Page 1

Para reviver os Tempos da Brilhantina O encantamento das décadas douradas diretamente para a Buarque de Macedo, em Garibaldi

Ano VII - Edição 68 - Abril/2017

Avanços na saúde

Novas tecnologias abrangem a saúde em geral possibilitando diagnósticos e tratamentos mais precisos Repensando ambientes

Soluções de aquecimento e aconchego da casa especialmente para receber a estação mais fria e charmosa do ano


Kais Ismail Musa

Rodrigo Terra de Souza, Andressa Ferronatto, Patrícia Fior Postingher e Vinícius Bortoli Buffon Cenário: Buarque de Macedo | Garibaldi Produção: Iva Espaço da Beleza Make: Jane De Marco e Gabriele Freitas Cabelo: Iva Vivan Foto: Kais Ismail Musa

A charmosa Buarque de Macedo, em Garibaldi, foi palco para a produção de capa dessa edição que evidencia os costumes e festejos entre 1920 a 1960. Cidade que integra nossa região de abrangência, Garibaldi vêm ganhando destaque em diversos eventos que promove. O Garibaldi Vintage, por exemplo, é um evento consolidado que, a cada nova edição, ganha mais adeptos. Uma verdadeira festa que celebra as décadas passadas, com o sabor e o aroma da atualidade. Os modelos de época para essa nossa capa vintage, Patrícia e Vinícius, Andressa e Rodrigo traduziram perfeitamente o clima dos anos dourados pelas ruas da capital do espumante.


VIDA

04 14 CASA

28

Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Abigail Fernandes | REG. 0017285/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

ESTILO


Tecnologia na saúde A contribuição de estudos específicos para o diagnóstico assertivo e o sucesso no tratamento

Fotos Eduardo Vargas de Almeida - VVP Marketing e Comunicação

Numa era onde as estatísticas apontam números preocupantes em relação às doenças relacionadas ao aumento da expectativa de vida da população, procuramos entender e esclarecer a importância da tecnologia no diagnóstico precoce, bem como no tratamento de cada especificidade. A Patologia e a Oncogenética se juntam para contribuir com um melhor entendimento no estudo do câncer, aliando-se à Biologia Molecular, que é o “braço laboratorial” da Oncogenética, e auxiliada pelo exame de Imuno-histoquímica, para contribuir com o aperfeiçoamento de diagnósticos. Nesse sentido, buscamos o embasamento do Dr. Guilherme Portela Coelho, médico patologista e mestre em cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); com MBA em Gestão Empresarial pela FGV; e CBO (ChiefBrain Officer) pela IPDOISNeurobusiness. Responsável pelo setor de Imuno-histoquímica do Laboratório Diagnose desde 2010. Além de membro da equipe de planejamento de estratégias e realização de exames de genética (Biologia Molecular) do Diagnose Genética, o profissional liderou a implantação da Certificação de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Jornal Design | O mundo da ciência laboratorial clínica está sempre em mudança, e as maiores tarefas são manter atualizados os avanços tecnológicos. A Oncogenética permite identificar quais pessoas apresentam maior risco para o desenvolvimento de determinados tipos de câncer. Quais tecnologias referentes à Oncogenética favoreceram para que se façam possíveis estes diagnósticos? Guilherme Coelho | A Oncogenética se inicia na clínica de um profissional chamado médico geneticista tentando medir os riscos através do histórico hereditário e de alguns algoritmos que estão baseados em evidências científicas, então, desde a conversa com o médico, histórico clínico e em alguns casos a pesquisa hereditária, se estendendendo dentro da área laboratorial que se chama Biologia Molecular. A Biologia Molecular é, dentro do laboratório, o que um leigo chama de genética. É o estudo dos genes, do ponto de vista da identificação das sequências alteradas, sejam elas previamente conhecidas ou não. A tecnologia mais antiga que usamos no laboratório se chama Reação de Polimerase em Cadeia (PCR), onde se identifica uma determinada sequência genética, alterada ou normal, que se esteja procurando no paciente.

O elo entre www.grupodiagnose.com.br

4 Jornal Design

Médicos e Pacientes

Dr. Guilherme Portela Coelho, médico patologista

Caxias do Sul - Bento Gonçalves


Foto Eduardo Vargas de Almeida - VVP Marketing e Comunicação

Outras tecnologias da saúde Bloomlife

JD |As técnicas de Biologia Molecular estão contribuindo para o aperfeiçoamento dos métodos específicos e diagnóstico das doenças Que avanços tecnológicos recentes estão relacionados a essa técnica? GC | O sequenciamento genético automatizado e o sequenciamento de nova geração são as tecnologias mais avançadas. O sequenciamento genético de DNA é uma série de métodos bioquímicos que têm como finalidade determinar a ordem das bases nitrogenadas da molécula de DNA, ou seja, o seu código. A montagem do “gene” é feita através da união de um grande número de sequências de DNA que são juntadas para criar uma representação do DNA em estudo. Enquanto um sequenciador tradicional (chamado Sanger) processa poucas amostras em alguns dias, o sequenciador de nova geração pode ler milhares de sequências em poucas horas. JD |O exame Imuno-histoquímico tem revolucionado a Anatomia Patológica e, ainda, auxiliado no diagnóstico de diferentes tumores. Quais os recursos estão sendo utilizados e para quais patologias são indicados?

GC | A Imuno-histoquímica, diferentemente da Biologia Molecular, detecta a proteína. É a combinação de duas técnicas: histologia a patologia convencional, onde se faz o anticorpo específico contra uma determinada proteína (na prática um conjunto de proteínas) relacionada a uma doença. Os equipamentos de automação e anticorpos cada vez mais específicos são as tecnologias usadas nesta técnica. JD |O progresso científico e tecnológico vem possibilitando que doenças sejam diagnosticadas com maior agilidade. Que tipos de tecnologias estão à frente deste avanço no laboratório? GC | Nos últimos anos, o laboratório tem investido em tecnologias de automação em muitos processos. Podemos citar novamente a área de Imuno-histoquímica, e também a hibridização “in situ” que é a Biologia Molecular interpretada pelo patologista ao microscópio. A automação destas técnicas proporciona maior controle na qualidade do processo e tem como retorno a agilidade para conclusão dos diagnósticos. Contudo, sempre deixando claro que o mais importante de tudo é o investimento nas pessoas dentro do laboratório, uma grande equipe com treinamento contínuo de médicos e técnicos. Isso vem a agilizar ainda mais a liberação dos laudos, uma vez que a patologia é um trabalho humano e mental. É a interpretação do que se está vendo através do microscópio junto com as informações que se tem sobre o paciente. Todas as técnicas são complementares para se ter uma determinada convicção de que tipo de doença que se está tratando.

Fotos Divulgação

Esta tecnologia é base para outras mais recentes e sofisticadas. Também dispomos de um grande avanço que é a Reação de Polimerase em Cadeia em Tempo Real (PCR em tempo real), onde se identifica e também se permite quantificar a alteração genética que se está pesquisando.

Existem muitos aplicativos de rastreamento de gravidez, mas o Bloomlife vai um passo além com um sensor vestível que registra as contrações da mulher. As grávidas podem usar o sensor com um adesivo para prendê-lo na barriga. Cada adesivo dura por sete dias de uso contínuo. O sensor monitora contrações em tempo real e registra os dados em um app para que você possa visualizar as tendências ao longo do tempo, descobrir o que é normal para o seu corpo, e ver quando as contrações estão sérias o bastante para ir até o hospital. O Bloomlife promete segurança e precisão. O sensor não transmite nenhuma energia para o corpo, por isso pode ser usado durante todo o tempo sem problemas. QardioCore Tiras para o tórax são o padrão dourado dos monitores de batimentos cardíacos para usuários finais, mas a empresa de tecnologia médica Qardio está colocando mais recursos em seu novo wearable, o QardioCore. O produto é um monitor wireless ECG/EKG que promete conseguir resultados equivalentes a aparelhos de nível médico - e a empresa está obtendo aprovação do FDA (órgão que regula medicamentos nos EUA) para provar isso. O QardioCore mede continuamente dados de eletrocardiograma, batimentos cardíacos, ritmo de respiração e atividades, e então sincroniza essas informações com o seu smartphone por meio do app compatível com o HealthKit, da Apple. É possível também enviar os dados para o seu médico, o que é algo muito conveniente.

Rua José Mario Mônaco, 227 Sala 907 | Centro Centro Profissional Serrano Psicóloga | CRP 07/23429 Psicoterapia e Avaliações Psicossiciais NR 33 e NR 35

54 99927 3066 vane_miotto@hotmail.com psicologavanessamiotto Jornal Design 5


Tecnologia aliada da malhação: use sem risco Aplicativos pra dar um gás nos exercícios

Divulgação

Nike+ Running Um dos mais famosos entre os aplicativos para corridas, monitora percurso, velocidade, quilometragem e o ritmo em tempo real da corrida. Com ele é possível, também, estipular metas para melhorar o desempenho. Gratuito e disponível para iOS, Android e Windows Phone. A versão brasileira está entre as mais baixadas do iTunes.

Aplicativos e tutoriais esportivos jamais substituirão a atividade prática orientada, com indicação médica prévia e planos estruturados para a necessidade de cada praticante. Mas a Educação Física não está alheia à tecnologia e, sim, dispositivos móveis podem ser coadjuvantes quando o assunto é exercício físico. Já existem, inclusive, dispositivos acoplados em roupas que são capazes de melhorar o desempenho de exercícios físicos utilizando a eletromiografia, uma técnica de monitoramento de atividade elétricas nos músculos que sai dos hospitais para o público esportista. Trata-se de roupas com sensores que podem sentir a atividade das fibras musculares e identificar quanto o corpo está se esforçando. Os sensores são resistentes ao uso e à lavagem e transmitem os dados captados por Bluetooth para um aplicativo de celular. Outra opção disponível no mercado são as faixas que monitoram sinais do corpo em tempo real, traduzindo esses dados em conselhos para o usuário. Elas são capazes de identificar informações como atividade muscular, fadiga, frequência cardíaca e hidratação. Acessórios como esse e aplicativos de celular ajudam o usuário a ter um dia a dia mais saudável, mas não devem substituir de forma alguma o acompanhamento de um profissional qualificado na prescrição de treinos a fim de melhorar o desempenho, reduzir risco de lesões, definir metas e mensurar resultados.

6 Jornal Design

Runtastic PRO GPS Também voltado para corredores, traz informações essenciais para a melhoria do desempenho nas atividades. Além de possuir GPS que indica o percurso feito, permite compartilhar o trajeto em tempo real com os amigos. A versão mais completa custa R$ 14,99, mas é igualmente possível baixar versões gratuitas. Disponível iPhone, iPad e iPod touch (em português) e para Android, Windows Phone e Blackberry (em inglês). Strava Disponível para Android e iOS, sem dúvidas o Strava é o aplicativo para ciclistas mais famoso e mais utilizado no mundo todo. Ele é totalmente gratuito e funciona com GPS. Nele, é possível monitorar rotas, obter estatísticas do seu desempenho, além de criar desafios e metas mensais. Ele também funciona com gadgets para obter dados de frequência cardíaca via bluetooth. Bikemap Ainda no universo dos ciclistas, o BikeMap ajuda a encontrar rotas de bike pelo mundo inteiro. Ele fornece essas rotas com base em ciclovias e mais de 1.500.000 rotas já criadas. Também passa todas as informações de interesse, como o tipo de elevação e pavimentação da rota, a distância, a dificuldade, o tipo de bike ideal para pedalar por aquele caminho, e como ele funciona como GPS, acompanhando o percurso e dando orientações.

Tabata Timer É um cronômetro já programado com o protocolo Tabata que avisa com um alarme quando começar a série e quando descansar, evitando desviar a atenção para um relógio ou cronômetro comum, possibilitando foco durante a execução do exercício, e assim um melhor resultado. Ele ainda permite configurar as séries e descansos de acordo com planejamento do professor. Perfeito para usar na academia! 4Gym – Phantom Academia O sistema de gerenciamento da Phantom Academia possibilita ao aluno acompanhar dados pessoais, controles de pagamentos, avaliações físicas e (num futuro brevíssimo) ter os treinos na tela do celular, se o aluno assim desejar. O sistema também dispara semanalmente para o aluno e-mail informando os acessos nos últimos 7 e 30 dias, além da data do último acesso. Em tempos de correria, essa pequena ferramenta auxilia e muito para que o aluno perceba se está usando o máximo que a academia pode lhe proporcionar, além de organizar sua agenda para não quebrar a sequência de treinos, o que é fundamental para o sucesso nos resultados. Através do aplicativo também é possível agendar aulas e trocar mensagens com a academia. O aplicativo 4Gym - Phantom também é ecologicamente correto! Além de consultar a situação de pagamento pelo aplicativo, o aluno pode optar em receber todos seus recibos e movimentações financeiras por e-mail, evitando assim desperdício de papel. Para acessar o aplicativo basta o aluno Phantom fazer um login e senha na recepção da academia e começar a navegar! Caso você já esteja com seu celular na mão, pronto para baixar algum dos aplicativos citados, veja o ícone de cada um, respectivamente conforme o texto:

Mais saúde para você! Contato: 54 | 3055.4491 www.phantomacademia.com.br


#mulheressatisfeitasmagrass Divulgação Magrass

Cristiane Spindler Feldens - Administradora, 33 anos Eliminou 7kg

Marlene Goebel - Aposentada, 63 anos Eliminou 12kg

Vanessa Barchi - Professora, 33 anos Eliminou 20kg

A Magrass é a maior rede de clínicas especializada em emagrecimento saudável e estética de resultado do Brasil. Inaugurada em Bento Gonçalves em agosto de 2016, tem a proposta de unir o acompanhamento nutricional aos procedimentos estéticos, permitindo um resultado em redução de peso e medidas ainda melhor e mais rápido, de modo saudável e natural – sem o uso de medicamentos. São oferecidos protocolos com o objetivo de emagrecimento saudável, redução de gordura localizada, celulites, estrias (inclusive

brancas) e flacidez. No período de inverno, também serão oferecidos os procedimentos faciais, para rugas, manchas, rejuvenescimento, limpeza da pele do rosto, e entre outros. Para identificar o acompanhamento necessário a cada pessoa é realizada uma avaliação gratuita e personalizada, que é o momento no qual se conhece o histórico do indivíduo e se realiza a aferição de peso e medidas, além de percentual de gordura para indicar o tratamento mais adequado e que terá melhor resultado.

O investimento necessário varia conforme a indicação de protocolo, procedimentos e tempo necessário para alcançar o objetivo, e são conhecidos no momento da avaliação personalizada. A clínica está localizada na rua Treze de Maio, 675, no bairro São Bento, o local tem estacionamento próprio. Venha fazer parte do movimento #mulheressatisfeitasmagrass e comemorar excelentes resultados junto com a Equipe Magrass Bento Gonçalves!

Jornal Design 7


Divulgação

A tecnologia facilitando a prática na quiropraxia por Kely Ana Mattei | Quiropraxista assim quando chegam para a primeira consulta, a compreensão do tratamento fica mais clara e o paciente usufrui de mais tempo para o seu ajuste vertebral. A maca de flexão e distração (elétrica) também é um recurso avançado que veio para facilitar o manejo com os pacientes. É um complemento do alinhamento articular que foi aprovado por 100% dos clientes e melhorou a qualidade de vida do quiropraxista, minimizando os esforços físicos utilizados com a maca manual. O agendamento também ficou muito mais organizado e prático: com a agenda eletrônica, é possível organizar todas as próximas consultas com datas e tempo estipulados automaticamente, sem precisar marcar um a um. A secretária apenas tem o trabalho de lembrar o paciente do seu atendimento, mesmo que ele receba uma agenda impressa. Atualmente, a parte de mídia está mais focada na página virtual, onde constam detalhes da profissão, fotos, depoimentos dos pacientes, matérias e curiosidades. Lá os pacientes podem tirar dúvidas, mandar mensagens e até marcar consultas. Visite a nossa página no facebook www.facebook. com/quiropraxiakelymattei/ e desfrute da quiropraxia com tecnologia e qualidade.

Para quem sonha mudar a sala, a casa ou o endereço. UNICRED.COM.BR/CENTRALRS/consorcio

8 Jornal Design

Ana Paula Villa

A tecnologia é hoje uma ciência que está presente em todas as áreas que abrangem a nossa vida pessoal e, é claro, profissional. Atualmente todo mundo conta com pelo menos um dispositivo que permita um maior contato com softwares e o acesso à internet – como celulares, tablets ou computadores. A quiropraxia é uma profissão que tem como base o uso das mãos e, mesmo que o profissional não possua muitos recursos tecnológicos, o trabalho pode ser feito com a mesma qualidade. No entanto, a atualidade e a correria do dia a dia exigem que as pessoas atualizem-se para otimizar o seu tempo e a sua vida. Alguns recursos foram adquiridos dentro do consultório nos últimos anos para melhorar o atendimento dos pacientes: agenda eletrônica para marcação de consultas, sistema que contém os dados do paciente unificados com os agendamentos e pagamentos, uso de aplicativos para a confirmação das consultas, facilidades nos pagamentos, mídia virtual, maca elétrica, e entre outros. O que antes levava muito mais tempo e mão de obra, hoje em dia pode ser realizado de forma rápida, simples e eficaz. A maioria dos pacientes que procuram a quiropraxia, já tiveram acesso à página do consultório e leram sobre a prática e os seus benefícios,

Contatos: 54 | 3451.9176 kely_quiro@hotmail.com

Cartas a partir de R$ 250 mil reais

Lances livres ou fixos

Até 200 meses para pagar

Para comprar, construir ou reformar

Média de 2 contemplados/mês

bento gonçalves RUA JOSÉ MARIO MÔNACO, 321 (54) 3451.5255


Coragem: você tem ou não tem? por Iva Vivan | Personal Hairstylist Divulgação

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas às outras”. Aristóteles Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé. Você teve, tem, terá e porque terá. Você teve, quando foi concebido a oportunidade de vir ao mundo. A coragem de chorar quando teve que dar o primeiro sinal de vida, a coragem do choro na hora de mostrar fome, dor, insatisfação. A coragem ao demonstrar algo que te contrariava em determinado momento. A coragem de sair de perto das pessoas que te protegiam para enfrentar o primeiro desafio de dividir a

atenção da primeira professora, na creche ou na escola. A coragem de reconhecer que errou e pedir desculpas. A coragem de apresentar um amigo pela primeira vez a seus pais. A coragem no momento de contrariar a profissão que sua família gostaria que você seguisse. A coragem de todos os dias sair de casa para enfrentar um mercado de trabalho em qualquer área totalmente competitiva. A coragem de correr atrás do que você não teve em um determinado momento e deixou a oportunidade passar. A coragem de largar tudo e passar no mínimo um ano estudando ou fazendo qualquer trabalho que apa-

recesse fora do país, saindo da zona de conforto, simplesmente para ter uma nova experiência. A coragem de mudar algo que não te fazia feliz e aguentar as críticas. Você tem hoje a coragem de assumir, se mostrar, se desafiar, de compartilhar experiências, de aceitar, de reconhecer? se não tem, você não terá feito nada disso com a emoção de estar fazendo. Você talvez tenha que fazer por não ter escolha, por ser simplesmente necessário, e deixará de viver a experiência de ter a emoção de estar fazendo por ter coragem. E aí você tem coragem? De ser? De ter? De fazer a diferença? Experimente, tenha coragem de se desafiar e orgulho do seu resultado.

100 95 75

25 5 0

Jornal Design 9


Casa de Repouso Bella Vitta: um ano de muito amor e dedicação

Fotos Jornal Design

por Eugenia Mª Ligoski | Enfermeira Pós Graduanda em envelhecimento e saúde do idoso

Neste mês a casa de repouso Bella Vitta, do bairro São Bento, está completando um ano alinhada com a missão do empreendimento: proporcionar qualidade de vida ao idoso através de um serviço profissional e um atendimento especializado, trazendo tranquilidade

10 Jornal Design

às famílias. As casas de repouso Bella Vitta possuem princípios bem estabelecidos. Além de oferecer o máximo de conforto aos seus hóspedes, a relação de atenção, carinho e respeito sempre prevalece. Atividades variadas são pensadas para os residente. “O mundo digital faz parte do trabalho com nossos residentes. São promovidos também dias da beleza, de bingo, e outros jogos de tabuleiro. Equipamentos eletrônicos são usados para trabalhar a atenção, memória e resolução de problemas, sempre pensando em uma melhor qualidade de vida para seu familiar”, comenta a empreendedora Eugenia Ligoski. Eugenia explica que o trabalho da equipe vai além do atendimento interno, onde a proximidade com os familiares e a organização de visitas diárias é primordial. “Procuramos conciliar o carinho da família com o acompanhamento de nossos profissionais. Para isso, contamos com uma equipe qualificada e com toda estrutura necessária para o melhor atendimento ao residente”, finaliza. Pensando em qualidade, conforto e acessibilidade, em breve as casas de repouso Bella Vitta terão novidades.


Outono da Yang traz nova cor às lingeries Fotos Wéllington Damin

De acordo com a diretora comercial do grupo, Cristini Pereira de Oliveira, essa ação faz parte do trabalho da Yang em representar cada vez mais a mulher da maneira que esta quiser. “O castanho é versátil, invisível embaixo das roupas ou podendo aparecer entre recortes e transparências na meia estação. É mais uma opção de lingerie para a mulher assumir quem ela é de verdade”, afirma. O lançamento da nova linha Yang aconteceu no último dia 03, no Dall’Onder Vittoria Hotel, através da revendedora oficial da marca em Bento Gonçalves e região, Sirley Fronza. Com um atendimento personalizado, no estilo “home care”, Sirley recebeu clientes e fãs da Yang num charmoso coquetel que apresentou a nova cor das lingeries com um desfile.

A novidade que o Grupo Yang desenvolveu para este outono é um lançamento especial na linha Lingerie Modeladora. Agora, as peças desta linha podem ser encontradas na cor Castanho, adotada recentemente pela marca. Essa tonalidade é considerada tendência para a estação, que remete aos tons terrosos em destaque nesta época do ano, e pode ser considerado um “novo nude”.

54 | 99613.7181 sirleyfronza@hotmail.com

TUDO EM UM SÓ LUGAR! @ivaespacobeleza

Trav. Belém, 74 - Bairro Botafogo

54

99622 6103

www.ivaespacodabeleza.com.br

Jornal Design 11


Califórnia: tradição e qualidade

Um espaço amplo, iluminado, aconchegante, com variedade de produtos e principalmente qualidade elevada. Na fruteira Califórnia, mercado, e açougue, além do ambiente familiar, os produtos são selecionados, sendo todos produtores da nossa região. Todos os itens da loja são cuidadosamente dispostos  e contam com excelente procedência, o que atesta o sucesso da fruteira Califórnia. “Temos um cuidado especial desde a escolha de nossos fornecedores, todos os produtos são fresquinhos, no açougue a carne chega todos os dias e tudo feita na hora e fazemos questão de atendermos pessoalmente”, relatam os proprietários Verlânia e Nestor, Vânia e Claucir. A fruteira Califórnia oferece um horário de atendimento diferenciado, de segunda a   sexta, das 7h às 12h, e das 13h às 20h; aos sábados das 7h às 19h e

aos domingo das 8h às 11h30min. Horários flexíveis para que o cliente possa ter mais tranquilidade para comprar. Além disso, todos os sábados os clientes contam com uma mini feira com produtos e flores selecionados, direto da lavoura de produtores da nossa região. Há 20 anos no mercado, a loja está localizada na rua Olavo Bilac, 341, no bairro Cidade Alta, e conta com estacionamento exclusivo.

Fotos Divulgação

Rua Olavo Bilac, 341, loja 01 | Cidade Alta Estacionamento exclusivo

A casa é toda sua

/camarabento @camarabento camarabento.rs.gov.br /tvcamarabentors Canal 16 da NET

Participe das sessões ordinárias todas as segundas a partir das 18h Participar é a melhor forma de construir um futuro melhor para o nosso município. 12 Jornal Design

ACOMPANHE ao vivo em todos os canais da Câmara

Câmara Municipal de

Bento Gonçalves A TRANSFORMAÇÃO PASSA POR AQUI


Jornal Design 13


Preparando a casa para o inverno Soluções em aquecimento e tendências para vestir a casa na estação mais fria e charmosa do ano • Calefação por radiadores: fixado na parede, temperatura controlada por termostato, garantindo aquecimento rápido. Indicado para áreas com piso laminado. • Calefação por piso aquecido: sistema instalado entre a primeira laje e o contrapiso, transferindo o calor para o ambiente com equilíbrio e uniformidade na temperatura. Indicado para as áreas com piso porcelanato.

Fotos Divulgação Thermoaquecimento

Ambos precisam de caldeira a gás, a diesel, a lenha ou a pellet – na ordem de maior para o menor consumo. No caso do piso aquecido, o isolamento francês é a nova tecnologia oferecida. Além de reuzir cerca de 2,5cm de altura em relação ao pé direito, a mão de obra também diminui e, consequentemente, o investimento do cliente.

Os dias mais fresquinhos fazem com que a gente comece a pensar na chegada do inverno. Aproveitar o outono e providenciar os ajustes necessários para deixar a casa ainda mais agradável e aconchegante na estação mais fria do ano é fundamental, principalmente para nós, que amamos um bom projeto. E para curtir o inverno com qualidade de vida e com todo o charme que ele nos propõe, não basta retirar as roupas quentes do armário. Com isso, buscamos algumas soluções em aquecimento para auxiliar a tornar os cômodos da sua casa quentinhos, cheirosos e acolhedores. Aquecimento de ambientes Oferecer soluções de conforto através do aquecimento térmico com excelência é a missão da ThermoAquecimento, empresa com mais de 13 anos de atuação

14 Jornal Design

no segmento. Em entrevista com o gerente comercial da marca, Edson Pereira, buscamos enaltecer a tecnologia empregada nas diversas possibilidades de aquecimento residencial, seja para quem está construindo ou para quem deseja aquecer o lar para o inverno que se aproxima. Edson afirma que a qualidade dos produtos e serviços que oferecem é o que realmente pesam no momento da venda, apesar da constante busca por preços. “É necessário promover uma reflexão, junto ao consumidor, em relação aos benefícios que ele terá ao adquirir aquele conforto para a família, e até mesmo pela valorização que ele promoverá em seu imóvel. Hoje, um conforto muito mais acessível que em outras épocas, inclusive, pela possibilidade de instalação de forma fragmentada. É uma questão de retorno com o investimento que se faz ao investir num sistema de aquecimento de alta tecnologia”, finaliza Edson.

• Lareiras a lenha: de alto desempenho, dispõem de um sistema de aquecimento de água para consumo e ambientes, para calefação ou, ainda, conduzir o calor para outros ambientes da casa através de dutos. • Lareiras a pellet: de alto rendimento, elas são programáveis com acendimento automático. O pellet é um combustível econômico e ecologicamente correto, uma vez que processado com resíduos naturais, secos e sem tinta. Em relação ao custo-benefício, as lareiras a pellet ganham destaque. Além da praticidade em programar o acendimento antes mesmo de você chegar em casa, o combustível utilizado não gera fumaça, nem cheiro. Isso porque enquanto o pellet possui apenas 6% de umidade, a lenha possui 35 a 40% de umidade.


Fotos Divulgação Casa Paina

Aconchego do lar Com objetivo de levar às casas das pessoas um conceito diferenciado de conforto, a Casa Paina entrou no mercado com o melhor da tecnologia e qualidade em cama, banho e perfumaria de ambientes. Os empreendedores Cristiano e Juciane buscam fidelizar seus clientes oferecendo o que existe de mais sofisticado e atual no segmento. “Através de parcerias significativas com fornecedores que prezam pela contínua evolução em seus produtos, nosso objetivo é sermos reconhecidos como uma loja completa e comprometida com a saúde e o bem-estar nos momentos de descanso”, acrescentam. • Colchões: os melhores componentes e as mais modernas tecnologias, com visual elegante, ousado e excelente acabamento. O design inovador e contemporâneo, composto pelas revolucionárias espumas ultracel e viscoelástica cool cel antichamas, proporcionam um conforto único. Produzidos com matéria-prima de alta qualidade, trazem em sua composição o látex, proporcionando um suporte elevado, dando toque de conforto com sua resiliência externa. • Cores e tecidos: entre as estampadas, os desenhos geométricos e florais se destacam. Porém, o

branco ainda é o tom mais recorrente e querido por todos. Os tons trazem, além do branco, o Palladio, o Nocciola e o Soft Rose que compõe uma cartela de cores em tons pastéis. • Difusores e aromas: além de trazer um toque elegante, envolvente e sofisticado, deixa sua casa com mais personalidade e frescor em diversas fragrâncias - vinhedos, madeiras nobres, citrus, frutas frescas, flor de laranjeira, maçã com canela, bamboo imperial, gengibre oriental, madeira exótica. É uma ótima opção para perfumar e decorar seu lar.

Deixe o frio lá fora! Confira nossos diversos modelos de lareiras e curta o inverno com muito conforto!

Venha conhecer nossas soluções em conforto e aquecimento!

Rua Victório Carraro, 239 Bairro Imigrante | Bento Gonçalves contato@thermoaquecimento.com.br facebook.com/thermoaquecimento

www. thermoaquecimento .com.br

54 3701 0878 Jornal Design 15


/girododesign

Luminária Luce | Staygreen

Lareira de mesa | GlammFire

Pufe de veludo Rafah | MissoniHome

Divulgação

Manta Concordia | Buddemeyer Luxus Lareira Loft | GlammFire

16 Jornal Design


Jornal Design 17


Dias de inverno, ambientes quentes por Margit Arnold Fensterseifer | Arquiteta

Fotos Gilmar Gomes

sintéticas que geralmente passam uma sensação fria. A utilização de luminárias e abajures com lâmpadas amareladas também ajuda na impressão agradável do ambiente. No inverno nos habituamos a fechar todas as janelas, esquecendo da importância de arejar os ambientes. As janelas precisam ser abertas por algumas horas do dia (de preferência quando o sol está incidindo no ambiente, evitando os dias chuvosos que trazem umidade). A nova estação está aí, vamos aproveitar o máximo deste período que além de nos proporcionar permanência em locais aconchegantes, permite a degustação de bons vinhos e de ótima gastronomia.

Saudosos dos dias frios de inverno, despedimo-nos do verão. O frio chega e traz a necessidade de cuidados com nosso corpo e sua extensão, que é a nossa residência. Seja apartamento ou casa, essa época pede o aconchego de uma lareira. Atualmente a diversidade de lareiras, salamandras e fogões à lenha favorece a instalação destes em qualquer espaço. A maioria dos equipamentos acima possui mecanismos elétricos que possibilitam a colocação de chaminés de saída de fumaça distante da locação da lareira. Quando essa solução não é possível, a utilização das lareiras a álcool é um bom recurso e que não requer depósito para matérias de combustão, como lenha e pellets.

18 Jornal Design

Existe também a possibilidade de instalação de split, que é o sistema de ar condicionado que possui uma unidade interna e um condensador externo – a unidade externa pode ser instalada até 10,00m de distância da interna (nas paredes externas do prédio ou até no telhado, precisa captar o ar externo para o bom funcionamento do equipamento). Se mesmo os recursos anteriores não estiverem ao seu alcance, é possível equipar sua casa com materiais quentinhos como mantas, almofadas, cortinas e tapetes. É importante que esses materiais tenham cores quentes (beges, amarelos, laranjas e vermelhos) e possuam texturas aconchegantes (lãs, couros e algodão), evitando texturas


Studio Marta Manente e BRV Móveis na Semana de Design de Milão O Studio Marta Manente Design participará da Semana de Design de Milão, mostra BE BRASIL, que ocorrerá entre os dias 04 a 09 de abril de 2017, junto ao evento BRAZIL S/A, no icônico edifício da Università degli Studi di Milano. O evento integra a extensa programação de Fuori Salone. Sobre a designer

Em exposição: Balanço - Revoar Um balanço para voar... O desenvolvimento do projeto busca na singularidade dos detalhes e fios e retalhos do couro, a identidade da peça - valorizando e traduzindo toda a importância do ecofriendly e do trabalho manual, com textura, tom e composição nas suas mais belas formas. O projeto é iniciado a partir de fios de couro, e com ele valorizamos o trabalho manual de diversas técnicas artesanais como: tranças, cordão, corrente e franjas.

Giovanni Bianco

Marta Manente tem 18 anos de experiência no mercado moveleiro atendendo grandes players da indústria de móveis do Brasil. Diretora do Studio Marta Manente Design e Assessoria, de Bento Gonçalves, a empresa atua com assessorias de design de produto, marketing industrial e decoração de interiores - residencial e corporativo, há mais de 10 anos. Premiada no Objeto Brasil em 2016, também participou de exposições nas feiras internacionais Isaloni, em Milão, e na ICFF, em Nova York, no ano de 2016. É integrante do seleto grupo de designers brasileiros que, através do Projeto Raiz - apoiado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Sindmóveis, fomentam as exportações do serviço de design.

Foi desenvolvida uma forma de representar as correntes do balanço com trançados tridimensionais. As franjas - detalhe que está em voga na moda fashion, e que faz o efeito visual no movimento do vôo do balanço.   A partir da técnica básica do fio de couro e customização. O resultado é uma peça de design sofisticada. Um balanço indoor, criado como obra de arte, único por ser trançado a mão. A peça tem parceria e produção da BRV Móveis. Esta e outras peças fazem parte da Coleção de produtos criada para o Programa “Design na Pele” que será lançado em maio deste ano em Nova York durante a feira ICFF.

Studio Marta Manente

Revendas Talent Centurion HunterDouglas® ARTELANA - Tel.: 54 3055.2417 Travessa Maranhão, 55 - Bento Gonçalves - RS www.artelana.com.br

Jornal Design 19


Coleção Angra P&B combina a elegância do cromado com o charme das cores Linha de metais ganha opção com pintura preta e branca exclusivo, com autoria da empresa Intervento Design. Sobre a Meber Metais

Imagens Divulgação Meber Metais

Especializada em metais para banheiro, lavabo, cozinha e jardim, a Meber acumula tradição e credibilidade no segmento há mais de 55 anos. No decorrer dessa trajetória, conquistou posição relevante junto ao mercado, figurando entre as cinco principais fabricantes nacionais nesse segmento. Para conhecer, acesse www.meber.com.br

20 Jornal Design

temente esculpidas pela ação da água na paisagem ao longo do tempo. Com design orgânico, a coleção permite construir espaços elegantes e com o indispensável apelo da funcionalidade. Seu desenho anatômico garante praticidade na pega e manuseio do volante. As formas robustas, com bica alta e composição que alterna entre o sólido e o vazado, emprestam toque de nobreza às peças. O charme fica por conta do arejador embutido, permitindo exibir peças elegantes, com corpo limpo, alongado e único. O detalhe vazado aplicado nos volantes representa a ação da água moldando formas por onde passa. O conjunto de cada peça, com linhas simples, objetivas e harmônicas, foi pensado com um conceito de fluidez. Isso remete ao caminho percorrido pela água até chegar ao seu destino – tanto na natureza como, também, transportado para a casa das pessoas que farão seu uso. A coleção Angra é fabricada em latão e zamac, com acabamento cromado. A pintura é do tipo epóxi. Os produtos têm sistema de acionamento ¼ de volta e vêm com arejador economizador, permitindo até 60% na redução do consumo de água. Também são acompanhados pela garantia de 10 anos que a Meber Metais oferece em todos os produtos. O design da coleção é

Carlos Ben

Quem procura por um nuance de elegância para compor os ambientes – mas nem por isso abre mão de um toque de personalidade e ousadia nos cenários – encontra nas novidades da coleção Angra, da Meber Metais, a opção ideal para transformar cozinhas, banheiros e lavabos. A linha ganhou opções diferenciadas que integram a sofisticação do acabamento cromado ao charme das cores na composição das peças. Os lançamentos chegam ao mercado nas opções preto e branco, duo clássico de bom gosto para qualquer projeto. A sacada criativa para os monocomandos, misturadores, torneiras e acessórios que exibem a novidade é a mescla dos dois tipos de acabamento. Esse diferencial permite que os produtos conversem com os detalhes de diversos perfis de ambientes. Assim é possível imprimir um conceito mais moderno e arrojado apostando na atemporalidade dessas duas cores – que são neutras, mas esbanjam estilo – mantendo a sobriedade que o cromado tradicional garante. O resultado é uma composição esteticamente fluída, harmônica e agradável – exatamente a proposta de releitura da inspiração vinda da natureza que a Angra sugere. Os produtos dessa linha remetem às formas pacien-

/Meber Metais @metaismeber


Humanizando o morar por Juliane Basso | Arquiteta

Fotos Jornal Design

inicial de projeto, o que possibilitou um resultado final harmônico, conferindo uma atmosfera de aconchego. O ambiente é uma extensão do ser humano, na sua forma de morar, conviver e trabalhar. Portanto, o desafio foi tornar uma área ampla em um espaço aconchegante, onde a família pudesse desfrutar dos seus momentos de descanso em conjunto, e que esse espaço pudesse ter personalidade, permitindo a convivência plena de seus moradores. A disponibilidade e atendimento personalizado da Loja Todeschini Bento Gonçalves, bem como o acompanhamento de Andréia e Marcos Portela, foi fundamental para a realização do projeto.

O conceito desse projeto desenvolvido para um cliente muito especial - o jogador Miller Bolaños, sua esposa e seus dois filhos, deu-se a partir da premissa de humanizar os espaços, considerando o modo de vida singular da família, seus hábitos, suas necessidades, bem como seus aspectos culturais e sociais. Assim, a concepção do living foi proposta criando-se quatro ambientes integrados em sua ampla área: sala de jantar, sala da lareira, sala de tv e varanda com churrasqueira. Todos estes espaços dialogam entre sim através da escolha dos padrões Todeschini. As melaminas cinza, preta e amadeirado foram combinadas com

a lacca cinza metalizada, utilizadas em alguns pontos de destaque. Estes tons sóbrios, compostos com o nobre mármore Bronze Armani e com os tons mais claros eleitos para os demais elementos que compõem o living, conferem leveza e harmonia à proposta. O móvel que “abraça” a lareira foi criado para que os moradores pudessem imprimir suas memórias. Por isso, foi deixado propositalmente sem adornos, para que a família possa ir agregando sua história, sentimentos e a cultura de seu país de origem. A iluminação também foi fundamental para valorizar o mobiliário e demais elementos, sendo definida juntamente com o processo

Rua General Gomes Carneiro, 130 54 | 3452.7373 | Bento Gonçalves Diego Trevisan, Muller Bolanõs, Marcos Portela, Andréia Dalmolin e Juliane Basso

Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 80 54 | 3215.3957 | Caxias do Sul Jornal Design 21


Linha Colors: o colorido que dá personalidade as cozinhas por Juliana Desconsi | Designer

Fotos Carlos Ben

Estando atenta às demandas do mercado consumidor e o comportamento dos usuários, dispostos a viverem em espaços mais compactos e funcionais e as preferências de estilo na decoração, a Intervento Design apresenta novo projeto lançado ao mercado pela empresa Masutti Copat na Fimma Brasil 2017: o Aéreo Compacto da Linha Colors Com o intuito de perpetuar o sucesso da Linha de acessórios que foi desenvolvida em 2013 para a Masutti Copat , esteve os Nichos Organizadores de cozinha entre seus produtos que mais chamaram atenção do público, recebendo inclusive premiação do Museu da Casa Brasileira e o Prêmio Idea Brasil 2014. O objetivo dessa nova solução é, na mesma lingua-

22 Jornal Design

gem, oferecer acessórios mais compactos e eficientes, com as mesmas funções que possa garantir um melhor aproveitamento do espaço nas cozinhas. A leveza é a característica principal no que diz respeito no visual do produto e também no aspecto físico, representando grande economia de espaço, sua instalação é simplificada e não exige componente algum, resultando na redução do volume para transporte. O conceito central da Linha Colors é mantido, o colorido que dá personalidade às cozinhas permanece e o estilo retrô remodelado do desenho das peças também. Outro fator que é premissa básica no desenvolvimento é a qualidade do item, tendo como matéria prima principal o inox, cujo diferencial é não permitir a contaminação com utensílios e alimentos, além da conhecida durabilidade. Além de facilitar a limpeza do produto, seu formato dá continuidade à proposta de deixar os itens da cozinha disponíveis, tornando prática à rotina diariamente. A Linha Colors atualmente conta com adegas, colunas organizadoras de cozinha, lavanderia e banheiro, os nichos organizadores de cozinha com funções de escorredor de louças, porta condimentos, porta detergente e porta rolos. São peças e utensílios que apostam no design inteligente para facilitar o dia a dia das pessoas.


Jornal Design 23


nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

Fotos Divulgação AEARV

AEARV se mantém engajada nas questões relacionadas ao desenvolvimento profissional e da cidade O compromisso da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos (AEARV) em gerar oportunidades de qualificação e atualização para os profissionais dos segmentos de engenharia e arquitetura ganhou, mais uma vez, contornos práticos com a realização da palestra “Protensão: mais que inovação, uma solução rápida, econômica e eficaz. Do projeto à execução”. O encontro reuniu mais de 50 pessoas na noite de 16 de março, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves, para assistir à apresentação de Roberto Curra. O engenheiro civil trouxe dados sobre essa solução destinada à construção civil, destacando seus atributos e possibilidades de aplicação. A apresentação compartilhou informações que comprovam a eficiência desse sistema construtivo em melhorar o desempenho da estrutura e agilizar o processo construtivo em prédios residenciais, industriais

e comerciais, pisos e radiers. “Costumamos brincar que a função do engenheiro é edificar aquilo que o arquiteto cria. Com a protensão, em muitos casos conseguimos diminuir a distância entre o ideal do projeto e o economicamente realizável”, disse. Um dos destaques do encontro foi o comparativo técnico entre os trabalhos em concreto armado e protendido. Ainda no decorrer do primeiro semestre a AEARV planeja a realização de outros eventos semelhantes, focados na qualificação técnica dos profissionais. No mês de agosto, a entidade deve realizar a terceira edição de seu Congresso Estadual. A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos conta com o patrocínio de Molder, Cristo Rei, Trevizzo Esquadrias e Roberto Curra Bento Gesso. palestrou sobre protensão

Ações são debatidas com novo diretor do Ipurb amplos, foi o crescimento sustentável da cidade e a A entidade recebeu em sua sede, na tarde de 22 importância de medidas para que esses avanços sejam de fevereiro, o novo diretor do Instituto de Pesquisa realmente benéficos à sociedae Planejamento Urbano (Ipurb), Vande como um todo. O diretor do derlei Mesquita, e a arquiteta Melissa Ipurb abordou também algumas Bertoletti Gauer. A reunião, agendada mudanças internas que pretena pedido do representante do Poder de implantar, principalmente no Público, contou com a presença da sentido de dar mais agilidade presidente da entidade, a engenheira aos processos que tramitam no civil Daniele Artini Gujel Capellari, e departamento. Mesquita destade membros da diretoria à frente da cou, ainda, que pretende contar entidade na gestão 2017. Entidade e Poder Público buscam juntos nocom o suporte técnico da AEARV Em pauta no encontro, o interesse vas políticas de desenvolvimento no processo de revisão do Plano de tornar ainda mais próximo e proDiretor, trabalho que a entidade dutivo o diálogo entre a Associação e acompanha desde o início, apontando uma série de suo órgão municipal. Um dos temas abordados, e que gestões de melhorias no documento. seguramente será retomado em futuros debates mais

24 Jornal Design

Aula inaugural da UCS A presidente da AEARV, Daniele Artini Gujel Capellari, participou da aula inaugural dos cursos de Engenharia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Campus de Bento Gonçalves. O evento, que marcou o início do ano letivo, foi realizado na noite de 9 de março, e reuniu cerca de 350 acadêmicos. Também houve o debate “O futuro da engenharia e seu papel na sociedade”, que teve como convidados o presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Junior e o presidente do SENGE-RS, Alexandre Wollmann. Um dos tópicos destacados foi a importância dos alunos participarem das entidades representativas da categoria, engajando-se ativamente nos debates e ações de Associações, Sindicatos e Conselhos. “Cada vez mais percebemos como é fundamental estarmos coligados, discutindo temas relevantes para o segmento em que atuamos e traçando alternativas para nosso trabalho gerar retornos sempre mais relevantes para a sociedade. Profissionais formados e acadêmicos precisam, juntos, compartilhar ideias, experiências e vivências em favor do coletivo. Esse é um dos focos das ações da AEARV: integrar engenheiros e arquitetos em grupos pró-ativos e atuantes na comunidade”, destaca Daniele. Visitação à Feicon Batimat Atualizar conhecimentos, ampliar experiências e fortalecer o networking são estratégias fundamentais para qualquer profissional que deseja manter-se competitivo no mercado. Para incentivar seus associados, a AEARV promoveu a visitação facilitada à Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção e Arquitetura. Sua 23ª edição ocorreu de 04 a 08 de abril no São Paulo Expo, reunindo mais de 1,4 mil marcas nacionais e internacionais em 85 mil metros quadrados de área de feira. “Acreditamos que essa iniciativa é uma facilidade para quem deseja conhecer as novidades do setor. Dessa forma, contribuímos para um setor cada vez mais qualificado para bem atender o público e ampliar suas contribuições profissionais”, diz a presidente da associação, Daniele Artini Gujel Capellari.

nossa obra


Iluminados pelo sucesso por Vanja Hertcert | Arquiteta

Pendentes com design diferenciado Fotos Jornal Design

sivo de profissionais que ali atua e seus fluxos e ligações próprias. O ambiente mais lúdico será sempre a adega da casa, que ficou inovadora, com o aproveitamento de uma área exígua e vertical, 6m de altura com pouco mais do que 2m² de base, A iluminação, que contou com as peças da Centerluz, vestiu os ambientes de forma suave e delicada, proporcionando conforto ao cliente e também aos funcionários que ali se empenham em manter forte os sabores que a marca Canta Maria nos trazem. Vida longa ao nosso novo Canta Maria!

Pendentes pensados para uma iluminação aconchegante Dar vida e espaços novos a um empreendimento tão apreciado pela nossa comunidade e pelos turistas, confesso, foi desafiador. Essa foi a tarefa que recebi do Camilo e da Jaqueline Geremia. O Restaurante Canta Maria, que nos traz à memória sabores tradicionais, precisava se reinventar em um novo espaço. Localizado em bairro nobre, numa casa de cerca de 30 anos, com seus ambientes dimensionados para um uso residencial, o projeto precisou de uma radical mudança de uso: espaços para os clientes, salas especiais, novas demandas para novas atividades.

Consideramos fundamental preservar a expectativa criada pela longa trajetória do Canta Maria nos espaços de atendimento ao cliente. E também foi necessário requalificar todos os espaços de pré preparo e preparo do que ali será servido, atendendo a novos recursos de equipamentos e exigências de fluxos das atividades internas. Tempo: 90 dias, saindo do zero. Posto isso, vamos ao trabalho: setorizar e intervir o mínimo possível foi a premissa adotada. Por incrível que pareça o espaço que exige grande dedicação é o de serviços, considerando um número expres-

Iluminação diferenciada para a única adega vertical da America Latina

Jornal Design 25


Conexões emocionais dão o tom da próxima Movelsul Brasil Sindmóveis prepara, para março do próximo ano, uma feira que explora os atributos turísticos da região pelo mote do design

da cidade e sua indústria moveleira: inovação, hospitalidade e bem-estar também são da nossa natureza. “Uma feira de móveis pode existir em qualquer lugar, mas a nossa história e o legado desse polo moveleiro é que tornam a Movelsul Brasil única em seu segmento, considerando, também, a excelência do Sindmóveis Bento Gonçalves na promoção do evento”, destaca.

Foto Gustavo Bottega / Arquivo PMBG

Os 30 anos do Prêmio Salão Design

O posicionamento baseado em narrativas fundadas sobre beleza foi o que tornou o Made In Italy uma verdadeira experiência de sucesso. São histórias únicas que só podem ser vivenciadas lá e que se materializam em verdadeiros objetos de desejo. Na Serra Gaúcha, entre excelentes vinhos, farta gastronomia e um cenário turístico único no Brasil, o Sindmóveis Bento Gonçalves promove a maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador. Lançada ao público nesse mês de março, um ano antes de sua realização, a Movelsul Brasil 2018 terá uma campanha de comunicação valorizando os atributos turísticos da Serra Gaúcha e a tradição de seu polo moveleiro pelo mote do design – atraindo, assim, expositores e visitantes para o Parque de Eventos de Bento Gonçalves de 12 a 15

26 Jornal Design

de março de 2018. Com o slogan “Design é da nossa natureza”, a Movelsul Brasil 2018 comunica a seu público uma feira qualificada, profissional e com potencial de negócios para o mercado interno e externo. A conexão emocional da campanha criada pela agência República das Ideias fortalece a Movelsul Brasil como um evento com o terroir de Bento Gonçalves, mas sempre conectada aos movimentos do mercado mundial de móveis. A decisão do Sindmóveis em antecipar o lançamento da feira é uma aposta na gradual retomada do setor moveleiro, que já começa a apresentar sinais de estabilização da forte queda verificada em 2016. O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, explica que a campanha desdobra-se em outros atributos

O design está no DNA da Movelsul Brasil, no dia a dia da feira, no ambiente de Bento Gonçalves, na paisagem, em tudo o que circunda essa região de grandes móveis e grandes vinhos. A comunicação da feira aposta no fato de que nenhum outro evento do setor tem como cenário o principal destino enoturístico do país. E mais: a feira ocorrerá em meio às comemorações pelos 30 anos do Prêmio Salão Design, criado pelo Sindmóveis como um movimento de diferenciação do setor moveleiro por meio do design. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, destaca a relevância do prêmio na promoção e valorização do design de produto como ferramenta de diferenciação para a indústria de móveis. O prêmio nasceu durante a Movelsul de 1988 e, agora, 30 anos depois, é uma iniciativa consagrada e um dos principais projetos paralelos da feira, junto do Projeto Comprador. “A história do Salão Design vem contribuindo para tornar o design uma ferramenta de competitividade e crescimento sustentável. E mais: ano após ano, vem premiando e tornando nacionalmente conhecidos projetos de centenas de estudantes, profissionais, marcenarias e indústrias do nosso país”, destaca o diretor do prêmio, Eduardo Nuncio. A Movelsul Brasil será realizada de 12 a 15 de março de 2018, de segunda a quinta-feira, no Parque de Evento de Bento Gonçalves. Serão quatro dias de duração, atendendo à sinalização das indústrias participantes e visitantes. São esperados 200 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br.


Crise ou falta de inovação? Diferentes realidades nos negócios chamam a atenção

por Eliane Zanluchi | Publicitária e Consultora de Estratégia e Inovação claro, exige um novo olhar de mercado, e também junto às pessoas da própria empresa. E como se faz tudo isso? Com metodologia e novos olhares, além de disposição à mudança, claro. Seguem algumas possibilidades. O Design Thinking, é um exemplo de ferramenta que está aí para nos instigar a um novo olhar junto às necessidades do mercado, antes de inovar. Com etapas claras e instigantes, leva maior compreensão, envolvimento e agilidade para o processo de inovação.

Etapas do Design Thinking

Uma outra importante ferramenta, que nos auxilia é o Radar da Inovação. É ele quem nos permite analisar de forma organizada as diferentes dimensões da empresa, apontando quais vêm sendo pouco exploradas e, se trabalhadas, pode constituir-se num diferencial competitivo.

Radar de inovação

E, por fim, pensar e buscar soluções diferentes JUNTO com as pessoas, através da co-criação. Prahalad e Ramaswamy, os “caras” da estratégia organizacional no mundo, apontam que a co-criação acontece sempre que colaboradores, fornecedores e clientes reunem-se para agregar inovação de valor a uma empresa. Em troca, têm o benefício de produtos customizados ou promoção de suas ideias.

Divulgação

Ao mesmo tempo em que vejo empresas serem fortemente atingidas pela crise, também observo que outras estão construindo novos horizontes, e até crescendo. Sim, crescendo! Mas você pode me perguntar: não estão todas num mesmo cenário econômico que insiste em não melhorar da forma que se espera? Estão! Mas isso não quer dizer que cada uma não possa construir a sua realidade, de evolução e sucesso, buscando, com a inovação, sua vantagem competitiva. Gosto muito quando Peter Drucker diferencia a inovação, da invenção e da descoberta, justamente por não se caracterizar apenas pela aquisição de conhecimento, mas a INOVAÇÃO como sendo um novo desempenho econômico em uma empresa. E não é isso, justamente, o que as empresas buscam hoje: um novo desempenho econômico? Em sua maioria, sim, uma vez que os novos movimentos de mercado acabaram por quebrar o seu ciclo de crescimento. Frente a tudo isso, minha conclusão, reforçada por Drucker, e tantos outros gestores e economistas, é: precisamos inovar. Mas que fique bem claro: um novo produto, por ele só, NÃO é inovação em uma empresa. A inovação, perpassa por um trabalho árduo, de revisão de gestão e até cultural, tantas vezes. Envolve revisitar modelos mentais, no típico olhar sistêmico, até revisão de processos, métodos ou funções. Tudo isso,

Jornal Design 27


O apaixonante mundo Vintage

Fotos Kais Ismail Musa

Diretamente dos tempos áureos, os trajes de época, os carros antigos e as clássicas canções que encantam pelo charme único

Um estilo que remete às décadas de 1920 a 1960, o vintage ganha nossa atenção e nosso coração pelo sentimento de nostalgia que proporciona. Desenhando o perfil de mulher clássica e feminina, as pin-ups representam muito bem esse conceito de época. Com ar sedutor e ingênuo ao mesmo tempo, o vestuário composto de estampa poá, lenços e colares de pérola traduz todo o charme da moda vintage. Já para os homens, o jeans, suspensório e gravata borboleta são algumas peças que integram os modelitos de época. O termo vintage também aplicado no mobiliário, em peças decorativas e automóveis antigos, revelam o charme, a beleza e a qualidade dos anos dourados. Tudo isso, é possível reviver através do Garibaldi Vintage – um evento consolidado que iniciou em 2014, na capital do espumante, e já está em sua sétima edição, com a premissa de rememorar os Tempos de Brilhantina. E para embarcar nessa viagem ao túnel do tempo, não poderíamos ter escolhido tripulantes mais adequados. Os casais Patrícia e Vinícius, Andressa e Rodrigo formaram o quarteto perfeito para essa diversão entre amigos, no evento mais charmoso da região. Andressa e Rodrigo Casal anos 50: o glamour dos anos dourados Com o final da Segunda Guerra Mundial, os anos 50 passaram a viver uma época próspera e de mudanças

28 Jornal Design

políticas, e assim esse momento é considerado uma revolução cultural na história. Na moda, a feminilidade estava em voga. As mulheres precisam ter os corpos curvilíneos e com cintura bem marcada. Além disso, a mulher dos anos 50 deveria ser bonita e, principalmente, uma boa dona de casa. Foi uma época glamorosa e elegante para homens e mulheres, o importante era estar alinhado. Patrícia e Vinícius esbanjando charme na bike da Peterlongo

Patrícia e Vinícius Casal anos 60: a liberdade de expressão Já os anos 60 tiveram o reflexo da cultura jovem dos anos 50, principalmente no contexto ideológico. Começa a surgir a questão da liberdade e dos movimentos contracultura, que buscavam um novo estilo de vida imposto pela sociedade. Na moda dos anos 60, os estilistas não ditavam mais as tendências e sim as pessoas nas ruas. Se vestir passou, então, a ser uma questão de atitude. E era nas ruas que se via as mini saias, vestidos tubinho com a silhueta reta, produzidas com muitas cores alegres e chamativas, complementadas pelo uso de botas brancas de cano longo, roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. As curvas dos anos 50 ficaram para trás, a moda agora era ser magro, cheio de atitude e contestar modelos culturais.

A irreverência de Andressa e Rodrigo entre um brinde e outro


Foto Kais Ismail Musa

Garibaldi Vintage: de volta ao século passado

Passado e presente se misturaram de forma autêntica e mágica em mais uma noite do já consagrado Garibaldi Vintage. A sétima edição do evento voltou a reunir milhares de pessoas em um clima de harmonia e descontração no Centro Histórico do Município no dia 17 de março. A noite, que iniciou fria, permeando os 10ºC, foi aquecida pelo calor das pessoas, dos fornos à lenha e da energia presente no evento. Famílias inteiras se uniram aos visitantes de diversos locais do Estado em uma celebração entusiasmada. Parte do público aceitou o convite e foi caracterizado. Colares de pérolas, lenços, estampas de bolinhas, chapéus e jaquetas de couro desfilaram pela Buarque de Macedo transportando o público para as décadas douradas. Os carros antigos e a arquitetura do casario histórico preservado tornaram o evento ainda mais memorável. A gastronomia garibaldense presente no evento contou com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) local e fez sucesso pela diversidade e qualidade dos pratos servidos pelos estabelecimentos participantes.   Bebida tradicional e símbolo do Município, os espumantes foram servidos em parceria com a Rota dos Espumantes, além das cervejarias artesanais da região, que garantiram a oferta diversificada. Além das canções de época que ecoaram dos postes que compõem o Centro Histórico, o Quarteto de Jazz da Orquestra Municipal de Garibaldi e o Coro Canarinhos de Garibaldi circularam entre o público dando um toque ainda mais clássico à noite e ressaltando os talentos locais. Conforme o prefeito, Antonio Cettolin, mais uma edição do Garibaldi Vintage foi um sucesso e o mérito é de todos os garibaldenses. “Agradecemos pela colaboração da comunidade na organização, disposição, presteza e carinho, e claro, por abraçarem o evento, que ganhou dimensão nacional. Com a colaboração de muitos, conseguimos unir o melhor do que temos a

oferecer em Garibaldi, seja em gastronomia, vinícolas, cervejarias e na cultura, reunindo um grande público, sem contratempos e com segurança”. Quem também prestigiou o evento foi Ivane Fávero, simplesmente a mentora desse projeto executado na sua gestão, enquanto secretária de turismo de Garibaldi. Orgulhosa pelo sucesso do evento, Ivane comenta sua satisfação, agora como espectadora. “Percebemos o acerto na formatação do evento, desde a primeira edição, quando, mesmo com uma chuva torrencial, tivemos a adesão dos expositores e a participação da

comunidade. Um evento só dá certo quando a comunidade se apropria dele. Hoje o Vintage é de todos os garibaldenses e visitantes que torcem para que ele tenha sucesso. Meu sentimento de participar, agora não mais como organizadora, mas como usuária, foi de extrema alegria. Por outro lado, sigo me sentindo comprometida e querendo contribuir para que ele siga avançando qualitativamente. Esse é um dos legados que deixo, com muita satisfação, para a comunidade que sempre contribui com cada ação idealizada pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi”, finaliza.

Jornal Design 29


Fotos Jornal Design

Acir Boroto, produtor exclusivo de espumante orgânico, comercializado pela Coopeg. Email: espumanteboroto@yahoo.com.br

Lançamento dos trajes oficiais das soberanas da Fenachamp 2017 A 7ª edição do Garibaldi Vintage também foi palco da apresentação dos trajes oficiais das soberanas da Fenachamp 2017, rainha Valéria Meneghetti Carniel e princesas Gabriela Mattei e Monia Meneghetti. Símbolo da história da festa, os trajes foram criados e confeccionados pela estilista garibaldense Camila Paludo, com acompanhamento da comissão social da festa. As princesas Gabriela e Monia apresentaram seus trajes confeccionados na cor rosa candy, com tecidos

30 Jornal Design

crepe marchesa, musseline e cetim. Nos bordados, que representam elementos da elaboração do espumante, foram utilizados mais de mil cristais, além de pérolas e vidrilhos. A rainha Valéria, remetendo às tendências da moda atual, traz no seu traje a elegância de um corte godê mais alongado e definido, com mangas três quartos. Confeccionado em crepe mousse na cor azalea, o traje conta com renda aplicada e bordados que totalizam mais de 500 cristais. As coroas contêm folhas de videiras e cachos de uva, trazendo ao centro, em destaque, a taça, que é o símbolo característico da Fenachamp.

Aos 24 anos, a rainha Valéria Carniel, estudante de Direito, destaca a relevância do título que carrega. “É uma enorme responsabilidade. Por todo um histórico - Garibaldi foi a primeira cidade do país a produzir espumante. E é justamente por tudo que a minha querida cidade representa que me sinto muito feliz e extremamente honrada em representar essa grande e renomada festa.” E sobre a noite de lançamento dos trajes oficiais durante o Garibaldi Vintage, ela ainda acrescenta: “A Fenachamp tem três grandes momentos: a escolha das soberanas, a apresentação dos trajes oficiais e, por fim, a nossa festa. Então, essa é uma noite muito importante pra nós. Existe toda uma expectativa em relação aos trajes que serão apresentados para um público muito expressivo”. Valéria finaliza convidando a todos para prestigiar a festa maior, que acontece de 05 a 29 de outubro no Parque da Fenachamp, em Garibaldi.


Por dentro da Vinícola Peterlongo Responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro e a partir daí dar início a história da bebida no Brasil, a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi – a Capital Brasileira do Espumante -, carrega consigo uma trajetória centenária de amor, ousadia e um talento sem precedentes que levou a marca aos quatro cantos do país e a alguns dos principais centros mundiais. A Peterlongo de hoje segue preservando valores do passado, porém com olhos muito bem focados no futuro.

Uma cave centenária Visitar a Peterlongo é viajar pelo tempo. Galerias impregnadas de história conduzem o visitante por um passeio que remonta um período de vanguarda. Centenária, a vinícola guarda nos porões do seu castelo, uma cave subterrânea que é única no país e que é uma das principais atrações na visitação guiada oferecida diariamente pela empresa. Em pedras basálticas, a cave foi projetada, ainda no início do século passado, com o objetivo de remontar o ambiente ideal para a preservação de champagnes, possuindo um túnel que capta o vento minuano do Rio Grande do Sul e mantém a temperatura estável em seu interior.

Todos os dias a cena se repete. Degustações harmonizadas colocam os sentidos à prova. Abraçados pelos vinhedos ou no interior da vinícola, visitantes apreciam a cada gole o que o mundo do vinho proporciona, mergulhando nesse universo de descobertas. As degustações podem ser vivenciadas em qualquer dia da semana, entre as 9h e 16h, desde que agendadas antecipadamente pelo e-mail eventos@peterlongo.com.br ou pelo telefone (54) 3462.1355.

Foto Jeferson Soldi

Fotos Mário Pferscher

Foto Carlos Ben

Para degustar e harmonizar

Além dos espumantes

Foto Jeferson Soldi

A expertise da Peterlongo é a elaboração de espumantes. O que o mercado não sabe é que a vinícola também produz vinhos finos que harmonizam muito bem com o outono/inverno. Os apreciadores já podem provar na taça rótulos da linha Terras, novo por dentro e por fora, com excelente custo-benefício.

Foto UNT Design

Um jardim entre vinhedos Um dos charmes da Peterlongo é o seu jardim ao lado do castelo. Entre vinhedos, exibe uma exuberante nogueira centenária que empresta sua sombra a todos que ali desejam passar momentos únicos. O local sedia o Wine Movie Peterlongo, cinema a céu aberto, além de degustações harmonizadas, casamentos e happy hour.

Rua Manoel Peterlongo Filho, 216 | Garibaldi Contato: 54| 3462-1355 www.peterlongo.com.br

Jornal Design 31


Tricô: o hit da estação por Adriana Chies | Designer de Moda

Tricô é o hit da estação, uma peça-chave que celebra a era da praticidade e do conforto. Já conquistou as passarelas mundialmente e se torna um item indispensável para nosso dia a dia. Aquele suéter que antes era só para nos aquecer, agora compõe looks incríveis. Através de efeitos amplos e volumosos aparecem em diversas modelagens como blusões amplos oversize. Ele vem com pontos trabalhados, fios elaborados, detalhes de brilho, fendas laterais, assimetrias, detalhes com pele, franjas, fechamentos de botões e alamares. A cartela de cores é rica em tons neutros (principalmente o rosa pó), terrosos, bordô, verde militar, marinho, cinzas e a combinação do preto em off white. Blusa mais larga de tricô sobrepondo uma camisa com calça skinny e bota. Ou apenas um tricô amplo, com uma calça jeans rasgada e um tênis. Sem dúvida essa tendência fitness elegante vai agradar principalmente as mulheres mais básicas, mas que não abrem mão de estar na moda.

As combinações são inúmeras e com muitas opções de tricô para a estação mais elegante do ano. Esbanje da sua criatividade!

Vestidos com meia calça, bota ou outro calçado da estação, em dias mais frios sobreposto com maxis casacos, capas ou simplesmente com um cachecol. Poncho com legue e uma bota over the knee, essa combinação é perfeita para quem quer estar protegida nesse inverno e pronta para qualquer ocasião.

Golas e gorros com pontos trabalhos e volumosos, são fáceis de combinar e muito práticos nos dias com mudança de temperatura. Sem contar que a mesma roupa pode parecer um look diferente a cada dia, apenas trocando as cores das golas.

32 Jornal Design

Divulgação Malhas G’Dom

Casacos de tricô com modelagem de alfaiataria, com saia plissada são o hit da temporada, detalhes de peles ficam irresistíveis.


A Vízia Óptica buscou inspiração para sua campanha outono/inverno 2017 nos cartões postais de pontos turísticos famosos do mundo: Torre de Pisa (Itália), Estátua da Liberdade (USA), Torre Eiffel (França) e Cristo Redentor (Brasil). Com o nome Ser Felice, a campanha reproduz o conceito de que a felicidade está no interior de cada pessoa independentemente do local onde ela possa estar inserida. A diretora de marketing, Cristiane Milani Marin, acredita que momentos felizes nos movem. “Acreditamos que, se momentos podem ser de felicidade, o que os tornam assim é o próprio homem. Então, a felicidade está dentro de cada um de nós, basta motivá-la!”,

Fotos LightBox Estúdio

Vízia Óptica lança campanha Ser Felice explica. Todas as fotos foram produzidas com as armações e óculos de sol que serão objeto de desejo no mundo todo pois carregam design e personalidade em cada detalhe. Tudo planejado para satisfazer ainda mais o consumidor: “Para a Vízia é motivo de orgulho lançar essa campanha, pois, além de ter todo o conceito institucional por trás da comunicação, retrata a essência do que será moda nos meses frios de 2017. E é isso que queremos: levar a informação da moda e das tendências mundiais até nossos clientes para que saibam que tudo isso podem encontrar aqui em nossas cidades, em uma das lojas da Vízia Óptica.”, conclui Cristiane.

Jornal Design 33


Divulgação People.com

George & Charlotte Coleção out/inv Meny Doggy

Fotos Atelier Meny Doggy

A nova coleção outono/inverno 2017 da Meny Doggy é inspirada na aristocracia inglesa, da Rainha Vitória a Princesa Charlotte, com fortes influencias do período Vitoriano reconhecido pelo inicio de uma nova era cultural. Esta influências aparecem nos cortes amplos, tecidos nobres, estampas e bordados temáticos e detalhes clássicos como jabôs e golas inglesas. Os pequenos Príncipe George e Princesa Charlotte por serem símbolo da nobreza na atualidade nomeiam esta coleção. Com mais de 140 modelos para meninos e meninas de 0 a 6 anos esta coleção aposta nos look de menino com shorts, camisa e tricot como manda a tradição in-

34 Jornal Design

glesa. Toda a coleção de inverno da Meny Doggy e muitas outras opções podem ser encontradas na By Meny Bento.

Rua General Gomes Carneiro, 171 Bairro Centro | Bento Gonçalves 54 | 3702.2536 bymenybento@menydoggy.com.br


Lançamentos Couros do Valleh

Prepare-se para ficar de queixo caído com as tendências da moda outono/inverno 2017 da Couros do Valleh. Tem peças para todos os gostos e estilos. O couro é sempre elegante e sofisticado. Marcas famosas apostam no couro como o queridinho para esse inverno, seja ele fosco e com brilho. Na cartela de cores, ele aparece no tradicional preto, mas também é possível adquirir em caramelo, verde, vermelho e até azul klein, dominando peças que vão de calças carrot a minissaias, vestidos e casacos longos (hit absoluto da temporada). Você não pode ficar de fora!

Fotos Silvia Tonon

Jornal Design 35


Peças que não podem faltar no seu guarda roupa de outono/inverno por Gabriela Francio | Assessora de Moda

Suéter e moletom: peça versátil e despojada, com a combinação correta pode te deixar ainda mais elegante. Pode ser usado no dia a dia com calça, com saia ou também com shorts, acompanhados de meia calça, por exemplo. Para deixar a peça com uma cara mais “trabalho” basta colocar uma camisa por baixo e deixar a gola para fora.

36 Jornal Design

Jaqueta de couro: apesar de ser geralmente uma peça mais cara, considerada um investimento, se bem cuidadas duram muitas estações e nunca saem de moda. Para não errar, opte por modelagens clássicas que combinem com tudo, e cores neutras, como preto e marrom. Botas: queridinhas da estação trazem calor e elegância ao look. Uma excelente opção é ter uma bota sem salto para ser usada no dia a dia com muito conforto, e uma com um salto que faça seu estilo para poder compor looks com visual mais “noite”. Meia Calça: com esta peça você pode diversificar seu guarda roupa, utilizando saias, vestidos e shorts, peças normalmente usadas no verão, também no inverno podem compor um look despojado. Para as mais ousadas, contamos com opções coloridas e estampadas. Casaco longo: combina perfeitamente com os dias mais gelados de inverno na Serra Gaúcha. Pode ser

usado sobre um look básico composto com calça e suéter, ou com um look noite, cobrindo vestidos e saias. Mantas: sem dúvida o acessório mais queridinho do inverno. Além de trazer calor e ajudar a manter a temperatura, representa muito estilo. Hoje contamos com diversos modelos, cores e materiais, e geralmente são peças com um valor mais acessível, podendo diversificar seu closet com várias opções e variar sempre seu visual e cartela de cores. Calça skinny: excelente opção para compor o clássico look calça e suéter. Combina perfeitamente com peças oversize por ter uma modelagem mais sequinha. É o modelo de calça ideal para ser usado com botas de cano longo. Pode ser em jeans, linho e até lã, para deixar a produção ainda mais quentinha.

Divulgação

O outono está oficialmente iniciado e com ele chegam temperaturas mais baixas, que nos fazem desengavetar as peças mais quentinhas. Logo a meia estação dá espaço ao inverno, o período mais gelado do ano toma conta da Serra Gaúcha, mexendo de vez com o nosso visual. Para muitos, o inverno é considerado a estação mais glamorosa do ano, onde conseguimos nos vestir melhor e com mais estilo. Você já parou pra pensar quais são as peças essenciais para encarar os dias gelados com um toque fashionista? Confira uma lista do que não pode faltar no seu guarda roupa de outono/inverno de maneira funcional e com estilo:


Jornal Design 37


Fotos Retratus Ateliê Fotográfico

A magia da Páscoa no Retratus Ateliê Fotográfico

Quando falamos das sessões e mini sessões que o Retratus Ateliê Fotográfico organiza com os pequeninos, pode contar: é tempo de fofurômetro nas alturas! E em nossa edição de abril, tradicionalmente comemorativa à Páscoa, não seria diferente. Um cenário planejado para retratar a magia que a data representa para as crianças através da figura do Coelho, desde o caminho das pegadas até o encontro com os maravilhosos ovos de Páscoa. Além da criatividade e competência da equipe na criação de cenários temáticos, as profissionais são especialistas em newborn, acompanhamento, festas e ensaios de família. Com quase 10 anos de atuação no segmento, o ateliê busca perpetuar sorrisos, o brilho no olhar e cada pequeno gesto através de retratos com

alma, aqueles que realmente transmitem a emoção de cada momento. Fique de olho nas redes sociais do Retratus Ateliê Fotográfico e acompanhe as campanhas e as fofurices que passam por lá.

Rua Pernambuco, 320 – Sala 101 Bairro Humaitá | Bento Gonçalves 54 | 3451.7132 retratus@retratusbg.com.br Retratus ateliê fotográfico

38 Jornal Design Design Serra 24,5x6 .indd 1

15/02/2017 15:56:38


Delícias de Páscoa Cacau Show Ovo gourmet Vinho do Porto 350g

Fotos Divulgação Cacau Show

Meia casca de chocolate ao leite com castanha-de-caju e ovinhos recheados de trufa sabor vinho do Porto

Ovo Chocomonstros 160g

Ovo de chocolate ao leite. Acompanha touca com movimento. São três modelos diferentes de toucas para se divertir

Ovo gourmet de corte 350g

Meia casca de ovo de chocolate ao leite com recheio sabor pavê crocante

Trio gourmet 440g

Meias cascas de chocolate ao leite com recheios nos sabores: Merengue de Morango, Brigadeiro e Romeu & Julieta

Ovo laCreme branco 360g

Ovo e trufas de chocolate branco laCreme

Ovo laCreme 175g

Ovo de chocolate ao leite com bombons de chocolate ao leite laCreme

Jornal Design 39


Surpreenda nesta Páscoa com a Empório Beauty Store Fotos Jornal Design

As melhores linhas capilares para tratamento

Barba e cabelos em dia com as linhas masculinas

Tradicionalmente a Páscoa é sinônimo de chocolate, mas a Empório Beauty Store acredita que esse clássico ritual pode ser incrementado com um toque de personalização e criatividade. Por isso queremos ajudar você na escolha dos presentes de Páscoa das pessoas especiais da sua vida. Já pensou em presentar a pessoa amada com um delicioso ovo de chocolate recheado com o perfume que ela tanto estava desejando? Ou com um kit de produtos que vai facilitar a sua rotina diária de cuidados com a pele e o cabelo? Pois isso é possível! A Empório preparou diversas sugestões de presentes para todos os estilos de homens, mulheres e crianças. O bacana é que além de kits prontos, você pode personalizar cada presente com os itens da ampla gama de produtos e linhas disponíveis na loja, conforme a personalidade e estilo de cada pessoa. Isso sim é que é presente exclusivo e escolhido com carinho e amor! Para elas diversas opções de maquiagens, cosméti-

cos e tratamentos para pele e cabelo de marcas conceituadas. E para eles ampla linha de cuidados com a barba, cabelo e tratamentos. Sem esquecer das principais tendências em perfumaria importada que eles e elas vão adorar. Já na linha infantil, produtos para cabelos e maquiagens que respeitam as características e particularidades das crianças e sua delicada pele. E se você procura uma opção alternativa e com uma pegada cruelty-free, a Empório apresenta uma seção de produtos orgânicos, produzidos naturalmente e que minimizam ao máximo o risco de alergias em peles sensíveis. Aonde encontrar os melhores presentes você já sabe, mas que tal você também ganhar? As compras realizadas na loja entre os dias 22/03 à 13/04 concorrem a uma cesta recheada de produtos da Empório, além de um delicioso ovo da Mondê Chocolates. Para uma Páscoa doce e inesquecível, venha para a Empório Beauty Store!

40 Jornal Design

Produtos infantis que respeitam a delicadeza das crianças

Marcas importadas e hipoalergênicas para a maquiagem perfeita


Páscoa recheada no Armazém das Conservas

Nos dias 14 e 15 de abril, sexta e sábado de Páscoa, o Armazém das Conservas estará no Wine Garden, naVinicola Miolo. Das 11h30min as 15h, o chef Lorenzo estará preparando nhoque em duas versões: lascas de Bacalhau ao sugo e creme de queijo colonial al Pesto. Aproveite o feriado e venha almoçar ao ar livre, prestigiando o Armazém das Conservas.

Fotos Divulgação Armazém das Conservas

No mês da Páscoa o Armazém das Conservas preparou algumas sugestões para você presentar: o bacalhau da sexta-feira Santa e um final de semana agradável no Wine Garden. O coelhinho da Páscoa já passou por lá e encheu a loja com deliciosas novidades. Este ano os tradicionais ovos de chocolate ganharam versões mais elaboradas. São diversos tipos para escolher, que vão desde o tradicional de chocolate aos trufados com damasco, nozes, avelãs. Para presentear os amigos e os familiares a loja oferece, ainda, diversas opções em produtos para montar seus kits, como coelhos de chocolate, potes de vidro, canecas, e entre outros. Ou quem sabe elaborar uma cesta recheadas de doces e coisas gostosas? Biscoitos, geléias, e tudo o que sua imaginação permitir.

Horários de Atendimento: De segunda a sexta das 9h às 11h45min 13h30min às 18h45min e aos sábados das 8h30min às 12h

Para o almoço da sexta-feira Santa, o Armazém das Conservas estará elaborando o seu tradicional Bacalhau à moda Armazém: bacalhau em lascas intercalado com batatas, azeitonas, pimentões vermelhos e amarelos ao molho rose. Corra e encomende o seu pois as reservas são limitadas.

Guilherme Fasolo, 1013 Bairro Maria Goretti | Bento Gonçalves - RS 54 | 3452-3031 / 9903.3411 Oferecemos tele-entrega! armazemdasconservas@hotmail.com Armazém das Conservas

Jornal Design 41


Fotos Fabio Marques Gomes

Todos querem jogar padel

Não é de hoje que Bento Gonçalves tem ouvido falar sobre o padel. Esse esporte que vem atraindo um público cada vez maior de simpatizantes, está em grande ascensão no Brasil. O clube Padel Pro, inaugurado e 2013, foi pioneiro em proporcionar uma infraestrutura de padrão profissional, como o do padel europeu, e por isso tem um grande papel no crescimento do esporte no país. Muitos clubes estão surgindo no mesmo modelo e isso faz com que mais pessoas tenham interesse em começar ou voltar a jogar. Hoje, em seus dois pavilhões, o clube conta com cinco quadras de vidro panorâmicas e grama sintética e já foi sede de grandes competições, como o Sul-Americano, Campeonato Brasileiro, Desafio das Estrelas e recentemente a Fabrice Pastor Cup. O clube também abriga padelistas profissionais. No dia 19 de março, Juliano Bergamini, um dos sócios do clube, conquistou ao lado do seu irmão, Lucas, o título de campeões brasileiros da primeira categoria. Levantaram o troféu diante de uma arquibancada lotada de

42 Jornal Design

espectadores e amantes do padel. Lucas agora está na Espanha, disputando o Word Padel Tour, o circuito que reúne os melhores padelistas do mundo. Fernanda Abarzúa também integra a categoria profissional feminina no Brasil e é sócia e professora da academia do clube, a Padel Pro Fitness, que conta com diversos serviços como musculação, personal trainer, treinos físicos para padel, podóloga e fisioterapeuta. O clube Padel Pro ainda conta com um espaço gourmet com vista panorâmica, churrasqueira e forno de pizza de pedra para os padelistas confraternizarem. Aliando bem-estar, saúde, diversão, novas amizades e as emoções que só o esporte proporciona, não é surpresa que o padel se torna viciante para que começa a praticá-lo. Qualquer um pode jogar padel, além de ser um esporte dinâmico que fascina desde o primeiro contato. O clube Padel Pro disponibiliza as raquetes e bolinhas, então é só entrar em contato e se preparar para ser mais um louco por padel.


#dropsdeviagem rio norte, ou seja, as temperaturas no país dificilmente passavam dos 10ºC, embora não nevasse em Edimburgo, capital da Escócia e cidade em que me estabeleci. De Edimburgo viajei para diversos outros lugares da Escócia, como Glasgow, maior cidade do país, Newcastle, cidade situada no norte da Inglaterra, St. Andrews e Stirling, ambas belíssimas. Todas essas cidades possuem uma arquitetura fantástica da era industrial misturada com igrejas góticas do século XII e castelos mais belos ainda (os mais bonitos são o de Edimburgo que fica no centro e na parte mais alta da cidade, o de St. Andrews, que fica na beira do mar e o de Stirling).

por Lucas André Jauer

Fotos Arquivo Pessoal

Desde que terminei meu curso de inglês, aos 14 anos, queria fazer alguma viagem para um país que falasse a língua. Escolhi a Escócia porque não era um destino muito visitado por brasileiros e, porque me parecia um lugar muito atraente, tanto em belezas naturais como arquitetônicas. Com isso, me dirigi à BEX em Bento Gonçalves para saber o que era preciso para realizar essa viagem e como fazê-la. Desde o começo as atendentes me ajudaram muito e fizeram todo o necessário para que eu pudesse fazer a minha viagem sem problemas. Minha viagem para a Escócia se passou nos meses de fevereiro e março, período de inverno no hemisfé-

Embora haja toda essa beleza arquitetônica, a parte mais bonita da Escócia para mim foi o norte, nas Highlands, lugar onde se localiza o Lago Ness (LochNess) e as montanhas que ficam cobertas de neve no inverno. É imprescindível que qualquer viajante que vá para a Escócia faça esse roteiro, pois a vista é magnífica.

A escola também era muito boa, com professores preparados e com alunos de diversas nacionalidades, que dividiam experiências um para com o outro. Todos eram muito amigáveis e prestativos, o que fazia das aulas um momento muito legal e que ajudou muito no meu aperfeiçoamento no inglês.

Sobre Edimburgo, é impossível expressar a beleza da cidade em palavras, ela só pode ser medida por aqueles que realmente a viram. Toda a arquitetura dela remete à Idade Média, dessa forma, ela parece ser muito sombria no inverno, embora tenha muitos parques e áreas verdes em excelente preservação. A cidade é dividida em duas, a parte velha e a parte “nova”. A parte velha é a mais sombria, com a catedral de St. Giles, o castelo de Edimburgo e o palácio de Holyrood (casa da família real inglesa na Escócia), vários pubs e ruas estreitas. A cidade “nova” foi construída em torno dos anos 1700 e nela fica quase toda parte comercial de Edimburgo, incluindo lojas da Rolex, TagHeuer e várias outras de grife. O Jardim Botânico da cidade também é um lugar lindo, que deve ser visitado, juntamente a Arthur’s Seat, que é a montanha mais alta da cidade na qual se tem uma bela vista. A principal atividade noturna, para aqueles que eram maiores de idade, era ir aos muitos pubs da cidade, que possuíam bebidas de alta qualidade.

Em resumo, essa viagem foi inesquecível e ficará para sempre na minha memória, e também a recomendo para todos, pois o país é incrível.

Agência Porto Alegre Travessa Comendador Batista, 80, sala 01 bairro Cidade Baixa | Contato: 51 | 3414.5036 E-mail: poa@bex.tur.br

#bexpelomundo

Agência Bento Gonçalves Rua Visconde de São Gabriel, 396, Sala 56 bairro Cidade Alta | Contato: 54 | 2621.5036 E-mail: bento@bex.tur.br Jornal Design 43


A aquarela dos sonhos de Brenda Rodrigues

Fotos Zéto Telöken Fotografia

Ela é feita e rodeada de encantos e detalhes. Dona de um olhar puro e de um alto astral contagiante, Brenda Rodrigues Miranda estava em contagem regressiva para a sua noite de princesa no Clube Aliança. As expectativas não cabiam mais no coração. O que ela não

44 Jornal Design

imaginava era que aquele dia seria – sim! – muito além do que seus melhores e maiores sonhos já previam. Ela se envolveu desde a confecção do convite, que foi uma tela exclusiva com seu retrato, feito pelo artista Fabiano Milani até a chegada de limusine, os drinks


Miranda clímax da festa. Muito ligada a família, a valsa com o pai Vicente e o irmão Jhonny foi um momento único e muito especial para Brenda. Brenda e Jhonny prestaram uma linda homenagem aos pais Marli e Vicente pela passagem dos 25 anos de casamento, teve até pedido para renovação de votos, e a Marli aceitou! Brenda foi homenageada pela dinda com o anel, pelos colegas com um lindo vídeo e uma mensagem do Douglas, do Grêmio. A debutante e suas amigas abriram a pista de dança com uma coreografia alegre e com muito ritmo, e em seguida a pista bombou até a madrugada. Assim como o jeitinho da aniversariante, a comemoração foi delicada e, ao mesmo tempo, impactante: perfeita para ficar eternamente na memória de cada convidado.

e cardápio da madrugada, tudo como sempre sonhou. Na noite de gala, onde os convidados estavam vestidos à rigor, a debutante escolheu dois looks, para a recepção dos convidados, um vestido de tule rosa com pedrarias e bordados no busto. No cerimonial, um modelo longo todo rebordado com pedrarias. Entre as cores rosa, dourado e muitas flores, destacou se a identidade visual desenvolvida nas cores da aquarela, que foi usada na pista de dança, em um lindo beckdrop no hall de entrada do clube e nas almofadas da decoração. Sem falar do coquetel do buffet e da mesa de doces. Impecável. O famoso “parabéns pra você” teve como atração principal um bolo branco de quatro andares, personalizado, Sem sombra de dúvidas, o cerimonial foi o

Jornal Design 45


Sociais

Bárbara Puricelli Lora participou do Congresso de Medicina Estética em Buenos Aires, trazendo novidades nos tratamentos para a Clínica Puricelli

Rejane Cobalchini recebeu o carinho de familiares e amigos em uma festa surpresa organizada pela filha Luísa, na loja Artelana

Equipe Magrass Bento Gonçalves, sempre engajada na realização de sonhos

Nediane Gabbio e Jéssica T. da Rosa, prestigiando a Ajorsul Business 2017

Em evento comemorativo, Thais Stail, do Empório Beauty, com a equipe La Casa, Jenifer Pacheco, Jana Veiga, Patricia Centena e Tácia Gobatto

Susana Giordani, Guilherme com a filha Ana Beatriz Pasin, Eliana Lorenzini e Luiz Carlos Lucena, no evento Abraçaí nos Trilhos

Fotos Jornal Design

Priscilla Patzlaff Fotografias

Bruna Comin Fotografia

Cândida Cervieri sendo mimada no dia da mulher por Iva Vivan e Dayane Valério

Edilaine da Costa Casagrande, Patricia Fontanive Mondadori e Hellen Telles, em lançamento da Couros do Valleh Caxias no Café De La Musique

46 Jornal Design

Cheila Focchi recebendo homenagem especial da família e amigos pela formatura em Odontologia

Adriano Rosa e Aline Schenatto, radiantes no dia do sim, os convidados foram recepcionados no Allegria Festas


Clacir Lottici recepcionando os amigos Denise, Mateus e Evandro Raimundi

Claudete Giacomelli e Louise Figueira, fãs da grife

Michele Lottici com Laura Sálem Giacomelli

A presidente da Liga, Maria Lúcia Severa, com Jessica de Souza e Ladi Donadel, em café da manhã que marcou o início das celebrações dos 40 anos da entidade

Eduardo Peccin, Daniela Flamia, Carlos H. Schramm, Jandir Rosa, Neiva Cenci e Fábio Ragnini integram a equipe Vitta Imóveis

Comitiva do Festimalhas convida o governador do estado, José Ivo Sartori, para a feira que acontece de 20 de abril a 28 de maio, em Nova Petrópolis

Moisés Scussel, Cristina Maria dos Santos Silva e Elvio de Lima, em noite de homenagem ao Stimmme na Câmara de Vereadores

Jamirton e Tina Benazzi, Iara Bussolotto, Vera Damiani, Cristiane Marin e Daniel Orso em evento de lançamento da nova campanha “Ser Felice”, da Vízia Óptica

Abertura da Fimma contou com a presença do governador do estado e lideranças do setor moveleiro

O registro do primeiro passeio mágico de limousine da Lilica&Tigor Bento Gonçalves

A limousine com muitas guloseimas e diversão fez a alegria da criançada, mamães, dindas e vovós

Lucinara Masiero / Conceitocom Brasil

Clacir e Michele Lottici com Sheila Bertolini, no lançamento da coleção outono/inverno da Carmen Steffens

Jornal Design 47


Jornal Design | Edição 68  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you