Page 16

16

www.jornaldealvorada.com.br

| VARIEDADES a POLÍTICA da

SaúdE

ALVORADA, DE 11 A 17 DE JUNHO DE 2013

JA - IMAGEM DA SEMANA

ÁRIES (21/03 a 20/4) O envolvimento com assuntos familiares tende a ser mais intenso especialmente para esclarecer antigos assuntos.

Por Darci Barth Médico jornaldealvorada.com.br/politicaesaude.php

Na próxima quarta feira (12) comemora-se o Dia dos Namorados, sinônimo de amor, amizade e solidariedade. Mas o contrário, a solidão, o que significa em termos de saúde? Indivíduos solitários tendem a fazer qualquer coisa que puderem para se sentir melhor, mesmo que apenas momentaneamente. Eles podem comer demais, beber demais, fumar, dirigir em alta velocidade, ou fazer sexo indiscriminadamente. Uma pesquisa mostrou que o isolamento social é comparável à hipertensão, à obesidade, ao sedentarismo e ao tabagismo.Atua como fator de risco para doenças e para a morte prematura. Viva o Dia dos Namorados. CUIDADO Uma pesquisa recente aponta que a mulher gaúcha acima dos 40 anos é mais vaidosa do que a média nacional. O mesmo estudo aponta que pelo menos 40% das entrevistadas admitiram já terem sido infiéis com seus companheiros. FRASE DA SEMANA “ No Brasil, todos acham que saúde e educação devem ser prioridades, mas esquecem disso na hora de fazer o orçamento. “ Luiz Fernando Veríssimo, escritor.

TOURO (21/04 a 20/5) Muitas vezes palavras simples, ditas com calma e tranquilidade, esclarecem muitas confusões. Tal postura será essencial nas diversas relações.

TV Record demitiu nesta semana de uma vez 400 funcionários, mas a saída mais célebre foi a do apresentador Gugu Liberato, desde 2009 no canal. Rodrigo Faro vai substituir Gugu nos domingos com “O Melhor do Brasil”.

JA - Cruzadas

ALGUNS NÚMEROS NA SAÚDE A média do Brasil é de 2 médicos por mil habitantes. Porém, no SUS, a média cai para 1,11 por mil habitantes. No Rio Grande do Sul, o índice é de 2,37 e 1,40 por mil habitantes, respectivamente. Porto Alegre é a segunda capital do país com o maior número de médicos, perdendo apenas para Vitória ( ES ). Dados do SIMERS.

LIBRA (23/09 a 22/10) Período para ponderar o quanto compensa envolver-se com certas responsabilidades ou mudar planos, seja sozinho(a) ou com pessoas que convive. ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Despesas com atividades culturais, com estudos e viagens são mais propensas a influenciar seu dia. Temas propensos a lidar com planejamentos. SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Inteirar-se de informações será essencial para não cometer equívocos ou precipitar decisões que envolvam negócios e finanças.

www.noivasecia.net Aluguel de roupas: Festas, Noivas, Noivos, Debutantes, Ternos, Damas e Pajens.

3483.8868

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01) Com a Lua em seu signo oposto, Câncer, a compreensão dos pensamentos divergentes dos seus será um exercício diante das convivências.

Rua Elpídio Correia da Silveira, 100 - Lj. 10 “Ao lado do Big Alvorada”

DR. DARCI BARTH FONES: 3483.4974 3483.1858

Av. Pres. Vargas, 1937 - 1º andar

CÂNCER (21/06 a 21/7) A Lua em seu signo faz com que esteja mais propenso(a) a agir de forma emocional diante das situações em sua rotina.

VIRGEM (23/08 a 22/9) A participação junto a grupos no trabalho proporcionará bons conhecimentos e auxiliará na decisão para suas metas.

A estrutura da saúde pública em Porto Alegre foi alvo de 55 casos de violência e agressão a funcionários e pacientes de postos de saúde nos últimos oito anos, motivando reuniões semanais do Sindicato Médico, Brigada Militar, secretaria de Segurança e Saúde e Guarda Municipal de Porto Alegre. Felizmente, ao menos na área central, não temos este problema em Alvorada. Até porque o PAM-8, maior estrutura de saúde da cidade, está muito perto da Brigada Militar, Polícia Civil, Forum municipal e Promotoria Pública.

CONSULTA COM HORA MARCADA

GÊMEOS (21/05 a 20/6) Tenha atenção dobrada com assuntos financeiros e despesas que possui, principalmente para evitar as desnecessárias.

LEÃO (22/07 a 22/8) Período para não sobrecarregar suas energias físicas e emocionais com as tarefas da rotina. Dose o tempo para solucionar os assuntos sem alardes.

DEMISSÃO O secretário da Secretaria de Planejamento e Habitação, José Peixoto, indicado pelo PSB, pediu demissão na semana passada. Preferiu não dizer os motivos.

CLÍNICA MÉDICA/MEDICINA DO TRABALHO

JA - HORÓSCOPO DA SEMANA

Quer retorno imediato? Assine e anuncie no Jornal de Alvorada pelo fone:

(51) 3442.8227

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) A organização das despesas é algo propenso a tomar mais dedicação. Período mais indicado para ponderar e pesquisar antes de alguma negociação. PEIXES (20/02 a 20/03) O contato com ambientes sociais será mais intenso por conta dos momentos de diversão ou acontecimento diferente propenso a alternar sua rotina.

Edição 302  

De 11 a 17 de Junho de 2013

Edição 302  

De 11 a 17 de Junho de 2013

Advertisement