Page 1

Ano III - Edição 31 - Novembro/2013

VIDA

Projeto Verão: os tratamentos estéticos ideais para cada corpo CASA

Editando seu closet, por Ricardo Rambo ESTILO

Receitas e drinks refrescantes para receber os amigos


Fotos Morgana Pierosan | Foto Pavan

Editorial Esta edição, que traz uma prévia do que vai ser moda no verão, começa a entrar no clima. Nosso famoso ensaio de capa, portanto, não poderia ser diferente: um ensaio ultracool com a top Aline Caron fotografando, com exclusividade, para Jornal Design em uma tarde de muito sol na Serra Gaúcha. Inicia-se a busca pelas mais lindas inspirações para os meses de calor que estão por vir e verdade seja dita: a gente adora mudanças, ainda mais quando o assunto é o nosso closet. Agora é a hora, peças novas e incríveis já estão em nossas páginas e nas vitrines das lojas. Chegada a hora de decidir quais das tendências apresentadas vamos adotar neste verão, é sempre bem vindo o auxílio de um profissional para que as peças estejam em perfeita sincronia e de acordo com o seu estilo. Para tanto, você pode mergulhar nas dicas do stylist Ricardo Rambo, que preparou uma lista de cuidados para este momento. São novos os tempos que vivemos. No closet e muito além dele. A moda é o novo, o hoje. Queremos agora!

Silvana Aibel Editora

Capa Modelo: Aline Caron Beleza: Iva Espaço da Beleza Looks: Quorum | Vízia Óptica Cenário: Residência Alcides Pasquali Filho | Acquasul Piscinas Foto: Morgana Pierosan | Foto Pavan

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Camila Cervieri | Rosângela Masutti Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Farroupilha | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

2 Jornal Design | Serra

vida


Foto Divulgação

S. .S Operação verão sem neuras O verão está chegando, as roupas vão diminuindo e como qualquer mulher, sempre existe alguma gordurinha que incomoda. Para todas as mortais que se deixaram levar com as delícias do inverno e agora procuram por uma solução mais rápida, os tratamentos estéticos são uma boa opção. Com exclusividade para o Jornal Design, a Clínica Harmonizar fala um pouco sobre os tratamentos oferecidos e esclarece algumas dúvidas sobre estrias, celulites, luz pulsada, enfim, um mix de dicas para quem quer arrasar nesse verão! Jornal Design | Quais são os últimos tratamentos lançados no mercado estético? Clínica Harmonizar | O mercado da estética está em constante evolução. Existem novas técnicas para todas as disfunções estéticas. O laser de diodo para depilação sofreu melhorias nos últimos anos e os tratamentos para gordura localizada estão chegando cada vez mais próximos dos resultados desejados pelas pacientes. As pesquisas nos mostram que todas as tecnologias são importantes e efetivas quando aplicadas na pessoa e no momento certos. Um dos últimos lançamentos é a Criolipolise que tem se mostrado um método seguro e efetivo para redução de gordura localizada. JD | Como funciona a Criolipólise? É indicado para todas pessoas?

vida

CH | É um aparelho lançado nos Estados Unidos que, através de sucção, segura a gordura entre dois painéis, resfriando-a durante a sessão, que dura de uma à três horas, dependendo da área a ser tratada. O congelamento da gordura não afeta outros órgãos, somente as células de gordura serão afetadas e “morrerão” gradativamente, sendo eliminadas pelo metabolismo natural. A cada sessão pode-se perder 20 a 30% de gordura na região tratada. A técnica é indicada para quem possui acúmulo de gordura na região dos flancos, abdome, coxas e culotes. Deve ser respeitado o intervalo de três meses entre uma sessão e outra. O tratamento tem contra indicações relativas que são avaliadas pelos nossos profissionais. JD | Quais são os tratamentos mais indicados para celulite? CH | No tratamento fisioterapêutico da celulite, são utilizadas técnicas como Cavitação, Radiofrequência, Endermoterapia, Drenagem Linfática, Ultrassom e Acupuntura para deixar a pele com a aparência mais uniforme e saudável. A avaliação da celulite é importante para que se possa evidenciar a real causa do chamado “aspecto celulítico” e assim definir o melhor tratamento. JD | E para gordura localizada? CH | Existem várias técnicas que podem ser utilizadas no tratamento da gordura localizada. A principal novidade que a Harmonizar traz hoje é a Criolipólise, mas

Jornal Design | Serra 3


além dela, podemos usar técnicas como Ultrassom, Cavitação - Power Shape Unit Cavit, Endermoterapia e Eletroacupuntura e Intradermoterapia. A Drenagem Linfática Manual atua na potencialização e na manutenção dos resultados obtidos. JD | Para quem quer ficar em dia com o corpo no verão, ainda dá tempo? CH | Sim. Existe hoje no mercado diversas opções para quem deseja se sentir bem com seu corpo. Os resultados irão depender das técnicas que serão escolhidas de forma individual para cada paciente. Salientamos que o relaxamento para diminuição da ansiedade, alimentação adequada e prática de atividade física regular promove resultados muito satisfatórios em tempo reduzido. JD | E para quem quer fazer a depilação à laser. Existem cuidados específicos? CH | Sim, antes de iniciar o tratamento, aconselhamos os pacientes a não utilizar métodos de depilação que retirem a raiz, por exemplo, a cera. É essencial que a raiz do pêlo esteja preservada para podermos atingí-la e eliminá-la. Após o procedimento, indicamos o uso de protetor solar na região que foi exposta ao laser. Por ser um método simples e não agressivo à pele, não exige cuidados exagerados.

JD | Quais os demais tratamentos que a Clínica Harmonizar oferece? CH | Entre os tratamentos estéticos, podemos citar procedimentos para gordura localizada, celulite, flacidez, estrias, manchas na pele, rugas, rejuvenescimento, pós-operatório, entre outras disfunções estéticas. Além disso, a Harmonizar conta com Pilates, Fisioterapia, Estética Facial e Corporal, Fonoaudiologia, Acupuntura, Terapias de Relaxamento, Assistência em Nutrição e Medicina Estética e Dermatologia. JD | Quais são os tratamentos mais procurados pelas mulheres? CH | Variam de acordo com a faixa etária e época do ano. Os tratamentos mais procurados na clínica são para a celulite, gordura localizada e flacidez, que é o que mais fica evidente no verão. Mas é preciso ter cuidado, nem sempre o tratamento da moda é indicado para todas as pessoas. Acreditamos na importância de avaliar cuidadosamente cada paciente antes de definir o melhor plano de tratamento. Orientamos e esclarecemos dúvidas à paciente sempre antes de iniciar um tratamento. JD | Existem tratamentos que você recomendaria para qualquer pessoa por trazer benefícios para a saúde? A drenagem linfática seria uma? CH | Sim, acredito que todas as pessoas deveriam reservar um tempo da sua semana para cuidar da saúde do corpo e da mente. Além de indicar uma atividade física, como o Pilates, um momento reservado para uma massagem, ou até mesmo a drenagem linfática com certeza trazem benefícios que qualquer pessoa pode usufruir.

Foto Divulgação

JD | Qual a diferença entre Laser de Diodo e Luz Intensa Pulsada para remoção de pêlos? CH | Costumamos chamar a depilação à laser de “definitiva” e a luz intensa pulsada de “duradoura”. Ocorre que o laser é mais indicado por destruir os folículos que apresentam pêlos no momento do tratamento. Caso alguns pêlos novos apareçam, eles podem ser tratados com sessões muito esporádicas. A técnica está se tornando interessante, já que as sessões que

antes exigiam um planejamento financeiro, estão sendo oferecidas a preços cada vez mais atraentes, o que aumenta muito o número de adeptos.

4 Jornal Design | Serra

vida


&

Saúde Bem estar Foto Morgana Pierosan | Foto Pavan

Com a vida cada vez mais agitada, as pessoas estão se alimentando da maneira incorreta, ficando mais susceptíveis à doenças e ao envelhecimento precoce. Neste contexto, estão buscando soluções práticas e eficientes que façam bem para a sua saúde, principalmente em relação a qualidade de vida. Os suplementos alimentares, são uma forma de equilibrar a dieta, suprir as carências nutricionais e melhorar o funcionamento do organismo.

vida

Muitas são as opções de suplementos, encontradas em Farmácias de Manipulação, que podem auxiliar na melhora de qualidade de vida: ORGANIC: Suplemento de Cafeína para atletas (promove ação lipolítica comprovada; termogênico; ergo gênico muito utilizado por esportistas para melhorar o desempenho físico).   ORGANIC: Suplemento de Cromo, auxiliar na perda de medidas (o cromo promove redução da resistência insulínica; promove redução da glicose plasmática).   FUCOXANTINA: é um carotenoide marinho que reduz o aumento de peso e acúmulo de tecido adiposo branco. Estudos realizados confirmaram que a sua suplementação também promove redução de glicose sanguínea e da insulina plasmática. I  RVINGIA GABONENSIS: Reduz medidas pela queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicerídeos e melhorando os níveis do colesterol HDL, assim como reduz os níveis de glicose no sangue.    ILEX PARAGUARIENSIS: Promove redução do peso corpóreo, antioxidação, antiglicação, redução dos lipídeos e anti-inflamação. O Ilex é benéfico nas doenças inflamatórias e nas desordens do metabolismo lipídico. R   ESVERATROL: Poderoso antioxidante, retarda o envelhecimento, impedindo a osteoporose, a acne pústula e a demência em pessoas idosas. Baixa o colesterol e a viscosidade do sangue, reduzindo o risco de arteriosclerose, AVC e doenças cardíacas. Antibacteriano, antitrombótico, anti-inflamatório. RHODIOLA ROSEA: Ajuda a aumentar a tolerância aos vários tipos de estresse a que estamos sujeitos diariamente (mental, físico e ambiental). Melhora a memória e a concentração. Aumenta a imunidade. GOJI BERRY: Conhecida como “superfruta”, devido sua grande riqueza em nutrientes e fitoquímicos constituídos de 18 aminoácidos. Proporciona longevidade e bem estar ao organismo. Incomparável poder antioxidante, melhora a saúde ocular, imunoestimulante, protetor da pele, ansiedade, melhora o humor, combate o estresse e auxilia no emagrecimento.  CRANBERRY: Previne infecções no trato urinário. POMEGRANATE: Antioxidante para benefícios da pele. Preserva a molécula de colágeno, previne os efeitos danosos do sol. ÓLEO DE CÁRTAMO: Fonte de Ômega 9 e 6, auxilia o organismo na queima de gordura e na definição da musculatura,

além de equilibrar os níveis de colesterol e regular os processos metabólicos do organismo. ÓLEO DE CHIA: Fonte de Ômega 3, auxilia no emagrecimento de forma natural e saudável. CISSUS QUADRANGULARIS:  Inúmeros estudos vêm demonstrando que  o Cissus reduz significativamente o peso,  a circunferência abdominal e o percentual de gordura corporal. Além disso, ajuda no combate à síndrome metabólica e na resistência a leptina.  Aumenta os níveis de creatina e 5-HTP, e, por isso,  ajuda  a controlar os níveis de ansiedade e a aumentar a massa magra. FASEOLAMINA (Farinha do feijão branco): Reduz a absorção dos carboidratos, aumenta a saciedade, controla a glicemia, reduz o depósito de gordura, melhora o trânsito intestinal, reforça o sistema imunológico, reduz o colesterol. CAFÉ VERDE: Auxiliar do emagrecimento, atua acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gorduras, além de facilitar sua eliminação. Diminui a absorção de açúcar no sangue e maximiza o desempenho muscular. ASHWAGANDA (Ginseng indiano): Indicado como um tônico para aumento da energia com consequente melhora da saúde e aumento da longevidade. Com ação afrodisíaca, antiestresse e contra a demência senil. O   LI OLA (Extrato do fruto da oliveira): Conhecido como “Peeling em cápsulas”. Estimula a produção de colágeno e aumenta o tempo de vida dos fibroblastos. Melhora a elasticidade cutânea e reduz a perda e as alterações funcionais da elastina. Promove diminuição da hiperpigmentação cutânea com melhora da uniformidade da tonalidade da pele. Estimula a renovação celular. Muitas são as vantagens: Pode ser usado em todos os fototipos cutâneos; apresenta boa adesão ao tratamento; não causa desconforto cutâneo, como os peelings tradicionais; apresenta segurança de uso e ausência de complicações.   O conteúdo desta reportagem tem propósitos educacionais sobre o valor das plantas medicinais, não pretendendo, no entanto, substituir os cuidados Médicos em quaisquer dos seus aspectos preventivos, diagnósticos ou terapêuticos. Algumas informações são baseadas em informações tradicionais. Na próxima consulta, solicite ao seu médico ou nutricionista. Fonte: Pharma Nostra, Fagron, Galena, Embrafarma, Gamma, Idealfarma, Portal minha vida.

Jornal Design | Serra 5


Sair da dieta sem prejuízos Isso é possível? Letícia Bettinelli | Nutricionista

Fotos Divulgação

Não faltam convites para rodízios de pizza, chás de fraldas, coquetéis de lançamentos, casamentos, uma cervejinha com fritas, entre outras festividades que envolvem comida boa, mas nem sempre saudável e light. E os compromissos deste tipo, no findar do ano e início do verão vão aumentando a frequência. A pergunta que não quer calar: se eu estou de dieta, posso participar destes eventos? A reposta é bem simples e positiva. Com certeza não devemos deixar de lado a vida social – que nos faz tão bem – pelo fato de estar de dieta ou, simplesmente, por estar seguindo uma alimentação saudável. Mas o que fazer para não prejudicar a dieta? Esta tarefa é simples, porém requer disciplina. É comum as pessoas cometerem alguns erros básicos perante situações de refeições mais calóricas por medo de engordar. Dentre estes erros, o jejum prolongado é um deles. Esta atitude provavelmente é tomada para “economizar” calorias que serão ingeridas em excesso no happy hour. Porém, o adequado é realizar as refeições normalmente durante todo o dia, até duas horas antes do “compromisso calórico”. Principalmente neste dia, será fun-

6 Jornal Design | Serra

damental a realização deste último lanche antes do evento. O tipo de lanche varia para cada pessoa, podendo ser uma porção de fruta ou, até mesmo, um sanduíche natural. Realizando as refeições normalmente durante este dia, espera-se que se inicie a refeição calórica com menos fome e maior tranquilidade nas escolhas alimentares. Mas, o principal motivo para isso, é manter o metabolismo ativo e trabalhando adequadamente. Desta maneira, evita-se picos de glicemia sanguínea que favorecem a lipogênese (formação de gordura) e a reserva de lipídeos no organismo – a temida gordura corporal excessiva, que prejudica tanto a saúde quanto a estética. Também, não é adequado fazer um jejum no dia seguinte, para compensar a comilança, pois nesta situação também ocorrem às variações glicêmicas citadas anteriormente. De modo geral, independente do evento – com alimentos mais calóricos e gordurosos ou não – as refeições que precedem e as posteriores aos eventos, deverão seguir o seu ritmo normal, conforme uma alimentação saudável. Assim, é possível participar de uma vida social intensa e manter a dieta sem prejuízos.

Receita da Nutri Falando sobre festas de final de ano e seus exageros, sugiro uma receita de suco para auxiliar na desintoxicação do organismo. Ele pode ser usado como primeira refeição do dia, após uma noite de festejos. Suco Desintoxicante Ingredientes: 1/2 cenoura; 1 maçã; 1/2 pepino; 1 colher de sopa de chia; 200 ml de água de coco; 1 folha de couve; Hortelã à gosto; Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e deguste.

vida


Gojiberry, a fruta do momento Naiane Thais Gallina | Empresária

Os 10 benefícios da Gojiberry - Rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais (imunidade); - Rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam na

vida

constituição de células protetoras (imunidade); - Rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (interessante para quem quer ganhar massa magra); - Potente estimulante, que auxilia no aumento no nível de energia e na capacidade de concentração; -P ela ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse; - Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes; - Rica em fitoquímicos (carotenóide, zeaxantina, luteína e antocianina) que atuam como substâncias anticancerígenas; - Os carotenóides são substâncias que previnem o envelhecimento da pele; - A zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos; - Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação; - Pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol. As frutas desidratadas podem ser utilizadas na quantidade de duas colheres de sopa ao dia, misturando à outras frutas, assim como a iogurtes, cereais, saladas ou batidas e sucos. A Gojiberry pode ser encontrada nas opções de fruta desidratada, em cápsulas e em pó. Todas essas opções, além de outros produtos naturais para uma vida saudável você encontra na loja Mundo Natural, localizada na Rua General Osório, 170 (próximo à farmácia do Tacchimed). Fone: 3454 – 7407.

Bolinhas saborosas de Goji Com a ajuda da nutricionista Letícia Betinelli, segue uma receita com inúmeros benefícios à saúde, além de ser uma delícia e enganar direitinho aquela vontade de um docinho! Ingredientes 1/2 xícara de amêndoas cruas;   1/4 xícara de aveia em flocos;   1/4 xícara de tâmaras;   01 pitada de sal fino;   1/4 xícara de Gojiberry;   2 colheres de sopa de cacau em flocos; Modo de Preparo Juntar as amêndoas, aveia, sal e tâmaras em um processador de alimentos e triturar até obter uma pasta homogênea, que seja possível comprimir entre os dedos. Coloque a massa em uma tigela e misture com o Goji e os flocos de cacau. Misture tudo e faça bolinhas (tipo docinho de festa). Pode consumir em temperatura ambiente ou refrigerar.

Fotos Divulgação

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na Gojiberry, que é a sensação do momento nas dietas. É uma fruta que cresce em arbustos e tem origem no sul da Europa e da Ásia (principalmente China, Mongólia e nas montanhas do Himalaia). Ele se destaca por ter várias propriedades benéficas à saúde. É uma fruta rica em aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos. A Gojiberry possui uma grande quantidade de nutrientes antioxidantes, por isso é considerada um superalimento. Nela encontramos 18 aminoácidos, elevadas concentrações de vitamina A (beta-caroteno), B1, B2, B6 e vitamina E. Por ser muito rica em vitamina C, que é um poderoso antioxidante, e em carotenóides, a Gojiberry tem ação anti-inflamatória, diminui os níveis de colesterol, regula os níveis glicêmicos e fornece triptofano (precursor da serotonina, o hormônio do bem estar). Segundo estudos publicados no NBCI (National Center for Biotechnology Information), site que concentra diferentes pesquisas americanas, o Gojiberry é capaz de estimular o metabolismo e melhorar o rendimento durante a prática de exercícios, contribuindo para a perda de peso.  Na pesquisa, os voluntários que consumiram a fruta durante 15 dias apresentaram maior rendimento durante atividades físicas e redução da fadiga e do estresse, o que contribuiria para o emagrecimento. Eles também mostraram melhora na função gastrointestinal, melhora na qualidade do sono e capacidade de concentração, além de apresentarem aumento no gasto calórico e redução na circunferência abdominal.  Ação antioxidante A alta concentração de vitamina C eleva o poder antioxidante da fruta. Isso quer dizer que ela é considerada um anti-inflamatório natural, ajudando a prevenir problemas de inflamação dos tecidos, entre eles a celulite, a flacidez e o envelhecimento precoce. Os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que também serão responsáveis por enrijecer os músculos e dar firmeza à pele. Regula o intestino Por ser rica em fibras, a Gojiberry melhora o funcionamento do intestino preguiçoso, além de promover saciedade. Resultado? Menos inchaço na região abdominal e menos fome ao longo do dia. Reduz o colesterol Por conter um ácido graxo chamado Linoleico, a Gojiberry é indicada para diminuir o colesterol ruim do sangue e também o acúmulo de gordura no organismo.

Jornal Design | Serra 7


Foto Enus Lanfred

Projeto verão: exercício físico e boa alimentação! Sinara Gnoatto - Profissional de Educação Física - CREF 003574 Daniela Zorzi Locatelli - Nutricionista Clínica - CRN2 6700 A primavera chegou e com ela, as primeiras sensações do verão. O calor pede roupas leves e é nesta hora que muitas pessoas lembram o projeto do verão passado, mas que caiu no esquecimento junto com a troca de estação: deixar o corpo em dia para o próximo verão! Que atire a primeira pedra quem nunca terminou um verão planejando o modelo corporal do próximo. O problema é quando “o próximo” chega e nada foi feito. Como diz um velho amigo: o tempo vai passar, você fazendo ou não! É nessa hora que bate o desespero, e a busca pela receita milagrosa objetivando um corpo “sarado” faz homens e mulheres, dos mais inteligentes, cometerem as maiores sandices. Na busca pelo corpo perfeito, ou hegemonicamente considerado desejado, experimenta-se todo tipo de dieta, abuso nos exercícios, utilização de fármacos, etc. geralmente indicados por um amigo ou pela fiel internet. Não é novidade que um processo de emagrecimento saudável, e que também proporcione o modelo corporal almejado, deve ser gradual e lento para que seja duradouro. A maioria das propostas de emagrecimento – tanto por parte da nutrição, como por parte do exercício físico – fracassa, porque a resposta é gradual e lenta. Não vem de um dia para o outro. Os resultados são percebidos ao longo de meses, e até anos. Num processo de emagrecimento saudável é necessário paciência e persistência. O corpo humano necessita diariamente grande quantidade de nutrientes para o fornecimento de energia, crescimento, desenvolvimento e manutenção dos tecidos corporais, como proteínas, lipídeos e carboidratos, sendo este último considerado um dos mais importantes da dieta, seja do ponto de vista da saúde ou esportivo. Eles são denominados nutrientes energéticos, pois são utilizados como combustíveis alimentares para o metabolismo. As vitaminas, minerais e água também são indispensáveis, embora em quantidades menores. Existem muitos nutrientes que o organismo não consegue produzir, ou não produz

8 Jornal Design | Serra

em quantidade suficiente, então é necessário obtê-los através dos alimentos. A alimentação adequada é fundamental para um indivíduo que esteja praticando atividade física, pois fornece substratos necessários para o corpo realizar os exercícios. Utilizando os alimentos corretos pré e pós-treino, é possível aumentar o desempenho e otimizar os resultados do exercício. Antes do exercício físico é recomendado o consumo de carboidratos de alto e baixo índice glicêmico para fornecimento de energia instantânea e ao longo do treino. Eles ajudam a preservar a massa muscular magra, evitando sua degradação. O carboidrato de alto índice glicêmico é recomendado 30 minutos antes do exercício, e o carboidrato de baixo índice glicêmico, combinado com proteínas magras, até 3 horas antes de se exercitar. Exemplos de carboidratos: frutas, sucos naturais, bolachas, massas com molho leve (pouca gordura), batata, pão, entre outros. O consumo de um sanduíche integral até 3 horas antes de um treino mais intenso é uma boa dica. DICA IMPORTANTE: ficar sem comer antes de qualquer atividade física é prejudicial à saúde, pois além de perder massa magra, você corre o risco de ter uma hipoglicemia, podendo causar tonturas, fraqueza, desmaios e, em alguns casos, quedas que podem levar à sérias lesões. Após o exercício físico é recomendado o consumo de proteínas associadas aos carboidratos. A combinação destes contribui para a construção e manutenção da massa muscular. Carnes de frango, peixe e gado sem capa de gordura, ovos, leite e derivados são exemplos de proteínas acompanhadas por carboidratos: arroz ou batata ou polenta ou aipim ou pão, dentre outros. Combinando o acompanhamento do educador físico e nutricional, você poderá atingir seus resultados em pouco tempo, pois é feita uma avaliação detalhada que irá lhe informar quais são os exercício adequados e alimentos ideais para sua atividade física. É o nutricionista quem avalia a necessidade de um suplemento

nutricional, pois na maioria das vezes, a pessoa consegue atingir suas necessidades somente com os alimentos corretos. O corpo humano é composto por 70% de água, por isso a hidratação não pode ser esquecida. Quando fala-se em água, não vale chimarrão, café e sucos. O corpo precisa de água pura para o transporte dos nutrientes, ou seja, não adianta uma alimentação adequada e esquecer de quem transporta os nutrientes. A água, junto com o potássio, magnésio e cálcio, também ajuda a evitar as câimbras. Uma “receita” que tem sido difundida atualmente indica a prática de exercícios físicos pela manhã, em jejum. De todos os equívocos cometidos na busca pela concretização do “projeto verão”, o maior deles é omitir o café da manhã. O corpo humano precisa de energia para trabalhar, se exercitar, para o lazer, etc. Essa energia é proveniente dos alimentos, e o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Ele é a chave para uma dieta bem sucedida. A subtração do café da manhã provavelmente deixará a pessoa com pouca energia, com dificuldade de concentração, impaciente e irritada, além de ter sua energia diminuída para realizar o treino, não importando a modalidade escolhida. E o mais grave: o primeiro alimento que aparecer na frente será devorado num piscar de olhos, sendo ele nutritivo ou não. Portanto programe-se. Respeite seu corpo, estabeleça metas a médio e longo prazo e seja persistente. O tempo vai passar e o próximo verão vai chegar. É você quem decide se será um verão saudável, ou não.

Fone: (54) 3055.4491 www.phantomacademia.com.br

vida


Com exclusividade para o Jornal Design, a nutricionista Letícia Bettinelli , formada pela Universidade de Caxias do Sul e especializada em Nutrição Clínica Personalizada pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde, fala um pouco sobre a nutrição estética, isso é, como uma boa alimentação pode refletir em um corpo saudável, além de dar dicas de alimentos que vão deixar você com uma pele linda e bronzeada! Jornal Design | Do que se trata a nutrição estética? Letícia Bettinelli | A nutrição estética possui como base a promoção e manutenção da beleza de dentro para fora, atuando na prevenção e no tratamento de desordens estéticas relacionadas principalmente à forma corporal, cabelos, unhas e pele. Uma boa alimentação reflete no nosso corpo como um todo. Ao trabalhar uma alimentação com foco na estética, obtemos melhores resultados nos tratamentos com cosméticos e nos tratamentos estéticos. JD | Muito se busca uma boa forma, como é possível obter através da alimentação? LB | Ao trabalhar uma alimentação saudável, é possível obter os mais diversos resultados, desde o emagrecimento até trabalhos para ganho de massa corporal. A boa forma é consequência de vários fatores, entre eles a educação alimentar, pela qual são organizadas as refeições e distribuídas adequadamente durante a rotina do indivíduo. Além de controlar a quantidade de calorias, se faz necessário um olhar especial para a qualidade destas calorias, principalmente quando se fala em estética. Cada plano alimentar é individualizado, levando em conta os objetivos e também as atividades diárias, incluindo o exercício físico – frequência e intensidade. JD | Existem alimentos que podem ser considerados um elixir da saúde e que ajudam na estética? LB | Para que o alimento se transforme em energia dentro do nosso organismo, as células do corpo necessitam de oxigênio. Neste processo de digestão são liberadas substâncias denominadas radicais livres, que são moléculas instáveis ligadas à processos inflamatórios. Estas moléculas danificam células sadias, podendo desencadear processos maléficos e danosos ao corpo. Estes radicais livres são combatidos pelo próprio organismo e causam efeitos adversos. A ingestão de alimentos ricos em antioxidantes auxilia na inativação ou redução dos danos causados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular precoce (ação anti-aging) e também, o desenvolvimento de inúmeras doenças. Algumas substâncias possuem alto poder antioxidante, como os carotenóides, vitaminas A, C, E e B12, flavo-

vida

nóides, selênio, manganês, zinco e magnésio. JD | Fazer dietas para o verão podem prejudicar nosso corpo? LB | Dieta é um termo que causa arrepios em algumas pessoas, pois remete à ideia de restrição e fome. Realizar um processo de emagrecimento saudável é sempre uma ótima ideia em qualquer época do ano. O importante é que isto seja feito de forma gradativa e sem causar deficiências de nutrientes no organismo. É possível iniciar uma dieta para arrasar no verão, mas se este processo iniciar próximo ao período de final de ano é necessário estar ciente que nem todo o resultado será obtido antes de ir à praia, mas sim ao longo do ano. JD | Que melhoras estéticas a alimentação pode nos trazer? LB | Uma alimentação completa e equilibrada em calorias e nutrientes possibilita inúmeros benefícios estéticos. Dentre estes benefícios pode-se citar uma aparência mais jovem da pele, minimização da acne e tratamento da celulite. Permite também cabelos mais sedosos e brilhantes, fortalece as unhas e possibilita um bronzeado mais duradouro, sem falar de um corpo com formas harmoniosas. JD | Qual o segredo para não se viver em um efeito sanfona? LB | Quando se deseja emagrecer à qualquer custo, as pessoas realizam dietas malucas que emagrecem rapidamente, mas que não permitem ser seguidas por muito tempo. Então, quando a dieta cansa, a pessoa volta a engordar. Esta instabilidade de peso, que denominamos efeito sanfona, traz diversos problemas estéticos como flacidez e estrias, além de gordura localizada – difícil de eliminar. Para estar livre deste efeito sanfona, o segredo é ter consciência que não existe mágica para reduzir o peso e, sim, deve-se passar por um processo de mudança de comportamento, que até pode ser mais demorada, mas é definitiva. JD | Quais as dicas para um corpo saudável e hidratado nesse verão? LB | A nutrição interna do nosso organismo reflete no meio externo, incluindo a pele. Para ter uma pele saudável, bem hidratada e nutrida, a dieta deve ser equilibrada. Nutrientes básicos que devem ser ingeridos diariamente são as fibras, cereais integrais e vegetais (saladas e frutas). Assim como a inclusão de alimentos funcionais deve ser diária, também é necessário reduzir o consumo de produtos prejudiciais como doces e gorduras saturadas. Mas, falando em hidratação, o mais importante é tomar muita água durante o dia para realizar a hidratação da

Foto Divulgação

Nutrição Estética Os alimentos podem ser seus melhores amigos para a boa forma pele de dentro para fora. Podemos contribuir na hidratação com a utilização de chás, água de coco e sucos naturais não adoçados. JD | Existem algumas dicas para amenizar ou sumir com as celulites para esse verão? LB | A lipodistrofia ginóide, mais conhecida como celulite, possui inúmeras causas, desde hereditariedade, alterações hormonais, falta de atividade física, hábito de fumar, descuido com a alimentação e até problemas circulatórios. A celulite pode ser tratada, amenizada e prevenida por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e cuidados dermatológicos. Na alimentação, devemos tomar alguns cuidados como: preferir fontes magras de proteína, consumir diariamente vegetais, fazer uso de alimentos integrais, reduzir o consumo de sódio, evitar o uso de refrigerantes e bebidas alcoólicas, preferir sucos naturais e água (dois litros por dia). Fundamental é a substituição das frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas. Evite alimentos ou preparações gordurosas como bacon, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, e doces como bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e sorvetes. JD | Após a temporada de verão, existem alimentos para manter a pele bronzeada e hidratada? LB | O consumo adequado e dentro das recomendações diárias de vitamina A, C e do complexo B, além do mineral zinco auxiliam na preservação do bronzeado por mais tempo na pele. A inclusão de nutrientes fotoprotetores na dieta habitual auxilia na prevenção do fotoenvelhecimento, atribuído à exposição da pele aos raios solares. O excesso de sol pode acarretar em danos na pele como rugas, ressecamento, manchas e flacidez dérmica. Dentre os alimentos fotoprotetores, podemos citar: Carotenoides: os vegetais amarelo-alaranjados auxiliam no bronzeado, porém devemos ter cuidado com o consumo exagerado, pois estes alimentos podem provocar uma coloração amarelada na pele, que, com a redução do seu consumo diminui ou some. Alimentos que fazem parte deste grupo são a cenoura, mamão, manga e abóbora. O licopeno (tomate, goiaba, melancia) também faz parte deste grupo de antioxidantes naturais. Vitamina C: as frutas cítricas são ricas nesta vitamina que participa da síntese de colágeno (elasticidade da pele). Também, é um potente antioxidante que atua contra os radicais livres. Vitamina E: óleos vegetais, germe de trigo, nozes e castanhas são anti-inflamatórios. Proteínas: presentes nas carnes, leites e derivados, soja e oleaginosas, atuam na renovação da pele e construção de tecidos.

Jornal Design | Serra 9


Fotos Divulgação

Suplementos alimentares: conheça os principais tipos e suas funções Fernanda Godoy Farto | Nutricionista Com a chegada do verão há um grande aumento no número de frequentadores de academia em busca de um corpo definido em busca da famosa e tão desejada massa magra. Mas, para o resultado aparecer, é necessário disciplina alimentar, disciplina no treino e muita paciência; um conjunto de fatores que nem é lembrado pela maioria dos seres humanos devido à outros fatores, como ansiedade e imediatismo. Às vezes, e não muito raramente, mesmo seguindo um treino com rigor, os efeitos acabam ficando distantes do esperado, principalmente para os tipos físicos fadados pela genética, uma constituição corporal menos provida de massa magra. É nessa hora que uma ajuda extra pode ser bem vinda, ou seja, os suplementos alimentares. Para definirmos essa ajuda, é preciso saber como é a rotina alimentar do paciente, se há deficiência de nutrientes, se a quantidade e intensidade de exercícios pedem suplementação ou se suas necessidades já são supridas pelas refeições. Fora isso, ainda é necessário fazer uma avaliação clínica do paciente, para saber se há deficiência hormonal, problemas cardíacos, renais ou hepáticos. É comum ouvir que tais produtos fazem mal ao fígado e aos rins, mas complicações só costumam aparecer nas pessoas que já têm pré-disposição à doenças nesses órgãos, pois as substâncias essenciais desses suplementos já são sintetizadas naturalmente pelo organismo. Caso contrário, não há risco. Suplementos mais comuns no mercado Pré treinos Em sua composição há vasodilatadores que facilitam a passagem de oxigênio e psicoestimulantes pelos vasos sanguíneos e faz com que eles cheguem às células musculares mais depressa. Dessa forma, oferecem ao usuário mais pique e força para fazer atividades físicas. Tomar de 30 a 45 minutos antes do treino. Excessos serão absorvidos pelo corpo. Termogênicos São suplementos que ajudam a acelerar o metabolismo e o processo de termogênese, que aumenta a temperatura do corpo e auxilia na queima de gorduras. O recomendado pela maioria dos produtos é uma cápsula de 15 à 60 minutos antes da prática de atividade física, mas alguns sugerem uma cápsula especificamente no café da manhã e outra após às 6h ou 8h. Como são psicoestimulantes, não pode exceder a dosagem padrão dentro de 24h.

10 Jornal Design | Serra

Aminoácidos - famosos BCAA Conjuntos de aminoácidos que formam as proteínas, principais constituintes das fibras musculares. Apesar de o corpo produzí-los, é importante fazer suplementação caso sejam feitos exercícios aeróbicos intensos, uma vez que os níveis de glutamina (o aminoácido mais conhecido) caem durante o treinamento. A falta desse aminoácido pode causar perda de massa muscular (catabolismo) e enfraquecimento do sistema imunológico, pois se o organismo não dispuser de energia suficiente para realizar a atividade física, passa a usar aminoácidos dos músculos para suprir a demanda. Ideal ingerir 15 minutos antes e logo após o treino. Proteínas Se determinado músculo está sendo constantemente exercitado, o corpo naturalmente aumenta o aporte de proteínas para ele, deixando-o mais forte e torneado. O princípio dos suplementos proteicos é fornecer a matéria-prima desse processo e permitir a produção de fibras musculares. - Whey Protein: é a proteína presente no leite e o suplemento mais usado nas academias. Como é de fácil absorção, promove rápida reconstrução muscular e é ideal para atletas de alto nível. Quando tomar: logo após o treino, período em que o efeito de reconstrução e fortalecimento muscular é mais intenso. Se for ingerido antes, o Whey não terá o mesmo efeito e ainda pode levar ao acúmulo de gordura. Excesso: é excretado nas fezes. Caso não se siga uma dieta balanceada, pode contribuir para o acúmulo de gordura. -A   lbumina: é uma proteína de fácil absorção proveniente do ovo, com a mesma função das outras: promover ganho de massa muscular. Quando tomar: logo após o treino, período em que a absorção proteica é mais eficiente. Excesso: como qualquer proteína, o excesso é excretado nas fezes ou acumulado como gordura. Creatina É um ácido encontrado naturalmente no organismo e que ajuda a fornecer a forma de energia mais usada pelo corpo: o ATP. Quando há contração muscular, a molécula de ATP passa por um processo chamado hidrólise e libera fosfatos, que fornecem a energia necessária para o movimento. Ao final de aproxima-

damente 10 segundos, essa energia é consumida e é necessário mais ATP para novas contrações. Suprir essa demanda é a função do fosfato presente na creatina. O melhor momento para tomar é após o treino. Se for em pó, pode ser misturada com o Whey Protein. Não há estudos que esclareçam os efeitos do excesso de creatina. Carboidratos São os combustíveis do organismo. Muitos atletas de alto nível precisam usar suplementos à base de carboidratos para suprir necessidades energéticas. São indicados também para pessoas com massa muscular abaixo do normal, assim alcançando o padrão para seu peso, altura e idade. Maltodextrina e Dextrose São carboidratos de absorção lenta, extraído do amido de milho. Possui alto índice glicêmico, ou seja, promove elevação do nível de glicose no sangue, fornecendo energia. Para controlar a quantidade de açúcar, o organismo produz insulina, que auxilia na síntese de proteínas, o que acaba contribuindo para a reconstrução muscular. Além disso, atua no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam proteínas, creatina ou glutaminas. Deve ser tomado logo após a atividade física e, caso não for acompanhado de alimentação balanceada, pode engordar. No entanto, não existem estudos que descrevam os efeitos colaterais. Suplementos hormonais Estimulam a produção de hormônios e auxiliam no ganho acelerado de massa muscular, já que são altamente anabólicos. Importante ingerir apenas sob prescrição médica, pois doses em excessos de suplemento hormonal é absorvido pelo corpo e intensificam as reações adversas. Ainda existem alguns efeitos colaterais, como infertilidade, disfunção hepática e renal. Em mulheres, pode haver aumento da quantidade de pêlos e do clitóris, desregulação do ciclo menstrual, engrossamento das cordas vocais e calvície. Em homens, aumento das mamas e impotência sexual.

Para saber qual suplemento ideal e as quantidades certas para o seu treino, procure um Nutricionista Especializado em Nutrição Esportiva.

vida


Fotos André Majola

Pegoraro Clínica Odontológica, Estrutura moderna e ambiente aconchegante Quando percebemos que necessitamos de um tratamento odontológico, normalmente aparecem algumas questões que são no mínimo preocupantes, como por exemplo, em relação ao tempo necessário para fazer tratamento, se vai doer e quanto vai custar. A Pegoraro Clínica Odontológica tem como principal objetivo atender a expectativa dos pacientes minimizando o máximo possível essas questões. Em relação ao tempo e duração de um tratamento, vai depender da disponibilidade do cliente, pois a clínica se adapta às necessidades de horários. Sempre voltada para o futuro, dispõe de aparelhos de última geração e está equipada com tecnologia de ponta; que minimizam a dor e o desconforto, motores de alta rotação com muito menos ruído, laser para clareamento e alívio de dores crônicas, sistema de captação de imagens e outros. “Estamos vivendo uma odontologia onde o impossível não existe mais, seja pelo avanço das pesquisas, das técnicas ou dos produtos que nos são propostos. Uma odontologia que nos permite reabilitar pacientes

vida

que se encontram nas mais adversas situações, uma odontologia que nos possibilita devolver a beleza aos que a perderam ou proporcioná-la à quem nunca teve. Mas para que tenhamos o conhecimento necessário para oferecermos isso aos nossos pacientes, devemos estar em íntimo contato com a informação e com a formação.” – enfatiza Cleiton Ricardo Pegoraro, especialista em Implantes Dentários, em Prótese Dentária, habilitado em Sedação Consciente com Óxido Nitroso e especialista também em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. A estrutura da Pegoraro Clínica Odontológica, que está completando 10 anos de atuação em Bento Gonçalves e região, é composta por agradável sala de recepção, sala de esterilização, de recuperação, de radiologia e sala de prótese. Possui dois consultórios, sendo que um deles é um bloco cirúrgico, equipado com micro câmera, oxímetro de ponta e laser de média potência. Em uma localização privilegiada, tem sua sede no sétimo andar do Centro Profissional São Rafael, na Rua Visconde de São Gabriel, 396, salas 71/72.

Jornal Design | Serra 11


Foto Divulgação

Foto Divukgação

Desenvolvimento da Autonomia Letícia Casonatto – Pedagoga e Psicopedagoga Todos os pais desejam que seus filhos cresçam, se desenvolvam e sejam felizes. Para tal, os pais necessitam promover a autonomia de seu filhos. Ser autônomo é a capacidade de assumir responsabilidades, mesmo que sejam pequenas, considerando as necessidades pessoais e do outro. Incentivar sempre a criança a cuidar dos seus pertences e dos materiais de uso comum é sempre importante. Esse desenvolvimento significa ajudá-las a progredir na definição da própria identidade , no conhecimento e na valorização de si mesmas. A essência da autonomia consiste no fato de que as crianças se tornem capazes de tomar decisões por elas mesmas. O que é diferente da liberdade completa. A autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor caminho

12 Jornal Design | Serra

da ação. E mais: assumir as responsabilidades de sua escolha. Não se trata de deixar a criança decidir sempre sozinha, assim como também não devemos abusar da autoridade de pais. É preciso possibilitar que a criança expresse seu desejo, aprenda a fazer escolhas e assim desenvolva sua autonomia. Na medida em que a criança pode escolher e decidir ela tem a possibilidade de desenvolver a capacidade de discernir entre o certo e o errado, de acordo com suas convicções e os valores transmitidos por sua família. Os pais podem e devem ajudar no desenvolvimento da autonomia da criança incentivando-a a aprender, demonstrando interesse pelas coisas dela, dialogando, dando responsabilidades, brincando e proporcionando momentos em que a criança possa fazer suas escolhas.

TRX (Suspension Training) Bruna Tansini | Fisioterapeuta O TRX consiste em um treinamento em suspensão, ou seja, o corpo fica suspenso durante todo o tempo, no qual trabalha contra a gravidade e o peso do corpo se torna a resistência. Esse sistema se distingue dos exercícios tradicionais pelo fato de que os pés ou as mãos dos usuários geralmente estão apoiados por um único ponto de âncora, enquanto a extremidade oposta do corpo está em contato com o solo. Com ele é possível graduar a intensidade do treino, usando para isso o peso corporal e a inclinação. Dessa forma, trabalha componentes como força, resistência, coordenação, flexibilidade, potência e estabilidade do core.

Uma das grandes vantagens é que ele pode ser realizado por pessoas de todos os níveis de habilidade e condicionamento físico. Para quem quer aderir, há uma série de benefícios. Entre eles, a melhora da estabilidade do core (unidade integrada de músculos que mantêm a coluna alinhada durante todos os movimentos, prevenindo lesões), flexibilidade, equilíbrio, melhora da postura, diminuição da incidência de lesões, diminuição e fortalecimento dos músculos da coluna vertebral. Para quem procura manter o corpo em forma a união do TRX e exercícios de pilates é uma das apostas para esse verão!

vida


Foto Divulgação

Infância: um tempo que não volta Patrícia Giuriatti | Psicopedagoga Clínica e Institucional “Atrasado”, “apressado”, “estressado, “preocupado”, “falta tempo”. Por acaso essas palavras, lhe são familiares? Já ouviu alguém pronunciá-las? O que está por traz de tais expressões? Afinal, que movimento é esse? A sociedade contemporânea, com seus avanços científicos e tecnológicos, nos permite a qualquer instante, usufruir de equipamentos, bens e serviços que facilitam o acesso ao conhecimento e o contato com pessoas, ainda que virtualmente. Estariam “eles” também nos trazendo essa sensação de “atraso” e “de não estar dando conta”? Percepções estas relacionadas ao fato de que milhares de informações são divulgadas pela internet a cada minuto; o celular comprado hoje já estará “desatualizado” amanhã; você está focado numa ação e não conseguiu ler aos seus e-mails; você tem uma hora para almoçar, precisa sair correndo e ainda levar seu filho para escola mas ele quer brincar mais um pouco; dentre tantas outras situações corriqueiras que fazem emergir a “sensação interna” de não dar conta? Em um universo onde equipamentos são criados para facilitar a vida e com isso possibilitar que se tenha “mais qualidade de vida” porque estar “estressado” ou “cansado”? Aonde esta corrida lhe levará? Quando você “chegar” nesse lugar, que talvez, nem tenha certeza onde fica ou até mesmo o que lhe proporcionará, você, de fato, se sentirá satisfeito e feliz? Enquanto o ser humano está em busca de algo externo, correndo contra o tempo para chegar lá, mais distancia-se de si mesmo e do outro. E o que pensar, quando esse “outro” for sua família, for seu filho ou filha? Haverá uma segunda chance? Ou, quando você olhar para o lado verá que o bebê já não está mais ali, transformou-se na criança, no adolescente ou talvez no adulto.

A criança requer tempo, espaço, necessita de presença, é assim que ela compreenderá sua organização física, dará significado e sentido ao seu viver, integrando no seu cotidiano o “Ser” que nela pulsa, que sente, que pensa, se emociona e se expressa, desenvolvendo a percepção de si mesmo, para em seguida ser capaz de agir no mundo, sentir-se inserida no contexto social, seja ele: família, escola, grupos de amigos ou sociedade. Algumas frases ou expressões tem marcado o contexto familiar atual: “quero que meu filho tenha a oportunidade que eu não tive”, “quero dar para meu filho o que os meus pais não puderam me dar”, “quero oportunizar uma boa educação”. Sob essa perspectiva da necessidade de educar, trabalhar, dar sentido e prazer à vida, é comum esquecermos que a infância não é uma questão de faixa etária, mas sim de um tempo vivido, um tempo rico de experiências lúdicas, de explorações, de brincadeiras, de brinquedos. Viabilizar a concretização da infância é respeitar o ser em desenvolvimento, o qual você chama de filho. Já se perguntou o que seu filho espera de você? Possivelmente, espera presença amorosa e disposta a mostrar caminhos, espera que você conte e explique sobre esses diferentes universos e que ainda os incentive a explorar e a reinventar a forma de percorrê-los, espera conhecimento e afeto, e que você brinque e divirta-se com ele no deleite prazeroso da presença um do outro. E o tempo para fazê-lo é agora, é hoje, desligando o piloto automático (que faz com que todos almocem rapidamente não apreciando o sabor do alimento, percebendo que a internet “rouba” você de seu filho e vice-versa) e ligando o botão da atenção consigo mesmo e com o outro, percebendo as reais necessidades e explorando esse vasto universo de

possibilidades de forma coerente com o resultado que você deseja: a felicidade de seus filhos. Compete à família a tarefa de estruturar o sujeito em sua identificação, individuação e autonomia, elementos que desenvolvem-se à medida que a criança vivencia a experiência de afeto, quando lhe contam histórias, falam sobre as coisas do mundo expressando também o que sentem e pensam a respeito dele, ensinando-lhe a arte da convivência. E o que tem isso haver com a aprendizagem? Com o sucesso escolar? Aprender é sentir-se pertencente ao meio social, sendo proativo, enriquecendo-o com seu pertencimento e contínuas contribuições e “o brincar favorece que o sonho e que o impossível se materializem. Aprender, apesar de estar muito próximo do brincar, é apropriar-se de uma cultura e de um conhecimento para poder recriá-lo”(Parolin, 2005).

A exemplo do ex-aluno Marcelo Guindani, descobri um talento para o Teatro no grupo da escola que vou levar para a vida toda. Esse é o meu jeito Marista de aprender. Julia Lunelli 8ª série do Ensino Fundamental

colegiomarista.org.br/matricula vida

54 3449 2600 Jornal Design | Serra 13


Foto Divulgação

Quiropraxia pediátrica Kely Ana Mattei | Quiropraxista A coluna vertebral geralmente se desenvolve perfeitamente até o final da gravidez. É o que acontece em torno do nascimento e nos meses seguintes que podem perturbar o funcionamento normal da coluna vertebral. O próprio processo do parto pode ser muito traumatizante e causar a subluxação, considerando a força utilizada para girar e puxar o bebê do ventre da mãe, tanto no parto normal, quanto na cesariana e o pior, quando o fórceps é utilizado. A quiropraxia pode prevenir e tratar problemas simples que se desenvolvem na infância, apenas com o realinhamento das vértebras e articulações subluxadas (desalinhadas) nas crianças. Recentemente, um artigo publicado no “Jornal of Manipulative and Physiological Therapeutics” mostra o benefício da quiropraxia e crianças que sofrem de “enurese noturno”, mais conhecido como o ato de urinar na cama. O artigo mostra uma melhora importante em crianças com este problema quando comparadas à crianças que não receberam os cuidados da quiropraxia. Foram pesquisadas 171 crianças que sofriam de

14 Jornal Design | Serra

enurese, em média de sete noites por semana. Com o tratamento quiroprático, as noites molhadas se reduziram para quatro por semana e após o primeiro mês do tratamento, 75% das crianças mostraram uma redução de 50%. Surpreendentemente, em algumas crianças a melhora é imediata, bastando o primeiro ajuste de quiropraxia. Estes procedimentos dispensam o uso de medicamentos para corrigir a disfunção. Em outras palavras, os profissionais consideram o ajuste, a melhor maneira de tratar o problema, já que é considerado o fator psicossomático (medos), um dos maiores vilões da infância. Além deste estudo, alguns trabalhos publicados mostram a eficácia da quiropraxia em crianças que apresentam um quadro asmático, onde os ajustes vertebrais ajudaram a diminuir as crises ou até mesmo cessá-las. Um exame precoce pode detectar a disfunção articular, corrigindo-a facilmente. Se a disfunção articular não for corrigida, pode comprometer a medula espinhal ou os nervos que controlam os músculos e os órgãos da criança. Em alguns casos, a disfunção articular sem correção pode causar deformidades na coluna

vertebral, que se apresentará na fase da adolescência. As causas das subluxaxões articulares, geralmente são as atividades diárias. No caso das crianças, as brincadeiras na escola, os esportes, as quedas, os vícios posturais inadequados e carregar a mochila muito pesada são alguns exemplos. Além disso, hoje em dia o uso excessivo do computador e dos vídeo games contribuem para um aumento significativo nas disfunções articulares, tanto na infância quanto na adolescência, pois a criança permanece muitas horas na mesma posição, o que ocasiona tensão muscular e sobrecarga na coluna devido a má postura. Seu filho pode aprender bons hábitos de saúde desde pequeno, colhendo os benefícios na idade adulta, para isto depende única e exclusivamente de você para que faça a sábia decisão a respeito dos seus cuidados com a saúde. A filosofia tradicional de tratar dos sintomas e esperar que as patologias apareçam para que só então se tome uma providência, com certeza não é a mais acertada. É por esta razão que cada vez mais as famílias aderem à quiropraxia como forma preventiva de cuidado com a saúde.

vida


casa

Jornal Design | Serra 15


Projeto de André Martins | Créditos Clausen Bonifácio

Editando seu closet Ricardo Rambo | Personal Stylist O closet ideal é aquele em que você encontra as peças certas. Com exclusividade para o Jornal Design, o personal stylist Ricardo Rambo dá dicas preciosas para todos os leitores que querem organizar seus closets de uma forma prática para facilitar a vida na hora de se vestir! Os cinco mandamentos básicos para um armário organizado: - Compre bons cabides; - Agrupe saias com saias, calças com calças, blusas com blusas. O passo seguinte é ordenar cada grupo por cor, dos tons quentes aos frios. - Classifique as prateleiras por temas: a roupa de ginástica junto com artigos esportivos, por exemplo; - Vestidos de festa também devem ficar no mesmo lugar; - Tente ocupar os cantos mortos; - Dê o seu toque final ao organizar seu closet.; Vantagens de ter um closet inteligente: - Um armário com roupas adequadas e de boa qualidade: a escolha na hora de se vestir vai ser mais eficaz

16 Jornal Design | Serra

e rápida; - Ao fazer compras, é mais fácil identificar exatamente o que precisa: economiza-se dinheiro, e tempo e evita-se erros; - Combinações certas e mais opções na hora de se vestir: as roupas vão se multiplicar; - Torna-se um closet de fácil atualização; Primeiro passo: limpar Preparação: Tire as roupas do closet e separe; peças que você não vai usar nesta temporada devem ir para o fundo, limpas. Ação: Hora do desapego, deixe partir, fluir. Viva o presente, sem o peso do passado. Saber que somos passageiros, sem posses, sem culpas. Saldo: Roupas que devem permanecer; Roupas que devem ser excluídas: aquelas que não tem bom caimento, que não estão sendo usadas por mais de um ano, roupas com visual e modelagem desatualizada ou aquelas em que a cor não valoriza você; Roupas que podem ser aproveitadas com uma pequena reforma: prove as rou-

pas que tiver dúvidas para ter certeza de que servem e que você ainda vai usar. Separe o que volta para o closet, o que será doado e o que irá para ajuste. Repasse com você mesma - Você gosta dessa roupa ou simplesmente a tolera no armário? Como se sente quando a usa? - A roupa está de acordo com o tipo físico, valorizando o que você tem de bonito e escondendo o que é preciso? - O estilo da roupa está atualizado? Está com bom caimento? - A cor está adequada ao seu tom de pele e cabelos? Está dentro do teu estilo pessoal? - Você compraria essa peça, hoje, se a visse em uma loja? Segundo passo: organizar LENÇOS: em gavetas ou caixas amplas, elas são funcionais para guardar lenços, cachecóis e pashminas.

casa


Projeto de André Martins | Créditos Clausen Bonifácio

CINTOS: o melhor é pendurá-los em ganchos na altura dos olhos. JÓIAS OU BIJOUX: caixas são ótimas. Para evitar que enrosquem, use divisórias. SAPATOS: prefira prateleiras ou organizadores. Se for deixá-los nas caixas, uma dica é colocar uma foto do modelo do lado de fora. BOLSAS: devem ficar em pé, agrupadas por tamanho e ocasião. Se você gosta de armário perfumado, esqueça! O perfume do armário deve vir do amaciante de roupas, e quem deve estar perfumada é a pessoa que vai usar a roupa. O correto é que o armário não tenha cheiro nenhum. Uma ótima opção para evitar umidade no closet é fazer saquinhos de tule com giz, pois o giz é à base de cal e combate a umidade. Podem ser colocadas duas calças em cada cabide, mas quando se tratar de um conjunto, por exemplo, blazer e calça, armazene-os em um único cabide, nunca separe os conjuntos. Já para blazer ou casacos, é necessário que o cabide tenha a parte lateral ovalada, mantendo a estrutura da peça para não criar vinco no ombro nem deformar a ombreira. As saias devem ser penduradas pelo cós, nas presilhas do cabide; podem ser armazenadas duas peças no mesmo cabide, sendo que as duas com a frente virada para fora. O procedimento de organização começa pela separação das cores: da clara para a escura. Peças mais elaboradas sempre no final, antes de trocar a cor das peças. Tudo que não amassar, deve ser guardado em gavetas ou prateleiras. Camisetas devem ser dobradas e dispostas conforme a

cor, do claro para o escuro. Roupas e acessórios de praia devem estar guardados em um mesmo local. Os pijamas e camisolas, assim como as peças íntimas, são guardados na gaveta. As malhas de tricô, por terem trama mais aberta e serem mais delicadas, devem ser dobradas. Terceiro passo: combinar Saiba o que falta no seu closet e muna-se de boas referências para criar seus looks. Agora que a poeira baixou, já é possível ver mais claramente o que você tem e o que ainda precisa comprar. Você possui muitas roupas básicas, mas faltam peças elaboradas para dar charme às suas produções? Sobram itens estampados e há poucos lisos? Para criar boas combinações, é preciso reunir referências. Todo mundo precisa de inspiração, por isso, invista em sua coleção particular. Pesquise na internet, olhe revistas de moda, recorte, cole, inspire-se! Se você tiver espaço, o ideal e mais prático é dividir o closet em grupos de peças, sendo que cada grupo deve ter de oito à 12 itens diferentes, todos coordenados formando vários looks. Dentro de um grupo de 12 peças, você poderá formar até 20 looks ou mais. O nome que se dá a esses grupos de roupas é Capsule Wardrobe. Exemplos de grupos Capsule Wardrobe: noite; trabalho; lazer; viagens. Após terminar a divisão das roupas por Capsule Wardrobe, fotografe todas as montagens de looks de cada grupo e forme um book com as fotos, assim você terá o registro de todas as opções de combinações. É rápido e prático ao se vestir e, ao mesmo tempo, evita erros. O que não pode faltar no seu closet? Itens básicos para nunca mais ter a sensação de en-

carar um deserto ao abrir seu armário: existem vestimentas que são tão básicas, que servem para qualquer estilo. Em peças como estas é que vale gastar um pouquinho mais. São peças versáteis, que funcionam para dia e noite. Checklist de verão Temperaturas altas indicam que, ao lado de peças fundamentais, é necessário um pouco de diversão e espontaneidade, e claro, um tanto de pele à mostra. Cores, prints e tecidos leves são algumas chaves da estação. Saias, calças e vestidos devem ser versáteis e funcionar tanto na hora do trabalho, quanto na escapadinha improvisada na noite. Vestido: basta escolher o modelo que mais lhe favorece e sair arrasando. Tops: shapes e estilos funcionam para todos os tipos de corpo e em qualquer situação. Calças: quatro modelos fundamentais que vão deixar você elegante em diferentes ocasiões. Saias e shorts: é hora de deixar as pernas à mostra, sem perder a elegância. Checklist de inverno Casacos: decida qual modelo usar de acordo com o clima e a situação. Calças: os cortes, os tecidos e os estilos indicados para a estação. Saias e vestidos: frio não é desculpa para se esconder nem deixar de ser feminina. Tricôs: não existe inverno sem bons suéteres e cardigãs. Botas: você não precisa comprar um par de cada modelo. Todos os modelos são bem vindos no frio. Écharpes: nenhuma produção de inverno é completa sem um lenço, um cachecol ou uma pashmina. Está esperando o que para atualizar seu closet?

ARTE DESIGN CONCEITO Acontece uma mudança no conceito de iluminação ambiente, com luminárias exclusivas, móveis e complementos passam a ter vida própria.

W W W . A R T E T I L I CA . C OM.BR

casa

Jornal Design | Serra 17


Foto Divulgação

Automação garante bem estar e interação em suítes, quartos e closets Renan Luchese Vasques | Integrador Certificado – Moderna Automação Residencial As vantagens são muitas para quem quer automatizar. Hoje é possível integrar os mais diversos equipamentos e circuitos do ambiente, criando o ambiente perfeito para cada momento. Com a iluminação, podemos criar cenários interessantes, dando um ar de romantismo, de leitura ou de descanso ao lugar. É possível programar o acionamento das luzes pela manhã de forma gradativa, em harmonia com a abertura das cortinas, para tornar o seu início de dia leve e agradável. Associando isso à um som ambiente com sua música preferida, ou para ouvir as notícias e à noite, ainda criar um ambiente para grande momentos.

18 Jornal Design | Serra

Com o sistema de controle de temperatura, seja ele split, calefação ou piso aquecido, pode-se regular automaticamente para garantir ambientes quentes ou frescos, dependendo da estação. Tenha um sono sereno e um despertar tranquilo. Controlar equipamentos de TV, DVD e receptores também são recursos práticos para quem gosta da tela instalada no ambiente. Outra possibilidade é instalar caixas extras, embutidas no gesso ou na cabeceira da cama para reforço de som estéreo, garantindo nitidez sonora em um filme mesmo com volumes baixos, geralmente usado nos quartos. Tudo muito interessante, mas neste momento você

deve estar se perguntando: que sistema devo instalar? Ou indicar? Caso seja arquiteta, hoje no mercado existem muitas soluções de automação, que podem variar desde o preço até recursos de funcionalidade. Nunca esqueça de procurar um integrador certificado para garantir o melhor projeto e instalação adequada. Uma dica para quem quer automatizar somente alguns cômodos da casa é utilizar os sistemas baseados nas tecnologias (Wi-Fi, Infra-red, Zigbee, Z-Wave), que permitem a comunicação sem fio entre os componentes, com instalações simples. Desta forma, é possível aproveitar a infraestrutura elétrica já existente e ainda expandir gradativamente para outros cômodos.

casa


Foto Arquivo Pessoal

Ambientes energizantes por Marta Manente | Designer Viver o dia a dia exaustivo e estressante de trabalho requer, em contrapartida, um projeto residencial aconchegante, relaxante e muitas vezes energizante. Espaços para SPAs, e salas de banho estão cada vez mais procurados pelos admiradores da decoração de interiores, pois além de criar um cenário residencial belíssimo, oferece para os lifestyles zen, um momento de relaxamento, e para toda a família, momentos de integração e divertimento. Um projeto bem pensado pode receber na auto-

casa meia_closet_245x160_JDESIGN.indd 1

mação residencial, bons resultados nesta atmosfera através de som e imagem e proporcionar ainda mais conforto. Os SPAs podem ser instalados internamente ou externamente nos ambientes. Para a melhor escolha do local da instalação, as vistas e paisagens são sempre bem vindas. Procure um profissional especializado e mergulhe em novas ideias. Faça de seu lar o seu local para relaxar!

Jornal Design | Serra 19 21/10/13 10:40


Fotos Divulgação

Christopher Guy Com sede em Singapura, Christopher Guy apresenta trabalhos incríveis entre espelhos, móveis e até mesmo camas. Acima, espelho estilo art déco de parede moldurado.

Armani Casa | Vela Ghost Com acabamento em banho de prata, Ghost impressiona pela sofisticação e, além disso, traz impressa a assinatura de Giorgio Armani em seu revestimento.

Giro do Design

Hubsch Interior Relógio estilo vintage, para conferir um ar descontraído para o seu quarto.

20 Jornal Design | Serra

Scarf Me Home | Almofadas Família Ladrilho Almofadas que simulam ladrilhos, acompanhando a tendência dos azulejos portugueses. Perfeito para deixar seu quarto com clima refrescante para esse verão!

Arteriors Fundada em 1987, a Arteriors apresenta uma linha de iluminação de luxo para casa e comércio. Acima, pendente elegante e delicado.

Arteriors | Tortoise Table Lamp Abajur da marca Arteriors, nomeado como “tartaruga”, devido à sua textura. Delicado e perfeito para quartos suaves.

casa


Fotos Silvana Aibel

Mini Closet O Dormitório do Menino foi projetado especialmente com a ideia de otimização, porém, sem perder o encanto do ambiente

Com total liberdade para seu estilo, a Criare Bento Gonçalves oferece soluções inteligentes para todos os ambientes de sua casa, ainda mais quando falamos em aproveitamento de espaços. Neste caso, imagine aquele canto que sempre nos preocupa, se transformar em um closet! Pensando desta forma, o Dormitório do Menino foi projetado especialmente com a ideia de otimização, porém, sem perder o encanto do ambiente. Foram utilizadas portas laqueadas petróleo e tampos em espessuras de 25 e 50mm, trabalhando sapateiro e calceiro cromados para melhor organização, além de espelhos

estrategicamente posicionados na parte interna das portas. Corrediças telescópicas amortecidas e dobradiças blumotion foram fatores importantes que contribuíram para um ambiente funcional. Com revestimento laminado em BP Branco Diamante, o closet recebeu portas alumínio de vidro branco floral com puxador tango alumínio branco. E para unir charme, beleza e funcionalidade no ambiente, uma escada estante móvel cromada foi posicionada no ambiente. Uma união perfeita de peças e acessórios que fazem do seu estilo, uma prioridade para a equipe Criare.

TEM SEMPRE UMA CRIARE QUE COMBINA COM VOCÊ.

CRIARE BENTO Av. Planalto, 1227 | Bairro São Bento (54) 3454 5797 contato@criarebento.com.br

casa

Jornal Design | Serra 21


Foto Divulgação

Ambientes de trabalho e motivação Adriana Maria Ben Scaravonatti | Psicóloga Sabemos que o assunto “motivação” é muito amplo e vem sendo um aspecto cada vez mais investigado na área organizacional, principalmente no momento em que o interesse das organizações está centrado em reter seus talentos, bem como obter melhores resultados. Além das necessidades humanas, outros fatores também influenciam a motivação no trabalho, entre eles, o ambiente físico. Para atingir resultados estabelecidos, há que se prover um mínimo de condições e comodidade no espaço de trabalho. Quanto melhores essas condições, melhores serão os resultados e desempenho das pessoas. Deve-se ter atenção às condições de iluminação, cores, temperatura, som,

22 Jornal Design | Serra

decoração, instalações e mobiliário que podem vir a proporcionar conforto e consequentemente bem estar. Enfim, todos os itens mencionados são obviamente compreendidos como facilitadores no desempenho no trabalho, porém, muitas vezes são subestimados pelos empresários. Nota-se em muitos casos que essas questões surgem nas pesquisas de clima como pontos de melhoria indicados pelos trabalhadores e que quando não corrigidos podem interferir na qualidade de vida no trabalho, desempenho e resultados. Quando um funcionário não estiver com estas necessidades de conforto satisfeitas, dificilmente ele poderá compreender a empresa como gostaríamos, validando os produtos

e serviços e repassando a imagem satisfatória para os clientes externos. É válido lembrar que passamos a maior parte do tempo de nossas vidas no trabalho e quanto mais agradável, confortável e organizado, mais satisfeitas as pessoas estarão nesse ambiente. Um ambiente agradável, com iluminação, som, aromas e cores adequadas, unindo à móveis confortáveis e producentes, favorecerão e estimularão o desempenho e a qualidade do trabalho oferecido. Entretanto, espaço físico adequado e confortável, para ser motivador, necessita também de um bom “clima” de trabalho, onde a comunicação seja transparente, respeitosa e cordial.

casa


casa

Jornal Design | Serra 23


Há 19 anos fazendo parte do seu lar!

Fotos Divulgação

No mês de novembro, o Bazar Rampanelli comemora 19 anos. Uma loja de produtos diferenciados e de bom gosto que, em seu portfólio está toda a linha de bazar, bebidas, decoração, perfumaria e tapeçaria. No Bazar, cada detalhe é pensado para o bem estar e satisfação dos clientes, que podem conferir muitas novidades no mês do aniversário.

24 Jornal Design | Serra

casa


casa

Jornal Design | Serra 25


FotosArquivo Pessoal

Depois

Antes

Curta nossa página no Facebook e veja mais fotos de todo o projeto.

Mudando Histórias: Especial Dia das Crianças Para comemorar o dia das crianças, a Abitat preparou um concurso cultural super especial: presentearíamos uma criança com uma reforma em seu pequeno universo: o quarto. Para participar, a própria criança ou qualquer pessoa interessada em ajudar poderia complementar a frase “Meu sonho é ter um quartinho novo porque...” Recebemos diversas cartinhas e estudamos uma a uma, com muito carinho. Nossa comissão julgadora teve uma tarefa difícil, mas por fim, o pedido de quatro irmãos foi o que mais chamou a atenção. Com quatro crianças e dois quartos para reformar, o nosso trabalho mais que dobrou, porém não há recompensa maior que ver a alegria no rostinho de uma criança. E melhor ainda em quatro rostinhos! Diante de tantas dificuldades da vida, as crianças mereciam um dia especial. E acredito que conseguimos! Gostaríamos de agradecer a participação de todas as crianças que nos escreveram cartinhas lindas. Também à todas as pessoas que nos parabenizaram pela iniciativa. E um agradecimento especial às empresas e pessoas que nos apoiaram e forneceram seus produtos ou serviços. Um muito obrigado de toda a equipe Abitat!

Depois

Antes

APOIO:

26 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Divulgação

No verão, toldos na área externa por Luísa Cobalchini Damasio | Empresária Na medida em que o verão vai se aproximando, é comum escolhermos os lugares mais amplos e arejados para ficar, pois eles proporcionam uma maior sensação de liberdade. A área externa do seu lar pode ser um excelente ambiente de convivência. Para poder desfrutar de luz e calor na sua varanda, temos que ter um cuidado especial com a entrada de sol, pois os móveis e o piso, se expostos à luz direta, terão uma vida útil mais curta. Os toldos Luxaflex® são a solução ideal, eles oferecem transparência, proteção solar e conforto térmico. Se a intenção é proteger o local do sol, os toldos articulados, fixados por três pontos, são muito indicados. Porém, se o objetivo é também a proteção contra as intempéries, recomendam-se

os toldos verticais que minimizam o efeito dos ventos. Lembre-se, a lona do toldo deve ter filtro solar para que o sol não danifique seu mobiliário. Para pergolados e tetos de vidro, a Luxaflex® traz uma solução inovadora – os toldos horizontais. Eles foram especialmente desenvolvidos para áreas externas e são fixados sob o teto de vidro ou sob o pergolado, sendo acionado por motorização. Além de uma grande disponibilidade de cores, para todos os tipos de design e decoração, o toldo horizontal com tela solar reduz a entrada dos raios UV e proporciona conforto térmico, reduzindo consideravelmente a temperatura do espaço. Se a área externa for fechada com vidro, você po-

derá adotar móveis que não são característicos de área externa. Porém, você precisa ter o cuidado de usar uma cortina que deixe seu espaço termicamente agradável e com luminosidade e opte por uma cortina Luxaflex® com filtro solar para proteger, de fato, o seu espaço. Agora que você tem proteção solar na sua área externa, complete sua decoração com elementos naturais para aumentar a sensação de bem estar. Para acomodar as plantas, e realçá-las ainda mais, vale utilizar vasos em tons naturais. Como peça curinga, tenha mesa com tampo feito de madeira de demolição e base de ferro para servir de apoio para um café ou compor um canto bem aconchegante, ainda sob a luz do dia.

cortinas.persianas.toldos

(54)3055.2417.TravessaMaranhão,55

artelana casa

www.artelana.com.br

CortinaSilhoutteLuxaflex Jornal Design | Serra 27


De ponta à ponta do processo, o design como diferencial Lúdico e criativo, o design de produto é frequentemente interpretado como fruto da inspiração, que encontra caminhos para conceber soluções surpreendentes e inovadoras. Esse apelo de glamour, porém, tem por trás um o processo envolvendo o desenvolvimento de produto que é muito mais amplo – e metodológico em sua execução, além de indispensáveis para o sucesso do resultado final. Por essa razão, o retorno do investimento desse diferencial é tão assertivo, especialmente quando o trabalho é realizado de forma adequada, com o amparo de profissionais especializados. O êxito dessa empreitada começa pelo entendimento do design como processo que transforma uma necessidade em solução de produto para o mercado. Esse exercício segue uma metodologia que compreende três etapas centrais: o Desejável, sob o ponto de vista do usuário e do mercado; o Viável, considerando as intenções de negócios da empresa; e o Praticável, que avalia a condição tecnológica. Juntos, esses pontos convergem para a inovação e pertencem à um universo que sintetiza a conjugação de verbos essenciais como definir, pesquisar, gerar ideias, testar protótipos, selecionar, implementar e aprender. Este contexto caracteriza o Design Thinking, um mo-

28 Jornal Design | Serra

delo de pensar o design sob a perspectiva do usuário, com foco na inovação que gera negócios. O desenvolvimento do projeto envolve alto grau de criatividade, de maneira controlada e direcionada pelo processo. Assim, ela é canalizada de modo a produzir uma solução prática e viável para o problema de design, que atenda ou supere os objetivos estabelecidos. Apostar nesse diferencial competitivo é, portanto, uma jogada sem riscos – com êxito garantido. É com essa premissa que a Intervento garante à seus clientes a conquista de bons resultados nos projetos desenvolvidos em parceria. Criando soluções que, por meio do design, modificam a relação do usuário com os produtos, mostra o retorno sob duas óticas principais: a primeira, com a geração de inovação; e a segunda, com a promoção do lucro para as empresas que investem nesse diferencial. Provas disso podem ser conferidas em cada um dos cases de produtos que integram o portfólio do escritório – e bem exemplificam como criar caminhos de prosperidade para as empresas por meio da inovação e do design.

Imagem Divulgação

por Juliana Desconsi | Designer

Para conhecer, acesse www.interventodesign.com.br

casa


casa

Jornal Design | Serra 29


Fotos Divulgação

nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

Aearv, Evviva e Obispa integram arquitetos Um encontro de qualificação profissional – mas com um toque intimista de reunião entre amigos. Assim foi a ação promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos, em parceria com a Evviva Bertolini e a Obispa Design, na noite de 16 de outubro. Mais de 100 convidados acompanharam a programação, que teve início no Hotel Viverone, com a palestra da Perestroika, instigando para o tema “Minha empresa é um sucesso, mas até quando”, sob o comando de Tiago Mattos. O público participou de uma recepção de integração na loja da Evviva – oportunidade em que arquitetos e especificadores puderam conferir as novidades do showroom da marca e conhecer as propostas de parceria sugeridas pela equipe da Obispa. Na segunda edição do projeto realizado em parceria pela Associação com as duas empresas, o encontro cumpriu sua proposta de integrar os profissionais do segmento em uma atividade diferenciada de promoção e estímulo ao empreendedorismo, contribuindo, também, para fortalecer os elos entres os especificadores e alinhar oportunidades de desenvolvido por meio da construção de alianças.

30 Jornal Design | Serra

nossa obra


nossa obra

Fotos Divulgação

16

outubro

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

um projeto

nossa obra

apoio

Jornal Design | Serra 31


Fotos Silvana Aibel

Jorge Palastrele, Joni Farina, Diego Trevisan, Thiago Trevisan e Nereu Gonzatti

Diego, Dilson e Thiago

Excelência Reconhecida Reconhecida pelo pioneirismo e pela capacidade de renovação constante, a Todeschini Bento Gonçalves recebeu autoridades, parceiros, clientes e amigos em recente evento de reinauguração da loja. Os lançamentos da marca, que incluem móveis e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria se materializaram e receberam os holofotes em uma noite perfeita, quando apresentados em espaços totalmente reformulados, pensados para melhor exposição do produto e satisfação de clientes. A competência dos empreendedores Diego e Thiago Trevisan foi reconhecida por meio do excelente público que esteve prestigiando o evento, e atendidos pela dedicada equipe da loja.

32 Jornal Design | Serra 7,3x51.indd 2

casa


Fotos Silvana Aibel

Diego, Silvana, Thiago e Valenthina

Laura, Sabrina, Thiago e Valenthina

Lisiane e Diego

No piano, Rodrigo Soltton

Diego com a pequena Bárbara

Patrícia e Alexandre

Lucas, Ricardo, Fernando, Diogo

Cíntia e Guilherme Pasin

Tatiana, Lisiane, Sônia e Sabrina

Eliete e Neivete

Milton, Felipe e Jaime

Sheila, Tatiane e Fabiane

Luísa, Juliana e Andreia

Diego, Diego Trevisan, Giovani e Thiago

Mayara, Marli e Ana Paula

Douglas, Lorenzo, Trevisan e Luana

Giovani e Liane

Renita, Camila e Marlene

Felipe e Caroline

Luísa, Roberson, Silvana, Adriana e Rejane

Dr. Gino, Rosane e Renata

Charles, Fábio e Lander

Bárbara, Diego, Thiago, Laura e Valenthina

COLEÇÃO

DENTIDADE

I

A p a i x o n a n t e

casa

c o m o

o

B r a s i l

Jornal Design | Serra 33 31/10/2013 15:20:51


Fotos Divulgação

A energia do seu projeto! A Enersul Geradores de Energia é uma empresa especializada no segmento de locação de grupo de geradores para qualquer projeto, independente da dimensão e capacidade. De 30 a 500 KVA, os geradores Enersul são 100% carenados e silenciados, manuais e automáticos, ideais para ambientes internos e externos, não emitindo ruídos acima de 75 DB à uma distância de cinco metros. Na falta de energia fornecida pelas concessionárias, a empresa atende em supermercados, padarias, lançamentos de empreendimentos imobiliários, provedores de internet, construção civil, engenharia, montagens, indústrias, petroquímicas, paradas de fábrica, shoppings, hospitais, sistemas de telefonia, exposições, postos de gasolina, além de atuar em eventos especiais, como casamentos, cerimoniais, formaturas, bodas, aniversários, seminários, congressos e feiras. Onde houver necessidade de energia temporária, a Enersul Geradores estará presente. Qualidade, bom preço, segurança garantida e o principal, atendendimento 24 horas e o mais rápido possível nas mais diversas situações. E Enersul trabalha também com locações de sonorização, iluminação, palcos, tendas, tablados, bretes, banheiros químicos, painel de Led e Video Wall. Contato: 54 | 3701 4326 ou 9144 2036 commercial@enersulgeradores.com.br www.enersulgeradores.com.br

34 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Zélia dos Santos

Globo Moda Mulher, sofisticada como você! A Globo Moda Mulher, assim como o pensamento feminino, está em constante renovação. A grande novidade é a nova loja, projetada especialmente para o aconchego de suas clientes, porém sem maiores deslocamentos, pois permanence na tradicional 13 de Maio, agora no número 386, sala 102. Para este projeto inovador, as arquitetas Tatiane Peruffo Grando e Fabiane Brum, da ArteForma Arquitetura, empenharam-se em aproveitar todos os espaços com os móveis sob medida da Ideias e Conceitos, reaproveitando o mobiliário já existente, de acordo com o perfil da loja. O conceito do projeto foi baseado na união do novo, do moderno e das linhas retas com o mobiliário antigo, de madeiras mais pesadas e que remetem ao aconchego. Foram selecionados móveis predominantemente

estilo

claros, que em contraste com o piso escuro, tornam os produtos ainda mais visíveis. Os vidros e espelhos se integram à proposta, combinados aos tecidos finos de voal, que proporcionam leveza, elegância e sofisticação no conjunto da obra. Os provadores foram pensados para que o momento da prova das peças não seja cansativo e sufocante, por isso, grandes espaços integrados foram projetados para que a cliente sinta-se em casa. Apesar da luz natural das grandes vitrines, a iluminação artificial foi ajustada com situações de luz e sombra direcionadas, de forma a proporcionar um ambiente agradável para receber as clientes, saborear um café e, é claro, renovar o closet. A Globo Moda Mulher aguarda você com os lançamentos das marcas Moikana, Maria Valentina, Aramis e Maria Vitória.

Jornal Design | Serra 35


Foto Pavan

Ensaios New Born, na Pavan Estúdio Leia tudo para escolher um profissional de alto nível: • O estúdio ou espaço deve estar com temperatura entre 28 e 30 graus; • É preciso respeitar o ritmo do bebê (mamadas e trocas de fraldas); • Manter ao lado do bebê um aparelhinho que simula o som que ele ouve quando está no útero (é o mesmo barulho que a gente ouve no ultrassom). • Todos os “props” (nome dado aos acessórios, mantas, gorrinhos e outros objetos usados para montar as produções das fotos) devem ser de material próprio para bebês, para evitar alergia. Certifique-se de que tudo é lavado após cada sessão com produtos próprios (ou seja, neutros, como sabão de coco); • A segurança do bebê sempre é prioridade.  Um bom profissional sempre pergunta aos pais se o bebê tem alguma restrição médica; • Nem todos os bebês ficam em todas as poses, eles já têm suas preferências e isso também deve ser respeitado.  

Foto Débora Zandonai

Fotografar recém-nascidos é uma das mais belas e emocionantes experiências que um fotógrafo pode vivenciar. Consolidada como uma forte tendência no Brasil, a Fotografia New Born envolve uma série de conceitos e técnicas diferenciadas, principalmente por tratar de um momento único e delicado para os pais e os pequenos modelos. A sessão de Fotos New Born, são fotos de bebês recém-nascidos, que são feitas nos primeiros dias de vida do bebê, com 0 a 15 dias, um período em que os bebês são mais maleáveis para que possamos colocá-los em algumas posições estratégicas para serem fotografados. Não basta conhecimento técnico de fotografia para fazer essas fotos. É preciso também saber sobre a fisiologia do bebê e tomar vários cuidados em relação à integridade física do pequenino. A equipe da Pavan Estúdio tem a preocupação com cuidados essenciais que um profissional deve tomar antes e durante a sessão de fotos.

36 Jornal Design | Serra

estilo


Moda + Negócios + Tendência por Ricardo Rambo | Personal Stylist Nesta edição, escrevo sobre três itens importantes no mundo da moda que andam juntos. O estilo, item tão básico em um ser humano e que tão poucos o tem, diria. Aliado às tendências, essas são tantas, de vida e comportamento na moda e sobre tudo, o mundo dos negócios que movimenta tudo isso, e que se encontra em um momento de crise. Acredito que, para sobrevivermos à essa crise, é necessário termos uma visão mais global, melhorar os preços e principalmente, pensarmos no negócio de contato pessoal. O mundo comercial está muito virtual e isso está prejudicando demais comerciantes e empresários locais. Mas, em contrapartida, esse mundo virtual, traz outros pontos positivos. Com a agilidade das mídias sociais, estamos tendo acesso muito rápido do que acontece mundo a fora e de olho nas celebridades e blogueiras da hora que ditam tendências de moda, como também cortes de cabelo,

estilo

esmaltes, viagens e até mesmo detox. Mas nós brasileiros, temos um estilo muito próprio. Somos extremamente sexys, coloridos e tropicais. E aproveito para fortalecer a vida longa do pretinho básico. A cada estação, nós elegemos o tom (cor) para chamar de básico, mas o pretinho será o básico eterno. Para o verão, por exemplo, os tons de rosa, amarelo, os florais e tons de ocre, imperam. Escolha o seu e divirta-se. As tendências da moda são muitas, mas o que vai pegar é uma decisão individual. Cada um eleje o seu estilo, não existe mais essa ditadura na moda. Um toque para as mulheres: barriga à mostra, legging, tops cropped, microssaias e vestidos colado ao corpo, estilo “pirigueti”, são uma heresia fashion. Feito isso, tirando o detalhe anterior, tudo é muito relativo no mundo da moda, o importante é você ser fiel ao seu estilo, ao seu corpo e à sua idade. E viva a democracia fashion!

Fotos Divulgação

Jornal Design | Serra 37


Foto Morgana Pierosan | Foto Pavan

Perfeita para seu lar por Leonardo Ranci | Empresário serem mais populares é em função das padronizações em medidas e modelos, tornando a piscina muito mais prática logisticamente. • Piscinas em vinil: construídas com base em blocos de concreto ou tijolos e revestido com uma manta de PVC flexível, as piscinas em vinil tendem à transformar o mercado das piscinas pela sua praticidade para manutenção e instalação. Com esse tipo de piscina, os sonhos podem ser realizados com muita facilidade, pois se permite a criação de modelos arrojados e sem limites de tamanho. • Piscinas em alvenaria: talvez a mais nobre entre todos os tipos de piscina e também as mais caras em sua implantação. Em contrapartida é a piscina menos prática para manutenção devido à abrasão dos rejuntes empregados na pastilha. Além disso, é a que possui

maiores dificuldades de implantação devido à pouca maleabilidade dos seus materiais. São construídas em concreto armado, e podendo ser revestida com um material mais impermeável, como azulejo ou tintas plásticas. Além da escolha da sua piscina, você pode encontrar equipamentos e acessórios para dar um toque especial: iluminação de led, comandos de acionamento por controle remoto, aquecimentos para piscina, sistema de tratamento por ozonização, o único no mercado a deixar sua água completamente saudável, entre outros. Ainda está com dúvidas sobre a piscina ideal? Procure a equipe Acquasul Piscinas e solicite um projeto personalizado conforme suas necessidades, e dê boas vinda para o verão!

Moresco Studio

Está chegando a época mais esperada do ano, e certamente muitas pessoas já se perguntaram sobre as opções de piscinas que existem e qual delas é a melhor. O que vai definir a sua escolha final é a conjugação de diversos fatores, entre os quais a credibilidade da empresa fornecedora, a área de instalação, a quantidade de pessoas que a irá utilizar, mas, sobretudo, o preço que está disposto a investir. Cada estilo de piscina tem seus prós e contras, mas tudo depende do que se procura, começando pelo material da piscina de sua preferência: fibra, vinil ou alvenaria. • Piscinas em fibra de vidro: são direcionadas para quem deseja uma piscina de fácil instalação e com baixo custo de implantação. O fato das piscinas em fibra

www.masutticopat.com.br 38 Jornal Design | Serra

Sua cozinha merece esse presente: o escorredor de louça dobrável, exclusividade da marca. Solução inteligente, com proposta funcional e que permite economia total de espaço. Irresistível! estilo


Fotos Divulgação

estilo

Jornal Design | Serra 39


Foto Morgana Pierosan | Foto Pavan

Como escolher o biquíni correto de acordo com seu tipo físico por Gabriela Francio | Assessora de Moda

Fotos Divulgação

Silhueta Retangular As mulheres que têm o quadril da mesma largura que os ombros e pouca cintura devem abusar dos detalhes para criar curvas no corpo, como estampas, babados, lacinhos e bordados. Silhueta Oval Quem não tem curvas e está acima do peso deve usar maiô. Peças com recortes geométricos vão dar outra silhueta e deixar a mulher visualmente mais magra. Mas não tem regra, quem se sentir a vontade, pode usar biquíni. Silhueta Triângulo Quem tem o corpo em formato triangular, deve escolher um biquíni mais largo na parte de baixo e de preferência liso. Os detalhes e estampas devem ser usados na parte de cima. Silhueta Triângulo Invertido Ombros largos podem ser disfarçados com sutiã frente única. Este modelo é ideal por que cria uma ponta que acaba chamando mais atenção do que os ombros. Todos os detalhes devem ser jogados para a parte de baixo do biquíni. Silhueta Ampulheta As mulheres com cintura fina e muitas curvas são as que mais erram na hora de escolher a roupa de praia, pois acreditam que podem usar tudo. Quanto mais evidenciarem a cintura, mais

destacam o quadril. Um modelo retinho é mais indicado, pois elas já têm curvas, não precisa criar mais. Pouco Seio Para aumentar visualmente o tamanho dos seios, existem diversas opções de sutiãs: tomara que caia, peças bordadas, listras horizontais, babados e aplicações. Muito Seio Mulheres com seios muito grandes devem comprar um top que sustente os peitos. A maioria das marcas vendem as peças avulsas, assim é possível escolher um tamanho de parte de cima e outro de parte de baixo, de acordo com cada tipo de corpo. Sem Quadril A moda está super a favor das mulheres sem curvas, é só se jogar nas tendências de florais, estampas, babados e biquíni com cinto. Muito Quadril Quem tem o ombro e os seios menores que o quadril deve equilibrar o corpo, talvez usando peças com detalhes na parte de cima. A calcinha deve ter cores escuras e ser mais larga. O modelo de lacinho também pode ser usado, mas a alça lateral não pode ser tão fina. Ache o biquini ideal para você e curta o sol!

54 2621.3134 www.jornaldesign.com.br

40 Jornal Design | Serra

estilo


estilo

Jornal Design | Serra 41


e s e r i Insp

Picolé de Frutas Receita Chef Janete Maria Canello

Ingredientes: 1 copo de fruta de sua preferência; 1 copo de leite; 1 lata de leite condensado; Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em forminhas para picolé ou copos descartáveis; Leve ao freezer; Retire das forminhas e sirva com frutas. Dicas: Para fazer picolé colorido, divida a quantidade de leite e leite condensado e bata separado com as frutas, por exemplo: uma parte de leite e leite condensado com morangos, uma parte de leite e leite condensado com manga e uma parte de leite e leite condensado com kiwi.

Foto Divulgação

42 Jornal Design | Serra

Foto Arquivo Pessoal

estilo


O verão está chegando e com ele nossa disposição e alto astral. Nada mais gostoso do que aproveitar esse calorzinho para reunir os amigos e boas horas de conversa. Pensando nesses agradáveis momentos, o Jornal Design separou algumas ideias inspiradoras para você receber seus amigos com o maior charme. As imagens um e três são de um delicioso parfait, uma sobremesa com ingredientes super simples, mas com um charme que encanta os olhos e refresca o paladar! Para essa sobremesa é preciso: frutas à gosto, iogurte natural e granola. A ordem dos ingredientes é você que escolhe! Dica da Chef Janete Maria Canello para o seu parfait: A cada meia xícara de morangos frescos, misture com eles meia colher (chá) de suco de limão. Esse truque vai deixar a sua sobremesa com um leve toque resfrecante! Já na imagem dois, é um jeito charmoso de servir uma frutinha, ideal para visitas surpresas! Bom apetite e boa prosa!

Fotos Divulgação

PRIMAVERA

VERÃO C O L L E C T I O N

10X COLEÇÃO 2014

for

ife

Câ ncer

Solar com Estampas Prints

Nesta estação as estampas chegaram com tudo: Floral, print, frutas, animal, étnicas. Nos óculos trouxeram mais sofisticação e luxo. Aposte num óculos com estampa e fique na moda.

especialista em visão

ao

SEM JUROS

a mb Liga Co

te

www.facebook.com/viziaoptica

BENTO GONÇALVES . GARIBALDI . CARLOS BARBOSA CONSULTE REGULARMENTE O SEU OFTALMOLOGISTA. estilo

Jornal Design | Serra 43


Foto Divulgação

Assim como as frutas estão para as sobremesas no verão, os legumes e temperos leves estão para um charmoso jantar. Por isso o Jornal Design separou mais algumas receitinhas para você poder curtir a sua noite com deliciosas combinações perfeitas para os dias de sol! Receita 1 | Bruschetas ao molho pesto; Receita 2 | Flatbread ; Flatbread é um pão “chato”, feito de farinha, água e sal e em sua maioria não leva fermento. Com esse pãozinho é possível fazer uma deliciosa e prática pizza para ir petiscando durante a noite. Receita 3 | Pimentão Recheado; O pimentão além de colorir a sua mesa, servirá de refratário para o que a sua criatividade e geladeira estiverem dispostos, Pode ser arroz, quinoa ou até mesmo outros legumes!

Apenas um ingrediente é obrigatório e comum nas receitas que separamos: a criatividade! Os dias de sol merecem ser aproveitado, então curta seu dia, e à noite chame os amigos e invente seus temperos e acompanhamentos, qualquer refeição fica boa se é acompanhado de uma boa conversa e aquele calorzinho que nos deixa tão inspirados! As receitas detalhadas você encontra no blog do Jornal Design. Delicie-se!

44 Jornal Design | Serra

estilo


O espaço gastronômico Magnatas do X foi totalmente reestruturado pelo empreendedor Arno Selli em conjunto com o projeto de Raquel D Ávila, da loja Dell Anno Bento Gonçalves onde, através da arquitetura, buscou um estilo aconchegante e prazeroso de receber seus clientes. “No projeto realizado pela Dell Anno, de acordo com o desejo dos proprietários, os planejados adaptaram-se às formas mais diferenciadas de um estilo anos 60. Foram utilizados materiais resistentes da linha MDF, padrão Canvas, o qual apresenta uma textura que remete aos fios de algodão ou linho rústico. As tramas fechadas do revestimento ganharam cintilantes de cinza para dar charme ao detalhe dos móveis” conta Raquel, arquiteta da loja. A estrutura foi desenvolvida para operar com qualidade no atendimento e o sabor dos 24 anos de experiência do Magnatas do X, oferecendo pratos comerciais, baurus, porções e hambúrgueres do cheese salada ao especial magnatas, e o chopp da Cervejaria Ordeo. “Além de saborear as delícias que a hamburgueria oferece, o cliente pode usufruir de um espaço ideal para reunir os amigos e a família, em um visual descolado e agradável”, diz Arno.   O Magnatas do X fica na Rua Dr. Casagrande, 56, atendendo de segunda à sábado, com tele-entrega através do fone 3451.2711, no centro e pelo fone 3453.2455, no Botafogo.

estilo

Foto Andreia D. Fotografia

Fotos Silvia Perusso

Sabor incomparável, ambiente renovado

Filial na rua Fortaleza

Jornal Design | Serra 45


Foto Silvana Aibel

FotoDivulgação

A Magia do Parque Localizado na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos e o Parque Vivatto é uma prova disso, um lugar mágico criado através da restauração de uma belíssima casa centenária, com estilo típico da região, onde os visitantes podem desfrutar de produtos com qualidade certificada, em um ambiente aconchegante, em meio à natureza. Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos. No Parque Vivatto é impossível não degustar as delícias oferecidas, como sorvetes e chocolates, apreciar um bom vinho ou espumante e ainda podendo adquirir diversos produtos e lembranças da região com a marca Vivatto. Um lugar inspirador, excelente para relaxar e propício para um happy hour entre amigos ou em família, à qualquer hora do dia.

46 Jornal Design | Serra

Via Trento, 2915, Linha Leopoldina | Vale dos Vinhedos Atendimento: Terça-feira: das 13h às 18h Quarta à Domingo: das 10h às 18h Contato: 54 | 3453.3633 vivattoparque@hotmail.com

estilo


Fotos Ana Cris Photos

Natal sobre Trilhos: um presente especial Um passeio inesquecível pode ser uma forma bem original de presentear ou de viver o clima natalino de uma forma diferente. A Giordani Turismo apresenta um passeio temático de trem que promete encantar os passageiros da Maria Fumaça. Serão realizados três passeios noturnos nos dias 30 de novembro, 07 e 14 de dezembro, quando luzes, canções e surpresas despertarão o clima natalino. A magia tem início com o passeio no Parque Temático Epopéia Italiana, onde os visitantes conhecerão a saga dos imigrantes italianos. Às 20h acontece o embarque na Estação Férrea de Bento Gonçalves, nos ônibus que levarão os passageiros até a plataforma de Carlos Barbosa, local em que uma atração artística os aguardará para o embarque no trem. Durante o passeio, com duração de 1h:30min, di-

estilo

versos artistas se apresentarão. Na parada na Terra do Champagne, o brinde será com espumante moscatel, acompanhado de degustação de panetone. A recepção em Bento Gonçalves terá vinho, fogos de artifício e orquestra. “ Queremos tornar esta noite mágica, uma experiência única a nossos visitantes. Desenvolvemos o Natal sobre Trilhos para apresentar uma ótima opção de lazer à nossa comunidade e para despertar o interesse dos turistas em vivenciar a programação da cidade, permanecendo por mais tempo na região. Este é um passeio que foge do nosso formato tradicional de atrações artísticas da cultura ítalo-gaúcha e entra no espírito de Natal, com apresentações totalmente temáticas”, explica Gabrielle Signor Rodrigues, coordenadora de Marketing da Giordani Turismo.

PROGRAMAÇÃO Parque Temático Epopéia Italiana – agendar horário com antecedência. 20h – Apresentação na Estação Férrea de Bento Gonçalves para translado até Carlos Barbosa. 21h – Início do passeio de trem. 22h:30min – Chegada em Bento Gonçalves – show musical e fogos de artifício.  Giordani Turismo – Natal sobre Trilhos Passeios noturnos dias 30 de novembro, 07 e 14 de dezembro.

Mais informações: 54 | 3455.2788 E-mail: mfumaca@giordaniturismo.com.br

Jornal Design | Serra 47


Fotos Silvia Perusso

Cátia e Álvaro Nicolao

Fernando e Marlize Ferrari, Paulo Guillamelau Júnior, Paulo Guillamelau

Airton e Maria Helena Capoani

Passado e futuro interagem no Laghetto Viverone Moinhos Com 132 apartamentos e localização privilegiada no bairro Moinhos de Vento, o hotel foi construído integrado ao casarão da década de 30. A preservação da casa da família Micheletto, erguida no início do século passado, é o presente que a Forma Espaços Imobiliários, oferece à Porto Alegre. O hotel opera desde o começo do mês de outubro, e foi apresentado à convidados, investidores e amigos na quinta-feira, dia 31, em um elegante coquetel comandado pela Chef Juliana Corrêa e a sonorização e iluminação de Eduardo Irigaray. Para o diretor comercial da Forma Espaços Imobiliários, Francisco Alexandre Faggion Filho, o empreendimento é um complexo hoteleiro que combina todas as comodidades contemporâneas à riqueza cultural da cidade. “Nosso empreendimento veio para oferecer uma experiência totalmente inovadora, de vivenciar o turismo por meio da história da Capital”, destaca Faggion. Conforme o diretor administrativo da Forma, engenheiro Paulo Pompermayer, o hotel é composto por duas áreas. O casarão, que foi 100% restaurado, abriga a área de recepção, lounge bar e o restaurante Micheletto. Foram mantidas as características originais e vários elementos preservados, como pisos em marchetaria, vitrais, fonte d’água, forros decorados, azulejos portugueses, colunas de mármore Carrara e a Capela da Família, com a imagem de Nossa Senhora. “Uma passarela de vidro faz a ligação entre o passado e o futuro”, destaca o engenheiro Pompermayer.

Ivacir e Marilva Foresti, Ivanir e Liria Foresti, Ivone Foresti e Vanor Giacomello

Luciano Dorneles, Gabriela e Marli Neuhaus

Janir Ducati, José Carlos dos Santos e José Antônio Moreira

Deonildo e Valdete Pauletto, Domingos e Gelci Piovesan

Ney Van Soria, Fernando Pasquali, Susi Fayet, Theo Soria, Ângela Fayet, Cláudia Dall’Igna

Délcio e Vilma Zandonai, Volmir e Venilda Poletto

Ricardo Rubbo, Sirlei Rubbo, Elias Rubbo, Giovana Rubbo, Graziela e Nelson Carraro

Alexandra e Elton Gialdi com Ivã Milani

Paulo Vicente Caleffi e Margaret Guindani Caleffi

48 Jornal Design | Serra

Fernanda e Ricardo Bertolini, Eduardo e Morgana Calleari

estilo


Foto Jeferson Soldi

O diretor administrativo da Forma Espaços Imobiliários, Paulo Pompermayer com a família, Rosi Pompermayer, Anariane Pompermayer e Guilherme Pompermayer Foto Jeferson Soldi

Foto Silvia Perusso

O diretor comercial da Forma Espaços Imobiliários, Francisco Alexandre Faggion Filho com a família, Simone Faggion, Francisco Alexandre Faggion Neto e Josiane Ferraz

O charmoso Hotel Laghetto Viverone Moinhos estilo

Jornal Design | Serra 49


Social

O brinde da diretoria, junto à Luis Felipe Scolari, no lançamento da Expobento 2014

Márcia, Sheila e Daiane, da Dema Revestimentos, prestigiando evento da Todeschini

Sheila Bertolini e Leila Porpermayer no evento da AEARV, em parceria com Evviva e Obispa

Em evento da Lazza, Fabiana Ruaro, Tiago Stocco, Roberson Da Fre e Juliana Pereira.

Valéria Bertolini e Adriele Caumo, na Lazza Revestimento e Banho

Kely Carlet recepcionando Josi Copat, Angelica Piva e Aline Canossa em noite especial na Lazza

A equipe Lazza Revestimento e Banho, Tiago Stocco, Kely Carlet, Fernanda Becker, Adriele Caumo, com as arquitetas responsáveis pelo projeto da loja, Juliana Pereira e Fabiana Ruaro

Fotos Divulgação

Foto Guilherme Jordani

O elegante casal Cleonice e Jony Farina, na reinauguração da Loja Todeschini Bento Gonçalves

A arquiteta e urbanista Cristina Mioranza foi uma das profissionais escolhidas para o Livro Cozinhas & Sabores do Brasil, da Evviva Bertolini.

50 Jornal Design | Serra

estilo


Paulo Pompermayer, Plínio Ghileni e Francisco Alexandre Faggion Filho na apresentação do Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre

Ana Mahfuz e Paulo Ricardo Sgarbi em noite vip no Laghetto Viverone Moinhos

Denise e Jovani Bortoncello, esbanjando simpatia no novo espaço Anna Scotta

Roberson, Cenira, Iomara, Adriana e Rosélia, elegância no espaço Anna Scotta

Alex e Cassiane de Assis, em tarde de lançamento da Coleção Étnica, no atelier Mel de Assis

Domingos Lazzari, Vanessa Lazzari e Rosa Meneghini, linha de frente da Anna Scotta

Rosa recebendo as descoladas Janete Gregio, Viviane Giussani e Karine Furlanetto

Arquiteta do Solace Residence, Mônica Ferrari com a arquiteta da loja DellAnno, Fernanda Fialho em evento da parisotto Construções

Café com Arte promove, no dia 29 de novembro, o Jantar Cigano, uma noite de sabores e magia.

estilo

Luisa Coblachini Damásio, da Artelana, recebendo o Selo Prata Q Comércio, pela Federação das CDLs

Jornal Design | Serra 51

Fotos Divulgação

Fernanda Verseti, Tereza Federizzi E Tatiane Peruffo Grando prestigiando o evento Lazza


Jornal Design | Edição 31  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you