FLIP 09/10/2012

Page 17

Cultura

Terça-feira

Natal, 9 de outubro de 2012

O Jornal de HOJE 17

Fotos: Divulgação

AS ÚLTIMAS NUVENS AZUIS

DA ALAMEDA PRINCIPAL P ROJETO DANIELA PACHECO EDITORA DE CULTURA

“As últimas Nuvens Azuis da Alameda Principal - Nuvem Azul é uma pequena flor que leva essa cor e que está escassa no litoral. Em nosso espaço gastronômico e cultural temos as últimas nuvens azuis da avenida”, explica Gilberto Souza Leão. Com o slogan – O mar virou sertão -, as nuvens se instalaram na avenida principal da praia de Cotovelo, litoral Sul de Natal, com uma rústica e bela fachada de taipa, misturada a um colorido que só o povo do sertão entende. O empresário Gilberto Souza Leão e a jornalista Waleska Maux, idealizadores do projeto, apostam no sucesso da cozinha e da cultura sertaneja no litoral. Ao ser questionado qual teria sido o motivo para fazer este resgate da cultura sertaneja, Gilberto afirma que, “neste pro-

RESGATA A CULINÁRIA E A CULTURA SERTANEJA NA jeto também estou resgatando minhas raízes nordestinas, após tanto tempo fora. Sou descendente de uma família pernambucana que Gilberto Freire sempre se refere em seus livros. E, na área da gastronômica minha família sempre esteve ligada, como exemplo posso citar, a receita do “Bolo Souza Leão” que foi considerado recentemente patrimônio de Pernambuco”. A frase, carregada de poesia, é o endereço do mais novo espaço gastronômico e cultural do litoral Sul, que fica na Av. Praia de Cotovelo, 3017, Cotovelo (sentido de volta para Natal) especializado em comida regional, mais precisamente, sertaneja. “Sem contar o fato de que um grande número de turistas procura a comida típica do interior do nordeste. Estamos oferecendo uma opção de boa comida com qualidade, ao estilo self-service, que é bem aceito pelo público”,

explica o empresário. O cardápio inclui o tradicional arroz de leite, acompanhado de paçoca, buchada de bode, carne de sol, picado de carneiro, galinha caipira, feijão verde e deliciosas iguarias do interior do nordeste. Sem falar na tapioca recheada ao fim da tarde e mais de vinte tipos de cachaças. Em entrevista para O JORNAL DE HOJE, Gilberto Souza Leão, conta que a cozinha é inspirada na culinária de Caicó. “Principalmente, nela. Caicó, além de ser a terra de minha esposa, tem uma das melhores culinárias do nordeste, sem falar no artesanato, como seus bordados. A tradiconal carne de sol é a melhor do Brasil. O arroz de leite, a paçoca, os queijos e a linguiça do sertão se destacam na culinária nacional como uma das melhores comidas típicas regionais”. O salão principal, todo na

taipa, remete a uma casa de sítio e no quintal do restaurante, uma colorida e pequena cidade cenográfica, contendo a réplica de duas casas coloridas e uma igreja, lembrando paisagens das belas cidades do interior. Há também um espaço literário com cordéis, livros e artesanato popular, aliado a doces regionais, como alfenim, mariola, cocada e compotas de doces caseiros. Trata-se da ‘Bodega Tio Paizinho’, numa homenagem a Paizinho Rangel, comerciante e fazendeiro de Caicó-RN, guardião da imagem de Santana durante décadas (após sua morte, foi doada a igreja matriz, pela família). Segundo Gilberto Souza Leão, nesse espaço haverá lançamentos de livros, sarais e monólogos. “Sempre estive envolvido com arte e cultura, desde a criação do Felini em Maceió, em 1998, onde recebiamos

P RAIA

DE

nomes como Paulo e Chico Caruso (cartunista). Já em Belém (PA), proporcionamos ao público os vários ritmos da riqueza musical daquela terra. No Caribe, o Barracuba era uma casa exclusivamente cubana com salsa, merengue e muita cultura e aqui no RN a riqueza do cordel e o talento dos nordestinos terão espaço garantido nas Últimas Nuvens, onde poderão divulgar e vender seus trabalhos para turistas de várias partes do Brasil e exterior, que serão boa parte de nosso público”. O dia da criança e da padroeira do Brasil- 12 de outubrofoi a data escolhida pelo casal para inaugurar a casa. Nada mais justo. As cores do local misturam-se como vários lápis de cores diferentes, num colorido artístico e infantil. A gruta de Sant´Ana faz parte do projeto e se impõe, majestosa, no caminho dos que ali transitam.

C OTOVELO O autor das nuvens - Gilberto Souza Leão é carioca, de família tradicional pernambucana, economista, trabalhou anos na bolsa de valores e teve vários bares e restaurantes pelo Brasil e exterior. Dono de uma alegria contagiante começou a jornada nesse ramo em Maceió, no ano de 1989, com o Fellini, trazendo-o depois para Natal, onde também foi proprietário do animado Coco Beach, em Ponta Negra, sucesso no final da década de 90. Depois disso, abriu estabelecimentos em Cuiabá (Café Odeon), Belém (Maracaibo), voltando a Maceió com o Bye Bar Brasil e ultrapassando fronteiras, abrindo na Itália o Via Brasil e no Caribe, em Isla Margarita, o Barracuba. Retornou ao Brasil e escolheu o nordeste como moradia, investindo por dois anos na Paraíba e agora fixando residência no RN, onde aposta nas ‘Últimas Nuvens´ de sua jornada.

Cultura HOJE DANIELA PACHECO - danipacheco@hotmail.com

com Dani Pacheco

HOJE A Semana da Música 2012 terá nesta terça o Sexteto Potiguar e Potybones, às 18h, e o músico francês Thibault Delor (contrabaixo acústico), às 20h. O evento acontece na Escola de Música da UFRN e a entrada é gratuita. TREM Em comemoração ao Dia das Crianças, a CBTU realizará na quinta-feira, dia 11, mais uma edição do “Trem da Criança”. A iniciativa, desenvolvida pela CBTU há mais de 10 anos, este ano pretende atender cerca de 400 crianças. A programação terá início às 8h, na Estação Natal, localizada na Praça Augusto Severo, nº 302, na Ribeira e contará com apresentações de teatro de bonecos, palhaços, brincadeiras educativas e a distribuição de pirulitos, pipoca, algodão doce e picolé. Às 10h, as crianças embarcarão no trem para um passeio exclusivo com destino à Parnamirim e retorno previsto às 12h.

“ÓLEOS E ACRÍLICOS” De 11 de outubro a 09 de novembro, o artista plástico Francisco Eduardo traz a exposição “Óleos e Acrílicos” para a Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta. Sua temática varia com nus artísticos, temas de circo, cultura brasileira e paisagens da cidade de Natal. A vernissage acontece às 19h desta quinta-feira e o horário de visitação é das 9h às 20h. Há 15 anos como artista plástico profissional, o artista natural de Santa Cruz/RN, conta com mais de 50 exposições, dentre elas destacamse as que realizou nas cidades de Aranjuez, na grande Madrid, outra na Galeria Buuf em Amsterdã e na Lauderdale House em Londres, aonde foi premiado. Além de pintor, ilustrador, escultor, desenhista, ainda faz cenários para teatros. Por trás de sua arte, Francisco carrega sonhos e desejos. “Gostaria que minha pintura mudasse um pouco esse mundo injusto que é belo para poucos privilegiados, e acabar com essa hipocrisia e maldade que existe nos seres humanos”, desabafou o artista.

TALENTOS POTIGUARES I Mostra BNB de Dança apresenta dois espetáculos potiguares no decorrer de outubro. O evento que começa hoje, selecionou “Sente-se”, do [Si-La-Bas] C. Dança que conta a história de um casal, juntos há 70 anos, que vive isolado em um farol. Uma grande conferência, por eles organizada, quebra a monotonia cotidiana de suas existências. A chegada dos convidados dá início a um jogo entre o irracional e o racional, entre sonho e realidade. Concepção e direção: Mauricio Motta. Coreógrafos: Anízia Marques e Mauricio Motta. Elenco: Anízia Marques e Mauricio Motta. E, o espetáculo “Pequenas Partes de um Instante”, do Domínio Cia. de Dança que tem como mote principal os pequenos momentos que nos pegam de surpresa, aquele que nos faz ter a representação do que mais nos chama a atenção. O espetáculo é um coro de canto de quem dança. Direção artística: Edeilson Matias. Coreógrafo: Gleidson Vigne. Maitre ensaiador: Francisco Júnior. Elenco: Ana Maria Vasconcelos, Franklin Gadelha, Isadora Duarte, Luciene Medeiros, Monir Herts, Tadeanne Dias, Weller Pinheiro.

DIÁLOGOS CRIATIVOS Na próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 19h30, a Casa da Ribeira abre para o segundo Diálogos do selo Ribeira Território Criativo. Desta vez o tema é Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial e tem como convidados a Chefe de Divisão Técnica do IPHAN/RN, Luiza Lima, a arquiteta Luana Cruz e o engenheiro civil Ivanilson Soares também do Iphan. Na ocasião os técnicos irão falar sobre o que muda e quais são as ações do IPHAN para o Centro Histórico de Natal, especificamente a Ribeira, e o que envolve a educação patrimonial. O Diálogos Criativos tem entrada gratuita e a participação dará direito a certificado. Mais informações pelo (84) 3211-7710. HORA DA CRIANÇA Nesta terça, às 16, acontece a Contação da história "O abz do Ziraldo", na Livraria Saraiva do Shopping Midway Mall, com entrada gratuita. Informações: 3222 4722.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.