Page 1

F s oa

s a t es

B

Ano II - Edição 21 - Dezembro/2012


Então é Natal, e o que você fez? Para nós, equipe Jornal Design, ficamos com a certeza do dever cumprido: disseminamos conceitos, inspirações, ideias, sofisticação, funcionalidade e, é claro, design, muito design no que tange a Vida, Casa e Estilo de nossos leitores, pessoas de bom gosto, formadores de opinião e atentos às tendências do segmento, bem como o enaltecimento das marcas parceiras com comprometimento, qualidade e requinte. Portanto, um merecido agradecimento às pessoas que conosco levantam essa bandeira do Design e que tanto nos orgulham: Camila, Dirce, Nadir e Rosângela, muito obrigada! Para findar este ano maravilhoso de 2012, preparamos uma edição muito especial, que reflete o brilho desta data encantadora, que emociona e toca o coração de todos nós, seres humanos. Aproveitamos e listamos algumas dicas para entrar de corpo e alma neste espírito de paz, luz, renovações e outros milhares de sentimentos que florescem em nossos corações, incluindo desejos de um 2013 ainda mais brilhante, de sucesso ímpar e realizações. Um excelente fim de ano e que os fogos de 2013 ilumine à todos! Silvana Aibel Silvia Perusso

Capa A magia do Natal chegou em grande estilo nesta magnífica produção, de João e Paulo da Tuy Flores, que revela o amor em família com nossos modelos Dalila e Marcelo Ticiani e a pequena Valentina. Na oportunidade, Dalila e Marcelo vestiram looks Quorum e calçados Carmem Steffens e Raphael Steffens, cuidadosamente escolhido por Ricardo Rambo e produção by Iva Espaço de Beleza. Vestindo Lilica & Tigor, a linda e simpática Valentina se divertiu com os passarinhos, brinquedos e muito chocolate, para o delírio dos papais e do competente fotógrafo André Pelizzari, da Real Color.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Dirce Heuser | Camila Cervieri | Rosângela Masutti Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 2621 3134 | contato@jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Foto André Pelizzari

Editorial


O mais top hairstylist das tops!

Fotos Divulgação

Foto Denise Ricardo

Referência por seu bom gosto e pelas clientes famosas, Tiago Parente dá dicas, com exclusividade para o Jornal Design, para deixar suas madeixas maravilhosas!

vida

Jornal Design | Serra 3


“Por Um Fio”, na GNT, ao lado de Juliana Paes, - sua cliente e melhor amiga. É constantemente convidado pela TV Globo para trabalhar no processo de caracterização e visagismo dos principais personagens das novelas. Tiago também é especialista em corte e visagismo, um dos únicos membros no Brasil do seleto grupo que integra o Haute Coiffure Française, instituição que define as tendências mundiais em cortes, cores e estilos de cabelos. Com exclusividade para o Jornal Design, o hair stylist dá algumas dicas de como manter as madeixas hidratadas e lindas neste verão!

sopa de vinagre de maçã em um litro de água entre o shampoo e condicionador para dar brilho e tirar o frizz. Esses são truques caseiros que funcionam.

Jornal Design | Para o verão, qual a tendência para os cabelos? Tiago Parente | No verão, os cabelos curtinhos vem com tudo, como o da Michelle Wiliiams, além de franjas mais pesadas e marcadas. Outra tendência são as cores mais suaves, naturais, predominando na moda o Ombre Highlights. Para as mais ousadas, as cores nas pontas, como rosa, azul e lavanda são o hit, chamado “deep inside”.

JD | Você acredita que a cadeira do hairstylist é quase um divã? TP | Sim, claro! Faço terapia para entender melhor a cadeira(risos). Mas temos que ter o cuidado de sermos bons ouvintes e não tentar “aconselhar” nos assuntos que sejam fora do contexto.

Foto Divulgação

JD | Quais são suas dicas para manter os cabelos bonitos e hidratados no verão? TP | Muita hidratacão, muito leave in com protetor solar, principalmente na praia e piscina. Use água termal no rosto e fios para hidratá-los.

Ele é um dos mais top haistylist do Rio de Janeiro, sócio do salão Crystal Hair, no Leblon, hoje Tiago Parente é referência por seu bom gosto e pelas clientes famosas como Juliana Paes, Camila Pitanga, Paola Oliveira, Carol Castro, Luiza e Yasmin Brunnet, Mônica Martelli, Ingrid Guimarães, Paula Burlamaqui, Sheron Menezes, Leandra Leal, entre muitas outras. Pela cadeira de Tiago já passou muita gente interessante e famosa, mas o exemplo mais exótico foi a Madonna. As fotos do badalado ensaio com Jesus Luz para a revista W foram feitas na disputada cadeira do hair stylist. Além disso, também é apresentador do reality show

4 Jornal Design | Serra

JD | Quais são os mais atuais tratamentos para os cabelos? TP | O que está super em alta é o tratamento com pérolas negras. É um tratamento indicado para quem quer recuperar aqueles fios finos e sem vida, consequencia de muita química e principalmente de escova progressiva, e está querendo tratá-los e assumir o cabelo real, mas sem antes dar um banho de luxo nas madeixas. A hidratação com pérolas negras (que são do Taiti e muito raras) regenera profundamente o cabelo maduro, ao mesmo tempo que aumenta a sua elasticidade e fortalece a sua estrutura interna, para um brilho e suavidade excepcionais e um aspecto rejuvenescido. JD | Existem receitas caseiras que você considera realmente eficazes no cuidado dos cabelos? TP | Sim. Como o soro fisiológico para hidratar em vez da água termal. Aspirina efervescente como último enxágue para tirar o verde da piscina. E duas colhres de

JD | Como é ser o responsável pelas madeixas de atrizes como Juliana Paes, Paola Oliveira e Carol Castro? TP | Normal. Só tem a responsabilidade de ser apreciado ou criticado por maior número de pessoas. JD | Na sua disputada cadeira, até Madonna já esteve. Quando e como foi essa experiência? O que ela lhe pediu? TP | Secret (risos).

JD | Quais as dicas para quem está pensando em mudar radicalmente suas madeixas, para não se arrepender? TP | A pessoa deve procurar um profissional de sua confiança, caso não tenha, procurar o profissional de uma amiga ou celebridade que goste do estilo. JD | Você é especialista em visagismo. O que é? TP | O visagismo é uma técnica que avalia o melhor cabelo ou maquiagem para o seu estilo de rosto x feições x estilo. JD | Seu nome é constantemente chamado pela TV Globo para trabalhar no processo de caracterização e visagismo dos principais personagens das novelas. Como funciona? Quais os critérios que são usados para definir o corte e cor adequado para cada personagem? TP | Junto com o figurinista, diretor e muitas das vezes autor, eu ofereço o cabelo ideal para o personagem. Por exemplo, preciso saber como o personagem se veste, status social, profissão, personalidade. E então tendo a atriz ou ator escolhido, vemos juntos as ideias de estilo. JD | Atualmente qual o corte mais pedido? TP | O corte da Gloria Pires está bem comentado.

vida


por estimular a formação da melanina que é responsável pela pigmentação e proteção contra os raios solares. Também, promove cabelos com mais brilho. A cenoura, abóbora, beterraba, manga e batata doce são alimentos ricos em betacaroteno. Vitaminas do complexo B: melhoram o crescimento do cabelo e garantem a saúde da pele. Para obter seus benefícios, ingerir carnes magras, feijões, leite semidesnatado e seus derivados. Vitamina C: além de fotoprotetora, esta vitamina aumenta a produção de fibras de colágeno e elastina que conferem firmeza à pele. As frutas cítricas são fonte desta vitamina e são ótimas opções para os lanches no verão por serem refrescantes, ao mesmo tempo em que, beneficiam a pele e cabelos. Ficam estas dicas para iniciar os cuidados do corpo nos mínimos detalhes para receber o verão. Faço a seguir uma sugestão de suco para hidratar, embelezar e auxiliar no bronzeado. Suco Antioxidante Ingredientes: • duas laranjas; • uma cenoura; • ½ beterraba; • ½ copo de água gelada; Modo de preparo: • Bater todos os ingredientes no liquidificador e está pronto para o consumo.

Letícia Bettinelli

Nutrcionista Especialista em Nutrição Clínica Personalizada

vida

Foto Divulgação

Com a chegada do verão, ocorre uma notável corrida contra os números da balança que foram sendo somados durante o inverno. Com certeza a busca por um peso mais saudável é necessária, mas o que deve ficar claro é que os resultados não acontecem de um dia pra o outro. O emagrecimento deve ocorrer com uma nova maneira de se alimentar, para que haja uma manutenção da perda de peso e evitando assim, o terrível “efeito sanfona”. Contudo, a estação do sol também traz à tona uma preocupação com a pele e cabelos. Piscina, praia e sol acabam por danificar a cútis e as madeixas, se não forem tomados alguns cuidados. Existe uma infinidade de tratamentos e cosméticos para cabelo e pele, mas a alimentação faz a diferença, pois esta nutre de dentro para fora. Aliás, se não houver uma alimentação adequada, a absorção dos produtos cosméticos pelo organismo pode não ocorrer de forma eficiente. Dentre os nutrientes que beneficiam a nutrição capilar e cutânea cito alguns que se destacam. Licopeno: é um potente antioxidante que protege as células do organismo contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, protegendo contra os raios ultravioletas. Incluir na alimentação tomate, melancia, goiaba e mamão. Quanto mais maduros e/ou aquecidos ocorre uma maior absorção deste carotenóide. Betacaroteno: além de conferir elasticidade à pele, deixa o corpo dourado

Foto Divulgação

Nutrição nos mínimos detalhes

Neuropsicologia: Saiba mais sobre seu cérebro A neuropsicologia é a interface entre a psicologia e as neurociências, que estuda as relações entre funções cerebrais e o comportamento humano. Avaliação Neuropsicológica É realizada basicamente através de testes neuropsicológicos e entrevistas com o paciente e seus familiares. Serve para avaliar funções mentais como: memória, atenção, funções visuais, funções executivas, abstração e formação de conceitos, linguagem, orientação têmporo-espacial e inteligência, com o objetivo de verificar funções comprometidas e preservadas. Através desta avaliação é possível realizar um diagnóstico e auxiliar na escolha dos tratamentos e nos programas de reabilitação. Além do objetivo diagnóstico, a avaliação neuropsicológica auxilia a esclarecer com mais detalhes os sintomas de uma doença já conhecida. Isto permitirá avaliar a gravidade do quadro e também pode ser utilizado ao longo do tempo para avaliar o efeito do tratamento. Reabilitação Neuropsicológica Devido a neuroplasticidade, isto é, a capacidade que o cérebro tem de modificar sua estrutura e funcionamento de acordo com o ambiente e as experiências, a reabilitação cognitiva é possível. Desta forma, a reabilitação neuropsicológica dedica-se a desenvolver e aplicar recursos objetivando melhorar a capacidade dos pacientes, de modo a terem uma vida mais autônoma.

A reabilitação cognitiva proporciona o treinamento de processos cognitivos para diminuir os comprometimentos. Os exercícios objetivam a restauração clínica ou a compensação de funções. A Neuropsicologia pode ser usada para: Dificuldades escolares/aprendizagem; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Déficits causados por abuso de drogas e álcool ou outras substâncias; Doença de alzheimer e outros tipos de demências; Esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas; Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos ; Déficits causados por AVC(acidente vascular cerebral); Doenças psiquiátricas que podem ser acompanhadas de déficits cognitivos;

Kelly Fiorin

Psicóloga/Neuropsicóloga Clínica Jeito de Ser

Jornal Design | Serra 5


Cuidados ao pé diabético

Foto Divulgação

6 Jornal Design | Serra

Um dos principais medos dos portadores de diabetes é serem vítimas dos pés diabéticos. Tipo de lesão que quando não é bem combatido pode levar à incapacitação e, em situação ainda mais difícil, a amputação do membro. Entre os cuidados que ajudam a prevenir e combater o problema está a higienização eficiente. Nesse sentido, entra o trabalho do podólogo que, quando preparado para lidar com a situação, se torna um eficaz contra as temíveis lesões. Os sintomas que caracterizam a doença são insensibilidade – a dor, ao calor – adormecimento e formigamento dos dedos. Um sapato apertado, por exemplo, ou uma pisada em algo perfu-

rante pode passar despercebido. O descuidado pode levar a necessidade de amputação. A insuficiência circulatória na região que dificulta a cicatrização no tecido local. Quando o tratamento foi exercido por profissionais qualificados, pode ser um bom suporte para as pessoas que convivem com esse problema. “O trabalho que faço com um portador de diabetes é bem diferente daquele que faço com outro pacientes”. Os cuidados são redobrados, pois não pode haver corte, não se tira cutícula e não se pode trabalhar com material cortante. Também não é permitido raspar ou lixar em excesso e em outros casos, não se deve nem mesmo lixar,

principalmente quando os pés estão inchados, frio ou quente. É importante na prevenção do problema e no suporte daqueles que já apresentam as lesões. Orientamos a respeito do melhor calçado para o dia a dia e sobre os cuidados para que não se machuque, pois é sabido que uma simples lesão pode evoluir para a necessidade de amputação do dedo ou mesmo de todo o pé. A melhor atitude é a prevenção.

Karine Pessali Podóloga

vida


A figura do Papai Noel proporciona uma infância mais feliz e cheia de imaginação. Também oferece outras representações simbólicas: o velhinho barbudo e simpático é o valor da família, da fraternidade e da bondade e também o respeito pelos idosos. O papel dos pais no Natal é facilitar o mundo da imaginação para os pequenos, oferecendo-lhes todas as possibilidades de sonho e fantasia. Ninguém deve tirar de uma criança a capacidade de fantasiar. A fantasia é importante e necessária para o desenvolvimento saudável da criança, e precisa ser respeitada, sem incentivar, nem reprimir. A fantasia estimula a imaginação, a capacidade criadora, e acelera o desenvolvimento intelectual. Por isso, podemos vê-las conversando com bonecas e outros personagens, em um mundo de super heróis, fadas e monstros com quem podem brincar e desenvolverem-se. É no mundo ilusório e imaginário que os desejos não realizados podem ser realizados. E através do “faz-de-conta” que ela aprende a entender o ponto de vista do outro e a desenvolver as habilidades na solução de problemas. Avaliação do comportamento: entregue vários materiais escolares aos pequenos e peça que façam um desenho para o Papai Noel, que escrevam seus nomes(se já souberem escrever) e que relembrem tudo o que fizeram de bom durante o ano. Se houver algum mau comportamento também é válido recordar, para trabalhar valores. Evitar Consumismo: Uma saia-justa que pode aparecer nesse momento

vida

é a criança pedir ao Papai Noel um presente muito caro, que os pais não poderiam comprar depois. Mas é contornável: oriente a criança a dar mais de uma opção ao Papai Noel ou, ainda, aconselhe-a a pedir algo mais acessível, pois afinal de contas ele terá muitas crianças para presentear. Trabalhar Imediatismo: Depois da carta, vem à espera, e com esta as crianças de hoje não estão habituadas a lidar. “Elas andam muito imediatistas, mas com o Papai Noel não funciona. Elas têm de esperar pela chegada da carta e depois do presente. Desenvolver esse trabalho pode ser muito benéfico para os filhos. Solidariedade: De suma importância que a criança realize a doação de um brinquedo seu em bom estado para outra criança carente. Esse é um valor que nunca pode ser esquecido! A resposta do Papai Noel: A carta para Papai Noel por si só já faria a fantasia no bom velhinho valer a pena. Os pais devem providenciar tanto o envio (que é feito na companhia das crianças), quanto a resposta, que costuma ser recebida com a maior euforia pela garotada. “Não dá nem para mensurar o efeito da chegada da carta na autoestima da criança. É realmente mágico. Feliz Natal e Próspero 2013 à todos!! Equipe Equiliibrium

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Estimular a fantasia do Papai Noel é saudável para os pequenos?

Deixe a sua coluna em dia neste final de ano! As dores nas costas e articulares acometem grande parte da população de jovens a idosos em função de diversas causas, desde vícios posturais, desvios de coluna a problemas degenerativos, osteatrose, hérnias discais entre outros. Sabemos que a quiropraxia é a profissão que cuida da coluna e articulações, fazendo o realinhamento ou como costumo dizer aos meus pacientes, faz a “geometria e balanceamento”, permitindo que todo o sistema nervoso funcione sem interferências, resultando no alívio das dores e funcionamento de todo o organismo. O ideal é que cuidemos de nossa coluna o ano todo, porém neste período de final do ano, as dores costumam se manisfestar com maior intensidade, devido ao estresse e atribulações do dia a dia. As pessoas estão mais sobrecarregadas e isso se reflete no organismo em geral. Além das queixas normalmente referidas pelos pacientes como dores nas costas, ciatalgia, dores no pescoço, se manifestam também dores de cabeça, dores e tensão muscular, dificuldade

para dormir, prisão de ventre, tonturas entre outras queixas associadas às demais já existentes. Tudo isso é reflexo deste período que antecede as festas de final de ano e as férias, onde o trabalho, atividades e os compromissos se acumulam. Sabemos o quanto é importante cuidar da saúde para termos uma boa qualidade de vida, por isso não deixe para a última hora para deixar a sua coluna em dia neste final de ano, procure o seu quiropraxista e faça a sua revisão para deixar todo o seu corpo livre de dores e disfunções, para curtir suas festas e as férias com tranquilidade. Lembre-se sempre de procurar um profissional graduado em Quiropraxia e membro da ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia para garantir um tratamento seguro e eficaz.

Kely Ana Mattei Mônica Vagliati Psicóloga

Quiropraxista Certificada em ART da Coluna Vertebral

Jornal Design | Serra 7


Foto Divulgação

Prepare seu corpo para o

verão

O verão está chegando e com ele a preocupação em aparecer na praia ou piscina quando os olhares começam a ficar mais atentos para a celulite, flacidez e gordurinhas que estão incomodando. Há pouco tempo, a busca pelo corpo perfeito era muito limitada à dietas, cremes com promessas duvidosas e aparelhos com eficácia limitada. Atualmente, pode-se encontrar clínicas equipadas com instrumentos de última geração e bons profissionais. Como explica a Dra. Andressa Pauletto, o programa de tratamento começa com uma avaliação, onde é analisada a expectativa e as necessidades de cada um. Após um exame físico e clínico, é estabelecido o grau de celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, e só então orienta-se o paciente para o programa ideal. Os procedimentos realizados devem ser sempre associados, para um melhor resultado. Entre os mais conhecidos estão o Manthus, que é ultrassom com corrente estereodinâmica, utilizado tanto para gordura localizada, celulite, assim como em tratamentos pré e pós-operatórios. Atua na quebra das moléculas, transformando a adiposidade em partículas finas que serão drenadas pelos vasos linfáticos e eliminadas pela urina

8 Jornal Design | Serra

e suor, promovendo a diminuição de medidas e eliminação de toxinas. O Accent é um aparelho de radiofrequência que produz grande quantidade de calor na área tratada e com isso ocorre a aceleração da produção de colágeno, que dá firmeza e sustentação a pele e também reduz a gordura localizada. Outra alternativa é o Cellutec , aparelho de endermoterapia vibratória que promove a massagem à vácuo e melhora a circulação sanguínea e linfática(drenagem). É indicado para problemas circulatórios, celulite, flacidez e como modelador corporal. E por último, a Carboxiterapia Aquecida, técnica que utiliza CO2 medicinal e aplicado na epiderme, melhora a circulação e oxigenação cutânea e, consequentemente, o quadro da celulite, gordura localizada, flacidez e estrias. Lipossomas de Girassol: O Lipossomas de Girassol é um tipo de tratamento indicado para todas as pessoas que desejam perder a gordura corporal, mas não querem passar por uma cirurgia plástica. Lipossomas de Girassol é uma técnica também conhecida como intradermoterapia que atua no combate da gordura localizada se associada a substâncias lipolíticas. O tratamen-

to pode ser feito em qualquer época do ano e deve ser aplicada em regiões mais específicas do corpo, como na gordura localizada no abdômen, culotes, região supra-púbica, região próxima ao joelho e também no acúmulo de gordura entre os braços(axila). O processo corrige imperfeições que possam existir e quando associado a outras técnicas e tratamentos, como a drenagem linfática, a carboxiterapia, a endermologia e o ultrassom, os resultados são ainda melhores. É importante lembrar que além desses tratamentos, existem outros que podem ser indicados, cuja eficácia está diretamente ligada à orientação do médico e habilitação de quem executará as técnicas selecionadas. Todos esses tratamentos estão a disposição na Clínica Visualittè, que conta com profissionais altamente qualificados e aparelhos de última geração. Mais informações pelo telefone (54)3055-4405 ou pelo e-mail visualitte@visualitte.com.br.

Dra. Andressa F. Pauletto Médica Responsável Técnica CREMERS 30142

vida


Fotos Divulgação

Equilíbrio Hormonal

Dhia Clorella Com tantos antioxidantes presentes nesta alga, por exemplo, luteina e o betacaroteno, a Clorella traz benefícios para a pele, cabelo e unha por ter altos níveis de vitaminas e ácidos graxos omega 3. A Clorella ajuda no tratamento de acne pois reforça e desentoxica o fígado, reduz inflamações, retarda rugas e também um maravilhoso tratamento para eczema. É uma grande aliada para quem quer adquirir bronzeado rápido, além de contribuir para o restabelecimento da pele combatendo cravos, acne, espinhas, estrias, celulites, rugas precoces e lesões esfoliativas.

Dicas nutricionais para potencializar o bronzeado no verão * Procure ingerir diariamente alimentos com alto teor de betacaroteno(alimentos amarelo-alaranjados), como cenoura, beterraba, mamão, abóbora, manga, entre outros. Além de facilitar o bronzeado, o betacaroteno também ajuda a proteger a pele dos raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento precoce e câncer de pele. Também pode ser manipulada uma fórmula específica para cada pessoa. Fale com seu médico ou com a nutricionista. Agende já sua avaliação na Viva com Saúde Produtos Naturais. Raquel Valduga Milani Nutricionista CRN2 7559P vida

A busca incessante pela beleza externa é sempre destaque nesta época do ano, onde as pessoas se preparam para a estação mais quente do ano. Se torna notável quando as academias ficam lotadas, as clínicas de estética sem horários disponíveis e os salões de beleza disputadíssimos. Nestas circunstâncias acabamos esquecendo que, para manter o externo em dia, basta adquirirmos ou cultivarmos alguns hábitos saudáveis internamente e,

consequentemente teremos o externo desejado. Para nosso espanto, atualmente nosso corpo dispõe de apenas 32% de oxigênio puro, sendo que o restante são apenas impurezas, causando um desequilíbrio hormonal e envelhecimento precoce. Sendo assim, selecionamos algumas dicas para que, a partir de hoje, você coloque em sua lista de prioridades para obter pele e cabelos de causar inveja:

Squalene Utilizado como matéria prima em cosmética fina pelo seu alto poder osmótico, que facilita a hidratação da pele, deixando com efeito lifting. Possui concentração de vitaminas, tem ação antiinflamatória, melhora a oxigenação da células, previne o envelhecimento, mantém a pele bonita, macia e aveludade em qualquer idade. Produto natural para sardas, manchas, rugas, ressecamento e envelhecimento da pele, além de limpar, revitalizar e hidratar, deixando aparência de pele fresca e sedosa. Atua ainda contra estrias, flacidez, fortalece as unhas e cabelos.

Anb 48 – Geléia Real Tem ação estimulante para o organismo, ajuda na tonificação da pele, alivia a ansiedade, fortalece os cabelos, apresenta eficácia sobre a longevidade, combate envelhecimento precoce, rejuvenesce a pele, hidarata e regenera.

#dicaVIVACOMSAÚDE • O uso de Clorella, Geléia Real e Squalene é aconselhável em todas as idades; • Experimente fazer máscara facial por 30 dias com Geléia Real e Squalene e confira o resultado; • Para manter o equilíbrio de seu corpo, é necessário três componentes, sendo eles: nutrientes(Clorella), oxigenação(Squalene) e estímulo hormonal(Geléia Real);

Travessa Silva Paes, 18, Sala 103 | Bairro Cidade Alta Fone: (54) 3452-2611 | Bento Gonçalves | RS falecom@vivasaude.org | www.vivacomsaude.org Jornal Design | Serra 9


casas de praia

Fotos Meibe Martins

por Selma Tammaro

Moresco Studio

Com 30 anos de atuação no Brasil e no exterior, com trabalhos realizados no Canadá, a arquiteta Selma Tammaro desenvolve projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo, além da construção de casas e escritórios. A profissional tem forte atuação em projetos de casas de alto padrão no litoral norte de São Paulo.

www.masutticopat.com.br 10 Jornal Design | Serra

casa


As casas de praia usam muito mais as varandas e áreas externas como: espaço gourmet, piscina gazebos. A integração e descontração são mais presentes.

JD | E na hora de decorar quais são as dicas que você pode dar?  ST | Uma decoração que seja alegre, descontraída e que use materiais apropriados a cada ambiente, tecidos resistentes ao sol, alguns locais impermeáveis( para as áreas molhadas), móveis leves , fibras naturais para interior e sintéticas para a área externa. JD | O que você julga essencial na hora de projetar a área externa? ST | Que tome partido da natureza e seja integrada as áreas sociais. JD | Na sua experiência, o que difere na hora de planejar um interior para uma casa na cidade de uma casa de praia?  ST | As casas de praia usam muito mais as varandas e áreas externas como: espaço gourmet, piscina gazebos. A integração e descontração são mais presentes.

casa

JD | Quem são suas referências? ST | No caso de residências com projetos específicos temos excelentes exemplos e muitas referências que vão desde uma simples ideia até desenvolvimento de materiais mais apropriados e que se harmonizem ao projeto. Então nao há ninguém   em especial, mas os bons projetos devem ser referenciados. JD | Ao analisar seus projetos, vemos muito a integração das áreas, foi um estilo que foi se criando próprio ou foi através de referências? ST |  Foi o fato de viver muito na praia e absorver toda essa imensidão de natureza, que  instintivamente adotei um estilo que usasse tudo isso em prol da minha arquitetura digamos, praiana, foi se consolidando com o tempo, sem que eu percebesse e se mostrou muito claramente já no primeiro projeto de praia que fiz. Por também   ser   mãe e dona de casa procuro projetar os ambientes com praticidade e funcionalidade . JD | Existe algum projeto que é inspirador para você?  ST | Minha própria casa onde procurei atender meu cliente(minha família) de maneira muito especial.

Fotos Meibe Martins

Jornal Design | Na hora de projetar uma casa de praia quais são as prioridades que uma arquiteta deve ter? Selma Tammaro | Acima de tudo respeitar as vontades e sonhos dos clientes mas procurando sempre orientá-los sobre as melhores opções, as mais adequadas ao ambiente, que procurem privilegiar a luminosidade, praticidade e a natureza, com ambientes claros   e arejados.

Veja mais www.tammaroarquitetura.com.br

Jornal Design | Serra 11


sofisticação despretensiosa

12 Jornal Design | Serra

Fotos Fran Parente

Um casal de empresários que sonhava com dias de puro “dolce far niente” à beira-mar, hoje desfruta de todo o conforto de um imóvel de 950m² e três suítes, com decoração assinada pela arquiteta Fernanda Marques. Em sintonia com com a arquitetura, o décor de interiories, assinado por Dado Castello Branco, explorou diversos tons de azul no projeto Laranjeiras, localizado em Paraty, Rio de Janeiro.

casa


Fotos Fran Parente

Nesse projeto, a natureza participa da própria ambientação. Com pouco mobiliário, solicitação dos proprietários, que queriam uma morada arejada e de fácil circulação, o ambiente se torna leve e abusa dos elementos naturais.

casa

Jornal Design | Serra 13


Fotos Dilvugação

Calor, pés na areia e casa da praia

Para dar um toque bem praiano à decoração, utilize temas náuticos nas almofadas, quadros e papéis de parede. O verão chegou e com ele a época de renovar a casa ou o apartamento na praia para aproveitar o verão. Ambientes praianos nos dão a liberdade de brincar com elementos que remetem ao mar, verão e calor. É a hora de criar ambientes alegres, tranquilos e cheios de charme. Para isso, não é necessário grandes gastos, basta ter criatividade e vontade de mudar. Já que o clima é de descanso, use mobiliários claros que dão sensação de leveza e ainda ampliam o ambiente. Você pode usar toques de cores mais vibrantes que darão vida ao ambiente. Para evitar a manutenção com a pintura, o papel de parede é uma ótima opção para decorar as paredes. Nas janelas, utilize cortinas com proteção solar para que seu mobiliário não

desbote. Nas casas de praia, a maresia é a grande inimiga da decoração. Por isso, opte pelas cortinas tela solar Luxaflex®. Elas são compostas de fibra de vidro e pvc e, por isso, não sofrem ação da maresia. Para dar um toque bem praiano à decoração, utilize temas náuticos nas almofadas, nos quadros e nos papéis de parede. Aproveite o clima de conchas, pedras e corais e coloque-os na decoração. No lavabo, transforme conchas em minivasos. Basta colocar uma esponja floral dentro das conchas e colocar pequenas flores. Na varanda, a opção é usar móveis em fibra sintética. Um grande sofá de fibra com almofadas de futons de chita, além de deixar sua área externa linda, dará alegria ao ambiente. Puffes com

tecidos coloridos também podem valorizar sua varanda. Para complementar, você pode ornamentar à decoração com um lindo vaso branco com uma palmeira imperial. Mas, lembre-se que as plantas para serem usadas no litoral devem ser nativas de clima tropical para suportar as altas temperaturas do verão. Agora que sua casa está renovada, abra a janelas, deixe o sol e a brisa do mar entrar e aproveite o verão!

Luísa Damasio

Sócia-proprietária Artelana

14 Jornal Design | Serra

casa


casa

Jornal Design | Serra 15


Fotos Dilvugação

Móveis e decoração para casas de praia: o que usar?

Está chegando o verão e esta é a época que as pessoas rumam para suas casas de praia ou veraneio, então é hora de decorar ou redecorar a casa. Uma vez que a casa de praia costuma receber muitas visitas e estar sempre cheia, decore com móveis leves e de fácil manutenção e limpeza. Poucos móveis,  que assim permita uma boa circulação e que deixe o espaço respirar é essencial. Nem sempre o requinte vem em primeiro lugar, muito pelo contrário. A composição de cada ambiente precisa favorecer a sensação de bem estar, praticidade e possibilitar os momentos de lazer. Para uma decoração com estilo praiano e para contrastar com um  verão quente,  é interessante trabalhar as idéias de frescor e  tranquilidade  na decoração da casa de praia. Uma dica é a utilização de tons claros e neutros para a base da decoração, realçados por cores alegres nos acessórios. Objetos decorativos com temas náuticos, conchas, coqueiros, flores e tudo que reforce o clima de praia, são muito bem vindos. Assim como a natureza, que passa a ser mais valorizada no projeto de decoração, marcando presença no interior da casa através do paisagismo. Uma proposta de decoração minimalista é sempre bem vinda, defendendo a idéia de que menos é mais. Desta forma, evite decorar os espaços com móveis rebuscados e prefira sempre buscar a elegância na simplicidade. Com uma mobília mais contida e discreta, o morador terá mais liberdade para ousar nas combinações de cores. Eles contribuem com a funcionalidade da moradia

e devem contribuir com o conforto e a recepção. No entanto, é necessário tomar cuidado para fazer a escolha certa dos itens mobiliários e as devidas combinações. A primeira dica é pensar no tom que reinará nos ambientes e como será o estilo dos mobiliários e objetos e, claro, de que material. Móveis e objetos que utilizem materiais naturais como fibras, madeira e sisal são ideais para casas de praia, pois além de estarem em alta, combinam com o estilo de casa de praia e são mais duráveis em função da maresia, que é corrosiva em materiais como o ferro. São infinitas as utilizações desses materiais, sendo que eles podem fazem parte de sofás, cadeiras, mesas, cortinas, tapetes, cestos decorativos, redes, vasos e até cúpulas de luminárias e lustres. Além de possibilitarem ambientes bonitos, esses materiais são sustentáveis e também de preços mais acessíveis. Há ainda, o mobiliário de fibra sintética, hoje uma realidade híbrida nos interiores, com uma vasta linha e belo design. As almofadas, sofás e poltronas  devem ser, de preferência de tecidos impermeáveis, que são mais resistentes e práticos, permitindo que se possa sentar, mesmo em trajes de banho.

Cintia Guerra Pagot Design de Interiores Sócia-proprietária da Projetarium Estar e Jantar

CARINHO LIBERDADE ACONCHEGO REQUINTE HARMONIA ALEGRIA Tudo que você quiser colocar em sua sala, nós temos.

Av. Planalto, 1235 - Bento Gonçalves - RS 54 3055.3054 www.estarejantar.com.br 16 Jornal Design | Serra

casa


casa

Jornal Design | Serra 17


Pinte sua casa de praia com as cores do verão

Fotos Divulgação

Este tema de praia é inspirador e transmite uma sensação relaxante e tranquila. Nos ambientes praianos é permitido brincar com cores e elementos que remetem ao mar e ao verão. Com essa liberdade, é possível criar ambientes vibrantes, alegres e cheios de estilo para sua casa na praia ficar ainda mais charmosa e aconchegante. Uma pintura nova já dá outra cara para a sua casa ou apartamento de praia. Cores neutras, claras ou os tons de azuis e verdes são boas opções, porque realça a iluminação, refrescam e trazem o entorno para dentro dos ambientes criando também uma harmonia com a natureza. As cores de inspiração náutica como os azuis, verdes, brancos e beges são sempre opções certeiras para a decoração de casas de praia. Se você gosta de algo mais divertido, mescle cores mais vivas, usando turquesa, amarelos e laranjas, ou outras cores que você gostar, mas que façam uma boa combinação. Em se tratando de espaços relaxantes, uma combinação de tons brancos e neutros cria um cenário sereno e tranquilo que pode ser personalizado com acessórios mais coloridos que podem ser trocadas periodicamente para dar sempre uma renovada no ambiente. Não podemos esquecer as cores quentes que ga-

18 Jornal Design | Serra

rantem aconchego e revelam a personalidade divertida dos moradores. Para a composição dar certo, as cores devem vir da mesma paleta de tons. Uma combinação bem dosada, mesmo entre tons fortes, pode dar um resultado bem interessante e intensifica a alegria. Para não exagerar e equilibrar essa overdose de cores intensas, busque a harmonia pontuando o espaço com uma tonalidade neutra. Opções de tintas para a casa no litoral Depois de escolher as cores para a pintura da sua casa de praia, é importante prestar bem atenção no tipo de tinta mais indicada para este tipo de situação. A tinta deve ser resistente ao sol, vento, chuva e principalmente à maresia. No mercado existem tintas próprias para o litoral, mas fique atento, pois é importante que elas sejam aplicadas em paredes tratadas com um fundo preparador adequado, para deixar a superfície mais uniforme para absorver a tinta.

Mauri Demarchi

Sócio-proprietário da Pró-Cor Tintas

casa


Pode planejar: a casa é sua

Fotos Marco Antonio

DUOCASA

Ambientes planejados que refletem modernidade e dão mais vida á sua casa.

casa

A DUOCASA cria ambientes que retratam a vida como ela merece ser: espaçosa, iluminada, moderna, repleta de detalhes. O estilo marcante e autêntico da marca está presente em toda a linha que contempla cozinhas, salas, quartos, home offices, áreas de serviço e banheiros. Os móveis primam pelo design internacional com uma modulação inteligente, permitindo incontáveis combinações. O grande destaque está no Centro de Design da marca, maior da América Latina no setor moveleiro, que permite controlar as etapas, tanto de criação como de fabricação, agilizando os lançamentos e antecipando tendências com um design que resiste ao tempo e aos modismos. O resultado pode ser conferido no toque de seda dos móveis com a exclusiva pintura patenteada em Poliéster Protetor, que além de alta resistência, confere uma estética sofisticada e um acabamento inconfundível. Com endereços espalhados pelo país, a DUOCASA

representa um novo olhar da empresa nascida há seis décadas na encosta da Serra Gaúcha e que acompanhou diferentes formas de morar ao longo de quatro gerações. Arte Brasileira A DUOCASA inova ao propor o diálogo entre o design internacional de seus móveis planejados com o melhor da arte popular brasileira. A ambientação das lojas é feita como numa casa de verdade, onde as pessoas amanhecem, se divertem, descansam, amam, recompõem as energias e vivem seus melhores momentos. “Penso a casa como um ninho onde as pessoas podem cultivar suas referências e sonhar um futuro.” destaca Zizi Carderari, produtora que assina a curadoria de arte e a ambientação de cada uma das lojas. Contato: Rua Guerino Sanvitto, 751 Caxias do Sul | 54 3223.1495 | www.duocasa.com Jornal Design | Serra 19


O desenho de superfície traduzindo conceitos

Fotos Dilvugação

A linha One Touch dispensa apresentações. Concebida pelo toque e a sutileza dos detalhes, unindo a forma insólita de transformar superfícies naturais em metálicas, o desenho de superfície do metal faz analogia a um ícone da brasilidade: o coco. Puxadores originais e inusitados, envolvidos em elegantes volumes metálicos texturizados mostram um estilo de produto que imprime um toque de luxo e sofisticação aos projetos dos móveis. O grande impacto cênico que os puxadores garantem aos ambientes é resultado do fino cuidado no desenho de superfície aliado a qualidade produtiva que a Altero tem. Produzido através da mais alta tecnologia em acabamento de superfícies os modelos são a síntese da beleza nos pequenos detalhes. Com uma analogia aos elementos da natureza os puxadores esbanjam atitude, fazendo uma leitura estilizada dos fios da casca de coco. O modelo alça possibilita a utilização em qualquer cômodo da casa. Alças longas combinam com cozinhas, dormitórios e salas. Já o modelo pontual fica elegante em aplicações como quartos, home theater, home offi-

20 Jornal Design | Serra

ces e banheiros. Se é verdade que a casa é um espelho de nós mesmos, ela deve ser concebida e projetada sob medida para aqueles que nela vivem. A harmoniosa simplicidade das formas que sustentam a superfície adornada sintoniza uma junção perfeita entre formas refinadas e soluções funcionais. Experimente combinar os modelos de alças com pontos, o resultado é surpreendente. Formas distintas com apelos estéticos e funcionais semelhantes. O resultado é a união de conceitos. A linha de puxadores On Touch foi desenvolvida pela Intervento Design para a Altero. Para saber mais sobre os produtos acesse: www.altero.com.br

Juliana Desconsi Designer

casa


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

casa

Jornal Design | Serra 21


FotosSchiavo Fotografia

O Quarto do Menino, com portas Perlare, Melhor Ambientes da Mostra

22 Jornal Design | Serra

intimista de forte apelo visual e formal”, palavras do júri. Funcionalidade e conforto são itens que estão presentes no projeto. Estudo, esporte, games e repouso são atividades que foram pensadas para serem vivenciadas no espaço, criando um universo particular do adolescente. “Conjugando estilo próprio e peculiar, a composição de portas Perlare Louvre com vidros Argentato Griggio, Espelho Fumê e Vidro Arancio interagem com a dinâmica do projeto.”, diz Vanise De Paris, diretora da Perlare, parabenizando as arquitetas pela conquista. 

Foto Dilvugação pioneiro

O Quarto do Menino, das arquitetas Lisiane e Camila foi o 1º lugar na escolha dos melhores ambientes da Mostra Casa&Cia 2012. Entre os quesitos foram observados pelo júri inovação, efeitos luminotécnicos, autenticidade, repertório e vínculo com o tema. “O projeto do quarto do menino, das arquitetas Camila Pivetta e Lisiane Benvenutti, é ousado, atrevido e remete ao tema de forma sutil, sem ser explícito. Conceitual e funcional ao mesmo tempo, contraditório como o movimento que inspirou a banda de rock Nirvana. O ambiente cria, com auxílio da iluminação bem dosada e das cores intensas bem equilibradas o clima

Arquitetas Camila Pivetta e Lisiane Benvenutti, recebendo o prêmio Melhor Ambiente da Mostra Casa&Cia.

casa


Castellar lareiras tem a indentidade da Serra Gaúcha

Fotos Dilvugação

Uma das pioneiras neste segmento no país, a Castellar Lareiras é uma empresa especializada em lareiras de alto desempenho, utilizando o mesmo sistema usado na Europa, Canadá e Estados Unidos. Em parceria com empresas Alemãs e Italianas a Castellar Lareiras está implantando muito mais segurança nos seus produtos, para sua tranquilidade. Se preferir aquecer a casa toda, com estas lareiras é possível fazer a distribuição de ar quente de forma simultânea para outras dependências, além do local onde está instalada a lareira. Para isso é utilizado um sistema de distribuição de calor através de tubulações térmicas que ficam totalmente fora do

alcance da visão. O grande diferencial da Castellar Lareiras é a confecção de seus produtos, onde são utilizadas matérias-primas estudadas para o nosso clima, tendo assim um maior rendimento em relação às importadas. Nas três lojas da rede são encontradas, além das renomadas lareiras, móveis e sofás sob medida, bem como móveis planejados. Recentemente, a Castellar Lareiras inaugurou uma loja em Caxias do Sul e outra em Porto Alegre, onde possui parceria com a marca de móveis planejados Duo Casa. A equipe Castellar deseja um 2013 de sucesso e realizações para todos!

Grand Firenze

Gran Firenze com coifa

Vercelli Visite-nos em nossas lojas: Loja Castellar | Carlos Barbosa – RS Rua Buarque de Macedo, 4037, Bairro Centro, | Fone: (54) 3461-2772 Loja Castellar | Porto Alegre – RS Rua Don Pedro II, 631, Bairro São João | Fone: (51) 3239-2376 Loja Castellar | Caxias do Sul – RS Rua Therezinha Pauletti, 148, Bairro Sanvitto | Fone: (54) 3041-2191 Doe um brinquedo e ganhe até 20% de desconto na compra de uma lareira Castellar* *consulte regulamento da promoção com a empresa CASTELLAR LAREIRAS casa

Jornal Design | Serra 23


Ambientes acolhedores

Fotos Divulgação

A perspectiva atual mostra que os bons resultados na arquitetura de interiores vêm sendo atingidos através da integração dos espaços, valorizando os contrastes e as peças clássicas que sempre dão um toque especial. A amplitude e os vãos abertos, trazem luz natural, propiciando tranquilidade e leveza. Já na incidência de luz artificial cria uma diferenciação de climas diversos, aconchego, calor, frio, entre outros. Buscando de forma equilibrada a integração do novo, do clássico, do contemporâneo e do antigo, obtemos bons resultados, conforme vemos nos ambientes montados com os produtos da Benvenutti Móveis e Decorações. A cor é outro elemento importantíssimo na concepção de qualquer trabalho, ela é decisiva na formulação psicológica das sensações e portanto indicativo de escolha que, para tanto, não podemos pecar na seleção dos móveis, estofados, tapetes, objetos e tecidos, pois refletem personalidade e estrutura ao ambiente. Hoje, há fornecedores que, além de atender a qualidade, estética e conforto, já integram-se à concepção ecologicamente correta.

Espaços ambientados com produtos Benvenutti Móveis e Decorações e projetados pelos arquitetos Jaime Ranzi e Valdir Antoniazzi

Jaime Ranzi e Valdir Antoniazzi Arquitetos

´ 24 Jornal Design | Serra

casa


Traços e texturas. Formas e estruturas. Novas visões de mundo.

>> Automação residencial e corporativa >> Exclusiva tecnologia wireless

>> Cinema em casa >> Soluções diferenciadas em áudio e vídeo

>> Centros administrativos e de convenções, auditórios, salas de reuniões, showrooms

Ver além do óbvio é a especialidade do mestre da precisão. É o que torna fascinante a arte de projetar. 11 de dezembro - Dia do Arquiteto - Uma homenagem da Sweet Home

Fotos Divulgação

Caxias do Sul (54) 3021.4550 - Bento Gonçalves (54) 3451.4550

Abertura Sobre Design™ 2012

Os palestrantes Paulo Dias e Fabíola Pecce com Jandreh Hofstetter, diretor da Sobre Design, e Rogério Bortolini, diretor da Bortolini Móveis

Paticipantes do ciclo de palestras, visitando as instações sustentáveis da Bortolini Móveis

5 de novembro de 2012, um dia que irá ficar registrado na história do design. Este dia que também é o dia nacional do design, celebrou a abertura oficial de um grande evento de design, o SOBRE DESIGN™, que nesta data lança a primeira edição; já com várias programações. O evento de abertura que aconteceu na Wish Club (Porto Alegre) teve a presença de palestrantes e empresas participantes desta primeira edição como também profissionais e estudantes da área e afins. Na oportunidade, Jandreh Hofstetter (Designer Mentor do Projeto), apresentou o conceito do SOBRE DESIGN™ e em poucas palavras falou como o evento como foi elaborado, explicando um pouco do surgimento, concepção, forma e conceito do SOBREDESIGN™. De forma objetiva, sucinta e informal, Jandreh transitou por entre os convidados, apresentando a marca, os eventos e os palestrantes presentes. Estes, escolhidos de forma aleatória , expuseram, brevemente, o tema de sua palestra, como se fosse um bate-papo com os

demais. Adriana Silva - com o tema: Designer de Interiores para o novo consumidor. Fabíola Pecce: Sustentabilidade e sua aplicação em design de Interiores e mobiliário. André Moreira: Macanismos de proteção para criações de um Designer, Rafael Krot Paim: Design Estratégico, Fernando Thunm: Iluminação no paisagismo, Alexandre Britz: Automação Residencial, Alexandre Viero: Importância do Designer e os ambientes para o mercado de luxo. Alexandre também salientou: “ este evento é o inicio de um pensamento de qualificação do design gaúcho. Reúne, não só os criativos, as cabeças pensantes, mas o fornecedores, tão importantes quanto para o mundo do design”. Jandreh ainda reforçou algumas programações e também comentou do SALÃO SOBRE DESIGN™ 2013 que terá seu lançamento no dia 29 de novembro em Porto Alegre. O evento de abertura da edição 2012 finalizou com um coquetel ao som do DJ Mateus Zingano que agitou o público ainda presente. Está oficialmente, declarado

aberto, o maior evento interativo, inédito, formado por um conjunto de programações voltadas para empresas, profissionais e estudantes das mais variadas áreas do design e afins. Além de marcar o lançamento da primeira edição, significa fazer o design gaúcho transgredir fronteiras, enaltecendo-o pelo mundo afora. Na programação da Serra Gaúcha, destaque para a Bortolini Móveis que surpreendeu falando de sustentabilidade, assunto no qual domina e demonstra da construção da empresa até ás certificações que possue. Esta empresa que destaca-se por não restringir-se a produção de móveis, mas também no desenvolvimento do ser humano e na preocupação com o meio onde vive, usa as práticas de aplicabilidade para que o processo aconteça com sucesso. Esta ciência da responsabilidade de desenvolvimento, com cunho social e ambiental, conferiu a Bortolini, primeira fábrica de móveis corporativo no Brasil, a conquistar o FSC®. www.sobredesign.com.br facebook/sobredesign

Porque você merece... ...design e conforto. casa

B

Jornal Design | Serra 25


FotosEstudio OitoBC

A pesquisa à serviço do Design Como uma ferramenta antropológica, a Etnografia permite estudar os grupos sociais em seu meio natural, ou seja, observando de perto como as relações interpessoais acontecem e como as produções materiais são criadas.

26 Jornal Design | Serra

O design, disciplina relativa à arte e à técnica do desenho, é essencialmente uma atividade humana. Muito mais que uma ferramenta, é um processo que pode permitir diversas mudanças na sociedade. A essência do projeto deve ser direcionada para atender as expectativas dos usuários, facilitando as tarefas, apoiando e melhorando as suas experiências. Dentro desse contexto, compreender para quem você está produzindo é fundamental. A lógica do marketing de criar necessidades que não atendem efetivamente a demanda do consumidor está um tanto ultrapassada. Precisamos compreender a relação entre o que se produz e o significado desse produto na vida do consumidor. Como desenhar um produto sem conhecer seus diversos públicos? A Etnografia é um meio possível de aperfeiçoamento do conhecimento do consumidor, na medida que disponibiliza técnicas que auxiliam esse contato e essa conexão. Com maior entendimento e informação sobre ele, a chance e a capacidade de produzir um produto que lhe toque e que lhe encante aumenta. Como uma ferramenta antropológica, a Etnografia permite estudar os grupos sociais em seu meio natural, ou seja, observando de perto como as relações interpessoais acontecem e como as produções materiais sao criadas. Em um sentido mais romântico, é a aproximação

das pessoas e uma maneira de estar em contato com elas. Acredito antes de mais nada a Etnografia é se interessar pelos outros, pelas suas histórias de vidas. É tentar ver o mundo através dos olhos do outro, para tentar compreender a lógica de ação do grupo estudado. Viemos à Bento Gonçalves para realizar o Etnografando para o evento Sobre Design. Nesse momento de inserção em campo, são gerados os insights. De forma geral, há um grande riqueza de informações coletadas em campo e as empresas estão recebendo muito bem essa metodologia e a encaram como uma forma de personificar o seu consumidor, dar voz, cor, vida a algo que geralmente fica muito abstrato no planejamento do produto e do marketing. É um grande trabalho de interlocução entre o mundo da produção e o mundo do consumo. O Etnografando é um projeto da Observatório Pesquisa, idealizado e realizado pela socióloga e pesquisadora Julia Presotto e conta com a parceria do Estudio OitoBC de São Leopoldo, da Marjorie e do Marcelo Veit.

Julia Presotto

Socióloga e pesquisadora

casa


A nova proposta da Servlar, passa também a integrar o novo conceito de conforto em primeiro lugar.

ServLar comemora 23 anos e reafirma compromisso com a qualidade e bom atendimento

Fotos Divulgação

Para comemorar os 23 anos de sucesso e de qualidade em seus produtos e serviços, a ServLar Clima ofereceu em sua sede em Bento Gonçalves, no dia 13 de novembro, um coquetel para amigos, clientes e parceiros. O evento marca uma nova fase na história da empresa: o foco em produtos para climatizar ambientes e aquecimento de água, conjugado com a longa experiência e vasto conhecimento no setor. São produtos que trazem conforto no dia a dia das pessoas através de sistemas inovadores, enfatizando os Recuperadores de Calor Franceses Cheminéss Philippe, uma marca conceituada no mercado desde 1860. Os Recuperadores de calor(Lareiras de Alto Rendimento), além de aquecer outros ambientes por meio de tubulaçãos, impressionam pela beleza e qualidade, sendo produzidos totalmente em ferro. Vale destacar que são produzidos dentro das normas Européias e possuindo os respectivos selos de qualidade, além de ser ecologicamente corretos. Dentro da gama de produtos oferecidos, podemos destacar também os aquecedores de água, por meio da energia solar, que possuem garantia vitalícia contra congelamento dos coletores, desenvolvidos especialmente para regiões frias, onde mesmo que, com temperaturas negativas, os coletores não são danificados. Há possibilidade de aproveitar o sistema para aquecer a água da piscina. Os aquecedores de água solar com sistema a vácuo, são importados, porém com o melhor custo benefício, já que não possuem manutenção. E o combustível, por ser a energia solar, que além de gratuita não agride o meio ambiente.   A Servlar Clima também vende e instala as princi-

casa

pais marcas de aquecedores de água a gás e ar condicionado split, aparelhos econômicos e com garantia Servlar. O cliente também pode conferir toda a linha de fogões a lenha a lenha Venax, sistema de piso aquecido econômico e seguro, e o mais novo sistema de aspiração central, que permite a aspiração da residência através de uma mangueira de aspirador que pode ser conectada em uma tomada de aspiração instalada em pontos estratégicos, onde a sujeira coletada vai diretamente a uma central instalada geralemnte na garagem ou porão da casa. Um sistema eficiente, ágil e de alta performance, permitindo a limpeza dos cômodos da casa sem ruídos e com praticidade de não precisar arrastar um aspirador de pó convencional. A nova proposta da Servlar, passa também a integrar o novo conceito de conforto em primeiro lugar. Conceito esse que se aplica a residencias, escritórios, consultórios e empresas. Além do conforto que a Servlar Clima leva aos seus clientes, e dos excelentes produtos, possui corpo técnico especializado, para efetuar a Instalação e assistência técnica com segurança e qualidade. Hoje a Servar clima é sinônimo de qualidade, conforto e bem estar. “Mais do que vender aparelhos de climatização e prestar assistência técnica, nos preocupamos em levar aquele toque de aconchego ao ambiente”, orgulha-se Lislaine Dal Pai, sócia e diretora comercial da empresa, avisando que mais novidades virão em breve, onde somente quem pode oferecer é uma empresa que desde 1989 tem como compromisso, o cliente satisfeito.  Sua casa sempre no melhor clima!

Jornal Design | Serra 27


Sua casa: uma mina de pedras preciosas

Fotos Débora Zandonai

A  Marmo Granitti Ltda   encontra suas raízes no cotidiano das famílias da Serra Gaúcha, mais especificamente em Bento Gonçalves, promovendo o bom gosto e sofisticação em diversos ambientes. Criou-se a possibilidade de produzir produtos requintados e elegantes com o melhor acabamento do estado, trabalhando com basalto, granito, mármores, silestone e pedras decorativas em geral. Com 850 m² de área construída, a empresa atua em toda Serra Gaúcha, Porto Alegre e grande Porto Alegre. Dervido à grande concorrência, criou o lema “Atender com Qualidade”. Por atendimento qualificado entendemos por aquele auxílio que transcende o simples fato da compra e venda, alcançando orientações com respeito ao tipo de produto adequado à realidade do cliente. A empresa, agora sob nova direção, possui uma equipe de oito colaboradores bem treinados, comprometidos com a filosofia da empresa, capacitados para dar toda a assistência necessária, refletindo assim num produto de qualidade superior. A principal filosofia da organização da  Marmo Granitti  é a busca da inovação, estar sempre atentos ao mercado, e a manutenção dos seus clientes. Trazendo sempre novidades, buscando sempre dar o máximo de atenção a cada projeto executado e total dedicação aos seus clientes.

28 Jornal Design | Serra

casa


casa

24,5x32.indd 2

Jornal Design | Serra 29 28/11/2012 16:38:51


“Ao Arquiteto  cabe desenhar idéias, dando-lhes espaço, forma, cor, transmutando sonho em realidade. Já o engenheiro dá sopro de vida às idéias dos arquitetos, combinando com lógica, tijolos com tijolos e concreto, numa empreitada que exige, não sonhos, mas sentido palpável e real.” Sérgio Gollnick

Acreditamos que no momento em que pensar em construir ou reformar, a presença de um profissional de arquitetura é fundamental, afinal você deseja cada cantinho de sua casa especialmente lindo e do seu jeito, para isso ele está à sua disposição para te ouvir, dar dicas, aproveitar cada espaço e determinar detalhes que farão a diferença no seu espaço. Nossa homenagem vai para Angélica Braido, que por ser uma arquiteta bastante perfeccionista, nos deixou seguros de seu trabalho e com certeza ficamos muito satisfeitos com o resultado. Cassiane e Alex de Assis, clientes.

A escolha pela arquitetura deve-se ao fato de ser uma profissão que lida com o sonho e a imaginação das pessoas em relação a seu bem estar. É expressa através de formas, espaço e conforto, atendendo ao anseio de qualquer classe social. A arquitetura é um colírio para os olhos que se mostra sob as mais diversas tipologias. Se preocupa em preservar o meio ambiente e transformar as cidades em locais aprazíveis de boa convivência. Toda profissão necessita de muitos esforços e esta não é diferente. Deve o profissional ser humanista, curioso e pesquisador, para poder criar espaços que ainda não existem. O resultado é gratificante, pois envolve muitas questões além da construção em si. A maior realização na profissão de arquiteta e urbanista é a de superar as próprias expectativas em relação ao trabalho realizado e perceber a satisfação do cliente pelo conjunto da obra, bem como ser recompensada por um sorriso ou pela vida melhor proporcionada, ser feliz! Eliana Romagna, Arquiteta e Urbanista.

Foto Divulgação

Contratei a arquiteta Adriana Peccin porque ela direciona, de uma maneira prática e eficiente, o que realmente o cliente quer e precisa, dentro do que há de mais tecnológico e moderno mas sem perder a sotisficação e a elegância nas escolhas. Sandra Maria Móro, cliente.

Ser engenheiro se resume em várias realizações. Cada vez que concluo uma obra, que torna-se realidade aquilo que estava no papel é uma grande emoção; principalmente quando ouvimos comentários de pessoas elogiando. Claro, a primeira obra, que por sinal foi uma grande obra, foi inesquecível. Estas “realizações” são, digamos, corriqueiras,  afinal, problemas surgem diariamente na construtora, seja a nível de desenvolvimento de projeto ou de execução de obra, e quando acha-se a melhor solução, normalmente em equipe, é muito gratificante.   Ser engenheiro é um orgulho, assim como tantas outras profissões. Só o fato de frequentar durante tantos anos uma universidade, tantos trabalhos escolares, provas e viagens de pesquisa, já é o bastante. Não é fácil conseguir o diploma, basta ver quantos estudantes de engenharia entram por ano nas universidades e quantos se formam.  Para se ter este orgulho não podemos deixar de lado a ética e o profissionalismo. Aproveito a oportunidade e parabenizo todos meus colegas de profissão pela passagem do nosso dia.  Irani Poletto, Engenheiro Civil.  

30 Jornal Design | Serra

casa


casa

Desde a minha infancia brincava de desenhar casinhas e layout para as bonecas, sem perceber que isso seria um início para uma grande profissão, que é a arquitetura. Minha opção por arquitetura veio um pouco pela emoção e talvez aptidão, também levei em consideração o fato de não ter horário e poder incluir no meio dia a dia as viagens que tanto gusto. Escolhi arquitetura por ser uma profissão dinâmica, que atua em diversos segmentos, como construção, design, decoração e paisagismo. Tive a sorte de buscar na arquitetura, uma profissão que me sentisse realizada. Sempre encaro meu trabalho com seriedade, entusiasmo e alegria. Adriana Peccin, Arquiteta.

Tinha exatamente 15 anos quando fiz minha opção professional. Não foi nada fácil, suei, chorei, perdi dias e noites estudando, mas amei. Sou uma das profissionais mais realizadas e bem sucedidas, amo a Engenharia, estou realizada em todos os sentidos, afinal colaboro muito com o Meio Ambiente(com o nosso futuro e das próximas gerações), plantei muitas árvores, proporcionei através das empresas o tratamento de aproximadamente 8.000.000,00(oito milhões) de litros de água por dia, faço palestras para incentivar a importância de colaborar com o Meio Ambiente, emfim, trabalho 100% de meu tempo com Sustentabilidade e estou realizada! Marinete de Carli, Engenheira Química.

É até estranho contar, mas desde criança eu sempre soube que queria ser arquiteta. Na época por algum motivo, se o nome Arquitetura soava bonito ou qualquer outro motivo que uma criança se encanta. A verdade é que eu ainda não tinha ideia do que isso significava, e fui entender um pouco melhor quando entrei na faculdade, e não me decepcionei. O que me encanta na arquitetura e a infinidade de possibilidades e soluções que podemos atingir para um mesmo projeto. É a beleza e a sensação que a composição de elementos, materiais, cores podem despertar. Conhecer as diferentes formas de viver e as diferentes qualidades das pessoas. Acima de tudo, é poder ver o resultado de um trabalho e como gratificação, receber de volta a satisfação do cliente e ter a certeza de que era o que ele estava imaginando. De maneira geral, é o efeito que o nosso trabalho provoca no seu dia a dia! Fabiana Ruaro, Arquiteta.

Foto Divulgação

Escolhi arquitetura, em primeiro lugar, pois meu pai era comerciante de materiais de construção e também empreendedor na construção civil de pequenas casas. Sempre gostei de construir pequenas casinhas para minhas bonecas, fazer maquetes com caminhas, mesinhas e outros adornos decorativos. Já no 2º grau fiz um curso técnico de decoração de interiores e me apaixonei já desde esta época por cores, que utilizo muito em meus trabalhos. Minha maior realização, é difícil de dizer, mas a atual é estar trabalhando com a escola Medianeira no projeto de novas unidades para o crescimento desta entidade tão importante para cidade. Também destaco o varejo da Gran Legado e Sucos Suvalan, que marca meu trabalho no Vale dos Vinhedos. Poder criar ambientes, espaços que possibilitem o bem estar das pessoas, tanto nas moradias como nos ambientes de trabalho e lazer, é um grande prazer. A arte de projetar só se completa com a conclusão dos serviços e a ocupação e vivência dos espaços. Compor elementos diferentes em formas, cores, materiais, sons, imagens e o grande manejo do bom e apaixonado profissional. Grande trunfo pessoal é, além de ser arquiteta, ser professora de design, pois posso passar para novos designers ideias do meu dia a dia, estudar mais e sempre estar muito atualizada, o que é imprescindível para um profissional dessa area e ter uma filha formada em design gráfico também é um grande orgulho para toda minha família. Margit Arnold Fensterseifer, Arquiteta.

Jornal Design | Serra 31


Orgulho-me de ser arquiteta, porque cada projeto para mim é um desafio, nunca um trabalho é igual ao outro, tem sempre uma novidade e ainda o fato de que é muito especial mudar todo um ambiente, todo um comportamento, mudando a autoestima das pessoas. O melhor da Arquitetura é poder mudar rotinas e ambientes, para mim o melhor da profissão é o contato com pessoas e os novos desafios surgidos a cada projeto, que acrescentam tanto na vida profissional quanto pessoal, mudar um ambiente, criar e colocar em prática novas tendências. O arquiteto é um totalizador do conhecimento, um concentrador, um artista e um cientista que harmoniza a relação entre as ciências exatas e humanas. Nessa área tem que ter muita comunicação, agilidade empatia para mostrar o seu projeto e muito conhecimento alinhando o sonho do cliente com modernas harmonizações e tecnologias que o mercado nos oferece. A arquitetura é a arte de projetar o espaço onde as pessoas vão morar, receber seus amigos e familiares ou até mesmo trabalhar levando em conta o bem estar dos moradores e/ou colaboradores. A arquitetura deve sempre ser baseada em quatro fundamentos: segurança, organização, estética e bom aproveitamento do espaço. Arquitetar é realizar o sonho das pessoas fazendo com que elas se sintam a vontade em ambientes desejados e ajustados com suas condições espirituais, financeiras e desejos tecnológicos, podendo assim desfrutar de uma vida mais agradável em seus lares e ambientes de trabalho. Vanessa Valduga, Arquiteta e Urbanista.

As arquitetas da Arteforma Arquitetura, Fabiane Brum e Tatiane Peruffo Grando tem em comum uma grande paixão, que é a arquitetura. Poder participar da vida das pessoas realizando os seus sonhos de viver e conviver em espaços agradáveis e confortáveis que tanto almejavam, fazem com que nos tornemos pessoas realizadas em nossa profissão. Poder observar a realização e a satisfação do cliente com o novo ambiente ou mesmo com a reforma tão desejada do espaço, nos proporciona muito orgulho da profissão escolhida, profissão esta, escolhida desde meninas, quando ainda não entendíamos direito o que era arquitetura, mas já sabíamos que queríamos criar, organizar e projetar espaços, através de brinquedos de montar e até mesmo quando desenhávamos nos cantos do caderno de escola. Fabiane Brum e Tatiane Peruffo Grando, Arquitetas.

Desde criança brincávamos de construir casinhas de verdade, seja em cima de ároves ou no solo e para nós, é um prazer trabalhar nessa área, pois o projeto nasce de algumas idéias e vai se concretizando na execução da obra, deixando os espaços do jeitinho que o cliente sempre buscou e sonhou. Nos sentimos muito satisfeitos em poder tornar os sonhos de nossos clientes em realidade e perceber a satisfação e a felicidade dos mesmos perante o resultado final. Patrícia De Toni e Rafael De Toni, Arquiteta e Engenheiro.

Marcio Arioli é um excelente profissional, desde o primeiro trabalho que realizou para nós demostrou muita competência, ganhando nosso respeito e confiança, passando a ser nosso arquiteto oficial, com o qual realizamos vários trabalhos posteriores, todos muito bem sucedidos. Daniel Geisse, cliente.

Cada vez mais o consumidor está investindo em sua casa, querendo otimizar seus espaços pensando na funcionalidade, beleza e tecnologia. E ter o acompanhamento de um profissional de arquitetura, agiliza e não onera pensando na questão financeira. Renan Piccoli, diretor da Loja Dell Anno Bento Gonçalves.

Foto Divulgação

Uma homenagem do Jornal Design aos profissionais que, com talento e criatividade transformam nossos sonhos em realidade, que através de sua competência nos proporcionam segurança e qualidade de bem viver. Parabéns!

verticecom.com.br

11 de Dezembro | Dia do Engenheiro - 15 de Dezembro | Dia do Arquiteto

parabéns arquitetos Tudo começa com uma ideia, um desejo, sentimento, uma linha... e encontra a inspiração para criar algo totalmente inesquecível, que deixa de ser um projeto e se transforma em um sonho realizado. A Evviva propõe um brinde aos arquitetos e deseja que os seus dias sejam sempre repletos de ideias brilhantes! 15 de dezembro | Dia do Arquiteto

Ambientes Personalizados Cozinhas | Dormitórios | Salas | Escritórios | Áreas de Serviço | Banheiros 60 lojas exclusivas em todo o Brasil | 0800 702 8500 | www.evviva.com.br Av. Planalto, 751 - Bento Gonçalves - RS - T (54) 3055.2755 - evviva@lojaevvivabento.com.br 32 Jornal Design | Serra

casa


nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

nossa obra

AEARV 2012 Um ano cheio de realizações!

Foto André Pelizzari

“Valorizar o conhecimento e unir os profissionais, foi nosso objetivo desde o início da gestão. Proporcionar ao Associado AEARV, acesso a cursos e palestras, oportunizar conhecimento, atualização e integração. Valorizar profissionais que são indispensáveis no dia a dia de quem procura a excelência na construção de projetos, criações e planejamentos. Chegamos ao fim do ano cheios de satisfação, e nós, profissionais da área de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Estamos certos de que buscamos cumprir o traçado de sucesso, e orgulhosos do momento de incrível atuação no mercado em ascensão. Ainda em dezembro, colocaremos no ar o novo site AEARV, criado para o ASSOCIADO, uma ferramenta à disposição do profissional, um acesso fácil a informações importantes, um canal aberto para divulgação de trabalhos a sociedade. Agradeço a minha Diretoria e aos Associados pela parceria, confiança e colaboração. Aproveito para desejar um Feliz Natal e Boas Festas à todos.” Engenheiro Civil Marcelo Rodrigo Ticiani Presidente AEARV

nossa obra

Jornal Design | Serra 33


nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

Foto Divulgação

Linha do Tempo AEARV 2012

09 de maio

07 de maio Happy Hour Book Arquitetos Data: 29 de março de 2012 Local: Café Viverone Horário: 19h30

Palestra “ Arquitetura de Luiz Eduardo Índio da Costa no contexto nacional e Internacional” Após a palestra ocorreu a recepção com sabores do Chef Mauricio Crippa e sessão de autógrafos na Evviva Bertolini. Palestrante: Arq. Luiz Eduardo Índio da Costa Data: 12 de abril de 2012 Local: Sala de eventos – Viverone Hotel

21 de junho Curso “ Administração, Marketing, negociação de serviços de engenharia e de arquitetura” Palestrante: Ênio Padilha Local: Show Room Fabrica Dell Anno Horário: 18h – 22h30 Data: 14, 15, 16 e 17 de Maio de 2012

Palestra Técnica e Demonstração Prática da Utilização da Argamassa Niveladora Andrelit | Grupo Andreeta Palestrante: Eng. Civil Joalcir Maia Souto Local: Sala E – Vitória Dall Onder

13 de setembro Palestra “Lajes Nervuradas com moldes recuperáveis” Palestrante: Prof. Marcos da Costa Terra – Engenheiro Civil Local: Auditório CIC –BG

Palestra “I Conferência Municipal de Planejamento Territorial” Palestrante: Eng. Civil Luis Filipe Pires Trevisan Local: Sede da AEARV

Debate dos Eixos Temáticos “I Conferencia Municipal de Planejamento Territorial” Local: Sede da AEARV

05 de julho Dúvida referente ao preenchimento de RRT Palestrante: Roberto Py(Presidente CAU/BR), Gislaine Saibro(Conselheira CAU/BR) e Maríndia Girardello( arquiteta) Local: Sede da AEARV

Curso “Iluminação em ambientes comerciais ” Palestrante: Arq. urb. Silvia Bigoni Data: 15 de agosto de 2012 Local: Loja Luz

08 de novembro Curso “Gerenciamento de Obras” Palestrante: Arq. Ivan Silvio de Lima Xavier Data: 27,28 e 29 Setembro de 2012 Local: Auditório UCS

Bate - Papo “ Paisagem Cultural e Turismo” Palestrante: Arq. Carlos Fernando de Moura Delphim Local: Sede da AEAV

Reunião com prefeito Eleito Guilherme Pasin Data: 20 de novembro de 2012

EMPRESA CERTIFICADA

(54) 3444.1013 www.serafinense.com.br 34 Jornal Design | Serra

nossa obra


Fotos Ana Cris Paulus

CenterLuz de casa nova em Farroupilha Em um requintado evento, ao som do piano de Rodrigo Solton, espumantes, coquetéis e pratos diferenciados, os convidados de Farroupilha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul foram carinhosamente recebidos pelos sócios Giovani, Ivone e Maria Alice, em uma noite inesquecível. Uma loja com a qualidade, tecnologia, inovação e o atendimento especializado da Centerluz, em sede própria com localização estratégica , esperando você para se surpreender!

Bruna, Léia , Ivone, Adriana, Cátia, Taciane, Marinês, Solange, Miriane, Maria Alice, Rosane, Edinho, Maicon, Robin, Márcio, Giovani, Gustavo, Anderson e Sony

estilo

Eliana Romagna, Ionara Troian, Roberson Da Fré, Adriana Peccin, Fabiana Ruaro e Juliana Pereira

Jornal Design | Serra 35


Fotos Divulgação

12/2012 Para a ceia, que geralmente é em família, seja cauteloso (não queremos deixar nenhuma tia chocada com seu super visual pra balada de natal). Já?! Pois sim, já é dezembro, e em breve, novo ano, novos planos, novas metas, novos desafios, novas amizades, o ano do dragão segundo horóscopo chinês. Deixemos pra trás então tudo aquilo que não nos fez bem em 2012, livre-se de todos os sentimentos ruins, pelo próximo e principalmente por si mesmo, que é o mais interessado. Aprenda a perdoar e ser honesto consigo, seja mais tolerante com as escolhas dos outros, lave sua alma, deixe-se levar pelo verão que está batendo à nossa porta, renove suas energias e termine bem esse 2012. Dezembro, foco Rodrigo, foco. Todos preparados para as festas de fim de ano?! Como já falei anteriormente, nesse verão vimos muitas cores e estampas para os homens, nunca se viu uma cartela de cores tão abrangente no vestuário masculino. As estampas retornaram com tudo nessa temporada, animadas e florais

elas se fizeram presentes em camisas, camisetas, polos, shorts, bermudas e sim, até na calças. Para a ceia, que geralmente é em família, seja cauteloso(não queremos deixar nenhuma tia chocada com seu super visual pra balada de natal), com uma calça de modelagem mais ajustada ao corpo e com comprimento mais curto com a barra dobrada, e uma camisa casual, ou então uma camisa polo, você vai estar bem(espere receber os presentes pra ver a roupa da balada depois...risos). Vamos aos presentes de natal! Pensando em quem vai dá-los, seguem algumas dicas: - Camisa casual sempre vai bem, marcas como Iódice e Spírito Santo, tem aquela pegada mais moderna, ajustadas com um caimento mais cool e detalhes sofisticados, estampadas ou lisas; - Camisa polo, não tem erro, com uma diversidade de cores e padronagens, se destacou muito, e cada vez mais, a Lacoste LIVE, saindo da zona de conforto, apostou em estampas ousadas e divertidas; - Calças de alfaiataria estão super em alta, mas um bom e velho jeans nunca é demais, com modelagens mais ajustadas e uma lavagem discreta; - Bermudas e shorts pra quem está pensando em passar a virada de ano na praia é um ótimo presente. Bermudas com bolso tipo cargo da Vila Romana para o dia, bermudas estampadas de alfaiataria para noite,

e bermudas surf da Osklen ou shorts para o banho de mar; -Acessórios como bonés, chinelos também são legais, as sungas da Água de Coco e da Blue Man estão show; - Se a dúvida está grande, aposte nas camisetas, o verão é delas. Camisetas para todos os gostos é o que você mais vai encontrar na lojas. Marcas como Osklen, Spirito Santo, Vila Romana e Iódice, estão com uma variedade super bacana, e você encontra na loja Blue Flag Fashion For Men em Bento Gonçalves. Bom, pulando para dia 31/12, sem aquele papinho de cor pra isso, cor para aquilo, use a cor que te deixa melhor, com seu tipo físico e seu estado de espírito, de bem consigo mesmo. Importante mesmo é ter em mente as energias que você quer atrair na virada de ano, Amor, Paz, Harmonia, Paixão, Sorte, Dinheiro... Merry Christmas and happy new year!

Rodrigo Britzke Personal Stylist

especialista em visão www.facebook.com/viziaoptica BENTO GONÇALVES . GARIBALDI . CARLOS BARBOSA www.viziaoptica.com.br 36 Jornal Design | Serra

estilo


FotoS Eduardo Vanassi

Tempo de celebrar Tanto para homens e mulheres, se a festa for simples, faça diferença caprichando nos detalhes. Com as festas de fim de ano se aproximando é hora de começar a pensar na produção para celebrar. Se arrumar pra festas de fim de ano é uma delícia, certo?! Essas festas reúnem familiares e amigos mais próximos e você precisa estar bem. O presente, a ceia, a decoração exigem um tempo de preparação, inclusive na roupa que você vai vestir. Nas festas pensamos em sonhos, desejos, peças novas, nesse momento surgem as dúvidas do que vestir. Você já pensou o que vai usar nas festas este ano? Primeiro é necessário saber se a festa será sofisticada, tipo festão, ou mais intimista, em casa. Festas menores e mais íntimas combinam com roupas mais confortáveis e menos elaboradas, mas

ainda assim arrumadas. Tanto para homens e mulheres, se a festa for simples, faça diferença caprichando nos detalhes. Festonas pedem um pouco mais de ousadia, mais brilho, tecidos nobres. Acima de tudo, vale o conforto e a praticidade. Pense na roupa para sua idade, no seu tamanho correto, na cor que te favorece e no que quer destacar como ponto forte do seu corpo. Analise o contexto e pense que você não estará na festa para ser o centro das atenções. Estamos falando em Natal e Reveillon. O mais importante - tanto pra festinhas quanto pra festonas – é não se arrumar demais ou de menos, e ficar com cara de outra pessoa, perder a personalidade, sabe?!

Se sentir bem e segura(o) é fundamental, por isso, é importante saber o que você espera do ano que se inicia e as suas expectativas. Aproveitem, divirtam-se e Boas Festas! Paz e Sucesso! Forte abraço

Ricardo Rambo

Consultor de Moda e Estilo

VOCÊ MERECE UM PRESENTE

especial! L’América Shopping Center . Loja 203 Fone: 54 3052.0399 . Bento Gonçalves

estilo

Jornal Design | Serra 37


Foto Divulgação

Tricô no verão: Como usar A melhor forma de usar tricô no verão é aproveitando a modelagem de peças clássicas da estação, como shorts, regatas e vestidos, que podem ser combinados perfeitamente com diferentes tipos de sobreposição. Depois que Stella McCartney apresentou sua coleção de verão na Semana de Moda de Paris de 2010, a proposta de que o tricô pode ser usado em altas temperaturas, ficou confirmada. E antes de pensar que a ideia não é a valida para o nosso país tropical, saiba que existem diversas opções de peças que combinam perfeitamente com o clima brasileiro, o importante é saber qual escolher. Assim como qualquer outro tecido, o tricô é composto de tramas de fios que podem ter espessura e espaçamento diferentes, por isso, na hora de escolher uma peça para ser usada no verão, fique atento à composição. Qualquer item em lã ou acrílico deve ser guardado para ser usado no inverno, afinal, ambos materiais tem a característica de reter o calor.

38 Jornal Design | Serra

Já o algodão ou outras  fibras  naturais, como linho e seda, são as melhores opções para essa época. Deve-se levar em consideração, também, a abertura da trama: quanto mais espaçamento entre os fios, maior circulação de ar, tornando-se assim, mais adequado o uso no período mais quente do ano. A melhor forma de usar tricô no verão é aproveitando a modelagem de peças clássicas da estação, como shorts, regatas e vestidos, que podem ser combinados perfeitamente com diferentes tipos de sobreposição, caso a peça torne-se muito transparente devido ao seu espaçamento entre os fios. Vale lembrar que as combinações de tricô devem ser feitas com peças de tecidos planos, como seda, para causar uma mudança de textura no visual.

Com as dicas acima, fica claro que pode-se, e deve-se, usar e abusar de peças de tricô no verão, basta ficar ligado nas melhores opções que o mercado tem o oferecer e saber escolher o tipo ideal para as altas temperaturas do nosso querido país tropical.

Gabriela Francio Assessoria em moda

estilo


Carmen Steffens ALTO VERÃO 2013

Rua Treze de Maio, 975

ELEITA A MELHOR LOJA DE CALÇADOS DO ANO DE HOLLYWOOD PELA RACKED AWARDS 2012 BEIRUTE

BUENOS AIRES

JOHANNESBURGO

HOLLYWOOD

MADRID

MARBELLA

PARIS

PUNTA DEL ESTE

RIO DE JANEIRO

SÃO PAULO

200 LOJAS - 16 PAÍSES

estilo

Jornal Design | Serra 39


Foto Divulgação

Design e tendência em Caruaru – PE

Cores, texturas e formas desfilaram na passarela da sofisticada loja, com a narração sobre dicas de mobiliário e decoração. Provando que as tendências são interligadas e fluídas em todos os segmentos.

40 Jornal Design | Serra

O Studio Marta Manente Design e Assessoria e a MT Duo Decoração de Interiores estiveram presentes em Caruaru – PE assessorando a Arquiteta Jussara Vasconcelos proprietária da loja Universidade da Casa, que festejando 20 anos de mercado inaugurou novo show room contemplando dois mil metros de muito estilo e bom gosto. A arquiteta viaja o mundo trazendo peças de decoração da Itália, França, Índia, Emirados Árabes e Turquia, bem como compra de diversas marcas da Serra Gaúcha. Contudo, resulta em ambientes com muita identidade e diferenciação. Projetos, decoração e identidade visual foram os trabalhos realizados pelas empresas de arquitetura e design de Bento Gonçalves. O grande diferencial da noite de inauguração idealizado por Marta Manente foi o desfile conceitual de moda e design, criado a partir de tendências internacionais. Cores, texturas e formas desfilaram na passarela da

sofisticada loja, com a narração sobre dicas de mobiliário e decoração. Provando que as tendências são interligadas e fluídas em todos os segmentos. Pois, são a partir das vitrines das lojas de moda e passarelas de grandes estilistas que nossas casas são decoradas. Marta Manete e Jussara Vasconcelos trabalham em plena sintonia, e há três anos viajam juntas para Milão e Paris em busca de novidades e conceitos para seus trabalhos, que mesmo estando distantes de uma ponta a outra do Brasil não medem esforços para trazer sempre inovações de vanguarda para seus clientes.

Marta Manente Designer

estilo


Pensando em facilitar a escolha do tão atarefado Papai Noel nesta época do ano, montamos uma lista com sugestões de presentes com lançamentos e clássicos do universo mágico dos brinquedos.

Fábrica de Chocolate da Estrela Fazer chocolates nunca foi tão divertido! Use sua imaginação e crie suas próprias barras de chocolate com quatro tipos de figuras e dez mensagens carinhosas. Recomendado para crianças a partir de cinco anos

Casa na Árvore É uma linda casinha para montar, brincar e se divertir, com quatro bonecos exclusivos.

Fotos Divulgação

Bricando de Dentista Ir ao dentista nunca foi tão divertido! Com a massinha e sua imaginação! Indicado para crianças a partir de três anos

Looks Dona Aranha

estilo

Nerf Lançadores de Discos Lançadores Vortex com tecnologia ultramoderna lança os discos a distâncias extremas. Indicado a partir dos oito anos.

Jornal Design | Serra 41


Rota do Sr. No

01

05 03

BasĂ­lico

The Smell P Cavas do Vale

06

04 02

Caprichos e Presentes

42 Jornal Design | Serra

Saara

Identidade

estilo


oel para o dia 25/12

01- Posters e Placas decorativas de metal, com diversos temas. Basilico Casa Gourmet Rua Ramiro Barcelos, 324 | Centro Fone: (54) 3701.0240 02- Caprichos e Presentes L’América Shopping Center | Sala 110 Fone: 3052.0506

07

03- Vinho Lucindo, da excelente safra de 2005. Engarrafado no final de 2006 Cavas do Vale Vale dos Vinhedos Fone: (54) 3459.1212

Perfumaria Caprichos e Presentes 08

04-Saara Garden Center Rua Fortaleza | 167 | Bairro Botafogo Fone: (54) 3453.1122 05- 212 apresenta sua nova edição limitada de verão: 212 GLAM, uma fragrância vibrante, cheia de energia e personalidade The Smell Perfumaria L’América Shopping | Sala 114 Fone: 3055.2715 06- Camisas Polo Aleatory Identidade Homem Júlio de Castilhos, 361 Fone: 3055.2524

Homem

estilo

Caminito Calçados

07- Caprichos e Presentes L’América Shopping Center | Sala 110 Fone: 3052.0506 08- Caminito Calçados Shopping Bento | Sala 08 Fone: 3055.3242

Jornal Design | Serra 43


Fotos André Pelizzari

Esse momento é único, e inesquecível: o Natal chegou!

Guardamos em nossa memória momentos inesquecíveis... Mesa Natalina; uniao e fraternidade

A magia do Natal é marcada em cada momento que vivenciamos o puro espírito Natalino

44 Jornal Design | Serra

estilo


Fotos Retratu’s Ateliê Fotográfico

Desafios

Então, é Natal... Desde sua origem, o Natal é carregado de magia, e, todos os anos, esta é uma é uma época de interiorização na qual lembramos mais da família, dos amigos, e pensamos mais sobre a nossa própria vida. Forma tradicional de confraternizar, a troca de presentes faz parte dessa celebração. Uma proposta inusitada de presentear é a transformação da fotografia em objetos de decoração ou de uso em alto estilo. Ou, quem sabe, reunir a família para uma sessão fotográfica que fará lembrar esse momento por muitos Natais. Ou, ainda, ofertar uma fotografia com uma dedicatória para quem se gosta pode ser um presente inesquecível. A dica é pensar qual a melhor maneira de surpreender e, em se tratando de surpresas personalizadas, não deixar para a última hora. Agende seu horário fone (54) 3451 7132.

estilo

Nessa edição a coluna foge dos temas jurídicos para render uma homenagem às pessoas que topam encarar desafios que a vida seguidamente nos apresenta em busca do bem comum e do crescimento pessoal. Permitam-me caros leitores, citar trecho do livro escrito por John C. Maxwell, denominado de “O Livro de Ouro da Liderança, onde diz: “Gente de sucesso não vê o aprendizado ou a realização pessoal como um destino a se chegar, e uma vez alcançado, estabelecer-se ali como se a jornada estivesse completa e finalizada. Elas continuam demonstrando entusiasmo, curiosidade ou certa sensação de admiração. Uma de suas características mais atraentes é o desejo de continuar seguindo rumo ao futuro, criando novos desafios e vivendo com a noção de que há mais para aprender e alcançar. Elas compreendem que não é possível obter-se êxito em suas atividades quando se opta por não sair do refúgio. Todo mundo começa na zona do desafio. Tal como bebês, precisamos aprender a comer, falar e andar. Aí vamos para a escola e continuamos a aprender. Mas então chega um momento na vida em que não precisamos mais tentar coisas novas. Trata-se de um momento fundamental. Para alguns, ele ocorre bem cedo na vida. Para outros, chega depois de terem alcançado determinado grau de suces-

so e satisfação pessoal. É quando decidem em qual zona viverão: na do desafio, onde continuarão a tentar coisas novas de explorar – e eventualmente fracassar, faz parte do processo; na do conforto, onde nunca mais correrão riscos(e provavelmente morrerão de tédio) ou na costeira, onde deixam até de tentar. É triste o dia em que uma pessoa opta por deixar a zona do desafio e para de crescer. Como afirmou Philips Brooks, no funeral de Abraham Lincoln: “triste é, para qualquer homem, o dia no qual ele se encontra absolutamente satisfeito com a vida que leva, com os pensamentos que cultiva e com as coisas que faz, quando nunca mais bate à porta de sua alma um desejo de fazer algo maior que ele busca e sabe ser o motivo e o objetivo de ter sido criado”. Muitos vão tentar demove-lo da idéia de crescimento, tentando puxá-lo para baixo, o medíocre invejoso, puxará para baixo qualquer um que tenta viver acima da média. Muitos preferem lidar com problemas antigos em vez de buscar novas soluções. Dizem que as tribos de tártaros da Ásia Central costumavam rogar uma praga contra seus inimigos. Eles não desejavam que os rivais se perdessem ou caíssem mortos, muito pelo contrário, eles diziam: “que vocês nunca saiam do mesmo lugar”. Que graça tem a vida sem desafios constantes ?

Sidgrei Spassini

Advogado - OAB/RS 66.077

Jornal Design | Serra 45


Nosso desejo de Natal e Ano Novo a você é... Actúa!

Fotos Divulgação

Actúa? É isso mesmo, Actúa. Actúa porque actúa provém do verbo actuar, que significa atuar, ou seja, atua. Segundo o dicionário, exercer ação, agir, obrar. Desejamos que você haja, peça à Deus, faça acontecer, viva, curta! Curta todos os dias de 2013 com muito cuidado(cuidar da saúde, da beleza, de quem se ama, do que se tem, do que se gosta), sabedoria pra viver bem e em paz com tudo e com todos, o que só é possível com muito amor. Nós já estamos fazendo a nossa parte! Actúa Idiomas – Cursos & Traduções APROXIMANDO PESSOAS! Merry Christmas! Feliz Navidad! Joyeux Noel! Frohe Weihnachten! Buon Natale! Feliz Natal! Feliz 2013! Feliz Actúa =)

Novidades para 2013 INGLÊS TINY KIDS - Cursos para crianças de 3 a 5 anos KIDS TEENS REFORÇO ESCOLAR NOVOS CURSOS! - Welcome to brazil - Bem-vindo(a) ao Brasil! Curso de Inglês mais rápido para as pessoas em geral, pensado nos eventos que irão se realizar no Brasil. - Muito prazer! Fale o Português do Brasil! Curso de Português para estrangeiros. - Português para brasileiros. Fale e escreva melhor. ATENÇÃO! Matricule-se até 15 de dezembro de 2012 e aproveite a nossa SUPER PROMOÇÃO! Economize R$ 210,00. Mais informações por meio do email: contato@actuaidiomas.com.br

Caroline Carraro

Diretora e Coordenadora Cursos Actúa Idiomas

46 Jornal Design | Serra

estilo


Turquia...

Fotos Divulgação

Emoção das mil e uma noites, mergulho na história Topkapi, mesquitas, bazares, passeios de balão, dias inesquecíveis, paisagens de sonhos da Capadócia, aventura, um brinde à esta terra tão linda! Deixe-se levar pelas belezas da natureza, o mar Egeu, o mar Turquesa, entre outros. Turquia. Prepare seu coração, sua viagem será inesquecível!

Fotos Divulgação

Por séculos, a grande ameaça que vinha do leste, o poderoso império otomano, tirou o sono dos reinos cristãos da Europa. Eles penetraram pelos Bálcãs, conquistaram a Hungria, chegaram às portas de Viena. Mas hoje são eles que querem ser invadidos. Desde 2010, quando a Turkish Airlines passou a voar direto de São Paulo à Istambul, ficou muito mais fácil chegar até a Turquia. E nós, por conta disso, estamos aproveitando. Os turistas brasileiros chegaram com tanta força que, só em Istambul, já há algumas dezenas de guias especializados em turistas brasileiros, que falam um português fluente recém-aprendido. Além disso, a Turquia possui boa infraestrutura turística e segurança, o que conta muito na hora de escolher a próxima viagem. A procura deste destino pelos brasileiros é fácil de entender. Antes de mais nada, o povo é afetuoso e receptivo, o que torna a viagem uma experiência humana inesquecível. Além disso, eles têm uma das metrópoles mais interessantes do mundo em Istambul, praias belíssimas à beira do Mediterrâneo, uma comida deliciosa(parece um pouco com a comida “árabe” a que estamos acostumados, mas com outras nuances), o legado cultural de quem já foi o umbigo do mundo e uma das paisagens mais exóticas e desconcertantes do globo, a Capadócia.

Na Turquia é um pecado sem absolvição não conhecer as dezenas de mercados esparramados por todo lado. Se você tiver o espírito consumidor se prepare você poderá comprar jóias em ouro e prata, antiguidades, tapetes lindíssimos, souvenirs, peças em cobre e metal, lenços, peças em pedras típicas turcas, gamão trabalhado em madrepérola, casacos de couro, enfim, se nada lhe agradar, o fato de negociar com os turcos já torna a viagem uma experiência inesquecível. E é num destes muitos mercados que são destaque por lá, que podemos comprar o amuleto “Olho Turco” ou “Olho Grego” contra mal olhado e olho gordo, lá é chamado de nazar boncuk. Curiosa, fui atrás desta superstição turca, descobri que havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite poderia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito “olho gordo”(Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse “Meu Deus! Que rocha enorme!”. No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. Ficou com vontade? Com pacotes a partir de U$1900 dolares, é possível passar 10 dias na Turquia e voltar com um a bagagem maravilhosa! É só procurar sua agência de viagens e divirta-se!

Cândida Redante

estilo

Jornal Design | Serra 47


picanha com brócolis e aspargos na manteiga

Receita QPalato Ingredientes 4 medalhões de picanha 4 ou 5 aspargos verdes em torno de 300g de brócolis manteiga sal a gosto Modo de preparo Assar a picanha na grelha de modo que não fique muito passada cozinhar o brócolis na água e, ao retirar do fogo, dar um choque térmico, para que permaneça verde. Derreter a manteiga numa frigideira e misturar o brócolis e os aspargos. Preparar a picanha numa travessa e despejar os demais ingredientes da frigideira por cima. Variedade da receita: no lugar da manteiga pode-se preparar o prato com alho e óleo.. igualmente saboroso. Rendimento: 2 porções

Fotos Divulgação

Harmonização: Este prato cai muito bem com um vinho tinto seco, sugestão na casa, Cabernet Sauvignon, Tannat, Touriga, Malbec.

48 Jornal Design | Serra

estilo


A novidade mais recente é o Canta Maria Expresso, que nasceu da necessidade do nosso dia a dia que, por vezes, requer pratos rápidos que agreguem qualidade e custo-benefício.

Foto Divulgação

Culinária reconhecida mundialmente Amplos espaços, preparos especiais e uma equipe altamente qualificada, de acordo com o manual de conduta criado pelo grupo. Assim são conhecidos os restaurantes do Grupo Casa Di Paolo que, há anos, recebe uma clientela exigente, atraída pela saborosa culinária italiana e os consagrados grelhados. Dispondo de um ambiente aconchegante, decorado com a temática da imigração, o Restaurante Canta Maria oferece um espaço com capacidade para 120 pessoas, ideal para sua festa, encontro ou reunião, acompanhado à uma ótima carta de vinhos e, é claro, um cardápio variado para você saborear diferentes e deliciosos pratos, podendo almoçar ou jantar de segunda à sábado e almoçar aos domingos. Excelência reconhecida ao longo de 18 anos de história e premiada inúmeras vezes por diversas e renomadas publicações. A novidade mais recente é o Canta Maria Expresso, que nasceu da necessidade do nosso dia a dia que, por vezes, requer pratos rápidos que agreguem qualidade e custo-benefício. Sendo assim, os mais deliciosos pratos italianos e grelhados são preparados na hora e servidos rapidamente em sua mesa. Com valores entre R$12,80 a R$26, o Expresso permanece aberto para almoço, happy hour e jantar de segunda à sábado e almoço aos domingos.

RST-470, Km 217 – Junto ao Pórtico da Pipa Contato: 54 3453 1099

Av. Oswaldo Aranha, 801 – Junto ao Super Grepar Contato: 54 3055 3600

Celebre o novo com Cavas do Vale

Vale dos Vinhedos • Fone: (54) 3459 1212 • www.cavasdovale.com.br

estilo

Jornal Design | Serra 49


Os empresários Adilson Vieira, Cassiana Girardi, Márcia Ciria e Rafael Ciria comemorando inauguração da Chateau Blanc en Provence

Márcia Ciria, João Pulita, Silvana Aibel e Cassiana Girardi em evento na Chateau Blanc | Caxias do Sul

Paulo de Bento, Carolina Raineri(Tuy) e João Carlos Zanelatto em evento Natal 2012, na Tuy Flores

Natália Morello e Verônica Provensi em clima de Natal, na Tuy Flores

Fabrícia Fedrizzi Bazei e Fábio Bazei prestigiando Cassiana e Márcia no evento Chateau Blanc

50 Jornal Design | Serra

Gabriela, Jaime, Lislaine e Alison Dal Pai em evento na ServLar Clima

Foto Anderson Pagani

Fotos Divulgação

Foto Luiz Chaves

Equipe Dell Anno: Maitê , Fernanda, Raquel, Eliane, Karla e Andrea Assis

Foto Luiz Chaves

Foto Wagner Meneguzzi

Foto Luiz Chaves

Raquel Postal Copat, Isete Copat e Natália Morello, da Boutique Cotelê, coordenaram o desfile realizado na festa de encerramento do ano da Academia Center Fitness no Ferrovia Cult Bar. Na foto com as modelos Maria Sganzerla, Lúcia Del Grande, Tamyris Scussel, Ariele Torão, Raquel Postal Copat, Isete Copat e Kelly Franceschini

Juliana Fitarelli e Marlon Gasperin, na inauguração do novo empreendimento, a Praddo Collection

estilo


Tatiane Bianchi, Fabiane Brum, Tatiane P. Grando, Patrícia De Toni e Sheila Santin esbanjando charme

Tamille Baú, Felipe Trucolo, Nairana Silveira, Roberson Da Fré e Adriana Gedoz

Juliana Jacob Carlotto e Silvana Ferrari Copat no evento que reuniu parceiros da Loja Todeschini

Milton Milan, Felipe Trucolo, Rogério Capoani, Fiorindo Trevisan e Fernando Freitas

Juliano Bartz, Adriana Gedoz e Tiago Stocco

Maurício Lunelli, Vagner Mattiello, Tiago Trevisan, Ricardo Bavaresco e Fábio Detoni em noite de agradecimentos

As proprietárias da Carmen Steffens Bento Gonçalves, Camila Barzotto Crippa, Suelem Fabbris e Katiane Barzotto Crippa, comemoram o sucesso da loja

Aidana e Tula Czarnecki e Luíze Faccio no evento Natal Runway da Horos Acessórios e Charm

Renan Piccoli e Eliane, Janaína e Rudimar Zini em evento de lançamento do Charm Residence, Le Quartier na Dell Anno

Corretores da rede imobiliária prestigiando o lançamento do Le Quartier

Rudimar Zini, Nilvo Erthal, Dorvalino Comin e o arquiteto Jaime Ranzi em uma charmosa noite de lançamento

Foto Jucilene Festa

Sheila Santin, Nairana Silveira, Tamille Baú, Nelcira Marcolin, Adriana Gedoz com os diretores da Todeschini Diego Trevisan e Tiago Trevisan

estilo

Jornal Design | Serra 51


Jornal Design | Edição 21  

Um jornal diferente.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you