FLIP 01/08/2012

Page 11

Cidade

Quarta-feira

Natal, 1 de agosto de 2012

1 E1 den o O Ja H lrJ

O Jornal de HOJE 11

edadC i

Alex Medeiros alex.medeiros1959@uol.com.br

O gerente da usina de habeas corpus Por Augusto Nunes* Tão loquaz quando deveria calar-se, Márcio Thomaz Bastos não deu um pio sobre as ameaças de morte que afastaram do caso o juiz Paulo Augusto Moreira Lima, que autorizou as escutas telefônicas feitas pela Operação Monte Carlo e, depois, determinou a prisão de Carlinhos Cachoeira e seus asseclas mais graduados. Sempre caprichando na cara de paisagem, o doutor preferido da bandidagem dolarizada fingiu nem ter notado o incidente. E prosseguiu na ofensiva destinada a tirar da cadeia o cliente de R$ 15 milhões – e permitir que use a liberdade para intimidar magistrados pessoalmente. Nesta terça-feira, ao informar que deixou de ser advogado do quadrilheiro goiano, Márcio estimulou a difusão de rumores segundo os quais abandonou o caso por não admitir o que fez com o juiz Alderico Rocha Santos a chantagista aprendiz Andressa Mendonça, mulher e comparsa do chefão. A versão não combina com a folha corrida. Se contemplou com obscena indiferença as pressões criminosas exercidas sobre Moreira Lima, por que haveria de espantar-se com a tentativa de compra da boa vontade de Rocha Santos dando em pagamento um dossiê imaginário? A conversa fiada tropeça na evidência de que Márcio caiu fora do caso Cachoeira para voltar a dedicar-se em tempo integral ao comando do exército de bacharéis a serviço dos mensaleiros. Ele assumiu o posto em junho de 2005, quando começou a drenagem do pântano que ocultava os delinquentes federais. Para cumprir a missão que Lula lhe confiara – montar uma linha de defesa para os bandidos de estimação –, Márcio suspendeu as atividades de ministro da Justiça e reincorporou o criminalista especializado na absolvição de culpados. Na Esplanada dos Ministérios desde janeiro de 2003, ele era apenas o mais bem vestido na multidão de ineptos aglomerada no primeiro escalão. Não concluíra nenhum dos presídios prometidos mais de dois anos antes. Não conseguira sequer esboçar uma política de segurança pública capaz de reduzir a insônia dos moradores das grandes cidades. Pouco fizera para neutralizar o crime organizado ou o avanço do

narcotráfico. Freguês do doutor e chefe do ministro, o presidente sabia que o primeiro era bem melhor que o segundo. O doutor precisou de algumas horas para mostrar que tinha de sobra a inventividade que faltava ao ministro. Foi ele quem tentou reduzir a "crimes eleitorais" as gatunagens dos delúbios, valérios, genoinos, silvinhos e dirceus. Foi ele quem debitou na conta do caixa dois dinheiro tungado dos cofres públicos. Foi ele quem procurou rebaixar a maior roubalheira da história do Brasil a uma pequena farra com "recursos não contabilizados". No momento, faz o que pode para interditar, obstruir ou, se possível, dinamitar os caminhos por onde o processo tenta avançar há cinco anos. Como lembra o post que reproduzo na seção Vale Reprise, no site da Veja, o ex-ministro que apostou na lentidão da Justiça e na amnésia nacional agora aposta na "falta de provas" e na gratidão dos ministros cuja indicação chancelou. A sabatina no Senado sempre foi um chá de senhoras. O que valia era a conversa a dois com MTB, e ele vive lembrando aos indicados que espera ver retribuído o parecer favorável. Tomara que os ministros ensinem ao advogado que ainda há juízes no Brasil. A maioria deles parece saber que, se o Supremo engolir a intragável teoria de que o mensalão não existiu, terá optado pelo suicídio. Se os figurões do bando acabarem absolvidos "por falta de provas", o Judiciário deixará de existir como poder independente. Para Márcio, tanto faz. O importante é ganhar o jogo. Liberado da gerência da fábrica de habeas corpus financiada por Carlinhos Cachoeira, o general da tropa de doutores agora mantém em funcionamento, 24 horas por dia, a usina de recursos espertos e chicanas em geral, forjadas para adiar o desfecho do processo até o fim dos tempos. Como é improvável que as sessões se estendam além de setembro, já em outubro - seja qual for o resultado do julgamento - Márcio Thomaz Bastos estará à disposição de qualquer meliante capaz de desembolsar os honorários que cobra. Se Cachoeira continuar interessados, ele estudará com muito carinho um segundo convite para juntar-se a um canalha que ameaça e chantageia juízes. Com Andressa incluída, a conta vai subir para 30 milhões. (*AN, portal da Veja)

SALÁRIOS

O TRT publicou hoje a folha de julho com os salários dos seus integrantes, bem diferente da folha de junho onde apareciam benefícios acumulados que acabaram gerando polêmica e acusações da existência de marajás. E agora, como fica?

MÁ FÉ

A quem interessava a exibição da folha de junho sugerindo os super salários no TRT? Quem vai agora reparar o vendaval de notícias e notas na imprensa destratando os magistrados trabalhistas expostos na lista anterior? Há um jogo perigoso nisso tudo.

MARAJÁ

Por que será que o governo Rosalba Ciarlini ainda não publicou a lista dos salários dos aposentados da Tributação? Afinal, o contribuinte tem o direito de saber quanto paga aos servidores inativos. É a lógica, né mesmo? Há coisas cabeludas por lá.

TELHADO DE VIDRO

No RN, é sabido, há míopes falando mal de cegos derna os tempos radicais de verdes contra encarnados. Com advento da transparência, virou moda condenar salários de juízes, desembargadores e promotores, esquecendo-se os jabutis especiais.

LICITAÇÃO MILIONÁRIA

Pelo menos as agências locais que tiveram seus recursos negados pela comissão de licitação publicitária do go-

verno estadual não entrarão na Justiça comum, provocando com isso uma paralisação total no processo, que será finalizado sem alterações.

EMPREENDEDORISMO

O consultor e ex-diretor do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, abriu na tarde de hoje o Espaço Sebrae/UnP na Feira do Empreendedor do RN, que acontece no Centro de Convenções. Falou sobre os dez fatores que mais influenciam um bom negócio.

DIÁLOGOS

Calendário dos bate-papos do Crea, Sinduscon, Clube e Sindicato de Engenharia com os candidatos a prefeito: 7/8, Roberto Lopes; 14/8, Carlos Eduardo; 21/8, Rogério Marinho; 28/8, Hermano Morais; 4/9, Robério Paulino; e 11/9, Fernando Mineiro.

MUDANÇAS NO DIAL

Comentários no mercado publicitário de que uma rádio FM de Natal e uma AM de Mossoró estão prestes a ser arrendadas para igrejas evangélicas. No caso da capital, uma das melhores programações musicais seria substituída por pastores mentirosos.

QUEDA

Como o brasileiro leva tudo na esportiva, até a economia, convém avisar que o dia de ontem foi de maus presságios. O país caiu para a 14ª posição no quadro de medalhas dos Jogos de Londres e para o 13º lugar no ranking dos produtores de petróleo.

ARTE SAGRADA Uma exposição de arte está dividindo a atenção de muitos turistas que foram a Londres para acompanhar as Olimpíadas. A galeria White Cube Bermondsey exibe uma série de quadros do artista chinês Zhang Huan, 47, que usa uma técnica inusitada e curiosa: ele pinta misturando o tradicional óleo com as cinzas dos incensos queimados nas cerimônias diárias que acontecem nos templos budistas de Xangai, a metrópole asiática. O nome da exposição é "The Moutain is Still a Moutain" (A montanha continua sendo uma montanha).

João Ricardo Correia jornalistajoaoricardocorreia@gmail.com / joaoricardocorreia@yahoo.com.br

LIVRO Cinco dias de festa literária. É o que está programado para a 8ª edição da Feira do Livro de Mossoró - FLM. O evento acontece de 8 e 12 de agosto, no Expocenter, e deve reunir mais de 70 mil visitantes durante a sua realização. AFeira conta com uma ampla programação. O primeiro dia do evento reserva, além da cerimônia oficial de abertura com apresentações de grupos escolares, um bate papo com o músico e escritor Humberto Gessinger. LIVRO 2 Serão oficinas temáticas, palestras, bate-papos, lançamentos de livros e quadrinhos, apresentações teatrais e musicais, exposições de livros, quadrinhos e cordéis. Os convidados confirmados para a 8ª FLM são muitos, entre eles: o jornalista e escritor Lira Neto; a filósofa Márcia Tiburi; os desenhistas Geraldo Borges e Gabriel Andrade Jr.; o cordelista Izaías Gomes; o jornalista João Batista Machado; a cronista e poeta Ana Elisa Ribeiro, além de outros nomes confirmados, garantindo a diversidade de temáticas culturais.

RECURSO A deputada federal Fátima Bezerra esteve ontem com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e com o secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz, para agradecer a assinatura do convênio no valor de R$ 1.490,000,00, que possibilitará a reforma da Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal. O encontro aconteceu na sede Ministério da Cultura, em Brasília. Fátima Bezerra agradeceu o empenho da ministra com a reforma da biblioteca. “É com grande entusiasmo que recebo essa ótima notícia para o Rio Grande do Norte. A reforma da Biblioteca Câmara Cascudo é de extrema importância para o fomento da educação do povo Potiguar. Prédio histórico que tem o nome de uma das maiores personalidades do Brasil, Câmara Cascudo, agora terá de volta sua devida relevância”, disse a deputada.

Divulgação

GRADUAÇÃO O Programa Ciência sem Fronteiras disponibiliza, desde ontem, as novas chamadas para graduação sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. O período de inscrições vai de 6 de agosto a 14 de setembro. O candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas contempladas pelo programa. Para participar, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas contempladas e temas do programa. Além de ter nacionalidade brasileira, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino. JURÍDICO Estão abertas as inscrições para o Seridó Jurídico, que acontecerá dia 16 de agosto, na cidade de Caicó. Os interessados poderão preencher o formulário no site da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (www.jfrn.jus.br) Essa será a primeira edição do evento e debaterá "Corrupção e Ética na Administração Pública". Os palestrantes serão: conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Carlos Thompson Costa Fernandes, mestre em Direito Constitucional e professor de Direito Constitucional da Uni-RN; e o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, teólogo e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. JURÍDICO 2 O evento ocorrerá no auditório do Tribunal do Júri do Fórum da Justiça Estadual de Caicó. As palestras terão como público-alvo não apenas os estudantes, mas juristas, empresários, políticos e a sociedade em geral.

DeQuemvirar a cabeça patrocinará os debates dos políticos? O Óleo de Peroba?

DOAÇÃO O Projeto Acalanto Natal continua com sua campanha para arrecadar alimentos, que são destinados à famílias que têm crianças em situação de risco, crianças e jovens que estão no programa de apadrinhamento da entidade e também famílias que deram seus filhos para adoção e que precisam de ajuda para reestruturar. Mais infomações pelo www.projetoacalantonatal.com.br ou pelos telefones 8873-6216 e 9981-2072.

Olhar treinado para a vida Há encontros que mudam paisagens, criam caminhos, brotam esperanças, fazem renascer quem mais parecia estar entregue ao negativismo. Mas para que essas trilhas recheadas de brilho possa ser vistas, é necessário começar a treinar o olhar, tantas vezes acomodado a focar somente naquilo que não tem a menor importância.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.