__MAIN_TEXT__

Page 1

Novos espaços corporativos Bem-estar no trabalho reflete em entusiasmo e produtividade

Ano X - Edição 93- Maio/2019


Foto Eduardo Benini

Todeschini Loja Bento Gonรงalves Rua Herny Hugo Dreher, 214 | 54 3454-1499 2 Jornal Design


Jornal Design 3


Editorial Entusiasmo e produtividade, fatores chave no que diz respeito ao ambiente de trabalho. Em geral, é nele que passamos a maior parte do nosso dia, por isso ele deve ter fluidez e funcionalidade. Abordamos com quem entende a questão dos novos conceitos em se tratando de ambientes corporativos. Mas nem só de trabalho falaremos, afinal nossa edição de maio também é sentimento. Seguindo a tradição, nossas atenções também vão para as mães e para os enlaces do amor. Na seção Vida, a importância de uma maternida-

Conteúdo do mês

de amparada é o foco, afinal um novo ser precisa da doação da mamãe, mas e essa mãe, quanto de apoio precisa para estar inteira para se doar? E no Estilo, como de praxe, véu e grinalda estampam nossas páginas, com a história de um casamento de espírito jovem que optou por ter um celebrante. Já sobre arquitetura, cozinhas inspiradoras, a arquiteta Carla Carer mostra como cores e revestimentos são peças chaves para deixar esse ambiente, conhecido como o coração da casa, cheio de personalidade e aconchego. Boa leitura!

Silvia Aibel Perusso Diretora Jornal Design

CASA

ESTILO

Três cozinhas que tem como cores e revestimentos os elementos chave para trazer personalidade nesse ambiente que é considerado o coração da casa.

Casamentos não precisam seguir um script tradicional. Optar por um celebrante pode proporcionar um discurso único em que os noivos se identificam.

NEGÓCIOS

VIDA

Atualmente, o trabalho é mais compartilhado e dinâmico. Por isso, é bom que as empresas - independente de seu porte - repensem ambientes mais propícios ao entusiasmo e produtividade

No momento que nasce um filho também nasce uma mãe. E é sobre o suporte que ela precisa que abordaremos.

Expediente

Capa Cenário: Pórtico Ambientes Corporativos Fotos: Vagão Filmes

Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Marlove dos Santos REG. 6668|28|57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


A rede de apoio à maternidade, a doula e o parto humanizado

Foto Divulgação

“A Doula presta suporte emocional contínuo através de acolhimento e apoio a mulher durante toda a gestação e até alguns meses após o nascimento, e o principal, ela não possui a visão técnica da fisiologia do parto. Já a Enfermeira Obstétrica presta suporte técnico durante o trabalho de parto, no parto e pós-parto imediato. Formada em curso superior de enfermagem e especializada na área de obstetrícia, ela tem a responsabilidade de monitorar e avaliar a mãe e o bebê.”

O Brasil é o país com a maior taxa de cesárias do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Embora o procedimento salve vidas, este tipo de parto apresenta também riscos e por isso, em 2018, aumentaram as campanhas para estimular o parto natural, o que trouxe de volta uma profissão que também não se via mais na atualidade, a de doulagem. Apoiar, preparar, informar, auxiliar e servir a mulher no seu processo gestacional além de importante, são características da profissão de doula. Os profissionais da área explicam que a prática pode ser realizada no conforto do lar da gestante ou no próprio hospital. O primeiro passo do processo é o pré-parto, que as doulas apresentam ao casal como é realizado o trabalho e estabelecem um vínculo de confiança entre elas e os futuros pais. Para a doula Bruna Dalla Costa, 30 anos, que trabalha com gestantes há dois anos, é fundamental que exista fluidez e leveza entre todos. “O parto é um momento único e transformador na vida da mulher que gera a vida, tanto através de um parto natural, quanto um parto via cesárea, e para isso, a gestante deve estar em completa harmonia com aqueles que estarão com ela nesse processo”, explica. Durante o período gestacional, são realizados em média quatro encontros presenciais para escutar os medos, desconstruir algumas questões e dúvidas, além de também auxiliar de forma prática no preparo do corpo da gestante. “Nos acompanhamentos de pré-parto e parto normalmente trabalhamos em equipe, somos eu e mais duas doulas, a Michele Plestch e Marciele Hoch, para que sempre haja alguém de prontidão para sanar as dúvidas da gestante”, conta Bruna. As doulas voltaram para estimular o parto humanizado, por ser um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar. Antigamente, o modelo tradicional do parto era em casa e com parteiras, porém, atualmente, as campanhas buscam pelo incentivo de que seja o mais natural possível, mesmo que realizado nos hospitais. Especialistas explicam 6 Jornal Design

que o parto humanizado e acolhedor, com preparação e estimulo ao esforço da criança para nascer, é melhor para o desenvolvimento dessa nova vida, aprofundando o vínculo entre mãe e filho. O puerpério e a importância de se ter uma rede de apoio A maternidade amparada é outro assunto bastante importante, pois é fundamental para adaptação da mãe e do bebê para nova rotina que está por vir. Muitas profissionais de saúde, como médicas, enfermeiras e auxiliares, ficaram alertas à esse período e criaram a rede de apoio pós-parto, um processo de humanização e empatia. A rede de apoio nada mais é do que um grupo de pessoas que estão dispostas a auxiliar nos primeiros meses de convivência entre mãe e filho, ensinando inclusive familiares a como agirem nesse processo. O primeiro período após o parto, chamado de puerpério, é onde a criança demanda mais atenção e energia da mãe, porém este momento quem mais precisa de atenção e amparo é a própria mãe, para poder se dedicar ao seu filho. É o período onde ambos estão se conhecendo, sendo a mãe a única referência da criança no mundo, por meio do cheiro, da voz e do toque. Por outro lado, uma mãe exausta não consegue se doar totalmente para o recém-nascido, por isso a necessidade da rede de apoio. Em Bento Gonçalves, foi criada pelas enfermeiras Gabriela Valiati e Kellen Deolindo, ambas especialistas em enfermagem obstétrica, a assistência humanizada Obstare, que significa “estar ao lado”. Para elas o importante é a melhora significativa na assistência dessas pessoas, facilitando o processo de parturição e empoderamento das mulheres em todas as etapas, tanto sobre a gestação, o puerpério e os recém-nascidos.

A rede atua de uma maneira diferenciada, pois fazem um trabalho paralelo ao acompanhado pelo médico pré-natalista. O objetivo é agregar para a mulher e a família uma atenção mais focada, fornecendo à elas, ainda mais confiança, informações e conhecimentos. “Toda mulher tem o direito a vivenciar um processo de nascimento positivo”, explica Gabriela. Mas o foco principal da Obstare é fornecer orientações baseada nas mais atuais evidências cientificas sobre o processo de gestação e nascimento e proporcionar uma experiência única dessa fase importante, sempre respeitando o desejo, protagonismo, direitos e a segurança da mulher e do seu bebê. “A maioria das mães que nos procuram possuem grandes vontades e desejos. Umas desejam muito o parto vaginal, outras precisam de ajuda no pós-parto e algumas desejam um conjunto de cuidados. Percebemos que elas se sentem confiantes com a gente e mais seguras para encarar o processo de gestação e nascimento”, relata Kellen. As enfermeiras explicam que no período do pós-parto a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais, se tornando um momento único para a família, surgem muitas dúvidas, medos e inseguranças. “Nessa fase a mulher precisa de muito apoio e cuidado. Nosso objetivo é que essa família se sinta acolhida e segura e que juntos possamos trabalhar para que essa etapa seja vivenciada da melhor forma possível, através de apoio, informações e algumas técnicas”, diz Gabriela. Devido a essas alterações, as mulheres estão buscando cada vez mais conhecimento e serviços de apoio durante o processo gestacional. Atualmente, a rede de apoio Obstare atende em média três a cinco gestantes ao mês, a maioria delas segue o acompanhamento no pós-parto pelo vínculo e confiança que é firmado durante a gestação. A partir do momento que a família solicita o serviço, elas ficam disponíveis para dar a melhor assistência e amparo para essa família. E o tempo de duração desse apoio é definido pela própria família da criança, quando a mãe ou o casal se sentem seguros, confiantes e confortáveis de dar continuidade sozinha.

O primeiro período após o parto, chamado de puerpério, é onde a criança demanda mais atenção e energia da mãe, porém este momento quem mais precisa de atenção e amparo é a própria mãe, para poder se dedicar ao seu filho.


UM DIA DE BELEZA, MINHA MÃE MERECE NO MÊS ESPECIAL DIA DAS MÃES PREPARAMOS DESCONTOS EXCLUSIVOS, AFINAL SUA MÃE MERECE.

KORE SPA

FLACIDEZ E CELULITE

Pacote 4 sessões: 5ª Sessão gratuita

TRYNEA

KORE SPA

NUNCA MAIS PELOS

2 áreas: 20% de desconto 3 áreas: 30% de desconto Perna inteira: Axila gratuita

LIGHTSHEER KORE SPA

BRONZEAMENTO

(O bronze das celebridades) 10% de desconto na 1ª sessão

BRONZE DA GG

KORE SPA

DRENO DETOX

Pacote 10 sessões: 11ª gratuita

MÉTODO NANY MOTA KORE SPA

DRENAGEM LINFÁTICA

Pacote 10 sessões: 11ª gratuita

MÉTODO RENATA FRANÇA

*Os pacotes promocionais são exclusivos e somente para o mês de maio de 2019. AGENDE SEU HORÁRIO 54 3701.4553 |

54 99693.0999

Milennium Office | R. Senador Salgado Filho, 203 | sl 301 São Bento | Bento Gonçalves - RS /KORESPAOFICIAL /KORESPA

Jornal Design 7


Maio, um mês especial!

O Brasil é o país com a maior taxa de cesárias do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Embora o procedimento salve vidas, este tipo de parto apresenta também riscos e por isso, em 2018, aumentaram as campanhas para estimular o parto natural, o que trouxe de volta uma profissão que também não se via mais na atualidade, a de doulagem. Apoiar, preparar, informar, auxiliar e servir a mulher no seu processo gestacional além de importante, são características da profissão de doula. Os profissionais da área explicam que a prática pode ser realizada no conforto do lar da gestante ou no próprio hospital. O primeiro passo do processo é o pré-parto, que as doulas apresentam ao casal como é realizado o trabalho e estabelecem um vínculo de confiança entre elas e os futuros pais. Para a doula Bruna Dalla Costa, 30 anos, que trabalha com gestantes há dois anos, é fundamental que exista fluidez e leveza entre todos. “O parto é um momento único e transformador na vida da mulher que gera a vida, tanto através de um parto natural, quanto um parto via cesárea, e para isso, a gestante deve estar em completa harmonia com aqueles que estarão com ela nesse processo”, explica. Durante o período gestacional, são realizados em média quatro encontros presenciais para escutar os medos, desconstruir algumas questões e dúvidas, além de também auxiliar de forma prática no preparo do corpo da gestante. “Nos acompanhamentos de pré-parto e parto normalmente trabalhamos em equipe, somos eu e mais duas doulas, a Michele Plestch e Marciele Hoch, para que sempre haja alguém de prontidão para sanar as dúvidas da gestante”, conta Bruna. As doulas voltaram para estimular o parto humanizado, por ser um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar. Antigamente, o modelo tradicional do parto era em casa e com parteiras, porém, atualmente, as campanhas buscam pelo incentivo de que seja o mais natural possível, mesmo que realizado nos hospitais. Especialistas explicam

O mês de maio tradicionalmente é chamado de o mês das noivas e mês das mães. É tempo de homenagear estas mulheres tão especiais e presenteá-las com momentos únicos. Maio é o mês da mulher que está realizando o sonho de subir ao altar de véu e grinalda, mês daquela que vai tornar um dia qualquer em um dia único. Também é tempo de nos lembrarmos da mulher mãe, aquela que trabalha, estuda e cuida dos filhos, mês da mulher que está sempre ao seu lado para ensinar, apoiar e ajudar. É essencial separar um tempo de

qualidade para você. Tente encontrar tempo para sair com as suas amigas, para tomar um café, fazer compras, dormir mais, tirar um dia de Spa ou qualquer outra atividade que a faça sentir-se renovada. Na clínica DermaSintony você encontra diversas opções para cuidar do seu corpo e mente, neste mês de Maio desenvolvemos alguns tratamentos específicos para atender você, com dicas de alimentação da nossa Nutricionista e dicas de como cuidar da pele do rosto e do corpo mantendo a boa forma e saúde com a avaliação da nossa esteticista para que esse momento seja especial.

Detox Relax: ajuda você a estar mais plena nas suas atividades diárias, recuperando a energia perdida e ainda eliminando toxinas. 1 Sessão de sauna, 1 massagem relaxante e 1 massagem com pedras quentes

Detox Tonifique: promove renovação celular faz seu corpo eliminar excessos, ficar mais sequinho e com musculatura tonificada. 3 Drenagem linfática, 5 Vibrocell, Corrente russa e Esfoliação capilar.

Fotos Divulgação

Detox Equilibrante Facial: restabelece as funções normais da pele mantendo um equilíbrio hidro lipídico, promovendo renovação celular e evitando o envelhecimento precoce. 1 Limpeza de pele, 1 Argiloterapia, 1 hidratação e 1 led vermelho. 8 Jornal Design

Detox Vitalidade Facial: limpa profundamente a pele promovendo renovação celular com ativos clareadores que iluminam e estimulam a síntese de colágeno. 1 Limpeza de pele, 1 Peeling de revitalização facial e 1 Hidratação facial.


Jornal Design 9


Sua mãe merece!

Joalheria Status

Sugestões para o Feliz dia das Mães

Acatê Scalco Moda Íntima Nada é mais forte ou verdadeiro que o amor de uma mãe.

Feliz dia das Mães!

Fotos Divulgação

Rua Ramiro Barcelos, 238 | Sala 03 Ed. Pedro Demari | Bento Gonçalves 54 3452.4197 | statuslj@italnet.com.br @statuslj | statusJoalheriabg

O presente que sua mãe merece está aqui Rua Júlio de Castilhos, 198 | Sala 01 | Centro Bento Gonçalves | 54 34535889 54 991360118

Marília Acessórios

A dica da Acatê para esta data especial é a camisa listrada Cholet com amarração na cintura. Perfeita para os dias de meia estação, a camisa é atemporal e garante elegância nos mais diversos looks. Com certeza as mamães vão arrasar com esta peça cheia de estilo e versátil, que combina facilmente com saias e diversos tipos de calça. A Acatê é especializada em moda feminina

Intimità

Espaço inferior do Jane Beauty | 54 3452.6264 @acatemodas1

Destake Modas Mamãe feliz ganha presentes Intimità. Camisolas, Pijamas, Chinelos, Robes, Conjuntos de Calcinhas e Soutiens. Venha conferir que vai ser fácil acertar no presente da mamãe.’

Aqui você encontra uma vasta linha de semijoias, bijuterias, carteiras, bolsas e também uma linha de bolsas réplicas. Além de trabalhar com cheque presente. Durante todo mês de Maio a loja toda estará com 10% de desconto.

@Intimitabg Intimità BG (54) 9 9642-7836

Av. Júlio de Castilhos, 158 | Sala 300 Centro | Bento Gonçalves 54 3454.2781 | 99960.0446 Marília Acessórios | @ mariliaacessorioss

Pensou em presentear sua mãe? Vem pra Destake! Aqui temos o presente ideal para essa pessoa tão especial! Trabalhamos com variedade de modelos e estilos, do tamanho 32 ao 50. Você com certeza irá surpreende-lá. Rua Ramiro Barcelos, 245, esquina com Assis Brasil Fone 3452 5558 | 54 9 9199 8103 Destakemodas | @destake_modasbg


Pavan

Dicas & Manias Louvre

Pacote Especial de Dia das Mães 4 fotos 15x21 Arquivo das 4 mesmas em alta resolução 1 chaveiro personalizado R$ 79,90 Agende seu ensaio e traga seus pequenos para fazer lindas fotos em um cenário super fofo!

Nossos acessórios refletem o brilho da alma feminina valorizando cada detalhe e potencializando seu melhor estilo. Venha até nossa loja e se encante com nossos produtos.

Marechal Deodoro da Fonseca, 175 Loja A Centro | Bento Gonçalves 05434526606 | 054991733253 digital@fotopavan.com.br Pavan Bento Gonçalves

Shopping Bento | 54 3452.8028 Galeria Solar | 54 2454.2364 @dicasemanias Dicas & Manias

Há mais de 40 anos, a Loja Louvre oferece o que há de melhor em moda masculina e feminina. Com produtos de qualidade, marcas exclusivas e atendimento qualificado, destaca-se oferecendo uma experiência de moda e alto estilo, em um tributo à elegância. Rua Marechal Deodoro nº 139 - Sala 01 - Centro Lojas Louvre @lojas.louvre 9 9602-0524

MINISTÉRIO DA CIDADANIA APRESENTA:

13 a 23 DE JUNHO

29ª

& 16ª FESTA NACIONAL DO VINHO /ExpoBentoOficial www.expobento.com.br

Juntos, brindamos a nossa história. Patrocínio:

Realização:

Apoio:

/fenavinho www.fenavinho.com.br


Saciedade, o fator crucial no seu emagrecimento! “A saciedade é o fator determinante se você vai conseguir fazer a dieta e se vai dar andamento no seu novo estilo alimentar.”

Foto Divulgação

Quando o paciente retorna após o primeiro mês com a dieta, ele sempre fala; Nutri é muita comida, ainda não consigo comer tudo! Se você nunca fez uma dieta assim onde não passa fome, você precisa ler o texto abaixo. É fato de que não é nada agradável sentir fome o tempo todo enquanto se faz dieta. E já te digo dieta que você passa fome está ERRADA! E esse é o principal motivo que as pessoas desistem da

Concluindo: Uma dieta eficiente para emagrecimento deve ser baseada em: *Adequada em proteínas: carnes, peixes, ovos, frutos do mar *Rica em boas gorduras: azeite de oliva, castanhas, abacate, queijos maturados *Baixa em carboidratos: legumes e frutas *Rica em fibras naturais: verduras, hortaliças

A gripe não pode parar sua vida

Vacinas da

dieta. Estar saciado vai te permitir aderir a sua dieta por muito mais tempo e assim aumentando suas chances de transformá-la em um verdadeiro estilo de vida. A falta da saciedade faz com que aquela sensação de “eu preciso comer alguma coisa AGORA” esteja presente o tempo todo e o pior é que é justamente nessas ocasiões que você têm muito mais chances de furar a sua dieta. E como ter saciedade? Quando for se alimentar

se alimente bem para poder passar muitas horas sem se alimentar, ou seja, evite lanches. Quanto mais refeições ao dia eu faço mais estimulo hormonal de leptina eu tenho, e mais sensação de fome irei ter.Outro fator importante é o tipo de alimento, busque alimentos com poder de saciedade ou seja ricos em proteínas, gorduras naturais e fibras naturais, esses alimentos liberam a colecistoquinina e o peptídeo YY que sinalizam que você está saciado, os carboidratos não liberam esses componentes, sorry! Falando neles, os carbos, eles não saciam em nada, muito pelo contrário estimulam e muito a fome e o prazer devido a liberação de serotonina e fazem com que comemos mais e mais sem nunca estarmos satisfeitos. Carbos então a gente evita, ok? Todos? Não e não! É claro que dentre os alimentos que são compostos principalmente por carboidratos haverá diferenças. Por exemplo, vamos comparar a batata e o pão de trigo. Por um lado, a batata é praticamente carboidrato puro. E não contém quantidades consideráveis nem de proteínas e nem de gorduras. Sendo que 100 gramas de batata apresentam cerca de 20 gramas de carboidratos líquidos. Por outro lado, o pão também é carboidrato puro, mas ele é feito a partir de farinha de trigo. E os mesmos 100 gramas de pão apresentam cerca de 52 gramas de carboidratos líquidos. É mais de duas vezes e meia a quantidade de carboidratos da batata. Só que praticamente sem nutrientes e fibras, portanto, com muito menos saciedade também. Por isso que sempre “bato na tecla do” preferir comida de verdade no lugar de alimentos altamente processados.

Dicas: Pare de ficar comendo o dia todo e fracionando tanto suas refeições, observe seu corpo e coma quando sentir fome. Não atrapalhe sua rotina com sua alimentação, se for complicado você jamais irá adotar essa alimentação como estilo de vida. Evite lanches, você na está mais em fase de crescimento. Tenha tolerância na adaptação, vai levar um tempo para o desmame acontecer. Procure um nutricionista pra te orientar de forma individualizada. Boa sorte!

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br Nutricionista

Informações na Medicina Preventiva Tacchimed

3455.4172

Em frente ao Hospital Tacchini

Tudo começa pela prevenção. 12 Jornal Design

ANS-nº 34255-6

Valores especiais para beneficiários do plano Tacchimed. A partir de R$ 50,00


Lesões do aparelho locomotor Foto Divulgação

por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS

Na última década houve um aumento significativo de praticantes de esportes recreativos. Segundo o dito popular, o esporte é um “vicio”, e muitas pessoas começam no amadorismo e em pouco tempo estão com rotina de atleta, superando marcas e se impondo novas metas. Como nem sempre existe um preparo e um planejamento para praticar com segurança a atividade escolhida, tem crescido o número de lesões relacionadas ao esporte. Elas são decorrentes de uma prática inadequada e podem se tornar agudas ou crônicas. As agudas referem-se a um trauma único como as contusões, luxações ou fraturas, enquanto as crônicas são lesões por overuse, que são decorrentes do excesso de repetições de um movimento

e causam microtraumas locais como fraturas por estresse, tendinopatias, etc. As lesões por overuse já representam 50% das queixas em adultos e 22% no público infanto-juvenil. O corpo humano tem uma capacidade de suportar e se adaptar às cargas recebidas. Para isso, ao praticar exercícios regularmente, os ossos ficam mais densos e fortes, os músculos hipertrofiam, os tendões aumentam sua quantidade de fibras de colágeno e as cartilagens se tornam mais espessas. Porém, quando acontecem erros de treinamento, que pode ser na estratégia – intensidade, frequência e duração, na técnica para executar o movimento esportivo ou na falta de repouso, aparecem as lesões. Atualmente tem-se observado que 60% desse tipo de lesão acontece em corredores devido à falta de planejamento quanto ao volume e intensidade dos treinos/corridas. Calçados e vestimenta adequados, e um bom acompanhamento nutricional também são fatores fundamentais para a prevenção das lesões. Também deve-se levar em conta os fatores relacionados as características próprias de cada pessoa, como a capacidade se ser flexível, por exemplo. Um déficit de flexibilidade compromete a capacidade de amortecimento de impacto causando maior estresse nos tendões e articulações. Já uma hipermobilidade irá favorecer lesões em

articulações devido ao excesso de amplitude. Vale ressaltar que uma amplitude articular aumentada não significa que haja um alongamento adequado dos músculos envolvidos com essa articulação, o que também representa problema e risco de lesões. Um mesmo cuidado deve-se ter em relação ao equilíbrio muscular, evitando assim a sobrecarga em alguns músculos e pouco estímulo em outros. Porém, independente da atividade esportiva escolhida e da idade de iniciação é fundamental considerar programas de fortalecimento e resistência muscular a fim de manter uma performance satisfatória, que vá de encontro aos objetivos pessoais e que seja eficiente na prevenção e no tratamento das lesões, caso elas apareçam. Um bom Profissional de Educação Física poderá orientar e prescrever treinamento adequado e seguro. Procure o Profissional de sua confiança, mas não esqueça de verificar se ele está regularizado junto ao CREF – Conselho Regional de Educação Física. Esse é o órgão competente a fiscalizar e garantir aos cidadãos uma educação Física séria e de qualidade.

Contato: 54 | 3055.4491 www.phantomacademia.com.br

Jornal Design 13


Cores e revestimentos trazem personalidade para cozinhas Seja clean, contemporâneo, minimalista ou industrial, cozinhas são espaços que necessitam de funcionalidade e aconchego, sem deixar de lado a estética. A arquiteta Carla Carer conta que cores e revestimentos trazem personalidade e estilo para esses ambientes modernos e pré-moldados e foram essas características utilizadas nos modelos criados. Na hora de alinhar essas ideias, a criatividade e o uso de tendências modernas é algo que deve tomar conta e por isso no projeto de Cozinha Amarelo, o estudo foi por um espaço amplo e aconchegante para receber visitas. A proposta foi de criar uma ilha colocando uma mesa grande para integrar as funções de uso, bem como de quem estivesse visitando o ambiente. A cor amarela propõe vida e alegria a cozinha, sendo utilizada como ponto de partida para a paleta de cores. E para combinar, foi utilizado um cinza claro junto com o tom da madeira para a marcenaria, o tamponamento também ficou na tonalidade, porém um cinza mais escuro. Essas combinações trazem o frio que a cor cinza traduz, e o quente da madeira, combinando com o amarelo cítrico que destaca e personaliza o espaço. Mas para dar um toque clean no conjunto da cozinha, a parede conta com um elemento cerâmico vazado de cobogós que neste caso, foram utilizados para separar os ambientes, mas buscando o sentido de integração e unidade dos mesmos. E a cor das peças também destaca e reflete a personalidade e ousadia do cliente. “O projeto sempre tem que ficar a cara do cliente e se tratando de cozinhas então mais ainda. Eu acho que a cozinha, além de funcional tem que ser um local agradável e prazeroso”, relatou Carla.

Fotos Emerson Ribeiro

Já no projeto de Cozinha Clean, a ideia foi algo delicado, para seguir a linha de integração entre as pessoas. A base do projeto foi tons claros, desde a marcenaria aos vidros e o tamponamento. Rico em detalhes e elementos metálicos em tom cobre, o destaque ficou para o revestimento cerâmico em tijolinhos temáticos coloridos e o encosto da banca junto a mesa.

Av. Rio Carer Branco, 63 sala 301 - Garibaldi RS Carla (54) 99962-8341 Arquiteta Urbanista CAU - A56106-1

14 Jornal Design

instagram/carlacarer _ arquitetura facebook.com/carlacarerarquiteta


Cozinhar é considerado uma tradução de amor e por isso o ambiente necessita ser agradável. No projeto Grafite, a busca da arquiteta foi pela ideia criativa da utilização de uma composição de preto, grafite e madeira, o que deu um ar de seriedade para o ambiente sem perder o charme que o estudo pedia. Com tons mais escuros foi utilizado um revestimento cerâmico temático ao fundo da pia que remete aos momentos de cozinhar, partilhar e celebrar. Como o espaço apresentava dimensões pequenas, foi usado espelho para ampliar o local das refeições. Já na parede de entrada principal que dá vista para cozinha, foi usado um revestimento cerâmico 3D, que concluiu o movimento e sofisticação do espaço.

A arquiteta buscou projetar ambientes que transmitissem sentimentos, por meio de design moderno e cores, bem como as cozinhas exigem. O escritório da Carla Carer atua desde 2008, com projetos arquitetônicos residências, comerciais e de interiores. Buscamos colocar em prática a idealização e realizar o sonho dos clientes, o escritório busca alinhas a personalidade de cada um ao conhecimento profissional. Jornal Design 15


Brasil leva experiência inédita à Semana de Design de Milão O Brasil marcou presença na Semana de Design de Milão, na Itália, com a participação de mais de 30 empresas e profissionais brasileiros. Intitulada Brazil: Essentially Diverse, uma expressão da singularidade da cultura brasileira, marcada por influências ancestrais indígenas, africanas e europeias. Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Milão, a mostra ocupou o Museo della Permanente. A área, de 2 mil metros quadrados (m²), oferecendo uma experiência imersiva aos visitantes mostrando o que há de mais moderno no design contemporâneo brasileiro, com destaque para o mobiliário. As peças assinadas pelos profissionais brasileiros foram distribuídas em dois andares do museu, em quatro áreas definidas pelos conceitos de “essencialmente diverso”; “essencialmente inovador”; “essencialmente sustentável” e “essencialmente criativo”. Em cada área, as raízes e a riqueza cultural do Brasil foram comunicadas aos visitantes por meio

de uma fusão de estímulos proporcionou uma experiência interessante e única. A iluminação e o posicionamento das peças, somados às técnicas especiais de ambientação, permitiram aos visitantes um mergulho em uma atmosfera simulada por aromas e temperaturas que recriaram a

floresta tropical brasileira. A Semana de Design integra a programação paralela ao Salão do Móvel de Milão, maior evento do setor moveleiro do mundo e referência do setor de casa, mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis.

Privilégio, na mostra um produto com a minha assinatura Conheça o storytelling do produto, Chaise Flag

Fotos Arquivo Pessoal

Há mais de um século, meus antepassados italianos atravessaram o oceano trazendo consigo apenas o amor pela arte, madeira e vinho. Sua dedicação de anos ultrapassou gerações para, este ano, acompanhou-me na Mostra Be Brasil Milano 2019. Os valores que herdei de meus ascendentes, junto à minha originalidade tipicamente brasileira, fizeram-se presente em cada detalhe do produto que expuz este ano, intitulado Chaise Flag. Inspirado no sangue ítalo-brasileiro que corre em minhas veias, essa peça mescla todo o charme da madeira de jequitibá à alta tecnologia italiana e ao marcante terroir nacional das tramas manuais da palha de algodão de minha terra. O resultando é, com certeza, o enlace perfeito entre o clássico e o contemporâneo, da emoção à arte e história. Marta Manente Para a execução da obra, tive a honra de contar marta@martamanente.com.br com a parceria com a Delucci Móveis. Designer

16 Jornal Design


A nova diretoria da AEARV, agora presidida pelo arquiteto Bernardo Gehlen, realizou no primeiro sábado do mês de abril a atualização do Planejamento Estratégico da Associação, agora com dois anos de gestão. O evento foi conduzido pelo professor da UCS Renato Hansen, graduado em Engenharia de Operações Mecânicas e mestre em Engenharia de Produção. Conectar profissionais ampliando relacionamentos entre si e perante à sociedade foi identificado como principal objetivo nesta fase em que vive a sociedade contemporânea e, por consequência, a associação. Nesse contexto, surgiu o termo de “co-criar ideais” como uma sentença chave para o desafio lançado. Na prática, o termo refere-se a gerar espaço para colaboração mútua e, através disso, promover a evolução dos profissionais associados fortalecendo-os como atuantes perante à comunidade. As atividades a serem planejadas para os próximos meses terão, portanto, o objetivo de incitar a participação, fomentar alianças, alimentar o pensamento criativo, a pró-atividade e a sinergia entre os envolvidos. Com isso, a AEARV pretende ampliar sua atuação como instituição dedicada a atividades focadas em conteúdos técnicos para também abranger ações ligadas à comunidade tais como a divulgação de informativos sobre a abrangência e importância legal das responsabilidades técnicas profissionais. Eventos técnicos e educacionais continuarão ocorrendo, no entanto, serão exploradas com mais ênfase as parcerias do meio acadêmico e profissional no que diz respeito ao conteúdo destes. A AEARV tem atualmente parceria com a Unisinos para associados que cursem a graduação, MBA e cursos de especialização na universidade proporcionando desconto de até 10% na mensa-

lidade do curso variando conforme a grade de créditos do aluno. Com a UCS, firmou-se parceria recente para MBA em Construção Civil com descontos para associados de até 30% dependendo da forma de pagamento. A ideia é ampliar as parceirias, que já são financeiras, trazendo suporte para divulgação de conteúdos profissionalizantes. A fim de estruturar ações dentro deste contexto, serão elaborados grupos de agora em diante liderados por algum representante da diretoria e formados por associados interessados em participar. Convites para a formação dos grupos serão feitos conforme forem surgindo as novas frentes de trabalho. No momento, a associação está aberta para receber participantes em três atividades distintas. A primeira atividade é a de projeto comunitário. Como projeto inicial, está sendo desenvolvido em parceria com outras entidades locais, entre elas a CIC e a ASCON, o novo posto da Brigada Militar que estará localizado junto a Fundaparque no bairro Fenavinho em Bento Gonçalves. Outra atividade é a realização da ação Hortas Urbanas, projeto que será desenvolvido junto à ABRACAÍ e à ONG Slowfood e levará conteúdo e práticas sustentáveis a escolas e espaços públicos da região. A terceira atividade, pela qual a associação já deu início e também convida seus membros a participar, é a realização do Book dos arquitetos. Trata-se de um encarte já realizado em edições anteriores, em que associados têm a oportunidade de divulgar seu trabalho de projeto arquitetônico tanto na área de construção como na de elaboração de espaços internos. Pa r t i c i p e ! A ss o c i e - s e ! Novas ideias serão sempre bem-vindas. As reuniões da AEARV ocorrem todas quartas-feiras das 11 às 12 horas e têm como objetivo trabalhar para reforçar a atuação dos profissionais usando a instituição como ferramenta. Contatos podem ser feitos pelo e-mail aearv@aearv.com.br ou com Monique Lima pelo telefone (54) 3451-9533.

Com a proeminente chegada da estação fria iniciando pelo outono, começa- se a pensar em maneiras de aconchego tornando os ambientes quentes e convidativos. Quando o assunto é mães, várias motivações vem a nossa cabeça e lembrar mãe é também lembrar as vovós. Atividade cotidiana entre as lidas domésticas são os trabalhos manuais que podem ser representados por bordados, patchwork, biscuit, tricô e em especial o crochet. Entre os vários trabalhos gerados pelo crochet estão guardanapos, toalhas de mesa, artigos de vestuário, bicos de panos

Fotos Gilmar Gomes

Foto sDivulgação

Conectar profissionais O crochet e sua releitura como objetivo

de prato e outros. O design da atualidade, com a constante busca à customização dos produtos industrializados, se apropria desses modelos artesanais para criação de objetos diferenciados e divertidos. Hoje em dia, além dos fios naturais (utilizados com frequência em pantalhas de luminárias) são também aplicados os recortes a laser que produzem verdadeiros bordados em chapas de MDF. Naturais ou pintados, trazem efeitos de relevos e transparências aos espaços (quando vazados em toda a espessura da chapa).

LUZ: a incidência de luz nestes trabalhos evidencia os recortes proporcionando efeitos de luz e sombra que valorizam os desenhos.

ESPAÇOS: pode se utilizar estes painéis recortados em divisórias de ambiente, em portas de armários, aplicados em laterais de móveis, etc. A cor a ser utilizada depende da concepção geral do projeto que pode ser a criação de contrastes ou simplesmente a diferenciação de saliências e reentrâncias. DESENHOS: as máquinas a laser produzem os desenhos a partir de programas de computação específicos (em geral os gerados por vetores como o Corel Draw). É possível portanto desenvolver desenhos gráficos exclusivos, no entanto é preciso ter cuidado com detalhes muito pequenos, pois podem quebrar quando terminado o trabalho.

MATERIAIS: os recortes a laser podem ser gerados em placas de MDF de espessuras variadas, chapas metálicas, chapas acrílicas e em outros materiais que possam ser vazados.

Além dos materiais rígidos também se utiliza adesivos com desenhos que remetem ao crochet. Em resumo, tudo é válido quando a ideia é diferenciar e usar de criatividade para criar novos objetos em ambientes exclusivos!

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista Jornal Design 17


Clínica Médica Gudde passa por remodelação de ambiente

Fotos Emerson Ribeiro

to aos pacientes. A renovação deu-se também através das novas cores das paredes, modernas, neutras e relaxantes. O espaço individual de cada um dos profissionais também contou com uma reformulação. No Consultorio do Doutor Henrique, foi projetada uma divisória metálica com vidro azul e acidato, trazendo um ar contemporâneo ao ambiente e ainda servindo como barreira visual à área de atendimento. E no consultório do Doutor Fernando a divisória em tom grafitto com detalhes do MDF lunar e com fundo em vidro acidato , deu ao ambiente além de beleza, mais espaço e mais claridade na sala de exames. A clínica conta também com um consultório auxiliar, utilizado pela nutricionista Flavia Gudde, onde a reforma seguiu o padrão contemporâneo em tons mais neutros e impessoais. Na área de descanso foi proposta uma polAmplo, sofisticado, e acolhedor. Assim se resume a Clínica Médica Gudde que passou por uma reforma recentemente. No comando dos médicos Henrique e Fernando, o espaço foi inaugurado em fevereiro. O propósito do projeto é aliar a ergonomia e o bem-estar, à contemporaneidade dos novos ambientes. A principal remodelação, além da estética, foi na parte de funcionalidade e normas técnicas voltadas à ambientes de saúde. O layout dos ambientes atendem as necessidades particulares dos profissionais, podendo assim transmitir cada vez mais confiança e tranquilidade aos seus pacientes. A clínica foi repaginada desde o piso até os móveis planejados. Foi prevista também uma iluminação mais adequada ao espaço, favorecendo a claridade e os detalhes em gesso, que transmitem sofisticação. Quanto aos móveis, a padronagem escolhida foi melamina na cor grafite e mármore, trazendo uma conotação imponente e sofisticada ao espaço, assim como as prateleiras e divisórias em vidro e metal, compostas com vegetação, trazendo vida ao ambiente. Papéis de parede, cortinas e quadros complementaram o espaço, bem como as poltronas em courino azul, que proporcionam mais confor-

18 Jornal Design

trona apropriada para os momentos de folga dos médicos, juntamente com uma copa para pequenas refeições. Assim como armários para acomodar medicamentos e utensílios. Além de uma repaginação nos lavabos. Todo o projeto foi elaborado e assinado pela arquiteta Mônica Ferrari, visando traduzir o empenho em bem atender dos médicos, para o espaço construído.

@projetosmage


Comemorando a história com novidades

Fotos Jornal Design

A Pórtico Ambientes Corporativos, recebeu fornecedores, clientes, familiares e amigos para comemorar os 20 anos da loja. A diretora Daiane Silva Pegoraro recebeu a todos agradecendo pelo prestígio, e convidou para conhecer o novo conceito da marca que se reinventou. O fundador da empresa Luiz Carlos V. Da Silva falou sobre a linda história e apresentou o vídeo comemorativo. Sucesso à equipe Pórtico.

Jornal Design 19


Espaços corporativos para estimular Novas configurações de ambiente e um mobiliário atento às necessidades do usuário favorecem o engajamento e o bem-estar O trabalho leva a maior parte do nosso tempo e energia diários. Empatizar com as necessidades das pessoas e humanizar os espaços não é tema para amanhã, não é tendência nem futurismo. Existe, nos dias atuais, uma mudança bastante nítida no que se espera dos móveis e projetos corporativos. Se, antes, havia um certo engessamento e até mesmo uma diferença hierárquica visual do mobiliário, hoje o que se percebe é precisamente o contrário: escritórios abertos e integrados onde o fluxo do trabalho importa mais que a formalidade dos fluxogramas. Mas não se trata apenas de integrar: é preciso repensar os ambientes de trabalho com um olhar para a qualidade de vida. O brasileiro costuma ser muito feliz e entusiasmado, mas os ambientes de trabalho precisam refletir isso. A interação das pessoas no ambiente de trabalho pode ser influenciada por aspectos físicos como proximidade, visibilidade, compartimentação e disponibilidade de ambientes específicos para interação. Isso afeta diretamente o desempenho das pessoas. A arquiteta Juliana Pereira, especialista em arquitetura comercial, enfatiza que oferecer um espaço de bem-estar no trabalho aumenta o nível de felicidade dos usuários naquele ambiente – o que é primordial – além de promover a saúde das pessoas e favorecer a produtividade. “Um ambiente planejado, com circulações, divisórias, normativas, uma boa escolha de cores e o mobiliário adequado, reflete em saúde para as pessoas. É um ciclo virtuoso e pensar nisso é bastante necessário, considerando o tempo que as pessoas permanecem nos seus ambientes de trabalho”,

pontua. Assunto para grandes empresas? Definitivamente, não. Juliana acredita que pequenas e grandes corporações devem pensar da mesma forma, planejando melhorias no seu espaço, ainda que guardadas as devidas proporções. O tipo de arquitetura, entretanto, vai depender da cultura da empresa. “Um projeto de ambiente de

trabalho é bastante complexo e deve ser personalizado, mas dentro de normativas necessárias. O resultado do projeto, naturalmente, vai estar relacionado à cultura da empresa. Por isso, é indicada a condução por um arquiteto que entenda a cultura daquela organização e consiga transmitir isso para o espaço físico”, explica. Referência em projetos corporativos

Fotos Vagão Filmes

Um ponto de partida pode ser a escolha de bons fornecedores para o mobiliário e complementos. A Pórtico Ambientes Corporativos recentemente reestruturou toda a sua loja, transformando as áreas de exposição num ambiente empresarial simulado. O novo layout é setorizado por funções e mobiliários que se atribuem a essas funções. Foi criado um circuito dentro da loja que compreende ambientes como o staff, clube de reuniões, diretoria executiva e ambientes de workshop: tudo isso mostrando a aplicação de produtos normativos e apropriados para cada uso. Workshop: Esse é um lugar de encontro e conveniência. O estímulo é para a interação, permitindo o compartilhamento de conhecimentos e experiências de uma forma dinâmica. São oferecidas possibilidades de formatos reto, em grau e orgânicos, criando uma proposta visual mais leve. O mais interessante desse espaço é a oportunidade de brincar com as cores, permitindo que seja um espaço descontraído sem perder o foco. A mesa alta sugere uma postura elevada, estimulando a reunião de equipes. 20 Jornal Design


a felicidade no trabalho Staff: ambientes voltados para o melhor desenvolvimento do usuário com linhas orgânicas, movimentação e cores que favorecem o engajamento, empatia e comunicação mais efetiva. As plataformas de trabalho têm todas as funcionalidades necessárias para facilitar as funções do dia a dia, deixando o ambiente visualmente mais agradável, mas sem abrir mão da ergonomia. O espaço com sofás e poltronas permite rápidas reuniões de alinhamento, facilitando a comunicação com ideias rápidas e dinâmicas sem exigir uma sala de reuniões para isso.

O resultado é um espaço que se torna a grande área corporativa da Pórtico, permitindo que o cliente compreenda o uso das opções durante o seu trajeto na loja. A empresária Daiane Silva Pegoraro conta que o propósito da reforma foi, especialmente, alinhar-se a um novo olhar sobre o trabalho. Segundo ela, não se trata somente de apresentar conforto e beleza, mas exaltar ainda mais as questões de ergonomia e as normas técnicas que devem se aplicar a uma área de trabalho. “É preciso oferecer soluções, sempre pensando em estimular a criatividade das pessoas, sua motivação e sua vocação para inovar. É nisso que a gente acredita”, salienta.

Saiba mais sobre a história da Pórtico Ambientes Corporativos

Impactos positivos do ambiente A empresária Fabiana Geremia, que recentemente reestruturou a área de escritório da empresa em que é diretora, considera essencial o investimento no espaço corporativo. Para ela, um local organizado e com móveis bem distribuídos proporcionam um ambiente de trabalho com conforto e bem-estar, contribuindo para a produtividade e um melhor clima organizacional, pois nada melhor que um ambiente limpo e organizado. “O que buscamos como resultado na recente reforma, sem dúvida, foi um ambiente moderno e que oferecesse mais praticidade aos usuários”, conta. Áreas de convivência, de descompressão, áreas colaborativas e de equipe fazem parte da nova estrutura da Pórtico. A arquiteta Juliana Pereira explica que, embora nem todas as empresas possam se encaixar nesses novos modelos em função de sua cultura corporativa, ainda é possível planejar e fazer um projeto assertivo de acordo com a cultura de cada empresa. “A ideia é sempre respeitar o usuário dos espaços. O papel do arquiteto é de entender a cultura e os preceitos da empresa, mas, também, respeitar as pessoas que trabalham ali. Para a produtividade e os resultados acontecerem, o empresário deve entender que o ambiente influencia diretamente no desempenho das pessoas”, conclui.

Ambiente da diretoria: Uma linha para quem busca conforto e assertividade. Com tampos imponentes e detalhes nobres, a linha Diretoria permite diversas configurações e possibilidades de layout. Acompanha soluções de cabeamento e fios, permitindo manter a funcionalidade sem abrir mão do visual.

Um projeto humanizado é aquele que respeita o usuário e suas necessidades. Ou seja, vale para qualquer segmento e qualquer porte de empresa. Nesse ambiente, a Pórtico mostra um espaço para acolhimento, contemplação, espera ou alinhamento de ideias pré e pós-reuniões. É um ambiente que convida a realizar conversas com conforto visual e aconchego.

Outros ambientes:

Recepção: Esse espaço se dedica a receber bem e mostrar aos clientes e parceiros da Pórtico que design, bom gosto e bem-estar corporativo também fazem parte da rotina da loja. Já que a recepção é o primeiro contato das pessoas com a empresa, é preciso que ele seja um ambiente inspirador e que transmita a verdadeira essência daquele lugar.

High-back reunião: aqui se expressa o movimento atual dos ambientes de trabalho, que permeia sempre a colaboração. A linha foi projetada para aumentar a produtividade, estimulando reuniões e conversas rápidas e informais. Além das versões básicas com ou sem encosto baixo, existe a opção de encosto alto, que cria um ponto de reunião dentro do escritório ou lounge, otimizando a instalação, gerando economia de espaço e facilitando mudanças futuras de layout.

Jornal Design 21


Mobiliário corporativo:

flexibilidade do design centrado no ser humano Fotos Divulgação

como o design centrado no indivíduo, assegurando uma revolução no bem-estar, trazendo cada vez mais detalhes do aconchego doméstico para dentro do ambiente de trabalho, tais

de para ajustar os membros e as atividades rapidamente, e a mobília deve se adaptar a todas essas exigências.

como: superfícies suaves, formas orgânicas e amigáveis, facilidade de movimentação e multifuncionalidade do mobiliário. Buzzi Space

A natureza do trabalho está mudando ao nosso redor. Com a ascensão do trabalho remoto, disseminação de espaços abertos e integrados, redução da quantidade de mobília nos escritórios e uso dos smartphones como extensão do local de trabalho, as relações com este ambiente estão passando por profundas mudanças, que

englobam prioritariamente o bem-estar, agilidade e flexibilidade.

As novas tipologias dos ambientes de trabalho estão cada vez mais personalizáveis, configuradas em espaços abertos e coloridos, com diferentes propostas de mobiliário. Esses, diga-se de passagem, cada vez mais equipados com tomadas elétricas e de carga, e oferecendo soluções de privacidade para o plano aberto e isolamento de som. Os escritórios do amanhã trazem prioridades

Neste cenário, os estofados estão no centro da mudança. A mesa não é mais o centro do ambiente corporativo, o sofá tornou-se o novo escritório. Nessa proposta, pequenas mesas e cadeiras avulsas são agrupadas ao redor de sofás moduláveis e confortáveis. O conceito modular Thinking Work permite que arquitetos estruturem espaços em escritórios, coworkings, cafés, lobby de hotéis e até restaurantes. As tendências em ambientes corporativos apontam para ambientes onde as pessoas não tem mais lugar permanente.Com a agilidade do trabalho e a abordagem que muda dia a dia, as empresas precisam ter mobilidade e flexibilida-

Koning+Neurath

Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br Designer

Confiança e tranquilidade desde o primeiro momento! Pontual Imóveis, há mais de

20 anos realizando sonhos!

24 anos Visite-nos na Rua Dom José Baréa, 41 | Bairro Cidade Alta em Bento Gonçalves | 54 3055 2200 22 Jornal Design


A economia da experiência Só a qualidade não é suficiente, é preciso estudar e entender o usuário, para que a entrega atenda, de fato, suas necessidades e desejos. Neste cenário, apresenta-se a economia da experiência, caracterizando o cliente como um convidado, que ao entrar em contato com a marca, deve sentir-se importante e único, criando assim uma memória positiva que influenciará na forma como a marca será lembrada. Uma das práticas utilizadas para criar uma boa experiência de consumo é o design de serviços, que dedica-se à observação da interação entre as pessoas, sejam usuários ou fornecedores, desenvolvendo soluções inovadoras e criando práticas de aprendizagem e fidelização. Uma grande referência no assunto é o Starbucks, a maior rede de cafeterias do mundo, onde paga-se até 10 vezes mais caro para tomar um café. Sem dúvidas, o diferencial não está somente no sabor deste ou daquele produto. Soma-se a isso a possibilidade de encontrar uma poltrona confortável e um atendimento personalizado a ponto de ter seu nome escrito no copo. Produto e serviço são considerados parte de um processo e influenciam na forma como cada cliente vive esta experiência. Portanto, estudar os processos sob uma perspectiva estratégica permite criar novos modelos de negócio e identificar pontos a serem melhorados. A partir disso, surgem oportunidades para entregar benefícios atrelados aos produtos ou serviços, tornando-os mais significativos para o consumidor.

Fotos Divulgação

Não é novidade que o desenvolvimento tecnológico potencializou a forma de avaliar esta ou aquela marca: comentários de consumidores, bons ou ruins, afetam diretamente na decisão de compra das pessoas. Sendo assim, cada vez mais as empresas precisam melhorar sua forma de interação com seu público, criando oportunidades de diferenciação através de um produto inovador e/ou de um atendimento personalizado. Do contrário, serão facilmente substituídos por outra marca, mais eficiente na tarefa de oferecer uma boa experiência de consumo aos seus clientes.

Aline Agatti aline@organizativa.com.br Consultora Empresarial

Jornal Design 23


Agentes biológicos e aposentadoria por Audressa Santarosa | Advogada OAB/RS 84.895

Foto Divulgação

Desse modo, a especialidade das atividades desempenhadas pelos segurados decorre da exposição aos agentes nocivos relacionados nas atividades acima, e não mais da ocupação profissional, pois o enquadramento por categoria profissional foi extinto pela Lei nº 9.032, de 1995.

No sistema legislativo pátrio de Previdência Social existem dois regimes distintos. O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e alcançar a aposentadoria almejada durante a vida laboral de um cidadão brasileiro é tarefa árdua, até que se preencham os vários requisitos necessários. Um fator importante a ser levado em consideração quando do estudo da viabilidade das aposentadorias, que pode levar a um acréscimo do tempo de contribuição e até mesmo do valor do salário dos benefícios a serem recebidos, é o de risco a saúde dos trabalhadores. Nesse sentido, há algumas profissões, cargos e funções que colocam a saúde do trabalhador em risco e por isso tem o tempo trabalho reduzido na chamada Aposentadoria Especial, se o tempo de labor for integralmente nessas condições de risco/nocividade; ou ainda, permite um acréscimo no tempo nas outras modalidades de Aposenta-

dorias, onde se converte esse tempo especial em tempo comum. Esses fatores são denominados agentes nocivos. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15, do então Ministério do Trabalho, os agentes nocivos, entre outros, são: 1) agentes físicos - calor, frio, pressão, radiações ionizantes; 2) agentes químicos: poeira, gases, produtos cancerígenos; 3) agentes biológicos: bactérias, fungos, vírus, bacilos. Os agentes biológicos estão elencados no código 1.3.2 do Quadro Anexo ao Decreto nº 53.831, de 1964, e código 3.0.1 do Anexo IV do RPS (Regulamento da Previdência Social – RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 1999. Dessa forma, os trabalhadores em contato com microrganismos, germes infecciosos, parasitários humanos ou animais infectocontagiosos vivos e suas toxinas, fazem jus a contagem de tempo especial, como exemplo, os seguintes:

a) trabalhos em estabelecimentos de saúde (serviços de assistência médica, odontológica e hospitalar, laboratorista de patologia clínica, onde há contato obrigatório com organismos portadores de doenças infectocontagiosas ou com materiais infectocontagiantes; b) trabalhos com animais infectados para tratamento ou para o preparo de soro, vacinas e outros produtos;

24 Jornal Design

c) trabalhos em laboratórios de autópsia, de anatomia e anátomo-histologia;

d) trabalho de exumação de corpos e manipulação de resíduos de animais deteriorados;

f) esvaziamento de biodigestores;

g) coleta e industrialização do lixo.

e) trabalhos em galerias, fossas e tanques de esgoto;

Frisa-se que não é o contato a qualquer agente biológico que enseja o direito a aposentadoria ou ao tempo especial, somente o contato ao agente biológico de alto risco de natureza infectocontagiosa, ou seja, aqueles capazes de provocar infecção decorrente do contágio direto ou indireto com pessoas, animais ou materiais contaminados.

Outro ponto positivo para a aposentadoria ou ao tempo especial é o fato de que para esses casos a existência do risco eminente é o suficiente para a caracterização da especialidade, ou seja, não se exige que o segurado permanece habitual e permanentemente em contato com tais agentes. Outrossim, podemos ainda elencar o fato de que a jurisprudência já firmou entendimento de que não existe Equipamento de Proteção Individual – EPI – eficaz contra esses agentes biológi-

Dessa forma, a utilização de EPI não afasta o risco do contagio, ou seja, a nocividade da atividade, mesmo com a utilização de EPI é considerada como tempo especial. cos.

Importante ainda destacar, que para qualquer categoria de segurado, é necessário no ato de concessão de aposentadoria apresentar formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) devidamente preenchido e carimbado e se possível o laudo de riscos ambientais. Tendo ainda inúmeros outros pontos a serem informados, seria impossível trazê-los integralmente em uma única matéria. Entretanto é de suma importância que a população atingida pelos agentes biológicos possa tomar conhecimento que podem ser favorecidos na sua aposentadoria.


Unicred Integração consolida crescimento com aumento de cooperados Cooperativa registrou retorno de mais de R$ 32 milhões para seus cooperados em 2018

Foto Ícaro De Campos

Da esquerda para a direita, o 2º vice-presidente, Adamir Jesus da Rocha Gomes, a 1ª vice-presidente, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, e o presidente do Conselho de Administração da Unicred Integração, Dr. Antonio Cesar de Oliveira Cé

A Unicred Integração, segunda maior cooperativa dentro do Sistema Unicred RS, registrou um aumento significativo em novos cooperados no ano de 2018, totalizando mais 1.282 em apenas um ano, alcançando um total de 10.551 cooperados. Com mais de R$ 78 milhões de faturamento em 2018, a cooperativa com sede em Caxias do Sul segue em crescimento constante em sua operação na Serra Gaúcha e em cidades do Sul do Estado como Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Os números foram apresentados durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 13 de abril. Além de conhecer o relatório de gestão do exercício de 2018, compreendendo balanço patrimonial e demonstrativo das sobras apuradas, os participantes da AGO tiveram a oportunidade de votar na eleição dos novos conselheiros de administração para a gestão 2019/2022. O Dr. Antonio Cesar de Oliveira Cé assumiu a presidência do Conselho de Administração da cooperativa, sucedendo a Dra. Deize De Zorzi Piccoli, que passa a ser 1ª vice-presidente. Para o cargo de 2º vice-presidente foi eleito Dr. Adamir Jesus da Rocha Gomes. Também houve eleição dos novos conselheiros fiscais para a gestão 2019/2021. “Foi a assembleia mais representativa dos últi-

mos anos, com a presença e efetiva participação de muitos cooperados. As 10 pré-assembleias, realizadas nas cidades onde operamos com Unidades ou Salas de Negócios, bateram recorde de público, com pelo menos 600 participantes no total. São demonstrações que representam a força do cooperativismo e que estamos cumprindo a missão de oferecer soluções financeiras competitivas e de qualidade, agregando resultados e fortalecendo o relacionamento com o cooperado”, observa o diretor-geral da Unicred Integração, Gustavo Saltiél. Entre os números apresentados durante a AGO, ele destaca os mais de R$ 32 milhões de retorno para os cooperados em 2018, sendo através de pagamento de juros mais baratos, aplica-

ções financeiras mais rentáveis, juros ao capital e sobras destinadas diretamente aos seus cooperados. Atualmente, a carteira de crédito da instituição supera R$ 260 milhões e os investimentos dos cooperados na cooperativa ultrapassam R$ 531 milhões, resultado de ótimas rentabilidades e segurança nos investimentos realizados na Unicred. “São números que consolidam nossa capacidade de nos tornarmos a principal instituição financeira dos nossos cooperados. Estamos ampliando e melhorando o nosso portfólio de produtos e serviços com tudo aquilo que o nosso cooperado quer e precisa, queremos personalizar ao máximo para as reais necessidades dos nossos cooperados, afinal a Unicred foi criada para ser a melhor solução para eles e este é o nosso foco”, destaca Saltiél. Além disso, a Unicred Integração divulgou alguns de seus grandes projetos para 2019, com destaque para as novas linhas de crédito para financiamento de equipamentos de energia solar com as condições mais competitivas do mercado. A assembleia foi finalizada pela Dra. Deize De Zorzi Piccoli apresentando aos cooperados o projeto social de educação financeira para crianças e jovens de escolas da comunidade, ainda em fase de construção.

Unicred Integração A Unicred Integração completou em abril seis anos de atuação considerando a união de três forças cooperativas regionais gaúchas: Nordeste, Litoral Sul e Pelotas. Ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da unificação da Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 10,5 mil cooperados, proporciona suporte financeiro aos associados por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica. Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, que também são donos da instituição financeira.

2

Collection

1

3

VOCÊ PODE SER CONTEMPLADO COM:

UNICRED

G ol d I nves t m e nt 1 G i f t Car d 2 Un icr ed Adve n t ur e 3 Des ig n e S of i s t icação 4

ACUMULE CHANCES DE COLECIONAR MOMENTOS INESQUECÍVEIS.

para colecionar esses momentos, fale com o seu gerente ou acesse unicred.com.br/ centralrs/promocao

4 *Consulte o regulamento completo em www.unicred.com.br/centralrs/promocao. Certificado de autorização SEAE nº 04.000907/2019. Promoção válida somente para cooperados Unicred. Imagens meramente ilustrativas.

BENTO GONÇALVES: Rua José Mário Mônaco, 321 | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 | www.unicredintegracao.com.br Jornal Design 25


Casamento & Reai$

Olá antenados leitores, sim porque só quem está antenado aproveitará as dicas de nossos colunistas! E hoje o assunto é para quem está assumindo um relacionamento a dois, casando ou indo morar junto e a relação com o dinheiro como entrará nesse relacionamento ... parece simples, mas no fundo é um dos grandes causadores de rompimentos amorosos e é bem fácil de entender o porquê, e para facilitar a leitura irei elencar as principais razões, lembrando que não é uma verdade pra todos, mas para muitos, e podendo refletir sobre isto, pode-se evitar:

N

ão case querendo ter o mesmo padrão de vida de seus pais, lembre-se eles construíram com uma vida de trabalho, já estão bem-sucedidos em suas carreiras, talvez você terá que abrir mão de algumas coisas logo no início e ir adquirindo aos poucos.

Entender que há-

bitos do namoro poderão não acontecer agora, quando não existiam contas da casa talvez fosse possível jantar fora todo fim de semana, fazer viagens a cada trimestre, mas com as contas da casa, talvez prestação de apartamento isto não será possível.

A

festa é mais importante do que o bem-estar nos primeiros anos de casado? Hoje nem sempre os pais podem pagar a festa e o casal faz dividas grandes para poder fazer a festa, sendo assim inicia seu relacionamento com dívidas colocando o casal sob pressão nos primeiros meses da vida a dois. CUIDADO – não importa quem coloca mais dinheiro ou não em casa, nunca permita que aquele que coloca se torne a voz dominante entre o casal, nunca.

Entender que vo-

E

stabeleça os combinados sobre o dinheiro do casal logo no início, enquanto o amor e o encanto do casamento são a parte mais importante da relação, não deixe para falar de regras de dinheiro depois da primeira briga. Que regras são estas ... por exemplo, conta conjunta sim ou não? Na verdade, não importa, desde que, esta conta seja para as despesas da casa, mas cada um reserve dinheiro pessoal em sua própria conta para questões pessoais, pois se todo dinheiro dos dois estiver junto, o casal terá que discutir prioridades, por exemplo, é mais importante a nutricionista dela ou o vídeo game novo dele?

cês vêm de famílias diferentes com relações com o dinheiro diferentes, conversem, se conheçam, entendam os pontos de vista de ambos.

Enfim acima de tudo deve prevalecer o amor e o respeito que os uniu com uma boa dose de confiança no Projeto de vida do Casal e assim também no âmbito financeiro tudo fluirá normalmente. Meu carinho e até a próxima!

S

e a opção for cada um manter sua própria conta e dividir as despesas da casa, façam uma aplicação conjunta para os projetos da família onde cada um possa contribuir com o que puder, lembrem de ter uma proposta de generosidade onde não importa quanto cada um depositou e sim o Projeto maior da família !!

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

26 Jornal Design


Jornal Design 27


Celebrar o amor fora do script

A ideia de uma cerimônia conduzida por celebrante é uma oportunidade para casais que não desejam um casamento religioso

Fotos Carlos Ferrari

A preparação do celebrante Leonardo Franceschini para o casamento de Fernanda e Vinicius envolveu entrevistas com o casal, com amigos e com os noivos com os noivos em separado

A cerimônia de um casamento pode ser clássica e solene, com véu e grinalda, salmos e ritos que construíram a ideia de celebração como conhecemos hoje. Ou pode ser um ritual em novos formatos, dedicado à família que se forma, mas sem o cunho religioso. Muitos noivos têm encomendado enlaces fora dos padrões e que verdadeiramente expressem a essência do casal. Marcha nupcial e valsa para os noivos ou violão dedilhado, orquestra e banda de rock. Tudo vale e mais vale o amor.

28 Jornal Design

A ideia de um celebrante caiu como uma luva para a cerimônia de Fernanda Abarzúa e Vinicius Branchi – e essa foi só uma das mudanças feitas para dar à celebração o espírito de informalidade do casal: eles também tiveram um jantar com finger foods, um número de padrinhos além do habitual e um momento comovente de votos do casal dentro da cerimônia. Depois de nove anos juntos e três do pedido de casamento, o planejamento do grande dia também fugiu do scrip. Foram apenas três meses entre a escolha da data e


Créditos: Carlos Ferrari Fotografia

“Não foi nada genérico. Foi como ver um filme a nosso respeito sendo narrado por alguém de fora, que sabia muito mais do que esperávamos sobre a história do nosso amor”

o momento do sim. O principal desejo do casal era de uma celebração que reunisse os amigos e familiares indispensáveis, ainda que não houvesse um casamento religioso. Vinicius conta que se cogitou a contratação de um juiz de paz – o que acontecesse em muitas celebrações fora da igreja – mas que a proposta pareceu muito formal. Eles decidiram pelo celebrante pela oportunidade de uma condução mais informal e comovente para a cerimônia. O resultado levou os convidados a risos e lágrimas. “Não foi nada genérico. Foi como ver um filme a nosso respeito sendo narrado por alguém de fora, que sabia muito mais do que esperávamos sobre a história do nosso amor”, conta Branchi. A preparação do celebrante envolveu entrevistas com o casal; de-

pois com os noivos em separado e, também, com amigos que testemunharam a história dos dois. Tudo correndo em paralelo ao trabalho da cerimonialista, que agiu em tempo recorde na seleção de fornecedores. O casamento, marcado para um fim de tarde no mês de março, reuniu pessoas importantes para o casal numa casa de festas no Vale dos Vinhedos. Depois da condução da cerimônia, os noivos fizeram seus votos e, em vez da valsa, dançaram a música Shallow – com uma entrada inesperada dos padrinhos em meio à música. O ensaio único durou duas horas e aconteceu três dias antes da cerimônia. “Foi como queríamos e não como manda o figurino. A gente pôde dizer um ao outro tudo o queria e dividir esse momento com as pessoas que consideramos especiais”, conta a noiva.

Dia da Noiva Rua Pará, 95 | Humaitá | 54 3452.4701 | 98417.4701 carmem@carmemcentroestetico.com.br carmemcentroestetico Jornal Design 29


30 Jornal Design


Jornal Design 31


Momento único, cheio de significados Fotos Silvia Tonon

A cerimônia do casamento. É quando o coração bate mais forte, quando as lágrimas de felicidade surgem repletas de emoção, quando promessas de amor são feitas, é quando um casal diz o sim mais importante de sua vida! E assim iniciou “O felizes para sempre” de Richeli Bellé e Vinícius Benini. A cerimônia foi realizada pelo diácomo, Gilmar José Saccomori, que é tio de Richeli. “Foi ainda mais especial do que esperávamos. Ele conduziu uma cerimônia leve e, por ser nosso familiar, estava especialmente envolvido. Temos um enorme carinho por ele, acompanha o nosso relacionamento desde o início, então foi bem pessoal, o que, para nós, fez toda a diferença. Ele é viúvo da minha madrinha,

do pelo local, pois o casal sonhava em casar ao ar livre. “Foi uma noite maravilhosa, a energia de todos que fizeram parte dela foi surreal, a festa foi até o nascer do sol. Só sentimos amor de todos os lados, em cada abraço, palavra e sorriso”, finalizaram os noivos emocionados.

que faleceu um ano antes e era uma das pessoas que mais torcia por nós. Foi como se ela estivesse lá representada por ele”, diz Richeli. Tudo foi especialmente escolhido, começan-

32 Jornal Design


Ainda na Serra Gaúcha – principal destino enoturístico do Brasil e região responsável por cerca de 80% da produção nacional de vinhos –, a cidade Bento Gonçalves é destino obrigatório para quem quiser abastecer a adega para o inverno. Ainda em Bento Gonçalves, a Via del Vino será palco do resgate do vinho encanado, símbolo icônico da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que volta a ser realizada após oito anos, entre os dias 13 e Belas paisagens dão o tom das programações do Dia do Vinho Brasieiro 23 de junho, junto à Expobento. Vicente Perini, presidente do Sindicato O Dia do Vinho Brasileiro chega à sua décima Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) edição e ganha status nacional, passando a ser – Região Uva e Vinho, prevê um incremento que realizado de forma simultânea em seis estados – deve ultrapassar os 10% na ocupação hoteleira Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo e os estreem relação ao mesmo período do ano passado. A antes Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. No cada ano o Dia do Vinho se torna mais conhecido total, são mais de 40 cidades, com empreendie amplia a atração de pessoas de diversos estamentos que vão de vinícolas a hotéis e pousadas, dos. Temos observado que os empreendimentos além de restaurantes e bares, que estarão mobitêm se empenhado em promover eventos inolizados para receber milhares de visitantes entre vadores, que incluem promoção na compra de os dias 17 de maio e 2 de junho. O lançamento da vinhos, degustações temáticas e eventos gastroedição 2019 ocorreu no dia 30 de abril, em Monnômicos que valorizem o enoturismo e a estrela te Belo do Sul, com diversas atrações culturais. principal da festa: o vinho brasileiro”, resume. E nada melhor do que celebrar uma década A programação completa pode ser acessada no de Dia do Vinho com uma programação que faz novo site do evento, em www.diadovinho.com.br, jus à inclusão da palavra “Brasileiro” no nome. Os que neste ano foi reformulado, seguindo a nova descontos na compra de produtos e em passeios identidade visual do projeto. poderão ser desfrutados do Sul ao Nordeste do “A diversidade de atrações, os descontos que país. neste ano chegam a 50% e o fato de chegar a Monte Belo do Sul, cidade anfitriã do lançamais três novos estados são motivos para brinmento da edição deste ano, também terá destadarmos a 10ª edição do Dia do Vinho. Podemos que durante as duas semanas de programação. dizer que chegamos a uma década com energias O município promove o 10º Polentaço, que caiu renovadas e prontos para atrair mais regiões, nas graças do público e é festejado em conjunto despertarmos ainda mais turistas e, como não com a 8ª Festa do Agricultor, nos dias 18 e 19 de poderia deixar de ser, de aquecermos as vendas maio.

de vinhos neste período”, projeta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló. O Dia do Vinho do Brasileiro 2019 tem a parceria do Sebrae, por meio do convênio Valorização dos Vinhos Brasileiros, e o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Jundiaí, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Rolante, Urussanga, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação de Viticultores do Paraná (Vinopar), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe de Urussanga (ProGoethe), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Associação Vinho de Altitude (SC), Instituto do Vinho Vale do São Francisco, Rota do Vinho de Jundiaí, Roteiro Caminho das Pipas (RS), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho/SP) e Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de Minas Gerais (Sindvinho).

Passeios pelos vinhedos estão sempre entre as atrações da programação, mesmo em período de dormência das videiras

Foto Laís Capelari

Fotos Dandy Marchetti/Ibravin

Dia do Vinho Brasileiro celebra edição histórica e expansão nacional

Jornal Design 33


Loja Nana Nenê completa um ano de sucesso em Bento Gonçalves Fotos Jornal Design

A loja de produtos infantis Nana Nenê está completando um ano no sábado, 4 de maio, e já conquistou o público bento-gonçalvense. O empreendimento trabalha com produtos focados em vestuário infantil do recém-nascido ao tamanho oito, para menino e menina. A maternidade despertou nas proprietárias Franciele Lovera e Graziela Cristofoli Bettinelli o desejo de empreender no ramo de roupas infantis. “Queríamos nos dedicar em uma loja que pudesse ajudar as mamães que também tem filhos, assim como nós, e sentem a necessidade de substituir as roupas que já não servem mais, já que eles crescem rápido”, comentaFranciele.

Ambas consideram o primeiro ano um sucesso nas vendas, aliado a satisfação de sair da zona de conforto e realizar o desejo de ter uma loja de roupa infantil. “Buscamos pela qualidade de atendimento e do produto que oferecemos. Estamos muito felizes de ver que nosso sonho está concretizado, que a cada dia aprendemos algo novo e nossos clientes se tornam amigos”, conta Graziela. Na loja é possível encontrar roupas confortáveis e de qualidade, aliados a beleza, uma vez que são marcas conceituadas no mercado como Milon, Kyly, Nanai, Mon Sucré, Paraíso, Kiki Xodó, Luc.boo, Kukiê, Elian, Lupo, Rovitex, Puket e Trick Nick.

34 Jornal Design


Jornal Design 35


Felicità 5 anos por Thais Braido De Toni | Especialista em Educação

Foto Arquivo Pessoal

É impressionante o trabalho da Thais e da equipe. É a busca incansável pelo melhor, mostrando todo o amor em cada detalhe, cuidado, sabedoria e muita experiência. Meu filho mais velho estudou nas primeiras turmas, logo que a escola abriu, e já se percebia uma excelência no trato com as crianças, nos trabalhos, no cuidado em ensinar e o olhar atento para cada indivíduo. Com o meu filho mais novo também não pensamos duas vezes em matricular na Felicita. Deixo ele de olhos fechados pois sei que está super bem cuidado. Não é exagero dizer que é a melhor escola que existe em Bento Gonçalves. Giovana Alberton - Microempresária Mãe do Vicente e do Leonardo No dia 31 de março a Escola de Educação Infantil Felicità completou 5 anos de história. Nesses anos pudemos aprender muito e buscar uma prática diária mais eficiente, respeitosa e divertida. A escola nasceu pelo meu sonho de transformar o mundo a partir da educação dos pequenos e posso perceber o quanto o olhar da Felicità é importante no desenvolvimento das crianças. Diariamente as crianças são observadas de uma maneira mais particular e integral trazendo, através de ações pensadas, o desenvolvimento de seres mais autônomos e seguros. Percebemos que os alunos da Felicità tornam-

36 Jornal Design

-se, cada dia, mais confiantes neles mesmos, sabendo de suas capacidades e limitações, respeitando as diferenças e entendendo que existe uma coletividade, além de aprender sobre diversos conceitos de uma maneira divertida e significativa. Cada ano buscamos lnovas formas de pensar e agir, nunca perdendo nosso foco que é a criança, por isso em 2019 nossa prática está de cara nova, com um novo jeito de educação e um novo modo de olhar as crianças. Que mais anos possam vir e que a Felicità possa ajudar mais crianças e famílias em busca de uma sociedade melhor.

Rua Republica, 32 | Cidade Alta | BG 54 3052.0583 | 54 99118.0927 Escola de Educação Infantil Felicità escolainfatilfelicita


Jornal Design 37


CDL premia vencedores da 30ª edição do Mérito Lojista Fotos Vagão Filmes/Augusto Tomasi

A emblemática 30ª edição do Mérito Lojista da CDL de Bento Gonçalves premiou seus vencedores na noite de 11 de abril, em solenidade que reuniu 300 pessoas no Dall’Onder Grande Hotel. Foram reconhecidos pela excelência de sua atuação Caitá Supermercados (categoria comércio), Iva Espaço da Beleza (categoria serviços) e Felipe Henrique, da Casa do Pintor (categoria Jovem Empreendedor), além do empresário Plínio Mejolaro, outorgado com o Troféu Personalidade. A entrega das homenagens ocorreu em um momento histórico, duplamente rico em significado para a entidade, que promove a 30ª edição do Mérito Lojista no ano em que completa 50 anos de fundação. “Temos muito orgulho de nosso passado, repleto de momentos marcantes que a CDL ajudou a protagonizar e que em muito contribuíram para o fortalecimento dos setores do comércio e serviços, bem como colaboraram para o desenvolvimento de Bento Gonçalves. Da mesma forma que somos gratos àqueles que construíram a história do nosso comércio, prestando homenagem e reconhecimento às suas contribuições, também mantemos o olhar no futuro, atento aos desafios que ainda nos aguardam”, disse o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.

Iva Espaço da Beleza, na categoria Serviços

Marcos Carbone, presidente da CDL BG com Plínio Mejolaro, Prêmio Mérito Lojista Personalidade

Juliano Zandonai do Caitá Supermercados, na categoria Comércio

Felipe Henrique, da Casa do Pintor, na categoria Jovem Empreendedor

Daniel Amadio, presidente do Sindilojas, e Marcos Carbone, presidente da CDL-BG

Silvio e Cristiane Milani Marin, Vanessa Panazzolo e Daniel Orso

Sidinei Comin e Daniele Frizzo

Luan Strapazzon e Kely Viana, Lucia Moro e Gustavo Larentis

Presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, e a esposa Alexandra

38 Jornal Design


Jornal Design 39


Confira a primeira etapa do Circuito Loucos Por Padel 2019 colates de Gramado. Todos se deliciaram com massas, galeto e sobremesa curtindo mais um fim de semana de muito padel e confraternização. A próxima etapa acontecerá nos dias 25 e 26 de maio e todos os resultados são somados no ranking anual do Clube. Veja os cliques de quem esteve por lá:

Mariana De Toni e Lucas Pinto

Fotos Padel Pro

Nos dias 13 e 14 ocorreu a primeira das quatro etapas do circuito Loucos Por Padel 2019, no Clube Padel Pro. No sábado foram disputadas as categorias mistas e no domingo as femininas e masculinas. Os que subiram ao pódio levaram pra casa troféus e os campeões do back draw (quadro consolação) ganharam cho-

Troféu entregue aos campeões e vices

Fernanda Forest e Bruna Belini

Simone Kronhardt, Maura Poletto, Laura Marconi, Susan Gazzana e Fernanda Abarzúa

Maikel Carraro, Duna, Fernanda Cavalli e Miguel Carraro

Michel Levien, Isadora Malicheski, Júlia Brugalli, Vanessa Hubner, Marcelo Magalhães, Daniele Stralchuca e Maiana Bernardes Leonardo Putrick, Marciano Gonzaga, Tiago Frare, Geiso Cainelli, Giovani Dalmina e Alexandre Tedesco

João Vicente e Bernardo Dias

Cristiano Castro e Bruna Mikoaski

/cna.bentogoncalves 54 3452.1123 40 Jornal Design

/projetarium.moveis 54 3055.3054

/NatalFitnessBG 54 3451.7173

/leximoveis 54 3452.3455

/padelprobento | @padelpro.clube 54 3453.6669


Divulgação

CNA oferece curso diferenciado voltado ao turismo

A região de Bento Gonçalves é privilegiada em termos de turismo. Durante todo o ano, visitantes de diversos estados do país vêm para a serra em busca de descanso e de diferentes experiências gastronômicas. Entretanto, nos últimos anos, a região também se consolidou como uma das mais relevantes rotas do vinho mundial e tornou-se um dos mercados que mais cresce no globo. Por causa disso, turistas dos quatro cantos do mundo vem à Serra Gaúcha conhecer o que temos a oferecer. Nesse cenário, é fundamental que os profissionais de turismo da região saibam se comunicar em inglês. Turistas de vários países do mundo procuram por um profissional que saiba informar sobre assuntos relacionados a viagens, hospedagens, eventos, cultura, gastronomia e lazer. Ademais, o inglês também é o idioma dos negócios, dos eventos e da comunicação empresarial: esse nicho é global e bastante competitivo, e é fundamental a formação de profissionais de turismo

Jornal Design meia página 24,5x16.indd 1

capazes de oferecer produtos e serviços compatíveis com a necessidade dos visitantes. O profissional do turismo também é responsável por grupos de pessoas que estão viajando para exterior. Aqui, novamente saber inglês é relevante para a prática da profissão, visto que é o idioma de comunicação aceito na maioria dos países. Como o público para esse tipo de viagem é variado, o guia precisa buscar o máximo de informações relevantes na hora de organizar atividades e montar roteiros de visitas, informação que em geral está em inglês. O profissional de turismo tem um perfil dinâmico, flexível, comunica-se bem e adora trabalhar com o público. Seja no turismo local, seja em outras modalidades como o ecoturismo e o turismo de negócios, será necessário que o profissional se relacione com estrangeiros e, por isso, saber inglês faz a diferença. Falar inglês é, portanto, um atributo indispensável e um diferencial no currículo nessa profissão.

O CNA Bento Gonçalves desenvolveu um curso que mescla o curso regular com aulas práticas nos pontos turísticos da cidade, especialmente pensado para o profissional da área. Já nas primeiras aulas, o aprendizado é voltado para as situações do dia a dia relacionadas a aeroportos, restaurantes e lazer, as quais o profissional irá enfrentar com seus grupos. Além disso, ao longo do curso, viajar é um assunto que sempre está em discussão, possibilitando que o aluno amplie cada vez mais o seu vocabulário e se comunique de forma mais efetiva. Venha conhecer mais do material didático do CNA e experimente uma aula!

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves

Jornal Design 41

22/04/2019 10:33:10


Monã: fuja do óbvio nessa hospedaria gastronômica no interior de Canela

Ingredientes locais: São a filosofia da Monã. O menu é de estação e tem sua base no que é cultivado na propriedade. Parceiros locais fornecem queijos, charcutaria e carnes.

Apropriado para crianças? A Monã é um lugar democrático: serve para um fim de semana romântico ou para curtir com a família e deixar as crianças em contato com a natureza preservada.

42 Jornal Design

Fotos Culinarismo

Todos nós, em algum momento, buscamos refúgio em lugares de paz: a casa da mãe, um domingo na praia, caminhar na natureza ou viajar nas páginas de um bom livro. Pra mim, a experiência de paz pode ser perto ou longe, mas há que ter mesa farta. Um dos meus lugares de paz favoritos é a Monã, em Canela: uma enorme área verde pra caminhar sem pressa, redes amarradas de árvore em árvore, um belo almoço de domingo e a chance de estender todos esses prazeres por dias mais – porque a Monã também é uma hospedaria dessas bastantes rústicas num casarão silencioso e com cadeiras de balanço na varanda. A hospitalidade dos anfitriões traz um primeiro impacto de conforto. É como estar chegando ao sítio da família e ser abraçado por aquele casal de primos bacanas que a gente não vê há muito tempo e que te espera com uma cachacinha artesanal feita no capricho. O lugar por si só, a cinco quilômetros do centro de Canela, vale cada quilômetro rodado. Some a isso o carinho da hospitalidade, a verdadeira gastronomia interiorana e a história de princípios que permeia a produção agrícola da propriedade, e você terá os motivos certos pra visitar a Monã. Você pode ir à Monã apenas pra um almoço de fim de semana – a programação está sempre atualizada no Instagram do lugar. Mas a ideia de dormir por lá é bastante encantadora: uma ver-

dadeira conexão com a natureza. O casarão tem quartos confortáveis e rústicos no piso superior, mas funciona em estilo pensão (o banho é no andar de baixo). Durma com o cricrilar dos grilos e acorde com a mesa posta na varanda: um café da manhã desses de fazenda: pães frescos feitos na casa, queijos e charcutaria do vizinho – tudo servido sobre as famosas tábuas de araucária do anfitrião Daniel Castelli.

Opções sem carne: várias. No café da manhã, é só deixar de lado as opções de charcutaria. O almoço é sempre servido ao redor da parilla, onde há muitas opções de legumes braseados, e com uma mesa linda de antepastos e guarnições sem carne. Descartáveis de uso único: Não são fornecidos. Além do que, os resíduos têm destinação correta: os orgânicos vão para a composteira e viram adubo; os recicláveis vão para a central de triagem de Canela quando não se pode reciclar dentro da propriedade e os resíduos de esgoto são tratados por fossa e filtro e um sistema ecológico chamado de zona de raiz. Água para o cliente: Água do poço sempre à mão. Não se gasta comprando água na Monã.

Bolinhos ocasionais podem ser servidos ao longo do dia, elevando no casarão aquele aroma de coisas da nossa vó. Enquanto isso, a parilla já vai braseando as carnes e legumes para o almoço. Se o tempo estiver pra sol, come-se do lado de fora, entre as árvores e do lado da rede que convida a uma sesta. A filosofia gastronômica da Monã é bem alinhada aos princípios do movimento Slow Food. Para servir uma refeição boa, limpa e justa, os anfitriões aproveitam a capacidade da enorme área de cultivo para servir ao cliente o que é produzido ali mesmo.

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista


Fotos Jornal Design

Sociais Daniela e Anderson Malvessi com o pequeno Théo

Gabriela Colioni Carboni, Raquel De Marco, Fernanda Pruinelli, Josemar e Lizete Colione

Fenavinho 2019

Foto Exata Comunicação

Jardim Blauth Gabriela Colione Carboni, Lara Vargas Grasnievicz e Raquel De Marco

Silvana Aibel e Marta Manente em Verona

Roberson Da Fré, Laurita Benvenutti e Karina Guidolin

Clacir, Michele e Júlia Loticci na Lilica&Tigor Bento Gonçalves

Benvenutti Móveis e Decorações

Soberanas da 16ª Fenavinho em evento no CIC-BG - Ana Paula Pastorello, Barbara Bortolini e Sandi Corso Caroline e Rodrigo Benvenutti

Jornal Design 43


Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 93  

Jornal Design | Edição 93  

Advertisement