Page 1

Ano IV - Edição 43 - Dezembro/2014


Capa Modelos: Patrícia Fleck, Eder Giacomelli, Letícia Del Ré e João Pedro Lysiak dos Santos Looks: Carmen Steffens e Identidade Homem Produção: Iva Espaço da Beleza Cenário: Residência Moy Foto: Silvia Tonon

Conceito Brindar ao ano que se vai com os lançamentos de verão by Carmen Steffens, Maison CS, Rafael Steffens e Identidade Homem. A última capa do ano celebra a vida em meio à atmosfera natalina dessa residência localizada no centro histórico de Garibaldi, que foi carinhosamente decorada pelos donos para comemorar o primeiro Natal da neta nascida em novembro.

4 Jornal Design | Serra


O melhor do sol preservando o melhor de você Fotos Divulgação

Fotos Silvia Tonon

06

24

Móveis quentes para o verão

31

Especial Dia do Arquiteto

Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Camila Cervieri | Rosângela Masutti | Rose Minuzzo Grassi | Ana Carolina Azevedo Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Farroupilha | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

43

Presentes, ceia e tudo mais para o Natal

Foto Retratus Ateliê Fotográfico

Expediente

Jornal Design | Serra 5


Foto Divulgação

Aos 40 com tudo em cima nesse verão!

Nada de transformar o verão em um martírio que gira em torno de se camuflar em cangas e camisetões. Os 40 são os novos 30 e não há por que se esconder. O tempo está cada vez mais generoso com a mulher moderna, que conhece sua força, preserva a saúde e conta com dezenas de tratamentos estéticos não cirúrgicos para revigorar o corpo e o rosto. A Citera Clínica Estética Avançada tem opções para revelar a melhor versão de suas pacientes. Segundo a biomédica Bárbara Puricelli Lora, qualquer mulher pode driblar os desgastes do tempo. “Algumas transformações são naturais na proximidade dos 40, em função das mudanças hormonais e da diminuição do metabolismo, mas isso não é um drama sem solução”, pondera. O biomédico Elias Turcatel pontua que os cuidados com a dieta e a saúde devem integrar a rotina. Outras medidas essenciais, como beber água em quantidades adequadas, não fumar e não abusar de bebidas alcoólicas também contribuem para retardar o envelhecimento e até mesmo para potencializar os resultados de qualquer tratamento estético. “Existem muitas opções no mercado e o mais importante é escolher um profissional de confiança, que tenha acesso a equipamentos e medicamentos de qualidade e que saiba posicionar à paciente que os limites não devem ser ultrapassados para preservar a naturalidade”, indica. Além de inúmeras opções em tratamentos estéticos, a Citera oferece Pilates, acompanhamento nutricional, acupuntura e drenagem linfática (pré e pós-operatório).

Cinco tratamentos e uma promoção incrível Botox O tratamento estético mais realizado em todo o mundo atua suavizando as expressões e pode também ser utilizado contra a hiperidrose – ou suor excessivo. Como se sabe, o tratamento é temporário, mas existem cremes e fitoterápicos que podem potencializar a sua performance e que são usados antes e depois da aplicação. Preenchimento Dá volume e modela o rosto que, com o tempo, foi lipoatrofiada e fizeram com que a face ficasse com aspecto vazio e cansado. Pode ser aplicado em diversas áreas como: maçãs do rosto, bochechas, lábios, rugas e olheiras. Os preenchedores também auxiliam na hidratação e no estímulo de colágeno – mas, cuidado, os preenchedores ideais são absorvíveis e não permanentes, para acompanhar a idade da paciente. Afinal, ter as mesmas feições daqui a 20 anos não é nem um pouco natural.

Criolipólise É um tratamento a frio que destrói as células de gordura, que depois são eliminadas pelo próprio organismo. Funciona congelando os adipócitos (células de gordura), que são extremamente sensíveis à temperatura. É uma opção totalmente segura e muito utilizada em todo o mundo atualmente, reduzindo em até 40% a gordura da área tratada. Dia D Citera! Promoção imperdível pra ficar linda nesse verão. Criolipólise + cinco sessões de plataforma vibratória com 40% de desconto e pagamento em até 12 vezes no cartão. Somente com agendamento prévio, vagas limitadas. Agende já o seu horário.

Mesoterapia É um tratamento com inúmeras indicações, tratando gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, queda de cabelo e manchas na pele. Trata-se de injeções localizadas e seu efeito depende dos princípios ativos utilizados para cada caso e cada paciente. Proporciona revitalização da pele, melhora sua hidratação e estimula a produção natural de colágeno. As injeções contêm vitaminas e componentes naturais. Radiofrequência É uma técnica que gera um aquecimento controlado das camadas internas da pele, provocando o estímulo da produção de colágeno. É indicada para flacidez, me-

6 Jornal Design | Serra

lhora a elasticidade e trata a celulite. Pacotes de quatro sessões são ideais, mas os resultados já são percebidos desde a primeira sessão.

Rua Henry Hugo Dreher, 540, sala 4 | Bairro Planalto Bento Gonçalves Contato: 54 | 3702.5370 e (54) 9217.5933 www.esteticacitera.com.br

vida


Foto Divulgação

Aproveite o sol para ter bons níveis de vitamina D por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS Vitaminas são nutrientes orgânicos necessários (em pequenas quantidades) para manter o crescimento e o metabolismo normais. A maioria das vitaminas não são produzidas pelo corpo, devendo ser ingeridas em quantidades adequadas através dos alimentos. As vitaminas são divididas em dois grupos essenciais: solúveis em gordura (lipossolúveis) e as solúveis em água (hidrossolúveis). A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, absorvida pelo intestino delgado e armazenada no corpo, principalmente no fígado e no tecido adiposo. Ela não precisa ser ingerida diariamente, e seu excesso pode, inclusive, causar efeitos tóxicos. A exposição da pele à radiação UV ativa a vitamina D ingerida através dos alimentos. Especificamente, a vitamina D é convertida em sua forma ativa no hormônio calcitriol, que é armazenado nos tecidos em pequenas quantidades, sendo a maior parte excretada pela bile. Além disso, ela auxilia na absorção do cálcio e do fósforo do trato gastrointestinal para o sangue, sendo fundamental para a saúde óssea. Alguns estudos mostraram que a deficiência da vitamina D pode aumentar o risco de doenças crônicas e autoimunes e, dessa forma, prejudicar a habilidade para o treino, pois provoca uma possível perda de tônus muscular. Portanto, deve ser assegurada através da alimentação uma quantidade apropriada de vitamina D e cálcio para o desempenho esportivo.

vida

O risco de deficiência de vitamina D é mais elevado entre crianças e idosos, especialmente aqueles com baixa exposição à luz solar, pois a pele absorve a energia ultravioleta do sol e a converte em calcitriol. As fontes naturais de vitamina D são os óleos de fígado de peixe, gema de ovo e leite. Apesar de o leite fortificado conter a vitamina D, seria necessário beber de seis a oito copos de leite por dia para alcançar a quantidade necessária, e comer peixes, no mínimo, três vezes por semana. Por isso, a luz do sol ainda é a principal ferramenta para liberação da vitamina D que fica armazenada na gordura e que está reservada para os meses do ano em que a exposição do sol é reduzida, como no outono e inverno. O excesso de vitamina D provoca aumento de cálcio no sangue, ocasionando lesões dos tecidos moles como coração, pulmões e rins. Por outro lado, sua falta provoca uma utilização defeituosa do cálcio pelos ossos, levando ao raquitismo nas crianças e osteomalácia nos adultos. Segundo uma declaração conjunta das Associações Dietéticas Americana e Canadense, as vitaminas e os minerais desempenham um papel importante no metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas, assim como na função muscular. Porém, mesmo com o aumento da atividade física, uma dieta balanceada, rica em carboidratos, pobre em gorduras e com quantidade moderada de proteínas atende tranquilamente as exi-

gências do organismo ao aumento da atividade física. O risco de uma baixa ingestão de vitaminas e minerais está ligado, principalmente, a uma dieta pobre em calorias. Atualmente, é comum o consumo livre de suplementos vitamínicos e minerais acima dos níveis da QDR (Quantidade Dietética Recomendada), principalmente por atletas que acreditam em um aumento de desempenho em função desses suplementos. Entretanto, não há na literatura material consistente que sustente essa afirmação. Na verdade, a QDR é facilmente alcançada e até ultrapassada para a maior parte das vitaminas e minerais por meio de uma dieta variada e balanceada. Portanto, a dica para quem busca maior desempenho, independente do esporte é alimentação variada e balanceada e uma boa dose de sol!

Consulte nossa grade de horários Contato: 54 | 3055.4491 www.phantomacademia.com.br

Jornal Design | Serra 7


Fotos Jornal Design

Fernanda Godoy Farto, a food detective da Nutrição Graduada em Nutrição pela Universidade de Caxias Do Sul (UCS) e especialista em Nutrição Esportiva, Estética e Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Gestão de Saúde (IPGS), Fernanda Farto inaugurou seu novo consultório no mês de julho. O espaço é mais amplo e acessível aos pacientes, é e equipado com tecnologia de ponta para a realização de testes e exames. Além do acompanhamento nutricional, em seu novo consultório, Fernanda Farto realiza exames como a bioimpedância, que determina a composição corporal do paciente; o celluvision, uma ferramenta para avaliação da circulação e que também indica o tipo de celulite; e o Food detective, que é o exame de intolerâncias alimentares do momento. Nesta entrevista ao Jornal Design Serra, a profissional destaca a relação de confiança entre paciente e nutricionista e revela como funciona o Food detective. Jornal Design | Qual o papel do nutricionista da vida de seus pacientes? Fernanda Farto | Quando um paciente nos procura, a partir desse momento é firmada uma relação de confiança. O tempo do tratamento normalmente é longo e quando o paciente recebe a alta ele pode ficar receoso de seguir sozinho – porém, esse é um dia muito feliz para ambos, com sentimento de missão cumprida. O nutricionista tem que entender como o paciente vive e convive com suas dificuldades, facilidades e sentimentos. É uma relação onde o paciente deve se sentir à vontade para relatar suas falhas. A missão do nutricionista é a prevenção e manutenção da saúde, educação nutricional e implantação de novos hábitos, além de sua função curativa. Embora a informação esteja aces-

8 Jornal Design | Serra

sível a todos, é importante salientar que a Nutrição vai muito além do que é citado nos blogs. JD | Está aumentando a preocupação das pessoas em ter uma alimentação saudável? FF | Sim! Cada vez mais. Na realidade, percebo que todos os problemas de saúde estão ligados a má alimentação e ao sedentarismo, criando, assim, a necessidade de mudarmos. O nutricionista está a cada dia sendo mais procurado e valorizado na vida das pessoas e em diferentes ciclos. Atuo em áreas novas na Nutrição, como a esportiva e estética, e os relatos dos pacientes mostram de forma perceptível que faltava a orientação nutricional para que elas alcançassem seus melhores resultados. O treino, produtos estéticos e tratamentos estéticos funcionam, mas são limitados, pois nutrir a célula é a principal ferramenta para auxiliar nesses casos. JD | O que é o food detective? FF | Muitas pessoas apresentam reações inflamatórias crônicas de sensibilidade a alimentos para antígenos de alimentos específicos. Diferentemente dos efeitos imediatos da alergia, medidos por IgE, as reações de sensibilidade medidas por IgG podem levar vários dias para aparecer. Depressão, ganho de peso, dermatite, constipação, diarreia, dor nas articulações, artrite, fadiga e a síndrome do intestino irritável, entre outros, estão associadas à intolerância a alimentos. Existem mais de 150 sintomas descritos na literatura médica relacionados a intolerâncias alimentares por IgG. Este exame é realizado no consultório e identifica alimentos que causam intolerância alimentar. Utilizamos o

Fernanda é especialista em Nutrição Esportiva, Estética e Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Gestão de Saúde

Método Elisa, desenvolvido pela Cambridge Nutritional Sciences, para detecção de anticorpos IgG para 59 alimentos. O resultado fica pronto em uma hora e, para o exame, colhe-se apenas uma gota de sangue. JD | Quais as principais orientações para escolher lanches saudáveis e práticos? FF | A principal dica é: nunca escolha apenas um tipo de alimento. Sempre varie as opções; elimine os alimentos industrializados e tenha a consciência de que se algum alimento for muito prático ele não é saudável. Mas também não tente viver dentro de uma bolha, talvez você até consiga por algum tempo, mas quando sair dessa bolha os resultados normalmente são assustadores devido à privação. Tenha moderação e não exclua nenhum alimento da sua dieta se você não possui problemas de saúde. Procure o equilíbrio, não tenha medo de comer – isso, aliás, é o que mais vejo na prática clínica. Procure um nutricionista conforme suas necessidades para ajudá-lo.

Centro Profissional Serrano, José Mário Mônaco, 227 sala 1004 Contato: 54 | 2621.5738 fernanda_godoy@terra.com.br

vida


Tratamentos faciais não precisam parar no verão por Chaiane Rustik Minozzo / Fisioterapia Dermato Funcional

vida

não apresenta riscos para a paciente que faz da proteção solar um hábito diário. A Ledterapia é um tratamento altamente seguro, associado a outras técnicas estéticas, que estimula a formação de colágeno, ilumina a pele e superficializa sulcos e linhas de expressão. Já a radiofrequência pode e deve ser aplicada no verão, pois estimula a produção de colágeno, rejuvenescendo e deixando a pele mais firme. Todos os tratamentos são altamente seguros e indolores. Quando aplicados no momento certo, tratam e mantêm a pele estável durante toda a temporada do verão. Além dos tratamentos, é importante manter o cuidado com a alimentação, ingestão de água e proteção solar sempre!

Foto Divulgação

A pele sofre com a ação do sol. O fotoenvelhecimento se manifesta através do surgimento de manchas, diminuição da elasticidade, formação das rugas e asperezas na pele, além de flacidez e perda de luminosidade. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a chegada do verão não é motivo para que os tratamentos faciais sejam interrompidos. Existem, inclusive, tratamentos indicados para o início da temporada, durante e após a temporada de sol, mar e piscina. Durante esse período, podem ser realizadas hidratações faciais, limpeza de pele, radiofrequência e Ledterapia. As limpezas de pele podem ser realizadas sempre que necessário e quantas vezes for preciso durante o verão, pois

Jornal Design | Serra 9


Foto Divulgação

O look correto para esportes ao ar livre Esportes ao ar livre proporcionam uma sensação extra de prazer, que vai muito além das reações químicas do corpo diante do movimento. Estar em contato com o sol ou a chuva, os ventos e a paisagem dá um gás extra para qualquer atividade esportiva. O verão é um convite a trilhas, pedaladas e corridas de rua, mas os fatores externos também exigem alguns cuidados extras para evitar a desidratação e garantir o máximo de conforto térmico diante das temperaturas elevadas. Não é preciso montar um guarda-roupa novo para praticar atividades físicas, mas o efeito de treinar com uma camiseta velha não é o mesmo de usar modelos apropriados. A tecnologia do tecido faz toda a diferença e estudos comprovam uma melhora no rendimento. Dri-FIT, Climalite, Climacool, Amni, Suplex, Emana e Pet Dry são algumas das nomenclaturas de tecidos que as fabricantes de material esportivo oferecem. A sócia da Atual Fitness, Adriana Monegat, explica que todas essas tecnologias na verdade são tecidos sintéticos especiais, como poliéster, poliamida e microfibra, que passam por processos para oferecer de-

10 Jornal Design | Serra

terminados benefícios ao usuário. “Tudo depende da modalidade esportiva e da necessidade do praticante. Existem desde camisetas para absorção da umidade, secagem rápida e equilíbrio térmico até modelos com infravermelho, que auxilia na circulação. De qualquer forma, uma dica valiosa para as atividades diurnas ao ar livre é escolher peças com proteção UV e, naturalmente, optar por um protetor solar de qualidade. Outra dica para garantir peças mais apropriadas para o verão está na etiqueta: a poliamida (ou nylon) é o tecido mais indicado, pois absorve até 4% do suor, contra menos de 1% do poliéster. Além disso, é bem mais fresco que o algodão. Além disso, as mulheres precisam investir em bons tops para garantir a sustentação dos seios de acordo com o tamanho do busto. Ter roupas adequadas para a atividade física é uma decisão que vale a pena. A Atual Fitness oferece toda a linha de moda aeróbica feminina, com os lançamentos das marcas Alto Giro, Live! e Rola Moça. Também possui tinha completa de moda praia para esse verão.

Moda Praia e Fitness Bento Gonçalves Rua 13 de maio, 957 | Sala 103 Contato: 54 | 3451.6439 Farroupilha Rua Julio de Castilhos, 897/Sala 11 Contato: 54 | 3412.6439

vida


Fundo do BaĂş

vida

Jornal Design | Serra 11


Fotos Ana Carolina Azevedo

Biopoint e Atlhetica Nutrition: parceria com a Monster Gym Academia

Alex Aver, Matheus Romagna e Logan Balsan, da Monster Gym

A suplementação alimentar, hoje, tem grande importância para quem treina pesado, e os alunos da Monster Gym Academia – agora em novo endereço, no bairro São Bento, em Bento Gonçalves – contam com toda a linha de produtos da Biopoint para potencializar seus resultados e alcançar seus objetivos nos treinos. Especializada em suplementação, acessórios e roupas esportivas, a Biopoint possui uma linha completa de produtos que pode ser encontra nas lojas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, além da loja online, através do site www.biopoint.com.br A Atlhetica Nutrition, uma das marcas de suplementação mais consumidas no Brasil por praticantes de atividades físicas e atletas, em parceria com a Biopoint, também prestigiou a reinauguração da Monster Gym Academia, com a presença dos atletas Alessandro Belíssimo e Mari Wrublewski. Os produtos da Atlhetica Nutrition são desenvolvidos com tecnologia de ponta e de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo qualidade e segurança para quem consome seus produtos. Com essa parceria, a Biopoint possui toda a linha de suplementos proteicos, energéticos, hidroeletrolíticos e funcionais da Atlhetica Nutrition, que irão ajudar quem busca um estilo de vida mais saudável e um melhor rendimento nos treinos.

12 Jornal Design | Serra

Alessandro Belissimo e Mari Wrublewski com a equipe da Biopoint: Dalnei Neuhaus, Diogo Anderle Moraes e Elias Brugalli

Biopoint Bento Gonçalves Rua Dr Casagrande, 95 | Sala 01 Centro | Bento Gonçalves Contato: 54 | 3452.0552 Biopoint Carlos Barbosa: 54 | 3461.6361 Biopoint Garibaldi: 54 | 3462.2821 Monster Gym Rua Tocantins, 265 | Bairro São Bento Bento Gonçalves Contato: 54 | 3451.8916

Alessandro Belissimo, títulos em 2014: Top 7 no Campeonato Brasileiro de Culturismo Clássico até 1,75 e vice-campeão gaúcho de Culturismo Clássico até 1,75. Mari Wrublewski, títulos em 2014: Top 11 no Campeonato Brasileiro Wellness Master 2014, campeã gaúcha do Wellness Master 2014 e vice-campeã do Arnold Classic Brasil Wellness Master 2014.

vida


Final de ano: inquietações e expectativas Com o final do ano se aproximando, algumas pessoas começam a demonstrar sentimentos negativos em relação a essas datas, relatando sentimentos de angústia, tristeza profunda e sensações de desamparo. Esses sentimentos negativos caminham em direção oposta aos objetivos das festas do Natal e Ano Novo, que propõem a comemoração do que foi bom e o que poderá vir a ser melhor. No Natal, são comuns eventos coletivos que visem à comunhão, e muitos sentem que não tem nada a ver com isso, já que a proposta é instituída de fora, ou seja, construída socialmente – o que pode ser visto como negativo, relacionado com sentimentos de solidão, por exemplo. Já no início do ano, é natural a reflexão e uma espécie de “retrospectiva” sobre as realizações e frustrações tanto do passado quanto em relação aos planos do novo ano. Nesse caso, a angústia poderá surgir por falta de perspectiva, por exemplo. Como explicar esse fenômeno que atinge parte da sociedade, onde pessoas sentem-se alheias, solitárias e tristes em uma época marcada por festejos, renovação de votos e reuniões com colegas, amigos e família? Do ponto de vista psicológico, pode-se apontar que esse fenômeno encontra sua explicação em dois fatores, principalmente: a comunhão com a família, amigos, colegas e naquilo que o final de ano marca, ou seja, fechamento de ciclo, realização de metas e estabelecimento de novas metas, projetos. Muitas vezes, esse questionamento se torna opressivo e angustiante: “o que eu fiz da minha vida pessoal, profissional, financeira, familiar e espiritual, nesse ano que passou? Quais as promessas que fiz, as metas que propus que consegui alcançar?”. Para muitos, o final de ano é marcado pelo fracasso e frustração da não realização de metas estabelecidas. Não se conseguiu a promoção desejada, não se parou de beber ou fumar, não se está satisfeito com o relacionamento, não se conseguiu desenvolver relacionamentos com amigos ou parceiros amorosos, não se alcançou o peso ou imagem corporal esperado, as dívidas financeiras vão se somando, o ano foi marcado por cisões e desentendimentos – enfim, não se alcan-

vida

çou aquilo que tanto foi desejado. Consciente ou inconscientemente, fazemos uma revisão de como foi o ano que passou e o que ficou marcado. Dessa forma, se ficaram marcados fracassos e dificuldades, seja na vida relacional, profissional ou mesmo em relação aos anseios pessoais, o final de ano se tornará um fardo pesado e indigesto. Quanto ao retorno para o ambiente familiar, para a família de origem, nem sempre o mesmo é desejado ou possível, pois muitas vezes há tanta mágoa e rancor, que este festejo de final de ano é visto mais como uma obrigação desagradável ou um obstáculo intransponível, em vez de um reencontro alegre. É fato que a capacidade de lidar com frustrações e dificuldades conta muito nesta situação. No entanto, muitas pessoas se fragilizam e adoecem nesse período, exatamente por não suportar a pressão, interna e externa, que aponta para felicidade, sucesso e realizações. No consultório, o psicoterapeuta pode trabalhar com o paciente a tolerância à frustração e a motivação e persistência no estabelecimento e manutenção de metas e projetos de vida. Por vezes, algumas crenças e imagens internas que a pessoa tem em relação a si e em relação ao mundo precisam ser revistas, trabalhadas e ressignificadas. Em outros casos, é preciso fazer um trabalho mais profundo com o paciente e até mesmo com seus familiares. Algumas feridas psíquicas são superficiais; outras são muito antigas e profundas. Assim, o tratamento deve considerar o indivíduo como um ser total, com seus desejos, expectativas, capacidades e dificuldades, como um ser inserido e em relação a um sistema maior: sua família, sua profissão, seus relacionamentos, seu meio cultural. A angústia, frustração e sentimento de inadequação e incapacidade podem ser trabalhados e elaborados na medida em que o indivíduo buscar novas soluções e se disponibilizar a enfrentar seus medos e sombras. Embora o tratamento possa encontrar dificuldades e barreiras, ele é possível e pode possibilitar uma nova perspectiva e visão desta época do ano, do fechamento de um ciclo, para o início do novo, para a reinvenção de si mesmo!

Imagem Divulgação

por Kétlin Bordin Manfroi | Psicóloga

Quando os sintomas de humor deprimido são uma doença: depressão Ana Paula Sonaglio - Médica Psiquiatra Psiquiatria Clínica e Psicoterapia de Orientação Analítica Os quadros de transtorno de humor deprimido, no final de ano, são muito comuns, particularmente, entre pessoas mais vulneráveis a eventos estressores que envolvem mudanças no ritmo e nas circunstâncias da vida. Nesse período do ano, ocorre uma reflexão sobre os acontecimentos de forma consciente ou inconsciente. Memórias de fatos negativos, frustrações, perdas, luto, entre outros, costumam ser o gatilho do início do quadro. Quando sintomas como tristeza, vontade de chorar – às vezes, sem qualquer motivo –, isolamento, alterações do sono e do apetite, irritabilidade, ideias pessimistas, dificuldade de realizar tarefas cotidianas e de tomar decisões, baixa autoestima, falta de motivação e cansaço são excessivos, duradouros e dificultam a vida cotidiana, deve-se investigar a possibilidade de esse indivíduo estar com depressão. Portanto, procure uma avaliação médica. A psicoterapia e, se necessário, os medicamentos podem lhe auxiliar na melhora desses sintomas.

Jornal Design | Serra 13


Fotos Ana Carolina Azevedo

Presentes perfumados é na Medicinalles A tradição da Medicinalles na manipulação de medicamentos e cosméticos Bento Gonçalves já conhece. Há 16 anos, a empresa familiar oferece serviços qualificados e produtos que seguem as Boas Práticas de Manipulação, garantindo assim sua qualidade e segurança. Mas, além de sua linha tradicional, a

14 Jornal Design | Serra

Medicinalles também conta com ampla variedade de presentes perfumados para esse Natal e fim de ano. São loções, aromatizadores, lembranças perfumadas e sabonetes italianos, considerados os melhores do mundo. Nessas festas, escolha presentes da Medicinalles e surpreenda com aromas e frascos sofisticados.

vida


Foto Divulgação

Colônia de Férias Moove Oficina de Dedoches Oficina de Máscaras Oficina de Culinária Oficina de Sucata Concurso de Dança Baile à Fantasia Desfile de Moda Teatro de Bonecos Todos os dias, atividades ao ar livre Banho de piscina Banho de mangueira Paddel Passeio a cavalo

Férias na Moove: oba! Mais do que descanso, as férias escolares pedem diversão e brincadeiras. A colônia de férias da Moove é a opção ideal para que as crianças possam aproveitar ao máximo esse verão enquanto seus pais trabalham. As atividades são monitoradas por profissionais, o que garante a lazer com segurança. A psicopedagoga Rosângela Reginato, que coordena a programação, explica que as atividades estimulam ao máximo a criatividade das crianças, de forma recreativa, prazerosa e diferente da rotina escolar a qual elas já são habituadas. “Grande parte das crianças vive em espaços reduzidos. Elas precisam de espaços livres, em

vida

contato com a natureza, onde elas tenham atividades das quais elas normalmente não desfrutam no seu dia a dia”, afirma. Dessa forma, a colônia de férias da Moove mistura oficinas, dança e atividades ao ar livre orientadas por profissionais de Educação Física. As inscrições já estão abertas para crianças de cinco a 12 anos e a programação vai de 12 de janeiro a 13 de fevereiro, de segunda a sexta-feira. Além das atividades programadas, as crianças têm acesso a toda a estrutura da nova casa de festas Moove, com muitos jogos e brinquedos.

Programe-se! Quando: 12 de janeiro a 13 de fevereiro, das 13h às 19h Lanche: Incluso Inscrições até 30 de dezembro Contato para inscrições: Moove: (54) 3055 0452 | 9919 0867 mooveplay@mooveplay.com.br Rosângela Reginato: (54) 9144 0076 | rosangelareginato@hotmail.com Vagas limitadas, pacotes diários, semanais, quinzenais ou mensais Aceitamos pagamento com Visa e Master

Rosângela Reginato Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga e Terapeuta Floral E mail: rosangelareginato@hotmail.com | F. 9144. 0076

Jornal Design | Serra 15


Coluna alinhada para curtir as férias Foto Divulgação

por Kely Ana Mattei | Quiropraxista

O ano está chegando ao fim e, nesta época, acumulam os compromissos e as tarefas diárias para deixar tudo em ordem até as férias. O problema é que as pessoas já estão vindo de meses a fio de obrigações e trabalho, o que acaba sobrecarregando muito mais nesta fase. O ideal é que cuidemos de nossa coluna o ano todo. Porém, nesse período, as dores costumam se manifestar com maior intensidade, devido ao estresse e atribulações do dia a dia, refletindo no organismo em geral. Além das queixas normalmente referidas pelos pacientes, como dores nas costas, ciatalgia e dores no pescoço, são comuns episódios de dores de cabeça, dores e tensão muscular, dificuldade para dormir, prisão de ventre e tonturas – entre outras queixas associadas. Sabemos como é importante cuidar da saúde para termos uma boa qualidade de vida. Por isso, não dei-

16 Jornal Design | Serra

xe para a última hora os cuidados com a sua coluna nesse final de ano. Procure o seu quiropraxista e faça uma revisão para manter o seu corpo livre de dores e disfunções, e, assim, curtir suas festas e as férias com tranquilidade. A quiropraxia é a profissão que cuida da coluna vertebral e articulações, fazendo o realinhamento por meio de ajustes manuais e com o auxílio da maca de flexão e distração (excelente para tratar hérnias discais, discopatias e artroses). O objetivo é permitir que o sistema nervoso funcione sem interferências, resultando no alívio da dor e funcionamento de todo o organismo. “Aquele que não cuida da sua saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da doença”, mas lembre-se de procurar um profissional graduado em Quiropraxia e membro da ABQ- Associação Brasileira de Quiropraxia para garantir um tratamento seguro e eficaz.

vida


Foto Divulgação

Avós e netos: uma relação singular, carregada de significados A família é um sistema em constante interação e transformação, onde tudo começa e onde inicia a construção da identidade de todo ser humano. Suas funções são biológicas, psicológicas e sociais – todas interligadas. Além de garantir os cuidados aos recém-nascidos até o seu completo desenvolvimento, cabe à família proporcionar o afeto necessário para a sobrevivência emocional de seus membros, com trocas recíprocas. Também é da família a responsabilidade de transmitir às futuras gerações aspectos culturais da sociedade a que pertence. Segundo a psicóloga Sheila Bertoldi, da Casa de Repouso Aconchego, é nesse processo de transmissão que surgem os avós como figuras de referência. “Eles têm importante papel na vida dos netos e de toda a família, funcionando como intermediários entre o passado, o presente e o futuro. Eles representam o passado, reelaborado nas lembranças das suas histórias de vida e nas relações entre o presente e o futuro”, pontua. Historicamente, a imagem que se tinha dos avós era de figuras encurvadas, de cabelos brancos, de pessoas idosas. O avô era visto como autoridade e temido, enquanto a avó era vista como gentil e sempre disponível para cuidar dos netos. Pregava-se que as crianças deviam servir os mais velhos e segui-los. Por outro lado, o envelhecimento estava associado com sedentarismo e isolamento. Na atualidade, as configurações familiares têm sofrido muitas transformações. As famílias adquiriram novos valores e um novo jeito de funcionar e essa relação também foi se alterando na direção de uma maior

vida

proximidade entre avós e netos. Na família contemporânea, o papel dos avós é altamente dinâmico. Eles são percebidos como imagens calorosas, amigáveis e que atendem às necessidades do seu papel com prazer. Há espaço para expressão espontânea de sentimentos, mas também a privacidade é valorizada. Além disso, conforme a psicóloga Sheila Bertoldi, o próprio cotidiano dos pais favorece a proximidade entre avós e netos, uma vez que a jornada de trabalho dos pais costuma ser longa e intensa, e muitos deles precisam se ausentar de casa boa parte do dia. Em muitos casos, os netos ficam sob os cuidados de seus avós. No entanto, ao mesmo tempo em que o afastamento dos pais no cotidiano dos filhos pode favorecer essa proximidade, pode também gerar conflitos, em função da ambiguidade de papéis e de sentimentos implicados nessa relação. “Em geral, eles contribuem para que os netos deem importância para coisas significativas, como convívio com família, afeto e respeito. Além disso, podem ajudar os netos a serem confiantes e independentes”, reforça a psicóloga. A relação entre eles geralmente implica muita cumplicidade, além de admiração. É uma relação de troca, de dar e receber, principalmente afeto. A contribuição dos avós aos netos é bastante rica e complexa, colorida por diferentes emoções. “ Nessa relação, os avós sentem suas vidas físicas sendo continuadas pelos netos. O neto acaba sendo relacionado com a continuidade da espécie, a continuidade da vida frente à realidade da finitude. Essa é uma relação fundamental, na qual todos – avós, pais e netos – podem se beneficiar”, conclui.

O significado de ser avô Citando a autora Helen Kivnick, a psicóloga Sheila Bertoldi enumera os cinco eixos que dão significado a ser avô/avó: 1) centralidade: ser avô é um aspecto central da identidade pessoal; 2) valorização: o avô tem um papel de sábio e transmissor da tradição durante o crescimento da criança; 3) imortalidade através da família: os avós assumem responsabilidade como cabeças da família, contexto em que os netos representam a extensão de si próprios; 4) re-envolvimento com o passado pessoal: contribui para a história de vida dos próprios avôs e dá a sensação de re-experienciar a sua própria juventude; 5) indulgência: em forma de cuidados às vezes extravagantes, pelo excesso de indulgência com os netos.

Jornal Design | Serra 17


Foto Divulgação

Restaurações ou facetas estéticas: indicações e resultados A odontologia estética avançou muito nos últimos anos graças a procedimentos adesivos e materiais restauradores que oferecem características similares às estruturas dentais. A estética está relacionada a fatores sociais e culturais, que se modificam ao longo do tempo, além da idade do paciente. Atualmente existem diversas opções restauradoras para dentes anteriores, comofacetas estéticas, procedimentos diretos ou indiretos, com resinas compostas ou cerâmicas. Com a correta utilização desses materiais e respeitando a coloração dos dentes naturais, são feitas restaurações dentárias com excelentes resultados estéticos. O cirurgião Buco-maxilo-facialPaulo Roberto Manoel Xerri, da Sorrivida, explica que o plano de tratamen-

18 Jornal Design | Serra

to deve ser realizado de maneira que se estabeleça um bom prognóstico a médio e longo prazo, considerando aspectos biológicos e funcionais. O sucesso do tratamento depende de um correto diagnóstico e adequado planejamento, para que a técnica e o material sejam específicos para cada situação clínica. “É necessário uma sequência de procedimentos para elaborar um planejamento estético individualizado, começando por um exame clínico complementado com radiografias, fotografias e modelos de estudo. As imagens obtidas e os modelos de estudo dão uma condição favorável para que se faça uma análise estética detalhada”, pontua. O profissional enfatiza que, para qualquer procedi-

mento restaurador, o tratamento deve ser o mais conservador possível, preservando a maior quantidade de estrutura dental sadia do paciente. As facetas estéticas, por exemplo, são indicadas como solução restauradora que equilibra o sorriso. Já as restaurações estéticas são aplicadas, sobretudo, em dentes anteriores, fraturas, substituições de restaurações antigas e/ou pigmentadas, fechamentos de espaços entre os dentes ou para harmonizar o sorriso. “Por isso, as facetas são uma solução estética e funcional de alta qualidade, que corrigem simultaneamente forma, textura, cor e posição dentária. O profissional define a indicação em vista de cada situação clínica com base em conhecimento científico”, conclui.

vida


Prevenção e tratamento da ciatalgia por meio do Pilates

A ciatalgia, ou dor no nervo ciático por Kelly Peruffo | Quiropraxista

O ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo o responsável por controlar as articulações do quadril, joelho e tornozelo, bem como os músculos posteriores da perna e do quadril. A dor ciática, ou ciatalgia, causa muito desconforto, começando na parte inferior das costas e se espalhando pelas nádegas, pernas, tornozelo e, ocasionalmente, para o pé. Essa dor normalmente pode ser tratada com sucesso por um período breve de descanso, seguido de exercícios para melhorar a flexibilidade e fortalecimento das costas. O Pilates é uma excelente ferramenta de auxílio no tratamento e prevenção desse problema, uma vez que é focado no fortalecimento dos músculos profundos do abdômen e da região lombar, ao mesmo tempo em que trabalha a flexibilidade, proporcionando paralelamente consciência e autoconhecimento corporal. O mais importante é não interromper o tratamento pelo simples fato de estar se sentindo melhor. Na verdade, é nesse período que o paciente deve se dedicar ainda mais. Isso porque quando o corpo está em crise de dor, não consegue se movimentar livremente, comprometendo o trabalho de fortalecimento. Não basta tratar apenas a dor, é necessário tratar sua causa e movimentar-se sempre para prevenir que os sintomas voltem!

Considerada uma síndrome dolorosa, a ciatalgia é a inflamação do nervo ciático, caracterizada por sensação dolorosa tipo pontada ou queimação. A dor é persistente ao longo do nervo, podendo atingir qualquer parte ou toda sua extensão - da lombar à planta do pé. As causas mais comuns de ciatalgia são alterações na coluna lombar, como hérnia discal e osteoartrose, que podem comprimir ou pinçar as raízes nervosas que formam o nervo ciático. Outro fator que frequentemente causa a dor ciática é a contratura do músculo piriforme, localizado na parte mais profunda do glúteo. O nervo ciático pode passar sob o músculo ou então no meio dele e quando há contratura dessa musculatura, consequentemente, há a compressão nervosa. A quiropraxia, por meio da manipulação vertebral, busca remover o que está causando essa irritação, restaurando a função normal no sistema nervoso e fazendo, assim, com que haja uma melhora na condução dos impulsos nervosos. Por consequência, obtém-se uma

vida

redução dos sintomas e demais alterações desse distúrbio. É válido acrescentar que as técnicas quiropráticas, quando praticadas por profissionais habilitados, são consideradas seguras e efetivas no tratamento de queixas musculoesqueléticas. O tratamento depende da gravidade de cada caso. Quando conservador, inclui alongamentos e quiropraxia. A prevenção é um fator importantíssimo e engloba tratamento com quiropraxista, que busca o alinhamento da coluna vertebral, obtendo-se, com isso, o bom funcionamento do sistema nervoso, exercícios físicos, alongamentos, cuidados com a postura. É importante salientar que muitos são os tratamentos realizados para alívio da dor ciática, porém é necessário encontrar a causa do problema para que ele seja tratado com eficiência. E é dentro deste parâmetro, procurando tratar a causa dos problemas e visando a melhora na qualidade de vida e na saúde que a quiropraxia auxilia seus pacientes.

Fotos Divulgação

Franciele Maran – Fisioterapeuta/Pilates

Jornal Design | Serra 19


Foto Silvia Tonon

Nossa Capa

20 Jornal Design | Serra

A magia do Natal está em cada detalhe dessa residência localizada na área histórica de Garibaldi. A área social, que já transita entre o rústico e o clássico, foi totalmente remodelada nesse fim de ano para dar espaço à imponente árvore de Natal e dezenas de outros objetos e referências à data, que compõem um cenário digno dos filmes natalinos. O mobiliário amadeirado ganhou tons de vermelho e verde com a aplicação de arranjos florais e guirlandas. Aparadores e mesas de apoio, além da mesa de jantar, tornaram-se palco para cenas natalinas. Na mesa de apoio, um presépio brinda a chegada da primeira neta da família, nascida em novembro. O

cenário se completa com coros natalinos, elfos e anjos – além, é claro, do Menino Jesus e do Papai Noel em situações diversas. No lavabo social, surpresa: até o papel higiênico é temático. Em meio a toda agitação natural do período pré-festas e dos cuidados com a neta recém-nascida, a família gentilmente recebeu a equipe do Jornal Design para o último ensaio de capa de 2014. A decoração lindamente preparada e a alegria que emanava nos anfitriões pelo primeiro Natal com a primeira neta contagiaram a todos e o resultado não poderia ser outro: um brinde a tudo de bom que está por vir em 2015 e às experiências vividas nesse ano que passou.

casa


Foto Silvia Tonon

O ensaio

Fotos Jornal Design

Em clima de happy hour, a capa do Jornal Design Serra de dezembro celebra o Natal com dois casais convidados: Patrícia Fleck (que já foi musa da capa em março de 2013) e Eder Giacomelli e Letícia Del Ré e João Pedro Lysiak dos Santos. Pelas lentes de Silvia Tonon, os modelos da edição posam com lançamentos de verão da Carmen Steffens e Maison CS (para elas) e Rafael Steffens + Identidade Homem (para eles).

casa

Jornal Design | Serra 21


Foto Amit Geron

Espaço privado entre dois pátios

22 Jornal Design | Serra

O projeto residencial criado pelo arquiteto Pitsou Kedem para uma família de Israel tem como premissas a valorização do privado e da luz natural. Para chegar a esse resultado, a casa foi construída entre dois pátios. A área frontal foi escavada até uma profundidade de três metros e o segundo pátio segue o nível da superfície. Com essa irregularidade topográfica propositalmente criada, a edificação foi construída como uma espécie de cave. O espaço central da cozinha, sala de jantar e sala de estar é aberto em duas direções – para a frente e para os fundos. Foi assim que o arquiteto obteve a sensação de que a casa está constantemente envolvida pela luz natural e pela vegetação dos jardins. A área central da estrutura é acessada por uma longa ponte que atravessa o pátio e leva à porta da frente. A partir da ponte,

também se dá o acesso a uma sala de brinquedos criada para as crianças. O pé direito na área central da casa é de seis metros e seu comprimento, de 17 metros. Não há pilares e o espaço frontal é transparente, com janelas de vidro que deslizam ao auxílio de um motor elétrico. Assim, todo o interior da casa se ​​abre para o pátio – o que não prejudica a privacidade da família, pois a área externa é protegida por muros e pela própria vegetação do pátio. A piscina se estende pela estrutura e reflete a casa em suas águas, reforçando ainda mais a impressão de unidade desse projeto. O quarto principal fica no segundo andar e uma das paredes laterais é valorizada com uma biblioteca que preenche toda a altura disponível.

casa


Fotos Amit Geron

O espaço central da cozinha, sala de jantar e sala de estar é aberto em duas direções

Construída como uma cave, a residência chega a três metros de profundidade e, em sua área central, tem um pé direito de seis metros

O pátio frontal da propriedade é afundado ao nível da cave, com plantadores de socalcos descendo para a área escavada do muro

A partir da ponte, pode-se ver a sala de brinquedos localizada no andar inferior

É DESTA FORMA QUE VOCÊ PRETENDE PROTEGER O SEU PATRIMÔNIO?

monitoramento 24h | câmeras | alarmes 54 2521.2211 | monitorabento.com.br casa

Jornal Design | Serra 23


Giro do Design Verão

Sérgio J. Matos | Banco Catolé

Fotos Divulgação

Sérgio J. Matos | Poltrona Acaú

Moroso | Madame Dakar Ego Paris | Almofadas

24 Jornal Design | Serra

casa


MyYour | Vaso Tao

Sérgio J. Matos | Luminária Chita Oval

Ego Paris | Regador Ohlala

Moroso | Bayekou

casa

Jornal Design | Serra 25


Foto Divulgação

Limpeza pesada na casa de férias: gaste menos e faça mais com os produtos corretos O sítio ou casa de praia que passou o inverno fechado, ganha nova vida com a chegada do verão. Para essa temporada de agito, é fundamental pensar na limpeza da casa, tanto para a desinfecção quanto para garantir uma maior conservação do imóvel. O ideal é escolher um final de semana apenas para pensar na limpeza, seja contratando equipes especializadas ou colocando a mão na massa. Essa tarefa nem sempre é agradável, mas pode ficar menos penosa com a escolha dos produtos corretos e sua utilização conforme as indicações do fabricante. A indústria de produtos de limpeza investe constantemente em inovação e linhas menos agressivas ao meio ambiente. Além disso, eles estão cada vez mais específicos. “Uma boa limpeza não precisa envolver um enorme desgaste físico, mas a escolha dos produtos certos”, frisa a sócia da LimpBento, Ivania Nicolini. A LimpBento recebeu, no mês de novembro, o Selo Ouro do Programa da Qualidade no Comércio, coordenado pela Federação das CDLs do estado. Esse é o patamar mais alto do programa, que capacita e reconhece as empresas que adotam o modelo de gestão da qualidade baseado nos critérios da excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). A loja oferece centenas de produtos e acessórios para limpeza residencial e empresarial, atendendo a escolas, condomínios, empresas e ao consumidor final.

26 Jornal Design | Serra

Para a limpeza mais pesada, a LimpBento indica produtos essenciais que irão facilitar o trabalho: Desinfetante ou água sanitária: constituídos por hipoclorito de sódio em diferentes concentrações, são usados principalmente na limpeza do banheiro, cozinha e quintal. Azulejos, pisos, vasos sanitários e boxes ficam mais limpos com esses produtos. Álcool: é usado na limpeza de espelhos, peças de banheiro, eletrodomésticos, pia, entre outros. Sempre faça pequenos testes antes de aplicar em qualquer superfície e nunca aplique diretamente nas superfícies, pois pode causar manchas. O indicado é usar pequenas quantidades em um pano úmido. Detergente: tem diversas aplicações além da louça, podendo ser usado para limpar pisos, principalmente azulejos. É desengordurante, combate germes,

bactérias e deixa qualquer utensílio doméstico mais brilhante. Deve ser aplicado em um pano úmido ou no lado macio da esponja. De duas a quatro gotas é a quantidade ideal. Limpa-vidros: para aplicar, prefira panos secos e sem pelos. Para um resultado mais eficaz e sem manchas, aplique o produto na superfície e faça movimentos circulares. Desengordurante: usado principalmente em eletrodomésticos como fogão, geladeira e micro-ondas, retirando o aspecto seboso dos aparelhos, além de poderem ser utilizados em caixas de gordura, ralos e vasos sanitários, eliminando a matéria orgânica acumulada. Também é eficaz na limpeza de azulejos, boxes de banheiro e até mesmo no chão. Aplique o produto em uma esponja ou pano úmido e, depois de utilizar, seque com um pano seco.

Rua Visconde de São Gabriel, 196 | Cidade Alta Bento Gonçalves Contato: 54 | 3055.2412 www.limpbento.com.br

casa


Foto Divulgação

Aumente a temporada da piscina com aquecimento solar O verão já está se aproximando e as temperaturas esse ano devem ficar acima da média, mas quem tem piscina em casa sabe que isso não é garantia de águas agradáveis. Uma piscina sem aquecimento é um investimento subaproveitado na Serra Gaúcha, porque os ventos e a variação térmica ao longo do dia não permitem o aquecimento natural. A ThermoAquecimento oferece opções de aquecimento solar, como as placas de polipropileno e os tubos a vácuo, alcançando as temperaturas ideais para banho, entre 28° e 32°. Os empresários Tiago Casagrande e Gustavo Marcolin, da Thermoaquecimento, garantem que o investimento é acessível e prolonga a temporada de uso da piscina. O cálculo para instalação de um sistema de aquecimento é feito com base na litragem e metragem quadrada da piscina. O aquecimento da água da piscina acontecerá de forma automática, comandada por um controlador de temperatura.

A instalação de um sistema de aquecimento solar prolonga a temporada de uso de piscinas externas

Aquecimento solar – escolha a melhor opção Tubos a vácuo A captação de energia térmica é realizada através de um conjunto de tubos a vácuo, e seu rendimento tem eficiência maior comparado aos coletores planos. É um sistema indicado para piscinas construídas e cuja tubulação suporta temperaturas elevadas. O ideal é que sua instalação seja prevista no projeto, garantindo uma melhor eficiência térmica. Placas de polipropileno É um sistema que se adapta a qualquer tipo de piscina, composto por um conjunto de placas coletoras que captam a radiação solar para aquecimento da água presente dentro de seus perfis. A água fria é coletada da piscina, passa pelas placas e retorna à piscina já aquecida. O sistema necessita de uma motobomba para fazer a circulação da água.

Rua Vitório Carraro, 238 | Bairro Imigrante Bento Gonçalves Contato: 54 | 3701.0878 www.thermoaquecimento.com.br

COMPRE

agora

PAGUE EM

www.ekoambientes.com.br

casa

AV. PLANALTO, 725 BAIRRO PLANALTO FONE: 54 3701-2060

Jornal Design | Serra 27


Fotos Divulgação

Desafio urbano: conectar-se à natureza por Juliana Desconsi | Designer Quem tem filhos certamente já se deparou com essa questão ao pensar na rotina das crianças: como estimular o contato com a natureza vivendo na cidade? Esse é um dos grandes desafios dos pais cujas famílias residem em centros urbanos. Incluir atividades ao ar livre no dia a dia pode ser uma tarefa muito difícil de ser executada diante do novo modelo de morar, cada vez mais frequentemente aplicado. Com a urbanização da vida em sociedade, que caminha para uma rotina doméstica verticalizada em apartamentos e restrita em espaço, as relações com a natureza ficaram muito restritas. Essa nova sistemática pode comprometer até mesmo funções básicas, como brincar em casa. Poucas são as privilegiadas crianças que têm, atualmente, um jardim ou área própria para interagir com a natureza em sua residência – seja esse um ambiente interno ou externo. Também é reduzido o número daqueles que têm a oportunidade de experimentar a vida do campo – mesmo que no fim de semana ou períodos

28 Jornal Design | Serra

de férias. Outro agravante é que o acesso a parques, zoológicos e hortas fica restrito à disponibilidade do local onde a família vive – e sabemos que nem todas as cidades oferecem essa estrutura para ser usufruída pela comunidade. Esse contexto cria um cenário preocupante: como ensinar a uma criança sobre a origem dos alimentos que ela consome, por exemplo, se o único processo que ela conhece é a rotina do supermercado até sua casa? A falta de interação com a natureza é alarmante também no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo. As crianças aprendem muito quando são estimuladas – e, hoje, essa incitação tem sua origem, basicamente, na TV e na Internet. O resultado disso são jovens informados, detentores de alguns conhecimentos muito mais avançados do que seria o esperado para sua idade – mas desconhecedores dos nomes, formas e sabores de frutas, verduras e vegetais. Diante desse panorama social, cabe aos designers

investigarem alternativas para permitir às crianças a conexão com a natureza – e o aprendizado dela decorrente – no ambiente doméstico. As soluções projetuais já começam a aparecer no mercado para atender a essa demanda. Um exemplo disso é o Urbio, sistema modular magnético para hortas verticais de interiores, do escritório de design Enlisted na Califórnia. Essa ideia alia a oportunidade de, por meio de um objeto, interagir com as crianças, criando a expectativa sobre o ato de plantar, aguardar a germinação, acompanhar o crescimento e realizar a colheita do alimento. O aprendizado estende-se, ainda, para a importância da adoção de hábitos saudáveis: o fato de ter uma horta em casa é oportunidade que incentiva o consumo de produtos sem agrotóxicos ou contaminações. Isso sem mencionar a incontestável a energia positiva que a interação com as plantas pode proporcionar. Em tempos de crescente frenesi tecnológico, resgatar a essência natural pode ser verdadeiramente recompensador.

casa


C

M

Y

M

Y

Y

MY

K

casa

Jornal Design | Serra 29


Fotos Lucas Moura

Sindmóveis e Secretaria de Turismo projetam novas ações do Projeto Cantina Benta O Sindmóveis e a Secretaria de Turismo, com apoio da Emater, estão planejando as próximas ações do Projeto Cantina Benta, destinado a promover uma releitura de técnicas artesanais características do interior do município. O principal investimento será no lançamento de um site com o histórico do projeto e produtos disponíveis para venda online. Nesse segundo semestre, os artesãos participantes se reuniram em Bento Gonçalves com o designer

Renato Imbroisi e as arquitetas Tina e Lui, que vêm orientando o projeto desde sua fase inicial, em 2012. A coleção de produtos do Cantina Benta inclui peças decorativas em bordado, crochê, macramê, pintura, biscuit e cestaria. Parte importante desse processo é, também, a apresentação comercial dos produtos, valorizando a história de quem faz. Ao longo de 2014, os produtos têm sido expostos em eventos do município. O planejamento para o pró-

ximo ano pretende alavancar as vendas do projeto a partir da participação em feiras nacionais de decoração, além da exposição em hotéis parceiros na região. O Projeto Cantina Benta foi lançado em 2013, na última edição da Casa Brasil, com o objetivo de resgatar e valorizar o artesanato local, aliando técnicas e materiais tradicionais a um design contemporâneo. Dessa iniciativa resultou uma coleção com mais de 100 produtos decorativos ligados ao tema da enogastronomia.

Desejos BOAS FESTAS E UM GRANDE 2015 PARA VOCÊ.

sindmoveis.com.br

30 Jornal Design | Serra

casa


Memórias da arquitetura brasileira “Não existe Arquitetura bonita ou feia. Existe Arquitetura boa e ruim”, Oscar Niemeyer A contribuição de Oscar Niemeyer para a arquitetura do século 20 no Brasil – e, por que não, no mundo – é indiscutível. É, sem dúvida, o maior expoente do movimento modernista no país e sua obra ganhou notoriedade internacional especialmente depois de projetar o complexo da Pampulha, seu primeiro grande trabalho individual, e participar da equipe de arquitetos que projetou a sede da ONU em Nova York. Com os edifícios de Brasília que preencheram o projeto urbanístico de Lúcio Costa, Niemeyer tornou-se unanimidade. O arquiteto nunca se aposentou e tem projetos criados pouco antes de sua morte, em 2012, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e a Torre de TV Digital em Sobradinho, Distrito Federal. Mas nem só de Niemeyer vive a memória da arquitetura brasileira. Ainda na primeira metade do sécu-

casa

lo passado, na contramão da arquitetura tradicional, multiplicaram-se no Brasil projetos com maior liberdade formal, leveza e uso de materiais e de curvas. É o chamado modernismo, que se tornou referência pelo racionalismo, funcionalismo, formas geométricas definidas e pela ausência de elementos ornamentais, já que a própria obra era considerada um ornamento na paisagem. Em homenagem aos profissionais que projetam sonhos e traçam a realidade, o Jornal Design Serra traz um especial com os personagens que deixaram seu nome na história da arquitetura no Brasil. Curiosamente, muitos deles são, na verdade, estrangeiros que escolheram o país para escrever seu legado, para viver e para morrer. Essa pesquisa contou com a colaboração do Portal Arquitetura e Urbanismo para Todos.

Foto Divulgação

Jornal Design | Serra 31


Affonso Eduardo Reidy (1909 | 1964) Nascido em Paris, escolheu o Rio de Janeiro para desenvolver sua carreira. Venceu, com Gerson Pompeu Pinheiro, o concurso para a construção do Albergue da Boa Vontade, seu primeiro projeto construído e uma das obras pioneiras do modernismo no Rio de Janeiro. Boa parte de sua produção foi na condição de arquiteto da Prefeitura do Distrito Federal, onde atuou por três décadas. Em 1936, integrou a equipe liderada por Lúcio Costa para o projeto do Ministério da Educação e Saúde, mais conhecido como Palácio Gustavo Capanema. Também coordenou o projeto de urbanização do Centro do Rio de Janeiro, base para o desenvolvimento do Aterro e Parque do Flamengo. Seu projeto mais festejado é o do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1953, a primeira obra em concreto aparente no país.

Attilio Corrêa Lima (1901 | 1943) Nascido em Roma, estudou na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro, e no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Iniciou o Plano Urbanístico da nova capital de Goiás, Goiânia, tendo abandonado o projeto alegado que a empreiteira responsável estava comprometida com interesses especulativos. Também desenvolveu, no Rio de Janeiro, o Plano Regional de Urbanização do Vale do Paraíba, o Plano da Cidade Operária de Volta Redonda e o Plano da Cidade Operária da Fábrica Nacional de Motores, em 1943, inacabado por sua morte prematura. Em São Paulo, fez os projetos para os conjuntos residenciais da Várzea do Carmo e de Heliópolis.

Roberto Burle Marx (1909 | 1994) Renomado paisagista brasileiro, nasceu em São Paulo e se formou em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde entrou em contato com vários representantes da escola modernista de arquitetura, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Teve trabalhos notáveis, como os projetos paisagísticos do Eixo Monumental de Brasília, da área verde do conjunto habitacional do Pedregulho, do Aterro do Flamengo e o terraço-jardim do Ministério da Educação e Cultura, conhecido como Palácio Gustavo Capanema. Burle Marx introduziu o uso de plantas nativas na composição dos jardins, quebrando a hegemonia de referências europeias e explorando a biodiversidade brasileira, utilizando plantas da caatinga e das florestas tropicais. Em sua carreira, projetou mais de dois mil jardins.

Nascido em Odessa, na Ucrânia, formou-se em Roma e veio para o Brasil contratado pela Companhia Construtora de Santos, dirigida por Roberto Simonsen. Dois anos mais tarde, publicou o texto “Futurismo?”, considerado o primeiro manifesto de arquitetura moderna no Brasil. Sua primeira obra, a casa da rua Santa Cruz, de 1928, é considerada o primeiro exemplar da arquitetura moderna no Brasil. Foi delegado da América do Sul nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna e lecionou na Escola Nacional de Belas Artes. Tem diversos projetos modernistas no Rio e em São Paulo. Seu escritório funcionou até a década de 1960.

João Batista Vilanova Artigas (1915 | 1985) Paranaense, foi um dos arquitetos brasileiros mais importantes do século 20. Radicado em São Paulo, foi um dos fundadores e professor universitário da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, escola cujo prédio ele mesmo projetou. Atuante no Partido Comunista Brasileiro, foi demitido da FAU em 1969 durante o AI-5 e exilou-se no Uruguai. Foi responsável pela reestruturação da grade curricular do curso de Arquitetura no início dos anos 60, mas essas diretrizes foram abandonas assim que a ditadura se instalou. Artigas voltou ao Brasil, mas só retornou à FAU depois da anistia e na condição secundária de professor auxiliar.

Fotos Andreia de Deus

Fotos Portal Arquitetura e Urbanismo para Todos

Gregori Warchavchik (1896 | 1972)

32 Jornal Design | Serra

casa


João Filgueiras Lima (1932 | 2014) Lelé, como era mais conhecido, projetou os notáveis edifícios hospitalares do Complexo Sarah Kubitschek. Durante as obras de Brasília, mudou-se para a capital em construção e encarregou-se dos alojamentos dos operários. Ali, envolveu-se na pesquisa de componentes industriais para obras em grande escala. Seus primeiros projetos foram a residência para a embaixada da África do Sul e as sedes das montadoras Disbrave-Volkswagen, Planalto Automóveis-Ford e Codipe-Mercedes Benz, todos em Brasília. Uma de suas marcas registradas é o uso criativo e ousado de sistemas pré-fabricados de construção em série, que o levaram a criar fábricas de pré-moldados. As soluções arquitetônicas presentes em suas obras lhe garantiram o prêmio da Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, em Madri, 1998; a Sala Especial na Bienal de Veneza de 2000; e o Grande Prêmio Latino-Americano de Arquitetura da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, em 2001. Faleceu em maio deste ano, em Salvador.

Jorge Wilheim (1928 | 2014) Nascido em Trieste, na Itália, migrou para o Brasil aos 22 anos. Formou-se pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Entre seus primeiros projetos estão Parque Anhembi, o Hospital Albert Einstein e o Clube Hebraica. Em 1954, fez o projeto urbanístico da cidade de Angélica (MT), para 15 mil habitantes. Três anos mais tarde, participou dao concurso do anteprojeto de Plano Diretor de Brasília. Foi o responsável ainda pela reurbanização do Pátio do Colégio e do Anhangabaú e pela Cidade Industrial de Londrina. Além da arquitetura, teve uma intensa vida pública e presidiu, inclusive, a Fundação Bienal de São Paulo. Faleceu em fevereiro deste ano, em São Paulo. Charles Edouard Jeanneret-Gris – “Le Corbusier” (1887 | 1965) Foi um arquiteto e pintor franco-suíço que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura no século 20. Adotou o pseudônimo profissional “Le Corbusier” por causa do sobrenome de sua avó materna. Teve grande influência para a formação da geração modernista de arquitetos brasileiros. Admirador da arquitetura da Grécia Antiga, estudou os usos da razão áurea e da sequência de Fibonacci. Veio para o Brasil a convite de Lúcio Costa em 1936, para prestar consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema. Suas ideias tiveram muita influência sobre a equipe, que além de Lúcio Costa, tinha nomes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Ainda associado a Oscar Niemeyer, em 1949, Le Corbusier é escolhido como responsável pelo projeto da sede das Nações Unidas, em Nova York. Como arquiteto, propôs a utilização de novos materiais, como o concreto armado.

Achillina Bo Bardi – Lina Bo Bardi (1914 | 1992) A italiana teve extensa carreira no Brasil como arquiteta, designer, cenógrafa, editora e ilustradora após a Segunda Guerra Mundial. Formanda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma, ela chegou a colaborar com o Partido Comunista Italiano durante o regime de Mussolini. No Brasil, projetou o edifício do Museu de Arte de São Paulo, fundado por seu marido, o crítico de arte e historiador Pietro Bardi. Em 1951, Lina projetou sua própria casa, no Morumbi, logo considerada um marco do racionalismo artístico no país. Lina também atuou em Salvador, onde dirigiu o Museu de Arte da Moderna da Bahia e restaurou o Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico do século 16. De volta a São Paulo, projetou o Sesc Pompeia e o Teatro Oficina.

Lúcio Costa (1902 | 1998) É uma das figuras mais emblemáticas da arquitetura moderna brasileira. Sua obra mais notável é o projeto que criou a nova capital federal, Brasília. Nascido na França, Costa formou-se em arquitetura na Escola de Belas Artes e deixou sua marca tanto no aspecto teórico quanto no prático. Segundo ele próprio, praticava uma arquitetura desconectada das grandes novidades mundiais até ser influenciado pelas ideias de Le Corbusier. Em 1929, assumiu a direção da Escola de Belas Artes. Reformulou o curso de arquitetura e foi professor de Oscar Niemeyer. Projetou, também, o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

casa

Jornal Design | Serra 33


Irmãos Roberto Um dos escritórios de maior e mais relevante produção na fase áurea da arquitetura moderna era dos irmãos Marcelo (1908-1964), Mílton (1914-1953) e Maurício (1921-1996) Roberto. Além da nova sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), projetada na primeira fase do escritório, a MMM assina o terminal de passageiros e hangares do aeroporto Santos Dumont e o plano urbanístico para a cidade de Niterói, entre outros inúmeros projetos comerciais e de escolas para o Senai. Entre os edifícios residenciais destacam-se o edifício MMM Roberto, de 1945; o edifício Júlio Barros Barreto, de 1947; o edifício Piancó, de 1949; e os edifícios Mamanguape e Guarabira, ambos de 1950. A obra dos irmãos também inclui o Marquês do Herval, primeira construção de características modernistas na avenida Rio Branco, no centro do Rio, inaugurado em 1956 com 36 andares, 35 mil metros quadrados de área construída e 600 unidades, incluindo as lojas e sobrelojas.

Paulo Mendes da Rocha (1928 | ...) Um dos expoentes da chamada escola paulista da arquitetura contemporânea brasileira, formou-se em uma das primeiras turmas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1954. A partir de 1961, passou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), sendo demitido em 1969, com o AI-5, e retornando à universidade apenas em 1980, juntamente com outros professores cassados (entre os quais, Vilanova Artigas). Em 2006, venceu o prêmio Pritzker.

Severiano Mario Porto (1928 | ...) O mineiro de Uberlândia Severiano Mario Porto formou-se em Arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Tinha 37 anos quando foi para Manaus e foi um dos primeiros profissionais a implantar ali novos padrões de projeto, métodos construtivos e materiais adequados à região. Seu trabalho foi reconhecido nacionalmente e Severiano Porto recebeu vários prêmios por projetos como o Estádio Vivaldo Lima, substituído por uma arena para a Copa do Mundo. Em 1971, a própria residência de Mario Porto lhe assegurou um prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil, pela “excelente proposta do autor, coerente, elaborada com vocabulário brasileiro, com uso adequado dos materiais, respeitando o meio ambiente, sem se alienar da técnica contemporânea”.

34 Jornal Design | Serra

casa


casa

Jornal Design | Serra 35


Fotos Ana Carolina Azevedo

Mejolaro revigora sua decoração

O ambiente com predominância da cor azul transmite frescor e se equilibra em perfeita harmonia com o amarelo das flores

O verão traz novos ares e, se o guarda-roupa ganha leveza nas cores, por que manter a casa com a mesma aparência do inverno? Investir na renovação dos objetos decorativos, como pequenas peças do mobiliário, adornos e almofadas, é uma ótima opção para modificar o visual dos ambientes de forma rápida e sem custos expressivos. A estação pede tecidos leves, de tons claros com detalhes em cores intensas, a exemplo do amarelo, laranja, azul, vermelho. As estampas são sempre bem-vindas. A Mejolaro Móveis tem uma linha completa de mobiliário e complementos para revigorar qualquer estilo de decoração, do clássico ao contemporâneo. Dispõe de equipe com profissionais capacitados pra auxiliar o cliente na composição dos ambientes, considerando a funcionalidade, o gosto individual e o espaço físico

36 Jornal Design | Serra

disponível, seja na decoração ou no desenvolvimento de ambientes planejados. A designer de interiores da loja, Carla Sordi, destaca que a cartela de cores do momento é ampla. Ela indica a utilização dos coloridos em pequenas proporções, como em mesas de apoio, aparadores ou arcas – que, em cores intensas, personificam e diferenciam os ambientes. Os animais, seja na forma de esculturas, quadros ou estampas, são forte tendência. Outro item marcante do momento são as imagens de cidades internacionais, encontradas nos mais diversos objetos. A Mejolaro conta com enorme variedade de objetos decorativos e as mais diversas peças do mobiliário, renovados constantemente, além dos ambientes planejados. A loja ainda avalia e aceita seu móvel usado na renovação do ambiente.

Seguindo as tendências da estação, ambientação jovial e despojada

casa


Foto Studio Marta Manente

Em meio a um momento fitness por Marta Manente | Designer Projeto de academia ganha amplitude com o aproveitamento de espelhos

casa

Ocupando uma parte do icônico casarão tombado em Bento Gonçalves, a Academia de Ginástica do condomínio Maison Blanche já possui uma energia especial. Idealizada para moradores do residencial que prezam pela saúde, a área comum não poderia ser de menor importância, levando em consideração a tendência fitness do momento – que cultua o bem-estar físico e mental. Primordial para esse projeto de interiores, o uso de espelhos, além da ampliação estética do espaço, foi idealizado com diferentes volumes e colocado junto a imagens digitais que proporcionam movimento e per-

sonalidade ao projeto. As janelas generosas de vidro em estilo vitrine também são perfeitas para a proposta, arejando e expondo o ambiente ao jardim de acesso ao prédio. Vale grifar que as persianas rolô podem reverter a situação, bloqueando o sol quando necessário ou dando privacidade a quem usufrui do espaço. O detalhe final desse projeto moderno e funcional de academia de ginástica, assinado pelo Studio Marta Manente, fica por conta do painel amadeirado com TV de led, arrematado por um balcão de apoio para squeezes e toalhas.

Jornal Design | Serra 37


Foto Divulgação

O empreendedorismo retratado no mármore seu próprio futuro e por transformar o ambiente em que vive”, define Gustavo Bertolini, 2º vice-presidente do CIC/BG para Assuntos da Indústria e também presidente da Comissão Organizadora do Monumento. O Empreendedor é mais um ato que tem como pano de fundo o centenário do CIC/BG. Em agosto, a entidade lançou o livro “CIC 100 anos – O espírito de uma sociedade”. A entidade também apresentou uma exposição itinerante paralela, que desde então circula por órgãos públicos, entidades e instituições de ensino do Estado. Em outubro, o CIC/BG realizou uma festa comemorativa e, em novembro, promoveu a primeira edição da Sparkling Night Run, corrida noturna que reuniu mais de 500 pessoas. E para brindar o centenário e cada uma de suas festividades, foi elaborado o Vinho dos 100 Anos.

Foto Cassiane Osório / Conceitocom Brasil

As comemorações do centenário do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), completados em 2014, encerram-se com uma homenagem emblemática ao empreendedorismo. Com dois metros de altura, a escultura “O Empreendedor” é de autoria da artista Eloísa Tregnago e foi executada totalmente em mármore branco. Instalada com destaque na Praça das Rosas, na Cidade Alta, a obra foi inaugurada dia 4 de dezembro e busca retratar a capacidade de inovação, autodeterminação e transformação do homem, que o torna empreendedor por natureza. “Não são as ferramentas de antigamente, os equipamentos eletrônicos da atualidade ou qualquer outra tecnologia que levam ao empreendedorismo. O que leva ao empreendedorismo é o anseio do homem por definir

38 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Jornal Design

Roberson da Fré, Angela Petroli, Teresa Federizzi, Andréa Jaconi e Juliana Jaconi

Tânia Potrick, Pedro Zanotto, Airton Zanotto Jr. e Airton Zanotto

Felipe Possamai, Natália Lorenzini, Eliete Lazzarotto, Vinícius e Luana Possamai, Neivete e Vanderlei Possamai

Bento Gonçalves merecia e agora conta com uma loja exclusiva New! Jovem, ousada e moderna, a marca oferece soluções para todos os ambientes. Localizada no coração da avenida Planalto, a loja conta com o atendimento de uma equipe especializada, liderada pelos sócios Airton Zanotto Junior e Felipe Possamai. New: tecnologia, design e praticidade para clientes que primam por conforto e custo-benefício. Cátia Bagnara e Ana Paula de Paris

Felipe Possamai, Magdiel Brevia e Airton Zanotto Jr.

Fabiano De Souza, Cristiane Bequi, Marcia Cargnin Felipe Possamai, Airton Zanotto Jr., Eliete Lazzarotto Renata Sandrin e Claimar Colferai

Eduardo da Cruz, Jonas Rubbo e Vinícius Scarton

Karina Guidolin e Kelly Peruffo

Rafael, Manuella e Juliana Lazzarotto, Simone e Ideno Brandão

Felipe Possamai, Luciana Oliveira , Lidiane B. Guarnieri Ane Cristiane dos Santos e Airton Zanotto Jr.

Adriana Peccin e seu pequeno Lucas

casa

Jornal Design | Serra 39


Foto Eduardo Benini

Foto Jornal Design

De micronegócio a referência em conforto térmico. A família Dal Pai, fundadora da ServLar: Lislaine, Jaime, Alison e Gabriela

Servlar: há 25 anos deixando sua casa no melhor clima

O showroom da Servlar inaugurado no ano passado tem quase mil metros quadrados, com amplas soluções para conforto térmico

A Servlar é um entre tantos exemplos de negócios familiares que frutificam e conquistam seu espaço. Fundada em 1989 em um espaço de oito metros quadrados, inicialmente oferecia serviço de chaveiro e conserto e peças para fogões. Hoje, a empresa recebe seus clientes em um amplo e sofisticado showroom com quase mil metros quadrados, focado em soluções para conforto térmico. Esse ano tem sido repleto de comemorações para a loja, que completa seus 25 anos e também foi agraciada como o melhor posto autorizado da Rinnai no Brasil, referência mundial em aquecedores de água, caldeiras e secadoras de roupas a gás.

40 Jornal Design | Serra

A história da Servlar acompanhou a demanda de produtos e serviços dos clientes em Bento e na região. Em poucos anos, a loja já havia passado por três mudanças de endereço para ampliar seu espaço físico e a oferta de produtos – como em 1999, quando observou-se a demanda na construção civil e foram incorporados os serviços de confecção e instalação de tubulações de gás e redes de espera para ar condicionado Split. No ano passado, a Servlar deixou de atender no centro da cidade por mais uma necessidade de ampliação, inaugurando sua nova loja no bairro Cidade Alta. Atu-

almente, a loja oferece soluções e projetos completos para aquecimento de água e ambiente, personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Com uma ampla oferta de produtos importados, a loja comercializa os melhores lareiras de alto rendimento do mundo, com muitos modelos exclusivos fabricados na França, Portugal e Itália. Dispõe de serviços instalação, além de assistência técnica especializada. Seu portfólio inclui, ainda, acessórios para água, sistema de aspiração central, calefação e caldeira, pisos aquecidos, fogões a lenha e campeiros sob medida, salamandras de alto rendimento e toalheiros elétricos.

casa


Fotos Jornal Design

Piquenique Artelana Nada melhor que terminar o ano em meio à natureza e todas as boas energias que ela nos oferece. Dia 28, foi dia da Artelana celebrar o ano de 2014 com muitas emoções: teve escalada, tirolesa, arvorismo e um delicioso

piquenique no Parque de Aventura da Gasper. Obrigado a todos os profissionais parceiros que confiaram no trabalho da Artelana durante esse ano. Que 2015 venha com a mesma energia da nossa tarde de aventura!

Onovoanoestáchegandoe nóstemosmuitoacomemorar. Temoscertezaqueopróximoanoserá aindamaisespecial.Afinal,comemoraremos 20anosdehistória.Umahistóriaapaixonante derealizaçãodesonhosededicação. Obrigadoatodosquefazempartedanossa história.Bem-vindo,2015!

Obrigado2014!

TravessaMaranhão,55.Humaitá.BentoGonçalves www.artelana.com.br.54.3055.2417

casa

Jornal Design | Serra 41


Foto Raquel Lago

O espaço tem vista para os parreirais de Dolcetto d’Alba, variedade importada especialmente para o projeto

Projeto da arquiteta Sandra Benvenutti para a Zaccaron é uma edificação discreta e funcional, que não se sobreponha ao entorno

Zaccaron, arquitetura pura para um espaço contemplativo O projeto arquitetônico da Zaccaron Alimentos, inaugurada no Vale dos Vinhedos em outubro, é multifacetado e oferece bem-estar ao cliente ao mesmo tempo em que atende às exigências técnicas para a manipulação de produtos alimentícios. Além disso, a arquiteta Sandra Benvenutti, que assina o projeto, teve um cuidado especial para valorizar o charme natural dos morros e parreirais que emolduram a construção térrea de aproximadamente 400 metros quadrados. Executada em oito meses, a obra inclui uma área fabril e um varejo de massas e doces, além de um espaço para degustação. Sandra conta que a inserção desse espaço social no projeto exigiu também análise de questões técnicas, como a logística para entrada de matérias-primas e saída de produtos. Em meio ao Vale dos Vinhedos, a edificação de arquitetura contemporânea busca, através de linhas puras, a harmonia com o entorno e a valorização da paisagem. Sua inserção no terreno permite que o visitante, ao se aproximar da edificação, possa apreciar visuais

42 Jornal Design | Serra

surpreendentes. “Temos, no entorno da edificação, belíssimos parreirais, uma maravilhosa vista, e, por isso, tornamos as janelas molduras das paisagens para que nada ocultasse a exuberância natural do Vale”, destaca a arquiteta. O resgate da cultura italiana no prédio da Zaccaron Alimentos ocorre nos elementos decorativos, móveis e quadros que remetem à história da família Zaccaron, vinda da província italiana de Follina. Imagens da imigração, referências religiosas e o brasão da família foram um pedido especial das sócias Dione e Daniela, tataranetas do imigrante Marino Zaccaron. O toque exclusivo do projeto ficou por conta do plantio de parreiras da variedade Dolcetto d’Alba, em referência aos doces produzidos por uma das marcas da empresa, a Dolcetto do Vale. A variedade, originária da região do Piemonte, foi importada especialmente para brindar os visitantes. A Zaccaron Alimentos fica na Linha 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, e abre ao público diariamente.

As referências à memória afetiva da família estão expressas no conjunto de quadros e na mesa comprada em antiquário

A obra de 400 metros quadrados foi executada em oito meses

casa


A magia do Natal guardada em imagens

Fotos Retratus Ateliê Fotográfico

Com as redes sociais, a fotografia está presente em todos os momentos. Mas o registro de momentos emblemáticos por uma equipe profissional registra a história da família para os anos e as gerações futuras. Mais que capturar instantes de vida e beleza, a Retratus busca retratar histórias únicas de cada família em forma de emoção.

O clima natalino e a oportunidade de reunir familiares e pessoas queridas é um motivo a mais para investir em lembranças única e eternas, que são as fotografias. Que tal presentear quem se ama com um lindo registro fotográfico? A magia do Natal já está presente e a Retratus Ateliê Fotográfico tem pacotes e condições especiais para a família.

Rua Ramiro Barcelos, 159, loja 1 | Bento Gonçalves Contato: 54 | 3451.7132 | www.retratusbg.com.br

estilo

Jornal Design | Serra 43


Fotos Divulgação

Promoção de Natal na Debianchi Os óculos de sol são um acessório indispensável no dia a dia, especialmente nos dias quentes do verão que se aproxima. Além disso, eles complementam o look com estilo. A Debianchi já está recebendo, em todas as suas filiais, os modelos que farão sucesso nessa estação e preparou uma promoção imperdível para seus clientes. Cada compra vale um cupom para concorrer ao sorteio de três joias, cinco solares, cinco relógios e um notebook. Comprou na Debianchi, está concorrendo! As tendências em óculos de sol valem tanto para mulheres quanto homens. Um dos sucessos nesse verão 2015 serão os óculos com lentes redondas. Eles vêm em diferentes cores, tamanhos, materiais e com armações com diversas estampas. Os óculos redondos

são ideais para valorizar estilos mais descontraídos. Os óculos com lente espelhada são tendência. Estarão presentes em todos os modelos e em diferentes cores, como o verde, laranja, amarelo, vermelho e azul. Além disso, um clássico que vai continuar na moda são os óculos de sol estilo aviador. Eles caem bem em qualquer tipo de rosto e ganham releituras com diversas cores e diferentes armações. O modelo Wayfer da Ray-ban continua presente nesse verão 2015. E, para as mulheres mais ousadas, os óculos de sol estilo gatinho também estão presentes cheios de estilo. Por isso aposte em cores, tanto para solares como para armações. A Ótica Debianchi agora está trabalhando também com solares e armações da marca Carolina Herrera, que são supertendência.

Venha conferir a nova coleção Carolina Herrera na Debianchi Ótica

44 Jornal Design | Serra

estilo


ELEITA A MELHOR FRANQUIA DO BRASIL NO SEGMENTO VESTUÁRIO, CALÇADOS E ACESSÓRIOS PELA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. 300 LOJAS - 18 PAÍSES BUENOS AIRES CANNES HOLLYWOOD MADRID ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO RUA 13 DE MAIO, 975 - CIDADE ALTA | BENTO GONÇALVES - RS

estilo

Jornal Design | Serra 45


Um clássico que reúne a riqueza do Ylang-Ylang das Ilhas Comores e a essência de Rosa Damascena, unidas ao absoluto de Jasmim Sambac.

Fotos Divulgação

Esta fragrância de alma e luz foi criada por três dos principais perfumistas franceses. Seu diferencial está na simplicidade.

Um perfume que expressa o frescor do buquê floral silvestre fresco em uma embalagem extravagante

46 Jornal Design | Serra

Oriental, amadeirado e fresco, é uma fragrância extremamente seletiva e VIP.

Surpreenda com presentes da Sensuale Além de uma linha completa de cosméticos, a Sensuale tem os perfumes importados mais vendidos no mundo, com kits para o Natal que vão surpreender pela sofisticação e qualidade. Com preço promocional, os kits com nécessaires, cremes ou sabonetes estão à venda praticamente pelo mesmo valor dos perfumes individuais. Mas, para quem prefere os clássicos individuais, a loja também oferece dezenas de fragrâncias femininas e masculinas – dos clássicos aos lançamentos.

Cândido Costa, 65 | Palazzo del Lavoro Fone: 54 | 3452.8664 | sensualecosméticos@hotmail.com

Fragrância leve e refrescante para homens conectados e com personalidade forte

estilo


Um novo closet para um novo ano por Gabriela Francio | Assessora de Moda

Viva o eterno.

Foto Divulgação

Deseje o infinito.

Finalmente dezembro chegou e, junto com ele, as festas de final de ano e férias, que provavelmente acrescentarão algumas novas peças a seu guarda roupa – seja por um presente de Natal ou uma lembrancinha daquela viagem especial. Por isso, nesta edição trago algumas dicas para iniciarmos 2015 com um novo closet: simples maneiras de aprendermos como e o que devemos doar, para renovar nosso guarda roupa e deixarmos o final de ano de quem necessita mais feliz! Vamos lá: - Primeiramente, se uma peça não combina com você, não tem porque mantê-la no armário. Às vezes, compramos algo por impulso ou porque nos apaixonamos instantaneamente por uma peça, mas se ela simplesmente não combina com nenhuma roupa que você use, dê adeus. Nesses casos, vale a pena assumir a má compra e doar para alguém que possa aproveitá-la melhor. Se ela estiver nova, você pode até mesmo tentar vendê-la. - Se você não usou alguma peça nos últimos 12 meses, é bastante provável que não venha a usar nos próximos 12. Pode acontecer uma ou outra exceção, mas você saberá reconhecê-las. - Se uma peça não serve mais em você, não há motivo para mantê-la. Às vezes, queremos guardar aquela antiga calça jeans que costumávamos vestir quando mais jovens como motivação

estilo

para emagrecer, mas ,pense: alguém precisa dela mais que você. Tenha somente peças que sirvam. - Evite compras desnecessárias: compre quando estiver precisando de algo específico. Quando precisar comprar, escolha peças de boa qualidade. Não compre uma peça que servirá quando você “perder 3 quilos”. Evite comprar peças que sejam muito diferentes do que você usa no dia-a-dia (mesmo que você queira mudar completamente o seu estilo, sempre é melhor ir gradualmente). Compre peças parecidas com as que você já tem e que favorecem sua silhueta. Compre roupas que combinem com as suas – uma boa regra ao pegar uma peça na loja é pensar se ela combina com pelo menos três peças do seu guarda-roupa. - Para doar, procure instituições de caridade da cidade. - Se a peça for de marca ou quase nova, você pode tentar vendê-la em um brechó ou pela internet. Organize um bazar com as suas amigas e incentive-as a ‘renovar’ o guarda-roupa também. - Aproveite aquelas promoções de farmácias e supermercados quando estiverem recolhendo doações de roupas para doar o que você deseja. Faça a sua parte. Afinal, você provavelmente precisa de espaço no guarda roupa, e outras pessoas precisam das roupas que você não usa mais. Doe. Jornal Design | Serra 47


Auto Natalino do Aparecida narra clássicos do cinema Foto Assessoria de Comunicação e Marketing do Colégio Marista Aparecida

Mais de 400 crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental se apresentarão no evento

Há anos, através do Auto Natalino, o colégio dá visibilidade a sua proposta pedagógico-pastoral

48 Jornal Design | Serra

A cada ano que passa, a história de Jesus é lembrada e contada, emocionando e sensibilizando a todos. Neste ano, os educadores e os estudantes do Marista Aparecida descobrirão e contarão novas histórias para o público na tradicional apresentação de Natal, o Auto Natalino, buscando nos filmes que emocionam, a inspiração das apresentações. O Auto Natalino será encenado no sábado, dia 06, a partir das 16h, no Pavilhão E da Fundaparque. O evento reunirá cerca de 400 estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além da comunidade escolar do Marista Aparecida, o evento é aberto ao público geral, para que todos possam se emocionar com o significado do Natal. Nessa apresentação, os estudantes convidarão a plateia a refletir e construir o filme da sua vida, pensando nas suas ações e em como a sua história afeta os que estão ao seu redor. A inspiração dessas histórias é a trajetória de Jesus, que segue inspirando e transformando realidades. Segundo a diretora do Colégio Marista Aparecida, Silvia Pagot Marodin, o evento pretende sensibilizar toda a comunidade a refletir sobre o significado do Natal. “O Auto Natalino, mais do que um evento que marca o final do ano letivo junto à comunidade educativa, é a oportunidade de dar visibilidade a proposta pedagógico-pastoral do Colégio Marista Aparecida. É o projeto que sensibiliza educadores e estudantes a construírem um novo significado do Natal na vida de cada um”, ressalta. Ela também destaca o apoio que o colégio recebeu para realizar o evento. “O apoio incondicional da Associação de Pais e Mestres do Marista Aparecida, Apamea, e de nossos patrocinadores, Cinex, Jornal Integração, Adesso, Carlão Prato Mil, Funcional Pisos Laminados, Dolce Gusto, Jornal Design Serra, Luz e Cor e Dente de Sabre, permite que, a cada ano, revisitemos o nascimento de Jesus e sua mensagem de amor”, explica a diretora. “Mais do que dar presentes, desejamos construir em nossa comunidade educativa laços de fraternidade, respeito e alegria, tornando realidade o sonho educativo de São Marcelino Champagnat: queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do bom cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco (Projeto Educativo do Brasil Marista)”, finaliza a diretora Silvia.

estilo


Fotos Jornal Design

Em um coquetel assinado pela chef Idana Spassini, a Couros do Valleh reinaugurou sua loja do L’América Shopping brindando com clientes e parceiros o sucesso da nova coleção. O novo espaço, totalmente remodelado, traz o melhor das marcas Luz da Lua, Santa Lolla, Capodarte e Schutz, além das coleções em vestuário feitas com leveza e sofisticação para esse verão. Matriz: Via Trento, 40 | Vale dos Vinhedos | Contato: 54 | 3453.5754 Galeria Dall’Onder:sala 06 | Contato: 54 | 3453.5754 L’América Shopping: sala 219 | Contato: 54 | 3701.2420 www.courosdovalleh.com.br Patrícia Mondadori, Patrícia Brancher, Milena Possamai, Samile Bordignon, Pamela Gomes e Tanandha Falkoski

Anderson, Ana Julia Schiling, Mônica Hasen, Patricia Mondadori, Julia Fleck, Karine Binottto e Frederico Menezes, equipe da Capodarte

Alexandre e Patrícia Mondadori

Maitê Michelon e Patrícia

Janaina Gasperin, Beatriz Peruffo, Priscila da Ré Galant, Maitê Michelon, Izabel Luchese

Giovana de Mello, Yoko Todeschini, Criz Mariotti e Raquel Tomei

Patrícia, Luisa Valduga, Iara Mion

Luana Bernardi, Mari de Marco, Sabrina Portaluppi, Sandra Morbini

Fabiane Ruaro, Patrícia e Juliana Pereira

Lisi Schenatto e Camila Pitt Dall Agnol

Mônica Hasen, Patrícia e Sa Stivanin

Ana Calegari e Déris Righesso Farina

Janaina Gasperin e Patrícia

Marilia Godoy e Fernanda Godoy Farto

Olga Mion e Patrícia

Ilse Regia, Iara de Moura e Tanandha Falkoski

Adriane Maria Carrard e Jociane Trindade

Carin Rodrigues Pinzeta, Marlene Lusani e Sabrina Palma Dias

Luciana, Anita, Fabiana, Maria e Gabriele Geremia

estilo

Sabrina, Thiago e as meninas Valenthina, Laura e Helena Jornal Design | Serra 49


Actúa Idiomas se destaca no segmento escola de idiomas Em recente pesquisa realizada em Bento, a escola ganhou o prêmio destaque no segmento ensino de idiomas graças à qualidade dos cursos, atendimento e preço acessível a todos. Comprometida com a missão, os valores, a responsabilidade e a mais alta qualidade no ensino, também foi a única escola de idiomas da região a receber o selo Cambridge Educational Partner, da Universidade de Cambridge. A Actúa Idiomas, que é uma escola independente – não é uma franquia – prima pelo fácil acesso ao aluno e atua de forma ética e seguindo os princípios que regem a empresa. Sua diferenciada e inovadora sede está no 5o andar

do L’América Shopping, ao lado do cinema, proporcionando conforto, segurança, serviços e estacionamento por apenas R$ 1,00 para pais e alunos, além de outros diferenciais exclusivos. Oferece cursos de oito idiomas: inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, chinês-mandarim, curso exclusivo em Bento Gonçalves de russo, português para brasileiros e estrangeiros. Tem como público crianças a partir dos três anos, adolescentes, jovens e adultos.

Comece 2015 destacando-se! Matricule-se nos intensivos de verão! Aulas de 19-01 a 12-02, de segunda a quinta. Opção de turmas nos 3 turnos: manhã, tarde ou noite. Turmas para crianças, adolescentes e adultos! Mais informações na Actúa Idiomas!

50 Jornal Design | Serra

estilo


Magnatas do X: 25 anos de tradição que completou recentemente um ano de sucesso. Para esse verão, o Magnatas do X ampliou seu cardápio, trazendo petiscos perfeitos para acompanhar uma cerveja com os amigos. A equipe também espera seus clientes com os clássicos da casa que fazem sucesso, como os pratos executivos, baurus e hambúrgueres.

Fotos Eduardo Benini

Há 25 anos, o Magnatas do X tem satisfação em servir a seus clientes mais aclamados hambúrgueres e petiscos de Bento Gonçalves. Com pratos saborosos e lanches de dar água na boca, a hamburgueria atende em dois endereços: no tradicional espaço em frente ao clube Botafogo e no novo espaço aconchegante e bem decorado da rua Doutor Casagrande,

estilo

Jornal Design | Serra 51


Foto Divulgação

Canta Maria celebra seus 15 anos

52 Jornal Design | Serra

irmãos Camilo, Vicente e Francisco, o grupo conta com outros nove sócios em suas nove lojas. A partir de 2007, o Grupo DiPaolo passou a contar com um manual de procedimentos para o preparo dos alimentos e conduta da equipe, garantindo um serviço de excelência padronizado para todas as lojas. Além disso, o grupo orgulha-se de crescer de dentro pra fora, respeitando não apenas a contribuição de seus funcionários para a melhoria dos processos, mas estimulando a formação de líderes dentro da própria casa. Muitos dos gerentes e sócios do grupo vêm de longa carreira na empresa. “Todos os sócios e gerentes sabem cozinhar e servir, começaram nas funções de base. Para poder servir, tem que saber fazer”, destaca Camilo. No Canta Maria, além da gastronomia típica italiana com massas, saladas, grelhados e o melhor galeto do Brasil, o cliente também conta com armazém e um novo espaço para eventos. Totalmente reformado, o andar superior do restaurante comporta festas para até 150 pessoas. São oferecidas diversas opções de cardápio e, além do ambiente decorado e climatizado, os convidados ainda contam com amplo estacionamento com segurança.

RST-470, km 217,05, ao lado da Pipa-Pórtico Bento Gonçalves Contato: 54|3453.1099 www.cantamaria.com.br

Os irmãos Vicente, Paulo, Camilo e Roberto Geremia, fundadores do Grupo DiPaolo

Foto Carlos Ben

O que o Canta Maria leva à mesa para seus clientes vai muito além da gastronomia típica da imigração italiana. Os pratos carregados de sabor e da memória afetiva local são resultado de processos sistematizados, treinamento permanente e dedicação total de seus sócios e equipe. Por tudo isso, o restaurante comemora 15 anos com reconhecimento nacional e local, como a mais recente premiação por voto popular. No Divina Cozinha Top Bento Gonçalves, o Canta Maria levou quatro categorias:Melhor Restaurante, Melhor Cozinha Italiana, Melhor Carta de Vinhos e Melhor Sagu. A fórmula de sucesso do Canta Maria envolve o ambiente da casa, o preparo dos alimentos e o serviço oferecido. O sócio-gerente do restaurante, Camilo Geremia, conta que a equipe está em permanente aprimoramento para garantir a arte do bem-servir, que é a premissa do negócio. “Nosso trabalho é extrair o melhor do alimento e servi-lo com qualidade ao cliente. Isso só é possível gostando do que se faz e seguindo os procedimentos da casa”, conta. O Canta Maria foi o terceiro restaurante do Grupo DiPaolo, que também completa um aniversário especial em 2014: 20 anos de atividades. A rede abriu sua primeira casa em 1994, entre Bento Gonçalves e Garibaldi. Três anos depois, foi montada a loja do Shopping Iguatemi Caxias e, em 1999, os sócios incorporaram o então restaurante Pão e Vinho, na entrada de Bento Gonçalves. O nome Canta Maria é uma homenagem em vida à matriarca Maria Geremia. Depois do Canta Maria, foram abertos restaurantes do grupo em Gramado; no bairro Lourdes, Caxias do Sul; no espaço Lifestyle, Shopping Iguatemi Caxias; no Shopping San Pelegrino; no supermercado Grepar, em Bento Gonçalves; e sua mais recente loja, em Porto Alegre. Hoje, além do idealizador Paulo Geremia e seus

Foto Ana Carolina Azevedo

O Canta Maria foi o terceiro restaurante adquirido pelo Grupo DiPaolo, que atualmente conta com nove casas no estado

Os sócios do Canta Maria Camilo Geremia, Fabiano Kunz Grassi e Emiliano Castaman homenageando a funcionária Silvana Provensi, na casa desde sua abertura

estilo


Fotos Ana Carolina Azevedo

Foto Ana Cris Photo Foto Ana Cris Photo

Delícias de Natal direto do Armazém

Para desejar felicidades a alguém querido ou mesmo impressionar no amigo secreto, a casa oferece sugestões de mimos

Trufados, tradicionais ou integrais, os panetones do Armazém têm o sabor caseiro do Natal

Localizado na rua Guilherme Fasolo, o Armazém das Conservas combina um ambiente rústico e, ao mesmo tempo, aconchegante

Neste Natal, que tal presentear com cestas exclusivas e personalizadas? Sejam particulares ou para as empresas brindarem seus funcionários no final do ano, as cestas do Armazém das Conservas são elaboradas de acordo com as preferências do cliente ou a partir de sugestões da casa. Opções não faltam, são inúmeros produtos nacionais e importados, conservas, grãos, uma imensa varie-

estilo

dade de biscoitos e chocolates, sucos, vinhos e cervejas artesanais. Se a ideia é apenas expressar sua lembrança por alguém querido o Armazém conta com diversas sugestões de kits, canecas, biscoitos natalinos, panetones importados e caseiros, trufados ou mesmo integrais. No Armazém das Conservas, você define o orçamento, escolhe os produtos e deixa o resto por nossa conta.

As cestas de Natal e fim de ano podem ser personalizadas ou seguir as sugestões da equipe

Jornal Design | Serra 53


Foto Nica Howes

Social

Mauri Demarchi e seu filho João Pedro

Os empreendedores Maria Glaci Carboni, Leonardo e Sirlésio Carboni Jr, comemorando as inovações na loja O Boticário da Via del Vino

Neri Mazzochin, José Zortéa e Laurdir Piccoli prestigiando a inauguração da Simpala BG

Daniela Ferreira e Lisi Schenatto brindam à nova loja Couros

Luciana Geremia Brandalise, Raquel Tomei, Sandra Dambros

Tatiane e Alexandre Garbuio, com o major José Paulo Marinho, na inauguração da Simpala BG Foto Divulgação

O diretor Comercial do grupo Simpala, Gilson Nunes, o presidente Flávio Viana e o diretor administrativo Pedro Flores

Thassia Naves e Patricia Mondadori, em evento realizado pela SCHUTZ, da Arezzo&Co!

Fotos Jornal Design

do Valleh, no L’América Shopping

Érica Scheuer, profissional do Iva Espaço da Beleza

54 Jornal Design | Serra

Equipe Portobello com Luan Souza, que ministrou palestra para azulejistas da região

Patricia Mondadori, Inez Arioli e a empresária Sa Stivanin, que vai assinar a coleção de roupas para Couros do Valleh

estilo


Foto Cassiane Osório/Conceitocom Brasil

Presidente da Ascon, Diego Panazzollo, e Rafael Panazzollo, coordenador da pesquisa para o Censo Imobiliário 2014

Marcelo TIciani e Diogo Parisotto na apresentação do Censo Imobiliário 2014

A comissão organizadora da pesquisa Panorama Socioeconômico 2014, lançada pelo CIC BG em novembro

Em evento do CIC BG sobre agronegócio: Guilherme Pasin, Leonardo Giordani, Décio Gazzoni e Valdecir Rubbo

Airton Zanotto Jr. e Felipe Possamai na inauguração da New Planejados

Leonardo Giordani e Lúcia Conci entregam parte da renda do Leilão de Guirlandas a Lourdes de Souza, presidente do Lar do Ancião

Melânia Rigo e Silvana Pegoraro

Ricardo Obem e Verônica Provensi

Caroline Carraro e Maitê Michelon Righesso, no lançamento do projeto Que tal de bike?

Tarcício Michelon, Denise Centena de Araújo e Gilberto Durante

Denise com a equipe de condutores do projeto de cicloturismo Dall’Onder Que tal de bike?

Fotos Jornal Design

Vitória Zatt e Monica Ferrari prestigiando os 25 anos da Servlar

estilo

Jornal Design | Serra 55


Jornal Design | Edição 43  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you