Issuu on Google+

TORONTO - Ano 3 - Edição num. 94 -2ª Setembro de - 2012 FREE ISSUE

Brasil invade as telonas de Toronto

D-Snow e Netinho Rapper e cantor baiano gravam clipe de nova música, uma mistura de arrocha com funk pág. 10

Mercado de trabalho

Jornal da Gente na Internet

Como conseguir a tão desejada experiência no mercado de trabalho canadense pág. 3

Dois coelhos

Brazil Film Fest

Filme faz parte do BRAFFTV 2012, com exibição de filmes de 11 a 14 de outubro, entre outros eventos. Acesse www.brafftv.com e confira a lista!

Cintia de Souza

Pedro Luiz, do Monobloco, encerra festival de cinema. Confira ebtrevista pág. 8

Encontre sua nova casa, pág 11

"(03"."*4.*/6504t&4$0-)"0.&-)031"3"4*

EUROPA BRASIL

5=350m.

$

Telefone e amigos

para os seus familiares

POUPE Dinheiro com os CARTÕES Telefónicos AMIGO info

e

e venDas

416-501-0313

PORTUGAL 5=1000m.

$

PORTUGAL - TELEMÓVEL

5=125m.

$

BRASIL - BELO H./RIO

BRASIL

5=600m.

%(/2+25,=217(‡5,2

PORTUGAL

3$/(*5(‡63$8/2

$

TELEMÓVEL

MAISOS T MINU

5=140m.

$

5=600m.

$

5=450m.

$

PORTUGAL 5=1000m.

$

BRASIL $ 5=350m. PORTUGAL $ 5=1000m. PORTUGAL - TELEMÓVEL

5=75m.

$


2 2˚ edição de Setembro 2012

Jornal da Gente Publishing Inc.

Chávez outra vez

Toronto - Canadá EDITOR DESIGNER GRÁFICO

Valter Barberini

Valter Barberini

valterbarberini@gmail.com TEL: 416 301 6703

COLABORADORES

Amanda Abreu Posadzki, Andrea Orlando, Carolina Hepfner, Carolina Ladeira, Christian Pedersen, Cirlene Pessoa, Dolores Gontijo, Flávia Cardoso, Guara Rosa, Guiomar Campbell, Iara Diniz, Joyce Correa, Lucia Caputo, Melissa Pancini, Nathália Perdomo, Nelson Lisboa, Noel Silva,Rosemary Baptista, Stéphanie Garcia Pires, Suely Anunciação, Vivian Aiko.

A opinião dos colaboradores e colunistas não reflete necessariamente a opinião do jornal.

O Jornal da Gente é publicado nos dias 1˚ e 15 de cada mês. Alguns locais onde você pode encontrá-lo: Consulado do Brasil, Brasil Remittance, Brazilian Star, Rio 40˚, Sabor Brazil, Big Slice, Sabor Brasil, Nova Era e mais 90 pontos.

Presidente venezuelano é “reeleito” pela terceira vez e vai governar até 2019

C

om 54,42% dos votos contra 44,97% do rival, Henrique Capriles, Hugo Chávez foi reeleito presidente da Venezuela pela terceira vez. Há 14 anos na presidência, com a eleição deste domingo Chávez completará 20 anos na presidência se cumprir seu mandato até o final, fevereiro de 2019. O mandato presidencial na Venezuela dura 6 anos. Cháves cumpriu os dois primeiros anos de governo em 1999 e 2000. Em 2000 foi eleito para um mandato de seis anos, sendo reeleito em 2006.

Mas chorar pode Venezuelanos da Flórida choram a derrota de seu candidato e dizem que houve fraude

E agora foi reeleito pela terceira vez A eleição deste domingo foi mais difícil do que as anteriores. Antes da abertura das urnas, Chávez anunciou que telefonaria para o adversário, Capriles, cumprimento-o, caso ele vencesse. E pediu aos seus eleitores que aceitassem o resultado com tranquilidade. Segundo a ONU, a taxa de pobreza urbana na Venezuela passou de 49% em 1999 para 29% em 2010.

E

nquanto os eleitores de Chávez comemoravam a terceira reeleição do presidente, os venezuelanos que vivem no sul da Flórida choravam e reclamavam de fraude. Mas o processo eleitoral foi limpo na Venezuela, segundo observadores internacionais. Os venezuelanos floridianos estavam inconformados também porque tiveram que viajar até Nova Orleans para votar, porque o consulado em Miami está fechado desde que os EUA expulsaram o cônsul do governo Chávez. Foram 15 horas até Nova Orleans e outras 15 de volta a Miami, para, no final, amargarem a derrota de seu candidato, o desafiante Henrique Capriles. Votaram no consulado em Nova Orleans 8.351 venezuelano-americanos, dos quais apenas dois votos foram para Chávez. Grupos de venezuelano-americanos desembarcaram dos ônibus chorando e dizendo que houve fraude no processo eleitoral. Mas sem nenhuma prova do que diziam, puro choro de perdedor.


2˚ edição de Setembro 2012

3

10 maneiras de conseguir experiência canadense

80% das vagas de trabalho estão no mercado de trabalho escondido. Como chegar a ele? Suely Anunciação

T

rabalhando há quase dois anos ajudando profissionais formados fora do Canadá, eu vejo que para se começar do zero nesse novo país há a necessidade de obter experiência canadense. Por várias razões, uma delas é aprender o que não foi possível enquanto estamos no nosso país: por exemplo, as relações interpessoais de um candidato a uma vaga de trabalho. A pergunta é como posso obter a tal famosa experiência canadense se ninguém me dá uma oportunidade de trabalho? Por causa dessa dificuldade decidi traduzir o artigo produzido por Shawn Mintz chamado “Top 10 Ways to Get Canadian Experience.”

ou usar a internet para aprender. Reformate seu CV para o estilo canadense de RESUME. A informação que é relevante em nossos países, muitas vezes não é relevante no Canadá. Em um CV é normal dar informações pessoais como estado civil, idade e país de origem. No Canadá, isso não deve ser mencionado em um Resume porque o código de Direitos Humanos do Ontário protege um candidado à uma vaga de trabalho contra discriminação. Outra dica é ter alguém que possa fazer uma crítica do seu resume antes que o envie. Existem várias organizações que fazem isso de graça, como a que eu trabalho (Peel Career Assessment “Em um CV é normal dar Services Inc.) Entrevista para informação: 80% das vagas de trainformações pessoais É quando uma pessoa enconbalho não são anunciacomo estado civil, idade e das e estão no famoso tra com outra e faz perguntas sobre o que o faz gostar do país de origem. No Canadá, mercado de trabalho próprio trabalho, o que não é Para entrar isso não deve ser mencio- escondido. bom, e qual a perspectiva para nele, é necessário muito nado em um Resume” esse campo no futuro. Uma boa trabalho, marketing maneira para se aprender sobre pessoal, aumentar uma determinada ocupação profissional no Canaos contatos, conhecer pessoas na sua área de dá é entrevistando pessoas que trabalham na sua atuação e aí vai... Esse tipo de método pode ser área, associações e organizações que licenciam intimidativo, mas vale a pena tentar. Os 20% pessoas neste campo de trabalho. A informação restantes das vagas são aquela anunciadas na obtida através dessas entrevistas irá ajudar a internet, nos jornais ou revistas. Esse método não pessoa a ficar mais bem informada sobre a indúsdeve ser o foco de sua busca por trabalho pois a tria de trabalho. Há também outras maneiras de competição é muito maior. As vagas no mercado adquirir essa informação através de websites ou de trabalho escondido são as que possuem menos artigos, mas a entrevista com alguém da área vai competição. te dar uma ideia melhor da prática neste campo. No nosso país somos conhecidos na área que Certamente parte da terminologia usada em sua trabalhamos pois nossa rede de trabalho foi consárea de trabalho pode ser diferente da terminolotruída durante anos. Mas, no Canadá, são poucos gia usada no Canadá. Seria bom ir à uma livraria os que nos conhecem. É necessário socializar

e para isso uma pessoa deve ir a oficinas, oferecidas pelas instituições comunitárias como a empresa em que trabalho, para aprender a procurar por emprego. Eu ofereço uma oficina chamada “Construa uma estratégica procura por trabalho.” Vá a feiras de trabalho e seja membro de associações profissionais no seu campo. Fale com todo mundo que você está a procura de trabalho, o médico de família, professor dos seus filhos, padre ou pastor, essa pessoa podem te conectar com quem pode lhe oferecer um trabalho. As pessoas aqui gostam de ajudar outras pessoas. Esse é o caminho. Infelizmente pode não ser possível começar na mesma área e posição em que estavam antes de vir para o Canadá, portanto, tente encontrar um trabalho que seja relacionado com a sua área de experiência. Por exemplo, se for um engenheiro (a), procure emprego como técnico. Pesquise as profissões que são relacionadas à sua ocupação e se candidate a eles. É a melhor maneira de começar e crescer dentro da empresa. Um bom site para pesquisar sobre profissões relacionados à sua área é o www.workingincanada.gc.ca. Lá você encontra informação sobre educação, regulamentação e até vagas abertas na sua área. Voluntariado, co-op, e “On-the-job programs” e “Job Trails” lhe darão a oportunidade de provar suas habilidades e conhecimentos para um empregador canadense. Aprenda sobre a cultura de trabalho canadense, adquira experiência

canadense e construa seu network. Use o tempo livre que tem para voluntariar. Se uma companhia lhe diz que não tem vagas no momento, diga que você entende mas que você adoraria voluntariar para aquela companhia. Quando lhe perguntarem se possuem experiência canadense não diga apenas NÃO e se sinta rejeitado por causa da pergunta. Diga ao prospectivo empregador como suas habilidades e conhecimentos são similares com o que eles estão procurando. Diga também como sua experiência internacional será uma vantagem para a companhia. Se prepare para entrevistas de emprego pesquisando a companhia, o título de trabalho e você mesmo. Venda suas habilidades, como disse recentemente, venda o seu peixe. Conte ao empregador na entrevista histórias sobre suas realizações e metas atingidas. Você é sua máquina de fazer dinheiro! Fique positivo, seja persistente, proativo e mantenha o foco, mudar de profissão mais do que uma vez não vai ajudar em nada. Mantenha-se sempre em contato com a sua rede de trabalho e mantenha sua motivação em alta. Tente, tente, e tente, assim boas coisas virão. Você pode fazer isso e você fará!


4 2˚ edição de Setembro 2012

Brasil lidera lances em leilão de virgindade de catarinense

Os brasileiros também respondem por seis das sete ofertas pela primeira vez com o judoca russo Alexander, 23 anos

D

Carolina Ladeira

Samsung lucra $ 7.3 bi em 3 meses Graças às vendas de TVs e do smartphone Galaxy a empresa fatura o dobro em relação ao ano passado

o Brasil saiu a maioria dos lances dados no site que está leiloando a virgindade da estudante catarinense Catarina Migliorini, 20 anos. Dos 12 lances para a jovem brasileira, oito partiram de internautas brasileiros. No dia 03 de outubro os lances no portal já chegavam a 190 mil dólares. Ela e o judoca russo Alexander, 23 anos, leiloam a virgindade por intermédio de uma produtora australiana. A “experiência” faz parte do documentário Virgins Wanted. Os brasileiros também respondem por seis das sete ofertas pela primeira vez com o judoca.

Sexo durante voo "É preciso ter muita coragem para expor uma experiência tão íntima e a Catarina chamou a atenção “É preciso ter muita por ser decidida", coragem para expor diz o diretor Justin uma experiência tão Sisely. Segundo Sisely, quatro garotas desistiram da proposta

íntima e a Catarina chamou a atenção por ser decidida”

antes da brasileira. "Ela está na Indonésia tranquila (gravando) e conta com o apoio de um psicólogo", contou. A perda da virgindade da brasileira acontecerá durante um voo que vai da Austrália para os EUA, evitando assim problemas com a legislação de qualquer país.

Leilão O vencedor, que só será identificado se desejar, poderá ficar ao menos uma hora com a garota. O ato não será filmado e o homem terá que usar camisinha. Brinquedos sexuais são proibidos e beijo não faz parte do contrato. O diretor do documentário diz que não entende o desejo de alguns homens por mulheres virgens, mesmo tendo que pagar alto preço pela experiência. Ele pretende entrevistar o homem, mesmo sem identificá-lo. O documentário será finalizado no Brasil. Com o dinheiro, que ficará inteiramente com ela, a Catarina pretende construir casas populares para famílias de baixa renda em Santa Catarina, seu estado natal.

A

Samsung Electronics teve lucro recorde no terceiro trimestre, de 7,3 bilhões de dólares, quase o dobro comparado com o mesmo período do ano passado, com fortes vendas de TVs de última geração e do smartphone Galaxy. A maioria dos analistas acredita, no entanto, que em dezembro vai acabar esse sequência de quatro trimestres de recordes, já que o grupo sul-coreano - maior fabricante mundial de smartphones, TVs e chips de memória - enfrenta neste último trimestre a concorrência do novo iPhone e de outros produtos no disputado mercado mundial de smartphones, avaliado em 200 bilhões de dólares. A Samsung gastou em marketing 2,7 bilhões de dólares somente de julho a setembro, pelo patrocínio da Olimpíada de Londres e da divulgação do novo Galaxy. A empresa, de 206.000 funcionários, ainda aguarda o resultado do recurso para anular a sentença de um tribunal dos EUA que determinou o pagamento de mais de 1 bilhão de dólares em indenização à Apple por violação de patentes.


2˚ edição de Setembro 2012

5

Anunciadas moratórias para os Programas Bebê já é vitorioso de Imigração Federal e de Quebec Programa é reformulado enquanto aplicações acumuladas são resolvidas

T

Nelson Lisboa

anto o Programa Federal Skilled Worker Quebec está aceitando algumas exceções quanto o de Quebec congelaram temespecialmente para pessoas que estudaram porariamente as novas aplicações para ou trabalharam em Quebec e para um número o programas de investidor e trabalhadores seleto de profissões qualificadas. qualificados. As moratórias devem ficar em vigor até o início de 2013, momento em que ambos O Programa Federal Skilled Worker e o Programa os governos devem anunciar de Federal de Investidor “Espera-se que os novos critérios de seleção. Imigrante não aceitam novos pedidos desde 1º programas tanto do A Cidadania e Imigração do de julho de 2012. Quebec quanto o Federal Canadá pretende reformular sejam totalmente os dois programas maximiO que isso significa para zando a sua contribuição para preenchidos em questão os futuros candidatos? a economia canadense, criande semanas” do um processo mais rápido Os critérios de seleção de revisão das aplicações e para ambos os progralidando com as aplicações acumuladas que não mas de investidores, que deverão ser anunciados foram processadas. As pessoas que têm ofertas em janeiro de 2013, serão semelhantes. No de emprego no Canadá ou que se qualificaram entanto, o valor do patrimônio líquido pessoal no Programa Classe Experiência Canadense não poderá ser aumentado para $3.000.000,00 de serão afetadas pelas mudanças. dólares canadense, sendo $1.600.000,00 milhão

de dólares para se qualificar e um investimento de até $1.500.000,00 de dólares. Uma vez anunciado a abertura dos programas em 2013, espera-se que os programas tanto do Quebec quanto o Federal sejam totalmente preenchidos em questão de semanas. Portanto, caso haja interesse na aquisição da cidadania canadense, recomendo que entre em contato com o seu representante legal. Para ajuda com o preenchimento de sua aplicação me contate pelo e-mail nlisboa@ pacelawfirm.com ou ligue para 647-789-1961 / 416-560-1464 (Toronto) e (11) 4040-4423 (Brasil). Visite a página no Facebook http:// www.facebook.com/ImigracaoParaBrasileiros e curta para seguir as informações atuais sobre o Canadá. Até breve.

E

sta foto de uma ultrasonografia em 3D virou polêmica na Inglaterra. Tem gente que acha que a mãe fez uma montagem só para aparecer na mídia. Mas ela garante que o V da vitória feito pelo bebê dentro da barriga é real. O médico que fez a ultra também garantiu que não houve modificações na imagem. Ele disse brincando que a criança deve ter "percebido" que estava sendo observada e fez o "V" com os dedinhos para a mamãe dizendo que está tudo bem por lá. A imagem em 3D foi registrada na cidade inglesa de Wraysbury. Abigail Appleton, de 31 anos, saiu toda feliz por causa da demonstração de esperteza de seu bebê. Ela estava tentando engravidar do marido, Mark McKerral, há quatro anos, segundo o "The Sun", e pelo visto a espera foi recompensada em grande estilo!


6 2˚ edição de Setembro 2012

Festa da Nossa Senhora do Rosário, em Scarborough

Banalizando a vida

Paróquia anuncia mudanças e convida fieis a participarem

Dolores Gontijo

V

ocê ainda não tem idade para usar esmalte nas unhas, e terá todo o tempo para usar quando for adulta, agora vá brincar", dizia a minha mãe. Ela tinha seu jeito simples de resolver questões cotidianas.

A vida tem seus ciclos que devem ser preenchidos no devido tempo, importante não pular etapas para que no futuro não haja um sentimento de perda ou frustração por não tê-los vivido. Fazer parte do mundo adulto é um empreendimento que requer talento e determinação. Ser vitorioso é obri“Os jovens estão gatório em um mundo cada vez mais exigente e superficial. adoecendo,

Os jovens estão adoecendo, contraindo contraindo doenças contra as quais não doenças contra as quais não foram vacinados. Mentalmente debilitados, como foram vacinados” se não bastasse o álcool e as drogas, estão sendo tragados pelo stress, depressão e pânico. Assustados, estes moços se preparam para a vida adulta sem uma exata convicção. Sofrem todo tipo de pressão e sucumbem à crueldade da vida no mundo líquido. Alguns, em torno de 1,2% nas universidades da América do Norte, não suportam e colocam um ponto final no que não conseguem mais elaborar. Cada vez mais sozinhos, isolados em seus mundos digitais, não aprenderam a naturalmente enfrentar desafios ou problemas, sempre protegidos pelos super pais prontos a tirar-lhes do caminho todos os obstáculos. Assenhoram-se de seus corpos mas não conseguem habitá-los. Fazem parte da tribo que não os reconhece. A violência crescente com que estes garotos se tratam, se mutilam, se queimam, se tatuam, é como se fosse autopunição por algum pecado inconfessável. Leiloar a virgindade pela internet é direito inquestionável e incensurável de uma garota que mais do que ganhar dinheiro, não tem medo de provar ao mundo o quanto é fútil sua vida. Comprar um aplicativo para celular que avisa quando a namorada está na TPM, mais do que ser plugado é com certeza mostrar que a relação não passa necessariamente pelo entendimento verbal. Assim a demência e a futilidade dominam a vida desta geração exausta, estressada e em pânico. O que é considerado apenas a ponta de um iceberg indicativo da saúde mental da juventude atual. "Tudo que nos é fácil, constante e fartamente acessível tende a ser óbvio demais para ser notado, quanto mais para nos fazer pensar" (Zygmunt Bauman)

Valter Barberini

N

os dias 19, 20 e 21 de outubro a Paróquia de Nossa Marco, não há clubes portugueses na área leste de ToSenhora do Rosário, em Scarborough, realiza a ronto que possa responder às necessidades da comunigrande festa paroquial em honra a Nossa Senhora dade: “É preciso dar mais força e relevo aos ministérios do Rosário. O novo administrador paroquiais com os jovens, as crianças, as da igreja, o Padre Marco Bagnarol, famílias e a terceira idade, facilitando que assumiu recentemente, pro“A igreja de Nossa Senho- e fomentando programas de catequese, cura dar um novo renascimento à formação e de apoio, e atividades ra do Rosário foi fundada de única igreja portuguesa naquela sociais e culturais.” por Sr. Bento de São José comunidade, om planos para salvaguardar e expandi-la. e localiza-se fica na 2950 Entre os planos, está a intenção de Midland Avenue” montar um presépio ao vivo para o A festa será precedida pela NoveNatal, com a participação da comunina de preparação que começa no dade. “Espero poder servir a todos com dia 13 de outubro. “Esta e as festas tradicionais, como a colaboração e generosa dedicação de todos os paroquiado Divino Espírito Santo, estão enquadradas em planos nos e boa vontade”, declarou o Padre. inovativos para uma nova evangelização com uma renovada pujança de Fé, Valores e Cultura,” afirmou o Padre Marco em coletiva de imprensa. A Paróquia convida todos os portugueses dos bairros da Gerrard, Greenwood, Danforth, Scarborough, Markhan, Pickering , Ajax, Whitby e Oshawa para que “voltem à sua paróquia lar onde serão novamente uma família, empenhada a trabalhar de mãos dadas transmitindo a riqueza da nossa fé e cultura às gerações vindouras ao mesmo tempo que celebra e cultiva os valores dos nossos anciãos”, disse o Padre. Ainda segundo o Padre


2˚ edição de Setembro 2012

7

Oportunidades para imigrar para o Canadá Provincial Nominee e Visa Start-Up são oportunidade para se mudar para cá Cirlene Pessoa

U

ma das opções de imigração que muitos não têm conhecimento é o programa de “Provincial Nominee” e especialmente o da província de Saskatchewan, no Canadá. Desde de 2007, ele vem recebendo imigrantes através do Saskatchewan Immigrant Nominee Program.

Os requerimentos básicos para ser um empresário através do programa de Province Nominee em Saskatchewan são: ter um investimento financeiro de CD$300,000.00, mínimo 3 anos de business e experiência em gerenciamento, e queira morar na província. Esse é um dos processos mais rápido para se conseguir a residência permanente canadense (por volta de 1 ½ ano).

Esse programa de imigração “Esta lei dará poderes facilita a nomeaVisa Start-Up ao ministro da ção de candidatos (imigrantes) Cidadania, Imigração e Uma outra opção para imigrar para Capelo governo nadá é o programa Visa Start-Up, que Multiculturalismo de federal com base será lançado no próximo ano e contará decidir quem poderá ou em critérios escom apoio de investimento de capital tabelecidos pela não entrar no país” no Canadá. Este programa começará província. Sendo como um programa piloto. Mas, se ele que o programa funcionar, facilmente centenas de imigrantes virão oferece a capacidade de selecionar os candidatos por ano para o Canadá através deste programa. cujas habilidades e capacidades melhores se adequem às necessidades da província. Como, por exemplo, falta de mão de obra qualificada Uma mudança importante para o sistema de con(Long Haul Truck driver, Hospitality sector, Student cessão de visto de investidor é que os candidatos seeking master, PHD e programas pós-graduação, terão de ser patrocinados por capital de risco etc). O tempo de processamento das aplicações é canadense ou grupos de investidores, ou seja, terão mais curto do que outros programas federais de que ser identificados como tendo o potencial de imigração. empregar vários canadenses no primeiro ano de operação. A maioria das províncias aqui tem um acordo com o Governo do Canadá, que lhes permite nomear os imigrantes que desejam se estabelecer naquela província ajundando com o trabalho qualificado ou financeiramente, abrindo um estabelecimento comercial (business). Se você optar por imigrar para o Canadá através de um Province Nominee programa, você deve primeiro aplicar à província onde você deseja e concluir o seu processo de nomeação provincial. A província vai considerar a sua aplicação com base em suas necessidades de imigração e sua intenção genuína de se estabelecer lá.

Para os indivíduos que pretendem aplicar para a Residência Permanente Canadense, o programa Start-Up pode ser um caminho para alcançar esse objetivo. Ao garantir uma autorização de trabalho temporário, os candidatos podem, então, construir uma experiência canadense, um recurso valioso para um pedido de imigração. Os candidatos aprovados para o programa Start-Up receberão 1 ano de autorização de trabalho temporário. Esta autorização é condicional e pode ser prorrogada, caso um indivíduo opte por continuar a trabalhar no Canadá.

Os candidatos ao programa devem demonstrar que sua empresa é capaz de se estabelecer no Canadá e apresentar documentação que demonstre a capacidade financeira da empresa. Eles também terão que delinear os planos pessoal e de negócios no Canadá, além de provar que eles têm garantidas (ou estão em processo de obtenção) as instalações físicas. Imigrantes de negócios são esperados para fazer um investimento de 800 mil dólares canadenses ou possuir e gerir os negócios no Canadá, e devem atender ao requisito da experiência mínima. O ministro de imigração, também, pretende renovar o visto de investidor, que concederá às pessoas o direito de imigrar se elas investirem no Canadá de 400 mil dólares canadenses até 800 mil dólares canadenses. O indivíduo que estiver sendo transferido para trabalhar no Canadá juntamente com a empresa também deve atender aos requisitos do programa. De um modo geral, devem trabalhar em tempo integral como funcionários da empresa estrangeira e devem preencher uma das duas categorias: Executivo / Gerencial: A empresa terá que mostrar que vai ser grande o suficiente para suportar uma função executiva ou de gestão, ou Conhecimento especializado: A empresa terá que mostrar que o conhecimento do funcionário é essencial para as operações da empresa.

Muito poder para o ministro de Imigração canadense Atualmente a proposta de Lei C-43 na qual dispõe sobre a deportação rápida de criminosos

estrangeiros vem tumultuando os bastidores do governo, pois, se aprovada, facilitará a deportação de refugiados, residentes permanentes e turistas que cometerem crimes considerados graves. Esta punição se aplicará àqueles que estiverem presos por seis meses ou mais nas cadeias públicas. Esta lei dará poderes ao ministro da Cidadania, Imigração e Multiculturalismo, Jason Kenney, de decidir quem poderá ou não entrar no país. “Estrangeiros acusados de crimes graves se aproveitam da morosidade, muitas vezes, por vários anos, para ficarem no país em vez de serem deportados”, disse o ministro. E alegou também que estas medidas tomadas visam proteger os cidadãos canadenses, fazendo com que estes criminosos não mais cometam crimes durante o término do processo de deportação. O problema sobre essa proposta de lei é o quanto de poder será dado ao ministro para decidir quem entrará ou deverá sair do país temporária ou definitivamente. Pois essa medida poderá afetar várias vidas, como aqueles que estão requerendo a cidadania para seus familiares, que deverão aguardar a decisão do ministro, uma única pessoa, para analisar seus pedidos, e isso pode acarretar uma demora para o julgamento de todos.

Se você quer tirar dúvidas, marcar uma consulta, por favor contate Pessoa & Associates por email cpessoa@pessoalegal.ca, telefone 647-847-6186 ou website www.pessoalegal.ca. Muito obrigada e esperamos estar em contato com você em breve!


8 2˚ edição de Setembro 2012

Pedro Luís, do Monobloco, se apresenta em Toronto

Informe Itamaraty

Show encerra o festival de cinema brasileiro Brazil Film Fest

E

leições municipais no Brasil em 2012 Informamos que os brasileiros cadastrados na 1ª Zona Eleitoral do Exterior precisam votar ou justificar a ausência apenas nas eleições presidenciais. Neste sentido, esses eleitores estão dispensados de justificativas no pleito deste ano.

Michelle Antelo

O

cantor e compositor carioca Pedro Luís apresentará pela primeira vez em Toronto as músicas de seu primeiro disco solo: “Tempo de Menino”. O show acontece no dia 21 de outubro, às 20h, como parte da programação do Brazil Film Fest. A apresentação traz as músicas de diversos ritmos e gêneros que compõem o álbum solo, além de sucessos da carreira do artista. Um dos fundadores da banda Pedro Luís e A Parede e do Monobloco, Pedro Luís estará acompanhado por Marcelo Vig (bateria e programações), Guila (baixo) e Leo Saad (guitarra e teclado).

(que rendeu a ele o prêmio de melhor trilha sonora original na Mostra de Curtas Mercosul 2003); “Alô Tocaio”, de Renato Martins e Lula Carvalho (vencedor do prêmio de melhor trilha sonora para curta em 35 mm no Cine PE 2006); “Faixa de Areia”, de Daniela Kalmann e Flávia Lins e Silva, e “Minha Rainha”, de Cecília Amado.

Por sua vez, os brasileiros inscritos em município eleitoral no Brasil devem votar ou justificar a ausência nas eleições municipais vindouras. Para tanto, o cidadão deverá preencher e assinar “Requerimento de Justificativa Eleitoral” disponível no seguinte endereço eletrônicohttp://www.tse. jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/serviços-eleitorais-no-exterior .

Confira abaixo entrevista com Pedro Luís. Qual é a sua relação com o cinema? Primeiramente de admirador, que se inspira nele muitas das vezes para compor. Minha adolescência foi de frequentador de cine-clubes, vendo várias pérolas de todas as épocas e origens, desde clássicos do cinema novo até a obra experimental de Norman Mclaren. A sala de cinema é onde minha alma se transporta e abandona todo e qualquer estresse e rotina.

“A sala de cinema é onde minha alma se transporta e abandona todo e qualquer estresse e rotina”

O repertório do show traz músicas de autoria de Pedro Luís com diversos parceiros: “Nas Estrelas” (com Sérgio Paes), “Crise” (com Ivan Santos), “A Medida do Meu Coração” (Ricardo Silveira), e “Tá?” (com Roberta Sá e Carlos Rennó). Na faixa-título “Tempo de Menino”, o artista homenageia a Tijuca, bairro carioca onde nasceu e cresceu. A canção “Menina do Salão de Beleza” (parceria com Beto Valente e Rodrigo Cabelo), que estreou em junho na novela “Avenida Brasil”, está no repertório e virou videoclipe com a atriz Cris Vianna. O show traz ainda sucessos da carreira do artista com a banda Pedro Luís e A Parede, como “Soul” e “Caio no Suingue” (gravadas no disco “Astronauta Tupy”, em 1997).

A história do artista com o cinema não é só como espectador, mas como compositor e diretor musical também. Pedro Luís já dirigiu trilhas sonoras dos longas-metragens “O Diabo a Quatro”, de Alice de Andrade; e “Praça Saens Pena”, de Vinicius Reis; além dos curtas “Atrocidades Maravilhosas”, de Renato Martins, Pedro Peregrino e Lula Carvalho

O que o público pode esperar da apresentação no Brazil Film Fest? Uma mistura das canções do álbum com outras canções que fazem parte de minha história de compositor. Qual é a sua expectativa de se apresentar em Toronto? Estou adorando fazer o show, ao lado de um trio simples e objetivo, e estamos muito curiosos pra experimentar isso pela primeira vez em um país de língua não portuguesa e num evento tão conceituado no mundo da 7ª arte. Espero agradar!

Quais são os projetos para 2013? Em relação ao meu trabalho solo, “Tempo de Menino”, vou gravar e lançar um DVD. Com meu projeto coletivo, o Monobloco, nós vamos lançar e excursionar com o novo CD a partir de março de 2013. O 6º Brazil Film Fest acontece de 18 a 21 de outubro no The Royal, no coração da Little Italy, em Toronto. O show de encerramento com Pedro Luís acontece no Revival Bar (783 College Street) e os ingressos são vendidos online ou durante o festival a $35. Acesse www.brazilfilmfest.net para outras informações e listagem dos sete longa-metragens e três documentários em exibição.

Após o preenchimento, é necessário entregar pelo correio diretamente ao Cartório da Zona Eleitoral em que estiver inscrito no Brasil, cujo endereço pode ser obtido no link: www.tse.jus.br/institucional/ tribunais-regionais. A justificativa eleitoral poderá ser apresentada no prazo de até 60 dias contatos da realização de cada pleito eleitoral, ou até 30 dias após o retorno do eleitor ao país.

TV Brasil Internacional Para ter acesso à ampla gama de conteúdos de alta qualidade de natureza informativa, cultural, artística e científica da TV Brasil Internacional acesse http://tvbrasil. ebc.com.br/internacional/como-sintonizar . Na programação diária também é possível conferir o programa “Brasileiros no Mundo”, que tem como público-alvo a nossa diáspora brasileira.


2˚ edição de Setembro 2012

Oh minha dor nas costas! Como se libertar da dor lombar crônica e aguda

E

Paula Maciel

2. Não descanse muito com uma lesão nas costas: u nasci em Torres Novas e vim para cá aos 9 anos ... Hoje eu Esta é uma tarefa difícil porque muitas pessoas acham que se elas gerencio um grupo líder de clínicas de fisioterapia, saúde e machucaram as costas, elas precisam parar de se mover e ficar na reabilitação em Toronto e GTA – em que pacientes portugueses cama até que a dor acabe. Embora isso possa ser recomendado e brasileiros são bem-vindos. Espero que eu possa ajudar a espalhar para um pequeno número de pessoas que um pouco de conhecimento sobre algumas sofrem de dor nas costas, a esmagadora importantes questões de saúde e bem-estar que “Levante-se e se estique, maioria das pesquisas apoia a movimenpossam ajudar você na vida e trabalho! tação assim que possível, após a lesão. faça uma caminhada Escolha natação, caminhada suave, ou uma A dor lombar é uma das fontes mais crônicas de ou pelo menos mude a série de exercícios de fisioterapia. Mas não dor entre canadenses – e brasileiros também. posição do corpo a cada 30 permaneça imóvel! Toda dor nas costas, entretanto, não é necessariamente criada da mesma forma. De pessoa para minutos. Suas costas vão 3. Não fique na mesma posição por mais de pessoa, a intensidade da dor pode variar. A única agradecer por isso” 30 minutos lamentável certeza é que a dor pode persistir Se você passa a maior parte do seu dia por muito tempo se não for tratado de forma sentado em uma cadeira de escritório ou dirigindo um carro, então eficaz por uma boa equipe de fisioterapia e através de um programa você tem um grande risco de ter uma dura e dolorosa costas. Lembrede exercício de som. -se, as articulações das suas costas gostam de se deslocar e quanto mais elas se movem mais saudáveis são. ​​ Levante-se e se estique, faça Aqui estão três dicas para ajudar você a vencer a dor nas costas: uma caminhada ou pelo menos mude a posição do corpo a cada 30 1. Se você não usar, irá perdê-lo: minutos. Suas costas vão agradecer por isso. Este é um dos mais antigos ditados de saúde e fitness, mas que funciona muito bem com a dor nas costas. Eu recomendo que todos Se você está sofrendo de um problema nas costas e gostaria de os dias você faça uma variedade de exercícios de mobilidade que resolver isso de uma vez por todas, ou se você gostaria de passar movam as suas costas através de uma gama completa de movimento. por alguns simples exercícios de costas para ficar em forma e livre Aqui é uma rotina fácil de seguir: de dor, então ligue para qualquer uma das minhas clínicas. Se você - Deite-se de costas e puxe os joelhos até o peito, 10 vezes; está em Toronto, tente Sheila na clínica St. Clair e Dufferin em (416) - Com os joelhos a 90 graus, role lado a lado por 10 repetições de 656-6800. Ou entre em contato com as outras clínicas acolhedoras cada lado; de portugueses e brasileiros que temos perto de você em Brampton, - Role pela sua barriga e descanse em seus cotovelos por 30 segunVaughan ou a área de Hamilton/Burlington visitando www.medrehados. bgroup.com Estes movimentos simples ajudam a manter suas costas em moviPaula Maciel é da MedRehab Group Rehabilitation Clinics. mento. Se houver qualquer dor ao fazer esses movimentos, certifique-se de verificar com o seu fisioterapeuta antes de continuar.

9


10 2˚ edição de Setembro 2012

Netinho grava com D-Snow clipe de música nova em Toronto Bate Tum Tum Tum” mistura o arrocha baiano com o funk carioca

O

Carolina Ladeira

rapper D-Snow recebeu o cantor Netinho em Toronto para a gravação de parte do videoclipe da nova música do baiano, “Bate Tum Tum Tum.” D-Snow participa da faixa cantando e por isso a cidade também se tornou cenário. Em um dia ensolarado de outono canadense, a filmagem ocorreu na beira do lago Ontário, no dia 27 de setembro, com a bela vista da cidade ao fundo. “Muito obrigado ao amigo e parceiro D-Snow, a todas as meninas lindas que filmaram com a gente, Bárbara Barberini, Carla Fabre, Aaliyah Krystin, Fiorenza Darelli, Yara Vasconcelos, Cristina Mendes, e a toda a rapaziada que participou dessa produção”, publicou Netinho em seu perfil no Facebook e seu blog. A música é o lançamento de Netinho para o verão no Brasil. No dia seguinte D-Snow seguiu com Netinho para o Rio de Janeiro a fim de finalizar as filmagens. O Jornal da Gente conversou com Diogo Neves, o D-Snow, após as gravações. Confira o papo abaixo. Como surgiu a oportunidade de gravar o videoclipe com o Netinho? Nós trabalhamos no Brazilian Day New York do ano passado juntos. Foi onde nos conhecemos e continuamos a ter contato desde lá. Depois de um tempo, em uma brincadeira no twitter, decidimos fazer essa música juntos. Qual é a sua participação? Eu canto o segundo verso todo fazendo um hip hop em cima desse ritmo arrocha que está estourando no

Brasil. Ficou um mix bem legal e diferente que vai fazer sucesso nesse verão. Ele gravou a música toda no Brasil e depois me mandou o instrumental. Em um estúdio aqui em Toronto eu gravei a minha voz. Como foi a gravação do clipe? A gravação do clipe foi ótima. Gravamos todas as cenas da parte em que eu canto em Toronto, na The Docks com o lago e a vista completa de Toronto de fundo. No mesmo dia à noite embarcamos para o Rio de Janeiro para acabar de gravar no dia seguinte o resto do clipe em uma mansão no Mirante do Joá. O elenco era maravilhoso, mulheres lindas e atores, além de profissionais da Globo trabalhando na direção. Como foi trabalhar com o Netinho? Foi maravilhoso, uma experiência única. Aprendi muita coisa, ele é muito profissional e a experiência de palco e de shows que ele tem é sem explicação. Vocês vão fazer show juntos? Vamos, sim. Viajaremos pela região Sudeste do Brasil e depois vamos para Salvador fazer o carnaval do trio. Como você analisa esse momento na sua carreira? Está sendo um momento muito especial, de várias conquistas. Tenho que focar bastante, continuar me dedicando e tocar essa bola para frente sem medo. (risos) Quais são seus planos daqui para frente? Preparar um projeto muito bom, me dedicar e apresentar para um produtor no Brasil para lançar meu trabalho no mercado brasileiro.


2˚ edição de Setembro 2012

11


12 2˚ edição de Setembro 2012

O poder da luz no ambiente

Quando se trata de iluminação, mais importante do que a estética é o bem-estar Vivian Aiko

U

m dos itens mais importantes na composição de um ambiente é a iluminação. Ela deve ser pensada no seu aspecto funcional, considerando o que se faz nesse ambiente, e a necessidade de luz para realizar as atividades de forma confortável. Também é essencial no seu aspecto decorativo, destacando pontos, elementos, texturas, revestimentos e objetos.

Para cada situação e ambiente, existe uma tempePara dar destaque a obras de arte, texturatura de cor ideal a ser usada. Primeiro devemos ras, objetos ou cores, deve-se considerar entender que temperatura de cor é a variação o Índice de Reprodução de Cores da da tonalidade da luz. Por exemplo, lâmpadas lâmpada escolhida. Quanto maior o valor incandescentes têm temperatura de cor mais baixa IRC, mais a cor se aproxima do real, isto e geram uma luz mais quente, com tonalidade é, como a cor é vista ao estar exposta amarelada. Já uma lâmpada fluorescente geralà luz do sol. As lâmpadas mais quentes possuem mente possui temperatura de cor mais alta, que maior IRC, portanto são mais adequadas para tal gera uma luz mais fria, uso. O mesmo se aplica azulada. Quando falamos “Áreas sociais e dormitórios devem sempre que for necessário em luz quente ou fria, não muito bem a tarefa ter lâmpadas de tom mais quente, enxergar estamos nos referindo ao que está sendo realizada, pois elas chamam ao relaxamento como maquiagem, escolha calor físico da lâmpada, e e ao aconchego” sim ao tom de cor que ela de roupas e desenhos à dá ao ambiente. mão. Porém, é importante lembrar que toda lâmpada emite calor, umas mais Assim, em sua casa as áreas sociais e dormitórios outras menos. Então na hora de escolher, leve em devem ter lâmpadas de tom mais quente, pois elas conta sua emissão de calor, chamam ao relaxamento e ao aconchego. Já nas já que isso pode danificar áreas de serviços, cozinhas, banheiros, home-office obras de arte e provocar e salas de estudos, use as de tom neutro ou frio, desconforto em algumas que induz uma maior atividade e motivação. atividades onde precisa-se de luz direta. Antes de se pensar em iluminação artificial, porém, devemos pensar na luz natural. Um ambiente claInfelizmente, o custo, gasto reado pelo sol vale mais do que qualquer projeto de energia e durabilidade luminotécnico, pois praticamente só precisará de de cada tipo de lâmpada lâmpadas durante a noite. Além da vantagem de varia muito. Porém, com os que a luz natural reflete as cores como elas realavanços alcançados nessa mente são, os gastos com energia diminuem consiárea, já é possível obter deravelmente. Portanto, se um ambiente pode tirar soluções econômicas e proveito do sol, é importante saber valorizar isso. inteligentes para cada caso, Cortinas em tons claros ou com transparência são sem perder a funcionaliuma boa solução, pois trazem leveza ao mesmo dade e o tom de luz que tempo em que garantem privacidade e permitem a procuramos. passagem de luz.

Consulado-Geral do

Brasil

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO O Consulado-Geral do Brasil em Toronto informa que estarão abertas inscrições para processo seletivo com vistas a contratação de um AUXILIAR ADMINISTRATIVO Inscrições: de 02 a 19 de outubro mediante envio de curriculum vitae e da documentação listada no edital publicado no site toronto.itamaraty.gov.br: a) Pessoalmente (de 9h às 13h) ou pelo correio para: CONSULADO-GERAL DO BRASIL SETOR DE ADMINISTRAÇÃO 77 BLOOR STREET WEST, SUITE 1109 TORONTO, ON – M5S 1M2 b) Por email para o endereço: info@consbrastoronto.org. Serão aceitos os documentos encaminhados até as 20 horas do dia 19 de outubro de 2012. Os candidatos deverão comprovar situação regular de residência e permissão legal para o exercício de atividade remunerada no Canadá. O Auxiliar Administrativo desempenhará atividades de natureza administrativa nas diferentes áres de atuação do Consulado, podendo ser, mas não restritivamente ligadas ao atendimento ao público, ao processamento de documentos de natureza consular e ao secretariado. SALÁRIO BRUTO: CAD 3,094.38 PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOLICITE O EDITAL NO BALCÃO DO CONSULADO OU CONSULTE O SITE: http://toronto.itamaraty.gov.br INFORMAÇÕES NÃO SERÃO PRESTADAS POR TELEFONE.

Em resumo, a iluminação é um aspecto a ser pensado além da beleza. Ela pode garantir o bem-estar e bom humor do morador no seu dia a dia, além da satisfação de ter uma casa agradável para o convívio de todos: família e amigos. Vivian Aiko é Designer de Interiores formada pela UFRJ. Sua experiência inclui projetos de arquitetura e decoração, criando soluções inteligentes e adequadas às necessidades dos clientes. Para contato, envie email para vivian.aiko@gmail.com


2˚ edição de Setembro 2012

Festival de fotografia reúne profissionais do mundo todo em Paraty Paraty em Foco” contou com exposições workshops e projeções de fotos em grande escala

T

Iara Diniz

odos já sabem que em setembro a cidade de Paraty é lelas, de diversos artistas, com destaque para a inédita “Moradoocupada pela fotografia. Pois bem, este ano a palavra res”, projeto elaborado com os habitantes da cidade pelo Nitro “ocupação” foi levada ao pé da letra: das 18 exposições, 12 Imagens + Alicate. estavam à céu aberto. Imagens de Martin “A arte de fotografar Parr, Cristiano Mascaro, Peter Funch, Luiz Profissionais de distintos países, reconheGarrido, Marcos López, Renan Cepeda, Lucidos mundialmente, discutiram sobre o é apaixonante e ciano Candisani, Rodrigo Gómez Rovira, os encantadora, cada um com presente e o futuro do fotojornalismo, a coletivos Nitro Imagens + Alicate, Garapa, retomada da fotografia documental no seu olhar particular e suas contexto das transformações tecnológicas, Galeria Experiência, TerraProject, entre outros, estavam espalhadas pela cidade, entre outros temas. cores diferentes” dia e noite durante o festival. Seguindo o processo de democratização iniciado há 2 Foram realizados 23 workshops práticos e teóricos, com anos, foram expostos trabalhos de artistas escolhidos aulas dirigidas a fotógrafos profissionais, amadores e através da Convocatória: Calé, Thales Leite dos Santos ao público interessado em produção cultural e editorial Pereira, Aline Motta e Coletivo Amazonas + 2. voltada à fotografia. Este ano, o festival ofereceu 450 vagas, 10% reservadas para bolsas de estudo direcionaAs projeções são uma maneira de ver a fotografia em escalas das a moradores de Paraty. Além disso, foram concedidos desconincomuns que valorizam o trabalho de fotógrafos celebrados e tos para estudantes de fotografia e parceiros do festival. emergentes. As atenções foram também para as projeções paraPelas ruas de Paraty circulavam entusiastas da fotografia, bem como fotógrafos de renome no mercado nacional e internacional. Era comum encontrar pessoas fotografando pelas ruas, a cada esquina se via um fotógrafo admirando e registrando algum detalhe, pessoa, paisagem... A arte de fotografar é apaixonante e encantadora, cada um com seu olhar particular e suas cores diferentes fazem do mundo um espetáculo de cores, olhares e dimensões diferentes. O Paraty em Foco contou com 12 Encontros em formato entrevistas. Os ingressos foram vendidos com um dia de antecedência ou no mesmo dia. Para os que ficaram pra fora ou não chegaram a tempo, tiveram a oportunidade de assistir a retransmissão dos encontros gratuitamente no Pátio da Casa da Cultura, no Lounge e na Tenda da Matriz.

13


14 2˚ edição de Setembro 2012

NO DIA DE ACÇÃO DE GRAÇAS (THANKSGIVING DAY)

É tempo de agradecer; pois nada se conquista sozinho!

LOCAL 183

Agradece a todos os seus membros e respectivas famílias, pelo contínuo empenho em tornar este país um local cada vez melhor.

Happy

Thanksgiving Day

Artwork by Sol Português

Jack Oliveira Business Manager Luis Camara Secretary Treasurer

Nelson Melo President

Bernardino Ferreira Vice-President

Marcello Di Giovanni Recording Secretary

Jaime Cortez E-Board Member

Patrick Sheridan E-Board Member

Head Office

Simcoe County Office

Eastern Office

1263 Wilson Avenue, Toronto ON M3M 3G3

62 Commerce Park Drive Units D&E, Barrie ON L4N 8W8

560 Dodge Street, Cobourg ON K9A 4K5

416 241 1183 ph • 416 241 9845 fx

705 735 9890 ph • 705 735 3479 fx

905 372 1183 ph • 905 372 7488 fx

1 877 834 1183 toll free

1 888 378 1183 toll free

1 866 261 1183 toll free

www.liunalocal183.ca


2˚ edição de Setembro 2012

Desenhista brasileiro encontra crianças da Oficina de Português do CAIS

Além de ensinar da sua arte, Jô Oliveira doou livros para o local José Francisco Schuster

F

oi um dia de festa para a Oficina de Língua West, em uma sala cedida pelo Centro Espírita Portuguesa do Centro de Apoio e Integração Joanna de Ângelis ao CAIS. Como os demais Social Brasil-Canadá (CAIS) a visita, em 22 de serviços do CAIS, a Oficina é desenvolvida por setembro, do desenhista de histórias em quadrivoluntários. Com o crescimento da comunidade nhos e ilustrador Jô Oliveira. O pernambucano veio brasileira em Toronto e a carência de uma maior a Toronto a convite do Consulado-Geral do Brasil. estrutura, no momento há lista de espera para Cerca de 30 crianças e também 15 pais – um novas crianças participarem da Oficina. Para público recorde para a Oficina – entrar na lista, escreva para deslumbraram-se com o carisma “Conhecido no Brasil por oficina@caisbrasil.org. de Jô, que ainda passou um vídeo ter ilustrado diversos de um desenho seu e doou livros selos dos Correios, além para a Oficina. O CAIS, contudo, continua de livros didáticos e recebendo, todas as sextas-feiras, às 18h, em sua roda infanto-juvenis” Mais conhecido no Brasil por de convívio, brasileiros em ter ilustrado diversos selos dos Correios, além busca de informações diversas sobre a vida no de livros didáticos e infanto-juvenis, Jô começou Canadá – algo que interessa em especial aos instigando as crianças perguntando (em porturecém-chegados, que têm dúvidas sobre os serguês): “Quem sabe desenhar?” “Eu”, responderam as viços públicos, imigração, procura de trabalho e crianças em coro. moradia, entre outros, independente da situação legal que se encontram, e gratuitamente. O CAIS também quer reunir, entretanto, brasileiros O desenhista, então, passou a construir uma figura há mais tempo no Canadá, para que se tornem com formas geométricas, que as crianças copiavam. também voluntários e os serviços possam ser Aos poucos, foi surgindo uma onça pintada, primeiampliados. A roda de convívio ocorre na St. ro de uma série de desenhos que ele ensinou aos Christopher House (Casa São Cristóvão), localipequenos, que todos os sábados pela manhã têm a zada no 248 Ossington Avenue, esquina Dundas oportunidade de aprender e desenvolver a língua West. Mais detalhes no site www.caisbrasil.org e conhecer a cultura do país de onde vieram ainda ou pelo e-mail info@caisbrasil.org. pequenas ou onde nasceram seus pais. A Oficina funciona no 1357 B da Dundas Street

15


16 2˚ edição de Setembro 2012

Trocando fuxicos

Artesanato alivia as tensões do dia a dia, repõe as energias e acaba com mau humor Maria L. Caputo

E

xistem várias formas de trabalhar o stress. Uma delas é FUXICAR, uma das terapias mais prazerosamente criativas. A arte de fazer fuxicos é uma técnica de artesanato que faz muito jus ao nome. Existe há pelo menos 150 anos e foi assim chamada por motivos óbvios: as mulheres no interior do nordeste, onde o fuxico primeiro despontou com enorme popularidade, se reuniam para fofocas e fazer mexericos enquanto costuravam. Pelo mesmo motivo, a arte de "tricotar" se tornou gíria em alguns pontos do Brasil para "fofocar".

o cérebro em forma e diminuir os riscos de doenças como Alzheimer e depressão. Bom humor é aliado nessa caminhada. Você é um ser completo e totalmente integrado. E por isso que uma atitude otimista afasta o stress que é um dos maiores inimigos tanto da alma como do corpo.

O fuxico é uma pequena trouxinha de pano feita principalmente com sobras de retalhos. Por si só, o fuxico é um detalhe pequeno, mas pode ser combinado com outros, como em colchas, almofadas, tapetes, e até acessórios de moda, como broches e colares.

“Trabalhos manuais contribuem para manter o cérebro em forma e diminuir os riscos de doenças como Alzheimer e depressão” O cérebro feminino não desliga. A solução para aliviar a sobrecarga da alta voltagem composta por trabalho, casa, compromissos, relação e filhos podem estar nas mãos. Especialistas recomendam trabalhos manuais para o stress, para recuperar as energias, acabar

Então respire fundo e vamos fuxicar! Tesoura, linha, agulha, molde redondo em um papelão, retalhos. Recorte o retalho com o molde, passe a linha em volta, puxe e costure. Pronto. Se precisar de ajuda, podemos fazer uma linda colcha, decorar a porta, a escada, uma parede. O limite é o arco-íris. Muito axé. com mau humor e cansaço mental. O cérebro precisa de exercícios, ele é a nossa casa e quem coordena tudo que acontece. Por isto, é essencial que seja estimulado para evitar doenças e perda de memória. Os trabalhos manuais contribuem para manter

Maria Lucia Romano Caputo é artista plástica, ayurvedica yoga massagem, auxiliar naturopata e aromaterapeuta vibracional. Para contatos, envie email para capumanoo@yahoo.com.br


2˚ edição de Setembro 2012

Classificados Brasil Remittance

Faça seu anúncio no Brasil Remittance, 1458 Dundas St. West, ou por email: valterbarberini@gmail.com EMPREGOS:

416-702-4044

PRECISA-SE DE CARPINTEIRO FRAMING. MARCELO : 647-716-0224

BASEMENT PARA ALUGAR, COM 2 QUARTOS. JOE: 416-821-0513

PRECISA-SE DE PESSOAS PARA TRABALHAR COM DRYWALL DE GARAGEM. RODRIGO: 647-463-2148

QUARTO PARA ALUGAR. ROSANGELA: 647-706-4063 QUARTO PARA ALUGAR. CRISTINA: 416-823-4286

PRECISA-SE DE PINTORES. CARLOS : 416-617-9515 PRECISA-SE DE CARPINTEIRO. TIAGO: 647-309-4156

ALUGA-SE: Apto para alugar para moças (estudantes) , area Younge and Lawrence ligar para Glaucea 647 348 3598 QUARTO MOBILIADO PARA ALUGAR. MARIA : 647-344-0488 QUARTO PARA ALUGAR. 416-536-2728 QUARTO MOBILIADO PARA ALUGAR. 416-654-4580 OU 647-523-3247 QUARTO PARA ALUGAR.

ALUGO QUARTO PARA ESTUDANTE. 647-779-8515 ALUGO QUARTOS PARA MULHERES. CRISTINA: 647-567-7909

DOCES E SALGADOS PARA FESTAS OS MELHORES DE TORONTO LILIA 416-750-4203 RENOVAÇÃO E RESTAURAÇÃO LEONARDO RODRIGUES 647-504-0805 AULA DE PILATES À DOMICÍLIO ANA GABRIELA 647-961-0867 PIZZA MANIA 647-340-0336

QUARTO PARA ALUGAR. LISA: 647-774-9741

QUENTINHAS DA TERESA (COMIDA CASEIRA) 416-471-2406

SERVIÇOS :

TGTECHSOLUTIONS REPARO DE COMPUTADORES. 647-894-4898

DEPILAÇÃO BRASILEIRA OLGA : 416-410-9396 OU 416-456-3961 ACUPUNTURA 647-853-2004 TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS 416-300-8994 MASSAGEM MODELADORA E REDUTORA. OLGA : 416-410-9396 OU 416-456-3961

PROFESSOR DE INGLÊS. 416-245-8343 CURSO DE INGLÊS 416-593-3798 SERVIÇO DE LIMPEZA ARIADNE: 416-856-3833

VENDE-SE : VENDO MEMBERSHIP / FITNESS ONE. 6 MESES POR 80,00 – ABRIL 2013 MILENE: 647-853-5098 CARRO BMW-X5 / 9000,00 DIEGO 647-746-0086 CARRO GRAN AM / 500,00 647-838-1686 CARRO FORD WINDSTAR WAN 1.200,00 MARCIO: 647-393-1922 CHEVROLET VENTURE 2002 FABIO: 647-295-9773 INFINITI FX FX35 / 2006 416-828-7224


O Brasil no TIFF 2012

18 2˚ edição de Setembro 2012

Guiomar Campbell C.S.T., RN

Comida Viva - Vida longa Decida se o alimento cru é certo para você sabendo os prós e contras

U

Guiomar Campbell

m grande número de pessoas está se tornando crudívoro, e esse número está crescendo a cada dia. Crudívoro significa não comer alimentos que foram aquecidos acima de 110 a 120 graus Celsius e optar por sementes germinadas, frutas, alimentos fermentados e desidratados.

Dieta crua é melhor para o meio ambiente porque todos os alimentos são comestíveis (cascas, sementes etc), biodegradáveis e ajudam o solo; Cozinhar os alimentos a temperaturas superiores a 116 graus Fahrenheit destrói as enzimas saudáveis na alimentação. Pesquisas recentes sugerem que alimentos ricos em amido quando assados, cozidos ou Como você pode imaginar, para a maioria das fritos a temperaturas que variam de 120-248 pessoas isso significa seguir uma dieta complegraus Fahrenheit, criam uma substância química tamente vegan (orgâchamada acrilamida. A nica) evitando todos os FDA diz que a acrilamida “Dieta crua é melhor para pode causar câncer em produtos de origem animal, incluindo leite e queijo. No seres humanos e danos o meio ambiente porque entanto, alguns "crudívoros" ao DNA e ao sistema todos os alimentos são são dispostos a consumir nervoso central. Tanto comestíveis, biodegradáveis o FDA e a Organização os produtos lácteos, desde que sejam não pasteurizaMundial de Saúde (OMS) e ajudam o solo” dos e não homogeneizaconsideram a presença dos. Existe também uma de acrilamida nos aliporcentagem extremamente pequena que consomentos "uma grande preocupação". Naturalmente, me pequenas quantidades de carne animal crua. as pessoas que comem apenas alimentos crus não correm o risco de consumir este produto químico. Embora o alimento cru esteja se tornando cada vez mais popular em todo o mundo, em parte Por outro lado os “contras” afirmam: graças às celebridades que aderiram ao movimenSeguir uma dieta de alimentos crus dificulta coto “raw", ele ainda é uma dieta controversa. Para mer na casa dos amigos ou em restaurantes, espedecidir se seguir uma dieta de alimentos crus é cialmente em cidades que ainda não reconhecem certo para você, dê uma olhada nas seguintes prós essa culinária crua. e contras. A maioria dos legumes e grãos (ambos, principais fontes de proteína na dieta vegan) não são digeOs prós afirmam: ríveis a não ser que sejam cozinhados em altas Uma dieta de alimentos crus quase que defitemperaturas, portanto uma dieta vegan crua, é nitivamente faz você perder peso pois elimina muito pobre em proteínas para manter os seres alimentos processados de sua dieta e é mais rica humanos saudáveis. em fibras; Comer alimentos crus mantém a aparência A melhor maneira de descobrir se essa culinária saudável da pele, oferece mais energia, melhora viva é para você é experimentando algumas a digestão, e até mesmo a reversão das doenças receitas e ver como o seu corpo reage. É muito crônicas. importante se educar, ler livros e conversar com

pessoas que seguem essa dieta. O nosso planeta é repleto de alimentos saudáveis, com uma variedade infinita de plantas, frutas, vegetais. Nós não precisamos de alimentos genéticos com aditivos e preservativos. O que o nosso corpo precisa é de uma quantidade suficiente de minerais e enzimas. E é por esse motivo que temos os desejos por doce, chocolate, pizza, donuts, frituras. O nosso corpo está pedindo minerais. O processo de germinar uma semente é muito simples, econômico e rápido. Você pode germinar sementes como feijões, grãos e nozes. Algumas das variedades mais populares são alfafa, brócolis, trevo vermelho, rabanete, feijão mung beans, lentilhas, grão de bico e ervilha. Selecione as sementes que você deseja germinar e coloque-as de molho em uma jarra de vidro médio, cubra com gaze e prenda com elástico. Deixe a semente de molho durante um período entre 4-12 horas dependendo da semente. Escorra a água e deixe o jarro deitado no escorredor de pratos durante 3 dias enxaguando as sementes duas vezes ao dia. As sementes brotarão entre 3-5 dias e, em seguida, está pronto para comer. Uma receita deliciosa: Brotos de lentilhas com abobrinha e tomate Lentilhas, abobrinha, açafrão, tomate, sementes

de girassol, sementes de chia, salsa, cebola roxa, pimenta, alho. Corte a abobrinha em tiras longas e coloque em um prato. Cubra com o seguinte molho: 1 tomate, 1/2, pimenta, 1/2 cebola, sal marinho ou sal hymalaian, uma pitada de pimenta cayenne, 1/2 tsp de Turmeric, 1 dente de alho, 1/2 limão galego, Nama soyu or Bragg (molho de soja natural), azeite de oliva ou óleo de linhaça. Misture todos os ingredientes. Adicione lentilhas germinadas, misture bem e coloque sobre a abobrinha. Deixe descançar por uma hora. Decore com salsa ou cilantro antes de servir. Bom apetite! Guiomar Campbell é acupunturista, aromaterapeuta e terapeuta holística de Shiatsu. Ela é diretora da clínica holística Lotus Arts and Wellness, localizada na 920 Yonge St. Suite 605. Outras informações: www.lotusartswellness.com


2˚ edição de Setembro 2012

O empreendedorismo como opção de vida

Programa do Genworth Canada Seguradora para trabalhadores autônomos

Inovar em meio a tanta concorrência só é possível com atenção às oportunidades

A

Flavia Cardoso

Soeli de Oliveira

não é suprida ou é atendida com deficiência? - Que valores o novo produto/serviço agrega para os clientes? - Qual a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Qual é o seu perfil psicográfico? - Quais são os seus principais concorrentes? Quais os seus pontos fortes e Existe uma confusão “Descobrir uma fracos? entre o que é ser um - Como empreendedor e o que oportunidade significa funcionam é estar empresário. Ter encontrar respostas para as empresas espírito empreendedor uma série de perguntas” estabelecidas não é simplesmente ter que se propõem ousadia para abrir uma a atender esta necessidade? empresa. Empreendedorismo está ligado - É possível inovar? Em que aspectos? à inovação, à exploração de uma brecha - Existem ameaças? de mercado, de um nicho de mercado - Será que o momento correto é realmente que ninguém viu. Uma das maneiras para este? encontrar um espaço em meio ao cipoal de - Existem aspectos legais específicos a concorrentes já estabelecidos e conseguir considerar? permanecer no mercado é estar sempre - Há uma vontade pessoal de atuar neste atento às oportunidades. negócio? - E muitas outras. Para McClelland, um dos mais conceituados estudiosos na área do empreendedorismo, Algumas características são fundamentais empreendedor “é o sujeito com forte nepara quem pretende se aventurar pelo cessidade de realização e poder que possui mundo dos negócios: habilidade de influenciar pessoas, sente Estar atento e perceber as oportunidades necessidade de ter seu próprio negócio que o mercado oferece – quanto mais o e aproveita oportunidades que surgem.” futuro empresário dominar o ramo em que Diferente do que muita gente acredita, uma pretende atuar, maiores serão suas chances ideia de negócio não significa necessariade sucesso; mente uma oportunidade de negócio. Uma Buscar informações e aproveitar oportuniideia é uma oportunidade quando traz em dades; si a solução concreta para alguma necessiAssumir e administrar riscos. É preciso ter dade. Descobrir uma oportunidade significa confiança em si mesmo e coragem para encontrar respostas para uma série de enfrentar desafios; perguntas, tais como: Ter senso de organização. Desenvolver a capacidade de utilizar recursos humanos, - Existe uma necessidade de mercado que

19

Esses profissionais podem comprar ou refinanciar um imóvel

ntes de tudo, ser empreendedor é detectar uma necessidade não satisfeita ou falta de qualidade em algum produto ou serviço e apresentar uma solução diferenciada. E isso, sem dúvidas, gera diversos benefícios à sociedade, amplia as possibilidades da economia, gera novos empregos e riquezas para a sociedade.

E

ste programa foi projetado para os trabalhadores autônomos (self-employment, em inglês) – como comerciantes em geral, construção civil, salões de beleza, entre outros – que são incapazes de fornecer verificação de renda tradicional. Comerciantes elegíveis tipicamente possuem um negócio de pequeno porte com “Para a qualificação no mínimo dois anos de funcionadesse programa, o mento, que pode ser confirmado comprador deve ter por meio de Imposto de Renda (Income Tax: Notice of Assessment, no mínimo 1 ano de T1 Generals, GST/HST ou business história de crédito” license). materiais e financeiros de forma lógica e racional; Ser decidido. Avaliar friamente as situações e elencar alternativas para escolher a solução mais adequada; Liderança. Saber definir objetivos, estabelecer indicadores, incentivar pessoas no rumo das metas definidas, treiná-las e orientá-las na realização de tarefas. Quando uma empresa fecha, ocorrem diversos impactos negativos na sociedade. Empregados ficam desempregados, empresários ficam desempresados, o governo deixa de arrecadar impostos e todo o investimento realizado e esperança depositados no negócio é perdida. Por isso, antes de empreender, conheça e procure desenvolver essas características empreendedoras. Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios (Novo Hamburgo, RS) nas áreas de marketing, varejo, atendimento, motivação. E-mail: soeli@sinos.net

A renda anual deve ser baseada na indústria, tempo de operação e tipo de negócio. Para a qualificação desse programa, o comprador deve ter no mínimo 1 ano de história de crédito (dois cartões de crédito). O valor da entrada (down payment) é de 10% do valor do imóvel; 5% do valor da entrada tem que estar na poupança, e outro 5% pode ser emprestado por um membro da família. Esse programa é elegível para compra de imóvel, (aquisição mais reforma) e refinanciamento. Mais informações sobre o programa, acesse www.genworth.ca.


20 2˚ edição de Setembro 2012 CNP, RNCP Nutricionista Holística

Thanksgiving Os benefícios da carne de peru

O

VEJA ABAIXO PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO Quinta – 18 de outubro 19h00 – Filme de Abertura: Capitães da Areia (Captains of the Sand) – fic – 111 min

Rica em ferro e vitaminas, o peru contribui para uma alimentação magra e pouca gordura

Sexta – 19 de outubro

Melissa Pancini

21h15 - A Febre do Rato (Rat Fever) – fic – 110 min

Thanksgiving está chegando, e com ele a tradição de comer peru como prato principal. Aqui vão alguns benefícios dessa carne:

“A carne de peru é a mais magra de todas as aves, melhor ainda, é simplesmente a mais magra que existe”

A carne de peru é a mais magra de todas as aves, melhor ainda, é simplesmente a mais magra que existe. Possui em média 2 gramas de lipídios para cada 100 gramas de produto. Essa carne contribui para uma alimentação que visa à redução de peso e percentagem de gordura corporal, e ainda controla a glicemia, visto que não contém glicídios.

19h00 - 5x Pacificação (Peace in Rio) – doc – 96 min

Sábado – 20 de outubro 15h - Carmen Miranda: Bananas is My Business – doc – 91 min 17h - Muita Calma Nessa Hora (Take It Easy) – fic – 104 min 19h15 - A Busca ou A Cadeira do Pai (Father’s Chair) – fic – 93 min 21h15 - Paraísos Artificiais (Artificial Paradises) – fic – 96 min Domingo – 21 de outubro 14h - O Bandido da Luz Vermelha (The Red Light Bandit) – fic – 92 min 15h50 - Corações Sujos (Dirty Hearts) – fic – 107 min 18h - Rio Anos 70 (Rio Disco 70) – doc – 75 min 20h - Show de Encerramento com show de Pedro Luís

É também uma formidável fonte de proteínas de grande valor nutritivo. Uma porção de cerca de 100 gramas fornece cerca de metade das necessidades diárias em proteínas. Estas proteínas aportam energia e contribuem também ativamente para o crescimento, elemento chave para as crianças e os jovens adolescentes, e participam no esforço do sistema imunológico e na renovação dos tecidos. A carne de peru é rica em ferro, vitamina B3, que contribui especialmente para a produção de energia, e em vitamina B6, que desempenha várias funções importantes e participa no metabolismo dos aminoácidos dos ácidos graxos e na renovação dos glóbulos vermelhos. Happy Thanksgiving!

Melissa Pancini é Registered Holistic Nutritionist (RNCP, CNP). Outras informações, acesse: www.melissapancini.com O CANTOR PEDRO LUIS


2˚ edição de Setembro 2012

21

CINEMA BRASILEIRO AQUECE O OUTONO CANADENSE Dario PR

H

á seis anos tem acontecido em Toronto, sempre no outono, um festival de cinema inteiramente dedicado à produção audiovisual brasileira, é o Brazil Film Fest que durante quatro dias apresenta ao público canadense uma seleção de importantes filmes do novo cinema brasileiro. Entre longas de ficção e documentários, o festival é uma oportunidade única de se aquecer do frio que se aproxima, mergulhando num diversificado universo de filmes que se caracterizam principalmente pela audácia e criatividade, tanto na forma como no conteúdo.

De 18 a 21 de outubro, quinta à domingo, o Royal Theater – no coração da Little Italy – estará abrigando o 6º Brazil Film Fest, que este ano celebra o vigésimo aniversário da RioFilme. Serão exibidos sete longas-metragens de ficção e três documentários, todos produzidos ou distribuídos pela produtora carioca em diferentes épocas, compondo um panorama representativo da recente safra do cinema brasileiro. A RioFilme é uma produtora de capital misto gerida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é ajudar a cidade a se estabelecer como um importante centro latino-americano de cinema, televisão e novas mídias audiovisuais. A empresa investe em projetos de produtoras com sede no Rio, abrangendo filmes, séries de TV, festivais, premiações e até revitalização de salas de cinemas. O filme de abertura na noite de quinta-feira será Capitães da Areia, de 2011, baseado no romance

Fechando o evento, o 6º Brazil Film Fest brinda o público de Toronto com um show do cantor e compositor carioca Pedro Luís, apresentando as músicas de seu último CD Tempo de Menino. No show Pedro canta e toca as canções de vários gêneros e ritmos do seu novo álbum, bem como os consagrados sucessos de sua carreira. Um dos fundadores da banda Pedro Luís e a Parede e do Monobloco, Pedro Luis será acompanhado em Toronto por Marcelo Vig (bateria e programação), Guila (baixo) e Leo Saad (guitarra e teclado).

homônimo de Jorge Amado e dirigido por sua neta, Cecília Amado, que estará presente à sessão. O filme busca ser fiel ao livro, onde o escritor baiano descreve a dura realidade dos meninos de rua de Salvador. Tanto no livro quanto no filme, se pretende mostrar que esses garotos, que atuam em bando planejando assaltos e morando num prédio abandonado são, de fato, seres carentes, vítimas do injusto contraste social reinante. Ao longo do enredo, eles acabam ganhando status de heróis e conquistando o afeto do espectador. A escolha de atores não profissionais – adolescentes selecionados em ONGs na Bahia – colabora dando autenticidade quase documental à narrativa. Além da questão social, o filme também aborda com êxito os conflitos do rito de passagem da infância para a adolescência, pontuando a efervescência sexual dos garotos, principalmente com a chegada de Dora, uma órfã que mexe com a tranquilidade do grupo e protagoniza um acirrado triângulo amoroso. O filme foi produzido como parte das comemorações pelo centenário de Jorge Amado em 2012. Outro importante destaque do 6º Brazil Film Fest será o filme A Busca (Father’s Chair), produzido pela O2 Filmes (de Central do Brasil) e estrelado pelo aclamado ator Wagner Moura (de Tropa de Elite). O filme é um road-movie brasileiro com ênfase dramática e pitadas de humor e suspense. Tem estréia prevista no Brasil para março de 2013, e já foi indicado ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance deste ano.

Entre os documentários os destaques são Rio Anos 70 e 5X Pacificação. As mudanças políticas e culturais de um dos períodos mais tensos e também mais férteis da história brasileira recente são retratadas em Rio Anos 70. O filme acompanha o surgimento de novos comportamentos e atitudes, novas pautas de consumo e a redescoberta de dois conceitos esquecidos: liberdade de expressão e qualidade de vida. Faz um painel formado por depoimentos de personalidades que fizeram parte do cenário cultural e da noite carioca nos anos 70, entre elas Caetano Veloso, Nelson Motta e Ney Matogrosso. 5X Pacificação faz um raio-X das favelas cariocas depois da implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) dividido em cinco episódios. Em "Morro", habitantes de favelas que já possuem UPPs entram em confronto com pessoas de comunidades onde elas ainda não foram instaladas. Em "Polícia" é abordada a preparação de novos policiais que vão trabalhar nessas unidades. Em "Bandidos" vários ex-traficantes contam suas histórias e a tentativa de reintegração à sociedade. Em "Asfalto" os vizinhos de comunidades pacificadas expressam sua opinião, analisando as consequências da implementação das UPPs para a cidade como um todo. Finalmente em "Complexo" é abordada a invasão do Complexo do Alemão realizada pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia) em 2010.


22 2˚ edição de Setembro 2012

COMPRE OU VENDA COMIGO E GANHE SUA MUDANÇA

GRÁTIS

Ligue já

647 309 6463 ID:2150

$316.900 WOW!!! Townhouse com 3 quartos, 3 banheiros. Casa teve muitas renovacoes. Garagem para 1 carro. Tem que ver para acreditar. ligue hoje mesmo para uma visita. Mike Rocha 647 309 6463

ID:2153

$349.000 Casa Separada com 3 quartos enormes, 3 banheiros. 1 Garagem. chao em madeira. Cozinha com balcao em granito. Ligue hoje para uma visita. Mike Rocha 47 309 6463

ID:2151

$319.500 Bungalow equipado com 3 quartos, 2 banheiros. Basement acabado com Fireplace em pedra. Garagem para 1 carro e estacionamento para muito mais. Preço excelente. Ainda pode ser Sua Casa! Ligue hoje mesmo. Mike Rocha 647 309 6463

ID: 2154

$349.900 Casa Renovada com 3 quartos enormes e 4 banheiros. Garagem e bom front yard. Grande oportunidade de ser sua casa. ligue hoje. Mike Rocha 647 309 6463

ID:2157

$148.900 Grande apartamento em predio estabelecido, 2 quartos e dois banheiros. Sala muito espaçosa com acesso a varanda enorme. Não perca esta oportunidade. ligue hoje para mais informaçao. Mike Rocha 647 309 6463

ID:2152

$319900 Casa Grande com 4 quartos e 4 banheiros. Casa totalmente renovada. Laundry no segundo andar. Chao em madeira. Jardin bonito. Garagem para 1 carro e grande drive way Minutos da escola, parks e shops. Não perca esta oportunidade. ligue hoje. Mike Rocha 647 309 6463

ID: 2155

ID:2158

$374.500 Casa SEparada com 3 quartos e 3 banheiros. Garagem e drive way carros. Basement acabado com entrada separada. Localizada bem perto de escolas e shoppings. ligue Mike Rocha 647 309 6463

$178.900 Apartamento de gabarito em predio diferenciado, Acabamentos em marmore branco, piscina interna. 2 quartos, renovaçao de bom gosto. Nao perca esta oportunidade. ligue hoje para mais informaçao. Mike Rocha 647 309 6463


HUMOR

2˚ edição de Setembro 2012

23

ELEIÇÕES BRASIL

ELEIÇÕES

Dilma decreta feriado Haddad compara Serra nacional no último capítulo a Freddy Krueger de Avenida Brasil “É muito feio e quando você acha

Sem vaga de vereador Agnaldo Timóteo e Compadre Washington ameaçam voltar a cantar

que ele morreu ele aparece de novo”

A

presidência da república publicou hoje um decreto determinando feriado nacional no dia do último capítulo de Avenida Brasil. De acordo com a assessoria da presidente Dilma Rousseff resolveu dar o feriado para que o brasileiro possa aproveitar o fim da novela sem risco de ficar preso no trânsito. Em nota, a presidente justificou o feriado dizendo que a novela é “um bem cultural do povo brasileiro”. “Certamente aparecerão aqueles que vão criticar a medida, mas o povo brasileiro tem nas novelas um bem cultural”, disse a presidente, no texto divulgado. Ontem, a novela bateu o recorde de audiência, com 52 pontos. Essa é a primeira vez na história que o país tem um feriado por causa da novela. Até então, apenas na Copa do Mundo as empresas adotavam esquema de meio expediente em dias de jogos do Brasil, mas informalmente. O Planalto não informou se a presidente assiste Avenida Brasil.

O

candidato do PT à prefeitura de São Paulo foi indelicado hoje com seu concorrente, José Serra. Em entrevista na qual comentou a sua estratégia para o segundo turno, Haddad fez uma brincadeira de péssimo gosto com a aparência do tucano. “Ele parece o Freddy Krueger. É muito feio e quando você acha que ele está morto ele aparece de novo”, disse o petista, lembrando que as pesquisas davam como certa a derrota de Serra. A assessoria do tucano não quis comentar a brincadeira. Um assessor de Serra disse que só falaria algo se a frase tivesse sido dita pela presidente Dilma. “É ela quem manda no Haddad. O que ele fala a gente não rebate”, disse a fonte.

O

eleitor foi às urnas no fim de semana mas deixou de fora da festa alguns ídolos da música. Agnaldo Timóteo, Compadre Washington e Rosana não conseguiram a vaga de vereador que sonhavam. Agora, o que pareceu ser uma atitude sábia do eleitorado pode se voltar contra a população: todos ameaçam voltar a gravar CDs. “A população mostrou sabedoria ao não votar em ídolos do passado só por causa da fama. Isso mostra um amadurecimento da democracia. Mas ninguém contava com a vingança, esse efeito colateral”, disse o analista político Marcelo Ferreira.


24 2˚ edição de Setembro 2012


Jornal da Gente