrícia Fontanive Mondadori com a equipe da Couros do Valleh: Angélica Batistello, Jéssica Muller, Andreia Civardi, Edinéia Ferreira, Patrícia Brancher, Patrícia Dornelles e Fernanda Tedesco

Franciele Maran, Patrícia Fontanive Mondadori e Juliana Nossal no lançamento da nova coleção da Couros do Valleh

Patricia Pasini, Mareli Meinert e Simone M Cora, na inauguração da loja

Foto Paulo Roberto

Foto Ana Paula Omizolo

A felicidade do querido casal Marlon Vieira e Jéssica da Silva Vieira, no dia do Sim

46 Jornal Design

Foto Natana Fontes

Os noivos Juliana Pitt Giacomazzi e Jean Franco Rostellato Marin, e as sobrinhas Clara, Rafaella, Isabela e Elis

Ivandro Gregio, Patricia N Gregio, Lourenço Gregio, Gioconda P Gregio, Fabio Gregio

Daiane Pegoraro recebeu convidados para o primeiro Wine + Architecture

Presidente Beatriz Peruffo da BPW Bento Gonçalves, ladeada pela 1° Vice-presidente, Natália Milan e 2°Vice-presidente, Magali Sartor

Clacir e Michele Loticci com a pequena Julia, comemorando seus 7 anos, no seu dia de Liliquete

Gelsi e Domingos Piovesan no aniversário da Malhas G’Dom que inaugurou o Tour Tricot


Arezzo Bento Gonçalves

Mariana Pasin, Amanda Giacomelli e Ana Elisa Peruzzo, na inauguração da Arezzo Bento Gonçalves

Luana Colognese da Arezzzo Bento, Patricia Fior e Tasiane Benvenutti, no Hope Fashion Day

Presidente da CNDL, José César da Costa, recebeu exemplar do livro que conta história dos 50 anos da CDL-BG, entregue pelo presidente, Marcos Carbone, e diretor Gustavo Ceccon

Juliana SanMartin e Cris Tramontina

Fotos Mr.Ton - Produtora de Conteúdo

Foto Exata Comunicação

Márcia Paim Frantz, Katia Marco, Luiza Paim e Danielle Scotti

Valquiria de Marco e Roger Righi Coelho na apresentação do novo conceito da Le Petit Macarons

Neida Pisani, Juliana SanMartin, Ilse Oro e Bruna Rassier no encantador Quorum Garden

Fotos Jornal Design

Felipe Possamai, Eliete Lazzarotto, Marcia Cargnin, Ideno Brandao, Wilian Benites, Renata Sandrin e Mauricio Berton, equipe afinada da Dema

Quorum Garden

A equipe super descolada do Clube Melissa liderada por Felipe Zir Oro Tina Lando, Rosane Righesso, Patricia Brum e Rosane Schimdt

Eliane Toller, Jane Félix e Angela Cagol

Jornal Design 47


Se o mood do dia for o glamour, investir em peças com cristais faz toda a diferença, seja num gatinho poderoso ou em um relógio com design mais clean.

QUAL O SEU

MOOD

HOJE?

Relógio Fossil Preço compatível com EUA

Quando quiser demonstrar criatividade e alto astral, modelos coloridos são perfeitos! Sejam eles para uma balada, ou para um happy hour com os amigos.

Modelo Vogue por Gigi Hadig

Modelos geométricos são os queridinhos das influenciadoras, além de transmitirem muita informação de moda por si só, combinam com vários estilos.

Para o dia que você desejar passar uma imagem mais clássica uma armação preta combina perfeitamente! Os detalhes em dourado nos cantos frontais dão sofisticação ao look. Este modelo da marca Versace, é um clássico imponente.

/viziaoptica.com.br /viziaoptica vizia_optica SAC: (54) 3452.5933

Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 98  

Jornal Design | Edição 98  

Advertisement