ANO 9 - EDIÇÃO 1864ª - DIÁRIO - SÁBADO E DOMINGO, 23 E 24 NOVEMBRO DE DE 2013 - R$ Circulação nos m

Page 12

JORNAL DE GRAVATAÍ Sábado e domingo, 23 e 24 de novembro de 2013

PRÉ-VESTIBULAR JG Dicas do Professor Luciano – "Chambinho da Methodus"

T

udo bom pessoal, dando continuidade a alguns assuntos que podem aparecer no vestibular, vamos analisar dois acontecimentos marcantes na história do mundo. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 - 1918) + Teve como causas: - Disputa entre países europeus por mercados e por matéria prima. - Revanchismo francês pela perda da região da Alsácia-Lorena (rica em recursos minerais). - Aumento dos exércitos. - Insatisfação da Alemanha e Itália que foram deixadas de lado no neocolonialismo. RESUMO DA SEGUNDA GUERRA + Teve como causas: - Surgimento de governos totalitários com objetivos militares e expancionistas. - Alemanha nazista e Itália fascista. - Na Alemanha o líder era Hitler e na Itália o líder era Mussolini. - Industrialização da Alemanha e Itália para combater a crise financeira. - Desenvolvimento da industria bélica. - Japão com intenções de ex-

pansão. - Hitler domina os Sudetos (região fora da Alemanha formada por alemães). + Início: - Invasão da Polônia pela Alemanha. - Declaração de guerra pela França e Inglaterra. - Perseguição aos judeus e outras raças consideradas inferiores pelos nazistas. - Duas alianças: * Aliados: Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos. * Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

- 1939 - 1941: * Vitórias do Eixo. * Ataque à Pearl Harbor (Havai) pelo japoneses. * Estados Unidos entram na guerra. - 1941 - 1945: * Derrotas do Eixo. * Brasil entra na Guerra com 25 mil homens que lutam na Itália. - 1945: * rendição da Itália e Aliados invadem a Alemanha. * Japão só se rende após o ataque às cidades de Nagasaki e Hiroshima com armas nucleares,

01. (14-2013) Em 1918, encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, que se caracterizou pelo confronto armado direto entre as principais potências europeias. A respeito do término dessa guerra, considere as seguintes afirmações. I – Além da doação do regime republicano, a Alemanha foi forçada a pagar indenizações pelos danos causados aos países vencedores. II Apesar das perdas econômicas e demográficas, a guerra não abalou a hegemonia da Europa que manteve seu poderio intato. III – A Áustria e a Hungria como estados independentes surgiram do colapso do Império Habsburgo. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I, II e III. Resolução: Apenas a afirmação II é errada, pois a Europa ficou destruída, então ela perdeu força internacional, abrindo espaço para os Estados Unidos. D)

- Política de alianças. Tríplice aliança: Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro. Tríplice Entende: Rússia, França e Inglaterra. + Ponto de partida - Assassinato do príncipe Francisco Ferdinando (Áustria) em Sarajevo por um jovem do grupo Mãos Negras (Sérvia). - Império Austro-Húngaro declara guerra contra a Sérvia. - Primeiros conflitos foram fora da Europa (Oceania e África). - Guerra de trincheiras. - EUA entram na guerra apoiando a Tríplice Entende. - Vitória da Tríplice Entende. - Tratado de Versalhes.

* Redução dos exércitos da Alemanha. * Controle sobre a indústria bélica da Alemanha. * Devolução da região da AlsáciaLorena para a França. * Alemanha tem que pagar os prejuízos para as nações vencedoras. + Consequências: - 10 milhões de mortos. - Eua se torna o país mais rico. - Surgimento de países, entre eles a Iugoslávia (vários povos confinados no mesmo território). - Divisão do Império Turco e AustroHúngaro. - Aumento do desemprego na Europa.

com a morte de milhares de civis. + Consequências: - Alemanha teve que pagar indenizações para as nações vencedoras. - O império Austro-húngaro foi desmantelado. - Morte de milhares de pessoas. - Criação da ONU. - Estados Unidos dominam o cenário internacional como potência com o enfraquecimento da Europa pelas perdas de guerra. - Início da Guerra Fria entre o bloco capitalista (EUA) e o bloco comunista (URSS).

01. (18-2013) Entre 1939 e 1945, o mundo esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial. A respeito dessa guerra, considere as seguintes afirmações. I – Caracterizou-se pela perseguição de vários grupos populacionais, sendo alguns deles vítimas de práticas sistemáticas de extermínio. II Trouxe o enfraquecimento geral dos países europeus e o avanço do processo de descolonização, principalmente na Ásia e na África. III – Teve como consequência o fim da divisão ideológica mundial entre os países com sistemas políticos inspirados no liberalismo e aqueles baseados no marxismo. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III. Resolução: Apenas a afirmação III está incorreta, pois após o fim da Segunda Guerra, o mundo se tornou polarizado, de um lado o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos e do outro lado o comunismo, liderado pela União Soviética.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.