Page 1

impresso.comunicar@puc-rio.br

@pucriourgente

Nº 1209

Rio de Fé A Cátedra Carlo Maria Martini promove o cine-debate com o filme Rio de fé, de Cacá Diegues, na quinta-feira, 10, às 10h30, no auditório B8, na Ala Frings. Após a exibição do documentário haverá debate com o professor Miguel Pereira, do Departamento de Comunicação Social, a produtora do longa-metragem, Ana Murgel, e os professores Maria Clara Bingemer e padre Luís Corrêa Lima, S.J., ambos do Departamento de Teologia.

Canonização do Beato José de Anchieta, S.J. O Reitor da PUC-Rio padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e os demais Jesuítas convidam para a Santa Missa em Ação de Graças pela canonização do Beato José de Anchieta, S.J., que será celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist., no dia 2 de abril, às 18h, na Catedral Metro-

politana, na Avenida Chile, no Centro. Haverá transporte para os que desejarem participar da missa. A condução sairá da Universidade às 16h45 – portão da Avenida Padre Leonel Franca – e retornará após o término da celebração. Os interessados devem confirmar presença nos ramais 1120 ou 1121.

31 de março a 6 de abril de 2014

Formatura 2014.1 A foto de turma para a confecção do convite oficial de formatura será feita nos pilotis do Edifício da Amizade, na Ala Kennedy, nas seguintes datas: Sábado, 5: 11h – Artes Cênicas, Artes e Design, Relações Internacionais e Química. 15h – Direito. Domingo, 6: 8h – Comunicação Social. 11h – Geografia, História, Psicologia e Ciências Sociais. Sábado, 12: 8h – Sistemas de Informação, Engenharias. 11h – Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia. Domingo, 13: 8h – Administração, Ciências da Computação, Física e Matemática. 11h – Arquitetura, Serviço Social e Ciências Econômicas. Mais informações pelo site www.puc-rio/formatura.

•Jornada de Docentes Católicos A PUC-Rio receberá no sábado, 5, a VII Jornada de Docentes Católicos do Ensino Superior do Grande Rio, que terá como tema A alegria de anunciar o Evangelho. O encontro ocorrerá das 8h30 às 13h no salão da Pastoral Universitária e terá palestra do padre Mario de França Miranda, S.J., professor do Departamento de Teologia da Universidade. A abertura será feita pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa, responsável pela Pastoral Universitária e professor da PUC-Rio. Inscrições e informações pelo e-mail setoruniversidade.rj@gmail.com.

Vice-Reitoria Comunitária Prêmio e Lançamento de livro O livro Vatapaenses Vasos Comunicantes, do Vice-Reitor de Desenvolvimento, professor Sergio Bruni, vai ser lançado no dia 8 de abril, às 17h30, no 6º andar do prédio padre Laércio Dias de Moura (Tecgraf). Exemplares do livro serão distribuídos aos participantes. No encontro, também haverá o lançamento do Prêmio Ricardo Oiticica de Melhores Práticas Leitoras Edição 2014. Além de homenagear o professor Ricardo Oiticica, que morreu em outubro de 2013, o prêmio tem o objetivo de valorizar o incentivo à leitura e a formação de mediadores-leitores. As inscrições para o prêmio serão entre os dias 1º de maio e 31 de julho. Mais informações pelo e-mail premioricardooiticica@puc-rio.br e pelo telefone 3527-1960.

PUC Por um Dia Os interessados em participar do PUC Por um Dia como aluno-guia devem se inscrever em uma das reuniões de treinamento pelo site www.puc-rio.br/piues. O encontro será no dia 11 de abril, das 7h às 17h. As inscrições terminam nesta segunda-feira, 31. A participação poderá contar como atividade complementar (sob consulta no departamento do candidato). As vagas são limitadas.

Aditamento da Bolsa Reembolsável 2014.1 Começa nesta segunda-feira, 31, o aditamento da bolsa reembolsável 2014.1. O procedimento está disponível no site http://www. puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_reembolsavel_puc.html e deve ser realizado até o dia 11 de abril. Inscrição FIES 2014.1 Os procedimentos e a relação dos documentos para os alunos que desejam se inscrever no FIES estão disponíveis no site www. puc-rio.br/vrc/bolsas.html. Aditamento FIES 2014.1 O aditamento de 2014.1 vai até o dia 30 de abril, de acordo com o calendário estabelecido pelo MEC. Os alunos devem acessar o site www.puc-rio.br/vrc/bolsas.html para consultar os procedimentos. Novidade para os novos ingressantes no FIES A PUC-Rio aderiu ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). A garantia prestada pela FGEDUC, que dispensa a indicação de fiador, será exclusiva aos estudantes matriculados nos cursos de licenciatura ou com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Os alunos já inscritos no FIES não podem alterar o tipo de fiança do contrato em vigor, nem no momento do atendimento. Respuc Voluntário O aluno interessado em ser voluntário em projetos sociais da Universidade pode se inscrever até o dia 15 de abril na Respuc. O participante ganhará créditos em atividades complementares. Informações no site www.puc-rio.bt/respuc. 1


Estágios

Meditação

CCE Estão abertas as inscrições para vaga de Design Gráfico na Coordenação Central de Extensão. Podem se inscrever alunos a partir do 4º período dos cursos de Publicidade e Design. Os alunos precisam ter conhecimento em CorelDraw, Illustrator e Photoshop e noções em Dreamweaver, HTML E CSS. Há vagas para manhã e tarde. O estágio oferece bolsa auxílio. Os currículos devem ser enviados para o e-mail lasegreto@puc-rio.br.

A Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais e a Fundação Arte de Viver organizam palestra sobre os benefícios das técnicas de respiração. Em seguida haverá uma aula de meditação e práticas respiratórias. As atividades serão na terça-feira, 1º de abril, a partir das 12h, no Anfiteatro Junito Brandão.

Intervalo Cultural O palco do Intervalo Cultural vai receber o cantor e compositor baiano Rafael Pondé. A apresentação será na quarta-feira, 2, às 12h30, no Anfiteatro Junito Brandão. Seminário de Matemática O Departamento de Matemática promove o seminário Evolution of momentum maps, com o professor Darryl Holm, do Imperial College London. O encontro vai ser na terça-feira, 1º de abril, às 10h, na sala 856-L.

Retiro de Páscoa O Centro Loyola de Fé e Cultura promove um retiro de preparação para a Páscoa nos dias 12 e 13 de abril. O tema deste ano é Ressuscitou de Tanto Viver. O objetivo é fazer uma reflexão do tempo litúrgico dessa data, além de preparar os participantes para a vivência de renovação, característica da Páscoa. As inscrições custam R$ 65 e podem ser feitas pelo telefone 3527-2012, 99479-1442 ou pelo e-mail sespiritualiloyola@puc-rio.br.

Cursos CCE Matemática Financeira com Aplicações à Análise de Investimentos - Início: 5 de maio. Aulas: segundas-feiras, das 19h às 22h. Inscrições: até 28 de abril. Campus Gávea. Início: 17 de maio. Aulas: sábados, das 14h às 17h. Inscrições: até 10 de maio. Campus Caxias. Finanças Pessoais: Conceitos e Aplicações para o Sucesso Financeiro - Início: 20 de maio. Aulas: terças-feiras, das 19h às 22h. Inscrições: Até 13 de maio. Campus Gávea. Início: 24 de maio. Aulas: Sábados, das 10h às 13h. Inscrições: Até 16 de maio. Campus Caxias. Curso de Extensão em Educação Ambiental - Início: 6 de maio. Aulas: terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e práticas em dois sábados, das 9h às 17h. Inscrições: até 29 de abril. Campus Gávea. Microsoft Project Professional 2013 - Módulo1: Início: 5 de maio. Aulas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Inscrições: até 28 de abril. Campus Centro. VBA para Excel - Início: 29 de abril. Aulas: terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Inscrições: até 22 de abril. Campus Gávea. Informações: www.cce.puc-rio.br ou 0800 970 9556.

2

CTC A assessoria de imprensa do Centro Técnico Científico (CTC) oferece duas vagas de estágio para alunos de Jornalismo. O currículo deve ser enviado até sexta-feira, 4, para o e-mail maria. estrella@approach.com.br. O início é em maio.

Fluxos Geométricos O professor Alberto Saa, da Unicamp, participará do colóquio Alguns Fluxos Geométricos Relevantes na Relatividade Geral, no dia 10 de abril, às 16h, na sala 856-L. Serão apresentados alguns exemplos de aplicação dos fluxos geométricos na Relatividade Geral. Comunicação Impressa O ciclo de palestra de Comunicação Impressa será nesta segunda-feira, 31, das 13h às 19h, na sala 102-K. Os palestrantes serão a colunista da Revista Veja Rio, Carla Knoplech, a editora de mídias sociais, Nívia Carvalho, e o editor de esportes, Iuri Totti, ambos do jornal O Globo.

Destrava Línguas As inscrições para o curso Destrava Línguas estão abertas. As atividades terão início dia 30 de abril e serão às quartas-feiras, das 12h às 13h30. O curso é grátis e destinado aos funcionários da Universidade. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição para desenvolvimento-puc@puc-rio.br ou ligar para o telefone 3527-1767. Curso Excel 2010 Estão abertas as inscrições para o curso de Excel 2010 do RDC para o mês de abril. Os interessados devem comparecer à secretaria do RDC, no 3º andar, das 10h às 11h30 ou das 13h30 às 17h, com a carteira de identificação da PUC.

Conferência O filósofo e crítico Jacques Leenhardt vai ministrar a disciplina Reler os Anos 60-70: entre Estruturalismo e Pós-estruturalismo – uma Reviravolta na Cultura e na Arte? Serão sete conferências, às quintas-feiras, nos dias 3, 10 e 24 de abril, e 8, 15, 22 e 29 de maio, na sala 300-F, das 16h às 19h. Os encontros serão em português e abertos ao público universitário, especialmente aos da pós-graduação. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ieah@puc-rio.br, com nome completo e número de matrícula. Leenhardt é diretor de estudos na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris, presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte e autor de diversos livros sobre arte e artistas modernos e contemporâneos.


Entrevista: Luís Reznik e Luciana Lombardo

Institucionalização do estado de direito Para lembrar os 50 anos do golpe militar de 1964, o Departamento de História promove quatro atividades nesta semana para debater sobre os anos de Ditadura. Os professores Luciana Lombardo e Luís Reznik, do Departamento de História, organizaram a série de

eventos, que ocorre com outras atividades nas principais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro – CPDOC-FGV, UERJ, UFF, UFRJ, Unirio e UFRRJ. Os organizadores explicam porque é importante refletir sobre a ditadura nos dias de hoje.

Arthur Macedo e Norman Prange fotos Gabriela Doria

institucionalizar radicalmente o estado de direito. Isso significa ter transparência na Justiça, na polícia e em todos os procedimentos ligados ao Estado. Quais são as lições que podemos tirar da ditadura? Luciana: A política de não repetição é uma temática forte. Não deixar a barbárie se repetir. Primeiro, temos que reconhecer o que aconteceu, e depois vem a busca pela verdade. O desafio é transformar o debate histórico em um debate público. Reznik: O tema da ditadura é a intolerância política. O Brasil precisa de tolerância em diversidade social, cultural, racial e política. Discutimos a institucionalização radical do estado democrático de direito. O fato de continuarmos pensando no tema da ditadura pode nos transformar em uma sociedade melhor.

Como foi a escolha dos temas? Luciana Lombardo: São quatro atividades que o Departamento de História está convocando. Uma delas é a exibição de um filme, a outra é um roteiro pelos lugares de memória da ditadura no Centro da cidade. São três mesas de discussão e um roteiro. Os temas vieram de conversas que tivemos com o Departamento, e da urgência da discussão sobre as Comissões de Verdade, que talvez seja uma novidade neste debate dos 50 anos do golpe. Luís Reznik: Temos pessoas, na PUC, trabalhando na Comissão Nacional da Verdade. Então decidimos encarar esse como um tema importante. Convidamos as professoras José María Gómez e Margarida Neves. No outro debate, professores, ex-professores, alunos e ex-alunos terão espaço para falar sobre as memórias dos anos 60 e 70. Também haverá a exibição de um filme. Por causa da temática, chamamos o professor Adriano Pilatti, do Departamento de Direito, e Fernando Sá, do Departamento de Comunicação Social. Qual é a importância de se discutir o golpe hoje em dia? Luciana: Hoje, fala-se muito de um legado da ditadura brasileira, que marca nossa experiência democrática de maneira radical. Tivemos um processo de transição problemático e limitado, com uma Lei de Anistia, que foi uma anistia prévia. Era uma política de esquecimento. Esse legado deixou marcas na maneira como o processo político se faz hoje no Brasil. E, mais 3

que isso, é uma experiência que deixa um legado violento nas nossas polícias e nas nossas instituições militares. Reznik: Na semana passada, havia manifestações em São Paulo e no Rio. Uma delas foi a manifestação da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, e a outra era contra os fascistas. Como sociedade plural, é importante que essas coisas sejam colocadas. À medida que estamos nos distanciando do golpe e do fim da ditadura em 1985, talvez possamos conversar sobre esses assuntos com mais tranquilidade. Ainda que divididos, podemos conversar com mais racionalidade. Quais são as sequelas que o país tem por causa da ditadura? Luciana: O que vem à mente é o legado de abusos e violações sistemáticas de direitos humanos. Hoje, mata-se mais do que durante a ditadura. Tem um ponto importante em 1964 para entendermos essa prática de estado de violência. Em relação à técnica das violações de direitos humanos, há pouca mudança. O foco já não é o inimigo político, mas a criminalização dos movimentos sociais, da pobreza e a perseguição do bandido como inimigo sem direitos continua. Reznik: A prática de violação não é originada necessariamente na ditadura brasileira. A ditadura foi um momento de aprofundamento porque não havia imprensa livre. Houve maior liberdade para a violação de direitos humanos. A questão de hoje é a necessidade de

► PROGRAMAÇÃO Terça-feira, 1º, 9h às 12h, Auditório Padre José Anchieta • Memória, Verdade e Justiça: reflexões sobre as Comissões da Verdade Margarida de Souza Neves (PUC-Rio) José Maria Gomez (PUC-Rio) João Ricardo Dornelles (PUC-Rio) – Comissão Estadual da Verdade Marcelo Jasmin (PUC-Rio) – Comissão Nacional da Verdade Quarta-feira, 2, 9h às 12h, Auditório Padre José Anchieta • Exibição do filme Os advogados contra a ditadura, por uma questão de justiça, de Sílvio Tendler Após a exibição, debate com: Sílvio Tendler (PUC-Rio) Adriano Pilatti (PUC-Rio) Fernando Sá (PUC-Rio) Quinta-feira, 3, 9h às 12h, Auditório Padre José Anchieta • Memória e história da PUC-Rio Debate com ex-alunos e professores Sábado, 5, 9h, OAB, Av. Marechal Câmara, 150 • Memória da ditadura: um roteiro pelo Centro do Rio Inscrições para 45 pessoas, no máximo, pelo e-mail: 50anosdepois@gmail.com.


Intercâmbio de Curta Duração Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio de curta duração da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI). São oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e alemão em diversos países. Mais informações na CCCI - Edifício Leonel Franca, 8º andar, pelo e-mail curta-ccci@ccci.puc-rio.br ou no site www.puc-rio.br/ensinopesq/ ccci/curtaduração.

Notícias Teológicas Na terça-feira, 1º, a Cátedra Carlo Maria Martini vai realizar o Noticias Teológicas, com o tema Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, Perspectiva Eclesiológica. O encontro será na sala 501-L18, às 10h30, com a professora do Departamento de Teologia de Ana Maria Tepedino.

Voluntários para UNICOM A entrevistas para voluntários no projeto UNICOM (Universidade+Comunidade) serão na quarta-feira, 2, das 10h às 13h, na CCESP. O objetivo do programa é promover a solidariedade e a troca de conhecimento entre universitários e moradores de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro.

Visita Internacional Na terça-feira, dia 1º de abril, a Universidade vai receber a visita do professor Tom Heily, da Fulbright Foreign Scholarship Board, e de representantes de instituições americanas. A partir das 10h, haverá no auditório do RDC uma reunião institucional com a

4

presença do Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergman, para estreitar os laços entre a PUC e essas universidades. Às 15h30, na sala do Conselho Universitário, Heily vai falar sobre diplomacia pública. O encontro é aberto ao público.

Carona Foi criado um grupo no Facebook para estimular as caronas e as formas de ir e vir para a Universidade de maneira mais prática, como dividir carro, táxi, van ou outro meio de transporte. Pela página no Facebook Borajunto Puc-Rio ou pelo e-mail borajunto.puc.rio@gmail.com, os alunos podem enviar o nome, o telefone e o bairro onde moram. Eles serão reunidos em grupos no Whatsapp e poderão trocar informações e combinar o translado para a PUC.

Transferências Interna As solicitações de tranferências, para ingresso em 2014.2, podem ser feitas de 9 de abril a 16 de maio. Os alunos interessados deverão ter cumprido os pré-requisitos estabelecidos pelas coordenações. As vagas e os requisitos estão disponíveis no link www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/trans.html. Habilitação Os interessados em trocar de habilitação e escolher a ênfase, para início em 2014.2, devem fazer a solicitação pelo PUC-Online para alunos, entre os dias 7 de abril e 16 de maio. As solicitações de domínio adicional e segunda habilitação, para início em 2014.2, devem ser feitas até o dia 5 de junho. Os interessados devem entrar no site de requerimentos acadêmicos CCPA e acessar o link www.ccpa.puc-rio.br/sap.


Entrevista: Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira

A canonização do Apóstolo do Brasil Responsável pela catequização dos índios no Brasil e fundador da cidade de São Paulo com Padre Manoel da Nóbrega, Padre José de Anchieta, foi beatificado em 1980, pelo Papa João Paulo II. Além disso, ele escreveu a gramática do tupi guarani. Considerado “Apóstolo do Brasil”, Padre Anchieta vai ser canonizado pelo Papa Francisco na quarta-feira, 2, por meio de um decreto. No mesmo dia, o Arcebispo do Rio de Ja-

neiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist., vai celebrar Missa de Ação de Graças, às 18h, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, presidente da Associação Mantenedora da PUC-Rio, presidente da Fundação Padre Leonel Franca e professor emérito da Universidade, explica que Padre Anchieta foi importante para a disseminação do catolicismo no Brasil.

Gabriela Mattos Gabriela Doria

Por que é importante a canonização de padre Anchieta? Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira: Ele era um santo, fazia milagres. O Padre Anchieta é chamado de Apóstolo do Brasil, porque é a pessoa mais importante na formação católica do Brasil. Com ele, houve a evangelização dos primeiros habitantes do país. O Brasil era colônia de Portugal. O Papa Francisco sabia da importância de Anchieta e da sua santidade e resolveu canonizá-lo; efetivamente Anchieta foi um poderoso taumaturgo, reconhecido como santo durante a sua vida. Normalmente, para o processo de canonização é preciso que a pessoa tenha feito dois milagres depois de morta. Durante a vida não vale. Havia vários milagres de Padre Anchieta, mas o processo de canonização foi bruscamente interrompido com a supressão dos jesuítas, pelo Marquês de Pombal. Quais teriam sido os milagres de Padre Anchieta? Padre Pedro: Efetivamente, quem faz os milagres é Deus, o Santo age como intercessor junto a Deus.Na história atual, ele fez um milagre com uma criança que nasceu sem ossos no calcanhar, e foi curada instantaneamente. Padre Anchieta foi fundamental para a formação do povo brasileiro?

5

Padre Pedro: As raízes católicas no Brasil se devem principalmente a Anchieta, por isso ele é chamado de Apóstolo do Brasil. Os jesuítas tiveram uma função muito importante no Brasil colônia. Ele escreveu a gramática da língua tupi, compondo peças de teatro nesta língua: os índios se encantavam com o teatro. Além do espanhol, sua língua materna, escreveu com perfeição em português, latim e tupi. Em latim,

compôs duas obras magistrais: um poema sobre a Virgem Maria com mais de 4 mil versos e uma obra sobre os feitos do governador Mem de Sá. O poema sobre a Virgem foi escrito primeiramente nas areias da praia de Iperoig, quando era refém dos índios, para fixar a memória e rezar; foi passado para o papel alguns anos depois. Além da catequização e da gra-

mática, quais foram as contribuições que ele deu à formação do povo brasileiro? Padre Pedro: Contribuições científicas. Ele era um observador da natureza. Escreveu, não tecnicamente, sobre a fauna e a flora. Foi o primeiro literato do Brasil, pois escreveu poesias, peças de teatro, e foi escritor e catequista. Ele tinha uma inteligência excepcional.


Etnografia do Rolezinho Na sexta-feira, 4, haverá a palestra Etnografia do Rolezinho – Consumo, Marcas e Periferia, com a professora de Antropologia do Desenvolvimento Rosana Pinheiro Machado, da Universidade de Oxford. O encontro será às 14h, na sala 013-I, no IAG. A abertura e a mediação da palestra ficarão a cargo do coordenador de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais, professor Valter Sinder.

Intercâmbio Uma palestra com o grupo ParisTech e a empresa de energia Areva será realizada na quar ta-feira, 2, às 16h. Podem se inscrever alunos do Centro Técnico Científico (Matemática, Física, Química, Informática e Engenharias), com o CR acima de 7, interessados em fazer intercâmbio internacional. O encontro será na sala de reuniões do Decanato, no 12° andar do Edifício Cardeal Leme. Mais informações pelo telefone 3527-1303. Seminário Psicologia O Departamento de Psicologia vai organizar o Seminário Internacional Interinstitucional PUC-Rio e Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de maio, no campus Gávea. Interessados podem obter mais informações: 3527-1185. Semana do CARI O Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) recebe, até o dia 8 de abril, trabalhos acadêmicos para a Semana de Relações Internacionais. Com tema livre, os trabalhos devem ser enviados para o e-mail semanacari2014@ gmail.com. O material aprovado será apresentado nos dias 15 e 16 de maio. Mais informações no site www.iri.puc-rio.br/evento/ detalhe/55.

Sarau Plástico Bolha O Sarau Plástico Bolha será na sexta-feira, 4, das 18h às 23h, na Casa de Letras e Artes Cênicas (Calé), na Vila dos Diretórios. CinePUC O CinePUC inicia o ciclo do diretor americano Monte Hellman com a exibição do longa-metragem A vingança de um pistoleiro (1965), estrelado por Jack Nicholson. O encontro será na terça-feira, 1º, às 19h, na sala 102-K. Biblioteca Setorial CTC A Biblioteca Setorial do CTC reabriu com novidades: a ampliação do número de lugares para estudo e o acesso pelo corredor do Departamento de Química, no 7º andar do Edifício Cardeal Leme. Para chegar à biblioteca, devem ser utilizados os elevadores próximos à DAR. Laboratório de Talentos Instituto Gênesis, em parceria com a Vero Talentos, promove o Laboratório de Desenvolvimento de Talentos. Serão formadas duas turmas, com início nos dias 5 e 12 de abril. O horário das aulas será das 9h às 16h, na sede Instituto Gênesis, Campus Gávea. O objetivo é preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Inscrições e informações sobre o preço e a programação do curso estão disponíveis no site www.verotalentos.com.br.

Aulas de Capoeira As aulas de capoeira oferecidas pelo Mestre Camurça são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h e das 19h às 21h, no subsolo do Ginásio. Mais informações pelo e-mail leni@puc-rio.br e pelo telefone 98285-3079.

6

Limites Incertos O programa de Pós-graduação em Arquitetura e o Curso de Arquitetura e Urbanismo vão promover, durante o ano, o Ciclo de Palestras 2014 Limites Incertos. O primeiro debate será no dia 14 abril, às

18h30, no auditório do RDC, com Flora Sussekind, crítica literária, pesquisadora e professora de Letras da Unirio, que vai discutir o conceito de Crítica. Mais informações: 3527-1828.

Decanato do CCS: chamadas e oportunidades • Chamadas no Exterior:

- Propostas para publicação de trabalho na coleção Antologías del Pensamiento Social Latinoamericano y Caribeño, do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). O prazo para o envio das obras completas vai até o dia 5 de agosto. - A inscrição de resumos e mesas para o II Congresso Internacional de Ciência Política no México – Sociedade Civil e Cultura Democrática vai até 15 de maio. O evento será realizado entre 11 e 13 de setembro, na Universidade do Estado do México. - Chamada de trabalhos para a 3rd International Conference on Social Responsibility, Ethics and Sustainable Business. A conferência ocorrerá entre 9 e 10 de outubro, na Universitat Ramon Llull, em Barcelona.

• Chamadas no Brasil:

1. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em conjunto com o “Columbia Global Center – Brasil”, recebe projetos de pesquisa em desenvolvimento sustentável, educação, saúde e políticas públicas. Interessados podem se inscrever através do site da Faperj até dia 8 de maio. 2. Inscrição para o 34º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2014, do CNPq, categoria Jornalista em Ciência e Tecnologia, até o dia 23 de maio. 3. Chamada para os prêmios Melhor Tese de Doutoramento em História das Ciências e Melhor Dissertação de Mestrado em História das Ciências, de 1º a 30 de abril. As inscrições devem ser feitas exclusivamente na Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) pelo e-mail sbhcpremios@sbhc.org.br. Informações: http://ccs.puc-rio.br/media/isccs2014a4n8.pdf.

Perspectivas sobre Desigualdades O seminário Perspectivas sobre desigualdades será realizado na quarta-feira, 2, das 14h às 19h, na sala 102-K. O objetivo é promover o debate entre dois grupos de pesquisa, da PUC e da UFRJ, que estudam a temática da desigualdade social brasileira. A primeira mesa terá início às 14h30, com a professora Elisa Reis, da UFRJ, e os professores Ricardo Ismael, Regina Novaes e Fernando Lima Neto, do Departamento de Ciências Sociais da PUC. Às 16h30, o debate será com os professores da PUC Roberto Da Matta, Ângela Randolpho Paiva, Sarah Silva Telles e a professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ Maria Ligia Barbosa.


TV PUC | Pilotis • Golpe: reflexões sobre o Brasil democrático O aniversário dos 50 anos do Golpe Militar é lembrado com uma reflexão sobre o Brasil.

Confira: segunda-feira, 31, às 21h, terça-feira, 1, às 19h, sábado, 5, às 11h30 e às 23h. TV PUC - Canal 11 da NET - www.puc-rio.br/tvpucrio

Teses de Doutorado • Segunda-feira, 31, 9h, sala 501-L - Tratamento de efluentes contendo cianeto livre através dos sistemas: SO2/O2; SO2/H2O2 e H2O2, por Rafaela Cristina Landeiro da Silva, candidata ao título de Doutor em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos. Orientador: professor Luiz Alberto Cesar Teixeira. • Segunda-feira, 31, 14h, sala 200-F - Discriminação racial no Brasil: preferências, concorrência e profecias, por Guilherme Issamu Hirata, candidato ao título de Doutor em Economia. Orientador: professor Rodrigo Reis Soares. • Segunda-feira, 31, 15h, sala 410-L - Amanhã tudo isso será tinta: Alianças de sangue e escrita entre os Guimarães e Guimaraens, por Domingos de Leers Guimaraens, candidato ao título de Doutor em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professora Marília Rothier Cardoso. • Terça-feira, 1, 10h, Departamento de Psicologia, sala 201-L - O mundo na palma da sua mão: reflexos do estilo de vida “superconectado”, por Raphael Sacchi Zaremba, candidato ao título de Doutor em Psicologia. Orientador: professora Ana Maria Nicolaci da Costa. • Terça-feira, 1, 13h, Miniauditório RDC - Professores iniciantes: trabalho e desenvolvimento profissional, por Vanessa Cristina Maximo P. Oliverio, candidata ao título de Doutor em Ciências Humanas - Educação. Orientador: professora Isabel Alice Oswaldo Monteiro Lelis. • Terça-feira, 1, 14h, sala 772-L, 7º andar, Departamento de Química - Estudo do comportamento dos quantum dots em meio aquoso e aplicação destes nanomateriais como sonda para determinação de substâncias pertencentes à classe dos flavonóides, por Juliana Machado de Carvalho, candidata ao título de Doutor em Ciências - Química. Orientador: professor Ricardo Queiroz Aucélio. • Quarta-feira, 2, 16h, Miniauditório do RDC - Design, aprendizagem e telemedicina: possibilidades de aplicação em um curso de graduação de Medicina, por Carlos Alberto Pereira de Lucena, candidato ao título de Doutor em Design. Orientador: professora Claudia Renata Mont’Alvão. • Quinta-feira, 3, 14h, Miniauditório do RDC - Do discurso à cidade: políticas de patrimônio e a construção do espaço público no Centro Histórico de Manaus, por Maria Evany do Nascimento, candidata ao título de Doutor em Design. Orientador: professor Otavio Leonídio Ribeiro. • Quinta-feira, 3, 14h, sala 510-RDC - Uma abordagem para transparência pedagógica usando aprendizagem baseado em jogos, por Elizabeth Suescún Monsalve, candidata ao título de Doutor em Ciências - Informática. Orientador: professor Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. • Quinta-feira, 3, 15h, sala 003-I - Cartazes do cinema brasileiro: imagem e imaginário social, por Simone Albertino da Silva, candidata ao título de Doutor em Design. Orientador: professor Alberto Cipiniuk. • Sexta-feira, 4, 9h30, sala 1062-L - Escola e Cyberbullying, por Andrea Müller Garcez, candidata ao título de Doutor em Ciências Humanas - Educação. Orientador: professora Rosália Maria Duarte.

Restaurante PUC-Rio (Bandejão) by Sodexho Segunda-feira, 31- Salada de acelga, repolho bicolor, beterraba cozida e molho de limão. Bife acebolado, estrogonofe de frango e batata palha. Suflê de legumes, purê rosé e arroz integral. Nuggets. Risoto de frango, farfalle, molho bolonhesa ou quatro queijos. Doce de leite e mamão. Suco diet de uva, suco de tangerina e guaraná. Terça-feira, 1º- Salada de alface, cenoura ralada, cebola assada e molho de laranja. Filé de frango grelhado, costela bovina ao vinho e polenta. Lasanha de batata, chuchu sauté e arroz integral. Hambúrguer de frango acebolado. Joelho, raviole de frango, molho de tomate com ervas ou branco. Pudim de morango e laranja. Suco diet de tangerina, suco de goiaba, mate. Quarta-feira, 2- Salada de agrião, tabule, abóbora e molho rosé. Coxa e sobrecoxa, Gurjão de pescada e creme de espinafre. Berinjela recheada, espinafre refogado e arroz integral. Assado vianense. Quiche de alho poró, nhoque, molho calabresa ou à bolonhesa. Gelatina de uva e banana. Suco diet de abacaxi, suco de limão e guaraná. Quinta-feira, 3- Salada de chicória, tomate, salada de macarrão e molho de cebola. Filé de frango ao molho de ervas, lombo assado ao molho de limão e farofa. Almôndegas de soja, cenoura com salsa e arroz integral. Linguiça calabresa. Pizza de mussarela, espaguete, molho de salsicha ou quatro queijos. Doce de banana e maçã. Suco diet de maçã, suco de maracujá e mate. Sexta-feira, 4- Mix de folhas, pepino, berinjela assada e molho de tomate. Drumet crocante, carne moída com legumes e massa ao alho e óleo. Torta de cenoura, panaché verde e arroz integral. Omelete à napolitana. Cachorro quente, canelone misto, molho de tomate ou branco. Arroz doce e salada de frutas. Suco diet de tangerina, suco de uva e guaraná. Café da manhã: das 6h30 às 9h; Almoço: das 10h45 às 14h30; Lanche: das 16h às 17h; Jantar: das 18h às 21h. O cardápio do jantar é igual ao do almoço do dia seguinte. Evite Filas. Antecipe a compra do seu tíquete, caixas abertos a partir das 10h. OBS: O cardápio está sujeito a alterações.

EXPEDIENTE: Coordenador-Geral: Prof. Miguel Pereira. Coordenadora-Adjunta: Profª. Julia Cruz. Coordenadora-Administrativa: Rita Luquini. Editora e Jornalista Responsável: Profª. Julia Cruz (MTE 19.374). Subeditora e Chefe de Reportagem: Profª Adriana Ferreira. Projeto Gráfico e Diagramação: Profª. Mariana Eiras. Fotografia: Prof. Weiler Finamore Filho. Ilustração: Prof. Diogo Maduell. Projeto Comunicar - Redação e Administração: Rua Marquês de S. Vicente, 225, S/401-K, 22451-900, Gávea, RJ. Telefone: 3527-1140. E-mail: Redação: impresso.comunicar@puc-rio.br. Administração: pcomunic@puc-rio.br.

7


Dissertações de Mestrado • Segunda-feira, 31, 9h, sala 210-F - Estimating the Nature of Political Corruption: Evidence from a Policy Experiment in Brazil, por Murilo Ramos Rodrigues de Paula, candidato ao título de Mestre em Economia. Orientador: professor Claudio Abramovay Ferraz do Amaral. • Segunda-feira, 31, 10h, sala 511-RDC - Avaliação da Metacomunicação intercultural na Interação Humano-Computador: um vocabulário para acessar as perspectivas culturais dos usuários, por Catia Maria Dias Ferreira, candidata ao título de Mestre em Informática. Orientador: professora Clarisse Sieckenius de Souza. • Segunda-feira, 31, 10h, sala 007-I - Processo de identificação de oportunidades internacionais em empresas do setor editorial brasileiro: estudo de casos, por Henrique Fernandes Pacheco, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professora Angela Maria Cavalcanti da Rocha. • Segunda-feira, 31, 11h, Miniauditório do RDC - Jogando Histórias: refletindo sobre a narrativa dos jogos eletrônicos, por Arthur Protasio Jorge de Oliveira, candidato ao título de Mestre em Design. Orientador: professora Jackeline Lima Farbiarz. • Segunda-feira, 31, 11h30, sala 007-I - Processo de internacionalização na indústria de jogos eletrônicos brasileira: estudo de casos, por Gil Barreto de Góes, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professor Jorge Brantes Ferreira. • Segunda-feira, 31, 13h30, sala de aula IEPUC, Prédio C. Leme Caracterização reológica de piches de petróleo precursores de fibras de carbono, por Fabiana Rodrigues Vieira Louvem, candidata ao título de Mestre em Engenharia Mecânica. Orientador: professor Paulo Roberto de Souza Mendes. • Segunda-feira, 31, 13h30, sala do Mestrado - 7º Andar - Ala Frings - Refugiados ambientais: refugiados ou migrantes?, por Juliana Ervilha Teixeira Pereira, candidata ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professora Danielle de Andrade Moreira. • Segunda-feira, 31, 14h30, sala do Mestrado - 7º Andar - Ala Frings - A questão prioritária de constitucionalidade do direito francês, por Lívia da Silva Ferreira, candidata ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professora Nádia de Araújo. • Segunda-feira, 31, 15h, sala 301-F - A formação de redes escolares no estado de São Paulo: Em busca de padrões de qualidade e equidade, por Ilona Maria Lustosa B F De Sousa, candidata ao título de Mestre em Educação. Orientador: professora Fátima Cristina de Mendonça Alves. • Segunda-feira, 31, 15h, sala de Alunos da Metrologia (Pilotis do Ed. Leme) - Metodologia para identificação de potenciais usuários de conversão fotovoltaica: estudo de caso de grandes clientes de uma concessionária de energia elétrica, por Danilo Lopes do Carmo, candidato ao título de Mestre em Metrologia. Orientador: professor Reinaldo Castro Souza. • Segunda-feira, 31, 9h30, sala 1062-L - Somos Grandes – Produção cultural de jovens na Cidade de Deus, por Zenaide Mariano Ribeiro, candidata ao título de Mestre em Educação. Orientador: professora Rosália Maria Duarte. • Terça-feira, 1, 14h, Departamento de Psicologia, sala 201-L - Uma erótica mortífera: ruídos do supereu na clínica psicanalítica, por Manuela Xavier de Oliveira, candidata ao título de Mestre em Psicologia. Orientador: professora Ana Maria de Toledo Piza Rudge. • Terça-feira, 1, 14h, sala de Aula do Lem/Dec Edifício Cardeal Leme - Avaliação numérica da técnica de bulbos de compactação em um depósito de areia fofa, por Christian Claude Elescano Munoz, candidato ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professor Celso Romanel. • Terça-feira, 1, 14h, sala 300-F - Do Córrego ao Rio, o percurso de quem lê e escreve no chão de sua terra a própria história e a de sua gente, por Maria de Lourdes Souza, candidata ao título de Mestre em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professora Rosana Kohl Bines. • Terça-feira, 1, 14h, sala 010-I - Análise das alianças estratégicas, fusões e aquisições de empresas que competem globalmente no setor de óleo e gás: O Caso FMC Technologies, por Vitor de Uzeda Sandrini, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professora Teresia Diana Lewe van Aduard de Macedo Soares. • Terça-feira, 1, 15h, sala 1158-L - Uma expressão eclesial: estudo da RCCBrasil à luz das atuais transformações espaciais., por Catia Valeria Fernandes da Silva, candidata ao título de Mestre em Teologia. Orientador: professor Joel Portella Amado. • Terça-feira, 1, 15h, sala 007-I - Relatórios de Sustentabilidade e Comunicação Organizacional: Uma Análise à Luz da Dicotomia Racionalidade Instrumental versus Racionalidade Substantiva, por Luiza de Faria Saraiva, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professora Alessandra de Sá Mello da Costa. • Terça-feira, 1, 16h, sala: 32- LF - Dramaturgia de Gestos, por Clarisse Fraga Zarvos, candidata ao título de Mestre em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professora Ana Paula Veiga Kiffer. • Terça-feira, 1, 16h, sala 401-L - Multimeios - Algoritmos Genéticos e Opções Reais na escolha da Sequência ótima de Perfurações de Poços Exploratórios, por Luigi de Magalhães Detomi Calvette, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco. • Terça-feira, 1, 16h, sala 856-L - Análise crítica da educação brasileira nas escolas públicas e privadas, por Thiago Gomes Martins, candidato ao título de Mestre em Matemática (opção profissional). Orientador: professor Sinésio Pesco. • Terça-feira, 1, 18h, sala 856-L - A Construção dos Números Reais, por Ricardo Cesar Massad, candidato ao título de Mestre em Matemática (opção profissional). Orientador: professor Sinésio Pesco. • Quarta-feira, 2, 10h, sala 32-LF - Aspectos interculturais dos episódios policiais envolvendo estrangeiros no Brasil, por Fernanda Fontoura, candidata ao título de Mestre em Letras/Estudos da Linguagem. Orientador: professora Rosa Marina de Brito Meyer. • Quarta-feira, 2, 10h30, sala 006-I - Teoria das Opções Reais Aplicada a uma planta de Fertilizantes nitrogenados considerando a flexibilidade no Suprimento de energia, por Patricia Soares de Andrade Caldas, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professor Luiz Eduardo Teixeira Brandão. • Quarta-feira, 2, 11h, sala 306-F - Heterogeneidade na resposta de instituições financeiras à política monetária: evidência com base em um FAVAR, por Natalie Pacheco Victal de Oliveira, candidata ao título de Mestre em Economia. Orientador: professor Carlos Viana de Carvalho. • Quarta-feira, 2, 13h, Sala do Mestrado - 7º Andar - Ala Frings - A teoria da ação comunicativa de habermas como fundamento de validade normativa das negociações coletivas de trabalho, por João de Amaral Filho, candidato ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professora Gisele Guimarães Cittadino. • Quarta-feira, 2,

8

14h, sala 306-F - Impactos de financiamento estudantil sobre encargos escolares: consequências do FIES, por Isabela Ferreira Duarte, candidata ao título de Mestre em Economia. Orientador: professor João Manoel Pinho de Mello. • Quarta-feira, 2, 15h, sala 014-I - Eficiência energética em shoppings centers: Uma aplicação do método AHP como suporte a seleção de um portfólio de projetos, por Fernanda Mendonca Junger Mano, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professor Leonardo Lima Gomes. • Quarta-feira, 2, 16h, sala 014-I - Integração vertical na indústria de petróleo: ainda a melhor opção?, por Armando Pinto Antunes, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professor Leonardo Lima Gomes. • Quarta-feira, 2, 17h, sala 003-I - Os setores econômicos brasileiros contêm informações preditivas para os fatores de fama e french?, por Marcelo Estácio Silvestre Gonçalves, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professor André Luiz Carvalhal da Silva. • Quarta-feira, 2, 18h, sala 003-I - Estabilidade dos betas de ações no mercado brasileiro: uma avaliação em períodos de alta volatilidade, por Andre Luis Ferreira da Silva, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professor André Luiz Carvalhal da Silva. • Quinta-feira, 3, 10h, sala 401-L -Multimeios - GPFIS: um sistema fuzzy-genético genérico baseado em programação genética, por Adriano Soares Koshiyama, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professora Marley Maria Bernardes Rebuzzi Vellasco. • Quinta-feira, 3, 10h, Departamento de Psicologia, sala 201-L - Ages & Stages Questionnaire-Brazil-2011: adjustments on ASQ-BR cross-cultural adaptation to public child daycare centers and preschools in Rio de Janeiro, por Cristina Maria Teixeira Santana, candidata ao título de Mestre em Psicologia. Orientador: professor Jesus Landeira-Fernandez. • Quinta-feira, 3, 14h, sala 856-L - Uma proposta de sistema de dependência a distância usando a plataforma moodle, por Bruno Hirle Nunes, candidato ao título de Mestre em Matemática (opção profissional). Orientador: professor Sinésio Pesco. • Quinta-feira, 3, 14h, Sala do Mestrado - 7º Andar - Ala Frings - Mulheres invisíveis - uma análise da influência dos estereótipos de gênero na vida de mulheres encarceradas. , por Débora Cheskys, candidata ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professora Márcia Nina Bernardes. • Quinta-feira, 3, 14h, sala 005-I - Ciclos econômicos no Brasil e sua relação com a performance das empresas listadas no IBrX, por Rafaella Botelho Cavalca, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professor Marcelo Cabus Klotzle. • Quinta-feira, 3, 15h30, sala: 32-LF - A sombra tem cor?, por Alice Carvalho C de Sant Anna, candidata ao título de Mestre em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professora Marília Rothier Cardoso. • Quinta-feira, 3, 15h, sala 010-I - Empresa Junior da PUC-Rio: Uma comunidade de prática?, por Isabela Achkar de Mendonca P Farah, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professora Sandra Regina da Rocha Pinto. • Sexta-feira, 4, 10h, sala 401-L -Nova - Previsão da atenuação por chuvas a partir de dados meteorológicos globais , por Igor Freitas Fagundes, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Luiz Alencar Reis da Silva Mello. • Sexta-feira, 4, 10h, sala: 518-L - O trágico em Charles Bukowski, por Luis Fernando Gonçalves Balby, candidato ao título de Mestre em Letras/ Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Orientador: professora Ana Paula Veiga Kiffer. • Sexta-feira, 4, 10h, sala 006-I - Internacionalização de empresas brasileiras para a China: Um estudo sobre os principais modelos teóricos, por Camila Veras do Valles, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas. Orientador: professor Jorge Ferreira da Silva. • Sexta-feira, 4, 11h, sala 010-I - Governança de redes e aprendizado: Estudo de caso sobre o impacto do modelo de governança de uma estrutura organizacional em rede na criação de conhecimento, por Guilherme Ravanello Suertegaray, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professora Sandra Regina da Rocha Pinto. • Sexta-feira, 4, 13h30, sala 510-L - Estudo experimental de um solo arenoso estabilizado com cinzas de resíduo sólido urbano e cal, por Lucianna Szeliga, candidata ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professora Michéle Dal Toé Casagrande. • Sexta-feira, 4, 14h, sala 1158-L - O pentecostalismo integrado? A contribuição de Alfonso García Rubio para a superação do dualismo antropológico, por Bruno da Silveira Albuquerque, candidato ao título de Mestre em Teologia. Orientador: professor Joel Portella Amado. • Sexta-feira, 4, 14h, sala 448-L Visualização gráfica remota da programação genética linear com inspiração quântica acelerada em GPGPU, por Cristian Enrique Muñoz Villalobos, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica. Orientador: professor Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco. • Sexta-feira, 4, 14h, Sala do Mestrado - 7º Andar - Ala Frings - Loucos sob medida: Compassos e descompassos entre a reforma psiquiátrica e os manicômios judiciários, por Renata Verônica Côrtes de Lira, candidata ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professor Carlos Alberto Plastino. • Sexta-feira, 4, 15h, sala 401-F - A naturalização e a representação visual do gênero infantil: a violência na série Hora de Aventura, por Pedro Faria Sarmento, candidato ao título de Mestre em Design. Orientador: professor Nilton Gonçalves Gamba Junior. • Sexta-feira, 4, 15h, sala 302-F - Influência das redes religiosas no acesso e permanência em escolas públicas com bons resultados escolares, por Maria Elizabete Neves Ramos, candidata ao título de Mestre em Educação. Orientador: professora Cynthia Paes de Carvalho. • Sexta-feira, 4, 15h, Sala do Mestrado - 7º Andar - Ala Frings - Expansionismo jurisdicional no Brasil: judicialização da política e ativismo judicial, à luz da corrente do realismo jurídico, por Walter Moura Andrade, candidato ao título de Mestre em Ciências Jurídicas. Orientador: professora Gisele Guimarães Cittadino. • Sexta-feira, 4, 15h, sala 300-F - Geografia objetiva de oportunidades do ensino médio regular da rede estadual da cidade do Rio de Janeiro, por Gicele Fisch, candidata ao título de Mestre em Educação. Orientador: professora Fátima Cristina de Mendonça Alves. • Sexta-feira, 4, 15h, sala 006-I - A contribuição do geomarketing para o processo decisório de localização de empresas de varejo: Um estudo de caso em uma empresa de vestuário feminino, por Mauricio Sequeira Corujo, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional). Orientador: professor André Lacombe Penna da Rocha. • Sexta-feira, 4, 16h,sala 506-L - Características de resistência não saturada de um solo coluvionar e um solo saprolítico de Tinguá, RJ, por Jeferson Ever Menacho Caso, candidato ao título de Mestre em Engenharia Civil. Orientador: professor Tácio Mauro Pereira de Campos.

PUC Urgente 1209