Page 1

Nº 1377

pucurgente@puc-rio.br

pucurgenterio

puc.urgente

13 a 19 de agosto de 2018

Comunidades Audiovisuais

Boas-vindas 2018.2 A Vice-Reitoria Comunitária deseja a todos que iniciam este período acadêmico um semestre de muitas conquistas, e que calouros e veteranos possam obter nos estudos e nas pesquisas produções com conteúdo consistente. Da mesma forma, desejamos um bom desempenho profissional para os professores e os setores administrativos da Universidade que, juntos ao corpo discente, fazem a PUC-Rio ser um ambiente rico, diverso e de excelência acadêmica. Graças a esta parceria de todos, a PUC-Rio passou a ocupar a sétima colocação geral em 2018 no ranking das melhores instituições da América Latina e Caribe feito pelo Times Higher Education Latin America University Rankings. O resultado coloca a PUC-Rio como a quarta melhor entre as universidades nacionais e como a primeira entre as instituições privadas do Brasil. Esta posição é também um sinal de que o cumprimento dos valores éticos e cristãos, que constituem a base do nosso marco referencial, são fundamentais. Por isso, a Universidade considera que todas as celebrações dentro do nosso espaço devem observar esses princípios. Todos sabem que a PUC-Rio reconhece a tradição do trote, mas não admite práticas abusivas e desrespeitosas. Sendo assim, os momentos de alegria e reunião de calouros e veteranos serão permitidos se forem autorizados pelos departamentos respectivos aos organizadores dos trotes e se estiverem de acordo com as normas previstas por esta Vice-Reitoria. A Universidade não tolera manifestações que revelem preconceito contra minorias étnicas, sociais ou religiosas, pois valoriza uma convivência fraterna e que preza pelas diferenças. Os desvios de condutas ocasionalmente registrados em situações anteriores foram objeto de inquéritos disciplinares e punidos com o adequado rigor. Mais uma vez, desejamos a toda Comunidade PUC, um feliz semestre acadêmico. Augusto Sampaio Vice-Reitor para Assuntos Comunitários

Missa do Dia dos Pais Uma missa em comemoração do Dia dos Pais será celebrada na quarta-feira, 15, às 12h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus pelo reitor da igreja, padre Alexandre Paciolli.

Segurança Hídrica e Energética Na terça-feira, 14, das 17h às 19h, o Departamento de Engenharia Civil promove o seminário Reservatórios, Segurança Hídrica e Energética. O ex-ministro de Minas Energia Francisco Gomide será um dos palestrantes. No encontro, serão abordadas temáticas que envolvem a construção e a operação de usinas hidrelétricas no Brasil. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Nesta segunda-feira, 13, a professora Lilian Saback, do Departamento de Comunicação Social, vai lançar o livro Comunidades Audiovisuais, que reúne as pesquisas de mestrado e doutorado dela. A noite de autógrafos começará às 19h, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea.

Vestibular 2019 As inscrições para o Vestibular 2019 da PUC-Rio estão abertas até o dia 10 de setembro. As provas serão nos dias 12 e 14 de outubro. Inscrições: www.puc-rio.br/vestibular/201812.

Teste de Nivelamento Interessados em cursar disciplinas de Alemão, Chinês, Espanhol, Francês ou Inglês do Departamento de Letras em 2018.2 devem fazer o Teste de Nivelamento Online. É preciso preencher um cadastro entre esta segunda, 13, e terça-feira,14, no site www.ccead.puc-rio.br/nivelamento. A prova poderá ser feita a partir da quarta-feira, 15, às 12h, até a quinta-feira, 16, às 23h59. Para Alemão I, Chinês I, Espanhol I e Francês I não é necessário fazer o teste.

▼ Vice-Reitoria Comunitária PROUNI - Acolhimento dos Calouros A Coordenação do ProUni/PUC-Rio vai promover, para os bolsistas que ingressarem no segundo semestre de 2018, uma reunião sobre as normas de manutenção da bolsa ProUni, na quinta-feira, 16, às 10h30, no Auditório Padre José de Anchieta. CBA - Aproveitamento Acadêmico - Bolsas FIL/PUC E PROUNI Alunos com bolsas tipo Filantrópica, PUC e/ou PROUNI que não obtiveram aproveitamento acadêmico superior a 75% das disciplinas cursadas em 2018.1 e que não receberam o e-mail sobre avaliação semestral dos históricos escolares devem procurar a secretaria da CBA nesta segunda-feira, 13, para que o benefício não seja imediatamente suspenso. CBA - Regularização de Débitos O último período de Regularização de Débitos 18.1 termina na quinta-feira, 16. O atendimento será feito enquanto houver horários disponíveis para agendamento. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3527-1356 e 3527-1359. As condições de negociação estão no site da Universidade: www.puc-rio.br/regularizacaodedebitos. FESP - Reunião Informativa (Inscrição 2018.2) Os alunos com bolsa 100% tipo Filantrópica ou PROUNI que desejarem se inscrever no programa de permanência estudantil (FESP) devem comparecer à reunião informativa, que ocorrerá na sexta-feira, 17, no Auditório Padre José de Anchieta, em um dos três horários: às 10h30, às 14h e às 16h30. O aluno deverá escolher o horário que não comprometa as atividades acadêmicas. 1


Semana Integrada de Engenharia Estão abertas as inscrições para a quarta edição da Semana Integrada de Engenharia (SIEng), que será entre os dias 20 e 24 de agosto. Este ano, o tema das atividades será Transformação Digital e haverá a participação de diversas empresas de diferentes áreas do mercado, como Rede Globo, Ambev, IBM e L’Oreal Paris Pesquisa e Inovação. Mais informações em sieng.ctc.puc-rio.br. Disciplinas de Educação O Departamento de Educação oferece a nova disciplina EDU 1445 1BC – Educação e Sociedade, às segundas e quartas-feiras, das 7h às 9h. Também serão oferecidas as seguintes disciplinas eletivas: EDU 1774 1BA - Brinquedo e Brinquedoteca, às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h; EDU 1779 1BA – Gestão de Grupos, às segundas e quartas-feiras, das 11h às 13h; EDU 1796 1BA - Cultura Digital e Educação, às terças e quintas-feiras, das 11h às 13h; e EDU 1797 1BA – Infância e Literatura Infantil, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. O Departamento ainda abriu, para o período de 2018.2, uma disciplina eletiva ministrada em inglês, EDU 9111 1BA - Special Topics in Education: Digital Culture and Education, às segundas e quartas-feiras, das 11h às 13h. O Futuro da Humanidade Ex-aluno de Física da PUC-Rio Marcelo Gleiser fará a palestra Ciência, Tecnologia e o Futuro da Humanidade na quinta-feira, 16. Professor e pesquisador da Dartmouth University, Estados Unidos, ele vai participar da série de encontros Diálogos, organizada pela Associação de Antigos Alunos e o IAG, às 19h, no Auditório do IAG. As inscrições devem ser feitas pelo site goo.gl/uDMZCT.

Cursos de Extensão Desenho de Observação – Início: 20 de agosto. Aulas: segundas-feiras, das 19h às 22h. Campus: Gávea. Inscrições: até 13 de agosto. Retail Desing e Branding – Início: 21 de agosto. Aulas: terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Campus: Gávea. Inscrições: até 14 de agosto. Desenho na Arte Contemporânea: Das Vanguardas Artísticas à Contemporaneidade – Início: 23 de agosto. Aulas: quintas-feiras, das 19h às 22h. Campus: Gávea. Inscrições: até 16 de agosto. Português para Estrangeiros – Início: 3 de setembro, Aulas: segundas e quartas-feiras, das 7h às 9h. Campus: Centro. Inscrições: até 28 de agosto. Curso de Extensão iiLer/CCE Desenho do Cotidiano: lendo o mundo ao seu redor – Início: 5 de setembro. Aulas: quartas-feiras, das 19h às 22h. Unidade: Gávea. Inscrições: até 29 de agosto. Monteiro Lobato: influenciando escritores hoje e sempre – Início: 10 de setembro. Aulas: segundas-feiras, das 19h às 21h. Unidade: Gávea. Inscrições: até 4 de setembro. Informações e inscrições: www.cce.puc-rio.br.

Mestrado no Reino Unido Na quarta-feira, 15, às 19h, no auditório do IAG, haverá uma palestra sobre o Chevening Programme. A ideia é explicar como funciona o projeto internacional do governo britânico que oferece bolsas de estudos para futuros líderes globais.

Cultura e Consumo Os interessados em participar das mentorias do II Encontro Cultura e Consumo devem preencher o formulário até sexta-feira, 17. Promovido pela Coppead, nos dias 13 e 14 de setembro, o encontro será no auditório do IAG. Durante o fórum, mestrandos e doutorandos terão a oportunidade de discutir as pesquisas com os professores convidados. O formulário está no site goo.gl/13LwQm.

Palestra de Engenharia O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Industrial promove a palestra Forecasting Big Times Series: Old and New com Tim Januschowsk, gerente de machine learning science da Amazon Web Services Al Labs. O objetivo é explicar métodos e ferramentas para resolver problemas já previstos de larga escala. O encontro será no dia 22, às 13h, no auditório do Instituto Tecgraf.

Competição de Chinês O Instituto Confucius PUC-Rio promove no domingo, 19, das 9h às 13h30, o IV Chinese Bridge do Brasil – Competição de Proficiência Chinesa para Estudantes do Ensino Médio. A competição é aberta a todos e será na sede do Instituto, que fica na Estrada da Gávea, 50.

Aula Inaugural Os inscritos na disciplina Introdução à Filosofia (FIL1000) devem comparecer à aula inaugural do curso no auditório B8, na Ala Frings, no dia 24, das 11h às 13h. A aula inaugural da disciplina O Humano e o Fenômeno Religioso (CRE1100) será no dia 27, às 11h, no auditório B8.

Estágio Empresa Júnior As inscrições para a Empresa Júnior PUC-Rio estão abertas. Há sete áreas de atuação: marketing, finanças, processos, design, arquitetura, audiovisual e assessoria de imprensa. O processo seletivo será no dia 1º de setembro. Mais informações e inscrições no site www.empresajunior.com.br.

Cine Odeon 14h15 (somente terça e quarta-feira): Missão Impossível – Efeito Fallout. Estados Unidos. Ação, espionagem. 14 anos. 17h05 (somente terça e quarta-feira): Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo. França. Comédia, musical. 10 anos. 19h20 (somente terça-feira e quarta-feira): Vidas à Deriva. Estados Unidos. Drama, romance e aventura. 12 anos. Preços: Terça, quarta e quinta-feira: R$ 28 (inteira) e R$ 14 (meia). Sexta-feira, sábado, domingo e feriado: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

2


Intercâmbio Curta Duração Estão abertas as inscrições para a 28ª edição do programa de Intercâmbio de Curta Duração. As oportunidades oferecidas pela Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) são para programas de Inglês no Canadá e nos EUA, Espanhol na Argentina, Espanha e no Chile, Alemão em Berlim, e Francês em Grenoble. Há também oportunidades para os programas com objetivos profissionais e de especialização. As vagas são destinadas a alunos, ex-alunos, professores, funcionários da PUC, familiares e amigos. Mais informações na CCCI, no Edifício Padre Leonel Franca, 8º andar, pelo e-mail: curtaccci@puc-rio.br e no website: www. puc-rio.br/ensinopesq/ccci/curtaduracao. Dupla Diplomação A Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) promove dia 27 uma feira de intercâmbio com o objetivo de divulgar oportunidades e bolsas disponíveis para os programas de intercâmbio acadêmico e duplo diploma. As informações e o quadro de vagas estão disponíveis no site www.puc-rio.br/ensinopesq/ccci/academico.

Feira EducationUSA As inscrições para voluntários na feira EducationUSA estão abertas até o dia 20 e podem ser realizadas pelo site goo.gl/ nkkwmK. A feira será realizada no dia 27 de agosto no Hilton Hotel, em Copacabana, e haverá dois blocos de horários para os voluntários: das 9h às 15h e das 15h às 21h. A participação poderá contar como Atividade Complementar.

Palestra Reino do Kôngo Na terça-feira, 14, o historiador Patrício Batsîkama vai proferir a palestra Reino do Kôngo: Origens, Política e Economia. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro dele e sessão de autógrafos. O encontro será no auditório B8, na Ala Frings, às 11h. Os participantes receberão certificado de três horas complementares.

Estágio no iiLer O Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer) oferece uma vaga de estágio para a biblioteca deles. Os candidatos deverão ser alunos do 2º ao 6º período dos cursos de Letras, Comunicação Social ou Artes & Design. O estudante tem que saber usar o pacote Office, inserir informações em bases de dados, executar tarefas de organização técnica, atividades rotineiras do cotidiano de uma biblioteca e atendimento aos usuários. São 20 horas semanais, e a remuneração será o desconto de 40% na mensalidade. Alunos atendidos pelo Fies e que já têm alguma bolsa na Universidade não podem concorrer à vaga. Os currículos devem ser enviados até o dia 22 para o e-mail: iiler@puc-rio.br.

Pastoral Universitária Semana de Direitos Humanos: A primeira Semana de Direitos Humanos será nos dias 20, 22, 23 e 24. A programação e outras informações estão disponíveis no Facebook: www.facebook.com/events/372370433297691. As inscrições podem ser feitas pelo site bit.ly/sdireitoshumanos. Voluntário: A Pastoral Universitária recebe inscrições para o voluntariado durante a Semana de Direitos Humanos. Os interessados devem se inscrever pelo site www.pastoraluniversitaria.puc-rio.br/tecendo-lacos.

3


Inovação e Tecnologia O Centro Técnico Científico da PUC-Rio e a OPENCADD, representante brasileira da Mathworks, oferecem gratuitamente a segunda edição do OpenDay, dia 24, na universidade. O encontro, que ocorrerá das 9h às 17h, no auditório do RDC, terá a presença de especialistas que vão abordar casos de aplicações MATLAB®/Simulink para o desenvolvimento de projetos destinados a veículos autônomos, transmissão de dados pela luz, desafios da indústria 4.0 e gestão de projetos em Engenharia de Requisitos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site goo.gl/Zs7ZFB.

Teses de Doutorado • Segunda-feira, 13, 14h, sala 1158-L - Mística cristã e literatura fantástica: A experiência mística em C. S. Lewis e a literatura fantástica como caminho da mística cristã, por Marcio Simão de Vasconcellos, candidato ao título de Doutor em Teologia. Orientador: professora Lúcia Pedrosa de Pádua. • Segunda-feira, 13, 14h, Sala Professora Cleonice Berardinelli - O contato “antológico” entre Hélio Oiticica e Jack Smith: Underground e tropical things, por Ana Gabriela Dickstein Roiffe, candidata ao título de Doutor em Letras/ Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professor Frederico Oliveira Coelho. • Segunda-feira, 13, 15h, miniauditório - Espaço Leandro Konder - Aprendizagem híbrida e adaptativa: Caminhos na relação educação e tecnologias, por Jessica Zacarias de Andrade, candidata ao título de Doutor em Ciências Humanas – Educação. Orientador: professora Gilda Helena Bernardino de Campos. • Quinta-feira, 16, 14h, sala 401 - Markov Chain Monte Carlo para simulação de cenários de Energia Natural Afluente, por Hugo Ribeiro Baldioti, candidato ao título de Doutor em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Reinaldo Castro Souza. • Sexta-feira, 17, 11h, sala do Mestrado - 7º andar - Ala Frings - Proteção e acesso a direitos das minorias em pesquisas em saúde: Comparação Brasil-França, por Carolina Mendes Franco, candidata ao título de Doutor em Direito. Orientador: professora Caitlin Sampaio Mulholland.

Dissertações de Mestrado • Terça-feira, 14, 11h30, sala 856-L - Mathematical models for the zika epidemic, por Erick Manuel Delgado Moya, candidato ao título de Mestre em Matemática. Orientador: professor Ricardo José Alonso Plata. • Terça-feira, 14, 14h, sala 515-F - Richard Serra: Escultura, por Ana Beatriz Rodrigues de Britto, candidata ao título de Mestre em História. Orientador: professor Ronaldo Brito Fernandes. • Quarta-feira, 15, 11h15, sala multiuso - Departamento de Geografia - Meio ambiente e cultura no plano diretor da cidade do Rio de Janeiro: O bairro do Flamengo na macrozona controlada carioca, por Paula Belmiro Fontes, candidata ao título de Mestre em Geografia. Orientador: professor Augusto Cesar Pinheiro da Silva. • Quarta-feira, 15, 14h, sala multiuso - Departamento de Geografia - O Pibid/PUC-Rio no cenário das políticas públicas educacionais: Experiências de impacto na formação de professores de Geografia para a Educação Básica, por Luana Ferreira Correia, candidata ao título de Mestre em Geografia. Orientador: professora Rejane Cristina de Araújo Rodrigues. • Quarta-feira, 15, 16h, miniauditório do RDC - Metodologia para estimar o impacto do potencial de geração fotovoltaica nos projetos “Minha Casa Minha Vida” na operação do sistema elétrico brasileiro, por Bruno Gomes Mansur, candidato ao título de Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental (opção profissional). Orientador: professor Rodrigo Flora Calili. • Quinta-feira, 16, 10h, sala do IRI 2 - A responsabilização da PMSC através da auto-regulação, por Gabriel Eldridge Mascarenhas, candidato ao título de Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (opção profissional). Orientador: professora Andrea Ribeiro Hoffmann. • Quinta-feira, 16, 13h30, sala 401-2- L - An assessment of presentation attack detection methods for face recognition systems, por Guillermo Estrada Domech, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Raul Queiroz Feitosa. • Quinta-feira, 16, 14h, sala do IRI 2 - Algoritimos eleitorais: Impacto da mineração de dados de uma democracia, por Cassia Rainny Pires Pinheiro, candidata ao título de Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (opção profissional). Orientador: professora Andrea Ribeiro Hoffmann. • Quinta-feira, 16, 15h, sala 401-1-L - A inadequação do fluxo de potência continuado na determinação da margem de carregamento para a estabilidade de tensão, por Deborah Kalynne da Silva, candidata ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Ricardo Bernardo Prada. • Quinta-feira, 16, 18h, sala do IRI 2 - Contrato de impacto social e o seu potencial para aumentar a participação das mulheres empreendedoras no mercado brasileiro, por Emma Claire Platais, candidata ao título de Mestre em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (opção profissional). Orientador: professora Andrea Ribeiro Hoffmann. • Sexta-feira, 17, 10h, sala 501-L - Grafeno como “nanofiller” em compósitos para proteção anticorrosiva, por Mariana do Nascimento Silva, candidata ao título de Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos. Orientador: professora Ivani de Souza Bott. • Sexta-feira, 17, 14h, sala 308-L - Análise do comportamento sísmico da barragem de rejeitos de Chumpe - Peru, por Martha Ccahuay Azurza, candidata ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professor Celso Romanel. • Sexta-feira, 17, 14h, sala 308-L - Análise geomecânica direcionada à modelagem de bacias sedimentares e sistemas petrolíferos, por Pedro de Almeida M. das N. Miranda, candidato ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professor Euripedes do Amaral Vargas Jr. • Sexta-feira, 17, 14h, sala 515-F - África, psicodelia e cibernética: Crítica social e questão racial nas composições musicais da banda Chico Science & Nação Zumbi, por Renato de Oliveira Ferraz, candidato ao título de Mestre em História. Orientador: professora Juçara da Silva Barbosa de Mello. • Sexta-feira, 17, 14h, sala 501-L - Indicação e dimensionamento de trincas aplicando técnicas tradicionais e avançadas de ensaios não-destrutivos, por Felipe Martins Roballo Ferreira, candidato ao título de Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos. Orientador: professor Marcos Venicius Soares Pereira.

Restaurante PUC-Rio (Bandejão) Segunda-feira, 13 – Salada Caesar, beterraba com hortelã e abacaxi, cenoura ralada com nabo e molho curry. Strogonoff de frango, iscas chinesas, batata sauté e feijão preto. Tomate recheado, abobrinha refogada e arroz integral. Salsichão, sopa massinha e farofa. Espaguete ao molho vermelho com frango ou branco com legumes. Creme de abacate ou delícia de banana. Suco diet de laranja, suco de uva, de abacaxi e mate. Terça-feira, 14 – Chicória, cenoura ralada, jiló temperado e molho de maionese. Fígado lisboeta, frango caipira, purê de batata e feijão preto. Hambúrguer de espinafre, abóbora refogada e arroz integral. Iscas de porco, canja e farofa. Macarrão parafuso ao molho bolonhesa ou quatro queijos. Abacaxi ou pudim bicolor. Suco diet de uva, suco de laranja, guaraná e mate. Quarta-feira, 15 – Mix de folhas, beterraba ralada, quiabo ao vinagrete e molho de cebola. Torta de peixe, bife grelhado, panaché verde e feijão preto. Bolinho de lentilha com arroz integral, couve-flor com brócolis e arroz integral. Hambúrguer, sopa de legumes e farofa. Talharim ao molho calabresa ou parisiense. Banana prata ou spumone de morango. Suco diet de abacaxi, suco de maracujá, manga e mate. Quinta-feira, 16 – Alface crespa, tomate com cebola, vagem e molho mostarda. Filé de frango pizzaiolo, iscas ao molho roty, batata frita e feijão carioca. Torta de grão de bico, panaché de legumes e arroz integral. Linguiça toscana, sopa de cebola e farofa. Nhoque ao molho vermelho com frango ou branco. Melão ou gelatina de limão. Suco diet de tangerina, suco de abacaxi, guaraná e mate. Sexta-feira, 17 – Mix de folhas, repolho bicolor, ratatouile e molho rosé. Feijoada, filé de frango grelhado e couve manteiga refogada e feijão preto. Polpetone recheado com queijo minhas, cenoura em rodela com ervilha e arroz integral. Coração de frango, sopa crioula e farofa. Penne ao molho bolonhesa ou quatro queijos. Laranja ou doce de banana. Suco diet de laranja, suco de uva, de limão e mate.

Café da manhã: das 6h30 às 9h; Almoço: das 10h45 às 14h30; Lanche: das 16h às 17h; Jantar: das 18h às 21h. O cardápio do jantar é igual ao do almoço do dia seguinte. Evite Filas. Antecipe a compra do seu tíquete, caixas abertos a partir das 10h. OBS: O cardápio está sujeito a alterações.

EXPEDIENTE: Coordenador-Geral: Professor Miguel Pereira. Editora e Jornalista Responsável: Professora Julia Cruz (MTE 19.374). Subeditora: Professora Adriana Ferreira. Chefe de Reportagem: Professora Rocélia Santos. Editores de Arte: Professores Diogo Maduell e Mariana Eiras. Coordenadora Administrativa: Rita Luquini. Redação e Administração: Rua Marquês de São Vicente, 225, sala 401-K, 22451-900, Gávea, RJ. Telefone: 3527-1140. E-mail: pucurgente@puc-rio.br.

4

PUC Urgente  
PUC Urgente  
Advertisement