Page 1

As cores do Verão

A ousadia dos looks da estação mais colorida do ano

Ano VII - Edição 75 - Novembro/2017

Novembro Azul

Campanha alerta os homens sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis Espaços externos

Área com piscina, quiosque e natureza garante diversão, lazer e descanso


Fotos Bruna Comin Fotografia

CAPA Juliane Basso Roberta Poletto, Laisa Pigozzo da Silva e Renan Rosiak (participação especial) Cenário: Clube Ipiranga Cabelo e Make: Iva Espaço da Beleza e La Facción Cabelo Feminino: Paloma dos Santos Make: Andréia Giovanella Cabelo e barba Masculino: Cristian Torres Look Feminino: Défili Calçados: Couros do Valleh Look Masculino: Milan Moda Masculina Foto: Bruna Comin Fotografia Óculos: Vízia Óptica Acessórios femininos: Ana Morello

CONCEITO E que venha o verão logo! Sol, cor, ousadia, liberdade! Os acessórios que são hit nesta temporada são versáteis, democráticos e respeitam a individualidade. Os óculos de sol são indispensáveis para compor o visual e garantir proteção. Esta edição reúne looks que encantam. Inspiração para quem ama sol, piscina, areia e mar. Nossa missão é encantá-la a cada toque, a cada tonalidade, a cada peça. Se joga!


VIDA 04

CASA

14

EXPEDIENTE Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Diego Sisnandes e Veronice Ferrari Comercial: Abigail Fernandes e Nelci Ogrodoski Jornalista Responsável: Jussara Konrad | REG. 0017733 | RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

ESTILO 36


Foto Divulgação

Novembro Azul: Cuidar da saúde também é coisa de homem

Neste mês de novembro, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves evidencia um assunto que é relevante para a comunidade o ano inteiro: a prevenção contra o câncer de próstata. Sob o tema “Cuidar da Saúde também é coisa de homem”, a campanha visa alertar os homens sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis e da realização de exames regulares. A campanha do Novembro Azul, faz um alerta, um chamado para que o homem cuide da sua saúde. “É preciso derrubar preconceitos. Nós lançamos esse desafio aos homens. Troque o medo e o preconceito por respeito, respeito por si e pelo seu corpo”, incentiva a presidente da Liga de Combate ao Câncer, Maria Lúcia Severa.

Mantenha hábitos saudáveis: - Pratique atividades físicas; - Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; - Reduza a quantidade de gordura na alimentação; - Mantenha o peso na medida certa; - Diminua o consumo de álcool; - Não fume.

O exame O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens. O homem pode se proteger da doença indo ao médico regularmente para o exame de toque retal, mesmo que esteja se sentindo bem e não apresente problemas urinários. O exame dura entre cinco a sete segundos, é indolor e permite que o médico perceba anormalidades na próstata. Recomenda-se que todos os homens a partir dos 45 anos comecem a fazer o exame. Se houver histórico na família, o médico deverá ser informado. O câncer no início é silencioso. Não espere os sintomas aparecerem. Fale com seu médico. Ações da Campanha A Terceira Caminhada dos Homens, ocorre no dia nove reunindo lideranças da cidade que percorrem por pontos centrais, com o chamado pela prevenção e cuidado com a saúde. No dia 11, acontece a blitz de conscientização nos principais pontos da cidade com distribuição de material informativo sobre o câncer de próstata. Serão realizadas diversas palestras em empresas, propagação da informação através da Distribuidora de Gás Cainelli, barbearias, lojas de materiais de construção, materiais elétricos, empresas de construção civil, academias e comércio em geral.

4 Jornal Design

3451-4233 www.facebook.com/ligaccbg www.ligaccbg.com.br R. Paraná, 31 - Centro


Os cinco tratamentos mais procurados para o verão Por Bárbara Puricelli | Biomédica Esteta 2 - Lipo sem corte

Fotos Jronal Design

1 - Emagrecimento O tratamento que está em alta para emagrecimento é a mesoterapia, ou, popularmente, aplicação de enzimas para emagrecimento. O tratamento é realizado através de aplicações de substâncias que irão promover reações químicas, que por sua vez irão desencadear vários efeitos no organismo. O sucesso no tratamento está atrelado à escolha das substâncias aplicadas que exercem diferentes funções: estimular a quebra de gordura (lipólise), aceleração do metabolismo, aumentar a mobilização e metabolização da gordura, disponibilização de nutrientes para o músculo, aumento da síntese proteica, inibição do apetite, melhora do condicionamento físico, controle da ansiedade, compulsão por doces e carboidratos.

A lipo sem corte foi lançada após longos estudos em Israel, país fabricante que comprovou sua eficácia na redução de gordura corporal. Esse tratamento é indicado para quem está no seu peso ideal e gostaria de modelar o corpo, se livrando da gordura localizada. O procedimento é realizado através de um ultrassom cavitacional, em que as ondas atuam diretamente nas células de gordura. Durante o processo, as células são rompidas, sem interferir ou lesionar vasos sanguíneos, nervos ou tecidos. O procedimento pode ser realizado na região abdominal, flancos, culote, interno de coxa, braços e bumbum sem dor, sem cortes e sem cicatrizes!

O que pouca gente sabe, é que a Toxina Botulínica também é um ótimo tratamento para hiperidrose: aquele suor excessivo nas axilas, mãos e pés! Isso tudo torna esse tratamento, o procedimento mais realizado no mundo todo!

3 - Criofrequência A criofrequência atua tanto na gordura localizada quanto na celulite e flacidez. Isso é possível através de uma tecnologia que atua através de uma ponteira que resfria a epiderme a até -10ºC associada à radiofrequência que eleva a temperatura interna. Esse choque térmico que garante o sucesso do tratamento: contração imediata das fibras de colágeno, controle do edema, melhora da oxigenação dos tecidos, formação de novo colágeno, quebra e morte das células de gordura. 4 - Botox O botox é o queridinho das quatro estações! Quem não quer ficar sem rugas e marcas de expressão? Antigamente o tratamento estava relacionado a uma expressão facial congelada e artificial. Hoje os resultados são supernaturais, garantindo um frescor à aparência. A aplicação da toxina botulínica, além de suavizar as marcas que já estão visíveis na pele, previne que se tornem ainda mais profundas: “Botox Preventivo”.

5 - Preenchimento O preenchimento facial é um excelente tratamento para rejuvenescimento pois é possível devolver o volume perdido e melhorar sulcos e vincos. Um dos melhores e mais seguros produtos para preenchimento é o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, que, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, vai se degradando e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas. O procedimento pode ser realizado para preenchimento de olheiras, sulcos (bigode chinês e marionete), rinomodelação, contorno facial, maçãs do rosto (efeito blush) e o queridinho aqui na clínica: preenchimento labial! E o resultado é visível na hora, logo após a aplicação!

Jornal Design 5


Quando procurar um psicopedagogo para o seu filho? Por Letícia Casonatto | Psicopedagoga, Kidcoach, especialista em Neuropsicopedagogia e Inclusão Escolar

Foto Jornal Design

O psicopedagogo é o profissional que intervém quando uma pessoa apresenta dificuldades escolares, mas com um olhar que considera os aspectos relacionados à construção do conhecimento atravessados pelos aspectos afetivos-emocionais. Por dificuldade de aprendizagem entendemos qualquer insucesso na construção de um conhecimento, tanto de conceitos como de procedimentos, hábitos e atitudes. A partir de que idade pode-se fazer uma avaliação psicopedagógica? A avaliação psicopedagógica é recomendada em qualquer época da vida escolar em que as dificuldades do aluno sejam perseverantes e prejudiquem o processo do ensino-aprendizagem. Como ocorre a avaliação psicopedagógica clínica?

brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. Algumas questões podem ajudar a identificar se é o momento de procurar ajuda de um psicopedagogo: Seu filho não vai bem na escola? Tem dificuldades em aprender? Problemas escolares? É inquieto? Desobediente? Desinteressado? Desatento? Agressivo? A orientadora solicita sua presença constantemente na escola? A professora pede ajuda com relação à aprendizagem? Não consegue brincar? Tem dificuldade em recortar, colar, desenhar? Respostas afirmativas a estas questões levam a crer que é chegado o momento de buscar auxílio profissional. Procure um Psicopedagogo!

No primeiro encontro com o especialista, os pais expõem a queixa e relatam o desenvolvimento do filho até o presente momento. Depois o especialista realiza algumas sessões com o educando nas quais faz a avaliação psicopedagógica. Com o término da avaliação o especialista faz a devolutiva da mesma para os pais e orientaos sobre a intervenção mais adequada. E o tratamento psicopedagógico? Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos,

6 Jornal Design

Rua Três de Outubro, 51 | Bento Gonçalves 54 3454 4092 ou 981349005


Beleza e Bem Estar O Dr. Felipe de David realizou residência em Cirurgia Plástica estética ereparadora no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, estando habilitado a realizar todos os tipos de cirurgia em sua área, onde o senso estético, a técnica e um sincero relacionamento com os pacientes são fundamentais para o bom resultado. Especialista pelo MEC e também pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Associação Médica Brasileira, mantém o foco sempre no bem estar e satisfação dos pacientes, com a compreensão dos motivos, frustrações e desejos para poder buscar tratamento adequado e seguro de forma individualizada. Desta forma, inaugurou recentemente o seu novo local de atendimento na cidade de Bento Gonçalves, visando proporcionar uma experiência satisfatória para todos os seus pacientes. Projeto idealizado pela arquiteta Catarina Waihrich de David.

Fotos Eduardo Benini

Jornal Design 7


Amamentação em Odontopediatria: o que devemos saber? Por Dra. Natália Caldeira Silva | Odontopediatra

8 Jornal Design

Fotos Divulgação

A infância é a fase em que grande parte das potencialidades humanas se desenvolvem, e a amamentação é parte fundamental para o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Ela é muito mais do que uma maneira de nutrir o bebê, amamentar é uma estratégia natural de proteção, afeto, e permite que se estabeleça uma interação ainda mais profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e também do seu sistema imunológico, protegendo-as de diversas doenças. Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo deve ser realizado por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Isso pois não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança como: maior número de episódios de diarreia, maior número de hospitalizações por doenças respiratórias, risco de desnutrição e menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco. Do ponto de vista odontológico, o estímulo ao aleitamento materno é imprescindível. O movimento circular de ordenha promove o correto desenvolvimento do palato, da mandíbula, dos músculos faciais e da articulação temporomandibular, favorece a respiração nasal, treina para a correta mastigação e sacia a necessidade neurológica de sugar. Desta forma, alguns problemas como maxilar atrésico, respiração bucal, mordida cruzada, mordida aberta e apinhamento dentário são amenizados quando a amamentação ocorre corretamente, pois a mesma resulta em uma promoção de espaço adequado para a erupção dos dentes. Apesar disso, alguns cuidados devem ser tomados. O leite materno além de possuir proteínas, vitaminas e gordura, possui lactose, uma forma de açúcar que também é um substrato para os microorganismos responsáveis pela cárie dentária. Estudos recentes demonstraram que crianças que possuem aleitamento materno ou pela mamadeira em alta frequência após os 12 meses, possuem um aumento no risco de

desenvolvimento de lesões de cárie. Quando em alta frequência, o leite materno pode permanecer por um período aumentado na boca da criança, promovendo uma formação contínua de ácidos, os quais serão responsáveis pelo desenvolvimento da cárie. É importante frisar, que esse processo é acelerado quando crianças antes dos dois anos de idade já têm ou tiveram acesso a açúcares na sua dieta. A introdução precoce de alimentos doces pode “carregar” importantes consequências. Além de ser prejudicial à formação do paladar, que se desenvolve até os dois anos de vida, o alto consumo de doces neste período faz com que as crianças tenham mais cáries aos três anos, quando comparadas àquelas que possuem um consumo baixo ou moderado. E de onde vem estes açúcares? Segundo um estudo de 2015, aos seis meses as principais fontes de açúcar são: chás (81,8%), açúcar adicionado (71,5%), biscoitos (60,8%), gelatina (59,6%), petit suisse (58,6%), refrigerante (31,1%), mel (23,6%) e chocolate (18,7). Desta forma, evite qualquer tipo de doces, sucos de caixinha ou em pó, salgadinhos, refrigerantes. Antes de provar, a criança não sabe qual o gosto do açúcar, e não sentirá a sua falta. Então, para que apresentar para ele antes da hora? Algumas medidas podem ser seguidas para evitar que seu filho tenha cárie precoce da infância: - A higiene bucal após a amamentação é extremamente importante; - Após a erupção dos primeiros dentes, não deixar o bebê dormir à noite sem realizar a sua higiene bucal; - Evitar deixar o bebê passear com uma mamadeira; - Reserve um tempo razoável para fazer a escovação, pois esses momentos serão muito importantes para estabelecer bons hábitos de higiene oral que ficarão para a vida toda do seu filho; - Leve ele ao Odontopediatra assim que os primeiros dentes erupcionarem, desta forma o profissional poderá dar orientações aos responsáveis quanto à higiene bucal do bebê, além de acompanhar de perto a evolução da criança, a fim de promover uma infância sem cáries!


Previsibilidade: O extraordinário benefício da Ortodontia Moderna Por Dra. Flavia Savaris | Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial

Invisalign Doctor – DSD Doctor DSD e Invisalign: previsão total de resultados Os tratamentos ortodônticos com Invisalign já possibilitavam que o paciente visualizasse os resultados antes mesmo de iniciar o tratamento, possibilitando até mesmo que o paciente opinasse no posicionamento dos dentes durante o planejamento. O DSD (Digital Smile Design) permite muito mais. Para o paciente que precisa de uma reabilitação completa – alinhamento dentário, próteses, implantes e facetas – o DSD permite o planejamento totalmente digital, e a visualização final do sorriso após todas as etapas do tratamento. Com exames simples, como fotografias e escaneamento intra-oral, é possível já no segundo encontro, apresentar para o paciente como vai ficar seu novo sorriso. É extraordinário!!! A Odontologia teve de se modernizar, a fim de atender as expectativas estéticas dos nossos pacientes mais exigentes. Hoje, ter uma boca livre dos problemas biológicos e funcionais não é suficiente! Os pacientes buscam sorrisos perfeitos, que são integrados com as suas características físicas, mas também em harmonia com os seus aspectos emocionais. A técnica Digital Smile Design (DSD) foi criada pelo Dr. Christian Coachman, da Well Clinic, e revolucionou o tratamento estético odontológico em todo o mundo. O DSD proporciona otimização no tempo de tratamento e permite que o paciente confira e participe de maneira ativa do processo de mudança do sorriso. É possível

saber como ficara o sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento. O DSD não é apenas um software, um vídeo, fotos ou desenhos, é um planejamento personalizado para cada paciente, que tem como objetivo melhorar o Planejamento Estético e o Design do Sorriso. Além disso, é uma filosofia de trabalho, mais humanista e artística, que busca se conectar com as pessoas através das emoções, com uma melhor comunicação visual.

“Osorrisoéaexpressãomaispuradaemoçãodecadaindivíduo.Ecadasorrisoéúnico,edeveestaremtotalharmoniacomorosto.Transformarsorrisoséapaixonante.Mas proporestatransformaçãodeformaconcretaéexcepcional, paraoprofissionaleparaopaciente.Oenvolvimentocomo tratamentoémaior,poiselesabeoqueestábuscando.Antes doDSDopacienteIMAGINAVAseusorrisofinal.Hoje,ele VISUALIZA!”

Jornal Design 9


Se você está feliz, esta felicidade reflete em você Por Iva Vivan | Personal Hairstylist que você quiser eliminar: gorduras, celulite - use cremes específicos nas áreas afetadas, faça atividade física, comece o dia com alimentação saudável, mantendo todos os benefícios da primeira refeição. No intervalo da manhã, inclua grãos, cereais, nozes e castanhas. Tudo misturado na medida de um copinho de café. No almoço, você conhece as necessidades, respeite qualidade e não quantidade. No primeiro lanche da tarde, coma o tão sonhado chocolate, mas alivie e opte para os que têm casado com cereal, este é horário que ele é benéfico para seu organismo. No segundo lanche da tarde, ingira fruta e sucos naturais. Comece introduzindo aquilo que realmente você quer que seu organismo absorva, pois, à noite temos que repor energia, alimentos leves e saudáveis e nos preocupar em trabalhar na pele e no cabelo o que vamos absorver. Foto Divulgação

Respeite o sono da beleza

As mudanças de estação exigem a necessidade de mudarmos hábitos e até mesmo observar a alteração que sofremos em nossa saúde. Eventualmente, acabamos esquecendo de cuidarmos da nossa alimentação. Nosso organismo tem horários específicos para cada função e se observarmos os melhores horáriosteremos resultados positivos em nossa saúde física, mental e até espiritual. Dentro de um dos meus cursos de Tricologia, onde os assuntos são diretamente ligados à saúde do cabelo, tivemos um resumo importante sobre os horários e como funciona nosso organismo. Vou dividir resumidamente para que você possa ter o melhor aproveitamento. É como costumo dizer: se você está feliz, esta felicidade reflete em você. Alimentação Nosso organismo elimina toxinas na primeira hora do dia até às 8hs, portanto o

10 Jornal Design

Os cuidados com a pele exigem cremes antirrugas, flacidez e manchas. Nos cabelos, a atenção requer massagens no couro cabeludo e óleos reconstrutores para os fios. Durante nosso sono, à noite, acontece em um determinado período, a regeneração celular, e, para isso, temos que estar dormindo. Por isso que digo, respeito ao horário do sono da beleza. Nosso organismo, nosso corpo, nos envia sinais o tempo todo, esteja atento, nenhum sinal diferente nos é enviado sem que aja um motivo. Se você se sente muito cansado, irritado, sua pele, suas unhas, seu cabelo têm estado diferente, converse com um especialista de sua confiança, na maioria das vezes você precisa de um auxílio, de um exame específico, de uma orientação exata. O que mais observo são muitas receitas caseiras, ditas milagrosas, dicas de vitaminas que nem sabemos exatamente se é disso mesmo que o nosso organismo precisa. Sempre defendo que cada profissional deve atuar na sua área. Portanto, não seja negligente com sua saúde. Nossa saúde interior reflete diretamente no nosso bem-estar, que reflete diretamente no que queremos refletir no espelho para nós e para os outros. Seja saudável, mas de uma forma saudável.


“Estou bem feliz, minha auto estima esta´ lá em cima! Agora posso comprar roupas novas, me olhar no espelho, estou super feliz mesmo com a transformação que tive! Sou grata a Magrass por tudo isso!”

Marines da Silva Comerciante

Eliminou 13,7Kg

“Junto com a Magrass descobri que quando queremos mudar só precisamos acreditar e ir até o final. Podemos ter o corpo que queremos, não importa o peso ou a idade que você tem, com a ajuda da clínica e determinação consegui chegar onde eu queria e hoje me sinto outra mulher!”

“Na Magrass encontrei tudo que eu precisava... saúde, autoestima e um atendimento nota 10! Amei fazer parte da Magrass!! Obrigada pela transformação!”

Isolda de Souza Dona de Casa

Eliminou 10,3Kg

Cristiane Valim Auxiliar Administrativo

Eliminou 23Kg

magrassbentogoncalves

magrass.bentogoncalves

R. Treze de Maio, 675 - Sala 101, Bairro São Bento - Bento Gonçalves

Bento Gonçalves - Anuncio 24,5x32,5 - Verão depoimentos.indd 1

(54) 99922-6512 (54) 3452-6512

Jornal Design 11

27/10/2017 09:50:33


“Eu não sou maluco” Por Fernanda Krüger | Psicóloga

to, ou até mesmo perceber aquilo que está sob nossos olhos, mas não demos a devida atenção. Em suma, a psicologia é uma ciência e, a meu ver, é a mais bonita delas. “Uma alma humana entrando em contato com outra alma humana”, isto expressa o trabalho psicoterápico. O psicólogo é aquela pessoa que vai escutar você, dará sentido aos seus questionamentos e comportamentos, e irá, juntamente com você, desfazer os nós que não permitem que você siga a diante, sempre de acordo com os seus conhecimentos e embasamentos teóricos. Então deixe essa ideia de “coisa de maluco” um pouco de lado. Permita-se experimentar, testar e conversar com alguém que já teve a chance de participar de algum processo terapêutico, ou, se preferir, marque uma consulta e aí sim tire suas próprias conclusões com autonomia. Tenho certeza que irá se surpreender. Fotos Divulgação

Algumas pessoas se recusam a procurar ajuda de um profissional, pois pensam que “psicologia é coisa de maluco e eu não sou maluco”. Este pensamento é um tanto quanto antiquado e preconceituoso. Admito que antes de cursar a faculdade de Psicologia, ainda não entendia muito bem o que era a profissão e fazia parte deste grupo, com ideias distorcidas sobre o tema. Percebo o trabalho psicológico como algo que envolve processos e técnicas para descobrir e aumentar os recursos pessoais (qualidades, habilidades, talentos, pontos fortes, crenças positivas, virtudes, entre outros). A intenção da terapia não é baseada somente na doença e na cura – como muitos a enxergam –, mas também como uma forma de fortalecimento das qualidades e talentos, para que a pessoa se torne mais feliz

12 Jornal Design

e produtiva. É claro que, algumas vezes, é necessário trabalhar com a patologia que será compreendida e manejada de acordo com o psicólogo e seu paciente. O intuito das sessões terapêuticas é fazer com que o paciente/cliente entre em contato com as suas potencialidades, ou seja, entender o que há de disfuncional em seus comportamentos e alavancar estratégias de mudanças para o benefício próprio e dos que o rodeiam. Os resultados da psicoterapia não se explicam, simplesmente são sentidos. Cada pessoa terá uma vivência diferente durante a terapia, uma nova forma de elaborar tudo aquilo que é falado ou ouvido. Nem sempre ouvimos aquilo que queremos ouvir, mas aquilo que precisamos para nos darmos conta do que nos cega, do que nos sabota e do que nos causa sofrimen-

Rua José Mario Mônaco | 227 |Centro Profissional Serrano | sala 607 (54) 9 99951066 fernandakruger.psi@gmail.com - Terapia Individual - Terapia de Casal - Consultoria - Grupo Cognitivo de Emagrecimento


Balão Intragástrico Ajustável Por Dr. Sadi Spagnol Jr. | Cirurgia geral e cirurgia da obesidade A luta contra o excesso de peso é uma necessidade e um desafio constante, cujo objetivo muitas vezes é difícil de ser alcançado sem ajuda. Alimentação saudável e atividades físicas ainda são os princípios do tratamento, entretanto, para muitas pessoas, as dificuldades são enormes para alcançar o peso ideal. Um novo dispositivo utilizado na terapia contra a obesidade, o Balão Intragástrico ajustável de longa permanência, traz um avanço no manejo desta doença, que como sabemos, traz grandes transtornos aos pacientes. Assim como outros balões intragástricos colocados dentro do estômago sem cirurgia, o Balão ajustável, é um dipositivo de silicone inserido por endoscopia no estômago em regime ambulatorial, ou seja, nao há internação hospitalar, com sedação. O objetivo é aumentar a sensação de saciedade e colaborar com o processo de emagrecimento para pessoas com sobrepeso e obesidade.

Maior tolerância: se um paciente apresentar intolerância após a colocação do balão, é possível reajustar o tamanho do mesmo e, desse modo, evitar a retirada prematura do dispositivo. Com o Balão ajustável é possivel, portanto, através de uma simples endoscopia, ajustar o volume do balão, reduzindo o mal-estar e, quando o estômago já se tiver acostumado ao balão, pode-se voltar a introduzir líquido por meio de endoscopia.

O Balão ajustável está indicado para pacientes que apresentem desde sobrepeso, ou seja, IMC apartir de 27 até pacientes com obesidade severa ou mórbida - IMC maior do que 40. (IMC=peso dividido pela altura ao quadrado). Quanto tempo o Balão Intragástrico ajustável pode permanecer no estômago? O Balão Intragástrico ajustável está liberado pela Anvisa para permanecer no estômago durante um ano. Ou seja, 12 meses para perder peso e adaptar-se a novos hábitos.

Mais seguro, pois, mesmo que se perca todo o líquido, o sistema de fixação não cirúrgica impede a migração do dispositivo para o intestino.

O que acontece após a colocação do Balão Intragástrico ajustável? É normal que, nos primeiros dois dias após a colocação, o paciente apresente náusea ou vômitos, contudo, estes sintomas vão diminuindo ao longo de dias até que o estômago se adapte ao balão.

Características do novo balão em relação aos balões antigos:

Foto Divulgação

O período de tratamento com os balões antigos era de seis meses e não era possível seu ajuste, ou seja, uma vez colocado o volume, não poderia ser modificado. Já este novo balão intragástrico pode permanecer por um ano e pode ser ajustável. Implantação: o Balão Intragástrico ajustável é o único balão que está aprovado para utilização durante 12 meses – o dobro do tempo em relação aos outros tipos de balão utilizados até agora. Esse fato aumenta a eficácia, com maior perda de peso e permitindo mais tempo para se adaptar aos novos hábitos alimentares. Ajustável: o volume do balão poderá ser ajustado conforme a necessidade da perda de peso e adaptação de cada paciente, de forma personalizada, diminuindo a chanche de retirada precoce e aumentando a perda de peso durante os 12 meses de tratamento. Desse modo, pretende-se manter a sensação de saciedade ao longo do tratamento e diminuir a intolerância e dificuldade de adaptação. (4% com outros tipos de balão). Maior perda de peso: Estudos clínicos mostram que 80% da perda de peso esperada se produz nos três primeiros meses de tratamento, a partir de então, o estômago vai recuperando a sensação de apetite e nos próximos três meses seguintes a perda de peso é menor (20%). Com o novo Balão Intragástrico ajustável, a perda de peso é mais uniforme ao longo do tratamento uma vez que a sensação de saciedade pode ser recuperada graças ao ajuste com aumento do volume e tamanho do balão.

Perguntas frequentes: O que é o Balão Intragástrico? O Balão Intragástrico é um dispositivo de silicone que é inserido vazio no estômago e depois preenchido com soro fisiológico, o procedimento é realizado através de endoscopia digestiva sob sedação. Qual a diferença do Balão ajustável em relação aos balões antigos? O período de tratamento com os balões antigos era de seis meses e não eram ajustáveis, uma vez colocado o volume, não poderia ser modificado, já o Novo Balão Intragástrico ajustável, pode permanecer um ano e ser ajustável, de acordo com cada paciente. O período de tempo em dobro, aumenta a eficácia, com maior perda de peso e mais tempo para adaptação aos novos hábitos alimentares. Quem poderá se beneficiar com o Balão Intragástrico ajustável?

Quanto tempo de recuperação é necessário após a colocação do Balão? Como se trata de um procedimento não invasivo, não cirúrgico, o período de recuperação é rápido. Habitualmente os pacientes podem voltar a trabalhar entre 24 e 48 horas. Contudo, este tempo será sempre dependente do tempo de adaptação do paciente ao balão. Quantas vezes o tamanho do balão tem de ser reajustado? Habitualmente, o tamanho do Balão Intragástrico ajustável é reajustado aos três a quatro meses de tratamento, quando começa a perder o efeito sobre a saciedade. Contudo, de acordo com a evolução do paciente, pode-se programar outro reajuste ao longo do tratamento. Perda de peso com o Balão ajustável? Os estudos clínicos revelaram uma perda de peso média de 21kg aos seis meses e de 31 kg ao fim de um ano de tratamento. Posso ter uma vida normal com o Balão ajustável? Durante a primeira semana após a colocação é aconselhável que o paciente não faça esforços físicos mas, depois desse período, poderá retomar uma vida completamente normal, sendo muito aconselhável iniciar um programa de exercícios físicos. O que acontece se o Balão Intragástrico ajustável esvaziar dentro do estômago? O Balão ajustável tem um sistema de ancoragem não cirúrgico que impede o balão de migrar para o duodeno em caso de desinsuflação. Este sistema exclusivo diminui o risco de migração e obstrução, comparativamente aos balões antigos.

Jornal Design 13


Piscina, quiosque, área verde. Espaços externos garantem versão na nova estação

Fotos Jornal Design

Sonho de consumo de muitas famílias, a área externa com piscina é o ambiente ideal para momentos de lazer e descanso, além de agregar valor à propriedade. As arquitetas Marianna Gordini e Roberta Ribeiro, da Toa Traços Oficina de Arquitetura, projetaram um espaço externo ideal para uma família de Garibaldi curtir os finais de semana. Conforme as arquitetas, a princípio, além de toda a área externa de lazer, internamente o espaço seria único integrando estar, jantar e cozinha, e só teriam mais dois ambientes para um depósito e um dormitório com banheiro para visitas. “Antes mesmo do quiosque estar pronto, a piscina já tinha sido inaugurada e os churrascos com os amigos já iniciaram”, revelam. Assim que os acabamentos começaram a ser colocados, o casal com duas filhas pequenas mudou de planos. “Acabaram transformando o depósito em quarto para as meninas e eles se instalaram no dormitório. Eles gostaram tanto que estão instalados a mais de três anos e acabaram mudando os planos de construir a casa por fazer uma ampliação futura com uma suíte maior para o casal e uma lavanderia”, destaca a arquiteta Roberta. O quiosque permite o encontro de amigos e familiares tanto no verão quanto no inverno, pois internamente a área da churrasqueira tem uma cozinha completa e

14 Jornal Design


equipada com forno de pizza, fogão campeiro e lareira. O espaço externo tem um play para as meninas e um gramado suficiente para elas correrem e brincarem, além de piscina aquecida com deck, espaço coberto com fogo de chão e uma varanda generosa que envolve o quiosque proporcionando as melhores vistas do terreno. “Todo voltado para um pôr do sol maravilhoso”, garante a arquiteta Marianna. De acordo com as arquitetas, os materiais empregados foram todos pensados para criar o máximo de sensação de aconchego. Muita madeira aparente, piso em cimento queimado, pedra basalto (típica da nossa região), detalhes em ladrilhos hidráulicos e o principal grandes aberturas com esquadrias de madeira. “O ponto alto é o telhado, que internamente ficou todo aparente e utilizamos iluminação através de trilhos e spots fixados na sua estrutura. Esses clientes e amigos são muito especiais e nós nos sentimos muito satisfeitas com esse trabalho, pois sabemos que eles realmente curtem muito”, revelam as arquitetas.

/toa.arquitetura /toaarquitetura

Jornal Design 15


A noite de 05 de outubro, marcou a primeira edição do Design Serra do Bem. Amigos, parceiros e convidados lotaram a Lovara Vinhas e Vinhos em uma noite de música, networking e solidariedade. A apresentação do Quinteto de Cordas do Instituto Tarcísio Michelon, comandado por Tiago Andreola, emocionou a todos. A Associação Pró-Autistas Conquistar (Apac), coordenada por Cláudia Biasuz, foi beneficiada com 50 kg de alimentos, doados na ocasião. Estamos programando um próximo Design Serra do Bem incrível. Aguarde!

Fotos Retratus Ateliê Fotográfico

do bem

Foto Igor Guedes

Foto Igor Guedes

16 Jornal Design


do bem

Jornal Design 17


do bem

kuki pedras 18 Jornal Design


do bem

Jornal Design 19


do bem

20 Jornal Design


Jornal Design 21


Alma Lusa

Fotos Arquivo Pessoal

Diplomada pelo Presidente da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, Sr. José Ernesto e Sr. José Governo da Secretaria das Comunidades Portuguesas

Para ela o amor pela cultura Portuguesa é tão grande, que acabou tornando-se “Dirigente Associativa da Diáspora Portuguesa no Brasil”, nomeada pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas do Governo daquele país. Já esteve lá em quatro ocasiões desde sua nomeação e cada vez volta mais apaixonada e assim o sotaque vai ficando mais evidente. Advogada por formação Lara Silva, que também atua como cerimonialista e assessora de comunicação, é descendente de portugueses Açorianos da Ilha de São Miguel. Portugal está cada vez mais presente na lista dos destinos turísticos imperdíveis no mundo, com encantos culturais e gastronômicos que envolvem os visitantes. A arquitetura europeia antiga e o design moderno se fundem e se completam, o que torna o ambiente acolhedor. Integrante do Centro Cultural Português de Ijuí, fun-

22 Jornal Design

dado em 1988 pelos seus pais Adão e Irene, com grupo de amigos descendentes, Lara atua na comunicação e pesquisa para o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa que demonstra no palco a arte da dança e etnografia originais das terras além mar. A Casa Portuguesa, localizada no Parque de exposições e feiras Wanderlei Burmann de Ijuí e recebe centenas de visitantes o ano todo, que lá, podem apreciar a beleza da decoração, a gastronomia, música, dança e o alegre carinho de receber bem dos “Tugas”. Visitar o CCP é uma amostra do que o turista encontrará em Portugal e segundo Lara, ao ouvir um fado na voz de sua irmã Kelli, e ver as danças preparadas pelo primo Alano, não tem como a emoção ser contida, é a alma lusitana falando mais alto. Cultura Portuguesa no Brasil A última aventura movida pela paixão do folclore, levou um grupo de 39 pessoas do Centro Português a Portugal durante o mês de julho último. Com investimento de mais de 160 mil reais, o grupo trabalhou por quase 2 anos para arrecadar o valor e bancar as passagens. Foram amparados por Clubes Portugueses em cidades como Barra Cheia, Pouca Pena, Assafarge, Cacía, Peniche e Geraldes. Voltaram com uma bagagem cultural imensa, muitas novas amizades e a certeza de estar fazendo um grande trabalho pela cultura portuguesa no Brasil. Hoje o governo Português apoia as universidades a ofertarem bolsas de estudo para brasileiros que queiram estar em Portugal. Cidades como Aveiro e Porto, além da capital Lisboa são referência em formação de ótimos profissionais. O programa Erasmus do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude abriga estudantes do mundo inteiro. A facilidade com a comunicação é um ponto positivo para os interessados em intercâmbio, o problema, depois de conhecer Portugal, é querer voltar.

Secretário das Comunidades Portuguesas Dr. José Cesário


Verão Magrass: 4 semanas e 3 cores lares e micro-ondas), consumo de álcool, açúcares, dentre outros. Todos esses fatores se somam e causam danos à saúde e organismo. Embora muitas vezes esses danos passem despercebidos, tornam-se muito perigosos e causadores diretos ou fatores agravantes de várias doenças nos dias de hoje, como câncer, alergias, intolerâncias alimentares, diabetes, dentre outras. Nesses casos, o melhor que se pode fazer é prevenir para fortalecer as defesas de nosso organismo. Para isso, é indispensável um Tratamento Detox que possa eliminar essas toxinas e permitir que os órgãos funcionem de forma mais eficiente e natural. Para quem quer emagrecer, perder medidas ou tratar celulite, a melhor maneira

Fotos Jornal Design

Juliana Cimadon e Edivania Scopel nutricionistas da Magrass Bento

Durante os dias 12 e 15 de outubro a equipe de nutricionista, biomédica esteta e franqueada da clínica Magrass de Bento Gonçalves participou do Simpósio de Verão Magrass 2017, que aconteceu no Centro Nacional de Treinamentos de Franquias Magrass na cidade de Balneário Camboriú/SC. Na ocasião, foram apresentados os novos protocolos com inovações tanto na alimentação, quanto nos procedimentos estéticos que serão feitos para a época mais quente do ano. O objetivo dos novos protocolos é a desintoxicação do organismo, possibilitando excelentes resultados em um curto período de tempo. A intoxicação ocorre, pois, estamos expostos à poluição, contaminação da água, ar e alimentos, além de excesso de radiações não naturais (como as emitidas por celu-

de começar é com a desintoxicação! Ela irá contribuir para uma metabolização acelerada das gorduras, melhora das funções renais, hepáticas e intestinais, além de diminuição da retenção de líquidos, inchaço, cansaço e indisposição. A desintoxicação auxilia também a queima de gordura e ativa o metabolismo. O tratamento irá proporcionar uma melhora na imunidade, humor, disposição e memória, deixando o raciocínio mais ativo, cabelos mais sedosos, melhorando a circulação e celulites, além de outros benefícios. Entre as novidades apresentadas no Simpósio de Verão, a Magrass desenvolveu com exclusividade um acompanhamento Detox de 4 semanas que tem diferentes aplicações: - Emagrecimento: para quem deseja eliminar peso de forma rápida e saudável. - Gordura localizada: para quem deseja eliminar gordura e preservar massa magra. - Celulites: para quem quer um resultado rápido e perceptível da redução dos “furinhos”. Além do acompanhamento nutricional e procedimentos estéticos, os clientes que aderem ao programa Detox ganham um kit com uma linda sacola de praia e produtos que irão possibilitar a desintoxicação do organismo. Se neste verão você também quer se sentir ainda mais feliz, saudável e bonita, entre em contato com a Clínica Magrass de Bento Gonçalves para agendar seu horário da Sessão de Transformação através dos telefones 3452-6512 ou whats 9 9922-6512, além do facebook e instagram @magrassbentogoncalves.

Jornal Design 23


Como escolher os móveis para o seu jardim Por Margit Arnold Fensterseifer | Arquiteta

眀眀眀⸀搀甀漀洀漀戀椀氀攀⸀挀漀洀⸀戀爀

                                           匀䠀伀圀刀伀伀䴀 䐀䔀 䘀섀䈀刀䤀䌀䄀 刀甀愀 伀氀愀瘀漀 䈀椀氀愀挀 ㈀㠀㐀  猀愀氀愀 ㄀  䤀 䌀椀搀愀搀攀 䄀氀琀愀 䤀 ㌀㐀㔀㈀  㠀  㠀 24 Jornal Design

Fotos Arquivo Pessoal

Na hora de comprar móveis para o jardim, a atenção principal fica na escolha de materiais adequados a intempérie (sol, chuva, ventos e até geada). Móveis de permanência prolongada podem ser construídos com alvenaria (tijolos de demolição), concreto, pedras naturais como granitos e basalto ou até madeira maciça. No entanto, os mais belos e confortáveis são produzidos por empresas de mobiliário especializadas neste nicho de mercado. O material e design escolhidos para áreas externas – varandas e piscinas - deverá dialogar com o entorno do paisagismo e do projeto dos ambientes. Móveis mais tradicionais de junco combinam com ambientes mais rústicos, já móveis em alumínio e fibras sintéticas compõe espaços contemporâneos e atuais. Atualmente, os principais materiais utilizados para ambientar áreas externas são: • Móveis de madeira: a matéria prima deve ser tratada para suportar as intempéries. Além disso, manutenções são essenciais para a vida útil desses móveis - secar frequentemente os móveis, lixar e pintar anualmente com tintas impermeabilizantes (o mesmo cuidado que é necessário em decks de madeira). O produto de impermeabilização cria uma camada protetora na madeira evitando que a água penetre nos

poros (impedindo o apodrecimento da mesma). • Móveis de fibras naturais: onde se encaixam os de junco, rattan, fibras de bananeira e taquara. Estes móveis são adequados para espaços cobertos, pois não têm proteção adequada. Para utilização em espaços abertos é importante prever espaços para armazenamento quando chover. São móveis bonitos e com estilos variados, tanto os mais tradicionais como os de linhas retilíneas para os espaços mais modernos. • Móveis de fibras sintéticas: são os adequados para áreas externas. Atualmente possuem várias cores e imitam com perfeição as fibras naturais. Podem ser compostos com estruturas de alumínio, são leves e fáceis de manter. Podem vir acompanhados de almofadas com tecidos impermeabilizados que atualmente possuem tecnologia aprimorada e não retêm água. • Móveis de plástico são os mais utilizados devido, em especial, a leveza e ao baixo custo de investimento. No entanto, é um mobiliário que tem durabilidade menor pois resseca com a incidência dos raios solares. Ficam mais confortáveis com a adição de almofadas e futtons. As opções, atualmente, são muito variadas e é possível mesclar com beleza e elegância os materiais acima listados. O importante é escolher conforme o gosto pessoal e tomar os cuidados necessários para aumentar a vida útil deste mobiliário.


Imobiliária Ducati de Porto Alegre abre franquia em Bento Gonçalves A imobiliária Ducati, em expansão no Rio Grande do Sul, chega a Bento Gonçalves através dos sócios Investidores Carlos H. Schramm e Fábio Ragnini, antigos proprietários da Vita Imóveis. “Vimos uma excelente oportunidade de trazer ao público de Bento e região toda a gama de imóveis do país, tanto para os que desejam um imóvel com condições para investidores quanto para o público que deseja adquirir um imóvel para morar”, destaca Schramm. A imobiliária Ducati conta com mais de 19 mil imóveis em carteira em todo o estado do Rio Grande do Sul e 100% de destaque nos portais de anúncios imobiliários. A franquia da imobiliária Ducati em Bento está localizada em um dos bairros com maior valorização comercial da cidade, o São Francisco. Conta com nove

Diferenciais da marca

Foto Jornal Design

- Mais de 19 mil imóveis no RS e 120 mil no Brasil. - Foco na inovação digital. - Novo portal inteligente, com navegação intuitiva. - Ampla rede de lojas em franca expansão. - 100% de destaques nos portais de anúncios. - Fundada no ano de 2005, tem 12 anos de mercado. - É líder em vendas no mercado imobiliário do RS. - Corretores: 1500 - Acesso no site: 41 mil usuários mês - VGV de vendas do grupo é de 900 milhões e 1700 unidades por mês.

corretores e está em fase de espação para mais 10 corretores até o final do ano. Conta com dois setores, um de imóveis prontos e outro com imóveis exclusivamente para as pessoas que investem no mercado imobiliário. “Trabalhamos com corretores habilitados e capacitados para melhor atender a sua demanda

de forma personalizada, com eficiência e rapidez na certeza de podermos disponibilizar do melhor serviço imobiliário”, garante Ragnini. A Imobiliária Ducati Bento Gonçalves conta com suporte de engenharia e arquitetura, auxílio jurídico, avaliadores de imóveis registrados no CNAI.

Jornal Design 25


AEARV compartilha considerações sobre o Plano Diretor com a Câmara de Vereadores Documento será entregue para que os parlamentares avaliem argumentos técnicos antes da votação os quais entendíamos – e entendemos – serem necessários uma revisão – ou inclusão – foi enviado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB). Apenas em um destes tópicos, voltado à redação dos artigos, apontamos falhas em 10 deles, pois tinham textos dúbios, dando margem a diferentes interpretações. Além dessas questões, a AEARV sinaliza uma preocupação quanto às novas tensões de desenvolvimentos em áreas sem previsão para tal, como é o exemplo do Vale dos Vinhedos e a preservação da sua paisagem, já que o plano diretor é municipal e o Vale dos Vinhedos engloba outros municípios.

Foto Divulgação

Palestra sobre vidro insulado reúne associados

A revisão do plano diretor – importante documento de diretrizes com o intuito de organizar as ações de intervenção sobre o espaço urbano – tem causado apreensão não só na comunidade como também entre os profissionais ligados à área do urbanismo. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV) – entidade representativa da classe para 20 municípios da região – fez detalhados estudos e debates acerca das proposições do Plano Diretor apresentado para Bento Gonçalves – argumentações que compartilha com os parlamentares da Câmara de Vereadores do município no intuito de contribuir com esclarecimentos técnicos antes da votação do tema na casa, prevista para ocorrer esse ano ainda. O encontro para a formalização da entrega do documento está agendado para o dia 07 de novembro, às 13h, com presença da diretoria da AEARV. Entre as principais sugestões apontadas pela entidade, ao longo de diversas sessões de debate, estão as de que o COMPLAN fosse um órgão deliberativo e representado por 18 membros (1/3 do setor público, 1/3 de entidades de cunho técnico e 1/3 de entidades representativas da comunidade); que não houvesse aumento do perímetro urbano e que fosse mantida a proposta original da UFRGS pela inclusão da análise da qualidade espacial (há um documento muito ilustrativo sobre o tema da qualidade especial, que pode ser acessado neste link: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/ipurb/Plano-Diretor-revi-

sao-2015/etapa2-2-Qualidade-Espacial.pdf). É ela que auxilia numa maior qualidade de vida à população, já que prioriza uma correlação amistosa entre espaço público e edificações, com amplas oportunidades de interação social e vida pública nas ruas. Outros temas debatidos foram a Zonas Residenciais Restritas e o Corredor Gastronômico. Na visão da AEARV, o Plano Diretor atende à sociedade como um todo, incluindo a construção civil, e demais setores. No entendimento da AEARV, o ideal seria o consenso acerca de um Plano Diretor mais qualitativo, como constava na proposta feita pela UFRGS, gerando maior qualificação geral das edificações e do ambiente. “O resultado apresentado até o momento pode ser considerado como o encaminhamento inicial de um futuro PD que mantêm os direitos do plano atual, dá mais liberdade e é mais atualizado com a realidade atual do município, porém não resultará em acréscimo de qualidade muito significativo para a sociedade/cidade”, diz a presidente da entidade Daniele Artini Gujel Capellari.

Cumprindo com uma das mais relevantes diretrizes de seu propósito – socializar o acesso ao conhecimento –, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região do Vale dos Vinhedos (AEARV) promoveu mais uma palestra de cunho técnico. No dia 10 de outubro, associados assistiram a um encontro sobre Vidro Insulado e Suas Aplicações, promovido pela Modelo Vidros. O bate-papo foi comandado por Betania Danelon, gerente regional de desenvolvimento de mercado da Guardian Glass, uma das fornecedoras de matéria-prima para a Modelo Vidros. “A principal função do vidro insulado, popularmente conhecido como vidro duplo, é oferecer vedação sonora e térmica”, diz Reni Loss, administrativo da Modelo Vidros. “Conforme a composição e o tipo de vidro, esse conforto termo-acústico é mais ou menos intenso”, disse.

Entenda o caso Desde 2015, quando tiveram início as discussões acerca da revisão do plano diretor, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (AEARV) vem participando ativamente desse vital processo para a melhora da paisagem urbanística de Bento Gonçalves. À época, um documento contendo 12 pontos com

escolha a melhor opção de investimento: aquele que valoriza a sua vida. Quando estiver pensando em um novo investimento, considere o seu próprio tempo. Viver com intensidade e compartilhar momentos inesquecíveis com a sua família. Para isso, você precisa da tranquilidade que o SEGURO DE VIDA da Unicred oferece. Converse com o seu gerente e conheça os diversos planos que temos à sua disposição.

BENTO GONÇALVES: Rua José Mário Mônaco, 321 | (54) 3451.5255 | GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205 - Sala 301 - Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 | www.unicredintegracao.com.br 26 Jornal Design


AEARV oferece benefícios com cartão de descontos aos associados Estabelecimentos conveniados

Foto Divulgação

Além da valorização profissional, estar filiado à Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região do Vale dos Vinhedos (AEARV) significa cercar-se de benefícios – tanto profissionais quanto pessoais. O Cartão Associado AEARV, por exemplo, é um dos tantos meios de aproveitar as vantagens de ser sócio da entidade, que atua amparada na ética e nos códigos que regem a classe dos engenheiros e arquitetos. Com ele, o associado obtém descontos que giram entre de 5% e 25% em universidades, restaurantes, centros de beleza, academias, entre outros estabelecimentos, determinando, além do ganho econômico, a satisfação dos profissionais – veja abaixo a lista completa dos locais conveniados. “Para nós, o bem-estar de nosso associado é o mais importante. Estamos conseguindo manter descontos tanto em locais para lazer

como para estudo, o que significa uma grande qualidade de vida”, comenta a presidente da AEARV, a engenheira Daniele Artini Gujel Capellari. Os associados podem retirar gratuitamente seu cartão, bastando agendar um horário na AEARV através do telefone (54) 3451.9533 ou do e-mail aearv@aearv.com.br. Além do cartão que assegura vantagens exclusivas, o associado da AEARV tem uma série de outros proveitos. A entrada gratuita ou com desconto em palestras, seminários e cursos promovidos pela entidade e o acesso facilitado ao Congresso Estadual da AEARV também estão no rol de benefícios do associado, assim como o estreitamento a importantes órgãos representativos, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), além de conselhos municipais.

Bento Cópias – 10% nas cópias coloridas, encadernações e plastificações Canta Maira – 10% no almoço e no jantar Dentalclin Odontologia Especializada – 15% FTEC – Escola Técnica e FTEC Academy, 5%; graduação e pós-gradução, 10% Icomp Computadores – 6% acima de R$ 50 em assistência técnica Jane Beauty – 10% nos serviços de cabelo e massagem, de terça a quinta, em dinheiro La Casa Beleza e Cuidado – 5% em depilação, manicure e pedicure; 10% em design de sobrancelha; e 25% em hidratações e tratamentos capilares Nat Sport Fitness Center – 10% em musculação livre, ginástica e hidroginástica e natação, acima de 2x por semana Pórtico Móveis – 10% nos produtos da loja Sapore e Piacere Caffe e Altri – 10% no almoço Sapore Sublime Pizzaria – 10% no sábado UCS – Cursos de extensão, línguas estrangeiras e UCS Sênior (3ª idade) 10%. Pós-graduação lato sensu descontos terá por base a política de descontos vigente no site da UCS. Atividades poliesportivas, ginástica, academia e atividade aquática, 20% sobre mensalidade In Company (política de precificação própria) Unisinos – Graduação (inclusive IAD) 12 créditos, 7,5% - mais de 12 créditos, 10%; cursos intensivos 7,5%; MBA’s, especialização, superiores de complementação de estudos, língua e informática 10%

Jornal Design 27


Sobre conforto e cansaço em tempos de inovação e propósito

PARA PESSOAS ORIGINAIS, SÓ A ORIGINAL.

Por Eliane Zanluchi | Professora e Consultora de Estratégia e Inovação

Cortina Nantucket

Fotos Divulgação

Sim! Precisamos correr! Sim! De acordo com o relatório The Future of Jobs publicado pelo Fórum Econômico Mundial, tendemos a ficar obsoletos rapidamente: “65% das crianças que estão entrando hoje no ensino primário irão trabalhar em atividades completamente novas, que ainda nem existem!” E sim, isso cansa! Todas essas transformações sem precedentes são exaustivas. A nossa eterna sensação de conforto com culpa e cansaço (quase que “socialmente” obrigatório) nos esgotam. Caso você, assim como eu, também está se questionando sobre a velocidade do mundo e o quanto queremos ou conseguimos acompanhar (assim como grande parte das pessoas que conheço), aí vão algumas reflexões que vêm valendo a pena: 1 - Revise seus objetivos: o que você quer da sua vida ou do seu negócio, mesmo? Um número significativo de jovens da Geração Y e Z vêm com um olhar novo sobre o mercado de trabalho e sobre as pretensões materiais de vida. Será que não está na hora de aprender com eles e diminuir um pouco as expectativas de “felicidade” a ser alcançada como resultado de conquistas materiais? 2 - O que te movimenta com menos esforço e mais realização?

Luxaflex® agora se pede assim: Hunter Douglas®. A persiana Luxaflex® que fez tanto sucesso a ponto de virar sinônimo de categoria, foi criada pela Hunter Douglas® no final dos anos 40. De lá pra cá, foi inovação atrás de inovação, ampliando a linha de produtos e surpreendendo a cada lançamento. Tanta coisa mudou que até a marca Luxaflex® recebeu o nome da sua criadora Hunter Douglas®. Com certeza, as inovações vão continuar, mas uma coisa não vai mudar nunca. As mais modernas, tecnológicas e desejadas persianas - únicas e originais - vão continuar tendo a mesma marca, mas agora um só nome: Hunter Douglas®.

Revendas Talent Centurion HunterDouglas® ARTELANA - Tel.: 54 3055.2417 Travessa Maranhão, 55 - Bento Gonçalves - RS www.artelana.com.br

28 Jornal Design

Fazer o que se ama nunca foi tão importante para conseguir seguir a rotina de forma humana. E mais: precisamos de um propósito, tanto na vida quanto nas empresas (que fazem parte da vida de tantas pessoas). 3 - Respeitar o seu tempo e o das pessoas Isso vale para todos: chefes, colegas, alunos, professores. A EMPATIA é a grande (r)evolução a ser conquistada pelo ser humano. Praticá-la te deixará menos ansioso e exigente com o outro e, acredite, com você mesmo. Fala-se tanto em NOVA Economia, INOVAação, NOVOS comportamentos e tudo mais. Acho que para conseguir acompanhar tudo isso, está na hora de reinventarmos NOVOS “EUS” para este “NOVO mundo”!


311m²

LANÇAMENTO

PRIVATIVOS

• SOMENTE 1 APARTAMENTO POR ANDAR • 3 SUÍTES TODAS COM CLOSET SENDO 1 MASTER COM ÁREAS ÍNTIMAS SEPARADAS • ÁREA SOCIAL DO APARTAMENTO COM 132 M² • ESPAÇO GOURMET INTEGRADO AO LIVING • VIDROS DUPLOS COM ESQUADRIAS EM PVC • SALÃO DE FESTAS • ÁREA EXTERNA DE CONVIVÊNCIA • ATÉ 4 VAGAS NA GARAGEM E DEPÓSITO

RUA ESTEFÂNIA PASQUALI EDER ESQ. COM DOM JOSÉ BAREA • CIDADE ALTA

228m²

FASE FINAL CONSTRUÇÃO

PRIVATIVOS

• SOMENTE 2 APARTAMENTOS POR ANDAR • 3 SUÍTES COM CLOSET SENDO 1 COM HIDRO E SACADA • SALA PARA 2 AMBIENTES COM SACADA • LAREIRA, CHURRASQUEIRA, HOME OFFICE E LAVABO • ÁREA DE SERVIÇO COM SACADA FECHADA • VIDROS DUPLOS COM ESQUADRIAS EM PVC • ATÉ 4 VAGAS NA GARAGEM E DEPÓSITO

RUA OLAVO BILAC ESQUINA COM TIETÊ • SÃO BENTO

VENDAS

3055.3355

/ zattimoveis zattimoveis .com.br Jornal Design 29


Chegada do verão exige cuidados com os pets menos no verão. Mas se ele manifestar que está com fome, mas recusar comida, desconfie. A ração pode ter se deteriorado por causa do calor.

As temperaturas altas exigem cuidados especiais com o seu pet. Não são somente os humanos que sofrem com o calor do verão. A estação também castiga os animais. “Os que mais sofrem são os cães de focinho curto, como buldogues e pugs, e os gordos, que têm mais calor do que os magros”, destaca a veterinária Dra. Dafni Nicolaou - CRMV 14495, da Polivete Veterinária. Alguns cuidados melhoram o bem-estar dos animais durante a estação mais quente do ano. A veterinária Dra. Dafni compartilha dicas importantes para garantir um Verão superdivertido com seu melhor amigo:

- Aproveite o calor da estação e leve seu pet para fazer passeios refrescantes. Se ele não for medroso e gostar de água, então, a bagunça é garantida em qualquer lago, fonte ou chafariz. - Tão importante quanto hidratar seu pet é secá-lo devidamente. Dependendo da espessura do pelo, deixá-lo ao sol não resolve. Use uma toalha e dê atenção especial às orelhas, para evitar otites.

Fotos Jornal Design

30 Jornal Design

- Na hora de passear no parque, nada de sair pedalando na bicicleta e puxar seu cão pela coleira. Caminhe ou corra ao lado dele e fique atento se ele ficar ofegante demais. É um sinal de que é hora de um intervalo e de tomar água. - Brincadeiras com água são sempre uma boa pedida, no quintal ou no parque. Em casa, porém, fique atento quanto à vasilha de água. Alguns cães de grande porte costumam brincar com o pote e acabam derramando a água que iriam beber. - É normal que seu bicho coma

Fotos Arquivo Pessoal

- Cães de focinho curto, como pugs e buldogues, por exemplo, têm maior dificuldade em respirar bem em dias de verão. Ajude seu amigo e deixe os passeios para horários de sol e temperatura mais amenos, como o fim da tarde.

- Seu pet não é bobo e vai procurar um cantinho mais refrescante na casa ou apartamento para ficar. Mas contribua, deixando sempre o ambiente onde ele ficar sempre fresco,


com corrente de ar. - No caso dos gatos, manter bebedouros em diferentes lugares da casa, por onde eles costumam circular, ou pequenas fontes de água corrente que ajudam a estimular a ingestão de líquidos - um hábito essencial para sua hidratação e saúde. - Se for levar seu bicho para viajar com você ou deixá-lo em um hotelzinho, mantenha a ração habitual que ele costuma comer. Trânsitos já são delicados para o animal, e mudanças bruscas na alimentação podem causar mal-estar. - Reforce a proteção contra pulgas. Elas se proliferam mais facilmente nesta época do ano e infestam o animal e o ambiente rapidamente. - Durante o passeio no parque,

seu cão também precisa de água frequentemente. Não dependa dos bebedouros, leve água fresquinha para seu bicho. - Escolha um local à sombra para brincar com seu cão no parque. Aproveite o horário de verão e atrase a voltinha para o fim do dia, quando ainda há luz natural. - Uma boa tosa é sempre recomendada. Mas, no caso de gatos peludos, vale o bom senso. Somente animais que estão acostumados a esse trato devem ser levados ao pet shop. Para o gato, qualquer movimentação repentina é estressante. - Antes de começar a corrida, verifique a temperatura do solo por onde você e seu animal vão trafegar.

O asfalto, por exemplo, esquenta rapidamente à luz do sol, e pode causar queimaduras nas patinhas. - Quando levar seu cão para um passeio de carro, nunca deixe-o lá dentro com os vidros fechados e exposto ao sol enquanto você vai ao banco, ainda que seja algo rápido.

Cães e gatos não conseguem respirar sem ventilação. - Se for viajar à praia, fique atento aos locais de acesso permitido a cães e lembre-se que também ali a sujeira do seu pet é sua responsabilidade. Então, não se esqueça de levar saquinho plástico e água potável. -

Jornal Design 31


Estilo contemporâneo Por Carla Carer | Arquiteta Para este dormitório de um jovem dentista, o escritório adotou o estilo contemporâneo, que traz as técnicas e tendências utilizadas nos tempos atuais, e que também transmite a personalidade e o estilo do cliente. Os materiais e as cores empregadas para este projeto seguiram o estilo mais sóbrio, tendo como base os tons de preto, fendi e cinza. Todo o mobiliário e revestimentos foram escolhidos de modo a tornar o espaço diferenciado. O destaque para o ambiente fica por conta das peças decorativas e quadros do cliente que adora viajar, assim utilizamos as lembranças que ele traz na mala para compor o ambiente. O papel de parede ao fundo da

cabeceira no estilo temático também evidencia a paixão por viagens do proprietário. O mobiliário foi pensando de modo a atender as necessidades do cliente, com características que proporcionaram a funcionalidade do espaço. Um armário se faz presente ocupando uma única parede, este recebeu portas de correr que ajudaram a otimizar os espaços permitindo assim a liberdade do espaço restante para criar painéis e mobília complementar. A bancada com lavatório está inserida junto ao dormitório, esta também uma tendência do estilo contemporâneo.

Fotos Jornal Design

32 Jornal Design


Jornal Design 33 4831 DELL ANNO_ANÚNCIO BG.indd 1

27/09/17 15:11


Varanda como ambientes externos da casa Por Juliana Desconsi | Designer

34 Jornal Design

nossa obra

Fotos Fernanda Lenhard

Com a verticalização das cidades, a violência, o excesso de trabalho, o desperdício de tempo no trânsito, a proibição de fumar em locais público fechados e o aumento da fiscalização contra beber e dirigir, um novo comportamento de consumo despontou nas casas brasileiras: estar mais em casa e receber mais. Neste contexto um cômodo vem ganhando cada vez mais espaço nas novas edificações: a varanda. Espaçosa e aconchegante, a varanda se tornou um item praticamente indispensável nos novos empreendimentos residenciais das grandes cidades. Mais do que um espaço para avistar a paisagem, as varandas ganharam destaque e se tornaram as protagonistas na área social do apartamento. Configuradas nos mais diversos estilos elas se transformam em jardins, hortas, spas, salas de relaxamento, cantinho da leitura, varandas gourmet, etc. Como varandas gourmets e espaço para receber, algumas já vem com churrasqueiras, fornos e/ ou bancada para cozinhar e reunir amigos e familiares para uma grande refeição aos finais de semana. O conceito de expansão das varandas também engloba, na verdade, uma tendência do mercado imobiliário que procura transformar os apartamentos em um espaço de lazer, substituindo, assim, os clubes e a ausência de espaços públicos de convívio social nas cidades. Mas vale destacar, também, que a proliferação de varandas gour-

met não deixa de ser uma estratégia que as construtoras encontraram para economizar nos custos das construções. Além de sair mais barato diminui o espaço interno. Sacadas, varandas, assim como piscina e vagas na garagem, não são consideradas áreas úteis do apartamento, não pesando tanto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Este contexto não diminui em nada o diferencial que a varanda gourmet proporciona ao imóvel, muito pelo contrário, ela é capaz de valorizar o imóvel em até 70%. No layout de uma casa, a varanda gourmet praticamente se mistura com o espaço da sala e da cozinha. Nesse sentido, é importante observar o tipo de piso e móveis mais adequados para a sacada. Por exemplo, sabendo que a varanda será usada para realizar refeições, é inevitável que o cômodo não fique sujo e seja fácil de limpar. Nesse caso, um piso porcelanato ou cerâmico facilita na hora da limpeza. Outra dica importante para este ambiente é investir em um bom sistema de iluminação, que permita o uso diurno e noturno. Quanto aos móveis, a recomendação é investir em materiais de madeira, inox e alumínio. Isso porque eles são mais resistentes à iluminação natural, chuvas e ventos, tendo uma vida útil mais prolongada. Seja qual for o uso que a varanda possa ter ela é sempre o local da casa que mais nos conecta com o ambiente externo valorizando a paisagem e fazendo uso da luz solar ou uma bela noite de lua cheia, ela é sem dúvida um local de harmonia e bem-estar. Que tal criar um jardim vertical dentro de casa e cultivar aqueles temperos que são super úteis na cozinha. Ou então cultivar plantas para trazes uma melhor qualidade do ar, sensação de aconchego e conexão com a natureza. Na foto as prateleiras metálicas ficaram ótimas como suporte para as plantas além de ter um material mais resistente a intempéries como o sol e a água, o acabamento dourado deixou o jardim puro glamour.


nossa obra

Jornal Design 35


As cores da estação As tendências da moda primavera verão 2017-2018 estão de tirar o fôlego. A temporada ensolarada e repleta de flores promete chegar ousada, com muita estampa e um toque especial dos anos 1980. Ficou curiosa para conhecer o que será peça-de-desejo na nova estação? Montamos looks sensacionais:

Fotos Bruna Comin Fotografia

Basta as baixas temperaturas darem uma trégua para que nossos olhos já logo comecem a se voltar para as peças que compõem o closet de verão. Menção honrosa aos maiôs, que em estampas e shapes variados encaram do litoral à cidade sem qualquer dificuldade. Não tenha medo em transportar o maiô estampado das areias para o asfalto. Basta mudar os complementos para que até mesmo o mais tropical dos modelos possa fazer parte de um look urbano! Não é incrível quando achamos

As modelos utilizaram pulseiras em couro com detalhes de ródio negro e dourado que são acessórios super modernos para a estação. Brincos de franjas em ródio negro e dourado com base em pedras naturais que remetem a sofisticação e modernidade. Brincos e anéis em pedras naturais que são uma boa pedida para complementar o look e dar um up na produção. O espaço Ana Morello está localizado em local distinto e aconchegante onde prioriza o atendimento exclusivo e personalizado. 36 Jornal Design

novas utilidades para peças que estávamos acostumadas a usar sempre do mesmo jeito? Além de ganharmos um novo item no armário, abrimos um mar de novas combinações que antes nem sequer existiam. Em grande parte, isso se tornou possível graças ao body, que tem protagonizado looks casuais de forma super bacana e estilosa. E, acredite, o maiô pode ser versátil que só e te ajudar a compor produções que levam desde a básica calça jeans, saia jeans e até um conjunto esportivo descolado.


O óculos de sol tornou-se muito mais que um acessório de moda, hoje ele é indispensável para compor qualquer look, ainda mais no verão! O constante crescimento da radiação ultravioleta exige que tenhamos maiores cuidados com a visão, para tanto, o uso de um óculos apropriado para tal função é o mínimo que nossos olhos merecem. Além de fator de proteção e cuidado, os solares são itens de desejo absoluto! É incrível como em cada temporada surgem novos modelos cada vez mais despojados e elegantes. No que se refere a

design, a Vízia Óptica está super democratizada oferecendo um mix completo de modelagens que vão desde peças mais clássicas e discretas até as mais ousadas e fashionistas – tudo para que os clientes encontrem a peça de seus sonhos, aquela que se encaixa perfeitamente ao seu rosto e ao seu estilo de vida. Marcas como Prada ou D&G, que antes tinham um ticket médio alto para o consumidor, hoje estão mais acessíveis e com preços muito mais em conta – isso é resultado da globalização da moda!

Esse body de tricot é uma peça que valoriza a silhueta, delineando-a. Composto com essa bermuda em linho, que tem shape solto e toque texturizado, forma um look sofisticado. Ambos são peças versáteis, que conforme a composição, podem ser utilizadas no dia a dia e na noite também.

Body e calça em technoblock, tecido de alta tecnologia que não amassa, é extremamente confortável, com corte e caimento impecáveis. Os babados body transformam o look, dando um ar romântico e moderno.

Contemporâneo, o macacão de alfaiataria é elegante sem perder o conforto. Os recortes e detalhes trazem à peça contemporaneidade! Substitui facilmente o vestido clássico em ocasiões mais chiques. De cor única, alonga e afina a silhueta.

O macacão é uma peça versátil e elegante.Os tons pastel e os babados estão contudo nesta estação! Este modelo, rosa bebê, em crepe levemente estruturado, combina muito bem com peles bronzeadas e negras.

Short de alfaiataria em chamois pink, com elastano na composição, além de extremamente confortável, é super alinhado. Blusa com estampa exclusiva da coleção primavera/verão 2018 da Mob, possui aberturas nas mangas e costas, com faixa que amarra atrás.

/defiliboutique /defili_ (54) 3702-1316 Rua Xingu, nº 40 - Bento Gonçalves

Jornal Design 37


Off white (Docthos), calça de sarja bege (individual), com camisa em tom pastel azul aguado (individual), cinto (Fasolo) e mocassim (Scatamacchia) azul denin, para formar uma produção equilibrada, seja para um casamento na praia ou simplesmente para um look masculino estiloso para os dias mais quentes que pedem peças que prezem pelo conforto e a descomplicação.

O blazer é o “must have” da moda masculina. Todo homem precisa ter um no seu armário. Ou melhor vários. Sempre que você quiser deixar o seu look mais elegante, mas sem formalidade, basta vestir um blazer, e, pronto, seu visual deu um upgrade completo. Outra virtude dessa peça é a sua versatilidade. O blazer combina praticamente com qualquer tipo de cal-

38 Jornal Design

ça, camisa, sapato, acessório, padronagem ou cor. Ter uma peça preta, cinza ou marinho, é o básico e não tem erro. Porém, basta juntar um blazer marinho (Docthos), camisa com micro-estampa (Docthos), calça caramelo (Docthos), com sapatênis denin (Acostamento), para deixar a produção descolada. Ou seguindo a tendência de tons pastéis, a combinação de um paletó.

E para o dia a dia, a moda para a primavera/verão 2017/2018 aposta na conexão com a natureza, as estampas florais, tropicais e os tie dye. Para a praia, piscina ou simplesmente para enfrentar os dias quentes na cidade, aposte numa bermuda em tie dye, branca e cinza (Oyhan) com camiseta básica preta (Base).


10 anos eternizando emoções

Rua Agostinho Mazzini, 141 Centro Garibaldi -RS www.igorguedesfotografia.com.br (54) 3462-3115

Foto Igor Guedes

Por Cassius André Fanti

Os noivos Sabrina e Altemir escolheram a praia de Cidreira, onde têm residência, para o ensaio pré-casamento

Quando fotografou o primeiro casamento, em 2007, Igor sequer imaginava que iria se tornar uma referência para a região da Serra Gaúcha. Conquista que foi baseada na dedicação e persistência, alicerçada na convivência e aprendizado com seus clientes e amigos, que foram os grandes responsáveis pelo reconhecimento alcançado. Os mais de 300 eventos fotografados em dez anos de atuação oferecem ao estúdio Igor Guedes Fotografia experiência e conhecimento para tornar cada evento único . Para ele, a fotografia começa muito antes do click da máquina. Ela é muito mais do que uma imagem impressa em um papel ou reproduzida por qualquer outra mídia. Fotografia é luz, é emoção, é muito mais do que arte, fotografia é um estado de espírito. Este conceito é o que faz do seu dia a dia uma constante busca pela inovação, tanto técnica como humana, mas, principalmente na busca pelo entendimento do que seus clientes vivem em um dos momentos mais felizes de suas vidas. Hoje, com estrutura completamente profissional, o estúdio, que atende principalmente casamentos, também atua em eventos de 15 anos, ensaio de casais e gestantes, sendo que a grande maioria de seus clientes acaba conhecendo o seu trabalho por meio de indicações daqueles que já conhecem seu modo de atuar.

Jornal Design 39


Alvo Global comemora 15 anos movimentando a comunicação

40 Jornal Design

Fotos Eduardo Benini

O dia 24 de outubro foi especial para a equipe da agência Alvo Global de Bento Gonçalves, pois foi a data escolhida para a comemoração dos 15 anos da agência. Para celebrar esse marco, os sócios da agência, Tânia Tramontina Coghetto, Aliandro Consoli e Cristiano Scussel, junto a toda equipe, receberam clientes, amigos e familiares, com a proposta de gerar uma experiência diferenciada no evento, num ambiente mais underground e descontraído, com foodbikes, dentre outras surpresas. Outra atividade que chamou a atenção foi o uso de óculos especiais, onde os presentes puderam interagir com vídeos em imersão de 360°, em que foi possível vivenciar em realidade virtual, atividades como, salto de paraquedas, mergulho e até surfar, tudo isso, sem sair do lugar. Essa atividade foi de encontro com o slogan criado pela agência para comemorar a data “Ideias Movem o Futuro”, assim como toda a comunicação desenvolvida nos materiais de divulgação, que envolvem conceitos de transformação da comunicação e tecnologia. Hoje, a Alvo Global conta com uma equipe de 12 profissionais e atende clientes de Bento e região de diversos segmentos, sempre com muita criatividade, planejamento, transformação e trocas de ideias, afinal, são elas que movem o futuro.


Jornal Design 41


Foto Arquivo Pessoal

Carlos Abarzúa é o Enólogo do Ano 2017

O título de Enólogo do Ano 2017 saiu para um especialista em espumantes. Carlos Abarzúa, enólogo da Vinícola Geisse há mais de 30 anos, nasceu no Chile, mas veio para o Brasil na década de 1980. Ele recebeu o reconhecimento dos colegas de profissão e da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que outorga o prêmio desde 2004, em evento que reuniu mais de 150 enólogos, no Dall’Onder Grande Hotel. O jantar de confraternização foi alusivo ao Dia do Enólogo e aos

42 Jornal Design

41 anos da entidade, comemorados em 22 de outubro. Abarzúa foi eleito pelos colegas de profissão que integram o quadro social da entidade. Ele é o 14º enólogo a conquistar a distinção conferida pela ABE, com o objetivo de enaltecer o profissional que, durante sua trajetória, soube conduzir seu trabalho, não só qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais. Os 98 enólogos que votaram indicaram 40 nomes, mas foi o de Carlos Abarzúa que somou o maior número de indicações. Como prêmio, o Enólogo do Ano 2017 ganhará uma viagem técnica com a finalidade de visitar uma feira do setor vitivinícola. O chileno veio para o Brasil na década de 1980 e atua há mais de 30 anos na Geisse. Com formação pelo Inacap de Santiago do Chile, já participou de mais de 20 congressos e seminários no Brasil e no exterior. Também é degustador em concursos internacionais no mundo inteiro, tendo participado em eventos no Brasil, Bulgária, Espanha, Eslovênia, Estados Unidos, Itália e Panamá. Realizou diversos cursos de especialização na Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal. O especialista em espumantes, foi presidente da ABE no biênio 2008-2009. “Carlos Abarzúa é um dos

enólogos que conquistou posição de liderança no setor e merece nosso reconhecimento. A escolha expressa a vontade dos associados e nos deixa orgulhoso em saber que o Brasil pode contar com o profissionalismo de enólogos como o Abarzúa”, destaca o presidente da ABE, Edegar Scortegagna. A Cave Geisse A qualidade está na essência da Cave Geisse. Desde o princípio, Mário Geisse identificou o potencial da região para a produção de espumantes, renunciou ao sistema de produção latada e foi vanguardista ao optar pelas espaldeiras altas. Os resultados são espumantes premiados e respeitados por renomados críticos. Hoje, na Cave Geisse, é dada a máxima atenção em cada fase do processo de elaboração dos espumantes. Essa dedicação é recompensada com o alto padrão de qualidade atingido pelas bebidas elaboradas, marcadas pelo respeito ao estilo próprio de vinhos que o Brasil pode oferecer. Um belo exemplo é o espumante Cave Geisse, ícone da vinícola, considerado pelos experts como o melhor espumante do Brasil. Hoje pode ser encontrado nos melhores restaurantes e lojas especializadas. É um verdadeiro brasileiro por excelência.


Canta Maria Expresso: a combinação perfeita para a sua refeição Para os que preferem uma refeição bem completa e com um tempo maior, seja numa reunião de negócios ou até para celebrar um momento especial, há o Canta Celebrazione, servido à mesa. É possível apreciar a salada siciliana e batata com maionese, seguido das polentas frita e na chapa, queijo à dorê e risoto quatro queijos. Para acompanhar essas delícias é possível escolher a massa, o molho e o ponto do grelhado, que pode ser: picanha, entrecot, cordeiro, filé e galeto. Ao final, há o tradicional sagu com creme que pode ser acompanhado de um bom café.

da para receber evento empresarial e social com capacidade para até 130 pessoas, com ótima localização, ambiente climatizado, internet sem fio, locação sem custo, estacionamento com segurança e várias opções de cardápio.

Fotos fmcriação

O Canta Maria Expresso é um restaurante que consegue conciliar sabor e diversidade à uma verdadeira experiência gastronômica num ambiente aconchegante e bem localizado. Desde 2012, a proposta do Expresso, como é conhecido, veio para agregar uma nova forma de atendimento. O principal objetivo é proporcionar para os clientes uma refeição com os tradicionais pratos, mas de forma ágil e com a possibilidade de provar a variedade que o cardápio oferece. O cardápio do Canta Maria Expresso é dividido para contemplar todos os tipos de paladares e ocasiões. É possível escolher desde o “favorito” e combinar com aquele item que sempre instigou a provar pela primeira vez. Você sabia que é possível fazer mais de 350 combinações de pratos diferentes?

Canta Maria Expresso Há também excelentes sugestões, principalmente, se bater aquela dúvida na hora de fazer o pedido. A equipe pode sugerir algum item do Canta Origine, que possui mais de 10 opções, desde a sopa de capeletti, acompanhado do pão caseiro até as opções de risotos e o tradicional prato típico italiano, com spaghetti, galeto, polenta frita e queijo à dorê. E que tal levar os deliciosos pratos para casa? O Canta Maria Expresso conta com tele-busca. Basta ligar e fazer o pedido. Além disso, a estrutura está prepara-

Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 801 - 3º andar - Junto ao Super Grepar Telefone: 54 3055 3600 Horário Atendimento: Almoço | Diariamente das 11:30 às 15:00 Jantar | Quarta a Sábado das 19:00 às 23:00

Nossas redes sociais Facebook: @cantamariagastronomia Instagram: @cantamariagastronomia Site: www.cantamaria.com.br

Jornal Design 43


Cinco coisas que você precisa comer em Paris – e, o mais importante, onde!

Foto Marcelo Ruduit

www.culinarismo.com.br /culinarismo @blogculinarismo

Por esses dias, o Culinarismo teve um roteiro de comidas e corridas em Paris. Dessa vez, evitei atalhar, ganhar tempo com metrô ou ônibus. Fui aproveitando os dias de sol em longas caminhadas, muitas vezes sem destino, mas que sempre me entregavam no lugar certo e na hora certa. Alguns lugares, como Paris, nunca esgotam. Não desbotam. É só abrir os olhos para as cores da vida real parisiense, aquela que está nas adjacências e na poesia urbana. E algumas coisas são inevitáveis para quem realmente quer viver Paris, como as coisas tradicionais da culinária francesa, que são muitas e das quais selecionei cinco. O mais importante aqui não é o que comer, mas onde! Afinal, não queremos cair nas armadilhas pra turista que apagam um pouco do brilho da viagem. O que lhe ofereço nesse texto e nos outros da série que estão no blog são mais que sugestões gastronômicas – são um pedaço do que fui e sou. É o meu olhar

for doce, galette. A coisa é tão enorme que vale por um almoço. O meu comi na última noite em Paris, na autêntica rua Mouffetard (que merece mil e uma visitas). No Au Petit Grec, não tinha fila de turistas, mas de moradores. Preço médio de 4 a 6 euros. Croque monsieur numa tradicionalíssima casa de chás fascinado pelas coisas da vida. Espero que inspirem! Baguete no melhor de Paris A boulangerie La Parisienne teve sua baguete eleita como a melhor de Paris e foi a fornecedora oficial da presidência francesa no ano de 2016. Tinha planejado uma visita nos últimos dias de viagem, mas tropecei ali logo no primeiro dia. Ótimo, comprei um enorme de um sanduíche e levei pra comer em “casa” por 4,30 euros. O pão dos parisienses realmente é delicioso e faz parte da vida cotidiana. Crepe onde os parisienses comem crepe O crepe de Paris tem origem na Bretanha e é feito com sarraceno, que na verdade não é trigo e originalmente não tem glúten. Se for salgado, é crepe; se

44 Jornal Design

Sébastien Gaudard é um dos principais pâtissiers de Paris, mas não foram os doces que me levaram ao seu fino estabelecimento pertinho do Hotel de Ville, a prefeitura de Paris. Embora a vitrine da confeitaria fosse irresistível, minha visita teve outro motivo: o croque-monsieur eleito como melhor da cidade pelo jornal Le Figaro. É uma versão com a assinatura de Gaudard, num empratamento bem mais delicado que a versão tradicional. Leva presunto da região do Aveyron e queijo comté com denominação de origem, por 14,50 euros. Kouignettes, onde encontrar o original Essa é uma descoberta da qual me honro, porque a fiz pura e simplesmente andando por Paris. O Kouignette® é uma invenção do chocolatier Georges Larnicol para aproveitar chocolates de

sua maison que haviam derretido pelo forte verão de 2003 e o calor dos fornos da confeitaria. É uma massa folhada enrolada e recheada; crocante nas bordas e macia ao centro. Eu não consigo palavras exatas pra descrever a experiência, mas comi os meus – de pistache – lambendo os dedos num caminhar quase flutuante pelas ruas adjacentes de Notre Dame. É realmente muito bom e vende por peso. Calculo que cada um custe seus 3 euros. Macaron, coma todos, mas não esqueça o Ladurée Pisou em Paris e não comeu macaron? Então não pisou. Verdade seja dita: você vai encontrá-los em cada esquina, mas a Maison Ladurée é um endereço obrigatório. Na casa de chás da Champs Elysées, você vai pegar uma fila de virar esquina, vai se irritar e talvez até desista. Comigo aconteceu exatamente isso. Depois de muita espera, virei as costas para a o imponente salão de lustres e quadros folhados a ouro e comprei minha caixinha de macarons Ladurée no aeroporto mesmo: uma caixinha com seis unidades por 17 euros que valem cada centavo.


As tendências das modas italiana e francesa A Couros do Valleh foi conferir de perto o que vai estar nas ruas na nova estação. O vermelho vem com tudo! Proprietária da conceituadíssima marca Couros do Valleh, Patrícia Fontanive Mondadori esteve recentemente na Itália e na França, onde participou do Paris Fashion Week e Milão Fashion Week, e trouxe o que é tendência das modas de Milão e Paris. A Couros do Valleh tem essa preocupação. Há nove anos a marca se destaca por inovar sempre. “É uma trajetória incrível. Queremos sempre buscar o melhor para nossas clientes. Precisamos estudar, estar um passo à frente”, revela Patrícia. Patrícia explica que tendência é o que é lançado nas passarelas e moda é o que está na rua, que respeita a nossa personalidade. “Trouxe revistas como a Vogue e Elle Italiana para nos inspirarmos. Me encheu os olhos de uma maneira incrível”, descreve. Curta as dicas da Pati e corre para a Couros!

e metal. Tanto nas bolsas quanto nos sapatos. Muita transparência, tecidos leves. O colar block vem com tudo. As peças misturam cores e texturas. Por exemplo, os vestidos leves são usados com coturno e jaqueta de couro. Calças curtas e muito midi

Bolsas As bolsas são usadas na forma transversal com alça larga. Destaque para as correntes. Bolsas estruturadas e alças mais longas. Muito couro e muito verniz, tanto nos calçados quanto no vestuário.

Muito midi, calça curta, e as canelas de fora. Muito couro. A legging voltou com tudo. Pretas, com muitos botões e listras. Os calçados

Muito vermelho, muito brilho e transparência

Fotos Arquivo Pessoal

O vermelho vem com tudo, desde decorações a vestuário. As meias arrastão são usadas em baixo do rasgado do jeans, aparecendo discretamente. Tudo vem com muito brilho, pedraria

Para os calçados, definitivamente a cor é o vermelho. Além do bico fino e salto alto que voltaram com tudo. Todas as marcas apostaram nas botas de cano longo. Botas com brilho. Várias misturas de tons em vermelho. E, saltos diferentes. Na Itália todas as mulheres usam mule. E aparecem muito as sandálias usadas com meia. Desde que foram inseridos na moda feminina, os tênis não saem mais, permanecem e garantem conforto para a mulherada.

Jornal Design 45


Dani Holzbach fala sobre as principais tendências que já aparecem no inverno europeu Enquanto o verão nem bem começou, as tendências para o próximo inverno já começam a aparecer no frio europeu. Quem cria as peças que estarão nas lojas no Brasil a partir de fevereiro do próximo ano, já está de olho no que as “gringas” estão usando, como é o caso da Dani, diretora criativa da marca gaúcha Dani Holzbach. Em setembro ela esteve em Londres e Milão conferindo de perto e concluindo uma parte da pesquisa de moda - que não termina nunca – para os dias mais frios. E não é segredo, não! Ela conta pra nós o que viu por lá - adiantando um pouco do que vai aparecer nas suas próximas criações – e dá uma pincelada sobre os rumos do mundo da moda. “Nossa viagem foi quase que um retorno ao álbum de fotografias de nossas mães! Vimos muitas estampas retrôs, mangas em evidência com o retorno do Puff Sleeves (mangas bufantes), cartela de cores dos anos 80 voltando com força”, revela Dani.

Desafio constante Muitas dessas tendências já começam a ser incorporadas a partir de agora, ainda no nosso verão. É a globalização da moda: tudo acontecendo ao mesmo tempo no mundo inteiro. Por isso hoje pouco falamos em “tendência para a estação x”, mas sim falamos em tendência que estará nas nossas criações em poucas semanas ou meses, não necessariamente apenas na próxima estação ou coleção. Neste sentido, uma grande transformação está em curso e mudará a forma como as marcas apresentam suas criações. O que é certo é que a nossa moda é muito influenciada pelos países europeus (mesmo que tenhamos o nosso próprio olhar sobre ela e as particularidades do nosso clima). Estar atenta, percebendo e selecionando aquilo que é mais duradouro e combina com o nosso público e a identidade da marca é o meu desafio constante!

Fotos arquivo pessoal

Confira as dicas: - Cores mais neutras e terrosas como preto, branco e vermelho estarão em alta. - E quando se fala em retrô, um dos queridinhos é o xadrez, em tons de cinza Heritage Check, aparece muito em peças mais sofisticadas. - O ar descontraído e grunge fica por conta do vinil, que traz o toque de modernidade aos looks e promete ser um dos hits da próxima estação. - O romantismo, que esteve presente nas últimas tem-

46 Jornal Design

poradas, mesmo quando de forma sutil, desta vez fica por conta das pérolas, que tomam conta de diversas peças, em diferentes materiais, como por exemplo em moletom e renda. Os babados também retomaram e garantem a continuidade do ar romântico no inverno 2018!


Vízia Óptica agora com a grife Miu Miu das, também vale destacar os modelos com aplicação de pedrarias que são super luxuosos. É diferente de tudo o que já se viu! São óculos que completam qualquer look e que fazem sobressair personalidades. “Com a inserção dessa nova marca em nosso portfólio, a Vízia pretende trazer aos clientes da Serra mais uma opção belíssima em solares e armações para proporcionar um visual cada vez mais marcante à quem busca ousadia, mas com design clássico”, revela a diretora de marketing da Vízia Óptica, Cristiane Milani Marin.

Fotos Divulgação

A partir de agora, os clientes da Serra Gaúcha podem contar com uma nova marca que a Vízia Óptica passa a comercializar: são os óculos Miu Miu. A marca foi fundada em 1992 por Miuccia Prada, que quando era mais nova era tratada por Miu Miu. Passou a ter notoriedade quando se inspirou na moda de Paris e começou a levar os desfiles da marca até Nova York. A Miu Miu é uma marca que transmite feminilidade, ousadia e muitas cores e formas, aliando as tendências do passado com a irreverência do presente. No que diz respeito ao design das peças, vale ressaltar os modelos com frontal cortada – clássicos da Miu Miu, os de metal retorcido, irregulares – que quando ostentados no rosto encaixam como uma luva! As peças com detalhes em brilho e tecidos – que são lin-

A COLEÇÃO

CHEGOU !

Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Garibaldi SAC: (54) 3452.5933 /viziaoptica.com.br /vizia_optica /viziaoptica Jornal Design 47


Veludo: Agora o clássico ganha ar de contemporâneo Por Marta Manente | Designer

48 Jornal Design

Foto Sul Serra Estofados

Tendência absoluta na decoração de interiores. Nobre e elegante o veludo respira o estilo clássico e vintage. Agora ele ressurge descolado em ambientes contemporâneos, com o objetivo de tornar aconchegante os espaços pela sensação da textura confortável e macia. Em ambientes com aplicação de materiais opacos ou em ambientes frios e minimalistas, como branco, por exemplo, um sofá ou poltrona revestido com veludo traz despojamento e sofisticação, sendo o protagonista do espaço. Na foto, o sofá de living Nóbile, com a minha assinatura. Uma rica mistura de estilos. Clássico na medida certa, nos detalhes em capitonê e modernos assentos lisos que harmonizam com os pés em madeira natural - que aliás também é um hit do momento na decoração. Aposte!


Padel PRO recebe Campeonato Sul-Americano de Padel Amador

Fotos Fabio Marques Gomes Foto Deise Brancher Scotton

O Sul-Americano de Padel Amador será realizado de 1º a 3 de dezembro, no Clube Padel PRO. Os países participantes serão: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Serão em média 360 atletas. Com a realização desse projeto no Brasil, busca-se o aumento do número de praticantes deste esporte, oferecendo um intercâmbio com os países vizinhos através da socialização que a prática esportiva proporciona e, ainda, promover o turismo local. A organização do Sul-Americano de Padel Amador é de competência do Padel PRO, com o apoio da Confederação Brasileira de Padel. Sobre o Padel

Padel PRO Inaugurado em janeiro de 2013, o clube Padel PRO foi concretizado pelos sócios Matheus Scotton e Juliano Bergamini que sonhavam em trazer para o Brasil um clube com o padrão europeu de qualidade para os amantes do padel. Foi o primeiro clube do Brasil a utilizar paredes de vidro panorâmicas, ou seja, não há nada entre os vidros, facilitando assim a visão para quem está assistindo os jogos e agregando beleza e sofisticação para as quadras. Conta ainda com um tipo de grama especialmente desenvolvido para o Padel, exatamente como os melhores clubes da Europa. Possui cinco quadras neste padrão profissional, com expansão em andamento para a sexta quadra já para a realização do evento. Oferece área de lazer com vista panorâmica com churrasqueira e forno de pedra para pizza, além de um bar moderno com diversas opções de lanches e bebidas. Disponibiliza ainda uma academia completa com equipamentos novos e de pri-

/basilicocasagourmet

/projetarium.moveis

/cna.bentogoncalves

Foto Deise Brancher Scotton

Marinheiros entediados usavam remos (paddle = remo/pá/objeto redondo de madeira em inglês) para bater na bolinha e utilizavam as paredes do navio para delimitar o espaço. Diversão garantida nos navios ingleses. Em 1928, em New York, o Padel começou a ser praticado em duplas, em instalações feitas de madeira e arame. Colocar tudo dentro de uma rede metálica resolveu o problema da perda de bolas. Scarsdale, próximo a New York, onde fica o clube de Tênis Fox-Meadow, no qual são realizados anualmente os campeonatos oficiais de “Platform Tennis” nome dado inicialmente ao esporte e considerada a pátria do Paddle e FRESSEDEN e COGSWELL são reconhecidos oficialmente como seus fundadores. Depois de várias tentativas, o mexicano Enrique Corcuera, chegou em 1969 as condições ideais para a prática do esporte: quadra 20m x 10m, com um mínimo de 3 metros e um máximo de 4 metros de altura nas paredes de fundo. As medidas são usadas até hoje. Atualmente o Paddle é sucesso em diferentes países, como México, Espanha, Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile, Itália, França, U.S.A., Bélgica, Canadá e Austrália entre outros.

meira linha e diversos serviços como musculação, treino funcional, personal trainer e treinos específicos para padelistas. Com professores qualificados, a Padel PRO Fitness é uma ótima opção tanto para os praticantes do esporte quanto para público em geral. Dono de uma estrutura ímpar, o Padel PRO é um clube completo e de qualidade, que acolhe toda a família pela variedade de serviços oferecidos. Vale a pena conhecer e prestigiar este esporte que vem conquistando a todos.

#somosloucosporpadel R. Julieta Sassi Dreher, 524 São Vendelino, Bento Gonçalves (54) 3453-6669

/barbeariavelhocapitao

99962-3048

/NatalFitnessBG

Jornal Design 49


Phantom Academia e o propósito de viver bem

Em março de 1986 três professores de Educação Física realizaram o sonho de abrir uma academia de ginástica e musculação na cidade de Bento Gonçalves. Para tal feito, foram até o Rio de Janeiro adquirir os primeiros equipamentos para prática de musculação, uma vez que por aqui essas novidades ainda não haviam chego. O sonho deu tão certo que hoje, 31 anos depois, a Phantom é uma das academia mais antigas e respeitadas da região. Essa consolidação no mercado foi conquistada com muito trabalho, dedicação, respeito pelos clientes, mas acima de tudo, com um trabalho embasado em ciência. Não é à toa que em 2015 a Phantom foi agraciada com o reconhecimento do CREF2/RS (Conselho Regional de Educação Física) por ser uma das academias pioneiras no estado do Rio Grande do Sul a se filiar à entidade, que luta para de-

50 Jornal Design

senvolver um trabalho de qualidade na área da Educação Física. Muito aconteceu desde aquele março de 86, e após reestruturações física, de profissionais, conceitos e tantos outros, os Professores de Educação Física e proprietários da Phantom Academia, Enos Flávio Lanfredi e Mauricy Jacobs, entenderam que era necessário inovar, buscar uma proposta que mantivesse a empresa atualizada dentro de um mercado tão competitivo. Estava na hora de colocar uma cara nova na academia! A tarefa não seria tão fácil assim, afinal, mexer em 31 anos de uma marca é tocar em algo muito maior do que uma identidade visual... é sacudir os sentimentos das pessoas envolvidas, sejam elas proprietários, professores, funcionários ou alunos. Essa tarefa tão importante e significativa foi abra-

çada pelo designer pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas Tiago Zanotto, da empresa UNT Intelligence Design. Com sua sensibilidade e competência Tiago chegou ao novo logotipo que tem a missão de carregar, por muitos anos mais, não só o nome da empresa, mas a essência do que ela representa. Quando alguém procura a Phantom tem um propósito definido, uma intenção clara e uma expectativa de resultado. Cabe a nós conduzi-los a um desfecho satisfatório e que proporcione um elevado nível de bem-estar e satisfação. Para isso utilizamos a ciência, inovamos em gestão, e pensamos numa estrutura que proporcione o alcance desses objetivos. Quem nos procura tem o desejo de viver bem. Esse é nosso novo logotipo. Essa é nossa nova cara!


Um portfólio completo de smartwatches

FULL DISPLAY Conheça o primeiro modelo com tela touchscreen de uma marca brasileira. Descubra uma nova forma de usar relógio.

SRAA/1P

SKYDIVER CONNECT Um ícone há mais de 30 anos, agora conectado. Receba as principais notificações do seu celular no emblemático display digital do Skydiver.

WHATSAPP

TROCA DIAL 6 opções de mostrador

WHATSAPP

REDES SOCIAIS

CALENDÁRIO

MONITORAMENTO CARDÍACO

CONTADOR DE PASSOS

MONITORAMENTO DE SONO

DISPARO DE SELFIE

SRAF/4P

Modelo masculino troca-pulseira, com opção em aço e couro. Disponível nos banhos prata, dourado e IP Black.

NOTIFICAÇÃO DE CHAMADA

CHAMADAS

Modelo unissex troca-pulseira, com opção em aço e mesh (trama de aço). Disponível nos banhos prata, dourado e IP Black.

753AF/1A Modelo feminino com mostrador madrepérola, disponível nos banhos prata e dourado.

CALENDÁRIO

HÍBRIDO FEMININO Um modelo que possui a aparência de um relógio tradicional e que recebe alertas luminosos e vibratórios no seu mostrador.

NOTIFICAÇÃO DE CHAMADA

NOTIFICAÇÃO DE E-MAIL E SMS

NOTIFICAÇÃO DE REDES SOCIAIS

NOTIFICAÇÃO DE CALENDÁRIO

SCAA/1P

CONTADOR DE PASSOS

ALERTA DE SEDENTARISMO

MONITORAMENTO DE SONO

Modelo masculino troca-pulseira, com opção em aço e silicone. Disponível nos banhos prata e dourado.

SAC: (54) 3452.5933 /vizia_optica /viziaoptica /viziaoptica.com.br

Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Garibaldi Jornal Design 51


Foto Divulgação

Aluno do Colégio Cenecista conquista 1º lugar no ENEC

Thiago Dal Mas Detoni, aluno do 6º ano do Colégio Cenecista de Bento Gonçalves, conquistou o primeiro lugar no Exame Nacional das Escolas Cenecistas (ENEC) 2017, um exame realizado por alunos do segundo ano do ensino fundamental ao ensino médio das 131 unidades da Rede Cenecista do Brasil. Outros dois alunos, do segundo ano do Ensino Fundamental 1 ficaram empatados em primeiro lugar no mesmo exame: Ysmael Ribeiro de Lemos e Fernanda Roggia. Para Thiago, a conquista do primeiro lugar é resultado da qualidade de ensino oferecida pela escola e da sua dedicação: “Tenho orgulho de dizer que eu estudo no Cenecista. Sempre estudei nesse colégio e com isso quero agradecer a todos que me auxiliaram nos estudos. Sempre me dediquei e com isso tive um excelente resultado na avaliação do ENEC. Vai aqui minha sugestão a todos, que se dediquem ao máximo aos estudos, pois assim com certeza terão ótimos resultados”.

50 FINANCIE

do valor

Os pais de Thiago, Juliana e Claimar Detoni, comemoram: “O resultado de 1º lugar na prova do ENEC nos dá a certeza de que vale a pena investir na educação e o ensino Cenecista nos provou e nos prova que vale a pena continuar com esse esforço. Tudo o que estamos investindo é para o futuro dele e acima de tudo a felicidade, como pais queremos o melhor sempre”. Eles contam que Thiago iniciou na família Cenecista na Educação Infantil: “Acreditamos no seu ensino, na qualidade e credibilidade na Educação. O Colégio com certeza é o nosso segundo lar e acreditamos na parceria onde depositamos toda a nossa confiança. Estamos felizes e orgulhosos pela dedicação do nosso filho, pelos seus estudos e vemos diariamente em casa a sua concentração, organização e responsabilidade, sempre disposto a pesquisar e questionar suas curiosidades e dúvidas. Queremos agradecer a todos os professores pelos quais ele passou nessa caminhada, pois todos conseguiram deixar a sua semente e hoje com esse resultado vemos que foi plantado e muito bem colhido”.

INSCRIÇÕES ABERTAS

VESTIBULAR

2018

de verão no que você acredita?

Administração Biologia Biomedicina Ciências Contábeis Enfermagem

Fisioterapia Nutrição Psicologia Publicidade e Propaganda Tecnólogo em Gastronomia

agende sua prova

inscreva-se já!

vestibular.cnec.br (54) 3452-4422

R. Arlindo Franklin Barbosa, 460 ı São Roque Bento Gonçalves - RS ı CNECBENTO

52 Jornal Design


A nova linha Peterlongo chega para brindar as festas de final de ano

Fotos UNT Design

Revitalizada, linha de espumantes de entrada vem com nova garrafa e novo rótulo

Depois de ter revitalizado por dentro e por fora os espumantes Presence e Privilege, agora foi a vez de transformar a linha Peterlongo 750 ml. Como opção de entrada em espumantes, a linha chega ao mercado com nova roupagem, agregando valor ao produto que vem renovado para brindar as festas de final de ano. Da garrafa verde para o âmbar, o produto ganhou mais sofisticação. A elegância se completa com o novo rótulo, moderno e dentro da nova proposta da vinícola. Além do Brut, Demi-Sec e Moscatel, a linha ganha o Moscatel Rosé, formando um quarteto imbatível para celebrar o Natal e a chegada de 2018. Mesmo com a atualização do rótulo e a troca da garrafa, a vinícola manteve o valor do produto. No varejo, o espumante

é vendido a R$ 30 a garrafa ou R$ 28,50 na compra de uma caixa com seis unidades. A Linha Peterlongo era mais conhecida por Linha Brasil, por apresentar três espumantes com rótulos nas cores azul, verde e amarelo, alusivas à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Assim como nas demais linhas, a mudança foi muito além do design. A escolha criteriosa da matéria prima e a reestruturação de todo recebimento das uvas e do processo de elaboração, depois dos pesados investimentos feitos pela Peterlongo para a última vindima, o resultado não poderia ser outro. Para a enóloga responsável pela vinícola, Deise Tem-Pass, a qualidade reflete o novo momento vivido pela centenária Peterlongo. A expectativa para este final de ano é grande. O sócio-diretor da Peterlongo, Luiz Carlos Sella, acredita que o brinde de 2018 terá outro sabor. “Apostamos num final de ano positivo e, para isso, aceleramos a revitalização da Linha Peterlongo para colocar no mercado qualidade e bom preço”, destaca. Peterlongo conquista quatro Medalhas de Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro Qualidade dos espumantes da centenária vinícola é reconhecida por júri especializado A Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS), não para de erguer brindes. Desta vez é por causa do reconhecimento alcançado no X Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), de 18 a 20 de outubro. A maior vitrine dos

espumantes brasileiros concedeu Medalha de Ouro para o Elegance Espumante Brut, o Presence Espumante Demi-Sec, o Privilege Espumante Brut e o Prosecco Espumante Brut. As quatro Medalhas de Ouro chegam para celebrar a nova fase vivida pela empresa, que passa por um amplo processo de reposicionamento da marca, incluindo a revitalização de sua linha de produtos. A ação de recondução é encabeçada pelo winemaker Pascal Marty, que inicia uma jornada prevista para os próximos 10 anos e que já acumula importantes prêmios. No processo de elaboração de espumantes está a frente a enóloga Deise Tem-Pass. “Nosso projeto é ambicioso, mas já demonstra que estamos no caminho certo. As primeiras mudanças trazem os primeiros resultados, e eles são positivos. Agora é seguirmos focados no nosso plano de trabalho, que prevê, ainda, muitos investimentos, seja no vinhedo, seja na vinícola”, comemora Luiz Carlos Sella, sócio-diretor da Peterlongo. A primeira medalha conquistada pela Vinícola Peterlongo foi em 1913, ano que marca o início da história da bebida no país, quando Manoel Peterlongo lançou o primeiro rótulo.

Jornal Design 53


Sociais Giulia Perusso Bettim, Ana Helena Quintana, Beatriz Lunelli, Érica Alves, Maria Eduarda Debona, Mariane Bernardi Scheeren e Valentina Bertani, representaram a AACB no torneio nacional de ginástica artística

A Couros do Valleh foi sucesso no desfile que marcou o X Chá Beneficente do Rotary Club Mulheres da Serra

Diva Maria Reis com a filha Débora, muito amor e carinho à espera da primeira neta Maria Luiza Bergamini

Foto Retratus Ateliê Fotográfico

Fernanda Kruger, prsicologa, que integra o grupo de emagrecimento “pensando Bem” com o personal Leonardo Alessi e a nutricionista Julia Taffarel

54 Jornal Design

Fotos Jornal Design

Ieda Corti, Manuela Almeida, Carla Cogorni e Ricardo Viera no lançamento do filme o Último Jogo

A princesinha Gabrielle Gazzana é a alegria dos papais Susan Gazzana e Fernando Camerin

Deise Vanzela Ticiani e Fábio Cézar Ticiani, comemoraram os três aninhos do príncipe Vicente

A proprietária da Couros do Valleh, Patricia Fontanive Mondadori e as franqueadas da marca de Caxias do Sul Hellen Telles e Edilaine Casagrande

Patrícia Mondadori passando para sua equipe suas ercepções da moda que viu em Milão e na França


Antonio Natal de Barba, no desfile solidário do Rotary pela Identidade Homem

Marta Manente Flávia Savaris, Bruna Tubiana, Silvia Aibel, Elise Tecchio, Miriam Tecchio e Bruna Liks

Deise Brancher Scotton, Ana Júlia Pulita e Fernanda Abarzua, na confraternização do Fronteirão

Alejandro Danuzzo, recepcionado pelos diretores do Padel Pró, Matheus Scotton e Juliano Bergamini no Fronteirão Master

Kéllen Filippon e Rodrigo Bortolini, prestigiando o Fronteirão no Padel Pró

Raiane Pigozzo Jesica Parenti Cristiana Marchiori, da Vizia em evento no Canta Maria

Diego Lodi e Claudia Camerini participando da etapa Fronteirão do Padel Pró

Juliano Bergamini e Débora Reis, na confraterrnização que reuniu padelistas da fronteira e região

As elegantes Ana Laura Tejera, Aline Martini, Juci Basile e Rose Geremia

Fotos Jornal Desiogn

Cristiane Valim comemorando com as nutricionistas da Magrass Juliana Cimadon e Edivania Scopel o sucesso do programa

Dra. Flávia Savaris, em constante atualização para as novidades da Clínica Savaris

Jornal Design 55


ENTO EM

D I ÇÕ

S•

E

O E

•CON

OUTUBR

IS

LANÇAM

SP ECIA

Jornal Design | Edição 75  
Jornal Design | Edição 75  
Advertisement