Page 1

impresso.comunicar@puc-rio.br

@pucriourgente

Nº 1205

Posse Novo Diretor O Centro Técnico Científico (CTC) convida para a posse do novo diretor do Departamento de Engenharia de Materiais, professor Eduardo de Albuquerque Brocchi. A cerimônia será na quinta-feira, 27, às 11h, na sala do Conselho Universitário.

24 de fevereiro a 2 de março de 2014

Palestra Diretor-executivo da FSB Comunicações, o jornalista Ricardo Miranda vai ministrar palestra sobre o mercado de trabalho na terça-feira, 25, às 11h, na sala 102-K, Edifício Kennedy. Durante o encontro, Ricardo Miranda apresentará para os alunos do Curso de Comunicação Social o programa de estágio da empresa.

Missa A Missa de Sétimo Dia do professor Antonio Duro Ferreira será celebrada na quinta-feira, 27, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O professor, que durante muitos anos esteve à frente da Coordenação de Atividades Esportivas, morreu no dia 19 de fevereiro.

Estágio em Comunicação

Vice-Reitoria Comunitária FESP Nesta segunda-feira, 24, no Auditório do RDC, haverá uma reunião para os alunos atendidos pelo FESP. No encontro, serão divulgadas informações importantes sobre o funcionamento do projeto para este ano. A reunião será em dois horários: às 9h30 ou às 15h30. Suspensão de bolsa Os estudantes bolsistas (Filantrópica e PUC) que em 2013.2 não atingiram aproveitamento acadêmico de 75% devem participar da reunião no Auditório do RDC, nesta segunda-feira, 24, às 11h ou às 17h. ProUni A coordenação do ProUni/PUC-Rio convida os bolsistas que ingressaram no primeiro semestre de 2014 para uma reunião sobre as normas da bolsa ProUni na terça-feira, 25, às 14h, no auditório do RDC. Cantoterapia A Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (Respuc) inicia as atividades do grupo de Cantoterapia no mês de abril. As inscrições vão até 28 de março. Mais informações no site www. respuc-rio.br/respuc.

20 Anos de Fé e Cultura

Publicidade A Agência Experimental de Propaganda da PUC oferece vagas de estágio para alunos de publicidade a partir do 4° período. As oportunidades são para direção de arte, redação publicitária e atendimento. Para a TV Pixel, a vaga é para programação visual, à qual os alunos do Departamento de Artes & Design também podem concorrer. Essa última vaga requer conhecimento em After Effects e/ou Flash. É necessário apresentar portfólio. Impresso Estão abertas as inscrições para estágio no Núcleo de Jornalismo Impresso do Projeto Comunicar. As vagas são para repórter, no turno da manhã. Podem se inscrever alunos até o terceiro período com habilitação em Jornalismo. Arquidiocese Terminam nesta segunda-feira, 24, as inscrições para o processo seletivo de estagiários para os veículos de comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. As vagas disponíveis são para as áreas de impresso e rádio. Os interessados têm que entregar uma foto 3x4, histórico escolar emitido pela DAR e currículo, na secretaria do Projeto Comunicar, no 4º andar do Edifício Kennedy, das 9h às 17h.

Reunião NIMA-Jur

Em comemoração aos 20 anos do Centro Loyola de Fé e Cultura, será celebrada uma Missa em Ação de Graças, no sábado, dia 8 de março, às 15h, na Estrada da Gávea, 1. A cerimônia será presidida pelo diretor do Centro, padre José Maria Fernandes, S.J.

O grupo de estudos de Direito Ambiental do NIMA-Jur, coordenado pelo Professor Fernando Walcacer, retorna às atividades na quarta-feira, 26, às 14h30, ao lado da AFPUC, em frente ao bicicletário. O tema das discussões será O licenciamento ambiental na atualidade: entraves e desafios. Qualquer pessoa pode participar das reuniões. Para os alunos, vale como atividade complementar. Os encontros ocorrem semanalmente, às quartas-feiras. Mais informações pelo telefone 3527-1808. 1


Oportunidades de Estágio História O Departamento de História seleciona estagiário para a secretaria da pós-graduação. Podem concorrer os alunos de todos os cursos, exceto bolsistas e estudantes de graduação em História. A carga horária é de 20 horas semanais e a remuneração é uma bolsa de 50% da mensalidade da Universidade. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira, 28, na sala 512-F, das 10h às 12h e das 14h às 16h30. Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar atualizado, curriculum vitae, carta de apresentação expondo os motivos que o habilitam para a vaga e uma ficha de inscrição, disponível no local. Ciências Sociais O Departamento de Ciências Sociais abre seleção para estágio, cuja remuneração será abatimento de 50% no valor da mensalidade. O expediente é das 14h às 18h. Os interessados devem entregar o histórico e o currículo atualizados até sexta-feira, 28, na secretaria do Departamento, localizada na Vila dos Diretórios, casa 18. Divisão de Bibliotecas e Documentação A Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC oferece uma vaga de estágio para alunos do curso de Comunicação Visual do 4º ou 5º período. O candidato deve ter conhecimentos em Dreamweaver, HTML e CSS, além de facilidade com os programas Photoshop e CorelDraw. Os interessados devem mandar currículo para o e-mail elmobastos@puc-rio. br ou entrar em contato pelo telefone 3527-1006. O prazo é até sexta-feira, 28. NIMA O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) oferece duas vagas de estágio, uma para alunos a partir do 5º período do curso de Design, e outra para estudantes de Comunicação Social a partir do 4º período. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail ana-joao@puc-rio.br, com o assunto “ESTÁGIO”, ou entrar em contato pelo telefone 3527-1925.

Exercícios Espirituais Estão abertas as inscrições para o retiro Exercícios Espirituais de Iniciação à Oração Inaciana, realizado pelo Centro Loyola de Fé e Cultura, de 25 a 27 de abril, em São Conrado. O encontro terá a orientação do padre Adroaldo Palaoro, S.J.. Mais informações pelos telefones 3527-2010 e 99479-1442, pelo e-mail sespiritualiloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br.

2

Projeto de Vida Estão abertas as inscrições para o curso Projeto de Vida – Formação complementar em Direitos Humanos, realizado pela Pastoral Universitária, em parceria com CCE. O curso vale como atividade complementar e vai refletir sobre os direitos humanos e as intolerâncias religiosas e raciais. Inscrições pelo site www.pastoraluniversitaria.com.br. Mais informações: 3527-1348.

Aulas com Frederik Stjernfelt O minicurso intensivo com o professor Frederik Stjernfelt, da Universidade de Copenhague e do Instituto Nórdico de Semiótica Cognitiva da Universidade de Aarhus, começa nesta segunda, 24, e prossegue até sexta-feira, 28. Promovidas pelo Programa de Pós-Graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade, as aulas serão realizadas na sala 1156-L, das 9h às 12h. O curso vale um crédito. Para ter direito, os interessados em participar do minicurso deverão comparecer às aulas e depois realizar a matrícula no período de De-Para, de 10 a 14 de março, na disciplina LET2395/1DA. O material de leitura para o curso pode ser solicitado pelo e-mail karlerikschollhammer@me.com.

Troca de Livros Os alunos que desejam colaborar com o Sebo da Troca de livros devem procurar Maria de Belém, na Pastoral Universitária, das 8h às 17h30. A participação dá direito a horas de atividade complementar. Pastoral Universitária A Pastoral Universitária criou novas ferramentas para comunicação com alunos, professores e funcionários da Universidade. Para informações sobre as atividades do setor, basta acessar o site www.pastoraluniversitaria. com.br, a página do Facebook, Pastoral Universitária PUC-Rio, ou do Twitter @PastoralPUCRJ.

História de Davi O Centro Loyola de Fé e Cultura promove o retiro Exercícios Espirituais Temáticos: História de Davi – Poder, Sedução, Traição, Fidelidade, Luto, que será de 4 a 6 de abril, na Casa de Retiros Padre Anchieta, em São Conrado. Mais informações pelo telefone 3527-2012 ou pelo site www.clfc.puc-rio.br. Excel 2010 O RDC oferece curso de Excel 2010 para o mês de março. As inscrições devem ser feitas na secretaria do RDC, 3° andar, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com a carteira de identificação da PUC-Rio.

Cursos CCE VBA para Excel – As aulas terão início no dia 11 de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. Inscrições até 4 de março. Retail Design & Branding – No Campus Gávea, as aulas começam no dia 11 de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e a matrícula pode ser feita até 4 de março. Produção de Moda – As aulas serão a partir do dia 18 de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. Matrícula até 11 de março.

Design da Estrutura Narrativa Cinematográfica: Roteiro – O início das aulas será no dia 25 de março, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. As inscrições vão até 18 de março. Excel Avançado – 2010 – O curso começa dia 5 de abril, aos sábados, das 8h às 13h, no Campus Barra. Matrículas até 29 de março. Música & Negócios – As aulas começam no dia 1º de abril e prosseguem até o dia 11 de junho, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus Gávea. Matrículas terminam dia 25 de março.

► Informações pelo site cce.puc-rio.br ou pelo telefone 0800-970-9556.


Entrevista: Fernando Coutinho

Maior segurança e controle para a Universidade por meio de aplicativos Criado na Jornada Mundial da Juventude, o Centro de Gestão Integrada de Risco (CGIR) será inaugurado na quarta-feira, 26, às 10h, no prédio do Colégio São Marcelo, com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio Cardeal Dom Orani João Tempesta, O. Cist., e do Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.. Para integrar os sistemas da PUC-Rio e facilitar a ges-

tão da prefeitura da PUC, o Centro vai criar dois projetos: o Campus Inteligente e o Bairro da Gávea Inteligente. Para isto, o CGIR e o Instituto Gênesis estabeleceram uma parceria com a Empresa Módulo, que desenvolveu o software Módulo Risk ManagerTM. O coordenador do projeto, Fernando Coutinho, explica que os projetos vão possibilitar melhor mapeamento da Universidade.

Gabriela Mattos Qual é a função do Centro de Gestão Integrada de Risco? Fernando Coutinho: O Centro nasceu na Jornada Mundial da Juventude, em um acordo entre a PUC e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e eu era o representante da PUC na montagem do Centro de Gestão Integrada de Risco da Jornada. No acordo, ficou decidido que, quando acabasse a Jornada, o Centro seria então transferido para a PUC. Todo o acervo que foi levantado durante a Jornada, todas as informações sobre a Arquidiocese, sobre as igrejas do Rio, sobre pontos

interessantes da Igreja para o Rio e sobre a Jornada vão ficar aqui, dentro do Centro da PUC. Os participantes da Arquidiocese terão acesso a esses dados, e poderão continuar atualizando. Qual a importância do Centro para a PUC? Coutinho: Vai ser um laboratório onde nós vamos desenvolver uma série de processos, programas e aplicativos importantes para a gestão da Universidade. É um Centro que vai ter todas as informações pertinentes à prefeitura da PUC neste primeiro momento. Todas as obras da preGabriela Doria

feitura e todos os procedimentos vão estar dentro do Centro, que será importante para a gestão universitária como um todo. Todos os sistemas da universidade estarão integrados. Vamos ter maior controle, maior segurança e as decisões vão ser mais rápidas. As pessoas, de acordo com a sua responsabilidade, terão acesso a essas informações, com todo sigilo necessário. Como vai funcionar o Campus Inteligente e o Bairro Gávea Inteligente? Coutinho: O nosso primeiro projeto é o Campus Inteligente. Vamos georeferenciar todas as unidades da PUC. No campus da Universidade, as pessoas podem colocar no aplicativo onde elas querem ir. A ideia é que isso facilite a vida das pessoas que circulam na Universidade. Isso também vai facilitar para a gestão da prefeitura. Qualquer obra dentro do Campus pode ser acompanhada desde o início: quem está fazendo a obra, o tempo que a pessoa levou para consertar, quanto ela gastou e o que ela substituiu. Você tem um controle informatizado de todas as operações da prefeitura. Depois, em paralelo, vamos ter o Bairro da Gávea Inteligente. A ideia é integrar a Gávea à PUC, em que a gente possa discutir com a Associação de Moradores, com a Prefeitura do Rio e com o público da PUC. Vocês já têm algum projeto posterior ao Bairro Gávea Inteligente? Coutinho: A ideia é usar a Gávea como o modelo, para no futuro termos a cidade inteligente. Como o Centro vai ser um laboratório, nós estamos acoplando outras novas empresas. A Empresa Módulo, por exemplo, é a primeira parceira da PUC no desenvolvimento do Campus Inteligente.

3


Entrevista: Angela Paiva

A ação afirmativa sob diferentes perspectivas Um panorama diversificado sobre ações afirmativas – políticas de inclusão social para minorias – em quatro países. Essa é a proposta do livro Ação Afirmativa em Questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França, que será lançado na terça-feira, 25, às 19h, no salão da Pastoral. O trabalho, que é uma compilação de artigos escritos por profis-

sionais da educação, foi concebido pela professora do Departamento de Ciências Sociais Angela Paiva. Para ela, a discussão sobre o assunto é fundamental para diminuir as desigualdades. A professora considera que o maior desafio enfrentado pelo sistema de cotas é manter o aluno nas universidades.

Ericka Kellner Como surgiu a ideia para o livro e qual é o objetivo dele? Angela Paiva: O livro é resultado de uma pesquisa que fiz em 2006 sobre ações afirmativas em universidades públicas. Em 2012, realizei um seminário apresentando os resultados dessa pesquisa, que foi apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Durante o encontro, que teve a participação de professores brasileiros e estrangeiros, os profissionais presentes escreveram artigos apontando problemáticas dessa questão em seus respectivos países. O estudo foi pioneiro, porque até então não existia pesquisa de campo nessa área. Entrevistei pessoas responsáveis pela implementação dos planos formulados pelos conselhos universitários e constatei que a maior parte da política de ação afirmativa é pensada para alunos de escola pública. O segundo público-alvo é a população indígena, e o terceiro é a população negra, que sempre está subordinada à instituição pública. O livro foi criado, então, com o objetivo de refletir sobre as práticas de ações afirmativas. Por que os países selecionados como referências para o estudo foram o Brasil, os EUA, a África do Sul e a França? Angela: Escolhemos esses quatro países porque eles trabalham com ações afirmativas. Os EUA,

4

Gabriela Doria

por exemplo, começaram com a política de implantação dessas medidas há três décadas. A África do Sul tem uma situação semelhante à nossa, pois lá existe um grave problema de desigualdade racial. Depois da democratização de 1994, surgiu a necessidade de pensar políticas de inclusão para a população negra africana. A França também está pensando essa questão, só que como “discriminação positiva”. Eles têm um problema novo, que é a imigração, e estão pensando em como oferecer o mesmo nível de escola para os

imigrantes árabes, por exemplo. E o nosso país foi escolhido porque aqui essa discussão é de extrema relevância para resolução dos problemas sociais. A cota nos concursos públicos é um modo eficaz de combater a desigualdade social? Angela: Essa questão do concurso é complicada, pois nesse caso existe a meritocracia. Ou seja, passa quem tem uma pontuação maior. Entretanto, há um impasse, porque se você dá uma ação afirmativa na universidade,

teoricamente o negro não precisa de uma ação afirmativa no mercado de trabalho. Mas acho que, no momento, isso é necessário, porque ainda temos um mercado de trabalho racista. Nesse sentido, acredito que cada instituição deveria responder à questão e se posicionar a respeito do assunto na hora de selecionar seus funcionários. Qual é o maior desafio enfrentado pelo sistema de cotas? Angela: Manter o aluno na universidade. Há problemas que impedem isso, como a ausência de recursos para permanecer no ambiente acadêmico. Cursos também precisam ser oferecidos, pois estamos lidando com alunos que têm capital cultural em desvantagem em relação a uma classe média que já tem acesso a vários elementos da educação desde cedo. O aluno é bom e tem um nível parecido com os demais estudantes, isso está confirmado em pesquisas. Entretanto, muitos desistem. Isso envolve uma série de variáveis, que vai desde a falta de adaptação até impossibilidade de conciliar emprego com as salas de aula – é importante lembrar que é significativo o número de alunos de baixa renda que precisa sustentar a família. Portanto, aí consiste a maior dificuldade no trabalho das medidas de inclusão social.


Edital de Seleção

Departamento de Matemática Colóquio No dia 19 de março, será realizado um colóquio com o professor doutor Gunter Schütz, do Institute of Complex Systems (ICS), na sala 856-L, às 16h. O tema do encontro vai ser Large scale dynamics of interacting particle systems.

Até sexta-feira, 28, está aberta a seleção para novos empreendimentos da Incubadora do Instituto Gênesis. Para se inscrever, é preciso que o empreendimento tenha um sócio como aluno, ex-aluno, professor ou algum profissional afiliado a projetos em centros de pesquisa da PUC-Rio. A Incubadora apoia projetos inovadores em diversas áreas, como Artesanato, Vídeo e Mídia Digital, Design, Energia e Petróleo, Moda, Tecnologia da Informação e Entretenimento, entre outros. Mais informações no Instituto Gênesis, pelo telefone 3527-1373, pelo e-mail gropilomariane@puc-rio.br ou no site www.genesis.puc-rio.br, no link Edital de Seleção de Novas Empresas.

Encontro de Português O X Encontro de Português Língua Estrangeira e o I Congresso de Português Língua Internacional serão realizados de 28 a 30 de abril, no Auditório do RDC. No primeiro dia, os encontros serão das 8h às 18h. No dia 29, das 9h às 16h, e no dia 30, das 8h30 às 16h. A PUC-Rio organiza os encontros em parceria com a UFRJ, a UFF e a UERJ. Mais informações pelo site: www.letras.puc-rio.br.

5

Palestra No dia 20 de março, às 15h, na sala 856-L, haverá uma palestra sobre a Recorrência/Transiência de passeios aleatórios via circuitos elétricos, com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Tertuliano Franco. O encontro faz parte do Seminário de Probabilidade e Processos Estocásticos. Crisma As inscrições para a Crisma 2014 estão abertas, com duas opções de turmas: a primeira será às segundas-feiras, às 12h, com início no dia 7 de abril; e a segunda turma, às quartas-feiras, às 16h, com início em 9 de abril. Inscrições pelo site www.pastoraluniversitaria.com.br. Mais informações: 3527-1347.

Bolsa PET-Letras Alunos dos cursos de Letras e Artes Cênicas, interessados em desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão, podem se inscrever para o processo de seleção de bolsistas PET-Letras. O prazo vai até o dia 26. Mais informações no site www.petletras-pucrio.blogspot.com.

Aula Inaugural A Escola Médica da PUC-Rio promove aula inaugural do curso de Radiologia na quarta-feira, 26, às 13h. A abertura oficial do curso será com o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Hilton Koch. Às 13h30 haverá a palestra Ser Radiologista, com o professor Emerson Gasparetto. A Escola Médica fica na Estrada da Gávea, 36.


TV PUC | Pilotis • No tom certo

Há mais de dez anos em funcionamento, o Projeto Aprendiz Música na Escola encaminha alunos do Ensino Fundamental para a Orquestra Jovem de Niterói. Confira: segunda-feira, 24, às 21h, terça-feira, 25, às 19h, sábado, 29, às 11h30 e às 23h. TV PUC - Canal 11 da NET - www.puc-rio.br/tvpucrio

Dissertações de Mestrado • Segunda-feira, 24, 11h30, sala 007-I - Longevidade e retenção de talentos nas empresas Great Place do Work (GPTW), por Nubia Correia do Rego, candidata ao título de Mestre em Administração de Empresas (opção profissional), Área de Concentração: Organização e Planejamento. Orientador: professora Patricia Amelia Tomei. • Terça-feira, 25, 13h, Miniauditório do RDC - Theoría: um estudo da contemplação como caminho para a verdadeira eudaimonía, por Carlos Eduardo Da Silva Rocha, candidato ao título de Mestre em Filosofia, Área de Concentração: Filosofia. Orientador: professor Edgard Jose Jorge Filho • Quarta-feira, 26, 14h, sala de aula do IRI - Estratégias de Comunicação em Operações de Paz: o Caso de Timor-Leste, por Gabriela Cavalcanti Romero, candidata ao título de Mestre em Relações Internacionais, Área de Concentração: Política Internacional. Orientador: professor Kai Michael Kenkel. • Quarta-feira, 26, 16h, 401-l - sala de Multimeios - Otimização Simultânea da Quantidade, Localização e Dimensionamento de Unidades Estacionárias de Produção por Algoritmos Genéticos, por Alexandre Frankenthal Figueira, candidato ao título de Mestre em Engenharia Elétrica, Área de Concentração: Métodos de Apoio à Decisão. Orientador: professor Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco. • Quinta-feira, 27, 11h, sala 512 - RDC - Geração de Mapas de Profundidade Super-resolvidos a partir de Sensores de Baixo Custo e Imagens RGB, por Leandro Tavares Aragao dos Santos, candidato ao título de Mestre em Informática, Área de Concentração: Computação Gráfica. Orientador: professor Alberto Barbosa Raposo. • Sexta-feira, 28, 10h, sala 1156-L - Guerra e paz no Antropoceno: Uma análise da crise ecológica segundo a obra de Bruno Latour, por Alyne de Castro Costa, candidato ao título de Mestre em Filosofia, Área de Concentração: Filosofia. Orientador: professora Déborah Danowski.

Restaurante PUC-Rio (Bandejão) by Sodexho Segunda-feira, 24 – Salada de acelga, repolho bicolor, berinjela assada e molho de alho. Pernil assado ao molho de ervas, filé de frango e virado de couve. Abobrinha recheada com soja, salada de beterraba cozida e arroz integral. Iscas de carne. Quibe, conchiglione de frango com catupiry ao molho sugo ou branco. Goiabada e laranja. Suco diet de laranja, suco de uva e mate. Terça-feira, 25 – Salada de agrião, abobrinha ralada, beterraba cozida e molho de ervas. Frango xadrez, bife ao molho roti e legumes sauté. Souflê de cebola com queijo, brócolis com cenoura ao alho e óleo e arroz integral verde. Salsicha acebolada. Esfiha de ricota, espaguete ao molho à bolonhesa ou quatro queijos. Gelatina de morango e melancia. Suco diet de abacaxi, suco de manga e guaraná. Quarta-feira, 26 – Salada de alface crespa, pepino com cebola roxa, feijão fradinho e molho rosé. Bife de alcatra ao alho, torta de frango e escarola com cebola dourada. Bolinho de arroz com ricota, berinjela napolitana e arroz integral. Omelete. Risoto de linguiça, canelone de ricota com espinafre ao molho sugo ou branco com ervas. Surpresa de banana e mamão. Suco diet de maçã, suco de abacaxi e mate. Quinta-feira, 27 – Salada de chicória, tomate com orégano, chuchu com cenoura e ervilha e molho de limão. Coxa e sobrecoxa ao molho siciliano, iscas de patinho aceboladas e cenoura burguesa. Hambúrguer de soja, batata doce sauté e arroz integral. Linguiça de frango. Quiche de alho poró, macarrão parafuso ao molho parisiense ou bolonhesa. Pudim de morango e maçã. Suco diet de tangerina, suco de laranja e guaraná. Sexta-feira, 28 – Mix de folhas, cenoura ralada, vagem com abobrinha e tomate. Filé de frango ao molho de ervas, lombo com batata e chuchu tropeiro. Nhoque de beterraba, jardineira de legumes e arroz integral. Filé de pescada. Coxinha, rondele de frango com catupiry ao molho branco ou sugo. Compota de maçã e salada de frutas. Suco diet de laranja, suco de tangerina e mate. Café da manhã: das 6h30 às 9h; Almoço: das 10h45 às 14h30; Lanche: das 16h às 17h; Jantar: das 18h às 21h. O cardápio do jantar é igual ao do almoço do dia seguinte. Evite Filas. Antecipe a compra do seu tíquete, caixas abertos a partir das 10h. OBS: O cardápio está sujeito a alterações.

Tese de Doutorado • Quinta-feira, 27, 13h, sala 300-F - “Entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios de pátios de escolas de Educação Infantil”., por Maria Leonor Pio Borges de Toledo, candidata ao título de Doutor em Ciências Humanas - Educação, Área de Concentração: Educação Brasileira. Orientador: professora Sonia Kramer.

EXPEDIENTE: Coordenador-Geral: Prof. Miguel Pereira. Coordenadora-Adjunta: Profª. Julia Cruz. Coordenadora-Administrativa: Rita Luquini. Editora e Jornalista Responsável: Profª. Julia Cruz (MTE 19.374). Subeditora e Chefe de Reportagem: Profª Adriana Ferreira. Projeto Gráfico e Diagramação: Profª. Mariana Eiras. Fotografia: Prof. Weiler Finamore Filho. Ilustração: Prof. Diogo Maduell. Projeto Comunicar - Redação e Administração: Rua Marquês de S. Vicente, 225, S/401-K, 22451-900, Gávea, RJ. Telefone: 3527-1140. E-mail: Redação: impresso.comunicar@puc-rio.br. Administração: pcomunic@puc-rio.br.

6

PUC Urgente 1205  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you