Page 21

21

2˚ Janeiro 2012

Hormônios Femininos Os hormônios são capazes de influenciar o comportamento de uma pessoa e causar distúrbios do sono, ansiedade, irritabilidade e, até mesmo, depressão

N

Melissa Pancini

ão dá para colocar sempre a culpa neles, mas a verdade, que tem sido comprovada dia após dia pela ciência, é que os hormônios femininos praticamente comandam as reações e sentimentos da mulher. Normalmente associados apenas à Tensão Pré-Menstrual (TPM), os hormônios possuem uma grande importância no corpo da mulher. São produzidos pelas glândulas e os neuro-hormônios, originados no cérebro, e garantem o funcionamento equilibrado de todo o organismo. Os hormônios são capazes de influenciar o comportamento de uma pessoa e causar distúrbios do sono, ansiedade, irritabilidade e, até mesmo, depressão. “Quando a mulher tem uma queda de estrogênio (o primeiro da escala hormonal do ciclo feminino), geralmente seu nível de serotonina (neurotransmissor cerebral ligado a transtornos de humor) também diminui, podendo, assim, acarretar depressão”.

HORMÔNIOS PARA CADA FASE Em cada fase da vida da mulher entra em cena um grupo de hormônios diferentes que vão determinar suas reações, sentimentos e atitudes. Na puberdade, o corpo da menina começa a dar sinais de mudança. São os estrogênios que atuam no desenvolvimento das mamas e na distribuição da gordura corporal tipicamente feminina, enquanto os androgênios são os responsáveis pelo aparecimento dos pêlos axilares e pubianos.

- Menor desejo sexual; - Irritabilidade; - Ressecamento vaginal, 30% das mulheres sentem a vagina seca, bem como perda de elasticidade do tecido vaginal após a menopausa. Isto pode levar a um aumento do risco de infecções. - Dor durante o ato sexual; - Vontade freqüente de urinar, acompanhada de dor e ardor; - Mesmo antes da menstruação cessar completamente, 80% das mulheres começam a apresentar sintomas O QUE VOCÊ PODE FAZER DURANTE A ESSAS FASES DA VIDA:

NUTRIÇÃO Uma boa dieta é fundamental para uma boa saúde em todas as idades. Comer alimento orgânicos sempre que puder, evitar alimentos enlatados e evitar beber água em garrafas de plástico ou aquecer comida no microondas em vasilhas de plástico. Presente no revestimento de latas, em embalagens e utensílios plásticos e até em alguns tipos de mamadeira, o bisfenol-A ganha o corpo pela boca e, no organismo, atua nos receptores do hormônio feminino estrogênio, simulando sua função.

Após a primeira menstruação, as mulheres precisam aprender a lidar com a TPM, momento em que a variação das taxas causam nervosismo, raiva, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e aumento de conflitos interpessoais.

TRANQÜILIDADE E REPOUSO

O período da gravidez é mais um desafio para o corpo da mulher, pois os níveis de estrogênio e progesterona aumentam bastante. Quando o bebê nasce, há uma queda repentina, o que pode causar a depressão pós-parto.

Um sono tranqüilo é sempre bom. Dê a si mesma tempo suficiente para dormir e evite beber café ou chá antes de deitar. E procure repousar e estar descontraída e livre do estresse e tensões.

Não bastasse isso, ainda há a menopausa, queda e fase final da produção dos hormônios.

EXERCÍCIO

OS PRIMEIROS SINTOMAS DA MENOPAUSA - Ondas de calor são sentidas por 75% a 80% das mulheres que estão na menopausa; - Suores noturnos, ondas de calor que ocorrem à noite. Freqüentemente levam a perda de sono e a sensação de cansaço durante o dia. - Insônia;

Em conjunto com uma dieta adequada, o exercício é a melhor forma para manter o tônus muscular.. A manutenção do peso e boa forma física irão ajudar a mulher a sentir-se mentalmente positiva.

SUPLEMENTOS NATURAIS Existem diversos suplementos naturais que ajudam no controle e na fabricação de hormônios durante todas as fases da nossa vida. Você deve sempre procurar um profissional que possa ajudar na escolha dos suplementos.

ERVAS ADAPTÓGENAS Algumas ervas ajudam a balancear os hormonêos, podem ser consumidas em chás ou em forma de suplementos naturais e não apresentam efeitos colaterais. Rhodiola, schisandra berries, ashwaganda e suma são algumas delas.

Profile for jornal da gente publishing inc.

Jornal da Gente  

2nd janeiro 2013

Jornal da Gente  

2nd janeiro 2013

Advertisement