Page 11

Cidade

Sábado e Domingo

Natal, 24 e 25 de maio de 2014

O Jornal de HOJE 11

edadC i

Alex Medeiros alex.medeiros1959@uol.com.br

GOVERNO TÉCNICO

Deputado petista Luiz Moura: um dia reunido com membros do PCC; no outro, com Alexandre Padilha, o homem das amizades complicadas

O pré-candidato do PSD ao governo, Robinson Faria, cantou uma pedra no tabuleiro eleitoral que na maioria das vezes não se faz numa campanha. Prometeu um governo com mais técnicos e menos políticos, sabendo que com isso espanta o segundo caso.

EXPERIÊNCIA

A ideia de Robinson já foi posta em prática no RN, após o candidato vencer a eleição mas sem prometer antes, e com isso gerou um dos melhores governos do estado. Na primeira gestão de José Agripino, a partir de 1983, os técnicos dominaram seu grupo.

Por Reinaldo Azevedo Então… Como diz aquela música, "amigo é coisa pra se guardar/ debaixo de sete chaves…" E Alexandre Padilha, exministro da Saúde e précandidato do PT ao governo de São Paulo, é homem de muitos amigos. Um deles é o deputado estadual Luiz Moura. Quem é mesmo Luiz Moura? É aquele senhor que foi flagrado pela polícia numa reunião que tinha o objetivo de combinar novos ataques a ônibus na cidade de São Paulo. E quem estava presente ao encontro? Justamente… o deputado! Havia nada menos de que 13 membros do PCC no local. Um assaltante de banco então foragido, que integrava a turma, tem condenações que somam SETENTA ANOS. O encontro acontecia da sede Transcooper, uma cooperativa de vans da qual o deputado é presidente de honra. Ele também é integrante da diretoria da Confetrans - Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte - e da Fecotrans, que é a federação. Moura é um ex-presidiário condenado a 12 anos de cadeia por assaltos à mão armada. Não cumpriu a pena porque fugiu. Permaneceu 10 anos foragido e surgiu reabilitado, obtendo perdão judicial. No período em que permaneceu clandestino, juntou um patrimônio de R$ 5 milhões na área de transporte e postos de gasolina. Um empreendedor nato! Padilha foi à festa de aniversário de Moura, que serviu ainda como uma espécie de pré-lançamento de sua candidatura ao governo do Estado. Acho superba-

CORAGEM

O VICE DE AÉCIO

Para FHC, o perfil é este: "Primeiro, precisamos de um vice que seja solidário. Segundo, que não tire voto. Terceiro, se puder, que agregue voto". Sendo assim, há três opções: o apresentador Luciano Huck, a juiza Ellen Gracie e Joaquim Barbosa.

LISBOA LOTADA

De ontem para hoje, cerca de 70 mil espanhóis entraram na capital portuguesa por via terrestre, em carros próprios, ônibus e trens. Não há lugar para estacionamento nem vagas em hotéis. É a grande festa da final da Champions League, hoje às 15h45.

Com muitos quilômetros rodados nas estradas da política, Robinson está sendo corajoso em oferecer uma gestão técnica antes mesmo do processo eleitoral. Sabe que perde políticos com isso, mas abre um caminho de confiança na sociedade angustiada.

NOSSOS OLHEIROS

ALIANÇA

RONALDO

No dia do seu aniversário, ontem, o senador José Agripino foi destaque na imprensa por um fato político e não festivo. Um fato nem tão inédito assim, pois muita gente já sabia que o DEM caminharia para apoiar a candidatura a governador de Henrique Alves.

CONVENÇÃO

Em se confirmando oficialmente o apoio de Agripino à chapa do PMDB e PSB, restará mesmo a Rosalba Ciarlini medir forças com o agripinismo na convenção de junho que define os rumos eleito-

cana esse trânsito todo do deputado petista, né? Num dia, ele está numa reunião com membros do PCC; no outro, com o candidato do PT ao governo do Estado, ex-ministro da Saúde e um dos principais nomes do partido. Convenham: as circunstâncias, não eu, acabam aproximando duas siglas: PT e PCC - este segundo se assume oficialmente como o partido do crime. As fotos estão na página do Facebook do fotógrafo do evento. Ele informa que, entre os petistas ilustres, estava o vereador Jair Tatto, irmão do deputado federal licenciado Jilmar Tatto, hoje secretário de Transportes da cidade de São Paulo. A família Tatto é ligada a isso que chamam "transporte alternativo" - cooperativas de vans e de ônibus. Um dos principais aliados dos Tatto é justamente Luiz Moura, que vem a ser o cara que estava na tal reunião com membros do PCC, onde se planejavam ataques a ônibus. Não obstante, na terça, Jilmar preferiu atribuir à PM parte do caos que tomou conta de São Paulo. E isso tudo é apenas… fato! (RA, no site da Veja)

rais da legenda. Pelo que se sabe, o senador tem o controle.

Vários potiguares se deslocaram até Lisboa para assistir o jogão Real Madrid x Atletico Madrid, entre eles os amigos e leitores da coluna, desembargador Claudio Santos e os empresários Sergio Cirne e Sergio Azevedo. Todos levaram alguns familiares. Até ontem, o ex-jogador Ronaldo Nazário fazia parte do staff dos organizadores da Copa que gozavam da simpatia dos militantes do PT. Foi só dizer que os problemas e atrasos não são culpa da FIFA, mas do governo federal e estaduais, está sendo zoado.

VISITA

Depois de um périplo pela Europa, curtindo férias, o jornalista Dácio Nitrini, diretor de jornalismo da TV Gazeta, desembarcou em Natal para encerrar o passeio e retornar a São Paulo. Aproveita para visitar os familiares da esposa potiguar, Tânia Vidal.

A MAIS DESEJADA A badalada revista Maxim realizou uma eleição entre seus milhares de leitores para escolher a beldade mais sensual do planeta, colocando na disputa mais de 100 candidatas. A modelo sul-africana Candice Swanepoel, a nova "Angel" da Victoria Secret, ganhou a votação e agora lidera o Hot 100 List de 2014 da publicação. Meu voto ela tem só pelos olhos, nem precisa avaliar o resto.

Danilo Sá jornalistadanilo@hotmail.com / danilo.sa@folha.com.br / Twitter: @DaniloSa

Pedras no caminho

NATAL HISTÓRICA Divulgação

Simplesmente emocionante a matéria do jornalista potiguar Alan Severiano, exibida nesta sexta-feira (23) no Jornal Nacional. A reportagem mostrou a “coincidência histórica”, segundo William Bonner, de Natal receber o primeiro jogo dos Estados Unidos na Copa do Mundo, já que a capital potiguar foi invadida pelos americanos durante a II Guerra Mundial.

LEMBRANÇAS

Esta semana a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu o que, para seus aliados, foi a primeira grande vitória jurídica das muitas ainda necessárias pela frente. A gestora foi excluída de um dos processos onde era considerada inelegível pela Justiça, devido a sua participação no processo eleitoral de Mossoró em 2012. Mas, este não, nem de longe, o maior problema da Rosa. Afastada do senador José Agripino, a democrata só voltou a conversar com seu líder esta semana, exatamente no dia do aniversário do parlamentar. O encontro serviu para ambos colocarem seus planos. Ou seja, Rosalba finalmente disse que deseja ser candidata a reeleição, contra tudo e contra todos. Agripino, porém, praticamente repetiu que é preciso levar em consideração as alianças proporcionais. O medo democrata é claro. A legenda teme não conseguir manter nenhum dos seus mandatos de deputado estadual e a vaga de Felipe Maia na Câmara. Afinal de

contas, para reconquistar estes espaços, será fundamental montar uma aliança forte, com partidos capazes de reunir votos suficientes e servir como a conhecida "esteira" para os candidatos mais fortes. Isolado politicamente, hoje só resta ao DEM firmar parceria com o PP, do deputado federal Betinho Rosado. O que é bastante insuficiente para as pretensões democratas. A união demo-pepista, em uma análise rápida, talvez garanta apenas a recondução de Felipe Maia, que se beneficiará dos votos do mossoroense. Para deputado estadual, será uma disputa interna suicida. Em contrapartida, se o DEM optar pelo apoio a pré-candidatura de Henrique Alves, entra no jogo em condições bastante tranquilas e mal terá com o que se preocupar no pleito futuro. São os caminhos recheados de pedras. E o tempo para ultrapassar esses obstáculos está cada vez menor. É chegada a hora da decisão. Ou a Rosa desiste em nome da sobrevivência do DEM no RN, ou vai para o tudo ou nada.

Na matéria da Severiano, destaque para a opinião de natalenses que acompanharam aquele período histórico. O jornalista ainda conseguiu identificar o fotógrafo americano que esteve no RN para registrar o período a pedido das forças armadas dos EUA. Várias fotos da Natal do passado foram exibidas. Como se vê, falta saber explorar a história da nossa cidade para atrair ainda mais turistas.

FICOU NO PAPEL

Em tempo: uma das obras fundamentais para atingir o objetivo, de atrair mais turistas a partir da importância histórica da capital potiguar, ficou mesmo no papel. O Museu da Rampa, que marcaria para sempre o local onde os expresidentes americano, Franklin Roosevelt, e brasileiro, Getúlio Vargas, se encontraram, ainda é apenas um sonho. E foi uma das promessas da governadora para ser inaugurado antes da Copa.

ACERTO

Com o novo painel de enfeite para a Copa já instalado ao lado do viaduto de Ponta Negra, é hora de parabenizar, mais uma vez, o secretário Raniere Barbosa pela decisão corajosa de voltar atrás e refazer o trabalho. A nova imagem é impressionante e causa impacto positivo assim que é vista pelos motoristas. Agora sim, ficou bonito.

Gira Mundo Divulgação

Ainda este ano o governo federal deverá lançar o edital para licitação das obras de um ramal que levará as águas vindas da transposição do rio São Francisco para as barragens de Pau dos Ferros e Santa Cruz. A informação foi transmitida pelo ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, à bancada federal do RN e ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, durante audiência realizada em Brasília. Desde o ano de 2007 até agora o governo federal liberou em torno de R$ 750 milhões para serem aplicados em obras de infraestrutura hídrica. O dinheiro foi aplicado em obras como a barragem Oiticica e a Adutora do Alto Oeste, em fase de conclusão.

Megafone Divulgação

“É essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem”

RONALDO NAZÁRIO EX-JOGADOR E MEMBRO DO COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA DO MUNDO

DESATENÇÃO

Este colunista teve dificuldades em acreditar quando foi informado, mas está confirmado. Algumas das bandeiras da Itália, colocadas principalmente nas passarelas da BR-101, estão, simplesmente, ao contrário. A ordem correta são as cores verde, branca e vermelha, enfileiradas na vertical. Se correrem, ainda dá tempo de corrigir antes dos primeiros turistas chegarem ao nosso Estado.

Neste sábado (24) é comemorado o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Mais uma vez, os exalunos do colégio que leva o nome da santa em Natal se reencontrarão na tradicional missa em homenagem a Maria Auxiliadora. Dessa vez, o evento será a partir das 15 horas, na própria escola. Este exaluno, orgulhosamente, agradece por mais um ano abençoado.

ESPAÇO DO LEITOR

O leitor Adão Galdino da Silva é quem manda o e-mail. “Em greve há quatro dias, funcionários do Ipern recebem a informação de que o presidente em exercício do órgão, Geraldo Laurentino da Silva Júnior, pede a chefia do setor de atendimento, que enfrente, na porta do instituto, os grevistas. Propõe que o trabalho de convencimento à aposentados e pensionistas, feito pelos servidores em greve para que não entre às dependências do prédio e sejam atendidos por estagiários, na sua maioria, seja inviabilizado. É incabível esse comportamento. O cidadão a quem nos referimos é um funcionário de carreira do instituto, conhece e reconhece que a solicitação dos servidores é justa. Porém, o ‘ranço’ autoritário do governo Rosalba Ciarlini atinge às mentes que permite esse tipo de retrocesso”. Com a palavra, o presidente do Ipern.

24052014  
24052014  
Advertisement