Page 1

Ano X - Edição 102- Março/2020


Editorial Março é um mês bastante movimentado não só na Serra Gaúcha, mas no país inteiro. Dizem que o ano começa após o carnaval, mas pra gente o motivo de destaque não é esse, mas sim nós, mulheres, fortes e determinadas! Não, este não é um editorial feminista, longe disso, o sentido aqui é enaltecer e respeitar a trajetória de cada uma e, muito além, inspirarmos umas às outras. É o mês da mulher! Na Capital do Vinho, o agito será com a maior feira do setor de móveis da América Latina, a Mo-

velsul Brasil 2020. De 16 a 19 de março, a indústria moveleira nacional apresenta seus lançamentos ao varejo e importadores na 22ª edição do evento. Como todo o movimento precisa de um momento de calmaria, queremos convidar você a refletir sobre o quanto de autocuidado você tem dedicado à sua vida. Que tal criar uma rotina de cuidados com você mesmo? E como o autocuidado também está relacionado ao estilo, moda e beleza, trouxemos as tendências para o outono/inverno.

Silvia Aibel Perusso @silviaaibel Diretora Jornal Design

Capa Andréia Zucchi, Susana Giordani, Cristiane Sonza, Evandra Stringhini, Gabrielle Signor Rodrigues e Jana Brun Nalin Cenário: Epopeia Italiana Fotos: Zéto Telöken Fotografia


VIDA Cuidar de si mesmo é um ato de amor! A verdade é que na correria do cotidiano, as vezes mal temos tempo de parar e pensar sobre como tratamos a nós mesmos. A reflexão sobre o assunto é muito importante!

NEGÓCIOS A 22ª edição da Movelsul movimenta a Serra Gaúcha em março. Entre os dias 16 e 19 de março, a indústria moveleira nacional apresenta seus lançamentos na Fundaparque.

ESTILO Que os looks outono/inverno 2020 são pura elegância todos concordamos, mas qual será a tendência da vez? Confira na coluna de moda desta edição.

CASA O fortalecimento feminino é assunto interessante e que precisa ser debatido a todo momento. Conheça a história de mulheres que inspiram e se tornam líderes em suas profissões em Bento Gonçalves.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


O reflexo do autocuidado uma boa postura. O sono é também influenciado de forma positiva por quem coloca os exercícios em sua rotina”, afirma. Mas a prática regular não auxilia apenas no funcionamento do corpo físico. Estudos já comprovaram que o exercício equilibra substâncias no cérebro que são responsáveis pela sensação de bem-estar. “A endorfina, por exemplo, conhecida como o hormônio do prazer, é ativada com o exercício físico, auxiliando na saúde mental e emocional. Com o passar dos dias – ou treinos – os alunos passam a se enxergar de uma forma mais positiva. Ouso dizer que passam a gostar mais da imagem que veem no espelho, aquela que reflete desejos, sonhos e uma sensação de liberdade. Isso mesmo: liberdade! Segundo Foulcault, cuidar de si mesmo – ou, exercitar o autocuidado – é um sinal de liberdade”, conta Sinara.

O quanto de autocuidado você tem dedicado à sua vida? Que tal criar uma rotina com você mesmo?

“A espiritualidade é uma jornada interna, é uma busca pelo autoconhecimento muito além de crenças e religiões. É quando passamos a olhar para dentro, em busca de respostas. É quando nos conectamos com nossa essência e entendemos de forma mais clara e significativa tudo que acontece ao nosso redor”. Assim, Tatiane da Rosa, proprietária da Ametista Boutique Esotérica descreve a importância do lado espiritual para a mente e o emocional. Para ela, a partir do momento que você sabe onde está, o que busca e o que espera de si mesmo, você se vê com mais amor. “Na Ametista buscamos auxiliar todos, independente do que esteja buscando. Procuramos dar um atendimento personalizado, ouvindo o que cada pessoa busca e em cima disso apresentamos produtos e explicamos sobre o uso e conceito deles, mas acima de tudo que auxilie na cura buscada. Também oferecemos cursos, vivencias e estudos, todos focados na espiritualidade e principalmente na auto cura”, relata Tatiane.

O estilo de vida influência diretamente na saúde física, emocional e mental por diversos aspectos. O exercício físico é provavelmente o primeiro que vem à mente quando falamos de saúde, pois ele age nas esferas física e mental, além de proporcionar mais qualidade de vida. Sinara Gnoatto, profissional de educação física e responsável técnica da Phantom Academia, explica que o hábito deixa o corpo mais disposto e preparado para as atividades da vida diária, bem como auxilia a lidar com adversidades. “O praticante assíduo de exercícios físicos tem uma melhora no sistema imunológico, pois regula o intestino, diminui o colesterol, previne diabetes, auxilia na diminuição das dores crônicas, ajuda a controlar a pressão sanguínea, diminui o risco de doenças cardiovasculares, dentre outras. Também ajuda a controlar o peso corporal e sua prática planejada melhora o tônus muscular e o alongamento, fatores fundamentais para manter

í a

vem

para você com + de 59 anos

4 Jornal Design

O cuidado começa de dentro para fora

um plano de saúde diferente de todos que você já viu.

Você só pode sentir o que pensa! O Yoga é basicamente composto de asanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios de respiração), relaxamento e meditação. O instrutor de Yoga do Centro Hridraya, Luiz Gustavo Dall’Agnol, explica que a prática leva em consideração diferentes dimensões do ser humano. “Emoções, pensamentos e motivações também devem ser considerados ao longo das aulas de yoga. O hábito, além de facilitar a realização dos objetivos que cada um tem para sua vida, como o cultivo da saúde, diminuição do estresse, melhora da concentração, performance, entre outros. Ele também convida à autopercepção e o autoconhecimento que nos permite avaliar se a forma como estamos conduzindo nossa vida e perseguindo nossos ideias está resultando em satisfação pessoal, como bem-estar e harmonia em nossos relacionamentos e ambiente de trabalho ou apenas criando novas tensões e sobrecargas”, alerta. As aulas de Yoga promovem não apenas exercícios mecânicos que resultam em saúde para o corpo, muito mais do que isso, é um convite a observar e sentir. Você ganha tempo para estar com você mesmo, lembra Dall’Agnol. “Todos nós sofremos oscilações emocionais, mas através da prática de autopercepção que o Yoga convida, você manifesta a possibilidade de ser menos reativo e mais ponderado em relação às surpresas e altos e baixos que todos nós vivenciamos no dia a dia. Se você está sobrecarregado e estressado, se torna muito mais difícil administrar as emoções quando elas surgem de surpresa”, explica. Porém, o instrutor reitera que a integração de várias atividades e escolhas saudáveis para a sustentação de bons hábitos é que podem trazer mudanças e mesmo curas, tanto no âmbito físico como emocional para o ser humano. “Bons hábi-

ANS-nº 34255-6

A reflexão sobre o assunto é muito importante. Mas se você ainda não compreende o que seria isso, fique tranquilo! Muitas coisas podem significar autocuidado: um simples e breve entendimento sobre hábitos antigos bons ou ruins, como também a prática de exercício físico, alimentação saudável, estética, terapia, meditação, cuidado espiritual, entre outros. Tudo aquilo que lhe mantém em um estado de relaxamento, calma ou prazer, pode ser considerado como cuidado e amor próprio. Mas o mais importante disso tudo ainda é compreender sobre quem é a pessoa mais importante do mundo na sua vida: você!

Yoga como aliado no processo de autoconhecimento Foto Ezequiele P Ventura

O self-care ou autocuidado, não é apenas mais um termo que está na moda. Cuidar de si mesmo é um ato de amor! A verdade é que na correria do cotidiano, as vezes mal temos tempo de parar e refletir sobre como tratamos a nós mesmos. Conhecer as respostas e os sinais do nosso corpo, as limitações e o caminho para uma vida saudável podem fazer uma diferença tremenda para saúde física e mental.


tos integrados são fundamentais para prevenção ou cura de doenças. E a prática de Yoga pode contribuir muito se incluída nestes hábitos”, avalia Dall’Agnol. O profissional acredita no autocuidado como algo essencial não apenas para o bem-estar pessoal, mas também para o coletivo. “No yoga você se desenvolve e progride, encontra seus limites físicos ou mentais e trabalha para a superação, mas ao mesmo tempo é encorajado que você aprecie sua própria companhia, o seu momento presente e descanse. É encorajada a auto-observação que resulta no autoconhecimento e permite a você reavaliar suas formas de tratamento consigo mesmo e com o mundo.”, revela. “Muitos, com a prática frequente do yoga se consegue desenvolver uma atitude um pouco mais contemplativa e tranquila sobre os fatos que ocorrem no nosso dia-a-dia, no final das contas a prática não consegue remover os estressores, mas é muito útil na melhora do relacionamento com eles. Na rotina diária atualmente tenho metas, demandas a cumprir, pressões internas e externas de rendimento, além de estar imerso num mundo totalmente conectado, com informações e atualizações que ocorrem diariamente, enfim algumas vezes não é fácil administrar e executar todas as funções vinculadas ou não diretamente com o trabalho de forma satisfatória. O yoga com certeza é um excelente auxílio na prevenção de doenças emocionais e até físicas, além de contribuir no tratamento de algumas patologias, mas claro que necessita de dedicação, continuidade e um grau de paciência durante a prática. O cuidado contínuo com a mente, a diminuição de pressões e o sentimento de gratidão, são de muita importância para manutenção de uma mente sadia”, Vilson Gentil Foletto Júnior, 38 anos, médico

“Frequentemente, ignoramos o impacto que a nossa condição emocional tem em nossas relações, nas nossas decisões e até em nossa condição física. Nós buscamos respostas racionais para os eventos de nossa vida, mas as respostas estão dentro e não fora. Há que se entender a nós mesmos para, só então, buscar a compreensão do mundo e dos outros. Pode parecer difícil com tanto ruído e informação a que estamos diariamente expostos, mas é preciso destinar um tempo e cuidar do nosso bem mais precioso que é nosso corpo, espírito e sentimentos. Essa é uma fase crucial de minha vida em termos de autocuidado e autoconhecimento. Por mais que eu tivesse uma vida superficialmente saudável em se tratando de alimentação e exercícios físicos, frequentemente negligenciei a mim mesma, fazendo más escolhas e não sabendo gerenciar o tempo de maneira correta e também cuidar de mim. Mas no tratamento do câncer isso passa a ser prioritário, pois não vejo como terceirizar minha cura à equipe médica. Embora eu siga ativa

profissionalmente, precisei repensar meu estilo de vida e tomar uma decisão que tem sido crucial para favorecer o tratamento: criar uma rede de apoio com terapias alternativas que pudesse fortalecer corpo, mente e espírito. O Yoga faz parte da minha rede, assim como reiki, acupuntura, terapia e fitoterápicos. Para mim, a prática de Yoga é o momento do dia em que me concentro nas respostas do meu corpo, em meu fluxo respiratório. É quando percebo a mim mesma e quando acalmo minha mente – um pouco que seja. Com o tempo no yoga, a prática física passa a ser uma prática também mental, melhorando nosso padrão de pensamento e contribuindo para que possamos construir uma versão melhor de nós mesmos. Mas gostaria de sugerir que ninguém esperasse a doença para tomar essa decisão. O que vejo hoje é que uma rede de autocuidado construída na saúde é uma poderosa ferramenta de prevenção e uma forma de demonstrar o nosso autoamor”, Ana Carolina Azevedo, jornalista.

A beleza do autocuidado Amar-se é aceitar a beleza da sua forma mais natural e diversa. Amar-se é cuidar-se, resgatando a própria identidade e proporcionando a si mesmo liberdade, felicidade e conforto. Engana-se quem pensa que cuidar da beleza exterior não é um autocuidado. Elaine Casagrande Sanches, cabeleireira, afirma que a atenção que damos a aspectos simples de rotina, como o cuidado com o cabelo, pele e unhas são pequenas ações que tem consequência direta na autoestima. O empoderamento através do cuidado com a estética atinge todas as idades, deixando as pessoas

mais confiantes. “Quando nossas clientes entram no salão para realizar qualquer que seja o serviço desejado já é uma demonstração de que vem em busca de uma melhor imagem pessoal. Temos a satisfação em deixarmos eles felizes”, relata.

Adquira semanas de tratamento e ganhe meses de benefícios.

R. Treze de Maio, 675, São Bento - Bento Gonçalves/RS

(54) 3452-6512

magrassbentogoncalves | magrassoficial

magrass.com.br Jornal Design 5


“O yoga é uma das maneiras mais sinceras de autocuidado. Toda vez que você faz uma introspecção e acessa a sua verdadeira identidade, as suas necessidades mais genuínas surgem e dar atenção a elas é fundamental para a saúde mental e física também. Através de posturas, respiração e concentração, o Yoga é capaz de tratar ou manipular todas as esferas da vida. Ganhos significativos nos âmbitos mental, espiritual e emocional são percebidos com a consistência do hábito. Ao mesmo tempo, o físico é trabalhado com o sentido de permitir que o alongamento, força e permanência nas posturas permitam a realização de desbloqueios energéticos que nos trazem autoconhecimento.

Foto Cibele Tremea Fotografia

Acupuntura, fitoterapia e reiki

Criar uma rotina saudável é fundamental, embora nem sempre seja um caminho fácil, por envolver questões que vão além do físico, da alimentação balanceada e dos check-ups regulares. Inclui também o autocuidado com o corpo, a mente, os pensamentos e as emoções. A acupuntura é uma medicina de mais de 8 mil anos, que atua com o todo, buscando fortalecer o paciente e assim des-

SUA

O trabalho do yoga junto ao emocional fortalece crenças positivas e desestrutura lenta e gradualmente as negativas. A introspecção traz à tona desafios ou vulnerabilidade que nem sempre queremos ver em nós mesmos. Mas as demais práticas associadas às posturas nos fortalecem para permitir a manifestação da vida exatamente como ela é e, ainda assim, perceber o divino em tudo isso. Meu trabalho é lidar com pessoas de diversas regiões do país e diferentes nacionalidades. Cada um traz consigo um histórico de formação de valores e crenças muito particular. Dificuldades de entendimento sempre aparecem quando perdemos a capacidade de nos conectarmos enquanto simples seres humanos. Nesse sentido, o contruir doenças, explica a Acupunturista e Fito terapeuta, Michele Gelmini. “A medicina Tradicional Chinesa acredita que a patologia nasce antes no emocional do paciente, quando não estamos de bem com a vida, deixamos de nos dar atenção e o corpo padece. É nisso que focamos, na raiz do problema, não apenas na sintomatologia”, conta. Na acupuntura, é feito o uso de agulhas, que são punturadas no acuponto, localizado no meridiano energético. Uma pessoa equilibrada energeticamente não fica doente, conforme explica a profissional. “O stress é a “doença” da vez. Ele acaba com a qualidade de vida de qualquer pessoa. Eu o considero, de certa forma, um inimigo oculto. Se o paciente procura por terapias que cuidem dele como um todo, ele não vai padecer. Dificilmente ficará doente, pois vai automaticamente se alimentar melhor, ter hábitos mais saudáveis. As pessoas deveriam procurar as terapias não só para tratar doenças, mas sim para preveni-las”, afirma Michele. As pessoas acabam tendo medo das agulhas,

ego determina as reações das pessoas e influência na sua autoestima. A imagem que temos de nós mesmos normalmente é chamada de autoestima, embora eu acredite que a força que nos faz acreditar no nosso potencial pode ser o verdadeiro significado dessa expressão. Acredito que a doença física pode ter diversas origens. Entretanto, é importante compreender que a sutilidade do campo emocional é maior do que a do campo físico. Isso quer dizer que o “tratamento” emocional ocorre dentro das suas limitações de tempo e espaço e a cura física pode ser um reflexo diretamente relacionado à uma melhora do emocional”, Richard Biazus Dosso, 36 anos, Analista de Marketing de Relacionamento por falta de conhecimento. Para a profissional, a acupuntura, quando feita por um profissional habilitado, é praticamente indolor. Michele reitera que o tratamento é muito eficaz tanto para dores emocionais, quanto para físicas, alinhando a energia nos órgãos, devolvendo a qualidade de vida ao paciente de forma 100% natural. “Eu costumo aliar a fitoterapia, com a acupuntura e o reiki e tenho resultados magníficos.”, relata. O profissional precisa fazer um diagnóstico oriental, sem ele o tratamento é paliativo. A fitoterapia é um trabalho feito com ervas, tanto brasileiras quanto chinesas, a fórmula é montada de acordo com o diagnóstico oriental. “Ao contrário do que muitos acham, a fitoterapia tem um efeito rápido, desde que seja utilizada a erva certa para aquele paciente e seja tomada sob a orientação do profissional. O reiki é utilizado para repor a energia do paciente esgotado, eu costumo fazer reiki nas agulhas antes da sessão, por exemplo. Uma está ligada a outra”, explica Michele.

*CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA

IMAGEM ILUSTRATIVA

IDADE

SEU

DESCONTO � o� rt � �n � t� M 5 � n 6 % c� 65 �es

6 Jornal Design

lo� o� � � C �n 70 �� 70% sc�nt� �e


Alimentos saudáveis podem reduzir os sintomas do climatério e menopausa Calorão, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e até lapsos de memória. Esses são os principais sintomas da menopausa, praticamente os mesmos da tensão pré-menstrual, porém mais acentuados e com efeitos prolongados. Mas o que fazer quando esses incômodos aparecem? O Armazém Fit Store de Bento Gonçalves oferece produtos que ajudam a passar por cada fase com mais tranquilidade, amenizando os sintomas da primeira menstruação à

Para tensão pré-menstrual: Óleo de prímula: o óleo de prímula apresenta uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir, especialmente o ácido gama linolênico (GLA), que ajuda a aliviar sintomas da TPM.

F

menopausa. Cada uma dessas características exige nutrientes específicos. O principal motivo desses desconfortos, segundo especialistas, é o desequilíbrio do estrogênio e da progesterona, que são os hormônios femininos produzidos pelos ovários. Alguns alimentos naturais possuem propriedades que agem diretamente no corpo, resultando em benefícios à saúde da mulher. Quando o período menstrual chegar ou a menopausa, o corpo já estará nutrido para recebê-las. O Armazém Fit Store é considerado uma das maiores redes de produtos naturais e saudáveis do Brasil, trazendo o que há de melhor e mais inovador para este público. Além de oferecer produtos que auxiliam na saúde feminina, o espaço conta também com liAveia e alimentos integrais: ajudam a regular os níveis de dopamina e serotonina, trazendo bem-estar e tranquilidade.

nhas de alimentos cosméticos e outras diversas utilidades que englobam necessidades específicas, como produtos sem lactose, sem glúten, orgânicos, sem açúcar, veganos, vegetarianos, low carb, suplementação esportiva, entre outras categorias.

Para pré-menopausa e menopausa: Maca peruana: alivia os sintomas da menopausa, diminuindo o estresse das células endócrinas, ajudando a restaurar o vigor deste sistema do organismo.

Fotos Divulgação

Óleo de borragem: também rico em GLA, além de ajudar nos sintomas da TPM também contribui para os da menopausa.

F

Vitaminas D e E: com funções que ajudam contra dores, inflamações e potente antioxidantes, já existem estudos que mostram efeitos positivos com o uso contínuo contra a cólica menstrual.

Semente de abóbora: rica em vitamina E, a semente é repleta de fitoestrógenos naturais e antioxidantes, que trazem benefícios contra cólicas comuns e os sintomas da endometriose.

F Nozes: melhora a lubrificação feminina, além de combater o desconforto das ondas de calor, causados pela menopausa.

F

Cápsula de amora: é uma combinação da amora concentrada com biotina e outras três vitaminas essenciais para a mulher nesta fase da vida.

Ômega 3: é considerada a gordura boa para o organismo, sendo benéfica para saúde cardiovascular e colesterol, além de manter a vitalidade da pele e melhorar o humor.

Grão de Bico: rico em proteínas, também possui uma boa combinação de aminoácidos, ajudando a evitar a menopausa precoce.

F

Jornal Design 7


9 medidas para fortalecer o autocuidado na alimentação da mulher Nós somos mães, esposas, profissionais e não importa a idade: nós precisamos ter cuidados diferenciados com a saúde devido termos muita gente que depende de nós! Precisamos estar vigilantes e preparadas para a nossa rotina. O autocuidado é essencial para poder garantir uma boa qualidade de vida. Para driblar a rotina, o ideal é seguir algumas medidas preventivas e eu compartilho com vocês 9 das que eu pratico no meu dia a dia e que me ajudam muito, espero que gostem!

de dieta. Como? Algumas dicas importantes: a) Jogue fora livros, revistas e informações sobre calorias, dietas e medidas que prometem uma perda de peso RÁPIDA. b) Pare de seguir perfis tóxicos com estereótipos que impõe um modelo irreal de corpo e estilo de vida. Acredite: muito daquilo NÃO é verdade. c) Permitir que outras pessoas e informações sem fundamento determinem o que, quanto e quando você irá comer só aumenta aquela sensação de fracasso e dispara atitudes sabotadoras.

1. Faça as pazes com a comida Isso não quer dizer comer o que quiser, em qualquer momento e sem nenhum critério de escolha. E sim, fazer perguntas como: “eu realmente quero comer essa preparação?”; “agora vou curtir mais um chocolate ou um queijo?”. Indagações simples assim ajudam a considerar o que você realmente quer comer e se permitir de forma incondicional. Quando não nos questionamos, somos presas fáceis daquela síndrome de Jaqueline. Conhece? “JÁ QUE comi isso, vou comer aquilo”. Ou seja, quando nos colocamos regras da dieta, achar que houve uma violação pode desencadear um comer transtornado e fazer com que não respeitemos nossa fome, saciedade e satisfação. Entende? Imagine uma criança que é proibida de fazer alguma coisa. Provavelmente você ficará com aquilo na cabeça o dia todo e acabará caindo

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

8 Jornal Design

4. Lide com emoções sem usar a comida

em tentação. Dieta é igualzinho. Por isso, vale a pena procurar ajuda profissional para lidar melhor com a transição, até porque cada pessoa tem sua individualidade. 2. Identifique gatilhos na qualidade e quantidade Sempre que procuramos uma dieta ou um profissional para auxiliar nesse processo, queremos algo concreto nas mãos, seja uma tabela ou a imposição de quantidades. Acontece que o “comer mal” é muitas vezes mais um sintoma do problema do que o problema em si. Se não refletirmos sobre o que gera um comportamento sabotador, nenhum papel ou prescrição dará conta. O processo de autoconhecimento é fundamental para identificarmos os gatilhos que levam a comportamentos negativos. Esses gatilhos podem ser: ansiedade, tristeza, alegria, cansaço, situações específicas em casa ou no trabalho, etc. Apenas quando trabalhamos o que antecede a ação é que podemos pensar em estratégias eficazes de mudança. Do contrário, estaremos sempre focando no sintoma e não sairemos do lugar. Como diria aquele dito popular: aceita, que dói menos.

3. Rejeite a mentalidade de dieta Quando alguém diz “estou de dieta”, o que sempre nos vem à mente? A velha frase “não pode isso ou não pode aquilo”, certo? Com restrições, as dietas desregulam as funções da fome, apetite e saciedade. Exemplo disso são as dietas de início de ano que por volta de março nem são mais lembradas, quem dirá perto da Páscoa. A saída para não cair nessa armadilha é rejeitar a mentalidade

Não posso negar a ligação da comida com o emocional em vários sentidos. Usamos o alimento para demonstrar nosso amor e carinho da mesma forma que nos sentimos amados quando recebemos comida de presente. Rituais e celebrações sempre são acompanhados de comes e bebes. Nosso estado emocional influência o desejo de comer em diferentes níveis: seja comer menos, seja comer mais. Isso é completamente normal, o problema está em usarmos a comida para tapar buracos emocionais ou lidar com problemas que não têm nada a ver com ela. A isso damos o nome de comer emocional: ingerir alimentos na tentativa de regular emoções. É um aprendizado, que em geral, trazemos desde pequenos. Somos ensinados a usar comida como prêmio ou consolo. Outro fator que acaba causando dificuldade na diferenciação entre fome e saciedade que pode ser gerado na infância, quando os responsáveis pela criança acabam não respeitando o limite de quantidade que ela própria sinaliza, forçando a barra para que “limpe o prato”. Essa atitude pode gerar um adulto que só se sente saciado quando está estufado ou cheio.


Fotos Divulgação

Aprender a reconhecer e manejar qualquer disfunção emocional, como ansiedade ou depressão, por exemplo, é o primeiro passo para intervir de forma mais racional e direta. Procurar ajuda específica para tratamento e encontrar o equilíbrio e autoconhecimento de sua fome física versus sua fome emocional faz parte da busca por uma alimentação saudável. Além disso encontre outras formas de trabalhar esses sentimentos, como yoga, meditação ou exercícios físicos.

5. Respeite seu corpo Quando você se olha no espelho, qual imagem vê? O conceito de imagem corporal vai além dos contornos refletidos nele: envolve o que pensamos, sentimos e fazemos pelo nosso corpo. Hoje em dia há cada vez mais insatisfação com relação à nossa imagem, até porque a imposição de padrões estéticos e a cobrança para se encaixar neles nos empurram cada vez mais contra a parede. Isso não acontece só com mulheres. Homens também sentem de forma negativa a superexposição e valorização extrema do corpo. Não quero dizer com isso que temos que nos amar acima de tudo e abrir mão de qualquer possibilidade de mudança. Mas é preciso começar a aceitar nossa genética e adotar es-

tratégias de mudança que respeitem nossa estrutura – não só corporal, mas também social, de valores, de crenças, etc. Além disso, cultivar hábitos mais saudáveis vai além do quanto de peso perdemos. A mudança comportamental é essencial para resultados em médio e longo prazo, tanto quanto buscar ajuda para tratar de

nosso corpo com gentileza, bondade e respeito. 6. Exercite-se: prioridade não negociável

Mexer o corpo vai além de queimar calorias. Hoje, ficamos muito tempo sentados, seja no trânsito ou no trabalho. Esse período de inatividade física ultrapassa o de atividade. Nossa musculatura não foi feita para ficar parada. Exercitar-se, de maneira formal ou não formal, também é fonte de bem-estar físico e mental, desde que essa prática seja encarada de maneira positiva. Isso porque podemos utilizar a atividade física de forma não saudável também, quando ela vem carregada de sentimentos de culpa e é feita de modo compensatório, obrigatório ou punitivo. Um bom começo é monitorar o tempo que você fica parado e procurar um jeito formal de movimentar mais o corpo. Outra dica é procurar se mexer mais nas situações do dia a dia, como andar até o supermercado, descer do ônibus um ponto ou estação antes, varrer o quintal, subir mais escadas. Partindo disso, talvez diminuam eventuais resistências em procurar algo mais focado como esportes específicos ou academia.

7. Honre a saúde e pratique uma nutrição gentil Para estar bem, é necessário se tratar bem e estabelecer hábitos com os quais você se sinta melhor a cada dia. É integrar bondade, empatia e valor próprio no cotidiano. Outra coisa importante é respeitar o seu tempo: as pessoas só mudam comportamentos quando estão preparadas, prontas para essa mudança. Esse é um processo sem data específica e acontece em tempos diferentes para cada indivíduo, mesmo quando há um desejo real de mudança, seja em relação à perda de peso, na adoção de um padrão alimentar mais saudável ou por qualquer outro motivo. Em suma: respeite-se

Quer mais algumas dicas para dar um up grade em sua organização? Vamos a elas: a) Monte um cardápio semanal para ter um norteador do que comprar, levando em consideração as principais refeições. b) Separe um dia da semana para fazer as compras e deixar tudo em ordem. c) Lave as saladas e reserve, cozinhe os legumes e congele, faça a “mistura” e coloque em porções. d) Compre bolsinhas térmicas para levar a marmita para o trabalho. Ou, se possível, já deixe lá algumas opções mais saudáveis. Com isso, você não cairá na tentação de comer qualquer coisa na rua ou pedir comida pelo aplicativo. 9. Cozinhe e entre em contato com o alimento

8. Organização e planejamento Uma coisa importante, que facilita muito a vida e evita que tomemos um caminho menos saudável, é a organização. Algumas medidas ajudam a otimizar o seu tempo, abrindo espaço na agenda para atividades como ficar com a família ou praticar algum exercício físico. Procure fazer uma lista de compras para a semana, deixar tudo lavadinho e separado, preparar marmitas ou adiantar a comida para chegar em casa e já ter algo pronto.

Já reparou que as pessoas não cozinham mais? Mesmo aquelas que gostam de botar a mão na massa. Então, que tal usar o espaço do preparo como terapia? Ou mesmo como forma de demonstrar o amor por alguém? Não é de hoje que a comida é protagonista de muitos momentos deliciosos, principalmente aqueles em que comemoramos e celebramos algo. Então, que tal ter esse cuidado desde o momento em que você vai comprar o ingrediente até a hora de servir? Faz toda a diferença, não só no sabor, mas também na sensação de satisfação em ter proporcionado um momento tão agradável para quem se gosta. Vale a pena! Espero ter contribuído e desejo que alguma dessas ideias facilite a sua rotina de autocuidado.

Jornal Design 9


Harmonização orofacial: tratamento que eleva a autoestima Conheça os procedimentos: Aplicação de botox : a aplicação da toxina botulínica, é uma das principais técnicas utilizadas na harmonização orofacial. Trata-se de um procedimento pouco invasivo que confere mais firmeza para a pele. Porém, mesmo sendo um procedimento seguro, é essencial que o paciente busque um cirurgião dentista capacitado e especializado em procedimentos de harmonização orofacial. Ácido hialurônico: utilizado para aumentar o contorno e o volume dos lábios, sua utilização também tem como finalidade harmonizar a face e o sorriso, corrigindo algumas imperfeições. A aplicação do ácido hialurônico se assemelha bastante a do botox e, da mesma forma, pode trazer excelentes resultados. Fios de sustentação: são fios de polidioxanona, mais conhecidos como PDO. Eles são sintéticos e são biocompatíveis com o organismo, o que quer dizer que há pouquíssimas chances de causar algum tipo de alergia. São biodegradáveis e vem sendo utilizado na estética há mais de 30 anos para promover o rejuvenescimento da pele.

Case Monique “Eu queria um pouco mais de volume, e eu vi que a Bruna tem um trabalho muito natural, mantém os traços, não tirar tua personalidade, apenas valoriza. Por mais que eu tivesse medo quando fiz, faria de novo, não me arrependo e indico para quem quer valorizar traços no seu rosto”, Mônique Galves Dos Anjos, fez o procedimento de ácido hialurônico nos lábios.

10 Jornal Design

buem para melhorar o sorriso de alguém, além da harmonização orofacial. “Uns dois anos atrás, esse estilo de procedimento era procurado por pessoas de 50 anos pra cima. Atualmente, as pacientes já começam com 23 anos mais ou menos a buscar o serviço. A prevenção pra mim é o mais importante! O botox previne rugas, o ácido traz mais volume para algumas áreas do rosto, o que também previne danos na pele causados pelo envelhecimento”, conta Bruna. Mas para fazer uso da harmonização é necessário cumprir algumas etapas, como uma avaliação inicial com o profissional que vai definir a melhor aplicação e quantidade. Após o procedimento alguns cuidados precisam ser realizados com atenção para obter mais sucesso harmônico. “É um procedimento tranquilo. O bom de fazer com dentista é a anestesia local, porque a gente estuda cabeça e pescoço, e toda a anatomia do rosto, então podemos anestesiar. A avaliação para aplicação é feita presencial e gratuita. Na Oral Unic a pessoa já ganha na avaliação uma panorâmica dos dentes, porque saúde sempre começa pelos dentes, então é super importante”, relata Bruna. Cuidados importantes: - Filtro solar antes e depois; - Após a aplicação não pode praticar exercício físico no mesmo dia; - Em caso de Botox, não pode baixar a cabeça e nem fazer muitas expressões. Contraindicações: - Para uso da toxina botulínica não ser alérgico a ovo;

Fotos Jornal Design

Equilíbrio estético e funcional, a harmonização orofacial é um procedimento capaz de suavizar a imagem da face, melhorando a aparência. O procedimento ganhou força recentemente e vem ajudando muitas pessoas a reconquistarem a autoestima. Botox com toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e fios de sustentação PDO ou Russo, são procedimentos oferecidos pela Oral Unic de Bento Gonçalves. Transformar para melhorar pequenos traços e refinar o rosto, sem deixar a naturalidade de lado é o foco da cirurgiã dentista Bruna Portela, responsável pelos procedimentos na clínica, ao atender um cliente. “São pequenas coisas que vão mudar e vão trazer mais luz, mais contorno para o rosto, deixando mais harmônico, mexendo com a autoestima da mulher que fica em evidência, trazendo menos maquiagem e mais naturalidade para a vida das pessoas”, explica. Sabemos o quanto é essencial sentir-se bem com a própria aparência. O autocuidado também é saúde, gostar do que se vê é autoaceitação. Foi a partir daí que surgiu a odontologia estética, que possui várias especialidades que contri-

- Para uso de ácido hialurônico e botox gestantes e lactantes não são aconselhados a fazer o procedimento, devido a anestesia. Manutenção do procedimento: - O ácido hialurônico tem duração de 12 a 14 meses; - O botox de 3 a 6 meses; - Tudo depende do caso e do estilo de vida da pessoa.


Jornal Design 11


Mulheres autênticas frente à Gestão de Negócios Foto Zéto Telöken

Se uma mulher já pode tudo, a união de todas pode ainda mais!

Evandra Stringhini, Cristiane Sonza, Andréia Zucchi, Susana Giordani, Jana Brun Nalin e Gabrielle Signor Rodrigues

No universo feminino é possível esbarrar em um círculo ético de empatia, solidariedade, respeito, companheirismo, determinação e força. Esse cenário pode não ser a realidade de muitas empresas no Brasil, mas no coração da Serra Gaúcha encontramos mulheres que praticam em seu cotidiano a sororidade e juntas se tornam grandes líderes empresariais. Dedicação, trabalho e talento norteiam o quadro colaborativo da Giordani Turismo, uma das maiores empresas do segmento em Bento Gonçalves e região. Reconhecida pela dinâmica em sua atuação, é dotada de uma gestão totalmente moderna. Atualmente 90% dos cargos de liderança da empresa são ocupados honrosamente por mulheres, são elas: Susana Giordani, como Diretora Geral e Andréia Zucchi, como Executiva, na gerência a empresa conta com Evandra Stringhini, Cristiane Sonza, Gabrielle Signor Rodrigues e Jana Brun Nalin. Além de seis coordenadoras e sete líderes de setor. “A empresa já nasceu com uma gestão feminina e, ao longo de sua trajetória, foi desenvolvendo novas lideranças, entendendo que sim, a mulher tem uma vocação diferenciada

12 Jornal Design

no segmento de prestação de serviços, especialmente no turismo”, relata Susana. A persistência, a dedicação, o comprometimento e a busca incessante pelo aperfeiçoamento estão enraizados na cultura interna da Giordani. Esse time de mulheres se destaca por estas e tantas outras características que as fazem maioria no time dos mais de 140 funcionários da empresa. “A Giordani tornou-se referência no seu ramo e tem atraído e desenvolvido, cada vez mais, às mulheres que fazem parte da Equipe, para que conquistem, com seu trabalho e dedicação, seus sonhos, não só profissionais, como pessoais”, afirma Andréia. Porém, a sintonia entre elas é reflexo dos valores da empresa, que acredita no potencial humano e na capacidade de transformação, investindo em aperfeiçoamento e evolução das pessoas. “A equipe de gestão é muito unida e compartilha dos mesmos objetivos, tendo como missão desenvolver, reter e ser um grande agente de mudanças em suas áreas de atuação, proporcionando desenvolvimento constante para o alcance dos objetivos organizacionais”, conta Jana Brun Nalin. Ela ainda acrescenta que o fato da gestão ser feminina, a visão holística do negócio é muito

aprofundada, proporcionando uma colaboração mútua para que as áreas caminhem juntas e estejam perfeitamente alinhadas com as diretrizes estratégicas, fazendo com que cada membro da gestão sinta-se responsável pelo todo. “O mais importante são os resultados que precisam ser alcançados, ou seja, a busca incessante pelo crescimento do destino turístico, a satisfação e a permanência do turista na cidade, contribuindo com o desenvolvimento de toda a cadeira que compõe o setor” ressalta. A sororidade não é só uma palavra para estar em destaque, mas sim em constante prática. As mulheres tem muito a conquistar, se apoiando e se inspirando umas às outras. Manter-se firme em direção aos seus sonhos e objetivos, faz com que nada as impeça de transformá-los em suas realidade. “É preciso acreditar e traçar o caminho, aproveitando cada fase, encarando conquistas e derrotas como partes importantes do processo de amadurecimento e crescimento de todas nós. Juntas formamos um time incrível, com grande potencial, capacidade e criatividade para transformar a realidade, mostrando que é possível sim conciliar maternidade e profissão, tanto atuação, como aperfeiçoamento, gerando resultados que impactam a economia e a política”, acredita Susana.

A Giordani Turismo nasceu do sonho de uma filha, concretizado pelo pai. O patriarca da família, Sr. Leonel Giordani, acolheu o projeto de Susana de criar uma agência de turismo em Bento Gonçalves, com o objetivo de encantar e emocionar turistas e visitantes. Ele, habilidosamente, soube inspirar, motivar e fazer com que os sonhos dela fossem compartilhados e concretizados, através da família e, agora ainda mais profissionalizado, através da grande equipe que hoje integra o Grupo Giordani


Fotos Divulgação

Empatia: uma palavra forte e de grande significado Diferente do mundo corporativo, de salas cheias de profissionais que buscam resultados com foco no mesmo objetivo. A conexão de Joana Milan, Adriana Pelicioli e Ana Carolina Andrade surgiu no colaborativo. Três mulheres diferentes, porém fortes, decididas e empreendedoras, que unirão suas expertises profissionais, resultando no layout de um sofisticado consultório odontológico. “Acredito que nossa ligação se fortaleceu pela habilidade de se imaginar no lugar da outra pessoa, de ser um bom ouvinte, de estarmos abertas para conhecer a realidade do outro e de vivermos juntas um sonho. Sabe aquela frase “juntas somos mais fortes”, somos um exemplo vivo disso e fomos descobrindo nossas afinidades na extensão do projeto. Cada uma somou para esse crescimento pessoal e profissional da outra”, relata Joana, arquiteta. A amizade floresceu automaticamente, quando a dentista Ana Carolina buscou pelo trabalho da arquiteta Joana visando montar o seu consultório odontológico. Conforto, sofisticação e versatilidade nortearam o projeto que contou com o design de Adriana Pelicioli, proprietária da Ideias e Conceitos. “Por incrível que pareça, não nos conhecíamos! Cheguei até à Joana por acompanhar nas redes sociais alguns de seus incríveis trabalhos, inclusive dentro na área odontológica. Já a Adriana veio por intermédio da própria Joana. No nosso primeiro contato, em visita à Marcenaria, a empa-

tia já aconteceu!”, conta Ana Carolina. Em cinco meses entre o desenvolvimento do projeto e a conclusão, as três foram se conectando além do profissional, se tornando grandes amigas. Dividiram tantas ideias, que o sonho de uma passou a ser de todas. “O empoderamento feminino

começa quando respeitamos uma as outras, quando percebemos que precisamos juntar forças para que todos subam a sua escada e conquistem ferramentas para fazer o que quiserem, ter controle da própria vida, definir metas e abrir oportunidades. Nós três, temos muito em comum, somos fortes, decididas e buscamos constantemente por um lugar no mercado e no mundo”, relata Joana.

O projeto foi maravilhoso e desafiador, por estamos conectadas com os mesmos ideais, conta Adriana. “A união nos dá a força e conhecimento necessário (cada uma em sua área) para chegarmos ao resultado de excelência. Precisamos apoiar umas às outras, fortalecendo a nossa aliança para, assim, de fato, alcançarmos nosso objetivo em comum”. De uma parceria comercial, hoje elas seguem fortalecendo os laços de amizade. “Eu buscava um espaço que fosse a minha cara. Aliando conforto, sofisticação e versatilidade. O desafio era transformar o ambiente, em um consultório acolhedor para ambos os públicos, infantil e adulto. E o resultado foi incrível! Bem como sonhei e idealizei. A Joana captou a ideia, pôs tudo em traços e proporções perfeitas dentro do conceito da arquitetura humanizada e a Adriana, por sua vez, tornou o projeto uma realidade com a produção de toda movelaria”, Ana Carolina Andrade

Uma paixão por flores Além de mãe e filhas, elas são sócias: Adelinda, Rocheli e Renata Cavalet conduzem a Linda Flores há 13 anos. A loja é conhecida pelos seus arranjos, adornos para decoração de casa, além da sala de reunião para noivas e outros eventos. Mas não são somente esses os diferenciais que chamam a atenção, a união das gerações femininas da família também merecem destaque. Diariamente elas estão juntas e se fortalecem! Para que a parceria empresarial entre filhos e mães dê certo é preciso muita disciplina e saber separar bem a vida profissional da pessoal. As filhas herdaram da mãe a habilidade para criar arranjos que embelezam festas, eventos e residências. O trabalho é harmônico, pois cada uma se responsabiliza por uma parte, compras, administração do negócio e orçamentos. O trio ainda conta com mais sete colaboradoras mulheres. “Minha mãe faz eventos há mais de 20 anos, porém eu e a minha irmã, começamos a nos envolver mais quando abrimos a loja em 2007”, relata Renata. Além de toda a sintonia, uma bela forma de demonstrar amor é no respeito a personalidade individual de cada uma. Renata conta que elas se entendem apenas com um olhar. “Nos ajudamos bastante, na hora de montar um orçamento para evento ou separarmos peças para decorar alguma casa, sempre pedimos ajuda uma para outra. Unindo as ideias e gostos fica surpreendente”, conta. A Linda Flores conta com uma assinatura floral para decoração de casas ou empresas, além de eventos.

Jornal Design 13


AEARV se inspira na única mulher que ganhou o “Nobel da arquitetura” E traz depoimentos de mulheres que participam da associação

Fotos Divulgação

“Seu sucesso não será determinado pelo seu gênero ou pela sua etnia, mas apenas pela abrangência dos seus sonhos e seu trabalho para alcançá-los (…) Sempre acredite no seu trabalho — ele vai conduzi-lo através de qualquer situação difícil, mas aprenda a ajustar seu modo de pensar uma vez ou outra. Nunca desista.” A busca pela igualdade de gêneros é uma causa que a AEARV apoia. Embora muito se tenha evoluído nos últimos anos, a atuação feminina nos ramos de engenharias e arquitetura ainda pode e deve, na opinião da associação, ser ampliada. Na arquitetura, onde a presença de profissionais mulheres é massiva, até hoje somente uma mu-

A AEARV nestes 40 anos de história foi presidida por três mulheres: a arquiteta e urbanista Catia Giacomelli (1998 a 1999), as engenheiras civis Jane Zortéa (2000 a 2001) e Daniele Artini Gujel Capellari (2016 a 2017). Consultada pela AEARV sobre a questão de igualdade de gênero na sua atuação profissional, a Engenheira Daniele Gugel declarou:

“Na minha opinião, o gênero não faz a menor diferença. O importante é o nível técnico e a competência” Ela ainda complementa dizendo que “mesmo que seja uma carreira tradicionalmente masculina, nunca senti dificuldades ao conduzir meu trabalho”. E sim, os homens são maioria conforme dados de 2017 que apontam que as mulheres na engenharia civil ocupam 26,9% do

lher venceu o Pritzker, o “nobel da arquitetura”. A arquiteta iraquiana Zaha Hadid (1950 – 2016) vencedora do prêmio em 2004, foi a única a conquistar sozinha o este feito que existe desde 1979. No Dia das Mulheres de 2016, semanas antes da morte de Zaha, ela deu o seguinte depoimento para a BBC com intuito de incentivar outras mulheres:

mercado (Fonte: Confea e Censo da Educação Superior). A engenheira que atua em seu próprio escritório de projetos estruturais em Bento Gonçalves traz em seus depoimentos uma postura semelhante à da arquiteta iraniana valorizando a qualidade do trabalho como forma de contornar questões de desigualdade de gênero. Segundo a engenheira, o que diferencia um escritório do outro é a capacidade do corpo técnico, a criatividade na solução dos problemas, a clareza do projeto entregue, a qualidade do projeto, o atendimento às normas, e o atendimento ao cliente. Sobre sua atuação na AEARV, ela diz que estar envolvido em uma Entidade de Classe e trabalhar voluntariamente pelo seu crescimento é uma tarefa que consome tempo e energia, mas, é um gesto de desprendimento que caracteriza as pessoas que desejam verdadeiramente que a sua profissão seja valorizada.

Tratam-se de visões positivas de mulheres que lutam pelo seu espaço e que não se posicionam de modo desigual. Quem sabe um dia o número de vencedoras do Pritzker, por exemplo, corresponda ao discurso de nossas inspiradoras… Muito ainda falta para que não se precise mais discutir igualdade de gêneros em pleno 2020. A AEARV, neste contexto, dá espaço e incentiva todas!

14 Jornal Design

No conselho de Zaha o incentivo ao esforço e luta é claro. Mulheres ainda estão distante de conquistarem patamares de igualdade salarial e prestígio. Mas o fato de existirem mulheres como Zaha motiva próximas gerações.

Embora somente três mulheres tenham presidido a associação, muitas mulheres fizeram e fazem parte da diretoria, estando assim como a Engenheira Daniele comprometidas com a valorização da profissão e conquistas nas questões de desigualdade de gênero. Entre elas, a arquiteta Kelly Peruffo, que atua como sócia e gerenciadora de uma construtora, comenta sobre o tema:

“O fato de ser mulher nunca foi barreira ou entrave para desenvolver meus propósitos e aplicar meus conhecimentos. Muito pelo contrário. Sou respeitada por quem sou, pela minha formação, ideologias, postura profissional, idoneidade.” Kelly que começou sua vida profissional grávida logo após sua formatura, diz que acredita que o respeito é uma questão de reciprocidade, “temos que dar para receber, seja entre homens ou mulheres, na vida pessoal, profissional ou em qualquer área da vida” e reforça a mesma linha de Zaha e Daniele.


Formas e Objetos

Mas afinal como se aplica? Quando visualizamos um carro enxergamos o todo. Na sequência é que o cérebro começa a observar as partes: rodas, vidros, portas, bancos, direção e outros. Para que a maioria das pessoas (segundo a Gestalt) se agradarem

com um objeto, é necessário que as diferentes partes de que ele é composto tenham algum dos oito princípios. Dentro da Gestalt, a lei da continuidade traz consigo a ramificação do arredondamento. As formas arredondadas são ligadas ao corpo feminino, por isso a maioria das mulheres gostam desta tipologia, a prova está na grande produção de frascos de perfumes com formas arredondadas para o público feminino e das linhas retas para o público masculino. É possível que nem todas as pessoas concordem com esta abordagem, no entanto a maioria das pessoas (em especial os ocidentais) tem preferência e adquire produtos com estas formas.

Foto Arquivo Pessoal

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

Na arquitetura as formas arredondadas estão sendo utilizadas em móveis soltos, por outro lado, a manufatura de móveis como armários tem seguido uma linha de produção e design mais retilínea. No entanto, os arredondados são muito ergonômicos e necessários para o público infantil e idosos, pois evitam as quinas dos móveis retos. Aliar estas duas formas também é trabalhar com harmonia vários princípios de Gestalt e agradar um maior número de usuários dos objetos e ambientes.

Acontece de 16 a 19 de março a Movelsul 2020. Umas das mais expressivas feiras brasileiras para o mobiliário. Neste ano muitas novidades poderão ser encontradas pelos visitantes, e uma delas é a promoção do design, tão essencial na diferenciação dos produtos, negócios e imagem das empresas.

Fotos Divulgação

Fotos Divulgação

O cérebro humano percebe as formas de diferentes maneiras. Uma das teorias que estudou a captação das diferentes formas pelo cérebro foi a Gestalt. Mas afinal o que é Gestalt? É uma teoria da psicologia alemã que estabeleceu oito princípios de percepção visual. O nome Gestalt significa forma e figura. Os oito princípios são: proximidade, continuidade, pregnância, fechamento, unidade, unificação, semelhança e segregação.

Movelsul: a natureza do design brasileiro

Design também é da minha natureza, então não poderia ficar de fora desse grandioso evento. Neste ano estarei com um espaço próprio no pavilhão F, Rua 01, espaço Decoração e Design. Em parceira com a empresa Suffa vamos apresentar novidades em produtos, com o design assinado por mim. Uma coleção que traz a abordagem delicada na escolha e combinação dos materiais, evidenciando a forma, o conforto e a exclusividade. São peças que transitam entre poltronas, cadeiras, puffs, banquetas, bancos, mesas de centro e apoio e muito mais.

Venham conferir, você é nosso convidado! Segue aqui uma pequena amostra do que será apresentado.

Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br @julidesconsi Designer Jornal Design 15


Ousadia, sofisticação e modernidade

#DEMArevestindoseuprojeto por Ramoni Balestro Arquiteta

Quando o banheiro precisa ter função de lavabo Este é o cantinho que todos gostam de ter bem arrumado para receber amigos e, caprichar no design, é um sinal de hospitalidade.

Fotos Diego Frigo

A escolha dos revestimentos e iluminação planejada foram essenciais para que houvesse funcionalidade nesta dupla tarefa e tornar o banheiro com a elegância de um lavabo. Ousadia, modernidade e sofisticação são as características principais dos revestimentos tridimensionais. Cozinha Connect Uma cozinha com espaço otimizado e com lugar certo para tudo. Espaços como este precisam ser cuidadosamente pensados para melhor aproveitamento e praticidade. A iluminação planeja-

O efeito desse material leva a sensação de volume e movimento para os cômodos, sendo uma alternativa criativa para quem deseja resolver a decoração de um ambiente. Quando combinado com outro revestimento é necessário ter harmonia, equilíbrio e bom senso entre eles para não sobrecarregar o espaço.

da, os tons sóbrios, a linearidade nos puxadores e o revestimento com paginação personalizada, foram pensados para deixar esta cozinha com um visual moderno e a cara dos clientes. Integrada a outros ambientes, a cozinha incorpora exatamente o conceito do revestimento pro-

Revestimentos e cubas: Dema Revestimentos

posto que é o de ousar, misturar e personalizar. O formato triangular das peças permite a criatividade e a liberdade na paginação, tornando cada ambiente único.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511 16 Jornal Design

Dema Revestimentos @demarevestimentos


Apartamento pequeno tem decoração aconchegante e funcional

por All Arquitetura Alexandra Stasi Martini e Luciana Boff

o espaço do boxe, que era muito estreito, foi ampliado, o ralo convencional foi substituído por outro, oculto. Foram renovados os revestimentos de piso e das paredes, bem como atualizados os móveis e pedra da bancada. Para compor com a cerâmica em forma de gota, foi escolhido um porcelanato acinzentado, mais homogêneo, aliás, esta era uma das demandas da moradora: nada riscado ou marmorizado. O mármore Apollo da bancada, pedra brasileira extraída no Paraná, complementa a paleta de tons acinzentados e reforma a ideia de leveza e amplitude, tão necessárias em espaços diminutos.

Fotos Arquivo Pessoal

Quando as arquitetas visitaram a loja de revestimentos com a cliente pela primeira vez, para escolher opções para a reforma deste banheiro, foi amor à primeira vista! Ela se apaixonou pela paginação exposta na loja e queria uma igual para si. Sem deixar de lado a individualidade que cada projeto de arquitetura de interiores deve ter, sendo fruto da personalidade de quem utiliza o espaço, o desejo da jovem proprietária foi atendido. O banheiro, único em um apartamento de dois dormitórios e com dimensões enxutas, precisava ser funcional e ter espaço extra para armazenamento. Na reforma,

#DEMArevestindoseuprojeto

Revestimentos Portinari e metais Deca por DEMA Marcenaria: RBR Móveis; Mármore: Pedra Fina; Complementos: Casa Decor

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511

Dema Revestimentos @demarevestimentos Jornal Design 17


Fotos Arquivo Pessoal

Duas reformas, duas mulheres e cada uma com a sua demanda. A primeira, o dormitório para uma jovem empresária que mora com os pais e que precisava renovar o mobiliário, sem mexer no forro de gesso existente e a segunda, um espaço multiuso, que pudesse acomodar visitas, organizar a bagunça e servir de Home Office para a jovem proprietária de um apartamento de dois dormitórios, em Caxias do Sul.

Desejos atendidos pelas arquiteturas! O quarto, com ar mais romântico e sofisticado, utiliza tons neutros, aliados a portas de espelho, que conferem amplitude ao ambiente. A cabeceira estofada, com recortes retangulares maiores traz uma linguagem contemporânea e contribui para o aconchego necessário ao descanso. A iluminação existente foi aproveitada para valorizar o papel de parede clássico.

Marcenaria: RBR Móveis | Complementos: Casa Decor e Casa e Cia Já o Home Office tem uma pegada mais minimalista, com a intensão de materiais mais puros, como o MDF que mimetiza o aço corten. As linhas retas, sem puxadores aparentes, complementam esta ideia. Mesmo sendo resolvido em apenas um móvel, o espaço é setorizado em três diferentes usos: armazenamento, trabalho e biblioteca.

Sobre as arquitetas: Alexandra Stasi Martini, Arquiteta Urbanista, formada pela Unisinos e fazendo pós graduação em Light design e arquitetura comercial. Luciana Boff, Designer de Interiores e Arquiteta Urbanista, formada pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Visual Merchandising.

As profissionais trabalham juntas desde 2013, em projetos de Interiores e de construção civil e, em 2019, montaram definitivamente um escritório juntas, o Studio All Arquitetura, em Caxias do Sul, focado em desenho de mobiliário, em parceria com marcenaria RBR Móveis, arquitetura de interiores e comercial.

54 996763132 e 991659333 @studioallarquitetura @studioallarquiteturars www.studioallarquitetura.com.br

20 anos realizando sonhos! 18 Jornal Design

R. Evillásio Batista Godoy, 171 – Serrano 54 3229.9117 | @ RBR Móveis Caxias do Sul


Corda náutica - carinhosamente trançada à mão Fotos Everton Vidal

Sensorial, afetivo, colorido e resistente. Sobre o efeito da leveza do ar, com a delicadeza em seus traços o maxi balanço Pérola, contempla conforto e acolhimento.

O embalo pode ser na sua forma tradicional, sentado, ou até mesmo deitado, proporcionando descanso ao corpo e alma.

Da origem da inspiração, a Pérola é um elemento raro na natureza, puro e precioso.

A obra é em alumínio e trançada lindamente à mão no macramê de cordas náuticas com inúmeras opções de cores. E as franjas? Ah, esta é uma das marcas do meu traço. Confira!

Formas que interagem harmonicamente, permitem diferenciais do design e da função.

Material perfeito para uso dentro e fora de casa.

São muitos os atributos deste material que tem ganhado o meu coração e o de muitas pessoas que amam design e decoração. Acabo de assinar um novo balanço, o Pérola. Aliás, por vezes é uma rede e por outros momentos um maxi balanço coletivo.

Marta Manente marta@martamanente.com.br @studiomartamanente Designer

Venha morar no coração do Vale dos Vinhedos! Apenas 10 min do Centro de Bento.

1º Condomínio Fechado do Vale dos Vinhedos

Sua família vivendo com segurança e lazer em meio as paisagens do Vale!

Agende sua visita pelo fone 54 98117-1818 e traga a família para se encantar! Plantão permanente!

25 ANOS

| Rua Dom José Baréa, 41 | Cidade Alta | Bento Gonçalves RS | www.imoveispontual.com.br | 54 3055-2200 / 98117-1818

| Horário de atendimento Segunda a Sexta | Manhã: 08h00 - 11h45 | Tarde: 13h15 - 18h00 Jornal Design 19


Lavitta: atendimento personalizado Fotos Arquivo Pessoal

A Lavitta surgiu no mercado com o conceito de atender soluções construtivas atuais, em casas e salas comerciais de médio e alto padrão na Serra Gaúcha. Com três anos de atuação, principalmente em Bento Gonçalves, o empreendimento foca suas atividades na sofisticação, agilidade, transparência e qualidade de serviços.

Na Lavitta o acompanhamento da obra ocorre por meio de um aplicativo desenvolvido para esta funcionalidade, proporcionando praticidade e agilidade no atendimento.

Sofisticação, agilidade, transparência e qualidade de serviços. O atendimento é totalmente personalizado, acompanhando o cliente em todos os processos do seu imóvel, desde entender a demanda, elaborar o projeto, até o momento da entrega das chaves. Construir com a Lavitta é ter segurança e a atenção merecida. O consumidor moderno busca encontrar diversos pontos de comunicação e múltiplos canais disponíveis em seu negócio imobiliário.

20 Jornal Design

Rua 10 de Novembro, 39G Cidade Alta | Bento Gonçalves Central de Vendas: 54 99142.7730


Com perfil prático, Capoani prospecta ações para o CIC-BG Fotos Jornal Design

Um organograma bem estruturado faz parte do plano estratégico de atuação da nova equipe. O funcionamento será feito em comissões, subdivididas em editorias. Os principais temas que norteiam elas são Industrial e Turismo (outras ainda serão criadas). Diretoria 2020/2021 Do Cic-Bg

Um planejamento estratégico, visionário e inovador dará o rumo às ações do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves para o biênio 2020/2021, conduzido por Rogério Capoani, empresário do ramo imobiliário. O novo presidente prospecta uma gestão de cunho executor, baseada no diálogo, no relacionamento e no colaborativo. Em seu planejamento, Capoani revela que o olhar para a entidade, como um todo, é fundamental para resultados positivos, sejam eles em dois anos ou no legado que pretende deixar para as próximas gestões. “As ações precisam partir do núcleo interno do CIC/BG, com foco nos produtos que nos representam, nas causas e bandeiras que apoiamos e com essa base, prospectar individualmente cada situação. Sabemos que o trabalho será longo e intenso em um primeiro momento, mas irá refletir ali na frente de maneira muito positiva”, enfatiza.

Imprimindo sua marca à gestão, quer levar adiante aquilo que de positivo foi construído no decorrer dos anos, mas se desafiando a implementar novas ideias, pensando no futuro. “A proposta é dar continuidade ao trabalho, mas com renovação do método executor. Senti muito latente a necessidade de fortalecer o núcleo interno, e já estamos tomando providências nesse sentido. Também pretendo dar a continuidade ao forte trabalho de representatividade que a entidade desempenha em diversas esferas”, declara. O start da nova estratégia ocorreu ainda na escolha da diretoria, em que havia um plano macro desenvolvido pelo presidente. A composição do time passou por critérios como análise de perfil, baseando-se na atuação profissional e afinidade com os assuntos defendidos pela entidade. A partir disso foi avaliado como cada escolhido poderia atuar de forma colaborativa. “Os perfis deveriam se enquadrar dentro das ações que imaginávamos naquele momento, para que as pessoas tivessem afinidade com os assuntos, gostassem de atuar neles e, com isso, a gente pudesse vir a alcançar feitos consideráveis como entidade”, relata Capoani. Um organograma bem estruturado faz parte do plano estratégico de atuação da nova equipe. O funcionamento será feito em comissões, subdivididas em editorias. Os principais temas que norteiam elas são Industrial e Turismo (outras ainda serão criadas). Dentro dessas editorias, questões estruturais e visão interna de ações e planejamento serão executadas. “Por que criar

comissões? Primeiro nós tínhamos material humano pra isso, são 34 pessoas entre a nominata oficial e componentes da diretoria da Expobento e Fenavinho 2020. Segundo o trabalho é intenso. A comissão, após montada, terá autonomia para fazer suas estratégias, eu darei um norte do que eu penso, mas as ações serão deles, eles serão os profissionais específicos da área em que estão atuando”, reitera Capoani.

Para ele, ser voluntário em uma entidade provoca a reflexão sobre como agregar valor no processo. A entidade conta com funções bem

Presidente: Rogério Capoani 1º Vice Para Assuntos Da Indústria: Francisco Bertolini 2º Vice Para Assuntos Da Indústria: Bruno Benini 1º Vice-Presidente Para Assuntos De Comércio: Marejane Paese 2º Vice-Presidente Para Assuntos De Comércio: Tiago Casagrande 1° Vice-Presidente Assuntos De Prestação De Serviços: Gilberto Durante 2° Vice-Presidente Para Assuntos De Prestação De Serviços: Adriano Miolo 1ª Diretora Secretária: Natália Milan 2º Diretor Secretário: Leocir Glowacki 1º Diretor Tesoureiro: William Rizzi 2º Diretor Tesoureiro: Roberto Camargo Meggiolaro Júnior Diretor De Área Da Construção Civil: Adriano De Bacco Diretor De Gestão E Inovação: Vinícius Piva Diretora De Área De Relacionamento Vitivinícola: Eduardo Valduga Diretor De Área De Turismo, Gastronomia E Cultura: Rodrigo Valério Diretora Da Área De Comunicação E Marketing: Jana Brun Nalin Diretores Da Área De Infraestrutura, Urbanismo E Logística: Gabriel Schuartz; Luciano Bertuol E Giancarlo Ravanello Diretora Da Área De Pequenas Empresas: Bruna Cristófoli Diretor Da Área De Tecnologia: Rogério Tessari Diretor Da Área Social E Relacionamento Com O Associado: Cesar Anderle Diretor De Área Jurídica: Guilherme Spiller definidas em termos de pessoas, um programa bem desenvolvido com um software de alta tecnologia e um relatório de gestão será elaborado ao longo do biênio para auxiliar na condução dos próximos presidentes. “Quando se aceita os desafios que nos são impostos, crescemos pessoalmente. E a gente, se fortalecendo, acaba atuando mais fácil nas nossas empresas. E essa atuação traz benefícios maiores do que tínhamos antes. Isso eu aprendi no conceito da entidade, na forma de relacionamento e de agregar valor à minha colaboração”, define Capoani. A busca por aproximação com entidades regionais faz parte do relacionamento proposto pelo presidente para estreitar laços e somar forças, visando o crescimento favorável para toda a região. “Contribuir um com o outro é fundamental, trocar ideias e experiências, formar parcerias, acho que só promove o crescimento e expande as ações do CIC pensando em região”, destaca. Rogério Capoani, empossado em dezembro, já havia assumido cargos como Diretor de Eventos da Expobento, na edição de 2018, e Diretor Geral da Expobento em 2019, bem como Primeiro-Vice de Serviço de Elton Gialdi na gestão 2018/2019. Jornal Design 21


Movelsul Brasil 2020 exalta inovações do setor moveleiro De 16 a 19 de março, a indústria moveleira nacional apresenta seus lançamentos ao varejo e importadores na 22ª edição da feira A indústria moveleira nacional estará reunida na Serra Gaúcha para a Movelsul Brasil 2020, maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador, que será de 16 a 19 de março de 2020. Com 100% dos espaços comercializados, a feira terá 251 expositores de alta escala, decoração, planejados e mobiliário corporativo, além de tecnologias e serviços ao visitante. Essa será a 22ª edição da feira, que aposta em novas tipologias de exposição e projetos ligados à

inovação para atrair visitantes ainda mais qualificados. O trabalho de captação de visitantes foi intensificado com um grande grupo de profissionais que visitarão a Movelsul Brasil à convite do evento, sendo 300 lojistas nacionais e 100 estrangeiros. Haverá importadores para negociar com os expositores em geral, com estúdios de design e especificamente com fabricantes de mobiliário corporativo (móveis para escritório, hospitais, PDVs, hotéis e lojas/franquias).

Pavilhão C: empresas inovadoras Empresas estreantes e aquelas que retornam à Movelsul Brasil vão apresentar todo o seu potencial de inovação expondo no pavilhão C da feira, que vai reunir indústrias com design agregado, produtos de linha média alta e outras empresas de pequeno porte. Algumas marcas já confirmadas nesse pavilhão são Hara, Selff Design, Estofados Ilha Bela, Essere, Bell Design. Também estará presente nesse pavilhão a Versado, nova marca da SCA para marcenaria, móveis soltos, Corian e Slimstone. Pavilhão F totalmente reformulado

Fotos Augusto Tomasi

A grande novidade dessa edição é um pavilhão inteiro reconfigurado para ótimos negócios: é o Espaço Corporativo, Tecnovarejo, Design e Decoração, localizado no Pavilhão F. Esse espaço vai reunir expositores do segmento corporativo, de planejados, decoração e tecnologias, oferecendo soluções de vários níveis para o público visitante da feira.

Projetos especiais movimentam a feira TecnoEspaço Movelsul + Labex + Herval Uma grande atração da Movelsul Brasil 2020 será o Tecnoespaço, no pavilhão F, onde os visitantes poderão conhecer, num espaço interativo, inovações tecnológicas que incrementam a jornada do consumidor. Será um exercício para o entendimento de tecnologias, comportamento humano e soluções sustentáveis, numa parceria da Movelsul com a Herval, empresa do ramo moveleiro e de colchões que atua no mercado desde os anos 70, e o Laboratório de Experiências do Consumidor (Labex) da Escola de Negócios da PUCRS e Paim Comunicação. O apoio é do IPlace. Será um estande de inspiração e possibilidade de implementação dessas tecnologias para lojistas e demais visitantes, propondo “como ser relevante para o consumidor durante toda a jornada?” e apresentando inovações que podem ser incorporadas nos seus pontos de venda. Prêmio Salão Design Orgulhosamente, o Prêmio Salão Design apresenta na Movelsul Brasil 2020 sua mostra de finalistas e vencedores. Além da exposição de produtos no pavilhão F, no dia 18 de março ocorre a 22 Jornal Design

cerimônia de premiação. Com patrocínio de Berneck, Interprint e Brasmacol, o Prêmio Salão Design é a principal premiação brasileira de design de mobiliário, sendo realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. Em sua história, já teve 15.040 projetos avaliados. Movelsul instagramável A Movelsul Brasil 2020 vai contar com dois ambientes cenográficos mobiliados com uma seleção de produtos dos expositores e assinados por dois importantes curadores do segmento de arquitetura e design: os designers Mila Rodrigues e Paulo Biacchi. A ideia desse projeto com a curadoria dos designers é apresentar uma nova abordagem aos lançamentos dos expositores, considerando as características de uso híbrido do mobiliário e a demanda por espaços visualmente publicáveis. Serão dois espaços de 20 metros quadrados dispostos nos pavilhões B e F da feira – este último com patrocínio de Soprano. Um pouco da Fenavinho na Movelsul Brasil Para celebrar essa conexão entre os setores de móveis e vinhos, a Fenavinho será convidada da Movelsul Brasil 2020, oferecendo aos visitantes

Com a iniciativa, o pavilhão F passa a abrigar especificamente três segmentos: móveis planejados, decoração e soluções para o varejo. O espaço de soluções para o varejo, por sua vez, vai incluir empresas que desenvolvem produtos e serviços nas áreas de tecnologia, logística, gestão e crédito, entre outros. Além da exposição, a feira vai articular reuniões entre os expositores e compradores de mobiliário corporativo, investidores e especificadores desse segmento. O Meeting Corporativo Movelsul vai colocar frente a frente especificadores de cinco segmentos do mobiliário corporativo com expositores da feira. Essas oportunidades de reuniões serão direcionadas aos fabricantes de móveis para escritório, hospitais, PDVs, hotéis e lojas/franquias. Com patrocínio de Banrisul e Sayerlack e promovida pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, a Movelsul Brasil é a maior plataforma de negócios da América Latina para o setor moveleiro, orquestrando um ambiente de vendas e incremento de imagem para a indústria de móveis, decoração e complementos.

a típica experiência do vinho encanado. Uma estação temática vai ser montada no hall da feira, servindo os visitantes e expositores nos dias do evento, no fim da tarde. Está garantida a presença da Imperatriz do Vinho e sua corte, além de um ponto de informações das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, no pavilhão F. No pavilhão B, haverá uma loja da Vinheria 5 Cepas com a comercialização de vinhos locais. No Lounge Internacional da feira, haverá pequenos cursos de degustação das 17h30min às 18h, seguidos de happy hour com drinks à base de espumante. Serviço | Movelsul Brasil 2020 Feira de Móveis e complementos para o lojista e importador Quando: 16 a 19 de março de 2020, das 12h às 19h Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481) Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional. Para mais informações: www.movelsul.com.br


Os vencedores do Prêmio Salão Design 2020 A Movelsul Brasil é um espaço para grandes negócios e também fonte de inspiração e novas ideias ao lojista e importador, com projetos paralelos com o Prêmio Salão Design – o grande prêmio brasileiro de design de mobiliário. Na próxima edição da feira, de 16 a 19 de março, o estande do prêmio estará localizado com destaque no pavilhão A, trazendo os vencedores da 23ª edição. Mais que uma vitrine de tendências, o Prêmio Salão Design contribui com a qualificação de todo o setor moveleiro, sendo um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e apresentando ao mercado peças com

diferencial competitivo. Essa edição traz um conjunto inédito de vencedores vindos de diversos estados brasileiros – Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Uruguai. Entre premiados, menções honrosas e categorias especiais, são 16 agraciados e, entre eles, apenas a designer Roberta de Sá Faustini já havia recebido uma menção em anos anteriores. Todos os demais estão estreando como vencedores. O diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, pontua que isso reflete as mudanças de regulamento propostas esse ano atendendo às mudanças no mercado de móveis. E não apenas isso: o Prêmio Sa-

lão Design retorna à sua origem, que é de fomentar a inovação no setor moveleiro. Por conta disso, as categorias de iluminação e acessórios foram suprimidas, dando foco ao mobiliário em si. A categorização do prêmio por cômodos da casa – móveis para dormitório, móveis para área social, móveis para área externa, etc – também foi alterada nessa edição por desafios conectados aos movimentos do morar, incorporação de tecnologias e experiências propostas ao usuário. “O conjunto de vencedores expressa uma nova realidade do viver e abre caminho para uma década de móveis muito mais essenciais e inteligentes”, pontua o diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro.

Banco Peteca, design de Rafael Studart Alencar, Fortaleza (CE)

Fotos Carlos Ben

Mesinha Bold, design de Renan Albano, São Paulo (SP) Troféu Professor Orientador: Claudio Roberto Y Goya

Zals, design de Richard Tenfen e Augusto Meurer, Joinville (SC)

Mobiliário Vira e Mexe, design de Roberta de Sá Faustini, São Paulo (SP)

Poltrona e pufe Arcos, design de Leandro Garcia para Schuster Móveis & Design, Curitiba (PR)

Lazo, design de Clarisa Bielawski, Ernesto Fasano, Pablo Jaime e Florencia Martínez, Sámago, Montevideo (UY)

Sofá Lote, design de Miriam Emi Makinodan Shirozaki, Curitiba (PR) UFPR | Universidade Federal do Paraná Troféu Professor Orientador: Gheysa Caroline Prado

Cadeira Jataí, design de José Alcântara Machado e Luciana Sobral para Maqmóveis, São Paulo (SP)

Banco Iris, design de Marcelo Briza Bicudo para Butzke, São Paulo (SP)

Menções honrosas Pele, design de Roberta Banqueri para Todo Indústria de Móveis, São Paulo (SP)

Mesa de centro Cob, design de Frederico Cruz, Florianópolis (SC) Cadeira Salvador, design de Vinicius Siega, Bento Gonçalves (RS)

Talipot, design de Jayme Bernardo para Saccaro, Caxias do Sul (RS)

Cabideiro Tripé, design de Bárbara da Silva Pinto, Viamão (RS) PUCRS | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Professor Orientador: Alexandre Monteiro de Barros Jornal Design 23


Tesouro Direto... que bicho é este e o que ele come? Olá pessoal, hoje quero falar um pouco sobre o Tesouro Direto. Muitas pessoas me procuram para saber sobre ele, o que é, quanto rende, liquidez... nesta coluna vou explicar um pouco mais sobre o assunto!

O que é o Tesouro Direto ? Tesouro Direto é um programa de negociação de papéis do Tesouro Nacional. É uma boa aplicação para quem busca baixo risco, alta liquidez e retornos ligados ao motor básico da renda fixa.

Ele é protegido pelo governo? Tesouro Direto, tem proteção do Fundo Garantidor de Crédito, ou seja, do governo, nos valores de até R$250.000,00 por CPF, por instituição financeira.

Qual a remuneração e a liquidez? A remuneração de todas as modalidades é a taxa Selic, que são os juros básicos da economia e liquidez é considerada imediata, D+1.

Quais tipos existem? Tesouro Selic é o mais simples para investir, inicia com valores de R$103,00 para primeira aplicação e é interessante para quem não sabe onde investir seu $, ou que já está com a vida financeira confortável e quer uma aplicação simples e que possa tirar valores com facilidade. Tesouro IPCA ou Tesouro IPCA + juros semestrais – a aplicação neste fundo é para quem quer deixar o dinheiro mais tempo aplicado, este investimento se protege da inflação, portanto ganha dela todos os anos e rende juros sobre juros aplicados todos os meses. No caso dos IPCA com juros semestrais, a cada semestre o valor dos juros aplicados é creditado na sua conta da corretora já descontado o IR. Indicado para quem quer guardar $ para os filhos ou fazer uma aposentadoria extra. Tesouro Pré-fixado – também é interessante para quem quer deixar aplicado mais tempo, a taxa Selic será pré –fixada e mesmo que varie no período, o seu rendimento estará garantido naquele percentual. Se a taxa subir você perde, mas se baixar você ganha, ele é indicado para quem tem medo da variação da taxa.

Qual a tributação sobre o rendimento? A alíquota de IR que incide sobre o investimento em títulos públicos é de: 22,5% sobre o lucro para aplicações que fiquem até 180 dias; 20% sobre o lucro para aplicações que fiquem até 181 a 360 dias; 17% sobre o lucro para aplicações que fiquem até 360 a 720 dias; 15% sobre o lucro para aplicações que fiquem acima de 721 dias; Existe uma taxa fixa de custódia, anual, de 0,3% sobre o total da aplicação.

Indicação de corretoras confiáveis

Todo meu carinho,

As principais corretoras no ranking Brasil 2019 são: RICO, XP Investimentos, Modal e Easynvest, o seu banco de conta corrente provavelmente também faça isto para você, mas as taxas das corretoras e os aplicativos que elas fornecem tem sido melhores. De uma forma bem simples espero ter ajudado você a entender melhor o que é o Tesouro Direto, assunto que é pauta em muitas rodas de investidores!

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

FAÇA UM

CONSÓRCIO UNICRED,

MINIMIZE RISCOS E MAXIMIZE PODER DE COMPRA. Fale com o seu gerente e saiba mais. BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700, salas 05 e 06, Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 www.unicredintegracao.com.br

24 Jornal Design

Os consórcios de equipamentos para uso comercial, de imóveis e de veículos são uma forma segura de economizar e, ao mesmo tempo, aumentar o patrimônio.


Movelsul: negócios e relacionamento Arquivo Movelsul - Foto Augusto Tomasi

Delucci, Cíntia Weirich. “Trata-se de uma feira de relacionamentos, onde recebemos clientes de todas as regiões do Brasil, além dos importadores”, complementa. Localizada em Bento Gonçalves, desde 2015 a Delucci dedica-se à fabricação de soluções em mobiliário de alto padrão para o setor corporativo: mesas, cadeiras, poltronas e banquetas. A Movelsul também é ideal para lançar novos produtos e serviços, já que para os visitantes, as novidades do setor estão entre os principais atrativos. Para esta edição, os lançamentos da Delucci estarão voltados à linha home, além da apresentação da sua nova identidade visual. Foto Divulgação Delucci

Entramos no mês da Movelsul, a feira de móveis mais destacada da América Latina. Na sua 22ª edição, apresenta mais de 200 expositores de móveis, acessórios, colchões, bem como diversos serviços relacionados que estarão reunidos em Bento Gonçalves, de 16 a 19 de março. Para as empresas do setor, esta é uma ótima oportunidade para gerar novos negócios e aproximar-se de clientes, fornecedores e parceiros. E os perfis são variados, há aquelas marcas que participam desde as primeiras edições, bem como as que estão conhecendo todo o potencial que uma feira deste tamanho pode oferecer. “Será nossa segunda participação, no primeiro evento estivemos em um pequeno espaço em parceria com outros fabricantes, mas pelos resultados positivos, estaremos com um local maior e exclusivo na edição desse ano”, conta a diretora da Móveis

Ao participar de eventos como este, a empresa deve estar atenta ao planejamento, definindo objetivos que possam ser avaliados posteriormente. A equipe precisa estar preparada e treinada, tanto para o atendimento quanto para as estratégias de vendas. Vale lembrar que todos os expositores concorrem pelo tempo do visitante, ou seja, é preciso aproveitar bem cada minuto da visita. A feira também é um bom momento para observar o que os concorrentes estão desenvolvendo, bem como as ações que realizam em seus espaços. O desejo de todo expositor é aproveitar ao máximo o potencial da feira, gerando visibilidade para a marca e bons resultados financeiros. Para isso, é preciso ter consciência de que o pós-feira só será produtivo quando dedicou-se tempo para a preparação e organização das atividades, antes e durante a sua realização.

Aline Agatti aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

Jornal Design 25


26 Jornal Design


Jornal Design 27


Foto Divulgação

Quer viajar para NY? Aprenda inglês de forma leve e divertida

Quando pensamos no mundo da moda, logo nos vem a mente os grandes desfiles de Nova York, Paris, Milão, Londres e São Paulo. Duas vezes por ano, as grandes marcas apresentam ao público suas ideias para a estação por meio das chamadas “Fashion Week”. A “New York Fashion Week”, por exemplo, é o evento que mais agita a cidade durante o ano, movimenta em torno de US$ 900 milhões e atrai milhares de pessoas para a Big Apple. Sa-

28 Jornal Design

bemos que as tendências e lançamentos acontecem primeiro nesses grandes polos internacionais e, por isso, majoritariamente em inglês. Mas moda não se trata somente de estilo, envolve também grandes negócios. O objetivo das semanas de moda, por exemplo, é criar uma plataforma para trocas e descobertas de novo estilistas e suas empresas, dando espaço para que talentos de todo o mundo possam se destacar. Ao enxergarmos o mun-

do da moda não só como luxo, mas como um modelo de negócios, podemos nos inspirar a ser mais criativos e a chegar mais longe, pois as oportunidades existem. Porém, para agarrar essas oportunidades ou mesmo nos inspirar no business do mundo fashion, precisamos estar com nosso inglês afiado. Para acompanhar as notícias mais quentes em primeira mão, você precisará botar todo seu inglês em prática e ler blogs de pessoas famosas e canais de notícia especialmente voltados para o mundo da moda. Ter informações frescas e atualizadas é um grande diferencial em qualquer ramo de negócio, e sabemos que no processo de traduzir e publicar essas matérias em veículos nacionais, muito conteúdo se perde e as notícias já são old News. Por outro lado, se você gosta de estar por dentro das tendências, mas não liga muito para os grandes desfiles e grandes marcas, ainda assim Nova York te recebe de braços abertos para descobrir e redescobrir seu estilo. Além das grades maisons, a capital da moda dos Estados Unidos também abraça marcas alternativas e grandes lojas de departamento, as quais talvez se encaixem melhor com seus concei-

tos e, claro, com seu bolso. Se a ideia é comprar, Nova York com certeza é o destino certo. Mas você já parou para pensar em como irá se comunicar na cidade que nunca dorme? Aqui, saber inglês é fundamental. Claro, não precisamos chegar na cidade fluentes, mas precisamos saber nos virar em uma conversa básica em uma loja ou em um restaurante. E esse é o espírito do curso de inglês do CNA. Na nossa escola, você aprende a lidar com situações práticas, aprende conversas úteis para o dia a dia no exterior. O seu olho vai brilhar quando perceber que consegue entender uma situação da vida real que foi trabalhada de maneira leve e divertida na sala de aula. Procure a rede CNA para fazer uma aula experimental e conhecer melhor nossa dinâmica de ensino.

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves


Conhecida pelas suas marcas diferenciadas e exclusivas, a Couros do Valleh agora conta também com uma nova linha: Exotics, que são bolsas e calçados desenvolvidas com as peles exóticas de Pirarucu e Phyton, material mais nobre e luxuoso que existe no mercado da moda! A pele de Pirarucu ganha destaque no mercado internacional, pela sua sustentabilidade e conscientização com o meio ambiente. “Trabalhar com essa linha nos enche de orgulho por ser um produto de origem brasileira”, afirma Patrícia Fontanive Mondadori.

Com nomes escolhidos por elas

Fotos Jornal Design

De calçados à bolsas, a pele do peixe Pirarucu fornece um material macio e resistente, que é transformado em um luxuoso produto orgânico. A prática completa do manejo sustentável é controlada pelos órgãos reguladores do Brasil. A pele do peixe Pirarucu é capaz de construir um ciclo completo sustentável na indústria, protegendo as florestas, a vida selvagem e as pessoas que dependem delas.

Em evento minimalista a Couros do Valleh apresentou em primeira mão as suas clientes amigas, a nova linha Exotics. Seus sapatos (mix que varia de botas, slip ons e tênis) já podem ser encontrados nas lojas do L’América Shopping Center e Galeria Dall’Onder. Ainda neste mês de março, as Bolsas Exotics também estarão em comercialização.

Fique conectado :: Fábrica :: Vale dos Vinhedos as novidades no L’América Shopping E-Commerce da grife Galeria Dall’Onder Caxias Do Sul Courosdovalleh.com.br

Bento Gonçalves 54 981147563 54 98136.6507 54 981631516 54 99960.1183 Jornal Design 29


#dropsdeviagem

Vivendo esta incrível experiência de vida Logo que comecei aulas de inglês em 2008, o sonho de fazer um intercâmbio surgiu. Desde lá vinha imaginando e pesquisando ideias de qual estilo fazer e assim que conheci o High School a vontade de viver “a vida dos filmes” aumentou ainda mais. Depois de começar o ensino médio no Brasil a ideia foi se desfazendo aos poucos, até que no começo de 2019 eu decidi que iria viajar naquele ano. Logo, entrei em contato com a BEX pra marcar uma reunião o quanto antes e depois da primeira conversa já tinha em mente que iria fazer um ano do ensino médio nos Estados Unidos. Assim que eu optei pelo ano letivo inteiro, começamos o processo de aplicação e documentos no dia seguinte, e o suporte da BEX foi fundamental para organizar tudo perfeitamente e finalizar antes do prazo estipulado.

by Miguel Centenaro

Por fim, acrescento que a frase “está na hora de ir para casa” não se aplica a intercambistas, porque após a viagem você

sempre terá um outro lugar no mundo para chamar de casa. Fotos Arquivo Pessoal

New York As principais vantagens do High School quando comparado a um intercâmbio de inglês geral são: a imersão total em um ambiente diferente falando o idioma estrangeiro o tempo inteiro, já que raramente brasileiros acabam indo para a mesma região; a oportunidade de aprender matérias do nosso currículo escolar com diferentes formas de abordagem, mas especialmente ter a oportunidade de se sentir parte da família e comunidade, além de conhecer diversos lugares únicos que não são comuns quando viajando de férias.

hool

Desert Mountain High Sc

Após isso, começou o período de maior aflição, a espera da Host Family e o estado/cidade. Foi longo, mas quando lembro do momento em que recebi a notícia, não consigo expressar a mistura de felicidade e ansiedade que senti. Passagem comprada, malas prontas, passaporte na mão e assim embarquei para Scottsdale, Arizona no dia 5 de agosto de 2019, para viver a melhor experiência da minha vida. As primeiras semanas de adaptação foram difíceis, porém fiquei surpreso com a facilidade que o cérebro humano se adapta a vida escolar com um idioma totalmente diferente e a um sistema de ensino completamente distinto do brasileiro. Após os primeiros quinze dias na “Desert Mountain High School” já me sentia parte da família e um americano nato, pegando o ônibus escolar amarelo toda manhã, comendo o almoço da cafeteria, trocando de sala a cada período, tendo meu próprio armário, enfim, vivendo tudo aquilo que imaginamos de uma escola americana e com a certeza de ter feito a escolha certa. 30 Jornal Design

Completo meu sétimo mês nas próximas semanas com o desejo de começar tudo novamente, mas eternamente grato a meus pais e a BEX pela oportunidade de estar vivendo esse sonho que me fez crescer em diversos aspectos: responsabilidade, independência, fluência no inglês, valorização dos simples momentos… E, também extremamente feliz por tudo que estou vivenciando, todos os lugares que estou conhecendo, todas pessoas que se tornaram amigos que levarei pro resto da vida, conhecimentos que estou adquirindo, afinal

cada intercâmbio cultural é diferente, mas uma coisa que todos tem em comum é o poder de mudar a vida do viajante, sempre para melhor.

Flagstaff, Arizona

VIVA A EXPERIÊNCIA DA SUA VIDA Comece a planejar agora seu programa de High School #bexpelomundo

Agência Bento Gonçalves Rua Visconde de São Gabriel, 396, Sala 56 Bairro Cidade Alta | Contato: 54 2621.5036 Celulares (whatsapp) 54 99696.5720 E-mail: janete@bex.tur.br


Foto Gilmar Gomes

Sociais Lucas Poletto, Giulia Perusso Bettim, Juliano Bergamini e Isadora Dal Sasso no jogo demonstração de Padel que fará parte da programação da ExpoBento 30 anos

Equipe comprometida da Top House Bento Gonçalves: Tiago Da Motta, Tania Steil, Adriana Gabbardo, Catiane Cazer, Kelly Benvenutti, Denise Vortman, Vinicius Lima e Darlan Cambruzzi

Fotos Jornal Design

Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e presidente do CIC-BG, Rogério Capoani

Experts na arte do bem receber, Sidinei Comin e Daniele Frizzo, da Croasonho, no Jantar Sob as Estrelas

Gilberto Durante, Isadora Dal Sasso, Vinícius Piva, William Rizzi, Giulia Perusso Bettim e Rodrigo Valério, no lançamento da Copa Expobento 30 anos, que terá pela primeira vez uma quadra de Padel na FundaParque

Paula Paixão e Estela Frare Rossatto na inauguração do novo espaço da Baby Gym Bento Gonçalves

Douglas dos Santos, Thiago Trevisan, Maicon Thiago Pereira de Souza e Diego Trevisan celebrando parcerias e amizades

Equipe Todeschini Bento Gonçalves: Victor Hugo Junior, Nairana Silveira, Diego Trevisan Dieici Moura, Thiago Trevisan, Sandro Pires, Giovana Antunes, Deigliani Lermen e Ana Paula Medeiros

Jaqueline Geremia, Rodrigo Parisotto e Aline Ariotti no Vialle do Canta Maria no Jantar Sob as Estrelas Foto Augusto Tomasi

O Jantar sob as Estrelas reuniu famílias e amigos para curtir a intensa programação que foi sucesso total

Ela que conta tantas históias em nossas páginas, agora está escrevendo e brilhando com a sua própria! O Jornal Design admira demais você Ana Carolina Azevedo!

Luana, Vinicius e Lucas Colognese, alegria contagiante na comemoração do primeiro aninho da Lauren Muriel Medeiros Dias, Patrícia Fontanive Mondadori e Patrícia Salini conferindo a linha Exotics da Couros do Valleh

Carolina Bettoni, Eliane Toller e Jaqueline Casagrande em evento minimalista da Couros do Valleh Jornal Design 31


O mundo literalmente está em suas mãos! Ela sabe o que deseja, o que pretende e quais os seus sonhos. Assim é a mulher da atualidade: destaca-se em sua carreira, ao mesmo tempo em que conduz uma casa, educa e dá amor aos filhos, cuida de si e de todos a seu redor.

Para essa mulher tão empoderada dentro de suas qualidades e limites, a escolha de como prefere se mostrar perante a sociedade é uma decisão que faz diariamente. Para isso, a moda oferece peças pensadas e estruturadas na individualidade feminina.

Marcas conceituadas como Skagen, Fossil e Technos fazem questão de expressar em suas coleções toda a essência da diversidade feminina contemporânea

valorizando

em

cada detalhe a multiplicidade de papéis vividos por essas mulheres extraordinárias.

Conheça nossa franqueada mais próxima /viziaoptica.com.br

/viziaoptica

vizia_optica

Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 102  

Jornal Design | Edição 102  

Advertisement