Jornal de Fato

Page 41

social

Cia A Máscara realiza trabalho social junto a jovens em situação de conflito com a Lei de Mossoró

Arte para um bom caminho

U

ma oportunidade para se inserir socialmente e encontrar um caminho mais promissor. Este é o principal objetivo de um trabalho realizado há mais de um ano pela Cia A Máscara de Teatro junto aos jovens internos do Centro Integrado de Apoio ao Adolescente Infrator (CIAD) no bairro Santa Delmira, Zona oeste da cidade de Mossoró. A companhia realiza o trabalho de divulgar a arte como caminho que soma a formação do cidadão. Recentemente, o grupo participou do projeto Reviravolta em parceria com o DIRED, durante três meses unindo arte e educação para a cidadania. No CIAD, o trabalho já é realizado há mais de um ano: “Começamos a fazer esse trabalho junto a estes jovens por entender que é preciso dar opção, mostrar que não vezes não só tem os espetáculos da cidade, mas que existem outras opções em termos de cultura, de arte na nossa cidade”, explica a atriz Tony Silva.

A maior dificuldade, segundo a atriz, está na formação de grupo ou de uma possibilidade de encenação com os jovens do Centro: “São adolescentes que estão de passagem, então eles cumprem as medidas determinadas pela Justiça e voltam para casa. Por isso não há como formar um grupo. O que temos feito é apresentar diversas formas de arte para que eles conheçam e, se interessando, que possam procurar os grupos e trilhar esse ca-minho”, ressalta. Nos encontros que a companhia realiza com os jovens, sempre leva um convidado para falar aos jovens, para mostrar seu trabalho. Já participaram da proposta grupos de dança local como o Diocecena, atores de outras companhias, músicos e religiosos. “Muitos deles se interessam por aprender a tocar instrumentos e a partir do depoimento conseguimos estimulá-los”, ressalta Tony. Durante os trabalhos realizados semanalmente às quartas-feiras – não se

pode divulgar as imagens dos adolescentes que estão sob proteção – fica claro o interesse, mas muitos destes reclamam que nem sempre é possível seguir ou ter acesso a esse caminho. Casa nova Esse trabalho social da companhia tende a ser ampliado, já que o grupo pretende realizar diversas atividades voltadas para a comunidade na Casa da Máscara, localizada no conjunto 30 de Setembro, atual sede da companhia. “Vamos realizar as mesmas parcerias e colaborações com outros artistas da cidade para um trabalho didático que ajude aos jovens”, ressalta a atriz. Neste momento, o grupo está se preparando também para estrear o espetáculo com tema provisório de “Viagem ao campo do Alfinin” com texto de João Marcelino. “Será um espetáculo belíssimo sobre o comportamento humano. Estamos confinados trabalhando esta proposta”, ressalta.

Jornal de Fato | DOMINGO, 16 de setembro de 2012

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.