Page 1

Espaço dos anfitriões Uma verdadeira transformação com a reforma do quiosque e entorno da piscina

Ano VI - Edição 66 - Fevereiro/2017

Vindima da aventura

Atrações de adrenalina ganham espaço na Serra Gaúcha Literatura infantil

Um bom livro é diversão garantida todo o ano


Bethina Baumgratz Fotografia

Capa Cláudia Schneider Andrioli Steffen, Alexandre Steffen Gabriela Andrioli Steffen, Caio Andrioli Steffen e Maria Eduarda Baumgratz Projeto residencial em São Vendelino Make e cabelo: Thais Fritzen Look dela: Défili Look infantil: Lilica e Tigor Bento Gonçalves Foto: Bethina Baumgratz Fotografia

Conceito Um encontro de família: criança, cachorro, violão, o cheirinho de churrasco. Essa casa no interior de São Vendelino teve sua área externa reformada a pedido dos donos para ganhar um aspecto mais contemporâneo e usabilidade. O quiosque e o deck integrados à piscina transformaram essa casa num perfeito espaço para receber.


vida

04 casa

07

10 estilo

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Ana Carolina Azevedo | REG. 0017700/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

31 24

15


vida

Aventura é a marca da vindima no João Carlos Silva

Entre castas e piqueniques, que tal uma maratona ou um roteiro de quadriciclo para agitar essa colheita?

A Gasper oferece uma experiência para a família inteira, com toda a infraestrutura e segurança

A época de Vindima é uma época de descobertas e de viver experiências inigualáveis. Entre tantas oportunidades de conhecer o universo do vinho e das vinhas, desfrutar de tudo o que a natureza pode oferecer é um dos principais atrativos do Vale dos Vinhedos. O roteiro enoturístico, especializado em vinhos de inquestionável procedência e sensações ímpares, traz novidades neste ano. A programação da vindima é repleta de opções de degustação, cursos e vivências vitivinícolas. Mas que tal aliar os meses mais saborosos do ano ao gosto pela aventura? O Hotel Villa Michelon, em parceria com o Parque de Aventuras Gasper, coloca suas trilhas ecológicas à disposição daqueles que apreciam uma boa dose de adrenalina. Passeios de quadriciclo entram na programação de vindima do Complexo Turístico, em uma iniciativa para hóspedes e visitantes do Vale dos Vinhedos.

Jornal Design

João Carlos Silva

4 Jornal Design

Entre pomares e trilhas ecológicas, o trajeto foi pensado especialmente para proporcionar um contato maior com a natureza. Os passeios são sempre acompanhados por instrutor do Parque de Aventuras Gasper, e todos os clientes estão cobertos por seguro. Para o proprietário e diretor-geral do Villa Michelon, Moysés Luiz Michelon, a atração traz novos olhares para a área de 23 hectares do hotel: “Sempre buscamos implantar novidades. Muitas pessoas não conhecem todas as possibilidades de lazer que temos em nosso complexo turístico. A parceria com o Gasper traz um atrativo que alia emoção a natureza”, avalia Michelon. Os passeios estão em funcionamento de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h30min, nas propriedades do Villa Michelon. Para agendar em outro horário, basta entrar em contato com os instrutores Paulo Roberto Teixeira e Fabiano Sperotto pelos telefones (54) 981254955 e (54) 991094824. O investimento é de R$ 60,00 o passeio individual e R$ 80,00 o passeio em dupla.


João Carlos Silva

Villa Michelon Programe-se para aventuras 12/02 – Maratona do Vinho Horário: 7h Local: Morro da Antena - Vale dos Vinhedos Realização: Lavandoski Promoções Inscrições: www.maratonadovinho.com.br

João Carlos Silva

04/03 – Pinne’s Cup Brasile Corrida temática envolvendo as cidades de Bento Gonçalves e Isera/TN. Horário: 9h Local: Hotel Villa Michelon Realização: Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Trentino Promozioni Informações: (54) 99142.7711 / 99924.0604

Jornal Design

Todo o ano – Passeio de quadriciclo Horário: de quarta a domingo, das 9h às 17h30min Local: Hotel Villa Michelon Informações: Paulo e Fabiano pelos telefones (54) 98125 4955 e (54) 991094824

Villa Michelon www.villamichelon.com.br

Parque de Aventuras Gasper www.parquegasper.com.br

Jornal Design 5


Ano novo sem preguiça! por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS Começar a malhar é um desafio para você? Aproveite o novo ano e embarque nessa sem preguiça. Exercícios físicos garantem uma vida mais longeva e muito mais disposição também a curto prazo. A Phantom Academia traz consagradas e novas modalidades para queima, resistência e força.

Divulgação

Aero Bike: Aula contagiante, onde, durante 45 min, o aluno vivencia as emoções de um verdadeiro passeio de bike. Você vai ter a sensação de percorrer uma trilha com subidas, descidas e os mais variados desafios, acompanhado de colegas, músicas alucinantes e o sempre qualificado professor Phantom. A aula de AERO BIKE proporciona um elevado gasto calórico e excelente trabalho cardiovascular.

Mega Mix: O objetivo principal da aula de MEGA MIX é proporcionar ao participante um trabalho aeróbico intenso, com considerável gasto calórico. Para atingir esses objetivos, o professor Phantom usa recursos como minitrampolim, step, aero boxe e os mais variados ritmos de dança em uma hora de aula. Para tornar o exercício mais eficiente, também são realizados exercícios localizados, evidenciando glúteos, pernas e abdomên.

Musculação: A musculação é um método de treinamento desportivo, cujo principal meio de treinamento são os pesos (barras, anilhas, alteres, etc.), e a principal capacidade motora é a força. Através da musculação pode-se trabalhar, além da força, a resistência muscular.

6 Jornal Design

Phantom Flex: Phantom Flex é uma aula de alongamento e reforço muscular enfatizando o condicionamento postural. Seus movimentos são baseados em filosofias como Tai-Chi, Yoga e Pilates e proporcionam, além dos benefícios do exercício físico, uma maior consciência corporal, onde cada praticante aprende a explorar e a aproveitar o máximo desempenho que seu corpo pode ter. Proponha-se desafios, supere seus limites, conheça seu corpo ao máximo!

Gap: A eficiência da musculação aliada à magia da aula de ginástica. No Phantom Circuit o aluno irá trabalhar com eficiência todos os grupos musculares, simulando exercícios da sala de musculação. Para atingir seu objetivo, o professor Phantom utiliza o recurso de barras e anilhas em aulas dinâmicas e com um cardápio musical contagiante.

Treinamento Funcional: Como o nome já diz, o treinamento funcional é um conceito de preparação física que tem por objetivo conectar-se à funcionalidade dos movimentos ou atividades. Seja para melhorar o desempenho dentro da prática esportiva praticada, melhorar o desempenho nas atividades de vida diária, ou, simplesmente, traçar metas pessoais e buscar o sucesso, o TF torna-se grande aliado, pois, ele possibilita uma preparação para execução mais eficiente de movimentos, além da prevenção de lesões. O treinamento funcional é democrático! Pode ser praticado por qualquer indivíduo, nas mais variadas idades, podendo evoluir (e muito!) dentro dela.

Stepmix: Utilizando step, dança e exercícios localizados, a modalidade permite ao aluno desenvolver sua capacidade aeróbia, melhorando o sistema cardiovascular, além de eliminando as calorias extras. Com os exercícios localizados também é possível tonificar os músculos deixando-os mais torneados e, principalmente, resistentes para as atividades da vida diária. Modalidade perfeita para quem quer um corpo bonito com qualidade de vida!

Dança Livre: “Felizes daqueles que podem dançar. A dança é a forma de expressão mais sincera que existe”. Modalidade que une os mais variados estilos de dança, objetivando proporcionar ao aluno um exercício físico prazeroso, alegre, que promove a manutenção da saúde física e mental, além de eliminar calorias. Entregue-se aos benefícios da dança! Lembre-se: quem dança é mais feliz!

Mais saúde para você! Contato: 54 | 3055.4491 www.phantomacademia.com.br


Cuidados quiropráticos em crianças resultam em adultos saudáveis por Kely Ana Mattei | Quiropraxista

O tratamento em crianças não é realizado da mesma maneira que nos adultos. Os ajustamentos são muito mais suaves e realizados com a finalidade de estimular o correto posicionamento e movimentação das estruturas da coluna, que ainda são muito frágeis e formadas por cartilagem. Além disso, a quiropraxia ajuda no tratamento de bebês que sofrem com cólicas, gases e dificuldade na amamentação.

Crianças são geralmente muito ativas. Elas correm, pulam, dançam e raramente reclamam de dores nas costas. Isto porque a coluna cresce até a adolescência e somente finaliza sua completa ossificação por volta dos 18 anos. Portanto, até a adolescência a coluna é em sua maioria formada por cartilagem. É antes dessa faixa etária que os pais devem estar atentos à saúde da coluna das crianças. O objetivo principal do tratamento da quiropraxia é corrigir os “desalinhamentos vertebrais”, pois uma vértebra desalinhada poderia causar pressão na medula ou em pequenos nervos. Esse desalinhamento e a interferência nervosa daí resultante é denominada subluxação vertebral. Uma subluxação vertebral modifica as mensagens que viajam do cérebro para o corpo e como resultado modifica a função corporal. Nesse estado, o corpo é menos capaz de manter a sua própria saúde e em última instância não poderá expressar vida em seu máximo potencial, resultando em problemas no futuro, que geralmente quando descobertos, já estão num processo avançado.

Ana Paula Villa

Divulgação

Crianças de todas as idades podem se beneficiar da quiropraxia. Segundo o Conselho Internacional de Quiropraxia Pediátrica (www.icapediatrics.com), este é um dos tratamentos mais seguros para crianças por se tratar de um acompanhamento da saúde, sem a utilização de medicamentos ou cirurgias.

Atente ao posicionamento que seus filhos ficam em frente ao computador ou como estudam. A má postura pode gerar danos na coluna e disfunções resultantes desse hábito. Fique atento também ao peso e tamanho da mochila que seus filhos utilizam na escola. A mochila não deve ultrapassar 10 a 20% do peso da criança. Além disso, a mochila deve ser carregada nos dois ombros, para distribuir bem o peso. Independente do estilo de vida que seu filho tenha, ativo ou mais sedentário, é importante que ele seja avaliado por um quiropraxista para assegurar a saúde da sua coluna e um melhor funcionamento de todo o seu organismo.

Contatos: 54 | 3451.9176 kely_quiro@hotmail.com

Jornal Design 7


Divulgação

Chorar ou vender lenços? por Eduardo Jacques | Consultor Meu nome é Eduardo Jacques. Sou um apaixonado pelos temas da liderança e inteligência emocional e há quase 10 anos atuo na área. Aceitei o convite do jornal para assinar essa coluna por entender que essa é uma grande oportunidade de passar um pouco do meu conhecimento e de minha história de vida. Nas próximas colunas, vou expor alguns casos de sucesso de empresas que decidiram não participar da crise e de pessoas comuns com sonhos extraordinários. Não gosto de falar a palavra crise, mas não há como negar sua existência. E é esse meu primeiro tema. Ouvi de um amigo meu esses dias (ele faz parte de um conhecido hotel da cidade) que sua empresa decidiu não participar da crise. De fato, essa empresa está fazendo milagres para driblar o momento de retração da economia. Conheço muitas outras que estão prosperando mesmo em um cenário de instabilidade econômica e o que elas têm em comum? O desejo incrível de prosperar, um grande empenho que produz desempenho, pessoas comprometidas, um forte controle em suas economias – porém, investindo sempre no material humano e foco nas oportunidades e não nos problemas. Vamos entender de uma forma simples (a grosso modo) como tudo isso começou. Depois de colocar o

8 Jornal Design

país a modo turbo, gastando o que podia e não podia, em nossa frágil economia baseada no crédito a conta chegou. Então o governo teve de tirar o dinheiro do mercado e muitos empresários que eram acostumados a trabalhar no giro com base no crédito, foram ao banco e começaram a pagar um juro muito mais caro. Assim, muitas empresas que estavam acostumadas a trabalhar desta forma ‘’vendendo o almoço pra comprar a janta’’ quebraram ou tiveram de se reinventar. Aliado a isso, uma crise política inigualável. A Lava Jato veio pra lavar a sujeira, limpar nosso país e lavou junto nossa autoestima de país emergente, de um Brasil que dá certo. A triste realidade do mensalão, Petrobrás e tantas outras operações não nos causam mais espanto, pois já nos nos acostumamos à roubalheira e incompetência administrativa do dinheiro público (nosso dinheiro). Governo atrasando salários, construção civil recuando, empresas demitindo. Nesse cenário de dificuldade, o consumidor também recuou. Guardou seu dinheiro e passou a escolher com muito mais critério seus gastos do dia a dia. E assim mais uma crise se instalou. Resumindo: chegou a hora do governo pagar a conta do dinheiro que ele mesmo emprestava; sobrou para

a população, com impostos e taxas que parecem não ter fim. Ademais, nosso país precisa recuperar a honra. Não aguentamos mais a Lei de Gerson (levar vantagem em tudo) e tanta gente desonesta nos representando. Por fim, existe também a nossa parte, a do cidadão guardando nossas economias em vez de procurar mais oportunidades. Ou seja, o medo de errar acelera a falha. Porém não dá pra ficar reclamando. Infelizmente isso não ajuda; pelo contrário, é apenas uma boa desculpa pra não fazermos a nossa parte, pois preferimos um sofrimento aceitável a nos reinventarmos no mercado competitivo em que vivemos. Dá muito trabalho, tem de sair da zona de conforto, procurar alternativas, pensar, criar estratégias, investir, ouvir opiniões, outorgar poder a pessoas que sabem mais que nós. Enfim, se reinventar e fazer o que fazemos melhor, mais rápido ou com um custo menor, ter que visitar mais clientes, rever os processos, criar oportunidades, melhorar a logística, comprar melhor, visitar mais, acordar mais cedo ou dormir mais tarde. Reclamar dá menos trabalho. Por isso lhe pergunto: nesse cenário de incertezas quem é você, aquele que chora ou aquele que vende o lenço?


Pele e cabelos protegidos no verão é na Empório Beauty Store Fotos Jornal Design Divulgação

Manter a pele e os cabelos bonitos e saudáveis no verão exige cuidados. E essa tarefa é facilitada com algumas mudanças de hábitos aliados a produtos adequados. Porque é quase impossível, com as temperaturas mais elevadas, não querer curtir uma piscina ou um final de semana no litoral. E o sol, a maresia e o cloro danificam não apenas o cabelo, mas também agridem e ressecam a pele. E para ajudar a blindá-los, para que todos possam aproveitar o melhor do verão, a Empório Beauty Store oferece diversas linhas para os cuidados diários com o corpo, face e cabelos de homens, mulheres, gestantes e crianças. Produtos de excelente qualidade e textura, com diversas apresentações para serem incorporados a rotina de cada um de forma natural. Para a pele é imprescindível o uso de protetor solar de fator adequado antes de sair de casa, mesmo que o intuito não seja ficar exposto ao sol, pois até mesmo o

ar quente pode causar queimaduras em peles mais claras e sensíveis. Lembre-se de sempre ter uma versão menor na bolsa ou no carro para reforçar a proteção no rosto durante o dia. Mas se a ideia é aproveitar a estação para pegar uma corzinha, abuse dos bronzeadores e lembre-se das loções pós-sol, óleos e hidratantes para garantir um bronzeado lindo mantendo a pele saudável! Já para os cabelos os cuidados vão desde sprays e máscaras que selam os fios para protegê-los das agressões, até shampoos e tratamentos que limpam profundamente, retirando todos os resíduos, além do sal e do cloro, deixando-os preparados para receberem hidratação com condicionadores e leave-ins. E não esqueça que, mais ainda que os adultos, as crianças também precisam de cuidados, com a utilização de produtos específicos para cada idade, para garantir que eles brinquem e se divirtam sem medo!

Venha conhecer o mix de produtos da Empório Beauty Store, assim você pode escolher os que mais combinam com a sua rotina e proteja sua pele e cabelos para o pós-verão!

2017 começou!! Como vou investir?

ü

( ) imagem pessoal Se nos permite, podemos ajudar!! Acesse o site www.ivaespacodabeleza.com.br e confira nossos serviços!

Jornal Design 9


casa

Verão em grande estilo Quiosque e deck integrados à piscina transformaram essa casa em São Vendelino num perfeito espaço para receber Os móveis

Fotos Bethina Baumgratz Fotografia

O mobiliário e complementos da cozinha têm papel fundamental na dinâmica do quiosque, já que os clientes adoram receber. O piso mais claro e em peças maiores traz amplitude, acompanhando todo o mobiliário em tons claros. Um forno a lenha de ferro, churrasqueira e a cozinha gourmet oferecem tudo o que os anfitriões precisam para receber confortavelmente até 30 pessoas. Além da grande mesa de quatro metros de extensão, o bar conta com mais duas mesas redondas, que ficam ao redor da chopeira. Uma espera para mesa de sinuca foi estrategicamente estruturada pela arquiteta.

A reforma do quiosque e a execução de um elegante entorno para a piscina transformaram a área externa desta casa no interior de São Vendelino em um ambiente perfeito para receber. O projeto da arquiteta Lisiane Poletto melhorou o espaço já existente a pedido do casal de clientes, que desejava um aspecto mais contemporâneo e, sobre-

10 Jornal Design

tudo, mais usabilidade para o espaço de 119 metros quadrados. O quiosque, que era dividido em várias peças e tinha mobiliário e aberturas em tons madeirados, ganhou luz e espaço com uma ampliação interna. A arquiteta conta que as adaptações possibilitaram a instalação de uma sauna com vestiário, academia, lavabo e um

estar conectado ao salão com aberturas em alumínio e vidro que ampliam a belíssima vista da mata de araucárias que cerca a casa. “Substituímos as telhas comuns por telhas de concreto plano e também trocamos as esquadrias por outras maiores, instalando telas mosqueteiras. O efeito foi de clareamento e repaginada”, detalha Lisiane.


Gilmar Gomes

Gilmar Gomes Gilmar Gomes

O deck O deck de madeira construído às margens da piscina é o grande elemento de conexão entre a casa e o quiosque, integrando naturalmente a arquitetura e o entorno, considerando que a casa já existia anteriormente. A madeira escolhida para o deck é a cumaru, que tem grande resistência a fatores climáticos. O pergolado branco une a casa ao espaço externo.

Gilmar Gomes

Contato: 54 | 3463.8506 benvenutti@benvenuttionline.com.br

Jornal Design 11


Restaurando memórias

Para a preservação de imóveis significativos na nossa história, seja comunitária ou privada, recorremos às técnicas de restauro. As diretrizes para este processo estão descritas nas cartas patrimoniais (disponíveis no site do IPHAN). O restauro é um processo de intervenção para imóveis que têm valor histórico, mas afinal, qual imóvel tem esta característica? São vários critérios que determinam tal valor: dentre os principais, temos a importância para a história da comunidade local, regional, nacional e até universal, como é o caso de algumas vilas tombadas a nível mundial (Colônia de Sacramento, Uruguai). Os imóveis também podem ter valor afetivo. As casas dos antepassados guardam muitas memórias e episódios significativos na vida dos herdeiros.  Alguns pontos são importantes, como reforços de metal (nas estruturas que estão em eminência de cair) que podem ser aparentes, reparos nas fissuras nos rebocos, limpeza do mofo e dedetização de insetos (especialmente os cupins nas madeiras). A mão de obra para estes reparos precisa ser técnica e especializada na execução dos detalhes. Quanto aos materiais, existem tintas, removedores e produtos químicos exclusivos para o restauro de imóveis. Nas questões de projeto e ampliação, quando necessários, o ponto de importância crucial é não imitar o que se fazia há mais de 40 anos, mas construir elemen-

12 Jornal Design

Fotos André Bastian​

por Margit Arnold Fensterseifer | Arquiteta

tos novos que sejam coerentes com os modelos atuais. A adequação à nova funcionalidade (transformar uma residência em consultório médico, por exemplo) precisa ocorrer evitando demolições e troca de materiais. Por isso, é aconselhável a utilização de tubulações aparentes para logística elétrica, hidráulica e de internet e a sobreposição de pisos e revestimentos de parede que permitam a futura retirada, evitando o desaparecimento permanente de materiais como parquet, escaiola, ladrilhos hidráulicos e painéis de madeira (lambris), que já estavam ali. O aprofundamento dessas técnicas requer estudos detalhados e uma demanda de materiais e recursos financeiros um pouco maiores que em uma nova construção. No entanto, a preservação dos imóveis enobrece nosso perfil urbano e auxilia a memória histórica de forma material e concreta. As fotos que ilustram este texto são de uma residência no interior de Bento Gonçalves, que foi restaurada e é utilizada para finais de semana. O porão em pedra é utilizado para fabricar insumos alimentares. A família solicitou um espaço novo, que foi construído atrás da casa, que servisse como salão de festas, possuindo cozinha, fogão campeiro e mesa para 20 pessoas. O galpão de madeira também foi restaurado e é utilizado para armazenar ferramentas e ração para os animais do sítio.


/girododesign RAF F E L E

Casa de passarinho | Byer of Maine

Balanço | Iwona Kosicka Design

Divulgação

Barril de gelo | Vita Vino

Daybed | Zuo Modern Contemporary

VEM PROVAR ESSA DELÍCIA !!!

Pensou que éramos uma Cafeteria??? M

U

I

T

O

P

R

A

Z

E

R...

Somos a raffele, uma Imobiliária Inovadora Pendente | Zuo Modern Contemporary

feita

para

Em

breve,

jamais

levar

o

teremos

vistas,

e

melhor muitas

enquanto

até

você.

novidades isso,

vem

provar o nosso delicioso cappuccino.

3702-2377

TM

raffele.com.br Rede Nami | King’s Pond Enterprises

Rua General Goes Monteiro, 394 . Sala 204 . São Francisco . Bento Gonçalves - RS . CRECI 24.596 J

Jornal Design 13


SM Fast Decor: um novo serviço que vai repaginar sua decoração em poucos dias reformas ou transtornos!

Imagens Arquivo Pessoal

Você já ouviu falar em decoração express? Provavelmente ainda não. Mas certamente conhece e já imaginou seu lar, escritório ou comércio numa transformação incrível igual aos programas de televisão, certo? O serviço de consultoria oferecido pela arquiteta Silvia Menegat é uma nova proposta de decoração dinâmica, sem necessidade de alterações estruturais ou obras, em que a repaginação do ambiente ocorre em um prazo curtíssimo: 10 dias! A transformação no espaço é feita pela especificação de móveis a pronta entrega e detalhes para melhor harmonizar o ambiente, como quadros, papel de parede, tapetes, objetos decorativos e outros elementos para dar um “up” no espaço. O serviço conta com a assessoria de uma arquiteta com experiência de 15 anos no mercado, que analisará com o cliente o que deverá ser mantido, quais as necessidades e orçamento disponível, propondo assim uma nova funcionalidade aos objetos existentes, sem

Como funciona: • Visita: o escritório vai até o cliente para conhecer o imóvel e analisar o ambiente. Nesta reunião, é feito um levantamento dos móveis que serão mantidos, os que serão reformados e os que serão acrescentados sempre considerando as necessidade e preferências do cliente. É combinado também o valor de orçamento disponível para essa repaginação. • Apresentação da proposta: em 10 dias, apresentamos as sugestões para o novo espaço através de uma fotomontagem, levamos amostras de materiais e uma relação completa de fornecedores e valores de cada item. • Transformação: com a lista de peças aprovada pelo cliente o escritório busca todo o material e realiza a montagem do ambiente, deixando tudo pronto e organizado em um dia!

Para quem é esse serviço: • Para pessoas que acabaram de reformar a casa, fizeram todos os móveis mas estão achando a casa “sem vida” e “sem estilo”; • Para quem precisa organizar melhor o seu espaço, mas está com o orçamento apertado; • Para as pessoas que moram de aluguel, mas almejam uma casa cheia de personalidade, com a possibilidade de levar todo o material para seu futuro imóvel; • Para quem precisa de orientação de uma forma rápida, mas com uma opinião profissional; • Para pessoas que vão realizar um evento ou uma reunião e desejam deixar o ambiente com uma decoração mais requintada ou até temática; • Para quem não tem tempo, nem paciência ou habilidade para isso, mas também quer a casa bonita. O maior objetivo é proporcionar ao cliente rapidez e conforto, podendo aliar a redução de gastos, possibilitando aproveitar e readequar mobiliários e peças que pertencem às histórias de cada local, agregando elementos que irão compor o espaço.

Contato: 54 3055.2110 silvia.menegat@terra.com.br silviamenegatarquitetura silvia.menegat.arquitetura

14 Jornal Design


O design além da função estética por Juliana Desconsi | Designer versáteis que oferecem múltiplas funcionalidades na composição e podem migrar da cozinha para a sala tranquilamente, por exemplo. Peça chave para agregar valor, assim como um investimento, a aquisição de um item assinado pode ser uma aposta para mudar a decoração dos ambientes sem grandes reformas, com a vantagem de ter um item de maior durabilidade. A escolha dos materiais, formas e estilo é o que traduz a personalidade do ambiente. Nesse sentido, a poltrona não precisa ter o estilo do sofá; acabamentos e texturas diferentes enriquecem o visual e elas podem servir até mesmo para dar um toque de cor a um ambiente neutro. A área social da casa também é o espaço para receber pessoas, por isso precisa transmitir além de conforto e bem-estar a fim de criar experiências, memórias, vivências.

Augusto Tomasi

Mais que um mero utilitário da sala de estar, a poltrona ganha espaço nos ambientes como ícone na decoração. A escolha de itens assinados pontua essa tendência, assim como é responsável por conferir atemporalidade à peça. Acredito no poder de transformação do design. O que me inspira nesse contexto é a possibilidade de criar experiências diferenciadas de uso e interação. Ir além da função estética da peça, fazendo assumir condição de ícone de estilo, conforto e personalidade para os ambientes. A inovação é sempre premissa suprema do trabalho. Na combinação com outros estofados, a poltrona é responsável por criar envolvimento e movimento ao ambiente, facilitando a interação entre as pessoas. Próxima a uma estante com livros, oferece um espaço de leitura ou um canto de relaxamento. Há modelos tão

PORTAS DE ENTRADA EM ALUMÍNIO E VIDRO DESIGN, SOFISTICAÇÃO, SEGURANÇA E IMPONÊNCIA PORTA DOLOMITI AMPEZZO GARDA COM VIDRO CRISTALLO ÉBANO E FECHADURA BIOMÉTRICA EM CONDOMÍNIO NA BARRA DA TIJUCA/RJ.

54 3455 2222 | Bento Gonçalves/RS Jornal Design 15


Dicas Google para impactar o cliente da era “on life” Nem online, nem off-line. A presença das marcas deve ser articulada para seduzir um cliente em processo de consumo em todas as horas Cinco insights para o mercado de decoração, reforma e mobília #1 O consumidor de moveis está cada vez mais online São 3:46 por dia que o brasileiro está na internet, oportunizando às marcas que se posicionem para esse cliente em potencial e cerca de 55% dos vídeos vistos são pelo celular: tutoriais, dicas de decoração e afins. #2 Janela longa de decisão resulta em cliente muito mais bem preparado As pessoas pesquisam muito, especialmente para produtos de muito valor agregado. Cerca de 94% dos consumidores que pesquisam online o fazem em dois ou mais sites varejistas. O momento da marca falar com o consumidor é justamente quando ele está pesquisando, pois quando ele segue para a loja está praticamente definida a compra. #3 Há grandes oportunidades para as marcas no mercado

Divulgação

Por volta de 93% das buscas no Google não estão relacionadas a nenhuma marca, mas são buscas genéricas, que dizem respeito a categorias de produtos. #4 Os meios digitais influenciam cada vez mais o tráfego nas lojas físicas Num universo de consumo em que online e offline estão cada vez mais entrelaçados na relação entre as organizações e os consumidores, é impossível dissociar o posicionamento das empresas em seus ambientes físicos e virtuais. O relacionamento é cada vez mais on life e muitas marcas já perceberam que aspectos como idade, sexo e localização não são suficientes para determinar o perfil do seu cliente. Em um evento preparativo para a High Design Expo 2017, a feira, em parceria com o Sindmóveis e o Viva Decora trouxeram para o Vale dos Vinhedos um painel inédito com especialistas em integração presencial e digital para falar sobre a nova era do mercado da decoração. Nesse contexto, a gerente de Novos Negócios do Google, Yun Ha Cha, pontua que não existe 100% de sucesso em nenhum dos meios onde as marcas estão presentes, mas uma conexão entre todos eles que consegue fortalecer sua presença no cotidiano do consumidor. No Brasil, segundo Yun Ha, são mais de 120 milhões de pessoas conectadas, com forte crescimento do público idoso nesse panorama. Elencando cinco insights para o mercado de decoração, reforma e mobília, a executiva destaca a importância de uma presença consistente das marcas na internet. Segundo Yun Há, as organizações devem pensar em sites cada vez mais relevantes, com conteúdos próprios e que realmente sejam um bom cartão de visitas da empresa. Responsividade, garante ela, passou de ponto extra a premissa. “O cliente deve ter a melhor experiência possível ao navegar num site pelo celular. Se ele fizer o movimento de pinça com o celular na

mão, está errado”, indica. A executiva indica que as empresas testem o nível de otimização de seus sites com a g.co/testemeusite, que afere a velocidade em computadores, celulares e a otimização do conteúdo. A ferramenta é gratuita e disponibilizada pelo Google. A ferramenta ganha importância se considerarmos, por exemplo, que existe uma probabilidade cinco vezes maior das pessoas saírem de um site por ele não ser otimizado para celular. Ao mesmo tempo, quase metade dos visitantes abandona uma pesquisa em dispositivos móveis se a página não carregar em três segundos. Para se posicionar no ambiente on life, respondendo as buscas do consumidor, a empresa deve ter em mente que boa parte dos consumidores não utiliza o buscador para procura de marcas específicas, mas de categorias de produtos. “Boas práticas na criação de conteúdo podem ajudar num maior alcance orgânico. É preciso impactar pessoas do target e além do target, mostrando valores e outros aspectos institucionais da empresa. Depois, envolver as pessoas com quem a marca deseja ter relacionamento maior, sendo referência para esse público e, sempre, responder às demandas do consumidor relacionadas àquele tipo de produto ou serviço”, elenca. A High Design Home&Office Expo, feira de mobiliário e complementos de alto padrão, ocorre de 08 a 10 de agosto, no São Paulo Expo – como âncora da programação do DW! São Paulo Design Weekend.

A jornada do comprador de móveis começa online e termina na loja física. Cerca de 73% das pessoas pesquisam online antes de comprar móveis, seja online ou off-line. #5 Buscas locais ganham cada vez mais relevância para o comprador de móveis e material de construção Em dois anos, cresceu a busca por organizações perto do consumidor. Termos como entrega rápida e retirada na loja pularam no buscador. A pesquisa pelo termo “Lojas perto de mim”, por exemplo, teve 145% de crescimento em dois anos.

“O cliente deve ter a melhor experiência possível ao navegar num site pelo celular. Se ele fizer o movimento de pinça com o celular na mão, está errado”

Augusto Tomasi

16 Jornal Design

Para mais informações sobre o evento, acesse http://highdesignexpo.com/.


Fotos Jornal Design

Muita cor marca o design de interiores da Dom Quixote Livraria e Cafeteria

Nada combina tão bem quanto um bom café acompanhando um bom livro. O lugar para esse casamento perfeito precisa ser especial, relaxante, um convite à concentração. A Dom Quixote Livraria e Cafeteria é um convite à viagem literária, num projeto com o toque pessoal dos proprietários e a assinatura da arquiteta Taísa Festugatto, e execução da designer Juliane Simioni, da Porto Belo Móveis. O ambiente é acolhedor, repleto de detalhes coloridos e modernos contrastando com peças mais antigas. O projeto reaproveita muitos materiais, como pallets que foram transformados em poltronas.

Ana Carolina Azevedo

A ideia é que o espaço seja um refúgio para aqueles que reconhecem o prazer em associar livros e cafés. A mistura de materiais e os jardins verticais ampliam a sensação de aconchego. Tudo criado para o leitor que não tem pressa nessa viagem pelo mundo da imaginação!

Jornal Design 17


{

A história do SINDMÓVEIS começou em 1977 e, até hoje, mantém seu compromisso em fortalecer o setor e a economia de Bento Gonçalves. Confira os momentos mais significativos dessa trajetória.

Criação do Curso de Tecnólogo em Produção Moveleira na UCS/CARVI com a participação do Sindmóveis. Inaugurada a Oficina de Marcenaria de Bento Gonçalves, hoje Instituto SENAI.

A representatividade do setor moveleiro na economia (31%) impulsionou a criação do Sindmóveis.

Realizada a 2ª Mostra do Mobiliário, com 41expositores,tendo Valnei Fiorin como presidente.

O segmento moveleiro pontuava 47% do PIB de Bento Gonçalves; A 6ª Movelsul Brasil, sob a presidência de Dorvalino Pozza,recebeu a visita de compradores estrangeiros; Criação do Prêmio Salão Design.

1982

Realização da 1ª Mostra do Mobiliário, hoje Movelsul, com 24 expositores, tendo como presidente Elino Periolo. A 3ª Mostra do Mobiliário contou com 61 expositores locais e estaduais, com presidência de Ademar de Gasperi. O então presidente da República, João Figueiredo, visitou a feira.

18 Jornal Design

A 11ª edição da feira, presidida por Sérgio Dalla Costa, contou com 342 expositores.

2002

1998

A 14ª Movelsul Brasil é presidida por César Cini. A quantidade de expositores interessados passa a ser maior do que a feira suporta, gerando uma fila de espera.

1992

2004

1979

1977

Uma homenagem de:

1988

A 8ª edição da Movelsul Brasil contou com 229 expositores e participação de visitantes de países como Alemanha, Argentina, Dinamarca, Itália e Estados Unidos. Seu presidente foi José Eduardo Chies.

O Sindmóveis completa 25 anos de atuação; Na 13ª edição, a Movelsul Brasil conta com 414 expositores e seu presidente é Jéferson Bertolini.

2000

1990 1996 A 7ª edição da Movelsul Brasil teve como presidente João Farina Neto. Contou com 120 expositores e passou a ser nacional. A 10ª Movelsul Brasil começa a divulgar a feira no exterior. O presidente foi Jorge Luis Manfroi.

20 2003

Na 12ª edição, A Movelsul, sob a presidência de Cláudio Ramos, se consolida como um evento de negócios de nível mundial. Foi a primeira feira do setor a participar do mercado chinês como expositor; Criação da modalidade indústria no Prêmio Salão Design.

Criado o Projeto Sebrae Export para promover empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira para o mercado externo.

O Projeto Sebrae Export passa a se chamar Orchestra Brasil, tornando-se nacional.

A 15ª Movelsul Brasil, presidida por Leandro Mazzoccato, começa a ser gerida a partir de um planejamento com o horizonte de 20 anos.


Pela primeira vez, a mostra do Prêmio Salão Design ocorre em São Paulo, como parte do evento Design Weekend.

Ocorre a 3ª Casa Brasil, com 180 expositores. Realizada a 1ª Casa Brasil.

2011

2007

A Casa Brasil chega a sua 4ª edição,incorporando o projeto de rodadas de negócios entre designers e importadores.

A Casa Brasil, em sua segunda edição, torna-se vitrine do design.

2017 Com muito orgulho, o Sindmóveis completa 40 anos. Isso foi possível graças ao empenho de pessoas que não mediram esforços para fortalecer e impulsionar a representatividade do setor moveleiro não somente em Bento Gonçalves, mas na região e no país. Continuaremos juntos, com muita dedicação para atingir novas metas.

O Sindmóveis une-se ao Informa Group e a Summit Promo para levar a São Paulo a Casa Brasil, ampliando seu potencial de negócios.

2013

2015

2009

Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente Presidente

Elino Periolo – 1977 / 1978 Valnei Fiorin – 1978 / 1981 Nelto Scarton – 1981 / 1987 Aldo Cini – 1987 / 1990 Sérgio Manfrói – 1990 / 1992 Astério Grando – 1992 / 1994 Eurico Benedetti – 1994 / 1996 Jorge Luis Manfroi – 1996 / 1998 Sérgio Dalla Costa – 1999 / 2000 Marcos Lazzarotto – 2001 / 2002 Alcides Pasquali Filho – 2003 / 2004 Volnei Benini – 2005 / 2007 Henrique José Bertolini – 2008 / 2009 Glademir Ferrari – 2010 / 2011 Cátia Scarton – 2012 / 2013 Henrique Tecchio – 2014 / 2016

2016

006 2012 2008

A 16ª edição da Movelsul Brasil, com 430 expositores, mostra o amadurecimento da feira,apresentando expositores cada vez mais qualificados. A edição foi presidida por Edson Pelicioli.

2014

2010

Marcelo Haefliger, presidente da 17ª Movelsul Brasil, tem o desafio das primeiras segmentações por tipologia de produto.

Na sua 18ª edição, a Movelsul Brasil foca no consumo da nova classe media brasileira. Seu presidente é João Paulo Pompermayer.

As diretorias do Sindmóveis e da Movelsul Brasil passam a ser unificadas.

Para representar o segmento do design, promovendo o serviço e a inserção dos profissionais no mercado internacional, o Orchestra Brasil apresenta o Projeto Raiz.

A Movelsul Brasil chega à sua 20ª edição, com 780 rodadas de negócios no Projeto Comprador; É realizada a primeira edição da Casa Brasil em São Paulo, hoje High Design Home & Office Expo.

Iniciada a construção da nova sede da entidade em parceria com CIC e Movergs.

Jornal Design 19


nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

Nova diretoria assume o compromisso de manter AEARV atuante e categoria unida

Divulgação

Diretoria AEARV 2017

No que depender dos esforços da nova diretoria, que assumiu o compromisso no início do ano, o trabalho desenvolvido pela AEARV manterá, ao longo de 2017, o mesmo nível de responsabilidade e profissionalismo verificado nas gestões anteriores. Além de garantir a continuidade da atuação sempre intensa nos temas de interesse da comunidade bento-gonçalvense, a entidade também tem como uma de suas grandes metas para este ano

20 Jornal Design

aproximar ainda mais as categorias representadas, de forma a fortalecer sua participação na sociedade. Quem lidera a AEARV neste ano é a engenheira civil Daniele Artini Gujel Capellari, graduada em Engenharia Civil pela Unisinos, com Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na mesma instituição. Daniele possui experiência e trabalha com projetos estruturais e construção civil e é docente em Universidade.

Presidente: Engenheira Civil Daniele Artini Gujel Capellari Vice-Presidente: Engenheiro Civil Irani Raymondi 1º Tesoureiro: Engenheiro Civil Vinicius Peruffo 2º Tesoureiro: Arquiteto Urbanista Roberson da Fré 1ª Secretária: Arquiteta Urbanista Juliana Pereira da Silva 2ª Secretária: Arquiteta Urbanista Karina Franzoloso Guidolin 1º Suplente: Engenheiro Civil Rodrigo Cervireri 2º Suplente: Engenheiro Civil Ronaldo Bettinelli Scaravonatti 3º Suplente: Engenheiro Civil Rogério Spiller 4º Suplente: Arquiteto Urbanista André Melati Comissão de Eventos: Arquiteto Urbanista Bernardo Henrique Gehlen Comissão de Eventos: Engenheiro Civil Airton José Fontanive Comissão do Congresso: Arquiteta Urbanista Patrícia Cassol Pereira

Associação apoia a realização do 59º Congresso Brasileiro do Concreto em Bento Gonçalves Depois de dez anos, Bento Gonçalves voltará a receber o Congresso Brasileiro do Concreto. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), o evento – que é o maior fórum técnico sobre tecnologias e sistemas construtivos do ramo na América Latina – já havia passado pelo município em 2007. O encontro chega neste ano à sua 59ª edição, entre 31 de outubro e 3 de novembro, e contará com o apoio da AEARV. “Receber novamente um evento desse porte mostra como temos sido protagonistas nesse processo de desenvolvimento nos últimos anos. Será uma oportunidade de ampliarmos ainda mais nossa qualificação profissional, o que, com toda certeza, trará benefícios para a categoria e também para o crescimento da cidade“, avalia a presidente Daniele Artini Gujel Capellari. Saiba mais em: www.ibracon.org.br.

nossa obra


nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

Divulgação

Plano de Mobilidade Urbana deve se manter em constante aprimoramento, defende AEARV

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos (AEARV) tem demonstrado, desde o início de sua elaboração, especial interesse no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), documento que estabelece diretrizes para os próximos 20 anos, visando uma ocupação mais harmoniosa e humana pelos diferentes modais de transporte em Bento Gonçalves. Essa visão de médio e longo prazo a que o PlanMob faz referência é, justamente, uma das bandeiras que tanto defendemos nos últimos anos, reforçando nossa atuação como entidade que se mantém ativa em prol

nossa obra

do desenvolvimento sustentável de nossa cidade. O fato de termos em mãos, há pouco mais de um ano, a cartilha que deverá nortear o planejamento e os investimentos públicos nas próximas duas décadas é uma conquista muito importante, mas ela não deve ser avaliada somente pela ótica da instantaneidade, na qual, nem sempre, os resultados mais rápidos serão os melhores. Mobilidade urbana é um tema complexo, que engloba aspectos territoriais e socioeconômicos, entre outros. Nosso principal desafio, e isso verificamos em uma abordagem histórica e não apenas atual, é fazer com que as medidas que visem o bem-estar coletivo, pensadas e aprovadas em determinado momento, não se restrinjam a ações de uma gestão temporária de governo, e sim, sejam convertidas em políticas públicas e benefícios reais e permanentes para a comunidade bento-gonçalvense. Dessa forma, entendemos que um plano que se dispõe a alterar ou substituir modelos já consagrados – como o elevado uso de auto-

móveis particulares em detrimento do transporte público, por exemplo – são ações que exigem uma nova abordagem estrutural e cultural, e, nesse sentido, o PlanMob ainda é muito incipiente, embora de grande valia. Por outro lado, também percebemos que há alguns caminhos que já podem ser tomados daqui para frente, com a intenção de, em um futuro breve e de acordo com a viabilidade das propostas, fixar uma nova realidade no que se refere à mobilidade urbana: podemos citar, nesse caso, a implantação de corredores de ônibus, expandindo o atual modelo de faixas seletivas, e a criação de ciclovias, que, além de incentivarem o lazer e a prática esportiva, também são ferramentas que podem auxiliar no deslocamento diário de muitas pessoas. Não podemos deixar de considerar, entretanto, que o engajamento da população no que se refere a aderir a este conceito de vida também é um fator determinante para o seu sucesso, e é mais do que necessário encontrar um equilíbrio em termos de oferta e demanda destes novos equipamentos. Outras intervenções, ainda que de grande porte, como a instalação de pe-

rimetrais, túneis, viadutos e até mesmo novas ligações entre bairros, justamente pelo fato de serem empreendimentos de alto custo e demorados, também devem entrar em pauta nos próximos meses e anos, para que o verdadeiro significado da palavra “planejamento” seja trabalhado em sua essência. Este é, sem dúvidas, um dos grandes trunfos do PlanMob: ele é o alicerce para as mudanças que deverão ocorrer de agora em diante, em maior ou menor escala, e nos estabelece um parâmetro para cobrar e acompanhar o desempenho dos entes públicos nessa área vital. Por fim, a AEARV mantém o compromisso junto à comunidade de permanecer em constante monitoramento dos avanços previstos no Plano de Mobilidade e seu impacto no cotidiano dos cidadãos. O principal objetivo é fazer dele um verdadeiro “instrumento vivo” que possa garantir evolução, e não retrocessos. Por isso, as discussões a respeito de seu conteúdo não se encerraram no momento da conclusão do material. Muito pelo contrário: estão apenas no início e é nosso dever como sociedade fiscalizar, sugerir e reivindicar as melhorias importantes para nosso crescimento.

Jornal Design 21


Unicred Integração - Unidade Bento Gonçalves adere à Campanha do Alimento Por meio de ação promovida pelo Parque Terra Mágica Florybal, participantes auxiliam Abraçaí e ainda ganham ingressos

Campanha do Alimento Doações até 20/02 Local: Unicred Integração Bento Gonçalves Rua José Mário Mônaco, 321 | Centro Fone: 54 | 3451.5255

Fotos Ricardo Dini

A Unicred Integração, por meio da Unidade de Negócios de Bento Gonçalves, adere à Campanha do Alimento realizada pelo Parque Terra Mágica Florybal. A ação visa arrecadar doações para a Associação Bento-gonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude – Abraçaí. Até o dia 20 de fevereiro, a Unidade será ponto de coleta de doações. A cada dois quilos de alimentos não perecíveis ou dois litros de leite de caixinha, o doador ganha uma entrada para o Parque Terra Mágica Florybal, em Canela. O ingresso é válido até o dia 20 de fevereiro de 2017. Para participar, é preciso ser morador de Bento Gonçalves.

A Unicred Integração A instituição financeira cooperativa  Unicred  Integração  foi criada em 2013, a partir da junção de três cooperativas já existentes:  Unicred  Nordeste – RS, com sede em Caxias do Sul,  Unicred  Litoral Sul, com sede em Rio Grande, e  Unicred Pelotas. A cooperativa possui mais de oito mil cooperados e dez Unidades de Negócios localizadas em Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Vacaria, Pelotas (Barroso e Lobo da Costa), Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Sua atuação abrange 46 municípios do Rio Grande do Sul. 

Novo ano. Nova atitude. A mesma união.

i n t eg r ação

BENTO GONÇALVES - Rua José Mário Mônaco, 321 - Centro | (54) 3451.5255 22 Jornal Design


Intraempreendedorismo Como fazer a inovação acontecer através das pessoas na organização

por Eliane Zanluchi | Publicitária e Consultora de Estratégia e Inovação

Divulgação

Fazem cerca de 20 anos que trabalho diretamente com a comunicação e estratégias das empresas dos mais diferentes tamanhos e ramos de atuação. Nos últimos anos, é a inovação que ganha espaço nas pautas da minha agenda. E, durante esse tempo todo, mas com especial importância agora, momento em que trabalho na construção de espaços inovadores, um dos principais aprendizados que venho tendo é sobre a supremacia da função do colaborador. É ele quem faz toda a diferença, é ele quem facilita o alcance dos objetivos da organização, do empresário e do seu grupo. Vamos então refletir sobre por que as pessoas são tão importantes na empresa, especialmente no processo de inovação? Podemos considerar que máquinas e demais tecnologias podem ser adquiridas pelas empresas, bastando as condições financeiras e vontade dos empresários em adquiri-las. Você concorda? Agora, fazer com esses investimentos realmente coloquem a empresa em uma categoria diferenciada junto à percepção do mercado, dependerá dos colaboradores que poderão ou não contribuir com a INOVAÇÃO, aperfeiçoando ou trazendo novos conceitos para produtos, processos e serviços. Mas e como ter intraempreendedores na organização? Intraempreendedores, aqui considerados, como os “empreendedores” internos, que se dedicam ao local onde trabalham como se fosse o seu próprio negócio. Como incentivá-los e manter sua motivação e dedicação junto à empresa? Segue uma lista com 10 sugestões, a qual quero compartilhar com você, para iniciar uma cultura de incentivo ao intraempreendedorismo nas empresas. 1 - Faça uma pesquisa de clima com base na sensibilidade da observação e nas informações qualitativas, basicamente. Identifique se os colaboradores sentem-se aptos e com autonomia para propor e fazer as mudanças acontecerem. Observe o envolvimento e motivação, especialmente da Geração Y, junto a novas oportunidades e possibilidades de inovar. 2 - Tenha uma empresa dinâmica, sem muita burocracia, o que acaba trazendo morosidade aos processos. Inovação e intraempreendedorismo não combinam com isso. 3 - Valorize os times e atente aos líderes - destaque-os na hierarquia. Mas não esqueça: o resultado final é do todo. Portanto, todos precisam sentir-

-se parte do processo. 4 - Promova clareza junto ao plano de carreira. Pessoas empreendedoras querem evoluir e para que isso ocorra na empresa em que estão, precisam acreditar e alcançar esta evolução. 5 - Um canal aberto para as ideias é um bom motivador. Destaque em local visível, dê importância, implemente e traga retornos positivos às boas ideias e práticas. 6 - Seja fã da melhoria contínua. A prática do PDCA é uma boa opção para sua implementação. Uma empresa jamais pode parar de aprimorar processos, serviços e inovar. “Para a empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente.” Tom Peters 7 - Você é líder? Então seja um bom líder, motivado, inspirador, e muito importante: jamais esqueça a empatia necessária junto às suas relações. 8 - Inspiração é vida na empresa. Convide pessoas, palestrantes, cases que estimulem e inspirem sua equipe. 9 - Um empresa precisa ser sempre reinventada. Novos, planos, novas metas, mais ousadia! Isso estimula pessoas e, consequentente, a inovação. 10 - E, claro, intraempreendedores precisam de confiança. E delegar aqui é o verbo chave para a construção de bons líderes, confiantes e inovadores.

Um exemplo de empresa que incentiva de forma muito clara seus colaboradores e a inovação que podem trazer à organização é o Google. Isso todos sabemos. E foi esse incentivo à inovação, e às competências e conhecimento que desenvolveu junto à sua equipe e parceiros, que permitiu a essa empresa iniciar como um espaço virtual de pesquisa e, hoje, lançar até carros autônomos (que não precisam de motorista para se locomover). Mas o Google não para por aí quando o assunto é liberdade para criação: ele permite aos seus colaboradores criarem suas próprias empresas, denominadas start ups, em pleno horário de trabalho e não descontam um centavo em suas horas. E mais, pasmem! Caso a ideia de negócio criada pelo funcionário, no seu horário de trabalho for interessante, o Google faz uma proposta de compra desta ideia, onde ele se coloca como sócio do novo negócio de seus colaborador. Jornal Design 23


estilo

Ler também é brincar

J

Ana Carolina Azevedo

Que tal estimular um mundo mágico de brincadeiras e aventuras que se esconde por trás das páginas de um bom exemplar da literatura infantil?

Depois de tantas aventuras de férias, a volta às aulas traz à tona as listas escolares, os cadernos e os livros didáticos. Mas, para quem conhece o mundo mágico da literatura, um livro é companhia o ano inteiro e em qualquer lugar: na praia, na praça, num dia chuvoso ou sob o sol do verão. O convívio das crianças com a literatura não tem idade e cumpre papeis específicos no desenvolvimento em cada faixa etária. Afinal, pra que serve um livro? Pois bem: ele não se presta apenas a ensinar o conteúdo escolar. No contexto adequado, a literatura transporta a um mundo mágico onde o aprendizado acontece naturalmente e, sem que a criança perceba, ela se tornará mais criativa, mais concentrada, mais estimulada. Nesse contexto, cabe aos pais oferecem o maior contato possível com bons livros. A biblioteconomista Eunice Pigozzo, da Dom Quixo-

te Livraria e Cafeteria, explica que o texto literário é uma brincadeira com palavras. O bom texto, segundo ela, tem sonoridade, amplia o vocabulário. Uma boa ilustração para o texto, por sua vez, acrescenta história à história. O papel dos pais é apresentar diferentes possibilidades de leitura, começando pela contação de histórias. “Essa é a porta de entrada para a literatura. É um processo carregado de afetividade, um momento mágico de aconchego que fortalece os laços entre pais e filhos. Ter livros espalhados pela casa é o ideal”, aconselha. Estar em meio aos livros deve ser natural na rotina da criança, levando-a a observar cada detalhes das cores, cada nuance do texto, as diferentes técnicas de ilustração. Os livros de construir ou destruir ajudam a construir a relação com os livros. Siga as dicas especiais da Livraria Dom Quixote na página ao lado e abra o mundo dos livros para uma criança!

No contexto adequado, a literatura transporta a um mundo mágico onde o aprendizado acontece naturalmente e, sem que a criança perceba, ela se tornará mais criativa, mais concentrada, mais estimulada

Jornal Design

24 Jornal Design


Fica ficando – Texto: Jane Tutikian, Ilustração: Paulo Cabral Voltado para o público pré-adolescente, esta novela viaja pelo incrível mundo dos garotos e garotas que passam por uma fase incrível de descobertas e incertezas, paixões avassaladoras, festas, o último dia de aula, encontros e desencontros, a sensação de que o mundo não os entende e de que nem eles mesmos se entendem. Fica Ficando é um livro que aborda o universo adolescente em que meninos e meninas podem descobrir que as perguntas e respostas de um são, às vezes, as mesmas perguntas e respostas do outro.

Divulgação

J

Dom Quixote das Crianças – Texto: Monteiro Lobato, Ilustração: Camilo Riani De tanto xeretar nas coisas de Dona Benta, a boneca Emília acaba derrubando um grosso livro antigo bem em cima do Visconde de Sabugosa, e quase destrói o pobre do sabugo. Aquele volume era o ‘Dom Quixote’, de Miguel de Cervantes. ‘Dom Quixote para crianças’ narra as aventuras do cavaleiro errante que assombrava a Espanha correndo atrás de moinhos e lutando contra exércitos de carneiros. Na narrativa é Dona Benta, quem dialoga e responde à curiosidade das crianças - e também das bonecas de pano e sabugos de milho que porventura estejam a ouvir.

Um dia, um rio – Texto: Leo Cunha, Ilustração: André Neves

K

E o dente doía – Texto e ilustração: Ana Terra

Um livro de poesia ilustrada que traz a fala doce e amargurada de um rio que perdeu sua vocação e sua voz e por isso lamenta sua sina como se cantasse uma triste modinha de viola, recordando o tempo em que alimentava de vida seu leito, suas margens e as regiões por onde passava. Com lirismo e contundência, dialoga sobre o desastre ambiental que abalou a Bacia do Rio Doce, em 2015. O mesmo trágico destino que segue destruindo a vida de muitos rios brasileiros.

Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu. Coitado do jacaré! Vieram coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar, mas o dente ainda doía! Descubra como essa história vai acabar, com este livro que Ana Terra escreveu e ilustrou com diferentes técnicas de desenho e colagem. É um livro selecionado para o programa Itaú Cultural.

Amigo secreto – Texto: Eliandro Rocha, Ilustração: Sandra Lavandeira Um amigo secreto pode ser de vários jeitos, pode ser corajoso ou covarde, divertido ou sério, nadador ou corredor, alto ou baixo. Não importa como seja, desde que seja seu amigo. Neste livro, Eliandro Rocha nos mostra o poder da amizade em superar qualquer tipo de diferença.

J

J

O Orfanato da Srta Peregrine, Ransom Riggs O livro que deu origem ao filme de Tim Burton, que vai estrear em setembro deste ano. Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Traduzido para mais de 40 idiomas.

Judy Mood – Texto: Megan MCDonald, Ilustração: Peter Reynolds

Sucesso entre o público pré-adolescente, a série trata de uma menina que movimenta a vida da família, da vizinhança, da 3ª série onde estuda e conquista o coração de todos. Até o momento, já são nove títulos com aventuras de Jody Mood. E ela tem até um fã-clube no Brasil! Conteúdos extras podem ser acessados no site www.judymoody.com.br.

Jornal Design 25


Volta às aulas é na Debianchi Ótica Ajudamos você a cuidar da saúde visual do seu filho e sempre estar atento aos sinais de dificuldade

Atenção total com a saúde visual e o comportamento das crianças na volta às aulas. Esse é o alerta da Debianchi Ótica para os pais. Sabe-se que 80% dos estímulos recebidos pela criança, ocorrem através dos olhos e problemas oftalmológicos não tratados podem comprometer diretamente o rendimento escolar infantil. É necessário fazer uma consulta ao oftalmologista desde pequeno e pelo menos uma vez por ano realizar os exames de rotina antes do início das aulas. Em torno de 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos de grau. Entretanto 80% nunca fizeram exames. E embora 95% dos pais reconheçam que é importante que os filhos façam um exame oftalmológico anual, menos da metade realmente coloca isso em prática. O exame oftalmológico avalia o olho de forma geral, passando não somente por deficiências como astigmatismo, hipermetropia e miopia, mas também em relação a problemas da musculatura do olho que podem causar pequenos desvios. Por isso, é importantíssimo o cuidado com a visão infantil e sempre ir com regularidade ao oftalmologista para que possam ser detectados e evitados problemas que venham prejudicar o desenvolvimento escolar. O primeiro exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes, para que se possa detectar precocemente algum problema. Como a visão se desenvolve progressivamente até os quatro anos, é primordial, durante esse período, que os pais redobrem a atenção para alguns sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção, queixas de visão dupla e embaçada, se apontam para as palavras enquanto leem, se evitam tarefas de perto, se esfregam os olhos etc.

Sinais que os óculos podem ser necessários – Dispersão em sala de aula; – Demora para copiar informações da lousa; – Uma aproximação maior dos olhos ao ler e escrever; – Queixas para enxergar o que está escrito a certa distância. Em casa, os pais também podem analisar se a criança apresenta sinais, como: – Aversão à luz; – Olhos lacrimejando excessivamente; – Olhos vermelhos; – Dor e coceira ocular; Caso esses sintomas apareçam, pode ser um alerta para o uso de óculos de grau.

Divulgação

26 Jornal Design Design Serra 24,5x6 .indd 1

20/01/2017 09:55:55


#dropsdeviagem A iniciativa partiu de mim, professora Janete Ghidini Biazus, com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDISERP, e em janeiro de 2017 acompanhei 30 alunos do Projeto Servir e do convênio com a Secretaria de Turismo para um intercâmbio de estudos durante 22 dias em Vancouver, no Canadá. A viagem, que vinha sendo planejada desde 2015, intensificou o aprendizado da língua estrangeira através da conversação, da pronúncia e do enriquecimento do vocabulário nas três horas de aulas diárias na International Language Schools of Canada (ILSC). Ao final, todos receberam o certificado da escola. Todo suporte foi dado pela agência BEX Intercâmbio Cultural, de Bento Gonçalves.

por Janete Ghidini Biazus

Divulgação

Imagens Arquivo Pessoal

Ficamos hospedados em diferentes homestays (casas de família preparadas para receber estudantes estrangeiros), um grande desafio para todos, pois envolve comunicação e mobilidade. Para o grupo, assim como para mim, a viagem foi fantástica. Conhecemos estudantes japoneses, coreanos e colombianos que também estavam lá para estudar o idioma. O inglês é a língua da globalização, que possibilita o acesso a novas culturas e aprendizados.

Pela terceira vez consegui levar meus alunos ao exterior. Isso prova que com muito empenho e amor ao que se faz tudo se torna possível.

E as três semanas não foram de apenas estudos. Conhecemos os principais pontos turísticos de Vancouver, como o Stanley Park, Jericho Beach, Lynn Park, Museum of Vancouver, Museum of Antrophology, University of British Columbia, Gastown e o Pacific Centre, bem como praticamos snowboarding no Mount Seymor, ice skating e assistimos ao jogo de hockey do Vancouver Canucks, além de visitar a Capilano Suspension Bridge, local onde foram gravadas as cenas do filme Indiana Jones, entre outros. Visitamos Whistler, Victoria, capital da província de British Columbia e Seattle, nos Estados Unidos. A viagem foi longa, 38 horas de conexões, turbulências e imigração, mas superou todas as expectativas. Estou muito feliz e orgulhosa com o grupo maravilhoso que me acompanhou durante o intercâmbio, o suporte da BEX foi perfeito e a amizade que criamos entre nós é muito gratificante e emocionante.

#bexpelomundo

Pra finalizar? Que tal já começar a planejar um próximo intercâmbio? Orlando, Londres, Nova York, Austrália. Porque sempre voltamos diferente de uma viagem!

Agência Porto Alegre Travessa Comendador Batista, 80, sala 01 bairro Cidade Baixa | Contato: 51 | 3414.5036 E-mail: poa@bex.tur.br Agência Bento Gonçalves Rua Visconde de São Gabriel, 396, Sala 56 bairro Cidade Alta | Contato: 54 | 2621.5036 E-mail: bento@bex.tur.br Jornal Design 27


Simone Nicchetti Centro de Beleza: celebrando 2017 em novo endereço O alto astral, bom humor e alegria de viver sempre caminharam lado a lado com Simone Nicchetti. A profissional de beleza, com mais de 12 anos no segmento, é formada pela Academia Internacional Pivot Point e possui certificações em colorimetria pela Schwarzkopf e Gaboni e micropigmentação e designer de sobrancelha pelo Estúdio Luciana Pinheiro, de São Paulo. Simone iniciou 2017 de casa nova: um espaço aconchegante, pensado com todo carinho para bem receber suas clientes. Ao seu lado, Maria Eduarda Nicchetti, a filha mais velha que segue seus passos desde cedo. Além de maquiadora, Maria Eduarda é formada em diagnóstico capilar e colorimetria pela Schwarzkopf. E

Simone Nicchetti e a filha Maria Eduarda Nicchetti

completando a equipe, Priscila Echeberria atua como cabeleireira desde 2007, manicure e também trabalha com limpeza de pele unissex. O novo espaço, de fácil acesso, localizado no bairro Botafogo, atende de terça a sábado, das 10h às 20h, sem fechar ao meio dia, e também oferece uma gama de produtos destinados ao bem-estar de suas seguidoras. Simone Nicchetti pontua, a todo momento, a importância de estar de bem consigo mesma. “O mais importante é a satisfação da cliente, independente de qualquer coisa. Isso é o que realmente me fascina ao final de cada dia de trabalho”, finaliza a empreendedora.

Rua Florianópolis, 504 – Sala 02 Bairro Botafogo (em frente à Academia Corpore) 54 | 2621.5464 / 99206.4747

Simone Pedrucci e Simone Nicchetti

Ana e Karina Hentz (C) com Simone e Maria Eduarda Nicchetti

Simone Nicchetti e Ilda Appio Ranzi

Simone Nicchetti e Joana Alles

Priscila Echeberria, Simone Nicchetti, Maria Eduarda Nicchetti com Sidomar e Elisabeth Mazutti e os filhos Gabriela e Emanuel

Deise e Laura Somensi (C) com Simone e Maria Eduarda Nicchetti

Fotos Silvana Aibel

Alexandre e Leonice Cristófoli com Simone Nicchetti (C)

28 Jornal Design

Maria Eduarda Nicchetti, Adriana Biondo, Lívia Mezacasa, Betina Rui e Simone Nicchetti


Karen Geremia, uma apaixonada pela vida em equilibrio, sempre em busca do aprimoramento técnico e científico, graduada em Biomedicina com habilitação em Patologia Clínica, com Especialização em Biomedicina Estética, Habilitação em Biomedicina Estética pelo Conselho Regional de Biomedicina 5ª região (CRBM 5), Mestre em Biociências e Realibitação e formação em Professional & Self Coaching – PSC. Sua atuação profissional em Biomedicina Estética aliada ao coaching utiliza métodos e técnicas para tratamentos de disfunções estéticas corporais e faciais, envelhecimento fisiológico à derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo, trabalhando com a melhoria da qualidade de vida, ajudando o paciente a aumentar a satisfação pessoal, diminuindo a ansiedade, agindo diretamente na autoconfiança, aumentando a motivação, a autoestima e superando limites. Com a vontade de criar um espaço que busca huma-

Fernanda Fronchetti

Moana, um espaço que busca humanizar a estética nizar a estética sem seguir estereótipos do culto a beleza, proporcionando às pessoas primeiramente uma melhoria na saúde física e em seguida mental, nasce a Clínica Moana, com cuidados da estética de maneira saudável e consciente respeitando o modelo estético e a necessidade de cada paciente. A Moana oferece tratamentos de rejuvenescimento facial e corporal como Preenchimento, Toxina Botulínica, Fios de Dermossustentação, Peeling de Cristal, Peeling de Diamante, Peelings Químicos, Microagulhamento, Skinbooster, Luz Intensa Pulsada, Ledterapia, Procedimento Estético para Microvasos, Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade, Ultrassom de Baixa Intensidade, Radiofrequência, Carboxiterapia e Mesoterapia. “Cuidar do corpo e a mente não tem nada a ver com parecer bem ou igual em uma sociedade, mas sim estar bem com a pessoa que mais importa, você.”

Jornal Design 29


Pizza gourmet, uma experiência única

Divulgação

O diferencial, além de estar no lugar que a pessoa escolheu, são os ingredientes refinados. Produtos de alta qualidade, massa 100% italiana, com no mínimo 24 horas de fermentação, atingindo seu nível máximo de aeração e os sabores inusitados das pizzas

JantarSobAsEstrelas Informações: 54 3453.8000 30 Jornal Design

ria, mas, principalmente, à necessidade do público em apreciar novas experiências gastronômicas. “O diferencial, além de estar no lugar que a pessoa escolheu, são os ingredientes refinados, como queijo brie, alho negro, presunto cru. Enfim, produtos de alta qualidade, massa 100% italiana, com no mínimo 24 horas de fermentação, atingindo seu nível máximo de aeração e os sabores inusitados das pizzas”, diz Ronei. A equipe se responsabiliza por toda a preparação em seu evento, inclusive abertura de massas e cocção da mesma. Os eventos podem ser agendados em qualquer dia e horário. O número mínimo de convidados para deslocamento da equipe são 20 pessoas. “Valor acessível no conforto de sua casa ou salão de festas, discrição total e uma aula sobre o universo da pizza, com o selo de qualidade da Sapore Sublime”, finaliza Ronei. Para contatar a pizza gourmet na sua casa, entre em contato pelos fones: 9989.1998 ou 3451.3160.

Foto Jornal Design

Comer pode ser uma experiência única, que transcende e mistura milhares de sensações. O segmento de pizzaria não para de crescer e, para conseguir destaque em um mercado tão competitivo, o sócio da Pizzaria Sapore Sublime, Ronei Fernando da Silva, fez uma especialização na Scuola Italiana Pizzaiolli, onde atingiu aproveitamento máximo, e a Sapore Sublime obteve habilitação para realização de eventos fora da Pizzaria, no local de seu evento, sua casa, onde você quiser receber seus amigos. Antes de falarmos sobre o que  é uma pizzaria gourmet e sobre a razão de seu sucesso no mercado, é importante definirmos a palavra “gourmet”. Gourmet é o nome dado ao estilo de culinária que é considerado mais elaborado, requintado e, portanto, deve atender às exigências de um consumidor de gosto apurado em relação à apresentação dos pratos e, neste caso, pizzas. O estilo gourmet, quando adaptado às pizzas, tem atraído muitos adeptos devido à popularidade da igua-


Divulgação

Alerta de tendência: transparência “naked” por Gabriela Francio | Assessora de Moda

Se você curte moda e acompanha passarelas ou red carpets de premiações, já deve ter reparado: as transparências estão mais ousadas do que nunca!  A ideia da nova tendência que conquistou as celebridades, conhecida como “Naked”, é deixar o corpo todo à mostra, cobrindo apenas o essencial. Com seu início em 2016, essa tendência continua ganhando destaque neste novo ano. A regra é deixar o corpo à mostra, porém coberto com algum material que exiba a silhueta graças à transparência, como um vestido todinho transparente combinado com sutiã e hot pants, por exemplo. Além das hot pants pretas, vale também apostar em um body por baixo ou um minivestido ajustado. Além disso, destacam-se também as combinações de transparência com tops nude, uma maneira de deixar o look menos sexy, já que assim o sutiã não vira um destaque da produção.

Na transparência “Naked”, o preto é a preferência mor, já que deixa tudo mais chique e elegante, principalmente para eventos com um código de vestimenta mais formal. Porém, na passarela, desfiles mostraram diferentes experimentações: transparências divertidas na coleção da Fendi e Elie Saab, ou ainda com uma pegada girlie na coleção de Giambattista Valli. A tendência é ousada e muitas vezes, para as mais discretas, falta coragem de apostar na novidade. Porém a solução é simples, basta optar pelas versões mais contidas: bordados, brilhos estratégicos e tecidos com textura (como a própria renda), que ajudam a desviar a atenção da transparência. Mas lembre-se, o importante na montagem e escolha de qualquer look é que ele possa refletir a sua personalidade e que você se sinta confiante. Afinal, a moda nada mais é do que uma extensão de você mesma, e um modo de expressão.

Jornal Design 31


Escritório Boutique : inovação e referencial para atendimento personalizado de questões tributárias

Fotos Silvana Aibel

Conheça as propostas desse conceito inovador em assessoria empresarial:

Dra. Silvana Robetti, Dr. Roberto Meggiolaro Júnior e Dra. Mônica Spader integram a equipe especializada em direito tributário

Nossa região sempre foi reconhecida pela veia empreendedora, porém, no atual complexo ambiente de negócios no Brasil, as questões que envolvem obrigações fiscais, juros altos, impostos elevados e taxas que dificultam o acesso ao crédito, acabam intimidando jovens empresários e até mesmo as grandes empresas, com anos de mercado. E foi justamente esse conjunto de transtornos que motivou três advogados a apostar em um serviço de assessoria empresarial com ênfase na gestão tributária, objetivando proporcionar maior solidez e vantagem competitiva às empresas. Dra. Silvana Robetti, com especialização em direito tributário pela Escola Superior de Magistratura Federal - ESMAFE, chefiou a Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional em Caxias do Sul e aposentou-se após 26 anos na função pública de Procuradora da Fazenda Nacional. Juntamente com a Dra. Mônica Spader, advogada, especialista em Direito Público e Trabalhista pela UNISINOS, atuou como assessora de gabinete na Seccional da Fazenda Nacional em Caxias do Sul. Em parceria com o Dr. Roberto Meggiolaro Júnior, advogado e contador, com especialização em Direito Tributário pela UFRGS e membro integrante da MCR Advogados

32 Jornal Design

Associados, do qual os três profissionais citados constituem uma ramificação especializada. Juntos criaram um núcleo de atendimento com um conceito diferenciado, totalmente personalizado, priorizando as necessidades de cada empresa e o tempo de seus empresários; um escritório boutique.

• Planejamento tributário e fiscal com orientação, dentro dos permissivos legais, a reduzir a carga tributária de maneira lícita; • Planejamento societário e patrimonial; • Advocacia comercial preventiva, de modo a evitar conflitos judiciais em grande espectro; • Constituição de holdings familiares e patrimoniais, preservando uma estrutura que já existe, levando em conta as questões tributárias e sucessórias, de modo a proteger o patrimônio com racionalização de tributos e questões sucessórias com a potencial entrada de outras pessoas no núcleo familiar; • Revisões de débito lançados pelo Fisco Federal, Estadual e Municipal, com acompanhamento dos respectivos procedimentos na esfera administrativa ou judicial e ajuizamento de ações com questionamentos sobre exigências tributárias ilegais; • Assessoria em casos de autuação fiscal; • Elaboração de pareceres de assuntos tributários complexos; • Análise de risco e definições de estratégias na área tributária; • Parcelamentos e recuperação de tributos pagos indevidamente ou de modo a evitar pagamentos indevidos; • Acompanhamento permanente e pessoal dos casos, inclusive nos despachos judiciais; • Atuação em processo penal tributário; • Enfoque em Direito Aduaneiro (importação, exportação, regime drawback, regimes aduaneiros especiais, multas e pena de perdimento de produtos importados, classificação e valoração aduaneira, questões antidumping; • Assessoria na revisão e confecção de contratos comerciais e civis.

Rua General Gomes Carneiro, 436 - sala 20 Rua Saldanha Marinho, 695 - sala 702 Centro | Bento Gonçalves Telefones: 54 | 3052.0920 / 3055.2878 99163.8725 / 99695.2175 / 99151.4201


Você já conhece o Armazém das Conservas?

Divulgação/Armazém das Conservas

Ana Cris Photo

Localizado na rua Guilherme Fasolo 1013, no bairro Maria Goretti, o Armazém das Conservas não pode ser definido apenas como uma única palavra, vai muito além de uma delicatessem. A loja oferece a seus clientes uma grande variedade de produtos frescos e congelados, nacionais e importados. Além de fornecer produtos a granel como sementes, grãos, temperos, pimentas, o Armazém é também distribuidor das conservas Coblens em Bento e região. É somente no Armazém das Conservas que você encontra toda a linha de congelados do Personal Chef, fabricada ali mesmo. São pizzas, pães recheados, calzones, cucas, quiches, pratos prontos e molhos elaborados artesanalmente, sem qualquer aditivo químico ou conservante. Produtos de qualidade com

sabor de feito em casa. Além disso, a loja ainda oferece cursos de gastronomia, cujo cronograma para este ano já encontra-se no site. Realiza também eventos, jantares, confraternizações, aniversários, não importa se grande ou pequeno, com a assinatura do personal chef Lorenzo Cavallet. Somado a tudo isso, no Armazém das Conservas você vai encontrar queijos, vinhos, espumantes, pão caseiro, produtos diet, sem glúten e sem lactoes, massas caseiras, biscoitos, geleias, e muito mais. Venha nos visitar e surpreenda-se! Quer saber mais sobre as nossas produções diárias e promoções? Venha fazer parte no nosso grupo no whats. Entre em contato e cadastre-se 34523031.

Horários de Atendimento: De segunda a sexta das 9h às 11h45min 13h30min às 18h45min e aos sábados das 8h30min às 12h Guilherme Fasolo, 1013 Bairro Maria Goretti | Bento Gonçalves - RS 54 | 3452-3031 / 9903.3411 Oferecemos tele-entrega! armazemdasconservas@hotmail.com Armazém das Conservas

Jornal Design 33


Sociais A nova diretoria do Sindmóveis para o biênio 2017/2018, presidida por Edson Pelicioli (C)

Vinicius Peruffo, Daniele Capellari e Valdir Possamai

Juliana Pereira, Mariana Bertuol e Fabiana Ruaro

Eunice Pigozzo e Roberto Vargas, da livraria Dom Quixote

Na noite das Estrelas do Padel Pro, as estrelas e os anfitriões, Matheus e Deise Scotton, Débora Reis, Juliano e Lucas Bergamini

Fernanda Abarzúa e Vinicius Branchi

Marcos Carbone e Marisa Cislaghi

Fotos Jornal Design

Nica Howes - arte e fotografia

Na troca de diretoria da AEARV, Vinicius e Kelly Peruffo, Daniele e Daniel Capellari

34 Jornal Design

Maria Clara feliz na festa de seu 1º aninho, para o orgulho dos papais Greice Rosina e Enio Bianchetti


Lucas Ancewski, Tais Féo, Andreia Seben Ancewski, Leandro Ancewski, Elisabeth Baruffi Ancewski e Benildo Ancewski

Fábio e Mônica Studzinski, Ledovina Peliciol, Adriana e Edson Pelicioli, Idelúzia Andrade de Mendonça e Rosemarie Loer

Daniel Amadio, Gilberto Durante, Enio de Paris e Cândida Cervieri

Adriane De Santi e Rosangela Jardim

Mirian Tecchio, Alice e Honorino Tecchio, Elise e Claudinei Wronski e Marcelo Piccoli

Euclides e Maristela Longhi

Catarina e Henrique Bertolini

Diretoria e equipe Affemaq: Ivanio Arioli, Paula Giordani, Renato Nunes, Aline Scatolin, Vitor Hugo Polo, Fabiane Cristina Spiça, Giovanni Rodrigues e Suelen Salvati

Merlo Fotografias

Merlo Fotografias

Richeli Bellé e Vinicius Benini

Merlo Fotografias

Adriana Pelicioli, Débora Ancewski e Jaqueline Benini

Associados da Affemaq reunidos na posse da nova diretoria para o biênio 2017/2018

Ivânio Angelo Arioli, Laudir Piccoli, Renato Nunes, Henrique Tecchio e Andrey Arcari

Jornal Design 35


O DESIGN DA MARCA MAIS DESEJADA EM ENDEREÇO EXCLUSIVO PARA VOCÊ. Visite uma loja Todeschini e conheça o design, qualidade e sofisticação de uma marca Top Of Mind.

Todeschini Bento Gonçalves Rua Gal. Gomes Carneiro, 130 | Centro | 54 3454 1499 | 3452 7373 Todeschini Caxias do Sul Av. Therezinha P. Sanvitto, 80 | Em frente ao Shopping Iguatemi | 54 3215 3957

Jornal Design | Edição 66  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you