__MAIN_TEXT__

Page 1

Gravataí, sexta, sábado e domingo, 5, 6 e 7 de março de 2021. ANO XV | Edição # 3660 | Diário Venda avulsa R$ 2,50 WhatsApp 51 9 9415.3122

Zaffalon participa de reunião para possível compra de vacinas em consórcio com outros municípios

Guarda Municipal traz sensação de segurança para a comunidade

3 Divulgação

8 PMG/Divulgação

Ambiental Metrosul substitui mais de 3,8 mil hidrômetros na cidade 3

Senac Gravataí inova em formação para profissionais da saúde Com intuito de especializar profissionais para o atendimento de demandas relacionadas à saúde, o Senac Gravataí está com inscrições abertas para o curso de Especialização Profissional Técnica de Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência. As aulas iniciam no dia 15 de março e serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, nos turnos da manhã, das 8h às 11h, e da noite, das 19h às 22h. Para o coordenador dos cursos da área da Saúde do Senac Gravataí, Edison Thomas Spies, a metodologia da formação é focada na prática e destinada para quem busca se diferenciar no momento. “O mercado de trabalho sempre exigiu profissionais qualificados, mas a pandemia intensificou esse fator. A qualificação constante é fundamental, sendo o curso um grande diferencial”, afirma. Com carga horária de 360 horas, a Especialização Profissional Técnica de Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência foi pensada para atender as diferentes necessidades do mercado atual. O objetivo é capacitar os técnicos em Enfermagem por meio de processos de construção de conhecimentos científicos, técnico e prático para atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em situações de urgência, emergência e agravos à saúde que necessitem de cuidados, eliminando ou minimizando riscos de vida, evitando complicações e sequelas dos pacientes. Após a conclusão, o profissional estará apto a reconhecer a situação e desenvolver um atendimento inicial com competência, baseado no Protocolo Internacional de Sistematização do Atendimento de Suporte à Vida.

Senac. Educação profissional mudando vidas.

Conforme o diretor do Senac Gravataí, Gidião Araújo Monteiro, o curso é um diferencial pela demanda de mercado nessa área e proporciona ao profissional técnico em enfermagem uma especialização em uma das principais áreas da enfermagem.

Percebo um aumento significativo de oportunidades na área de urgência e emergência, especialmente neste cenário que estamos vivendo. Todos os hospitais e meios assistenciais de primeiros socorros precisam desse profissional qualificado. Sobre o Senac Gravataí Fundado em 31 de outubro de 2003, o Senac Gravataí atua nas áreas de Beleza, Comércio, Comunicação, Gestão, Idiomas, Informática, Saúde e Segurança, capacitando mais de 4 mil alunos por ano, entre cursos EAD e presenciais em diversos níveis, além de ações extensivas. Entre os diferenciais da escola estão os laboratórios de Beleza, Enfermagem, Informática, salas personalizadas para os cursos de Idiomas e biblioteca com espaço web. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. Atualmente, atende os municípios de Cachoeirinha, Caraá, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Mais informações podem ser obtidas no site da escola, www.senacrs.com.br/gravatai, pelo telefone (51) 3822-3200 ou pelo whatsApp (51) 98594-1417. A escola está localizada na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 480 - Centro.


2

Variedades

Sexta, sábado e domingo, 5, 6 e 7 de março de 2021

Após 41 anos, a Band volta a transmitir com exclusividade a Fórmula 1 a partir de 28 de março com o GP do Bahrein, às 12h (horário de Brasília). Ao longo do ano, a emissora exibirá as 23 provas do calendário do circuito. As disputas vão ao ar ao vivo na TV aberta e na rádio BandNews FM, enquanto os treinos classificatórios serão transmitidos pelo canal BandSports, assim como a Fórmula 2 e a Fórmula 3.

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte: ClicTempo

OPINIÃO

Como manter empregos na bandeira preta? Há um ano, estamos às voltas com uma pandemia que ceifa vidas e empregos. Somente em 2020, o Brasil registrou 13,4 milhões de desempregados. Com a piora da covid-19, como ocorre no Rio Grande do Sul, a tendência é que a economia volte a ser impactada, com reflexos diretos no mercado de trabalho. Apesar disso, o decreto de estado de calamidade no país expirou em 31 de dezembro, derrubando as medidas para as empresas evitarem demissões. Exemplo da MP 927, que autorizava banco de horas em caso de interrupção de atividades, implantação do teletrabalho sem necessidade de acordo, entre outras iniciativas. Mesmo destino teve o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda, que autorizou redução de jornada e suspensão de contratos de trabalho, com adesão de quase 10 milhões de trabalhadores. Embora o Ministério da Economia anuncie, desde novembro, que pode prorrogar as medidas, nada se viu de concreto. Os meses passam, há relaxamento de cuidados, as vítimas da covid-19 só aumentam e a vacina ainda está longe de chegar para todos. Diante desse cenário e com novas restrições de funcionamento do comércio e serviços, como as empresas evitarão demissões de funcionários? Uma alternativa é o lay-off (art. 476-A da CLT), suspensão temporária do contrato de trabalho por até cinco

RADAR AP

meses. A medida requer autorização do sindicato e dos empregados envolvidos. O funcionário não trabalha, mas segue com vínculo empregatício e recebe uma bolsa qualificação, de até R$ 1.900, através do FAT. É possível ainda a empresa reduzir jornada e salário enquanto investe na capacitação do empregado. Outra solução é a Redução Parcial da Jornada (Lei 4.923/65), que permite às empresas em comprovada dificuldade negociar menor jornada de trabalho com o sindicato, deduzindo até 25% do salário mensal dos trabalhadores. Para viabilizar o acordo, a entidade deve convocar os interessados e, caso não haja concordância, a companhia poderá submeter a proposta ao Judiciário. Há também o Trabalho em Regime de Tempo Parcial (arts. 58-A e 59 §4º da CLT). Decorrente apenas de negociação coletiva, a jornada não pode exceder 25 horas semanais, com redução salarial proporcional. Como se vê, na falta de medidas do governo, a negociação coletiva se torna a única alternativa cabível nesse momento. Se há algo que as crises fazem bem é unir e ensinar. Que a necessária união e auxílio mútuos entre empresas e sindicatos seja um saldo positivo neste difícil momento da história.

A população voltou a protestar nesta quintafeira (4/3) nas ruas de Mianmar contra o golpe militar, mesmo depois do dia mais violento da repressão. Ao menos 38 manifestantes pacíficos foram mortos a tiros pelas forças de segurança na quartafeira, segundo a ONU.

Kerlen Costa

Advogada da Área Trabalhista e Gestão de RH do escritório Scalzilli Althaus

"Foi o dia mais sangrento desde o golpe ocorrido em 1º de fevereiro. 38 pessoas mortas. Agora, mais de 50 pessoas morreram desde o início do golpe", afirmou a enviada especial da ONU para Mianmar, Christine Schraner Burgener, a repórteres na sede da

ONU na quarta-feira (3/3). Entre as vítimas estão quatro menores de idade, incluindo um adolescente de 14 anos, segundo a ONG Save the Children. Até então, o dia mais violento tinha sido o domingo (28/2), quando 18 pessoas foram mortas. G1

NAS REDES Os animais selvagens precisam da segurança de seu habitat para exercer a liberdade. A mesma confiança deve ser dada para quem amamos.

#EMPREGO A Appmax , empresa de tecnologia que oferece soluções completas de pagamentos para e-commerces e negócios digitais, está à procura dos melhores talentos da região Sul. São mais de 40 vagas abertas para os setores de tecnologia, comercial, televendas, marketing e produto. São oferecidos plano de saúde, cartão flexível que pode ser usado como alimentação ou refeição - e ajuda de custo para o home office. Os salários variam entre R﹩ 1.000 e R﹩ 8.000, e para os cargos de vendas ainda há a possibilidade de ganhar comissões baseadas em metas. Os interessados podem obter mais informações e se candidatar pelo site: https://www.appmax.com.br/carreiras.

Divulgação

Fabrício Carpinejar | @CARPINEJAR | Poeta

CLICK

No final de fevereiro de 2021, o produtor rural, Armindo Ghellar (70), residente próximo da RS 344, km 2, Linha Batuta, interior de Porto Mauá, colheu em sua propriedade uma abóbora gigante de 21,6 kg, que foi doada para EMATER, sendo que tem várias outras ainda maiores que esta, mas ainda não colhidas.


Cidade

Sexta, sábado e domingo, 5, 6 e 7 de março de 2021

Guarda Municipal traz sensação de segurança para a comunidade

3

Em patrulhamento de rotina, guarnição foi parada por comerciante que pediu orientações Entre um patrulhamento e outro, na tarde desta quarta-feira, 3, os inspetores da Guarda Municipal (GM) Diógenes Gomes e José Roberto da Luz se depararam com o senhor José Fernando, proprietário de uma mercearia no Parque Itacolomi e dono de uma cordialidade incrível. O estabelecimento, pequeno, porém com uma variedade grande de itens, tem cerca de 10m² que ficam grudados na residência onde mora. Vistos como a segurança da comunidade, os guardas foram abordados por seu José. Feliz com a presença da guarnição, o comerciante questionou em que casos poderia chamá-los. Os inspetores, prontamente, responderam que em qualquer caso de

PMG/Divulgação

violência, roubo e sensação de insegurança da

comunidade. "Pra que número eu ligo?", pergun-

tou o aposentado. Zé Roberto, como é

conhecido um dos guardas, apanhou um papel

e uma caneta e deixou anotado o número para entrar em contato em caso de alguma ocorrência. O idoso, grato pela prontidão do inspetor, disse que a presença da guarda o deixa com uma maior sensação de segurança. Agora com os contatos em mãos, seu José contou estar mais tranquilo, pois sabe para onde ligar em caso de demandas da região. Mesmo com parte do efetivo orientando sobre as novas normativas do decreto 18.493, em vigor desde o último sábado, a GM, por orientação do prefeito Luiz Zaffalon, segue trabalhando fortemente no combate à criminalidade, promovendo mais segurança para toda comunidade de Gravataí.

Câmara aprova Ambiental Metrosul substitui mais de 3,8 mil hidrômetros em Gravataí projeto para incentivar economia de luz no primeiro trimestre de operação A troca está acontecendo nos imóveis que têm equipamentos com validade vencida, próxima de expirar ou, ainda, com avarias em função das condições de conservação. Conhecidos popularmente como relógios, os equipamentos, que são certificados pelo INMETRO, medem o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural comprometendo o seu funcionamento. Em três meses de operação, foram instalados 10,9 mil novos aparelhos nos nove municípios atendidos pela Ambiental Metrosul. A renovação do parque de hidrômetros na Região Metropolitana de Porto Alegre foi assumida pela empresa quando firmada a parceria público-privada, e a previsão é de que 250 mil equipamentos sejam substituídos até o segundo semestre de 2022. Vale destacar que a instalação de novos hidrômetros é realizada rotineiramente pelas equipes da empresa e não gera custo adicional ao cliente. “Os investimentos

Divulgação

apresentar. ATENDIMENTO As equipes de serviços da Ambiental Metrosul atendem a uma média diária de 200 chamados que, além dos trabalhos relacionados aos hidrômetros, incluem manutenção das redes, reparos, limpeza e desobstrução de tubulações, fundamentais para o bom funcionamento do sistema de saneamento. Nos três primeiros meses de operação foram 4,5 mil atendimentos desse tipo nos nove municípios de atuação da empresa.

que estamos realizando em melhorias dos nossos serviços, bem como na utilização de novas tecnologias, são muito importantes para aprimorarmos cada vez mais a eficiência e qualidade do nosso atendimento”, destaca o Diretor Executivo da Ambiental Metrosul, Fábio Arruda. MONITORAMENTO EM TEMPO REAL Como parte da evolu-

ção tecnológica do parque de hidrômetros que a Ambiental Metrosul está promovendo, a partir de abril a empresa começa a implantar aparelhos de telemetria nos hidrômetros. Com isso, o CCO – Centro de Controle Operacional da empresa, poderá monitorar o funcionamento dos equipamentos em tempo real, agindo rapidamente quando identificar eventuais problemas que os hidrômetros possam

A AMBIENTAL METROSUL Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

A Câmara de Gravataí aprovou por unanimidade na sessão remota desta quinta-feira (4/3) projeto de lei que visa incentivar a economia de luz no município. O texto é do vereador Fábio Ávila (Republicanos). O projeto institui a semana de economia de luz em Gravataí, a ser realizada anualmente na última semana de maio. Nesse período, devem ser realizadas atividades voltadas à conscientização dos cidadãos em relação a esse tema.

“É de extrema importância conscientizar a população e incentivar a economia de energia elétrica no município”, afirma o vereador Fábio Ávila na justificativa do projeto. “A energia é propulsora de investimentos, inovações e desenvolvimento das sociedades. É fundamental, além de ter acesso, preservar e usufruir da energia de maneira consciente”, complementa o vereador. O texto vai agora para análise do Executivo municipal. O prefeito pode sancionar ou vetar o projeto.

Pacientes que não necessitam de acompanhante devem comparecer sozinhos às consultas A Secretaria Municipal da Saúde orienta. Pacientes que não necessitem de acompanhamento (os que necessitam são menores de idade, idosos ou os com deficiência física), por

favor, compareçam sozinhos às consultas tanto nas unidades básicas quanto nos centros especializados. Quanto menos pessoas circulando, menos é a chance de contágio.


SÁBADO, SEGUNDA 12, 13, 15 e 16 de fevereiro de 2021 44 SEXTA, Sexta, sábadoDOMINGO, e domingo, 5, 6 e 7E TERÇA, de março de14, 2021

Folha

Especial Política

giro político

Da Redação folhadecachoeirinha@gmail.com

“Tudo que nos irrita nos outros pode levar-nos a uma melhor compreensão de nós mesmos” (C.G. Jung)

Dalciso é eleito vice-presidente de Economia da ALERGS Por decisão unânime, o deputado Dalciso Oliveira foi eleito, na manhã de hoje (03), vice-presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Estado. Em sua primeira fala na reunião, o parlamentar agradeceu a confiança dos colegas e já encaminhou proposição para que o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, seja convidado para falar sobre a pasta. Dalciso, que é empresário há 26 anos, é titular da Comissão de Economia desde o primeiro ano de mandato, e tem trabalhado pautas importantes com o colegiado, como a Subcomissão de Incentivos Fiscais, a Frente Parlamentar de fomento ao Turismo gaúcho e ainda a Frente do setor calçadista. “Esta nova tarefa me traz muito mais entusiasmo para buscar debates, propostas e soluções que promovam o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Afinal, este tema, somado ao turismo, sempre foi foco do nosso mandato. Trabalhar pelo Rio Grande que produz é primordial no meu dia a dia”, afirmou. A presidência da Comissão será exercida pelo deputado Zé Nunes (PT).

Bancada do PSOL lança abaixo-assinado por vacina A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa, liderada pela deputada estadual Luciana Genro, lançou um abaixo-assinado para pressionar o governo a garantir vacina, testagem e protocolos sanitários na educação. A petição “Educação pede socorro: testagem e vacina já” pode ser acessada em: https://educacao.lucianagenro. com.br. A iniciativa foi feita em parceria com a bancada gaúcha do PSOL na Câmara dos Deputados, representada por Fernanda Melchionna, e com diretórios do partido no Interior do estado. Preocupada com a situação envolvendo o retorno às aulas em uma conjuntura de aumento crítico de casos de coronavírus e esgotamento da rede hospitalar, a deputada Luciana Genro destaca a importância de defender a segurança sanitária nas escolas diante do pior momento da pandemia. “Para falar em retorno minimamente seguro às aulas presenciais é preciso garantir vacina, testagem e protocolos sanitários adequados para professores, funcionários de escola e estudantes”, afirma a deputada. Recentemente, uma pesquisa do Dieese revelou que mais de 300 escolas estaduais gaúchas não possuem sequer banheiro e somente 26,2% fornecem água potável.

jornaldegravatai@gmail.com

Frederico sugere que deputados destinem suas emendas para a compra de vacinas Em reunião virtual na manhã desta quinta-feira (4), os deputados da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa gaúcha elegeram por unanimidade os deputados Luís Augusto Lara (PTB) e Frederico Antunes (Progressistas) para a presidência e vice-presidência do órgão técnico, respectivamente. Durante sua manifestação, o líder do governo, deputado Frederico Antunes, propôs que, diante da gravidade da pandemia da COVID-19, os valores previstos nas emendas parlamentares para 2021 dos deputados estaduais, que somadas chegam a R$ 55 milhões, sejam integralmente reservados para que o Governo do Estado adquira vacinas e equipamentos para

a montagem de leitos de UTI, principalmente respiradores. “O Estado enfrenta o momento mais delicado desde o início da pandemia. Estamos estudando essa possibilidade junto com as lideranças e os pares da Casa. Caso haja esse entendimento, julgo que seria mais uma contribuição importante do parlamento para os gaúchos neste período crucial. Já obtivemos uma manifestação positiva sobre o tema do presidente da Comissão de Representação Externa para acompanhar a imunização, deputado Pepe Vargas (PT) e do presidente da Comissão de Finanças, deputado Luís Augusto Lara (PTB). Ainda hoje vou conversar com o presidente Gabriel Souza (MDB) para tratarmos esse tema em reunião com os 55 parlamentares”, disse Antunes.

Gabriel Diedrich se preocupa com déficit habitacional de Santo Antônio da Patrulha Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de anto Antônio da Patrulha na última semana, o vereador Gabriel Diedrich (MDB) apresentou requerimentos à Prefeitura solicitando informações sobre a política habitacional para o município. Nos documentos, Gabriel destaca o anseio da população em ver por parte do Poder Público um investimento na área de habitação. O vereador Gabriel pautou o tema da habitação, apresentando requerimentos à Prefeitura e à Caixa Federal pedindo informações sobre o cadastro de interessados por moradia em Santo Antônio da Patrulha, a

existência de projetos habitacionais prontos para execução e a situação das vagas no Condomínio Residencial Santo Antônio. O vereador lembra que um eventual plano habitacional deverá contemplar principalmente as pessoas que vivem de aluguel ou moram nos fundos das casas de parentes e aqueles cidadãos que residem há mais tempo em nosso município e estão à espera de seu próprio lar. “Habitação é dignidade e proporcionar condições às pessoas, especialmente aquelas que com muita dificuldade pagam seus aluguéis, é uma meta a ser percorrida pelos gestores públicos”, disse.


Folha

Sesc Gravataí apresenta show virtual da banda Cavalgando o Vento Transmissão ao vivo será realizada pelo Facebook

Cultura Geral

SEXTA, SÁBADO, DOMINGO, SEGUNDA 12, 13,5,14, 16 de fevereiro 2021 Sexta, sábadoEeTERÇA, domingo, 6 15 e 7e de março de de 2021

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Principal atribuição das farmácias

© Revistas COQUETEL

Blusa usada por médicos Órgão da vaca comprimido na ordenha

Instalações como Angra I (BR) Amansar; Isabela domar Garcia, atriz

O produto de preço elevado

Letra repetida em "ninar"

Apelido de Mariana

Chefe de um país Nêutron (símbolo)

Exaltar as qualidades de alguém

Fazem parar A primeira nota da escala musical

Saúdam com a mão Brado em touradas

Cuida da guarda de presos Atendimento ao cliente Et cetera (abrev.)

Partes mais coloridas da borboleta

Substitui a luz elétrica

Mole; macia Forma do martelo Indenizar; ressarcir Menor flexão verbal (Gram.)

300, em romanos Compõem o baralho

Sufixo de "espanhol"

Vitamina antigripal Exame de urina (sigla) Rita (?), cantora Consoantes de "rubi"

Uma das categorias do boxe

Cosmético facial Sílaba de "orçar" Antecede o "S" Preposição de origem

O dia decisivo Natural; congênito

BANCO

Exímio em alguma atividade (fig.)

A (?): sem rumo 8

Solução C T A A R O M A C R A I R C E E A R S E I A R M O

Atacar com explosivos

Iodo (símbolo) Estação de Rádio

U D I S O G I M N E N A S S T E N I T U C C C A L R R E B A O R R D E E S

Alegre) e Doctor F (Buenos Aires), buscando uma sonoridade orgânica, dinâmica, sem edições e valorizando, ao máximo, a expressão dos músicos. Também foi realizado um registro em vídeo do show completo, produzido para o Ecarta Musical, disponível no Youtube. O show, gravado em plano sequência, conta com a participação de André Vicente, Daniel Mueller, Anaadi e Ana Clara Moltoni.

Nelson Mandela, ícone sulafricano

J S T A E L E T E A C O O L A E S T A O S C L A T R N A T M B A A S

O cantor e compositor canoense, Pedro Longes, lança o terceiro single do projeto “Sinestesias” em todas as plataformas digitais, na próxima sexta-feira, dia 05 de março. Intitulada “Samba Erudito”, a canção mistura uma melodia sincopada de samba com um piano, com influências que vão de Chopin a Charly Garcia. As gravações foram feitas, todas, “ao vivo”, nos estúdios Soma (Porto

Produto para fixar penteados

V E N D A D V E R E M G E D I B O S

Terceiro single do projeto 'Sinestesias', de Pedro Longes, será lançado nas plataformas digitais

Aparelhar (a montaria) Aldeia indígena

3/eas. 4/taba. 5/detêm. 6/jaleco. 9/estadista.

O Sesc Gravataí promove uma sexta-feira de muita música e cultura no dia 12 de março. O projeto Palco Virtual contará com um show ao vivo da banda Cavalgando o Vento, composta por C. A. Albani da Silva, o Inventor do Vento, na voz, violão e harmônica, Mick Oliveira no contrabaixo e Antônio Ramos na flauta, a partir das 19h30. A transmissão acontece na página do Sesc Gravataí no Facebook (https://www.facebook.com/sescgravatai). Uma entrevista com o vocalista, Carlos Albani, também poderá ser conferida pelos espectadores, quando o artista contará um pouco sobre o projeto do grupo, que mistura música e literatura desde 2012. A apresentação é gratuita e busca valorizar a cultura local, além de proporcionar momentos de lazer para a comunidade.

5 5


6

Sexta, sábado e domingo, 5, 6 e 7 de março de 2021

Senado aprova em segundo turno PEC Emergencial

Estado recorre ao STF para restabelecer ensino presencial

A PGE protocolou, na noite desta quarta-feira, (3/3), no STF, pedido de suspensão de liminar proferida pelo juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre e mantida pelo Tribunal de Justiça gaúcho. A medida busca o restabelecimento do ensino presencial para educação infantil e primeiro e segundo anos do ensino fundamental nos Rio Grande do Sul. Conforme exposto pela PGE, a decisão combatida, decorrente de ação civil pública ajuizada pela Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), implica grave lesão à ordem e à saúde públicas, motivo pelo qual deve ser suspensa. Destaca, também, que o conjunto das medidas adotadas pelo Poder Executivo é bastante rigoroso diante do agravamento da crise sanitária no Rio Grande do Sul e que a decisão configura intervenção judicial sobre atos normativos expedidos pelo Poder Executivo com vistas ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, impactando diretamente sobre os limites e contornos do princípio da separação dos Poderes. Além disso, em suas razões, a PGE reafirmou que as aulas presenciais seriam restritas à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º anos), reduzindo-se, assim, a movimentação de pessoas e, consequentemente, a circulação do vírus.

Texto que garante parcelas do auxílio emergencial segue para Câmara O Senado aprovou, no início da tarde desta quinta-feira (4/3), em segundo turno, o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, conhecida como PEC Emergencial. O texto, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados, cria mecanismos de ajuste fiscal e permite a retomada do pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19. Depois de pressões de senadores para limitar os gastos, o relator da proposta, senador Márcio Bittar (MDB-AC), apresentou nova versão do seu parecer. Nela, o benefício será pago por fora do teto de gastos do Orçamento e do limite de endividamento do governo federal. A ajuda, no entanto, ficará limitada a um custo total de R$ 44 bilhões. Antes, não havia, no texto, limite para o pagamento do auxílio em 2021. A primeira versão do auxílio ultrapassou os R$ 300 bilhões de custo total e foi paga a cerca de 68 milhões de pessoas. Desta vez, o valor do benefício e a quantidade de parcelas será definida depois da aprovação da PEC no Congresso, por meio de medida provisória.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Contrapartida Para garantir o pagamento do auxílio por mais alguns meses, o texto mantém os chamados gatilhos, medidas acionadas automaticamente no momento em que as despesas atingirem um certo nível de descontrole. Entre essas medidas, estão barreiras para que União, estados ou municípios criem despesas obrigatórias ou benefícios tributários. Além disso, também estarão proibidos de fazer concursos públicos ou conceder reajustes a servidores. A versão inicial da proposta previa também a possibilidade de redução temporária de salários

e jornada de servidores, mas, em acordo com o governo, esse trecho foi retirado. Polêmicas Para viabilizar a votação, o principal recuo no texto foi a retirada do ponto que previa o fim dos valores mínimos a serem gastos pelo governo com saúde e educação. Na versão aprovada, estados continuam obrigados a destinar 12% de seus recursos para a saúde e 25% para a educação. O gasto mínimo em saúde, previsto na Constituição, é de 15% da receita corrente líquida, no caso da União. Para a educação, o gover-

no federal tem de aplicar ao menos 18% da receita de impostos. O piso de gastos nas duas áreas não pode ser reduzido e precisa ser corrigido pela inflação do ano anterior. Outro item retirado do texto da PEC foi o fim dos repasses do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Hoje, um mínimo de 28% da arrecadação do PIS/ Pasep, que abastece o FAT, vai para o financiamento de programas do BNDES. Calamidade pública Depois da promulgação da Emenda Cons-

titucional Emergencial, a Constituição terá um regime orçamentário excepcional para situações de calamidade pública. Durante a vigência desse estado, a União deve adotar regras extraordinárias de política fiscal e financeira e de contratações para atender às necessidades do país, mas somente quando a urgência for incompatível com o regime regular. Nessa condição, as proposições legislativas e os atos do Executivo com propósito exclusivo de enfrentar a calamidade e suas consequências sociais e econômicas, por exemplo, ficam dispensadas de observar várias limitações legais, desde que não impliquem despesa obrigatória de caráter continuado. Entre as regras que ficam suspensas está a proibição de concessão ou ampliação de benefício tributário que gere renúncia de receita. Também estão suspensos os limites e condições para contratação de operações de crédito. O regime extraordinário também permitirá a adoção de contratação simplificada de pessoal, em caráter temporário e emergencial, e de obras, serviços e compras.

2mnoticias.com.br

CASOS DE COVID-19

Rio Grande do Sul: Casos: 667.449 | Óbitos: 13.021 Gravataí: Casos: 14.080 | Óbitos: 340 Cachoeirinha: Casos: 7.570 | Óbitos: 186

VACINAÇÃO COVID-19

RS: Doses recebidas: 1.098.400 | Aplicadas: 634.917 Gravataí: Doses receb.: 13.282 | Aplicadas: 9.487 Cachoeirinha: Doses receb.: 6.124 | Aplicadas: 3.620 * Dados da SES contabilizados até às 16h de ontem.

COTAÇÕES Fonte: Cepea / Data-base: 3/3

Arroz (50kg): R$ 84,45 Soja (60 kg): R$ 172,36 Milho (60 kg):R$ 87,06 Boi Gordo (@):R$ 298,15 Açúcar (50 kg): R$ 110,47

Geral

Suino (kg): R$ 7,21 Cordeiro(kg): R$ 9,00 Leite (Litro): R$ 1,80 Frango (kg): R$ 6,38 Dolar: R$ 5,75


escolhida pela K-League. (Colaboração de Delmar Costa)

Cidade

7

Cachoeirinha abre Processo Seletivo Simplificado para até 34 profissionais de saúde Sexta, sábado e domingo, 5, 6 e 7 de março de 2021

Serão contratados até dez enfermeiros, até 15 técnicos de enfermagem, cinco psiquiatras e quatro farmacêuticos bioquímicos protocologeral@cachoeirinha.rs.gov.br, em cumprimento ao Decreto n° 6903/2020, não sendo admitido o recebimento de documentação fora deste prazo. O Protocolo Geral da Secretaria de Modernização Administrativa e Gestão de Pessoas realizará a abertura do processo e encaminhará, via e-mail, resposta com o número de protocolo gerado para o devido acompanhamento do(a) candidato(a). Já para o cargo de farmacêutico, o período de inscrições para o público em geral será aberto caso não ocorra o preenchimento da vaga anunciada por candidato(a) existente na banca de concurso público do município. Nesta situação, o período e local de inscrições serão anunciados através de edital publicado no Diário Oficial do Município. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes aos Processos Seletivos Simplificados.

Divulgação/PMC

O município de Cachoeirinha abriu Processo Seletivo Simplificado para contratação imediata e em caráter excepcional de até 34 profissionais de saúde. Serão contratados até dez enfermeiros, até 15 técnicos de enfermagem, cinco psiquiatras e quatro farmacêuticos bioquímicos, para atuarem nas unidades que compõem a Secretaria Municipal da Saúde. São três editais diferentes, publicados na Edição Extra do dia 03 de março do Diário Oficial do Município, onde constam as informações sobre a remuneração, a carga/horária e os requisitos para a inscrição. Os contratos terão a duração de seis meses, prorrogáveis por igual período. Para os cargos de psiquiatra, enfermeiro e técnico de enfermagem, o período de inscrição será de 04 a 12 de março de 2021, com toda a documentação exigida nos respectivos editais enviada digitalizada para o e-mail

Litoral Norte com lockdown no fim de semana Os municípios vinculados à Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) decidiram decretar lockdown neste final de semana a fim de diminuir a propagação do Coro-

navírus. A decisão contou com a maioria dos votos dos prefeitos, que optaram ser mais restritivos que o decreto estadual, porém alguns municípios foram desfavoráveis, levando em considera-

ção suas peculiaridades locais. O lockdown prevê o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele-

-entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas. Todas as demais atividades não

essenciais deverão estar fechadas do início da madrugada de sábado às 5h da próxima segunda-feira. As atividades essenciais permanecerão em funcionamento.

PUBLICAÇÃO LEGAL

EDITAL DE CASAMENTO

Edital nº 16/2021

EDITAL DE CASAMENTO

Edital nº 13/2021

faz saber que se habilitaram para casar por este Cartório:

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

- Natanael Pereira e Evelyn Cristini Teixeira de Espindula;

– ARTHUR CASA NOVA CALESSO e NICOLE HERTZOG RODRIGUES

JOSÉ KLEBER DE LUCENA - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais,

QUEM CONHECER ALGUM IMPEDIMENTO, ACUSE-O NA FORMA DA LEI.

AV. DORIVAL C. LUZ DE OLIVEIRA, 4820 - BAIRRO BARNABÉ Gravataí, 5 de março de 2021 José Kleber de Lucena - Oficial de Registros

– ELIEL GOMES DA SILVA e MICHELINE RODRIGUES DA SILVA – GERALDO HENRIQUE LÖFF e CLEONICE SILVEIRA DA SILVA

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei. AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800 Gravataí, 3 de março de 2021 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

EDITAL DE CASAMENTO

Edital nº 15/2021

JOSÉ KLEBER DE LUCENA - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber que se habilitaram para casar por este Cartório: - Maicon Camargo e Aline Lorilei dos Santos Alves; - Alissom Peixoto de Oliveira e Josiane Godinho Vieira; - Cláudio Rosa Gonçalves e Maria Inês Souza da Silva; - Cristiano Iparraguirre Lauffer e Graziela Clarisse da Silva Borges; QUEM CONHECER ALGUM IMPEDIMENTO, ACUSE-O NA FORMA DA LEI.

AV. DORIVAL C. LUZ DE OLIVEIRA, 4820 - BAIRRO BARNABÉ Gravataí, 3 de março de 2021 José Kleber de Lucena - Oficial de Registros

EDITAL DE CASAMENTO

Edital nº 7/2021

SANDRA LUIZA SEGATTO MAZZUTTI - Tabeliã e Registradora, faz saber que se habilitaram para casar por este Cartório: - Ânderson Sarmento Zimmer e Camila de Medeiros dos Santos QUEM CONHECER ALGUM IMPEDIMENTO, ACUSE-O NA FORMA DA LEI.

RODOVIA RS 020, 4855, PDA 69 - BAIRRO NEÓPOLIS Gravataí, 3 de março de 2021 Sandra Luiza Segatto Mazzutti - Tabeliã e Registradora

Publique o seu edital, ligue 3421.3381

Diretor geral: Moacir Menezes Diagramador/Editor: Jacson Dantas/Filipe Foschiera Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda CNPJ nº 03.851.285/0001-62 Registro nº 39987 do livro A-4 51 3421.3381 www.2mnoticias.com.br jornaldegravatai@gmail.com Fundação: 22 de março de 2005 Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

Filiado:

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal


8

Contracapa

Sexta, sábado e domingo, 5, 6 e 7 de março de 2021

Zaffalon participa de reunião para possível compra de vacinas em consórcio com outros municípios Encontro virtual contou com a participação de representantes da Granpal e da vacina russa Sputnik V gilância Sanitária (Anvisa), todos os governantes acreditam que este passo é uma questão de tempo. Por isso, o consórcio da Granpal, que trabalha pela aquisição de vacinas pelos municípios interessados, já está fazendo as tratativas com o fornecedor. As doses custam, em média, U$ 10 (dólares). "É um processo complexo que envolve compra internacional e concorrência grande, já que a demanda é mundial. Através do consórcio da Granpal, poderemos ter mais eficiência", comenta Zaffa, lembrando que a entidade ainda fará consulta ao Tribunal de Contas do estado (TCE) e ao Ministério Público sobre a legalidade deste processo.

Divulgação/PMG

O prefeito Luiz Zaffalon participou na manhã desta quinta-feira, 4, de uma reunião virtual do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) com representantes da vacina Sputnik V. Foi discutida a possibilidade de os municípios comprarem doses do imunizante russo para o combate à Covid-19. "Estamos buscando alternativas de compra, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde não possa atender a todas as nossas necessidades", afirmou Zaffa. Na última quarta-feira, 3, o Ministério da Saúde anunciou a previsão da chegada de 400 mil doses da vacina Sputnik V no Brasil. Mesmo que o imunizante ainda não tenha sido aprovado pela Agência Nacional de Vi-

Saiba mais sobre a Sputnik V A vacina desenvolvida na Rússia é aplicada em

duas doses. No mês passado, resultados publicados na revista científica “The

Lancet” apontaram que a Sputnik V teve eficácia de 91,6%. Isso significa

que, nos testes de fase 3, ela conseguiu reduzir em 91,6% os casos de Co-

vid-19 no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.

Revolucione o seu negócio com o Pix no Banrisul!

TARIFA ZERO PRORROGADA até 19 de ABRIL de 2021 para sua empresa receber e realizar pagamentos via Pix utilizando as vantagens do Office Banking Banrisul.

Cadastre suas chaves no Office Banking no seu computador! Isenção válida de 16/11/2020 a 19/04/2021.

banrisul.com.br SAC:

0800.646.1515

|

Deficientes

Auditivos

e

de

Fala:

0800.648.1907

|

Ouvidoria:

0800.644.2200

|

Deficientes

Auditivos

e

de

Fala:

3215.1068

Profile for Jornal de Gravataí

Jornal de Gravataí. Sexta a domingo, 5 a 7 de março de 2021. Edição 3660.  

Jornal de Gravataí. Sexta a domingo, 5 a 7 de março de 2021. Edição 3660.  

Advertisement