Page 1

Ano X - Edição 97- Setembro/2019

Projeto personalizado Tradicionalismo

Apartamento com cômodos afetuosos e aconchegantes parapela o convívio Laços enraizados culturafamiliar gaúcha


Editorial O povo gaúcho é conhecido por ser aguerrido, bravo e muito batalhador. Basta dar uma breve passada de olhos pelas páginas dos livros que contam a história do Rio Grande do Sul, para ter certeza de que a maior virtude dos gaúchos é serem guerreiros e persistentes. A cultura gaúcha se propaga traduzida no velho e bom churrasco que aproxima amigos e reúne famílias, a bandeira do Rio Grande estampada Brasil a fora, no mate cevado no fim de tarde, na indumentária e o vocabulário gauchesco, conhecido de longe, tchê! E para homenagear um dos episódios históricos mais importantes para o estado, a Revolução Farroupilha, um período de revolta que durou 10 anos, abordamos na editoria de Estilo, histórias de amantes da cultura gaúcha que envolvem amizade, família e sonhos. O nosso povo defende suas crenças e seus direitos com maestria e isso se traduz nestes relatos.

Gostamos de contar sobre trajetórias, mas também apreciamos atualidades e com esse objetivo trouxemos na editoria Vida, a importância de manter o corpo ativo na vida adulta e seus benefícios. A prática de exercícios físicos aliados a uma boa alimentação, resultam em qualidade de vida e bem-estar. Para o Negócios, um pouco do que foi a ExpoAgas 2019, que apresentou as novas tendências de futuro para o varejo, além de reunir recorde de público e ultrapassar as expectativas dos organizadores. No Casa, não poderíamos esquecer de mostrar as novidades em decoração, com ideias ousadas e diferenciadas em projetos de banheiros.

Capa Marina Pasqualotto e Luiza Turchet Koslowski Looks: Saindo a Cavalo Fotos: Anderson Pagani Cabelo e make: Carmem Centro Estético

Silvia Aibel Perusso Diretora Jornal Design


ESTILO O tradicionalismo gaúcho está presente em diversas histórias que emocionam, uma delas é das amigas Luiza Turchet Koslowski e Marina Trindade Pasqualotto, que tem como lazer preferido andar com seus cavalos. Os valores da cultura e dos costumes gaúchos passados de pai para filhos, também demonstram a importância de preservar a história do Rio Grande do Sul.

CASA Design e criatividade em projetos de banheiros. Existem muitas possibilidades de fugir do básico e partir para novas ideias que transformam o cômodo, promovendo um visual mais moderno e diferenciado.

VIDA Adotar um estilo de vida ativo a uma alimentação saudável e bem equilibrada, promovem benefícios físicos e psicológicos nas diversas fases da vida. O número de pessoas que frequentam academias, estúdios de pilates e outras modalidades de exercício, visando à promoção da saúde física e mental, aumenta consideravelmente.

NEGÓCIOS A ExpoAgas promovida há três décadas mais uma vez refletiu as tendências de futuro para o varejo, além das mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para o último quadrimestre do ano.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


Os benefícios da atividade física nas diversas fases da vida Corpo e mente

Fotos Divulgação

O esporte e a atividade física têm potencial para serem poderosos agentes socializadores, sendo benéficos não apenas no quesito corporal, mas também na forma como esse adulto encara a nova fase da vida. Movimentar o corpo, desenvolver ligações sociais, ter contato com outras pessoas, tomar sol, são ações com poder de liberar os chamados “hormônios da felicidade” e podem ser proporcionadas através do exercício físico, ou seja, ações motoras mais eficientes tem influência na autoconfiança, no autoconceito, na autoimagem e na autoestima do adulto idoso.

Um estilo de vida ativo associado a uma alimentação saudável e bem equilibrada, promovem benefícios físicos e psicológicos nas diversas fases da vida. Atualmente podemos constatar o aumento do número de adultos idosos frequentando academias, estúdios de pilates e outras modalidades de exercícios físicos, visando à promoção de saúde física e mental. Focando no futuro e na prevenção de doenças, o exercício físico é de extrema importância para todas as idades. Segundo a profissional de Educação Física, Sinara Gnoatto, da Phantom Academia, quando criança o exercício é bom para desenvolver as habilidades motoras que irão perdurar para o resto da vida. Quando jovens para preparar um futuro e uma velhice saudável, e na velhice para ter mais autonomia, saúde e qualidade de vida. “Atualmente cerca de 14% dos nossos alunos possuem mais de 50 anos, sendo metade disso com

4 Jornal Design

mais de 60. Ainda está longe de um número ideal, mas bem melhor do que anos atrás onde nem se falava de exercício físico para idosos”, destaca. O envelhecimento corporal é um processo que acontece todos os dias, a cada segundo, porém, a partir dos 30 anos ocorre, gradativamente, a perda de massa muscular. Conforme os anos avançam essa perda altera fatores como equilíbrio, postura, agilidade e também a diminuição gradativa do controle muscular e da flexibilidade das articulações. Os exercícios físicos irão atuar na amplitude dos movimentos, na manutenção da massa muscular, e no aspecto social. Sinara explica que idosos que praticam exercícios são mais alegres e dispostos, e isso implica em uma vida mais ativa e independente. “Ter autonomia é fator fundamental para o aspecto psicológico do idoso, afinal, nem sempre é fácil passar de “cuidador” para “ser cuidado”, conta.

Em relação a pessoas com mais de 60 anos, Sinara explica que “inúmeros fatores afetam o modo como as pessoas desempenham as tarefas motoras. Esses fatores podem ser psicológicos, fisiológicos, ambientais, nível de exigência das tarefas, ou todos esses fatores juntos. Porém, um dos declínios mais perceptível com o avanço da idade é o do desempenho motor que atrapalha a realização bem-sucedida de tarefas da vida diária, como caminhar rapidamente, por exemplo”, disse. O declínio pode ser atribuído ao envelhecimento natural, a doenças, ao estilo de vida ou a combinação de todos esses elementos. Os movimentos ficam mais lentos, com menos firmeza, menos agilidade e com equilíbrio corporal comprometido gerando impacto direto na autonomia do adulto idoso. “Um grande risco observado em idosos com equilíbrio comprometido são as quedas que podem ser devastadoras. Estatísticas apontam que, aproximadamente 30% dos adultos com mais de 65 anos já experimentaram algum tipo de quedas, muitas delas resultando em lesão nos tecidos moles. Porém, a lesão mais grave é a fratura de quadril que pode ser devastadora, pois, leva a períodos extensos de imobilidade e maior dependência para as necessidades e atividades básicas da vida diária”, explica.


Frequência de exercícios físicos Em qualquer idade há dúvidas sobre a frequência com que se deve praticar o exercício físico. Porém, essa resposta não é tão direta, ainda mais se tratando de um público específico. Sinara explica que uma das regras é sempre trabalhar com as possibilidades que o aluno oferece, em termos de preferência de atividade, de tempo e quantidade de dias para frequentar. “Sempre aconselhamos que a frequência seja de, no mínimo, duas vezes por semana. A partir desse número devemos nos adequar a realidade de cada aluno. Se ele conseguir frequentar a academia todos os dias é ótimo! Se ele vier duas vezes na semana também, afinal, ele está nos dando seu melhor”, afirma. Para cada faixa etária existem atividades com maior ou menor grau de recomendação, conforme a condição física e histórico de vida. “Particularmente temos idosos que frequentam a sala de musculação e também as salas de ginástica

em aulas de alongamento, atividades aeróbicas e bike indoor. Também não é raro vermos idosos frequentando aulas de dança, em quadras de vôlei, basquete, futebol, tudo adequado e adaptado para que eles consigam tirar o máximo proveito das atividades. Porém, uma das atividades que mais os beneficia é a musculação. É ela que proporcionará um tônus muscular para que ele possa frequentar todas as atividades citadas com segurança e aproveitando ao máximo o que elas podem oferecer. Como sempre difundimos, a musculação representa doses diárias e homeopáticas de saúde, e deve ser praticada regularmente em todas as etapas da vida adulta” relata Sinara. Outro cuidado necessário é com a alimentação. É inconcebível um corpo que não tenha quantidade suficiente de nutrientes para dar conta das atividades diárias. Os alimentos certos e nas quantidades certas é fator fundamental para um resultado satisfatório nos exercícios e na vida.

“Acordo cedo e as 7h já estou na academia, todos os dias. Eles não me entregaram a chave pra chegar mais cedo (risos). Eu incentivo o hábito de fazer exercício físico, porque a minha qualidade de vida, disposição e vitalidade é muito além, comparado a antigamente. Eu seria uma pessoa frágil se não tivesse aderido esse hábito”, relata.

“Acordo as 5h da manhã, pego ônibus e venho para academia. Me sinto mais disposta para seguir as tarefas do dia, mais leve, tenho mais vitalidade. Outra coisa que eu gosto também é que na academia eu tenho os colegas e amigos, é uma segunda família”, disse.

Carlos Afonso Rodrigues da Silva, 65 anos, frequenta academia há 9 anos

“Meu principal objetivo era mudar de vida, pois eu era fumante, e depois eu passei a praticar esporte e parei de fumar. Sou maratonista e faço academia para reforço muscular, a minha vida mudou muito depois do exercício físico. Pela manhã corro com meus dois Border Collie e frequento academia e pilates de terça a sexta. Não tenho dificuldade e problema de saúde, eu não fico nem doente”, conta. José Moacir Razera da Silva, 63 anos, frquenta academia desde 1995

“Me sinto muito bem, primeiro porque me mantenho em forma e segundo porque faz bem pra saúde. Além de ser um momento de distração, faço bastante amigos, gosto de interagir com eles”, explica. Anita Maria Bergonsi, 76 anos, frequenta academia há mais de 5 anos

Cristina coser, 64 anos, frequenta academia há 3 anos

Corra na Sparkling Night Run e seja você também um campeão!

09/11 às 20h

Bento Gonçalves - RS

Acesse o código ao lado e conheça o percurso da prova!

Outras informações:

www.sparklingnightrun.com.br

Grupos de 5 ou mais atletas tem 10% de desconto. Patrocínio:

Largada e Chegada: CIC-BG (Parque de Eventos) Imagens meramente ilustrativas.

Inscrições abertas: ES..........R$ GO TA DO 1º lote: (até 14/08) 100,00 2º lote: .................................R$ 120,00 3º lote: .................................R$ 140,00 Caminhada e kids: ............ R$ 30,00

Modalidades: Corrida (20h):...... 5 e 10 km Caminhada (19h):......... 5 km Kids (18h30): .. 3 a 15 anos Obs.: a corrida kids será somente dentro do parque Apoio:

Realização:

ESPORTIVO 100 ANOS

Jornal Design 5


Para aprender tem que ser divertido por Thais Braido De Toni | Especialista em Educação Em pleno século XXI como trabalhar uma prática pedagógica que deixe as crianças curiosas, atentas e estimuladas?

Fotos Arquivo Pessoal

Na Felicità temos diariamente uma observação aguçada sobre os alunos e suas ações, assim como momentos de conversas constantes, para que essa investigação possa nos dizer o que podemos ajudar as crianças a descobrirem sobre o mundo em que vivem. Atualmente, as crianças só se focam em aprender se aquilo lhe trouxer prazer, o prazer de descobrir, o prazer de compartilhar juntos um conhecimento. Como é lindo ver a empolgação das crianças em cada descoberta e experiência proporcionada e perceber que acontece realmente uma aprendizagem quando eles participam ativamente das pesquisas. No semestre passado uma das turmas da escola demonstrou interesse em brincar com pistas, todos os dias montavam pistas de diferentes jeitos e materiais, por isso executamos o projeto “Um novo olhar sobre as pistas”. No primeiro momento pedimos para que desenhassem uma pista juntos em um mesmo papel grande e percebemos como eram suas percepções sobre uma pista. Após fizemos um passeio pela rua para que as crianças pudessem perceber o que era uma pista de verdade e o que tinha ao redor dela (casas, prédios, calçada, lojas, etc).

Dias depois do passeio pedimos às crianças que fizessem novamente uma pista coletiva e percebemos como as crianças já tiveram outra representação, cuidando para que a pista funcionasse de tal forma, que os carros passassem pela pista do início ao fim.

Em outro momento as crianças, em cima da pista feita, fizeram suas construções com materiais alternativos onde cada um montou o que achava que poderia ter em torno de uma pista (hospital, prédio, casa, escola, lojas, etc) organizando o espaço.

Trabalhamos os tipos de moradias, a localização da casa de cada criança da turma enfatizando as distâncias, sua localização no mapa, estimulando uma noção espacial e pontos de referência. Além disso, as crianças reproduziram suas casas de diversas formas, com peças, desenhos, montagens, argila, entre outras atividades. As crianças aprenderam muito com esse projeto, muitos conteúdos e conceitos, mas de uma forma divertida e estimulante fazendo-os buscarem respostas aos próprios questionamentos.

“A educação de qualidade, além de ensinar a pensar, pode ensinar a viver. Em muitos casos, a escola não está conseguindo ajudar a pensar crítica e autonomamente; muito menos a preparar pessoas criativas empreendedoras e livres. Ela precisa mudar para encantar e abrir os horizontes de crianças e jovens, a fim de que evoluam sempre, transformem suas vidas e a sociedade em que vivem” (MORAN, 2017)

por Luiz Gustavo Dall’Agnol | Instrutor e sócio proprietário do Hridaya, Centro de Yoga Você está dirigindo e de repente leva o susto de uma fechada. Seus músculos se contraem abruptamente, o coração dispara, a respiração acelera... Estando sentado dentro de um carro, estas reações parecem bem inadequadas, mas imagine você a pé diante de um leão... o coração e a respiração disparam para fornecer um maior suprimento de oxigênio e energia para os músculos, a pressão arterial aumenta e o sangue flui com maior intensidade para as extremidades, membros e cabeça. Com maior irrigação no cérebro, você tem reflexos mais rápidos. Uma série de neurotransmissores são liberados na corrente sanguínea, enquanto os ajustes

hormonais necessários acontecem para garantir o suprimento extra de energia que os músculos certamente precisarão para luta ou fuga... e isso, só para começar! O corpo humano não é uma maravilha!? O estresse é uma resposta de defesa e adaptação que o corpo humano tem frente à uma condição adversa ou estranha, e quando estes fatores que desencadearam a reação de adaptação do organismo deixam de estar presentes, o corpo volta a se reajustar e estabelecer suas funções ao equilíbrio. Mas o que acontece quando o fator estressor não é uma fechada no trânsito, um susto ou situação pontual?

“O estresse não é o problema. Problema é quando o estresse se torna um estilo de vida” Diferente do exemplo do leão ou da fechada no trânsito, nossos desafios cotidianos podem ser menos objetivos e mais duradouros: a sensação de falta de tempo, excesso de trabalho, prazos, metas, pressões, expectativas, entre outros fatores que se somam gerando uma sobrecarga mental e física... nosso organismo estará de prontidão para lidar com essas situações, mas todas essas alterações que acontecem com o corpo quando está sob estresse têm um preço que precisa ser compensado, do contrário começamos a operar no “negativo” e logo experimentaremos os primeiros sinais de exaustão: falta de memória, impulsividade, insônia, falta de apetite, baixa imunidade... o organismo ainda poderá resistir com estes sintomas primários por anos até a manifestação de desiquilíbrios e doenças mais sérias provenientes desta sobrecarga. Digo que o estresse não é o

problema porque para compensar basta criar pequenos momentos de descanso e relaxamento para que o corpo possa se reorganizar, e você volte às suas atividades novo em folha! Mas a verdade é que quando estamos ansiosos ou preocupados com alguma coisa, só encontramos menos motivos para descansar, e mais motivos para trabalhar e se preocupar! E assim este ciclo de desgaste se perpetua. Então, como você administra seu estresse? De que forma você encontra um meio de descanso e regeneração? Enquanto estes questionamentos se tornam cada vez mais pertinentes, é necessário buscar alternativas, ferramentas que nos possibilitem transitar pelos altos e baixos do dia-a-dia de forma mais suave e eficiente. Fique atento, um dos sinais de que você pode estar precisando dar um tempo e descansar é quando você diz que não tem tempo para isso.

Nova grade de horários! mais motivos para você começar a praticar yoga

Rua Republica, 32 | Cidade Alta | BG 54 3052.0583 | 54 99118.0927 Escola de Educação Infantil Felicità escolainfatilfelicita 6 Jornal Design

O Estresse não é o problema

contato@hridaya.com.br ou (54) 9.9710.1016


Superalimentos aliados ao envelhecimento saudável promove uma melhor saúde ocular e protegem os olhos contra os raios da luz. Isso pode diminuir o risco de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão e cegueira em pessoas com idade superior a 65 anos. Já os ácidos graxos contidos na goji ajudam na síntese de hormônios, regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Me conta, esses 3 super alimentos já fazem parte da sua vida? Se ainda não, não perca tempo comece hoje! Fotos Divulgação

Se eu pudesse escolher apenas 3 alimentos visando envelhecer de forma saudável eu escolheria o ovo, o óleo de coco e a goji berry. Dois são macronutrientes essenciais como proteína e gordura e um polivitaminico natural. Já se foi o tempo do pão de cada dia, agora ele tomou conta, é o ovo de cada dia. Ele é considerado pelos especialistas em nutrição o segundo melhor alimento do mundo, perde somente para o leite materno. Ele é muito democrático, não importa o objetivo ele funciona e da conta do recado. Quer dar uma secadinha? Ele te deixa com o shape dos sonhos. Precisa tratar perfil lipídico, como o colesterol? Ele faz o seu trabalho melhor que nenhum outro alimento. Ta precisando ganhar massa magra? Conte com ele. Se o ovo fosse humano eu queria ter ele como meu amigo hehe. E o tipo de ovo importa? Não! Eles possuem composições muito equivalentes, são ricos em proteína (20 aminoácidos), gordura (saturada e insaturada), 12 vitaminas, 14 minerais e carotenoides. Alguns dos benefícios desse superalimento são: evitar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, ação anti-inflamatória e diminuir níveis de insulina. Outro superalimento é o óleo de coco. Ele é rico em MCT em português a sigla é TCM e significa triglicerídeos de cadeia média, diferente dos demais óleos como o de girassol que é um triglicerídeo de cadeia longa. Os ácidos de sua composição são caprílico, láurico e cáprico, e seus benefícios estão atrelados a sua rápida absorção pelo corpo. O que se observa em estudos desde os anos 2000 é que ele age como um

anti inflamatório potente, ocasionando melhora significativa no emagrecimento, além de ser um potente combustível para treinos de força, resistência e no tratamento de pacientes oncológicos, seguindo por aumento da imunidade, excelente hidratante de pele e cabelos, melhora da função cerebral e saciedade. E pra fechar com chave de ouro vamos falar dela que chegou ao Brasil faz tão pouco tempo, ela que é tão pequenina porem muito poderosa, a goji berry. Nesse tamanho tão pequeno tem espaço pra 19 aminoácidos incluindo os essenciais, ou seja, aqueles que nosso corpo não produz, 21 minerais incluindo ferro e zinco, vitaminas C, E, e

todo o complexo B, ácidos graxos essenciais e pasmem ela é a maior fonte de carotenoides. Ufa! Essa pequena é poderosa! E toda essa composição traz quais benefícios? Devido à quantidade de aminoácidos, responsáveis diretamente pela composição das proteínas, estes aminoácidos atuam não só evitando a perda muscular (efeito anti-catabólico), que pode aparecer dependendo de sua dieta e dos exercícios que você faz, como ainda ajudam a construir músculos e a evitar a flacidez decorrente da idade. Um benefício extra-advindo da maior firmeza dos músculos e da pele é a diminuição da celulite, responsável por deixar a mulherada de cabelo em pé. O triptofano, aminoácido componente da serotonina, ainda contribui com a sensação de bem estar. Já as vitaminas e minerais contribuem principalmente a manter sua imunidade em alta e seu corpo saudável. E suas propriedades antioxidantes, provenientes das vitaminas e carotenoides, ajudam a nos proteger contra doenças do coração, circulatórias, câncer, e ainda evitam o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a luteína juntamente com a zeaxantina

CLÍNICA TACCHINI

Dicas Opte por ovo caipira ele é 50x mais potente em sua composição que o de granja.

Opte por MCT na forma de suplemento que é a parte que mais interessa no óleo de coco.

Opte por goji in natura, em pó ou em cápsulas só não pode ficar sem!

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br Nutricionista

Tudo que mamãe e bebê precisam

Através da Clínica Tacchini em parceria com a Gestar você tem: Consultas | Exames | Ecografias | Gineco obstetra | Anestesiologista UTIs neonatal e pediátrica | Pediatra | Centro obstétrico moderno Convênios atendidos:

3455.4333

99144.4221

atendimento@tacchini.com.br

Horário de atendimento: 8h às 18h Rua General Osório, 238. Bento Gonçalves Responsável Técnica: Dra. Christiane Sachet Zorzi | CRM 22.595

Jornal Design 7


A quiropraxia como qualidade de vida

Os benefícios de quem opta pelo tratamento são extensos, como prevenção e tratamento de hérnia de disco, dor lombar, dores ciáticas, dores nas articulações dos membros superiores e inferiores, dor no pescoço, dor de cabeça, tensão e estresse, diminuindo esses incômodos e melhorando sua postura e mobilidade, promovendo assim uma melhor qualidade de vida.

Fotos Carlos Ferrari

Você já ouviu falar sobre a profissão e os benefícios da quiropraxia? O tratamento é especializado no alinhamento da coluna, que é, sem dúvidas, um dos principais fatores que mantêm o organismo funcionando corretamente, sendo um dos mais indicados atualmente. Quando isso não acontece, são enviados sinais de que algo não está bem, e então podem começar as dores e incômodos que atingem muitas pessoas. O termo quiropraxia deriva de duas raízes gregas: “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), ou seja, “praticar com as mãos”. A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. A quiropraxista Bruna Romagna Rossetti ressalta que grande parte dos pacientes, após tratarem a dor, acabam adotando o tratamento como um hábito de vida. Eles obtêm níveis de qualidade do dia a dia muito melhores, que vão desde aspectos como sono, controle do estresse e com isso mais vida todos os dias”, completa. Ela também explica que muitas pessoas querem aliviar a dor rapidamente, esquecendo que a causa real pode piorar com o tempo, comprometendo a função da articulação, o sistema nervoso e consequentemente a saúde. E, por isso a técnica auxilia na saúde e é considerada tão importante.

Trabalhamos no consultório com a maca Hill Air-Flex Flexion & Distraction Table, equipamento de origem americana que proporciona um cuidado com melhor custo-benefício. Sua tecnologia permite um eficiente trabalho de flexão-tração, que é uma das técnicas de quiropraxia mais suave e eficaz para o tratamento de hérnia de disco e outras condições que causam dor nas costas. No consultório, a quiropraxista atende desde a primeira infância, com bebês de 0 a dois anos, adultos, atletas e idosos.

Através da tração suave numa área específica da coluna é possível aliviar a pressão, realinhar a coluna vertebral e restaurar a maior amplitude de movimento. Dentre os muitos benefícios dessa técnica, podemos destacar que ela reduz pressões intradiscais e a pressão sobre os nervos espinhais, ampliando a área do canal foraminal e espinhal.

Rua Assis Brasil, 638 - Sala 01 | Bento Gonçalves | 54 98141.4603 8 Jornal Design


Magrass Bento Gonçalves completa três anos com coquetel e amigos reunidos “É muito mais do que o emagrecimento por apenas, tem tudo que muda junto com o novo peso, principalmente a qualidade de vida e bem-estar de nossos clientes”.

A Magrass de Bento Gonçalves completa três anos de atuação em Bento Gonçalves. Para comemorar promoveu um coquetel, com cardápio elaborado pelas colaboradoras, ricos em nutrientes e proteínas que seguem as regras da empresa, reunindo amigos, parceiros e clientes, em agosto. A rede de emagrecimento saudável e

Fotos Jornal Design

Diretores da Magrass Bento Gonçalves: Fabieli Andressa Joner e Guilherme Waldow Drews

estética de resultado é a maior da América Latina e já está presente em mais de 350 cidades. Com atuação específica em emagrecimento e saúde, gordura localizada, celulite, estrias, flacidez, além de protocolos faciais, atualmente conta com uma equipe qualificada de 13 colaboradoras, entre elas nutricionista, biomédica, esteticista, consultoras e atendimento prime. Para a franqueada da Magrass, Fabieli Andressa Joner transformar vidas através da melhora de autoestima, felicidade e saúde é a motivação diária. “É muito mais do que o emagrecimento por apenas, tem tudo que muda junto com o novo peso, principalmente a qualidade de vida e bemestar de nossos clientes”. Muitas vidas foram transformadas durante os três anos de trabalho, a base de pilares como qualidade, comprometimento e ética com os clientes. A partir da unidade de Bento, a primeira coordenada por Fabieli, surgiram mais quatro e no próximo ano a proposta é de lançar mais uma em Garibaldi. “Bento Gonçalves foi a minha primeira unidade, nasceu e vem cultivando uma bela história. Foram mais de 9 toneladas eliminadas nesse período. É uma trajetória da qual me enche de orgulho”, conta.

Equipe Magrass BG: biomédica Bárbara Tomasin, biomédica Juliana Lopetegue, transformadora Camila Milani, auxiliar de estética Pâmela Gomes, biométrica Giovana Colpo, atendimento prime Natalia Longo, atendimento prime Samanta Bortolanza Nobrega, nutricionista Sinara Troian, esteticista Thais Westerlund, gerente comercial Letícia Lima, gerente financeiro Aline Ritieli da Costa

Jornal Design 9


Conheça o método com laser para secar varizes te resultados melhores. Para diminuir a sensação de dor durante as aplicações, utiliza-se um equipamento que sopra ar gelado, com temperaturas de até – 17º C, sobre a pele. A dormência na pele provocada pelo frio “engana” o cérebro, diminuindo a dor e proporcionando um conforto durante o procedimento. Isolado, o Criolaser também é indicado para o tratamento de telangiectasias (vasinhos) e veias na face.

Foto Carlos Ferrari

O laser é um método não invasivo que nos possibilita evitar cirurgia de varizes em até 80% dos casos. O equipamento de Laser NdYag 1064 PL emite pulsos de luz que penetram no corpo e são absorvidos 30 vezes mais pelo sangue do que pela pele. Podendo assim ocluir as varizes e vasinhos sem danificá-la. É um tratamento rápido e eficaz, que associado a escleroterapia química (com medicação), permi-

Vantagens: - Pode substituir a cirurgia em alguns casos; - Crioanestesia, ou seja, a anestesia pelo frio reduz a dor; - Não precisa de repouso pós procedimento; - Pode fazer atividade física no dia seguinte à sessão; - Com mais disparos de laser, menos sessões são necessárias para eliminar os vasinhos.

Dra Talita Fiorio @dratalitafiorio

10 Jornal Design


O tempo no seu devido lugar... Você gostaria de parar o tempo para evitar os sinais do envelhecimento? Atualmente, a suavização destes sinais com naturalidade é uma realidade acessível e eficaz.

Tratamentos com O Ultraformer III Contorno corporal Flacidez Gordura localizada Lifting facial Rugas Padrão ouro para tratamento de papada

O Ultraformer III é a última palavra para tratamento da flacidez, contorno corporal e ancoragem muscular no mundo. A tecnologia combina o ultrassom micro e macrofocado que podem ser ajustados de acordo com o objetivo e área do tratamento. Os transdutores microfocados são utilizados para procedimentos na face, promovendo um efeito lifting, melhorando a aparência de linhas e rugas, considerado o tratamento padrão ouro para pescoço e papada. Os transdutores

macrofocados são indicados para o corpo, reduzindo a flacidez e até 20% da gordura localizada no abdômen e na região interna das coxas. Com exclusividade a Dra. Andréa Severa, dermatologista da Clínica Kóre, traz para a Serra Gaúcha o Ultraformer III, cujos resultados são comprovados pois, devolve e estrutura o contorno do rosto ao tratar a flacidez e a gordura localizada da papada. Criando assim, uma ancoragem muscular na área e promovendo

um olhar mais radiante com efeito lift imediato, além de promover a redução de linhas finas e bolsas. O resultado é definitivo e o procedimento pode ser feito uma vez por ano. Geralmente para face é realizada uma sessão e para áreas corporais uma sessão mensal por três meses. Já para a aplicação corporal, os resultados são excelentes, proporcionando bumbum mais firme e empinado, por exemplo. Além de melhorar muito a flacidez e contornos corporais.

Jornal Design 11


Banheiros ganham estilo e personalidade

Fotos Anderson Pagani

Uma grande Bay Window, com persianas motorizadas internas, permite a transparência e privacidade ao banheiro, além de uma ótima iluminação natural. O uso do deck de madeira, além de criar uma conexão com a área externa, proporciona o aconchego em contraponto à frieza do porcelanato e do mármore.

O projeto elaborado pela arquiteta Elisabete Valduga, abrange três espaços, o banho de casal, o lavabo e os banheiros pastilhados. Com uma linguagem totalmente fora do tradicional, o Banheiro-Spa, do casal, foi pensado em criar um clima relaxante para a banheira, proporcionando a integração do interior com o exterior, dando vista aos belos jardins da casa.

O banheiro já não é o mesmo. Ainda bem! Com variedade de materiais, a cada ano surgem novos revestimentos que tornam a decoração do ambiente tão importante quanto a do resto da casa. Porcelanatos que reproduz madeira e cimento, pastilhas diferentes, ladrilho hidráulico (o estilo retrô como detalhe na parede ou piso), enfim, a única regra é bom gosto para ter um espaço aconchegante e bonito. Fato é que banheiro agora exige personalidade, já que ganhou visibilidade. Em projetos abertos, integrados ao quarto, ou fechados, eles querem estilo, seja ele colorido, discreto, luxuoso, básico, clássico ou descolado. As opções são tantas que é preciso pesquisar para encontrar aquele que combine com sua decoração, sua casa, e ou seu estilo. A harmonia entre os elementos decorativos é essencial, principalmente em ambientes pequenos, que precisam ter beleza e ao mesmo tempo serem funcionais. No caso do banheiro, existem muitas possibilidades de fugir do básico e partir para novas ideias que transformam o cômodo, promovendo um visual mais moderno e diferenciado. 12 Jornal Design

O lavabo é um ambiente em que podemos ousar, este projeto traduz esta ideia. A arquitetura limpa, de linhas retas e volumes puros, aliado à escolha criteriosa dos materiais, resultou no visual sofisticado e acolhedor deste lavabo. As paredes revestidas em lâmina de pedra, juntamente à bancada de granito preto escovado, fazem um contraponto ao tom quente da madeira.

Já os banheiros dos filhos adolescentes, chamados de pastilhados, a prioridade foi criar uma atmosfera jovem, moderna e com personalidade. Porcelanatos claros de grandes formatos, mesclados à pastilhas coloridas, bancadas em Silestone branco e marcenaria em linhas retas, permitiram este resultado. Para complementar, foram colocados grandes espelhos garantiram a sensação de amplitude aos banheiros.


Dicas para valorizar o banheiro O banheiro é o cômodo da casa onde tudo deve ser funcional, durável, fácil de limpar e principalmente propiciar conforto e experiência de relaxamento. Afinal é no chuveiro que a gente se projeta para um momento único e somente nosso. Várias pessoas, e eu me incluo nessa lista, tem grandes ideias durante um bom banho. Nesse conjunto de experiências, que vivenciamos em um banheiro, a indústria da decoração está empenhada em trazer novas soluções. Com o intuito de inspirar, fiz uma síntese do que está sendo discutido.

As banheiras nunca saíram de moda, e estão cada vez mais presentes, até como sinônimo de status e conforto;

Fotos Divulgação

Os espelhos ganham molduras imponentes, criando destaque para essa peça; Ainda como detalhes de paredes, as cerâmicas dos azulejos hexagonais e dos retangulares imprimem um ambiente cheio de personalidade e com baixo custo;

O estilo industrial ainda é muito vivo e invadiu todos os cômodos da casa. No banheiro ele traz materiais metálicos, em tons pretos no mobiliário, metais sanitários, objetos de decoração, combinados com cerâmicas brancas pequenas e retangulares. Algumas decorações também introduzem a madeira em detalhes, para dar um equilíbrio nos tons e materiais; O uso da madeira como material que traz calor e aconchego é combinado com o cimento queimado para trazer uma atmosfera contemporânea;

Nos metais sanitários o preto fosco é o acabamento do momento, mas também compete com o dourado, rosè e latão.

Para as paredes, nichos em vidro ou materiais translúcidos trazem leveza ao ambiente e oportunidade para armazenar aqueles objetos que você gosta, como aromatizadores de ambiente;

Av. Planalto, 1235 | Bento Gonçalves | 54 3454 3043 www.porticomoveis.com.br @porticomoveisbg

#apostas Torneiras com sensores, bicas flexíveis e painéis solares. Porta papel higiênico com espaço para o celular. Espelhos com iluminação própria e com desembaçadores. Muitas são as apostas para tornar a experiencia com o banheiro ainda melhor, inspire-se!

Nas cerâmicas, a cor rosa também é uma grande novidade, combinada com madeira e metais sanitários dourados;

Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br Designer

CARPETES EM PLACAS para ambientes de alto tráfego

temos.

Jornal Design 13


Projeto contemporâneo traduzido em linhas retas Esse consultório de urologia foi pensado para ser um espaço sóbrio porém aconchegante. Linhas retas e contemporâneas em tons neutros era a solicitação do cliente. A paleta de cores frias do cinza e grafite é aquecida por um painel em madeirado de louro freijó e alguns elementos em verde, como as poltronas, vegetação e acessórios.

Fotos Fernanda Fronchetti

Fotos Fernanda Fronchetti

Na sala de atendimento mantivemos a mesma paleta de cores com a marcenaria em laca cinza e uma bancada em mármore escovado preto. A poltrona em couro natural caramelo com um design clássico “quebrou” as linhas retas do conjunto. Como divisória para a área de exames também utilizamos um painel madeirado de louro freijó.

14 Jornal Design

Para a iluminação da recepção se optou por trilhos com spots direcionados e um tom de luz quente para um maior aconchego. A bancada de quartzito em monobloco com veios casados é um ponto focal do projeto. Nas paredes utilizamos o boisserie pintado na mesma cor da parede para um acabamento sofisticado.


Protagonista no banheiro

Fotos Arquivo Pessoal

A cuba é um dos complementos essenciais do banheiro, já que se faz necessária para higienização e uso diário. Atualmente são encontradas em diversos materiais e modelos: As cubas de louça ainda são as mais utilizadas e versáteis, podendo ser instaladas em tampos de pedra (embutidas ou sobrepostas), somente com a coluna, ou presas em mão francesa (suportes metálicos em aço inoxidável ou em ferro fundido). Opção muito atual são as cubas esculpidas que são produzidas no mesmo material da bancada. Este tampo pode ser confeccionado em granito ou mármore, e até mesmo porcelanato que possibilita uma grande variedade de padrões e formatos. No entanto, para este trabalho torna-se imprescindível uma mão de obra especializada que trabalhe com perfeição os acabamentos da peça. Comumente utilizada em lavabos, as cubas artesanais dão um charme todo especial ao ambiente, podendo ser de vidro, cerâmica, metal ou pedra esculpida. São produzidas em pequena escala, geralmente por um artesão e por isso possuem valor agregado de uma peça de obra de arte. Outra tendência nas bancadas dos banheiros é apresentarem cubas duplas, principalmente nos banhos de casal, que conferem aos usuários independência na utilização das mesmas.

A execução de um banheiro completo demanda um número considerável de profissionais (marceneiro, marmorista, vidraceiro, encanador e eletricista), portanto a contratação de um arquiteto é imprescindível para o êxito na elaboração deste ambiente.

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

54 3451 5359

trav. três de outubro, 22 / cidade alta bento gonçalves / serra gaúcha

Jornal Design 15


Fotos Jornal Design

Evento sobre formatação de honorários profissionais A Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos (AEARV) promoveu juntamente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS) um evento sobre a formatação de honorários das atividades de arquitetura. O evento ocorreu em agosto, no showroom de fábrica da SCA em Bento Gonçalves e contou com a presença de mais de 80 profissionais. O arquiteto Rodrigo Jaroseski, representante do CAU-RS explicou como proceder ao usar a Tabela de Honorários disponível no site do

conselho. Segundo ele, a ferramenta tem o objetivo de criar parâmetros que considerem os custos globais de um escritório de arquitetura abrangendo impostos, custos fixos, encargos sociais, bem como mensurando valor de hora técnica do profissional de modo adequado e de acordo com as normativas pertinentes. “A tabela usa o Custo Unitário Básico de Construção (CUB) como critério de regionalização e os números gerados não são de aplicação obrigatória na categoria. Eles servem como parâmetros balizados do exercício profissional”, relata Jaroseski.

Bernardo Gehlen, Sérgio Nei Roschild Bastos e Rodrigo Jaroseski

Tatiane Bianchi, Natália Deitos, Jocelaine Bagatini e Francesca Barili

Vanessa Scalco, Bruna de Marchi e Beatriz Romanzini

Magáli Puerari e Marilha Valent

Ramoni Balestro e Sandra Benvenutti

Equipe da SCA Mobiliário Contemporâneo

Mirela Dalmás e Luisa Hering

Gabriela Massolini, Elis Cristina Ranzolin e Jassana Pozza

Thaís Bassoto e Mélani Montovani

Luciane Accorsi, Priscila Arnhold e Bárbara Salvalaggio

Andressa Lotes, Cassiane Lotes e Diane Giovanella

Arquitetos da diretoria da AEARV: Bernardo Gehlen, Patrícia Cassol Pereira, Josy Nascimento, Rob Da Fré e Sandra Benvenutti

O passeio público e a acessibilidade em Bento Gonçalves A AEARV está trabalhando no desenvolvimento de um material com informações sobre a concepção do passeio público da cidade e sobre acessibilidade no desenho urbano de Bento Gonçalves. A ideia é criar uma cartilha a ser distribuída gratuitamente, que buscará orientar a execução e melhorias das calçadas da cida-

16 Jornal Design

de. Sendo uma associação dirigida por voluntários, a AEARV convida seus associados a participarem do grupo. O conteúdo encontra-se em fase embrionária e novos colaboradores serão muito bem-vindos! Entre em contato conosco pelo aearv@aearv.com.br ou através de nossas mídias sociais

nossa obra


Casa e Cor Design: Mostra de Decoração, Moda e Gastronomia A Primeira Mostra de Decoração, Moda e Gastronomia surgiu da união de parceiros da Casa e Cor Design, pensando na integração e contribuição de novas ideias. Em agosto, as proprietárias da loja de móveis, decoração e arte, receberam amigos e clientes para o lançamento do novo projeto. Com um olhar criativo, unindo tendências, sentidos e beleza a proposta marca o start para novas parcerias, segundo as empresárias Adriana Margareth Gedoz e Stefane Costa. “Estamos num novo momento, posso dizer que uma nova era ou até um novo conceito onde a integração e união, independe do produto que a pessoa vende, fala mais alto. O mundo não tem mais espaço pra concorrência e competitividade, e sim para essa forma de integração, de firmar parceria em que todo mundo ganha. O que tivemos neste evento foi justamente isso, dividir o mesmo espaço com outras marcar para conseguirmos mostrar o trabalho de todos”, afirma Adriana. A partir da ideia de união e inovação, aliado ao atendimento diferenciado já oferecido pela Casa e Cor Design, foram firmadas parcerias com marcas e pessoas que tem o mesmo entendimento. Participaram da Primeira Mostra, a Natural Fit, A dona do santo, Ótica JÁ, Estação blath, Julia Zago fotografia, Jenifer Machado Makeup, Renata Pavão consultora de imagem e estilo e Sofia Lubianchi digital influencer.

Monic Cousseau, Jennifer Machado, Denise Flach, Adriana Margareth Gedoz, Stefane Costa, Renata Biondo Pavão, Cassiane Debiasi Zucatti, Sophia Lu Bianca e Julia Zago

Fotos Julia Zago

Adriana Margareth Gedoz , Renata Biondo Pavão, César Augusto Chies, Cassiane Debiasi Zucatti, Sophia Lu Bianca, Monic Cousseau e Stefane Costa

Stefane Costa, Evando Zibetti Adriana Margareth Gedoz Roberto Da Fré

Sophia Lu Bianca

Adriana Margareth Gedoz , Denise Flach e Stefane Costa

Rua 15 de novembro, 445 Carlos Barbosa | 54 99626.4931 Jornal Design 17


Semana de Design de São Paulo, e a experiência da Bienal

Foto Arquivo Pessoal

É uma grande honra termos a oportunidade de ter participado do maior festival de design da América Latina em agosto, o Design Weekend de São Paulo. Nossas icônicas e premiadas peças, Balanço Revoar, Chaise Flag, pufe Serena e luminárias Lampadari estavam na exposição BoomSP design na Bienal Paulista. No cenário, uma escultura no teto do pavilhão feito com plantas baixas arquitetônicas recicladas, provinda de centenas de estúdios brasileiros, entre eles, muitas joias da arquitetura. Uma expressão artística para lembrar que em média um brasileiro usa 10.600 folhas de papel por ano, o que significa que consome uma árvore e meia a cada 12 meses. {No ano de 1954, o Parque do Ibirapuera e suas construções, arquitetadas por Oscar Niemeyer, foram inaugurados em comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo. Todo o Parque do Ibirapuera e suas edificações foram tombadas como patrimônio histórico}

O BoomSP design, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de agosto no edifício formidável localizado no parque do Ibirapuera, projetado pelo mestre Oscar Niemeyer. Uma experiência memorável!

Marta Manente marta@martamanente.com.br Designer

A vida dos seus sonhos...

...a 10 min do Centro de Bento Gonçalves! Sua família vivendo com segurança e qualidade de vida! Conheça o condomínio, ligue 54 98117 1818. 24 anos 18 Jornal Design


Villa Giardino Italínea:: ambientes repaginados com a nova coleção 2020 Fotos Silvia Tonon

O showroom da Villa Giardino, loja exclusiva da marca Italínea, está de cara nova. A aposta é a coleção 2020, inspirada em padrões e texturas modernas, aliados a última tendências do mercado de móveis planejados, que promete encantar consumidores. Em agosto, a loja promoveu um coquetel para dar o start às novidades e comemorar os oito anos de atuação no mercado, reunindo parceiros, amigos e colaboradores que fazem parte da trajetória

e são considerados fundamentais no novo projeto. Entre os destaques da nova coleção pode-se encontrar ambientes aconchegantes, funcionais e repletos de detalhes. À frente de uma equipe extremamente qualificada, Letícia Farina, proprietária da loja, reitera que “o novo espaço foi pensado por todo o grupo Villa Giardino Italínea. O showroom demonstra toda a sofisticação dessa nova coleção”, adianta.

Nébbia Entre as novas tendências que chamam atenção, estão os padrões de cores lisas, como o Nébbia, desenvolvido para harmonizar com os demais padrões e possibilitar ambientes mais sóbrios e neutros. Na tonalidade bege claro e com desenho sutil, foi estudado para ser utilizado no dormitório de solteiro. Seu nome é inspirado na névoa.

De pé: Eduardo Redante, André de Souza, Maira Galvan, Fernanda Loro, Wiliam Robalo Sentados: Jenifer Leal, Letícia Farina, Matiusi Piovesan

Cronos

O Cronos, em tom chumbo, localizado no home em combinação com um amadeirado marcado, mostra a força e a sobriedade da cor, que foi desenvolvida para dar equilíbrio à nova coleção. Seu nome é inspirado em uma estrela que absorve os planetas que a orbitam. Além destes, destacamos o padrão de maior sucesso, o Eros, que simula

Eros uma pedra de mármore, considerada tendência global, presente em detalhes na cozinha provençal. Seu nome é referência ao asteroide Eros, que passou bem perto da Terra, em 2012. Entretanto, o charme especial está nas estruturas metálicas e nas iluminações internas dos móveis presente em diversos pontos do showroom, proporcionando elegância e delicadeza para os espaços. Foram lançados também vários estilos de acabamentos, que permitem composições inusitadas nos ambientes. Com atuação em Bento Gonçalves desde 2011, a loja de móveis planejados Villa Giardino Italínea conta com a solução completa para o seu ambiente. Proporcionando um atendimento prático e funcional, a loja atua com mármores, granitos, eletros e mobiliário, dando a possibilidade de aquisição diretamente na loja, garantindo a comodidade do cliente. Os projetos são colocados em prática por uma equipe capacitada de designers, arquitetos e técnicos de montagem especializados na marca.

Av. Planalto, 935 | Salas 01 e 02 Contato: 54 2621.5051 Jornal Design 19


Projeto de apartamento traz conforto e modernidade Foto Arquivo Pessoal

Equilibrar conforto e sofisticação em projetos residenciais é possível sim, a exemplo disso está o layout elaborado pela arquiteta Daniela Balestro. A predominância de tons neutros deu o toque de modernidade e elegância para o bem-sucedido living de 40 metros quadrados localizado em Bento Gonçalves. Os detalhes atentos na união de estilos do projeto de interiores, traduziu o ambiente que reúne harmoniosamente o contemporâneo e o industrial, com ar urbano. “Entre os principais objetivos desta intervenção está a criação de espaços confortáveis, integrados, com diferentes funções, que dialogam entre si”, explica a arquiteta.

As cortinas e persianas deste projeto são da Marin Decorações

A paleta de cores em tons cinzas é marcante no MDF dos mobiliários. Algumas paredes receberam texturas que imitam o concreto aparente. Os amadeirados no piso porcelanato, no painel ripado em MDF do home, e mobiliários soltos têm design atemporal, equilibram com o estofado, cadeiras e pufe, em tecidos de linhos com base neutra.

Os detalhes mesclam com o mobiliário, resultando uma composição atemporal. As almofadas em P&B geométricos, manta de tricô e o tapete de couro natural pautam harmonia na composição do décor. A parede funcional localizada como divisória do living, de um lado, o home, de outro, une a bancada de apoio em granito do espaço gourmet e o despenseiro, que organiza e agrega espaço. “Outro detalhe significante deste projeto é que o lugar da churrasqueira e lavanderia é embutido, alinhado na sequência do ambiente”, detalha Daniela. A sala de jantar, estar/home e o bar bistrô têm vista privilegiada para contemplação da cidade.

contato@danielabalestro.arq.br | 51 98103.1730 /arqdanibalestro/ /DaniBalestroArquitetura/

20 Jornal Design

Toda grande extensão das aberturas em vidro é protegida por cortinas rolôs e reposteiros, em tecido voal preto, com um charme único, da loja Marin Decorações.


Versado marcando Presença na Equipotel 2019 A VERSADO apresenta-se em uma das mais importantes feiras do setor de Hospitality, a Equipotel nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro. Com a presença de mais de 25 mil visitantes e compradores qualificados e a exposição de 300 marcas, o encontro será formado por fornecedores da cadeia hoteleira. A feira será palco para apresentar diversos produtos específicos para o setor, alguns deles, integrados com tecnologia, como criados mudos

com mecanismo para carregar smartphones e/ou tablets sem precisar de cabos; ou então, mesas e balcões de recepções também com essas funcionalidades tecnológicas. A VERSADO apresenta soluções como marcenaria fixa, estantes metálicas, espelhos decorativos, painéis móveis, mobiliário solto para áreas comuns e quartos; também oferece o Corian® como uma solução de substituição de granitos e mármores para bancadas de banhos e recepções, tampos de mesa,

biombos, áreas de trabalho dos quartos, além de outras aplicações em hotéis, bares e restaurantes. O SLIMSTONE, granito e/ou mármore com espessura de 5mm e 70% mais leve que a pedra natural e passível de retro iluminação aplicado em painéis, balcões, mesas, paredes de elevadores traz um grande destaque para qualquer ambiente. Além dos produtos da marca, a VERSADO oferece também alternativas de personalização de produtos para cada negócio.

Alguns Lançamentos que serão apresentados na Equipotel: Bancada em Corian para banho Limpeza é extremamente importante em todas as áreas de um hotel e sua ausência será a primeira coisa que os hóspedes notarão. As Bancada em Corian aprimoram a experiência do hóspede através de um ambiente clean e aconchegante. Naturalmente, proprietários de hotéis querem reduzir ao mínimo o tempo utilizado na limpeza, para também diminuir custos e períodos de paralisações. Com Corian@, os lavatórios são integrados às bancadas e as emendas são imperceptíveis, de forma a eliminar cantos onde há acúmulos de sujeira ou umidade. Uma solução durável: é resistente a manchas e ranhuras. Riscos e queimaduras de cigarro são facilmente removíveis, enquanto danos maiores podem ser reparados no próprio local, minimizando o tempo em que os quartos ficam fora de uso. Com sua paleta de cores proporciona combinações elegantes com metal, madeira e vidro. Cabeceira de cama Trio

Nos hotéis, a primeira impressão é a que fica. Seja na área de recepção ou dos quartos, um ambiente agradável, acolhedor e limpo pode fazer a diferença entre um visitante ocasional e um hóspede frequente. Este aparador em Corian® Glacier White foi lapidado como um diamante e adornado com um metal dourado, transformando-o numa joia que se destacará em qualquer ambiente. Além do design, beleza e elegância ele proporciona durabilidade, resistência e facilidade de limpeza, reduzindo tempo de serviço.

Criado mudo Smart Criado Mudo em Corian® com Tecnologia Integrada - Todo feito em Corian® Glacier White termo moldado em formato cilíndrico e com uma base metálica dourada, o criado mudo SMART da VERSADO proporciona um visual estético sofisticado e harmonioso; sua superfície sólida, não porosa, tem um toque acetinado e agradável; no quesito durabilidade e limpeza, fundamental na hotelaria, o criado mudo em Corian® é resistente a manchas e fácil para limpar, mantendo suas características de novo por longos anos. Porém, o que o torna único é o que está por debaixo do tampo, longe dos olhos está um dispositivo que recarrega, sem cabos, smartphones, tablets e muito mais. Uma experiência fascinante para seus hóspedes.

Fotos Jeferson Soldi

Aparador Diamante

A cabeceira de cama TRIO foi pensada para proporcionar um cenário acolhedor para o hóspede. Confeccionada em três partes flexíveis, ela abraça a cama e os criados mudos, tornando o ambiente sofisticado e relaxante. A cabeceira toda estofada é contornada por uma moldura metálica, disponível em diversas tonalidades, tendo como destaque duas luminárias já embutidas na própria cabeceira, além de tomadas elétricas e interruptores. Dessa forma, não importa a localização do ponto elétrico na parede do quarto do hotel, pois a cabeceira já esconde grande parte da parede e a fiação posterior será conectada na tomada. Uma economia de tempo de montagem e redução de custos na parte elétrica.

Mesa Ampulheta Mesa com tampo em Corian® + Charging Surfaces – Mesa com pé em formato de ampulheta, feita com madeira laqueada e adornada com um colar de metal dourado e tampo redondo em Corian® Silver Birck (padrão granitina). Muito além da elegância e durabilidade do Corian®, a mesa AMPULHETA possui tecnologia integrada no seu tampo. Permite o carregamento de smartphones e tablets sem utilização de cabos. Carregar celulares e tablets em hotéis é um problema constante que obriga hóspedes a encontrarem tomadas e carregadores corretos. Essa tecnologia simplifica a vida dos hóspedes com uma solução elegante e altamente tecnológica.

54 2102.1414 contato@versado.me

www.versado.me @versadostore

Jornal Design 21


Tons neutros e muita sofisticação norteiam projeto de residência

por Liliane Cristine Colório Designer de interiores

Foto Rafael Sartor

Propondo maior convívio da família, este projeto integrou cozinha e sala de estar onde foi retirada uma parede que separava os dois ambientes. A convivência foi estimulada com a criação de uma bancada de preparo de alimentos acoplada à mesa de jantar e voltada para a sala de estar para que os moradores pudessem estar mais próximos e compartilhar momentos em família. O espaço é farto de luz natural, por isso a iluminação foi pontual e bem planejada para que trouxesse o conforto visual e aconchego ao ambiente.

#DEMArevestindoseuprojeto

Fotos Milla Magnabosco

A lareira ao centro da sala de estar foi destacada pela linda parede em gesso 3D posicionada nas laterais e iluminação direcionada. Tapetes, persianas e cortinas vestem o decór com sutileza. Os tons neutros nortearam o projeto, conferindo sofisticação e luxo na medida certa.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511 22 Jornal Design

Dema Revestimentos @demarevestimentos


Projeto de consultório odontológico prioriza conforto e bem-estar

#DEMArevestindoseuprojeto foram pintadas, como desejava a cliente. As divisórias do espaço também foram reaproveitadas, assim como na recepção, com gesso acartonado dando versatilidade e ótimo resultado estético ao espaço. A iluminação traz aconchego e bem-estar, proporcionando satisfação ao cliente, seja na sala de espera ou no próprio consultório, por isso ela se faz tão importante nos projetos de interiores. Neste espaço, dois aspectos foram analisados, a boa visibilidade para o profissional e o conforto para o cliente. Com isso, foi utilizado uma iluminação pontuada e indireta. Para esquecer a sensação de gelado que os ambientes de saúde têm, foi usado o porcelanato que remete a limpeza e ao mesmo tempo precisão, já a madeira a sensação de aconchego. “Muita gente chega numa clínica ou em qualquer local de saúde, e tudo é muito frio.

Fotos Jornal Design

A missão da arquiteta Iris Schmitt em elaborar um projeto de interiores para um consultório odontológico, era além de “dar um up” também proporcionar a sensação de aconchego aos pacientes, bem como a limpeza, que um ambiente de saúde necessita. A elaboração do projeto trouxe a ideia de reaproveitamento com qualidade, visando muito a sustentabilidade. A ideia foi adequar o espaço de maneira a torna-lo funcional e ao mesmo tempo agradável esteticamente, atendendo as normas da Anvisa para esse tipo de atividade. A partir disso, o primeiro passo foi revestir o piso do espaço, com um porcelanato Portinari pela facilidade de limpeza e para dar maior sensação de amplitude. As portas

por Iris Schmitt Arquiteta

Por isso usamos o piso fosco e a madeira pra não ter a cara de hospital ou sensação gelada. A decisão desses materiais foi muito importante”, disse Iris. A linha tênue entre aconchego e limpeza, resultou em uma bancada em ângulo de porcelanato, proporcionando uma limpeza visual. As cubas e as torneiras também foram estrategicamente pensadas, idealizando o estilo clean e não perdendo a praticidade, funcionalidade e precisão que o ambiente exige. Esses materiais são todos

da Dema Revestimentos e Acabamentos. “Essa obra eu presei muito o planejamento. Foram seis meses estudando, para que eu tivesse apenas 30 dias de obra e tudo fosse feito no tempo certo e com eficiência”, relata Iris.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511

Dema Revestimentos @demarevestimentos Jornal Design 23


Expoagas 2019 gera mais de R$530 milhões em negócios

Foto Dani Villar

Em três dias de feira, mais de 50 mil pessoas circularam pelo evento, superando expectativas da Agas

A 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoagas 2019, realizada em agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, encerrou com recorde histórico de negócios concretizados ao longo dos três dias de feira. O volume de negociações transacionais entre os visitantes e os 372 expositores do evento chegou a R$539 milhões, um crescimento de 6% em relação as edições anteriores. A feira promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) uniu mais de 50 mil pessoas nos três dias de evento. Mais uma vez o evento refletiu em seus corredores, as tendências de futuro para o varejo, as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para o último quadrimestre do ano e que em breve chegarão às gôndolas. “Os expositores apresentaram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos, embalagens, versões e sabores aos nossos visitantes”, salienta Antônio Cesa Longo, presidente da Agas. O estudo realizado pelo Instituto Segmento Pesquisas sobre o grau de satisfação e percepção da feira, apontou que 81% dos participantes ouvidos ampliaram sua carta de clientes; e 64% dos expositores informaram ter realizado negócios com compradores de outros segmentos. “A

Expoagas é uma feira plurissetorial, por isso mais uma vez convidamos representantes de vários segmentos. Os supermercados defendem a liberdade econômica e por isso solicitamos que as farmácias não parem de comercializar alimentos, produtos de bazar e de higiene. Acreditamos que o consumidor precisa ser o único beneficiado e neste caminho também pleiteamos a comercialização de medicamentos que não necessitam de receita nos supermercados, já que estes produtos já estão ao alcance dos consumidores no autosserviço das farmácias”, sublinha Longo. Dos visitantes da Expoagas, 82% foram oriundos do varejo – os supermercados representam 63,4% do total, seguidos de açougues (11%), farmácias (5,4%), lojas de conveniência (5,1%) e padarias (3,1%). A feira registrou, ainda, a visita de representantes de atacados, bares, bazares, lojas de R$ 1,99, hospitais, petshops e agropecuárias, entre outros setores do varejo, da indústria e do setor primário. O perfil dos visitantes mostra ainda que 71,3% dos participantes estão voltando à Expoagas em 2019, e 28,7% são estreantes. Além de apresentar as novas tendências e hábitos de consumo que chegarão as gôndolas dos supermercados no segundo semestre, como equipamentos, produtos de limpeza e bebidas

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS, VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS: PARA VOCÊ PROSPERAR NA VIDA E NOS NEGÓCIOS.

Fale com o seu gerente e saiba mais. BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700 - Salas 05 e 06 - Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 www.unicredintegracao.com.br 24 Jornal Design

pelo desempenho em vendas, a Expoagas comemora a volta de expositores para 2020, apontando 91% deles satisfeitos e com pretensão de retornar a feira. E pela primeira vez, a Agas firmou parceria com a empresa Juntapel, que recolheu, separou e destinou os resíduos sólidos gerados na feira. Mostrando assim sua preocupação com o meio ambiente. A programação deste ano reuniu especialistas de diferentes áreas e segmentos, além da Convenção Gaúcha de Supermercados, que promoveu palestras com nomes de destaque como o jornalista Alexandre Garcia, o filósofo Clóvis de Barros Filho, o consultor canadense Mike Ross, a jornalista Glória Maria e o educador físico Marcio Atalla levaram entretenimento e qualificação ao público. Nas programações jovem e feminina, as atrações foram o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, e a atriz e bailarina Claudia Raia, respectivamente. A Expoagas 2020 já tem data marcada para 18 a 20 de agosto, novamente no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com o tema “Amplie os bons negócios”.

Equipamentos para uso comercial: • Laboratórios • Clínicas médicas e odontológicas • Placas solares

Prêmio destaca melhores expositores – Especialista em marketing e arquitetura comercial, a Popai Brasil realizou, em parceria com a Agas, a segunda edição do Prêmio Popai Brasil Expoagas, que reconheceu os melhores estandes da feira nos quesitos “Melhor design” e “Melhor exposição de produtos”. Confira os campeões: Melhor design de estande Porte pequeno: Bebidas Fruki Porte médio: Bom Princípio Alimentos Porte grande: Nordeste Alimentos Melhor exposição de produtos Porte pequeno: Aquafast Porte médio: Languiru Porte grande: M. Dias Branco

Imóveis:

Veículos:

• Sem juros

• Sem juros

• Cartas a partir de R$ 65 mil

• Cartas de até R$ 200 mil

• Até 200 meses

• Até 84 meses


Foto Divulgação

Supermercado ... A Hora do espanto do $ ... será?

Queridos Leitores!!

Montar um cardápio para semana, fazendo suas compras serem mais objetivas, comprando exatamente os ingredientes necessários para a semana e evitando o desperdício.

Acompanhar as promoções nos principais mercados e fruteiras da cidade, através de jornais, encartes ou pela internet.

Padronize uma lista de compras por setores, frutas e legumes; congelados; lacticínios; pães e frios; grãos; material de limpeza; higiene pessoal; enfim, ajuda você a circular menos no mercado e ficar menos suscetível às tentações.

Permita-se experimentar novas marcas, especialmente em produtos de limpeza você pode se surpreender com a mesma qualidade dos produtos tradicionais e com valores mais baratos, um bom exemplo são os produtos marca própria.

iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

funcional ou como uma placa ou kit que os clientes podem personalizar. O mais interessante que seu alcance permite tanto para o público Premium de empresas que buscam alta qualidade, como consumidores finais que valorizam custo e benefício. Em relação a um desktop tradicional, proporciona um ganho de desempenho, com designs que economizam espaço de trabalho organizado, portabilidade e muito mais.

Dicas antigas, mas sempre atuais, não vá ao mercado com fome, evite levar os filhos, olhe a dispensa de casa antes de sair.

Comprar menos produtos industrializados, as comidas frescas são mais baratas, e neste caso vale a dica de comprar frutas e legumes da estação. Estas são mais fáceis de encontrar e tem valores menores, uma vez que por serem da safra tem mais oferta.

Compra Mensal ou Semanal? Isto depende de cada família, da distância da sua casa do mercado, se seu ganho financeiro entra uma vez no mês ou todo dia um pouco. A vantagem da compra semanal é ter mais oportunidades de promoções, semanalmente você pode ir a diferentes estabelecimentos e pegar diferentes promoções e poder comparar, além de aproveitar os produtos mais frescos. A vantagem do mensal é ir menos vezes ao mercado e evitar gastos por compulsão.

Então caro leitor estas são algumas dicas para economizar tempo e $, além de evitar o desperdício! MÃOS À LISTA! Todo meu carinho e até a próxima!

Iara Cristina Bussolotto

Intel NUC é uma central de computação poderosa que cabe na palma de sua mão. Os mini PCs são uma categoria de computadores da próxima geração disponibilizados em vários formatos de pequenas caixas até pen drive. Um produto versátil, oferece recursos e desempenho avançado de um desktop onde os clientes procuram a um preço competitivo. Disponível pronto para uso como um PC totalmente

Fotos Studio Marketing Intel

Como é para você, ir ao supermercado? Pessoalmente eu não gostava de ir, porque sempre entrava para comprar 1 produto e gastar pouco e saía com 100 coisas e gastava o dobro. De alguns anos para cá adotei algumas estratégias para melhorar esta relação de consumo otimizando tempo e economizando $. Abaixo listei algumas destas atitudes que mudaram esta relação:

NUC - Compacto e poderoso

O Intel NUC Business proporciona uma plataforma de PC versátil para ambientes comerciais com um formato pequeno, longevidade e robustez de plataforma, bem como capacidade de expansão de E/S.

• Processadores Intel Core I7/I5 VPRO / Core I3; • 03 anos de garantia; • Economia de espaço com 0,35L ou 0,65L e eficiência de energia; • Emulação de tela persistente; • Suporte para várias telas 4k com dual HDMI e ESD; • Qualidade para operação ininterrupta; • Gerenciamento remoto com tecnologia Intel VPRO; • Altamente personalizável com módulos de expansão internos e tampas funcionais de terceiros; • Disponível com Windows 10 PRO Mais poderosa e o menor sistema otimizado para RV A mais recente Intel NUC 8 para entusiastas está impregnada na tradição da linhagem de empacotar desempenho potente em um minúsculo encapsulamento, conta com suficiente potência de processamento e de gráficos para oferecer até 90 quadros por segundo (FPS) para obter incríveis RV e experiências em jogos, além de suficientemente pequena para ser colocada em qualquer local ou levada para qualquer lugar. geetecnologia.com.br Jornal Design 25


Advocacia Preventiva – Um novo olhar por Audrey Santarosa Pozza – Advogada especializada em Direito Previdenciário e Tributário vemos procurar um profissional da advocacia em caso de haver problema a ser resolvido, uma vez que o aconselhamento e, na maioria das vezes, o acompanhamento de um(a) advogado(a) pode evitar sérios problemas, muitas vezes insanáveis sem graves prejuízos às partes envolvidas se não pensados, calculados e resolvidos estratégica e preventivamente.

Fotos Divulgação

Se o advogado é indispensável à administração da justiça como consta no artigo 133 da Constituição Federal do Brasil, pode-se dizer que não existiria justiça caso não existissem os advogados. Veja-se que se trata de justiça em sentido amplo, não apenas da atuação junto ao Poder Judiciário na defesa dos interesses e direitos dos cidadãos. É imperioso desmistificar a crença de que só de-

Análise de transações imobiliárias

Direito previdenciário Em épocas de forte mudança, um estudo sério e completo de aposentadoria pode refletir em todo o resto da vida do cidadão interessado e de sua família.

26 Jornal Design

Também para as empresas que no cenário brasileiro atual sofrem imensamente com a crise econômica do país, o aconselhamento na área do direito empresarial e tributário pode ser de grande valia para se construir o caminho a ser percorrido, a melhor estratégia a fim de garantir a permanência da atividade empresarial que é a grande geradora de emprego e renda no Brasil e que merece ser vista com melhores olhos por toda a sociedade que foi, infelizmente, conduzida a pensar diferente nas últimas décadas.

Além de orientar acerca de quem pode vender para quem, se o bem está livre e desembaraçado, também pode auxiliar na regularização de imóveis junto à Receita Federal e ao Registro de Imóveis. Destaca-se ainda uma novidade legislativa publicada este mês que alterou a Lei de Registros Públicos para facilitar o Registro e a Regularização de Imóveis Familiares no Brasil, dispensando o Habite-se expedido pela Prefeitura Municipal para a averbação de construção residencial urbana unifamiliar de um só pavimento finalizada há mais de 5 (cinco) anos em área ocupada predominantemente por população de baixa renda, inclusive para o fim de registro ou averbação decorrente de financiamento à moradia (Lei nº 13.865/19, sancionada pelo Presidente da República em 08/08/2019, que alterou o art. 247-A da Lei de Registros Públicos).

Inúmeras vezes uma simples consulta a um(a) advogado(a) qualificado(a), além de solucionar dúvidas, evita consequências seriamente negativas no futuro. E quando se pensa nisso, torna-se imprescindível também estabelecer-se uma relação de confiança entre cliente e advogado, a qual concretiza-se com o tempo e a realização de um bom trabalho. Aqui ainda é importante lembrar que a obrigação do advogado é de meio e não de resultado, pois faz a defesa de seu cliente baseado na melhor interpretação do arcabouço jurídico existente, mas em se tratando de processos, em última instância, a decisão final caberá ao Poder Judici-

ário, após garantido o contraditório e produzidas todas as provas possíveis. Quando Rui Barbosa disse em seu discurso em 1921, depois transformado no texto Oração aos Moços: “Vulgar é o ler, raro o refletir”, e, mais adiante: “Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas” nos deu uma ideia do trabalho da advocacia, sempre em constante construção e transformação, assim como o mundo e a humanidade. Assim, transforma-se novamente o olhar da sociedade a fim de utilizar-se também de forma preventiva desse instrumento de justiça social!

Direito empresarial e tributário


Inteligência estratégica para negócios Entre as principais vantagens de usar as informações levantadas através das ferramentas de inteligência estratégica está a maior probabilidade de identificar oportunidades quando ainda são tendência, além de garantias para que a tomada de decisão tenha riscos reduzidos. Utilizada inicialmente por agências governamentais e forças armadas, a inteligência estratégica foi adequada ao meio empresarial e tornou-se uma ferramenta amplamente aplicada em modelos de gestão. Trata-se da coleta e análise de dados relevantes para um determinado negócio, que podem ser captados através de sistemas ou atividades práticas, como a observação de comportamentos e interação entre as pessoas. Entre as principais vantagens de usar as informações levantadas através das ferramentas de inteligência estratégica está a maior probabilidade de identificar oportunidades quando ainda são tendência, além de garantias para que a tomada de decisão tenha riscos reduzidos. Ainda, contribui muito para a construção do planejamento estratégico, uma vez que, quanto mais reais forem os elementos utilizados no diagnóstico empresarial, maior será o grau de certeza com relação às necessidades do negócio e as possibilidades que o mercado apresenta. Pode-se assim, definir ações e alinhar o posicionamento da organização, com base em uma visão de fato estratégica, não somente operacional.

Cada vez mais os empresários precisam buscar alternativas para alcançar diferenciais competitivos, independente do tamanho ou do segmento em que atuam. O acesso à informação tornou-se um requisito básico, no entanto, o desafio é saber como interpretar e combinar estes dados, considerando que estão disponíveis das mais variadas formas. Por isso, aplicar a inteligência estratégica nos negócios é essencial para o desenvolvimento de uma visão sistêmica, capaz de antecipar problemas e gerar soluções. É possível trabalhar com mais eficiência e reconhecer oportunidades antes mesmo que o seu concorrente possa fazê-lo. Ou seja, quem se dedica a otimização destas técnicas tem a chance de obter melhores resultados financeiros, bem como destacar-se no mercado em que atua.

Quanto mais reais forem os elementos utilizados no diagnóstico empresarial, maior será o grau de certeza com relação às necessidades do negócio e as possibilidades que o mercado apresenta.

Aline Agatti aline@organizativa.com.br Consultora Empresarial

Jornal Design 27


Fotos Anderson Pagani

Uma história de amizade nascida da paixão por cavalos

Dizem que a paixão por cavalos toma as rédeas da vida, e essa frase descreve bem a história das amigas Luiza Turchet Koslowski, 19 anos e Marina Trindade Pasqualotto, 17, ambas tem um sentimento especial por seus cavalos Joe e Preto. Com uma vida urbana normal, o lazer preferido é quando podem andar a cavalo, para elas, todos os momentos livres são destinados à eles, seja para admiração apenas ou para passeios. Nos programas de feriados, férias e finais de semana, o cavalo é sempre o protagonista. Nascidas em Bento Gonçalves, no meio urbano, elas nutrem uma paixão vinda desde a infância, inspiradas no filme Spirit: O Corcel Indomável. A animação conta sobre a amizade entre um menino indígena e um cavalo indomável apaixonado por uma égua. Ambientada no Velho Oeste americano, mostra o impacto do processo civilizatório na vida dos três e também na amizade que construíram. Uma história muito parecida com a de Luiza e Marina, que desde pequenas tem o amor por animais e disso nasceu uma relação de amizade inseparável entre as duas. “Como sempre moramos na cidade, tínhamos esse impasse de não poder ter um animal de grande porte, no meio urbano. Então quando eu fiz 15 anos minha mãe me deu 28 Jornal Design

um cavalo. O nome Joe é inspirado no filme Cavalo de Guerra, porque ele tem uma pelagem muito parecida com o meu, além de ser um cavalo forte, destemido, determinado”, conta Luiza, que também cursa veterinária. Já Marina diz que é apaixonada pelos animais e quer se dedicar em estudos de porte grande, quando sair do colégio e entrar para a faculdade. “A minha vida toda eu pedia um cavalo para o meu pai, só que como eu era pequena meu pai achava que eu não ia ter responsabilidade. Mas com 16 anos, ele falou para eu ir a procura de um e encontrei o Preto, que sou apaixonada”, relata. Em qualquer situação, vale ressaltar que o amor por cavalos é constituído pelo cuidado, o respeito, a solidariedade e o companheirismo. “O Joe teve outro dono, mas eu me intitulo a primeira dona de verdade. Ele ficava solto no campo, era xucro e eu domei ele, cuido do pelo, da alimentação, do exercício. Já passei por dificuldades financeiras e surgiu a oportunidade de vendê-lo, mas não consegui, pois acho que ficaria doente, sou muito sentimental com ele”, declara Luiza. Amantes do tradicionalismo, elas participam todos os anos da busca pela chama crioula no 7 de setembro e das cavalgadas do dia 20, além de rodeios na região.

Indumentária e acessórios A indumentária usada é da loja Saindo a Cavalo, que atua há oito anos no comércio de produtos tradicionalistas de qualidade para prenda, peão, apreciadores ou iniciantes, sendo uma empresa completa no segmento, em Bento Gonçalves.

Os sócios André Eduardo Zmozinski e Paula Maciel Correa, contam que tudo começou com a paixão familiar pela tradição gaúcha que resultou no sonho de criar um espaço que pudesse fomentar os costumes rio-grandenses. “A tradição é algo que remete nossas raízes, pelo uso da indumentária, pelo cavalo, pelo cusco, pelas lidas, o chimarrão, as façanhas e os legados deixados pelos que vieram antes. É um amor que vem naturalmente, temos paixão, somos aguerridos e herdamos muita bravura”, ressalta André, com entusiasmo.

Luiza Turchet Koslowski


Marina Trindade Pasqualotto

O valor de hábitos passados de pai para filhos, demonstra a importância que uma cultura pode ter. Patrão do CTG Presilha da Serra em 2010, Paulo César Gonçalves, diz não existir outra referência que os costumes gaúchos na sua família, os quais ele herdou do seu pai. “Desde pequeno eu vivo nesse meio, frequento CTGs e estou sempre envolvido com o tradicionalismo”, explica. Pai de três filhos, Rudieri, 26 anos, Rutiele, 22 anos e Paola, 8 anos, ambos tiveram história nos movimentos tradicionalistas. O filho mais velho é laçador e as meninas já foram prendas mirins. Atualmente a mais nova é terceira prenda pré-mirim do CTG Presilha da Serra. “Comecei a ajudar na entidade, depois passei ao conselho,

fui patrão e também diretor de Eventos na Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG). Hoje não estou na patronagem, mas acho importante ajudar e participar como gaúcho, cultivando as raízes”, conta Gonçalves. Desde pequenos os filhos são incentivados a participarem de invernadas, rodeios e festejos. “Eu incentivo porque a nossa criação foi com princípios, e acredito que os que aprendemos nestes movimentos são importantes e então estamos trilhando. Acredito que a sociedade pra evoluir um pouco mais dentro das famílias, é importante participar, pois existe uma conduta que seguimos e isso é bom para o futuro, já que muitos valores estão se perdendo”, conta.

De pai para filho, tradições gaúchas atravessam gerações O tradicionalismo são os hábitos, os costumes e as comidas típicas que são passadas de geração para geração, como forma de manter a cultura viva no seio familiar. A cultura gaúcha é retratada por meio de indumentária, do chimarrão, da gastronomia, dos cavalos, do gado, da terra riograndense, dos festivais de música nativistas, dos rodeios e do tiro de laço. Essas são referências que traduzem a identidade gaúcha. Muitas histórias vividas no meio cultural emocionam ao serem contadas, uma delas é a de Vitor Leandro Mann, que com quatro anos demonstrou aos pais o interesse pelo tradicionalismo, quando disse “um dia vou ter uma casa e uma família e na minha casa vai ter uma sala cheia de troféus e medalhas”, conta a mãe do menino Daiane Carine Prediger, orgulhosa. Mas mesmo apresentando vontade de partici-

par de competições no meio, Vitor só ingressou no Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) seis anos depois, quando integrou o CTG Trilha Serrana. No ano passado, Vitor trocou de entidade passando a compor o CTG Herdeiros da Bombacha. Hoje com 13 anos ele coleciona troféus, sendo 17 no total, na Modalidade Declamações conquistados em rodeios de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Além das competições Vitor também dança em Invernada Mirim e é Chuleador. “Em seu primeiro entrevero Regional comoveu o público, levando os jurados e muitas pessoas as lágrimas de emoção, foi neste momento que ele percebeu que era isso que queria pra si: Declamar e tocar o coração das pessoas. A partir disso, ele competiu em várias cidades do estado, conquistando muitos troféus”, disse Daiane. Jornal Design 29


30 Jornal Design


QUAL O SEU

MOOD HOJE? A primavera/verão 2020 está chegando e com ela muitas tendências se concretizam ditando

a

moda.

Top

models

e

Influenciadoras trazem em primeira mão texturas, cores e estampas, mas é essencial lembrarmos que cada um é único, e nenhuma tendência vale a pena se não nos deixar a vontade com nosso estilo de ser.

Nossos sentimentos, disposição e ânimo influenciam diretamente nas produções de look diárias que escolhemos. É como quando ouvimos uma música que gostamos muito e essa altera totalmente nossa energia mental e física. As sensações que as melodias, cheiros e cores nos provocam podem transformar nosso dia. Acredite! Para tanto, é importante estarmos atentos ao mundo fashion tendo o autocuidado em conectar-se somente com o que nos faz bem. E aí? Você sabe qual o seu humor hoje? Pensando nisso, a Vízia Óptica contempla em sua coleção primavera/ verão 2020 óculos com design maxi, quadrado, redondo, gatinho, coloridos ou mais discretos, modelos que atendem e complementam seu mood do dia. Lembrando que, além de casar com seu estilo, os óculos são indispensáveis para proteção dos olhos contra a radiação.

Para os dias mais ensolarados, o recomendado é o uso de lentes mais escuras, e para um conforto ainda maior, polarizadas.

Nossos sentimentos, disposição

Vale reforçar que não é a cor das lentes dos óculos de sol que determina seu fator de proteção, mas sim a qualidade do filtro UVA/UVB utilizado na fabricação, por isso procedência e garantia original de fábrica são imprescindíveis.

e ânimo influenciam diretamente nas produções de look diárias que escolhemos.

Nos dias nublados, a proteção aos olhos continua sendo necessária, por isso lentes mais claras e transparentes cumprem o papel de proteger e ainda dão estilo ao look, como é o caso das lentes Evolve da marca Ray Ban.

/viziaoptica.com.br

/viziaoptica

vizia_optica

Jornal Design 31


Cinquentenário: CDL-BG comemora aniversário com lançamento do livro sobre sua trajetória Fotos Cesar Silvestro, Vagão Filmes

Em paralelo ao jantar comemorativo, ocorrido no Clube Aliança, primeira sede da Câmara de Dirigentes Lojistas em 1960, ocorreu a cerimônia do cinquentenário da entidade, completados em agosto. Para marcar a trajetória, foi lançado o livro “50 anos em transformação: o legado da CDL para o comércio de Bento Gonçalves”, relatando histórias de ex-dirigentes, líderes do setor comerciário e associados em Bento Gonçalves. Com o reconhecimento de grande nomes e parceiros da entidade, além de homenagens, o momento de pronunciamentos emocionou o público. O atual presidente da CDL, Marcos Carbone, relembrou traços marcantes da história da entidade e nomes que foram protagonistas na trajetória. “Coube a mim estar na presidência da CDL de Bento Gonçalves no ano do cinquentenário, celebrando uma história que começou e se desenvolveu baseada na união. Esse ideal é o que faz da CDL uma verdadeira família. Em nome do comércio de Bento Gonçalves, prestamos reconhecimento a todos aqueles que ajudaram a escrever essa história. Agradeço a cada pessoa que entregou o seu tempo e o seu conhecimento para tornar a CDL de Bento Gonçalves reconhecida como uma das mais atuantes do Estado. Estamos dando os primeiros passados rumo aos próximos 50 anos, e todos estão convidados a construir o futuro conosco”, disse. Na oportunidade, Ildoíno Pauletto, gestor no biênio 1988 e 1989, representou os 27 presidentes que conduziram a entidade. Com entusiasmo e convicção, ele enalteceu a participação dessas pessoas para a construção e o desenvolvimento do comércio. “Devemos ter orgulho da representatividade que a criação da CDL trouxe para o movimento lojista, na condição de entidade de comando para o setor, que dá as diretrizes para o crescimento do comércio. Perpetuando o trabalho ano após ano, transmitindo conhecimento de geração em geração, a CDL dá segurança para o varejo e seu futuro”, pontuou. “Lembrar de como era Bento Gonçalves 50 anos atrás, e comparar com o cenário de hoje é um exercício simples, que mostra que a história do município foi forjada, também, pelo trabalho do comércio que ajudou a consolidar nossa cidade na posição de referência que ocupa atualmen-

te em tantas áreas”, ressaltou o Secretário Municipal de Governo, Carlos Quadros, representado o prefeito Guilherme Pasin na solenidade. Durante o jantar, foram lembradas também as duas décadas completadas neste ano do CDL Jovem, enaltecendo o seu compromisso com o futuro. O atual presidente do movimento, Leonardo Carboni, relembrou sua vivência com grupo há pelo menos dez anos. “É uma experiência que me transformou pessoalmente e profissionalmente. É uma oportunidade de aprendizado constante, proporcionada por uma entidade que acolhe os jovens empreendedores frente aos desafios de comandar um negócio. Todos saem transformados pelo apoio que recebem”, destacou. Sobre a obra que emociona diferentes gerações Com 50 entrevistas de pessoas atuantes no setor comerciário contadas em 250 páginas, nasceu a obra “50 anos em transformação: o legado da CDL para o comércio de Bento Gonçalves”, de au-

toria da jornalista Paula Valduga. “Quando começamos definir a linha editorial do livro, sugeri que a história saísse das paredes da CDL e chegasse à rua, ao comércio, por dois motivos: um deles, porque a entidade não existe sem o comércio; o outro, pois tornaríamos a obra ainda mais interessante, resgatando memórias não apenas de lojistas e seus familiares, mas também dos consumidores. Dessa forma, entregamos um livro que faz parte da vida de muitas pessoas”, resumiu. O livro que marca o cinquentenário da entidade conta com o patrocínio de CIC-BG, Safeweb, Sicredi e Cia Do Micro. São apoiadores Carllize; Contabilidade Piccin; Correta Imobiliária; Dallonder Hotéis; DWR - som, luz e imagem; Família Salton; Gráfica Bento; Jornal Semanário; Mídia Sul; Moura Comunicação; O Boticário; Prato Mil; SEC-BG; Subway; Supera; Universidade de Caxias Do Sul e Vízia Ótica. A publicação está disponível para consulta na biblioteca pública municipal e pode ser adquirida na CDL-BG ou na livraria Paparazzi, em Bento Gonçalves. Outras informações pelo fone da entidade: 54. 3455.0555.

Comemoração dos 50 anos da CDL-BG teve homenagem a presidentes de gestões anteriores da entidade 32 Jornal Design


Jornal Design 33


Bento tem 3 convocados para o mundial de menores de padel irá disputar o Mundial em outubro, na Espanha. A convocação veio após a seletiva e foi comemorada com muita emoção pelos jovens atletas, seus pais e treinadores.

Foto Carlos Ferrari

Os padelistas Giulia Perusso Bettim, Isadora Dal Sasso de Oliveira e Lucas Poletto Borges serão os representantes de Bento Gonçalves na seleção brasileira de menores que

Isadora e Giulia irão representar o Brasil na categoria Sub-14 e vibram a convocação para seu primeiro mundial jogando juntas. As duas vem jogando em todas as competições como dupla desde o ano passado, o que fez com que a sintonia e a rotina de treinos juntas auxiliassem para alcançarem a tão sonhada vaga na seleção.

Lucas Poletto Borges

Lucas irá disputar a categoria Sub-18 com João Pereira e comemora pela segunda vez a convocação para integrar a seleção brasileira de menores. Ele, que começou a jogar incentivado por sua mãe, destaca a importância do apoio dos pais para que os jovens possam seguir seus sonhos e se destacarem dentro de um esporte.

Giulia Perusso Bettim

Foto Carlos Ferrari

A terceira etapa do Torneio Loucos Por Padel que será realizado pelo clube Padel Pro irá acontecer nos dias 14 e 15 de setembro, onde o valor das inscrições da categoria menores será revertido para ajudar nos custos para a viagem da Giulia, Isadora, Lucas e Henrique Rattis, que também treina no clube.

O Clube Padel Pro oferece treinos para padelistas a partir dos cinco anos de idade e atualmente conta com um grande número de crianças e adolescentes praticando o esporte. Conheça mais do padel, seu funcionamento e como começar a jogar:

Isadora Dal Sasso de Oliveira

A preparação para a convocação só não é mais intensa do que os treinos para as disputas do mundial. Todos realizam treinamentos diários no clube Padel Pro, cerca de seis vezes por semana, onde trabalham a parte técnica, física e tática. Cercados de profissionais que já

/Florense 54 3292.7300 34 Jornal Design

possuem experiência nas seleções brasileiras como Juliano Bergamini e Fernanda Abarzíua, além de serem instruídos dentro de quadra pelos padelistas Juliano Bettim, pai da Giulia, e Maura Poletto, mãe do Lucas, os três buscam chegar em Castellòn, na Espanha, bem preparados.

/Supermercados Grepar 54 3449.2466

/Caldeira Restaurante bar 54 3701.0272

PADEL PRO SANTO ANTÃO 4 quadras de vidro Humberto Luigi Giacomello, 215. Bairro Santo Antão

PADEL PRO SÃO JOÃO 6 quadras de vidro Julieta Sassi Dreher, 593. Bairro São João

PADEL PRO CENTRO 1 quadra de alvenaria R. Cavalheiro Horácio Mônaco, 148 – Centro – (Jane Beauty)

/projetarium.moveis 54 3055.3054

/NatalFitnessBG 54 3451.7173

/Parque de Aventuras Gasper 54 3454.1072


Pão de queijo é rei no TremBão! Foto Divulgação

É curiosa a história por trás do TremBão, o restaurante mineiro que desafia o nosso cotidiano de massa, polenta e rodízio de pizza. Na história do Brasil, não há lugar que mais se relacione com o imaginário do trem a vapor do que Minas Gerais, mas Bento Gonçalves também teve seus momentos de auge ferroviário, embora nos dias de hoje nosso olhar cruze apenas com o trem turístico. Aqui em Bento Gonçalves, a sequência de pequenas casas no acesso à estação férrea foi, no passado, moradia de operadores e mecânicos de trem. A linha entre Carlos Barbosa e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e finalizada dez anos depois. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90. Uma dessas casas pertence ao ex-ferroviário Joraci Arruda de Morais. Com o fim da operação comercial do trem, ele se aposentou e passou a trabalhar como assador em restaurantes tradicionais da cidade. Sua fama na feijoada também cruzou toda a região. Por acaso ou por destino, o caçula de Joraci foi se apaixonar e casar justamente com uma mineira, a arquiteta Naiarana Silveira. Foi assim

Pitadas de gastronomia responsável: - Tem água saborizada da casa como cortesia aos clientes - Tem canudos de inox @beegreen #plasticfree - Tem opções diversas sem carne – sopinha de capeletti de queijo, meus olhos brilham! - Tem opções para intolerantes – a pizza e os burgers tem massa de pão de queijo!

que Bento Gonçalves passou a ter um cantinho mineiro: juntando a casa em frente a Maria Fumaça, o talento da feijoada do seu Joraci, a origem mineira da Naiarana – que também assina o projeto de arquitetura – e a vontade do Chico de abrir um restaurante diferentão. A comida é tipicamente mineira e tem pão de queijo em muitas etapas do menu – a coxinha de pão de queijo é demais. Eles também

servem tábuas de carnes variadas e outros petiscos como bolinho de feijoada. Durante a semana, almoço executivo e, aos sábados, feijoada mineira! A doceria do TremBão é espetacular: tem doces da casa, como as taças da alegria, de arroz doce com doce de leite ou canjica doce mineira. E tem também as sobremesas da Pecaditos, que são realmente extasiantes.

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista

Arezzo Bento Gonçalves Rua Treze de Maio, 459, Centro | Tel 54 99268 7858 Com estacionamento próprio pela rua Saldanha Marinho Jornal Design 35


Motel Netuno Vinhedos, com novo estilo, mais contemporâneo e funcional Fotos Guilherme Jordani

De domingo a domingo, não importa o dia da semana o Motel Netuno Vinhedos, localizado em ponto estratégico, na entrada de Bento Gonçalves, oferece atendimento diferenciado, com privacidade e segurança. Recentemente o estabelecimento passou por uma reforma, buscando um design moderno e sofisticado, em estilo contemporâneo e funcional para trazer mais conforto e comodidade aos clientes. O novo projeto foi assinado pelo arquiteto Felipe Gargioni Azevedo. Para ele, todas as suítes foram pensadas para qualificar a experiência dos clientes. “No total são 31 suítes, todas elas inteiramente remodeladas, em cada uma delas contamos com um tema específico, o que traz um charme para o motel”, conta Azevedo.

Os apartamentos são todos equipados com lâmpada de efeito, calefação, ar condicionado, rádio, televisão, frigobar, rede wifi, enxoval branco e catálogo sexshop. As suítes são ambientadas em estilo diferenciado, possuindo total segurança, com acesso rápido e sigiloso na recepção, com auto atendimento. A estrutura oferece 18 apartamentos simples, oito luxos e quatro suítes com hidromassagem. A suíte Vinhedos possui dois ambientes e atrativos especiais, que vão desde a decoração moderna ao nome que remete a cultura da cidade. O ambiente conta com um minipalco pole dance e garagem para dois carros. O motel Netuno Vinhedos reúne todos esses diferenciais, buscando

36 Jornal Design

priorizar o cuidado e a experiência adquirida em 13 anos de atuação no segmento de motéis. A higienização e o atendimento qualificado são marcas do estabelecimento, além dos serviços básicos. O motel trabalha com pernoites e diárias para hóspedes que estão em uma breve passagem pela cidade.


Fotos Arquivo Pessoal

CNA incentiva aprendizado entre pais e filhos por meio do esporte

Em agosto, o CNA celebrou o Dia dos Pais em parceria com a Padel Pro Santo Antão, em um dia de interação entre pais e filhos por meio do esporte. Durante a manhã, os professores da Padel Pro ensinaram os alunos e seus pais movimentos importantes para a prática na quadra, e a tarde rolou um torneio que foi disputado por pais e filhos como dupla, incentivando o espírito de parceria e aprendizado entre ambos. Vivemos em uma era em que as crianças crescem usando celular, jogando games no computador e têm poucas oportunidades de curtir um dia fora de casa. No mesmo sentindo, a rotina dos pais muitas vezes torna difícil cultivar um momento para desfrutar uma atividade juntos, aprender um esporte novo e se divertir sem pensar nas responsabilidades cotidianas. Sabemos que o esporte nos ensina a persistir, a trabalhar em equipe e a ter disciplina. Mas mais importante para o de-

senvolvimento das crianças, praticar um esporte ensina que uma alimentação saudável e boas horas de sono são fatores essenciais para um bom desempenho e uma evolução constante, e esse aprendizado se reflete para a vida. Foi pensando nisso que nós do CNA resolvemos proporcionar às famílias um dia diferente. A dedicação e o amor por aprender algo novo ficou evidente no entusiasmo de todos que participaram. As crianças logo entraram em quadra para ouvir as instruções do professor, e só largaram suas raquetes para a hora do almoço, afinal, tanta intensidade merecia ser recompensado com um delicioso hambúrguer. Os pais que já conheciam o esporte logo formaram duplas para praticar, e os que nunca tinham jogado logo pegaram o jeito e se inscreveram no torneio. O torneio foi disputado com um clima de competição saudável, afinal, todos estavam lá para passar um dia divertido. Ainda assim, as partidas foram jogadas com muita seriedade, aplicando as orientações aprendidas pela manhã. O resultado foi muito positivo, pais e filhos que aprenderam o esporte naquele mesmo dia se saíram muito bem na disputa. Quem conheceu o padel no evento, ficou encantado com o ritmo do esporte, muitos alunos e seus pais prometeram treinar e se aprimorar para o próximo ano. Assim, queremos agradecer a todos que participaram do nossa Dia dos Pais, a todos que se dedicaram ao máximo, desenvolveram ou aperfeiçoaram suas habilidades e que descobriram uma

nova paixão. No CNA, não nos limitamos ao ensino de um idioma, queremos ser parte da vida de nossos alunos, motivá-los a alcançar o seu melhor e proporcionar momentos inesquecíveis. Se você quer aprender inglês em um ambiente que se atenta a todos os aspectos do seu desenvolvimento pessoal, venha estudar conosco!

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves

VALIDO ENQUANTO HOUVEREM ESTOQUES VALIDO SOMENTE PARA COMPRAS ACIMA DE R$500,00, CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA.

VOCÊ QUE ESCOLHE! LENTE EM DOBRO

OU

ÓCULOS DE SOL

IMAGEM ILUSTRATIVA

FARROUPILHA, CARLOS BARBOSA, GARIBALDI, LAJEADO.

Jornal Design 37


45 anos e um vinho único

Foto Leandro Baena

O vinho é um acontecimento da natureza. Nasceu por acaso! Foi encontrado! Foi o começo! Depois, o homem, com sua sabedoria, começou a intervir para contribuir e melhorar a função da natureza. Isto vem de milênios. Neste caso, é a trajetória de uma família, cujos registros iniciam por volta de 1660, no Norte da Itália, região do Veneto, mais precisamente em Carbonese de Tarso, hoje, província de Treviso. O nome na época era Pizzol, depois virou De Pizzol. Em 1878 emigraram para o Brasil, Bento Gonçalves. Aqui a família passou a ser denominada Dal Pizzol. Em 1974, Atilio Dal Pizzol e seus filhos fundam a Vinícola Dal Pizzol no distrito de Faria Lemos em Bento Gonçalves, mantendo assim a tradição do cultivo e a elaboração de vinhos. Quarenta e cinco anos e um vinho único. É assim que a Dal Pizzol comemora e compartilha

com todos seus clientes e quem aprecia, além de um bom vinho, uma oportunidade exclusiva de degustar um produto que representa a cultura e a sabedoria, acumuladas por gerações de vinhateiros. Esse gran assemblage é o resultado do equilíbrio entre vinhos da safra 2017: Marselan, Petit Verdot e Alicante Bouschet. “O Dal Pizzol 45 anos, no cálice, é um vinho robusto, bem estruturado e gostoso como produto agroalimentar de consumo. Além do cálice, expressa e significa uma herança e tradição familiar bem fundamentada, mas também um patrimônio cultural da humanidade que honra e dignifica o vinho brasileiro”, explica o diretor Rinaldo Dal Pizzol. Fruto de uma colheita particular com cuidados rigorosos e da sensibilidade e técnica em todo o processo de elaboração, o Dal Pizzol 45 Anos é um exemplar histórico desta combinação entre natureza e cultura. Para o diretor presidente da vinícola, Antônio Dal Pizzol, o vinho é um presente a ser compartilhado. “O que somos, de onde viemos, por onde andamos e o que desejamos a todos que se relacionam com a Dal Pizzol pode ser degustado em cada gole deste vinho. Inovamos em tecnologia e conhecimento, mas nunca deixamos de lado a sábia vocação de quem iniciou esta trajetória com amor pelo saber e fazer. Esse é o nosso mais valioso bem”.

Para o enólogo da vinícola, Dirceu Scottá, elaborar e conceber a composição deste vinho é algo gratificante e ao mesmo tempo um compromisso de altíssima importância. “Traduzir em um vinho quarenta e cinco anos de histórias, aprendizado, cultura, humildade e conhecimento não é tarefa fácil. Mas como todo vinho é também um filho, tentei criá-lo e encaminhá-lo para que tenha uma vida longa, repleta de sucesso e realizações. Este é o vinho Dal Pizzol 45 anos”, declara o enólogo da vinícola, Dirceu Scottá. As 4.400 garrafas em lote único serão comercializadas em caixas de madeira com quatro garrafas e em estojos individuais.

Um vinho único, que mescla três variedades pouco conhecidas no Brasil, mas de grande potencial enológico, as uvas Marselan, Petit Verdot e Alicante Bouschet. Um vinho bastante intenso, robusto, encorpado, fino e elegante, de coloração intensa, aromas de frutas maduras com leve toque madeirado, algo de especiarias. Este corte único, tem 50% de passagem em barrica de carvalho francês e faz parte da busca por novas variedades e consequentemente vinhos, que a Dal Pizzol vem realizando nos últimos anos. Com certeza um vinho inesquecível, para marcar os 45 anos de trabalho da Dal Pizzol!

Ecomuseu e Ristorante Dal Pizzol

Fotos Dal Pizzol

Foto Bruno Zulain

Foto Silvana Aibel

O Ecomuseu da Cultura do Vinho é um conjunto de atrativos culturais, único no Brasil com essa proposta, que compreende a Sala de Exposição Permanente, Vinhedo do Mundo, a Enoteca e um Memorial de Equipamentos Históricos. Além de ser um pequeno museu da flora nativa, exótica, ornamental, de fruteiras com cerca de 300 espécies todas catalogadas e identificadas, fauna doméstica e algumas silvestres livres no ambiente, área verde para passeios e piqueniques.

O Ristorante Dal Pizzol oferece almoços aos sábados e domingos, servindo pratos variados, tendo como opção de acompanhamento, nossos vinhos únicos. Situado em meio a natureza, está sob comando do Chef Gérson Bem. Cardápio: Sequência de massas, carnes, risotos e buffet de saladas. Quando? Aos sábados e domingos da 11h30min às 15h, com agendamento a partir de 10 adultos. Valor: R$70,00 por pessoa, crianças até 05 anos é isento, de 06 A 10 anos pagam metade do valor. Bebidas e sobremesas são cobradas à parte. OBS: temos opções de jantares de segunda a domingo e almoços de segunda a sexta para grupos com o mínimo de 20 adultos mediante agendamento prévio.

Rodovia RST, 431 Km 4,8 - Distrito de Faria Lemos | Bento Gonçalves | 54 3449.2255 38 Jornal Design


Foto Barbara Salvatti / Exata Comunicação

Foto Barbara Salvatti / Exata Comunicação

CDL 50 anos

Izabel Trevisan, Marcos Carbone e Gilberto Ferrari recebendo, em nome da CDL-BG, Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara de Vereadores

Fotos Jornal Design

Sociais

Presidente do CIC/BG Elton Gialdi, Diretor Geral da ExpoBento Gilberto Durante, presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia, Secretário Municipal de Agricultura Dorval Brandelli, vice-prefeito Aido Bertuol e Secretário Municipal de Cultura Evandro Soares no lançamento do Bento em Dança 2019

Foto Wagner Meneguzzi

Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; Presidente da CDL-BG, Marcos Carbone; presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto; vereador Anderson Zanella

Piazza Salton

Vanessa Provin, Ana Virgínia G. Bertolini, Francine Valentini, Érica Ballestreri e Angélica Da Ré, parceiros do Open Day que aconteceu no Espaço Fran Valentini

Foto Barbara Salvatti / Exata Comunicação

Em pé: Antônio Poletto, Gabriel Schuvartz, Willian Reginato, Diogo Parisotto, José Angelo Schuvartz, Irani Raymondi. Sentados: Cedamir Poletto, Celio Parisotto e Pedro Reginato.

Laudir Piccoli, Edegar Brandelli, Anderson Zanella, Gustavo Cortês, Gilberto Durante, Lênio Zanesco, Rogério Capoani, Diego Bertolini, Guilherme Salton, Leocir Glowacki e Jordano Zanesco

Magrass Bento Gonçalves recebe o troféu da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das Melhores Franquias do Brasil e também o selo da Associação Brasileira de Franchising como excelência em franquia

Arezzo Bento Gonçalves

Foto Eduardo Benini

As líderes das voluntárias da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, com os Chefs que deixaram a 21 Edição do Eles na Cozinha ainda mais saborosa, recebendo os aplausos da comunidade

Equipe Arezzo Bento Gonçalves: Cati Lenhard, Deise Alves, Luana Colognese, Priscila de Lima, Deise Barbosa espera você no Centro Comercial Vêneto

Jornal Design 39


Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 97  

Jornal Design | Edição 97  

Advertisement