Issuu on Google+

impresso.comunicar@puc-rio.br

@pucriourgente

Nº 1274

21 a 27 de setembro de 2015

Samba na PUC

Lançamento de Livro O lançamento do livro Textos Básicos de Filosofia do Direito: de Platão a Frederick Schauer, dos professores Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia, e Noel Struchiner, do Departamento de Direito, será na quarta-feira, 23, às 19h, na Livraria da Travessa, na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.

O Samba na PUC, organizado pela Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC), retorna com show do Grupo Semente e do cantor Monarco. A apresentação será no Anfiteatro Junito Brandão, no Bosque da PUC, na quarta-feira, 23, às 12h30.

Respuc Cerimônia de Formatura 2015.2 O prazo para envio das fotos e da música para a Cerimônia de Formatura termina no dia 25 de outubro. Mais informações no site www.puc-rio.br/formatura.

Engenharia Civil Dentro das celebrações dos 50 anos da Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio, haverá duas palestras na terça-feira, 22. A primeira será na sala 154-L, com o diretor da GeoInfra, professor André Lima, da UVA, que abordará o tema Estabilização com Solo Grampeado. A segunda será sobre O Colapso do Edifício Palace II no Rio de Janeiro, com o consultor e engenheiro Giuseppe G. Barbosa, na sala 150-L. Os dois encontros ocorrerão no mesmo horário, às 17h.

Ação Comunitária e Trabalho Social Há oportunidades para trabalho voluntário nos projetos sociais de instituições parceiras da Respuc para alunos de diversos cursos. A participação poderá contar como Atividade Complementar, de acordo com os critérios estabelecidos por cada curso. Informações e inscrições no site www.puc-rio.br/respuc. Voluntário Rio 2016 Aos alunos interessados em trabalhar como voluntários nas cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, haverá uma reunião para apresentação do processo de seleção e participação como voluntário na quarta-feira, 23, às 10h, no Auditório Padre José de Anchieta. A participação do aluno PUC poderá ser considerada Atividade Complementar, observados os critérios e limites estabelecidos pelos respectivos cursos. Informações e cadastro pelo site www.rio2016.com/elencodecerimonias. Todos devem incluir no cadastro que fazem parte do Grupo PUC-Rio.

Grandes Pensadores O ciclo de palestras Três Franceses e uma Alemã: Marcos do Passado para Pensar o Presente, em homenagem a Gilles Deleuze, Jean-Paul Sartre, Roland Barthes e Hannah Arendt, prossegue no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Nesta segunda, 21, às 18h30, a palestra será sobre Alteridade, Imagem, Arte e Imaginação. Na quarta, 23, será o tema Política, Ação e Experiências Narrativas. Já na quinta-feira, 24, o encontro abordará o assunto Admirável Mundo Novo: Instrumentalização e Pensamento Nômade. As inscrições são gratuitas.

Estágio Comunicar - Agência.Com Continuam abertas as vagas de estágio para alunos de publicidade, a partir do 4º período, para redação publicitária. Os interessados têm que entregar uma foto 3x4, histórico escolar emitido pela DAR e currículo, na secretaria do Projeto Comunicar, na sala 401-K, das 9h às 17h. A prova para a vaga de direção de arte será nesta segunda-feira, 21, das 13h às 15h, na sala 616-K.

Vice-Reitoria Comunitária CBA – Reavaliação Socioeconômica de Bolsas - Filantrópica e PUC Os alunos que ingressaram na Universidade em 2013 com bolsa tipo Filantrópica e PUC e que não atenderam aos prazos e procedimentos da reavaliação socioeconômica terão as bolsas suspensas a partir de novembro. As informações do processo estão disponíveis no site www. puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_reavaliacao.html. FIES – Aditamento 2015.1 Os alunos que não concluíram o aditamento referente a 2015.1 devem procurar o guichê do FIES com urgência para que não fiquem impedidos de solicitar o aditamento de 2015.2. O mesmo é valido para solicitações de transferência, dilatação, suspensão temporária e encerramento do benefício. FIES – Suspensão e Encerramento Retroativos A suspensão temporária e o encerramento referente ao 2º semestre de 2013 e aos 1º e 2º semestres de 2014 podem ser solicitados no guichê do FIES. 1


Eleições na PUC O registro das chapas para a eleição estudantil para a escolha dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação e das Diretorias do Diretório Central dos Estudantes, dos Centros Acadêmicos e da Associação de Pós-Graduação pode ser feito entre os dias 1° e 9 de outubro, na Vice-Reitoria Comunitária. Mais informações: 3527-1364. ► Cronograma: Registro das chapas: de 1º a 9 de outubro. Divulgação das Chapas: 13 de outubro. Campanha mídias eletrônicas: 19 de outubro a 10 de novembro. Campanha eleitoral no campus: 26 de outubro a 10 de novembro. Eleições: 11 e 12 de novembro. Apuração: 12 de novembro. Indicação dos membros aos órgãos colegiados: 26 de novembro.

Cursos CCE Brand Publishers: conteúdo estratégico para marcas – Início: 29 de setembro. Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Gávea. Inscrições: 22 de setembro. Governança nas Empresas Familiares – Início: 30 de setembro. Quartas-feiras, das 19h às 22h. Gávea. Inscrições: 23 de setembro. Excel Avançado – 2010 – Início: 30 de setembro. Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. Gávea. Inscrições: 23 de setembro. CorelDRAW – Início: 22 de setembro. Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Gávea. Inscrições: 24 de setembro Administração do Tempo: em busca dos melhores resultados com qualidade de vida – Início: 10 de outubro. Quintas-feiras, das 19h às 22h15. Gávea. Inscrições: 24 de setembro. Brand Publishers: conteúdo estratégico para marcas – Início: 29 de setembro. Gávea. Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Inscrições: até 22 de setembro. Curso de extensão em Direitos da Personalidade – Início: 1º de outubro. Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Gávea. Inscrições: até 24 de setembro. Curso de extensão em Direito Civil Constitucional – Início: 1º de outubro. Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Centro. Inscrições: até 24 de setembro. Mais informações: 0800 970 9556 ou www.cce.puc-rio.br. CineLetras O Centro Acadêmico de Letras (CALÉ) promove na terça-feira, 22, às 17h, CineLetras. O filme Contágio (2011), de Steven Soderbergh, será exibido na sala 42-LF e, após a sessão, haverá um debate. Descontos para Intercâmbio As inscrições para o programa de intercâmbio de curta duração estão abertas. Alunos da PUC-Rio terão 30% de desconto nos cursos na Universidade de Victoria, no Canadá, e 15% de desconto na Universidade Mayor, no Chile. Há também os programas de Inglês, em Toronto e San Diego, Espanhol, em Buenos Aires e Santiago de Compostela, Alemão, em Berlim, e Francês, em Grenoble. Informações pelo site do CCCI.

Vagas de Estágio no CTC Jornalismo Estão abertas as inscrições para estágio na Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico (CTC), para o turno da manhã, com início em novembro. A oportunidade é exclusiva para alunos do 1º ou 2º período de Jornalismo. Para se inscrever, basta enviar o currículo até o dia 4 de outubro para o e-mail maria.estrella@approach.com.br. Administração e Letras Oportunidade de estágio, para contratação imediata, no turno da manhã, das 8h às 12h, destinada a alunos dos cursos de Administração e Letras, do 2º ao 4º período. Os interessados devem enviar e-mail com currículo para fagundes@puc-rio.br. Atividade Complementar Estudantes de Pedagogia e Letras podem realizar atividades complementares, com dedicação de quatro horas semanais, no Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP). Há ainda dois novos serviços para alunos, com atividades voltadas para Leitura e Escrita e Orientação Profissional. Mais informações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3527-1370 ou pelo e-mail noapedu@puc-rio.br.

Empreendedorismo Social O engenheiro de produção Murillo Sabino vai ministrar, na quinta-feira, 24, palestra sobre o Projeto Ronda Urbana de Amigos Solidários (Ruas). O encontro será às 19h, na sala 446-L, durante aula aberta de Planejamento de Empreendimentos Sociais da professora Ruth Mello, da Escola de Negócios PUC-Rio (IAG) e Instituto Gênesis. O debate valerá como atividade complementar.

Teatro e Cinema Na terça-feira, 22, às 19h, haverá uma palestra com as diretoras teatrais Christianne Jatahy e Fernanda Bond, na sala 124-K. No encontro, organizado pelo curso de Pós-Graduação Formação do Escritor, as convidadas falarão sobre teatro e cinema. Informações: 98343-7231.

Semana de Administração Desta segunda, 21, a quarta-feira, 23, será realizada a 30ª Semana de Administração, com o tema Consumo como Experiência. A participação nas palestras vale como atividade complementar e as vagas são limitadas. As palestras serão realizadas no auditório do IAG e as Experiências, na sala 4 do IAG. Mais informações: 2138-9210. Programação: Segunda-feira, 21, às 13h – Palestra Higiene Oral e sua experiência de consumo. GSK; 15h – Experiência de Harmonização e Serviços de Vinho; 17h – Palestra Patrocínio e Ativação. Agora é Live! – Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Terça-feira, 22, 13h – Palestra Como Replicar a Experiência na Rede de Franquias: o caso Balada Mix; 15h – Experiência Balada Mix; 17h – Palestra User Experience e Experiências de Marcas no Digital – Huge Inc. Quarta-feira, 23, às 13h – Palestra A Experiência na Alta Gastronomia – Restaurantes Giuseppe/BestFork; 15h – Experiência de Produtos Yenzah – Experiência Ambev; 17h – Palestra O Mercado de Beleza e a Experiência de Compra da Mulher – Yenzah.

2


Entrevista: Flávio Hasselmann

CETUC: meio século de contribuição Em um mundo cada vez mais interligado tecnologicamente, dar continuidade às pesquisas de excelência é o principal objetivo do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), que completa 50 anos. A unidade complementar do Centro Técnico Científico da PUC foi criada na mesma época em que as telecomunicações surgiram no Brasil. O diretor do CETUC, Flávio Hasselmann, ressaltou que, apesar da

dificuldade econômica vivida pelo país, há um esforço para manter a eficiência do trabalho para as próximas gerações. Para comemorar as conquistas obtidas pelo CETUC neste meio século de existência, na sexta-feira, 25, às 16h, haverá uma solenidade no auditório do RDC, com a presença do Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J..

Bárbara Baião Quais foram as principais mudanças ao longo desses 50 anos? Flavio Hasselmann: Houve uma grande mudança, que ocorreu com a privatização das telecomunicações. Quando surgiu a Telebras, nos anos 70, o CETUC tinha poucos anos, mas muitos professores participaram da formação da Telebras e, inclusive, formaram os quadros iniciais. A empresa criou o centro de pesquisa e desenvolvimento, chamado CDPD, e parte das pesquisas eram desenvolvidas por Universidades, e o CETUC foi contratado por vinte anos, até as privatizações. Nessa época, cada estado tinha sua companhia estadual de telecomunicações, e todas elas eram subsidiárias pela holding Telebras, responsável por desenvolver equipamentos novos e tocar o futuro das telecomunicações no Brasil. E, da noite para o dia, ficamos sem financiamento externo. Foram alguns anos difíceis para o CTC, como um todo, e, para nós, em particular. Mas nos adaptamos, vieram indústrias novas, as telecomunicações se desenvolveram de novo, as operadoras privatizaram. Nós fomos atrás e, em poucos anos, conseguimos equacionar essa história. Mas a privatização foi um divisor de águas. O que poderia ser destacado nessa trajetória? Hasselmann: É difícil destacar algum projeto, porque telecomu-

nicações ocupa um leque muito vasto. É desde a banda larga, que os mais jovens estão acostumados, no dia a dia, a equipamentos que só ouviram falar que existem, como antenas para comunicação por satélite e fibras óticas submarinas. Mas tudo isso se junta em um grande sistema. Sem um elo, o conjunto não funciona. O CETUC teve a sorte de ser muito bem-sucedido ao longo desses 50 anos. Nascemos junto com as telecomunicações desse país, evoluímos em paralelo. São centenas os engenheiros que formamos. Somados, mestres e doutores dão quase 500. Em todo lugar que se vai, órgãos de governo, empresas privadas, se encontra gente que foi formada aqui. A reputação do CETUC está consolidada, e eu diria até que em nível internacional, porque temos muitos contatos no exterior e metade dos nossos alunos é de estrangeiros, mesmo sem existir um convênio com outras Universidades. Vamos fazer o máximo para continuar assim para as próximas gerações. Qual a importância de desenvolver projetos relacionados a telecomunicações em um mundo cada vez mais veloz e interligado? Hasselmann: Toda nossa pesquisa e todo o desenvolvimento são atualizados com uma rapidez que

Matheus Salgado

não se via há dez anos, por exemplo. Hoje, não estamos trabalhando com a tecnologia utilizada nos processos do dia a dia, mas, sim, com aquelas que serão utilizadas daqui a alguns anos. Enquanto todo mundo está usando o 4G, já estamos pensando no 5G. Isto porque se começa com pesquisa em laboratório, desenvolvimento de técnica, muito antes de virar um produto acessível à população. Sempre trabalhamos para os sistemas que serão implantados mais à frente. Quais são os desafios do CETUC para os próximos anos? Hasselmann: O grande desafio é fazer com que a economia do país como um todo tenha condições de se manter, sempre buscando

o desenvolvimento, para continuar financiando centros de pesquisa Brasil afora, como o CETUC. Vamos permanecer estudando e formando recursos humanos de ponta, mas precisamos manter o financiamento daqueles que precisam do nosso trabalho para continuar fornecendo laboratórios de ponta e grupos de pesquisa. Mas sou otimista, porque telecomunicações é algo indispensável. Não existe nada no mundo de hoje sem telecomunicações. Por exemplo, recursos alternativos de energia existem, tem a energia eólica, solar. Agora, substituto de telecomunicações não vai existir nunca. O mundo hoje é baseado em informações, e elas têm que ser transmitidas de forma cada vez mais eficiente.

3


Jornalismo na Favela

Semana de Educação A VI Semana de Educação – Compartilhando e Somando Experiências será quinta, 24, e sexta-feira, 25, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório Padre José de Anchieta. Haverá apresentações de trabalhos de alunos e de profissionais da área de Educação. Na sexta-feira, às 14h, o filósofo Leandro Konder será homenageado. Universidade GE O Centro de Ciências Sociais (CCS) e o Centro Técnico Cientifico (CTC) oferecem uma palestra com Peter Cavanaugh, líder Global da Crotonville, a Universidade Corporativa da GE. O palestrante vai explicar como as transformações globais da economia, politica, e sociedade exigem que as companhias mudem a forma de engajar seus colaboradores em uma nova cultura. O seminário será na terça-feira, 22, das 10h às 12h, no auditório do RDC.

Cobertura Jornalística e Violência nas Favelas: Questões de Segurança e de Ética será o tema da palestra na terça-feira, 22, às 11h, na sala 102-K. O fotojornalista Alcyr Cavalcanti, professor da Universidade Cândido Mendes, falará sobre investigação, a relação com os informantes e como é a apuração em reportagens nas comunidades do Rio. O encontro será mediado pelo professor Leonel Aguiar, do Departamento de Comunicação Social.

Comunicação Corporativa Na sexta-feira, dia 25, a disciplina de Comunicação Corporativa promove duas palestras na sala 102-K. Às 9h, o assunto, mediado pelo diretor de comunicação da Vale, Paulo Henrique Soares, será Sustentabilidade – A empresa e seu legado social, econômico e ambiental. Em seguida, às 11h, o debate será sobre Gestão de Crises Corporativas, ministrada pela consultora e diretora da Diferencial, Monica Medina.

Astronomia e o Sistema Solar A História do nosso Sistema Solar: os primeiros 10 milhões de anos é o tema da palestra que vai ser ministrada pelo professor Klaus Keil, diretor da Universidade do Hawaii. A apresentação ocorrerá nesta segunda-feira, 21, a partir das 13h, na sala 649-L, no Edifício Cardeal Leme. A palestra será em em inglês.

Desconto para Teatro Alunos e funcionários terão desconto na compra de ingressos para Hamlet ou Morte – Uma Trágica Comédia. Filipetas que garantem a entrada ao preço de R$ 20 estão distribuídas pela Universidade. A peça está em cartaz no Teatro Fashion Mall, em São Conrado. Sextas-feiras e sábados, às 21h30, e domingos, às 20h.

Sebo Solidário O Sebo Solidário da Costura e Lactário Pró-Infância (CELPI) estará nos pilotis da Ala Kennedy, desta segunda, 21, até sexta-feira, 25. Serão vendidos livros de diversas áreas de conhecimento (Matemática, Filosofia, Sociologia, Economia, História, Teologia, Direito, Letras, Comunicação), com preços a partir de R$ 2. Os alunos PROUNI e com bolsa filantrópica serão presenteados com um vale-livro. Toda renda da feira será revertida para os projetos sociais mantidos pela CELPI.

Feira de Trocas A Pastoral Universitária Anchieta recebe objetos para a feira de trocas até sexta-feira, 25. As doações devem ser entregues na sede da Pastoral, no subsolo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Informações pelo telefone 3527-1047.

Circuitos de Poder O sociólogo Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim, fará uma palestra com o tema Direito(s), como relé em circuitos de poder, na quinta-feira, 24, às 15h, na sala da Fundação Leonel Franca, no 13º andar, no Edifício Padre Leonel Franca.

CONTE COM A GENTE. Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPd); Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP); Serviço de Orientação ao Universitário do CTC (SOU-CTC); Serviço Comunitário de Orientação Psicológica (PSICOM); Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Todos eles juntos formam a RAE – Rede de Apoio ao Estudante, que atende e orienta os alunos com necessidades especiais, acadêmicas, psicopedagógicas e psicológicas.

Acesse nossa página e saiba como podemos ajudar.

4

www.puc-rio.br/rae


Política Brasileira O professor Timothy Power, da Universidade de Oxford, vai proferir palestra na sexta-feira, 25, às 10h, na 102-K, sobre A Institucionalização Desigual do Sistema Partidário Brasileiro e a Conjuntura Política Brasileira. Timothy Power é um dos mais importantes analistas norte-americanos atuais sobre a política brasileira, foi professor em diversas universidades norte-americanas e brasileiras e autor de dezenas de trabalhos sobre o Brasil. A palestra será em português.

Tecgraf de Portas Abertas O Instituto Tecgraf/PUC-Rio realizará, nos dias 29 e 30, mais uma edição do Tecgraf de Portas Abertas. Nos dois dias, estudantes da Universidade poderão conhecer de perto os projetos, desafios e soluções inovadoras desenvolvidos pelas equipes do Instituto. A programação terá início às 8h30, no auditório do Edifício Padre Laércio Dias Moura, localizado no estacionamento da PUC-Rio. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Dissertações de Mestrado • Quarta-feira, 23, 11h, sala 950-L - Avaliação da eficiência operacional de terminais aquaviários de carga líquida, por Lucio Cerqueira de Amorim Araujo, candidato ao título de Mestre em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Transporte e Logística. Orientador: professor Silvio Hamacher. • Quarta-feira, 23, 16h, sala de aula do IEPUC - Avaliação da injeção de wag-co2 para a recuperação de petróleo e armazenamento geológico de dióxido de carbono, por Francyane Rozestolato Basile, candidata ao título de Mestre em Engenharia Mecânica, Área de Concentração: Petróleo e Energia. Orientador: professor Marcos Sebastião de Paula Gomes e Luis Glauber Rodrigues. • Quinta-feira, 24, 12h, sala 652-L - Fibras ópticas com cavidades Fabry-Perot para sensoriamento de temperatura, deformação longitudinal e campo magnético, por Larissa Maria Beserra Soares, candidata ao título de Mestre em Física, Área de Concentração: Óptica. Orientador: professora Isabel Cristina dos Santos Carvalho. • Quinta-feira, 24, 14h, 515-F, Sala Walmer - O medievalismo na expansão marítima portuguesa: a influência do nominalismo na obra de Pedro Nunes, por Roberto Hugo Girafa, candidato ao título de Mestre em História, Área de Concentração: História Social da Cultura. Orientador: professora Flávia Maria Schlee Eyler. • Sexta-feira, 25, 10h, Tecgraf - Oclusão de Ambiente para Renderização de Linhas, por Leonardo De Paula Batista Benevides, candidato ao título de Mestre em Informática, Área de Concentração: Computação Gráfica. Orientador: professor Waldemar Celes Filho. • Sexta-feira, 25, 9h, sala de aula do IEPUC - Escoamento de emulsões através de capilares com garganta utilizando o método de Lattice-Boltzmann, por Mariana Luisa de Lima Torquato, candidata ao título de Mestre em Engenharia Mecânica, Área de Concentração: Petróleo e Energia. Orientador: professor Marcio da Silveira Carvalho.

Teses de Doutorado • Quarta-feira, 23, 14h, sala 014-I - Ensaios sobre o mercado de câmbio no Brasil: Uma abordagem usando a regressão quantílica e suas variações, por Alessandra Pasqualina Viola, candidata ao título de Doutor em Administração de Empresas, Área de Concentração: Finanças. Orientador: professor Marcelo Cabus Klotzle. • Quinta-feira, 24, 10h, sala 401-L, Multimeios - Crescimento de pontos quânticos por Stranski-Krastanov e por crescimento seletivo em nanofios visando aplicação em dispositivos optoeletrônicos, por Rudy Massami Sakamoto Kawabata, candidato ao título de Doutor em Engenharia Elétrica, Área de Concentração: Nanotecnologia. Orientador: professora Patricia Lustoza de Souza. • Sexta-feira, 25, 13h, sala 966-L - Tactical capacity planning in an ETO production setting using optimization models: A real-world industrial solution, por Andréa Regina Nunes de Carvalho, candidata ao título de Doutor em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Transporte e Logística. Orientador: professor Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo.

5

Aniversário do NEAM O Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor (NEAM) comemora, em encontro no auditório do RDC, os 34 anos do projeto. A solenidade será na quarta-feira, 23, das 10h às 17h, e contará com a participação da diretora e coordenadora do NEAM, Marina Moreira, do Vice-Reitor Comunitário, Augusto Sampaio, da diretora da Escola Municipal Christiano Hamann, Elízia Pirozi, e da professora do Cesgranrio Tereza Pena Firme.

Restaurante PUC-Rio (Bandejão) by Sodexo Segunda-feira, 21 – Salada de chicória, tomate, berinjela assada com pimentões coloridos e molho de laranja. Sobrecoxa com quiabo, cupim ao molho escuro e polenta cremosa. Torta de legumes, chuchu refogado e arroz integral. Linguiça calabresa. Macarrão parafuso ao molho parisiense ou calabresa. Mamão ou delícia de abacaxi. Suco diet de maçã, suco de uva, de maracujá e mate. Terça-feira, 22 – Salada de alface crespa, salpicão de frios, abobrinha temperada e molho de ervas. Peixe à escabeche, silveirinha de carne e chuchu refogado. Soja à primavera, berinjela napolitana e arroz integral. Hambúrguer de frango. Espaguete ao molho quatro queijos ou vermelho com frango. Melão ou pudim de chocolate e morango. Suco diet de tangerina, suco de caju, guaraná e mate. Quarta-feira, 23 – Salada de alface crespa, beterraba ralada, batata bolinha e molho de alho. Carne assada, filé de frango ao pomodoro e macarrão parafuso ao molho de ervas. Soja com legumes, abobrinha fantasia e arroz integral. Carré. Talharim ao molho parisiense ou bolonhesa. Banana ou arroz doce. Suco diet de uva, suco de manga, de abacaxi e mate. Quinta-feira, 24 – Salada de alface crespa e lisa, cenoura cozida, tabule e molho rosé. Cozido misto, filé de peixe no fubá e purê de batata. Hambúrguer de soja ao molho de tomate, panaché de legumes e arroz integral. Iscas de frango. Penne ao molho de quatro queijos ou bolonhesa. Melancia ou mousse de maracujá. Suco diet de laranja, suco de pêssego, de tangerina e mate. Sexta-feira, 25 – Salada de alface lisa, quiabo com cebola, tomate e molho de mostarda. Filé de frango ao molho de requeijão, bife de panela e batata palha. Panqueca de legumes, vagem mimosa e arroz integral. Omelete misto. Ravioli de frango ao molho branco ou sugo. Salada de frutas ou pudim de baunilha. Suco diet de abacaxi, suco de tangerina, guaraná e mate. Café da manhã: das 6h30 às 9h; Almoço: das 10h45 às 14h30; Lanche: das 16h às 17h; Jantar: das 18h às 21h. O cardápio do jantar é igual ao do almoço do dia seguinte. Evite Filas. Antecipe a compra do seu tíquete, caixas abertos a partir das 10h. OBS: O cardápio está sujeito a alterações.


6


PUC Urgente 1274