Page 1

Toronto/Portuguese Language/Year 4 - Edição 102/ 2ª Janeiro de 2013

É CARNAVAL

Comunidade se prepara para quebrar o gelo em Toronto pág. 3

Hormônios

Os Hormonios são capazes de influenciar o comportamento e causar distúrbios no

Entrevista de emprego

Desencanto

Como se dar bem numa entrevista numa língua estranha e diferente cultura de trabalho por Suely Anunciação pág. 4

sono e depressão por Melissa Pancini pág. 21

Reflexções de Dolores Gontijo sobre o novo ano onde os velhos problemas continuam imperando pág. 18

AGORA MAIS MINUTOSt&4$0-)"0.&-)031"3"4*

EUROPA BRASIL

BRASIL

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=650m.

$

BRASIL - TELEMÓVEL

Telefone e amigos

POUPE Dinheiro com os CARTÕES Telefónicos AMIGO info

5=100m.

$

para os seus familiares e

e venDas

416-501-0313

PORTUGAL 5=1000m.

$

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=625m.

$

PORTUGAL 5=600m.

$

PORTUGAL - TELEMÓVEL MAIS S TO MINU

5=200m.

$

BRASIL $ 5=650m. BRASIL

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=400m.

$

PORTUGAL 5=1000m.

$

BRASIL

%+25,=‡5,2‡63$8/2‡3$/(*5(

5=620m. BRASIL $ 5=340m. $

PORTUGAL $ 5=1000m.


2

2˚ Janeiro 2012

A visão da Reuters

Agência internacional comenta escolha dos presidentes da Câmara e do Senado brasileiros Jornal da Gente Publishing Inc. Toronto - Canada Portuguese Language

Valter Barberini Editor e Design Gráfico

valterbarberini@gmail.com

416 301 6703

A opinião dos colaboradores e colunistas não reflete necessariamente a opinião do jornal

O JORNAL DA GENTE

é publicado nos dias 15 e 30 de cada mês. Alguns dos locais onde você pode encontra-lo: Consulado do Brasil, Brasil Remittance, Brazilian Star, Star Remittance, Rio 40, Sabor Brasil, Nova Era, Tropical Tours, Caldense, Tavora, Rui Gomes, Salsicharia Pavão e mais 90 pontos.

A

Valter Barberini

Reuters internacional espalhou pelo mundo nesta segunda-feira sua visão sobre a escolha dos novos presidentes da Câmara e do Senado brasileiros, ambos em processo de investigação por corrupção:

feitas há dez anos por sua ex-esposa, em divórcio litigioso, segundo as quais ele tinha escondidos $ 15 milhões em contas no exterior. Os promotores ainda estão investigando suas alegações.

Em um país que tem tido grandes avanços rumo a uma maior transparência no governo, nos últimos anos, o Congresso brasileiro está fora de sintonia. A Câmara dos Deputados votou esmagadoramente nesta segunda-feira o nome de Henrique Alves para a presidência da Casa, mesmo estando ele sendo investigado por corrupção. A eleição de Alves veio depois que o Senado escolheu um novo presidente que também é acusado de corrupção.

Na sexta-feira o Senado escolheu Renan Calheiros como presidente. Ele foi forçado a demitir-se do cargo em 2007 por causa do escândalo envolvendo pagamentos que um lobista fazia para manter sua ex-amante.

Alves, de 42 anos, é um veterano no Congresso, que sobreviveu a acusações de corrupção

Ambos os homens representam Estado pobres do nordeste do Brasil, onde impera a política do voto de cabresto e prevalecem as vitórias de políticos tradicionais. Eles pertencem ao maior partido político, o PMDB, o aliado mais importante no governo de coalizão da presidente Dilma Rousseff.

Pastor se recusa a dar 18% de gorjeta porque paga apenas 10% de dízimo a Deus

O dízimo e a gorjeta P

or essa a garçonete de um restaurante de Sant Louis, nos Estados Unidos, não esperava. Quando ela foi entregar a conta a um pastor chamado Alois Bell, com a gorjeta calculada em 18%, recebeu a conta de volta com uma mensagem desaforada do pastor que dizia: "Eu dou 10% a Deus. Por que dar 18% a você?".

O religioso, em entrevista ao site "Smoking Gun", disse que o fato foi "uma falha de julgamento que tomou proporção desmedida". A foto foi parar na rede social e se tornou um viral. A garçonete postou a imagem no site Reddit e comentou em tom de gozação: "Erro meu, senhor. Tenho certeza de que Jesus

vai pagar o meu aluguel e a minha comida". Após a publicação, a garçonete do restaurante Applebee`s , além de ficar sem a gorjeta, foi ameaçada de ser processada por violação de privacidade, informou o "Huffington Post".


3

2˚ Janeiro 2012

É Carnaval

Angela Mesquita se supera ao reproduzir um pedaço do Rio em plena Toronto

N

Valter Barberini

ossa maior manifestação cultural esta perto da explosão, são quase 200 milhões de corações, 400 milhões de canelas a dançar no país reconhecido pelo mundo afora como o mais alegre de todos. Nem aqui em Toronto, em nossa pequena comunidade açoitada pelo frio perderiamos o pique. Estamos todos prontos para fazer valer nossa brasilidade. Entrevistamos a responsável por esta e tantas outras festas, Angela Mesquita, que vem perdendo o sono e dormindo pouco, trabalhando pesado, preparando todos os detalhes desta enorme festa de Carnaval que vai fazer história em Toronto. Por que o rio de janeiro como tema para 2013?

"Aos que pretenderem beber a vontade, haverá transporte grátis desde o Yorkdale Subway Station"

Como costumamos mostrar o carnaval em diferentes regiões do Brasil, este ano escolhemos o Rio por ter a maior tradição, onde sua manifestação é inegável, a maior do país. Também com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, esta será uma excelente oportunidade para promover e incentivar o turismo no Rio de Janeiro. Toronto vai se transformar na cidade maravilhosa. Todos irão cair na "avenida". O que o carnaval deste ano traz de novo? A idéia foi recriar o clima carnavalesco do Rio de Janeiro através da mágica decoração de Luís de Castro, uma forma de levar nossos foliões para a terra do samba e do carnaval, com alegorias e muito samba no pé.

“The Samba Connection Company”. É tradicional as luxuosas fantasias que só se vê no Carnaval do Brasil, serão um show a parte certamente. Quanto ao novo espaço e decoração, o que os foliões residentes em Toronto podem esperar? O salão é maravilhoso e devidamente equipado para dar aos nossos convidados todo o conforto que merecem. O estacionamento possui 600 vagas e ninguém vai ter que pagar para guardar seu bólido. Além disto estamos providenciando transporte grátis de ida e volta a partir das 19:00 hs saindo do Yorkdale Subway Station. Teremos convidados especiais, políticos e empresários na platéia?

Presença confirmada de vários empresários, nossos patrocinadores, uniões além do Embaixador Afonso Cardoso e sua esposa Solange Escosteguy, o Investidor Otávio Cavalcante e da Miss Brazil-Canada entre outros. Sabemos que será a maior festa de Carnaval que já tivemos, quanto aos números: Quantos irão trabalhar? Quantos músicos e dançarinas e qual a capacidade da casa?

"não haverá ATM Machine no local e o ID será solicitado na porta de entrada"

Quais serão as atrações musicais? A Roda de Samba com "Tem Gringo na roda", a energia de Salviano Pessoa e Cibele Iglésias comandando o Bracatum, o ronco da cuíca de Maninho Costa da Batucada Carioca e nosso querido DJ Simba devem sacudir as cadeiras do grande público. Quanto as fantasias e dançarinos? Teremos a graciosidade, a experiência e o profissionalismo das dançarinas das escolas de dança “The Dance Migration” e

Entre produção, técnicos, e músicos, serão mais de 120 pessoas se dedicando para dar o seu melhor ao nosso público. Esperamos cerca de 1500 pessoas. Seria interessante alertar que não haverá ATM Machine no local e que o ID será solicitado na porta aos mais jovens.


4

2˚ Janeiro 2012

Dicas para sair bem numa entrevista de emprego no Canadá

E

Suely Anunciação

ntrevista de emprego nunca foi agradável imagine em uma língua que não é a sua e a cultura de trabalho lhe é totalmente estranha. Hoje vou dar dicas de como responder as perguntas que são basicamente as mesmas em todas as entrevistas e onde não existe resposta certa ou errada, apenas importa como você desenvolve suas respostas. 1. Fale sobre você: Como essa é uma pergunta que abre uma entrevista, seja cuidadoso para não falar demais. Não deixe que sua resposta tenha mais de no máximo dois minutos. Cubra 3 pontos importantes: educação, histórico profissional, e de ênfase a sua mais recente experiência profissional. Lembre-se não gaste seus melhores pontos nesse tópico. Aqueles que já participaram do meu workshop sobre procura de trabalho, poderão usar o discurso do elevador para responder a essa pergunta. 2. O que você sabe sobre nossa organização? Não façam como eu fiz em minha primeira entrevista de trabalho na YMCA, de tão nervosa que estava, quando ouvi essa pergunta fui logo cantando a musiquinha da YMCA do Village People. Claro que NÃO consegui o emprego. O candidato deve estar habilitado para falar sobre os produtos e serviços da empresa, reputação, imagem, objetivos, história e filosofia que

cercam essa organização. Não passe a imagem que você sabe tudo sobre a empresa (exagero). Responda de forma que o entrevistador perceba que você se importou em pesquisar sobre a empresa e enfatize que você quer aprender mais sobre eles.

Você pode começar sua resposta dizendo...”Eu estou a procura de trabalho, e tenho pesquisado um número de empresas. A sua é uma das poucas que me interessaram porque...(de as razoes). 3. Por que você quer trabalhar para nós? Nessa pergunta e durante toda a entrevista, uma boa resposta vem da pesquisa que você deve ter feito sobre a empresa. Você pode dizer

que a empresa faz coisas que você gostaria de estar envolvido e que fazem de um jeito que verdadeiramente te interessa. 4. O que você pode fazer por nós que outra pessoa não pode fazer? Aqui você tem todo o direito e talvez uma obrigação de vender o seu peixe, convencer que você é o melhor para a empresa. Fale de todas as vezes que você terminou seus projetos e fale de coisas específicas que estão no seu resume. Fale que seus interesses e habilidades combinada com seu histórico de obter resultados te faz um bem para a companhia. Mencione sua habilidade para dar prioridade, identificar problemas, e usar sua experiência e energia para resolvê-los. 5. O que você acha mais atrativo e menos atrativo nessa posição? Liste 3 coisas boas e atrativas nessa posição e mencione um única e pequeno item desinteressante. 6. Por que nós devemos contratá-lo? Use a resposta da pergunta 4 para desenvolver sua resposta. 7. O que você procura em um trabalho? Oriente sua resposta nas oportunidades de se trabalhar nessa empresa. Fale sobre seu

desejo de contribuir e de ser reconhecido por suas contribuições. Foque nas oportunidades e não na segurança que o emprego lhe oferece (salario e benefícios). 8. Dê sua definição da posição que a qual você está sendo entrevistado. Mantenha sua resposta rápida e orientada para as tarefas. Pense nas responsabilidades dessa posição. Certifique-se de saber que a posição envolve antes de tentar responder a pergunta. Se não estiver certo, pergunte ao entrevistador. 9. Quanto tempo demora para você fazer uma contribuição significante para nossa empresa? Seja realista, diga que enquanto você espera encontrar pressão, it pode levar de 6 meses a 1 ano antes de você conhecer a organização e suas necessidades o suficiente para fazer uma contribuição importante. 10. Quanto tempo você poderá ficar conosco? Diga que está interessado em uma carreira com a organização, mas admita que precisa se sentir desafiado para continuar em uma organização. “O tempo em que nós sentimos que estamos atingido nossas metas.”


5

2˚ Janeiro 2012

James Metcalfe é entrevistado pelo Jornal El Popular Nelson Lisboa Metcalfe é o atual diretor do departamento de Imigração do escritório de advocacia da Pace Law Firm. Ao mesmo tempo reconhece que o sistema de imigração canadense é "complexo", ele é capaz de encontrar uma solução para muitos casos - seja a obtenção de um visto de estudante, da residência temporária ou até mesmo sobre um caso de deportação. Qual é a melhor porta de entrada para os latino-americanos? Gostaríamos de ver mais estudantes. Nos últimos seis ou sete anos, o Departamento de Imigração do Canadá tem incentivado a entrada de estudantes. Existe um programa chamado de "Classe Experiência Canadense", que permite ao não-canadense estudar em uma escola pública canadense por dois anos e trabalhar por mais dois anos, após, qualquer pessoa pode aplicar para residência permanente. Então, alguém que estudou no Canadá e trabalhou em uma ocupação qualificada pode residir neste país. Esta é uma oportunidade para a Comunidade Latina. Isto é caro? Pode ser caro no início, mas é uma vantagem onde se você estiver estudando em uma faculdade ou universidade canadense, após o seu primeiro ano, você recebe uma autorização de trabalho a qual permite que você trabalhe durante o processo. É um excelente programa. Quais são as condições? Se você fizer um curso de quatro semestres na Humber College, por exemplo, você pode requerer o visto de "Autorização de trabalho aberto" depois de passar pelo primeiro semestre. Com esta licença você pode trabalhar em qualquer lugar, seja fritando hambúrgueres, limpeza de carros ou qualquer outra coisa. Você pode trabalhar 20 horas por semana (meio período) durante o curso e 40 horas (período integral) nas férias. E quando você terminar a escola? Após a formatura em uma faculdade ou universidade com financiamento público, voce pode obter uma autorização de trabalho por três anos. Se você fizer as coisas corretamente no âmbito da "Classe Experiência Canadense", você pode aplicar para residência permanente no Canadá. Isso é diferente do que o "Working Holiday"? Sim, eles não têm nada a ver um com o outro.

James Metcalfe conhece inúmeros segredos do sistema de imigração, depois de trabalhar a frente do serviço de imigração no Canadá e em outros países ao redor do mundo

A "Classe Experiência Canadense" (CEC) é especificamente para os alunos que estão matriculados em uma escola no Canadá. Por exemplo, se voce se matriculou no curso de engenharia da Universidade de Toronto, no final do curso voce pode ter um visto de trabalho válido por três anos. É uma licença trabalho aberta, o que significa que você não precisa de experiência para conseguir um emprego. A filosofia é que se você investiu quatro anos de sua vida no Canadá e obteve um diploma canadense, você será um imigrante mais adequado do que alguém que tenha concluído seus estudos em uma universidade estrangeira, e cuja formação pode não satisfazer os mesmos padrões canadense.

solicitações. Se voce for a Banff, perceberá o sotaque australiano mais do que o Canadense.

em trabalho técnico e, fosse fluente em Inglês, você poderia passar.

É o processo mais controlado em alguns países do que outros? Eu acho que há mais demanda que oferta. O CEO da empresa Pace Law, Al Pace, é de origem lituana e, portanto, nós recebemos muitos jovens lituanos e dar-lhes conselhos. Tivemos uma jovem que recentemente completou dois anos de curso em 16 meses e já tem um emprego no Canadá. Há pouca diferença entre ter uma autorização de trabalho e de residência permanente, quando ela tem um ano de experiência, vamos aplicar para a residência.

A nota de corte era muito baixo e o governo levou cinco anos para mudar isso. Os critérios estão mudando constantemente. Você tem que se ajustar a evolução dos tempos. Devido à baixa demanda, houve um afluxo maciço de imigrantes das Filipinas, Índia, Paquistão e China. É impossível processar essa massa de pedidos de uma só vez. Se você adicionar a pesquisa de fraude e falsidade ideological a todos esses pedidos, você acabará com dor de cabeça.

É fácil conseguir um emprego após o término da faculdade? Vários adolescentes nos perguntam o que eles devem fazer após a formatura. Damos dicas e conselhos sobre as carreiras. Uma vez atendi uma mulher e sua filha. A filha graduou no ramo de Hotelaria na Sheridan College. Ela tinha uma autorização de trabalho por três anos. Ela não entendeu a complexidade da autorizaçào de trabalho. Ela estava trabalhando como hostess em um restaurante. Eu a aconselhei a conseguir emprego no McDonalds, e se ela trabalhasse duro, seria promovida. Como supervisora, ela teria o conhecimento, a prática e adquiriria a experiência necessária para uma oportunidade de trabalho melhor. Com o cargo de supervisora, ela poderia se qualificar para o programa do CEC. A mãe tomou nota do conselho. É assim que lidamos diretamente com os jovens e suas famílias. Trabalhamos com os alunos mostrando para eles o caminho certo.

No entanto, este programa não existe na América Latina. Eu adoraria ver acordos como o "Working Holiday" com os países latino-americanos. Mas é nas mãos de governos para chegar a esse acordo. No caso do México, existem oportunidades em acordos de livre comércio entre os países da NAFTA. Se você é um engenheiro mexicano e ter uma oferta de trabalho no Canadá, você não precisa da permissão de Recursos Humanos e Skills Development Canada (HRSDC) porque é uma isenção.

Quais alternativas existem além do visto de estudante? Voltando ao tema "Trabalhar nas Férias", o Canadá tem acordos bilaterais com muitos países ao redor do mundo, especialmente na Europa. Alguns países na Europa Oriental também fazem parte desse acordo, porém, são mais limitados. A Austrália tem um programa forte chamado "Working Holiday" de até dois anos. É um pouco confuso e complexo. As pessoas me procuram dizendo que não entendem o sistema. Quando eu trabalhava na Austrália, percebi que o programa do "Working Holiday" é muito restritivo. Você precisa ter um emprego antes de requerer o visto. Como o programa era novo e rigoroso, tivemos poucas

A taxa de sucesso dos pedidos de asilo dos mexicanos é muito baixa. Eu acho que os mexicanos estão sendo mal aconselhados ao requerer o estatuto de refugiado no Canadá. É muito difícil ser aceito como refugiado vindo do México. Por exemplo, uma pessoa vem de um lugar perigoso como Juarez, o Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá poderia considerar que há uma "alternativa interna". Porque você tem que ir para Toronto, quando você pode se perder dentre os 25 milhões de habitantes da Cidade do México? O que alguém pode esperar que vá acontecer em cinco ou seis anos? Às vezes, há mensagens contraditórias do Ministro Kenney. Certamente. Eu reconheço que a problemas. Existem mais casos entrando do que saindo. Em 1981-1982, o Canadá teve de deixar de aceitar novos pedidos, mas então o atraso não foi tão grande como hoje é. Não foi bem gerido. Quando a nova lei foi aprovada em 2002, o sistema de pontuação para entrar no país era de 75. Em 2004, tornou-se 67. Se você tivesse pontuado entre 19 e 49, e tivesse um diploma universitário, com quatro anos de experiência

Você concorda com as medidas do Ministro Kenney? Em 2009, ele impôes restrições, sem contar com a enorme lista de espera. Ao mesmo tempo, ele teve de enfrentar a escassez de trabalhadores e iniciou um novo conjunto de reformas. Eu não concordo em alguns casos, tais como o dos médicos. Medicina no Canadá é um mercado fechado. Você pode ter o mais alto grau em um país estrangeiro, mas você não pode praticar até encontrar os requisitos do Colégio de Médicos e Cirurgiões, o que é praticamente impossível. O mesmo vale para a maioria das profissões: dentistas, médicos, engenheiros, enfermeiros, etc eu acho que é importante para resolver o problema da educação em primeiro lugar e depois o trabalho. Você acha que a situação será difícil nos próximos anos? Vai ser difícil. Eu acho que vai demorar cerca de cinco anos até que as oportunidades se tornem mais disponíveis. Em países como Índia e China, existem grandes empresas envolvidas na fila de migração de negócios que se enchem rapidamente. Muitos países dependem do dinheiro enviado para casa por imigrantes. Se você gostaria de ter uma avaliação preliminar do seu caso, entre em contato com Nelson Lisboa no escritório da Pace Law Firm, e-mail nlisboa@pacelawfirm.com ou ligue para 647-789-1961 / 416-560-1464 (Toronto) em São Paulo ligue direto (11) 4040-4423 (Brasil). Representamos clientes em todo o Canadá e internacionalmente, Visite e clique em curtir na nossa página no Facebook http://www. facebook.com/ImigracaoParaBrasileiros. Até Breve.


6

USA

Dieta só para quem entende Associação Brasileira de Defesa do Consumidor condena dietas sugeridas por revistas femininas

E

ssa história de revistas femininas publicarem dietas "milagrosas" parece que vai ter um fim, felizmente, para a saúde das leitoras ávidas por perder peso. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), com apoio do Conselho Federal de Nutrição (CFN), analisou as dietas sugeridas por algumas das principais revistas brasileiras voltadas para as mulheres e concluiu que a maioria delas pode trazer danos à saúde de quem as seguir à risca. Entre os problemas que poderiam surgir, são anemia e queda de imunidade. Entre janeiro e abril de 2012, foram analisados 80 exemplares das revistas ‘Ana Maria’, ‘Boa Forma’, ‘Corpo a Corpo’, ‘Dieta Já’, ‘Malu’, ‘Sou+Eu’ e ‘Viva’. Os resultados apontaram que a maioria apresenta cardápios muito restritivos. Além disso, não é informado o valor calórico e apenas 43% associam a dieta à prática de atividades físicas. Pior, somente 66% das dietas analisadas tinham respaldo de profissional da área de saúde. “A perda de peso muito rápida prejudica o organismo e pode causar tonturas, fraqueza e carência de minerais no sangue”, diz Manuela Dias, nutricionista da Proteste.Ela acrescenta que dietas com o conteúdo energético muito baixo são pobres nutricionalmente. “Além disso, grande parte desses regimes não promove a reeducação alimentar, essencial para manter o peso”, afirmou. Segundo o Conselho Federal de Nutrição, dietas devem ser recomendadas por médicos e nutricionistas, não sendo adequada sua elaboração sem a presença do paciente. A média de perda de peso em um mês anunciada nas revistas é de sete quilos o que é considerada alta para uma dieta saudável, cuja perda de peso máxima é de quatro quilos por mês. Os nutricionistas alertam que a dieta é um processo individual que deve levar em conta a rotina, as preferências, o estado de saúde, o gasto energético e as condições de cada paciente.

2˚ Janeiro 2012


2˚ Janeiro 2012 Brasil Dia mundial chama a atenção Grupo do Canadá dará de usuários para a apoio a vítimas de incêndio internet segura na boate Kiss 7

“Conecte-se com respeito”, é organizada internacionalmente há uma década

N

esta terça-feira, pelo menos 85 países celebram o Dia Mundial da Internet Segura, data em que se busca a conscientização dos navegadores da rede mundial de computadores, principalmente pais, crianças e adolescentes, quanto ao uso seguro e reponsável das tecnologias da informação e da comunicação. A iniciativa, que este ano leva o tema “Direitos e deveres online. Conecte-se com respeito”, é organizada internacionalmente há uma década pela Insafe, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da internet nos países da União Européia. No Brasil, a Safernet Brasil organiza a campanha há cinco anos. Para esse dia estão sendo incentivadas as oficinas, palestras, vídeos, peças teatrais, intervenções urbanas, conteúdos educativos e de prevenção para o uso seguro e ético da internet. Empresas de mídia e personalidades também estão colaborando, seja por meio de espaços publicitários, seja pela divulgação entre seus contatos e elaboração de textos sobre o assunto.

Um médico gaúcho que coordena um centro de referência em recuperação pulmonar no Canadá irá ao Brasil

"

É como se fosse uma 'diálise' do pulmão, com uma filtragem feita com uma máquina fora do corpo", explicou o ministro sobre a especialidade do centro canadense. A técnica já existe no Brasil, e um procedimento semelhante está sendo usado com uma das vítimas. De acordo com Padilha, não são todos os pacientes que poderão usar a tecnologia. Eles passaram por análise antes de serem submetidos à técnica. Dentro os feridos, pelo menos duas pessoas devem usar a técnica, o que não desanimou o ministro. "Se tiver tecnologia para salvar um paciente, nós vamos usar." No total, ainda há 87 pessoas em UTIs, sendo 29 em Santa Maria e 57 em Porto Alegre e região metropolitana. Desses pacientes internados em UTIs, 11 já respiram sem a necessidade de ventilação mecânica. INCÊNDIO O incêndio aconteceu na madrugada de domingo (27) na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo, 235 pessoas morreram até agorat. O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante

da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou. Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar. A maioria das vítimas morreu por asfixia durante a festa promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Muitas foram encontradas amontoadas nos banheiros, por onde tentaram fugir do fogo. No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.


8

2˚ Janeiro 2012

Reflexo da tragédia Depois do que aconteceu em Santa Maria, está todo mundo correndo atrás de segurança

U

m levantamento solicitado pelo GLOBO à prefeitura do Rio e ao governo do estado constatou que, dos 56 espaços culturais do município, 36 estão em funcionamento sem a autorização do Corpo de Bombeiros. Dos 23 vinculados ou de propriedade do Estado, 13 seguem funcionando mesmo sem o certificado dos bombeiros. A irregularidade poderá causar, nos próximos dias, a suspensão de toda a programação artística dos teatros, bibliotecas, museus, centros culturais e lonas culturais administrados pela prefeitura por tempo indeterminado, até que as casas sejam vistoriadas pelos Bombeiros e sejam cumpridas

todas as exigências. O secretário municipal de Cultura do Rio, Sérgio Sá Leitão, que disse ter sido pego de surpresa ao saber do funcionamento irregular dos espaços culturais da prefeitura: “Não sabia que esses teatros funcionavam sem autorização dos Bombeiros. Assumi em dezembro, fiz reuniões com todos os gestores para saber as condições dos teatros, mas essa informação só nos chegou agora”. É a tal história de fechar a casa depois que foi arrombada.

Amor, estranho amor

A

Justiça do Rio de Janeiro proibiu nesta terça-feira a venda do filme erótico Amor, Estranho Amor, gravado em 1982, no qual a apresentadora Xuxa aparece nua e contracena com um menino de 12 anos. O desembargador Claudio de Mello Tavares, do Tribunal de Justiça, rejeitou um recurso da produtora Cinearte, que queria relançar o filme. O juiz considerou que o acordo entre as duas partes permanece em vigor, o que impede o retorno da produção ao mercado.

Pelo acordo, Xuxa paga anualmente 60 mil dólares (cerca de 120 mil reais) pelo direito de exibição, para evitar que a Cinearte volte a distribuir o filme. A defesa da apresentadora disse que o acordo tinha um prazo de oito anos, mas que Xuxa continuou realizando depósitos durante 18 anos. Em 2009, a Cinearte pediu que o direito de exibição pertencente à apresentadora aumentasse para 120 mil dólares. Não conseguindo, tentou romper unilateral-

A

comportamento inadequado e desrespeito aos passageiros e disse que ela reconheceu sua culpa quando conversou com seus chefes.

A companhia aérea russa Aeroflot , onde ela trabalhava não aprovou o comportamento de Tatiana e a demitiu. No Twitter, a empresa explicou que, postando a foto, a aeromoça mostrou

Mas agora Tatiana mudou de idéia. Ela afirmou ao jornal The Sun que o braço que aparece na foto não é o dela e alega que "isto é uma estratégia da empresa". "A mão não é minha, o avião não é o da minha empresa" Eu não entendo porque estão querendo estragar a minha vida! Peço a ajuda e o apoio de vocês", escreveu a aeromoça na rede social. E agora? Quem tem razão?

aeromoça Tatiana Kozlenko postou em sua página no Vkontakte - rede social semelhante ao Facebook e muito popular na Rússia - onde ela aparece mostrando o dedo do meio para os passageiros do voo, onde ela trabalhava. Em poucas horas, a imagem alcançou enorme repercussão na web o que acabou prejudicando a jovem.

mente o acordo, o que levou Xuxa a apresentar um processo a fim de impedir que a distribuidora comercializasse o filme com terceiros. Apesar da disputa judicial, Xuxa continuou fazendo pagamentos anuais, o último deles em 2012. Trocando em miúdos. Esse "direito de exibição" nada mais é do que uma forma disfarçada de chantagem, porque a divulgação desse filme nos dias de hoje poderia queimar a carreira da apresentadora.

O dedo da discórdia

O rei do estacionamento Aeromoça russa é demitida depois de postar foto mostrando o dedo do meio para passageiros no voo

Xuxa paga 60 mil dólares por ano para que filme que fez em 1982 não volte ao mercado

O

Pesquisadores reconstroem o rosto do Rei Ricardo III cuja ossada foi achada num estacionamento inglês

lhando assim até parece um boneco de cera, mas é a reconstrução facial feita a partir do crânio de Ricardo 3º rei, que governou a Inglaterra no século 15 e cujo esqueleto foi encontrado por cientistas britânicos num estacionamento na cidade de Leicester. Através do DNA os estudiosos confirmaram ser a ossada do Rei Ricardo. O monarca inglês foi morto na Batalha de Bosworth, em 1485, mas seus restos mortais haviam se perdido. Com a ossada recuperada em escavações em um estacionamento, cientistas puderam reconstruir seu rosto em um processo que incluiu, primeiro, a criação de um modelo virtual do crânio de Ricardo 3º. Em seguida, foram adicionadas camadas de músculos e pele ao crânio virtual. Por fim, o modelo computadorizado foi usado para se fazer um modelo de plástico do rosto do monarca. Segundo Wilkinson, a artista plástica Janice Aitken, da equipe da Universidade de Dundee, usou os retratos de Richard 3º como referência para recriar o cabelo, olhos e roupas dele.

A figura que surgiu foi esta com nariz ligeiramente arqueado e um queixo proeminente, semelhante aos retratos de Richard 3º pintados após sua morte. Segundo historiadores, a reconstituição é particularmente importante porque nunca foi encontrado nenhum retrato de Ricardo 3º pintado enquanto o rei ainda estava vivo. A imagem foi divulgada por uma associação voltada para a preservação da memória de Ricardo 3º na Sociedade de Antiquários de Londres, mas espera-se que seja exposta publicamente no futuro.


9

2˚ Janeiro 2012

Quem acredita neles? O governo incentiva, mas a procura por carros elétricos é mais fraca que o esperado

Valter Barberini Quem se lembra da propaganda no Brasil sobre o carro a álcool que dizia "você ainda vai ter um"? Pois é, esse mesmo fenômeno está acontecendo nos EUA e Canada com o carro elétrico. O Departamento de Energia abrandou o objetivo declarado do presidente Barack Obama de ter um milhão de carros elétricos rodando nas estradas americanas até 2015. Os especialistas acham que é necessária uma estratégia mais realista e de prazo maior para convencer o consumidor estadunidense de que é uma boa comprar um carro elétrico. Estratégia baseada, principalmente, na redução de custos nos próximos nove anos. Desde que Obama anunciou a meta em 2011 no discurso da União, analistas e executivos do setor automobilístico têm duvidado que os consumidores americanos irão comprar um milhão de veículos elétricos até 2015. O governo federal vai investir 7,5 bilhões de dólares até 2019 para promover veículos elétricos. Mas a demanda por veículos híbridos e elétricos tem sido mais fraca do que o esperado. No ano passado, cerca de 488.000 híbridos, híbridos plug-in e carros elétricos foram vendidos nos Estados Unidos, representando 3,3 por cento do mercado de automóveis em geral, de acordo com o site Hybridcars.com.

February


10

2˚ Janeiro 2012

Nas ondas de Portugal Esportista bate recorde surfando em Nazaré uma onda de 30 metros de altura

P

ela foto já dá para ter uma idéia da façanha ousada do surfista americano Garrett McNamara, especialista em ondas gigantes. Esta tinha 90 pés, o equivalente a 30 metros de altura, a mesma de um prédio de 10 andares. Garret surfou a onda com sucesso e ela está cotada para ser a maior já alcançada. O surfista admitiu que ficou surpreso com o acontecimento: "Não esperava uma onda tão grande. Na véspera sim, mas ela não apareceu. Dessa vez foi a ondulação perfeita vinda do canhão da Nazaré. Aconteceu tudo no momento certo", comentou ele ao site "Publico", de Portugal. A divulgação do vídeo em que McNamara surfa a onda gigante em Nazaré trouxe mais confiança ao mundo do surfe de que realmente se trata de um recorde. Resta saber se o Livro Guinness dos Recordes vai concordar com isso.

Homem biônico 'Rex' é o mais completo do mundo, dizem cientistas Ele mede 2 metros e tem órgãos artificiais em pleno funcionamento. Segundo jornal britânico, homem biônico custou US$ 1 milhão.

C

ientistas britânicos afirmam ter construído o primeiro homem biônico completo do mundo. Chamado “Rex”, o homem mede dois metros de altura e tem órgãos e membros artificiais em pleno funcionamento. Ele começará a ser exposto em Londres nesta quinta-feira (7). 'Rex' é o primeiro homem biônico completo do mundo, segundo cientistas (Foto: Toby Melville/Reuters) Rex foi criado para o documentário “Como construir um homem biônico”, do canal britânico “Channel 4”. O psicólogo e apresentador Bertolt Mayer foi usado pelos cientistas como modelo para a criação de Rex, que usa os membros e órgãos artificiais mais avançados do mundo, de acordo com o jornal “The Telegraph”. Meyer perdeu a mão esquerda ainda criança e hoje usa a

mão biônica mais avançada do mercado, segundo o jornal britânico. A equipe responsável por criar Rex, liderada por Richard Walker e Mateus Godden, usou US$ 1 milhão para construí-lo. O homem biônico ficará em exposição pública até 11 de março no Museu de Ciência de Londres.


11

2Ëš Janeiro 2012


12

2˚ Janeiro 2012

Moradores de cidade canadense resistem à extração de petróleo em favor do meio ambiente

A cinco quilômetros do centro de Gaspé, a mil quilômetros a nordeste de Montreal, um guindaste de 30 metros de altura acaba de ser instalado pela companhia Pétrolia em uma área desmatada da floresta coberta de neve. É aqui, na região de Gaspésie, no sítio de exploração Haldimand 4, que Quebec poderá conseguir sua entrada no clube dos Mulher joga geleia no rosto para protestar contra a exploração de óleo derivado de petróleo no Canadá, em manifestação realizada em Viena, na Áustria produtores de petróleo

S

e uma província como Alberta se lançou há vários anos na exploração de hidrocarbonetos não convencionais através das areias betuminosas, o leste canadense estreia sua corrida ao ouro negro com grandes projetos sobre a jazida offshore de Old Harry, no golfo de São Lourenço, na ilha de Anticosti, na entrada do rio e no interior das terras da península de Gaspésie. Mas enquanto certos atores veem aí a promessa de um maná econômico para uma região em geral pobre, a oposição da população e de certos políticos locais, preocupados com o possível recurso à técnica de fratura hidráulica, poderia condenar o projeto Haldimand

4. A sonda deverá entrar em funcionamento em meados de janeiro para explorar uma jazida de 9 quilômetros quadrados que conteria 800 milhões de barris de petróleo, dos quais 8 milhões passíveis de extração. Cartazes com a inscrição "Não à fratura" salpicam o bairro residencial próximo de Sandy Beach-Haldimand. Fratura? Entretanto, não se trata de óleo de xisto, e sim de um reservatório de arenito que tem o petróleo encerrado em uma série de fissuras verticais. Mas o discurso da empresa Pétrolia preocupa os ribeirinhos. Esta reconhece que pensou em utilizar a fratura hidráulica para extrair o máximo de

petróleo, mas finalmente optou por uma prospecção vertical de mil metros, completada por uma sondagem horizontal de 2.650 metros que "maximizaria o encontro com as fraturas naturais da rocha". A vice-presidente da Pétrolia, Isabelle Proulx, não quer, porém, "se comprometer a nunca fraturar", pois a técnica poderá ser necessária para ampliar as passagens entre as fissuras. Mas Quebec decretou em abril de 2012 uma moratória da fratura hidráulica. Obter uma autorização para tal sondagem seria, portanto, muito problemático. E a população se alarma com os riscos de poluição associados a essa tecnologia polêmica.

Aplicativo WhatsApp é acusado de violar privacidade de usuários Autoridades do Canadá e da Holanda, que zelam pela proteção da informação privada, acusaram o popular aplicativo para celulares inteligentes WhatsApp de violar várias leis

P

ara usar o serviço do WhatsApp, os usuários devem autorizar o acesso do aplicativo a toda a sua agenda de endereços. Todos os números de telefone em seu dispositivo móvel são enviados para o aplicativo para facilitar a identificação de outros usuários do programa. WhatsApp diz não ser ameaça para operadoras de telecomunicações Ao invés de apagar o número dos usuários, o aplicativo os mantém, enquanto as leis canadenses e holandesas preveem que a salvaguarda de informação deve ter um propósito determinado. Só os usuários do aplicativo que tiverem aparelhos iPhone, da Apple, com o software iOS6 poderão adicionar manualmente os contatos e evitar a coleta automática de dados. De acordo com as duas autoridades, o WhatsApp gera senhas para a troca de mensagens usando a informação associada aos dispositivos. Estas senhas podem ser facilmente reveladas.

Um terceiro poderia, portanto, enviar e receber em nome dos usuários sem seus conhecimentos. O WhatsApp também mudou seu sistema, usando uma chave mais segura, gerada aleatoriamente. Em agosto, o WhatsApp anunciou no microblog Twitter ter superado em um único dia os 10 bilhões de mensagens compartilhadas.


2˚ Janeiro 2012 POP Brasileiro Matheus Fernandes Psy vai ao carnaval do emociona jurados do Brasil, diz empresa 13

'American idol'

'Você me acertou no coração e levou às lágrimas', disse Mariah Carey

Cantor de 'Gangnam style' visita o país com patrocínio da Gilette. Ele vai à Bahia na sexta (8) e deve ir ao Rio no sábado, segundo empresa

O

brasileiro Matheus Fernandes participou do reality show musical dos EUA "American Idol", em episódio exibido na quarta-feira (30) na rede de TV Fox. Ele foi aprovado na primeira fase da disputa ao cantar a música "A change is gonna come", de Sam Cooke, e emocionou os jurados. Veja a participação de Matheus Fernandes no "American Idol". Matheus tem 1,45m de altura. Mariah Carey, uma das juradas do programa, disse: "Não importa a altura, raça, sexo, o que seja, você me acertou no coração e me levou às lágrimas, que estou segurando neste momento". saiba mais 'O bullying me preparou para a vida', diz brasileiro de 'The Glee project' "Procuramos por uma pessoa única, especial, e você se encaixa neste perfil", disse Nicki Minaj. Matheus também ficou emocionado e chorou com a aprovação dos jurados na primeira fase do programa. Em 2011, Matheus chegou à metade da competição "Glee project", que iria escolher um novo ator e cantor para a série norte-americana. Após sair do programa, ele disse em entrevista ao G1: "O bullying me preparou para a vida."

'Procuramos por pessoa única', disse Nicki Minaj; cantor tem 1,45 de altura.

P

sy vem ao carnaval brasileiro de 2013, anunciou a assessoria de imprensa da Gilette. "Psy agitará o carnaval da capital baiana e deve, ainda, passar pelo Rio de Janeiro no sábado (9)", diz o comunicado da empresa. Em entrevista ao "Fantástico" no início de janeiro, Psy já havia declarado sua vontade de vir ao Brasil conhecer o carnaval do país. O cantor sul-coreano já teve mais de 1,2 bilhão de acessos ao clipe de "Gangnam style" no YouTube. "Estamos tentando, ainda não fechei o contrato e eu adoraria ir. Eu sei que existem muitas

mulheres bonitas, especialmente no samba, e se eu tiver a felicidade de encontrá-las, eu poderia fazer um ‘Opa samba style’”, brincou ao "Fantástico". A assessoria da Gilette disse ao G1, por telefone, que por enquanto não há previsão de que Psy faça um show durante a passagem pelo Brasil no carnaval. "O astro sul-coreano será peça-chave da nova campanha da marca, incentivando as mulheres a deixarem os homens mais 'lisinhos' para o verão e o carnaval", diz o comunicado da Gilette.


14

A carne é fraca

Abandonar carnes e peixes e adotar dieta vegetariana pode melhorar a saúde do coração

P

ara quem gosta de carnes e peixes é difícil abandoná-los de vez, mas segundo um estudo de cientistas britânicos, vegetarianos têm 32% menos probabilidade de morrer ou necessitar de tratamento hospitalar em decorrência de doenças cardíacas. Os médicos dizem que as diferenças em níveis de colesterol, pressão arterial e peso estão por trás dos benefícios à saúde. Doenças cardíacas são um grande problema em países ocidentais. Somente na Grã-Bretanha ataques cardíacos matam 94 mil pessoas por ano, mais do que qualquer outra doença. Outras 2,6 milhões de pessoas têm problemas no coração. Entretanto, os nutricionistas dizem que nem todos tem que adotar necessariamente uma dieta vegetariana pois a principal questão é reduzir o consumo de gorduras. E outra recomendação: "Se você está pensando em mudar para uma dieta vegetariana, planeje suas refeições com cuidado, para substituir vitaminas ou minerais (presentes na carne), como ferro", observam.

2˚ Janeiro 2012

Gastronomia da paz Chef armênio quer promover convivência pacífica entre os povos através da comida

S

e depender do chef armênio Kevork Alemian, a paz no Oriente Médio poderá ser conseguida pela barriga. Em 2001, ele fundou a ONG Chefs4Peace (chefs pela paz), que funciona como um bufê de jantares sob encomenda e escola de gastronomia para adolescentes. Mas o objetivo mesmo é promover a convivência pacífica entre judeus, muçulmanos e católicos através da comida. Hoje, a equipe do Chefs4Peace é formada por 20 cozinheiros de diferentes crenças religiosas, alguns até premiados por suas receitas campeãs. Entre as matérias-primas mais usadas nas receitas estão o pão e o sal, “os ingredientes da paz”, segundo Alemian, por terem um papel fundamental nas três religiões.

A ONG também promove tours gastronômicos pela Cidade Velha e mercado ao ar livre de Jerusalém e organiza aulas de culinária árabe e judaica para jovens. Em breve, terão escola própria, já em construção. “O objetivo é ter alunos das três religiões monoteístas para incentivar o convívio e a troca, não só de receitas, mas de pontos de vista.” Alemian já tentou chamar representantes dos governos palestino e judeu para um jantar em que pudessem sentar juntos, mas ainda não teve sucesso. “Políticos são políticos, e não podemos mudá-los”, afirma. “Mas as pessoas que vivem o dia a dia do conflito já não aguentam mais essa realidade e querem transformá-la.”


15

2˚ Janeiro 2012

Último projeto de Oscar Niemeyer para Brasília vai sair do papel Cessão de terreno para memorial foi aprovada no dia da morte do arquiteto, Obra é uma homenagem a João Goulart, presidente deposto com golpe.

P

reocupado com o desfecho de um importante projeto de sua autoria, o Memorial João Goulart, o arquiteto Oscar Niemeyer segredou ao secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira: gostaria de ver enfim cumprida o que ele chamou de “tarefa importante da minha vida”. Na manhã do dia 5 de dezembro, a cessão do terreno para a construção da obra foi enfim autorizada. Às 21h55, Niemeyer morreu. A conversa de Hamilton com Niemeyer aconteceu em fevereiro de 2011, no escritório do arquiteto, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ali, foram feitos os últimos acertos para a execução do memorial, última obra do gênio da arquitetura aprovada para o eixo monumental de Brasília. O G1 teve acesso a fotos e a imagens de um tour virtual (veja vídeo acima) pelo Memorial João Goulart, que terá uma peculiaridade: uma flecha vermelha onde estará inscrito: “1964”, referência ao ano do golpe militar que derrubou Jango da Presidência da República.

Sobre o projeto, Niemeyer escreveu uma “explicação necessária”: "Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado de seu cargo com o golpe militar de 1964, que durante 20 anos pesou sobre nosso país. E isso eu procurei manter na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada." O filho de Jango, João Vicente Goulart, disse que foram “sete anos de luta” para a viabilização do projeto. “Foi uma pressão política muito grande. Agora que temos o terreno, vamos partir para a captação de recursos para a obra”, afirmou. João Vicente não sabe se conseguirá concluir o prédio até abril de 2014, quando se completam os 50 anos do golpe. Mas pede reflexão: “2014 não é só o ano da Copa do Mundo. Antes disso, temos que refletir sobre tudo o que aconteceu em 1964”.


16

2˚ Janeiro 2012

Empresas de sete países buscam informação sobre o trem-bala brasileiro O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que o a instituição dará financiamento a todos os equipamentos e serviços

E

mpresas de pelo menos sete países participaram da reunião de esclarecimentos a potenciais interessados no projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Rio, São Paulo e Campinas, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na BM&FBovespa. Entre os presentes estavam representantes ligados a empresas de Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e França, que circulavam pelos corredores da bolsa paulista em pequenos grupos. Após a apresentação do projeto do TAV, os representantes da ANTT responderam questões dos interessados. Entre as empresas que fizeram questionamentos estavam Ferrovia Dello Stato, da Itália; Talgo, da Espanha; Bombardier, do Canadá; e a Mitsui, do Japão. As dúvidas tiveram teor técnico e abordaram também o financiamento. A Bombardier questionou, por exemplo, se há faixas de rádio concorrentes com a que será utilizada pelo sistema de comunicação do TAV. A ANTT respondeu que irá estudar o tema na confecção do projeto executivo. Já o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que o a instituição dará financiamento a todos os equipamentos e serviços para instalação do projeto. A segunda reunião para esclarecimentos está programada para 19 de março, também na BM&FBovespa. As reuniões fazem parte da fase de esclarecimentos sobre as regras e procedimentos do projeto. Os interessados no TAV poderão ainda se manifestar via formulário eletrônico até 16 de abril. A entrega das propostas das empresas interessadas está prevista para 13 de agosto e o leilão para 19 de setembro. Já a homologação do resultado, de acordo com o edital, deve ocorrer em 20 de novembro e a assinatura do contrato em 27 de fevereiro de 2014.

O que fazer

para alcançar a felicidade Pensamento positivo Bem estar Energia positiva Paz de espírito Harmonia Boa alimentação Saúde

A Ervanária para a felicidade e saúde Ayurvédica Yoga Massage (Dores musculares)

Rugas, Acne Limpeza de pele

Aromatherapy

(Stress Físico e Emocional)

Gorduras Localizadas (Tratamento de algas marinhas)

Cartas

Tratamentos espirituais


17

Classificados Classificados Brasil Remittance

2˚ Janeiro 2012

Deixe seu anúncio no Brasil Remittance 1458 Dundas St. West ou mande por e-mail: valterbarberini@gmail.com EMPREGOS: PRECISA-SE DE CARPINTEIRO COM EXPERIÊNCIA EM FRAME. PEDROSO: 416-706-7142 PRECISA-SE DE CARPINTEIRO FINISH. FABIO : 416-565-5719 PRECISA-SE DE CARPINTEIRO FINISH. MAURICIO : 416-716-5417 PRECISA-SE DE CARPINTEIRO FFRAME COM EXPERIENCIA. NICHOLAS : 647-832-6503 PRECISA-SE DE CORTADOR DE CARNE. SUSAN : 416-465-0969 (MARCAR ENTREVISTA) PRECISA-SE DE MULHER PARA TRABALHAR EM BAR. MARIA : 416-537-0322

ALUGA-SE:

SERVIÇOS : CASA C/ 5 QUARTOS PARA ALUGAR (KEELE & EGLINGTON) LIZIE: 647-989-4954

QUARTO PARA ALUGAR (PARA MOCA) ANTONIO: 647-853-3397

CASA PARA ALUGAR (DUFFERIN & ST. CLAIR) ELAINE: 416-278-7135 OU DANIEL: 416-356-2178

QUARTO MOBILIADO PARA ALUGAR ISA: 416-845-7055 (TEXT MESSAGE)

UARTOS MOBILIADOS PARA ALUGAR. 416-720-4815 QUARTOS MOBILIADOS PARA ALUGAR PARA MULHERES. SABRINA : 647-704-8427 QUARTO PARA ALUGAR PARA MULHER. ST.CLAIR/CALEDONIA ALICHIA : 416-708-6168 QUARTOS MOBILIADOS PARA ALUGAR PARA MULHER (DUFFERIN STATION) EUNICE: 416-654-4124

Quarto mobiliado e internete, na Oakwood e Roger’s Amanda - 647 829 5015

QUARTO PARA ALUGAR (DUFFERIN & ST. CLAIR). JOAO LUIZ : 416-885-2220

QUARTO GRANDE PARA ALUGAR MONISA : 416-670-0754

QUARTO PARA ALUGAR, PARA MULHERES. JULIANA: 647-786-8726

APARTMENTO PARA ALUGAR CONTATO : 416-536-0044 QUARTO PAR ALUGAR MOBILIADO LUCIANA : 647-896-2814 QUARTOS PARA ALUGAR: TERESA: 416-940-0565

QUARTO PARA ALUGAR. CLEUSA : 416-854-1408 ALUGA-SE BASEMENT MOBILIADO. 416-654-4580 OU 647-523-2347 QUARTO PARA ALUGAR (PERTO DA KEELE). NEUZA : 647-859-3043

QUARTO PARA ALUGAR (ST. CLAIR & BATHURST) ROSE: 647-706-4063 QUARTO PARA ALUGAR (DUFFERIN & DAVENPORT) CONTATO: 416-659-8848 QUARTO PARA ALUGAR PARA MULHER (HIGH PARK) LUCIA: 647-712-0359 QUARTO PARA ALUGAR (BLACK CREEK) ELISANGELA: 647-774-9741 QUARTO MOBILIADO PARA ALUGAR PARA MULHER (LANSDOWNE & DAVENPORT) LUID: 647-818-2434 / LAIS: 647-9220134 QUARTO PARA ALUGAR (WESTON ROAD & LAWRENCE) ANDREA COSTA: 647-866-1098 BACHELOR PARA ALUGAR (ROYAL YORK & QUEENSWAY) CONTATO: 416-271-9240

AULA DE INGLÊS VIVIAN : 647-885-1550 PLANO DE SAUDE E DENTAL TANIA : 416-886-1727 DEPILAÇÃO BRASILEIRA. OLGA : 416-410-9396 OU 647-8877455 ALTERAÇÃO DE ROUPAS. JAIR : 647-765-9253 DOCES E SALGADOS PARA FESTAS OS MELHORES DE TORONTO : LILIA 416-750-4203 MASSAGEM MODELADORA E REDUTORA. OLGA : 416-410-9396 OU 647-887-7455 RENOVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. LEONARDO RODRIGUES 647-5040805 WWW.AGUANABOCA.CA OFFICE : 416-285-8271 SANDRA OU WILLIAM

PROFESSOR DE INGLÊS – AULAS PARTICULARES. GIULIANO 647-283-7177 LANGUAGE SERVICES. CINTHIA FERREIRA : 416-388-0909

VENDE-SE : VENDO CHEV. COBAL ANO 2005 CONTATO: 416-827-6133 VENDO 2002 FORD EXPLORER SPORT TRAK. EVANDRO: 647-834-9910 VENDO HYUNDAI ACCENT 2003. TEREZA: 416- 670-3683 OU 416-6707746 VENDO CAMA DE SOLTEIRO. MICHELLE: 647-774-2423 VENDO JOGO DE QUARTO QUEEN. FABIANA : 647-830-9292 VENDO VAN 1999. CONTATO: 647-832-6503

PIZZA MANIA. 647-340-0336

VENDO METROPASS DE JANEIRO. MARTA: 416-827-1986

QUENTINHAS DA TERESA (COMIDA CASEIRA). 416-471-2406

VENDO TVs / MICROONDAS / FRITADEIRA. FLAVIA: 647-236-1404

TGTECHSOLUTIONS REPARO DE COMPUTADORES. 647-894-4898

VENDO APTO EM PORTUGAL / CIDADE DE VALONGO. CONTATO : 96-911-2493 OU 96-4966078


Arte

18

2˚ Janeiro 2012

Desencanto

Este ano começou cheio de surpresas, boas e ruins como todos os anos, mas certos acontecimentos marcam a vida das pessoas ou fazem-nos pensar a respeito dela

O

Dolores Gontijo

anúncio feito pela NASA de que 100 bilhões de planetas fazem parte da via Láctea, é considerado conservador, pode ser um número muito maior. Já se sabe da existência de planetas que têm a possibilidade de serem habitados, tal como o Kepler-47b, que se assemelha a terra. Vislumbrar o infinito profundo é dar-nos conta de nossa insignificância. É saber-nos tão pequenos que não teríamos tantos problemas se isto fosse um estado consciente. Enquanto isto no planeta Terra, alguns geniais decidem por fim a suas próprias vidas. No dia 11 de janeiro Aaron Swartz, fundador do grupo Demand Progress, decidiu que era o suficiente. Enforcou-se simplesmente, o mais genial hacker e ativista por um acessso livre a internet. Sem alarde saiu da vida que o estressava e o deprimia. Cansado da pressão e de sua genialidade, depois de provar ao mundo o quão tênue é a linha divisória da ambição humana, do desrespeito ao direito a liberdade. Com 26 anos de idade não aceitou os milhões que lhe ofereceram e doou ao mundo tudo que inventou ou desco-

briu. Ele era um velho senhor que o mundo ameaçava ao confinamento por não ser exatamente o modelo nerd que todos desejavam. O high-tech jovem muda sua própria estória de forma primitiva, como prova de que tudo ou nada absolutamente, tem valor. A desvalorização da vida foi comprovada no dia 17 quando Sergei Filine, diretor de arte do balé Bolshoi, foi vítima de algum demente que o desfigurou o rosto com ácido. Deixando-o a possibilidade de ficar cego. E para nossa tristeza em 18 de janeiro, Walmor Chagas decidiu ir ao encontro de sua amada Cacilda Becker. Com a mesma elegância vivida, visitou a filha e voltou ao seu isolado sítio onde

calmamente sentado atirou e tirou do mundo um genial e respeitado ator. Também ele desistiu de continuar a viver dependente do humor alheio, da hipocrisia do meio artístico. Homem de talento e carisma, era um amargo solitário que sentia o peso do envelhecer sem serenidade. Aos 82 anos, diabético e quase cego sentia as limitações. Não nos refizemos destes acontecimentos e outro ainda maior veio nos perturbar o sono. desfocar a nossa realidade. Foi lá em Santa Maria do Rio Grande do Sul que o desencanto abateu, 233 mortos e mais de 100 ainda hospitalizados, dos quais 75 com risco de morte. Absolutamente desnecessárias, as mortes destes jovens vieram de encontro a nossa falta de

Bonde das gatíneas Larissa / São Paulo Hoje de manhã estava fazendo algumas fotos para posts do Lomogracinha e aí a Pipoca tava perto fazendo as palhaçadas dela. Fazia tempo que eu não fotograva as duas. De início achei que pegaram o dia de hoje para serem fotogênicas, mas acho que na verdade eu acordei inspirada pelas fotos lindas que a Ná fez da Enriqueta (copiona, haha). Eu nunca tive gatos em casa, meus pais não gostavam muito, são cachorreiros assumidos e por isso sempre convivi com animais. Tinha tartatuga, coelho, hamster, cachorro… quando me mudei, após alguns meses, passei a sentir muita falta de algum animal perto de mim, e foi então que decidimos adotar a Pipoca e a Ramona. Essa questão da causa animal já era bem forte, já que a Nina, a cadelinha que hoje fica na casa da minha mãe, foi pega da rua. A Pipoca e a Ramona já vieram grandes aqui pra casa. Eram de uma ONG chamada SOS Felinos, e estavam “paradas” por dois motivos: o primeiro era por já terem mais de um ano, e o segundo, é que só seriam doadas juntas. Parece mentira, mas a Ramona era muito muito muito assustada, tanto que ela passou uma semana debaixo da nossa cama! Hahaha… ela só fazia as coisas se a Pipoca fosse na frente. Hoje em dia, não sei qual das duas é mais arteira, hahaha. Sei que tem muito desse papo de gato x cachorro, e sei que também que depende muito da personalidade de cada animal. É claro que ambos são diferentes um do outro, e e preciso saber respeitar. Ter gato é chegar em casa e não ganhar uma festinha, mas é ter barriga amassada por patinhas, companhia no banho, dormir com ele enroscado nas pernas. O mais engraçado de ter duas gatas, é perceber como uma pode ser diferente da outra em tantas coisas. Aqui quando acontece alguma “arte” a gente já sabe até quem aprontou. Se uma delas está sumida, já sabemos em qual lugar pode estar enrolada dormindo.

seriedade e responsabilidade, nossa falta de amor. Somos todos culpados, não cuidamos deles direito, não demos a eles a oportunidade de viverem seus sonhos. Somos todos cúmplices por este holocausto. Nos calamos a cada tragédia coniventes da maneira mais sórdida, calados e imóveis. Que o Patrão Velho nos perdoe e os aconchegue em teu poncho de luz e paz. Que ampare os que aqui ficaram mateando sozinhos sentindo a dor do amor quebrado prematuramente e agora distante. Aaron, Walmor e os 233 nomes jovens pereceram para nos mostrar que nada é por acaso, tudo é parte de um contexto que teimamos em não observar. Sergei talvez, quem sabe, volte aos palcos como sobrevivente a ira invejosa que corroe o homem, que o faz rasteiro e primitivo. Ainda nos falta muito para nos tornarmos dignos. Como diz um dia Milton Santos "Estamos fazendo ensaios do que será a humanidade." E a Via Láctea é a imensidão que ainda não podemos compreender e por muito tempo ainda a certeza da nossa insignificância.

“o mais engraçado de ter duas gatas, é perceber como uma pode ser diferente da outra em tantas coisas”


19

2˚ Janeiro 2012

O dinheiro que circula no mundo Imigrantes que vivem nos EUA enviaram 120 bi de dólares para suas famílias em 2012

I

migrantes que vivem e trabalham nos Estados Unidos mandaram para suas famílias em seus países no ano passado 120 bilhões de dólares, segundo dados do Banco Mundial revelados nesta quinta-feira. No mundo todo, foram 530 bilhões de dólares que circularam entre os países a partir das remessas de imigrantes para suas famílias, uma quantia maior do que a economia da Argentina ou do Irã. Os Estados Unidos foram o país de onde foram feitas mais remessas para o exterior, num total de 120 bilhões de dólares. Eis a lista dos dez países que mais receberam dinheiro de seus patrícios nos EUA e o respectivo valor enviado em bilhões de dólares: 1. Índia 61.8 2. China 60.7 3. México 23.6 4. Filipinas 22.9 5. Nigéria 19.9 6. França 18.9 7. Egito 13.8 8. Alemanha 12.9 9. Paquistão 12 10, Bangladesh 11.2

Newcomer

Recem chegados podem comprar sua casa como qualquer outro veterano no Canada Flávia Cardoso

Não é surpresa que os EUA liderem a emissão de remessas para o exterior, pois o país tem 42,8 milhões de imigrantes, cerca de 14 por cento de sua população. No sentido inverso, estadunidenses que vivem no exterior, cerca de 2.4 milhões, mandaram para suas famílias apenas 5.1 bilhões de dólares.

O

CMHC (CANADA MORTGAGE AND HOUSING CORPORATION) tem um programa especifico para as pessoas que acabam de chegar no Canada sem história de crédito, incentivando os compradores para a realização do sonho da casa própria no Canada. Esse programa é chamado de "CMHH NEWCOMER" (novos imigrantes) e oferece a oportunidade para a compra da casa própria com apenas 5% de entrada (Down Payment) , para os" NON-PERMANENT RESIDENT" pessoas que possuem o Work Visa (Contrato de trabalho) podem comprar sua casa com 10% de entrada.

Como o novo residente ainda não possui histórico de crédito, a avaliação e feita da seguinte forma: 12 últimos recibos de aluguel, contas de telefone, 12 últimos comprovante de pagamento do seguro do carro. Fatores como: Renda Anual e entrada serão cruciais para a aprovação do crédito. Para mais informações : www. cmhc.ca/newcomers . Qualquer dúvida será um prazer responder pessoalmente ou por email: flavia. cardoso@nbc.ca Flávia Cardoso Mortgage Development Manager no NATIONAL BANK. INVISTA NO SEU FUTURO, REALIZE O SONHO DA CASA PRÓRIA NO CANADA!


20

2˚ Janeiro 2012

O fim de um matador

Melhor franco-atirador dos EUA, que matou dezenas de iraquianos, é morto num clube de tiro no Texas O ex-militar Chris Kyle (foto), reconhecido como o melhor franco-atirador da história recente dos Estados Unidos e responsável por mais de 150 mortes, foi assassinado a tiros no sábado no campo de tiro de Glen Rose, no Texas. Junto com ele foi morto também um outro homem identificado como Chad Littlefield, de 35 anos. A polícia prendeu pouco depois Eddie Routh, de 25 anos, como suspeito de ambas as mortes. Mas a história de Kyle é curiosa. Ele fez parte da unidade de elite Seal da Marinha americana e combateu no Iraque, onde matou pelo menos 150 insurgentes entre 1999 e 2009, segundo números oficiais do Pentágono, embora ele assegurasse que foram

mais de 250. Após deixar a Marinha em 2009, ele escreveu um livro, American Sniper, no qual relata suas proezas na guerra. Em entrevista à revista Time, no ano passado, Kyle assim definiu sua atividade militar: "Na primeira vez, você nem sequer tem certeza de que pode matar... quando estava lá via aquelas como gente ...não me perguntava se tinham família, só estava tentando manter meu pessoal a salvo". Pois é, no fim acabou morto do mesmo jeito que matava as pessoas na guerra e, pelo visto, deve ter matado muita gente inocente.

Gays made in China

Obama abre o jogo

Dois homens de 60 anos se casam na China, país onde ser homossexual ainda é tabu

Presidente declara em entrevista que os escoteiros devem aceitar a presença de gays em suas unidades

Ambos têm 60 anos, são chineses e desafiaram todos os preconceitos num país onde a a homossexualidade ainda é tabu. Os dois se conheceram quando um deles, que é entregador de água, foi levar um garrafão na casa do outro, um professor de história aposentado. O casal disse que foi amor à primeira vista e a partir daí não puderam mais se separar.

O presidente Barack Obama declarou neste domingo que deve ser permitida a entrada de gays em organizações de escoteiros, bem como a presença de mulheres nas frentes de combate. O comentário do presidente foi feito em uma entrevista na CBS pouco antes da reunião executiva nacional dos escoteiros que vai se reunir esta semana, no Texas, quando a proposta de abertura das portas aos gays será discutiva e votada.

A cerimônia contou com a presença de amigos e familiares que assistiram ao casal - apelidados de "pequeno tesouro" e "grande tesouro" - trocarem as alianças, quando um dos noivos fez questão de se vestir de noiva . Apenas um fato deixou a festa um tanto quanto triste para os noivos. O filho de um deles não compareceu ao evento por não concordar com o casamento. Na China, apesar da homossexualidade ser ainda tabu, segundo estimativas, há cerca de 30 milhões de gays no país. Como a lei chinesa não permite uma união homoafetiva, a cerimônia dos idosos foi simplesmente um compromisso privado de união. Um ativista do Centro LGBT de Pequim disse ao The Sun que "eles têm uma coragem extraordinária, ainda mais no con-

Há apenas sete meses, os escoteiros firmaram posição enfaticamente contra a entrada de gays, mas na semana que passou surgiram notícias de que eles estavam considerando mudar essa posição. Em vez de simplesmente excluir os gays de suas atividades, os diferentes grupos religiosos e civis que patrocinam as unidades de escotismo poderão deixar que as diversas unidades decidam se mantêm a exclusão ou aceitam sua adesão.

texto da cultura chinesa". E pelo visto, os dois não estão nem aí para os preconceitos tanto que no dia da cerimônia eles brindaram fazendo juras de uma união eterna! Cheers!

Camisinha a domicílio Serviço em Dubai funciona entre as 16h e as 4h da manhã e os pedidos podem ser online ou por telefone Para quem precisa estar protegido na "hora H" e não tem o produto em casa, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, lançou um novo tipo de serviço, é o “SOS Condoms”, que funciona como um "delivery" de camisinhas. Ele funciona entre as 16h e as 4h da manhã e os pedidos podem ser online ou por telefone. A entrega não demora mais que uma hora e a empresa responsável garante que "o produto é entregue o mais rápido possível e com o máximo de discrição". Segundo ainda a empresa "SOS Condoms", outras cidades do mundo também já manifestaram o desejo de adotar o serviço, mas por enquanto ainda não há nada acertado com elas.

Obama também já havia emitido declaração apoiando a decisão do Pentágono no mês passado para permitir que as mulheres entrem em combate direto nas guerras.


21

2˚ Janeiro 2012

Hormônios Femininos Os hormônios são capazes de influenciar o comportamento de uma pessoa e causar distúrbios do sono, ansiedade, irritabilidade e, até mesmo, depressão

N

Melissa Pancini

ão dá para colocar sempre a culpa neles, mas a verdade, que tem sido comprovada dia após dia pela ciência, é que os hormônios femininos praticamente comandam as reações e sentimentos da mulher. Normalmente associados apenas à Tensão Pré-Menstrual (TPM), os hormônios possuem uma grande importância no corpo da mulher. São produzidos pelas glândulas e os neuro-hormônios, originados no cérebro, e garantem o funcionamento equilibrado de todo o organismo. Os hormônios são capazes de influenciar o comportamento de uma pessoa e causar distúrbios do sono, ansiedade, irritabilidade e, até mesmo, depressão. “Quando a mulher tem uma queda de estrogênio (o primeiro da escala hormonal do ciclo feminino), geralmente seu nível de serotonina (neurotransmissor cerebral ligado a transtornos de humor) também diminui, podendo, assim, acarretar depressão”.

HORMÔNIOS PARA CADA FASE Em cada fase da vida da mulher entra em cena um grupo de hormônios diferentes que vão determinar suas reações, sentimentos e atitudes. Na puberdade, o corpo da menina começa a dar sinais de mudança. São os estrogênios que atuam no desenvolvimento das mamas e na distribuição da gordura corporal tipicamente feminina, enquanto os androgênios são os responsáveis pelo aparecimento dos pêlos axilares e pubianos.

- Menor desejo sexual; - Irritabilidade; - Ressecamento vaginal, 30% das mulheres sentem a vagina seca, bem como perda de elasticidade do tecido vaginal após a menopausa. Isto pode levar a um aumento do risco de infecções. - Dor durante o ato sexual; - Vontade freqüente de urinar, acompanhada de dor e ardor; - Mesmo antes da menstruação cessar completamente, 80% das mulheres começam a apresentar sintomas O QUE VOCÊ PODE FAZER DURANTE A ESSAS FASES DA VIDA:

NUTRIÇÃO Uma boa dieta é fundamental para uma boa saúde em todas as idades. Comer alimento orgânicos sempre que puder, evitar alimentos enlatados e evitar beber água em garrafas de plástico ou aquecer comida no microondas em vasilhas de plástico. Presente no revestimento de latas, em embalagens e utensílios plásticos e até em alguns tipos de mamadeira, o bisfenol-A ganha o corpo pela boca e, no organismo, atua nos receptores do hormônio feminino estrogênio, simulando sua função.

Após a primeira menstruação, as mulheres precisam aprender a lidar com a TPM, momento em que a variação das taxas causam nervosismo, raiva, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e aumento de conflitos interpessoais.

TRANQÜILIDADE E REPOUSO

O período da gravidez é mais um desafio para o corpo da mulher, pois os níveis de estrogênio e progesterona aumentam bastante. Quando o bebê nasce, há uma queda repentina, o que pode causar a depressão pós-parto.

Um sono tranqüilo é sempre bom. Dê a si mesma tempo suficiente para dormir e evite beber café ou chá antes de deitar. E procure repousar e estar descontraída e livre do estresse e tensões.

Não bastasse isso, ainda há a menopausa, queda e fase final da produção dos hormônios.

EXERCÍCIO

OS PRIMEIROS SINTOMAS DA MENOPAUSA - Ondas de calor são sentidas por 75% a 80% das mulheres que estão na menopausa; - Suores noturnos, ondas de calor que ocorrem à noite. Freqüentemente levam a perda de sono e a sensação de cansaço durante o dia. - Insônia;

Em conjunto com uma dieta adequada, o exercício é a melhor forma para manter o tônus muscular.. A manutenção do peso e boa forma física irão ajudar a mulher a sentir-se mentalmente positiva.

SUPLEMENTOS NATURAIS Existem diversos suplementos naturais que ajudam no controle e na fabricação de hormônios durante todas as fases da nossa vida. Você deve sempre procurar um profissional que possa ajudar na escolha dos suplementos.

ERVAS ADAPTÓGENAS Algumas ervas ajudam a balancear os hormonêos, podem ser consumidas em chás ou em forma de suplementos naturais e não apresentam efeitos colaterais. Rhodiola, schisandra berries, ashwaganda e suma são algumas delas.


22

Música

2˚ Janeiro 2012

Os Tropies

Para quem eram o “ T não lembra eu po ss ro denses qu picalia”, aqueles jo o ajudar, eles e tocaram v 2010, desc mutantes ens canao descobert bertos por Tony S no BrasilFest cis a música, e por sinal. Adorad ci, grande ore sp onde sair ecificamente os a s da nossa am no composito nossos melhore s 60 e 70, de se re Mutantes, s como Caetano, insuperáveis G bem gran Tom Zé, Gal e por il, Rita Lee, Os aí d nossa rica e. Muito bom ver vai, a lista é gri m já que a m úsica no que ela ngos pinçando tem de m aioria de e estão me n rgulhados ossos próprios m lhor, úsicos nos rítmo s popularé cos.

Os Tropies, antiga Tropicália, estão lançando o album de gente! estréia nesta quarta-feira! com a r a r o em “Trabalhamos duro na gravação ha com e desde o ano passado. Estaremos Ven rupo d o um G idos pelo ã S realizando toda quarta-feira de s ie Trop s un fevereiro, a partir desta quarta- Os sicos e amigo icodélica s ú P M a ic feira, dia 6. Cada semana estarão mus 0 e 70, amor a a Dos Anos 6 Novas homenageando uma influência ir o Brasile do e Tocand iradas diferente do movimento mpon riginais insp ália. o c psicodélico brasileiro conhecido sO pic Música estres de Tro como tropicalismo, mas a m pelos primeira noite eles irão tocar todo um conjunto de originais pela primeira vez!

Os Tropies São: Amy Medvick - Voz, flauta Carlie Howell - Baixo David Atkinson - Chaves Eric Woolston - Percussão Fraser McEvoy - Bateria Graham Campbell - Guitarra


23

Humor

2˚ Janeiro 2012

EUA querem intervir militarmente M&M consegue liminar para no Brasil devido ao uso de proibir uso de confete no carnaval banheiros químicos A A pós invadir o Iraque sob a alegação de armas químicas, os EUA se disseram preocupados com o uso excessivo de banheiros químicos no Brasil durante o carnaval. Eles questionam se o uso destes banheiros químicos não pode ser também uma ameaçadora tentativa de destruição em massa. Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, há boatos que além de os banheiros serem químicos, dentro deles estariam sendo produzidas bombas atômicas. Um comitê de investigação especialista em armamentos químicos e nuclear passará o carnaval no Brasil verificando o potencial destrutivo dos banheiros. Caso seja comprovada a periculosidade, os banheiros serão proibidos e o brasileiro voltará a ser liberado para fazer xixi nas vias públicas o que, aparentemente, é muito mais seguro, senão para nós, para eles.

empresa de confeitos de chocolate M&M entrou com uma liminar na justiça para proibir o uso de confete no carnaval. Segundo a empresa, o ato consiste em uma concorrência desleal, pois a marca concorrente ganha propaganda gratuita em todas as festas durante o período de comemorações.

A gerência de marketing do M&M disse que uma propaganda dessas em nível nacional é uma fortuna e o concorrente que é mais sem graça, duro e sequer tem um mascote jamais teria condições de pagar. Sendo assim, o confete deve se limitar ao seu marketing feito por ambulantes em ônibus e trens. A M&M anunciou que para contra-atacar já contratou as cantoras Claudia Leitte e Ivete Sangalo que farão um show em conjunto cantando o novo axé intitulado: “Derrete na sua boca e não na sua mão!” Marcus Vinicius Huguenim e Vinícius Antunes

Médico espírita fica famoso por fazer cirurgia estética espiritual I

rineu Vasconcelos, conhecido como Doutor Müller, tem arrebanhado milhões e milhões de pessoas em seu Centro Espírita/Clínica Estética “O Amanhã Será Lindo”. Irineu era maquiador e disse ter recebido há um tempo atrás o espírito de Dr. Müller, falecido médico alemão, responsável por fazer as cirurgias estéticas. O ex-colega de trabalho, Marcelo Topete, disse que Irineu está se realizando, antes como maquiador ele só melhorava temporariamente a cara das pessoas, agora pode consertar de vez e não há água e sabão que tire. Porém, Irineu tem sido perseguido pela justiça, pois sua clínica estética não possui permissão para funcionar e ele não possui qualquer licença que o permita fazer as cirurgias. Mesmo assim, milhares de pessoas fazem fila na porta de seu Centro aceitando operar em condições duvidosas e usando querosene, ketchup, martelo, foice, vaselina e escopa para fazer a cirurgia no lugar de medicamentos e aparelhos adequados. Veja ao lado alguns pacientes que passaram nas mãos de Dr. Müller.


24

2Ëš Janeiro 2012

Jornal da Gente  

2nd janeiro 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you