Page 1

impresso.comunicar@puc-rio.br

@pucriourgente

Nº 1187

Lançamento de livro

Junito Brandão

De 14 de setembro a 25 de outubro é possível conhecer a coleção de livros do ex-professor da PUC Junito Brandão, na Biblioteca Central da Universidade. A homenagem Junito Brandão: Memórias foi organizada pela Divisão de Bibliotecas e Documentação com apoio do Núcleo de Memória.

Cerimônias de Formatura As inscrições para as Cerimônias de Formatura de 2013.2 já estão abertas e vão até o dia 20. As turmas que tiverem comissão de formatura para representá-las devem entrar em contato até o dia 13 com a Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC), na sobreloja do Edifício Cardeal Leme. Mais informações no site www.puc-rio.br/cacc/formatura.

Posse Professor Titular Na quarta-feira, 11, às 16h, será realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário, no Auditório American Express, no IAG. Na reunião, o professor Márcio da Silveira Carvalho tomará posse como professor titular. Ele ministrará uma aula sobre Hidrodinâmica capilar: das telas planas à recuperação de Petróleo.

• Regularização Fundiária O Departamento de Direito e o Departamento de Serviço Social organizam na quarta-feira, 11, o seminário A Regularização fundiária de territórios de comunidades remanescentes de quilombos. O encontro será às 11h, no auditório B8, com a presença de Daniel Sarmento, Procurador da República e professor de Direito Constitucional da UERJ, dos professores do Departamento de Direito Thula Pires e Augusto Werneck, com o professor André Videira, UFRRJ. Na quintafeira, 12, às 15h, na sala 610-F, será realizada uma roda de conversa com representantes de comunidades quilombolas e a professora Mariana Trotta. O seminário vale como atividade complementar para o curso de Direito.

9 a 15 de setembro de 2013

• 25 anos da Constituição O Departamento de Direito promove o encontro 25 anos da Constituição de 1988: balanço dos princípios constitucionais da Administração Pública (artigo37). Às 9h, os professores Willis Santiago Guerra Filho, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e José dos Santos Carvalho Filho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), debatem sobre o tema. Às 19h, a procuradora do município do Rio de Janeiro Vanice Regina Lirio Valle discute o assunto. As apresentações são nesta segunda- feira, 9, no auditório B6, e fazem parte do Ciclo dos 25 anos da Constituição de 1988. A participação contará como atividade complementar.

Na terça-feira, 10, às 18h, a Editora PUC-Rio, a Editora Reflexão e a Cátedra Unesco de Leitura promovem o coquetel de lançamento do livro Amamentação e o desdesign da mamadeira, da professora Cristiane Nogueira Nunes, do Departamento de Artes e Design. O encontro será no Auditório do Decanato do Centro Técnico e Científico (CTC), no 12º andar do Edifício Cardeal Leme.

Vice-Reitoria Comunitária FESP Recadastramento 2013 – Última chamada Os alunos com matrículas em ano par, que não entregaram a documentação completa para o recadastramento, têm uma última oportunidade nesta segunda-feira, 9, e na terça-feira, 10. Os horários estão no blog e no mural do FESP. Processo seletivo de alunos novos O processo seletivo do FESP já começou. É preciso preencher o formulário eletrônico até terça-feira, 10. A entrega da documentação completa é na quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12, em horários divulgados no blog e no mural. Informações e lista de documentos estão disponíveis no blog do FESP http://projetofesp.blogspot.com.br FIES Atendimento Noturno Nesta segunda-feira, 9, e na quarta-feira, 11,a Coordenação do FIES atenderá até as 20h. Inscrição As inscrições para 2013.2 estão abertas desde o dia 20 de agosto. Os alunos interessados devem acessar o site www.puc-rio.br/vrc/bolsas. html para consultar os procedimentos e a relação de documentos. Aditamento O aditamento de 2013.2 teve início no dia 20 de agosto. Os alunos devem acessar o site www.puc-rio.br/vrc/bolsas.html para consultar os novos procedimentos. Bolsa Reembolsável O prazo para a renovação da Bolsa Reembolsável encerra na sexta-feira, 20. Os beneficiários devem comparecer ao guichê da Coordenação de Bolsas para apresentar a identidade e informar o número de créditos do semestre em vigor. O horário de atendimento é das 9h às 11h e das 14h às 16h. O atendimento noturno será até as 20h, nesta segunda-feira, 9, na quarta-feira, 11, na segunda-feira,16, e na quarta-feira, 18. Atendimento de Orientação Os alunos interessados em receber orientação psicológica podem agendar um horário no PSICOM da VRC. Mais informações pelo telefone 3527-1866 ou pelo e-mail psicom@puc-rio.br. 1


Outras Palavras

CCCI

O Departamento de Filosofia realiza, nesta segunda-feira, 9, no auditório B8, na Ala Frings, o ciclo de debates Outras Palavras: a revolta do vinagre e a Filosofia. A primeira mesa, sobre os limites da liberdade de expressão, começa às 10h. O tema da segunda mesa, às 13h, é sobre fazer política. Às 15h, a última mesa trata sobre o significado de vencer. Entre os convidados estão os professores do Departamento de Filosofia Luiz Camillo Osorio, Edgar Lyra e Rodrigo Nunes, o professor do Departamento de Educação Ralph Bannell e o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Intercâmbio de curta duração As vagas de intercâmbio de curta duração para janeiro e fevereiro de 2014 são em Berlim, Alemanha, Grenoble, França, e Santiago de Compostela, Espanha. Para o estudo do espanhol há ainda outras opções na Argentina e no Chile. Os cursos duram entre duas e quatro semanas. Mais informações na CCCI, no site www. puc-rio.br/ensinopesq/ccci ou pelo e-mail curta-ccci@puc-rio.br.

Cinema italiano As inscrições para o curso Cinema Italiano: Um Olhar Contemporâneo, ministrado pelo professor do Departamento de Comunicação Social Arturo Pisciotti Netto, estão abertas até 18 de setembro. As aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. Os interessados devem se matricular no site www.cce.puc-rio.br. Jornada Mundial da Juventude Responsável pelo setor de tecnologia da informação da Jornada Mundial da Juventude, Alexandre Rangel será o convidado do Notícias Teológicas. Ele vai ministrar uma palestra sobre a Jornada Mundial da Juventude e o seu legado, na terça-feira, 10, às 10h30, na sala da Cátedra Carlo Maria Martini (CCMM), 501/8-L. Instituto Gênesis O processo de seleção de novas empresas do Instituto Gênesis termina nesta segunda-feira, 9. Os empreendimentos aprovados no Edital de Seleção recebem serviços específicos para o desenvolvimento do negócio. Mais informações pelo telefone 3527-1373 ou pelo site www.genesis.puc-rio.br.

Mais Democracia O Instituto Gênesis oferece duas palestras sobre o Instituto Mais Democracia. Na terça-feira, 10, às 13h, o encontro será com o cientista político e coordenador da entidade, João Rober to Lopes Pinto. O ex-presidente do Instituto Luiz Mario Behnken abordará questões sobre planejamento e sustentabilidade de organizações sociais sem fins de lucro no Brasil, na quar ta-feira, 11, às 19h, na sala 422-L. As duas palestras valem como atividade complementar. Benefício Previdência Privada Na terça, 10, e na quarta-feira, 11, um profissional do Itaú Vida e Previdência estará na Superintendência de Recursos Humanos (SRH) para esclarecer dúvidas sobre Previdência Privada. O horário de atendimento é das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, e deve ser agendado pelo ramal 1011. Semana do Engenheiro O Departamento de Engenharia promove ciclo de palestras para a Semana do Engenheiro, entre segunda, 9, e quinta-feira, 12, das 9h às 18h, no RDC.

Cursos CCE Comunicação Interpessoal, Imagem Profissional e Enegrama – O curso será realizado às terças-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. As inscrições vão até 1º de outubro. Workshop: Conversando Beatles – As palestras serão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Campus Gávea. As inscrições vão até 2 de outubro. Palestra Direito Administrativo da Infraestrutura – As matrículas vão até 28 de outubro. O curso será no Campus Centro, às segundas-feiras, das 19h às 21h. Especialização em Estudos Judaicos – O curso será realizado às segundas -feiras e quartas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. As inscrições vão até 28 de fevereiro de 2014. Mais informações no site da Coordenação Central de Extensão (CCE), www.cce.puc-rio.br ou pelo telefone 0800-970-9556.

Programa de Intercâmbio A CCCI organiza uma palestra sobre os pré-requisitos de seleção para o Programa de Intercâmbio Acadêmico, na quinta-feira, 12, às 15h, no auditório Padre Anchieta. Mais informações pelo telefone 3527-1577, ramal 2, ou pelo e-mail outgoinginf2-ccci@puc-rio.br.

Aula Inaugural Avaliação Educacional: múltiplos papéis, sentidos e desafios é o tema da aula inaugural do Departamento de Educação. A professora Claudia Fernandes, da UniRio, é a convidada. A aula será nesta segunda-feira, 9, às 9h, no Auditório Padre Anchieta. PósCom O prazo de inscrições e de envio de trabalhos para o PósCom foi prorrogado até domingo, 15. O encontro é organizado pelos alunos de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. As apresentações serão nos dias 4, 5, e 6 de novembro e o tema do PósCom será Comunicação e criatividade: a reinvenção das mídias. Mais informações no site http://pucposcom-rj.com.br. Trilha do Morro da Babilônia As inscrições para a trilha do Morro da Babilônia podem ser feitas até quinta-feira, 12. A taxa é de R$ 40. Há duas vagas de isenção para Graduação e uma vaga de isenção para Pós-Graduação. Os interessados devem comparecer à Coordenação de Educação Física, na sobreloja do Edifício Cardeal Leme, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A caminhada será sábado, 14.

Prêmio Paulo Britto O V Prêmio Paulo Britto de Prosa e Poesia para alunos de graduação e de pós-graduação de todos os cursos da PUC está com inscrições abertas até esta segunda-feira, 9. Uma iniciativa do PET de Letras, o concurso tem o objetivo de fomentar a criação literária. O prêmio contará este ano com um júri popular. Mais informações na página do PET-Letras: petletras-pucrio.blogspot.com Cenário Econômico O Departamento de Economia promove a palestra BTG Pactual: Cenário Econômico, na segunda-feira, 16, às 10h30, no Auditório do RDC. O convidado para o encontro é Diretor da empresa BTG Pactual, Eduardo Loyo. Mais informações pelos telefones 3527-1078 e 3527-1079. Estágio IRI Termina nesta segunda-feira, 9, o prazo de inscrição do processo seletivo para estágio na área de projetos do Instituto de Relações Internacionais. Os interessados devem enviar currículo e uma carta de motivação para a-delater@ puc-rio.br. Mais informações no site www.iri.puc-rio.br.

Mídia na Contemporaneidade O Departamento de Comunicação Social promove nesta segunda-feira, 9, às 13h, na sala 102-K, o seminário Questões sobre a narrativa da mídia na contemporaneidade: do caso Isabella Nardoni à Mídia Ninja. Participarão do encontro o Coordenador do Curso de Jornalismo da PUC-Rio, professor Leonel Aguiar, o Coordenador Geral de Direito da Universidade Gama Filho, Luiz Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, o jornalista e colabo-

rador do site Mídia e Justiça, Thiago Castanho, o pesquisador e coordenador do grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Mídia: embates e aproximações, Fernando Vieira e a professora Leise Taveira.do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Durante o evento será lançado o livro Narrativas jornalísticas e construção da realidade: o caso Isabella no ‘tribunal’da mídia, resultado da dissertação de mestrado da professora Leise Taveira. 2


Entrevista: Augusto Sampaio

Universidade promove atividades relacionadas ao bem-estar Com o objetivo de melhorar a saúde dos funcionários, alunos e professores, a Vice-Reitoria Comunitária promove a campanha Sinal de Saúde. A iniciativa pretende estimular as pessoas a fazer exercícios físicos e a

procurar se alimentar melhor. Em entrevista ao PUC Urgente, o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, explica como é o projeto e quais são as atividades que a Universidade realiza.

Gabriela Mattos e Luísa Lacombe Raul Guilherme

Qual é o objetivo da campanha? Augusto Sampaio: É chamar a atenção para o tema da saúde, porque muitas vezes sabemos das coisas, mas é necessário que nos motivemos. Ou, às vezes, você precisa de alguma coisa e não sabe o que a Universidade pode oferecer. De repente, até desperta nas pessoas o estímulo para que busquem essas possibilidades de melhorar o seu bem-estar. Por exemplo, os médicos dizem que é saudável subir escada. Então, podemos fazer campanhas como: suba um andar e desça dois de escada. Além de melhorar a fila do elevador, vai melhorar a saúde das pessoas. Coisas dessa linha que estamos pensando, coisas concretas que, além de contribuir para o bem-estar das pessoas, com certeza vão servir para melhorar até a vida no Campus. De onde surgiu a ideia de fazer a campanha? Foi uma necessidade que vocês observaram? Augusto: É bom frisar inicialmente que a Vice-Reitoria Comunitária, dentro de suas funções estatutárias, tem a função de cuidar do bem-estar da comunidade universitária. Entendendo por comunidade universitária os professores, funcionários, alunos e funcionários terceirizados. Além disso, o tema saúde tem muito a ver até com uma das principais agendas da Univer-

sidade, que é a sustentabilidade. Por sustentabilidade, às vezes pensamos só em um planeta melhor. No fundo, isso tudo é saúde. Dentro dessa linha de pensamento, de procurar viver em um ambiente

sustentável, pensando sempre no bem-estar das pessoas, resolvemos fazer essa campanha de saúde de uma maneira sistemática. Não vai acontecer somente agora, mas será permanente.

Como vocês vão oferecer esse bem-estar à comunidade PUC? Augusto: Eles já são oferecidos, agora é tentar divulgar para que as pessoas saibam e possam participar. Oferecemos à comunidade determinadas atividades, ações concretas que visam a atingir o nosso objetivo. Com isso, tendo condições boas de convivência e, também, que ela tenha a possibilidade de usufruir dos serviços que a gente pretende colocar à disposição da comunidade. E oferecer uma série de atividades nos mais diversos setores. Que atividades a Universidade oferece? Augusto: Nós temos várias coisas, como musculação, yoga, aulas de surfe e uma parceria com o clube do Flamengo, para que os professores, funcionários e alunos possam usar a piscina. Oferecemos ginástica laboral e um consultório de psicologia que atende o público da Universidade. A consulta serve, de repente, para mostrar o caminho, e não para curar a pessoa. Além disso, temos uma nutricionista na Medicina Ocupacional para ajudar a pessoa a fazer uma dieta alimentar. Tanto a Vice-Reitoria Comunitária quanto a Vice-Reitoria Administrativa oferecem aos seus funcionários uma série de possibilidades de se sentirem melhor. Há também os Amigos do Coração, que acompanham os cardíacos.

3


Entrevista: Marcos Venicius Soares Pereira

PIUES: 21 anos dedicados ao aprendizado Idealizado pelo Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo, o Programa de Integração Universidade Escola Sociedade (PIUES) completa 21 anos. Com estrutura interdepartamental e proposta multidisciplinar, o projeto auxilia e recebe os estudantes do Ensino Médio na Universidade, oferece cursos de atualização para professores de Ensino Médio e orientação

para os pais de estudantes, por meio de palestras. Atualmente, o PIUES promove atividades de aprendizado de 11 disciplinas para 350 alunos do 1° e do 2° ano do Ensino Médio. Em entrevista ao PUC Urgente, o coordenador do Programa, professor Marcos Venicius Soares Pereira, explicou a diferença de atuação entre o PIUES de hoje e o idealizado há 21 anos.

Hugo Pernet Gabriela Doria

O PIUES atua em três frentes. Como o Programa auxilia os alunos do Ensino Médio? Marcos Venicius Soares Pereira: Para os alunos, o principal desafio do PIUES é transmitir experiências em relação a cursos. Às vezes, o estudante entra com uma expectativa em um curso, e depois vivencia outra realidade. Há dez engenharias na Universidade. As atividades possibilitam ao aluno decidir qual delas cursar, por exemplo. O projeto orienta o aluno, a partir de troca de experiências, para que ele conclua em qual curso se encaixa na Universidade. As aulas e as atividades do Projeto PUC por Um Semestre são orientadas por professores da PUC, da Graduação e da Pós-Graduação. Existem também os professores horistas, que são indicados pelos departamentos para ministrar as aulas. Cada turma tem um professor responsável pela realização das atividades. E como é o trabalho voltado para os professores? Marcos Venicius: O suporte dado aos professores de Ensino Médio é importante para atualizar os profissionais, especialmente os da rede estadual. O principal objetivo é apresentar novas metodologias de ensino da disciplina que eles ministram nas escolas. Recentemente, apresentamos um projeto para a FAPERJ de melhoria de ensino de física e de matemática na escola estadual. O órgão nos concedeu verba para desenvolver esse projeto com professores da Escola André Maurois, no Leblon. Mas estamos tentando ampliar isso para cinco ou seis escolas estaduais que estão no entorno da PUC. Nosso objetivo, neste projeto, é mostrar fundamentos de física e de matemática utilizados em engenharia, aos professores da rede estadual, para que eles possam estimular o estudo de física e de matemática nas escolas. E como é o acompanhamento com os pais? Marcos Venicius: A terceira perna do Projeto, que é o pai dentro da PUC, é algo que achamos fundamental. Temos uma preocupação com a orientação deles. O vestibular, que é a transição do Ensino Médio para a universidade, causa uma ansiedade muito grande, não somente nos alunos. No semestre passado, fizemos uma atividade experimental: convidamos 40 pais de alunos que estavam inscritos no PUC por um semestre para conversarmos sobre carreira, como um seminário. A área inicial de atuação do PIUES foi o CTC. Quando foi percebida a necessidade de am-

pliar o Projeto a outros departamentos? Marcos Venicius: O PIUES nasceu no CTC, ideia do professor Scavarda, na época diretor do Departamento de Física. Naturalmente, Scavarda desenvolveu atividades no âmbito do Centro Técnico. Havia basicamente aulas de física, química e matemática para alunos de escolas públicas. Foram montados laboratórios em que os alunos realizavam atividades. Em 2008, fui convidado pelo então Coordenador Central de Graduação, Alfredo Jefferson, a assumir o PIUES. A ideia dele era estender o PIUES para toda a Universidade, sem ter o carimbo CTC. Hoje, dos 11 cursos oferecidos, apenas três são do CTC. Estender as atividades para outros centros foi o primeiro desafio em 2008, e estamos atingindo o objetivo que foi traçado. Alfredo Jefferson foi muito feliz quando propôs uma comissão do PIUES. Eu sou o coordenador, mas o PIUES tem uma comissão. E, dentro dessa equipe, o Coordenador Central de Graduação, que hoje é a professora Daniela Vargas, é um membro nato, com representantes do CCS, CTC e CTCH. Isso nos facilita, pois temos interlocutores do PIUES dentro desses centros.

Quais as principais modificações ocorridas no Programa em relação às medidas idealizadas há 21 anos? Marcos Venicius: Hoje, o PIUES é mais diversificado em relação à Universidade. A principal diferença é que conseguimos ampliar as atividades para outros centros da PUC. Mas em número de alunos, a divergência não é expressiva. Outra diferença é o modelo de atuação do aluno. Há cursos em que os alunos ficam 12 semanas frequentando aulas semanalmente na PUC, com várias atividades. Antigamente, o aluno não ficava tanto tempo na Universidade. Eles vinham para a Universidade e realizavam experimentos laboratoriais. A fidelidade do aluno com a faculdade, em relação ao tempo de permanência, era menor. Em média, vinham duas vezes por semestre e passavam quatro horas. Que benefícios as atividades organizadas pelo PIUES proporcionam à Universidade? Marcos Venicius: A organização de aulas e atividades ligadas a diversos cursos é uma forma de atrair bons alunos à PUC. Desde 2008, existem 282 alunos matriculados na Universidade que participaram do PIUES. Ou seja, gostaram da Universidade e do curso oferecido pelo PIUES. 4


Kierkegaard 200 anos Em comemoração aos 200 anos de nascimento do filósofo e teólogo dinamarquês Kierkegaard, o Departamento de Letras realiza um seminário na quarta, 11, e na quinta-feira, 12, das 9h às 18h, no auditório do CTC, 12º andar do Edifício Cardeal Leme. O Decano do CTCH da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro de Andrade, fará a abertura. Curso de Excel 2010 Estão abertas inscrições para o curso de Excel 2010 do RDC para o mês de setembro. As matrículas podem ser feitas na secretaria do RDC, no 3º andar, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Os interessados precisam mostrar a carteira de identificação da PUC.

Colóquio de Física Nesta seguda-feira, 9, às 17h, na sala 300-F, será realizado o colóquio The Intensity Frontier Experimental Program at Fermilab. Organizada pelo Departamento de Física, a palestra terá a presença do professor Jorge Morfin do Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab).

Física, Sociedade e Economia O Departamento de Matemática realiza o seminário SocioFísica e EconoFísica: Aplicações da Física Estatística a Problemas Socioeconômicos. O encontro será com o professor Nuno Crokidakis, do Departamento de Física, que discutirá como modelos computacionais, baseados em agentes, podem ser úteis na descrição e no atendimento de alguns problemas com motivação social e econômica. O debate será no dia 24, às 17h, na sala 856-L. Mais informações pelo site www.mat.puc-rio.br/pagina. php?id=seminarios_arquivo.

Oficina de Tai-Chi O Instituto Confucius vai oferecer oficinas de Tai-Chi. A primeira aula será na quarta-feira, 11, das 12h às 14h, no Anfiteatro Junito Brandão. No mês de setembro, ainda serão realizadas oficinas nos dias 18 e 25, sempre no mesmo horário e local. Aula de capoeira O Mestre Camurça oferece aulas de capoeira na PUC. As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h e das 19h às 21h, embaixo do ginásio da PUC-Rio. Informações pelo telefone 82853079 ou pelo e-mail leni@puc-rio.br.

Vestibular 2014

As inscrições para o Vestibular de 2014 da PUC-Rio terminam no domingo, 15. Os interessados devem acessar o site www.puc-rio.br/vestibular. As provas serão nos dias 13 e 14 de outubro.

Dissertações de Mestrado • Segunda-feira, 9, às 10h, 401-L, Multimeios – Estudo comparativo de técnicas de diarização de locutor , por Marcelo de Campos Niero, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Álvaro de Lima Veiga Filho. • Segunda-feira, 9, às 16h, Mini-Auditório do RDC – Influência da microestrutura nas propriedades mecânicas de rochas carbonáticas usando imagens 3D de microtomagrafia de raios-X, por Ruby Lorena Hernandez Pico, candidata ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professor Sérgio Augusto Barreto da Fontoura. • Segunda-feira, 9, às 18h, Sala Do Mestrado, 7ºandar, Edifício Frings – Autonomia política federativa e jurisdição constitucional - A atuação recente do STF como árbitro da federação à luz do princípio da subsidiariedade, por Guilherme Avelar Guimarães, candidato ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professor Fábio Carvalho Leite. • Terça-feira, 10, às 12h, 014I – Análise do Impacto da Reforma do Novo Mercado nos Retornos das Ações Brasileiras, por Nicolas Corteze Chang, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professor Andre Luiz Carvalhal da Silva. • Terça-feira, 10, às 15h, Sala 300-F – As mulheres e a democracia representativa no Brasil. Uma análise do Sistema Eleitoral Brasileiro, por Kelly Kotlinski Verdade, candidata ao título de Mestre em Ciências Sociais. Orientador: professora Maria Celina Soares D’Araújo. • Terça-feira, 10, 15h, Sala 401-L, Multimeios – Modelo para Previsão de Curto Prazo de Velocidade de Vento Usando Holt-Winters, por Camila Maria do Nascimento Monteiro, candidata ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Reinaldo Castro Souza. • Quarta-feira, 11, às 14h, Sala Professora Cleonice Berardinelli – Avaliação de habilidades de leitura no ensino superior a partir da análise de provas de nivelamento, por Jusinete dos Santos, candidata ao título de Mestre em Letras/Estudos da Linguagem. Orientador: professora Erica dos Santos Rodrigues. • Quinta-feira, 12, às 10h, RDC-511 – LDC Mediator: A Mediator for Linked Data Cubes, por Livia Couto Ruback Rodrigues, candidata ao título de Mestre em Informática. Orientador: professor Marco Antônio Casanova. • Quinta-feira, 12, às 11h, Departamento de Serviço Social – Os Direitos Humanos de crianças de 0 a 3 anos na Rocinha, Rio de Janeiro, por Alessandra Soares Caldeira, candidata ao título de Mestre em Serviço Social. Orientador: professora Irene Rizzini. • Quinta-feira, 12, às 13h, Mini-Auditório do RDC – A noção de experiência em Walter Benjamin: Passado e Presente, por Hedwig Marina Nunes

5


Rodrigues, candidata ao título de Mestre em Filosofia. Orientador: professor Luiz Camillo Dolabella Portella Osorio de Almeida. • Quinta-feira, 12, às 14h, RDC-510 – Estudo e Avaliação de Técnicas de Separabilidade e da Oclusão em Superfícies Multitoque, por Jessica Margarita Palomares Pecho, candidata ao título de Mestre em Informática. Orientador: professor Alberto Barbosa Raposo. • Quinta-feira, 12, às 14h, Sala 308-L – Physical and mechanical properties of the peach palm (Bactris Gasipaes Kunth) as a structural composite material, por Diego Paul Martinez Eraso, candidato ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professor Khosrow Ghavami. • Quinta-feira, 12, às 14h, 515-F – A zona de tensão instaurada pela performance: Linhas de uma cartografia traçada entre as obras de Joseph Beuys, Marina Abramovic e o Grupo EmpreZa, por Mirela Ferreira Ferraz, candidata ao título de Mestre em História. Orientador: professora Cecília Cotrim Martins de Mello. • Sexta-feira, 13, às 10h, Sala 401-L – Caracterização do Canal de Radiopropagação em Banda Larga nas Faixas 2.5 e 3.5 GHz, por Emerson Pestana Martins, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Luiz Alencar Reis da Silva Mello. • Sexta-feira, 13, às 10h30, Sala da pós-graduação - Departamento de Ciências Sociais – Ordem e significado - A busca pela ordem nas obras de Eric Voegelin e Claude Lévi-Strauss, por Aluysio Augusto de Athayde Neno, candidato ao título de Mestre em Ciências Sociais. Orientador: professor Valter Sinder. • Sexta-feira, 13, às 13h30, Sala da pós-graduação - Departamento de Ciências Sociais - Sexo pago: Refletindo sobre a construção da masculinidade a partir da relação cliente-prostituta, por Natasha Kelly Vieira Dias, candidata ao título de Mestre em Ciências Sociais. Orientador: professora Sonia Maria Giacomini. • Sexta-feira, 13, às 14h, 1158-l – A “encarnação” do discurso teológico no Brasil. Clodovis Boff: teoria, revisão e debate, por Francys Silvestrini Adão, candidato ao título de Mestre em Teologia. Orientador: professor Mario de França Miranda. • Sexta-feira, 13, às 14h30, Sala Professora Cleonice Berardinelli – Narrativas de experiências de jovens universitários com dislexia: construções de si e do outro nos contextos da escola e da família, por Talita Rosetti Souza Mendes, candidata ao título de Mestre em Letras/Estudos da Linguagem. Orientador: professora Maria das Graças Dias Pereira. • Sexta-feira, 13, às 17h, L401-2 – Comparação de Métodos de Micro-Dados e de Triângulo run-off para Previsão da Quantidade IBNR, por Luciene Gomes de Souza, candidata ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Álvaro de Lima Veiga Filho.

Palestra Fé e Cultura O Centro Loyola de Fé e Cultura promove a palestra Fé e Cultura: A Imagem na Arte Cristã, com a professora Maria Lúcia Freire, na quinta-feira, 12. O evento será às 19h30, no Auditório do Colégio Santo Inácio, na Rua São Clemente, 226, em Botafogo. O valor é de R$ 10 e pode ser pago na hora. Serão entregues certificados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3527-2012, pelo e-mail sculturaloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br.

Teses de Doutorado

Segunda-feira, 9 – Salada de alface crespa, pepino com rabanete, cenoura cozida e molho vinagrete de beterraba. Filé de frango acebolado, carne moída com quiabo e fusilli à napolitana. Lasanha de abobrinha, batata com ervilha e arroz integral. Omelete napolitana. Charuto de couve, canelone de queijo e presunto ao molho de tomate com ervas ou molho branco. Doce de mamão e laranja. Suco diet de maçã, suco de laranja, suco de goiaba e mate. Terça-feira, 10 – Salada de agrião, repolho roxo, abóbora e molho de ervas. Cassoulet com lombo e linguiça, coxa e sobrecoxa assada, espinafre refogado. Bolo de batata doce, berinjela italiana e arroz integral. Espeto de coração de frango. Esfiha de carne, penne ao molho de salsicha ou quatro queijos. Curau e melancia. Suco diet de tangerina, suco de caju, guaraná e mate. Quarta-feira, 11 – Salada russa, mix de folhas, abobrinha marinada e molho de cebola. Coxão duro assado com molho ferrugem, iscas de frango à milanesa e creme de milho. Torta de cebola, cenoura com salsa e arroz integral. Salsichão. Pastel de frango, rondele de frios ao molho sugo ou branco. Pudim de chocolate e mamão. Suco diet de goiaba, suco de pêssego, suco de uva e mate. Quinta-feira, 12 – Salada de chicória, tomate, vagem com aipo e ovo ralado, e molho de alho. Filé de merluza à portuguesa, iscas de carne acebolada e pirão. Almôndegas de soja, purê de raízes e arroz integral. Assado vienense. Salsicha empanada, espaguete ao molho de presunto ou de frango. Pudim de pão e abacaxi. Suco diet de abacaxi, suco de goiaba, guaraná e mate. Sexta-feira, 13 – Salada de alface crespa, beterraba ralada, cebola assada e molho de tomate. Pernil assado ao molho de limão, fricassê de frango e batata sauté. Bolinho de legumes, couve-flor sauté e arroz integral. Linguiça de frango. Quibe, farfalle ao molho de camarão ou quatro queijos. Gelatina colorida e maçã. Suco diet de laranja, suco de abacaxi, de caju e mate.

• Segunda-feira, 9, às 13h, Sala L401-2 – Políticas de Eficiência Energética no Brasil: Uma Abordagem em um Ambiente Econômico sob Incerteza, por Rodrigo Flora Calili, candidato ao título de Doutor em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Reinaldo Castro Souza. • Segunda-feira, 9, às 14h, Sala Professora Cleonice Berardinelli – A palavra-pele: sobre a possibilidade de uma estética da superfície no neo-realismo português, por Mariana Custódio do Nascimento, candidata ao título de Doutor em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professora Izabel Margato. • Terça-feira, 10, às 14h30, Sala do Mestrado, 7ºandar, Edifício Frings – Nas fronteiras da constituição: o MST entre reivindicação, protesto e democracia , por José Carlos da Silva Garcia, candidato ao título de Doutor em Direito. Orientador: professora Gisele Guimarães Cittadino. • Quarta-feira, 11, às 14h, 306-F – Ensaios sobre Qualidade da Educação, por Joana Simões de Melo Costa, candidata ao título de Doutor em Economia. Orientador: professor Claudio Abramovay Ferraz do Amaral. • Quinta-feira, 12, às 13h, 511-RDC – Safe System-level Concurrency on Resource-Constrained Nodes with Céu, por Francisco Figueiredo Goytacaz Sant, candidato ao título de Doutor em Ciências - Informática. Orientador: professor Roberto Ierusalimschy. • Quinta-feira, 12, às 15h, Sala 03 do CETUC – Comparação entre métodos de sondagem do canal rádio móvel em presença de imperfeições nas sondas, por Carlos Eduardo Salles Ferreira, candidato ao título de Doutor em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Gláucio Lima Siqueira. • Sexta-feira, 13, às 10h, 510-RDC – Outer-Tuning: Framework para apoiar a sintonia fina de banco de dados, por Ana Carolina Brito de Almeida, candidata ao título de Doutor em Ciências - Informática. Orientador: professor Sérgio Lifschitz.

TV PUC | Antena Coletiva • Luiz Fernando Figueira da Silva

O professor fala sobre o programa “Energia em combustão” que reúne 5 países da América do Sul para estudar formas mais eficientes de geração de energia. Confira: terça-feira, 10, às 15h30, quarta-feira, 11, às 16h30, e quinta-feira, 12, às 17h TV PUC - Canal 11 da NET - www.puc-rio.br/tvpucrio

Restaurante PUC-Rio (Bandejão) by Sodexho

Café da manhã: das 6h30 às 9h; Almoço: das 10h45 às 14h30; Lanche: das 16h às 17h; Jantar: das 18h às 21h. O cardápio do jantar é igual ao do almoço do dia seguinte. Evite Filas. Antecipe a compra do seu tíquete, caixas abertos a partir das 10h. OBS: O cardápio está sujeito a alterações.

6

PUC Urgente 1187  
Advertisement