Page 1


02

GERAL

ESPAÇO DE PSICOLOGIA

JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

Comentando Só Joaquim Correia

PSICÓLOGA CLÍNICA - PÓS-GRADUANDA EM TEORIA PSICANALÍTICA LETICIA DE OLIVEIRA M. FERNANDES - CRP04/36364

RAIVA! Você sabe expressá-la? O nosso dia a dia é repleto de situações capazes de nos afetar emocionalmente. Podem nos comover, nos deixar alegres ou tristes e também nos deixar com raiva. A raiva é um sentimento natural em todos os seres humanos, mas a forma como cada um lida com ela varia muito. Há pessoas que possuem extrema dificuldade de se posicionar em um momento de conflito e de expressar para o outro a sua insatisfação. A maioria das pessoas acredita que expressar a raiva significa perder o controle. Não é verdade. Conseguir demonstrá-la não significa que precisemos brigar, ofender ou sermos violentos, mas que possamos verbalizar ao outro o nosso desconforto. É importante reconhecer essa emoção e saber expô-la para quem a provocou. E se eu me calar? A dificuldade de expor ou até mesmo de reconhecer a nossa insatisfação gera uma tensão interna que tende a se acumular, uma vez que não permitimos que ela seja dissipada. Esse processo pode gerar diversos problemas futuros para quem se cala. Um desses problemas, que é bastante comum, é o surgimento de sintomas psicossomáticos. Ou seja, quando não conseguimos esvaziar esse desconforto interno, o nosso

corpo reage. Os sintomas mais corriqueiros são os gastrointestinais (gastrite, úlcera, diarreia…), doenças de pele e pressão alta. Outro problema importante é que quando há um excesso desses sentimentos para si, provavelmente chegará um momento em que essa raiva será insuportável e haverá uma explosão que, consequentemente, será desproporcional àquilo que a desencadeou. Sérias brigas, mágoas e até mesmo rompimentos podem decorrer desse descontrole. Situações muitas vezes sem volta e que geram arrependimentos futuros. Frequentemente evitamos o confronto com alguém por várias razões que variam entre o medo do embate, insegurança, receio de magoar o outro e medo de ser rejeitado. Como é possível lidar com essa dificuldade? O primeiro passo é olhar para si e refletir qual foi o verdadeiro motivo para tamanha raiva. Será que foi a atitude de alguém ou foi a forma como essa atitude refletiu em algum ponto sensível seu?Quando percebemos que temos motivo para estarmos desconfortáveis com uma determinada pessoa é importante seguir em frente e expressar esses sentimentos. Conseguir verbalizar aquilo que sentimos sem medo da rejeição é um importante aprendizado e crescimento pessoal.

Rua Bernado Guimarães, 328 - SALA 3 CENTRO - 3831-4617

Chapa derrotada tenta impugnar eleição de Odirley e Joel maisumonline.com.br O pleito que elegeu Odirley Magalhães e Joel de Carvalho como presidente e vice do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, quadriênio 2014/2017, está em vias de ser impugnado na justiça. Informações seguras, obtidas no final da tarde desta quinta-feira (05), dão conta de que a chapa derrotada, capitaneada pelo produtor rural Amarildo Francisco Maranhão, já impetrou um mandato judicial com este fim. A peça tem forte embasamento legal para anular a disputa, que aconteceu no dia 24 de novembro. “Como não havia número de eleitores suficientes para a realização da eleição, devido a chuva torrencial que caiu na região durante todo aquele domingo, representantes das duas chapas fizeram um ‘acordo de cavalheiros’, dizendo que aceitariam o resultado que fosse apurado independente do número de sindicalizados aptos a votar que se fizessem presentes.” – informou nossa fonte.

“Acontece que nenhum acordo, por mais ‘cavalheiresco’ que seja, sobrepõe uma norma estatutária. Sendo assim, a Chapa 2 quer anular as eleições.” – finalizou o informal informante. Comparecimento bem abaixo do exigido É bom registrar que dos quase 2.000 associados ao STR aptos a votar, apenas 646 compareceram a eleição. A Chapa 1 recebeu 356 votos, enquanto a Chapa 2 obteve 284 votos. Foram registrados 1 voto nulo e outros 5 em branco, totalizando ‘apenas’ 646 votos apurados. A diferença entre as duas chapas foi pequena, 72 votos. Na manha de sexta-feria Odirlei Magalhães informou a veracidade da tentativa de impugnação da eleição do STR. O presidnte então eleito disse que “ irá aguardar primeiramente oparecer da Comissão Eleitoral do STR que recebeu a contestação e a partir daí nos posicionaremos de forma oficial.” . E caso a Comissão Eleitoral aceite a contestação, o processo deve seguir

Relação dos Falecidos 25/11 – Faleceu em Patrocínio, com 82 anos, o Sr. Amado Lucas da Silva, era viúvo da Sra. Geralda Mariana da Silva e deixa 09 filhos. 26/11 - Faleceu em Patrocínio, com 92 anos, a Sra. Vitalina Pereira da Silva, era viúva do Sr. Sebastião Ferreira Santos e deixa 06 filhos. 27/11 - Faleceu em Patrocínio, com 71 anos, o Sr. José Andrade (Zezinho), era casado com a Sra. Maria de Zurdes Andrade e deixa 02 filhos. 02/12 - Faleceu em Patrocínio, com 78 anos, o Sr. Sebastião Manoel de Carvalho (Barbosinha), deixa irmãos. 02/11 - Faleceu em Patrocínio, com 78 anos, a Sra. Nair Candida da Silva, era viúva do Sr. Jesus Moreira da Silva e deixa irmãos.

FUNERÁRIA FREDERICO OZANAM DA SSVP.

para a Justiça comum, “Se o parecer do Juiz for por uma nova eleição ela deverá acontecer. Nosso advogado já está analisando toda a situação.” escreveu.

VEREADORA MARCILENE VALORIZA O DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A vereadora Marcilene usou do grande expediente, durante a sessão ordinária desta 3ª feira (03/12), para lembrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e falar do resultado de seu trabalho em prol das crian-ças portadores de deficiência física e também para cobrar ações do município. Em novembro de 2011 a vereadora teve a lei 4508/ 2011 de sua autoria aprovada, que Cria o Programa de Atendimento Fisioterápico às Crianças do Município de Patrocínio, com o propósito de atender menores de 12 anos de idade em suas residências, desde que acamados em razão de alguma deficiência física e mental. Esta lei está em vigor desde 2012 e beneficia muitas pessoas, comemora a vereadora. Marcilene pediu providências ao Sr. Prefeito ,pois desde que foi eleita em 2008,

Dizem que “uma mentira repetida várias vezes vira verdade”. Então vou repetir que Patrocínio está uma maravilha. Tudo está dentro dos conformes. Ruas limpinhas e arborizadas, passeios residenciais sem qualquer obstáculo, ruas e avenidas com asfalto de primeira, sem buracos, bem limpinhas e cuidadas. O trânsito por todo lado é uma tranquilidade, com estacionamentos facilitados, especialmente para idosos e portadores de deficiência. Nas casas bancárias, o atendimento flui rapidamente; não é preciso fila e nem tempo de espera. Nenhum ciclista trafega na contra mão e os motociclistas são todos educados e, com pouca velocidade, não fazem zigue-zague e não buzinam com insistência. O transporte coletivo dispõe de ônibus novos e motoristas educados e calmos. Mesmo modo o transporte escolar. A polícia e os bombeiros quase não são solicitados – Não há crimes e nem atropelamentos nas vias públicas. Tudo na maior tranquilidade. Não existe mendigos e nem perambulantes dormindo ao relento ou debaixo de alguma marquise. Nem cavalos e nem cachorros soltos pelas ruas; todos são animais de estimação. Poucas edificações mas, nas poucas que existem os processos das mesmas são liberados com rapidez incrível; não tem burocracia. Fica até difícil enumerar as benesses e as felicidades de sobrevivência nesta nossa cidade. Diz o poeta que “Patrocínio é o sorriso de Deus nas doces alturas de Minas Gerais”.

vem reivindicando, a pedido de muitos pais, transporte gratuito para as crianças com deficiência que residem nas zonas rurais, para que estas possam freqüentar a APAE. Foram feitos vários requerimentos e até hoje nada. A vereadora comentou que em 2010 o município de Patrocínio recebeu um veículo doado pela Receita Federal, através de seu empenho para atender esta necessidade e até hoje este veículo não prestou estes serviços. Onde está este veículo? Onde está o respeito com estas famílias que não têm condições de oferecer uma vida mais digna a seus próprios filhos e esperam a ajuda do poder público? Na oportunidade, a vereadora Marcilene parabeniza a APAE de Patrocínio pelos relevantes trabalhos prestados desde 1972, e agradece a todos os responsáveis pela entidade, pelo carinho, perseverança e responsabilidade com que exercem seus serviços .

EXPEDIENTE JORNAL DE PATROCÍNIO Registro nº 11, Livro nº 1, Folha 16 - CRTN Utilidade Pública: Lei Municipal nº 1317 de 12/01/77 Redação: Rua Artur Botelho, 575 - Centro CEP 38740-000 - PATROCÍNIO-MG Telefax: 34 3831-1649 www.jornaldepatrocinio.com email: alandojornal@yahoo.com.br Proprietário: Joaquim Correia Machado Filho Jornalista: Analú Guimarães Machado - MTB 5979/MG Assessoria Jurídica: Fernanda Oliveira Malagoli - OAB/MG 96.932 Diretora Comercial: Darci Guimarães Machado

Representante Publicitário: Republicar/Belo Horizonte. Filiado: Sindijori - MG Febrajor Federação Brasileira de Jornais

Impressão: Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Jornal , sendo de exclusiva responsabilidade dos autores.


JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

ESPOR TE ESPORTE

03

Juventude levanta a taça do Rural foto: Rede Hoje

Patrocinense estréia fora de casa segundo federação Renato Oliveira - Difusora Ainda não estão definidos os dois clubes que vão subir da segunda divisão para o Módulo Dois do Campeonato Mineiro de 2014, mas a Federação Mineira de Futebol divulgou a tabela com os jogos da primeira fase da competição que começa no dia 02 de fevereiro. A Sociedade Esportiva Patrocinense estreia fora de casa. A equipe que ainda não tem sua participação 100% garantida no certame vai enfrentar o campeão da segundona. Situação parecida vive o Araxá que joga contra o vice-campeão, também fora de casa. Na briga pelo acesso estão: Funorte, CAP de Uberlândia, Nacional de Uberaba e Montes Claros.

Ascom-PMP Encerrado, no último sábado (30), no Estádio Pedro Alves do Nascimento o Campeonato de Futebol Rural. Valendo o título, São Benedito e Juventude de Chapadão de Ferro entraram em campo em igualdade de condições. No primeiro tempo o jogo terminou com vitória do São Benedito por 01 x 00 com gol do zagueiro Dudu. Na etapa complementar, o Juventude chegou ao empate aos 42 minutos com gol do atacante Goiano. Com o empate no tempo normal, a decisão foi nas cobranças de penalidades e o Juventude sagrou-se campeão vencendo por 03 x 00. Na disputa do 3º lugar, a equipe de Macaúbas de Cima goleou o Tejuco por 4 x 1. Sinvaldo, da equipe de Martins, foi o artilheiro do campeonato com 11 gols e Tatão do São Benedito o goleiro menos vazado com 09 gols .

Confira os demais jogos da SEP:

08/02 = Patrocinense x Uberlândia, Est. Júlio Aguiar 12/02 = Mamoré x Patrocinense, Patos de Minas 15/02 = Araxá x Patrocinense, Est. Fausto Alvim 19/02 = Patrocinense x Araxá, Est. Júlio Aguiar 22/02 = Patrocinense x Mamoré, 16h30, Est.Júlio Aguiar 26/02 = Uberlândia x Patrocinense, 20h, Parque do Sabiá 01/03 = Vice-campeão da segunda divisão x Patrocinense (a definir) 09/03 = Patrocinense x Campeão da segundona, E. Júlio Aguiar

Rodada do PAN será toda no sábado Todos os jogos que apontam os finalistas do Campeonato Pedro Alves do Nascimento serão disputados no próximo sábado (07). Em duas categorias, serão os jogos de volta das semifinais e irão apontar os classificados para as decisões. Somente no sub17 é que os finalistas já foram conhecidos: Proinde Serra Negra e Carajás.

Confira os jogos:

Sub11: Escolinha do América x Proinde B, 10h, estádio Júlio Aguiar Escolinha do Flamengo x Cruzeiro da Fortaleza, 15h30, estádio Daniel Caldeira Sub13: Escolinha do Flamengo x Proinde B, 9h, estádio Júlio Aguiar Botafogo x Cruzeiro da Fortaleza, 14h30, Est.Daniel Caldeira Sub17: Proinde A x Carajás, 10h, estádio Daniel Caldeira

Mineirão vira opção para receber abertura da Copa A Fifa aguarda a conclusão da perícia na área do acidente no Itaquerão para definir se o estádio vai ser o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. Dependendo do laudo e das considerações técnicas, legais e financeiras por parte dos organizadores, a entidade pode acionar um plano B. A entidade pode levar a abertura para uma das arenas já prontas e que foram usadas na Copa das Confederações. Rio de Janeiro e Brasília seriam as primeiras opções, com Belo Horizonte também podendo entrar na briga. São Paulo ficaria apenas com jogos menores e sem a presença do Brasil.


04

JP GERAL

JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

JP GERAL Darci Guimarães Machado

Sonho da categoria, valorização do professor ainda está distante

Após sancionar, em setembro deste ano, a lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo à educação, a presidente Dilma Rousseff garantiu que o dinheiro será investido no aumento da remuneração dos professores. A presidente chegou a destacar a necessidade da valorização

do corpo docente, ao afirmar que o Brasil não será um País desenvolvido sem pagar bem os seus professores. Durante a formatura de 2.634 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Brasil sem Miséria), em Uberlândia (MG), a presidenta disse que

a valorização dos professores será uma das prioridades dos investimentos em educação, a partir dos recursos que virão dos royalties do petróleo. Dilma também reforçou a importância das creches, do ensino na idade certa e de escolas em tempo integral, para que o país atinja um nível educacional comparável ao

dos países desenvolvidos. A presidenta disse a defasagem de aprendizado das crianças em idade de alfabetização - que deveriam saber ler e interpretar textos simples e realizar as quatro operações matemáticas - é um problema “seriíssimo”. “Nenhuma nação é desenvolvida sem ensino em dois turnos. Criança não pode ficar pouco tempo no colégio, tem que ficar tempo suficiente para ter uma qualidade de ensino que garanta que os brasileiros e as brasileiras estejam no mesmo nível educacional dos países desenvolvidos”, disse Dilma. Segundo ela, no segundo turno escolar, as crianças devem reforçar o estudo de português, matemática, ciências e de uma língua estrangeira.

Desisti de ser professor do Estado, foi o dia mais triste Há mais ou menos 20 dias encontrei um jovem professor, que seu sonho era administrar aulas. “ Ser professor”. Mas infelizmente não deu pra continuar, tive que desistir. “Meus alunos me surpreenderam no dia mais triste de minha vida como professor, eles choraram a minha desistência: ‘professor, não nos abandone!’” Não me referindo a nenhuma indisciplina ou necessariamente a baixo rendimento escolar de meus alunos. Solicitei a minha dispensa na rede pública Estadual De Minas Gerais e fui surpreendido pelos meus alunos. Como sou muito exigente, muitas vezes coloco fardos pesados sobre meus alunos. Acreditava que a minha saída na transição dos bimestres seria encarada apenas como mais uma das tantas mudanças corriqueiras que ocorrem na Escola. Estava enganado. Fui surpreendido pelo choro mais

desolador que já vi em toda a minha vida. Minha maior tristeza foi pensar que eu poderia ser responsável por esse choro. Estou saindo porque não consigo me sustentar na rede pública estadual de Minas Gerais. Entretanto, sei que hoje a exemplo do que ocorreu comigo, dezenas de outros professores deixaram a rede pública estadual de Minas Gerais por não conseguirem se sustentar, assim como também dezenas de crianças choraram ao se despedirem de seus professores. Enquanto o governo de Minas paga milhares de reais a atores globais para mentirem sobre a educação no horário nobre, nossas crianças choram os seus professores que estão saindo porque não conseguem mais se sustentar no Estado.

E PARA OS PROFESSORES PATROCINENSES DECEPÇÃO O SindUTE, sindicato incansável na luta por uma educação de qualidade, manteve contato com alguns deputados e conseguiu apoio para algumas emendas para essa lei. As emendas buscavam resgatar o que os professores perderam em seu plano de carreira durante os governos de Aécio Neves e Antônio Anastasia e implementar alguns artigos, como por exemplo, o que regulamentaria o direito dos professores lancharem nas escolas. Lamentamos que as emendas não foram aprovadas e o deputado patrocinense Deiró Marra foi um dos 33 deputados que votaram contra todas as emendas que resgatariam algum respeito aos educadores mineiros. Com certeza, deputado Deiró Marra, tinha as suas devidas considerações para votar contra as emendas apresentadas. O professorado patrocinense espera um esclarecimento, deputado que foi votado eleito pelo patrocinense. Pois sua decisão de votar sim ou não, não tenha sido dele e sim do governo. Seu voto foi determinado pelo Executivo, como dos outros 32 deputados. Sabemos que o deputado tem feito muito pela cidade de Patrocínio, como construir, reformar e ampliar escolas, trazendo milhões de reais que tem beneficiado o município. Não tem medido esforços para trazendo benefícios para a saúde, segurança e outros. Infelizmente, os professores vão

sempre lembrar do deputado pelo que ele não fez, não defedendo os interesses da educação mineira. E os professores vão continuar com uma carga de trabalho extenuante e um salário ínfimo. Os deputados precisam –se preocupar com a qualidade de vida dos educadores e com a qualidade da educação das crianças e jovens que serão o futuro de Patrocínio, Minas e Brasil.

Contando Hístoria ou Comentando Joaquim Correia É sempre bom, um prazer, uma alegria, quando o Paulo Pereira (dr.) vem aqui na Redação do JP. Pena que ele só dá o ar da graça (como se diz) de ano em ano, a fim de renovar sua assinatura, ou, esporadicamente, trazer para nós um brinde, produto de sua fabricação. Esta semana, dia 20/11, ele veio, tranquilo com tempo. Então pudemos colocar, quase em dia, nossa conversa. Como dizia o saudoso, Zé Graciano: “Sentar juntos e debulhar algumas espigas de milho”. E olha que relembramos muitos fatos e muitas personalidades. Em um tópico de seu livro, o psicólogo Roberto Júnior afirma: “A valorização e utilização do tempo, em situações que nos ajudem no regaste de valores que constroem a nossa verdadeira felicidade”. Paulo e eu comentamos acontecimentos da política de ontem e de hoje, principalmente de administradores do passado. De tanto bem que fizeram para nossa cidade, citando alguns importantes atos de: Amir Amaral, Enéas Aguiar, Olímpio Brandão e... o tempo não deu tempo para mais outros. E eu, que tive o prazer de conviver (de perto) com todos eles, fiquei de boca aberta, de queixo caído e emocionado de relembrar tantas passagens de coisas boas e úteis. Muito ponderado e justo, me respondeu prontamente quando lhe questionei sobre o Mensalão. Ele sorriu e disse: “Não gosto de prisões; o que deveria ser exigido era a reposição do dinheiro, corrigido, com multa, juros e correção monetária, beneficiando o Erário Público”. Isto sim. Despediu e me deixou meditando ... Quanta vivência, quanta sabedoria!....


06

GERAL

A sublime missão

CRP. 04/2795 Psicóloga Psicoterapeuta Especialista em Clínica Psicanalítica Helena A. Garcia Nunes

A tarefa primordial dos pais no convívio cotidiano com os filhos é ajudá-los a desenvolver e ampliar o predomínio da racionalidade, da inteligência e do amor sobre os impulsos destrutivos e irracionais, que faz parte da essência humana. E que cabe a nós pais, já com mais experiência de vida a responsabilidade de ajudar nesse processo civilizador,preparar as crianças para a vida social, para que se tornem cidadãos responsáveis capazes de exercer o papel ativo e criativo na construção e transformação do mundo. È tarefa difícil, trabalhosa e permanente, buscar exercer a autoridade sem autoritarismo, manter a firmeza sem perder a ternura; corrigir sem humilhar; proteger sem cair no exagero da superproteção; dizer sim sem ser permissivo; saber impor limites, acompanhar e respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada filho, sabendo que há diferenças marcantes entre eles; aprender a se relacionar de maneira especial na medida das particularidades de cada um, pois cada filho é único e especial; buscar o diálogo a cada momento e nas mais difíceis situações; manter um pé na crueza da realidade e o outro nas asas do sonho, mostrar a beleza do mundo sem ocultar os seus perigos; ensinar que a felicidade é o bem maior, que

é uma conquista e uma elaboração paciente fundamentada no amor, na verdade e na justiça.Que cada um é responsável na construção de sua vida e de seu destino. Ser pai e mãe é aprender com os filhos. É ter a humildade suficiente para reconhecer os próprios erros e a grandeza para pedir e perdoar. É desenvolver nos filhos a capacidade de discernir para que não se deixem levar pela propaganda enganosa, pelo canto da sereia dos prazeres artificiais e imediatos e pelas falsas amizades. Que exerçam com inteligência a liberdade com responsabilidade.Que aprendam a ser tolerante com os demais, que cultivem a cortesia, a gentileza, que respeitem o direito dos outros. Os filhos são criaturas de Deus e , portanto, senhores de intrínseca dignidade.É demonstrar seu amor através de gestos de carinho e de afirmação verbais com todas as letras “meu filho ou minha filha, eu te amo. Pois os filhos necessitam saber o quanto são amados. É saber que elogiar os filhos não irá “estragá-los”, pelo contrário, despertará neles o desejo de ser melhores.Que a bondade e generosidade dos pais simbolize para os filhos em pequena escala a imagem do Pai Supremo, amoroso. Que os filhos saibam que a vida é incerta. Que terão dificuldades, frustrações e desilusões , mas que tenham a certeza de contar com o apoio paterno e materno nos momentos difíceis.Ser pai e mãe significa estar presente. Estar disponível para escutar e participar da vida dos filhos.Equilibrar-se no fio tênue entre a certeza e a dúvida.Somos pais, mas somos humanos.Erramos, pois não somos perfeitos.Buscamos acertar sempre,mas nem sempre conseguimos.Mas estar mais compromissados com esta missão, certamente nos ajudará na orientação e na educação dos filhos, fazendo com que tenham oportunidades de se tornarem pessoas mais sadias emocionalmente e mais felizes.

Av. Rui Barbosa, 173 - Ed. Altair Correa - sala 203 - (34) 3831-3342

Patrocínio premiado por práticas exitosas na Atenção Primária à Saúde O município de Patrocínio foi premiado em 1º colocado da região macrorregião Triângulo do Norte, dia 26, pela Secretaria de Estado de Saúde, pelo projeto desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha, com o seguinte tema: Projeto Alternativo – uso racional e/ou redução de benzoadiazepínicos. O trabalho é desenvolvido pelos profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde Santa Terezinha. Médicos, Enfermeiras, Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista, Farmacêutica, Educador Físico e Fisioterapeuta estão à frente do Projeto,

que trabalha a promoção e redução do número de usuários dependentes de benzodiazepínicos, conscientizá-los quanto aos malefícios do uso irracional e/ou em longo prazo quando não há condição orgânica e/ou indicação clínica que justifique o uso. O prêmio foi entregue durante a realização do Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária no Estado de Minas Gerais. Participaram do Congresso o Coordenador da Atenção PrimáriaWesley F. Romão Siqueira e Camila Rosa de Alvarenga, Psicóloga do NASF e co-autora do Projeto, representando os demais profissionais da equipe. O Projeto está sendo ampliado para outras equipes de Saúde segundo a demanda solicitada.

JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é mais do que uma anormalidade anatômica no trajeto da via aérea superior, pois se trata de uma doença sistêmica que, recentemente, foi associada à síndrome da resistência à insulina e à intolerância à glicose, à resistência à leptina, à redução da adiponectina, à desregulação do eixo-hipófise adrenal e à hiperatividade autonômica. Inúmeros estudos demonstram existir uma forte correlação entre o índice da apnéia/hipopnéia e o aumento do risco de sofrer de hipertensão arterial e de Dra. Claudia Aparecida de progressão para as demais Oliveira Machado doenças cardiovasculares Especialista em como as arritmias, a insuficiOdontopediatria em ência coronariana e cardíaca Ortopedia Funcional dos e o acidente vascular encefáliMaxilares co. Além do mais, os indivíduos Pos-graduação em Dor com a SAOS ainda correm um Orofacial e Disfunção risco maior de sofrer acidentes Temporomandibular automobilísticos e de trabalho devido a déficits de atenção, memória e função executiva. Os episódios de apnéia caracterizam-se pela cessação ou pela diminuição do fluxo respiratório. O sinal noturno dominante é o ronco, geralmente entrecortado por períodos de silêncio que costumam durar dos 10 aos 30 segundos. Pela manhã, o indivíduo se sente cansado e com a “boca seca”, e alguns se queixam de uma cefaléia que pode durar de uma a duas horas. O sintoma diurno mais importante é a sonolência excessiva, a qual se torna mais evidente quando o indivíduo está em situação relaxada. Podem apresentar ainda déficits neurocognitivos, irritabilidade, sintomas depressivos, ansiedade, cefaléia matinal, impotência sexual e alterações de personalidade. Os fatores predisponentes para se sofrer da SAOS são: a obesidade; pertencer ao gênero masculino; ter anormalidades craniofaciais como uma mandíbula pouco desenvolvida; ter aumentados o tecido mole e o linfóide da faringe; sofrer de obstrução nasal; possuir anormalidades endócrinas como o hipotireoidismo e a acromegalia; apresentar histórico familiar. A classificação do nível da gravidade da SAOS deve ser feita baseada nos seus índices polissonográficos. Simples medidas como a higiene do sono, o emagrecimento, a retirada das bebidas alcoólicas e de certas drogas (benzodiazepínicos, barbitúricos e narcóticos) e cuidados na posição de dormir são fundamentais no tratamento. Para casos severos indica-se o CPAP, que é um aparelho que gera e direciona um fluxo contínuo de ar, através de um tubo flexível, para uma máscara nasal firmemente aderida à face do indivíduo. Quando a pressão positiva passa através das narinas ocorre a dilatação de todo o trajeto da Via Aérea Superior (VAS). O fator que mais limita o seu uso é a sua não aceitação e adesão por parte do indivíduo. Para o tratamento do ronco primário, e o controle da SAOS leve e moderada ou para os casos graves que não aceitam o CPAP, os Aparelhos Intraorais (AIO) são indicados. O planejamento e colocação destes aparelhos são de competência do cirurgião dentista especializado. O mecanismo de ação destes aparelhos se baseia na extensão/distensão da via aérea superior pelo avanço da mandíbula. Essa distensão previne o colapso entre os tecidos da orofaringe e da base da língua, evitando o fechamento da Via Aérea Superior (VAS). Os aparelhos intraorais representam uma modalidade de tratamento não invasiva, têm um baixo custo, são reversíveis e de fácil confecção e vêm sendo cada vez mais utilizados e com sucesso!


08

JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

OPINIÃO

EM CIMA DA LINHA 3n2os

celiofgomes@gmail.com

a

Célio Gomes “A VALENTIA E A CORAGEM”! Já dizia certo Sábio: “O inimigo fica muito mais perigoso quando nada mais tem a perder”! Seguindo essa máxima, então não se deve de forma alguma subestimar um desafeto que foi praticamente massacrado, mas que ainda respira e convive com as tantas “sequelas” que se lhe foram deixadas... O Homem que tem sangue bom nas veias faz das suas cicatrizes os seus troféus, e nunca a razão do seu medo e covardia! O valente bate sem piedade, principalmente se o seu opositor está de alguma forma em inferioridade; Mas o corajoso sabe quando atacar e ataca de frente, mesmo se o inimigo apresenta-se aparentemente mais forte. O verdadeiro guerreiro luta pela liberdade a qualquer preço; Detém a coragem de enfrentar quaisquer situações de cabeça erguida e sempre preparado, “se preciso for”, para morrer com dignidade! O resto é só “um bando” de desonestos covardes, “entusiasmados” e movidos pelo momento de superioridade! “Mas que se borram” e se rendem ante a mera exigência ética e moral da própria vida em Sociedade Organizada... “MAIS PERDE QUE GANHA”! ETA MEU POVO QUE SOFRE! OBS.: “Imagem Ilustrativa”. A SERICITEXTIL S/A, Tecelagem de Seda, criada em 18/10/1960, tradicional Indústria Têxtil com cerca de 60 anos de existência; Iniciou suas atividades em Patrocínio no ano de 1979; Depois de uma paralisação no final de 1995 até Maio/1996, reiniciou as atividades em Junho daquele ano. Algum tempo depois do reinício contou com quase 70 Funcionários, (a maioria mulheres). A Produção do Tecido Cru de Seda Pura ia para a Tinturaria da Filial de Itaquaquecetuba - São Paulo, para os acabamentos finais e conseqüentemente a exportação. “Ia”! Porque há poucos meses encerrou suas atividades! Bem organizada, a Empresa mantinha até uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto! Hoje é mais um “vazio”, como tantos que nos causam preocupantes “incertezas”! Como perguntar não ofende: “Alguém sabe dizer se houve algum contato da nossa Administração Municipal com os Diretores dessa Empresa, se algum incentivo se lhe foi oferecido, etc. e tal”?! FINAL “PATROCÍNIO CRESCEU EM EXPANSÃO URBANA E ENCOLHEU NA QUALIDADE DE VIDA”! “Esticaram” novos Bairros para todos os lados, e o Povo continua convivendo com problemas crônicos, que parecem não ter mais fim... Caos na Saúde Pública, uma Segurança Pública que ainda não é condizente com o Município, uma Educação insegura, com “brigas freqüentes em alguns Estabelecimentos de Ensino, alunos constantemente agredidos e até assaltados nas proximidades dos mesmos”! O que deixa Pais preocupados e por aí vai... Faltam novas oportunidades de emprego e ao invés de se vislumbrar uma recuperação no Setor, várias Empresas continuam “fechando suas portas” para se instalar noutras Cidades... À espera de uma reação positiva do Governo Municipal, o que paira são ainda mais dúvidas, quando um Vereador declara de impacto: “Dinheiro não falta, Patrocínio precisa é de Gestão”! CAFIFA!!! Saibam mais acessando o Blog Em Cima da Linha: cfgomes.blogspot.com Até e fiquem com JESUS. À vista ou a prazo Aqui você tem Qualidade

MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA

Fones: (34) 3831-1048 Av. Faria Pereira, nº 2601 - Patrocínio - M.G.

Além das terras... temos história!... Wilson Fernandes Veloso Ele não foi o primeiro e, certamente, não será o último, a questionar-me sobre os motivos pelos quais e sempre que posso, estou evocando os nomes, os exemplos e fragmentos de vida de alguns dos nossos vultos do passado. A história de um povo, de uma cidade ou de uma nação não se faz de argila, nem de barro ou de ferro, mas principalmente, de vidas e de exemplos. Acabo de ler, com justificado empenho e entusiástico orgulho, o livro de autoria de Flávio de Almeida – “Patrocínio, no final da década de 20”. De leitura amena e bem cadenciada, ali estão, resumidamente, algumas histórias políticoadministrativos de figuras antológicas de nosso passado, recheadas de acontecimentos que sacudiram a vida pacata e patriarcal de nossa gente, naqueles idos tempos. E quando me refiro à “nossa gente”, lanço meus olhos para aquele passado que ficou já bem distante e jogo meus sonhos para o amanhã que começa hoje. Daquele “nossa gente” de ontem quase ninguém sobrevive. De muitos ou de quase todos, restam-nos seus exemplos de dignidade, de despreendimento, de zelo profissional, de amor à terra e de... imensas saudades! Hoje – muito diferente de ontem – nossa população se constitui, quase na sua totalidade, de formação cosmopolita – gente de várias origens e de multicores procedências. Atraídos pela fertilidade de nossas terras e pela exuberância

para alunos na rede pública Dia News Notícias - De 16 a 20 de dezembro de 2013, será destinado à matrícula para crianças e adolescentes que irão ingressar em escolas da rede pública (estadual e municipais) em 2014. Aqueles alunos que já fazem parte da rede pública e vão permanecer na mesma escola no próximo ano não participam desse procedimento. A vaga desse estudante na instituição é

de nosso clima, aportaram nestas plagas muitos agricultores, produtores rurais, empresários, trabalhadores e técnicos agrícolas, egressos do Paraná, São Paulo, Goiás, etc. Em aqui chegando, seus hábitos e costumes se amalgamaram aos de “nossa gente”, e dessa fusão ordeira e operosa, reacendeu-se o amaino da terra e em floração fecunda, as messes se tornaram fartas e dadivosas. Com a chegada dessa “nova gente” e com a mesclagem de seus labores, hoje nosso Município se constitui em uma referência no cultivo e na produção de cafés qualificados e, destacando-se, no cenário mineiro, como rico produtor de leite bovino. Essa “nova gente”, que aqui chegara, quase sorrateiramente, como nômades aventureiros, hoje se acha agasalhada no melhor de nosso aconchego sócio-econômico. De seu labor, tiramos, por empréstimo, suas tradições como cafeicultores, mas acima e além dessas técnicas, aurimolhes a dignidade, o amor à terra e a sociabilidade. É, exatamente visando a completar-lhes os liames de nosso melhor congraçamento que, vez por outra, e através das colunas deste Jornal de Patrocínio, lhes tenho convidado a conhecer um pouco de nossa história e de muitos de “nossa gente”, que, no passado ajudaram a construir o relicário de nossas tradições. Patrocínio tem história! Vale a pena conhecê-la... garantida e a renovação de matrícula é realizada em data definida pela própria escola. Documentação para matrícula Para efetuar a matrícula, os inscritos no Cadastramento Escolar, realizado entre 17 e 28 de junho deste ano, devem comparecer às escolas para a qual foram encaminhados munidos de conta de luz, certidão de nascimento e, no caso de transferência da rede particular, declaração ou histórico da escola de origem. Os inscritos que tiverem carteira de identidade deverão apresentá-la no ato da matrícula. Os cadastrados que não realizarem a matrícula no prazo previsto, serão encaminhados, posteriormente, para escolas onde houver vagas remanescentes. O mesmo será feito com os candidatos que não participaram do cadastro. Pais ou responsáveis que perderam o prazo do Cadastramento Escolar e querem fazer a matrícula de seus filhos devem procurar as Comissões Municipais de Cadastro e Matrícula, nas secretarias municipais de Educação. Seja para matrículas em escolas das redes municipais ou em escolas da rede estadual de ensino.

Horário comercial de Natal

Este horário esta dentro da Lei Municipal 4.652, de 28 de maio de 2013, devendo as empresas observarem também a legislação trabalhista. E conforme decreto de lei será ultrapassado no dia 22 de dezembro, domingo. Atrações na Praça - De 16 a 23 de dezembro haverá atrações na praça Santa Luzia e passeio do Papai Noel no horário de 13:00h às 16:00h nas ruas da cidade.

Dia 15 de dezembro acontecerá a Chegada do Papai Noel no Aeroporto, à partir das 15 horas, com distribuição de pipocas, algodão e balões para as crianças. Logo após haverá carreata até a praça Santa Luzia para inauguração da tradicional Casinha do Bom Velhinho. As ACIP/CDL convidam a todos para participarem das festividades.

150 alunos recebem certificados do Pronatec

Mais 150 jovens e adultos concluíram os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e

Emprego (Pronatec), por meio do Senai e Senac, sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. A cerimônia de formatura aconteceu terça-feira (3), às 18h, no auditório Geraldo Campos. Entre as turmas concluintes, estão as de auxiliar de pessoal,

inglês básico aplicado aos serviços turísticos, balconista de farmácia, cabeleireiro, auxiliar administrativo, inglês básico, garçom, eletricista instalador predial de baixa tensão e mecânico de máquina de usinagem..

IPVA DE 2014 teve redução de 5,8% Frota de veículos de Patrocínio é 42.740 e será recolhido de IPVA R$17.221.449,03. A Secretaria de Estado de Fazenda divulgou nesta segunda-feira (2) a tabela e a escala de pagamentos do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de 2014 de Minas Gerais. A escala de pagamento começa no dia 15 de janeiro de 2014 para os veículos com placas de final 1 e o contribuinte que decidir quitar o imposto

à vista terá 3% de desconto já a partir do dia 3 de dezembro de 2013. O IPVA de veículos movidos exclusivamente a álcool tem um desconto de 30% em relação ao mesmo veículo movido a gasolina. Outra novidade é a possibilidade de baixa de aplicativo gratuito para smartphones e tablets, que permite consultar o valor do IPVA, https:// p l a y. g o o g l e . c o m / s t o r e / a p ps / details?id=br.gov.mg.fazenda.ipvamobile&hl=ptBR, da Google Play


10

JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

SOCIAL

Gata da Semana

RÁPIDAS E CURTAS Todo mês de dezembro, me vem na lembrança a Loja do Jamal, Casa Facuri, Casa São Geraldo e Manuel Nunes, onde o Papai Noel ia buscar meu tão sonhado brinquedinho. Há não posso esquecer da lojinha do Sô Basto em Brejo Bonito, onde eu ficava namorando os carrinhos de plástico. Hoje, as crianças não colocam mais os sapatinhos atrás das portas, para que o bom velhinho deixe ali um brinquedinho. No dia de Natal pela manhã, as ruas ficavam cheias de crianças brincando com os brinquedos que ganharam. Que saudade!!! Por outro lado, me lembro muito bem da época em que trabalhei na Ràdio Difusora, onde durante do mês de dezembro tocava músicas natalinas em sua programação e no dia 25, exibia a tradicional cadeia de Natal, onde as empresas agradeciam dos clientes. É gosto de entrar na igreja de Santa Luzia e ver aquelas andorinhas voando sobre as pessoas. Na década de 60, quando mudei para Patrocínio, elas já davam espetáculo. Um momento de paz, acompanhado das bênçãos do Senhor. Você sabia, que a igreja Matriz foi inaugurada em 1936, a de Santa Luzia em 1941 e a de São Francisco em 1949. Bons tempos, belíssimas construções. Se tem uma pessoa mais que finíssima, esta pessoa é a Lurdinha Leonel. Ela, depois de aposentar no Banco do Brasil, dedica seu tempo aos animais abandonados.Um verdadeiro exemplo a ser seguido. Seria bom, se a prefeitura colocasse uma turma nas ruas para tampar alguns buracos que vem surgindo com a chuva.

Em frente ao supermercado Coopa tem duas crateras que cabem um botijão de gás. Aí vai uma alerta para diretoria pé queeennte. E os maus motoristas continuam parando em fila dupla em ruas movimentadas. Tá faltando caneta para multar. Uma multinha nesta época ajudava pagar o décimo terceiro dos funcionários públicos. Para sair do Bretas no horário das 6 horas da tarde, gastei quase 10 minutos, devido ao movimento da avenida que leva aos bairros Morada Nova, Eneias e Jardim sul. Tá passando da hora de colocar semáfaros na mesma. Patrocínio já conta com uma frota de quase 50 mil veículos, sendo que nossa sinalização é a mesma de quando havia cerca de 10 mil.

Toda Toda, ocupando a lista de mulheres bonitas de nossa cidade, Júlia Carvalho, vem dar um colorido especial a minha coluna desta semana. A gata, que estuda cafeicultura no Unicerp e Trabalha na Bebidas Marra é sobrinha da jornalista Leid Carvalho, Proprietária da Ràdio Modulo. Se você é gata e quer embelezar nosso jornal, pode entrar em contato comigo pelo fone 8817-3120.

Feliz aniversário

Parabéns para o Dr Wilson Fernandes Veloso, que amanhã, dia 8, estará comemorando mais um ano de vida. PAZ, SAÚDE E ALEGRIA, é o que desejo a ele. Está acontecendo na igreja Santa Luzia, a tradicional Festa em louvor a Santa milagrosa, que vai até o proximo dia 15. Todos os dias à noite, Santa Missa e movimento de barraquinha. Já no dia 8 de dezembro, será comemorado o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Que a virgem Santa venha trazer a paz para este mundo, que está cada dia pior, com as pessoas matando como se fosse em filmes de faroeste. A todos os nossos leitores, desejamos um santo final de semana e que Jesus esteja presente em todos os lares de nossa querida Patrocínio

D

Reinaldo,

com

a Esposa Zezinha e os filhos Henrique, Bárbara e Reinaldo Júnior. Sempre de bem com a vida comemorando o sucesso de suas Empresas, Ouro cerrado Palace Hotel, Minas Hotel, Supermercado dos Operários, Restaurante La Plasa Gril e Fazenda Santa Bárbara (Aluguel para festas), meu querido primo Reinaldo Jacinto estará comemorando mais um ano na segunda feira, 9 de dezembro. Já na terça feira, dia 10 é a vez do gente fina, Vicente Marra, proprietário da Conceituada Bebidas Marra. Fechando com chave de ouro, no dia 12 quem Tá ficando velhinho é o querido Zé binga, patriarca da rede NHAC, buffet e restaurante.

Tá ficando Velhinho? Esta semana, dedicado ao amigo Rubinho, filho do saudoso Hélio Rabelo e irmão dos amigos Zé Mauricio e Paulinho, do Frigorífico Aliança, que a partir de hoje, passa receber nosso jornal em seu escritório, no edificio Palmeiras. Se limpou arroz na máquina do Hélio Rabelo no alto da Estação. Se consertou carro com Adélio na chevrolet. Se foi cliente do Armazem do povo, do Sô Rubens Silva. Se foi flagrado pela lanterna do Barraca, no cine Patrocínio. Se correu do tião mudinho e da Arlinda doida. Se frequentou a casa da Sá Gia, na rua São Miguel. Se votou no Nonato Matias para vereador. Se tomou cuba libre, na Churrascaria

Labareda. Se alugou uma bicicleta rei Pelé 66, do Santinho. Se lembra dos padeiros entregando Pão em uma cesta de bambú. Se bricou de faroeste nos jardins da praça Santa Luzia. Se lembra do Toizim Mansur andando com seu inseparável guarda chuva. Se assistiu no PTC, a luta entre o Plutão e Rei Zulú. Se cortou cabelo tipo americano com o Xavante,ou com o Mirabel. Se comeu o famoso PF do Bar do Tide, composto de ovo, bife, arroz e feijão. Se hospedou na Pensão Calixto. Se lavou terno com o sô Nenem tintureiro. Se comprou o anel de formatura do Floriano Alves Nunes. lacerdavanderlei@yahoo.com.br


JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

11

SOCIAL

Sociedade Vip OFERECIMENTO:

A sua melhor opção em som, pneus, alarmes, ar condicionado, película. Fone: 3831-3366

Cuidar é preciso Mesmo com os preços do café em baixa, tem muitos produtores que estão reformando suas colhedeiras para a safra do ano que vem. Na empresa Apoio, do Empresário Tiãozinho, o galpão da oficina está super lotado. E olha Só, que vem gente de longe, a exemplo do cafeicultor, Maurício Zubiole, de Romaria.

PATROCÍNIO SEDIOU ENCONTRO DA AMM Quinta feira com a presença de 21 prefeitos, nossa cidade sediou uma importante reunião itinerante da associação mineira dos municípios, AMM. O evento contou ainda com a presença do vice governador Alberto Pinto Coelho e várias autoridades local e regional. Na oportunidade, foram discutidos assuntos de interesse dos municípios. Pela grandeza, deveria

ter contado com a presença de mais vereadores e também de nossos deputados, Silas e Deiró. Com 4 presidentes de Associação Regional de Municípios(Araxá, Patrocínio, Uberlândia e Uberaba), a presença de prefeitos foi abaixo da expectativa. No final, foi servido um delicioso almoço. Pelo Buffet Jamaica.

Promoção Mês de Dezembro de 2013 Tira Gosto: · Quibe Cru ..................................De R$ 14,20 Por R$ 9,95 · Lombo a Palito .............................De R$ 18,60 Por 13,00 Toninho Alberto

Andrada, (Prefeito Pinto Coelho, Dr.

de Barbacena e Presidente da AMM). Vice Lucas e Paulo Piau, prefeito de Uberaba

Governador

Café Ouro de Makena, presença marcante na reunião na AMM

Durante o evento, os empresários Thiago Miranda e José Carlos Dias colocaram um delicioso café Ouro de Makena para os convidados que compareceram no Catiguá Tênnis Clube. Quem tomou e fez vários elogios, foi o vice-governador Alberto Pinto Coelho, que foi servido por muita competência pela jovem Rayane. Na oportunidade, ele posou de garoto propaganda do café para o paparazzi Vanderlei Lacerda. Esta semana, a residência da amiga Cleide Brito esteve em festa com a comemoração do esposo Ari, do filho Xisto e do primeiro netinho, Otávio, que completou seu primeiro aninho.

Comemoração Tripla

Pratos: · Filé com Bróclois ...............De R$ 32,80 Por R$ 22,90 (serve uma pessoa) · Frango Xadrez......................De R$ 52,70 Por R$ 36,90 (serve duas pessoas) Massas: Talharim à Parisiense............De R$ 31,80 Por R$ 22,25

Segurança no campo Esta semana aconteceu, na sede do 46º Batalhão, uma importante reunião com todos os prefeitos da área de cobertura. Na ocasião, foi repassado a nova estratégia de policiamento na cidade e no campo, que agora está com mais de 18 pontos cadastrados C o r o n e l Jarbas, do Batalhão através de um nú- c o m a n d a n d e fazendo a entrega da mero identificador, que possibilita a chegada das viaturas com maior rapidez. Para isso, a PM colocou GPS nas viaturas para auxiliar os policiais na localização de locais onde estão ocorrendo alguma coisa. Hoje nosso batalhão é referência em todo o estado, sendo pioneiro neste tipo de policiamento com tecnologia, que auxilia muito no combate à criminalidade.


JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

13

POLICIAL

Deiro disse que as informações do vereador Cássio sobre o aumento da penitenciária são “furadas” Jânio Luiz O Deputado Estadual Deiró Marra informou que esteve reunido com os vereadores da sua bancada para tratar sobre o aumento da Penitenciária. Segundo o deputado, o Estado não definiu se a unidade de Patrocínio será aumentada e afirmou que o Cássio Remis está equivocado sobre o tema. De acordo com o deputado, as informações do vereador Cássio Remis, estão furadas. Ele ainda disse que não fez gestões políticas para o aumento da Penitenciária e lembrou que a unidade já existia em Patrocínio quando foi eleito deputado.

TENENTE CORONEL processa site Portilho

Rede de Fazendas Protegidas será implantada em outros NOVE municípios. http://www.portilhoonline.com.br/

Na tarde do dia 03 de dezembro de 2013, na sede do 46º BPM, ocorreu reunião a qual estavam presentes os prefeitos e representantes de todos os municípios que compõem a área do 46º BPM (Douradoquara, Iraí, Coromandel, Romaria, Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre, Monte Carmelo, Guimarânia e Abadia dos Dourados). Na ocasião, o senhor Comandante da Unidade Ten Cel PM Jarbas de Sousa Silva anunciou a nova metodologia de trabalho da Polícia Militar. A nova ferramenta anunciada tratase do mapeamento de toda zona rural através de imagens de satélite, assim cada propriedade rural foi identificada recebendo uma numeração única que facilitará a atividade policial uma vez que quando for necessário, qualquer pessoa para acionar a policia militar, apenas deverá repassar o numero identificador da fazenda não sendo necessário mais nenhum dado, portanto a viatura da Polícia Militar através do roteamento com GPS poderá chegar com mais rapidez ao local, Tal ferramenta foi bem debatida e o Conselho Comunitário

Moto furtada é recuperada pelo próprio dono Dia News Notícias - Um elemento utilizando uma chave de cano arrombou a porta do quarto do morador de um imóvel à Rua Silvestre Moreira, bairro Santa Terezinha e furtou um revólver Taurus com 06 munições intactas e uma caixa com 30 munições. A vítima apontou um suspeito, mas ele não foi localizado até o fechamento da ocorrência e rastreamentos estão sendo realizados. Renato Oliveira/Rádio Difusora

da Segurança de Patrocinio teve muitas dificuldades para coloca-lo em prática e teve a participação das cooperativas que possuia dados da rota de leite, mas foi preciso também autorizaçõd da CEMIG que detem a identificação dos relogios da fazendas. Em Patrocínio em fase de implantação, sendo que já foram confeccionadas 70% das placas de identificação e aproximadamente 45% delas já foram distribuídas. O objetivo da reunião foi de dar conhecimento às lideranças locais para que esse recurso possa ser expandido para todos os outros municípios da área. Inicialmente implantado em Patrocínio, já se tornou uma referência para todo o estado de Minas Gerais, inclusive estando em analise pelo Governo Estadual através do Estado Maior da Policia Militar. O projeto foi motivo de elogios pelos lideres municipais, que como já era esperado demonstraram todo apoio para a expansão em toda área.

Aumenta o indice de Veículos furtados Não temos as estatisticas, mas acompanhando o movimeto. O que mais vem acontecendo e na maioria dos BO’s são furtos de veículos. As vítimas relatam que havia deixado o veículo estacionado em frente da residência. O motivo pode ser as displicências dos motorista e quando os assaltantes são apreendidos os mesmo não ficam presos, sem punição, o s furtos e roubos aumentam. Em Patrocínio o fato virou rotina, furtam pra chegar em casa.

O site portilhoonline e a pessoa de José Maria Portilho Borges estão sendo processados pelo Tenente Coronel conforme processo 0131875-20.2013.8.13.0481 do Juizado Especial Civil Crime. Estas informações são de domínio público e este site também se sente no dever de informar situações judiciais que envolvem o veículo de comunicação. Sem censura é isto. Comunicar integralmente, sem filtrar, sem direcionar, sem isentar, sem omitir a informação que a sociedade precisa conhecer. O tenente coronel Jarbas se sentiu ofendido e humilhado pelas matérias publicadas no site com respeito a polícia militar. Pediu indenização por danos morais no valor de 40 salários mínimos e também a proibição do site de veicular ou publicar novas matérias sobre a polícia militar. 40 salários mínimos são exatamente R$ 27.120,00. O tenente coronel Jarbas tem todo o direito de buscar amparo judicial por se sentir ofendido e humilhado. Também tem direito a sociedade de pedir maior competência da polícia militar na prestação do serviço de segurança pública. Esta tarefa está nas mãos do comando e o cidadão se queixa da ausência de amparo policial nas áreas mais afastadas do centro. Queixa-se pela intensa campanha de multas e abordagem de veículos gerando vultosas quantias para o município. Queixa-se pela baixa eficiência em coibir e desmantelar as quadrilhas de tráficos de drogas atuantes no município; Se queixam pela pouca atenção dada às populações rurais, vítimas mudas e inocentes de bandidos. Populações que sabem que não terão socorro policial a tempo quando solicitado e, possivelmente, sofrerão violências conforme a vontade do bandido: roubos, espancamentos, torturas, estupros, mortes. A sociedade paga alta tributação para custear todo o poder público, inclusive pagar o excelente salário do tenente coronel. Muito dinheiro que o cidadão espera ser bem utilizado e revertido para a própria sociedade. Sugerimos ao tenente coronel que, caso tenha êxito neste processo, doe os R$27.100,00 de indenização para as famílias desamparadas, vítimas de criminosos que mataram um pai de família quando a polícia militar, atarefada com outras ocorrências, não pode prestar a segurança que todo cidadão tem direito. Reitero: O site portilhoonline não bate continência para coronel nenhum!! Pois não é órgão de imprensa militar e todos os cidadãos são tratados com o mesmo respeito. VOLTA A REAFIRMAR! RESPEITO SIM A HIERARQUIA POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS. A luta continuará, processos não me intimidará jamais, principalmente partido da patente “tenente coronel”!


JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

POLITICA

Vereadores da base rejeitam contas do ex-prefeito Júlio Elias Fonte: Módulo FM/ Nove vereadores, a maioria da base do governo municipal, acompanharam o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e rejeitaram as contas do Ex-prefeito Júlio Elias no ano de 2005. Júlio Elias pode sofrer sanções, dentro elas a impossi-bilidade de candidatar por mais 8 anos. Apesar do prévio parecer contrário do Tribunal de Contas, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Patrocínio sugeria a aprovação integral das contas referidas. A comissão formada pelos vereadores Carlos Alberto Silva, Thiago Malagoli e Greyce Elias que entenderam que a conclusão técnica do Tribunal de Contas foi equivocada por acreditar que

todos os limites constitucionais foram obedecidos. Entretanto, ao ser colocado em votação, o projeto de decreto legislativo foi rejeitado por 9 dos 15 vereadores (Cássio Remis, José de Arimatéia, Marcilene Jacinto,José Roberto dos Santos, Fábio de Paulo, José Renaldo, Adriana de Paula, Marly Ávila e Marco Antônio) . E portanto seguiu-se o parecer do Tribunal de Contas que rejeita as contas do Ex-prefeito Júlio Elias. Apenas quatro vereadores os integrantes da comissão e Joel Carvalho) votaram na rejeitaçãodo parecer do Tribunal de Contas e aprovavam as contas do Ex-prefeito. E tiveram duas abstenções feitas pelos vereadores Humberto Donizete Ferreira e Neuza Mendes.

Cássio diz que Câmara vez justiça Após a votação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Cássio Remis afirmou que a “casa fez justiça ao zelar do dinheiro do erário público, ao manter o parecer do TC”, O presidente ainda criticou a relatora do projeto, vereadora Greyce Elias, por ter segundo ele tentado suberverter a decisão do TCE-MG por motivos pessoais e politicos, ignorando completamente todas as questões jurídicas envolvidas.

Fotos: Cássio Dias

A REPROVAÇÃO Baseia-se no uso de algo em torno de 10 milhões de reais pelo ex-prefeito sem ‘cobertura legal’, ou seja, sem autorização do Legislativo e nem comprovação documental da aplicação deste valor.

16 anos fora A REPROVAÇÃO das contas de Júlio César Elias Cardoso, exercício de 2005, pode agregar ao ex-prefeito mais 8 anos de afastamento em concorrer cargo político. E há uma recente condenação na justiça (também de 8 anos) por improbidade administrativa. Segundo o sitemaisum, Júlio Elias atualmente com 54 anos, o ex-prefeito 93/96 e 2005/2008 só poderá voltar a disputar uma eleição após completar 70 anos.

Betinho está mal informado Segundo o vice-prefeito Betinho, o deputado Deiró Marra, orientou sua bancada na Câmara Municipal a votar contra a aprovação das contas e ainda disse que este assunto também não cabe ao deputado. Em entrevista ao Jornal da Módulo FM, o deputado Deiró Marra, disse que o vice-prefeito é mal informado e que ele deve cuidar da sua administração, que está muito a desejar, com falta de investimentos na saúde e outros assuntos. Deiró à reportagem do JP, afirmou que teve reunido com seus vereadores de apoio e tratou de vários assuntos e quanto a este fato, deixou claro que os vereadores são livres, tanto é, que quem votou em massa contra as conta de Júlio Elias foi a ala do governo municipal, ou seja , foram influenciados pelo vice prefeito Betinho. O resultado que sei, é que três de

Betinho teve as contas rejeitadas pelo TCE e as contas foram aprovadas Segundo a vereadora Greyce Elias, por apenas duas vezes na história da Câmara Municipal de Patrocínio, ocorreu um fato no mínimo inusitado: com relação à prestação de contas. As contas de 2004 do então Prefeito,Roberto Queiroz do Nascimento e a prestação de contas de 2005 do Ex-Prefeito Júlio Cesar Elias Cardoso,todas tiveram como parecer pela rejeição das contas de ambos. .No apagar das luzes de 2012, os vereadores da época e que foram reeleitos, Cássio, Salitre, Ari, Marcilene, Joel e Bebé REJEITARAM o parecer do Tribunal de Contas de MG e opinaram pela rejeição das contas de Betinho, e as APROVARAM. Terca-feira a (03/12), o contrário aconteceu: a maioria da Câmara Municipal – 9 vereadores acharam por bem ACATAR cegamente Parecer do Tribunal de Contas, e reprovaram as contas de 2005, de Júlio Elias

nossos aliados votaram a favor de Júlio Elias, dois abstiveram e apenas um foi contra. Orientamos, discutimos o fato, mas não impus, ficaram livre, tanto é que o resultado foi este.

Dois pesos e duas medidas!

Com um discurso prolixo e politiqueiro, que nos remete a um coronelismo arcaico e desmedido para tão pouca idade, foi exaltada a importância do Parecer do Tribunal de Contas como algo incontestável e indiscutível!! Se assim fosse, não haveria a obrigatoriedade de submeter tal parecer à Câmara; se existe prerrogativa de discutir um Parecer é porque no estado democrático de direito cabe ao Legislativo rever, levantar falhas, apontar distorções, aprovar ou reprovar o mesmo!! Tanto que a Câmara Municipal de Patrocínio assumiu, nestes casos citados, duas posições diferentes acerca de matéria similar. Por isto, o Parecer deve ser submetido à Câmara, que é um poder constituído e em nenhum momento menos importante que o Tribunal de Contas. Muito menos instância superior, a história política no Brasil, os porões de nossos tribunais não nos permitem ser tão simplórios e otimistas. Assim se compreende o regime democrático que vivemos!!! A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal agiu tecnicamente, sendo orientada pela própria Câmara e setores jurídicos de apoio. Simplesmente criticá-la por não estar de acordo com o “desejo” questionável de alguns, é um assassinato à democracia e às instâncias constituídas para representar seu povo. Uma lástima!!! Enfim assistimos à desinteligência, subserviência ao poder e autoritarismo de quem não gosta de discutir, prefere acatar e criticar o que lhe convém, característica de um camaleão. Mas, para felicidade da nação, somos também contemplados, através da democracia, pelo voto, com a alternância do poder e “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe” em nenhuma encarnação. Graças a Deus!

15


JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

Quero alugar Kitnet ou meia agua, ns proximidades central Tr. 91434295

Venda de casas Cômodo Comercial e Residencial na AV Brasil Nº 1.305, no B. Serra Negra, área construída 80 m2 do comercio, 150 m 2 da Residência, área terreno 250 m2 e 01 lote ao lado do comercio com área de 250 m2 todo cercado R$ 280.000,00 ( Aceita Proposta ) OBS: Vendo separado. C- 69 – Jardim Ipiranga, 01 Barracão com aproximadamente 280 m2 de construção, com WC e escritório, Ótima Localização. R$ 250.000,00 Aceita-se negociação. C-0035 –Patronato - Casa com 3 qrtos (sendo 3 suíte), sala, copa, coz., WC social, área de festa, garagem para 2 carros. Ótimo preço. C- 1122. Nossa Senhora de Fátima, Apto com 03 Qrtos sendo um suíte, Sala, WC Social, Coz., Área de Serviço Garagem, Ótima Localização. Ótimo Preço, venha conferir.

com 02 qrtos, sala, coz., WC social, área de serviço, garagem. Venha conferir. C-1505- Sobrado B. São Cristovão com 02 Qrtos sendo 02 suítes, Sala, Lavabo, Coz., área de Serviço e Garagem P/02 Carros. Condomínio Ri viera. C- 170 B. Santo Antonio - Apto com 02 Qrtos, Sala, Coz., WC Social, Área de Serviço e Garagem. Preço R$ 105.000,00. Venho Conferir. C- 171 B. Morada Nova I Apto Com 03 Qrtos sendo um suíte, Sala/Copa, Coz. c/ armários, WC Social, área de Serviço e Garagem P/02 Carros, Ótima Localização, Venha Conferir. C- 175 B. Nossa Senhora de Fátima, Residência com Lote medindo cerca de 380 m2 casa com 03 Qrtos, Sala, WC Social, Coz., Área de Serviço e Garagem. Ótima Localização, Venha Conferir.

C-0667 – Vila Constantino - Apto com 3 qrtos (sendo l suíte), sala/copa, coz., garagem, área serviço. Venha conferir.

C-000180- Centro- Apto com 3 qrtos(sendo 1 suite), sala, coz./sala jantar, garagem. Venha fazer uma visita.

C-00075 - Morada Nova I - Casa com 3 qrtos(sendo 1 suite), sala, copa, coz., WC social, garagem p/ 2 carros. Ótimo preço e localização. Negócio de ocasião.

C-000220- Guimarânia- Casa com 02 qrtos, sala, coz., WC social, garagem, localizada próximo da praça da Igreja, lote com 496,00m2. Ótimo preço. Venha fazer uma visita.

C-00080 - Morada Nova (PC)– Casa com 3 qrtos, sala, copa/coz., varanda, garagem. Venha conferir.

Fazenda / Sítio

C-00081- Jardim Ypiranga- casa com 3 qrtos, sala, coz., WC social, garagem. Ótima localização. Venha conferir. C-00085- Vila Constantino - casa com 3 qrtos, sala, coz., WC social, garagem. Negócio de oportunidade. Venha conferir. C-00090 – Cidade Jardim -Casa c/3 qrtos (sendo 1 suítes), sala, copa, coz., WC social, garagem para 2 carros, área festa. Negócio de oportunidade. C-00092- Dona Diva II- Casa qrtos(sendo 1 suite), sala, coz.,varanda, garagem, WC área festa. Ótima localização. conferir.

com 3 copa, social, Venha

C-00095 - Sala comercial no centro Ótimo negócio, venha conferir. C-00099 - Morada Nova(BR) – Casa com 3 qrtos, copa, sala, coz., WC social, lavanderia, garagem. Ótima localização. Negócio de oportunidade. C- 13 AP 13 Condomínio Serra Dourada- Apto com 02 Qrtos, Sala, WC Social, Coz. e Garagem. Ótimo Preço. Venha Conferir.

C-00030 – Sítio 11,00(L), excelente,Venha conferir.

área

C-00045 - Chácara represa – Ótimo negócio. Venha conferir. C-0055- Sitio 22,0 há(represa) ótima localização, planta 8,0ha lavoura de café, negócio de oportunidade, venha agendar uma visita. Venda de Lotes: C-0065 – São Lucas - Lote ótima localização. Venha conferir. C-0080 – Morada Nova I- Lote – Ótima localização. Venha conferir. C-1101- Marciano Brandão com 600 m2, Ótima Localização. C-0090 – São Vicente – Lote ótima localização próximo Rotatória da Faculdade. Venha conferir. C-0091 – Lote Jardim Ypiranga- ótima localização.Venha conferir. C-00100- Lote Cidade Jardim- Ótima localização. Venha conferir. C- 102 Lote B. São Judas Tadeu 270 m2 todo cercado. Venha Conferir. C- 103 Lote B. Nações 300 m2.

C-000160- Condomínio Por do Sol- Apto

Donizete Corretor de Imóveis / Perito Avaliador Imobiliário CRECI - MG F = 23.496

COMPRA - VENDA - PERMUTA

Vendo área de 545m2, morada nova 2 , Otima Localização, falta muro apena na frente.Tr. 92637724 Tim. Vendo terreno bairro Morada Nova 2, otima Localização, murada em (L) parte alta do bairro. Tr. 9263-7724- Tim. Aluga-se quartos no centro, lage, garagem , etc. Interessados ligar 9152-8260 Vende-se Armário 04 portas para pasta suspensa semi novo. 01 impressora matricial LX300+ Semi nova completa. Tr. 8888-5500 Vende-se - Unai - Gleba de Terra 264ha localizada Fazenda Fala Verdade a frente do asfalto, 40km da cidade. Tr (34)8812-3224 / (61)8138-0340. Aluga-se no centro, um quarto grande com banheiro; armário no banheiro, banheira de hidromassagem, mobiliada ou não etc.. Valor a combinar. Interessados ligar: 9152-8260 VENDE-SE - 2 Casas Novas no Bairro Enéas Aguiar - Chegou a hora de realizar o seu sonho! Com acabamentos de primeira incluindo cozinha americana com bancada, banheiro com pia de sobrepor e toda murada com fachadas modernas, localizada no inicio do bairro, próximo a escola e posto de saúde. Preço: 130 mil cada. Condições: Pego carro ou moto em parte do pagamento. Tratar direto com proprietário: 8836.9218 Oi 9804.0603 Vivo. VENDE-SE Lote Lago Azul, Rodovia 32. Patrocínio.de 1.144 m2 (13 metros de frente/fundo e 88 metros nas laterais), sendo 450m2 de area de preservação ambiental e o restante de 694 m2 util para construções e lazer. Fica no fundo da represa. Possui luz na frente do lote. TR. 9135446032174060 32174088 - Kleber Faço acompanhamento de pessoas ao Hospital do Cancêr em Barretos. Interessados ligar nos tels: 88492660 (OI) e 99216333 (VIVO), falar com Wanessa. Vende-se casa na entrada do bairro Dona Diva, 136m2, dois

IMÓVEIS/VENDA

* Casa com 3 quartos, lage, WC, sala, cozinha azulejada até o teto, garagem, área de lazer, piscina, quintal em ardósia, piso todo em cerâmica, toda murada, portão eletrônico, bairro morada nova, Patrocínio/MG.

300,00 m2, bem localizado.

APARTAMENTOS:

* Lotes no bairro morada do sol( Antigo aeroporto), com 300,00 m2 ou mais, venda avista ou parcelado, sendo entrada e o restante em até 36 parcelas mensais com acréscimo.

* Apartamento novo no 3o piso, com 3 quartos, suíte, sala, cozinha, área de serviço, sacada, 2 vagas de garagem , elevador, ótima localização, Patrocínio/MG. Pagamento dividido em 3 parcelas. * Apartamento novo, área central da Cidade, com 3 quartos, suíte, sala, copa, cozinha, área de serviço, sacada, 2 vagas de garagem, elevador, Patrocínio/MG; LOTES: * Lote no bairro Ipiranga, com

CLASSIFICADOS JP quartos, banheiro social, sala, cozinha, garagem, varandas e área de lazer. Cerca eletrica e portão eletrônico. Valor 240.000,00. Tratar fone 88828882 ou 8855-5588 Vende-se Vectra preto, ano 2007. Tr. (34)8861-1531 / 9143-9923 Vendo S-10 2006/2006, a diesel 4x2 executive, cor preta, banco de couro. Documentos 2013 pagos. Valor R$ 43.000,00 (quarenta e três mil reais). Tratar pelos telefones 9236-355 tim, 9984-5599 vivo ou 3831-6563. Alugo ou arrendo uma área de mais ou menos 35 hectares para plantio de lavoura, fica na região da Catiara, com água. Tratar 91528260 Área para plantio - senhor aponsentado, ou outra pessoa que queira área para plantio de verduras, mandioca, pé-depimenta, etc. Tenho 3 à 5 hectares e muita água. Tratar 9152-8260 Vende-se lote 660m2. Bairro: São Lucas. Tr. 9125-1630 Vende-se lote 660m2. Bairro São Lucas. Tr. 9125-1630 Vendo apto em Belo Horizonte, mobiliado, 2 quartos, 2 vagas de garagem paralelas. Sob pilotis, 2 elevadores, salão de festa montado, comércio próximo, ótimo preço - Maiores informações fone (34)8859-2901 Vende-se Smartphone Samsung Galaxy Y novo Desbloqueado Prata - Android Processador 832MHz Tela Touch 3" Câmera 2MP 3G Wi-Fi Cartão Micro SD 2GB (034)8811-7830 FAZENDA COM 189 HECTARES - Vende-se em partes menores, possuí 2 nascentes e 1 córrego, altitude de 1.000 metros, 3 casas e energia elétrica. R$ 15.000,00 por hectare. Compra e Venda de Fazendas. Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. São mais de 100 fazendas a venda, entre em contato e confira outras fazendas.Douglas Humberto de Jesus - Corretor de Imóveis CRECI MGF 16.802 (34)9111.9961/(34)3517.2288 Avenida Rui Barbosa, 706, Loja 3 B, Centro - Shopping Center Ouro Verde.

RANCHOS RIVIERA DO LAGO Aqui a natureza apresenta o seu espetáculo! Ranchos com 800m² a 6.000 m² com 20% de entrada e restante parcelado. Confira maiores detalhes: 8836.9218 Oi 9804.0603 Vivo. CRECI MGF 16.802. Vendo agio de Corsa Classic ls iii, cor prata, 4 portas, trava e alarme ar quente, motor 1.0 VHC flex, 42 mmil km rodado. Todo revisado na Casa Cruzeiro / Ano 2010 modelo 2011. Manual, com chave reserva, rabicho traseiro. Já foi pago um valor de R$11.900 e vendo agio no valor de R$8.000 e mais 38 parcelas de R$507,00. Falar com Rafael: (34)8824-6678 oi / (34)9267*3797 tim. Vende-se Tipo prata ano 94-95 no valor de R$4.000,00. Tr. 881-5065 / 3831-6561

* Lote no bairro Nações, com 300,00 m2, bem localizado * Lote comercial na Av. Faria Pereira, bairro nações, bem localizado.

* Tenho condições de conseguir lotes no centro ou em bairros de nossa Cidade, basta entrar em contato. FAZENDAS/SÍTIOS * Fazenda com 72,00 há, sede, curral, barracão, etc, própria para lavoura e criação de animais, município de Patrocínio/MG.

* Fazenda com 35,00 há, a 15km da Cidade. planta 20,00 há em café município de Patrocínio/MG * Fazenda com 44,00 há, a 35 km da cidade, planta 30,00 há em café, Municipio de Patrocínio/MG * Fazenda com 30,00 há, sendo 8,00 há em lavoura de café, estrutura para atividade leiteira, ótima sede, município de Patrocínio/MG *Fazenda com 80,00 há, sede, própria para criação de gado, Município de Patrocínio/MG * Fazenda com 260,00 há, própria para pecuária e plantio de eucalípto, sede e currais em ótimo estado de conservação, córrego, Município de Patos de Minas/MG, á 55 km de Patrocínio, 31 km de asfalto e 24 km de terra, négocio de oportunidade, vr. R$1.200.000,00

2049 - Vende-se pampa 1.8 AP, ano 92. r. 3831-2598/88190545 Alugo espaço para publicidade (1.80x4.00 metros). Praça Santa Luzia. Tratar 8862-8707 oi / 92008700 tim 2047 - Vendo moto honda Shadow 750, 2011/2011, preta, novíssima, com 6000 km rodados. Tr. com Geraldo 9984-2980 2047 – Alugo casa com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem, lavanderia coberta. Alamedas das Perobas, 204 – Bairro Morada Nova. Valor: R$ 678,00. Tr. com Geraldo 9984-2980 (vivo). 2047 - Vende-se um comércio sendo uma loja com 5 partileiras conjugadas com araras, com roupas infatil e adultos. Valor a combinar. Tratar no telefone 9906-0788.

Vende-se Pálio 1.0 2009/2010 verde oliva, com direção hidraúlica, trava, alarme e som, no valor de R$20.000,00. Tr. (34)9822-0403 / (34)8882-4475

2052 - Aluga-se sala nº601, no Edíficio Palmeiras, em frente à Praça Santa Luzia. Valor: R$500,00. Tr. 3831-2945 / 99832945

Curso de exportação de eletrônicos, vestuários e calçados Originais ou Similares da china! Com Gilber Eletro, Cinco anos de experiência no mercado! Ganhe até 5 mil reais por mês trabalho em casa na cidade de Patrocínio MG ! Você pode até ganhar mais! Informações sobre o curso (34) 8811-7830 Gilber Barros. VALOR DO CURSO 700 REAIS Á VISTA

2052 - Vende-se 21ha de terra, na comunidade Moreira à 30 km de Patrocínio, fazenda Santo Antônio. Possui Barracão com garagem, casa de caseiro e casa nova (1ª morada). Terra de Cultura. Valor: R$520 mil. Tr. 88992704 Carlos

Vende-se ágio de uma sala comercial em Uberlândia (Prédio em construção) próximo ao noso Fórum. Rua Floriano, trecho entre as ruas Rio de Janeiro/São Paulo. Informações: (34)8846-2641 Ótimo investimento. Vende-se fogão semi-novo, com 4 bocas, à gás. Valor: R$200,00. Tr. na rua Cassimiro Santos, 1023 ou pelo fone 3831-26 2044 - Vende-se uma casa, sala, cozinha, banheiro, 3 quartos, piso, ceramica. B. Olimpio Nunes. Tratar Tel. 3831-2756 2044 - Vende-se um gol G4 prata ano 2006 AP; com direção e ar. Tratar Ronaldo 8839-7628

IMÓVEIS/VENDA

CASAS: SCI – 56 – Casa na Rua Pres. Vargas, ao lado da Traíras Filé, 134,50m2 de á. const – Terreno = 288,60m2 SCI 48 – Casa na Av. João Alves do Nascimento, Centro – terreno 894m2 – Área const 445m2, amplo jardim, 05 quartos c/armários, 1ª suíte, 2banheiros , lavabo, sala TV, sala música, sala c/m 03 ambientes, lavanderia, área churrasqueira, 06 vagas/garagem. SCI 50 – Casa na Rua Gervásio Marques, (frente a lateral do Tiro de Guerra). Área do Terreno 9 x 24 = 216m2 – Área Cons 74m2. SCI 59 – Casa na Rua Quintiliano Alves – Centro - Terreno 545,60m2 – Á. Const. 347,10m2 – 4 quartos/ armários - closet – 03 suítes – garagem 04 vagas – sala TV – sala estar – portão eletrônico – cerca elétrica - Parte/baixo: varanda – sala jantar – sala – cozinha/armário – banheiro – despensa – lavabo – A. de serv. – aquecimento solar – piscina - Ótimo estado de

2049 - Vende-se parati 1.6 AP, ano 95, azul. Tr. 3831-2598/ 8819-0545

Vende-se Savairo 1.6, vermelha 2011/2012, com vidro e trava e alarme, direção e som no valor de R$27.000,00. Tr. (34)9822-0403 / (34)8882-4475.

Fone: (34)3831-2190 (oi) Cel.: (34)9956.2190 (vivo) / (34)9212-7831 (tim)

Rua Elmiro Alves do Nascimento, 228 - Sala 02, 1º Andar - Centro - Patrocínio/MG - Email: donizete.corretor@yahoo.com.br CASAS:

17

CLASSIFICADO

conservação. SCI - 63 - Casa na Av. Jacinto Barbosa, próximo a Rua Presidente Vargas – B São Francisco – Área do Terreno 358m2 - Área Construída 248,58m2 – Garagem 01 + 02 – sala – copa – cozinha – banheiro social – 02 suítes c/armários – 01 quarto – closet varanda p/acesso a edícula - edícula com cozinha – sala – banheiro – quarto – área de serviço – churrasqueira - aquecedor solar nas duas suítes. SCI - 64 - Casa na Av. Jacinto Barbosa, – Bairro São Francisco: garagem 01 + 01 – sala – escritório – copa – cozinha c/armários – sala TV – 03 quartos sendo um 01 suíte – closet – área de serviço – churrasqueira. SCI 66 – Sala no Edifício Vila Rica – Área privativa 38,88m2 – 5º Pavimento. APARTAMENTOS SCI 10 – APARTAMENTO/NOVO

2052 - Vende-se lote de terreno, com casa de 5 comodos no . Com 70m2 - área de 360m2. Tr, 38312946 / 9108-1055

LOTEAMENTO NEW GOLDEN PARK - Traz um conceito inovador onde todas as praças são construídas pela própria loteadora. Contemplando playground, espaço zen, área fitness e câmeras de segurança por todo o bairro. Pequena entrada e restante parcelado. Adquira já o seu: 8836.9218 Oi - 9804.0603 Vivo. CRECI MGF 16.802.

na Rua Irmã Renê(perto do Patronato), 03 quartos(1 suíte), sala, copa, coz. área de serviço, sacada, garagem 02 vagas. Opção Térreo e Cobertura. LOTES: SCI 43 – Lote na Al dos Ingás, bairro Dona Diva, medindo 12,20m de frente, 24,70 pelas laterais, com área total de 301,34m2. SCI 49 – Lote na Av. Faria Pereira, ao lado da Ferragens Terra Rica – 12 x 45 = 540m2. SCI 53 – Lote na Rua Gervásio Marques(faz fundo com a Av. Benedito Romão de Melo) – 530,91m2 - a poucos metros da Av. Rui Barbosa. SCI 54 – Lote na Av. José Amando de Queiroz(ref. ao lado da Status Móveis) 20 x 44,35 = 869,40m2 SCI 55 – Lote na R. Ml Floriano esquina com R. Pe Eustáquio, CIDADE JARDIM, área total 407m2. *SCI - 67 - Lote na Rua Infante Vieira, frente para Rodoviária com Área total de 10 x 20 = 200m2 BARRACÃO SCI 62 - Barracão na Rua Cassimiro Santos, Centro – Área do Terreno 280m2 – Área construída 260m2


18

DIVERSOS

COOPERATIVAS, FORTUNAS QUE SAEM DO CAMPO. Alan Soares de Carvalho

A crise da cafeicultura brasileira não deve ser encarada como um breve momento negativo na atividade. Há informações sobre este mercado que demonstram claramente que periodicamente as cotações do café aumentam muito e logo depois despencam, provocando o fenômeno que hoje assistimos. Com toda a certeza, os grandes beneficiados desta dinâmica de mercado são os bancos e empresas multinacionais produtoras de adubos, defensivos e máquinas agrícolas. Sem nenhum pudor, aumentam sistematicamente os preçosde seus produtos para atingir apenas dois objetivos: - conquistar maior participação de mer-

cado e obter lucros cada vez maiores. As cooperativas agropecuárias surgiram para unir forças entre produtores rurais, obtendo melhores preços na compra de insumos e garantindo maior renda na venda de suas produções. Ou seja, as cooperativas deveriam proteger seus associados e famílias do mercado capitalista selvagem, além de proporcionar-lhes condições para o desenvolvimento sustentado de sua atividade. O poder de compra das cooperativas é uma das grandes vantagens competitivas deste segmento. Conseguem negociar junto às multinacionais preços bem atraentes para grandes quantidades de produtos. Uma cooperativa que adquire 30 ou 40.000 toneladas de adubos para fornecer aos associados consegue preço bem melhor

que uma revenda comum que adquire 400 toneladas. Boa parte das cooperativas têm aumentado consideravelmente seu faturamento anual em virtude do bom momento vivido no agronegócio brasileiro; contudo, os sócios proprietários, na maioria das vezes, estão pagando preços iguais ou superiores aos praticados pelas revendas, que sempre colocam o lucro como o grande objetivo do negócio. Aparentemente, cooperativas estão se transformando em revendas comerciais comandadas por funcionários, apoiados por seus diretores. A filosofia cooperativista parece ter sido posta de lado, tornando-se incompatível com as atuais operações mercantilistas. A consequência direta desta conduta é o empobrecimento dos produtores, que

não podem reduzir tratamentos nas lavouras, sob pena de perderem a vitalidade e produtividade do seu negócio. A crise do café mostra também que não adianta só rezar e esperar que o mercado ofereça preços animadores após a colheita; cabe aos produtores rurais exigir do governo federal a redução e o tabelamento dos preços de insumos e máquinas agrícolas, bem como exigir das cooperativas que ofereçam preços melhores que o mercado, pois cooperado é dono do negócio e não pode pagar mais caro.Afinal de contas, quem enriquece as empresas e carrega o país nas costas são estes heróis, que só tem a chuva e o sol como testemunhas de seu sofrimento. --------------------------------Produtor rural e Administrador de empresas alanscarvalho@live.com

MEC pré-seleciona cidades para curso de Medicina; PTC fora maium online/Agência Estado) O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terçafeira (03), a lista de 42 cidades pré-selecionadas para receber cursos de medicina, iniciativa que também faz parte do Programa Mais Médicos. Mais de 200 localidades se inscreveram para receber graduações de medicina em instituições de ensino superior privado nos territórios. Patrocínio foi uma das cidades inscritas, mas... Requisitos Para serem selecionadas na primeira etapa, as cidades deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não serem capitais e não contarem com graduação de medicina. Na segunda fase, as localidades deverão cumprir requisitos de infraestrutura, como presença de hospital de ensino, número de leitos e programas de residência. Há ainda uma terceira etapa, em que o MEC analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde da cidade. O resultado final

da seleção será divulgado pela pasta no dia 20. As cidades de Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

MED CENTER INOVA E REALIZA CIRURGIA PARA “TRATAMENTO DE EPILEPSIA” Patrocínio pode se orgulhar! Na última quinta-feira, foi realizada mais uma cirurgia de retirada de tumor cerebral, desta vez para tratamento de Epilepsia, no Hospital Med Center. O médico neurocirurgião, Dr. Guilherme Augusto Leonel Magalhães, afirma que este tipo de cirurgia, hoje em dia, realizada somente nos grandes centros, consiste num tratamento cirúrgico inovador, complexo, onde se remove o foco epiléptico e bloqueia inicialmente a propagação da crise. Segundo o neurocirurgião, responsável pelo caso, a cirurgia só foi possível, porque contamos hoje no Hospital Med Center com um centro cirúrgico bem equipado, equipamentos de alta tecnologia como microscópio de ultima geração, neuronavegador e aspirador ultrassônico. Além disso, o Med Center conta com a Unidade de Terapia Intensiva, para que se tenha maior segurança no reestabelecimento do paciente. “A realização de um procedimento de altíssima complexidade como este tipo de cirurgia, se deve à estrutura oferecida pelo Hospital Med Center. A utilização do neuronavegador, que funciona como um GPS, é de suma

importância para cirurgia de tumores profundos do cérebro porque define com exatidão milimétrica, no momento da cirurgia, a posição das estruturas que devem ser abordadas durante o ato cirúrgico, de estruturas que devem ser evitadas, assim evitando sequelas ao paciente. Com o aspirador ultrassônico e o microscópio cirúrgico, conseguimos separar o tecido tumoral com o mínimo de lesão possível do tecido cerebral normal, evitando assim as temíveis sequelas durante a cirurgia craniana”, afirma o Dr. Guilherme Magalhães. Após a cirurgia, a paciente ficou internada apenas 1ª Foto: Paciente após 12 horas da 02 dias, o que reforça o Cirurgia - 2ª Foto: Paciente recebendo sucesso da operação. alta 02 dias após a Cirurgia Segundo depoimento da paciente Suely, a mesma referiu ter todo tempo ao lado de seus optado por fazer a cirurgia em familiares. Ela referiu estar muito Patrocínio pelo fato de residir aqui, satisfeita com o resultado. “Não tive e termos profissionais altamente nenhuma intercorrência, estou qualificados. Isto lhe deu segu- muito bem e só tenho a agradecer rança! Além disso, ela pôde estar a toda equipe por tudo!”

JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013


JORNAL DE PATROCÍNIO 07/12/2013

19

OFICIAL

EDITAIS DE PROTESTO

SEMANA GREYCE ELIAS

Encontram-se neste SERVIÇO REGISTRAL DE PROTESTO DE TÍTULOS DE PATROCÍNIO, à Av. Rui Barbosa 280, Sala nº 05 - Ed. Joaquim Constantino - centro, apontados para serem protestados por falta de pagamento, aceite ou devolução, os títulos abaixo relacionados cujos devedores foram procurados nos endereços constantes nos respectivos títulos e NÃO FORAM ENCONTRADOS OU RECUSARAM A RECEBER A INTIMAÇÃO ou POR NÃO HAVER SERVIÇO PÚBLICO DE CORREIO PARA A ZONA RURAL. Ficam os devedores intima-dos para dentro de 3 (três) dias a pagar em Cartório, ou alegar razão de recusa, sob pena de protesto:

01 – Devedor: PATROTCHE USINAGEM E MANUTENCA – CNPJ 10.649.130/0001-03 – Av. Faria Pereira, 700 – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: PATROFERRO LTDA – Título: IDM 54340 – Valor: R$ 210,00 – Venctº. 17/11/2013 – Data de Apresentação: 28/11/2013 – APONT. 244140. 02 – Devedor: ILMA RESENDE JOSE ME – CNPJ 05.063.205/0001-30 – Alameda dos Ipês, 3397 – CEP 38740000 – Patrocínio-MG – Credor: GOLDEN ART IND COM LTDA – Título: IDM 0000295416 – Valor: R$ 1.176,46 – Venctº. 25/ 11/2013 – Data de Apresentação: 29/11/2013 – APONT. 244167.

ATIVIDADES LEGISLATIVAS · Greyce Elias na última Reunião Ordinária da Câmara demonstrou competência em sua atuação no Legislativo Municipal, como relatora da Comissão de Orçamento e Finanças. Não se intimidando com ironias, críticas e ofensas, Greyce Elias emitiu parecer pautado pela análise técnica, jurídica e, sobretudo defendendo a população no que tange à aplicação do recurso público para educação, saúde e funcionalismo público. Com a postura madura e correta de Greyce Elias a população patrocinense pode se sentir-se bem representada, acerca da adequada utilização do recurso financeiro para a população no que lhe é essencial e de direito constitucional. · Participação da Reunião da Associação Mineira de Municípios, realizada em Patrocínio, e que contou com a presença do Vice-Governador, Alberto Pinto Coelho e nosso Deputado Estadual Deiró Marra. ATIVIDADES INTERNAS NA CÂMARA MUNICIPAL · Discussão sobre o novo Plano Diretor de Patrocínio, que deverá ser aprovado pela Câmara Municipal, com equipe técnica de Uberlândia. · Participação na comemoração dos aniversariantes do mês da equipe da Câmara Municipal, na qual se inclui a Vereadora Greyce Elias. · Atendimento à população como o jovem Carlos Henrique Caetano Santos, representando o 3º ano II da Escola Ormy Amaral (foto). ATIVIDADES DE CIDADADANIA · Greyce Elias esteve presente em reunião do SINTRASPPA com o funcionalismo público, discutindo assuntos importantes para categoria e parabeniza o Presidente Fausto da Silva Pereira pelo trabalho executado à frente de tão importante entidade. ATIVIDADES SOCIAIS Greyce Elias prestigiou a querida professora Angélica no Festival de Dança Companhia do Corpo, e em nome da qual parabeniza a toda equipe daquela Academia.

Aniversariantes 04-12- Marfisa Novaes, esposa do Sr. Helton Borges, Eleuza Afonso da Silva, esposa do Sr. João Afonso Silva; Dra. Cassiana, esposa do Dr. Rogério Queiroz; 06-12- Gabiela de Melo Lemos Silveira, filha do casal Deyse/José Mauricio Lemos Silveira; 08-12- Helton Borges (Tim) Séc. M. de Obras e presidente do Catiguá; Dr. Wilson Fernandes Veloso (advogado); Sra. Maria B. Lana, esposa do professor Chiquinho; 09-12- Jornalista, Sônia Lopes; Sr. Wilson Rodrigues dos Santos; Sr. Marcos Medeiros; Sr. Reinaldo Vieira Jacinto; 10-12- Professora, Maria Nunes, esposa do Sr. Daniel Diniz Caldeira; Sr. Vicente Marra; Sra. Elisa Ferreira, esposa do Sr. Ronaldo Andrade; Otávio, filho do casal, Vera Cristina/dr. Antonio Sai; 11-12- Natália Reis, filha do casal, Rosângela/César Reis (Nhac); 12-12- Sr. José Dinamérico dos Reis (Zé Binga); Sr. Antonio Eustáquio da Silva; Bárbara Aparecida, filha do casal, Zezinha/Reinaldo Jacinto; Creuza Maria de Jesus; 13-12- Dr. Odilon Almeida Rodrigues (odontólogo); Sra. Eudulênia, esposa do sr. José Ricardo Gonçalves (Mais+Mais); dr. Cláudio Matias (fisioterapeuta); dr. Abel Nunes da Cunha (advogado/ruralista); Alysio, filho do casal, dra. Helena Garcia/Manoel Silva Nunes. Nas pessoas destes, parabenizamos todos os aniversariantes deste período.

03 – Devedor: ILMA RESENDE JOSE ME – CNPJ 05.063.205/0001-30 – Alameda dos Ipês, 3397 A – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: CRAVO E CANELA DEC LTDA ME – Título: IDM 130513 – Valor: R$ 1.438,40 – Venctº. 30/08/2013 – Data de Apresentação: 29/11/2013 – APONT. 244168. 04 – Devedor: GERALDO FARIAS DOS REIS – CPF 557.226.526-87 – R. Belo Horizonte, 720 – CEP 38738-000 – Brejo Bonito-MG – Credor: BRUNO C D OLIVEIRA-FREIO PATOS – Título: IDM 1/3 – Valor: R$ 297,00 – Venctº. 22/09/ 2013 – Data de Apresentação: 02/12/2013 – APONT. 244201. 05 – Devedor: GERALDO FARIAS DOS REIS – CPF 557.226.526-87 – R. Belo Horizonte, 720 – CEP 38738-000 – Brejo Bonito-MG – Credor: BRUNO C D OLIVEIRA-FREIO PATOS – Título: IDM 2/3 – Valor: R$ 297,00 – Venctº. 22/10/ 2013 – Data de Apresentação: 02/12/2013 – APONT. 244202. 06 – Devedor: GERALDO FARIAS DOS REIS – CPF 557.226.526-87 – R. Belo Horizonte, 720 – CEP 38738-000 – Brejo Bonito-MG – Credor: BRUNO C D OLIVEIRA-FREIO PATOS – Título: IDM 3/3 – Valor: R$ 302,00 – Venctº. 09/11/ 2013 – Data de Apresentação: 02/12/2013 – APONT. 244203. 07 – Devedor: ILMA RESENDE JOSE ME – CNPJ 05.063.205/0001-30 – Alameda dos Ipês, 3397 – CEP 38740000 – Patrocínio-MG – Credor: DISTRIBUIDORA MODENUTI COMERCIO DE UTENSILIOS – Título: IDM 15.210162.0 – Valor: R$ 3.622,79 – Venctº. 20/11/2013 – Data de Apresentação: 02/12/2013 – APONT. 244231. 08 – Devedor: ILMA RESENDE JOSE ME – CNPJ 05.063.205/0001-30 – Alameda dos Ipês, 3397 – CEP 38740000 – Patrocínio-MG – Credor: DISTRIBUIDORA MODENUTI COMERCIO DE UTENSILIOS – Título: IDM 15.210748.0 – Valor: R$ 4.885.51 – Venctº. 20/11/2013 – Data de Apresentação: 02/12/2013 – APONT. 244233. 09 – Devedor: EUCIMAR FRANCISCO DE LIMA – CPF 966.787.716-72 – R. Nhonho Paiva, 66 – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: AUTOGIRO PECAS E SERVICOS LTDA ME – Título: IDM 0000000000 – Valor: R$ 1.260,00 – Venctº. 25/11/2013 – Data de Apresentação: 03/12/2013 – APONT. 244260. 10 – Devedor: GUILHERME SEBASTIAO FERNANDES ROMAO – CPF 082.865.916-82 – Rua Joao Carlos da Silva, 670 – B. Constantino – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: NEW COFFEE MAQUINAS AGRICOLAS LTDA –

Brasil enfrentará Croácia, México e Camarões na 1ªfase Copa

O Brasil escapou do “grupo da morte” no sorteio da Copa do Mundo de 2014 e não terá que enfrentar nenhum rival de grande tradição na primeira fase. GRUPO A – Brasil, Croácia, México e Camarões GRUPO B – Espanha, Holanda, Chile e Austrália GRUPO C – Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão GRUPO D – Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália GRUPO E – Suíça, Equador, França e Honduras GRUPO F – Argentina, Bósnia-Herzegovina, Irã e Nigéria GRUPO G – Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos GRUPO H – Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul

Título: IDM 2118 – Valor: R$ 260,00 – Venctº. 14/10/2013 – Data de Apresentação: 03/12/2013 – APONT. 244285. 11 – Devedor: JAQSON SANTOS DE OLIVEIRA – CPF 009.532.035-06 – Av. Rui Barbosa – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: LILIAN SEBASTIANA NASCIMENTO FMI – Título: IDM 13219/2/13 – Valor: R$ 195,84 – Venctº. 04/11/2013 – Data de Apresentação: 04/ 12/2013 – APONT. 244297. 12 – Devedor: ILMA RESENDE JOSE ME – CNPJ 05.063.205/0001-30 – Alameda dos Ipês, 3397 – CEP 38740000 – Patrocínio-MG – Credor: PONTO CENTRAL DOS TAPETES IMPORTACAO EXP – Título: IDM 8601/005 – Valor: R$ 731,50 – Venctº. 01/12/2013 – Data de Apresentação: 04/12/2013 – APONT. 244309. 13 – Devedor: LEIDIMAR DE MELO – CPF 644.669.496-20 – Rua Roberto Leao – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: AGILMAR FERREIRA PINTO – Título: IDM 02804 – Valor: R$ 528,97 – Venctº. 15/11/2013 – Data de Apresentação: 04/12/2013 – APONT. 244319. 14 – Devedor: VICENTE DE PAULO COSTA – CPF 480.800.046-68 – Rua Nossa Senhora de Fátima, 930 – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: CURTUME TOINZINHO LTDA – Título: NP 4/12 – Valor: R$ 1.300,00 – Venctº. 30/12/2012 – Data de Apresentação: 05/12/2013 – APONT. 244328 15 – Devedor: GMW COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS LT – CNPJ 13.609.790/0001-59 – Rua Teodoro Gonçalves, 1271 A – CEP 38740-000 – PatrocínioMG – Credor: SOMAI NORDESTE S A – Título: IDM 1072493 – Valor: R$ 12.136,00 – Venctº. 20/11/2013 – Data de Apresentação: 05/12/2013 – APONT. 244329. 16 – Devedor: ILMA RESENDE JO – CNPJ 05.063.205/000130 – Alameda dos Ipês, 3397A – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: SCHIMIDT INDUSTRIA COMERCIO IMPORTACAO E – Título: IDM 10036842-C – Valor: R$ 1.490,13 – Venctº. 03/12/2013 – Data de Apresentação: 05/12/2013 – APONT. 244335. 17 – Devedor: TRANSPORTADORA BORGES E SILVA LTDA M – CNPJ 13.999.167/0001-50 – Av. Bálsamos, 906 – CEP 38740-000 – Patrocínio-MG – Credor: AUTOMOTIVA PNEUS LTDA – Título: IDM 0000090783 – Valor: R$ 253,00 – Venctº. 20/11/2013 – Data de Apresentação: 05/12/2013 – APONT. 244354. 18 – Devedor: FABIO ALVES DE PAULA – CPF 047.068.37677 – Fazenda Serradao – CEP 38730-000 – GuimaraniaMG – Credor: BOM NEGOCIO IND. E COM. R. LTDA – Título: IDM 8143/8110/8 – Valor: R$ 900,00 – Venctº. 20/11/ 2013 – Data de Apresentação: 05/12/2013 – APONT. 244359. Informa-se que o Tabelionato de Protesto tem expediente normal em todos os dias úteis da semana, das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Patrocínio/MG, 06 de dezembro de 2013 Antônio Ferreira de Sousa Tabelião de Protesto

Extravio de Nota Fiscal

A empresa João José Bento-ME, CNPJ: 03.564.724/0001-56, Inscrição Municipal n° 7546 localizada no endereço: Rua Humberto Gonçalves Cortes, 1481, bairro Santo Antonio nesta cidade de Patrocínio /MG - . Comunica que extraviou: 01 Bloco de Notas Fiscais de Prestação de Serviços numeração de 000201 000250. O motivo da divulgação para que sejam tomadas as devidas providências contábeis e administrativas e jurídicas.


Jornal completo 07122013  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you