Page 1


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

2

Editorial Esta edição é muito especial, já que comemoramos uma das datas mais importantes do ano, por ser o dia da pessoa mais importante de toda a nossa vida, que é a mãe. Sei que muitas das mães, modestas como só elas são vão dizer, é só mais um dia como um dia qualquer, mas não é. É um dia para prestar um pouco mais de atenção e rever nossas atitudes em relação a ela. As rotinas de nossa vida ás vezes nos roubam tanto tempo que nem se quer prestamos atenção no tanto de cuidados que ela desprende para nós, no quanto ela está presente. Não importa se você tem 15, 20, ou 50 anos, mãe sempre será mãe, relembre ela neste dia. Tire este dia para pensar nela, no que ela já fez por você, no que aproxima você dela, ou o que o afasta dela, jamais deixe permanecer qualquer mágoa dela, jamais deixe ela ficar com mágoas de você, mães são anjos na terra, lembre-se sempre disso. Se ela estiver perto de você dê um abraço e um beijo nela, sem timidez, se ela estiver longe ligue para ela, não importa que operadora você vai usar, mas ligue, nem que seja para dizer olá. Neste final de semana, a Equipe Data X fará novo trabalho de campo na Praça Frei Bruno, desta vez com distribuição de adesivos para veículos, venha até a praça e prestigie, a Praça mais uma vez estará muito animada com eventos desta vez produzidos pela Rádio Vanguarda e CDL de Xaxim. Contamos com a presença de todos. Boa leitura a todos, e Feliz Dia das Mães. Daniel Alves do Amaral

O Espelho O espelho está ali, refletindo, depende o ângulo que você olhar vai ver algo diferente. O espelho não cria imagens, não cria movimentos, ele apenas está refletindo o que está à sua frente. Quando você fica bem em frente à um espelho, o espelho não vai dizer se você está bem ou mal, ele simplesmente vai mostrar você, cabe a você perceber as coisas boas ou ruins do que vê. Nós não podemos afirmar para você o que é certo e o que é errado, nem o que é bonito e o que é feio, estes são conceitos individuais, são coisas que cabem a cada um. Por isso colocamos o Data X como um espelho. Queremos que nosso leitor ao estar lendo, não esteja apenas como alguém que vê a paisagem, mas que faça parte dela, que se veja, que faça parte do contexto, que participe. É assim que queremos que nosso leitor se sinta, um colaborador, que não seja apenas um espectador, que olha e nada faz, queremos que seja um ator, que se envolva, que se identifique, que seja crítico, e principalmente nos ajude a ver a cidade, que nos mostre a cidade, o que estiver bom, e o que precisa mudar, afinal, ver a cidade não é papel apenas do Jornal, e dever de cada cidadão.

Trabalho de Campo No sábado dia 02 de maio a equipe Data X realizou seu primeiro trabalho de campo na Praça Frei Bruno, em parceria com a Rádio Cultura, Vidraçaria Pezalys e Plotto Impressão

Mateada ADMINISTRADORA/ Lisiane Zanotto lisi@jornaldx.com.br EDITOR CHEFE e REDAÇÃO/ Daniel Alves do Amaral dani@jornaldx.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL/ Patrícia Vanzin (Mtb/SC-2434 JP) jornaldx@jornaldx.com.br REPORTE/Dieila Zanetti jornaldx@jornaldx.com.br DIAGRAMAÇÃO/ Joel Alves do Amaral joe_zairo@hotmail.com FINANCEIRO/ Andreia Alves do Amaral financeiro@jornaldx.com.br O SAMAMBAIA/Caderno Especial/ Ismael Alves do Amaral isma@jornaldx.com.br SITE/ Rafael Brandt brand@jornaldx.com.br Endereço: Av. Plínio Arlindo de Nês, 1619. Centro SC. CEP 89825000 Contato: (49) 3353 6707 / jornaldx@jornaldx.com.br www.jornaldx.com.br

Artigos e colunas assinados são de inteira responsabilidade dos colunistas, não representam a opinião do jornal

A Vang FM e a CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Xaxim promovem no próximo sábado, dia 09, uma mateada na Praça Frei Bruno, no centro de Xaxim. O objetivo do evento é comemorar o Dia das Mães, lembrado no domingo, dia 10. A intenção da atividade também é mobilizar a sociedade para as compras no comércio local, já que no sábado, os lojistas de Xaxim realizarão o tradicional Dia D, com atendimento das 08h ao meio dia e das 13h às 17h.

Bombeiros O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, realiza no dia 15 de maio(sextafeira) a Solenidade de Formatura da 4ª Turma de Bombeiros Comunitários de Xaxim. O Ato será ás 18hs00min na Sede do 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Xaxim. Avenida Giácomo Lunardi, n° 523, Bairro Alvorada – Xaxim/SC


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

ESPAÇO ABERTO

Saúde

Hipertensos de Xaxim participam de palestra

Depois da palestra enfermeiras verificaram a pressão dos interessados

No último dia 26 de abril foi o Dia de Combate à Hipertensão Arterial. Em virtude disso a Secretaria de Saúde de Xaxim e o

grupo de Hipertensos do município promoveram uma palestra sobre o assunto. O ministrante foi o Dr. Ricardo Moreno (médico do município) que indicou alguns cuidados para as pessoas terem em relação à doença. Segundo a Técnica de Enferamgem, Zeni Micheiloff, o objetivo da palestra foi esclarecer as pessoas sobre as causas e os cuidados com a hipertensão. “É fundamental que as pessoas, principalmente hipertensos, participem dessas palestras para saber quais as medidas para o controle da pressão alta”. Afirma a enfermeira.

Hipertensão Essa doença afeta de 11 a 20% da população adulta. Não existe uma causa única para a doença. Segundo o Enfermeiro, Sady Marcos Leal Brazeiro “As pessoas que tem mais de 40 anos devem se cuidar, ir no posto de saúde e verificar com freqüência a pressão. Não que os menores de 40 não corram o risco de ter esse problema, mas cuidados especiais são os maiores de 40 anos que devem ter”, explica Brazeiro. A Hipertensa, Aurora Orso, de 69 anos toma remédio para hipertensão há aproximadamente 25 anos. “Agora minha pressão está boa, sempre em torno de 12/8. Há dois anos ela vem se normalizando, mas eu continuo tomando os remédios”, ressalta Aurora.

Segundo Zeni, a cada dois meses o grupo de hipertensos do município se reúne para fazer uma reunião. Nesta palestra participaram aproximadamente 80 pessoas, no entanto o grupo é formado por cerca de 2.200 pessoas. Após a palestra, uma equipe de enfermeiras verificou a pressão dos interessados e distribuiu folhetos sobre a doença. Representantes da Casa da Cultura de Xaxim também participaram do evento e fizeram uma apresentação musical para os hipertensos. Ainda marcaram presença o vice-prefeito de Xaxim, Adacir Araldi, e o Secretario Administrativo, Rubens Marafon.

3

Novo horário de atendimento na Saúde A Secretaria da Saúde de Xaxim comunica que a partir de segunda-feira, dia 11 de maio, o expediente será das 7h30min às 11h30min e das 13 a 17 horas. Portanto, todos os serviços relacionados às Unidades de Saúde – Central e dos Bairros -, bem como à Secretaria de Saúde, de Xaxim, estarão à disposição da população em novo horário, a partir de segunda-feira.

Eleita nova diretoria do Grupo de Mães “Rainha do Lar” Mais de 80 Pessoas participaram da palestra

O que é a hipertensão? A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação da pressão arterial em um nível superior aos números considerados normais (12/8) isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem, fazendo com que a pressão do sangue se eleve. A maioria das pessoas que tem hipertensão não apresentam sintomas. Sendo que ela pode ser a principal causa de insuficiência cardíaca e doenças nos rins. O tratamento para pressão alta deve ser feito por toda a vida toda. O paciente deve tomar corretamente a medicação prescrita pelo médico e seguir corretamente as instruções fornecidas pelos profissionais de saúde. Hábitos saudáveis contribuem para controlar os níveis da pressão. As principais dicas para o controle da pressão alta são: fazer exercícios físicos regulares; diminuir o sal e as gorduras na alimentação; evitar fumo e bebidas alcoólicas; usar continuamente a medicação quando indicada; e fazer acompanhamento periódico pelo serviço da saúde.

Na última segunda feira, dia 04, o Grupo de Mães Rainha do Lar, do Bairro Frei Bruno, realizou a eleição para a nova diretoria. Como nova presidente foi eleita Joneide Giachini; vicepresidente Edelvira Bort; tesoureira Ivanete Covatti; e secretária Salete Galli. O grupo foi fundado no dia 10 de maio de 1998. Atualmente conta com cerca de 40 associadas. As integrantes, sempre unidas, trabalham em prol da comunidade do bairro: realizam cursos, desenvolvem trabalhos sociais e, sempre que possível, promovem passeios de confraternização.

Dia do Trabalhador é festejado com muita festa em Xaxim O tempo bom e a temperatura agradável fizeram com que os xaxienses lotassem a Praça Frei Bruno no Show do Trabalhador. O evento aconteceu na noite de quintafeira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalho. O público presente pode prestigiar shows da Banda Céu e Cantos e de Vandeerlei Rodrigo. A primeira atração foi a Banda Céu e Cantos. O grupo é de Vanderelei Rodrigo Getúlio Vargas - RS e já esteve em Xaxim outras vezes. Segundo o Diretor da banda, Antenor Kososki, o Céu e Cantos sempre foi bem acolhido

em Xaxim. “É legal cantar aqui. Temos muitos fãs e sempre fomos muito bem acolhidos por todos”. Em seguida se apresentou o cantor Vandeerlei Rodrigo. O artista reside em Xaxim à cinco anos e declara ser um prazer cantar aqui. “O que sempre espero desse povo maravilhoso é que gostem de minhas músicas e sintam prazer em ouvi-las”, ressalta. Dia do Trabalho Se na véspera do feriado teve festa, no Dia do Trabalhador teve comemoração redobrada. O dia primeiro de maio foi marcado em Xaxim por variadas apresentações culturais e artísticas, exposição de carros antigos e outros atrativos. Uma mateada foi organizada pela Rádio Cultura e a Administração Municipal, através da Secretaria da Educação e Casa da Cultura. Toda a programação foi desenvolvida na Praça Frei Bruno.

Conforme os organizadores, o evento foi de sucesso absoluto. Famílias inteiras aproveitaram o dia de sol para participar e apreciar todas as atrações preparadas. A estimativa é que cerca de dual mil pessoas participaram da mateada.

Banda Céu e Cantos


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

4 INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE XAXIM

Prefeito Vicenzi outorga posse a secretário Cleusa Varnier Frese

O prefeito de Xaxim, Gilson Vicenzi (Tinho) outorgou posse de secretário da Mulher, da Juventude e da Terceira Idade a Luiz Pereira da Silva. O ato ocorreu no gabinete do prefeito na presença de várias lideranças, entre elas o presidente do PSDB, Jandir Negri, o presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Amarildo Maroco, o vice-prefeito, Adacir Araldi, além de secretários municipais. A Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade é um compromisso de campanha do prefeito Tinho Vicenzi por entender que desta forma irá atender melhor a estas populações em específico. “A mulher, a juventude e a terceira idade estavam sendo atendidas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, cuja atribuição é voltada a essas duas áreas. Assim nós desvinculamos para

atender especificamente a mulher, juventude e terceira idade e temos a certeza de que esta Secretaria veio para somar na qualidade e melhor atendimento ao nosso cidadão”, diz o prefeito. Quanto ao nome do secretário, Tinho Vicenzi diz que a experiência de Luiz Pereira da Silva e o seu “estilo” de trabalho foram fundamentais na definição, além do compromisso com o PSDB, partido que faz parte da coligação do governo municipal. O secretário Luiz Pereira da Silva informou que para iniciar as atividades será feito um planejamento a curto, médio e longo prazos que orientará as ações da Secretaria. “Sabemos que o trabalho será intenso, mas nos propomos a isso e vamos atender aos anseios da população, especialmente aquela de responsabilidade da Secretaria, e cumprir com o nosso dever de

Cleusa Varnier Frese

colocar em prática o plano de ação do prefeito Vicenzi”, afirmou Luiz Pereira. O presidente do PSDB de Xaxim, Jandir Negri, demonstrou gratidão ao prefeito Tinho pela seriedade com que vem desenvolvendo o seu mandato e por conceder ao Partido a oportunidade de fazer parte do seu governo. A Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade vai atender anexo ao Posto do Sine, no Bairro Guarany. Nós próximos dias, Luiz Pereira da Silva irá compor a sua equipe de trabalho.

Habitação é uma das prioridades do prefeito Vicenzi

Cleusa Varnier Frese

Lourdes Fossa

A administração municipal de Xaxim deverá iniciar, em breve, a construção de novas unidades habitacionais para atender a demanda da população menos favorecida socialmente. As informações são da Secretaria de Assistência Social e Habitação, responsável, entre outras atividades, para coordenar e acompanhar a política de habitação do município, visando atender a

quem realmente necessita, conforme espera o prefeito Gilson Vicenzi (Tinho). O secretário Plínio Lunardi explica que a comunidade participa diretamente da política habitacional por meio do Conselho de Habitação, cuja finalidade é a de deliberar sobre diretrizes, planos e programas, além de acompanhar a execução da gestão. O Conselho é responsável, ainda, pela aprovação dos recursos do Fundo Municipal de Habitação, instituição consultiva e deliberativa. “Estamos trabalhando para atender a demanda da área habitacional e contemplar a uma das prioridades do nosso prefeito, Tinho Vicenzi, que pretende, em breve iniciar a construção de mais unidades habitacionais em Xaxim. Além disso, alguns projetos já estão em processo licitatório a

exemplo do Plano Diretor de Habitação e da construção de 34 unidades casas no Bairro Chagas”, informa o secretário Plínio Lunardi. Quanto ao processo de cadastramento das famílias, Plínio informa que é feito um estudo socioeconômico para avaliar a real situação dos solicitantes visando a atender aos critérios exigidos um deles é o de residir no município ha, pelo menos, três anos. Conforme a diretora de Habitação, Eliane Perosa, cerca de mil famílias estão cadastradas no município para receber uma unidade habitacional. A diretora informa, ainda, que a Secretaria realiza visitas domiciliares para atender às pequenas solicitações dos moradores menos favorecidos, a exemplo do fornecimento de caixa d´água, entre outras melhorias.

Conselheiras sociais participaram de evento da área Cleusa Varnier Frese

O Conselho Estadual de Assistência Social realizou, em Florianópolis, reunião ampliada sobre o tema Conselhos de Assistência Social no Exercício do Controle Social. Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, duas conselheiras de Xaxim – uma da esfera governamental e outra

da esfera não governamental -, participaram do evento. Conforme as conselheiras, Eliete Gabiati e Katia Censi Piaia, “ a participação foi importante para revermos nossa atuação, enquanto conselheiros, bem como a necessidade de mobilizar a sociedade civil salientando o dever de também participar da

Casa da Cultura de Xaxim atende 700 alunos

construção da política de Assistência Social em nosso município, garantindo direitos e avaliando os serviços já prestados”, afirmam. Durante a reunião foi abordada a VII Conferencia Nacional de Assistência Social, que será realizada neste ano, sob o tema “Participação e Controle Social”.

Fundada há 27 anos, a Casa da Cultura de Xaxim é um departamento vinculado a Secretaria de Educação e Cultura do município e oferece aproximadamente 40 cursos entre eles: dança, música, artes cênicas e visuais, capoeira e ballet clássico, atendendo mais de 700 alunos. A Biblioteca Municipal também está sob responsabilidade da Casa da atividades contemplando 40 Cultura e possui um acervo de alunos. Além de parceiras com as cerca de 12 mil livros, além o acesso gratuito à Internet para Secretarias do município a Casa possui, também, convênios com pesquisas on line. Segundo a diretora de Cultura empresas para a realização de comemorativos, do município Daniela da Silva, eventos passam pela Casa da Cultura, workshops, apresentações e mensalmente, cerca de duas mil outras atividades. “Essas pessoas. A diretora informa, parcerias são muito importantes ainda, que a Casa possui parceria porque observamos que processo com outras Secretarias cultural do município esta em Municipais, a exemplo do Centro crescimento e a população precisa de Atendimento Psicossocial, de laços e de uma identidade Caps, (Secretaria de Saúde) com cultural. Assim a nossa busca é o desenvolvimento de música, exatamente isso: promover, dar terapia, expressão corporal e espaço para que a população crie os meios de expressão da arte”, vocal. Outro exemplo é o projeto diz a diretora Daniela da Silva. Outra informação da diretora é “Criando Laços e Gerando Rendas”, desenvolvido na sobre a Banda Municipal, um Escola Municipal Santa projeto que pretende ser realizado Terezinha. O projeto oferece em breve e prevê a transformação oficinas de percussão, violão, da banda de fanfarra com a ballet clássico, artes visuais e implementação de instrumentos flauta doce. No final do ano de sopro, como a flauta doce e o passado o projeto concluiu as saxofone. Informações complementares sobre a Casa da Cultura de Xaxim, podem ser obtidas pelo telefone (49) 3353- 8210. Cleusa Varnier Frese

Projeto de dança envolve alunos de escola municipal Possibilitar vivencia diversificada aos alunos é um dos objetivos do Projeto Dança Escolar, desenvolvido pela Escola Municipal Cecília Meireles de Xaxim. O projeto é comandando pela professora Emanuelle Piaia Affolter que, durante o ano letivo, ministra aulas extra-classe nos períodos matutino e vespertino. A professora informa que o projeto prevê, ainda, a compreensão das relações estabelecidas entre aluno, dança, cultura e sociedade. “O projeto assume um importante papel para que os educandos possam conhecer o seu corpo, compreender as relações que

estão estabelecidas entre o fazer, conhecer, interpretar e apreciar a dança. Neste sentido, a dança não é vista somente como expressões do movimento e do individuo, mas também como criação ou aprendizado de um determinado vocabulário de movimentos”, informa Emanuelle. A atividade é direcionada para alunos de 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental - anos iniciais e finais. Os critérios para participar são: assiduidade no horário escolar (não ter mais de três faltas), respeito às regras da escola, responsabilidade, participação em eventos promovidos pela escola, boas notas em todas as disciplinas.


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

GERAL

5

Marema Câmara de Vereadores Na última seção da Câmara de Vereadores de Marema, no último dia 04 de maio, os vereadores aprovaram por unanimidade o repasse de R$ 60.000,00 para a prefeitura.

Relatório dos trabalhos do mês de abril de 2009 da Câmara Municipal de Vereadores de Marema / SC - LEI nº0831/2009 Autoriza alienação dos bens da administração pública e dá outras providências. Aprovado por unanimidade. - LEI nº0832/2009 Autoriza utilização de meio eletrônico para movimentação financeira junto às instituições bancárias, e dá outras providências. Aprovado por unanimidade. - LEI nº0833/2009 Autoriza firmar termo de concessão de uso do imóvel de propriedade do município, visando o desenvolvimento econômico do município, com a empresa Renato Comarella Me, e dá outras providências. Aprovado pela maioria. - LEI Complementar Municipal nº028/2009 Altera LEI Complementar nº16/94 que instituí o código de postura do Município de Marema e dá outras providências. Aprovado por unanimidade. - LEI nº0834/2009 Dispõe sobre a regularização de parcelamento de solo através de desmembramento do lote 04 da quadra 01 série b, com área 1.000,00 m², conforme matrícula nº1. 541 e unificação com o lote 01 e p/ 09 da quadra 01 série b, com área de 1.340,00m², conforme matrícula nº1. 542, ambas CRI da Comarca de Xaxim, localizados no perímetro urbano do município de Marema e dá outras providências. Aprovado por unanimidade. - INDICAÇÃO nº006/2009 Que o poder executivo municipal de Marema construa um PORTAL na entrada de nossa cidade na Rua Giácomo Duz, próximo a propriedade de Albino Duz. Aprovado por unanimidade. - INDICAÇÃO nº007/2009 Que o poder executivo municipal de Marema municipalize a PRAÇA de nossa cidade. Aprovado por unanimidade.

Mãe é o sentido da vida, É a razão de entender como podemos ser fortes, No momento em q eu todos nos julgam impotentes. Mãe é o colo perfeito, Onde as lágrimas de dor Transformam-se em consolo e depois de certo tempo Transformam-se em aprendizado. Mãe é o milagre de viver, É onde tudo começa, É o amanhecer do viver de cada um. Mãe, Uma das primeiras palavras que aprendemos a falar, E não é uma simples coincidência, É a necessidade de te-la sempre ao nosso lado. Mãe, Não importa a distância, Sempre está ao nosso lado, torcendo, rezando... Pedindo a Deus a nossa felicidade. Mãe, Merece muito mais que um dia, Merece muito mais que uma vida. Feliz Dia das Mães!!!

Mães O Colégio Estadual Professor Zelindo Carbonera de Marema, juntamente com a APP e o Conselho Deliberativo, realizou uma homenagem as mães maremenses no dia 09 de maio, às 13h30min no Salão Comunitário. Autoridades municipais estiveram presentes no evento.

HOMENAGEM DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE MAREMA E CÂMARA DE VEREADORES A TODAS AS MÃES MAREMENSES.

Entre Rios

Ponte inter ditada interditada Moradores de Entre Rios precisam fazer mais de 70 km para chegar em Xaxim “Com a união destes quatro municípios nós vamos conseguir fazer esta obra, vamos pedir o apoio dos outros municípios da Amai e vamos sensibilizar nossas autoridades”, diz o prefeito Biasi. No último dia 30 de abril, aconteceu na prefeitura de Xaxim uma reunião entre o prefeito da cidade, Gilson Vicenzi, e os prefeitos de Lajeado Grande, Zeno Jairo Zmijevsk, de Entre Rios, Narcizo Biasi, e o vice-prefeito de Marema, Darci Pagani. Participaram também do encontro os secretários de Assistência Social e Habitação e de Infraestrutura de Xaxim, Plínio Lunardi e Marcelo Basi, respectivamente. O objetivo da reunião foi discutir uma solução para a ponte sobre o Rio Chapecozinho, que dá acesso ao município de Entre Rios, através da SC 459. A ponte

está interditada há mais de dois anos. Sem ela, todos os moradores de Entre Rios, que precisam se deslocar à Marema, Lajeado Grande ou à Xaxim (que é a comarca desses municípios), são obrigados à dar à volta por Xanxerê. Ou seja, o trajeto que teria aproximadamente 35 quilômetros, acaba passando para mais de 70 quilômetros. Entre as pessoas que mais sofrem com essa distância, estão os trabalhadores do frigorífico Diplomata, de Xaxim. De acordo com o prefeito de Entre Rios, quatro ônibus de trabalhadores (moradores principalmente da comunidade de Paiol de Barro), vêm diariamente para Xaxim, tendo que dar à volta por Xanxerê. A ponte prejudica também a área da saúde, já que em caso de doença, os moradores sofrem com o longo deslocamento; o setor econômico, indústria e comércio; e ainda a agricultura, uma das principais atividades

geradoras de renda do município. Primeiro passo Dentre as meditas discutidas na reunião esteve o pedido de ajuda à Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). A intenção é que a associação auxilie nos contatos com o Governo do Estado e Federal, através de parlamentares e demais autoridades, para conseguir recursos para a obra. Conforme o prefeito Narcizo Biasi a restauração da ponte deve custar em torno de R$ 250.000,00, se a ponte for refeita em madeiram já que a mesma conta com pilares de pedra e concreto, que estão em bom estado. No entanto, se ela for refeita completamente, em concreto, a obra pode custar o dobro. Caso seja decidido que a ponte será reforma com madeira, será necessário

buscar junto ao cacique da área indígena e os órgãos legais competentes, a autorização e liberação ambiental para retirada e uso da mesma. Prefeito de Xaxim O prefeito Tinho Vicenzi, que está liderando a ação, afirmou que havendo a possibilidade de trafego através deste acesso, vai facilitar a locomoção da população e estimular o desenvolvimento da região. “Além da praticidade de locomoção, outro aspecto bastante importante é a integração entre os quatro municípios, para termos uma força maior perante a indústria, o comércio e até politicamente. E nós vamos buscar recursos para construir a ponte e viabilizar esse acesso, que tem o objetivo de desenvolver a nossa região”, diz Vicenzi.


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

6

ESPAÇO ABERTO Especial Dia das Mães

Ser de mãe “Mulher ou qualquer fêmea que deu à luz a um ou mais filhos”. Essa frase é como o dicionário define uma mãe. Mas será que essa mulher especial é só isso? Com certeza, não. Como neste segundo domingo

de maio é o Dia das mães, o jornal Data X selecionou variadas mães Xaxienses que nos falaram um pouco sobre os seus sentimentos em relação ao “ser mãe”. De acordo com as entrevistas feitas com elas, concluímos que

Como surgiu mãe não é só aquele “significado” apresentado no dicionário, é muito mais. É um ser mais que especial, é um anjo! Sentimentos e emoções marcaram as nossas conversas. Confira!!!

Trigêmeos-Emoção e expectativa

Ser mãe pela primeira vez já é um acontecimento especial. Imagine então ser mãe pela primeira vez e de trigêmeos. Essa emoção está sendo vivida pela xaxinense Juliana Cemin da Rosa (31), o marido Emerson da Rosa (32) e as famílias do casal, que hoje mora em Joinville. Juliana, que está no quinto mês de gestação é professora, mas por enquanto teve que “dar um

tempo” no magistério para se dedicar integralmente a “profissão” de mãe. Emerson, atualmente é representante comercial, mas por muitos anos foi jogador de futsal, inclusive com atuação como goleiro da Xaxiense. O susto - A jovem mãe - que já sabe que os trigêmeos são meninos - conta que fez um tratamento para engravidar, mas que a possibilidade de gerar mais de um bebê era mínima, segundo ela em torno de 1%. “No começo, foi um susto enorme, mas depois se transformou em uma alegria imensa. Ser mãe de primeira viagem já é um acontecimento cercado de expectativas. De trigêmeos, é expectativa triplicada.” Família mobilizada - Segundo Juliana “o enxoval anda à mil. Se para um bebê já é preciso muita coisas, imagina para três! Nossas

famílias estão mobilizadas, já que são os primeiros netos e sobrinhos... Estão todos babando muito. É uma felicidade total.” Mudança radical - A mamãe dos meninos conta que toda sua vida já mudou. “Estamos vivendo uma mudança total. Até a casa estamos adequando para a chegada dos pequenos. De dois em casa, agora seremos cinco. De calmaria total, para total agito. Mas temos certeza de que como o trabalho será triplicado, as alegrias também serão. Tudo vale a pena: os cuidados na gravidez, o repouso, a alimentação correta, que é muito importante...Tudo, tudo, tudo vale a pena”, conta Juliana. A barriga - Em relação a barriga, Juliana comenta: “A festa na minha barriga é grande. Eles se esticam, empinam a bundinha e

A comemoração do Dia das Mães teve a sua origem no início do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida à todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração espalhou-se por todo Estados Unidos e em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio. Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de maio. Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Fonte: www.arteducacao.pro.br assim vai... A barriga mexe para todos os lados”. Sobre o tamanho da barriga, a mamãe conta: “Quando as pessoas me veem na rua, pedem: ‘Nossa, já está quase nascendo, né?’. Só dou uma risada e digo: ‘Não, não. Estou só de cinco meses. Acontece que são três bebês’. O susto nas pessoas é inevitável.” O nascimento - Apesar da gestação estar tranquila, Juliana conta que é cercada de cuidados. “Estou no quinto mês e já preciso ficar mais de repouso. Tenho que segurar a galerinha o máximo do tempo possível. A previsão de nascimento dos trigêmeos é a partir da 32ª semana (sete meses e meio), mas com todos os cuidados é possível chegar mais longe. Por isso, me cuido muito. Quanto mais longe chegar, melhor para nossos tesouros”.

Uma benção-“Graças à Deus, a grande maioria das pessoas com que conversamos diz que fomos abençoados e é assim que pensamos”, explica a mãe Juliana emocionada com o fato.

Adoção - Amor incondicional Coragem e dedicação são as características que definem a mãe adotiva Eliane Perosa, do município de Xaxim. Eliane conta que mesmo antes de constituir família ela já tinha o sonho de adotar uma criança. Mesmo se tivesse filhos biológicos a idéia de adotar permaneceria. Os anos passaram e o sonho se concretizou. Eliane tem uma filha biológica de 16 anos e também um filho adotivo, o João Davi, de três anos e meio. A mãe conta que para poder adotar, precisou ficar um ano na fila de espera. Nesse período, ela foi se preparando

psicologicamente para receber seu filho, da mesma forma como uma mãe que aguarda os nove meses para o nascimento. Segundo Eliane, sua família já estava preparada para a adoção e que independente de tamanho, idade ou cor, essa criança só iria lhes trazer alegrias. “Na minha concepção, o caráter de um filho é criado pelo pai e mãe que educam, não existe diferença nenhuma entre minha filha biológica do meu filho adotivo. Não acreditamos na hipótese de que a criança já nasce com o caráter formado. Isso é os pais que formam. Quando ligaram avisando do João Davi, os sentimentos que se manifestaram

não foram outros a não ser emoção e alegria”, conta a mãe. Um momento marcante na vida da família foi quando ele chegou com o emocional um pouco abalado. Eliane explica que a família passou por momentos um pouco difíceis: “Ele chorava muito, mas aos poucos descobrimos que ele só iria parar de chorar e se adaptar conosco a partir do momento que nós preenchêssemos esse vazio no coraçãozinho dele com o nosso amor, e foi o que aconteceu”, afirma a mãe alegremente. “No começo foi bem difícil, mas em momento algum houve sentimento de arrependimento”.

A mãe do coração - “Assim como minha filha nasceu da barriga, meu filho nasceu do coração.” Eliane se considera uma mãe muito especial. Para ela, “mãe que é mãe sabe amar de várias maneiras, incondicionalmente de todas as formas possíveis, não é uma pessoa que coloca a razão na frente da emoção e sim aquela que deixa o coração falar mais alto”. Ela destaca ainda: “Quando estou perto de meu filho o meu sentimento é de mãe “verdadeira”, quando estou longe é aquela mesma preocupação que todas as mães têm: Será que ele está bem? Será que está sendo bem cuidado? MÃE é um anjo, é tudo!”.


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

ESPAÇO ABERTO

Especial Dia das Mães

Primeira filha - Experiência única e incrível Uma experiência incrível e ao mesmo tempo assustadora. É o que mamãe “de primeira viagem”, Keli Caon (27) sentiu com a chegada de sua filha Laura. A jovem mamãe conta que se sente realizada por gerar uma vida e dividir emoções e acontecimentos com mais um ser. Por outro lado, ela explica que é assustador o fato de ter alguém dependendo dela para tudo. Mesmo assim, esse ‘medo’ é um detalhe mínimo se comparado com alegria que traz uma criança. “Acredito que ser mãe é um vínculo eterno e que realiza qualquer mulher”, diz Keli. Magia - A jovem, que é Funcionária Pública, conta que a emoção de ser mãe é mágica. Um momento que ela lembra com carinho foi o primeiro ultrasom, mas a emoção maior foi o nascimento. “Quando eu e o pai (André Suttili) vimos o rostinho dela pela primeira vez, foi algo inesquecível. Laura nasceu de madrugada e até clarear o dia não dormimos. Ficamos curtindo cada detalhe, cada traço, cada bocejo, cada vez que abria os olhos... Cada atitude da Laura.” Desenvolvimento - A menina tem seis meses e meio de vida e todos os momentos são marcantes para os pais. Keli explica que “a partir do momento em que você percebe que ela te segue com os olhos, que reconhece sua voz, reconhece teu cheiro, começa interagir repetindo ações... Isso deixa a gente muito contente.

Acontecimentos que são motivos para fotos, registros e comemoração”, afirma a mamãe. Ser mãe - Na opinião de Keli, “toda a mãe deve se preparar antes de decidir ter um filho. Ela deve saber que filho não se cria para si, mas para o mundo. Esse é o maior e mais difícil dos sentimentos, afinal, a mãe carrega a criança durante nove meses, dividindo com o bebê sentimentos e emoções. A partir do momento em que a criança nasce, a mãe fica com sentimento de perda, mas ao mesmo tempo, percebe que o bebê é um ser independente. Para colaborar, a mãe procura dar todo o suporte e formar uma criança autônoma, um adolescente legal, um adulto produtivo, uma pessoa feliz...” Opinião de mãe - Tem uma frase que diz que as mulheres nasceram pra serem mães, mas na opinião de Keli nem todas. “Acho que a maternidade tem que ser despertada dentro da gente, de uma forma bem natural. Até certo momento da minha vida, a idéia de ser mãe não fazia parte do meu cotidiano, mas quando começou dar aquele friozinho na barriga, eu vi que estava na hora. O sentimento da maternidade vem de dentro. Uma mãe precisa de muita coisa e o suporte, quem pode dar é a família, o esposo. Acredito que nunca uma mãe está pronta e na medida em que nasce uma criança, nasce uma mãe. Da mesma forma que a criança aprende à se comunicar com o mundo - a comer, andar, a se virar sozinha - a mãe também precisa aprender - amamentar, dar

Como estamos na semana do Dia das Mães, no lugar da tradicional enquete, o Jornal Data X dessa semana abriu espaço para algumas pessoas homenagearem as pessoas mais importantes de suas vidas. Confira! Alexandra dos Santos, 18 anos Operadora de Máquina - Bairro São Carlos “Mãe, você é muito especial e não consigo ficar longe de você. Mulher linda e perfeita que eu admiro muito.” Danieli Carvalho, 23 anos Empresária - Bairro Frei Bruno “Aos olhos do pai você é uma jóia rara que ele planejou e com suas próprias mãos pintou. És muito especial para mim.”

banho, trocar fralda, tudo é um desafio. Acho que a mãe é sempre uma pessoa em constante formação, em constante aprendizado. A cada fase você tem que se reciclar e aprender quais são as novas necessidades da criança. O que fica em todas as fases é esse sentimento de boa ação, dedicação... Pois a partir do momento em que a mãe tem que se preocupar com outra pessoa, não tem mais o tempo para ela, é tudo é em função do filho. Isso é o que muda muito na vida de uma mulher. Nasce a criança e você não pensa mais exclusivamente em você, é sempre o ‘nós’: primeiro, vêm o bebê e depois nós. Mas, tudo isso vale a pena, pois os filhos são os seres mais especiais do mundo.

7

Guilherme Gaio, 23 anos Técnico em Informática - Bairro Alvorada “Mãe, não sou poeta, pois poeta pensa muito e eu só penso em você. Te amo muito mãe. Beijo Mémi!” Marciano da Silva, 20 anos Eletricista - Bairro Ari Lunardi “Mãe! Obrigado por ser a pessoa mais importante da minha vida. Amo você!”

Morgane Lanzarin, 17 anos Bolsista - Bairro São Carlos “A minha mãe é simplesmente tudo para mim. Quando mais preciso está do meu lado. Mãe, te amo do fundo do meu coração.”

Pricila Cerezoli, 15 anos Estudante - Bairro Flor “Mãe! Desejo a você um feliz Dia das Mães. Te agradeço tudo o que fizeste por mim e por tudo o que ainda faz. Amo você.” Anderson Atuatti 19 anosEstudanteBairro Frei Bruno “Mãe!Obrigada pela minha vida, devo ela a você e graças a ti sou o que sou. Obrigado!”


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009 0

8

VARIEDADES

Nova loja de roupas inaugura em Xaxim:

Linda Carmen A moda perto de você Tudo que você procura em moda masculina e feminina, encontra em um único lugar. Aguardamos sua visita Rua 10 de novembro, 182 - sala 01 centro - xaxim Santa Catarina 3353-5958

Quem completou seu primeiro ano de vida com muita felicidade e saúde foi o pequeno Anthony Eduardo Casaril, que no dia 06 de maio fez aniversário. Os avós Azedir e Eliane Casaril, e Vital e Ivete Ramon, juntamente com a tia Angela e os pais Jozaine e Moisés Casaril parabenizam e desejam a Anthony toda a felicidade do mundo

PIADA Era o dia do exame final. O Joãozinho ia ser examinado pela professora em prova oral, e a professora, que era nova na escola, iria ser observada pelo diretor. Sentam-se a Professora e o Joãozinho, um de frente para o outro, e o Diretor ficou em pé, atrás do menino. A professora pergunta: - Joãozinho, o que D. Pedro I disse quando proclamou a independência do Brasil? (Enquanto isso a professora derruba o lápis no chão, e abaixa-se para pegar) Quando a professora se levanta, pergunta: - E, então, Joãozinho o que ele disse? - Hummm...peitinhos maravilhosos!!!! - Não é nada disso!!! Zero!!! - diz a Professora, nervosa. O Joãozinho vira-se pro diretor: - Pô cara! Se não sabe... não sopra!!!

Visita Nesta edição especial do Dia das Mães quem ensina um prato especial é o pai e professor de Educação Física Odilar Cortina. A sugestão é que como ele - que provavelmente neste domingo vai preparar um prato especial para a esposa Jussara Ferrari, mãe da pequena Tháina nossos leitores (papais) também surpreendam suas esposas (mamães), com delicias na cozinha. Vale à pequena seguir essa receita!

Arroz de Calheira Ingredientes: 3 Kg de costela picada e limpa de gordura 1 kg de arroz redondinho (culinária japonesa) 400g de cebola picada 400g de tomate picado 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas 1 cubo de caldo de legumes 1 molho de alho pronto Sal Óleo Modo de preparo: Temperar previamente a carne com o molho de alho, colocar o sal e reservar. Vá preparando a calheira (panela de ferro) com um pouco de óleo. Coloque a carne para dourar, adicione também junto com a carne, o tomate, a cebola e o pimentão. Mexa para que eles refoguem. Após refogado, junte o arroz e o caldo. Mexa bem novamente. Cubra com aproximadamente três centímetros de água fervente. Aguarde até o ponto. Delicie-se!

Nessa semana estiveram visitando à Rádio Vanguarda estudantes da Escola de Educação Básica Luiz Lunardi, de Vila Tigre, interior de Xaxim. A visita, de 24 alunos da 5º série, fez parte das atividades do Projeto Ambial. Na Vang, os alunos contaram ao locutor César Brito que também possuem uma “mini rádio” na escola. Cada dia, no período do recreio, um grupo apresenta uma programação diferenciada para os colegas.


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

VARIEDADES

9

semanal Áries O seu grande desafio será sentir-se bem com o que possui. Sua ambição, se não for bem-dosada, deixará você com uma sensação de grande insatisfação. Capriche em suas atividades para não sofrercobranças.Os assuntos do coração vão andar meio devagar. Comece a se mexer e vire o jogo!

Touro Lembre-se de que nem só de talento sobrevive um bom profissional: também precisa de contatos. Este promete ser um período positivo para quem lida com comércio e publicidade, pois terá facilidade para descobrir o que os outros desejam. No campo sentimental, a iniciativa deve ser sua.

Gêmeos O grande segredo para se dar bem no campo profissional é fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, nem que para isso demore um pouco mais. Seus superiores reconhecerão o capricho. Podem ocorrer mudanças repentinas na paixão. É melhor ficar de olhos bem abertos.

Câncer

A Lua Nova transita pelo seu paraíso astral, anunciando uma fase de renovação! O prazer de viver será realçado pelas escolhas certas, seja na área profissional seja na afetiva. O que estiver relacionado à Justiça, ganhará as bênçãos astrais, com a chegada de Vênus à sua 7a. Casa Astral.

Leão

Com Vênus ingressando em Capricórnio, o setor profissional estará em destaque, pois você dará o seu melhor no trabalho. Se você quer que alguém aja de determinada maneira, comece dando o exemplo. Sabia que essa é a melhor forma de ensinar algo a outra pessoa? Colega de convívio diário pode acabar se apaixonando por você. Invista!

Virgem

Seu poder de comunicação estará em alta. A objetividade dos seus argumentos permitirá que você consiga convencer as pessoas das suas idéias e atinja metas no trabalho. Boas notícias no setor financeiro. No amor, siga a sua intuição e confie nas suas táticas. Elas serão tiro e queda!

Libra Saiba aproveitar bem os assuntos ligados à sua vida profissional. Isso porque, se souber investir nas chances que surgirão, terá um bom retorno, que se refletirá nas finanças. A sintonia no ambiente familiar será total e vocês vão se dar muito bem. Astral show de bola para quem está firme na paixão.

Escorpião As lembranças vão tentar dominar o seu astral. Lute contra elas e viva o presente. Reencontro vai estimular a relação a dois, mas convém ter mais cuidado com gente oportunista. Mesmo que tenha mil coisas para fazer, reserve um tempo para curtir os seus familiares. O importante é se mostrar presente.

Sagitário Graças à proteção especial de Vênus, trabalho e dinheiro não devem faltar nesta fase. Assim, se quiser viver um período mais tranqüilo, deixe de reclamar da grande carga de tarefas que tem e comece a agir. Cuidado com as tentações no setor amoroso. O melhor será passar bem longe delas.

Capricórnio Com Vênus ingressando no seu signo, o período deve ser agitado na conquista. Você mostrará sensualidade, elegância e passará um ar de mistério. Chance de se dar bem na paixão, mas tenha cuidado com mentiras.A Lua transita pelo seu inferno astral, exigindo um pouco mais de cautela em todos os aspectos.

Aquário Tome cuidado com essa mania de se impor aos outros, isso pode atrapalhar o bom convívio com eles. Lembre-se de que a felicidade reside nas coisas simples da vida. Você terá tudo para encontrar alguém muito especial e dar início a um relacionamento delicioso. Se ainda não achou a sua cara-metade, trate de olhar bem à sua volta.

Peixes

Há uma tendência a se deixar abater com mais facilidade. Evite ocupar a cabeça com besteiras, deixe pensamentos à toa de lado e invista em sua diversão. O contato com os amigos lhe fará muito bem. Entre as pessoas de sua amizade, uma delas poderá se transformar em um amor, atenção!

Segundo domingo de maio - Dia das Mães. Um dia especial que deve ser lembrado com muito carinho. Mãe batalhadora e com um dom admirável: o dom de gerar filhos, de dar amor, carinho e afeto. Características mínimas de uma mãe, mas que merecem ser lembradas. O quadro Personalidade desta edição vai apresentar uma “mãezona”. Não de tamanho, mas uma mãe que é grande em relação aos seus sentimentos. Uma grande mulher que cuida com amor e carinho não só um ou dois filhos, mas sim 10. Maria Teston Lunardi nasceu no dia 19 de fevereiro de 1926. Veio de Guaporé - RS para Xaxim com um ano e sete meses de idade. Desde pequena mora na Linha Ervalzinho, interior de Xaxim. Dona Maria lembra que quando era criança, Xaxim tinha poucas casas. “Não era fácil o comércio. Depois foi aumentando e ficou bom. Hoje, Xaxim esta crescendo dia por dia”. Os filhos de Maria são: Terezinha, Alvino, Alcir, Vilson, Arcide, Iraci, Olide, Ivonete e Valdecir e....(in memorian). Mas além dos filhos, ela tem 21 netos e três bisnetos, sendo que dois netos e um filho moram com ela. Maria é muito feliz e não tem reclamações da cidade onde mora ou dos filhos. “Tive dificuldades com os primeiros filhos, depois os que já estavam grandes me ajudavam cuidar dos outros. Hoje me considero uma mãe feliz e realizada.”

Rádio Momento FM já está operando em Xanxerê O dia primeiro de maio, feriado do Dia do Trabalho, foi especial para a cidade de Xanxerê. Entrou em operação nesse dia, a mais nova emissora de rádio FM da região: a Momento FM. Pelo período de 30 dias, as atividades da rádio serão em caráter experimental. A emissora que opera com a freqüência 97,9 MHz, foi instalada às margens da BR 282, próximo ao trevo da empresa Gambatto Veículos. Para festejar o começo das atividades, direção, funcionários e convidados, participaram de uma confraternização no feriado. Uma churrascada foi preparada e servida ao ar livre, no pátio da própria emissora. De acordo com a direção, a rádio deve seguir um estilo musical diversificado e alegre, mas principalmente informativo. A rádio deve se destacar pela informação e o conteúdo dinâmico. A programação da emissora será divulgada nas próximas semanas. Inicialmente, a equipe de profissionais da Rádio Momento FM, conta com: os locutores Anderson dos Santos, JM, Rogério Maus e Vera Lúcia Brazzo; a jornalista Nileiza Durand; a produtora de textos, Genilce do Carmo Maculan; a responsável pelo setor financeiro e Opec, Sandra Berri; a recepcionista Sabrina Segala; o gerente Mauri da Silva; e o técnico Gilberto Cavazzotto. A Rádio Momento FM tem como sócios os seguintes empresários: Lírio Dagort (Diretor da Vang FM – de Xaxim); Ivanor Momoli (proprietário da Transportadora Momoli Ltda); Luiz Dondoni (representante comercial da Scania); e Genésio Luiz Sonaglio (representante do setor de implementos agrícolas).

Tel:3353-6388/estilipetshop@hotmail.com/Rua Cândido Teston, 677

MANCHAS DE LÁGRIMA Um problema bastante comum em cães de pelagem branca e/ou raças miniaturas são as manchas na face causada pelas lágrimas. Algumas raças de gatos, como os persas, também podem ser acometidas. Epífora é o nome dado ao derramamento de lágrimas pela face do animal. Existem várias causas atribuídas a esse problema. As lágrimas são responsáveis pela lubrificação dos olhos, e o excesso dela é drenado para um canal que passa no interior do focinho, chamado de ducto lacrimal. É fácil compreender isso, pois quando você chora, as lágrimas também escorrem pelo seu nariz. Se essa drenagem for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal, que ao entrar em contato com a pele e a pelagem irá sofrer ação das bactérias, que ali existem, que resulta na alteração da coloração dos pêlos os tornando avermelhados até marrom escuro. Nas raças braquiocefálicas (cara achatada) como pugs e gatos persas, o derramamento das lágrimas está associado a anatomia deles, por apresentar o globo ocular bastante saltado. Em outras raças o excesso de pêlo próximo aos olhos podem causar irritação e aumento da produção da lágrima, outros fatores como obstrução do canal lacrimal, deformação na pálpebra, inflamação no ducto da lagrima, conjuntivites, etc.. Algumas das causas podem ser resolvidas como a retirada dos pêlos em volta dos olhos, correção cirúrgica de pálpebras, tratamento de conjuntivites e desobstrução do canal da lágrima. Mas quando o problema é anatômico pouco pode ser feito a não ser a limpeza diária dos olhos. Existem produtos específicos que podem ser usados para minimizar o escurecimento dos pêlos. Consulte seu veterinário, ele irá lhe indicar o melhor tratamento. Franciele Maroso dos Santos Médica Veterinária CRMV 3600


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

10

OPINIÃO Chapecó terá Fórum Regional de Debates Bruno A. Picoli

Sobre os usos do passado para os interesses políticos contemporâneos O que faz o presidente iraniano, Mahamoud Ahmadinejad, ser tão impopular no mundo ocidental e nos seus ‘aparelhos ideológicos’? Por que a simples notícia de sua visita – que não ocorreu – ao Brasil foi recebida com manifestações de apoio e repúdio? O que está subjacente à esta dicotomia? Os acontecimentos políticos internacionais recentes trazem à tona uma das principais preocupações dos historiadores: os usos do ‘passado’ pelo presente. Mas o que é o passado? Engana-se quem pensa que o passado é o que já ocorreu. Em termos históricos, o ‘Passado’ não existe (é isso mesmo, a história é uma ciência do presente!). O que existe são constructos sobre um ‘passado’ que não o reproduz exatamente como àquele ocorreu... Em linhas gerais, o que conhecemos como passado depende muito dos interesses do presente – pois é este que o define – e do engajamento de alguns historiadores – ou pseudohistoriadores – com esses interesses coetâneos. O que Ahmadinejad pretende questionando a existência do holocausto judeu nos campos de concentração nazistas é deslegitimar o Estado de Israel enquanto entidade política. Por outro lado, se tivermos acuidade e sensibilidade, podemos conferir que seus ataques não são contra o povo de Israel (povo hebreu), mas sim contra o governo de Israel e suas políticas segregacionistas para com os palestinos, também ‘donos’ daquelas tão castigadas terras. Nesta perspectiva, devemos fazer uma abordagem crítica sobre as ações do governo do Estado de Israel. Até que ponto as referências ao holocausto podem ser aceitas para justificar as políticas implementadas? Acusar os palestinos de ‘antissemitas’ é a-histórico, senão ridículo – os palestinos são semitas –, e ninguém sério questiona que sofrem, pagam, por um crime do qual não foram protagonistas. Na recente conferência da ONU sobre o racismo, ficou evidenciado que os países europeus não estão abertos ao diálogo. Estão, sim, muito mais imbuídos em assegurar os usos e abusos do passado pelo governo de Israel em detrimento dos direitos do povo palestino – direitos esses ‘assegurados’ pela própria ONU! Entretanto, devemos ter clareza que exageros, de qualquer lado que seja, devem ser evitados: questionar a existência do holocausto é incorrer num erro histórico sem precedentes; usar o holocausto nazista para dar origem à outro é um erro maior ainda! Bruno A. Picoli é historiador.

e Estudos em Educação Ambiental Proporcionar momentos de discussão e estudos sobre a educação ambiental e os impactos socioeconômicosambientais na região Oeste de Santa Catarina, possibilitando a elaboração de materiais que subsidiem os educadores ambientais em espaços formais, nãoformais e informais. Essa é a finalidade do Fórum Regional de Debates e Estudos em Educação Ambiental, evento que ocorrerá na Unochapecó entre os dias 18 e 22 deste mês, das 19h às 22h30. A organização é dos cursos de Pedagogia, Geografia e Ciências Biológicas e do Instituto Goio-En, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O evento é dirigido para acadêmicos, professores da região Oeste, agentes e educadores socioeducativos e pessoas que atuam com educação formal, não-formal, informal, popular e ambiental, que planejam e viabilizam ações sociais e ambientais. Também podem participar representantes de instituições públicas e privadas e de secretarias da educação e do meio ambiente. Os objetivos específicos do evento são: identificar os principais problemas socioambientais existentes na região Oeste de

Santa Catarina e as possibilidades de intervenção; contribuir na formação do educador ambiental, para posicionamentos e posturas críticas frente às questões sociais e ambientais; e proporcionar materiais didáticos que fundamentem cientificamente a abordagem da temática ambiental nos espaços educativos e socioeducativos. A realização do Fórum Regional de Debates e Estudos em Educação Ambiental é justificada porque a gestão ambiental e o desenvolvimento da consciência ecológica ganham espaço crescente em diversificados espaços e englobam, principalmente, o setor da educação, como as instituições de ensino, programas socioeducativos, ONGs, secretarias municipais e regionais de educação e do meio ambiente. O Fórum tratará de temas como: perspectiva socioambiental; políticas públicas e educação ambiental; legislação ambiental; tratamento de resíduos sólidos; gestão ambiental e produção mais limpa; construção de barragens na região e os impactos sociais, ambientais e educacionais; alterações climáticas e poluentes; e recursos naturais e desenvolvimento regional. As inscrições podem ser feitas até 13 de maio, através do site www.unochapeco.edu.br.

Janaíne Vicenzi Advogada SEGURO DPVAT – VOCÊ CONHECE SEUS DIREITOS? O DPVAT, como o próprio nome diz, indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, não importando de quem seja a culpa dos acidentes. As indenizações a que se tem direito são por morte e invalidez permanente, além do ressarcimento de despesas com hospitais, médicos, remédios e fisioterapia. Embora se diga que qualquer um é capaz de dar entrada nos pedidos de indenização ou de reembolso, pois seria um procedimento simples e gratuito, a verdade é que na prática, vítimas e parentes de vítimas de acidentes de trânsito, encontram dificuldades para receber o DPVAT. Entre os motivos apontados está a exigência de vários documentos. Mas, mesmo as pessoas que conseguem receber, acabam se deparando com um outro problema: o valor pago geralmente está bem abaixo do previsto em lei. Nestes casos, será necessário ingressar com ação judicial para requerer o valor suplementar que foi negado. Além disso, atualmente com a promulgação da Medida Provisória 451/08, tem se tornado ainda mais penoso o recebimento da indenização já que esta MP pretende institucionalizar a abominável prática do tabelamento do corpo humano até então indevidamente praticado pelas seguradoras e rechaçado todas às vezes no âmbito judiciário. A partir de agora, segundo esta medida provisória, ao sofrer um acidente de trânsito o cidadão irá receber como indenização, parte a parte, os valores equivalentes aos membros lesados. Além disso, a MP proíbe o ressarcimento pelo DPVAT de despesas decorrentes do atendimento médico ou hospitalar prestado em hospital credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que a instituição disponha de ala particular. Apesar dos direitos dos cidadãos serem a cada dia diminuídos, ainda assim os valores cobrados dos motoristas continuaram a ser reajustados todos os anos em valores bem acima da inflação. Em outras palavras: O governo aumentou a cobrança de imposto e diminuiu o valor das indenizações às vítimas de acidentes. Trata-se de mais um absurdo do DPVAT. Por isso fique atento, caso seja necessário fazer uso do seguro para que não ocorra lesão aos seus direitos. Advogada OAB/SC 24.102-B


Semanário de 08/05 a 15/05 de 2009

ESPORTE

O Grêmio está muito próximo da vaga para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América 2009. O time gaúcho conquistou uma bela vantagem ao bater a Universidad San Martin-PER, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, pela primeira partida das oitavas-definal. Com este grande resultado, o Tricolor poderá até mesmo perder por 2 a 0 na volta, que está agendada para a próxima quarta-feira, às 21h50, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Por outro lado, a equipe peruana ficará com a

responsabilidade de ter de golear os brasileiros por 3 a 0. O vencador deste confronto enfrenta quem ganhar de Caracas-VEN e Deportivo CuencaEQU. O fato curioso é que sob o comando do treinador interino Marcelo Rospide, o Grêmio continua com 100% de aproveitamento. Até agora, foram quatro jogos e quatro vitórias. Se a contratação de Paulo Autuori se confirmar, o técnico já assumirá o cargo pressionado pelos resultados de seu antecessor.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quartafeira a tabela da recém-criada Série D do Campeonato Brasileiro. A competição vai de 5 de julho a 1 de novembro e terá participação de 40 clubes. A Chapecoense se encontra no Grupo 9 que conta ainda com Londrina/PR, Ypiranga/RS e o Naviraiense/MS O Verdão precisa se recompor pois deve perder vários jogadores.

Prefeito Vicenzi recebe equipe campeã do Moleque Bom de Bola

O Internacional apenas confirmou o que a maioria já sabia e se garantiu nas quartas-de-final da Copa do Brasil com outra vitória. Na noite desta quartafeira, o Colorado passou fácil pelo Náutico, por 2 a 0, no Beira-Rio, e segue firme na disputa do título e por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2010. Com o resultado, o Inter segue sem derrotas no Estádio Beira-Rio em 2009. Aliás, o time não perde em casa desde o

CAMPEONATO MUNICIPAL 2009 Neste final de semana, não teremos rodada do municipal, devido á comemoração do dia das mães. No final de semana que passou, o Juventus confirmou o favoritismo e segue firme na liderança. A próxima rodada acontecerá no dia 17 de maio. E teremos um grande jogo, já que Cristal e Juventus se enfrentam e o jogo vale a liderança do campeonato. Confira os resultados do final de semana:

CLASSIFICAÇÃO MUNICIPAL 2009

Cleusa Varnier Frese

O espírito esportivo tomou conta da sede do Poder Executivo de Xaxim, na manhã desta quinta-feira, quando o prefeito Gilson Vicenzi (Tinho) recebeu, em seu gabinete, as atletas campeãs da fase regional (5ª SDR) do Campeonato Escolar Moleque Bom de Bola, modalidade de futebol, categoria feminina. A equipe vencedora é da Escola de Educação Básica Neusa Massolini e na visita ao prefeito estava acompanhada pela diretora da escola, Clarice Zanetti, pelos professores Orlando Zaro e Andrei Sberse, além do secretário municipal de Esporte e Lazer, José Carlos Viecelli Della Beta (Chico Viecelli). Na ocasião o prefeito valorizou a equipe e seus dirigentes e falou sobre a importância do esporte no município e o seu benefício aos adolescentes e jovens, principalmente. “Eu parabenizo as atletas e tenho certeza de que a equipe irá representar muito bem o nosso município e a

região da 5ª Secretaria de Desenvolvimento Regional. Desejo sucesso nas próximas competições e agradeço ao trabalho dos nossos professores, treinadores e profissionais que fazem acontecer o esporte no município de Xaxim”, disse o prefeito Tinho Vicenzi. O secretário Chico Viecelli, bem como o professor Orlando e a diretora Clarice, manifestaram seu agradecimento ao prefeito Tinho Vicenzi por incentivar o esporte e por oportunizar o desenvolvimento dos adolescentes e jovens de Xaxim. A equipe campeã disputa a gora, a fase regional do Campeonato que acontece no município de Caibi.

dia 23 de novembro de 2008, quando caiu diante do Fluminense, por 2 a 0, pela penúltima rodada do Brasileirão. Agora, o Colorado encara o Flamengo nas quartas-de-final da competição nacional. Pelo Brasileirão, o Inter enfrenta o Corinthians no Pacaembu no domingo. Aliás, as duas equipes podem se enfrentar na final da Copa do Brasil, caso cheguem lá.

XAXIENSE 2009

11

· É infelizmente não deu pra Chapecoense. Levou uma surra do Leão na Ressacada. 6 a 1. 3 a 1 no tempo normal e 3 a 0 na prorrogação. · Jogou bem no Índio Condá, mas na Ressacada, estava irreconhecível. · É neste sábado a estréia da Xaxiense. A equipe viaja no sábado para enfrentar a equipe local ás 19 horas. · Sucesso ao Daniel Junior, novo técnico da Xaxiense. · Final de semana sem rodada do municipal. Devido ao dia das mães. · O Juventus segue líder. Incontestável a campanha do time. Matematicamente classificada. · Juventus e Cristal, o jogo que vale a liderança. Tem tudo pra ser um jogaço! · Com a vitória do Inter e do Flamengo, teremos clássico na próxima fase da Copa do Brasil. · O Internacional, com certeza é hoje o time mais organizado no Brasil. · Mas, clássico é clássico! Tudo pode acontecer. · Final de semana tem Basquete em Xaxim. Será no Pedro Ivo. Todos estão convidados. Xaxim joga na sexta ás 17h30.

A Xaxiense estréia neste sábado ás 19 horas pela Divisão Especial. Jogando fora de casa, a equipe Você que deseja anunciar aqui estréia contra na página de esporte entre em Concórdia. Na contato pelo telefone: (49) última quarta-feira, a diretoria apresentou o técnico Daniel Junior. O treinador que já passou por Unisul (como jogador) e técnico pelo ABC de Natal e Ulbra-RS, 8404-1493 ou através do e-mail: jorginhocultura@hotmail.com tendo passagens também pela Seleção Brasileira, acertou com a equipe e já estará Galera, um forte abraço e bom á frente do elenco no jogo deste sábado. Em dois confrontos nesta temporada, a final de semana á todos. Xaxiense venceu por 3 a 2 em casa e perdeu por 3 a 1 no Centro Eventos pela Copa Acesse também o meu blog na Santa Catarina. internet: Para o inicio do Estadual, a Xaxiense não contará com o goleiro Careca, que deverá ficar fora por 40 dias. Cesare Zin, com uma lesão no dedo também está fora, www.esportecomjorgeroberto. blogspot.com mas volta na segunda rodada. Até a próxima, pessoal! A Xaxiense estréia em casa no dia 16/05 contra a equipe da Pinhalense ás 20h30.


Semanรกrio de 30/01 a 06/02 de 2009

12

Ediçao 26  

Jornal Data X

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you