Page 1

Ano IV - Edição 42 - Novembro/2014


INSPIRAÇÃO PARA OS MELHORES PROJETOS


Casa Cor SP 2014 - Villa Deca

Revestimentos & Acabamentos

AV. OSVALD O ARAN HA, 1422 | CID ADE ALTA | BENTO GONÇA LVES - RS T. (54) 3452.5511 | DEMA @DEMA .COM.BR


4 Jornal Design | Serra

vida


vida

Jornal Design | Serra 5


Capa Modelos: Daiane Baldasso e Oscar Junior Produção: Iva Espaço da Beleza Cenário: Represa Burati Pranchas SUP: Katmai Solares: Vizia Óptica Looks: Atual Fitness Foto: Natana Fontes

Conceito Os lindos dias da primavera antecedem as cores, formas e sabores que fazem do verão a estação mais quente do ano. E, neste tradicional editorial de verão, decidimos ir além das principais tendências que prometem marcar presença sob o sol. Vamos falar de normcore, de comportamento, de autenticidade e sobre ser você mesmo, porque a moda agora é ser natural. 6 Jornal Design | Serra


Fotos Natana Fontes

08

Corpo em dia para o verão

Fotos Divulgação

20 Quartos e closets que vão lhe inspirar!

22

Objetos design para dormitórios

Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Camila Cervieri | Rosângela Masutti | Rose Minuzzo Grassi | Ana Carolina Azevedo Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Farroupilha | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

42

Verão fluido e multicolorido

Fotos Nina Morena

Expediente

Jornal Design | Serra 7


Nossa Capa

Fotos Natana Fontes

Milhares de possibilidades foram pautadas na reunião que definiria o rumo da produção da nossa capa de novembro. Com o desafio de explorar um novo local, em contato com a natureza, aliado à um estilo de vida bem particular, chamamos para participar dessa aventura Daiane Baldasso e Oscar Junior. Empresários da boa forma, esse casal tem um estilo de vida fitness, temáticas que muito abordamos durante esse ano, onde a dieta agregada a exercícios físicos revelam um resultado positivo para a saúde e estética. Para contemplar essa sessão, garimpamos um lugar diferente, no estilo rally dos sertões, até chegarmos a uma represa, localizada no interior de Farroupilha. A natureza do local é algo fantástico e a proposta era, de fato, o contato direto com ela através do Stand Up Paddle, uma modalidade fascinante. Além de ser um esporte contemplativo, de consciência ecológica, o SUP trabalha o corpo de forma completa, definindo membros inferiores e superiores. Foi uma tarde de sábado regada a gargalhadas, expectativas e vibrações positivas para que o resultado desse trabalho não só agrade você, leitor, mas que desperte cada vez mais a vontade de dar cor à vida, de aproveitar cada momento com quem está ao seu lado, de descobrir que existem lugares lindos mais perto do que a gente imagina.

8 Jornal Design | Serra

vida


Fotos Natana Fontes

vida

Jornal Design | Serra 9


Fotos Divulgação

10 Jornal Design | Serra

vida


Celulite, flacidez e gordurinhas começam a incomodar mais nesse período. Até a pouco tempo, a busca pelo corpo ideal era limitada a dietas, cremes com promessas duvidosas e aparelhos com eficácia limitada. Atualmente, existem clínicas equipadas com instrumentos de última geração e bons profissionais. A médica Andressa Pauletto explica que todo programa de tratamento começa com uma avaliação, onde é analisada a expectativa e as necessidades do paciente. Após um exame físico e clínico, é estabelecido o grau de celulite, gordura

localizada, flacidez e estrias, e só então o profissional orienta o paciente para o programa ideal. O acompanhamento médico é fundamental na realização de tratamentos estéticos. Segundo Andressa, a associação de procedimentos geram um resultado muito melhor e duradouro. Entre os mais conhecidos estão o Manthus, Accent, Criopólise e Lipossoma de Girassol (leia mais no quadro abaixo). “É importante lembrar que, além desses tratamentos, existem outros que podem ser indicados e cuja eficácia está diretamente ligada à orientação do médico e habilitação de quem executará as técnicas selecionadas”, destaca a médica. A Clínica Visualittè oferece essas e inúmeras outras opções de tratamento, contando com profissionais altamente qualificados e aparelhos de última geração. Mais informações pelo telefone (54)3055-4405 ou pelo e-mail visualitte@visualitte.com.br.

Tratamentos para começar já! Manthus: Ultrassom com corrente estereodinâmica utilizado tanto para gordura localizada e celulite, quanto em tratamentos pré e pós-operatórios. Atua na quebra das moléculas, transformando a adiposidade em partículas finas que serão drenadas pelos vasos linfáticos e eliminadas pela urina e suor, promovendo a diminuição de medidas e eliminação de toxinas.

Criolipólise: Procedimento que congela e mata as células de gordura para destruir os pneuzinhos. O aparelho é colocado na superfície da pele, fazendo as células de gordura serem congeladas a temperaturas negativas para serem destruídas. Isso porque, em contato com a baixa temperatura, as células de gordura - chamadas de adipócitos - se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente. O tratamento vem fazendo tanto sucesso que está chamado de “a nova lipoaspiração”, com a diferença de que não é um procedimento cirúrgico.

Accent: Aparelho de radiofrequência que produz grande quantidade de calor na área tratada e, com isso, promove a aceleração da produção de colágeno, que dá firmeza e sustentação a pele e também reduz a gordura localizada. Cellutec: Aparelho de endermoterapia vibratória que promove a massagem á vácuo melhorando a circulação sanguínea e linfática (drenagem). É indicado para problemas circulatórios, celulite, flacidez e como modelador corporal. Carboxiterapia Aquecida: Técnica que utiliza CO2 medicinal, aplicado em diferentes áreas, melhorando a circulação e oxigenação cutânea, consequentemente, o quadro da celulite, gordura localizada, flacidez e estrias.

vida

Lipossoma de Girassol: É um tipo de tratamento indicado para todas as pessoas que desejam perder a gordura corporal, mas não querem passar por uma cirurgia plástica. Lipossoma de Girassol é realizado por uma técnica de intradermoterapia, atuando no combate da gordura localizada. O tratamento pode ser feito em qualquer época do ano e deve ser aplicado em regiões mais específicas do corpo, como na gordura localizada no abdômen, culotes, região suprapúbica, região próxima ao joelho, e também no acúmulo de gordura entre os braços. O processo corrige imperfeições que possam existir e, quando associado a outras técnicas e tratamentos, como drenagem linfática, carboxiterapia, endermologia e manthus, os resultados são ainda melhores.

Foto Divulgação

Foto Photo Art

Alternativas estéticas com acompanhamento médico

Jornal Design | Serra 11


Foto Divulgação

Nutrição estética: beleza de dentro para fora por Hailê Viganigo | Nutricionista A busca pela beleza e boa forma duradouras deve passar, obrigatoriamente, por uma boa alimentação. Uma dieta equilibrada garante os nutrientes necessários para a saúde dos cabelos, unhas e pele. Quando apresentam esses problemas, é comum que as pessoas procurem tratamentos medicamentosos, sem saber que a causa pode ser a alimentação desregrada ou a falta de alguma vitamina em específico. Inúmeros estudos comprovam que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar alterações estéticas. Por outro lado, alguns problemas estéticos que incomodam bastante, especialmente nessa época de verão, podem ser tratados ou minimizados pela nutricionista, como celulite, acne, gordura localizada, flacidez, cabelos e unhas fracas e quebradiças. O tratamento consiste em elaborar uma dieta equilibrada para o paciente de acordo com suas queixas e, se necessário, é possível fazer uma suplementação. O objetivo desse tratamento não é potencializar o efeito dos cosméticos, mas complementar sua ação. Por

12 Jornal Design | Serra

exemplo, sabe-se que o tratamento dermatológico para acne é à base de ácido retinoico. A partir disso, pode-se elaborar uma dieta rica em Vitamina A, Vitamina E e Zinco – ou fazer a suplementação, caso não seja possível alcançar os valores necessários apenas com a dieta. Para celulite, é importante acrescentar alimentos diuréticos, termogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios, como linhaça, gengibre, canela e água de coco. Já para amenizar problemas de cabelo ou unhas quebradiças, o colágeno, o ferro, o cálcio e as proteínas são ótimos aliados. Se você já está fazendo dieta e tem muita vontade de comer doce, mas não pode, existem receitas de docinho funcional e sem açúcar, como esse logo ao lado. Essa preparação pode substituir sobremesas de alto valor calórico, sem deixar de lado o sabor. Também é fonte de fibras solúveis, que podem auxiliar na redução da absorção de lipídios no lúmen intestinal; ômega-3, que contribui para a redução da gordura abdominal; e canela, que atua no aumento do metabolismo basal, em decorrência de suas propriedades termogênicas.

Docinho funcional sem açúcar Ingredientes: - 200g de damasco secos - 200g de ameixa seca - Suco de duas laranjas - 2 c. sopa de nozes triturada - 1 c. sopa de goji berry - Canela - Coco ralado desengordurado Modo de Fazer: Cozinhar os damascos e ameixas com o suco de laranja até se desmanchar. Liquidificar. Deixe esfriar e adicione as nozes trituradas e o goji berry. Faça pequenas bolinhas e passe no coco ralado. Valor calórico por docinho: 25 kcal.

54 | 3451.9176/9985.4773 haileviganigo@hotmail.com Av. Osvaldo Aranha, 1178 | Sala304 Edifício Di Cremona | Bento Gonçalves-RS

vida


Operação verão: ativar!

Foto Divulgação

Programa drenante, desintoxicante e redutor de medidas: Terapias manuais para estimular a drenagem linfática; Placas de tonificação para a firmeza dos tecidos; Cosméticos de alta tecnologia para resultados mais profundos na pele; Sucos e chás para desintoxicação e bom funcionamento intestinal; Banho e esfoliação para maior efetividade do tratamento. Agende já sua consulta!

Foto Revelare

Falta pouco para o verão, mas ainda dá tempo de ficar com o corpo em dia. Movimente seu corpo, equilibre sua dieta e não dispense bons tratamentos estéticos. Eles são eficazes para eliminar as gordurinhas localizadas, melhorar o aspecto da celulite e deixar tudo no lugar. Os tratamentos estéticos potencializam os efeitos da malhação e da alimentação saudável. O Iva Espaço da Beleza preparou um pacote de tratamento perfeito para esse período, com sessões de drenagem linfática, massagem modeladora, tratamento thermo redutor e aparelho de eletroestimulação muscular, banho desintoxicante e esfoliação. Em um espaço exclusivo, os tratamentos são personalizados para a necessidade de cada cliente após uma consulta de avaliação.

vida

Jornal Design | Serra 13


Fotos Divulgação

Biquíni perfeito é na Atual Fitness O verão 2015 ainda não chegou, mas já está na hora de observar as tendências em cortes e estampas para biquínis. A Atual Fitness já tem os lançamentos da próxima estação e os modelos que farão sucesso na praia e piscina. O tomara que caia nunca sai de moda, mas esteve escondidinho nas últimas temporadas. Agora, volta com tudo tanto para biquínis quanto maiôs. As hot pants e maxi tops não fazem da cultura brasileira, mas nessa estação é

forte a tendência de peças mais comportadas, cobrindo um pouco mais do bumbum e seios. Já as estampas vêm com muitas cores e em tamanho maxi. As mais vistas serão as de paisagens praianas, coqueiros e céu. Com essas dicas fica mais simples escolher o biquíni perfeito pra esse verão, não esquecendo que os maiôs também estão em alta. Os modelos da Recco Moda Praia são sucesso e estão na Atual Fitness – Moda Fitness e biquínis.

Moda Praia e Fitness

Bento Gonçalves Rua 13 de maio, 957 | Sala 103 - 54 | 3451.6439 Farroupilha Rua Julio de Castilhos, 897/Sala 11 - 54 | 3412.6439

14 Jornal Design | Serra

vida


Foto Divulgação

Mais saúde para você! por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS A maioria das pessoas começa a planejar o famoso projeto verão nesses dias que antecedem a próxima estação. Afinal, é nessas horas que se observa o corpo com olhos mais críticos, encontrando detalhes que não satisfazem e formas que não agradam. É quando o “se” se faz fortemente presente: se eu tivesse... se eu pudesse... se eu fosse assim... e, mais uma vez, vem a insatisfação, o descontentamento e a busca desenfreada pela receita milagrosa: um suplemento sensacional, uma ginástica nova e infalível, a dieta do momento, o remédio de última geração. Porém, o assunto é mais simples do que se pode imaginar. Basta mudar o foco e a forma de olhar. A insatisfação do ser humano é o que o faz progredir. Não estar contente com alguma situação leva a buscar alternativas e possibilidades e, desta forma, alavancar o progresso. Porém, existem determinadas mudanças que vão muito além do mundo prático. Todo ser humano traz no seu corpo os traços de sua herança genética, que nada mais são do que pequenos fragmentos da história, da evolução e da forma de vida de seus ancestrais. Mas, como a grama do vizinho é sempre mais verde, o insatisfeito ser humano não procura suas qualidades, mas sim “seus defeitos”. Em especial nessa época do ano, ele procura e encontra os mais variados desgostos relativos ao seu físico. Alguns até são reais; porém, muitos são perceptíveis apenas aos olhos de quem os diz ter. Neste momento, é que ele sucumbe às receitas milagrosas. Conservar um corpo saudável é relativamente simples, mas o insatisfeito faz desta tarefa uma saga por vezes penosa. É um paradoxo: a simplicidade da manutenção da qualidade de vida, versus a sofrida tentativa de não sucumbir às tentações gastronômicas e às armadilhas escondidas nas escolhas de vida, como

trabalhar em demasia reduzindo o tempo – inclusive das refeições, poucas horas de sono, lazer, família, etc. Um corpo saudável é importante para evitar doenças e preparar o corpo para administrar e reverter alguma que venha a surgir. Cultivar uma vida saudável é bastante simples: alimentação de qualidade rica em nutrientes, prática regular de exercícios físicos, horas de sono suficiente, cultivar amigos e família, estudar, trabalhar, viver, amar-se. Simples, não! Basta colocar em prática! Porém, o ser humano busca sempre o caminho mais difícil para atingir seu objetivo quanto ao tipo físico, não abrindo mão dos prazeres da boa mesa e, muitas vezes, de uma vida desregrada e bagunçada em termos de hábitos diários. Aí, quando a insatisfação aparece, coloca a culpa no trabalho, estudo, falta de tempo. No convívio diário com frequentadores da academia de ginástica e musculação, é recorrente que os alunos confessem saber o que deve ser feito, mas não fazê-lo mesmo assim. Se a própria pessoa negligencia suas vontades, como esperar que a satisfação do desejo de um corpo saudável e harmonioso seja conquistado pelas mãos de terceiros, como as academias, nutricionistas e indústria farmacêutica? Não há uma inversão de papéis nesta história? Quando divulgamos nosso slogan – “mais saúde para você” – é realmente isso que queremos para nossos alunos: que tenham saúde no sentido mais amplo da palavra. Saúde não é um termo simples de definir; ao contrário, é bastante complexa a dimensão que essa palavra carrega no seu significado. Saúde não deve ser entendida apenas como ausência de doenças, mas como um conjunto de fatores que fazem parte e toda diferença na vida, e torna o ser realmente humano. E um ser humano não é perfeito, pronto, concluído. Ele

Toda linha de Suplementos...

está sempre evoluindo em todos os sentidos, incluindo no físico. Por isso, deve-se ter cautela inclusive quanto à prática dos exercícios e da busca através de fórmulas milagrosas pelo corpo, hegemonicamente, considerado perfeito (se é que a perfeição pode ser definida). Nesse sentido, a Phantom adverte: muito cuidado para não perder saúde em nome de uma saúde definida em conceitos e modelos muitos particulares. Estamos sempre buscando a evolução de nosso trabalho. Não temos receitas prontas e, por isso, sempre procuramos saber o que as pessoas desejam e esperam em uma academia de ginástica e musculação. Nada melhor do que a opinião de quem busca, ou deseja buscar, esses serviços. Portanto perguntamos: Baseado em nosso slogan “mais saúde para você”, qual sua definição de saúde? O que você espera de uma academia de ginástica e musculação? Mande sua resposta através do e-mail direcao@ phantomacademia.com.br. Todos os e-mails serão tratados de forma sigilosa, respondidos pela direção, e farão parte de uma ação que visa a melhora da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

Consulte nossa grade de horários em www.phantomacademia.com.br Fone: 54 | 3055.4491

...em um só Lugar!

Rua Dr Casagrande, 95, Sala 01 54 3452 0552

www.biopoint.com.br

vida

Jornal Design | Serra 15


Foto Divulgação

Como prevenir a flacidez por Chaiane Rustik Minozzo | Fisioterapeuta Gravidez, obesidade, má alimentação, processos de ganho ou perda de peso, cigarro e bebidas alcoólicas, são algumas das causas da flacidez de pele, tão temida por homens e mulheres. Combater este problema é uma tarefa difícil, mas possível. Mudança de estilo de vida, dedicação e uma rotina disciplinada podem contribuir para a manutenção da saúde e de um corpo bonito. O primeiro passo é a alimentação. Evitar açúcares, gorduras, frituras e toxinas provenientes dos métodos de conservação dos alimentos ajuda a equilibrar o peso e melhorar a qualidade da pele. Depois, é preciso investir em exercícios físicos. Condicionamento físico aliado a alimentação é fundamental para conservar as funções normais do organismo. Não é necessário optar por algo muito complexo. Ca-

16 Jornal Design | Serra

minhadas de 40 minutos por dia são suficientes para manter o sistema cardiovascular condicionado. Entretanto, para manter pele e músculos firmes, são necessários exercícios de fortalecimento da musculatura, que podem ser praticados na academia, estúdio de Pilates, treinamento funcional, entre outros. Essas dicas não apresentam nenhuma novidade e devem fazer parte da rotina de todas as pessoas que buscam saúde e bem-estar. A novidade está na possibilidade de potencializar esses resultados, através de tratamentos estéticos específicos que atuam no combate à flacidez. A Clínica Harmonizar destaca a radiofrequência, um tratamento seguro e altamente eficaz contra flacidez de pele. Por meio de um equipamento que aquece a pele a temperaturas de 40° a 42°C de forma contro-

lada, é possível organizar o colágeno, firmando toda a parte estrutural do tecido cutâneo. Dessa forma, a aparência da pele melhora visivelmente após as primeiras sessões. Pode ser aplicado em diversas área, como face, colo, pescoço, mãos, braços, pernas, glúteos e abdome. O tratamento com radiofrequência pode ser feito em qualquer estação do ano, inclusive no verão, pois não produz riscos para a pele. A hidratação também é muito importante, desde que os cremes contenham princípios ativos comprovados e seguros para o tratamento da pele. Com hábitos de alimentação saudável, exercícios físicos regulares e tratamentos estéticos de ponta, dificilmente a flacidez será um pesadelo na sua vida. Não deixe de beber água, hidratar bem a pele e proteger do sol. Que tal começar hoje mesmo estas mudanças?

vida


Fotos Divulgação

Tratamento para quem sofre de dores nas costas, em especial hérnia de disco por Jordana Oselame | Quiropraxista Fala-se tanto em dores nas costas, hérnias de disco, dor ciática e formigamentos. O que percebemos é que as pessoas que sofrem desses males possuem poucas informações a respeito do que está acontecendo com o seu corpo. Segundo dados do IBGE, 5,4 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hérnia de disco. A maioria dos especialistas em coluna concorda que um tratamento conservador deve ser tentado antes de qualquer procedimento cirúrgico. A quiropraxia é um dos mais eficazes, porque não utiliza medicamentos e cirurgias. Adquirimos, de forma pioneira na região, um equipamento completo e moderno destinado ao tratamento das diversas afecções da coluna vertebral. Vindo dos Estados Unidos, da conceituada marca Hill Labs, o equipamento é totalmente automatizado. Faz flexão na lombar e cervical, tração axial, que ajuda a separar as vértebras, e sistema de ‘drops’ pneumáticos. Esse sistema, junto com a quiropraxia, é um dos mais

vida

eficientes sistemas de tratamento para patologias da coluna vertebral, principalmente para hérnias discais, artroses, espondilolisteses e discartroses. Os efeitos da técnica são de aumentar o espaço entre as vértebras (a altura do disco), reduzindo a pressão exercida no disco intervertebral e, consequentemente, liberando o nervo pinçado. Associado a isso, o uso também reduz a saída do núcleo do disco intervertebral, alonga os tecidos ao redor da coluna, relaxa os músculos e mobiliza as articulações. Com as técnicas de ajustamento manual aliadas à mesa de flexão-distração, é possível afastar a necessidade de intervenção cirúrgica. Os resultados são animadores, sendo que a melhora aparece rapidamente em torno de 10 a 15 dias podendo chegar a dois meses em casos mais graves. Uma observação importante: não há dor neste tratamento e ele visa sempre o conforto, pois a redução da compressão será obtida, o que abrevia os efeitos sobre a raiz nervosa, diminuindo os efeitos da inflamação.

Jornal Design | Serra 17


Foto Divulgação

Dor no quadril? Liberte-se desse problema! por Camile Bonato | Fisioterapeuta

18 Jornal Design | Serra

A dor no quadril acomete de 10 a 25% da população em geral. Você pode estar perdendo o sono, pois fica difícil dormir em cima do quadril acometido. Pode estar aumentando o peso, pois teve que parar de fazer exercícios por causa da dor. Não consegue mais realizar atividades do dia a dia, como ficar muito tempo em pé ou sentado, colocar a calça, ter dificuldade para caminhar... Sem contar que conviver com uma dor crônica é estressante. Essa dor pode ser a Síndrome Dolorosa Trocantérica, uma condição que causa dor na lateral do quadril e na coxa. Antigamente era chamada Bursite Trocantérica, mas essa nova terminologia é mais abrangente. É mais comum em mulheres (quatro mulheres para cada homem), principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos. Ela também acomete pessoas mais jovens por vários motivos, como sobrepeso, sedentarismo e dor lombar. Atletas que praticam corrida também podem ser afetados, principalmente se há desequilíbrios musculares (como diferença de comprimento nos membros inferiores ou de força muscular). Normalmente, é detectada por exames clínicos e

com base nos sintomas, mas exames de imagem, como Raio X e Ressonância Magnética podem ser solicitados para excluir-se algumas doenças. Regularmente, pede-se ao paciente para se afastar do que provoque a dor, como, por exemplo, dormir em cima do quadril, praticar esportes de impacto, usar salto alto, ficar sentado durante muito tempo (principalmente com as pernas cruzadas), subir e descer escadas várias vezes ao dia... Na grande maioria dos casos (mais de 90%), conseguimos resolver o problema com tratamento conservador (não-cirúrgico), com o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos receitados pelo médico, gelo e fisioterapia. A fisioterapia consiste em técnicas de eletroterapia, técnicas de terapia manual, exercícios de reforço muscular e alongamentos, sempre respeitando a limitação de cada paciente e suas particularidades. O tratamento fisioterapêutico é de extrema importância, pois, além de não ser invasivo, garante que o paciente irá se sentir melhor após cada sessão, podendo retomar suas atividades, praticar exercícios regularmente e aumentar consideravelmente sua qualidade de vida.

vida


Foto Divulgação

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade por Monica Vagliati | Psicóloga O TDAH é um dos transtornos comportamentais com maior incidência na infância e na adolescência. Pesquisas realizadas em diversos países revelam que o TDAH está presente em torno de 5% da população em idade escolar. Trata-se de uma síndrome clínica caracterizada basicamente pela tríade sintomatológica: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. A criança pode se apresentar inquieta, não conseguindo permanecer sentada, abandonando sua cadeira em sala de aula ou durante o almoço de família. Está sempre “a mil por hora” ou como se estivesse “ligado em uma tomada de 220 volts”, fala em demasia e dificilmente brinca silenciosamente, estando sempre gritando. Os pacientes com este diagnóstico apresentam prejuízos no desempenho acadêmico e social, pois têm dificuldade em se organizar, em manter atenção em sala de aula, realizar deveres escolares ou permanecer sentados ou quietos. As causas do TDAH ainda não estão bem estabelecidas. Acredita-se em uma origem multifatorial envolvendo diversos fatores, sendo que o mais importante deles seria a herança genética. O diagnóstico do TDAH é essencialmente clínico. A investigação envolve detalhado estudo clínico com equipe multidisciplinar de profissionais da saúde através de avaliação com os pais, com a criança e com a escola. Crianças com TDAH não diagnosticadas e medicadas e não tratadas com psicoterapia apresentam uma série de prejuízos no decorrer dos anos. Sintomas de desatenção • Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras; • Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

• Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra; • Não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções); • Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; • Evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em atividades que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa); • Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais); • É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa; • Apresenta esquecimento em atividades diárias. Sintomas de hiperatividade/impulsividade • Agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; • Abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; • Corre ou escala em demasia, em situações nas quais é inapropriado (em adolescentes e adultos pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação); • Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; • “Indo”, “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”; • Fala em demasia; • Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; • Tem dificuldade para aguardar a vez; • Interrompe ou se mete em assuntos dos outros (por exemplo, intromete-se em conversas ou brincadeiras).

TDAH na adolescência e vida adulta Tuani Bertamoni - Psicóloga Estudos apontam que 60% a 70% dos sintomas do TDAH na infância evoluem para a vida adulta, mas apenas 8% desses adolescentes e adultos recebem o diagnóstico correto. Dificuldade de prestar atenção, impulsividade, necessidade de adrenalina (podendo pôr a vida em risco), falar e se mexer sem parar, problemas para dormir, dificuldade em seguir regras e rotina e problemas em relacionamentos interpessoais e conjugais são alguns dos sintomas manifestos no TDAH adolescente e no adulto. O tratamento se dá por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental, podendo ser combinado com tratamento medicamentoso. São obtidos bons resultados com aplicação de técnicas comportamentais e cognitivas, que suavizam os sintomas e auxiliam o paciente a controlar a impulsividade e conseguir maior organização no seu cotidiano, além de trabalhar a frustração e fracasso que portadores de TDAH costumam sentir como consequências do transtorno.

ANA PAULA SONAGLIO Psiquiatria de Adultos

LETÍCIA BETTINELLI CARRARO Nutricionista

VIVIANE MARTINS SCOMAZZON Especialista em Audiologia Clínica Adaptação e Indicação de Prótese Auditiva

JULIANA SACCOL MARTINS

BRUNA TANSINI CREFITO 114.137-F Fisioterapeuta

CREFITO 5-17.854-F Reabilitação Infantil e Adulto Reeducação Postural Global- RPG Intervenção Precoce Bebês

TUANI BERTAMONI Psicóloga

Psiquiatra - CREMERS 32669/RQE 26272 Psiquiatria Clínica e Psicoterapia de Orientação Analítica

Estúdo de Pilates / TRX

ELIZABETH R. MENEGUZZI Pediatra Médica Intensivista Pediátrica

GABRIELE L. CAPRARA Nutricionista Infantil Consultoria em Amamentação

Pós-graduada em Nutricão Clínica e pós- graduanda em Nutrição em Pediatria

Especialista em Nutrição Clinica Personalizada

Psicoterapia Cognitiva Comportamental para Adultos e Adolescentes

MONICA VAGLIATI Psicóloga

Psicoterapia Cognitivo Comportamental de crianças, adolescentes e adultos.

RENATA VERONESE Fonoaudióloga Infantil CRFa 9399/RS

Rua Olavo Bilac, 633 | Bairro Cidade Alta | 54 3453.6682 | BG vida

Jornal Design | Serra 19


Fotos Lufe Gomes

Um pequeno apartamento se transforma em loft projeto de Gustavo Calazans O apartamento de 60m² em um prédio dos anos 1950 foi transformado em loft pelo arquiteto Gustavo Calazans. A inspiração veio do próprio cliente, um fotógrafo que havia morado em Londres durante alguns anos e queria replicar o estilo local em sua nova morada. Para conquistar essa atmosfera, o primeiro passo foi descascar as paredes e pintá-las de branco, deixando os tijolos aparentes. Foi tirado proveito do pé-direito alto de 3,20m para criar o quarto sobre um pequeno mezanino. Abaixo dele, foi montado o escritório do fotógrafo. O banheiro original já era grande e pôde ser dividido em banheiro, lavabo e clo-

20 Jornal Design | Serra

set. O ponto central desse projeto é o aproveitamento dos espaços e o reaproveitamento de materiais e soluções construtivas simples. Foram utilizados tacos que sobraram da obra do vizinho para completar o piso da cozinha, por exemplo. Além disso, portas de aço de um frigorífico fecham o closet. A torneira da pia do banheiro foi comprada na feira da Benedito Calixto; o espelho, numa loja de vidros e o banquinho do closet foi presente dos porteiros do prédio. Para mais informações, acesse: www.gustavocalazans.com.br

casa


Fotos Divulgação

Estilo fun para o duplex de um jovem executivo projeto de Guilherme Torres O jovem e perfeccionista arquiteto paranaense Guilherme Torres foi acionado para reformular totalmente uma cobertura duplex de 245 m² no bairro do Itaim, em São Paulo. Com liberdade de criação, Guilherme utilizou muitas cores na decoração sobreposta à base sóbria, criando um ambiente sofisticado, mas alegre e atemporal. O cliente, um jovem executivo, desejava um apartamento contemporâneo e que mantivesse sua amplitude, onde ele pudesse relaxar, mas também receber os

casa

amigos. Assim, todas as paredes foram demolidas, e as instalações refeitas. O resultado foi um melhor aproveitamento dos espaços e um equilíbrio ideal entre o estilo fabril das paredes e aberturas e o colorido dos móveis e acessórios. Especialmente no quarto a decoração explorou o fun design, com objetos ousados e divertidos. Para mais informações acesse: www.guilhermetorres.com.br

Jornal Design | Serra 21


Giro do Design Quartos

Bentley | Cadeira Richmond Armani/Casa | Abajur Hollywood

ARMANI/CASA | Mundo Hunter Bianco

Fotos Divulgação

Fendi | Cama Astoria

Armani/Casa | Cadeira Borromini

22 Jornal Design | Serra

Fendi | Astoria

casa


Natal nota 10. Compre na loja de fábrica Adesso até o Natal e pague em 10x com preço à vista.

Loja de Fábrica: Rua Luís Milan, 43 | Bento Gonçalves | 54 2105.2888 | adesomobili.com.br | facebook.com/adessomobili

casa

Jornal Design | Serra 23


Fotos Divulgação

Conforto aliado à tecnologia por Renan Vasques | Integrador Um dormitório confortável e bonito é o que todos esperam após um dia cheio de trabalho. Esse conforto vai muito além de uma cama grande. Há outros itens e tecnologias que podem ajudar para que seu ambiente de descanso se torne ainda mais agradável. O controle da iluminação indireta ou dimerizável de forma prática, por exemplo, é fundamental, proporcionando descanso aos olhos durante uma leitura ou ao assistir seu programa favorito. Em se tratando de televisor, em muitos projetos parece difícil posicionar o aparelho de frente para a cama por estar diante de uma janela ou roupeiro. Dessa forma, o uso de suportes especiais de embutir facilita o posicionamento da tela sem prejudicar a vista ou seu espaço. Cortinas que se abrem automaticamente pela manhã e suas músicas favoritas ou as notícias do dia tocando no som ambiente do banheiro

e closet dão ainda mais motivação para enfrentar a jornada. Imagine acordar e o próprio toque do despertador ativar uma cena de forma simples e moderna. Ao dormir ou sair para o trabalho, tudo se desligar rapidamente para você não se atrasar. Esse tipo recurso é possível usando a automação residencial. Integrando ao seu smartphone, usando agendamento ou keypads com teclas de controle, controlar seu cômodo fica fácil e proporciona ainda mais conforto. Se você pensou que automatizar apenas um ambiente não era possível, surpreenda-se ao descobrir que além de realizável é muito fácil. Com sistemas sem-fio ou stand-lone*, que não requerem infraestrutura, você pode aplicar controles ao seu quarto e closet e depois expandir para os demais ambientes, conforme seu desejo e orçamento permitirem. *Sistema autossuficiente: para seu funcionamento, não necessitam de uma central de automação ou software auxiliar.

24 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Jornal Design

Suíte minimalista para um casal que prima pela praticidade Para a suíte principal de um confortável apartamento em Bento Gonçalves, a arquiteta Patrícia De Toni projetou um espaço clean, tirando máximo proveito da iluminação e ventilação naturais. O projeto, com mobiliário da Dell Anno, tem como referencial uma arquitetura moderna, onde predominam as linhas retas, formas geométricas e espaços amplos, além de pouca

casa

diversidade nos acabamentos e texturas. O branco como cor principal e elementos em nude valorizam o piso amadeirado e reforçam ainda mais o minimalismo pedido pelos clientes. O resultado final é um espaço com funcionalidade e praticidade, dinamizando a escolha das roupas para o dia a dia e facilitando a organização.

Jornal Design | Serra 25


Fotos Jornal Design

Os cursos são realizados na EfeitoEneri. A próxima edição será dia 12/11, das 19h às 22h30min

Rua Senador Salgado Filho, 167 Bairro São Bento | Fone: (54) 3451-4302

O desafio de organizar Esqueça a bagunça. Seu roupeiro ou closet nunca mais será o mesmo com essas dicas Organização. Para alguns, uma mania; para tantos outros, um grande desafio. Viver em um ambiente organizado traz benefícios que vão além da boa aparência. O dia a dia fica muito mais fácil com o melhor aproveitamento dos espaços, maior praticidade e facilidade na limpeza. Você economiza tempo e ganha qualidade de vida. A No Lugar Personal Organizer dá a dica: antes de organizar o seu armário, faça um planejamento e execute por partes, elencando nichos, gavetas e araras. Evite tirar tudo para começar a organização. As consultoras Beatriz Morelle e Fernanda Pasini Bertolini são especialistas no assunto e garantem que o trabalhão vale a pena. “Quem, hoje em dia, tem tempo a perder procurando uma blusa perdida entre dezenas de outras que já não usa mais”, instiga Fernanda. A troca de estação é sempre um bom motivo para rever a disposição das coisas no roupeiro ou closet. O ponto de partida, como explica Fernanda, é sempre o descarte ou doação de peças fora de uso, o que abre espaço para acomodar as roupas e sapatos novos. “Aproveite esse período para guardar as roupas de inverno, mas antes faça uma seleção e considere que as peças não usadas há mais de um ano dificilmente serão usadas novamente. Separe-as, repense, prove novamente e tome a sua decisão”, indica. Nesse processo, é importante separar as roupas que precisam de reparos e de lavagem especial, além de guardar adequadamente as peças de inverno, garantindo que elas estejam em bom estado quando voltarem ao uso. Essas roupas devem ser guardadas em caixas com visor ou bags especiais. Se não há espaço suficiente, aproveite o maleiro, mas nunca use sacos ou capas plásticas, pois a umidade pode afetar as rou-

26 Jornal Design | Serra

pas de maneira irreversível. Prefira capas de TNT ou de tecido. E então? Sentiu uma vontade repentina de ter tudo organizado? Se o desafio pareceu insuperável para você, não se preocupe. A No Lugar Serviço de Personal Organizer ajuda nessa tarefa. Além de atendimento individual, a empresa dá aulas para quem não sabe por onde começar a organização de seus espaços. Em Bento Gonçalves, as consultoras Beatriz Morelle e Fernanda Pasini Bertolini ministram um curso no dia 12 de novembro, na loja EfeitoEneri. Bê-a-bá para iniciantes: - Eleja as roupas que você mais usa e deixe o espaço mais privilegiado do seu closet para elas; - Separe-as por tipo/tecido/cor; - Deixe o maleiro para as roupas da outra estação, acomodadas em bags transparentes ou em caixas com visor; - Utilize a parte mais baixa para acomodar os sapatos; - Para não esquecer nenhum acessório, deixe-os em caixas transparentes e empilháveis; - Tire do seu armário tudo o que não for de vestir, como papéis, fotos e documentos; - Utilize um desumidificador para preservar as suas roupas; - Não tente colocar mais coisas no seu armário que já está bagunçado. Antes de fazer isso, separe o que você não usa. Descarte ou doe e libere espaço; - Em relação às bolsas é aconselhável mantê-las cheias (pode ser plástico bolha), para conservar o couro e não formar dobras.

casa


casa

Jornal Design | Serra 27


Fotos Silvana Aibel

Em recente evento, a Portobello Shop Bento Gonçalves reuniu profissionais especificadores para um coquetel especial de apresentação da Coleção Habitat Natural ID 2014. Após a apresentação do espaço, os convidados foram recepcionados no Restaurante Sapore & Piacere para um jantar harmonizado pela Chef Márcia Dalla Chiesa. Rua Visconde São Gabriel, 196 | Cidade Alta Contato: 54 | 3701.0560

Equipe Portobello Shop acompanhada dos sócios Cláudio Zappas e Natalino Conci

Fernanda Becker fez as honras à arquiteta Elisabete Valduga

Fabiana Ruaro também garimpando tendências para seus clientes com Cláudio Zappas

A arquiteta Izabel Nascimento conferiu os trends da nova loja com o consultor Jocimar Stasczak

Rosélia Japur e Fernanda Becker

Mônica Ferrari e Teresa Federizzi

Fabiane Brum e Tatiane Peruffo

Angélica Piva e Aline Bruschi

Aline Sartoreto e Tânia Bigolin

Valéria Bertolini

Letícia Zanesco

Luciane Valin

Fotos Cristian Guzzo

Susana Dal Magro e Francesca Barili

28 Jornal Design | Serra

casa


VENHA CONHECER A MELHOR LOJA DE PORCELANATOS E REVESTIMENTOS EXCLUSIVOS. A PORTOBELLO SHOP ACOMPANHA AS INOVAÇÕES EM TENDÊNCIAS DE MERCADO E EM CRIAÇÃO DE SOLUÇÕES E DESIGN DIFERENCIADO.

- Linha exclusiva de produtos Portobello - Atendimento especializado - Medição na obra - Projeto em 3D - Logística de entrega programada Deixe a sua casa única. Venha para a Portobello Shop. A casa da Portobello. Aguardamos a sua visita.

BENTO GONÇALVES - (54) 3701 0560 - RUA VISCONDE DE SÃO GABRIEL, 196

casa

Jornal Design | Serra 29


Foto Divulgação

Ergonomia no trabalho por Daiane da Silva | Empresária Todo profissional busca em suas atividades um retorno além do financeiro. O retorno da realização, reconhecimento e satisfação. O trabalho exige dedicação e persistência, podendo, em longo prazo, provocar cansaço físico e mental – ou seja, estresse. O espaço de trabalho e as pessoas com quem se convive diariamente são fatores que contribuem tanto para o alívio das funções quanto para potencializar o estresse. Um ambiente profissional adequado é um instrumento importante para empresas que valorizam as pessoas e suas atividades, onde a funcionalidade, design e ergonomia devem andar juntas. Em se tratando de ergonomia, todo o mobiliário deve respeitar critérios como alturas, layout e circu-

30 Jornal Design | Serra

lação. Além disso, as cadeiras cumprem papel fundamental e devem adaptar-se plenamente a cada usuário. A cadeira de escritório ideal e ergonomicamente adequada alivia o o desconforto diário que ocasiona o cansaço e a fadiga. As cadeiras de escritório em tela são uma forte tendência, pois aliam modernidade e design. O conjunto de componentes oferece benefícios ao usuário que, aliados ao encosto de tela, garante mais conforto anatômico e térmico. A Pórtico Ambientes Corporativos, especialista em móveis e cadeiras para escritório, já está lançando sua coleção 2015. Visite a loja e conheça produtos que oferecem inovação, design e conforto.

casa


Um desafio para o design brasileiro no exterior Fotos Divulgação

Projeto Orchestra Brasil seleciona designers para coleção de produtos criada exclusivamente para Nova York

A equipe do Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre o Sindmóveis Bento Gonçalves e a Apex-Brasil que promove as exportações de fornecedores da indústria moveleira, está recebendo projetos dos 26 designers brasileiros que estão participando do Design Challenge. A iniciativa resultará em uma linha exclusiva de produtos destinada ao mercado de Nova York. O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, explica que o objetivo da ação é desenvolver produtos que sejam comercializáveis nos Estados Unidos, criando uma identidade de marca e uma percepção mundial do design brasileiro. O projeto integra o plano de negócios criado pelo Orchestra Brasil para a inserção competitiva do design brasileiro no mercado norte-americano. “O papel do Sindmóveis e da Apex-Brasil é ajudar a desenvolver um modelo de negócio viável e sustentável para os designers”, afirma. A dinâmica dessa ação será seme-

casa

lhante a de um concurso, em que os designers interessados se inscreveram e tiveram prazo para criar até cinco produtos com design contemporâneo, que expressem brasilidade e onde predominem materiais sustentáveis e sensíveis ao meio ambiente. A partir de agora, consultores norte-americanos especializados em estratégia internacional, desenvolvimento de produtos e adequação ao mercado irão avaliar os projetos inscritos. Os móveis e acessórios aprovados farão parte da primeira coleção da marca Brazilian Collection, que será lançada a partir de março de 2015. O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Inicialmente, era destinado a fabricantes de acabamentos, acessórios, ferramentas, máquinas, matérias-primas, químicos e tecnologia. A partir 2012, incluiu também os serviços de design.

Foto Zéto Teloken

Desde a entrada dos designers no Projeto Orchestra Brasil, exposições em feiras e ações prospectivas vêm sendo realizadas para fomentar as exportações do serviço de design, como a participação no Brazil ArtFair, em Miami, no ano passado

Os designers Wagner Archela, Bernardo Senna e Marta Manente terão produtos concorrendo no projeto Design Challenge Jornal Design | Serra 31


Fotos Divulgação

A pureza do branco na fachada esculpida em Corian® Projeto de clínica dermatológica executado pela Unique Mobille em Porto Alegre aproveita o melhor dessa nova tecnologia em superfícies A fachada da Clínica Dermatológica Hexsel, uma das maiores executadas no Brasil, leva 200 metros quadrados de DuPont Corian®. Versátil, o material permite emendas imperceptíveis, formas moldáveis, alto e baixo relevo, retroiluminação e infinitas possibilidades superiores de design. Com excelente desempenho a longo prazo, pode ser utilizado em obras residenciais e ambientes comerciais, incluindo hotéis, hospitais, lojas e, até mesmo, embarcações. As superfícies sólidas Corian® oferecem a arquitetos e designers amplas possibilidades de expressão estética. Disponível em branco e numa ampla gama de novos padrões e tons, oferece efeitos de cores fortes e translucidez. Além de toda sua flexibilidade de uso, a DuPont Corian® ainda combina bem com outros materiais, como a cerâmica, aço inoxidável, madeira, granito e vidro. Com excelentes resultados em suas obras, a Unique Mobille aposta nessa tendência para 2015.

MAKER

Para comunicar aos pacientes da Clínica Dermatológica Hexsel os diferenciais de um ambiente exclusivo e equipado com tecnologia de ponta, o arquiteto Rudelger Leitzke projetou uma fachada de 17 metros totalmente branca. Executada pela Unique Mobille, a obra reflete uma arquitetura clean e homogênea, comunicando toda a pureza e tranquilidade que somente o branco é capaz de transmitir. O projeto inclui um volume solto da estrutura existente, abrigando o acesso principal e tendo como elemento principal o “X”, que é marca da clínica. Todo esse volume, feito em estrutura metálica, recebeu como revestimento interno e externo a superfície DuPont Corian®, material inovador que pode ser talhado, moldado e embutido. O forro do acesso e da claraboia, além do muro frontal, também tiveram aplicação de Corian®. No muro, o logotipo da empresa foi executado em baixo relevo.

Personalize seu espaço.

Com o seu equilíbrio entre beleza e desempenho, Corian® proporciona utilizações imaginativas, designs inovadores e aplicações duradouras.

móveis sob medida (54) 9621.6454 • (54) 3451.6614

contato@uniquemobille.com.br

Autorizado:

/uniquemobille 32 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Studio Marta Manten

Hall para Edifício residencial por Marta Manente | Designer Sabendo da importância da estética em áreas sociais, o Studio Marta Manente foi responsável pela ambientação do Hall de entrada do condomínio Maison Blanche a fim de torna-lo mais impactante, e receber da melhor forma seus residentes e visitantes. O projeto foi executado para impressionar e arrancar um grande primeiro olhar – Além de satisfazer quem mais importa: os moradores do residencial, localizado no bairro São Francisco, Bento Gonçalves. O porcelanato e paredes de cor clean, rapidamente receberam um toque do charmoso papel de parede, cortinas de linho e tapete que conversam muito bem

casa

entre si. Marcando a circulação que leva o visitante até os elevadores do condomínio, foi idealizada uma parede exclusiva - confeccionada em MDF com corte a laiser, trazendo grande personalidade e diferenciação ao local. O conjunto formado pelo sofá revestido em veludo e cravejado de cristais em tom terroso, poltrona em seu melhor estilo Luiz XV, mesas de apoio, lustre pendente em correntes, espelho bisotê e outros detalhes muito significativos; é o verdadeiro glamour-boom deste trabalho de interiores.

Jornal Design | Serra 33


Fotos Exata Comunicação

FIMMA Brasil 2015 “Busca pela excelência é nosso desafio” Dentro de pouco menos de cinco meses, a cadeia produtiva de madeira e móveis acompanha um dos mais expressivos encontros de negócios do setor: a FIMMA Brasil. De 16 a 20 de março de 2015, as atenções do segmento voltam-se para as novidades e soluções que serão apresentadas no Parque de Eventos pelas mais de 600 marcas expositoras esperadas na décima segunda edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a indústria Moveleira. Até lá, muito trabalho será realizado a fim de oferecer aos participantes as melhores oportunidades do setor – e as condições ideais para aproveitá-las. Esse é o desafio da diretoria da FIMMA Brasil 2015, que sob o comando de Volmir Dias, tem a missão de construir um evento de excelência em organização, em serviços e, principalmente, em resultados. Jornal Design | Daqui a menos de seis meses, a FIMMA Brasil receberá o público – mais de 600 marcas expositoras e 40 mil visitantes – para sua 12ª edição. O que é possível esperar de novidades para o encontro? Volmir Dias: A FIMMA Brasil está consolidada no cenário moveleiro por dois motivos principais. O primeiro são as oportunidades de negócio que oferece para os participantes, colocando indústrias e fornecedores em contato direto, favorecendo a construção de importantes alianças. O segundo é a inovação. Cada expositor traz, para o Parque de Eventos de Bento Gonçalves, lançamentos cuidadosamente desenvolvidos com o objetivo de surpreender positivamente o setor, pois sabe que seus produtos estarão em uma das mais representativas vitrines do segmento moveleiro. São eles, portanto, os grandes autores das novidades exibidas a cada edição. O papel da FIMMA é, além de exibir essas inovações, o de gerar as melhores condições para que elas resultem na concretização de negócios. JD | O que está sendo feito para isso? VD | Há mais de vinte anos a FIMMA Brasil tem um compromisso firmado com a evolução. Esse é um desafio que se renova a cada edição, na busca pela excelência dos serviços oferecidos aos expositores e aos visitantes. Por essa soma de esforços a feira é, hoje, reconhecida como um encontro de alto padrão, que gera satisfação aos participantes. Para 2015, estamos trabalhando com o desafio de aperfeiçoar uma feira que já tem um elevado patamar de qualidade. Certamente existem questões de infra-estrutura que podem ser melhoradas, no Parque de Eventos, como o pórtico de acesso, os estacionamentos, os banheiros, a estética dos pavilhões, entre outros aspectos, e serviços como os de telefonia e internet, por exemplo. As diretorias

34 Jornal Design | Serra

de FIMMA e MOVERGS vêm articulando tratativas com os parceiros a fim de sanar da melhor forma os gargalos encontrados. JD | Que preparativos estão sendo feitos para que a FIMMA Brasil seja realmente efetiva na geração de resultados para os participantes, sejam eles visitantes ou expositores? VD | A FIMMA é reconhecida como uma excelente oportunidade para a cadeia produtiva de madeira e móveis consolidar importantes negócios porque reúne todos os elos do setor durante os cinco dias de sua realização. Além disso, apresenta as novidades para a indústria do segmento e cria condições para que expositores e visitantes mantenham o foco na solidificação de parcerias. Para isso, oferece ferramentas de incentivo à ampliação de mercado, como o Projeto Comprador, que coloca seus expositores em contato direto com importadores internacionais em reuniões pré-agendadas por foco de interesse. Outro diferencial é o contato com a inovação. A FIMMA estimula os profissionais do setor a mostrarem suas novidades valorizando-as em iniciativas como o Prêmio Inovação, cujas inscrições já estão abertas e vão até o dia 05 de dezembro. Além desses destaques, a feira presta serviços de excelência, que garantem comodidade, conforto e praticidade para que os participantes tenham condições de manter o foco exclusivamente no aproveitamento das oportunidades geradas durante os cinco dias do encontro. JD | O momento de cautela pelo qual passa o setor moveleiro pode comprometer os resultados gerados pela feira? VD | Muito pelo contrário – é nos momentos de adversidade que a FIMMA Brasil mostra todo o potencial que tem para contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva e do setor. Durante a feira, empresas e profissionais terão acesso a novidades, a soluções, ao conhecimento – e poderão aplicá-los para tornar suas indústrias mais competitivas, para gerar produtos inovadores, capazes de conquistar o mercado. A FIMMA Brasil 2015 é, acima de tudo, oportunidade para as empresas encontrarem caminhos e alternativas para superar as adversidades. JD | De que forma a realização da FIMMA Brasil pode contribuir para que o setor moveleiro retome o ritmo da expansão? VD | Para as indústrias, a FIMMA Brasil é a oportunidade de conhecer o que há de mais atual em máquinas, matérias-primas e acessórios. Ali estão reunidas as tendências, inovações e soluções disponíveis para

quem produz. Além de contribuir com a exibição de novidades, tecnologia e conhecimento para o setor, a realização da FIMMA estimula o investimento nos diferenciais capazes de agregar melhores condições de competitividade, e consequentemente, de expansão e desenvolvimento para o segmento a médio e longo prazo. JD | Como tem sido, para você, a experiência de presidir a feira? VD | Assumir a presidência da FIMMA Brasil é, sem dúvida, um dos maiores desafios profissionais e pessoais que já enfrentei. Em primeiro lugar, é uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma das mais representativas feiras mundiais do segmento – e com a missão de agregar mais excelência a um evento que já é de alto padrão. Felizmente, tenho ao meu lado uma equipe de diretores muito competentes e comprometidos – sem esquecer o respaldo da MOVERGS, entidade promotora que é sinônimo de credibilidade para o setor. Ao mesmo tempo, é uma experiência rica em aprendizados que levarei em meu caminho futuro. É, sem dúvida, muito enriquecedor e gratificante. Sobre a FIMMA Brasil 2015 A cadeia produtiva de madeira e móveis tem, diante de si, uma das melhores oportunidades de encontro com o sucesso - a FIMMA Brasil. É na Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira que o setor moveleiro conhece suas novidades, consolida promissoras parcerias e prospecta atrativos negócios, além de concentrar em um só local as mais esperadas soluções para o fortalecimento do setor moveleiro e toda sua cadeia produtiva, produtos e serviços que estão transformando a indústria mundial. Sua décima segunda edição ocorrerá de 16 a 20 de março de 2015, em Bento Gonçalves, reunindo mais de 600 marcas expositoras, bem como visitantes de todos os pólos do país, empresários brasileiros e de mais de 40 nações. A projeção é superar os 300 milhões de dólares em negócios. Além do presidente, Volmir Dias, trabalham pela 12ª edição da feira o Diretor de comercialização e divulgação, Juarez José Piva; o diretor de Serviços: Gustavo Bertolini; o Diretor de Assuntos Internacionais, Paulo Franzoni; o Diretor Industrial, Adriano Ferronato; o Diretor Administrativo-Financeiro, Dorvalino Lovera, e os conselheiros Cacildo Tarso (presidente da FIMMA Brasil 2013) e Ivo Cansan, presidente da Movergs, entidade promotora da FIMMA Brasil. Outras informações estão disponíveis no site www. fimma.com.br

casa


casa

Jornal Design | Serra 35


Fotos Luísa Damasio

Artelana por Adriana Peccin Manter o estilo do cliente e conferir um ar sofisticado e elegante ao ambiente foram as principais preocupações para projetar essa sala de estar. O colorido foi obtido de forma sutil com uso de madeiras, texturas e tecido de cor verde-bandeira nas poltronas. A busca por conforto foi a premissa do começo desse projeto. O casal utiliza esse ambiente para receber visitas e também para descansar no final do dia com seus dois filhos. Os estofados profundos e a iluminação direcionada permitem aos moradores total relaxamento. O toque contemporâneo ganha identidade forte nesse projeto com a presença de elementos clássicos, como as poltronas, os quadros e os objetos decorativos. Para os grandes vãos de vidro, foram utilizadas as

Cortinas Duette Architella® Luxaflex®. De cor neutra, a cortina veste as janelas em perfeita sintonia com o restante do projeto. A sala de jantar segue o mesmo estilo do estar – clássico com um toque contemporâneo. O destaque é para a grande mesa de madeira e as cadeiras de encosto alto com capitonê. O toque de cor é dado pelo quadro do artista Marcos Leal, pintado especialmente para o casal. Arq. Adriana Peccin 54 | 9990.1009 / 8155.9611 arquitetadriana@terra.com.br

www.artelana.com.br.54.3055.2417

ProjetoarquitetônicoAdrianaPeccin.CortinasDuette®ArchitellaLuxaflex® 36 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Divulgação

Soluções de design agregam conforto para espaços urbanos ao ar livre por Juliana Desconsi | Designer Quando você viaja, conhece uma nova cidade ou pensa naquela onde reside, quais são as impressões mais marcantes? Certamente são aquelas obtidas no contato direto, ou seja, experimentados ao ar livre, pelos sons, cheiros e pela energia do local. Por esse grau de importância e significado que carrega, a vida ao ar livre nas cidades está, finalmente, recebendo a atenção que precisa. Designers e seus clientes estão engajados em elaborar novas ideias, buscando um olhar diferenciado para o ambiente urbano. O desafio é trazer melhor qualidade e mais conforto aos locais ao ar livre – tornando-os, consequentemente, mais atrativos, convidativos. Tema relativamente novo – o design para áreas externas é ainda visto com certa resistência no meio industrial, especialmente quando tem como foco os locais públicos. Por isso, nem sempre é abordado de

casa

forma criativa. Da mesma forma, revela espaço rico em oportunidades para os designers e industriais transformarem as áreas urbanas externas e coletivas. Neste contexto, um projeto de produto deve contemplar, primordialmente, o fator humano. O núcleo da criação deve buscar o entendimento sobre como as pessoas gravitam em torno do mobiliário urbano. Ou seja, é preciso identificar como um banco ou uma mesa são usados para criar limites, gerenciar o fluxo de tráfego em espaços ou, realmente, conquistar um espaço mais privado ou inclusivo ao ar livre. Empresas como a Santa & Cole, Forms+Surfaces, e Landscape Forms, por exemplo, estão criando soluções especializadas para essas necessidades urbanas. Fabricantes para móveis externos, públicos ou privados estão adicionando cor ao mix de produtos, de modo que os clientes possam escolher aquela que deseja-

rem. Outro exemplo vem dos Estados Unidos, onde os espaços públicos estão cada vez mais envolventes e divertidos – um conceito que poderia se comparar com qualquer praça na Itália ou na Espanha. No Brasil, percebe-se um tímido movimento: a maioria dos parques ou áreas públicas tem infraestrutura deficitária, que deixa muito a desejar. Com a diminuição dos espaços do morar, as pessoas precisam encontrar pontos externos para socializar, praticar esportes e conviver com a natureza. Essa experiência é muito comum e propícia nos parques. Aos poucos, a sociedade pressionará seus governantes a ofertarem espaços de vida comum. Neste caminho, contudo, os designers e as indústrias brasileiras precisarão conhecer as características locais para desenvolver soluções em mobiliário urbano que contribuam para uma agradável experiência ao ar livre.

Jornal Design | Serra 37


Fotos Jornal Design

Você sonha, a Ticiani realiza A Ticiani Empreendimentos Imobiliários conta com um portfólio repleto de edifícios de alto padrão, atendendo a Serra Gaúcha, Porto Alegre e região metropolitana. Mas, para quem não abre mão de ter o prazer de morar em uma casa confortável e espaçosa, a empresa também disponibiliza equipe experiente e recursos de alta qualidade. Nos últimos anos, a empresa vem realizando o sonho de famílias que desejam comodidade e, por vezes, não conseguem conciliar o dia a dia do trabalho com as etapas de uma obra. É muito simples: o cliente en-

38 Jornal Design | Serra

tra com o terreno e deixa todo o trabalho nas mãos da Ticiani, recebendo as chaves no prazo acordado e com a garantia de uma estrutura e acabamento impecáveis. Fundada há 15 anos pelos irmãos Marcelo e Fábio, a Ticiani Empreendimentos Imobiliários é reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e dos produtos entregues. Combinando Loja de materiais de Construção, Construtora, Escritório de Engenharia e arquitetos parceiros, oferece suporte completo para realizar seu sonho de morar!

casa


casa

Jornal Design | Serra 39


Fotos Divulgação

40 Jornal Design | Serra

nossa obra


Fotos Divulgação

COMPRE

agora

PAGUE EM

AV. PLANALTO, 725 BAIRRO PLANALTO

FONE: 54 3701-2060 www.ekoambientes.com.br

nossa obra

Jornal Design | Serra 41


Bronzeadores X autobronzeadores Foto Divulgação

Com a chegada do verão, a procura por uma pele dourada é inevitável. Entre tantas opções que o mercado oferece, fica difícil definir qual produto é o mais recomendado. Antes de sair às compras, é importante saber a diferença entre bronzeador e autobronzeador, bem como a necessidade de cada pele. Os bronzeadores contêm substâncias que estimulam a produção de melanina da pele, com o objetivo de promover a pigmentação. A maioria deles contém um pequeno fator de proteção, além de lubrificar a pele, evitando o descascamento. Não é recomendado utilizar o bronzeador associado aos protetores, exigindo que o consumidor tenha cuidado com a exposição solar excessiva para evitar queimaduras. Existem no mercado, ainda, opções de acelerador de bronzeamento, que podem ser usados por quem já está com a pele mais corada. Sua função, como o nome diz, é acelerar o processo e aumentar a durabilidade da cor. A aplicação é a mesma dos bronzeadores: deve ser feita antes de ir ao sol. Por outro lado, os autobronzeadores têm a capacidade de pigmentar a pele independente da exposição solar. Uma substância conhecida por DHA reage aos componentes da camada mais superficial da pele, produzindo o efeito bronzeado. Para um resultado satisfatório, é importante que o produto seja aplicado conforme as orientações, garantindo maior durabilidade e evitando manchas. As melhores marcas de bronzeadores e autobronzeadores estão disponíveis na Sensuale Cosméticos, com uma equipe à disposição do cliente para a escolha do melhor produto para cada tipo de pele.

Antes do autobronze: · 48 horas antes, depile-se; · 24 horas antes, esfolie sua pele com bucha vegetal e sabonete neutro; No dia do autobronze: · Tome banho e não use hidratante ou óleo corporal; · Deixe sua pele limpa e seca; · Espere entre 30 minutos e 1 hora após o banho para aplicar o autobronzeador para melhor absorção da pele; · Use luvas descartáveis para evitar manchas nas mãos; · Agite o spray antes de cada borrifo e aplique por partes; · Borrife em uma área até ver que umidificou sua pele e espalhe o produto com as mãos logo em seguida. Repita em todo o corpo; · Nas mãos e pés, espalhe apenas o excesso de produto das áreas anteriores; · Aguarde 8 horas sem contato com água ou prática de exercícios físicos; · Pronto! Pode tomar seu banho e ver o resultado do seu bronze.

42 Jornal Design | Serra

Cândido Costa, 65 | Palazzo del Lavoro Fone: 54 | 3452.8664 sensualecosméticos@hotmail.com

estilo


ELEITA A MELHOR FRANQUIA DO BRASIL NO SEGMENTO VESTUÁRIO, CALÇADOS E ACESSÓRIOS PELA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. 300 LOJAS - 18 PAÍSES BUENOS AIRES CANNES HOLLYWOOD MADRID ORLANDO PUNTA DEL ESTE RIO DE JANEIRO RUA TREzE DE MAIO, 975 - CIDADE ALTA - BENTO gONçALvES

estilo

Carmen Steffens Jornal Design | Serra 43


Fotos Divulgação Nina Morena

Estação sedução na Nina Morena Sol, calor e muita alegria. A estação mais quente e vibrante do ano chega com tendências pontuadas. Uma onda de liberdade, leveza e sedução invade as passarelas e vitrines da moda. Inspirada no clima da Estação Sedução, a Coleção Verão 2015 da Nina Morena aposta na leveza de tecidos que vão acariciar o corpo. Estamparia exclusiva, transparência sutil, bordados e detalhes ricos para conferir um ar chique mesmo em temperaturas mais elevadas. Tecidos leve e fluidos são apostas da Nina Morena, que, em Bento Gonçalves, é gerenciada pelos empresários Alessandra Mainardi e Fernando Calgaro. Além das blusas, saias e vestidos, os tecidos gelados aparecem também nos macacões, que são os “hits” desse verão. As calças estão em propostas bem variadas, pantalonas lisas ou estampadas são apostas das grifes nacionais e internacionais. Calças cropped, justas e soltas, também caíram no gosto dos fashionistas de plantão e invadem os closets das mulheres modernas. A calça flare já conquistou seu espaço nos looks femininos do verão 2015. As saias, tanto retas, quanto godê e evasê, são apostas certeiras, mas a novidade dessa estação é a saia midi, ela ganha destaque nas passarelas, revistas e blogs de moda, chique, ela garante estilo e elegância na medida certa. Já os vestidos chegam mais soltos no corpo, com corte godê ou evasê, para a noite, em tecidos que refletem brilho ou textura. A renda também rouba a cena para o dia, com destaque para tecidos naturais como o algodão e o linho. As blusas vêm em tecidos leves com detalhe em renda, telas ou bordados, que completam e valorizam os looks. A gama de cores é muito variada, com destaques para os tons lavados e naturais. As cores vibrantes como o pink, laranja, verde e azul continuam sendo as preferidas da mulher brasileira, mas os pasteis estão ganhando espaço. Todas as tendências estão na Nina Morena. Em Bento Gonçalves, na Rua Treze de Maio, 459, sala 07. Fone (54) 3451 5236, com estacionamento exclusivo para clientes (acesso pela rua Saldanha Marinho).

44 Jornal Design | Serra

estilo


Fotos Amanda Vanassi

Os 15 anos sempre serão mágicos Os tempos são outros, mas o sonho da festa de 15 anos ainda existe para muitas meninas. As debutantes querem comemorar em grande estilo, com direito a DJ, selfies e não apenas um, mas dois vestidos. O Atelier Dapieve, adorado por noivas de toda a região, também desenha e executa vestidos para 15 anos – um trabalho que exige atenção aos mínimos detalhes e uma extensa pesquisa de tendências. O desejo por dois vestidos, por exemplo, está conectado ao pertencimento a dois mundos. Numa entrada triunfal, as aniversariantes vêm optando por modelos longos cada vez mais semelhantes ao vestido de noiva, com muitas pedrarias e bordados. As cores

estilo

aparecem de forma delicada, em tons pastel, mas quem não abre mão do branco pode investir em detalhes de cor. A estilista Glauciane Dapieve revela as tendências preferidas para as festas de 15 anos atualmente. “Uma leve cauda, bordados em pedras, tiaras e headbands (faixas usadas em volta da cabeça)”, conta. Depois das formalidades, a aniversariante veste um modelo curto para aproveitar a festa com os amigos. Nesse caso, as meninas têm escolhido tecidos com movimento na parte inferior em tule ou cetim, contrapondo com corpetes bem ajustados ao corpo. Seja qual for o estilo da aniversariante, o vestido perfeito está no Atelier Dapieve.

Jornal Design | Serra 45


Fotos Jornal Design

Gabriela Francio para Recuo Fashion Bag por Gabriela Francio | Assessora de Moda

Na quinta feira de 16 de novembro de 2014, tive a oportunidade de apresentar uma parcela da minha vida profissional ao realizar o lançamento da minha coleção de bolsas em parceria com a Recuo Fashion Bag, empresa conceituada de Bento Gonçalves com especialidade em bolsas e artigos em couro. O lançamento aconteceu na loja da Recuo, e reuniu meus familiares, amigos e clientes da marca para desfrutarem de um coquetel e conhecerem os novos produtos de minha criação. Minha parceria com a empresa iniciou com uma com uma minicoleção de cinco bolsas, que foram apresentadas no lançamento, com uma variedade imensa de combinações de cores e texturas, mas sempre em couro de excelente qualidade. O processo de criação destes produtos iniciou com uma pesquisa sobre o histórico da empresa e seu tipo de consumidor, o que me tornou apta a criar peças com um design diferenciado, porém sem perder a identidade da marca e o foco no que os consumidores desejam. Uma pesquisa também foi realizada para determinar as principais tendências do verão 2014/2015 e poder aplicá-las, de maneira adequada e comercial. Com esta base teórica, o próximo

46 Jornal Design | Serra

passo foi a criação dos desenhos das bolsas, sempre pensando na funcionalidade e beleza que as mulheres desejam neste tipo de produto. Vários tipos de formatos, alças fixas e removíveis, bolsos internos e externos foram acrescentados nos produtos da coleção para torná-los, além de bonitos, práticos. Com a aprovação do design e a produção das peças piloto, partimos para a combinação de cores e texturas, onde a criatividade entra ainda mais em jogo. Com diversas cartelas de couros, criei várias combinações de cores para cada modelo de bolsa desenhado, deixando-as ainda mais belas e variadas. Com todas estas etapas concluídas e as peças produzidas, realizamos o belo evento na loja para o lançamento da coleção Gabriela Francio para Recuo Fashion Bag, que foi um sucesso! Se você não pôde comparecer no dia, não deixe de conferir as lindas peças que criei na loja da Recuo, que fica na Rua Saldanha Marinho, no Centro Comercial Vêneto. Ainda dá tempo! Para finalizar, aproveito para agradecer a todos os que se fizeram presentes neste momento especial, aos que acreditaram no meu talento e a todos que de alguma maneira compartilharam seu carinho comigo e com a Recuo Fashion Bag. Muito obrigada!

estilo


Vízia Óptica traz novidades para o verão 2015

óculos, principalmente nos modelos aviador; - Muitas peças em madeira (wood), dando ar moderno e contemporâneo; - Modelos exclusivos com aplicação de vidro de murano nas hastes. Algumas palavras servem como termômetro da moda eyewear: ousadia, estilo próprio, diferenciação e exclusividade. “Não importa o estilo ou a tribo a que o consumidor pertença. Hoje, o usuário deve pensar em vestir uma peça que o deixe autêntico, focado em seu jeito de ser. Passou a época do medo de errar ou de ousar. O que importa é sentir-se bem consigo mesmo”, orienta Cristiane Milani Marin, diretora de marketing do grupo Vízia Óptica.

Fotos Divulgação

Sempre em busca das novidades do mundo da moda, a Vízia Óptica acaba de receber as coleções primavera-verão que serão sucesso em 2015. São armações e óculos de sol que combinam com o look casual do dia-a-dia até uma montagem de visual diferenciado para usar à noite. Para resumir essas dicas, podemos dizer que as tendências seguirão a moda fashion da confecção: - Cores vibrantes como azul, amarelo, laranja; - Peças bicolores: frente preta com haste azul, frente azul com haste laranja; - Listras e petit poá nas peças; - Modelos arredondados; - Retorno das lentes espelhadas nos

estilo

Jornal Design | Serra 47


Cores e muito estilo no Desfile Chá Beneficente do Rotary Mulheres da Serra O Rotary Club Bento Gonçalves Mulheres da Serra, liderado pela presidente Renita Boscardin Portaluppi, promoveu o sétimo Chá Beneficente com desfile de modas da Horos Acessórios, Bellus Maison, Identidade Homem, Vizia Óptica, Couros do Valleh e Maria Fulana. A renda obtida nesse evento será

revertida para projetos sociais e entidades de nosso município. Entre os projetos beneficiados, está o Projeto Acorde, idealizado e gerido pelo Instituto Tarcísio Michelon. O evento contou com o apoio da Imobiliária Faggion, Rede de Hotéis Dall Onder, Floricultura Saara e Merlo Fotografias.

A Identidade Homem levou à passarela as modelagens slim e super slim. No casual e na alfaiataria, o corte slim valoriza a vaidade masculina. Além disso, os trajes com brilho não deixam as peças passarem despercebidas. O charmoso poá não perde a majestade, no tradicional preto e branco ou colorido, misturando requinte e descontração. Os looks masculinos abusaram da silhueta marcada, bons cortes e ajustes impecáveis.

Modelos: Luis Augusto Zorzi, Leonardo Soares, Gustavo Predebon, Cleber Vidi Glauber Frare, Robson Sartor

A Couros do Valleh arrasou com as marcas exclusivas Luz da Lua, Santa Lolla, Capodarte e Schutz. No vestuário, apostou nas peças em couro com leveza e sofisticação. O estilo luxuoso dos looks prezam um único objetivo: fazer com que toda mulher se sinta confiante e linda. A make ficou por conta de Glaucia Zimmerman; cabelos, por Janete Grégio e equipe Jane Beauty. No dia 12 de novembro, a Couros do Valleh do Lamérica Shopping reinaugura a partir das 17h, com workshop da Capodarte às 19h. Modelos: Idana Spasin, Shayane Casonatto, Viviane Da Campo Olbrich, Juliana Pereira da Silva, Cristiane Toso, Luana Toseto Possamai

Fotos Jornal Design

Matriz no Vale dos Vinhedos e lojas também na sala 8 da Galeria Dall’Onder Grande Hotel e no 2° andar do L’América Shopping

48 Jornal Design | Serra

Rua Júlio de Castilhos, 361. Fone: 3055 2524 facebook.com/ IdentidadeHomemModaMasculina

estilo


Fotos Jornal Design

Modelos: Jéssica da Rocha, Fabiana Lunkes, Letiane Hoffman, Sariele Gua, da Assunção Soares, Fernanda Becker Simone Belusso Brandão

Fotos Merlo Fotografias

A Bellus Maison apresentou looks de festa, ousando com cor, tecidos nobres e cores apaixonantes, além de looks casuais, com sobreposição de estilos e delicadeza em detalhes. A Marthes Casa da Beleza (fone: 3452.1490) deixou as modelos ainda mais belas. Escolha o belo, o divino, escolha ser exuberante.

Rua Assis Brasil, 731, Centro. Fone: 3055 2980

A Vizia Óptica apostou na modernidade e estilo de sua nova coleção verão 2015, com óculos de grau, solares e relógios em marcas como Doce e Gabbana, Colcci, Ray-Ban e Ana Hickmann.

Modelos: Aline Grechi Predebon, Taimara Scartton Gomes, Jésica Parenti dos Anjos, Claúdia Bendo Em quatro endereços: Marechal de Odoro, Saldanha Marinho, Ramiro Barcelos e José Mario Mônaco. Fone: 3452 5933

A Maria Fulana trouxe o seu conceito para a passarela, mostrando muito mais que um estilo: a sofisticação do seu estilo. A coleção de verão abrange desde a alfaiataria clássica da Calvin Klein em P&B até a suavidade dos florais da Cavendish, o casual da Iorani e as formas orgânicas em seda pura de Victor Dzenk. As modelos foram produzidas pelo Andréia Salão Boutique (Av. Planalto, 1020, fone 3055 2866). Modelos: Roberta Barcelos, Eduarda Trevisan, Suelen Penso, Maria Eduarda Angheben, Camila Ballerini, Priscila Ballerini, Indianara Merlo Travessa Manaus, 136, Cidade Alta. Fone: 3055 3405/ 9191 7224

Fora do comum C AV E N D I S H

estilo

Calvin Klein

WHITE LABEL

Marcas importadas exclusivas, você só encontra na

TV. MANAUS,136 - CIDADE ALTA - 54 3055-3405 Jornal Design | Serra 49


Foto Lucinara Masiero

te, banana passa com canela, creme de avelã e chocolate branco com goiabada. Congelados e em embalagens com 10 unidades (290g), os cookies ficam crocantes por fora e macios e cremosos por dentro. O Dolcetto Freddo não é mousse, nem sorvete, é o docinho gelado da Família Zaccaron. A novidade vem pronta para comer de colher em três sabores: brigadeiro, doce de leite e banana, feito artesanalmente e livre de glúten. Junto à fábrica, localizada na Linha 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, está o varejo, onde as pessoas podem adquirir os produtos para levar pra casa ou até mesmo degustá-los no próprio local. Projetado para receber visitantes que queiram viver uma experiência única e agradável tendo o entorno do Vale como uma atração à parte, o varejo funciona diariamente, exceto nas segundas-feiras, das 9h às 17h30min.

Fotos Jornal Design

Foto Lucinara Masiero

Uma explosão de sabores com receitas guardadas por várias gerações. Esta é uma experiência que pode ser, literalmente, degustada na Zaccaron Indústria de Alimentos, que abriu suas portas no Vale dos Vinhedos para apresentar saborosas massas recheadas com molhos artesanais. E, para quem aprecia doces, a empresa lançou a marca Dolcetto do Vale, que assina os cookies e os dolcettos freddos. Os sorrentinos Zaccaron – massas recheadas – atendem tanto o cliente final quanto restaurantes e eventos. Personalizados com o Z de Zaccaron, os sorrentinos ganham ainda mais sabor com os Molhos Zaccaron de tomate, funghi e queijos. Já a linha de alimentos Dolcetto do Vale chega com dois produtos: o Dolcetto Caldo (doce quente) e o Dolcetto Freddo (doce frio). Pronto para assar, o Dolcetto Caldo traz cinco sabores de cookies: chocolate, doce de lei-

Foto Lucinara Masiero

Zaccaron Alimentos: uma nova experiência para o paladar no Vale dos Vinhedos

50 Jornal Design | Serra

estilo


estilo

Jornal Design | Serra 51


52 Jornal Design | Serra

estilo


Fotos Divulgação

Sua festa no Canta Maria A tradição e a farta gastronomia do Canta Maria o Brasil inteiro já conhece. Sempre premiada, sua gastronomia tipicamente italiana é referência há 15 anos. A novidade fica por conta do novo espaço para festas e eventos, recém-inaugurado. O antigo armazém, localizado no piso superior do restaurante, foi reorganizado e especialmente preparado para ser palco de grandes emoções. Seja para casamentos, formaturas, aniversários ou jantares corporativos, o ambiente não tem custo de locação até o

final deste ano e possui capacidade para receber confortavelmente 150 pessoas. A casa oferece diversas sugestões de cardápio para a ocasião, sempre com a garantia de qualidade do Canta Maria. Além disso, a carta de vinhos é selecionada e contempla os principais rótulos da Serra Gaúcha. O espaço climatizado e já decorado do Canta Maria é a escolha perfeita para quem gosta de celebrar em grande estilo. Consulte as condições e agende o seu evento!

Restaurante Canta Maria RST 470, KM 217,5 | Ao lado da Pipa Pórtico Contato: 54 | 3453.1099 | cantamaria@cantamaria.com.br | www.cantamaria.com.br

estilo

Jornal Design | Serra 53


Fotos Divulgação

Social

Luísa Cobalchini Damasio, Gabriela de Oliveira, Rejane Cobalchini e Fabrício Zanotto, no lançamento do Livro Janelas Luxaflex

Rejane Cobalchini , as arquitetas Elisabete Valduga e Maria Cristina Scheneider, Luísa Cobalchini Damasio

Daiane Malinski da Carmen Steffens, Daniela Pasini, Elias Turcatel e Bárbara Puricelli no Chá de Primavera Carmen Steffens, na Clínica Citera

Salete Marcon, Raquel Copat, Tula Czarneki e Liliana Gehlen, em lançamento do verão 2015 na Cotelê Boutique

O gerente comercial da Recuo, Andrios Gostenski, e Gabriela Francio comemorando o lançamento da coleção da estilista para a marca

Mônica e Rogério Francio abraçaram a filha Gabriela no lançamento de sua coleção para a Recuo Fashion Bag

O vice-presidente da Farben, Edmilson Zanatta, e o presidente da empresa, Jayme Antônio Zanatta, receberam empresários locais em evento da empresa

A diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, recebeu o ator Selton Mello em Bento Gonçalves durante a divulgação de seu próximo filme

Fernando Calgaro e Alessandra Mainardi com o pequeno Diogo Mainardi Calgaro, na inauguração da Nina Morena

54 Jornal Design | Serra

Ananda Trucolo, Élida Dias, Ivana Casagranda, Rafael Casagranda Dell’Artino, na inauguração do brechó Cara de Nova

Foto Ana Carolina Azevedo

Foto Natana Fontes

Foto Ana Carolina Azevedo

A fisioterapeuta Michele Pietta em recente especialização na cidade de Beijing, na China

estilo


Fotos Jornal Design

Simone da Campo e Andréia Zucchi Giordani, nas comemorações dos 100 anos do CIC BG

Marta Manente e Henrique Tecchio

Emiliano e Priscila Rubbo, Jaqueline e Camilo Geremia

Iva Vivan e Angela Chiaramonte , no Iva Espaço da Beleza

estilo

Tina e Jamirton Benazzi

Cassiane e Mauri Demarchi

Lênio e Ieda Zanesco

Dirceu e Diana Dalla Costa

Laudir Picoli, Rafael De Toni e Paulo Geremia

Diretoria ExpoBento 2015 no lançamento da 25a edição da feira, que homenageará os 125 anos do município

Ladi e Sabino Rampanelli, Carla Rampanelli Razador, Rosane Menin, Daniela Da Cruz e Bruna Stelo, equipe do Bazar Rampanelli

Jaqueline Bagnara, Cristiane Milani, Jéssica Parente e Raiane Pigozzo

Jornal Design | Serra 55


Jornal Design | Edição 42