__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Ano XI - Edição 108 - Setembro 2020


Capa Etiene Nadine Look: Intimità Cenário: Sono Brasil Fotos: Emerson Ribeiro Roupas de cama: Muguet Home

Siga a gente! @jornaldesignserra

Editorial “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”, já diria o autor André Maurois. Vocês já pararam pra pensar em como os livros conversam com a gente? Algumas literaturas parecem ser escritas especialmente para nós, pois, por vezes, tocam em um infinito particular e trazem à tona vontades adormecidas. O fato é que ler é bom demais! Além de estimular a imaginação, também lapida a criatividade, as-

cendendo em nossos corações ideias inovadoras, como algumas que expressamos nessas páginas. Assim como nas leituras, o ditado “menos é mais” nunca fez tanto sentido como neste ano, que nos jogou contra a parede e pediu calma. Com ele, passamos a pensar em como o estilo minimalista pode completar momentos e torná-los tão especiais quanto quaisquer outros, como os mini event, por exemplo. A tendência agora são comemorações pequenas, familiares e cheias de sentido.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo

Silvia Aibel Perusso @silviaaibel Diretora Jornal Design

Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.


www.hunterdouglas.com.br

SINTA A LUZ TRANSFORMADA

Cortina Silhouette

Bento Gonçalves pode contar com o atendimento exclusivo da Benvenutti para a comercialização dos produtos Hunter Douglas. Visite nosso Show Room e encante-se com as cortinas, persianas e toldos da marca líder global em revestimento de janelas. Oferecemos atendimento técnico especializado para manutenção e garantia dos produtos Hunter Douglas na região.

54 99666.1669 Vendas e Assistência Técnica

móveis e objetos tecidos e tapetes cortinas, persianas e toldos

Benvenutti - entre Bento Gonçalves e Garibaldi BR470 Km 221,6 Castello Benvenutti (54)3463.8506 - www.benvenuttionline.com.br


Livros : ótimas companhias à imaginação Leitura é alimento, é fonte de vida. Desfrute-a! Ler nos transborda de conhecimento e nos faz relembrar o que já vivemos, tal qual sonhar com o que poderemos viver, ou não. O hábito está intimamente associado à sensação de liberdade e modernidade. Foto Bruna Maria de Moura

Recentemente mudamos para um local menor, mas continuamos firmes no propósito de estarmos inseridos na comunidade, sendo uma opção de compra de livros novos e usados”, relata Eunice.

Leitura é o ensaio para a vida, e Eunice afirma que o hábito está atrelado a ideia de viajar por terras estranhas, mundos imaginários, cidades fictícias e principalmente a experimentar sensações, emoções, alegrias e tristezas, que acometem a humanidade.

Além do lado prazeroso relacionado à prática, para a proprietária, ler facilita as conexões de ideias e conhecimentos, aprimorando a capacidade interpretativa. “A leitura mantém o raciocínio ativo e proporciona conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. São condições que contribuem para o entendimento do mundo, pois conseguimos estabelecer relações de entendimento e empatia ao próximo, da sua vivência, das suas dores e amores”, conta. Desde muito jovem Eunice entendeu que sua vida estaria vinculada aos livros e às leituras, e foi exatamente isso que fez dela força motriz para seus sonhos. Ainda na década de 80, quando quase ninguém conhecia o curso de Biblioteconomia, a profissional já apostava na área, pela UFRGS. “Os livros sempre foram meus companheiros; sou uma leitora voraz, e lia desde narrativas curtas ou longas até livros dos mais diversos assuntos”, conta.

4 Jornal Design

Foto Helio Alexandre Fotografia

“Os livros nunca nos deixam sós. Podemos levá-los pra qualquer ambiente que eles nos farão companhia por meio de seus personagens e histórias. Um dia de chuva fica melhor com um livro, um dia de sol fica ainda mais radiante na companhia de um livro, um dia frio fica mais quentinho com uma boa leitura. Enfim, todos os momentos ficam melhores na companhia deles”, explica.

Fotos Emerson Ribeiro

Inspirado em Dom Quixote de La Mancha – um cavaleiro medieval louco e sonhador - a bibliotecária Eunice Pigozzo conta com afeto sobre a livraria localizada no centro de Bento Gonçalves a qual é proprietária. Segundo ela, o espaço é a concretização de um sonho unido a outro, o do Roberto Vargas, seu companheiro de vida. “Ele trabalha desde sempre no segmento dos livros. Então, juntamos nossos desejos malucos de abrir uma livraria física, independente, de rua, num momento nada favorável economicamente. Nos chamaram de loucos, mas foi assim que surgiu a Dom Quixote. Etiene veste look da Intimità. Loja especializada em moda íntima masculina e feminina. Quem ganha mais com o hábito da leitura? Os próprios leitores, que passarão a explorar realidades e mundos diferentes dos seus, por meio da imaginação. Uma dica importante para você que quer viajar no mundo dos livros: aproveite as “brechas“ no seu tempo para isso. Os “relaxation time”, como aqueles 10 minutos do horário de almoço que restam, no ônibus ou metrô, numa sala de espera em consultórios e, por que não, nas filas de banco? Esses momentos são ótimos para sacar da bolsa aquele livro que há tempos está esperando para ser lido. Ritualizando essa prática, facilmente, ler se tornará parte de sua rotina. Outro ponto importante é a reflexão, tire proveito daquilo que você lê. Não há fórmulas mágicas para nos tornar leitores assíduos. É preciso dedicação e perseverança até que a leitura se torne um prazer e não uma obrigação.

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas”. Parafraseando o autor Caio Gracco, Eunice reitera que livros e a leitura têm o poder para mudar a vida das pessoas, e o melhor disso é que a alteração é sempre pra melhor.


Sono Brasil: dormir bem faz bem pra vida Fotos Emerson Ribeiro

Conforto e tecnologia para dormir com qualidade é o que a Sono Brasil oferece em sua linha de produtos nacionais e importados, com modernidade e inovações. Há mais de 20 anos no mercado, a loja proporciona uma experiência em dormir bem, afinal, o sono é um dos momentos mais importantes de descanso para corpo e mente. A loja conta com espaço único e diferenciado, amplo, que apresenta diversidade em produtos, assim como marcas centenárias em camas, colchões, camas articuladas, travesseiros, protetores, pillow tops e roupas de cama exclusivas em 300 fios italianos. Também possui tecnologias em molejo e camada de conforto como visco elástico, gel e látex. Uma verdadeira jornada do sono, que resulta em qualidade de vida e bem-estar.

Já parou pra pensar no tempo de vida que você passa deitado na cama? É no seu colchão que você não só dorme como relaxa, medita, lê um bom livro e assiste filmes, por isso a escolha ideal é aquele que te abraça e reinicia. Dormir em uma cama confortável é um dos principais benefícios da vida e ao decidir por esse produto, a melhor opção é o colchão que te proporciona energia para o próximo dia. Lembre-se esse é um dos produtos mais importantes da sua vida.

Os diferenciais da Sono Brasil estão no atendimento realizado com profissionais especializados, podendo assim auxiliar na escolha de um colchão adequado para cada biotipo. Novo endereço! Travessa Manaus, 165, bairro Cidade Alta Estacionamento próprio Os produtos também estão expostos nas redes sociais da marca: @sonobrasilcolchoes LojaSonoBrasil Jornal Design 5


Livros para a vida

Alimentação Para quem quer aprender sobre alimentação e quebrar tabus e mitos sobre nutrição, eu indico três livros: • Barriga de trigo de Willian Davis • Porque engordamos de Gary Taubes • Gordura sem medo da Nina Teicholz Acredite, você irá se transformar após ler esses livros.

Comportamento alimentar Para quem já tentou todas as dietas e nenhuma funcionou sugiro o livro:

• Pense magro: A dieta definitiva de Beck da Judith S. Beck Ele mostra como sua mente te manipula o tempo todo e o bom é que ele te sugere exercícios para causar mudanças na sua rotina de comportamento. Amo ele!

• Sapiens, uma breve história da humanidade de Yuval Noah Harari A cada página que você ler você irá pensar na mesma expressão: “poxa é verdade” hehe!

Espero que tenham gostado das dicas! Boa leitura! Mente Somente alguém que trabalha a aceitação seria possível escrever esse livro, eu estou falando da Monja Coen. Esse livro mostra as possibilidades de viver de maneira zen no meio da distração moderna, ele sugere aplicar conceitos do budismo e outras técnicas milenares para melhorar o nosso bem estar sendo mais assertivo e atingir objetivos mesmo convivendo nesse mundo da contra mão. • Zen para distraídos de Monja Coen e Nilo Cruz Nesse livro, a cada página você irá dar uma bela suspirada, impossível não se reconhecer a cada situação.

sushi house aria

by canta m ar

TELE-ENTREGA

6 Jornal Design

E pra fechar com chave de ouro, você pode juntar todos esses assuntos pra entender como eles se conectam e como todas as escolhas da humanidade fazem sentido através da leitura de:

Take Away

Fernanda Godoy Farto fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

Fotos Divulgação

Além de aumentar seu vocabulário e conhecimento, a leitura é uma ótima forma de entretenimento. Vários estudos recentes indicaram benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente. Se quiser viver mais, entender sobre sua alimentação, melhorar a memória, o comportamento ou reduzir o estresse, considere acrescentar alguns livros na sua rotina. Separei os que considero essenciais nesses quesitos citados.


Fotos Arquivo Pessoal

Studio Educar: benefícios para o corpo e a mente

O pilates e o treinamento funcional são modalidades capazes de oferecer muitos benefícios aos praticantes, promovendo maior consciência corporal e aumentando além da flexibilidade, as mobilidades articulares. No Studio Educar o foco é a individualização dos atendimentos, desenvolvendo um trabalho voltado especialmente para a saúde e qualidade de vida. O Studio Educar está no mercado há oito anos, sendo conduzido por dois profissionais qualificados em Educação Física, Jeferson Silva e Gabriel Signor Barcelos. A metodologia deles é estimular

uma rotina agradável e estratégica, adaptando aos hábitos diários do paciente. “Nos treinamentos priorizamos a prevenção de lesões ou redução delas, para isso contamos com parceiros, como nutricionistas e fisioterapeutas esportivos, osteopatas e alguns médicos”, relata Silva. Para identificar o melhor tratamento, os atendimentos são individuais, em dupla ou em grupos de no máximo seis pessoas, com aulas de 60 minutos. O espaço conta com sala ampla e estrutura de dois estúdios de pilates completos, bem como um espaço somente para treinamento funcional. Jeferson explica que os benefícios do Pilates são notados diariamente, pois os alunos aprendem a se autopoliciar. “O treinamento conta com seis princípios do método Polestar Pilates e devem estar presentes em uma sessão de treino, sendo: respiração, alongamento axial e controle do centro, articulação da coluna, organização de cabeça, pescoço e ombros, alinhamento das extremidades e descarga de peso e integração do movimento”, pontua. Já o treinamento multifuncional, desenvolve diversas capacidades motoras por se tratar de um programa flexível. “Cabe ao profissional compreender e identificar as necessidades do usuário potencializando os resultados, juntamente com a interação de cada um. O maior objetivo é tornar seu corpo em uma ferramenta capaz de produzir movimentos mais eficientes, melhorando performance prevenindo lesões em um processo de constante evolução”, relata Jeferson. Os exercícios são de suma importância por des-

tacar uma melhora significativa nos sistemas imunológico e respiratório. E para proporcionar mais opções de atendimentos, o Studio Educar inicia as atividades às 6h da manhã e se estendem até às 21 horas.

Profissionais: Jeferson Silva Cref 012905-G/RS e Gabriel Signor Barcelos Cref 028455-G/RS

Rua Pernambuco, 212 | Bento Gonçalves profjeferson.s@gmail.com 54 99986.1884

Jornal Design 7


Leio, logo existo!

Ministério do turismo apresenta

Nessas andanças pelo mundo literário e a tudo que me foi levado, aprendi que conselhos são vagos, mas ensinamentos sempre serão prósperas sementes plantadas. Por isso eu te aconselho de forma

vaga: abra sua vida para essa nova identidade. Reconheça em ti o encanto da leitura e tudo o que ela é capaz de gerar no seu centro. Incentive e presenteie seus filhos com livros, sua família, seus amigos, e mostre a eles todo o poder de transformação que puder mostrar empregado em sua vida. O nascimento das sementes se

dará por início e você estará em você mesmo quando isso acontecer, o que significa que se o mundo todo corre em uma mesma direção, você será quem corre atrás de uma resposta e uma solução.

Foto Divulgação

Eu tinha cinco anos quando aprendi a ler. Sentada na mesa da cozinha, com uma mãe nada paciente tentando me ajudar a juntar sílabas, eu sussurrei “LO-BO”, olhando para ela toda risonha e banguela porque tinha acabado de perder um dente de leite. Como eu lembro disso? Eu leio! Ler está condicionado ao resultado de uma mente com um bom funcionamento da memória. É como um exercício físico: quanto mais conteúdo, mais informações e mais histórias o seu cérebro for capaz de armazenar, mais forte e musculoso ele pode ficar. Dá para entender a analogia? Entretanto, dentro de um ponto nada científico, porém analítico e comparativo, a leitura tem um poder ainda maior por trás do envolvimento que ela cria com o leitor. Ela é capaz de nos fazer pensar, questionar, compreender e exercer um ponto de partida pessoal e particular dentro desse mecanismo chamado vida. A leitura é o nascimento da bendita consciência no estado humano. Leio, logo existo. Eu fui abençoada pelos livros. Coleções atrás de coleções me acompanhando na infância junto de uma mãe exigente e também leitora, uma madrinha professora, e professores incentivadores, me tornei politicamente nada correta para os termos do sistema e fui atrás da minha própria verdade. Eu me tornei o que os caminhos escolhidos por mim lapidaram em minha jornada, e em um mundo onde somos para fora, eu fui para dentro, a procura de mim mesma.

Meu trajeto escarlate tem sido uma aventura sem fim, seja dentro dos livros, ou fora deles - mas por causa deles - a vida como o indivíduo que sou no hoje ganhou todo esse sentido grandioso e magnífico. Viver é algo poderoso quando você entende, ou escolhe entender, como fazer isso. E em cada nova história em que se deleita, na vida de personagens e emoções reais ou fictícias, em cada novo autor que se torna o seu autor favorito, que faz você sentir, pensar, agir, olhar de dentro de uma nova fonte, de um novo ritmo; você vai sendo embalado por um pequeno barco em um lago por vezes calmo, por vezes profundo, por vezes agitado, e você vai sendo, nascendo, na soma de cada parágrafo.

UM SÉCULO

alviazul

Tenha uma boa vida, Namastê.

Raiane Paula Fraga raiane.paulafraga@gmail.com @terapeuta.raianepaulafraga Terapeuta

O LIVRO DOS 100 ANOS DO CLUBE ESPORTIVO

328 PÁGINAS de muita informação sobre o glorioso alviazul da capital brasileira do vinho. ONDE ADQUIRIR

Livrarias de Bento Gonçalves (A PP, Aq uarela, Dom Quixote, Paparazzi)

Secretaria do Clube Esportivo Venda virtual em

www.loja.fabifoto.com.br Patrocínio máster:

1919 ALCEU SALVI SOUTO

Patrocínio:

2019 FABIANO MAZZOTTI

VINHOS

. VINHEDOS . POUSADA

Realização:

SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA

8 Jornal Design

MINISTÉRIO DO TURISMO


Jornal Design 9


365 dias transformando sorrisos “Celebrar um ano de Oral Unic em Bento nos deixa muito feliz, porque só temos a comemorar, foi um ano maravilhoso, de acolhimento, nos firmamos como a principal e maior clínica, mais bem equipada e que entrega melhores resultados na cidade. E a nossa família Oral Unic só tende a crescer, temos muitas ambições para os próximos anos e tenho certeza que vamos nos consolidar como referência na região, com todas as vantagens que oferecemos, além de tudo ainda tratamos o paciente com muito carinho e atenção, que muitos eram carentes. Estamos muito felizes e convidamos a todos que ainda não nos conhecem para conhecer e fazer parte dessa família”, Dr. Guilherme Torres

Foto Eduardo Fin Fotografia

“A Oral Unic é um sonho de vida realizado a dois, de um projeto que só cresce”, assim descreve Bruna Portela e Guilherme Torres que conduzem há um ano o empreendimento em Bento Gonçalves. Com um conceito premium, em 365 dias a rede odontológica fez sorrir mais de 1300 pessoas.

Uma clínica extremamente completa, com a mais moderna tecnologia do mercado e serviços de qualidade, em termos de estrutura funcional, física e equipe especializada em áreas da odontologia. Outro diferencial do espaço são os equipamentos próprios de tomografia computadorizada e laboratório de próteses. “Queremos que nossos clientes se sintam em casa, da família e o quanto mais pudermos otimizar o atendimento melhor. Todos que entram aqui são tratados como amigos”, relata Torres. Com esses posicionamentos, a Oral Unic oferece um atendimento completo e personalizado ao paciente, desde uma limpeza até as modernas lentes de contato dental. O carro-chefe, ainda, são os implantes, que respondem a maioria dos atendimentos da unidade. Os últimos meses são de comemoração, em setembro sopram as velinhas do primeiro ano na Capital do Vinho e em agosto deram o start para uma nova franquia da marca em Farroupilha, também conduzida pelo casal de dentistas. Principais serviços oferecidos: Implantes | Próteses Lentes de contato | Ortodontia Harmonização orofacial | Periodontia Endodontia | Clínica Geral

10 Jornal Design

“Com todo carinho de pai e mãe, a gente realizou esse sonho. Foi um processo de um ano, com um baita aprendizado para poder enfrentar o caminho que não é fácil, mas é muito gratificante. Somos muito felizes pelos amigos que fizemos, os pacientes que devolvemos a autoestima e também aqueles que deixamos com um sorriso mais agradável, como era antes. Eu não consigo imaginar a minha vida sem a Oral Unic, tratamos a clínica, a equipe e as pessoas com todo amor e carinho”, Dra Bruna Portela

“Eu fico emocionada quando falo na Oral Unic, porque pra mim foi um sonho realizado. Há muitos anos eu não conseguia sorrir, minha autoestima era baixa e foi Deus que colocou a clínica pra resolver meu problema. Então eles são como uma família pra mim, eu sou muito grata, por todo atendimento, pelas pessoas maravilhosas que são, fico muito emocionada”, Ângela Guaramin | Implantes

“A Oral Unic além de mudar o meu sorriso, mudou a minha vida e acredito que muda a vida de muitas pessoas. Sorrir é um ato muito importante, mesmo com a pandemia e de máscara, estamos sorrindo. É uma mudança ampla na minha vida, eu já sonhava em fazer esses procedimentos que eu estou realizando e pretendo continuar fazendo outros procedimentos no sorriso. Eu tinha esse desafio porque acredito que o sorriso é a porta de entrada pra quem atua nessa área da comunicação. E também ao longo do tratamento criei uma amizade com todos, me considero um membro da família Oral Unic.”, Oziel Nascimento de Castro | Lente de Contato

“Sou cliente sempre: profissionalismo, gentileza e atualização! Uma clínica muito bem estruturada, muito funcional e bonita. Um belo sorriso vale mais que mil palavras!”, Keila Friedrich | Botox e Harmonização Facial


Criofrequência é a novidade da Magrass Bento Gonçalves O cuidado com a beleza envolve muito mais que vaidade, é saúde. Os procedimentos estéticos que a Magrass Bento Gonçalves oferece, atuam diretamente no bem estar do cliente, bem como no sistema imunológico e elevam a autoestima. A Magrass atua com uma avaliação inicial individual para cada cliente, conhecida como consultoria em estilo de vida saudável, para assim ser decidido qual o melhor tratamento. A Fisioterapeuta Dermatofuncional, Pâmela Pazinatto, explica sobre os tratamentos disponibilizados. “A Magrass atende diversos clientes, de variadas idades e gênero e com diversos objetivos. Hoje, trabalhamos com protocolos de gordura localizada, em que temos como objetivo acabar com aquela gordura em que o cliente não consegue eliminar sozinho”, explica. Já no protocolo de emagrecimento também oferecido na clínica, tem um objetivo muito claro, perda de peso, geralmente em maior volume, bem como o protocolo para flacidez, em que o foco é tanto em pele, como muscular. “Todos os nossos protocolos são associados a dermocosméticos especiais e com a parte da nutrição, que potencializa ainda mais os resultados”, conta Pâmela. A novidade do momento é a Criofrequência, um procedimento que trata gordura localizada, flacidez, celulite, papada e também faz rejuvenescimento facial, ou seja, tratamento completo em que pode ser tratado duas disfunções em apenas uma sessão. “Na sessão de criofrequência temos resultados imediatos, ou seja, na primeira sessão já conseguimos perceber a diferença. Porém, sempre depende de cada organismo a intensidade desse resultado. Os resultados sempre serão melhores, com mais sessões”, conta Pâmela.

Além dos protocolos em tratamentos longos, a Magrass oferece serviços avulsos de procedimentos e tem sua própria marca de alimentos para ajudar você a alcançar seus objetivos!

“Antes de entrar na Magrass havia passado por um momento estressante e depressivo que ocasionou um grande ganho de peso, baixa autoestima abalando a minha autoconfiança e saúde e comecei a desenvolver sem saber uma hérnia de disco. Sempre fui uma pessoa ativa e divertida, de bem com a vida. A primeira vez entrei na Magrass, não imaginei que seria tão bem recebida e de fato todas foram muito atenciosa e simpáticas comigo. Achei que o processo seria mais difícil, pois nunca tinha deixado de comer carboidratos diariamente, mas com a metodologia Magrass tudo ficou mais fácil, pois conheci opções saudáveis de alimentação e faço uso do e-book delas sempre, porque as receitas são saudáveis e deliciosas. Com tudo isso, nesse período recuperei a autoestima e estou diminuindo ainda mais minhas medidas e o meu peso, voltando a ser uma pessoa alegre e divertida”, Jacqueline Cristina Bernardo da Silva.

“Nesse meu novo processo de reeducação alimentar aliado aos procedimentos disponíveis na clínica e atividades físicas, consegui eliminar 16,300kg em 14 semanas! Escolhi ter um novo estilo de vida, com hábitos mais saudáveis, com alimentos corretos, nos horários certos, sem pular refeições, e com o tempo e as indicações imprescindíveis da nutricionista, alcancei o meu objetivo inicial que era além da mudança física, a mudança mental e social. Meu sentimento é de gratidão a toda essa equipe singular da Clínica Magrass e em especial a minha nutricionista Jéssica, que juntas com muita determinação, foco e perseverança consegui realizar o meu desejo de ter uma vida mais saudável e plena e consequentemente mais qualidade de vida!”, Morgana Furlanetto.

Conheça nossa linha de produtos! A Magrass possui diversos alimentos com marca própria para facilitar a rotina dos clientes e de quem quiser conhecer os produtos! Fiber Protein que é composto por um mix de fibras prebióticas combinadas com proteínas de ótimo valor nutricional, além de colágeno hidrolisado, vitaminas e minerais. Já para os amantes de café, é possível encontrar o Café Fit, que combina o sabor irresistível do café com propriedades termogênicas. Opções de biscoitos doces e salgados, alimentos fontes de fibras, adoçantes e temperinhos naturais que proporcionam maior saciedade, sem fa-

lar que são sequinhos e crocantes. Para aqueles clientes quem não deixam de comer um doce enquanto buscam por uma melhora dos hábitos alimentares, temos a opção do chocolate em barra, feito com ingredientes selecionados e sem adição de açúcares e lactose. A linha dos congelados: Pães de diversos sabores - pão proteico, pão de frango e pão doce -, alimentos proteicos, fonte de fibras, feitos com temperos naturais e sem conservantes, que proporcionam mais saciedade. Pizzas feitas com farinhas integrais e de rico valor nutricional. Com vitaminas do complexo B, potássio, vitamina E, ferro e ômega 3. A MAIOR

FRANQUIA DE

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DA AMÉRICA

CONHEÇA AS ESPECIALIDADES MAGRASS PROGRAMA MAGRASS A BELEZA DE SER

SAUDÁVEL (54) 99922-6512 MAGRASS.COM.BR

MAGRASS.BENTOGONCALVES

Emagrecimento saudável

LATINA

TRATAMENTOS Redução de gordura localizada Celulite Facial

RUA TREZE DE MAIO, 675 - SÃO BENTO/RS

Jornal Design 11


Bonna Vitta: amplo espaço para promover saúde Com um ambiente descontraído e familiar, a Bonna Vitta Academia de Ginástica e Fisioterapia atua há 14 anos em Bento Gonçalves. O empreendimento conta com um time de quatro profissionais de educação física para atender em um amplo espaço, com qualidade e eficiência em mais de seis modalidades, entre elas musculação, ginástica e pilares. As vantagens da Bonna Vitta também estão nos treinos em que o aluno escolhe por individual ou grupos, ambos com horário marcado.

“A prática de uma atividade física é sempre importante tanto para saúde física quanto mental, mas vale salientar que quando bem praticada envolvendo conhecimento técnico e estudos, os resultados são melhores”, ressalta Rosalene. A prática de atividade física quando aliada a alimentação saudável resulta saúde. “Oferecemos acompanhamento a todos os alunos, mesmo os que escolhem atividades livres; alteração da evolução do programa executado semanalmente para

Fotos Jornal Design

As modalidades oferecidas: Musculação Spining Jump Funcional Pilates Personal

12 Jornal Design

As sócias Rosalene Geremia e Débora dos Reis com a equipe Karen Foletto Bortolini e Luan Nichetti que o cliente não fique estagnado e desmotivado; ambiente descontraído e familiar, qualidade no atendimento com conhecimento técnico e simpatia, espaço amplos e bem ventilado, cuidados com higiene e limpeza”,explica.


mudamos

POR TI E POR NÓS

PROFISSIONAIS DECORARE BENTO GONÇALVES 2021

DECORARE BENTO GONÇALVES 2021 DE

05 de Março a 25 de Abril de 2021 PATROCINADOR MASTER

PROMOTOR

ORGANIZADOR

Jornal Design 13


Desmistificando os estilos: Hygge Decor X Boho Chic Fotos Divulgação

Por possuírem características bem contemporâneas, esses dois estilos facilmente acabam sendo confundidos. A ORNO resolveu desmistificar esses dois estilos, apontando as principais características, assim como curiosidades e singularidades de cada um deles.

Hygge Decor Vamos começar pelo Hygge Decor, de origem Dinamarquesa, é um conceito que preza decorar nossos lares com espírito, personalidade, praticidade e muito conforto. Nos reconecta com a natureza através de peças feitas com materiais naturais como: couro, linho, lã, metal, concreto, madeira, tons terrosos e em meio a muito verde. Não é só um jeito de morar, é um estilo de viver. Lares mais quentes e pessoas mais felizes!

Boho Chic Agora, falando do Boho Chic, o termo “boho” deriva da palavra francesa bohémien, utilizada no século XIX para descrever o modo de vida dos poetas, pintores, escultores e músicos da época. Um estilo que busca liberdade, na decor, defende escolhas não convencionais, um estilo que combina referências étnicas, hippies, orientais, country e vintage, um verdadeiro mix entre épocas. Aqui a palavra-chave é criatividade, não ter receio de ousar nas cores, no humor e na descontração.

Ah, importante lembrar: existem peças na decor que são super coringas e desfilam impecavelmente entre esses dois estilos, então, não se limite.

14 Jornal Design

Selecionamos aqui algumas peças e referências bem características desses dois “estilosos” que tanto amamos e melhor, todas elas podem ser adquiridas aqui, na ORNO!


Hygge Decor e seus principais materiais Foto Thais Arnold Fensterseifer

lor e aconchego que proporciona. Por isso, estes ambientes precisam ser versáteis possibilitando serem adaptados a nossas quatro estações. Complementando as peles, ainda em alta os couros naturais de bovinos com sua forma natural ou mesmo em um trabalho de pequenos quadrados de cores diversas, presentes no material in natura. A iluminação desses ambientes de aconchego precisa ser quente, mas acredita-se que seja muito importante possuir várias possibilidades e intensidades de luz. A entrada de luz natural e em especial do sol (principalmente nos dias frios) é condição primordial de conforto e saúde do espaço. No entanto, é importante que a esquadria possua alta qualidade de vedação para que permita a entrada dos raios solares, mas não a entrada do ar frio dos dias de inverno. Esta vedação é proporcionada pela ótima instalação - vedando o encontro da parede com a alvenaria - e também a junção da esquadria com a soleira. Mas o vidro também precisa ser duplo de preferência, no entanto o vidro laminado também possibilita um bom conforto e isolamento. Fica a sugestão de trocar o vidro de sua esquadria por um laminado que na maioria dos casos é possível. Nesta ambientação que chega com força nos locais onde o friozinho faz parte do dia a dia, os tons quentes predominam em pequenos detalhes que aparece a madeira e as peles naturais, os tecidos de algodão e uma iluminação de predomínio quente. No entanto, dando preferência sempre a iluminação natural, com grandes vãos de vidro para a entrada dos raios solares. A madeira natural precisa ser utilizada com muito cuidado, pois carrega muito os ambientes e seguindo esta tendência deve-se usar toques deste nobre material. Como este estilo vem dos países frios onde a madeira clara é abundante (pinus e bétula), os detalhes não costumam carregar os ambientes. A madeira já foi tanto imitada nos painéis decorativos, nos porcelanatos, nos papéis de parede e outros, mas não é superada por estes, pois o toque, a textura e até (em alguns casos) o aroma são inigualáveis. Possuir uma cristaleira de antiquário, uma mesa lateral ou até mesmo um detalhe como os pés de estofados já sofisticam o local. As peles naturais principalmente os pelegos de lã de ovelha são utilizados em bares e restaurantes durante o inverno há vários anos. Este pelego entra de forma definitiva nas casas devido ao ca-

Fotos Divulgação

Muito mais do que somente uma tendência de decoração, a Hygge Decor - palavra Dinamarquesa que traduzida significa diversão- traz a ideia de conforto, aconchego e uma composição livre de tons pastéis. O interessante deste estilo é que a identidade do morador ou usuário é privilegiada, onde são utilizados objetos decorativos que tenham significado e importância no decorrer da vida deste.

Adotar ou aproximar-se deste estilo Hygge Decor é uma opção de gosto e estilo, no entanto valoriza o conforto e a identidade do usuário. Vale refletir!

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

Jornal Design 15


A Luz solar como fonte de energia renovável, limpa e sustentável

A Solar Serra atua na distribuição de produtos com alta qualidade e soluções eficientes no mercado de energia fotovoltaica. Há quatro anos, atende em Bento Gonçalves exclusivamente com a marca WEG Solar, reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

Fotos Arquivo Pessoal

Um dos grandes diferenciais da Solar da Serra é a equipe própria, além do acompanhamento do engenheiro responsável nas obras. A empresa possui ainda uma frota de caminhões Munk, que facilita o trabalho dos colaboradores, bem como garante a qualidade das instalações. “Prezamos muito pelo atendimento e qualidade para nossos clientes”, explica.

As placas solares podem ser instaladas no telhado, assim como no solo, explica o engenheiro. “O importante é a instalação com orientação ao norte ou leste/oeste onde a captação da radiação solar é maior. A energia captada pelos painéis solares é “transportada” até o inversor, que por sua vez transformará a corrente contínua em corrente alternada, ou seja, energia própria para o consumo. Outro ponto importante a salientar é que muitas pessoas ainda confundem energia solar fotovoltaica com aquecimento solar, principalmente na hora do orçamento e de distinguir as diferenças de uso”. Ambas tecnologias utilizam a radiação do sol como fonte energética, mas funcionam de formas distintas.

16 Jornal Design

Além de gerar economia, a energia solar fotovoltaica tem crescido em ritmo acelerado no Brasil, por ser uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. “Com a instalação de um sistema solar, a economia pode chegar até 95%. Atualmente as residências possuem muitos eletrodomésticos e a tendência é aumentar nos próximos anos, visto que há muitas tecnologias surgindo a todo momento. Os carros elétricos, por exemplo, já estão entre nós e são apontados como os veículos do futuro. Então, a geração de energia solar é uma ótima opção para economia e sustentabilidade tanto para residências, como para empresas”, explica o Engenheiro Eletricista, Mário Henrique Bordignon.


Apartamento jovem por Acontemporânea Ambientes cionalidade, desejada por todos, ao dia a dia desse morador. O móvel principal deste ambiente, criou um hall de entrada, com espaço ideal para chaves e casacos, e também como um banco que contém gavetas para armazenamento de calçados vindos da rua.

Fotos Acontemporânea Ambientes

Quando pensamos em mobiliário para imóveis alugados logo nos vem à mente apenas móveis soltos, certo? Nesta edição trazemos para vocês esse projeto que prova que com um excelente custo benefício conseguimos trazer o conforto e a fun-

Nas costas deste móvel, temos um home incrível que com seus veios marcados trazem ainda mais requinte, além de comportar a tv e os aparelhos. Ainda focados no funcional, foi projetada uma cozinha enxuta porém com todo o necessário para a

rotina do jovem morador, com uma bancada de refeições rápidas para o dia a dia que liga os dois ambientes. A combinação de padrões cinza e amadeirado com veios bem marcados nos traz a sofisticação e aconchego que todos buscamos no lar!

Já conhece o nosso trabalho? Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das nossas execuções.

- porque marcenaria é personalização -

54 3451.5359 @acontemporanea.ambientes trav. três de outubro, 22 cidade alta / bento gonçalves

Projeto Acontemporânea Ambientes ambientado por

Jornal Design 17


18 Jornal Design


Jornal Design 19


Fotos Divulgação

Privacidade de dados, a mudança de paradigma empresarial A forma mais eficaz de encontrar tal segurança, é contar com uma capacitada equipe de Informática, aliada a assessoria jurídica que estabelecerá as premissas do controle de dados já regularizados por lei. Tão importante quanto disponibilizar plataformas digitais para gerir os dados empresariais é contar com a legislação atual, propagada pelo corpo jurídico da empresa, afim de que possamos juntos tomar as melhores atitudes digitais para proteger o patrimônio empresarial e o nosso querido cliente!

20 Jornal Design

Foto Laís Capelari

A liberdade de expressão, aliada com a infinidade de possibilidades trazidas junto a expansão da internet, demonstra também, toda a fragilidade na exposição de nossos dados. Nossa privacidade nunca esteve tão vulnerável como nos dias de hoje. Em uma sociedade cada vez mais hiperconectada, computadores e celulares não são apenas dispositivos de interação entre pessoas, mas também meios eficazes para furto/ vazamento de dados pessoais. O debate sobre privacidade online tem tomado grandes proporções, com governos mundiais estabelecendo limites com o intuito de proteger os dados de usuários e garantir sua privacidade, o que, óbvio, tem gerado resultados em novas legislações que buscam regular e fiscalizar as políticas de segurança das empresas. O conhecimento dessas regulações e dos riscos presentes na vida online é importante tanto para usuários quanto para empresas que buscam ganhar a confiança de clientes e novas parcerias.

Victoria Lubyanka Welp de Oliveira

O debate, premente e incisivo acerca da proteção de dados online é a organização do futuro, sendo que no mundo empresarial é de máxima importância estarmos preparados para criar canais seguros. Hoje e daqui por diante a proteção online se tornará tão importante quanto nosso apreço pela segurança física.


Projeto esbanja versatilidade, com visual moderno e futurista Fotos Emerson Ribeiro

Essa é uma proposta de layout inteligente, contemporâneo e sofisticado. Os pontos altos do design foram focados em um ambiente clean e aconchegante, embora a cereja do bolo esteja nos complementos da nova linha Reconecte-se à vida real da Todeschini, com um toque amadeirado em lamina natural, assinando assim, a identidade do casal de proprietários, que esbanja modernidade. A fim de atender todas as solicitações do casal e adequar a vida dentro de um espaço amplo, foi necessário muito planejamento da projetista Nairana da Silveira Pinto. Entre os caminhos escolhidos, a versatilidade da marcenaria planejada foi adotada em Lamina Natural, como por exemplo na cozinha, mesclada com ouro branco que complementa o móvel In vitro Bianco na estrutura de ilha proporcionando um visual moderno e futurista.

É essencial que o lar proporcione momentos de carinho e acolhimento ao reunir pessoas que amamos. A rotina não deve se sobrepor ao que há de mais importante para você.

Com a ideia de que os moradores se sentissem a vontade na sala e que esse cômodo fosse um ambiente para confraternização em família, trouxe para concepção desse espaço evidenciar o revestimento utilizado na parede, em pedra esculpida natural da Castelatto, trazendo todo o charme que ele merece.

MAR

VERSÃO COLORIDA A marca da Todeschini tem personalidade própria e traz consigo os valores da empresa. Sua aplicação principal é feita na versão colorida. E para obter as cores corretas pode ser utilizada a escala Pantone

As peças da ou CMYK conforme demonstrado abaixo.

Orno Home Decor conferiram personalidade ao projeto

Rua Herny Hugo Dreher, 214 | 54 3454.1499 contato@lojatodeschinibg.net Loja Todeschini - Bento Gonçalves @todeschini_bg CMYK C0 M0 Y0 K85

Jornal Design 21


Talento e requinte no Book Arquitetos AEARV Chegou a hora de conhecer mais alguns projetos presentes no Book Arquitetos AEARV!

Roberta Delazzeri | Arquiteta e Urbanista

Fotos Publicação Book Arquitetos 2020

Renata Tosi | Arquiteta e Urbanista Roberta Tosi | Arquiteta e Urbanista

@bookarquitetos Teresa Federizzi | Arquiteta e Urbanista

Roberson Da Fré | Arquiteto e Urbanista

22 Jornal Design

Valéria Bertolini | Arquiteta e Urbanista

Verônica Falcade | Arquiteta e Urbanista

nossa obra


Jornal Design 23


Móveis que personificam um lifestyle dinâmico e antenado

Há 25 anos, a Ancezki desenvolve e fabrica móveis de alto padrão em Bento Gonçalves. Seus produtos caracterizam-se pela diversidade de materiais metal, tecidos, couro - harmonizados pelo melhor design, bem como pela excelência no acabamento. Na Ancezki, a inovação é constante, por isso o desenvolvimento de novos produtos nunca pára: a cada novo ano, a empresa propõe novas coleções, formadas por móveis que personificam um lifestyle dinâmico e antenado com as grandes tendências do design contemporâneo. Especializada em mobiliário residencial e corporativo, a empresa atualmente oferece ao mercado uma gama ampla e diversificada de cadeiras, poltronas, banquetas, acessórios e cabeceiras de cama. Acesse nossos canais digitais: www.ancezki.com.br instagram.com/ancezki.moveis Whatsapp: 54 9 9905 3046

24 Jornal Design


Jornal Design 25


Sole Ferro e Fogo:

design e funcionalidade em sistemas de aquecimento para o seu lar Instalada em Bento Gonçalves-RS, a Sole Ferro e Fogo dedica-se a comercialização e instalação de sistemas de aquecimento para casas e apartamentos. Suas principais linhas de produtos são: Aquecimento de ambientes Lareiras a lenha, nacionais e importadas, para aquecer ambientes menores ou ambientes maiores por meio da utilização de dutos de ar quente ventilados; Aquecimento de água para banho e consumo Coletores a vácuo, reservatórios térmicos, bombas pressurizadoras, aquecedores a gás; Aquecimento de água para piscina Placas coletoras, bombas, termostatos, controle diferencial de temperatura; Linha gourmet Fogões a lenha tradicionais, fogões campeiros, parillas e churrasqueiras. Uma vasta gama de produtos para atender um público exigente.

Fotos Divulgação

Conforto térmico o ano inteiro A cada estação, uma necessidade diferente de aquecimento. Com a aproximação da primavera, quando as temperaturas começam a ficar mais quentes, aumenta a procura por sistemas de aquecimento de água para piscina.

O que é um sistema de aquecimento de água para piscina? O sistema de aquecimento solar para piscina é parecido com o convencional, a diferença é que aqui sua piscina é o reservatório térmico. Uma vez aquecida toda a água da piscina, o coletor solar apenas repõe a perda térmica diária. O sistema é incorporado na casa de máquinas, levando a água da piscina para as placas coletoras que a devolvem na temperatura certa para o seu mergulho. Outra coisa importante, os coletores de piscina sempre trabalham a seco, ou seja, a água só corre dentro dos coletores no momento em que a bomba é acionada (por um controlador diferencial de temperatura). Após isto, a drenagem das placas é feita automaticamente, isso evita o superaquecimento da água e possíveis danos na tubulação da casa de máquinas. Para minimizar as perdas de calor para o ambiente é necessária a utilização de capa térmica sempre que a mesma estiver fora de uso.

Água fria subindo para as placas Água quente descendo das placas para a piscina

Rua Pernambuco 250, sala 2 | Bairro Humaitá | | Bento Gonçalves | 54 3452.0333 www.soleferroefogo.com.br | @soleferroefogo

26 Jornal Design


Jornal Design 27


Criatividade e inovação na Serra Gaúcha

Foto Diego Frigo

Existe uma essência dentro de cada um de nós responsável pelas mais variadas transformações, desde uma técnica nova na culinária ao modo de se vestir, ou até mesmo quando traduz sua personalidade em alguma criação. Criatividade não é genética, nem dom e muito menos sorte. Ser criativo é transbordar autenticidade e inovação. O surgimento de empresas inspiradoras são o reflexo dessa essência e algumas delas podem ser encontradas aqui, na Serra Gaúcha. A Agência Plano, por exemplo, surgiu a partir de uma amizade de infância entre a arquiteta Bianca Debiasi e a publicitária Fernanda De Antoni Farias. Além de crescerem juntas, após formadas, decidiram inovar, somando forças de áreas totalmente diferentes, o que resultou no projeto, que tem sede em Garibaldi há cinco anos. E para aguçar ainda mais a criatividade dos planejamentos, há três anos, Elisa, graduada em Design e irmã de Fernanda, entrou para o time. “Planejamos e desenvolvemos projetos de arquitetura e de comunicação, de forma específica ou complementar, dependendo das necessidades de cada cliente”, explica Bianca. A criatividade necessita de treino e dedicação, além de exigir que o profissional esteja sempre atualizado sobre as tendências do momento. Para acompanhar a constante evolução da tecnologia em suas áreas, as meninas da Agência Plano consideram importante participar frequentemente

28 Jornal Design

de cursos, palestras, eventos e feiras. “Adquirimos novos conhecimentos, ficamos por dentro de novidades e tendências e fazemos networking, o que resulta em insights e até em parcerias. Além disso, estamos sempre consumindo conteúdos de empresas e profissionais que são referência e que servem de inspiração. Muitas atividades e hobbies também estimulam a criatividade, pois dão uma pausa na rotina e deixam a mente fluir, e é justamente ali que podem surgir ideias e soluções para projetos que estão em andamento”, relata Fernanda. Embora a rotina delas é não ter rotina, devido as áreas atendidas proporcionarem esse dinamismo - o que também é bom para a criatividade - as profissionais explicam que cada projeto é único e personalizado. “Enquanto na arquitetura residencial, a personalidade e os gostos do cliente conduzem o trabalho, na arquitetura comercial e na comunicação, cada empresa é uma imersão em um novo universo, conforme seu segmento, mercado e perfil. Isso torna os dias muito dinâmicos. Nossas horas se dividem em planejar e criar dentro da agência, visitar fornecedores e parceiros e acompanhar a execução destes projetos nos clientes ou obras”, conta Bianca.

Para as empresárias, o momento de isolamento social também veio para aguçar a criatividade, mas de modo diferente, como projeção de futuro. “O momento serviu para refletirmos, revermos e nos questionarmos sobre o que queremos para a agência. Estamos, literalmente, criando novos planos - e para variar, dessa vez para nós mesmas. Muitas mudanças e novidades estão por vir, na Agência Plano e nas nossas carreiras”, enfatiza Fernanda. Que tipo de conteúdo consumir para fomentar a criatividade? “Nós adoramos livros e temos uma mini biblioteca na agência, que foi sendo montada e alimentada ao longo dos nossos anos de formação. Também consumimos revistas especializadas. Mas a principal fonte de inspiração e referência hoje em dia é digital, principalmente através de sites e redes sociais - em especial perfis no Pinterest e Instagram. E agora, mais do que nunca, estamos acompanhando lives e participando de cursos e workshops de forma online e de temas relacionados às nossas áreas”.


Fotos Carlos Ferrari

Criatividade é a ferramenta para inovação em feiras

O isolamento social impactou significativamente os negócios de eventos não apenas em Bento Gonçalves, mas em todo o país. Diante deste cenário, empresários e diretores de feiras inovaram para manter seus projetos em andamento. A FIMMA Brasil – evento internacionalmente consolidado há 30 anos - é um exemplo de criatividade máxima. Em sua 15ª edição saiu do senso comum e buscou uma visão diferente para tomada de importantes decisões sobre o evento. O Diretor de Inovação da FIMMA Brasil 2021, Giovanni Cechin Rodrigues, conta que durante o mês de março, o planejamento estratégico iniciou já muito consistente. “Utilizamos ferramentas como o Design Thinking, de onde surgiram muitas possibilidades de ações para tornarmos a FIMMA Brasil, ainda mais presente e relevante para o crescimento do setor moveleiro. A partir de agora, ela deixa de ser apenas uma feira que acontece a cada dois anos, e passa a ser atemporal, possibilitando, dessa forma, uma interação constante com os elos da cadeia madeira e móveis”, destaca. Entre os lançamentos do evento, surgiu a FIMMA Inova – Escola de Inovação Aplicada, que consiste em um programa de transformação e foco em inovação, que trará discussões sobre as novas tendências de consumo e os desafios encontrados pelos moveleiros e seus fornecedores. “Os participantes estarão inseridos em um jogo de negócios, o Innovation Business Game (IBG) e terão acesso a diversas palestras com a temática de inovação, com nomes conceituados do cenário nacional; Outras novidades são o movimento de Conexões e Negócios, com as Arenas de Inovação, que trarão novos conceitos e aplicações para os mais diversos públicos da cadeia, bem como a FIMMA Summit, que será o maior evento de geração e compartilhamento de conteúdo do setor”, explica Rodrigues. Mas quando o assunto é alimentar a criatividade em feiras, Rodrigues não tem dúvidas: sair da zona de conforto e do tradicional, é a visão de futuro e captação de mais

públicos potenciais do ramo moveleiro. “São nesses momentos que surgem serviços e produtos verdadeiramente disruptivos, e estamos vivendo um momento destes, em que há uma enorme aceleração da transformação digital. Haja criatividade para acompanhar a intensa mudança no cenário mundial e em praticamente todos os setores da economia’, relata. E ele ainda aponta que não há dúvidas sobre o processo criativo e de mudanças internas irem muito além de novas formas ou maneiras de comunicar. “Nós estamos trazendo para a prática das empresas essas novidades, especialmente se tratando do FIMMA Inova, que busca formar uma nova cultura nas empresas do setor, tanto fabricantes de móveis, quanto seus fornecedores. Levando em consideração o fato de termos definido esse formato de apresentação remodelada da FIMMA Brasil em um momento de tantas incertezas, agora com o aquecimento do setor moveleiro, temos a certeza de que estamos no caminho certo e já colhendo frutos dessa parceria que fortalecemos com o setor moveleiro. O feedback tem sido muito positivo”, explica Rodrigues. A imersão criativa, em um processo de mudanças é importante. Segundo o diretor o desafio está em deixar de ser da forma como eram as feiras, no mercado atual. “Criamos uma hashtag para nossa campanha de comunicação que é #REFUTURESE, ou seja, queremos despertar nas empresas uma inquietação para que repensem o seu futuro, os seus caminhos, as suas possibilidades. E assim se fez, a FIMMA Brasil deixou de ser “apenas uma grande feira” e nessa reinvenção assumiu ainda mais o seu papel de criar conexões humanas, nas mais diferentes formas. Passou a ocupar o espaço digital de forma muito mais presente, promovendo trocas reais de conhecimento e experiências, a FIMMA passou a atuar em um período ilimitado, ou seja, de maneira atemporal para seus expositores e visitantes, mantendo os encontros presenciais (Feira) e ampliando o leque de atrativos no evento físico”.

Conexões e Negócios I Arenas de Inovação ocorre de 26 a 29 de abril de 2021. FIMMA Summit – ocorre no contraturno do evento de 27 a 29. Jornal Design 29


Criatividade! Novas Tendências! Economia Colaborativa! Fotos Divulgação

Queridos leitores falar de criatividade em época de crise é falar em sair da zona de conforto. Por isso, quero abordar a ideia de Economia Colaborativa, considero está a grande sacada criativa da última década e que já funciona muito bem em outros países e começa a ganhar força no Brasil, especialmente em grandes centros.

O que é economia colaborativa?

De uma forma simples, é quando as pessoas deixam de comprar coisas novas e passam a alugá-las de pessoas que as têm e não estão usando, assim como você também, alugará as coisas que têm e não está usando! Citarei alguns exemplos para clarear a ideia e quem sabe plantar esta semente na nossa comunidade, especialmente entre os jovens, pois observo praticarem o desapego de uma forma mais natural. Eles já entenderam que a cultura de posse não existe mais como forma de status; ouço entre eles o termo “pura ostentação”. A nova geração fala em minimalismo, mas isto será tema para a próxima coluna!

TEM AÇÚCAR É uma plataforma de compartilhamento de objetos. Imagine que você precise de uma furadeira, você entrará no aplicativo TEM AÇÚCAR e localizará uma furadeira para alugar perto de você, usa e devolve. Você não precisa de uma furadeira, e sim de um furo.

Fleety Que tal alugar o seu carro que está toda semana parado na garagem, porque você usa somente nos fins de semana? A renda ajudará a pagar o seguro, IPVA e manutenção.

DOG HERO Não é apenas no nível das coisas que a comunidade colaborativa funciona, mas também com estas pessoas apaixonadas por animais que se tornam cuidadores, quando a família do bichinho precisa viajar ou algo deste tipo, e os animais ainda têm direito a suporte e garantia veterinária.

UBER, AIRBNB , BlaBlaCar São outros exemplos de sucesso no Brasil. Na cultura colaborativa você também pode alugar bicicletas, vestidos chiques e de marca para um evento, pois nesta nova maneira de economia o acesso é mais importante do que a posse e todo mundo pode ser fornecedor e consumidor ao mesmo tempo.

A Economia Colaborativa acontece no mundo todo para dar chance para o novo, economizar um dinheirinho, otimizar espaços e abrir novos relacionamentos, e com isto, quiçá, aumentar nosso senso de HUMANIDADE!

Todo meu carinho,

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

E se você tem dúvidas sobre a seriedade e confiança, esqueça, pois, o mecanismo de medir as pessoas envolvidas neste processo, tanto para os usuários compradores quanto fornecedores, é o mais novo “boca a boca virtual”, o sistema de reputação por estrelas, que determinará se você continuará ou não neste mercado, por isto a importância de sempre avaliar.

FAÇA UM

CONSÓRCIO UNICRED,

MINIMIZE RISCOS E MAXIMIZE PODER DE COMPRA. Fale com o seu gerente e saiba mais. BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700, salas 05 e 06, Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 www.unicredintegracao.com.br

30 Jornal Design

Os consórcios de equipamentos para uso comercial, de imóveis e de veículos são uma forma segura de economizar e, ao mesmo tempo, aumentar o patrimônio.


A criatividade como estratégia empresarial Foto Joe Guidini

“Um ambiente decorado com puffs coloridos, máquinas de lanches, videogames e plantas, não é garantia de estímulo à criatividade e inovação. É preciso que todos os gestores, incluindo a alta liderança, entendam como acontece o processo de inovação. A partir do momento que entendemos este processo, passamos a compreender o quão prioritário é ter profissionais criativos e estimular a criatividade em nossa organização. Isso requer tempo, exige esforço, dedicação, estudo, rotina, errar e aprender”.

Manter-se criativo em um momento de tamanha incerteza está entre os nossos desafios diários, seja para resolver situações do cotidiano ou para a gestão dos nossos negócios. Ainda bem que a criatividade não é um dom, mas um hábito e, de acordo com especialistas, todos temos potencial para desenvolvê-la. Segundo Maslow, psicólogo norte-americano conhecido pela teoria das necessidades humanas, nós temos os recursos necessários para estimulá-la. Ele afirma: “O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescenta algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou”. Vanessa Kukul, especialista em Gestão da Inovação com ênfase em Economia Criativa, que há mais de 10 anos dedica-se a estudos e práticas sobre criatividade e inovação, também defende que todos somos criativos, mesmo que possamos sofrer bloqueios devido a fatores estressantes, como por exemplo, a pandemia. “Um dos fatores essenciais para estimular a criatividade é autoconhecimento. Nesse ponto é importante desta-

car que, como profissionais e gestores, devemos compreender como atuamos melhor. Conhecer o que nos bloqueia, o que nos estimula e o ambiente ideal é fundamental para conseguirmos potencializar a criatividade”. Estimular a criatividade no ambiente de trabalho é uma forma inteligente de diferenciar-se e aumentar a competitividade do negócio. Esta é uma prática que precisa estar integrada à cultura da empresa, já que é indispensável para promover a inovação, melhorando seus processos e gerando relevância em um mercado tão dinâmico e exigente. Para Vanessa, “o maior desafio é encontrar um modelo ideal ou adequado às necessidades da empresa. Precisamos entender que a base para

a gestão da criatividade é ter uma cultura organizacional consistente, genuína e que valorize seu capital humano.” Os empresários estão enfrentando inúmeras dificuldades em função do isolamento e das restrições impostas pela crise. Por isso, é essencial ter ações que incentivam o processo criativo, resultante das experiências e vivências de cada membro da equipe. É a partir destas combinações que surgem soluções criativas capazes de identificar formas diferenciadas de entregar produtos e serviços, alinhando-os às novas demandas dos clientes. Além de manter o esforço contínuo para corrigir as falhas e superar as dificuldades, o que irá contribuir para a sobrevivência do negócio.

Dicas da Vanessa sobre criatividade: Livros: A arte da criatividade - Rod Judkins Roube como um artista - Austin Kleon

Redes Sociais: @vanessakukul @ecchubbrasill Séries e Filmes: @universidade.criativa Como o cérebro cria - Série Netflix @labcriativobr O menino que descobriu o vento - Filme Netflix @pixelshow Abstract - Série Netflix @ihcriei Joy - O nome do sucesso - Filme

Aline Agatti aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

Um lugar encantador, perfeito para sua família, aqui o bem estar e qualidade de vida são garantidos!

ASSISTA O VÍDEO DO CONDOMÍNIO EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE!

| Rua Dom José Baréa, 41 | Cidade Alta | Bento Gonçalves RS | www.imoveispontual.com.br | 54 3055-2200 / 98117-1818

| Horário de atendimento Segunda a Sexta | Manhã: 08h00 - 11h45 | Tarde: 13h15 - 18h00

Jornal Design 31


Mini event: estilo refinado e intimista

Na hora de traduzir os sonhos em momentos inesquecíveis, nada melhor do que respirar com alívio tendo a certeza de que o seu evento tem o charme que você deseja. O espírito mini event - uma tendência europeia - chegou com tudo no Brasil e o ponto alto é decoração refinada e minimalista, com uniões enxutas, íntimas e impecáveis.

“O importante é celebrar! Não podemos nos deixar entristecer. Se sentimos que o momento pede uma pausa e que a festa merece a presença física dos convidados, sugiro adiar, mas se você quer celebrar, não importando o distanciamento, então, vá atrás disso e faça acontecer com uma linda festa online. O organizador de eventos está aqui para tornar o seu sonho realidade”, Andréia Pilão Zogbi

32 Jornal Design

Dias de imenso significado merecem planejamento e criatividade Foto Ezequiele Panizzi

O glamour que os eventos intimistas podem proporcionar tem conquistado espaço e feito parte de casamentos, aniversários e formaturas. A escolha por uma celebração menor também é sinônimo de detalhes como o espaço e a decoração escolhida. Em Bento Gonçalves a tendência chegou com tudo e profissionais de eventos estão inovando na criatividade. O elopement wedding - casamento apenas para o casal – aniversários online, chás de fralda em drive in estão muito em alta, se tornando uma boa opção para quem não quer adiar a comemoração que os eventos exigem. Andréia Pilão Zogbi, Relações Públicas que atua há mais de 20 anos com eventos na cidade, explica, que o trabalho, o amor e o comprometimento são o mesmo tanto para grandes eventos como os mais minimalista. “Um casamento para 300 ou para 50 pessoas tem o mesmo comprometimento e envolvimento da equipe e fornecedores contratados”, explica. As festas online são uma boa opção para celebrar datas especiais. E tudo pode ser pensado, desde a decoração, convites, lembranças, cenários, bolo e velinhas. “Organizei festas de aniversário, que era a criança com os amigos, ou seja tudo pode ser preparado e pensado em grande produção ou algo mais simples, com balões e é claro, a atração principal, o bolo. A festa pode ser através de uma plataforma online. As crianças adoram, ainda mais agora estando distantes”, relata.

Cenário para festa íntima infantil by Leila Pompermayer

Tudo se torna possível quando existe dedicação e amor. Reunir amigos e familiares é aconchego e carinho, não importa o tamanho do evento. “É como um abraço, penso que o cliente deve viver um momento leve. Contar com um bom planejamento, bons fornecedores, parceiros para fluir naturalmente. O receber bem é vivido, desde a escolha do local, cardápio, na preparação dos ambientes, nas peças que farão parte da decoração, várias etapas e adoro quando o cliente se envolve, é mágico”, relata Leila Pompermayer. Para a profissional, com mais de oito anos de experiência no ramo, a magia e o desafio de transformar um espaço é o que mais ama fazer. “Se o cliente topa um movimento diferente em sua casa ou sítio o resultado é ótimo. Nós temos o privilégio de ter em nossa cidade e região, lu-

“Mais do que nunca estamos entendendo o quanto é importante estarmos pertinho de quem amamos, de quem nos faz bem, desejo que esse momento sirva para valorizarmos os encontros, sempre com responsabilidade e segurança! Pequenos ou grandes, indiferente, que sejam sinceros, cheios de vida e que fortaleçam os relacionamentos. Se você pensa em comemorar, comemore, aproveite essa emoção! Lembranças lindas, para toda a vida! Compartilhe carinho!”, Leila Pompermayer gares incríveis, que possibilitam eventos belíssimos. Gosto muito de utilizar vegetação nas decorações, plantas integram, preenchem e causam boas sensações. Também me encanta o uso daquelas peças especiais, cheias de história, lindas, que são heranças de família, elas sempre me emocionam”, afirma Leila.


Cenários encantadores podem ser elaborados para celebrar Foto Eduardo Fim

A Magik Decorações aposta na cenografia do espaço e nas peças para a realização da cerimônias, fazendo com que o sonho dos clientes se tornem realidade. “As formas geométricas invadiram os olhares de casamentos e se tornaram uma tendência que não para de crescer, como arcos em formato de círculo e altares hexagonais. Eles também podem estar presente nos eventos minimalistas”, conta Kelly.

Foto Shaiane Giacomelli

“Existem muitas vantagens em optar por casamentos mais simples, e a principal é o preço. Sem dúvida a escolha da empresa que irá conduzir o evento é fundamental para que mesmo sendo uma cerimônia pequena possa ser tão incrível como uma grande comemoração.” Kelly Stefenon.

Para um evento sair exatamente como o desejo do cliente o planejamento é necessário, assim como a escolha de bons fornecedores, que entendam a linha de trabalho. Kelly Stefenon, Desinger e proprietária da Magik Decorações, diz que a sua maior procura neste ano foram pelo Elopement Wedding.

“Desde que anunciamos o estilo e fizemos uma promoção de lançamento tivemos muitos casais que entraram em contato para casamento, ainda mais neste ano, qualquer espaço se torna propício. Estamos sempre em busca de lugares incríveis para nossos clientes. A última cerimônia foi em umas ruínas e tudo foi incrível”, relata.

Lançamentos verão 2021

Jornal Design 33


Setembro Dourado alerta para o diagnóstico do câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil pode ter sintomas difíceis de notar ou comuns a outras doenças pediátricas e o diagnóstico precoce pode salvar vidas. O mês de setembro tem um significado muito importante para o Instituto do Câncer Infantil (ICI). A campanha Setembro Dourado alerta para a conscientização da primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Desde 2014, Bento Gonçalves está engajada nas ações do Setembro Dourado com uma campanha informativa coordenada por um grupo de voluntárias. Em 2020, as ações do município passam a contar com a chancela oficial do Instituto do Câncer Infantil, que tem sede em Porto Alegre e presta assistência a pacientes de oncologia pediátrica em todo o estado. A partir desse ano, a empresária bento-gonçalvense Renata Sandrin, que já era embaixadora do ICI, passa a integrar o Conselho de Administração do instituto para a gestão 2020/2024, o que possibilita ainda mais o fortalecimento da campanha no município. Em Bento Gonçalves, há 15 crianças e jovens com tratamento multidisciplinar vinculado ao Ins-

tituto do Câncer Infantil. O atendimento a esses pacientes ocorre na própria sede do Instituto ou no Hospital Geral de Caxias do Sul, um dos seis complexos hospitalares no estado que têm centros de referência em oncologia pediátrica conveniados ao ICI. São hospitais públicos ou conveniados ao SUS cuja qualidade assistencial aos pacientes de câncer infantojuvenil não perde para os hospitais privados e cobrem praticamente todo o território gaúcho. O acompanhamento do Instituto do Câncer Infantil vai muito além do tratamento ao paciente. Para ter as melhores chances de cura, o paciente de câncer infantil precisa de acesso rápido a centros de atendimento especializados. A resposta terapêutica nos casos de uma assistência integrativa, com profissionais de diferentes especialidades cirúrgicas e pediátricas, costuma ser excelente, de acordo com o dr. Algemir Lunardi Brunetto, um dos fundadores do ICI e atualmente superintendente da instituição. Além do tratamento integrativo, em se tratando de câncer infantil, Brunetto pontua que não se trata apenas do paciente, mas do acolhimento à família, já que comumente o diagnóstico compromete a estrutura emocional das pessoas mais próximas, assim como a capacidade de trabalho dos pais e por consequência, as condições econômicas daquele núcleo. “A importância do Setembro Dourado está em criar um espaço para debatermos melhores políticas públicas de atenção integral ao paciente, assim como refletir sobre a importância da solidariedade e apoio a essas famílias para que nada lhes falte e elas tenham a chance do melhor

tratamento”, destaca Brunetto. O trabalho do ICI é permanente, mas ganha ainda mais visibilidade no mês de setembro. Especialmente nesses tempos de pandemia, a campanha Setembro Dourado tem um papel ainda mais crucial na disseminação de informações sobre o câncer infantojuvenil. O superintendente do instituto acredita que casos novos podem e devem estar aumentando sem um diagnóstico adequado devido às restrições no sistema de saúde que acarretam em desassistência. “O momento é difícil, mas com a conscientização de todos – agentes de saúde, políticos, imprensa e sociedade em geral – podemos buscar que o dano seja o menor possível. Em relação aos pacientes já em tratamento, é crucial que não deixem de ir ao hospital e cumpram seu tratamento na íntegra”, elenca. Em Bento Gonçalves, as ações do Setembro Dourado serão concentradas no dia 19, com a visita do Leão da Coragem à cidade. O mascote do ICI e voluntários da campanha farão um pedágio informativo na Praça Vico Barbieri durante a manhã. Acompanhe as ações do Setembro Dourado nas mídias sociais do @ institutodocancerinfantil ou no site reparenodetalhe.com. Para saber mais sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, acesse esse QRCode.

www.cromografica.com.br | Representante Cinara Beretti - 54 99944.2637

Pessoas imprimem vida.

34 Jornal Design


O novo prato da Boa Lembrança do Primo Camilo

Foto Blog Culinarismo

No despertar de cada outono, após as primeiras chuvas da estação, a natureza faz brotar nos bosques cogumelos gastronômicos de todo tipo. O menu de inverno da Trattoria Primo Camilo, de Garibaldi, sempre homenageia essa iguaria que o anfitrião Altemir Pessali colhe em expedições pela Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra. Pois a partir desse mês de agosto, a casa passa a oferecer uma de suas grandes receitas acompanhada pelo Prato da Boa Lembrança: é o Pappardelle ai Funghi, um prato que simboliza a tradição dos cogumelos selvagens. Ao longo do ano, o cliente que pedir Pappardelle ai Funghi ganha uma cerâmica exclusiva e pintada à mão, com desenho original inspirado nas colheitas de outono. O Primo Camilo estreou no ano passado Associação da Boa Lembrança com a receita de nhoque ao ragu de cordeiro. É o único restaurante na região da Uva e Vinho que participa do grupo. No estado, existem outros participantes como Gramado e Porto Alegre.

Especialista em cogumelos, o anfitrião Altemir Pessali tem aperfeiçoamentos sobre o tema na Itália e França, e mais de 20 anos de experiência na caçada a cogumelos selvagens, colhendo apenas o que a natureza oferece. É assim que a Trattoria Primo Camilo trabalha em seus 18 anos de história: servindo uma gastronomia de origem, com o toque dos cozinheiros da casa e o charme desses ingredientes especiais. O Pappardelle ai Funghi custa R$ 90,00 por pessoa e acompanha o prato da Boa Lembrança.

Sobre o Prato da Boa Lembrança O Prato da Boa Lembrança foi criado no Brasil há 26 anos, com a proposta de divulgar restaurantes que primam pela excelência dos ingredientes e qualidade do serviço, além de exaltar as peculiaridades regionais. A ideia é que os apreciadores da boa gastronomia possam levar para casa a recordação de uma refeição memorável. Já são mais de 1.700 receitas até hoje.

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista

vemdelivery

Encontre os produtos da sua loja preferida e receba em até 24h Baixe nosso aplica vo agora mesmo! Disponível em:

Jornal Design 35


Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 108  

Jornal Design | Edição 108  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded