17062014

Page 4

4 O Jornal de HOJE

Política

Natal, 17 de junho de 2014

Walter Gomes DE BRASÍLIA - walgom@uol.com.br

A decepção sem fim Mediocridade dos discursos e a troca de desaforos que antecipam a campanha oficial não alimentam a expectativa de debate para engrandecer a disputa pelo governo central. nnn Causam desprazer o lido nos jornais, o visto nas televisões e o ouvido nos rádios. Também nos auditórios fechados é grande o vexame. Candidatos ao Planalto e seus padrinhos deixam os cidadãos perplexos com tanto disse que disse sem Norte nem Sul. Cada um com sua análise parcial e sua promessa sem crédito. nnn Não se discutem propostas com viabilidade econômica e sustentação financeira, para o futuro que está logo ali - na esquina da expectativa. Chafurda-se o passado de onde não vieram anjos. Cada lado com seu jogo solerte, acrescido de deslize ético e desrespeito aos eleitores nativos e adotados desse país continental chamado Brasil e apelidado República Surrealista dos Trópicos. Divulgação

O PASSO TROCADO Gilberto Kassab tergiversou tanto que adquiriu a fama de inconfiável. Ex-prefeito de São Paulo, presidente nacional do PSD e eleitor de Dilma Rousseff - ele proclama -, perdeu a disputa para ser vice de Geraldo Alckmin, favorito para renovar o mandato de governador. Kassab deve retomar a interlocução com o candidato do PMDB ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf, segundo lugar em pesquisas do Datafolha e do Ibope. nnn Quem está no embalo para companheiro de chapa do tucano é o deputado Márcio França (foto), do PSB de Eduardo Campos. nnn Perguntado sobre o possível palanque paulista PSDBPSB, Aécio Neves retrucou: "Cada diretório regional decide o que fazer e como fazer. Assim é que a oposição ao governo federal cresce para ganhar a eleição de outubro."

EMPATE NO JOGO fluminense é imprevisível o resultado nas urnas. Entre Anthony Garotinho (PR), Marcelo Crivella (PRB), Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Lindbergh Farias (PT) será selecionada a dupla promovida ao segundo turno do pleito para governador. Intenção de voto, segundo o Ibope (*): Garotinho, 18%; Crivella, 16%; Pezão, 13%; e Farias, 11%. nnn Para o Senado conforme o mesmo instituto, outro placar que não garante vitória de nenhum dos disputantes. O peemedebista Sérgio Cabral, filho, lidera com 26% de apoios. Seguem-no Romário de Souza (PSB), 22%; e Jandira Feghali (PCdoB), 20%. nnn (*) A sondagem de opinião foi contratada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

LEITURA DINÂMICA t O PSOL oficializa na convenção de sábado a candidatura da gaúcha Luciana Genro ao governo federal t Sessões deliberativas da Câmara dos Deputados só em julho. t Dia 25, em São Paulo, convenção nacional do PSD. Há divisão, mas o núcleo majoritário aprova o apoio à reeleição de Dilma Rousseff. t Amanhã, Fernando Henrique Cardoso chega aos 83 anos. t No Ceará, o PT de Fortaleza declara independência. Apoia o peemedebista Eunício Oliveira à sucessão de Cid Gomes (PROS). Oliveira, primeiro lugar nas sondagens de opinião, e Gomes, que ainda não revelou o seu patrocinado, estão rompidos. t Lula da Silva vem a Brasília para participar, sábado, da homologação do projeto reeleitoral do PT: segundo período na Presidência para a senhora Rousseff. t Com a queda do nível de confiança do mercado

e dos consumidores aos menores patamares das séries históricas, enfraquece a expectativa no avanço da atividade econômica. t Já acariciou seu filho, hoje? Pelo menos, dialogou com ele? t Vem aí pesquisa do Ibope para a Presidência da República e alguns governos estaduais. Iniciado hoje o trabalho de campo. Sexta-feira, mais tardar, divulgação dos índices. t Boato, nada além disso. Alexandre Tombini continua presidente do Banco Central. t Está agendada para amanhã, no Supremo, a análise das ações que questionam a constitucionalidade da alteração na composição das bancadas estaduais na Câmara Federal. A resolução sobre a mudanças foi do Tribunal Superior Eleitoral. t Para refletir: "O que escandaliza nos escândalos é que nos habituamos a eles" (Simone de Beauvoir, escritora francesa).

Terça-feira

Henrique Eduardo Alves terá palanque dividido em Caicó Divulgação

GRUPOS POLÍTICOS DE VIVALDO COSTA E ÁLVARO DIAS NÃO SE UNEM, MAS AMBOS VÃO VOTAR NO CANDIDATO PEEMEDEBISTA AO

GOVERNO DO RN

JOAQUIM PINHEIRO REPÓRTER DE POLÍTICA

A coligação oposicionista liderada pelo deputado Henrique Eduardo, do PMDB, que terá Wilma de Faria, do PSB, como candidata ao Senado e João Maia, do PR, disputando o cargo de vice-governador do Estado, terá dois palanques na cidade de Caicó em razão das divergências políticas locais que são adversários históricos há vários anos. De um lado ficará o atual deputado estadual Vivaldo Costa, do PROS, que foi vice-governador e presidente da Assembleia Legislativa. Em outro palanque estará o prefeito Roberto Germano, o presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Lobão, ambos do PMDB, e o pré-candidato a deputado estadual, Álvaro Dias, que também foi presidente da Assembleia Legislativa. Álvaro Dias explica que essa configuração político/partidária/eleitoral verifica-se em vários outros municípios do Estado em razão do grande número de partidos juntos na mesma coligação,que segundo ele, entendem ser Henrique Eduardo o melhor nome para governar o Rio Grande do Norte nesse momento de dificuldades em que vive o Estado. "Os partidos têm divergências a nível munici-

pal, mas convergem para a candidatura de Henrique Eduardo. Essas divergências têm que ser respeitadas", disse Álvaro Dias, acrescentando que as divergências municipais não devem atrapalhar a aliança estadual. RETORNO À VIDA PÚBLICA O ex-deputado Àlvaro Dias confirma seu retorno à vida pública na condição de candidato a deputado estadual pelo PMDB, partido ao qual foi filiados durante vários anos. "Estamos trabalhando e confiantes no sucesso eleitoral na próxima eleição, já que existe um sentimento popular de que é importante ampliar a representatividade do Seridó no Parlamento Estado", disse ele, mostrando-se confiante em razão dos apoios que tem recebido. Ele destaca entre outros, o apoio de Antonio Petronilo e do prefeito de Caicó, Roberto Germano, que considera fundamentais para consolidação da sua candidatura. Àlvaro Dias também tem sido bem votado na capital onde realiza trabalho social em alguns bairros e municípios da região do Seridó, começando por Caicó, além de Serra Negra, São Fernando, São João do Sabugi, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Parelhas, Caiçara do Norte e Macau.

Alvaro afirma que essa mesma situação pode ser vivenciada em vários municípios José Aldenir

Vivaldo Costa vai estar no palanque junto ao presidente da Assembleia, Ricardo Motta

Leonardo Nogueira sugere implantação do Economia Solidária na Grande Natal O deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) pretende que o governo do Estado implante o projeto de Ações Integradas de Economia Solidária na Região Metropolitana de Natal. Nesse sentido, ele encaminhou requerimento à governadora Rosalba Ciarlini e à secretária em exercício do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Paula Valéria Ferreira de Almeida Rodrigues. O parlamentar, durante a sessão da manhã de hoje, na Assembleia Legislativa, disse que o Programa visa o desenvolvimento local dos territórios para superação de extrema pobreza, através de ações integradas e articuladas para geração de emprego e renda.

“As ações do programa Economia Solitária se destinam a: capacitação; fomento à organização social; formação de redes de produção e comercialização: geração de finanças solidárias; e incubação de empreendimentos e assessoria técnica”, justificou. Segundo Nogueira, as ações vão contribuir para reforçar a agroecologia, o consumo ético e solidário na busca de garantir o desenvolvimento sustentável local e o combate à extrema pobreza. O deputado disse que “a implantação desse programa na Grande Natal trará melhorias para a qualidade de vida do povo potiguar, especialmente aos moradores dessa região”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.