ANO 9 - EDIÇÃO 1719ª - DIÁRIO - SÁBADO E DOMINGO, 25 E 26 DE MAIO DE 2013 - R$ 1,00

Page 15

Sábado e Domingo, 25 e 26 de maio de 2013

Veículos & CIA

Primeiras impressões da nova BMW R 1200 GS

3

Além do piloto automático, também presente na versão anterior, outras inovações fazem a nova R 1200 GS ainda melhor

A

primorar algo que já era praticamente perfeito foi a difícil missão encontrada pelos engenheiros da marca alemã ao se depararem com um novo projeto para a aventureira BMW R 1200 GS, uma motocicleta extremamente versátil que já faz sucesso a mais de três décadas. Aperfeiçoada, a BMW R 1200 GS foi totalmente reestilizada, manteve o típico motor “boxer” que foi redesenhado e ganhou refrigeração líquida, contribuindo para redução de ruído e gases de escape. A nova versão também recebeu um novo chassi, suspensão semi-ativa, além de aprimoramentos tecnológicos. Tão esperada, a “grande GS” desembarca no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como autódromo de Interlagos, para o seu lançamento oficial no país. Em um evento realizado pela BMW Motorrad em meio a mídia especializada da América do Sul e nacional, nós testamos a nova BMW R 1200 GS, as primeiras impressões você confere aqui. Transmissão Tradicionalmente o motor que equipa a BMW R 1200 GS é do tipo “boxer” e assim se mantém. Redesenhado, passou a utilizar refrigeração líquida, com mistura de água/glicol. Essa alteração não foi somente realizada para aprimorar o arrefecimento do motor, uma vez que 65% da refrigeração é realizada a ar mas, sim para garantir o cumprimento às exigências futuras previstas em termos de emissão de ruído e gases de escape. O novo propulsor de 2 cilindros opostos tem 1170cc, a mesma capacidade cúbica da versão anterior, porém, está ainda mais potente. Na antiga BMW R 1200 GS, a potência máxima era de 110 cv a 7750 rpm, enquanto o novo modelo possui 125 cv a 7700 rpm, um ganho de 15 cv que deixou essa lenda ainda mais agressiva. Não foi difícil ultrapassar os 200 km/h, ainda mais na reta dos boxes no Autódromo de Interlagos. Outro item tradicionalmente encontrado na BMW R 1200 GS é a transmissão final por eixo cardan. Presente há 90 anos em motocicletas da marca, o braço oscilante com eixo de transmissão cardan evita manutenções periódicas e agora está posicionado do lado esquerdo, evitando qualquer contato entre o piloto e a ponteira de escapamento ao empurrar ou subir e descer da moto. O visual da moto ficou ainda chamativo quando a moto está mo descanso lateral.

Ciclística e tecnologia Apesar de totalmente renovada, a BMW Motorrad não modificou a sua principal característica, a versatilidade, presente até mesmo em seu nome - as letras GS significam Gelände Straße (on/off-road em alemão). Pouco conhecido, o autódromo de Interlagos tem, a esquerda da reta oposta, um ótimo circuito off road e, entre terra e asfalto, nós podemos testar os novos modos de condução (Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro) e a nova suspensão semiativa com ajuste eletrônico. Calçados com pneus de cravo, fomos para a terra e para esse ambiente são destinados dois modos de condução, o Enduro e o Enduro Pro. No Enduro, o sistema de freios ABS de série e o Sistema de Controle de Tração (ASC) permitem um maior deslizamento, mas tudo controlado. Aqui, a suspensão semi-ativa Dynamic ESA é pré-configurada no “soft” (suave), deixando a moto bem solta e em conjunto com o novo acionador eletromotriz do acelerador, permite maior suavidade na faixa de baixíssimas rotações. Utilizando o modo de condução Enduro Pro, há uma ínfima atuação do ASC e nenhuma intervenção do ABS na roda traseira, facilitando as saídas de traseira e permitindo uma tocada ainda mais agressiva. A característica do ESA nesse modo é o “hard” (rígido), perfeito para terrenos pouco acidentados e velocidade acentuada. Utilizando pneus de uso misto (originais), no asfalto abrasivo do circuito de Interlagos, podemos testar os outros três modos de condução: Rain, Road e Dynamic. Embora não estivesse chovendo, começamos com o modo Rain. Ideal para chuva, nesse modo os sistemas de controle (ABS e ASC) interferem logo em um estágio inicial e a resposta do acelerador é suavizada. No Road, os sistemas de controle interferem normalmente, modo ideal para “pegar estrada”. No modo Dynamic, os sistemas de controle interferem de forma tardia, proporcionando uma pilotagem mais esportiva e permitindo que o piloto leve a motocicleta até o limite. Importante ressaltar que em qualquer um dos cincos modos de condução, o ASC e o ABS podem ser desligados e o ESA e as três diferentes respostas do acelerador (suave, ideal, direta) podem ser modificados e combinados de acordo com o terreno e tipo de pilotagem.

Um verdadeiro ícone em seu segmento não poderia perder sua aparência. Mesmo reestilizada, a nova versão manteve suas características típicas de uma GS, como a linha de vinco que percorre desde o bico, mais angular e com pontas, até o fim de sua prolongada rabeta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.