Page 1

Fenavinho Integrada a ExpoBento, Bento Gonçalves resgata a essência da sua festa maior com o vinho encanado

Ano X - Edição 94- Junho/2019


2 Jornal Design


Jornal Design 3


Fotos Zéto Telöken Fotografia

Editorial O vinho é uma das bebidas que mais aproxima e une pessoas pelo mundo. O universo dos vinhos conta com os mais diversos tipos de uva e nos apresentam um mundo culturalmente rico. Nessa edição abordamos muitas histórias e experiências brindadas por, e com ele. Junho é o mês dos namorados, em sua maioria, apreciadores de um bom vinho ou espumante. Nessa edição, no Estilo, dois casais contam sobre os seus relacionamentos e revelam momentos de sua intimidade, falando como é a experiência de voltar a namorar aos 50 anos, após os filhos crescidos e independentes. Mas não poderíamos deixar a oportunidade passar, para apresentarmos momentos especiais e de expectativa da retomada de uma das festas mais tradicionais da região, que colocou Bento Gonçalves em destaque como Capital do vinho, a Fenavinho. No espaço negócios, apresentamos o convite

das soberanas para a 16ª edição da festa, e contamos como será o ambiente reservado para esse incrível evento, que remete as origens e a cultura dos imigrantes italianos, além do vinho trazido por eles há 140 anos. E também apresentamos os diferenciais da 29ª Expobento, considerada a maior feira multissetorial do país. Muitos estudiosos dizem que o vinho faz bem à saúde e terapias alternativas também. A Yogaterapia Hormonal Feminina é uma técnica nova que pode trazer mais qualidade de vida, uma ótima ideia para alinhar corpo, mente e espírito. Mas voltando a falar da bebida que mais une pessoas, nessa edição contamos também sobre como uma adega inspirou a reforma de um apartamento inteiro, a pedido de um casal de apreciadores do vinho. A arquiteta Rosélia Japur, contou como repaginou um apartamento de 30 anos, deixando-o moderno, prático e usual.

Capa Imperatriz do vinho Bárbara Bortolini, e suas damas de honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso Cenário: Via Del Vino Fotos: Zéto Telöken Fotografia Cabelo e make: La Casa Beleza e Cuidado

Silvia Aibel Perusso Diretora Jornal Design


NEGÓCIOS A Fenavinho volta a ser atração em Bento Gonçalves. A festa é integrada a maior feira multisetorial do país, ExpoBento, que abre suas portas em junho para receber turistas, visitantes e pessoas interessadas em fazer negócios.

Zéto Telöken Fotografia

CASA Reformas em apartamentos antigos proporcionam um ambiente moderno e charmoso. Truques simples na decoração valorizam o espaço e deixam ele funcional, gastando pouco.

VIDA Terapias alternativas usadas como tratamentos para saúde, podem curar o estresse, a ansiedade e a depressão. Saiba como a Yogaterapia Hormonal Feminina pode auxiliar nos sintomas da menopausa, trazendo rejuvenescimento e bem-estar.

ESTILO Casais contam sobre seus relacionamentos amorosos, após o crescimento dos filhos. A chama do amor reascende e os programas voltam a ser a dois.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


Yogaterapia Hormonal traz rejuvenescimento, saúde e bem-estar às mulheres Foto Divulgação

A busca constante por qualidade de vida aumenta a procura por terapias alternativas que alinham corpo, mente e espírito. A

tentativa de muitas mulheres em tratar estresse, envelhecimento e desconfortos físicos de forma natural, em meio a uma rotina de trabalho, casa e família, pode ser encontrada na Yogaterapia Hormonal Feminina, que tem o poder de revigorar, equilibrar e harmonizar o corpo da mulher como um todo. A Yogaterapeuta Simone Marques, 55 anos, explica que a técnica consiste numa sequência dinâmica de posturas de yoga que foram adaptadas e modificadas para agir diretamente sobre as glândulas trabalhadas, combinadas com a respiração específica e a técnica tibetana de circulação de energia, mais os exercícios e técnicas antiestresse. Por ser uma terapia natural e de fácil execução, não necessita prévio conhecimento ou prática de yoga, trazendo muitos benefícios de forma rápida. “Todas nós buscamos felicidade, beleza, saúde e abundância material. Mas poucas mulheres sabem que somente se conquista tudo isso quando se trabalha conscientemente, alterando sua realidade”, relata Simone.

Essa técnica reativa e equilibra os hormônios femininos, sendo indicada preventivamente para mulheres acima de 35 anos que buscam manter a juventude, como também para mulheres com menopausa precoce,

climatério, menopausa, dificuldade para engravidar, TPM, ovários policísticos e hipotireoidismo. Além de conquis-

tar o rejuvenescimento, eliminará ou minimizará, de forma totalmente natural, sintomas como suores noturnos, ondas de calor, insônia, baixa libido, mudanças repentinas de humor, irritabilidade, angustia, dores articulares, problemas de memória, flutuações de peso e muitos outros efeitos causados pela baixa hormonal. A técnica é contraindicada para mulheres grávidas, com diagnóstico de câncer de útero, ovários ou mamas e sistema linfático, endometriose, trombose e osteoporose avançada. A Yogaterapia Hormonal Feminina foi criada pela Yogaterapeuta Dinah Rodrigues, com formação acadêmica em filosofia e psicologia pela USP, membro integral da Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil e membro honorário como consultora do Conselho Mundial de Yogaterapia da Federação Internacional de Yoga- Índia.

Terapias Alternativas como tratamento de cura Hoje existem inúmeras técnicas de terapias alternativas como o Reiki, Florais, Musicoterapia, Watsu (terapia corporal dentro d’água), Geoterapia, Shiatsu, Iridologia, Auriculoterapia, Naturopatia, entre outras. Segundo Simone, é possível constatar que no cotidiano o ser humano tem inúmeros pensamentos, emoções e ações que são movidas por determinadas energias que, na maioria das vezes, passam despercebidas. E essas manifestações, quando positivas, revitalizam, mas quando negativas, resultam em doenças e por isso a importância de buscar compreender e trabalhar com estas energias, buscando a terapia que mais se alinha ao perfil de cada um. Para a profissional, os benefícios de quem utiliza essas técnicas são imensuráveis. “Quando praticados, utilizamos a energia universal ou a do nosso próprio organismo, mudando a postura com a vida, o relacionamento com as outras pessoas, o corpo fica mais saudável e consequentemente vibramos numa frequência mais alta, que traz consigo muita harmonia, paz e tudo acaba se traduzindo em felicidade”, explica Simone.

Simone Marques oferece pacotes de 10 sessões, personalizadas, em que a mulher aprenderá a sequência de exercícios, permitindo sua memorização e, assim, podendo realizar sua prática pessoal utilizando apenas 30 minutos diários. (54) 99704.7815 |

/simonemarquesterapiasalternativas | simonemarquesyta@gmail.com

Local de atendimento: Aulas de Yogaterapia Hormonal Feminina na Academia Pró-Saúde Fitness Personal (Av. Planalto nº 751, bairro São Bento, Bento Gonçalves)

6 Jornal Design


Comportamento alimentar: o que vale é o seu ou o dos outros?

Foto Divulgação

Hoje eu quero começar esse texto trazendo algumas questões para refletirmos.: quantas dietas você já fez? Desde quando você faz dieta? Quem te acompanhava nessas dietas ou você fazia sozinho? Quanto peso você perdeu em cada uma dessas dietas? Some quantos quilos você perdeu no total com todas as dietas? Subtraia todo esse peso que você perdeu nessas dietas, quanto você teria hoje? Você manteve esses resultados? Se sim, pense no porque você o manteve? E se não conseguiu, pense o porque você não conseguiu manter? Sabe onde eu quero chegar com esses questionamentos? Emagrecer não é só emagrecer na balança, no percentual de gordura, ou entrar naquela antiga calça jeans.

Se a dieta funcionou e você não conseguiu manter os resultados, o problema não está no seu corpo e sim no seu COMPORTAMENTO. Se você emagreceu e conseguiu manter os resultados, isso é um sinal de que a dieta e o seu corpo funcionaram muito bem, mas saiba que o que realmente manteve esses resultados foi o seu COMPORTAMENTO! Descubra onde está realmente o seu problema. Por que esse comportamento sabotador? Por que jogar fora todo o seu esforço e resultado? O ambiente (e as pessoas que convivemos) está muito ligado ao nosso comportamento e refletem em nossas escolhas. É comum durante o processo de emagrecimento supervisionado por profissionais, que o paciente consiga alcançar seus objetivos de forma mais assertiva. Isso se deve aos estímulos positivos constantes recebidos através do acompanhamento e das avaliações, como troca de ideias e orientações. Por outro lado, aposto que vocês conhecem muitos exemplos de pessoas que chegaram ao ponto de alcançar os objetivos e recebem alta do tratamento, mas acabam regredindo novamente e recuperando o peso anterior. Entenda uma coisa: somos humanos e convivemos em sociedade. Vivemos em ambientes mutáveis e recebemos diariamente estímulos diferentes de pessoas que não estão na mesma sintonia ou não tem os mesmos objetivos que nós! Vou relatar um exemplo, que com certeza muita gente já passou por isso. Imagine que você trabalha em um ambiente onde é o único que tem o objetivo de emagrecimento e de ser saudável. Você

começa com as mudanças, uma dieta e acompanhamento profissional, corta álcool e inclui na rotina diária a prática de exercício físico. Se apenas comentar que iniciará essas mudanças, certamente receberá olhares e comentários de desaprovação ou deboche. Tudo que foge da rotina comum das pessoas incomoda. Perceba que essas atitudes tentam fazer com que você desacredite que levar uma vida saudável é possível, sem nem ao menos ter iniciado o processo. Depois de um tempo, mesmo que os resultados positivos comecem a ser visíveis para todos no seu ambiente, você continuará recebendo críticas (claro, com todo esse sofrimento era só o que faltava não emagrecer). Mesmo assim você segue com sua dieta e todos os dias é uma batalha nesse ambiente, até que tudo isso chega a incomodar muito, e então, esse sentimento desconfortável se junta com suas emoções tal qual a culpa de, se caso comer esse alimento que não deve, vai enfraquecer o seu objetivo. E esse objetivo começa a ficar distante, você perde a motivação e seus resultados vão se perdendo aos poucos através do seu comportamento, que começa a lhe sabotar com pensamentos como: “Ninguém consegue mesmo, vou comer tudo o que eu quiser!” ou “A gente só vive uma vez mesmo!”

O ser humano tem a tendência de se sentir melhor ou “menos pior” quando faz algo errado junto com outras pessoas, o senso de coletividade de “dividir a culpa”. O exemplo acima deixa clara a teoria de que o meio em que vivemos influencia no comportamento humano. Quando você deseja mudar seus hábitos causa certo desconforto no grupo e a crítica é uma forma de te expor e tentar o caminho mais fácil: converter você à voltar com seus hábitos antigos e já aceitos por todos. O que eu quero que entenda é que quem quer mudar é você, e não podemos nos influenciar com o mau comportamento de todas as pessoas às qual você convive. Muito pelo contrário, você é que deve influenciar outras pessoas com seu bom exemplo. Apenas isso! Não se torne um “discursador” ou mesmo inverta os papéis se tornando a pessoa que “julga os demais”. Aprenda que ninguém precisa ter discípulos, e ser saudável não é uma religião. Guarde seus discursos e seus julgamentos como fator motivacional interno. Então, pare de colocar a culpa no comportamento dos outros e tenha calma para observar e mudar o seu comportamento. Essa é a sua cura. O caminho é longo e precisa de disciplina. Quer um jeito de facilitar? Não tem, mas você pode e deve buscar auxilio de um profissional da área da psicologia, mas saiba que esse profissional apenas vai te auxiliar. Quem realmente tem que encontrar a mudança é você. E, obviamente, um nutricionista, que vai te ensinar o caminho correto para alcançar seus objetivos. Só pra finalizar a reflexão, me diga: o comportamento que vale pra você é o seu ou o dos outros?

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br Nutricionista

Jornal Design 7


Educação local, A importância do dentista na primeira infância com referências mundiais

Foto Morgana Pierosan

por Thais Braido De Toni | Especialista em Educação

Dra. Patrícia Pancotte, especialista em Odontopediatria e Dra. Aline Munari, especialista em Ortodontia

blemas futuros. Se no exame realizado precocemente, o ortodontista detectar algum problema na criança que exija intervenção, será indicado um tratamento interceptativo. Esse diagnóstico favorece o sucesso do tratamento e possibilita resultados que seriam desafiadores para uma fase mais tardia. As doutoras explicam que é fundamental criar uma relação de confiança entre o paciente e o profissional, que possam aliviar o medo e a ansiedade da criança. Para isso, fazem uso de brinquedos, personagens e atividades lúdicas. Durante a consulta, as dentistas criam detalhes para se aproximar do universo infantil, utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento. Tudo isso torna a consulta uma experiência muito mais agradável. Aline e Patrícia, ainda salientam que visitar o dentista regularmente é a melhor forma de prevenir doenças bucais e cuidar do sorriso dos pequenos. Cuidados simples, como a escovação dos dentes, uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, podem evitar as doenças comuns na cavidade bucal como cárie, doença periodontal e problema gengival, além de evitar procedimentos mais invasivos, dolorosos, barulhentos e caros.

Nossos principais serviços são:

Av. Dr. Casagrande, 466, sala 805 Bento Gonçalves | 54 98443.6346 @apodonto1 8 Jornal Design

• Pré-natal odontológico • Atendimento especializado para bebês, crianças e adolescentes • Ortodontia convencional • Ortodontia infantil • Ortodontia com alinhadores transparentes – Invisalign • Clareamento dental • Dentística restauradora – Resina composta e Lentes de Contato

Fotos Arquivo Pessoal

Em dezembro de 2018 as dentistas Dra. Aline Munari, especialista em Ortodontia, e a Dra. Patrícia Pancotte, especialista em Odontopediatria, inauguraram a AP Ortodontia & Odontopediatria. Com foco no público infantil e o propósito de atender as crianças com muito amor e carinho, idealizaram um ambiente lúdico, tornando assim a ida ao dentista mais tranquila e agradável para as crianças. O principal objetivo do consultório é o tratamento com foco na prevenção, visando o crescimento saudável dos pacientes, livres de cáries e com uma oclusão adequada. Conforme dados da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPed), o indicado é que os pais levem o bebê para primeira consulta ao odontopediatra ainda durante o primeiro ano, quando surge o primeiro dente. O odontopediatra possui o domínio de técnicas para realizar o atendimento aliado à psicologia infantil. A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) recomenda a primeira avaliação ortodôntica por volta dos 7 anos. O uso do aparelho na infância, mesmo antes dos dentes permanentes, pode trazer benefícios, atuando de forma preventiva e evitando pro-

Eu, Thais Braido De Toni, sempre busquei, na minha prática como professora, respeitar as crianças e ajudá-las a entenderem o mundo a sua volta. Para que pudesse realizar meu trabalho diariamente como acreditava e assim alcançar mais famílias, nasceu a Escola Felicità. Nunca parei de lutar pelo melhor para as crianças, por isso sempre estive em busca de práticas, rotinas, teorias e planejamentos que se encaixassem na ideia de infância que eu acredito ser a melhor para os pequenos. Com o passar dos anos, fui aperfeiçoando aquela primeira maneira de educar que pensei quando a Felicità ainda era um sonho. E nos dois últimos anos busquei mais conhecimentos dentro e fora do país, para me sentir mais segura na hora de implementar novas práticas pedagógicas na escola. Em janeiro de 2018, pude conhecer o Centro Internazionale Loris Malaguzzi, na cidade de Reggio Emilia (Itália), e escolas em Paris, na França. Em setembro de 2018, passei uma semana em São Paulo visitando escolas que são referências mundiais, como a Escola Lumiar, a Wish School e o Projeto Âncora; todas com práticas inovadoras de educação. Além disso, pude conhecer e fazer curso no Ateliê Carambola para aprofundar meus conhecimentos na abordagem de Reggio Emilia. Em março de 2019, busquei aprofundar ainda mais meus conhecimentos ao conhecer e fazer formação no Colegio Aletheia, em Buenos Aires, na Argentina. Além disso, fiz cursos na região metropolitana de Porto Alegre como: “Brincar Heurítico”, “Princípios da Abordagem de Pikler” e “Já pra fora”.

Diante de todas essas visitas, cursos e aprendizados, posso afirmar que minha visão sobre educação e sobre a criança não só mudou, como reforçou muito do que já pensava e praticava diariamente. A cada viagem, voltava feliz, pois percebia que outras pessoas também pensavam como eu e estavam na mesma luta pelo respeito à infância. Na Felicità, busco, como diretora e coordenadora, em primeiro lugar, respeitar as crianças, fazer com que elas aprendam conceitos por prazer - com experiências significativas, ensiná-las a viver, enxergá-las com potencial e capacidade e ajudá-las a terem uma infância vivenciada, onde a realidade é sua inspiração para aprender. Continuo, como todo educador deveria ser, incansável e com sede de aprender. Como podemos ins-

pirar nossos alunos, se não temos vontade de aprender?

Rua Republica, 32 | Cidade Alta | BG 54 3052.0583 | 54 99118.0927 Escola de Educação Infantil Felicità escolainfatilfelicita


Com o friozinho chegando e o corpo começando a dar sinal de que está precisando de cuidados para aliviar o estresse ou simplesmente para dar aquela renovada na pele. Neste mês de junho, tão especial para ficar juntinho de quem você ama, a DermaSintony oferece op-

Foto Divulgação

Cuide de quem você ama e seja cuidado! ções para presentear seu amor e ganhar um presente para compartilhar esse momento de tranquilidade e relaxamento com atendimento diferenciado em um espaço feito para você se sentir bem. Curta este momento de sintonia ao lado da pessoa amada.

Presenteando seu namorado com uma sauna ou uma massagem você ganha uma hidratação capilar da Joico e uma escova. Presenteando sua namorada com uma massagem ou uma esfoliação corporal você ganha uma sauna. A sauna ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e ainda alivia contraturas musculares. E a massagem libera endorfinas e outros hormônios que tem um papel importante em nos deixar mais felizes e com uma boa imunidade. A esfoliação corporal

além de estimular nosso corpo, retira toda a pele ressecada deixando-a lisinha, promovendo renovação celular para que possa ser hidratada corretamente. A promoção é válida para todo o mês de junho.

Estefânia Pasqualli Éder, 172 | Sala 05 Torres de Sevilha | Bairro Cidade Alta 54 3701.3373 | 99121.6239

Jornal Design 9


Quanto mais peso, melhor? por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS

Fotos Divulgação

Esses cuidados valem tanto para trabalhos de hipertrofia muscular quanto para o emagrecimento. É possível obter os resultados desejados com cargas consideradas baixas ou moderadas desde que os músculos cheguem próximos da exaustão (Schoenfeld et al, 2015). Sob essa afirmação percebemos que não existe receita de bolo! O que serve para um praticante nem sempre servirá para o outro. Cada pessoa possui uma carga adequada para sua estrutura física, por isso os treinamentos devem ser elaborados por um profissional capacitado e atento as particularidades de cada pessoa. Portanto, priorize uma execução perfeita dos movimentos e busque ajuda profissionalizada e especializada. Verifique se seu professor e sua academia de confiança possuem registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física), órgão responsável por fiscalizar e garantir um serviço eficiente e seguro.

É comum vermos em sala de musculação pessoas carregando mais peso do que conseguem suportar. Na verdade, há entre os aficionados por pesos uma crença de que quanto mais elevada for a carga, melhor será o desempenho, mesmo que para isso tenha que “roubar” e sacrificar uma correta execução do movimento. É muito importante entender que carga não é apenas o peso em valor absoluto, mas sim no quanto ela representa, percentualmente falando, para aquele praticante. Também é necessário entender que a eficácia da musculação não está somente na carga, mas também na eficiência da

É fundamental priorizar um gesto motor correto, uma velocidade adequada, com intervalo de recuperação eficiente e amplitude excelente. execução.

Além desses cuidados básicos também é imprescindível conhecer os princípios biológicos do treinamento físico que são regras gerais, baseadas

A gripe não pode parar sua vida

Vacinas da

nas ciências biológicas e pedagógicas, que tem por finalidade melhorar ou manter a aptidão física preservando a integridade do praticante. O treinamento físico é considerado um processo complexo ao qual um bom resultado depende da união de diversos fatores, que vão desde o domínio dos conhecimentos do conteúdo do treinamento, até a intuição e sensibilidade do Profissional de Educação Física. Porém, mais importante do que resultados estéticos colocamos a integridade física do praticante de exercícios com pesos. Uma execução errada pode causar sérias lesões do aparelho locomotor, comprometendo a saúde física para o resto da

Priorizando uma execução perfeita e aplicando os princípios biológicos do treinamento físico o aluno irá alcançar os resultados almejados, com segurança e total controle do treinamento. vida.

Contato: 54 | 3055.4491 www.phantomacademia.com.br

Informações na Medicina Preventiva Tacchimed

3455.4172

Em frente ao Hospital Tacchini

Tudo começa pela prevenção. 10 Jornal Design

ANS-nº 34255-6

Valores especiais para beneficiários do plano Tacchimed. A partir de R$ 50,00


Emagrecimento saudável ou mesmo receber elogios que há tempo não tinham”, explica Ingrid. Embora a maioria das pessoas pensem que tratamentos para emagrecimento sejam voltado para o público feminino, homens também estão buscando por ajuda profissional. Em alguns casos, casais optam por buscar resultados juntos. “Esse é um programa muito procurado, por sua eficácia em emagrecimento, rejuvenescimento e na reversão de doenças, além de prevenir altos níveis de colesterol, diabetes e pressão arterial”, explica Júlia.

Mousse de Chocolate Zero Açúcar e zero lactose

Modo de fazer Primeiro bata as gemas com o adoçante. Em outro recipiente, bata as claras em ponto de neve, com auxílio da batedeira. Derreta o chocolate no micro-ondas por 1 minuto e meio, vá pausando e mexendo nesse período para não queimar. Misture o chocolate derretido com a nata, se ficar duro aqueça mais uns 30 segundos.

Ingredientes 3 ovos 300 gramas de nata zero carboidrato 200 gramas de chocolate zero açúcar 2 colheres de adoçante xilitol ou stévia

Açúcar como vilão na busca por uma vida saudável Consumir doces é considerado um grande vilão por nutricionistas, quando o assunto é uma vida saudável. Por outro lado, comer bem é prazeroso e é por este motivo que a Magrass tem diversas opções de sobremesas que podem ser consumidas sem prejudicar o processo de emagrecimento. “Nosso objetivo é sempre fazer trocas conscientes de alguns ingredientes, de modo que não interfira

no processo de emagrecimento e redução de gordura localizada. O que traz a quem está neste processo o prazer em comer o que gosta e emagrecer ao mesmo tempo. Desta forma, fortalecemos ainda mais os resultados positivos”, explica Ingrid. Os carboidratos e gorduras também são considerados vilões de uma vida saudável, porém, Júlia explica que, na rede, não são trabalhadas medidas de quantidade e sim de qualidade dos alimentos ingeridos. “Carboidratos e gorduras devem sim fazer parte da alimentação, desde que sejam escolhidos de maneira inteligente. O grande segredo está na substituição correta dos alimentos, mantendo sabor e o paladar para nossos clientes”, relata. A Magrass atende clientes a partir de 16 anos até a melhor idade, entregando uma verdadeira melhora de saúde, autoestima e qualidade de vida.

Fotos Divulgação

Você pode tentar se enganar, pegar atalhos, dizer que começará na segunda, mas a verdade é que o emagrecimento saudável demanda paciência e muita persistência. Na Magrass, o trabalho para chegar em resultados positivos é por meio da alimentação, com programas exclusivos próprios. Segundo as nutricionistas especializadas da rede, Ingrid Zalamena e Júlia Severgnini, esse programa é capaz de transformar o corpo em uma máquina de queimar gordura. Atualmente, toda a rede usa métodos comprovados cientificamente, aplicados em toda a América Latina. Para garantia de resultados satisfatórios, associa-se dois procedimentos estéticos semanais e o acompanhamento nutricional exclusivo, que além de presencial, conta com uma plataforma virtual disponível 24 horas. “Nossos clientes recebem assistência semanal, através do acompanhamento da Evolução Controlada de seu peso e medidas, resultados que motivam ainda mais nossas clientes. É uma linda transformação de dentro para fora, o que gera mais saúde e autoestima elevada. É muito satisfatório ver as clientes voltando a usar um jeans que estava esquecido, pois não servia,

Acrescente as gemas e por último incorpore essa mistura do chocolate com às claras em neve delicadamente. Leve à geladeira por no mínimo 1h. Pronto, aproveite!

Jornal Design 11


Uma pele bronzeada o ano inteiro Com a chegada do mês de junho e a proximidade do inverno, as mulheres querem manter o bronzeado do verão. A solução nas estações de frio é utilizar o famoso Bronze da GG, que o Kore Spa oferece com exclusividade durante todo o ano. Com aplicação a jato, a cor se desenvolve através dos aminoácidos e melaninas de cada biótipo. A técnica é uma versão aprimorada de bronzeamento, com ingredientes naturais e agentes oxidantes que fazem bem à pele. A fórmula foi criada em Hollywood e na sua

1

Todos os tipos de pele podem fazer bronzeamento a jato?

Sim, todos os tipos de pele. Não existe contraindicação, o alerta é somente para pessoas que tiverem alguma complicação cutânea, para pedir autorização de um médico antes de realizar o procedimento.

composição possui os melhores ingredientes do mercado, sendo o único no Brasil a deixar um bronzeado natural, sem manchas, cheio forte e tonalidade alaranjada. O Bronze da GG não possui contraindicações e nem causam problemas a saúde, diferente das camas e máquinas que emitem raios UV, que provocam envelhecimento precoce da pele e desenvolvimento de células cancerígenas. Todas as dúvidas que você precisa saber antes de apostar no bronze da GG:

3

A esfoliação é essencial no pré-bronze?

A esfoliação é indispensável para o resultado homogêneo do bronze, pois renova as células e ajuda a deixar o efeito bronzeado por mais tempo na pele. Esfolie a pele de preferência um dia antes para que não exista resquícios de produtos. Outro fator que ajuda bastante, é o banho antes da aplicação para abrir os poros.

4 5

Aposte na hidratação para a duração prolongada!

ro Carol Za

2

O procedimento só oferece risco se houver alguma alergia em relação aos componentes da fórmula?

Juliana Grasselli e Vicente Chies

O bronze da GG pode ser realizado antes da exposição solar. Porém, é fundamental a aplicação do protetor, já que o procedimento não protege a pele dos raios UVA e UVB.

6

i Spassini Idana e Neurem

8

O procedimento age com os aminoácidos da pele e, aos poucos, vai bronzeando?

9

É possível fazer o procedimento no rosto!

É importante respeitar o tempo mínimo de seis a oito horas antes de tomar banho para que esses aminoácidos e pigmentos sejam ativados. Ou seja, cada pessoa terá o seu próprio bronze e é exatamente isso que torna o resultado tão natural.

O bronze da GG se adapta ao tom de pele de cada pessoa?

O Bronze da GG tem como seu princípio ativo o DHA e outros ingredientes que são antioxidantes, hidratantes e ajudam a deixar o resultado homogêneo. A cor se desenvolve com os aminoácidos e melanina da pele de cada pessoa.

Diego Kloss/ e Francine Luz

CORPO DE VERÃO O ANO TODO BRONZEAMENTO COM APARÊNCIA NATURAL E BENEFÍCIOS À PELE:

/KORESPAOFICIAL

12 Jornal Design

SESSÃO R $ 1 9 0, 0 0 PACOTE 10 SESSÕES R $ 1 6 0, 0 0 C A D A

54 3701.4554 | Millennium Office | R. Senador Salgado Filho, 203 | Sala 301 São Bento | Bento Gonçalves | RS

Fotos Divulgação

O bronzeamento a jato só é agressivo se a pessoa tiver alguma reação alérgica a esses componentes. O tingimento é superficial, não demonstrando penetração mais profunda na pele ou danos permanentes. A indicação dos profissionais que aplicam o bronze é para fazer um teste em alguma área pequena e esperar 20 a 30 minutos a fórmula reagir, para depois aplicar no corpo inteiro ou em regiões extensas.

É possível tomar sol normalmente após o bronze?

7

A duração média é de uma semana!


um novo Amora

Surge um novo Amora, com experiências gastronômicas ainda mais completas, um visual renovado, mas seguindo a sua missão de servir “Sabores Especiais”. Para comemorar os quatro anos de restaurante, as sócias Ananda e Morgana deram um refresh no espaço, inaugurando um ambiente vivo, conceitual e moderno – perfeito para um lanche no meio da tarde, uma reunião de trabalho, e claro, um jantar completo.

ingredientes de qualidade

burger

Este novo espaço mais contemporâneo e inclusivo, agora conta opções para todos os gostos: drinks, vinhos, tábuas de frios e cremes e sopas para o inverno. Para o ambiente, as sócias projetaram um design que instiga os clientes a se sentirem super a vontade, seja desconectando ou interagindo com o local. “Painéis de neon, uma parede verde e várias adesivagens criam a cena perfeita para compartilhar momentos. Estamos felizes pelo novo ciclo que o Amora estreia a partir desse aniversário”, comemora a sócia Ananda.

drinks

Fotos Arquivo Pessoal

A gastronomia, por sua vez, é inspirada nos restaurantes mais descolados do mundo. Afinal, a proposta do Amora é única na região! Tem pizza? Sim, mas com massa integral, queijos selecionados e opção sem glúten e sem lactose. Tem búrger? Claro, mas com pão de fermentação natural ou sem glúten, molhos feitos na casa e sem conservantes! “Seguimos com as nossas tradicionais opções para intolerantes, vegetarianos, veganos, dietas lowcarb, e também com os pratos para o público que não possui nenhuma restrição”, conta Morgana.

visual renovado

L

{Dia dos Namorados no Amora! Clima romântico, música ao vivo e menu especial. Apenas com reservas! Para mais informações, chame o Amora nas mídias sociais ou ligue (54) 3702-3519}

É comida do bem, porque a cozinha do Amora escolhe cuidadosamente ingredientes frescos, naturais, e valoriza fornecedores da região. Além disso, é uma cozinha cocriativa, toda a equipe colabora na criação dos lanches e pratos do cardápio – rotina que se pode acompanhar em stories divertidos no Instagram. São pratos que confortam e alimentam de verdade, com opções para a tarde e noite de segunda à sexta, e o tradicional almoço de sábado com mesa de antepastos e prato do dia. O espaço também pode ser reservado para eventos privados, com capacidade de 50 a 90 pessoas, consulte!

Avenida Planalto, 816, bairro São Bento, Bento Gonçalves Amora Sabores Especiais Aberto de segunda a sexta, das 5h às 22h30; nos sábados, das 11h45 às 19h Jornal Design 13


Paredes eliminadas e decoração minimalista dão espaço para adega em apartamento

Fotos Jornal Design

Se você está prestes a comprar um apartamento na busca por mais espaço, saiba que uma boa reforma podem valorizar o ambiente e torná-lo mais funcional, com custo mais baixo. Além disso, truques simples na decoração podem deixar seu ambiente mais charmoso. Foi o que aconteceu com um apartamento que possuía 30 anos, localizado no centro de Bento Gonçalves. Ele foi totalmente repaginado pela arquiteta Rosélia Japur, resultando em um imóvel moderno, bonito, prático, sustentável e usual. Com um canto especial, planejado para um apreciador nato de vinhos: uma adega. A maioria dos móveis da casa foram feitos pela Todeschini, com o foco em modernidade e praticidade. Mas o ambiente que mais causou expectativa nos proprietários foi a adega, com 2m², toda revestida de Aço Corten, com o charme de um gradil rústico de ferro, desenhado e aplicado ao lado esquerdo da entrada . A decoração contou com decanters - um recipiente típico para

14 Jornal Design

separação de sedimentos no vinho - além de rolhas, tacho de cobre que pertenceu a avó da proprietária e quadros trazidos da Austrália pelo proprietário e uma adaga – espada de corte curto oriental. “Os clientes queriam que a adega ficasse no coração da casa. E que fosse integrada com a sala da lareira e cristaleira. A idéia também era de integrar as duas salas, que eram divididas por uma grande parede que foi eliminada. Um local social grande, claro, integrado e de confraternização”, uma vez que os proprietários recebem muitos amigos, relatou Rosélia. A arquiteta projetou todo o apartamento com gesso acartonado e com mobília em tons claros, mais precisamente nos tons de concreto e cinza, também pedido pela cliente, que queria fugir dos tons beges e amarelos existentes. A iluminação também foi toda renovada, além de reaproveitar peças que já tinham no apartamento. Rosélia reitera que um ambiente precisa conversar com o outro, fazendo uma ligação de estilos e cores.

As soluções da Todeschini completam o ambiente com elegância


A sala era dividida em duas peças grandes e com quatro ambientes. Depois da abertura da parede, tornou-se uma sala ampla, integrada e com três ambientes, dando mais espaço, visual e funcionalidade. A sala principal possuí uma cristaleira de vidro reflecta bronze, com luz de LED, e lareira em mármore preto Kouros. O sofá permaneceu o mesmo, porém foi forrado com um couro na cor fendi e uma mesinha central de tom mais escuro, combinando com o mármore preto da lareira. O lustre de alabastro, peça antiga da proprietária também foi preservado na decoração, porém colocado na sala de jantar. A outra sala para descanso e televisão, possuía na estrutura um piso de caxambu e no forro madeira de ipê. Neste caso, o forro foi mantido, dando um toque quente ao ambiente e o piso trocado por porcelanato nos tons concreto. O conjunto de sofá foi reformados para tons pasteis, em bege e a poltrona Charles Eames, também fazendo parte do ambiente. E no mesmo espaço da sala, ao lado esquerdo, foi reaproveitada a mesa de jantar de tampo de mármore perlino bianco, porém com a substituição da base por uma es-

A iluminação ficou por conta da Cristo Rei Iluminação e Materiais Elétricos tilo moderna, clara e com espelho reflecta bronze, da Tecnoarte Móveis. Nesse ambiente, a arquiteta aproveitou para posicionar a mesa de frente para a grande janela tipo bay window, para que os proprietários pudessem ter a vista da cida-

de enquanto fazem as refeições. As cadeiras também foram revestidas com um tecido de veludo cinza escuro. “Todas as peças e móveis que podem ser reutilizados, vamos reutilizar, eu tenho isso no meu trabalho”, relatou a arquiteta.

Sofisticação e versatilidade em persianas pela Marin Decoração de Interiores

Na cozinha, a mesa foi feita por um marceneiro especializado em móveis antigos, típicas da nossa região, feita com madeiras de pipa, e encaixadas com marcheteria - para lembrar o rústico da cozinha italiana, aliada com os móveis modernos modulados da Todeschini, no mesmo contexto que a adega. Um fogão cooktop com forno separados, uma coifa moderna em aço prata, e a churrasqueira. Todos os móveis em cores preferencialmente branca e tons acinzentados.

Loja Todeschini - Bento Gonçalves @todeschini_bg

Jornal Design 15


por artigos maiores e pontuais, que fossem clássicos e tivessem significado para os proprietários, como lamparinas, esculturas de artistas regionais, louçaria do casal, lembranças de viagem, além de livros.

Fotos Jornal Design

No banheiro do casal, foi feito um camarim feminino, com mármore que casa com o tom claro do chão, e no lado oposto, masculino, mais clean, em tom branco. Na decoração, a arquiteta buscou

A lavanderia virou um espaço quase social, uma vez que os proprietários entram por esta peça, ou mesmo os amigos íntimos do casal. Optou-se por um decorativo funcional, que pudesse ao mesmo tempo ser útil e bonito. Mantendo a máquina de secar e lavar. E todo esse ambiente foi projetado em tons dos móveis pasteis, em bege claro.

Cristo Rei Iluminação e Materiais Elétricos @cristoreiiluminacao

16 Jornal Design

O requinte das pedras pela Cammino

E, por fim, no lavabo, o tom vermelho dos azulejos já existentes foi preservado. Para compor o tom foi usado o mesmo mármore preto da sala da lareira, com objetos decorativos , como o chapeleiro antigo para expor um ar vintage, além dos acabamentos em rose gold e espelhos para dar a sensação de um ambiente maior e mais claro. E nesse cômodo o piso de madeira de ipê também foi mantido.


A arte de armazenar vinhos

ARMAZENAR: Em tempos remotos, os vinhos eram armazenados nos subsolos, onde a temperatura se mantém constante. Aqui em nosso estado, em Ametista do Sul, minas desativadas de extração de pedras semipreciosas são utilizadas com esse fim por vinícolas locais. Na região da Serra Gaúcha, muitas vinícolas também se utilizam de caves subterrâneas aproveitando-se do isolamento térmico que elas propiciam para armazenar seus produtos. Esses mantêm temperatura constante em torno de 14 ºC a 15ºC.

POSIÇÃO: É recomendado que os vinhos fechados com rolhas de cortiça natural sejam armazenados na posição horizontal. Desta forma, a rolha estará sempre em contato com o líquido e não resseca. Caso a rolha resseque, uma quantidade significativa de ar pode invadir a garrafa, oxidando o vinho. Os espumantes também devem ser armazenados de preferência deitados.

Fotos Arquivo Pessoal

HISTÓRIA: É difícil indicar precisamente quando ocorreu o surgimento do Vinho. Dizem alguns historiadores que foi Noé que, através do plantio de Uvas e posterior processamento do suco, tenha produzido o primeiro vinho. É claro que o antigo testamento, sendo um dos documentos escritos mais antigos que a humanidade conhece, pôde trazer esta informação até nossos dias. No entanto, existem lendas que contam que alguém esqueceu um punhado de uvas amassadas em um recipiente e elas sofreram fermentação espontânea, surgindo então o vinho. De um modo ou outro, o vinho está presente na história da humanidade e se notabiliza desde os tempos de Cristo. Não é por acaso que momentos de comemoração merecem um bom vinho ou um derivado deste (os maravilhosos espumantes).

NA SUA CASA: Nem sempre possuímos um porão ou subsolo protegido do calor em nossas casas. Por isso, é importante escolher um espaço para guardar os vinhos que esteja distante dos raios solares diretos ou paredes aquecidas por eles, pois poderão danificar os vinhos. Adquirir uma adega climatizada para vinhos é uma ótima maneira de mantê-los a uma temperatura adequada e que permite que o vinho esteja na temperatura ideal para o consumo. Os vinhos tintos, que são armazenados a uma temperatura de 14 a 18 graus, podem ser colocados em adegas aramadas sem climatização. Manter as garrafas sempre deitadas e em posição que permita a leitura fácil do rótulo. O ideal é evitar trepidações e observar silêncio nos locais onde o vinho descansa.

CONSUMO: Diferente do dito popular “vinho quanto mais velho melhor”, é importante lembrar que os vinhos brancos, assim como os espumantes, devem ser consumidos no máximo em dois anos após o engarrafamento. Já os tintos de qualidade podem ser consumidos com até 4 a 5 anos de armazenagem. Importante salientar que existem vinhos tintos e espumantes de qualidade superior que podem ser guardados por um período maior do que os descritos acima.

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

Jornal Design 17


Fotos Divulgação

Vinhos: what’s new?

Os rótulos e garrafas de vinhos tem muito trabalho para atrair os clientes, comunicar sabores e qualidade e por fim, os fazê-los experimentar. Muitas marcas ofertam uma grande variedade de experiências no mercado do vinho, outras já mantém a máxima do clássico e conservador na sua identidade. Para trazer novos insights reunimos aqui alguns experimentos de empresas que tem ido mais longe. O híbrido entre cerveja e vinho não é uma ideia completamente nova, pois na Itália esse mercado já figura há algum tempo, mas cada vez mais a cerveja tem se popularizado, crescendo exponencialmente nos Estados Unidos. A cerveja americana DuVine, por exemplo, começou ainda em 2017 experimentos com infusão de uva. Os fabricantes usam uma base de cerveja de trigo, com mosto de uva. A levedura de cerveja interage tanto com as uvas quanto com o trigo ao longo de quatro a seis dias no tanque de fermentação, para criar uma verdadeira bebida co-fermentada, não apenas uma cerveja com sabor de uva adicionado.

18 Jornal Design

Outra curiosidade do mercado do vinho são as garrafas de papelão. O PaperBoy vem em garrafas feitas de cartão reciclado comprimido que toma a forma de uma garrafa, com um revestimento interno em plástico. Esta embalagem mais leve não é somente um artigo interessante, ela também economiza com o peso do produto para o transporte. Outro ponto importante é sobre a reciclagem: é verdade que as garrafas de vinho de vidro são recicláveis, mas o vidro tem uma taxa de reciclagem de 28% em comparação com a taxa de reciclagem de 91% do papel (dados do mercado americano). Ainda figurando no cenário de novas embalagens, o vinho enlatado inspira-se no esnobismo popular das cervejas para repensar suas embalagens. A uma década atrás, era quase inédito pensar em beber vinho sem uma rolha adequada. Mas a economia (e conveniência) das roscas tem desafiado milhares de anos de tradi-

ção. Até as revistas gourmet sugerem, sem nenhuma desconfiança, os vinhos em caixa (bag) para festas. Recentemente a empresa américa Union Wine Company colocou um Pinot Noir e um Pinot Grigio em latas de alumínio. Embora economizasse, impressionantes 40% em seus custos de embalagem em relação às garrafas, a decisão foi tão importante quanto a re-branding da experiência de consumo de vinho. Pois a proposta conceitual era trazer um efeito psicológico interessante: pois beber um vinho em uma lata é um luxo ironicamente plebeu, muito parecido com pedir um hambúrguer gourmet ou usar um chinelo Havaianas bordado com cristais. Os produtores de vinhos, assim como cervejeiros e destiladores conseguem ser bastante criativos em suas embalagens. Mas como tornar um rótulo mais evocativo e significativo para o consumidor final? A comunicação se torna um equilíbrio entre forma e conteúdo. Q u a n d o você começa com um bom conceito, você pode levar o design ao limite obtendo um produto mais impressionante sem perder a mensagem ou a sinceridade dele.

Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br Designer


Jornal Design 19


O encontro aconteceu no bistrô La Fermata, da Vinícola Courmayeur, em Garibaldi, e contou com o apoio da Bazze Esquadrias. Os profissionais tiveram a oportunidade de realizar novos contatos, de trocarem experiências e de fomentarem novas oportunidades.

Foto Exata Comunicação

Em maio, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos (AEARV) realizou o primeiro Happy Hour de 2019. O evento teve como objetivo principal apresentar uma agenda da entidade aos profissionais com a programação planejada para o próximo biênio.

Fotos Arquivo AEARV

Agenda AEARV 2019

Como parte da agenda de 2019, a AEARV irá realizar a quinta edição do BOOK DOS ARQUITETOS. O projeto consiste em um material em formato impresso e digital em alta qualidade, com fotos e informações pertinentes de projetos selecionados pelos profissionais. Este livro será distribuído gratuitamente em vários estabelecimentos da região, proporcionando, portanto, visibilidade ao trabalho publicado pelos arquitetos participantes. A edição será comemorativa aos 40 anos da entidade, que busca reforçar a importância da ARQUITETURA, valorizando o profissional da

região e sua atuação no mercado. A associação convida os profissionais do segmento à participarem desse programa que será lançado em setembro. A novidade desta edição é que, além do material físico, o conteúdo será divulgado através de mídias sociais, ampliando o acesso e o público de abrangência. Cada arquiteto receberá uma quantia de cópias para distribuição própria. “O principal objetivo do Book é valorizar o arquiteto, mostrando de forma elegante e visual, o talento dos profissionais da região”, esclarece a comissão de elaboração do projeto.

Um novo conceito em morar bem te espera, a 10 min do Centro de Bento Gonçalves!

1º Condomínio Fechado do Vale dos Vinhedos RS 444 | 900 | Vale dos Vinhedos | BG

Sua família vivendo com segurança e qualidade de vida! Conheça o condomínio, ligue 54 98117 1818

20 Jornal Design

nossa obra


A arquiteta Cenira Mazzoti, também prestigiou todas as edições do Book dos Arquitetos. Ela diz que sempre se interessou pelo projeto, devido a acreditar nele, reconhecendo a importância de divulgar o trabalho, e por isso se sente comprometida a participar deste evento como forma de engajamento profissional com a instituição.

O primeiro Book foi lançado no ano de 2006, e desde então, outras três edições ocorreram, reforçando a importância do projeto na região. A participação de alguns profissionais perduraram em todas as edições, como a arquiteta Mônica Ferrari, que identifica o Book como “uma vitrine profissional para divulgação do trabalho”. Ela fala com orgulho que a sequência dos encartes mostram uma evolução da sua trajetória na arquitetura e que o novo formato, agora vinculado às

nossa obra

mídias sociais, pode ser ainda mais dinâmico e adequado à contemporaneidade. A arquiteta ainda diz que embora o principal instrumento de vendas do serviço nessa profissão seja o “boca a boca” - se referindo às indicações que os clientes fazem - o Book é uma forma de ajudar nesse processo. “Os clientes se orgulham ao verem seus projetos publicados e acabam usando o Book como forma de divulgação em seu grupo social”, diz ela.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a AEARV pelo e-mail aearv@aearv.com.br ou pelo fone/ whatsApp (54) 99929 6960.

Jornal Design 21


Semana de Design de Nova York

ICFF – International Contemporary Furniture Fair A feira ICFF, que aconteceu no Jacob K. Javitz Convention Center de 19 a 22 de maio, foi a 4ª experiência no mercado americano da designer Marta Manente. A feira é o evento âncora da Semana de Design de Nova York. Foram 18 estúdios de design brasileiros expondo na feira, com apoio da Apex Brasil, Raiz Project, Sindmóveis, e Consulado Brasileiro dos EUA. O Studio, atualmente, conta com estrutura comercial internacional que atende à distribuição através dos e-commerces 1STdibs e The1showroom, além de prestar diversos atendimentos exclusivos a lojistas, arquitetos e designers de interiores americanos.

Do seu portfólio, determinados produtos foram selecionados por serem os best sellers dos Estados Unidos e outros foram apresentados pela primeira vez, como a poltrona Breeze, lançamento da marca. Alguns produtos também têm destaque especial por terem passado por importantes eventos, como o Balanço Revoar, que esteve na última Hampton Design Showhouse e mostras de design na Europa. A poltrona Flor também é uma das peças com passaporte carimbado e esteve no palco da ICFF. Simultaneamente e diretamente de Nova York para o Brasil, a designer lançou a sua coleção no site brasiliero Privália, conhecido por distribuir importantes grifes.

Lançamento: Breeze

Fotos Arquivo Studio Marta Manente Design

A brisa é o frescor e leveza no sentir da pele, é o elemento vento em constante movimento. Sua fraca intensidade gera um conforto agradável de sentir. De forma fluida, move-se contornando os objetos em seu caminho, moldando-se ao ambiente, levando a ele frescor, constância e agradabilidade. Assim surgiu o desenho da Poltrona Breeze, estofada elegantemente em veludo - em sua forma fluida e leve – tornando o movimento elegante. Além de conter franjas de fios de seda, gerando encanto ao olhar e maciez ao toque.

A coleção conta com as cores verde, preto e offwhite. E além da poltrona tem o pufe.

Marta Manente marta@martamanente.com.br Designer 22 Jornal Design


Foto Revelare Fotografia

Aurora apresenta fábrica com sustentabilidade, tecnologia e design

Com 88 anos de história, atuando em processos colaborativos e o propósito de fazer a diferença, a Cooperativa Vinícola Aurora tirou do papel o novo parque fabril, inaugurada em maio, na entrada do Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. A arquitetura do projeto, executado pela Face Norte Construtora, atende o que há de mais inovador em conceitos sustentáveis, necessários para gerir recursos naturais e preservação do meio ambiente, além de tecnologia e design que impressionam. Quando começaram a pensar em um novo par-

que fabril, a diretoria tinha uma visão de sustentabilidade e modernidade, buscando se tornar uma empresa 4.0. “A Aurora nos deu a oportunidade de conhecer o mundo e ter as melhores e mais modernas referências do mercado. Estar em grandes feiras trouxe outra visão, o que impulsionou uma série de avanços no processo produtivo, trazendo um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, elevando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada, nos fazendo pensar fora da “caixa”, relatou o diretor administrativo da empresa, Cleverson Koltz.

Cleverson Koltz, diretor administrativo da Cooperativa Aurora

Valorizando a família

www.vinicolaaurora.com.br

O projeto elaborado para a nova sede adotou uma fachada em aço corten com design moderno e diferenciado, além da ilustração da família de agricultores, demonstrando o espírito cooperativista e o valor que os associados têm para a empresa. A estrutura ainda estimula uma série de recursos naturais, criando uma indústria com selo verde, preocupada com a natureza, seus colaboradores e seus associados. A área construída de 13.380 metros quadra-

dos é 100% termoacústica, não sendo possível escapar nenhum ruído para fora da estrutura e o sistema de automação, que regula a temperatura em 24 graus no inverno e no verão. Com isso o produto fica estável dentro da fábrica e é bom também para o colaborador. “Buscamos utilizar recursos da natureza e trazer para dentro do nosso processo. Criamos uma empresa com selo verde. O mercado exterior brilha os olhos quando se fala em sustentabilidade, o que é positivo para nós, que hoje exportamos para mais de 20 países. Tenho um sonho de internacionalizar a Vinícola Aurora. Já conquistamos um status muito bacana de ser a número um no país, mas tenho a convicção que temos capacidade suficiente de atender muito mais lá fora, também”, explica. Ao longo de todos esses anos, a Aurora enfrentou algumas crises, mas com trabalho duro da equipe recuperou-se e continuou a crescer. Com 1100 associados, Koltz conta que o investimento teria que ser algo certo e principalmente suprir as carências da empresa. “Foi isso que buscamos no novo projeto. A Aurora trabalha pela qualidade, mas muito mais voltado para os valores da

empresa. Independente de lucros, queremos que os colaboradores tenham um sentido de vida na empresa, indo além e impactando a comunidade a partir de uma paixão, que é o vinho. O que vier a partir disso é uma consequência positiva de qualidade, aliada aos propósitos da nossa empresa”, enfatiza. Para Koltz, tudo que é planejado na Aurora é pensado também para as próximas gerações, com o intuito de captar a essência do projeto e vislumbrar a inovação. “A Vinícola Aurora tem um cunho social imenso e o mercado brasileiro tem potencial fantástico. Essa unidade nasce com contemporaneidade, com o intuito de ser diferente, além de captar os recursos da natureza e conseguir ser mais competitivo em cima disso, ela tem o viés da indústria 4.0”, finaliza. A estimativa da diretoria da Aurora é de que a linha comece a operar em setembro deste ano. Hoje, a vinícola é responsável pela maior produção do mercado brasileiro de sucos de uva integral, vinhos finos e coolers, além de ser a vinícola brasileira mais premiada em concursos internacionais. Jornal Design 23


O retorno da Festa Nacional do Vinho A ‘festa-mãe’ de Bento Gonçalves revive a tradição do vinho encanado tação promovidos em parceria com as vinícolas expositoras e curadoria do Comitê Organizador da Fenavinho. Para chegar até o espaço da festa, a decoração ao longo dos corredores da ExpoBento será voltada ao protagonista do evento e pretende ser intuitiva, de modo a levar o visitante até a Praça Gastronômica – onde, ao lado, ocorre a Fenavinho. A feira também presta uma reverência à festa que deu origem a diversos eventos da cidade, nominando seus espaços com variedades de uvas. Além disso, o Palco Fenavinho, tematizado, contará com programação diária de atrações.

Zéto Telöken Fotografia

O emblemático vinho encanado no centro

A corte formada pela imperatriz Bárbara Bortolini, Sandi Marina Corso, e Ana Paula Pastorello provando o vinho encanado servido pelo coordenador do Comitê da Fenavinho Diego Bertolini e pelo oordenador da área de eventos Roberto Cainelli Jr.,

Foram oito anos de espera, 2.955 dias desde o encerramento da última edição, em 08 de maio de 2011, para que a Festa Nacional do Vinho fosse resgatada e voltasse a encantar os visitantes e a comunidade local – juntos em um único brinde. A partir do dia 13 de junho, de forma concomitante à 29ª ExpoBento, a 16ª Fenavinho abrem as portas para os apreciadores da bebida considerada dos Deuses – e que elevou Bento Gonçalves ao título de Capital Brasileira do Vinho. Em 2019, quem visitar o Parque de Eventos do município até o dia 23 terá a possibilidade de presenciar a volta da festa que projetou a cidade para o cenário nacional – sendo um divisor de águas para o setor vitivinícola da região. A Fenavinho nasceu em 1967, capitaneada pelo empresário Moysés Michelon (in memoriam). Apesar do hiato de oito anos, o evento ressurge com a mesma essência: celebrar a cultura do vinho trazida pelos imigrantes italianos há mais de 140 anos.

Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso – isso sem contar com a animação do boneco-símbolo da festa, o Tasta Vin. Vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com os visitantes a evolução do setor. Para ampliar o conhecimento, eles serão desafiados a visitar um espaço sensorial, chamado de Galeria de Aromas. Ali, aprenderão a identificar notas de algumas das variedades elaboradas na Serra, uma experiência que conta com a parceria do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal (IFRS). Os visitantes ainda poderão frequentar cursos de degus-

Antecipando as comemorações da Fenavinho, a organização também visou o resgate de uma das mais emblemáticas atrações na história da festa: o vinho encanado junto à Casa do Vinho, localizada na Via del Vino – região central de Bento Gonçalves. Durante os dois finais de semana que antecederam o evento (dias 1º e 2 e 8 e 9 de junho), turistas e comunidade local puderam adquirir taças comemorativas para brindar com vinhos finos ou suco de uva integral a preços acessíveis. Para harmonizar, diferentes opções gastronômicas foram comercializadas por produtores da agroindústria regional, tudo para combinar com o clima festivo da proposta, que também teve atrações de música, coral, gincana colonial, desfile de carros alegóricos, teatro e itens de artesanato.

Voltando às origens A festa promete uma programação de retorno às origens. Ambientada como se fosse uma vila típica dos tempos da imigração, a Fenavinho integra áreas de gastronomia, de agroindústria e, claro, de vinícolas, recriando ambientes de época e revitalizando expressões da cultura regional. Essa atmosfera será transmitida por meio de arquitetura, artesanato, hábitos e costumes, vinho, boa gastronomia, teatro, música, entre outras ações interativas com o público, sempre com a bela receptividade do trio de soberanas da festa, a Imperatriz do Vinho Bárbara Bortolini e as Damas de 24 Jornal Design

Comitê Fenavinho 2019: Rodrigo Valério, Bruna Cristófoli, Marcos Giordani, Diego Bertolini, Roberto Cainelli Jr, Gabrielle Rodrigues, Daniel Panizzi e Rodrigo Parisotto

Como acessar Durante os 11 dias de festa, os visitantes poderão conferir a Fenavinho com o mesmo ingresso adquirido para acompanhar a ExpoBento. No Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481), os portões ficam abertos de segunda à sexta-feira – das 18h às 22h30min (por R$ 5) –, aos sábados e feriados – das 10h às 22h30min – e aos domingos – das 10h às 21h (ambos por R$ 12). Mais informações podem ser obtidas pelo site www. expobento.com.br. A promoção é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.


Palcos da ExpoBento 2019 têm programação eclética todos os dias De 13 a 23 de junho, artistas de diversos gêneros musicais e teatrais se apresentam na feira

Dia 13 de junho: Acústicos e Valvulados O grupo porto-alegrense Acústicos e Valvulados sobe ao palco da Praça Gastronômica no primeiro dia de feira, às 22h. Colecionando hits que marcaram a cena musical do Rio Grande do Sul, especialmente nas décadas de 1990 e 2000, o quinteto conta com Rafael Malenotti (vocal), Alexandre Móica (guitarra e vocal), Paulo James

(bateria), Diego Lopes (baixo e vocal), Daniel Mossmann (guitarra) e Luciano Leães (teclados) na formação. A banda irá embalar o público com canções como “Remédio”, “Fim de Tarde com Você”, “Até a Hora de Parar” e “Quintal”. Dia 14 de junho: Vocal Allegro Característico para a temática do Palco Fenavinho, o Vocal Allegro, que tem um repertório composto por vários sucessos da música mundial em versões italianas, se apresenta a partir das 22h. Com seis anos de história completados em 2019, o grupo tem apostado numa nova fase, acompanhado por uma banda completa. Entre as canções que embalam os espectadores estão Ob-la-di, Ob-la-da (Beatles), Mamma Mia e Dancing Queen (Abba), Can’t take my eyes off of you (Gloria Gaynor) e You’re the one that I want e Summer Nights (da trilha do filme Grease).

Dia 16 de junho: Mateada na Praça Gastronômica O primeiro domingo de feira reserva um espaço especial para os amantes da cultura nativista. Com início às 17h, o palco da Praça Gastronômica será tomado por apresentações folclóricas de CTGs e artistas conhecidos em todo o RS, como César Oliveira e Rogério Melo – uma das duplas mais prestigiadas da música estilo campeira – que encerram a mateada a partir das 21h. Dia 17 de junho: Rodrigo Soltton Rodrigo Soltton irá encantar os visitantes que acompanharem sua performance na única segunda-feira de ExpoBento. Pianista e intérprete que projeta uma explosão de sentimentos e sensações através da alma, o artista bento-gonçalvense consegue cativar o público de formas diferentes, seja pela escolha do repertório ou pelo carisma. Ele se apresenta a partir das 22h, no Palco Fenavinho. Foto Divulgação

Multissetorial nas centenas de estandes espalhados pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a ExpoBento 2019 também será eclética nos palcos. Sobram opções, contemplando os mais variados gostos, estilos e interesses, entre as atrações da feira. De companhias de teatro a artistas consagrados nacionalmente, a programação da ExpoBento é atrativa em cada um de seus 11 dias (a feira ocorre de 13 a 23 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves). Toda essa riqueza de opções pode ser apreciada pelo público sem qualquer custo adicional. Quando o visitante adquire o ingresso para a feira (no valor de R$ 5 nos dias de semana e de R$ 12 nos fins de semana e feriados), pode curtir tudo o que a ExpoBento oferece sem desembolsar valores extras. Todos os shows da programação do dia estão inclusos no ingresso. A seguir você confere destaques da agenda – com a seleção de uma atração principal por dia. A programação completa pode ser consultada no site www.expobento.com.br

Dia 15 de junho: Vitor Kley Uma das principais atrações da 29ª ExpoBento, o promissor cantor Vitor Kley promete ‘iluminar’ – e alegrar – quem for conferir sua apresentação na Praça Gastronômica, às 22h, com seu maior hit, ‘O Sol’. Esse e outros sucessos, como “Morena”, “Adrenalizou” e “Bem Te Vi”, permeiam o repertório do artista gaúcho de 24 anos que faz sucesso pelo país inteiro.

MINISTÉRIO DA CIDADANIA APRESENTA:

13 a 23 de Junho

29ª

& 16ª FESTA NACIONAL DO VINHO

Venha vivenciar o encantador mundo do vinho edagastronomiaitalianana16ª Fenavinho

/fenavinho

APRECIE COM MODERAÇÃO

A festa nacional do vinho está de volta a Bento Gonçalves, com diversas atrações para encantar seus visitantes, com uma Vila Típica, integrada à área gastronômica, além de dezenas de vinícolas expondo seus produtos e muito mais! /ExpoBentoOficial www.expobento.com.br Patrocínio:

Realização:

Jornal Design 25


Foto Jeferson Soldi

Dia 21 de junho: Lucas e Felipe A dupla gaúcha natural de Novo Hamburgo iniciou sua trajetória em 2010, mas foi após conquistar o Brasil vencendo por votação popular o reality show Festival Sertanejo SBT que ganhou projeção nacional. Com uma discografia composta por canções produzidas por profissionais que lidam com grandes artistas do gênero, a dupla tem sua grande aposta da música ‘Sangue Frio’, em parceria com Bruno e Marrone, lançada no final de 2018. Confira a apresentação de Lucas e Felipe a partir das 22h, no Palco Fenavinho. Dia 19 de junho: Eder e Emerson No cenário sertanejo, uma dupla formada por irmãos pode parecer normal, mas o entrosamento, a sincronia musical e a afinidade de Eder e Emerson são os grandes diferenciais dos gaúchos de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Desde 2015 como dupla, Eder e Emerson emplacam canções de sucesso como ‘Partiu balada’ e ‘Vivo por você’. Eles se apresentam na Praça Gastronômica a partir das 22h.

26 Jornal Design

Dia 22 de junho: Star Beetles A banda Star Beetles, formada em setembro de 2009, já ultrapassou a marca de mais de 1.200 shows no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Inglaterra. Personalizada para homenagear os ingleses do The Beatles, o grupo argentino embala o público com canções icônicas. Eles sobem ao palco da Praça Gastronômica às 22h do último sábado de ExpoBento 2019.

Dia 23 de junho: Fernando Zanuzo No dia do encerramento da feira, o bento-gonçalvense Fernando Zanuzo se apresenta no palco principal a partir das 19h. O show é composto por clássicos do rock nacional e internacional.

ExpoBento 2019 Quando: 13 a 23 de junho Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves Valores e horários: Segunda à sexta: das 18h às 22h30min (R$ 5) Sábados e feriados: das 10h às 22h30min (R$ 12) Domingos: das 10h às 21h (R$ 12) *O ingresso para a feira oferece acesso gratuito aos shows Mais informações: www.expobento.com.br Promoção: Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves

Foto Divulgação

Dia 18 de junho: Cris Pereira Multifacetário, o comediante Cris Pereira apresenta seus icônicos personagens na ExpoBento 2019 em um show que dura em média uma hora e meia. O artista porto-alegrense interpretará figuras conhecidas dos gaúchos, como Gaudêncio, Jorge da Borracharia, Virgínia IstarUors e Claudiovaldo Nogueira. O comediante retorna aos palcos da feira às 22h, na Praça Gastronômica.

Dia 20 de junho: Grupo Tholl Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo Tholl é umas das mais prestigiadas companhias teatrais do Brasil. Criado em 1987 em Pelotas, se aproxima cada vez mais rápido da marca de um milhão e 500 mil espectadores. O Grupo Tholl apresenta na ExpoBento o espetáculo “Cirquin”, na Praça Gastronômica, a partir das 14h do dia 20. Por ser feirado, essa data reserva, ainda, shows com Voice In – banda já confirmada no Rock In Rio 2019 – e Rock de Galpão – grupo que resgata e valoriza a música regional do RS e a traduz em versões contemporâneas – às 17h e 22h, respectivamente.


Práticas comerciais para alavancar as vendas 3) Busque novos clientes e parceiros: estudando o seu cliente, você consegue perceber características e ações que podem ser aplicadas também para conquistar novos clientes, além de oportunidades de parcerias com outros empresários.

Foto Divulgação

4) Explore as redes sociais: há diversas formas de aproveitar o marketing digital para promover e incentivar as vendas. Dedique-se a identificar quais estão mais alinhadas ao seu tipo de negócio.

Algumas práticas podem impulsionar as vendas e melhorar o relacionamento com o seu cliente, contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio. Não são complexas, mas sua execução exige dedicação e comprometimento: 1) Conheça o seu negócio: antes de tudo, você precisa saber quais são os diferenciais dele. Quais os motivos que fazem o cliente escolher você ao invés do concorrente? 2) Entenda o seu cliente: O que ele precisa? Quem ele é? Quais são os seus hábitos? Ao estudar e entender o seu cliente, você tem condições de melhorar seus produtos e serviços.

5) Treinamento e capacitação: tão importante quanto ter boas estratégias é ter pessoas capazes de executá-las. As pessoas são o bem mais precioso de qualquer empresa, por isso precisam ser ouvidas e bem orientadas para que possam contribuir com o desenvolvimento dos negócios. 6) Atendimento: é feito de pessoas para pessoas. Por isso deve acontecer de forma transparente, com educação e gentileza. Se o ambiente de trabalho é agradável, os colaboradores têm prazer em atender e servir aos clientes, que percebem a satisfação mesmo nos detalhes mais simples. 7) Fique atento aos exemplos: não adianta criar regras, definir objetivos e estratégias comer-

ciais se o líder não as segue, se ele não é exemplo para a sua equipe. Se o gestor não for referência para a equipe, dificilmente os objetivos serão atingidos. Neste caso, faltará a motivação principal, que direciona a empresa para o sucesso. 8) Lembre-se do acompanhamento: não adianta você desenvolver inúmeras ações e não acompanhar o que está sendo feito. Esta etapa permite identificar estratégias que deram certo e que podem ser replicadas, além de ajustes nas ações que não atingiram o resultado esperado. A área comercial é estratégica para qualquer tipo de negócio. Você pode ter o melhor produto ou condições de oferecer um serviço muito especializado. Porém, se não planejar as suas ações e não preparar a sua equipe, as suas chances de sucesso serão reduzidas.

Aline Agatti aline@organizativa.com.br Consultora Empresarial

Jornal Design 27


As Vantagens da Síndrome de Tio Patinha$ Parece estranho o assunto, mas algumas práticas da pessoa avarenta, popularmente conhecido como “pão-duro”, podem sim ser aproveitadas e fazerem sentido no universo do mão aberta, por-

que afinal poupar nunca será um hábito ruim, meu avô sempre dizia: “não seja um avarento, mas jamais faça desaforo para o $, pois ele se vinga e acaba...”, sábias palavras!

Listei então algumas lições que considero relevantes:

Gaste menos que sua renda, gastar mais do que ganha torna-se um hábito, que irá te tirar o sono em algum momento e te levará certamente para a bola de neve dos juros. Poupar centavos hoje, para colher centenas amanhã, ou seja, PECHINCHE, se a cada desconto conseguido, você guarda-lo num cofrinho, em pouco tempo terá arrecadado o equivalente ao seu salário, sim, imagina um 14º salário só de economias! Evite o desperdício, isto vale para tudo: alimentos, shampoo, creme dental, papel, enfim, os recursos naturais estão cada dia mais escassos para que justifique o uso descontrolado das coisas. Não haja como se não houvesse amanhã.

Imagem Divulgação

Opte pela marmita no trabalho, porque ir ao restaurante todo dia se pode fazer sua comida em casa? No fim de semana, faça os pratos mais elaborados e congele, deixe um pote de salada lavada e leve para o trabalho sua própria comida, além de mais econômico, também fica bem mais saudável, pois no restaurante, tendemos a cometer excessos. A internet hoje disponibiliza muitas receitas fáceis e rápidas, especialmente para marmita! Busque atividades gratuitas, sim! E porque não? Opte pelo menos uma vez, invés de ir num parque pago com food truck, por um parque gratuito com área verde onde você possa levar sua cesta com lanches feitos pela família, uma bela toalha xadrez e uma volta ao hábito delicioso do piquenique, pode ser no clube que você é sócio, paga e nem aproveita! As pessoas mais econômicas seguem alguns princípios, do tipo: Nunca dizem: “Fique com o troco” “Nunca colocam a mão no bolso em vão” Acreditam que: “Se for para ir as compras que seja no domingo, quando quase tudo está fechado, porque minimiza as tentações.”

Enfim, encerro com a dica de Ana Leoni, uma economista que diz: “Todo mundo que chegou ao primeiro milhão, começou economizando o primeiro real.” Esta coluna não pretendeu falar de privação, mas sim de prioridades, ainda que não adote todas as práticas, algumas você pode usar eventualmente!

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

Meu carinho e até a próxima!

2

Collection

1

3

VOCÊ PODE SER CONTEMPLADO COM:

UNICRED

G ol d I nves t m e n t 1 G i f t Car d 2 Un icr ed Adve nt ur e 3 Des ig n e S of i s t icação 4

ACUMULE CHANCES DE COLECIONAR MOMENTOS INESQUECÍVEIS.

para colecionar esses momentos, fale com o seu gerente ou acesse unicred.com.br/ centralrs/promocao

4 *Consulte o regulamento completo em www.unicred.com.br/centralrs/promocao. Certificado de autorização SEAE nº 04.000907/2019. Promoção válida somente para cooperados Unicred. Imagens meramente ilustrativas.

BENTO GONÇALVES: Rua José Mário Mônaco, 321 | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 | www.unicredintegracao.com.br 28 Jornal Design


Arbitrariedade na cobrança dos 10% do FGTS pagos pelo empregador na despedida sem justa causa

Foto Divulgação

por Audrey Santarosa Pozza | Advogada especialista em Direito Previdenciário e Tributário | OAB/RS 68.832

O artigo 1º da Lei Complementar nº 110 de 2001 instituiu uma contribuição social destinada ao Governo Federal no valor de 10% (dez por cento) sobre o montante de todos os depósitos do FGTS de cada trabalhador, durante o contrato de trabalho, devida pelos empregadores em caso de despedida sem justa causa, exceto para os empregadores domésticos. Isso aconteceu porque o Supremo Tribunal Federal havia declarado que os saldos das contas do FGTS tinham sido corrigidos a menor na época dos Planos Verão (1988) e

Collor (1989). O Presidente na época, Fernando Henrique Cardoso, para estender a todos os trabalhadores a reposição dos saldos de suas contas do FGTS, encaminhou o projeto da Lei Complementar acima citado (nº 110/2001), a qual foi votado e aprovado pelo Congresso Nacional. Veja só, essa contribuição social conhecida como multa dos 10% tinha a finalidade específica de repor essas diferenças dos saldos causados pelos Planos Verão e Collor que a União foi compelida a pagar, entretanto, mesmo após sal-

dadas essas contas, as empresas continuam sendo obrigadas a esse pagamento. A própria Caixa Econômica Federal como gestora do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e sabedora da finalidade específica dessa Contribuição Social informou à União Federal, através do famoso Ofício nº 038/2012, sobre o reequilíbrio do saldo negativo das contas do FGTS após dez anos da cobrança do tributo. Alegando que o déficit para o qual foi criada já era inexistente. Depois desse Ofício, o Congres-

so Nacional aprovou a extinção desse tributo através do Projeto de Lei Complementar nº 200/2012, entretanto, o mesmo acabou sendo vetado pela então presidente, Dilma Rousseff, sob o argumento de que haveria um impacto orçamentário-financeiro que prejudicaria “fortemente o desenvolvimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujos beneficiários são majoritariamente os próprios correntistas do FGTS”. Atualmente já existe outro Projeto de Lei Complementar de nº 550/2015, de autoria do Senador, Cassio Cunha Lima, já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal e pronto para Deliberação em Plenário, porém sem data marcada ou previsão de votação próxima. Existe ainda em tramitação no Supremo Tribunal Federal o Recurso Extraordinário nº 878313, com Repercussão Geral Reconhecida, conhecido como Tema 846 onde se decidirá sobre o desvio de finalidade da referida contribuição social, a suspensão da exigibilidade do recolhimento desses 10% do FGTS, bem como sobre a restituição dos valores pagos indevidamente nos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação. Devido às graves crises econômicas a que o Brasil está sujeito desde meados de 2014, inúmeros foram os empregadores que necessitaram realizar demissões em grande escala e despenderam 10% a mais em cada demissão sem justa causa devido ao fato de ainda permanecer em vigor essa obrigação tributária indecorosa.

Jornal Design 29


Casamento aos 50: habituando-se a vida a dois

Fotos Arquivo Pessoal

Quando menos espera, o amor chega e muda a vida, vira tudo de cabeça pra baixo. Não há regras nem tempo determinado para isso. Em muitos casos, as juras de amor feitas na juventude perduram por uma vida toda, porém, a rotina, os filhos e o trabalho acabam tomando conta da maior parte do tempo, e os casais se distanciam. Mas, em algumas histórias, a chama volta a acender, e o amor, novamente, regenera no coração. Normalmente, isso ocorre quando chega a conhecida “Síndrome do Ninho Vazio”, que pode ser desencadeada com os filhos ainda morando com os pais, mas vivendo de forma totalmente independente. Foi isso que aconteceu com o casal, Iara Bussolotto e Enio Luiz Bussolotto, juntos há 31 anos. Em um casamento, os filhos se tornam prioridade e demandam mais atenção, com isso, o relacionamento amoroso acaba ficando em segundo plano. E na história do casal, embora eles sempre tenham sido unidos, a prioridade era por programas em família. “Engravidei após três anos de casados, e desde então todos os programas eram planejados para nós três juntos. Hoje, Eduardo tem os amigos dele e namorada, então nem sempre fazemos passeios de família”, explica.

Um relacionamento regado ao romantismo

“Não voltamos a ser namorados após a vida adulta da Emanuela, porque nunca deixamos de ser namorados. Somos românticos e companheiros”, disse Neusa. Casais que conseguem manter a intensidade do relacionamento em todas as fases da vida, são raros, mas esse tipo de sintonia ainda existe. A história de Neusa Tonello Gehlen e Carlos Alberto Gehlen pode ser considerada uma delas. Casados há 29 anos, são eternos namorados, cultivam os momentos em família com a filha, Emanuela, e também a sós. O companheirismo, a roda de chimarrão e as viagens são momentos que completam a agenda da família. Neusa conta que o segredo de um casamento é o amor e tolerância. “Temos opiniões

30 Jornal Design

opostas, personalidade e jeito de ser diferente, mas o romantismo sempre andou ao nosso lado, atrelado a esses princípios. Somos o tipo de família que fica horas conversando, o diálogo é algo importante pra nós, são nossos momentos”, afirmou. Neusa ainda conta sobre uma data especial para eles, que é a comemoração do aniversário de casamento, celebrado em agosto. “Quando fizemos 25 anos de casados, infelizmente minha mãe faleceu e não comemoramos. Como era um momento delicado para nós, Carlos e eu, fomos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha e recebemos uma benção especial dentro de um confessionário, renovando nossos votos e abençoando nossa aliança. Foi tão bonito que parecia mais uma nova cerimônia de casamento. Já no ano passado comemoramos nossos 28 anos de casados viajando, nossa primeira viagem pra Europa. Foi maravilhoso e muito romântico”, emociona-se ao relatar.

Com o passar dos anos, Eduardo foi crescendo e se formou no ensino médio. As atividades do filho já não dependiam da companhia dos pais, o que serviu de estimulo e empurrão para que o casal retomasse os programas rotineiros da época em que eram namorados, como viagens e passeios a dois, churrascos com os amigos e janta-

“No dia da formatura do ensino médio do nosso filho, eu falei para o meu marido, está pronto para voltar a namorar?”, brinca Iara.

res românticos.

Chega um momento na vida que a maioria dos casais não se prepara, que é justamente o momento em que os filhos criam asas e voam para o mundo, conta Enio Bussolotto. “É hora de o casal se reinventar, e voltar a curtir. Habitua-se a vida a dois, mas não se pode de maneira alguma cair na monotonia, e foi o que procuramos fazer”, conta. Eles ainda contam que o momento está sendo maravilhoso, uma nova experiência, porque o fato de se conhecerem há muitos anos, significa muita cumplicidade e intimidade. Segundo Iara, é possível aproveitar muito mais os programas que faziam quando eram jovens, devido a tranquilidade e a fase madura do casamento.


Seu amor vai amar! Drops de Menta Surpreenda seu amor com muitas novidades e produtos exclusivos Drops de Menta, afinal, todo presente é uma declaração de amor. Pague em até 1+7x sem juros, em 4x com primeiro pagamento somente para 60 dias ou em 6x no cartão de crédito.

ps de Men

Foto Drops de Menta

Foto Dro ta

Rua Saldanha Marinho, 331 Centro | Bento Gonçalves Fone: (54) 3454.5188 (54) 98111.4027 @dropsbento @dropsdementabentogoncalves

Meriene

Foto Divulgação

Para tornar sua noite inesquecível, a Meriene Moda Íntima tem a lingerie perfeita!

Matriz | Rua Marcos Valduga, 515 | Santa Helena Bento Gonçalves | 54 3453.1119 Filial | Rua Ramiro Barcelos, 393, sala 369 | Centro 54 3451.8155 | 54 99638.1264 Meriene Moda Íntima merienemoda Jornal Design 31


Felicidade é sentir o coração acelerar com presentes Cacau Show

Sugestão de presente 1 caixa G 1 caneca Love 1 Chocoarte Te Amo Namorados 40g 1 Coração Namorados 112g 1 Caixa Artesanal Delícias de Amor 145g kitNamorados de relaxamento 1 Cubo TeUm Amo 145g completo e muito sabor. Perfeito 3 Trufas sabor Morango 30g para Kit Spa do Chocolate presentear o seu amor! Bombons de chocolate 55% de cacau. 2 Trufas sabor Maracujá

176506-AF_FOLDER_NAMORADOS_2019.pdf, page 1 @ Preflight Server ( 176506-AF_FOLDER_NAMORADOS_2019.indd ) - 07:46:14 - March176506-AF_ 12, 2019 -

37g |

R$101,90 cada

Desfrute desta experiência única de relaxamento, sabor e indulgência!

Kit Spa do Chocolate Bombons de chocolate 55% cacau Nécessaire Sabonete líquido Creme esfoliante Óleo corporal

Gran

Bombo ao leite e uma

170g

Imagens Ilustrativas.

Fotos Divulgação

Óleo Corporal

Sabonete Líquido

Acompanha uma linda nécessaire!

Cubo Bombom Namorados

Fondue laCreme Chocolate ao leite para preparo de fondue

Chocoarte Te Amo Namorados

32 Jornal Design

Sab apa que sai cab

Botão de rosa com bombom de chocolate

Creme Esfoliante


Fotos CNA

CNA promove

cinema para mães e filhos

No mês de maio, o CNA comemorou o dia das mães em grande estilo. Celebramos aquela que nos acompanha e que nos incentiva a sermos sempre melhores, que sempre tem uma palavra de conforto, um café com um bolo e um abraço para acalentar. Por isso, não poderíamos deixar uma data tão especial passar em branco. Em um evento cheio de amor, convidamos mães e filhos para uma sessão de cinema especial, onde acontece uma homenagem a essa figura tão importante em nossas vidas. Todos os anos, o CNA proporciona esse momento de descontração e diversão para mães e filhos, por meio de um filme leve, que nos passe uma mensagem especial. A celebração do dia das mães no CNA traz a família de nossos alunos para mais perto da escola. Acreditamos que essa seja a chave para o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes como cidadãos e como falantes da língua inglesa. A figura materna, seja ela a que nos deu à luz ou aquela que nos acolheu como filhos, é parte fundamental do desenvolvimento educacional da criança. Estar presente no aprendizado dos filhos, orientando e ajudando com as dificuldades é importante para que os caminhos de desenvolvimento sejam trilhados com segurança. Ao aprender um novo idioma, isso não poderia ser

Jornal Design meia página 24,5x16.indd 1

diferente. No CNA, ansiamos pela presença das mães no ambiente da escola. Estamos sempre em contato seja para indicar caminhos melhores para os filhos, seja para elogiar os desenvolvimentos dos nossos alunos. Estamos com as portas abertas para receber as mães para conversar, tirar dúvidas, ou tomar um bom café. Incentivamos, ainda, o aprendizado em família. Muitas mães matriculam seus filhos no CNA pois sabem que aprender inglês desde cedo é fundamental para o futuro das crianças. Porém, elas logo percebem que nunca é tarde para aprender algo novo, e decidem também estudar conosco. A mãe acolhe o filho na sua caminhada de aprendizado, auxilia com os deveres de casa, entra em contato com a escola para buscar um melhor suporte. Já os filhos ajudam as mães a perder o medo de falar, a usar as plataformas online do curso, a se manterem atualizadas. Por fim, queremos também que os nossos alunos reconheçam em suas mães uma mulher forte e guerreira, que coloca o bem-estar dos seus acima de qualquer coisa. Queremos que os nossos alunos abracem suas mães não só nessa data, mas todos os dias ao acordar, demonstrando todo seu afeto e seu agradecimento. Que se lembrem que elas também têm suas fraquezas, suas dú-

vidas, seus conflitos, mas que todas as dificuldades parecem pequenas quando elas veem nos olhos dos seus filhos toda a felicidade do mundo. Elas merecem nossa gratidão todos os dias! Se você está procurando uma escola que acolha seu filho como parte de uma grande família, o CNA é o lugar certo! Venha conhecer a nossa escola e nosso método de ensino. Estamos sempre de braços abertos para encontrar a melhor solução de aprendizado para crianças, adolescentes e adultos.

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves

Jornal Design 33

09/05/2019 17:12:00


34 Jornal Design


Fran Valentini franvalentini@gmail.com.br @franvalentini Fashion Stylist Jornal Design 35


Winter trends Couros do Valleh

Golas são poderosas! Tanto por dar uma repaginada a peças invernais muitas vezes sóbrias e por esquentar muito nos dias de frio mais rigoroso.

A estação mais elegante do ano se aproxima e não há nada como se sentir acolhida dentro de um belo casaco, mantô ou que traga algum detalhe quente ao look. A Couros do Valleh está repleta de opções invernais vanguardistas para deixar seu armário de inverno versátil e elegante.

Para usar mais as peças que já tem no armário a aposta são as mantas ultra largas, que agregam o mix de texturas entre a pelica e a pele e fazem do seu look muito mais interessante.

O inverno pede linhas mais retas e clássicas. A grande novidade exclusiva da Couros do Valleh é a parka. Peça trazida do armário masculino que hoje faz tanto sentido no nosso dia, que se tornou nossa armadura. Impermeável e prática, vai transformar o seu look!

BENTO GONÇALVES :: Fábrica :: Vale dos Vinhedos 54 981147563 L’América Shopping 54 98136.6507 Galeria Dall’Onder 54 981631516 CAXIAS DO SUL

36 Jornal Design

54 99960.1183

Modelo: Patrícia Fleck Styling: Aline Gregio Fotografia: Silvia Tonon


Jornal Design 37


#dropsdeviagem

Intercâmbio proporciona experiências únicas Foto Divulgação

Daniela C. Fabris e Janete C. Ghidini, apaixonadas por intercâmbio cultural e viagens, especialistas em educação internacional e com DNA de intercambista, explicam que intercâmbio é uma experiência única, que muda a vida das pessoas para sempre, desenvolvendo habilidades importantes que contribuem para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. A BEX é uma das maiores redes de agências especializadas em intercâmbio cultural do Brasil e uma das maneiras mais seguras para você conhecer o mundo. São mais de 27 anos de mercado, convênios com mais de 200 instituições em todo o mundo e mais de 17 mil estudantes e profissionais já enviados ao exterior, por uma equipe altamente profissional e com vivência internacional. Porque fazer um intercâmbio? • Aprimorar o Idioma • Conhecer e aprender sobre novas culturas • Autoconhecimento • Qualificação profissional e crescimento pessoal. • Amadurecimento, responsabilidade e autonomia. • Novas amizades • Espírito de solidariedade • Turismo x Intercâmbio

“Education is the most powerful weapon which you can use to change the world.” Nelson Mandela

Então a BEX tem o programa ideal para você:

High School Se você tem entre 14 e 19 anos e deseja ter uma experiência de vida inesquecível, essa é uma oportunidade única para estudar em uma escola de ENSINO MÉDIO no exterior, viver com uma família anfitriã, e conhecer uma nova cultura. Cursos Universitários O aluno pode optar por curso de especialização, graduação ou pós-graduação, e a BEX presta o serviço de assessoria no processo de matrícula do aluno em uma Universidade ou College no Exterior.

Programas para alunos acima de 30, 40 e 50 anos. Específicos para quem quer estudar com colegas da mesma faixa etária e que compartilham os mesmos interesses, unindo aprendizado e atividades diversas como gastronomia, vinhos, arte, cultura, etc. Programas específicos para famílias Perfeito para quem quer ter uma experiência com toda a família, aprimorando o idioma e se divertindo. 38 Jornal Design

Programa de férias Esse é o programa ideal para quem busca diversão e aprendizado ao mesmo tempo. A BEX oferece pacotes de férias individuais e em grupos para alunos de todas as idades com saídas em vários períodos do ano.

E a BEX presta assessoria em todos os processos da sua viagem: Passagens aéreas Seguro Viagem Solicitação de visto Venda de moeda em espécie e cartão de débito internacional Turismo

Estágios e Trabalhos Excelente oportunidade para quem quer ter uma experiência profissional no exterior. A BEX tem programas de estágios em diversas áreas, além do programa de estudo e trabalho remunerado, onde o intercambista recebe a permissão para trabalhar legalmente no país escolhido. Pacotes temáticos em Turismo

A BEX é membro da BELTA - entidade que regulamenta as agências de intercâmbio do Brasil.

Cursos de idiomas Você pode escolher o idioma que deseja aprimorar/aprender (Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Chinês, Japonês...), o país onde irá morar, a data e duração da viagem e tipo da acomodação. Também oferecemos cursos avançados como preparatórios para exames oficiais (TOEFL, IELTS, DELE...), além de cursos especiais para profissionais.

Agência Bento Gonçalves Rua Visconde de São Gabriel, 396, Sala 56 Bairro Cidade Alta | Contato: 54 2621.5036 Celulares (whatsapp) 54 999149114 E-mail: Daniela: bento@bex.tur.br


STYLE

LENTES INTELIGENTES PARA O CONTROLE DE LUZ.

As lentes inteligentes para controle de luz Transitions se adaptam automaticamente às diferentes condições de luminosidade. De forma inteligente, escurecem em ambientes externos e ficam incolores em ambientes internos.

Controlando a quantidade de luz que chega aos seus olhos, as lentes Transitions ajudam a reduzir o ofuscamento, a fadiga e a tensão visual para uma visão mais confortável.

Todas as lentes Transitions bloqueiam 100% dos raios UV e ajudam a proteger da luz azul nociva presente em aparelhos digitais, telas e especialmente na luz intensa do sol.

INTELIGENTES A LUZ AJUSTAM-SE AUTOMATICAMENTE ÀS DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE.

PROTEGEM A VISÃO BLOQUEIAM 100% DOS RAIOS UV E AJUDAM A PROTEGER DA LUZ AZUL NOCIVA EM AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS.

SEM COMPLICAÇÕES SIMPLIFICAM A VIDA, TODOS OS DIAS.

SEU ESTILO COM A ARMAÇÃO QUE VOCÊ ADORA, ESCOLHA SUA COR FAVORITA. ESCOLHA SEU ESTILO.

Transitions oferece uma escolha de produtos adaptados às suas necessidades de visão e estão disponíveis em diferentes cores para que você possa expressar seu estilo.

As lentes Transitions Signature agora estão disponíveis em 3 novas opções de estilos de cores vibrantes para que você possa personalizar qualquer armação e expressar seu estilo.

SAFIRA

Assuma o controle da luz e desfrute de proteção a qualquer hora, em qualquer lugar. Se você procura lentes que oferecem muito mais do que as lentes comuns, as lentes Transitions são a opção perfeita para você. Qualquer pessoa pode usar esse tratamento porque ele pode ser aplicado em qualquer lente – com ou sem graduação. Para isso, a Transitions oferece opções para todos os estilos de vida e todas as idades.

AMETISTA ÂMBAR

Preocupada com os clientes que buscam conforto em todos os ambientes, a Vízia Óptica trabalha com as lentes solares Transitions Drivewear.

Os estilos de cores Transitions trazem a tecnologia exclusiva Chromea7™ e são mais rápidas para fazer a transição de ambientes externos escuros para internos claros.

Essas lentes possuem polarização especial que se adapta à luz atrás do volante em ambientes ao ar livre, ajudando a remover o reflexo da estrada e do capô do carro para um caminho perfeito.

Caxias do Sul | Bento Gonçalves | Garibaldi | Carlos Barbosa /viziaoptica.com.br

/viziaoptica

vizia_optica

SAC: (54) 3452.5933

Jornal Design 39


Segunda etapa do Circuito LOUCOS POR PADEL reúne mais de 80 duplas

Fotos Padel Pro

Matheus orgulhoso dos troféus conquistados pelos pais Evandro Simionato e Marina Pasetti

William Fão, Tiago Frare, Daiane Frare, Juliana Moré, Jaqueline Brummelhaus, Guilherme Gugel e Rafaela Bristot

Os campeões e vice-campeões das categorias mistas

Nos dias 25 e 26 de maio, o público e os participantes da segunda etapa do circuito Loucos Por Padel, do Clube Padel Pro, protagonizaram um fim de semana de muito padel e confraternização. Com mais de 80 duplas, disputando 8 categorias, o torneio

foi repleto de jogos de alto nível, contando também com a presença de jogadores da seleção brasileira profissional como Fernanda Abarzúa e Alessandra De Barros. Durante a disputa foram servidas tábuas em parceria com a Crismiolo Empório Gourmet e sopa de capeletti. Aos cam-

Caroline Schenato, Maura Poletto, Letícia Orlandin e Alfredo da Silva Junior

Natália Zandonai, Daiane Frare, Marijane Paese e Flávia Rebbelatto

peões do back draw, serão entregues os deliciosos doces artesanais Trullis. O próximo torneio será nos dias 5 a 7 de julho, onde o Clube receberá a terceira etapa do Campeonato Brasileiro. Para este evento, os participantes já poderão

contar com a estrutura ampliada do Padel Pro, para mais 4 quadras no bairro Santo Antão, cuja inauguração está prevista para junho.

Bárbara Chies com os deliciosos doces artesanais Trullis

Juliano Bergamini conquistou ao lado de Julio Julianoti o título de campeão brasileiro da Categoria Profissional, em Curitiba, no dia 19 de maio.

Apoiadores desta etapa: Trullis, AM7 Blindagem, Simpaticão, Sapore Sublime, Amici Odontologia, Aromas & Poções, New Color Gráfica e Papelaria, Paese Distribuidora, Sole Ferro e Fogo, Transportes Dumar, Vaccinare, Buffet Portuguesa, Villa Giardino Italínea, Omega Segurança, Letícia Orlandin Estética Avançada, D’ART, FSG – Faculdade da Serra Gaúcha, Bompar Infraestrutura em Eletricidade e Crismiolo Empório Gourmet.

/cna.bentogoncalves 54 3452.1123 40 Jornal Design

/projetarium.moveis 54 3055.3054

/NatalFitnessBG 54 3451.7173

/leximoveis 54 3452.3455

/padelprobento | @padelpro.clube 54 3453.6669


Jornal Design 41


Reencontro com nossas avós no almoço da Casa Olga

Happy Code chega a Bento Gonçalves

Foto John Paul Arlington

Foto Clara Arquitetura

A casa da vó é próprio refúgio da inocência. Um lugar de aconchego, de bagunça e, para muitos de nós, de saudade. São tantas e tão preciosas as memórias da infância que só a casa das nossas avós conhece. Tem todos aqueles objetos afetivos que ficam pra sempre na lembrança – uma máquina de costura, retratos de família, trilhos de crochê ou as flores do jardim. E tem, sobretudo, o cheiro de café passado, de comida no fogo e das receitas de família. Essa velha infância a gente pode reviver na Casa Olga, um pequeno bistrô ao redor da Igreja Matriz de Monte Belo do Sul que guarda os objetos e as receitas da família das anfitriãs, Marta e Morga-

É a verdadeira comida que abraça: fresca, simples, inspirada na história e aproveitando o melhor que o pomar e a horta da casa têm a oferecer.

na.

Muitos dos objetos que foram da

trata uma enceradeira?

Na chegada, a recepção vem numa dose generosa do bom e velho limãozinho. Cumbucas de torresmo podem ser servidas ocasionalmente. O menu é simples, com preço justo, e vale o passeio até Monte Belo do Sul. Escolhe-se um tipo de massa, um molho e se o prato vem acompanhado de carne. De vez em quando, a casa também oferece uma espetacular feijoadinha servida no fogão a lenha. Recentemente, o município lançou ao público o projeto Visite Monte Belo, estruturando melhor atrações turísticas na cidade e no interior. A Casa Olga faz parte do roteiro, assim como outros pontos de visitação e opções de hospedagem. Acesse visitemontebelo.com. br para ver todas as atrações!

Foto Culinarismo

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista 42 Jornal Design

uma escola de informática na região. Com a Happy Code, volta a esse mercado e traz à cidade os principais conteúdos de robótica, programação e maker, temas cuja inserção na educação das crianças vêm sendo debatidos em todo o mundo. “Em uma declaração para a code.org, uma ONG apoiada pelas maiores empresas de tecnologia do planeta e focada em ensinar programação, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, afirmou que sua política é contratar quantos engenheiros de tecnologia talentosos puder encontrar. Há estudos que apontam a defasagem de programadores tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, precisamos fazer a nossa parte para mudar essa realidade”, complementa. A Happy Code trabalha com cursos regulares e oficinas de férias. A grade completa será oferecida em Bento Gonçalves a partir do segundo semestre deste ano. Para pré-matrícula ou informações específicas sobre cursos e valores, entre em contato pelo e-mail bentogoncalves@happycodeschool. com.

Foto Divulgação

É obrigatório um passeio pela casa e – se houver crianças junto – a experiência pode ser bastante curiosa. Como explicar do que se

casa foram preservados pelas netas de Olga e servem de decoração: cristaleira, imagens santas, um quarto ainda mobiliado com despertadores à beira da cama, a máquina de costura e o forrador de botões de dona Olga.

A Happy Code, escola referência no Brasil em ensino de programação, robótica e maker para crianças e adolescentes, chega a Bento Gonçalves no segundo semestre deste ano. O empresário Marcos Carbone inaugura em breve uma unidade da franquia fundada em 2015 e presente também nos Estados Unidos e na Europa. Focada no público de 5 a 17 anos, a escola trabalha com o que há de mais moderno no ensino de programação e tecnologia. As obras já começaram na sala localizada na Rua Ramiro Barcelos e devem se estender durante este mês. “O estudo The Future of Employment, da universidade de Oxford, indica que 47% dos empregos atuais devem ser automatizados até meados de 2030. Muitas das crianças de hoje terão funções que ainda não existem, mas que já sabemos que estarão ligadas à tecnologia e à programação. A Happy Code nos dá condições de nos adiantarmos e as prepararmos para esse futuro”, afirma o empresário. Carbone tem experiência com educação. Por 15 anos, atuou em


Foto Leo Hendges

Sociais

Eles na Passarela 2019

Luís Roman, Sandra Telli, Samantha Paz, Anderson Pereto, Eliana Casagrande Lorenzini, Felipe Zin Oro e Jean Carlo Oro

Foto Leo Hendges

Foto Jornal Design

Foto Revelare Fotografia

Eles subiram na passarela em solidariedade as mais de 250 crianças atendidas pela Abraçaí

Foto Jornal Design

As soberanas da Fenavinho e o tasta vin com a equipe da Vízia Óptica

Ilce e Carlos Oro Uilson Roberto de Carvalho, Néri, o Carteiro, Cleverson Koltz, Guilherme Pasin, Itacir Pedro Pozza, Eduardo Leite, Luis Augusto Lara, Herminio Ficagna e Sérgio Moret, na prestigiada inauguração da Vinícola Aurora Isabela Lazzari, Aline Munari Lazzari, Carolina Lazzari e Guilherme Lazzari

Patricia Pancotte e Gabriel Tumelero

Foto Jornal Design

Fotos Morgana Pierosan

AP Ortodontia & Odontopediatria

Ananda Fracalossi Lazzarotto e Morgana Peruffo Forti

Eduardo Munari, Giordana Bortolini, Inelve Munari, Aline Munari Lazzari e Joemir Munari Maria Pancotte, Patrícia Pancotte, Oneide Pancotte e João Vitor Pancotte

Jornal Design 43


TURISMO LEGAL É AQUELE QUE PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS AOS TURISTAS E DESENVOLVIMENTO À REGIÃO. No mercado desde 1992, a Giordani Turismo e Eventos tem orgulho de trabalhar ao longo dos anos para contribuir com o crescimento e desenvolvimento da região, com responsabilidade social e ambiental. Essas ações refletem no bem da comunidade e no encanto dos milhares de turistas que visitam os belos lugares da região.

• Participação em mais de 12 feiras nacionais; • Parceria com mais de 1.850 agências de viagem pelo Brasil; • Mais de 130 colaboradores; • Mais de 25 anos de atuação no mercado; • Diversas atrações artísticas a bordo da Maria Fumaça; • Parque Cultural Epopeia Italiana com mais de 2.000m ; • Promotores externos divulgando a Região pelo Brasil; • Preservação e conservação do patrimônio ferroviário. PROJETOS SOCIAIS • São mais de 15 instituições beneficiadas através dos valores arrecadados em ações realizadas. AÇÕES AMBIENTAIS • Reciclagem de 10.451kg de resíduos ao ano; • Substituição do carvão pelo briquete; • Economia de 1,5 milhão de litros de água com a captação pluvial ao ano; • Plantio de mais de 15 mil mudas e recolhimento de resíduos as margens da linha férrea.

giordaniturismo.com.br BENTO GONÇALVES - RS

Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 94  

Jornal Design | Edição 94  

Advertisement