Issuu on Google+

impresso.comunicar@puc-rio.br

@pucriourgente

Nº 1206

Estágio em Comunicação Publicidade A Agência Experimental de Propaganda da PUC oferece vagas de estágio para alunos de publicidade a partir do 4° período. As oportunidades são para direção de arte, redação publicitária e atendimento. Para a TV Pixel, a vaga é para programação visual, à qual os alunos do Departamento de Artes & Design também podem concorrer. Essa última vaga requer conhecimento em After Effects e/ou Flash. É necessário apresentar portfólio. Impresso Terminam na sexta-feira, 14, as inscrições para estágio no Núcleo de Jornalismo Impresso do Projeto Comunicar. As vagas são para repórter, no turno da manhã. Podem se inscrever alunos até o terceiro período com habilitação em Jornalismo.

10 a 16 de março de 2014

Aula Magna A Reitoria da PUC-Rio convida para a Aula Inaugural do ano letivo da Universidade com o diretor do Earth Institute e professor da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, sobre Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A aula será no dia 17 (próxima segunda-feira), às 9h, no RDC.

Missa A missa de abertura do Ano Acadêmico 2014 será celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist, na terça-feira, 11, às 12h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Sessão ABC

Os interessados têm que entregar uma foto 3x4, histórico escolar emitido pela DAR e currículo, na secretaria do Projeto Comunicar, no 4º andar do Edifício Kennedy, das 9h às 17h.

Vice-Reitoria Comunitária Fies - Inscrições As inscrições para o primeiro semestre já estão abertas. Os alunos interessados devem acessar o site www.puc-rio.br/vrc/bolsas.html para consultar a relação de documentos e os procedimentos. Fies - Aditamento O aditamento de 2014.1 começará no dia 10 de março e terminará em 30 de abril, de acordo com o calendário estabelecido pelo MEC. Os alunos deverão acessar ao site www.puc-rio.br/vrc/bolsas.html para consultar os procedimentos. FESP - Inserção de Alunos Novos A lista de calouros em perfil para atendimento no FESP está no mural. Estes alunos devem comparecer na terça-feira, 11, às 9h30 ou 15h30, no Auditório do RDC, para a reunião de inserção. FESP - Processo Seletivo de Veteranos Os alunos que preencheram o formulário eletrônico devem entregá-lo, protocolado, impresso e assinado, com a documentação correspondente na sede do FESP. Alunos com nome de A a K, nesta segunda-feira, 10; de L a Z, na quarta-feira, 12; das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Acompanhamento Acadêmico - Suspensão da Bolsa Os alunos que não compareceram à reunião de suspensão da bolsa devem ir à recepção da VRC entre terça, 11, e quinta-feira, 13, das 8h às 19h. Respuc - Cantoterapia A Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (Respuc) inicia as atividades do grupo de Cantoterapia no mês de abril. As inscrições vão até 28 de março. Respuc - Voluntário Estão abertas inscrições para o Programa Respuc Voluntário. O trabalho vale como atividade complementar. Mais informações pelo site www. respuc-rio.br/respuc.

O Departamento de Comunicação Social, em parceria com a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), realiza na quinta-feira, 13, a sessão ABC Rio, com exibição do longa O Tempo e o Vento, do diretor Jayme Monjardim. O encontro será às 19h, na sala 102-K, no Edifício Kennedy. Após a exibição, haverá um debate com o diretor de fotografia do filme, Affonso Beato, ABC, ASC; com Vica Nabuco e Rodrigo Graciosa, membros da equipe de produção do longa. O encontro será mediado pelo vice-diretor da ABC, Guy Gonçalves.

Palestra CCCI Nesta segunda-feira, 10, a Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) realiza palestra de orientação para os alunos interessados no Programa de Intercâmbio Acadêmico. Mais informações pelo telefone 3527-1577 e pelos e-mails outgoinginf2-ccci@puc-rio.br ou outgoinginf3-ccci@puc-rio.br.

Reunião PIBID A equipe do PIBID/PUC-Rio organiza o encontro do Início das Atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (PIBID 2014) na quarta-feira, 12, das 14h às 17h, no Auditório Padre Anchieta. Participam do programa as licenciaturas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia.

Palestra Inaugural CTC Na quinta-feira, 13, será realizada a palestra Inaugural do CTC com o diretor-presidente da CEDAE, Wagner Victer. Ele vai abordar o tema Os desafios e oportunidades do mercado de trabalho para os jovens engenheiros diante dos novos investimentos no Estado do Rio de Janeiro. Às 11h, no auditório do RDC. 1


Aulas de Capoeira As aulas de capoeira oferecidas pelo Mestre Camurça são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h e das 19h às 21h, no subsolo do Ginásio. Mais informações pelo e-mail leni@puc-rio.br e pelo telefone 98285-3079. Posto do PROCON O posto avançado do Procon na PUC funciona diariamente das 9h às 16h30, no mezanino localizado em frente ao Bar das Freiras. Para mais informações ou dúvidas sobre auxílio jurídico, os interessados devem agendar um horário pelos telefones 3527-1398/1399 ou diretamente no local. Estágio no Instituto Confucius O Instituto Confucius está selecionando alunos de graduação para uma vaga de estágio. É preciso ter conhecimento do pacote Office, saber inglês e ter boa redação em português. A carga horária é de 20 horas semanais, no período da tarde. A remuneração será de 50% de bolsa-estágio da Vice-Reitoria Comunitária. Interessados devem enviar currículo com foto e histórico escolar para confucius@puc-rio.br com o assunto Estágio IC. O início do trabalho é em março.

Encontro de Português O X Encontro de Português Língua Estrangeira e o I Congresso de Português Língua Internacional serão realizados de 28 a 30 de abril, no Auditório do RDC. No primeiro dia, os encontros serão das 8h às 18h. No dia 29, das 9h às 16h, e no dia 30, das 8h30 às 16h. A PUC organiza os encontros em parceria com a UFRJ, a UFF e a UERJ. Mais informações pelo site www.letras.puc-rio.br. Empresa Júnior A Empresa Júnior da PUC-Rio começa processo seletivo no dia 24 de março. As vagas são para web, design, marketing, finanças, processos e audiovisual. Os alunos interessados ainda podem se inscrever pelo site www.empresajunior.com.br. Inscrições para MBAs Alunos e ex-alunos da Universidade recebem 10% de desconto nos programas de MBA da Escola de Negócios da PUC. As inscrições para os cursos Management, Marketing, Recursos Humanos, Gerenciamento de Projetos, Finanças Corporativas, Gestão Comercial e de Vendas e Gestão de Investimentos estão abertas e as aulas começam em abril. Mais informações no site www.iag.puc-rio.br.

Instituto Interdisciplinar de Leitura Heróis e Bruxas Contos de fadas, contos populares, mitologias, arquétipos e imagens arquetípicas nas narrativas são alguns dos temas que serão abordados no curso, que será ministrado por Nanci Gonçalves da Nóbrega, doutora em Ciência da Informação pela UFRJ e pós-doutora pela PUC-Rio. As aulas começam no dia 26 de março, às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Campus Gávea. As inscrições vão até 19 de março. Os Clássicos O curso Os Clássicos será às quintas-feiras, de 27 de março a 4 de setembro, das 19h às 21h, com a professora Sandra Guimarães, doutora em Literatura pela Université Sorbonne Nouvelle e pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Os alunos vão estudar autores como Shakespeare, Sartre, Dostoiévski, Maquiavel e Kafka. A matrícula pode ser feita até 20 de março. Informações: www.catedra.puc-rio.br ou 3527-2027 e 3527-1831.

2

CCS – Editais e Chamadas No exterior • Bolsas de residência acadêmica de curta duração para pesquisadores que utilizem as coleções especiais das Bibliotecas da Universidade de Yale; • Chamada para residência acadêmica Gilder Lehrman Center 2014-15 Human Trafficking and Modern Day Slavery Fellowship, com duração de um ano; No Brasil • Chamada da ANPOCS para o Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais; • Edital da CAPES para o Programa Capes/Universidades de Nottingham/Universidade de Birmingham – Bolsa de Doutorado Pleno em todas as áreas do conhecimento e para as prioritárias do programa Ciência sem Fronteiras; • Chamada da FAPERJ para o Programa Bolsa Nota 10 - 2014 nas modalidades de Mestrado e Doutorado; • Chamada do Real Gabinete Português de Leitura para seleção de pesquisador júnior vinculado à universidade sediada no Rio de Janeiro. Mais informações no site ccs.puc-rio.br/media/isccs2014a4n4.pdf Excel 2010 Os interessados no curso de Excel 2010 devem enviar a ficha de inscrição, disponível no site da Superintendência de Recursos Humanos da Universidade, na seção de programa de desenvolvimento, para o e-mail desenvolvimento-puc@puc-rio.br. As aulas começam na terça-feira, 11, e serão às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h, no RDC. Mais informações pelo telefone 3527-1967.

Bibliotecas As Bibliotecas Central (BC), Setorial dos Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas (BS/ CCS-CTCH) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30, e aos sábados, das 9h às 13h30. Agora é obrigatório o uso de carteirinha da PUC ou a emitida pela Biblioteca para garantir o acesso e a saída do local. Mais informações sobre novas regras no site www. dbd.puc-rio.br/avisos.php.

Departamento de Matemática • Colóquio O Departamento de Matemática promove, no dia 19 de março, um colóquio com o professor Gunter Schütz, do Institute of Complex Systems (ICS), na sala 856-L, às 16h. O tema do encontro vai ser Large scale dynamics of interacting particle systems. • Palestra O Departamento de Matemática realiza no dia 20 de março, às 15h, na sala 856-L, uma palestra sobre a Recorrência/Transiência de passeios aleatórios via circuitos elétricos, com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Tertuliano Franco. O encontro faz parte do Seminário de Probabilidade e Processos Estocásticos.


Entrevista: Eduardo de Albuquerque Brocchi

Prioridade para maior envolvimento Em cerimônia realizada no dia 27 de fevereiro, o professor Eduardo de Albuquerque Brocchi tomou posse como o novo diretor do Departamento de Engenharia de Materiais. Brocchi é mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela PUC, e doutor em Metalurgia Extrativa pelo Imperial

College London. O professor explica como pretende tornar o Departamento mais presente na Universidade, principalmente em conjunto com outros cursos de graduação. Brocchi também conta quais são as prioridades e novidades que pretende trazer para a área.

Arthur Macedo Quais são os principais desafios ao assumir o Departamento de Engenharia de Materiais? Eduardo de Albuquerque Brocchi: O Departamento tem uma característica muito interessante, pois tem uma pós-graduação forte, com um grupo de alunos grande, mas não tem graduação. O primeiro e mais importante desafio é, de alguma forma, estar mais envolvido com alguns cursos específicos de graduação. Temos um potencial de professores não otimizado, ou seja, não aproveitado na plenitude. Estamos aquém do que podemos oferecer. Essa participação mais efetiva é um desafio. Há cursos no Centro Técnico Científico (CTC) nos quais poderíamos ter mais participação. O desafio é ter mais presença em alguns cursos de graduação para que nosso grupo de professores possa trabalhar e contribuir. Por exemplo, podemos colaborar mais efetivamente com Engenharia Química e Nanotecnologia. Que avaliação o senhor faz do Departamento? Brocchi: O Departamento tem um potencial enorme e que está se materializando em áreas relevantes de graduação. Somos 14 professores, e a maior parte é bolsista de produtividade, então é um grupo docente qualificado. Temos um conjunto de projetos que nos dá certa sustentabilidade em termos de pesquisa. A avaliação que faço é de boa para muito boa.

3

Gabriela Doria

É um Departamento muito bom e que pode ficar ótimo em um curto período de tempo. Algumas coisas precisam ser ajustadas, mas com certeza teremos um reconhecimento geral. Como o senhor recebeu a proposta para assumir o cargo de diretor do Departamento? Brocchi: Um grupo de professores achou que estava na hora de mudarmos, que seria saudável uma mudança. A grande maioria dos departamentos muda com frequência. Aceitei por estar motivado, pois há muitos desafios. Concordei com a indicação. É uma oportunidade boa. Como tenho certa experiência, estou com foco. Vou assumir com metas muito bem definidas. Quais outras novidades o senhor pretende trazer para o Departamento? Brocchi: O sistema de avaliação do programa de pós-graduação deve ser feito de maneira mais cuidadosa em relação ao que foi feito nos últimos anos, pois nos trouxe um certo prejuízo. Passamos do nível 6 para o 5. Não vai ser fácil resgatar o nível 6, mas esta é uma meta. Outra proposta é tentar normalizar as avaliações feitas pelos professores e estar sempre atento com o seu desempenho didático. É preciso ter uma avaliação homogênea com os alunos. Temos algumas críticas em relação a isso. O professor, ao

entrar na sala de aula, tem uma disciplina sob sua responsabilidade. Ali, tem que dar o máximo para cumprir bem o papel. Outra meta é incrementar o número de candidatos à pós, pois a busca na qualidade é imprescindível. Ter mais candidatos é importante para que possamos fazer uma seleção boa. Outra ideia é ampliar nossa participação com os cursos de

extensão. Podemos explorar outros nichos. Só temos um curso de extensão e, aos poucos, vamos pensar em ampliar esse número. Outra questão é a organização interna, ou seja, ter os funcionários e alunos satisfeitos. Queremos as pessoas de bem com o ambiente; com a estrutura do nosso espaço. Precisaremos dar uma reformada. É uma das prioridades.


Entrevista: Mônica Feijó Naccache

Um caminho a ser seguido A nova diretora do Departamento de Engenharia Mecânica, professora Mônica Feijó Naccache, toma posse do cargo na quarta-feira, 12, às 11h, em cerimônia na sala do Conselho Universitário. Mônica fez a graduação, o mestrado e o doutorado, todos em Engenharia Mecânica, na PUC-Rio. Em 2008, terminou o pós-doutorado na Universidade da

Columbia Britânica, no Canadá. A professora tem como meta manter os excelentes níveis da graduação e pós-graduação da Universidade, que foram comprovados no último CAPES e último Prêmio Melhores Universidades, do Grupo Abril. Para ela, o Departamento não precisa de muitas mudanças, apenas melhorar algo que está já dando certo.

Gabriel Pinheiro Quais são os principais desafios ao assumir o Departamento de Engenharia Mecânica? Mônica Feijó Naccache: Eu acho que o nosso departamento está muito bem. Estamos sendo bem avaliados, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Ficamos com cinco estrelas no índice de Melhores Universidades do Grupo Abril na graduação, e na CAPES conseguimos o conceito máximo, que é o sete. O Departamento sempre teve um programa como um dos melhores avaliados. Então eu acho que um dos maiores desafios vai ser continuar a manter esse nível de qualidade no nosso Departamento, tanto na graduação quanto na pós-graduação. O nosso número de alunos na graduação vem aumentando nos últimos vestibulares. Neste ano, foi a segunda maior engenharia procurada no primeiro semestre, só perdeu para a de produção. É um momento em que a carreira está sendo bem procurada, se a procura é maior, a qualidade dos alunos também é maior e, com isso, a qualidade do curso também tem que ser maior. A procura pela pós-graduação também tem aumentado muito. Eu diria que, em termos de mestrado, a procura aumentou mais de 50%. O desafio é continuar a boa relação com a indústria, principalmente com a de petróleo e gás aqui no Rio de Janeiro. Essa parceria contribui do ponto de vista financeiro, com ajuda para a compra de equipamentos, que vão melhorar os laboratórios do Departamento. Qual é a avaliação que a senhora faz do Departamento de Engenharia Mecânica atualmente? Mônica: A graduação, na ultima avaliação da Abril foi conceito cinco estrelas. Na CAPES do último triênio, de 2010 a 2012, tivemos o conceito máximo. Foram quatro 4

Gabriela Doria

programas de engenharia mecânica que obtiveram este conceito. Nós somos um programa pequeno, mas temos conseguido manter um nível muito bom de publicações. Mas eu acho que o resultado satisfatório da graduação está muito ligado ao nosso bom desempenho na pós-graduação. Uma coisa puxa a outra. O nosso Departamento tem um histórico de muita colaboração com a indústria, que eu considero bom para os alunos. Isso faz com que eles tenham contato com problemas práticos. Na graduação, podemos melhorar os nossos laboratórios. Estamos em processo de contratação de novos professores, porque alguns estão se aposentando, mas sempre temos a preocupação de manter o nível de qualidade elevado. Estes novos professores trazem a possibilidade de surgimento de novas áreas. São melhorias graduais. Como a senhora recebeu a proposta para assumir a função de diretora? Mônica: Eu acho que todo mundo tem que contribuir com a administração. Como eu falei, somos um departamento pequeno, então vários professores que já estavam aqui desde a época em que eu era aluna, já assumiram cargos de diretoria e de coordenação. Eu mesma já fui coordenadora de graduação de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Petróleo. Nos últimos três anos, fui coordenadora de pós-graduação. Todo mundo tem que contribuir com a universidade. Acho que chegou a minha hora de dar essa contribuição maior para o Departamento e para PUC. O que um curso de graduação de engenharia Mecânica deve oferecer para os futuros engenheiros do século XXI? Mônica: Uma das características

dos cursos de engenharia da PUC sempre foi dar uma formação básica muito forte. Teoria mesmo. Cálculo, física. É importante porque dá essa formação básica que eu acho que no fundo faz com que o aluno chegue ao ciclo profissional preparado para o pior. No básico, eles aprendem a ter raciocínio lógico que é importante para o engenheiro. Eles começam com essa base. No ciclo profissional, é importante continuar dando a teoria, que nós damos aqui na PUC. Mas a partir do básico, também é preciso colocar eles nos laboratórios e expor os problemas de nível prático que podem surgir. Isso faz

com que os alunos vejam como é possível relacionar o conhecimento básico com a prática que eles encontrarão no mercado de trabalho. Dar exemplos de problemas que acontecem na prática e mostrar como aquela teoria ajuda a resolver. Isso faz com que eles saiam com uma boa bagagem. O nosso engenheiro ideal é aquele que tem essa formação básica forte, que a gente tenta manter aqui na PUC, e que tem a parte de laboratório e exemplos como complemento. Tendo isso, o engenheiro vai ser capaz de encarar os problemas e saber, pelo menos, como começar a resolvê-lo.


Cursos CCE Produção de Moda – As aulas serão a partir do dia 18 de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. Matrícula até terça-feira, 11. Cirurgia Avançada em Implantodontia – As aulas começarão no dia 18 de março, e vão até dia 27 janeiro de 2015. O encontros serão realizados às terças, das 9h às 18h, no Campus Gávea. O período de inscrição vai até quarta,12. Design da Estrutura Narrativa Cinematográfica: Roteiro – O início das aulas será no dia 25 de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. As inscrições vão até 18 de março. Excel Avançado – 2010 – O curso começa dia 5 de abril, aos sábados, das 8h às 13h, no Campus Barra. A matrícula pode ser feita até 29 de março. Música & Negócios: Empreendedorismo e Inovação – As aulas começam no dia 1º de abril e prosseguem até 11 de junho, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. Matrícula até 25 de março. Informações pelo site cce.puc-rio.br ou pelo telefone 0800-970-9556. Engenharia Civil O Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil promove a aula inaugural Mechanics and its Role in Civil Engineering, na sexta-feira, 14, às 17h, no auditório do RDC. A aula será ministrada pelo professor Patrick Selvadurai, da McGill University, Canadá. Missa A Missa de Sétimo Dia do professor Alexandre Gabriel Christo será celebrada na quarta-feira, 12, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

5

Dissertações de Mestrado • Segunda-feira, 10, 16h, sala 005-I -  Medo de Errar no Ambiente de Trabalho de um Fundo de Pensão: Um Estudo de Caso, por Edmir Denis Diniz, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas, Área de Concentração: Organização e Planejamento. Orientador: professora Patrícia Amelia Tomei. • Terça-feira, 11, 15h, sala 007-I -  Desempenho pós-IPO de empresas investidas por Private Equity no Brasil: Uma abordagem setorial, por Ricardo Martins de Paiva Bastos, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas, Área de Concentração: Finanças. Orientador: professor Antonio Carlos Figueiredo Pinto. • Terça-feira, 11, 17h, Sala Multimeios 401-L -  Two-Stage Robust Optimization Models for Power System Operation and Planning under Joint Generation and Transmission Security Criteria, por Alexandre Moreira da Silva, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica, Área de Concentração: Métodos de Apoio à Decisão. Orientador: professor Alexandre Street de Aguiar. • Quinta-feira, 13, 16h, Sala Multimeios 401-L - Propagação de Incertezas via Expansão por Caos Polinomial em Simulação de Reservatórios de Petróleo, por Karen Guevara Ramos, candidata ao título de Mestre em Engenharia Elétrica, Área de Concentração: Métodos de Apoio à Decisão. Orientador: professor Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco. • Sexta-feira, 14, 14h, sala 950-L - A Abordagem da City Logistics e o Uso de Matrizes Origem-destino para veículos de carga no âmbito do estudo do plano diretor de transporte urbano da região metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ), por Aldo Eliades Fernández Pérez, candidato ao título de Mestre em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Transporte e Logística. Orientador: professor José Eugênio Leal. • Sexta-feira, 14, 15h, sala 006-I - Trabalhador Sob Medida? Uma Análise Crítica do Discurso de uma Revista de Negócios Sobre Competências, por Marcelo Almeida de Carvalho Silva, candidato ao título de Mestre em Administração de Empresas, Área de Concentração: Organização e Planejamento. Orientador: professora Alessandra de Sá Mello da Costa.


TV PUC | Pilotis • Poderosas contra o câncer

A partir de histórias emocionantes e corajosas, como a da atriz Marcia Cabrita, o programa mostra a importância de encarar o câncer de frente. Confira: segunda-feira, 10, às 21h, terça-feira, 11, às 19h, sábado, 15, às 11h30 e às 23h. TV PUC - Canal 11 da NET - www.puc-rio.br/tvpucrio

Teses de Doutorado • Segunda-feira, 10, 9h, Decanato do CTC - 12º Andar do Edifício Cardeal Leme - Protein labeling with metals and ICP-MS detection and optimization of extraction’s procedures metalloproteins in environmental samples and samples exposed in the laboratory with proteomic purposes, por Carolina Lyrio Tenório Correia, candidata ao título de Doutor em Ciências - Química, Área de Concentração: Química Analítica. Orientador: professora Tatiana Dillenburg Saint’Pierre. • Segunda-feira, 10, 10h, Auditório Padre Anchieta - Dos Professores “Estranhos” aos Catedráticos: Aspectos da Construção da Identidade Profissional Docente no Colégio Pedro II (1925 – 1945), por Jefferson da Costa Soares, candidato ao título de Doutor em Ciências Humanas - Educação, Área de Concentração: Educação Brasileira. Orientador: professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça. • Terça-feira, 11, 10h, RDC, sala 511 - Desenvolvimento de software consciente com base em requisitos , por Herbet de Souza Cunha, candidato ao título de Doutor em Ciências - Informática, Área de Concentração: Engenharia de Software. Orientador: professor Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. • Sexta-feira, 14, 14h, Departamento de Psicologia, sala 201-L - É possível dizer adeus? Repercussões de múltiplas perdas e desaparecimento de pessoas em contextos de desastre, por Sandra Rodrigues de Oliveira, candidata ao título de Doutor em Psicologia, Área de Concentração: Psicologia Clínica. Orientador: professora Terezinha Féres-Carneiro.

Restaurante PUC-Rio (Bandejão) by Sodexho Segunda-feira, 10 – Salada de alface crespa, beterraba ralada, abobrinha e molho de ervas. Filé de frango acebolado, costela e lombo salgado com batatas e farofa. Moussaka vegetariano, couve refogada na manteiga e arroz integral. Salsichão grelhado. Quibe, canelone de queijo ao molho ao sugo ou branco. Goiaba e melancia. Suco diet de maçã, suco de abacaxi e mate. Terça-feira, 11 – Salada de acelga e salsa, pepino, cenoura com brócolis e molho de tomate com ervas. Coxão duro assado com molho de tomate, iscas de frango grelhadas e legumes à Juliana. Torta de cebola, berinjela napolitana e arroz integral. Hambúrguer de chester. Salsicha empanada, capelete de frango ao molho branco ou sugo. Arroz doce e maçã. Suco diet de maracujá, suco de abacaxi e mate. Quarta-feira, 12 – Salada de chicória, tomate, cebola assada e molho de limão. Filé de frango acebolado, vaca atolada e batata sauté. Bolinho de arroz, cenoura refogada e arroz integral. Linguiça de pernil frita acebolada. Pastel de carne, macarrão parafuso ao molho calabresa ou quatro queijos. Pudim de baunilha com calda e laranja. Suco diet de uva, suco de abacaxi e guaraná. Quinta-feira, 13 – Salada de acelga, salada tricolor, chuchu e molho de cebola. Bife de alcatra ao molho, drumet crocante e couve à mineira. Charuto de repolho, abóbora sauté e arroz integral. Espeto de frango com queijo. Cachorro-quente, rondele de frango ao molho branco ou sugo. Gelatina de abacaxi e banana prata. Suco diet de maçã, suco de laranja e guaraná. Sexta-feira, 14 – Salada de alface crespa, cenoura ralada, berinjela grelhada e molho de laranja. Carne moída com legumes, filé de frango acebolado e cenoura com bacon. Almôndega de soja, vagem com brócolis e arroz integral. Iscas de carne. Banana capote, yakissoba ao molho de frango ou de carne. Pudim de chocolate e mamão formosa. Suco diet de tangerina, suco de caju e guaraná. Café da manhã: das 6h30 às 9h; Almoço: das 10h45 às 14h30; Lanche: das 16h às 17h; Jantar: das 18h às 21h. O cardápio do jantar é igual ao do almoço do dia seguinte. Evite Filas. Antecipe a compra do seu tíquete, caixas abertos a partir das 10h. OBS: O cardápio está sujeito a alterações.

EXPEDIENTE: Coordenador-Geral: Prof. Miguel Pereira. Coordenadora-Adjunta: Profª. Julia Cruz. Coordenadora-Administrativa: Rita Luquini. Editora e Jornalista Responsável: Profª. Julia Cruz (MTE 19.374). Subeditora e Chefe de Reportagem: Profª Adriana Ferreira. Projeto Gráfico e Diagramação: Profª. Mariana Eiras. Fotografia: Prof. Weiler Finamore Filho. Ilustração: Prof. Diogo Maduell. Projeto Comunicar - Redação e Administração: Rua Marquês de S. Vicente, 225, S/401-K, 22451-900, Gávea, RJ. Telefone: 3527-1140. E-mail: Redação: impresso.comunicar@puc-rio.br. Administração: pcomunic@puc-rio.br.

6


PUC Urgente 1206