Page 1

Ano VII - Edição 69 - Maio/2017

O mundo mágico do casamento A alegria do encontro, os braços que abraçam, a ternura que intensifica laços, os votos que emocionam. O amor está no ar!

Maio das mães

Zelar pelo bem estar é o maior ato de amor e proteção que um filho pode oferecer Semana de Design de Nova Iorque

Principal vitrine de design global da América do Norte receberá as criações de 11 estúdios de design brasileiros


ver ticecom.com.br

A Evviva está iniciando uma era de mudanças e novas experiências na sua história. O redesenho do seu logotipo e a nova campanha são apenas o início de um movimento que retrata a tradição e os valores da família Bertolini passados de geração para geração. Estamos escrevendo um novo capítulo, permeado pelo saber fazer, pelos detalhes, respeito ao produto, às pessoas e aos novos tempos. Evviva. Ontem, hoje e amanhã.

Móveis Personalizados . Lojas exclusivas em todo o Brasil Av. Planalto, 751 . Bento Gonçalves . RS . T (54) 3055.2755 www.evviva.com.br

2 Jornal Design


PELA TRADIÇÃO DO NOVO

Jornal Design 3


Zéto Telöken Fotografia

Renata Cavalet e Douglas Barossi Cenário: Centro de Eventos Marco Luigi Decoração: Linda Flores Vestido de noiva: Rosamaria Unique Traje do noivo: Identidade Homem Produção: Elaine Espaço de Beleza Foto: Zéto Telöken Fotografia

Se tem uma coisa que nutrimos verdadeira paixão é por contar histórias. Histórias de sentimentos bons, com verdade e, principalmente, com a emoção de quem as vivenciou. Em nossa tradicional e sempre inspiradora edição de maio, apresentamos um casamento rústico-chique com toque contemporâneo pensado e executado pela noiva e sua família, fazendo jus ao trabalho de anos a frente da Linda Flores. Em entrevista, Renata Cavalet nos contou toda a trajetória desde que, junto com seu noivo, Douglas Barossi, decidiram pelo casamento. Deveras, um sonho!


VIDA

06 14 CASA

30

Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Abigail Fernandes | REG. 0017285/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

ESTILO


Dia das Mães traz um alerta: comemore,

Divulgaçãp

Realizar os exames preventivos e abandonar hábitos novicos, são medidas que, garantem mais tempo ao lado daqueles que amamos

Poucas datas traduzem tão bem os sentimentos de amor e gratidão como o Dia das Mães – sejam as relações biológicas, adotivas ou construídas pelos laços da vida, o que predomina é o carinho e cuidado com o bem-estar do outro. Por isso, o segundo domingo de maio deve ser, sim, um dia de comemoração. Beije e abrace longamente sua mãe e seus filhos. Mas reserve, também, o tempo para duas perguntas importantes. A primeira delas: como está a saúde da minha mãe? Na sequência, reflita: como está a sua saúde, especialmente considerando que você precisa estar em ótimas condições para cuidar dos filhos? Esse alerta vem acompanhando de uma informação alarmante: o câncer de mama é a principal causa de mortes na microrregião de Bento Gonçalves, que envolve 22 municípios vizinhos – ocasionando mais óbitos dos que doenças cardíacas e acidentes, por exemplo. O que mais preocupa diante desses dados é que, hoje, a medicina dispõe de recursos muito eficientes para identificar e combater a doença – ou seja, está em um passado distante o preconceito de que o diagnóstico de câncer de mama era uma sentença fatal.

6 Jornal Design

Para tanto, é fundamental que as mulheres tomem por hábito realizar os exames preventivos. A mamografia é o mais tradicional e deve ser procedido sempre que o médico recomendar, seguindo os procedimentos de checkup de rotina no caso de cada paciente. Por que o câncer de mama é tão incidente na região Ainda não existem estudos conclusivos que expliquem por quais motivos o câncer de mama é tão recorrente na região de Bento Gonçalves. Um dos fatores pode ser de ordem genética, pela descendência europeia. Outras causas que podem elucidar a questão são os hábitos de quem mora na região – praticantes de uma dieta rica em gorduras e fumantes, por exemplo. 31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco Outro fator que coloca em risco a saúde – de mães, gestantes e filhos – é o tabagismo. O cigarro é um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer

de pulmão – o tipo que mais mata homens e mulheres no Brasil. Abandonar o vício, no entando, nem sempre é fácil, e o fumante pode precisar de um incentivo extra para colocá-la efetivamente em prática. O ‘Dia do Basta’ chamamento criado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves que atende a essa finalidade permanente entre as prioridades do trabalho: conscientizar acerca dos malefícios do tabaco e promover a cessação do vicio tão nocivo à saúde e que está ligado à morte de 6 milhões de pessoas por ano. Para isso, a entidade intensifica antecipa as ações relacionadas à data mundialmente convencionada como Dia Livre de Tabaco – 31 de maio – e promove atividades de conscientização durante todo o mês. A entidade concentra esforços em uma campanha que envolve palestras em empresas e ações comunitárias de sensibilização, inclusive com medição dos índices de monóxido de carbono oferecida à população. No dia 13 (sábado) está programada a realização de uma blitz, em pontos da região central da cidade, difundindo a adoção de um estilo de vida mais saudável. Neste ano, a meta é impactar cerca de 40 mil pessoas com a maratona de atividades informativas e educativas programadas. Tanto empenho é justificado pelos números. O tabagismo é o mais importante fator de risco para cerca de 50 doenças, muitas associadas a diversos tipos de câncer. Quem fuma, por exemplo, aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão em 23 vezes, no caso de homens, e 13 vezes, no caso de mulheres, em comparação com não-fumantes. Essa variedade da doença é a que mais leva pacientes ao óbito.


mas cuide de sua saúde Ajuda para quem precisa Quem decide largar o cigarro encontra na Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves diversos tipos de auxílio para abandonar de vez o vício. “Nosso trabalho está alicerçado em quatro pilares: conscientizar sobre os malefícios do tabaco; corrigir o fator de risco, que é o vício de fumar, evitar a iniciação, e incentivar as políticas de combate ao tabagismo. Além disso, fazemos o encaminhamento médico, quando necessário, inclusive para tratamento com medicação ao paciente. Também oferecemos suporte multidisciplinar, com grupos de apoio, estímulo à prática de atividade física, atendimento de nutricionista, enfermeira e psicóloga, para quem quer parar de fumar”, diz a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa. Para mais informações sobre as atividades da Liga no Dia do Basta, ligue para (54) 3451.4233 ou acesse www.ligaccbg.com.br.

Solidariedade que há quatro décadas transforma vidas A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves completa seu 40º aniversário de fundação com um legado de incontáveis vidas que foram transformadas pelo poder da solidariedade e do voluntariado. O começo, em 1977, foi com uma estrutura modesta, sempre em espaços cedidos graças às parcerias firmadas. À medida em os bento-gonçalvenses percebiam a seriedade do trabalho, crescia o apoio da comunidade à causa. Essa força ajudou a consolidar aquela que seria uma das principais marcas da Liga nestas quatro décadas: angariar aliados – cidadãos, empresas, poderes públicos – na missão de ajudar pacientes e familiares vitimados pelo câncer. Para chegar ao patamar atual com condições de aumentar constantemente a oferta de serviços e atendimentos, a Liga sempre batalhou para conquistar uma sede própria. Essa vitória veio, enfim, em junho de 2012, quando a entidade se estabeleceu no endereço atual, em uma região central e de fácil acesso. No local, atua uma equipe preparada para acolher de forma carinhosa e profissional todos que por ali passam – o objetivo é, ao mesmo tempo em que se transmite um sentimento de conforto, resolver ao máximo as necessidades que chegam tanto pelos próprios enfermos como por membros de sua família. O esforço demonstrado por todos que ajudaram a construir a história da Liga nestas quatro décadas é simbolizado pela constante evolução que a instituição protagoniza, sempre com os olhos voltados ao futuro. Um exemplo disso foi a inauguração, em dezembro de 2015, da tão sonhada Casa de Apoio. Instalada a poucos metros do hospital que é referência regional nos atendimentos em quimioterapia e radioterapia, a Casa oferece, gratuitamente, hospedagem e alimentação para os pacientes que se deslocam de outras cidades a Bento Gonçalves para realizar o tratamento.

Rua José Mario Mônaco, 227 Sala 907 | Centro Centro Profissional Serrano Psicóloga | CRP 07/23429 Psicoterapia e Avaliações Psicossiciais NR 33 e NR 35

54 99927 3066 vane_miotto@hotmail.com psicologavanessamiotto Jornal Design 7


Fique por dentro sobre as vacinas da gripe Crianças e adultos recebem a mesma vacina? Quando se trata da vacina Trivalente o que vai mudar é a dosagem aplicada. Em crianças abaixo de três anos são aplicado 0,25ml e desprezado meia dose. Acima disso, usa-se a dosagem completa de 0,5ml. Em relação a tetravalente, um laboratório oferece uma versão específica para os menores de três anos e uma para os demais. Não existe a melhor ou a pior. O que existe é uma vacina com mais proteção, a Tetravalente.

Divulgaçãp Vaccinare

A clínica particular e o Governo

Com a proximidade do inverno, e diante da preocupação com os novos vírus definidos da gripe, a equipe da clínica Vaccinare está preparada para sanar todas as dúvidas, trabalhando com seriedade na prevenção dos mesmos. Atente para a diferença entre as vacinas e as dosagens para cada faixa etária. O que muda da “Trivalente” para a “Tetravalente”? A vacina antigripal trivalente é composta por três

8 Jornal Design

tipos de vírus, incluindo o H1N1, porém a tetravalente é a mais completa por proteger contra um tipo de vírus da estação a mais. Os vírus que estarão presentes nas vacinas antigripais do próximo ano são definidos em meados de novembro pela OMS, que realiza estudos dos vírus que mais apareceram no inverno anterior, no pólo contrário (Norte e Sul). Com uma explicação rápida, a Trivalente protege de três vírus e a Tetravalente de quatro.

O público-alvo da campanha do Governo é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças a partir de seis meses, menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puerperais (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Para quem não pertence a esses grupos, nas clínicas de vacinação particulares não há restrições, e as vacinas podem ser encontradas por períodos mais longos.


Roupas esportivas e casuais com tecnologia Divulgaçãp Columbia

O inverno se aproxima e, ao longo de três meses, a preguiça e a vontade de ficar em casa embaixo do cobertor aumenta ainda mais. Com o frio e o vento característicos da estação, muitas pessoas deixam de praticar atividades físicas, apesar da importância. Hoje em dia existem diversos modelos de roupas para a prática de exercícios físicos, inclusive, roupas adequadas para se usar durante o inverno. São modelos que valorizam o seu corpo, protegem do frio e, ao mesmo tempo, proporcionam mobilidade para o seu corpo. Entre todos os modelos, existem tecidos inteligentes, de diversas marcas, que oferecem conforto e bem estar e, ainda, permitem que a sua pele respire.

Você também pode usar conjuntos de moletom mais soltinhos, leggings compridas, camisas térmicas, casacos, blusas de manga comprida, enfim, o importante é não se render ao inverno e continuar a prática de exercícios físicos. A Natal Fitness trabalha com marcas que oferecem tecnologias diferenciadas do esporte à viagem. O empresário Natal de Barba convida a todos para que comprovem as tecnologias que as marcas oferecem para cada esporte, e adequadas ao clima de cada estação.“Faça uma visita à loja e confira as opções para continuar seu esporte favorito, com as melhores marcas e tecnologias do mercado”, reforça.

Rua Senador Pedro Salgado Filho, 270H Contato: 54 3451.7173 Bento Gonçalves

Jornal Design 9


Qual seu maior medo? por Eduardo Jacques | Consultor e treinador comportamental

10 Jornal Design

nais ou seres humanos. Todos nós desejamos de algum modo a admiração ou o êxito. É aí que entra o medo. Para nos privar de qualquer espécie de sofrimento, desaprovação ou decepção, construímos um muro que nos protege das pessoas ou do mundo. Vamos tornando-se defensivos, agressivos, retraídos e inflexíveis, ou nos escondemos da própria vida atrás desse muro, e deixamos a vida nos escapar, enquanto matamos um tempo contando as horas passarem. Nesse último caso é o tempo que esta te matando. O problema é que esse muro que protege do que é ruim, é o mesmo muro que nos protege do novo e do inesperado, do diferente, do amor, do perdão e da possibilidade de superação. Sim é o medo o contrário do amor e não o ódio, e a única forma de vencê-lo é reconhecê-lo, aceitá-lo e encará-lo, porque você certamente é maior que todos eles, e lembre-se que 10% é o que acontece conosco e 90% é como reagimos a isso, portanto como disse Franklin Roosevelt: “a única coisa que temos de temer é o próprio medo.”

Divulgaçãp

Medo de errar? Medo de ser rejeitado? Medo do fracasso? Medo de ficar sozinho? De perder quem ama? Medo de ficar inútil? De não ter valor ou de ser traído? Medo de morrer? De não ser especial pra alguém? Medo da dor, de sofrer? Medo do futuro, do passado da vida ou do sucesso? Difícil saber, o medo coopera ao se esconder, achando muitas saídas pra nos enganar. Há aqueles que dirão que não o tem, apenas por não o conhecer, mas agirá da mesma forma. Nascemos com esse sentimento e ao longo do tempo ele vai tomando muitas formas. Descobrir qual seu maior medo pode abrir grandes portas. Por incrível que pareça, o maior medo em comum que temos, é o medo da crítica, queremos ser aprovados, ansiamos pela admiração dos outros, todos queremos esta aprovação por nós mesmos ou por outros. É o nosso ego em ação, o desejo de ser importante, importante como pai, como mãe zelosa, importante para os amigos, no trabalho, de ser especial para as pessoas que amamos ou admiramos, como profissio-


Independência na terceira idade: prevenções

Cinco dicas de como prevenir quedas:

Divulgaçãp

Atenção horários e dosagem dos medicamentos Usar calçados e tapetes antiderrapantes Banheiros com barras de apoio Ingerir alimentos ricos em cálcio Serviços de Assistência Emergencial

À terceira idade é pro ativa, com muitas atividades físicas e cada vez com mais saúde, vivemos em uma sociedade aonde ser ou ter mais de 65 anos é sinônimo de independência. Esta fase também é marcada pelas alterações fisiológicas no organismo, elas reduzem a capacidade de adaptação do idoso às atividades funcionais, afetando principalmente a força o equilíbrio e a visão, o que ocasiona maiores riscos de queda nesta idade. É o mais frequente e sério acidente doméstico registrado em idosos que pode  resultar em hospitalização, dependência de locomoção e até a morte. Uma parcela de 30%  dos idosos acima de 65 anos sofrem quedas pelo menos uma vez por ano e metade já frequentam ou frequentaram casas de repouso, sendo mais frequente em mulheres que homens e os riscos  aumentam consideravelmente em idosos acima de 75 anos. Cerca de 10% dos idosos que sofreram uma queda virão a falecer em decorrência da mesma, e cerca de 28% terão, como consequência, uma lesão importante.

As lesões mais frequentes são as fraturas de membros como o fêmur, por exemplo, e as lesões da pele e dos músculos. Além da fratura o idoso que sofre a queda em geral se torna ansioso e amedrontado quanto a outras quedas, situação que gera preocupação para a família. Especialista da empresa Bendito Assistência emergencial afirma “A primeira hora após um acidente grave ou de problemas de saúde como infartos e derrames, também conhecida como Golden Hour (Hora de Ouro), é vital para determinar a probabilidade de redução de sequelas e mortalidade.” (aspas meio do texto). (como autor Especialista Bendito Assistência Emergencial) O monitoramento de assistência emergencial vem para auxiliar nessa primeira hora vital. Após a queda ou até mesmo uma sensação de mal estar o idoso poderá acionar o botão da pulseira ou colar, de imediato acionará um atendente da central 24 horas, que serão providenciadas as ações para que o socorro chegue o mais rápido possível.

54 3453.1295 | 54 99715.7000 contato@alobendito.com.br Bento Gonçalves www.alobendito.com.br

Com Bendito, independência combina com estar bem cuidado. O que fazer quando quem depende de você precisa ficar em casa, mas não pode contar com sua presença o tempo todo? Você não precisa mais se preocupar. Bendito é um serviço remoto de teleassistência que chega para auxiliar idosos em situações de emergência. Agora, a tranquilidade que você procura, está na independência que eles tanto querem.

AS SI ST Ê N C I A E M E RG E N C I AL

(54) 3453.1295 | (54) 99715.7000 contato@alobendito.com.br www.alobendito.com.br

C O B E R T U R A

NACIONAL Jornal Design 11


Valorize suas receitas com os produtos selecionados da fruteira Califórnia

Fotos Jornal Design

Modo de preparo Massa: Misture na mesma tigela a farinha de trigo, açúcar, sal e as amêndoas, junte a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a gema e um pouquinho de água (acrescente mais água se necessário). Leve à geladeira por 30 minutos. Abra com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha. Forre uma forma de 32cm de diâmetro (fundo e lateral), leve à geladeira por 15 minutos. Aqueça o forno a 180º. Recheio: Misture em uma tigela o ovo, mel, creme de leite, farinha de trigo, e a baunilha e reserve. Descasque os figos e coloque o suco de limão. Fatie em duas partes. Distribua sobre o fundo da forma os figos, espalhe as amêndoas e despeje o creme por cima. Asse a torta por 40 minutos, até que esteja dourada. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Para uma boa receita, é preciso ingredientes de qualidade. E é por isso que a chef Márcia Dalla Chiesa, do restaurante Sapore & Piacere, na hora de fazer sua torta francesa de figo, e seus mais diversos pratos, opta pela fruteira Califórnia para escolher os ingredientes. Segundo a chef Márcia Dalla Chiesa, comprar na fruteira Califórnia é a garantia de frutas fresquinhas todos os dias. “Como eu não tenho tempo de ir para a feira, a equipe da Califórnia faz isso por mim”, complementa Márcia. A fruteira Califórnia conta com frutas selecionadas, sendo todas de produtores da nossa região, além de açougue e mercado. Todos os itens da loja são cuidadosamente dispostos e contam com excelente procedência. Além disso, aos sábados os clientes contam com uma mini feira com produtos e flores selecionados, direto da lavoura dos produtores da nossa região. E para quem ficou curioso com essa receita, é só conferir abaixo e se aventurar na cozinha.

12 Jornal Design

Torta francesa de figo, da chef Márcia Dalla Chiesa Ingredientes Massa: - 1 3/4 de xícara de farinha de trigo - 1/3 de xícara de açúcar - 1 pitada de sal - 1/4 de xícara de amêndoas moídas - 100g de manteiga gelada em cubinhos - 1 gema - 1 a 3 colheres de sopa de água fria Recheio: - 1 ovo - 4 colheres de sopa de mel - 1 colher de sopa de farinha de trigo - 1/2 xícara de creme de leite fresco - 1 fava de baunilha - 8 figos - suco de 1 limão - 1/4 de xícara de amêndoas grosseiramente picadas - 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

Márcia Dalla Chiesa, chef do Sapore & Piacere

Rua Olavo Bilac, 341, loja 01 | Cidade Alta Estacionamento exclusivo


Dal Pizzol Day Festival retorna dia 20 de maio Vinhos, espumantes, quitutes e música num evento enogastronômico a céu aberto

Fotos Gilmar Gomes

regras, o que vale é curtir a energia do local com a taça na mão. Ao ar livre, é possível degustar o vinho ou espumante preferido à sombra de árvores ou à beira de lagos. Para os que preferirem, espaços mais reservados garantem a privacidade. Aos que curtem mais o agito, áreas mais próximas da música e da circulação das pessoas. Quem desejar pode levar cadeiras, cangas e almofadas. O charme do local reserva refúgios onde os bancos são feitos de pipas, troncos ou paletes. Há também a nostalgia de um balanço e um parque infantil que remonta os de antigamente. “Serão oito horas para curtir um menu de atrações em meio a natureza”, destaca o enólogo Dirceu Scottá, que garante O cenário é o Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. O cardápio traz vinhos, espumantes e suco de uva Dal Pizzol, além de hambúrgueres, sanduíches, mini pizzas, panchos, massas, batatas e frios da Estação Café Blauth e os cupcakes da mini chef Maria Carolina. A programação inclui música ao vivo, exposição de carros antigos e a participação de moto-clubes. A proposta é oferecer

uma experiência sensorial única, que privilegia o contato com a natureza do local. Tudo isso estará presente no Dal Pizzol Day Festival, que acontece dia 20 de maio, das 11h às 19h, integrando a programação do Dia do Vinho. A segunda edição do Dal Pizzol Day Festival oferece, em oito horas de evento, a oportunidade de viver momentos agradáveis seja em família, seja no grupo de amigos ou com a pessoa amada. Sem protocolo, sem traje oficial, sem

rótulos para diferentes gostos. Para harmonizar, opções gastronômicas a cargo do chef Cesar Chies, da Estação Café Blauth. A agenda musical fica por conta das bandas Monty Python Band e Dan Ferreti. Teremos também a presença de Carros antigos do Veteran Car Vinhedos e moto grupos. Ingressos no local a R$ 15, com direito a uma taça personalizada com uma dose de vinho ou espumante ou suco de uva. Em caso de chuva o evento será transferido. Durante o Dal Pizzol Day Festival o público terá acesso a sala de exposições, varejo e o Primeiro Vinhedo, além de poder conferir de perto o Vinhedo do Mundo e a Enoteca.

RS 431, Km 5,3 | Distrito de Faria Lemos Bento Gonçalves | Contato: 54 | 3449.2255 dalpizzol@dalpizzol.com.br

Jornal Design 13


Projeto Raiz leva designers brasileiros à ICFF, Paralelamente à feira, os produtos dos designers brasileiros estarão dispostos em um showroom com localização estratégica pensada para receber

Divulgaçãp

além de disponibilizar atendimento individual e personalizado aos profissionais que desejam fomentar o contato comercial na região. Na vertente offline do varejo, a inteligência estratégica parte para a crescente inserção dos designers às cadeias de licenciamento e distribuição e a busca de nichos próprios de mercado por meio da inovação em processos e produtos, fato que possibilita a negociação de projetos especiais e cessões de patentes. Para o varejo online, um hotsite será lançado no período da feira como base para uma futura plataforma B2C voltada ao mercado dos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 30 estúdios de design fazem parte do projeto que se mantém sempre disponível a novas adesões.

Jader Almeida | Mesa lateral Jardim

Ampliar a participação no mercado americano e fortalecer o posicionamento dos designers nacionais, destacando criatividade e inovação são os objetivos do Projeto Raiz (Raiz Project) durante Semana de Design de Nova Iorque. Entre os dias 21 e 24 de maio, a International Contemporary Furniture Fair (ICFF), principal vitrine de design global na América do Norte, receberá 11 estúdios de design brasileiros que apresentarão, individualmente, o que há de mais conceitual em suas criações. São eles: Marta Manente, Jader Almeida, NDT Design, Guto Índio da Costa, estudiobola, Paulo Alves, Lattoog, Noemi Saga, Studio Poli, Sergio Matos e Fahrer

14 Jornal Design

Design. O Projeto Raiz é uma iniciativa do Sindmóveis com a Apex-Brasil, instituições que visam estimular a participação e o fortalecimento dos designers de mobiliário do país no exterior através de ações estratégicas personalizadas. Para a ICFF 2017, além da consultoria especializada no mercado da América do Norte, um showroom pop-up será viabilizado em Nova Iorque. O investimento total para o período é de U$ 500.000,00. A direção do projeto avalia a competência de cada um para atender às exigências do consumidor local,

Lattoog Design | Poltrona Marapendi


maior evento do NY Design Week

Noemi Saga Atelier | Banco Xingu

A ICFF compreende cerca de 700 expositores e aguarda a visita de mais de 30 mil profissionais. O design nacional será representado por peças de mobiliário para interior e exterior, objetos de decoração, ventiladores de teto e luminárias. Os brasileiros trabalham com uma extensa gama de materiais e processos, e possuem uma miríade de estilos e identidades estéticas que traduzem a riqueza da cultura nacional. Paralelo à feira, todos os produtos estarão dispostos em um showroom com localização estratégica pensada para receber lojistas, fabricantes e investidores. No ano passado, o projeto participou do Salão do Móvel de Milão, da Maison & Objet Miami e da própria ICFF, entretanto é a primeira vez que haverá um grupo tão grande de designers participantes. A sustentabilidade e a busca por permear o design em projetos sociais faz parte da expertise dos designers brasileiros. As peças de alto padrão mesclam ma-

Sergio Fahrer e Jack Fahrer | Cadeira Charles Miller

Sergio Matos | Fruteira Marakatu

studiopoli | Equilibrium Collection

teriais sustentáveis como alumínio reciclado, madeira de reflorestamento, fibras e corantes naturais, matérias-primas de baixo impacto ao meio ambiente. Na área social, diversas ações promovem a integração do artesanato no processo criativo destes profissionais, ressaltando a identidade brasileira em cada peça, promovendo ONG´S e associações que valorizam diversos perfis regionais. Para conhecer mais peças participantes da ICFF, acesse o site do Sindmóveis: www.sindmoveis.com.br

Marta Manente | Poltrona Lottia

Jornal Design 15


/girododesign Peças de designers brasileiros que foram expostas no Fuorisalone desse ano, na mostra BeBrasil

Banco chuva | Leo Romano

Cadeira Toá | Sérgio e Jack Fahrer

Divulgaçãp

Chaise Pitu | Aristeu Pires

16 Jornal Design

Foto Renato Navarro

Mesa lateral Diamante | estudiobola

Shanghai table lamp | Ana Neute


Design na pele Couro e criatividade são os recursos principais que guiam o projeto Design na Pele, uma das mais importantes iniciativas mundiais ligando moda, arte e o segmento curtidor. O projeto está no desenvolvimento da sua terceira edição, contando com a união de indústrias e designers para a produção de artigos usando o couro como matéria prima predominante Uma destas parcerias é entre BRV Móveis e Studio Marta Manente Design com o Cortume Krumenauer. O Design na Pele integra o Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Sindmóveis. Designers e estilistas que representam o Brasil no exterior participam do projeto que será lançado em Nova York com cenografia especialmente elaborada para o lançamento, na feira ICFF - International Contemporary Furniture Fair. A feira acontecerá de 21 à 24 de maio no Jacob Javits Center.

Foto Roberto Majola Foto Roberto Majola

Peças projetadas com couro serão lançadas em Nova York

Balanço – Revoar O projeto estreou na mostra Be Brasil, durante a mais importante semana de design do mundo, em Milão. Veja o vídeo:

Peças criadas pela designer Marta Manente para o Design na Pele

Coleção Free Inspirada na diversidade e complexidade das formas e texturas encontradas na natureza, revelando através das estruturas tubulares e do uso de painel compensado de madeira de pinus natural. Destaque de singularidade e customização dos detalhes em couro natural, produzidos com cordão trançados a mão, fio a fio. A coleção conta com mesa de centro, estante, livreiro.

Revendas Talent Centurion HunterDouglas® ARTELANA - Tel.: 54 3055.2417 Travessa Maranhão, 55 - Bento Gonçalves - RS www.artelana.com.br

Foto Giovanni Bianco

Foto Giovanni Bianco

Banco - Recanto Qualquer canto cabe um banco, seja para sentar ou para apoiar. Utilizamos da técnica artesanal de tranças, a partir de confortáveis fios de couro no recobrimento do assento. O trançado cria uma paginação tridimensional e proporciona total personalidade ao design da peça. Veja o vídeo:

Foto Giovanni Bianco

O desenvolvimento do projeto busca na singularidade dos detalhes em fios e retalhos do couro, a identidade das peças - valorizando e traduzindo toda a importância do ecofriendly e do trabalho manual, com textura, tom e composição nas suas mais belas formas.

Jornal Design 17


Evviva: ontem, hoje e amanhã Nova campanha: a tradição do novo

Fotos Cláudio Lacerda

Todo esse manifesto aparece traduzido nos elementos da nova campanha publicitária. O material de divulgação conta uma teia de histórias cuidadosamente pensada para ilustrar o legado da marca: móveis feitos por pessoas para pessoas, carregados de tradição, destinados a habitar os lugares onde a vida acontece. A escolha das locações também vem rica em significados: entre as ambientações, aparecem o prédio da primeira fábrica, que deu origem ao Grupo Bertolini, e cenários ilustrativos de suas raízes culturais herdadas da descendência italiana, localizados na Villa Fitarelli, em Garibaldi. “O sentimento de família que reproduzimos em cada uma dessas situações é o que nos mantem conectados. Aprendemos a fazer mobílias incríveis, e a transmissão desse legado é o que nos motiva em cada produto da Evviva”, diz Gustavo Bertolini, designer da Evviva.

Os detalhes dos móveis concebidos industrialmente, mas com cuidado artesanal, revelam a verdadeira essência da Evviva e sua vocação para assinar um mobiliário com alma, produzido para pessoas, criando os cenários onde a vida delas acontece. O saber fazer, que a marca vem aperfeiçoando ao longo dos anos, e transmitindo de geração a geração, é o espírito de sua evolução. Movida por esse propósito de renovação, a Evviva entra em uma era de mudanças e novas experiências. E compartilha os conceitos de uma nova fase, acompanhando o processo de transformação que acontece diariamente no mundo. O conhecimento adquirido e os valores cultivados são transmitidos como legado em seus produtos. Uma história de família – de sentimentos, de laços e emoções – contada cada vez que um móvel ganha a assinatura da marca. Ao mesmo tempo em que reafirma os pilares de sua atuação – personalização, conforto, elegância e inova-

ção – fortalece seu propósito de criar soluções altamente personalizadas, com linha completa de móveis planejados, especializada em cozinhas, dormitórios, salas, escritórios, lavanderias, banheiros e espaços corporativos. “O produto Evviva de hoje é carregado de técnica e inteligência, mas também vem com a herança da família Bertolini, a habilidade manual que permeia os processos industriais de forma cada vez mais complexa e ampla. A capacidade inovadora de conjugar materiais como o aço, a madeira e o couro, com tecnologia e precisão, foram possíveis pela bagagem de lidar com cada detalhe como um aspecto de arte”, conta o diretor presidente do Grupo Bertolini, Antônio Bertolini. Na melhor combinação entre inovação e tradição, a Evviva conclama a sabedoria do passado e o conhecimento do hoje para construir um novo capítulo em sua história – um futuro permeado pela valorização das origens, pelo respeito aos produtos, às pessoas e aos novos tempos.

Identidade visual: por novos contrastes O movimento de transformação da Evviva aparece também com a renovação estética do desenho da marca. O traçado ganhou formas mais sutis e harmônicas, com o equilíbrio entre tradição e contemporaneidade. Assim, a nova identidade visual transporta a história e o significado da marca para o presente, construindo um elo entre o passado e as experiências diferenciadas propostas para o futuro. O desenho traduz a personalidade da empresa, refletindo elegância e sobriedade. A criação da identidade visual e da campanha publicitária, que já circula na mídia a partir desse mês, tem a assinatura da agência Vértice, de Bento Gonçalves.

www.evviva.com.br

18 Jornal Design


Ilumine!

Foto Gilmar J. L. Gomes

por Margit Arnold Fensterseifer | Arquiteta

Fotos André Bastian

Foto Gilmar J. L. Gomes

Quando o assunto é iluminação, lembramos em primeiro lugar da luz natural que vem do Sol. No entanto, quando a noite chega ou mesmo em dias nublados, precisamos do apoio das luzes artificiais. A iluminação é, portanto, um dos aspectos mais importantes da arquitetura de interiores, pois é responsável pela valorização de móveis e adornos, além de ter o poder de criar um clima aconchegante. A ampla diversidade de lustres e luminárias pode criar muitas dúvidas na hora da escolha, por isso é importante saber qual o efeito que se deseja criar nos ambientes. Cada espaço necessita da quantidade de luz apropriada para a utilização eficiente e prazerosa do local. Em ambientes de estudo e trabalho é muito importante uma iluminação uniforme e equilibrada evitando sombras e espaços escuros que causam contrastes aos olhos e consequentemente cansaço e possíveis lesões oculares. Nos espaços de estar, é interessante trabalhar com várias soluções que possibilitem a criação de diversos cenários com luzes pontuais (iluminando quadros, esculturas ou até vasos florais), luzes indiretas (criadas por luminárias que possuem efeitos indiretos), luminárias pendentes ou, até mesmo, os plafons, para uma luz uniforme. Nos dormitórios também é interessante instalar

várias alternativas de luz, principalmente as luzes de cabeceira que podem ser só de efeito (bem fraquinhas para relaxar) ou então com um foco intenso possibilitando a leitura noturna. A instalação de embutidos requer rebaixos que em sua maioria são de gesso. Outros revestimentos como madeira, painéis em pvc ou isopor também podem compor o forro. Entre os embutidos de maior utilização estão os painéis de led (lâmpada em plafon blindado de embutir ou sobrepor), que possuem diversos tamanhos e temperaturas de luz (branca, neutra e amarela). As luzes brancas são ideais para banheiros, cozinhas e ambientes de trabalho (acentuam o branco dos ambientes), as neutras são luzes passíveis para qualquer ambiente proporcionando uma cor agradável aos olhos (servem para todas as cores), a luz amarela cria um ambiente de aconchego e calor, própria para ambientes que requerem sensação de aquecimento evidenciando a tonalidade quente das cores, amarelo, laranja e vermelho. Além dos embutidos, a grande diversidade de lustres que vão desde os mais minimalistas até os clássicos pendentes de cristais ainda conquistam os olhares de muitos consumidores. A utilização destes lustres sobre mesas de jantar ou em algum canto aconchegante também dinamiza e adorna os ambientes. A escolha e distribuição da iluminação podem agregar ou, se a escolha for demasiada (ou escassa), pode gerar conflitos de efeitos luminosos dentro de um ambiente. É importante ser orientado por um profissional de arquitetura e por lojas especializadas do ramo. E a partir daí, poder usufruir dos belos efeitos que a iluminação bem projetada proporciona. Jornal Design 19


Congresso Estadual AEARV ocorrerá dias 31 de agosto e 1º de setembro em Bento Gonçalves Terceira edição do encontro de atualização terá como tema a coletividade e construções para o futuro

Exata Comunicação

estados. Crescendo em credibilidade e nas avaliações positivas que vem conquistando edição após edição, o Congresso Estadual AEARV é, atualmente, um dos mais expressivos encontros de qualificação segmentado no Rio Grande do Sul. “Temos muito orgulho dos resultados que alcançamos tanto em 2015 quanto em 2016. Essa experiência nos motiva a acreditar no sucesso, também, da edição deste ano, dando continuidade a um ciclo de debates que já tratou de assuntos relevantes como sustentabilidade e urbanidade. Agora, trazemos os conceitos de coletividade para engajar os profissionais nas discussões que pautarão o trabalho dos profissionais hoje e no futuro, contribuindo para deixar um legado de conhecimento”, avalia a engenheira Daniele Artini Gujel Capellari, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV). A diretoria da AEARV está trabalhando na seleção de palestrantes e na captação de apoiadores para viabilizar a realização do Congresso. O primeiro parceiro confirmado foi o CREA-RS. Em breve outras informações sobre como participar e a programação completa serão divulgadas nos canais da entidade. Relembre o histórico das edições anteriores do Congresso Estadual AEARV:

Profissionais e estudantes dos segmentos de engenharia e arquitetura já podem reservar em suas agendas a data para uma oportunidade imperdível de atualização e conhecimento: nos dias 31 de agosto e 1º de setembro ocorre o III Congresso Estadual AEARV, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Trazendo à pauta o tema ‘Coletividade – construções para o futuro’, o encontro pretende reunir, mais uma vez, importantes nomes no cenário nacional, que são referência no assunto, para a troca de informações e experiências relevantes ao dia a dia de quem atua na área. A expectativa é atrair pelo menos 300 participantes, vindos de toda a região e até mesmo de outros

Primeira edição – Ideias Sustentáveis, reflexão e consciência Em sua estreia, o Congresso reuniu mais de 200 participantes, entre profissionais e estudantes, durante os dias 03 e 04 de setembro de 2015, na Fundação Casa das Artes. Na programação, painéis com diferentes especialistas deram suporte para que o público visualizasse novas possibilidades e tendências do mercado: Roberto Loeb, Tomás de Lara, Miguel Sattler, Tarcísio de Paula Pinto, Roberto Teitelroit, Allan Lopes, Sérgio Cirelli Ângulo, Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel. Segunda edição – Urbanidades: cidade para as pessoas: Em 2016, já em sua segunda edição, cerca de 350 pessoas acompanharam a agenda de atividades do Congresso, nos dias 25 e 26 de agosto, no anfiteatro da Fundação Casa das Artes. A programação trouxe conferencistas internacionais, como o arquiteto Ricardo Montezuma, um dos responsáveis pela execução do plano de mobilidade urbana de Bogotá, na Colômbia, e Grégory Bousquet, do premiado escritório Triptyque Architecture. Também estiveram no palco do evento Cristiane Muniz, co-fundadora do escritório Una Arquitetos, Erminia Maricato, Renato Saboya, Tomáz Lotufo, Antônio Macedo Filho, Bernardo Tutikian, Cícero Zanoni e André Melati, e o escritório Maena Design Conecta.

Exata Comunicação

Divulgação AEARV

Ações em prol da comunidade

O pleno desenvolvimento de uma comunidade depende de atitudes concretas, protagonizadas pelos cidadãos e, também, seus representantes. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos tem exercitado o compromisso de contribuir ativamente com a coletividade por meio de diversas frentes de atuação – oportunizando momentos de qualificação

20 Jornal Design

aos profissionais do segmento e, ainda, engajando-os na prática da solidariedade. A entidade vem adotando como hábito solicitar aos associados a doação de 1kg de alimento não perecível como forma de ingresso nas palestras técnicas e encontros de especialização que oferece. Esses donativos são, posteriormente, repassados a entidades

assistenciais de Bento Gonçalves. “Dessa forma, atendemos ao nosso propósito de viabilizar a atualização e qualificação dos profissionais e, ainda, conseguimos aliar essas ações com o desejo de auxiliar entidades assistenciais e, por consequência, a sociedade de forma mais completa”, avalia a presidente da AEARV, engenheira Daniele Artini Gujel Capellari. Neste ano já foram dois eventos realizados nos quais foram recolhidos mantimentos. Na palestra que ocorreu no dia 18 de abril, na Meber, as doações foram para a Associação Pró-autistas Conquistar (Apac). A Apac trabalha com jovens autistas acima de 18 anos. Atualmente a entidade atende 15 jovens. Em março ocorreu a palestra com o engenheiro civil Roberto Curra, na Casa das Artes, e os alimentos arrecadados foram encaminhados ao Lar para Idosos Luchese. No momento, 21 idosos residem no lar e recebem todo atendimento necessário.

nossa obra


Divulgaçãp

Sua qualidade de vida merece toda a atenção

A Vita Imóveis conta com infra estrutura completa, localizada próximo ao centro da cidade, com salão de vendas, sala de reuniões, espaço para coffee break e ambientes climatizados. “Temos, ainda, a possibilidade de atendimento no local de trabalho do cliente ou a domicílio. Apresentação exclusiva para cada empreendimento, simulações bancárias direto com um correspondente bancário, acompanhamento do cliente desde a apresentação até a assinatura do contrato junto à instituição financeira. Priorizamos, sempre, as necessidades do cliente para que o direcionamento do imóvel supra todas as expectativas, com isso, buscando excelência no atendimento”, finaliza o diretor, Carlos H. Schramm.

Jornal Design

Na vida buscamos lugares para viver nossa felicidade e, através deles, contamos nossas histórias. A Vita Imóveis entrou no mercado para ajudar você a encontrar o melhor lugar para você, com toda qualidade de vida que merece. A empresa trabalha com corretores habilitados e capacitados para melhor atender a demanda de cada pessoa de forma personalizada, com eficiência e rapidez. “Trabalhamos com a certeza de podermos disponibilizar do melhor serviço imobiliário. A Vita Imóveis conta com suporte de engenharia e arquitetura, auxílio jurídico, avaliadores de imóveis registrados e também disponibiliza corretor especializado em língua brasileira de sinais (LIBRAS)”, destaca o diretor Fábio Ragnini.

Fábio Ragnini e Carlos H. Schramm, diretores da Vita Imóveis

Jornal Design 21


O estilo Insdutrial chic e o design assinado Arquivo Pessoal

por Juliana Desconsi | Designer Industrial: o estilo que é perfeito para jovens antenados, ligados as artes e criativos, tem inspiração nos lofts de Nova Iorque da década de 70, quando galpões de indústrias e comércios foram adaptados para virarem moradias, numa alternativa de imóveis mais baratos, preservando suas características originais. A identidade visual desses ambientes é composta por cores escuras, como marrom, preto e cinza. Ficam expostos vigas, colunas, concreto e tijolos. Os espaços são integrados, sem paredes, como costumavam ser os locais industriais, e com janelas amplas. A iluminação, aliás, é essencial e um verdadeiro símbolo desse estilo. Os acessórios utilizam muito metal, couro e madeira desgastada em seus materiais, trazendo ar rústico às composições. É um estilo que traz a essência da funcionalidade e da simplicidade para os lares, passando também pelo ‘faça você mesmo’, já que muitos móveis e objetos são reciclados, reaproveitados ou ganham funções renovadas; como velhos arquivos que podem virar armários. O estilo industrial chic reúne todas essas características adicionando a combinação com elementos sofisticados, leves e contemporâneos. Atualmente é

22 Jornal Design

tendência porque une rusticidade e luxo, mostrando que os estilos podem andar juntos. Acrescenta glamour, peças de design assinado, muito conforto e sofisticação. O que é mais interessante nesse sentido é o equilíbrio e a sobriedade que oferece, tornando a decoração contemporânea e atemporal. Com diferentes abordagens, o metal é o material que faz uma mescla entre o sutil e o elegante nas composições. O estilo industrial chic aparece tanto nas estruturas como nos detalhes, sendo encontrado no mobiliário, objetos de decoração, revestimentos, etc. Por isso a importância de se escolher peças atemporais cujo design seja pensado em funcionalidade e respeite a originalidade e a essência da decoração. É fato que a moradias atuais não contam com tanto espaço como os lofts, e geralmente possuem os cômodos separados por paredes. Nesse caso, o estilo para compor o ambiente pode ser adaptado com detalhes e isso pode se refletir na escolha dos móveis, por exemplo, nas cores das paredes, texturas, materiais dos objetos de decoração e iluminação; lembrando de garantir a amplitude dos espaços com escolhas minimalistas.


Divulgação Todeschini

Todeschini: 4 mil opções de cores para móveis planejados

Inovação é a palavra-chave quando o assunto é Todeschini! E, seguindo sua trajetória de pioneirismo, a marca surpreende mais uma vez e lança no mercado um novo sistema de pintura, o LifeColors. Utilizando com exclusividade no Brasil o catálogo italiano Natural Colour System – NCS, referência mundial entre profissionais de arquitetura e indústria, a empresa passa a oferecer 4 mil opções de cores para móveis planejados. Segundo o diretor comercial da Todeschini, Nereu Conzatti, a personalização integral dos ambientes, é uma meta sempre a ser alcançada pela marca. De acordo com o executivo, o LifeColors inaugura um novo momento no mercado cromático de design de

móveis. “A partir dele, poderemos desenvolver mobiliário em cores que seguem não somente as tendências mundiais de arquitetura, mas também o lifestyle, os sonhos, os gostos e os desejos do consumidor”, avalia Conzatti, que completa: “Poder oferecer essa gama de possibilidades para nossos clientes é inovação”. O LifeColors já está disponível em todas as lojas exclusivas da marca, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul os empresários Thiago e Diego, apostam na criatividade dos clientes e no atendimento premiado das lojas. “O cliente pode vir até a loja e colocar a criatividade em prática, criando seu projeto com uma das 4 mil opções de cores disponíveis, além de contar com nosso atendimento de excelência”, finaliza Diego Trevisan.

Rua General Gomes Carneiro, 130 54 | 3452.7373 | Bento Gonçalves Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 80 54 | 3215.3957 | Caxias do Sul

Jornal Design 23


Aconchego para seu lar

Fotos Jornal Design

Uma nova loja para deixar sua casa ainda mais aconchegante. Essa é a proposta da Casa Paina, recentemente inaugurada em Bento Gonçalves, e que dispõe de uma infinidade de opções relacionadas à perfumaria, estofados, roupas de cama, roupas de banho e colchões. Para recepcionar amigos e clientes, os empresários Cristiano e Ivani Bortolini prepararam um café da manhã super agradável e perfumado. Faça uma visita. Sua casa merece mais aconchego para receber o inverno da forma mais gostosa!

24 Jornal Design


Inovação na prática e na teoria! Neste mês: dicas de escolas e cursos incríveis

por Eliane Zanluchi | Professora e Consultora de Estratégia e Inovação Você sabia que 40% das empresas que fizeram parte da lista das 500 maiores do mundo, da revista Fortune em 2016, não existirão mais até o ano de 2025? E que as que estão para entrar ainda estão sendo criadas? Bem, eu sei que talvez a sua empresa não esteja neste ranking das maiores. Mas vamos garantir que seu negócio esteja mais forte do que nunca, inovando até 2025? Ou quem sabe entre as maiores até lá. Para isso, selecionei uma lista de escolas e cursos bacanas que você pode fazer na sua cidade, região, no Brasil ou no Mundo!

Schumacher College - Referências mundiais que buscam aprofundar este período de economia em transição (e eu também já tive a honra) já passaram pela Schumacher College, na Inglaterra, reconhecida pelo

Singularity University - Situada na unidade da NASA, no Vale do Silício, a universidade oferece cursos de especialização, férias e

Singularity University, no Vale do Silício

workshops. Todos os programas buscam inspirar e capacitar os participantes para aproveitar o poder das tecnologias para melhorar a vida de bilhões de pessoas. O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, levando a eles as habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais. Mais informações: https://su.org Escola Caxias Criativa - Ela denomina-se um hub de educação criativa que transforma talentos e habilidades em resultados. Localizada em Caxias do Sul, o trabalho tem como foco o autoconhecimento e o aprender a fazer. Mais informações: escolacaxiascriativa.com.br ORGÃ Group - E claro, não posso deixar de falar dessa consultoria brasileira, que atua na área da inovação e comunicação. Ela oferece workshops e cursos in company, além de na escola itinerante, na qual acontecem cursos abertos. Aula inaugural da ORGÃ Mais informações: School, ministrada em Bento www.orgagroup.com.br Gonçalves, pelo Mestre Giu-

lio Palmitessa, Politecnico di Milano

Jornal Design 25

Fotos Arquivo Pessoal

Aprendizado de uma das aulas do Master Class da HY

Hyper Island - Essa escola sueca é referência para os profissionais que buscam entender as mudanças causadas pela tecnologia. Cursei o Master Class da Hyper recentemente e recomendo. Estes cursos já vêm acontecendo no Brasil, e muitos já são ministrados em português! Mais informações: www.hyperisland.com

pioneirismo em aplicar uma abordagem holística nos campos da ciência e da economia. A sede fica no sul do Reino Unido, mas já tem representante no Brasil e oferece cursos diversas vezes por ano. A Eliane, no curso “Leadership for Tranfilial brasileira foi sition”, na sede da Schumacher College, em Dartington Hall, Totnes, Reino fundada pela mesUnido tre Juliana Schneider, a qual já tive o prazer de trazer para palestrar em Bento Gonçalves. Mais informações – No Brasil: escolaschumacherbrasil.com.br No Mundo: www.schumachercollege.org.uk


Carlos Barbosa, para morar e investir já em funcionamento: Roteiro Recanto Bergamasco, que possui um apelo a natureza + sabor + emoção. Roteiro L’Amore Di Colonia, que valoriza o turismo, sentimento, o sabor e o romantismo da velha cozinha. Roteiro Marcas do Tempo, um roteiro que exalta os costumes e tradições preservadas através de gerações aliado as belas paisagens naturais com a farta gastronomia italiana. Um roteiro que alia a área urbana e o interior de Carlos Barbosa Hoje cada vez mais se prioriza a qualidade de vida, pensando nisso a Gnatta Imóveis faz um trabalho diferenciado em Carlos Barbosa e Bento Gonçalves. “A essência da imobiliária é desenvolver nossos trabalhos com valorização humana, promovendo o crescimento em todos os aspectos que são representados através dos negócios. Com a energia e o talento de cada membro da equipe é possível realizar sonhos e crescer juntos. Carlos Barbosa é uma excelente cidade para morar e investir”. finaliza Roberta Gnatta, diretora da Gnatta Imóveis

Raquel Gnatta

Leandro Facchini

Carlos Barbosa é a cidade com melhor índice de qualidade de vida do Estado, segundo dados do Idese 2016, tendo como base os anos de 2010 à 2013, foram quatro anos consecutivos. Cidades que possuem sua economia na indústria e investimentos planejados em saúde e educação, que mesclam políticas públicas com a atividade econômica apresentam os melhores indicadores de desenvolvimento. Os investimentos feitos até os dias de hoje em saúde e educação permitem as condições para que a economia tenha resultados positivos e a população tenha uma qualidade de vida melhor. Carlos Barbosa é sede de empresas centenárias, como a Tramontina e a Cooperativa Santa Clara e seus bons indicadores colocam a cidade em um padrão financeiro superior ao das cidades vizinhas. Carlos Barbosa ganhou o 1º lugar na categoria de pequeno município, com população até 50.000 habitantes, como a melhor cidade do Brasil para se viver. A Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa está investindo forte na estruturação e no desenvolvimento tu-

26 Jornal Design

rístico do município. O Poder Público tem por objetivo principal profissionalizar a gestão turística, adaptando em nível comunitário as referências de sucesso dos principais destinos turísticos do país. Por meio do Programa Turismo em Ação foi traçado um planejamento estratégico que diagnosticou os potenciais turísticos do município, elencou prioridades do Plano Municipal de Turismo, e que caracteriza-se por ser um cronograma executivo de médio prazo, sendo um projeto de Estado, que transcende a gestão pública atual. O Programa engloba ações em diversos segmentos turísticos, com ações pontuais, contemplando desde a capacitação profissional da comunidade até a implantação de novos atrativos turísticos, participação em feiras e eventos ligados ao trade turístico, que irão alavancar a vinda de visitantes e potencializar social e economicamente a atividade turística no município como a geração de renda e emprego, incrementando e incentivando as receitas próprias dos envolvidos no ramo do turismo barbosense. Atualmente, Carlos Barbosa contempla três roteiros


Jornal Design 27


28 Jornal Design


Jornal Design 29


Diretamente dos sonhos de menina O casamento de Renata Cavalet e Douglas Barossi como inspiração para quem planeja celebrar o amor de forma inesquecível

Fotos Zéto Telöken Fotografia

nirem todos os meses foi firmado e, assim, os laços de carinho, cuidado e cumplicidade já existentes ficaram ainda mais fortes. É chegada a hora dos ensaios românticos que antecedem o casamento e a timidez do noivo perante as câmeras fez com que a ideia fosse recriada. Um encontro com pais e padrinhos – no estilo mini wedding – foi organizado numa linda fazenda, em Cruzeiro do Sul, e o clima festivo propiciou cliques maravilhosos durante o percurso e no local, madrugada a dentro. Chá Bar para os amigos do noivo e o Chá de Beleza para as amigas da noiva também foram momentos especialmente preparados para curtir ao lado de pessoas queridas, agora convidadas a fazer parte de um novo ciclo do casal.

No ano em que completam uma década juntos, fevereiro foi o mês escolhido para oficializar a união de Renata e Douglas. Entre as muitas conversas em família e uma infinidade de planos, o casamento dos sonhos começava a se desenhar. Tarefa fácil quando a renomada decoradora, Adelinda Cavalet, é a mãe da noiva? Definitivamente, não! Muito pelo contrário, a responsabilidade de toda a equipe aumenta na mesma proporção que a expectativa dos que esperavam por esse momento especial na vida dos noivos. Seguindo a linha organizacional, em julho de 2016, os noivos prepararam um jantar especial a fim de oficializar o convite aos pais e aos oito casais de padrinhos. Nessa mesma noite, o compromisso de se reu-

30 Jornal Design


O grande dia Depois de uma longa espera, é chegada a hora! O despertar do sábado, 04 de fevereiro, é regado de expetativas por todos que, de alguma forma, acompanharam a trajetória do casal. Mães e madrinhas se encontram no mesmo salão de beleza, assim como os pais e padrinhos também se encontram na barbearia para curtir os momentos que antecedem a hora “sim”. E todos os detalhes, de cada escolha dos noivos, serão contados através de depoimentos da noiva, que servem como dicas valiosas para você que sonha em se casar! O vestido e o buquê de Renata “O vestido deve ser aquele dos seus sonhos, independente se for alugado ou feito para você, curto ou longo, de renda ou brilho, ele deve ser sua cara! Para o meu dia, escolhi um modelo bem ajustado ao corpo, no estilo “sereia”, de alcinhas e com decote nas costas. Ele recebeu aplicação de renda francesa e bordados em pérolas e cristais. Simplesmente apaixonada por

ele, desde que o vi desenhado. E o toque final ficou por conta do brinco que ganhei do noivo enquanto me preparava no salão. Já para o meu buquê, optei por um modelo simples, porém de muito significado. Feito de folhas verdes e ervas aromáticas que minha mãe colheu no nosso jardim no sábado pela manhã, e finalizado com uma pedra azul, porque sorte nunca é demais!” O traje de Douglas “O Douglas vestiu um terno superslim com um corte de alfaiataria bem moderno. O paletó, com um botão e uma abertura, fez composição com colete, e ambos com gola shawl. A cor escolhida foi o azul, queridinha do armário masculino. A camisa branca combinada com a gravata branca sustentaram a proposta de paz e pureza da ocasião. Pensando em descontrair, o noivo escolheu um sapato do modelo Oxford, na cor havana, e um relógio, que foi o meu presente pra ele.”

Jornal Design 31


A cerimônia

Fotos Zéto Telöken Fotografia

“Os tempos mudaram e, com isso, surgiram muitas possibilidades. A cerimônia pode ser tanto na igreja, como ao ar livre. Você pode optar por um Padre, um Pastor ou Celebrante. Quem deve se identificar são vocês, noivos! Lembre-se que Deus é um só, e que o que prevalece é o amor, independente da sua escolha. No meu caso, optei pela cerimonia ao ar livre, com uma bela cobertura translúcida, a qual foi ambientada por arbustos de grande porte, relembrando o último casamento Real Inglês. A trilha sonora é de extrema importância pois são elas que tornam a celebração ainda mais emocionante. Eu dei preferência por músicas em português, e todas que falassem de amor, sentimento que nos une. Destaque para a minha entrada ao som de “Aleluia” ao som do piano. De arrepiar! O altar foi emoldurado por Orquídeas Vanda e as sempre charmosas Bounganville. Troquei a tradicional passadeira vermelha por tapetes Belgas no caminho da cerimônia, os quais foram combinados com os belíssimos lustres de cristais, formando o caminho da noiva. Cadeiras, poltronas, bancas, bancos e puff foram escolhidos para os convidados se acomodarem. Sempre que optar por área externa, lembre-se de disponibilizar leques e repelentes, e independente do lugar, nunca esqueça dos lencinhos para as lágrimas de alegria! Ao fim da cerimônia, assistimos a um lindo show de fogos de artifício e um coquetel foi servido aos convidados até que fizéssemos nossas fotos de recém-casados.”

32 Jornal Design


Jornal Design 33


A festa

Fotos Zéto Telöken Fotografia

“Para abrir a pista de dança, apresentamos uma coreografia com a participação dos nossos queridos padrinhos. Aliás, nossos casais estavam muito elegantes. As madrinhas escolheram o modelo de sua preferência, com um dos três tons de laranja que sugerimos. Elas também usaram um perfume e uma pulseira que presenteamos ainda na entrega dos convites. E para o look deles, sugerimos terno preto, camisa branca, complementando com gravata preta e um lenço branco na lapela, nosso presente para os meninos. Foram diversos encontros para acertar todos os passos, e eles arrasaram. A festa seguiu até o amanhecer e eu só tenho a agradecer. Foi uma experiência maravilhosa, em cada detalhe.”

A decoração “Sim, eu decorei meu próprio casamento! Foi uma semana intensa de montagem. Uma experiência e tanto. É uma mistura de realização, sonho e emoção. Cada cantinho cada detalhe, cada momento foi pensado com muito amor! Isso tudo só foi possível graças a equipe maravilhosa que temos na Linda Flores e todos nossos parceiros. Sem dúvida uma realização como mulher e como profissional. A decoração deve seguir o estilo dos noivos, tornando-a muito mais autêntica. Usamos mobiliários amadeirados, pois gostamos da ideia do rústico. Ahh, as flores... usamos em tons rosados e champagne para dar o toque romântico que eu tanto gosto. Unindo com o dourado para dar aquele ar fino que nós, mulheres, amamos! Pensamos em usar o azul para contrastar com

34 Jornal Design

as cores leves e o amadeirado. Para isso, criamos uma estampa exclusiva para usar na nossa mesa e em pequenos detalhes na festa. Criamos uma sala de doces deslumbrante com cortinados, lustres, poltronas e tapetes. A mesa de noivos preparamos uma bela mesa sinuosa – que é a supertendência do momento – para pais e padrinhos estarem conosco. As flores para esse cenário foram Flor de Lótus, Cúrcumas, Orquídeas Denphalen e botões de Hortênsias. Uma mesa muito diferente das triviais. O dia foi lindo e abençoado, por isso não podíamos deixar de agradecer. Montamos um minialtar com Nossa Senhora de Lurdes, pois a Nossa Família tem muita devoção a ela. E ficou um charme!”


Jornal Design 35


A arte de contar histórias através da fotografia

Fotos Zéto Telöken Fotografia

mento, procuro registrar”, conta Zéto. Casamento é rico em detalhes. Detalhes de gestos de carinho, nervosismo, alegria e emoção que muitas vezes passam despercebidos. “Esse é o nosso desafio, contar essas histórias através de fotos para você e aqueles que ainda não estão aqui, mas um dia desejarão conhecer a história do dia mais feliz dos seus pais”, relata Zéto.

www.zetoteloken.com

Muito além da estética, a fotografia de casamento possibilita escrever histórias, histórias reais e com muita emoção. “O nervosismo e a descontração no making of, a emoção do pai vendo pela primeira vez a filha vestida de noiva, a emoção da entrada na igreja e do olhar atento do noivo, o primeiro beijo e toda curtição durante a festa na recepção. É isso que eu, como fotógrafo de casa-

36 Jornal Design


Jornal Design 37

Reprodução da obra «O Último Beijo de Romeu e Julieta» do pintor italiano Francesco Hayes


Que seja bom enquanto...

Divulgaçãp

por Iva Vivan | Personal Hairstylist

Enquanto pensava sobre um assunto para a edição de maio, vieram várias sugestões: noivas, mães, e lá se foram dezenas de assunto. Maio é um mês relacionado às mães, mas para tal situação acontecer, iniciamos no primeiro passo que é a vida a dois, então cai bem iniciarmos por este tão delicado assunto, o qual muitos casais mergulham, e é assim como o dito: que seja bom enquanto dure, mas o quanto dure não é mais tão importante assim? Os relacionamentos estão sendo assuntos cada dia mais abordados entre os atendimentos na cadeira do cabeleireiro, primeiro pela atenção que se direciona com a cliente, segundo pelo conhecimento da vida pessoal da pessoa que nos escolhe para cuidar do seu visual e o mais importante de tudo isso, a confiança que esta cliente deposita em um profissional durante seu atendimento, tanto pessoal como, por nos permitir grandes mudanças, muitas vezes relacionados ao seu estado de espírito, seja emocional ou espiritual. Costumo dizer: o que os olhos veem, os ouvidos escutam e a boca fala durante o atendimento, diz respei-

to única e exclusivamente às duas pessoas envolvidas, isso se resume em uma única palavra: confiança. Com isso, muitas histórias de cadeira que levamos como exemplo para a vida, certamente ajudamos outras pessoas em momentos de dúvidas, esclarecimentos e, de muitas vezes, perceber que certas dificuldades diárias não dizem respeito só de um casal, talvez o dia a dia seja tão igual quanto a todos, somente o ponto de vista das pessoas que o torna diferentes. O relacionamento entre duas pessoas envolve confiança, cumplicidade, dedicação diária de ambos, e aceitação, a vida a dois é um universo de perdas e ganhos, talvez mais de ganhos do que perdas, quer ver como? Se você está sozinho, não precisa da opinião se vai fazer, se concorda, se vai deixar feliz. Por outro lado, você não tem alguém que te veja como você é, que veja seu lado positivo e negativo, suas necessidades, suas fraquezas e suas dúvidas e que seja a soma de suas conquistas. A vida a dois é feita de tolerância, de respeito, de

cumplicidade, de aceitação. Paciência e muita conversa, é o que desde que o ser humano existe tem que ser levado todos os dias não somente na relação amorosa, mas em todos os tipos de relações que ocorrem no dia a dia. Gostaria de dividir com vocês um acontecido: certo momento questionei a uma jovem senhora, de mais de 80 anos, com aniversário de bodas de diamante (60 anos de união), sobre qual o segredo de tantos anos juntos? Ela, na mais infinita sabedoria e com muita calma, respondeu: “Sempre que for procurar alguém, que seja alguém que você goste muito de conversar, pois com o passar dos anos, tudo vira conversa e numa união, tem que ser um pouco cego, um pouco surdo e um pouco mudo. Mas só um pouco!” Essa edição marca o mês de maio, que é sempre associado aos casais. O ser humano tem necessidade de compartilhar tudo, cada momento, cada conquista e cada frustração, viramos o mundo para mostrar e provar pra nós mesmos que vencemos, que seja naquilo que nos completa.

38 Jornal Design Untitled-1.indd 1

24/04/2017 14:57:07


ExpoBento terá pela primeira vez mostra dedicada ao casamento Quer Casar Comigo? ocorre entre os dias 10 e 13 de junho, reunindo expositores de toda região os mais diferentes tipos de cabelo com renomados profissionais da área. Outra conversa importante para os casais é o registro documental da cerimônia. Por isso, um talkshow está previsto na programação para deixar a par os noivos sobre as novidades da fotografia e do vídeo para o grande dia. E, claro, assunto primordial num casamento, a lua de mel não foi esquecida. Noivos com casamento marcado e casais que desejam reafirmar os votos estarão concorrendo a uma viagem ao Peru ao preencherem a ficha para ter acesso à mostra.  O ingresso para a ExpoBento (veja quadro) dá direito à visitaçào da Quer Casar Comigo?, realizada pelo Grupo RSCOM e Vera Quadros Eventos. Serviço: ExpoBento 2017 Quando: de 08 a 18 de junho Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves Horários: Segunda a Sexta-feira: das 18h às 22h30min; Sábados e Feriados: das 10h às 22h30min; Domingos: das 10h às 21h Valores: Segunda a sexta-feira R$ 5,00 (meia-entrada); Sábados, domingos e feriado R$ 10,00. Divulgaçãp

Bento Gonçalves arregimenta os noivos de plantão entre os dias 10 e 13 de junho com a inédita mostra Quer Casar Comigo?, uma das atrações da ExpoBento 2017, que chega à sua 27ª edição de 8 a 18 de junho. Expositores de toda a região – fornecedores diversificados, de todos os segmentos envolvidos na realização de um casamento –, de cerimonialistas a buffets, de estilistas/alfaiates a agências de viagens, passando por fotógrafos e salões de beleza, mostrarão seus serviços no Pavilhão F do Parque do Eventos. Por ali, uma extensa programação para entreter os pombinhos está sendo preparada com palestras, desfiles, esquetes teatrais, shows de música e de dança e exposição de fotos e de vestidos de noiva. Entre os destaques, uma conversa com Gabi Chanas, blogueira conhecida por seu envolvimento no universo de casamentos, nos dias 11 e 12.  No dia 11, as noivas recebem atenção especial com um bate-papo sobre inspirações para o grande dia, às 16h. Os profissionais do mercado de casamento também terão um momento especial: dia 12, às 9h, um encontro fechado (ingressos a R$ 25 pelo e-mail geral@ gruporscom.com.br) mostrará os resultados de uma pesquisa realizada com 700 noivas sobre o que querem em sua cerimônia. Durante todo o período da Quer Casar Comigo? o público poderá acompanhar  desfiles de vestidos de noiva e de trajes para noivos e convidados, e no dia 10 ocorrerá um workshop sobre cortes e penteados para

Mostra Quer Casar Comigo? Período: 10 a 13 de Junho de 2017

Ministério da Cultura apresenta:

27ª edição

08 a 18 de Junho www.expobento.com.br

#Conheça

/ExpoBentoOficial

#Experimente

#Sinta

Horários da feira: Seg. a Sex. das 18h às 22h30min | Sábados e feriados (13 e 15/06) das 10h às 22h30min | Domingos das 10h às 21h Promoção:

Patrocínio:

Apoio:

Realização:

Jornal Design 39


Fotos Igor Guedes

Vestido de noiva minimalista: all white, com modelagem detalhada em recortes, em crepe marquesa, com duas texturas

Toque romântico com modernidade Maio é sempre um mês especial e nós, do Jornal Design, amamos um editorial de noivas bem caprichado! O hotel Casacurta e a vinícola Peterlongo foram os cenários escolhidos para o ensaio com as peças assinadas pela estilista Camila Paludo. Bruna Lago e Larissa Furlanetto trouxeram beleza e encanto para nossas páginas. Inspirado no romantismo, o luxuoso ensaio teve a participação ativa de grandes profissionais da cidade vizinha, Garibaldi. Cássia Rovane apresentou penteados que ornaram perfeitamente com a proposta, assim como o buquê elaborado pela Bella Flor. A Mercedes da Savarauto Caxias do Sul, com toda sua imponência, completou a cena. Todos os momentos desse excelente trabalho foram registrados pelas lentes do

40 Jornal Design

fotógrafo Igor Guedes. Make e cabelo A modelo Bruna Lago apresenta uma proposta de penteado preso de lateral, com franja em linhas vintage, dando um ar de moderno com toque sensual e sofisticado. Preso todo em tranças, no estilo grego e rendado, trazendo um ar romântico. Por outro lado, Larissa apresenta uma proposta mais clean, da noiva minimalista, com um coque alinhado, elegante mas que, ao mesmo tempo, valorizando vestidos mais glamorosos e coloridos. Leticia Bertoncello Pozza assina as maquiagens em tons nudes, que manteve o conceito minimalista, combinando com todos os looks.

Vestido off white, para uma noiva cheia de atitude, com detalhes em renda alemã bordada, com transparências e mangas esvoaçantes de tule ilusione tingido naturalmente


Capa de tule bordado à mão trazendo exclusividade ao modelo. Carrega um conceito real e, ao mesmo tempo, atual e audacioso representando a força da mulher contemporânea

A estilista As peças criadas pela estilista Camila Paludo têm a inspiração da Igreja Barroca Santa Maria Della Vittoria, uma basílica do século XVII, localizada em Roma. A igreja abriga um interior com uma profunda decoração. O drama, a pintura, a escultura e os efeitos de luz e sombra são de grande valor inspiratório para Camila. A estilista trabalha no conceito de noivas e festa, com peças exclusivas e únicas, com o objetivo de realizar sonhos e desejos. O processo é realizado desde o croqui até a prova final, transparecendo num vestido que conta história.

Colocando em prática novas tendências e técnicas usadas pelo mundo, deixando assim seu toque em cada uma de suas peças. Os tecidos usados na coleção compreendem uma cartela de tecidos finos, delicados, com toques transparentes. Os luxuosos vestidos são criados a partir de uma forma minimalista de ver o romantismo.

Jornal Design 41


Fotos Igor Guedes

As flores

Vestido de seda pura azul, bordado à mão, com traços de oposição entre luz e sombra deixando longilíneo e dando espaço a modernidade dos bolsos

42 Jornal Design

0 buquê de braçada consiste em um maço de flores, apoiadas no braço, e deve ser usado por noivas mais altas. Flores brancas, com folhas vesdes é um clássico, sempre acerta! A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade. O buquê de noiva tem a função de complementar o vestido. Se bem escolhido, ele irá harmonizar todo o visual, porém, nunca deve competir com o vestido. Deve representar a personalidade da noiva, por isso, nada de delegar que outra pessoa o escolha por você. Assim como o vestido, o buquê também é algo

pessoal, e deve ser milimetricamente escolhido pela noiva. O cenário Um momento único merece um local especial. O hotel Casacurta é uma excelente opção para a celebração de casamentos, onde se encontra completa infraestrutura técnica e profissionais capacitados para auxiliar você no que for preciso, com destaque para o serviço especializado de gastronomia que o hotel oferece. Eventos empresariais, aniversários e formaturas encontram na estrutura do hotel Casacurta um espaço ideal para garantir segurança e praticidade com muita elegância.


Vestido de veludo molhado, tendência do outono/inverno 2017. Inspirado no romantismo, a estilista colocou em prática um trabalho primoroso

O brinde Após a cerimônia do casamento, chega o momento da celebração. E para expressar essa alegria e selar a união, nada como um brinde dos noivos com um espumante escolhido a dedo! O brinde do casamento é esperado por todos os convidados. Nesse momento, tanto os noivos quanto os pais elevam suas taças e saú-

dam a todos, que respondem repetindo o gesto. Essa já é uma tradição, um brinde é fundamentalmente importante. E para esse momento, nossa sugestão é o Presence Moscatel Rosé. Um espumante límpido e de cor atraente, intenso e consistente, com aromas frutados e doces. Elaborado a partir da variedade Moscato de Hamburgo e premiada recentemente nos concursos La Mujer Elige, Vinus e Bruxelas, em 2016.

Jornal Design 43


O carro Para transformar o Classe C180 Avantgarde em um carro ainda mais eficiente, a Mercedes-Benz desenvolveu tecnologias avançadas de propulsão que garantem a potência necessária ao motor. O interior do Classe C comprova a busca da Mercedes-Benz por inovação. Fascinante, com acabamento contemporâneo e extremamente refinado, ele ainda conta com luzes internas aconchegantes ao entrar. A tecnologia e o design andam lado a lado no Classe

44 Jornal Design

C. O modelo dispõe, ainda, de uma tecnologia chamada Mercedes-Benz Connect. Trata-se de uma interligação entre o carro e a internet, que possibilitam transformar o automóvel em um hotspot Wlan para trabalhar online, utilizar aplicativos exclusivos e muito mais. Elegante, possui design aerodinâmico impecável, linhas precisas e performance poderosa. Um projeto excepcional que proporciona a segurança e dirigibilidade que só um Mercedes-Benz pode alcançar.


Fotos Igor Guedes

A lua de mel Casamento é sinônimo de muito planejamento. Planos para a moradia, contas a pagar, local da cerimônia, o vestido da noiva, buffet, decoração, festa e a tão sonhada viagem de lua de mel. Depois de passado o turbilhão de emoções e trabalho que uma festa de casamento exige, a viagem é um dos momentos mais esperados da nova vida a dois. E existem opções para todos os gostos: românticos, baladeiros, praieiros, requintados, enfim, o destino ideal tem a ver diretamente com o estilo do casal. Para os amantes do inverno, destinos como Argentina e Chile são alguns dos mais badalados da temporada, seja para curtir aquele ar mais fresco que sopra nas montanhas ou o frio congelante nas temporadas de neve. Agora, se o objetivo é fazer uma viagem mais rápida e para destinos nacionais, o sul do Brasil é um prato cheio, com muitas opções de cidades com arquitetura européia, vinícolas e parques naturais. Qual é o seu estilo? Veja as dicas que preparamos para as melhores viagens de lua de mel e inspire-se!

Vestido de organza bordada traz em suas cores o verde, ”greenery”, cor tendência 2017, com detalhes minuciosos em bolsos e barrados bordados, com toque de transparência, passa um ar sofisticado

Jornal Design 45


Natana Fontes Fotografia

Em uma noite de cinema, a sempre inovadora anfitriã, Patrícia Mondadori, preparou um inesquecível evento para receber suas amigas e clientes. Uma recepção com deleciosas comidinhas aconteceu na loja do L’América Shopping e após, todas foram convidadas para irem

ao cinema. Com looks dignos de filme, os lançamentos da coleção outono/inverno da Couros do Valleh foram apresentados e comentados pela Marta Hoffmann, tornando a noite ainda mais agradável e cheia de dicas de moda, sempre muito úteis no universo feminino.

L’América Shopping - 54 | 3701.2420 8136.6507 Galeria Dall’Onder - 54 | 3702.3122 81631516 Vale dos Vinhedos - 54 | 3453.5754 81147463 facebook.com/couros.dovalleh

46 Jornal Design


Divulgaçãp

Os 5 melhores documentários de moda para assistir no netflix por Gabriela Francio | Assessora de Moda Um dos maiores segredos do mundo da moda é a necessidade de manter-se constantemente atualizado. Pesquisa de tendências, leituras de artigos e livros, viagens para o exterior e até olhar para o passado são excelentes formas de capturar referências que nos ajudam a manter a chama fashion acesa dentro de nós. Porém, assistir filmes e documentários relacionados à assuntos criativos são uma das melhores opções, porque aliam teoria ao visual, o que torna tudo mais fácil e dinâmico. Por isso, separamos abaixo os cinco melhores documentários de moda que você pode assistir no Netflix e manter sua criatividade fluindo mesmo nos seus momentos de relax. Confira: - The September Issue: documentário que traz trabalho da editora-chefe Anna Wintour, para produzir a principal edição do ano de uma das maiores revistas de moda da atualidade, a Vogue americana. O filme capta a essência da vida agitada dos grandes nomes do universo fashion e nos faz repensar sobre o mito do universo da moda ser glamuroso. - Diana Vreeland: o olhar tem que viajar: lançado em 2011, o documentário traz um olhar sobre a vida e o trabalho da influente editora de moda, que tornou-se conhecida por suas contribuições em revistas como

Harpe’s Bazaar e Vogue, assim como pela curadoria do Instituto de Vestuário do Metropolitan Museum of Art. - The True Cost: deixando de lado a vida frenética de editoras de grandes revistas, The True Cost traz uma visão mais crítica sobre o universo fashion. O desejo dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração dos trabalhadores nas fábricas são a temática do documentário, que busca mostrar o impacto da moda nas pessoas e no planeta. - Jeremy Scott: The People’s Designer: seguindo para a cultura pop da atualidade, a carreira e o trabalho do designer Jeremy Scott são abordados neste documentário. O processo de desenvolvimento de sua primeira coleção para a Moschino é retratado, assim como a sua trajetória de vida, desde a infância em Missouri até seu sucesso atual. - Fresh Dressed: por fim, Fresh Dressed conta a influência do hip-hop na moda, e vice-versa, desde os anos 1970 até a atualidade. Mais de 70 personalidades ligadas à esses universos foram entrevistadas para a produção desse documentário, desde Riccardo Tisci, ex-diretor criativo da Givenchy, até os músicos Kanye West e Pharrell Williams.

a partir de

10X

R$

65,90

R$ 589,00 à vista

39,90 319,00

a partir de

10X

R$ à vista

R$

mensais

Relógios

20%

a partir de

10X *Imagens meramente ilustrativas | *Desconto já aplicado à vista

mensais

R$

43,90

R$ 349,00 à vista

mensais

Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Garibaldi SAC: (54) 3452.5933 /viziaoptica.com.br /vizia_optica /viziaoptica Jornal Design 47


Dani.Holzbach em Bento Gonçalves

Os empreendedores Sidinei Comim e Daniele Frizzo

Cristiano de Oliveira

Cristiano de Oliveira

48 Jornal Design

indústria da moda e quer ser referência em moda no sul do país até 2020. A loja fica na rua Treze de Maio, 979, sala 04, bairro São Bento. Em paralelo à inauguração da loja também aconteceu o lançamento da coleção outono/ inverno 2017. A coleção, recém lançada em todas as lojas da marca, foi inspirada no contraponto entre o sonho e a realidade, com elementos que simbolizam a dualidade vivida pela mulher atual, que ainda leva em si a menina sonhadora que já foi e não deixou de ser doce. “Busca-

Jornal Design

A marca traz roupas que levam em sua essência a identidade feminina, a versatilidade e o conforto que combinam com seu dia, sua noite, seu momento, aliados as tendências que valem a pena ser seguidas. É assim a marca gaúcha Dani.Holzbach, que inaugurou sua primeira loja na serra. Com fábrica e showroom localizados em Santo Ângelo e lojas em Santo Ângelo, Uruguaiana, Santa Maria, Ijuí, Erechim, Porto Alegre, Santa Rosa, Balneário Camboriú e Curitiba, a marca está em expansão contínua dentro do movimento rápido da

Jornal Design

mos explorar o lado sombrio dos contos de fadas, dando ênfase a delicadeza e força dos personagens desse mundo lúdico. Babados, rendas, cores escuras e estampas aparecem para ilustrar este universo”, conta a estilista Daniela Holzbach que ainda complementa: “Babados dão o ar romântico das cenas, as cores escuras simbolizam o peso das vestimentas da realeza, as estampas aparecem para ilustrar este universo, ao mesmo tempo que rendas e laços finalizam o ar de nostalgia.”


Jornal Design 49


Divulgação De Chelles

Branyl moda, agora no Rio Grande do Sul

Divulgação De Chelles

Ambral A Ambral Representações trabalha, com exclusividade, há treze anos no Rio Grande do Sul focado para o setor moveleiro e decoração, agora passa fornecer também para a indústria de moda; íntima feminina, fitness e praia.

50 Jornal Design

e em novas tecnologias proporciona diversas opções para os segmentos de decoração, moveleiro, sportwear, lingerie, tecidos industriais, calçadista e confeccionados. O dia a dia, a natureza, as cores e as estações inspiram a criação de produtos inovadores e de reconhecida qualidade. Com uma equipe honesta e responsável, a Branyl conquista inúmeras realizações, espalhando beleza e conforto pela vida de milhares de brasileiros.

Divulgação Sublimis Lingerie

Fundada em 1972, com unidades fabris nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará, a Branyl é uma empresa tecida com muita dedicação, credibilidade, confiança e inspiração. Cada produto que sai da fábrica reflete o carinho dos consumidores e reforça o compromisso de criar novas cores, composições, texturas e estampas, seguindo as melhores tendências nacionais e internacionais. O constante investimento em equipamentos de ponta

A Branyl produz tecidos e rendas para lingerie, sempre seguindo as principais tendências com muito conforto e beleza, além de utilizar tecnologia para facilitar a transpiração e preservar a saúde da mulher. Além da qualidade, os modelos seguem as principais tendências do mercado internacionail.


Sabor da família Tomasi no Addolorata Culinária Italiana www.culinarismo.com.br /culinarismo @blogculinarismo

Fotos Culinarismo

A decoração é uma graça, com crochês em diferentes técnicas feitos pela matriarca Tomasi e enquadrados com carinho como homenagem à nona. Quando a sequência de pratos começa, é aquela festa. A fartura começa logo na chegada, com a mesa de queijo, salame e um torresmo fresquinho produzido na vizinhança. A seguir, serve-se a salada, o pão, a sopa, o pien, espaguete à carbonara, carne de panela, tortéi ao Addolorata foi o primeiro nome da comunidade do interior de Bento Gonçalves hoje chamada Tuiuty, onde está o roteiro turístico Vale do Rio das Antas, que tem como atração principal a imponente estrutura da Vinícola Salton. Addolorata é, também, o novo empreendimento gastronômico do distrito onde você poderá encontrar a figura lendária do agricultor Nei Tomasi, uma figura que representa como ninguém o imaginário coletivo do colono da Serra

Gaúcha – com seu chapéu de palha, a camisa xadrez e seu tuc tuc que já levou milhares de turistas por passeios entre os parreirais. O restaurante, recém-aberto ao público, traz a legítima sequência gastronômica da Serra Gaúcha com o diferencial da simpatia com que a família Tomasi envolve o visitante. As filhas tocam o negócio com ajuda da mãe, enquanto Nei Tomasi cumpre seu papel de anfitrião no salão.

molho aurora, costelinha suína, fortaia e uma estupenda polenta mole recheada. Ocasionalmente, aqueles que ainda aguentarem podem desfrutar da sobremesa. A polenta, o tortéi, as massas e vinhos são uma produção da agroindústria familiar, o que dá ainda mais significância à refeição. Tudo acontece na propriedade da família, que recebe os visitantes para almoço e jantar sob reserva.

Jornal Design 51


ChinaThai, o sabor exótico da culinária asiática celebra um ano de casa cobrança de aluguel do local. O espaço atende até 50 pessoas e passa a ser uma opção inteligente e sofisticada para receber eventos como mini wedding, formaturas, aniversários, recepções de empresas e demais eventos. Além da vasta programação, o restaurante ainda atende delivery. Curta e acompanhe a fan page do ChinaThai e fique por dentro das novidades semanais!

Fotos Natana Fontes Fotografia

Por mais de 10 anos vivendo profissionalmente em países da Ásia como Tailândia e Indonésia, passando também por Londres e Austrália, o chef de cozinha Leandro Scotta celebra seu primeiro ano em Bento Gonçalves oferecendo o melhor de suas experiências internacionais na casa mais autêntica da cidade, o restaurante ChinaThai. Perfeito pra quem deseja viver uma experiência gastronômica de qualidade, o ChinaThai possui um cardápio dinâmico, com ingredientes frescos e fiéis ao seu país de origem. Ganham destaque os cortes cheios de personalidade, as cores vibrantes na apresentação dos pratos e o principal, é claro, a explosão de sabores e sensações para os paladares mais exigentes.

52 Jornal Design

Satisfeito com a aceitação do público bento gonçalvense e região, Scotta reafirma seu compromisso com a cozinha autoral. “Buscamos excelência no atendimento ao nosso público e a fidelização dele através da verdade na comida que oferecemos. Todos os pratos são elaborados, do início ao fim por mim. E faço questão de visitá-los na mesa, conhecê-los melhor e bater um papo sobre a experiência que tiveram. Cada feedback é muito importante pra quem deseja evoluir sempre”, finaliza o chef. A novidade é que o espaço abre suas portas para receber eventos privados qualquer dia da semana. O restaurante conta com o serviço de eventos e planejamento personalizado, que pode ser no formato sentado ou coquetel sem


Ovelha Café: cafés especiais em um ambiente único por Bruna Bello | Empresária

Para os amantes de café, o endereço certo para apreciar a bebida é o Ovelha Café Literário. Cafés especiais e diferentes métodos de extração do sabor e aroma de cada grão são apenas o início desta viagem, em volta ao mundo da bebida mais consumida do planeta (depois da água, é claro!). Hoje caro leitor, eu, Bruna Bello, proprietária do Ovelha, vou contar como surgiu essa história de carinho e dedicação. Era uma manhã nublada de setembro de 2016, e uma placa de “aluga-se” na esquina mais charmosa da cidade, chamou minha atenção, e o sonho de abrir um café ressurgiu com todas as forças. Foram dias de estudo, cadernos cheios de ideias, rabiscos e muitas xícaras de café, e assim nasceu. Minha cabeça borbulhava com cada ideia nova: que tal ter o próprio café sendo servido? Fui atrás de par-

E porque “Ovelha”? Uma das perguntas que mais respondo no trabalho é essa. E adoro! O nome do café foi uma das últimas etapas de todo o projeto. Eu sabia o que eu ia vender, o tipo de grão, o local, as cores, a forma de atendimento, mas o nome ainda era uma incógnita. Foi então que lembrei-me de como minha mãe me chamava toda a vez que eu a questionava sobre algo: “mas tu é uma ovelha negra, né dona Bruna?”. Não entendia muito bem o que aquilo significava, e mais tarde ao ler uma frase, consegui achar Andressa Lotes

Ezequiele Panizzi

cerias para a torra do café, e encontrei abrigo em uma torrefação de Porto Alegre, onde aprendi mais sobre métodos e grãos especiais, os quais fiquei apaixonada. A identidade visual já estava pronta: queria algo simpático, bonito, autêntico. E sabia quem poderia me ajudar nisso tudo. Aos poucos o Ovelha foi crescendo, saindo do papel. Levando minha decoração de casa, os livros da estante e as xícaras da avó do armário. Juntei o amor por café e livros à arte, e convidei dois artistas da cidade para exporem suas obras. O que abrilhantou ainda mais o espaço. A vida é um livro. E o Ovelha é meu capítulo mais lindo. Aquele que me dediquei mais do que imaginava conseguir, para pôr em prática.

resposta para minhas dúvidas. “Quanto mais as ovelhas leem, mais negras elas ficam.” Obrigada mãe, Ovelha é o nome perfeito. Algo que questiona, que provoca, que insiste. Assim somos o Ovelha e eu. Cafés especiais O Ovelha surgiu exatamente para trazer a cultura do café para a cidade e região. Além da variedade de métodos, há diferentes grãos para o cliente degustar. São três grãos principais: Bourbon Vermelho, Bourbon Amarelo e o Moka. Uns mais cítricos, outros mais caramelizados, cada grão com sua característica própria e única. Outro ponto que vale ressaltar é a gastronomia do Ovelha: tudo é feito na própria cozinha, com muito carinho e dedicação. O cardápio conta com tortas, sanduíches e também opções veganas, sem lactose e sem glúten. Para os sábados, uma atração à parte: o café americano. Servido das 9 às 13 horas, o brunch conta com bacon em tiras, ovos mexidos, pão colonial, panquecas e caldas doces para acompanhar, além de refil de café, passado na hora. O horário de atendimento para você vir nos visitar é de terça a sexta, das 12 às 20 horas. Sábados das 9 às 19 horas, e domingos das 14 às 19 horas. Para locar nosso lindo espaço para festas em geral, agendamentos pelo telefone 54 | 99174.3555. Espero sua visita no Ovelha, que está localizado na Rua Agnaldo da Silva Leal, 187, bairro Cidade Alta.

Jornal Design 53


Bruna Comin Fotografia

Sociais

A sorridente Valentina comemora seus quatro anos, para o orgulho dos papais Verlania e Nestor Navroski

José Alfredo, Marta Tschiedel, Nathalia Tschiedel e Eduarda Tschiedel na badalada festa de 15 anos de Brenda Rodrigues Miranda

Vitoria Vargas, Leonardo Vargas, Sueli Vargas, Delamar Vargas, Emiliane Diogo, Mari Trivilin, Ademir Trivilin e Yago Trivilin

Beatriz Bolzan, Bianca Bolzan, Maijane Friderich, Gabriel Bolzan, Carolina Zborowski Vargas e Rodrigo Vargas

Nilton Miranda, Daiane Miranda, Theresa Miranda, Rogério Miranda, Adellis Miranda, Emily Rodrigues e Nair Pereira

Julia Casagranda, Julia Aroli, Roberta Marini, Bruna Bompard, Amanda Fidelis, Azaf Mateus, Marco Sberse, Guilhermme Stringhini, Lucas Imperator, Kevin Girotto e Isac Fittarelli com a aniversariante Brenda

Antônio Azevedo, Marlene Azevedo, Nelson Dal Santo, Roseli Carvalho, Dionei Tramontina, Marcelo Brito, Henrique Tramontina e Sofia Tramontina

Gilda Leão de Castro comemorando o aniversário com Michele Loticci

Danielle Fenner na comemoração de seu aniversário com Michele Loticci e sua mãe Edna F.P. da Costa

Fotos Zéto Telöken Fotografia

As sempre elegantes Mayara e Marli Poletto, anfitriãs da Padma

Fotos Jornal Design

Fotos Zéto Telöken Fotografia

54 Jornal Design

Sirley Fronza (C), com as modelos Rose Langa, Tais Brustolin, Jéssica Fabris e Vanessa Lima em lançamento da nova cor da Yang Modeladores


Silvia Tonon

Marcos Carbone entregando o Mérito Empreendedor para Moysés Michelon

Dilson de Morais, com Thiago e Diego Trevisan, da Todeschini Bento Gonçalves, comemorando a distinção Ouro no Programa de Excelência da Todeschini SA

Daniele Frizzo, Patrícia Fleck e Dani Holzbach na inauguração da Dani.Holzbach Bento Gonçalves

Edilson Vidor Neves, Sidinei Comim e Rodrigo Gimanes prestigiando a inauguração da loja Dani.Holzbach

Cristiano de Oliveira

Marcos e Giana Carbone, Cynthia e Guilherme Pasin, no Mérito Lojista do CDL Bento Gonçalves

Natana Fontes Fotografia

Natana Fontes Fotografia

Viviane Holzbach, Dani Holzbach, Maria Luíza Grazziotin Brites e Daniele Frizzo em evento que também marcou o lançamento da coleção outono/inverno

Teresa Federizzi, Patrícia Fontanive Mondadori e Elaine Casagrande Sanches em noite de cinema promovida pela Couros do Valleh

Beatriz Peruffo e Sandra Telli prestigiando o lançamento da coleção outono/inverno Couros do Valleh

Vanina Baú Dias, Magda Martins, Guilherme Pasin, Cristiane Formentini e Greice Lazzari Ribeiro, na inauguração do Método Supera

Michele e Clacir Loticci com a pequena Júlia no dia do passeio mágico de limousine Lilica&Tigor

A antenada Simone Nicchetti em recente especialização na Hair Brasil Profissional, em São Paulo

Jornal Design 55


Jornal Design | Edição 69  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you