Issuu on Google+

11

Geral

Líderes femininas participam de encontro A primeira-dama Regina Pessuti recebeu as lideranças femininas do Sudoeste do Paraná, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A reunião contou com o apoio da esposa do deputado estadual Caito Quintana e amiga da primeira-dama, Lindomar Quintana. Participaram do encontro a prefeita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida Raggiotto Oliveira, a prefeita do município de Santa Lúcia, Abigail Tonidandel, e a chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Marinez Romancini. Também estavam representados, entre outros, os municípios de Flor da Serra do Sul, Boa Esperança do Iguaçu, Francisco Beltrão, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge D’Oeste, Capanema e Paranacity.

Encontro teve a participação de representantes da região

Segundo Regina Pessuti, o encontro foi uma oportunidade para que as lideranças conhecessem o Palácio e se aproximassem do governo do Estado. “Essa é a casa do povo, quero que se sintam à vontade”, afirmou. Ela destacou que, assim como

o governador Orlando Pessuti, está aberta para receber reivindicações e sugestões das lideranças para que o governo possa fazer ainda mais pelo Paraná. Durante a reunião, a primeiradama ainda ressaltou a importância da participação das mulheres na política estadual.

Fim da taxa telefônica: participe você também A Câmara dos Deputados em Brasília deverá votar ainda este mês o Projeto de Lei 5476/2001 que prevê o cancelamento da taxa telefônica R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial). Este projeto está tramitando na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara. Entrando em vigor esta lei, o consumidor só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com a assinatura mensal.A população também pode participar ligando gratuitamente para 0800619619. Para tanto, é importante ouvir o menu, apertar a tecla 1 e esperar a opção eletrônica. Na sequencia digitar 1 novamente que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo. O telefone a ser discado 0800-619619, de segunda à sexta-feira das 8h às 20h, é da Câmara. O JC também participou deste processo. A nova Lei modifica a antiga, de 16 de julho de 1997, determinando que a estrutura tarifária dos serviços de telefonia fixa comutada, prestados em regime público, seja formada apenas pela remuneração das ligações efetuadas.

Para você participar é só ligar para 0800 619619

Saúde Preventiva O cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras. Sob condições normais, a urina contém substâncias que previnem a formação dos cristais. Entretanto, esses inibidores podem se tornar ineficientes causando a formação dos cálculos. A doença é duas vezes mais comum em homens e seu pico de incidência ocorre entre os 20 e 40 anos de idade. Os cálculos renais podem conter variáveis combinações de elementos químicos. O tipo mais comum de cálculo renal contém cálcio em combinação com oxalato ou fosfato (que estão presentes em uma dieta normal e fazem parte dos ossos e músculos). Esses cálculos representam 75% de todos os cálculos renais. Um tipo menos comum de cálculo é causado pela infecção urinária. Esse tipo de cálculo é chamado estruvita ou cálculo infeccioso. Eles podem ser de grande tamanho e obstruir a via urinária, podendo levar a grandes danos renais. Ainda menos comuns são os cálculos de ácido úrico, que estão associados com a gota ou quimioterapia, compreendendo cerce de 10% dos cálculos renais, e outros mais raros. Causas A causa exata da formação dos cálculos nem sempre é conhecida. Embora certos alimentos possam promover a formação de cálculos em pessoas que são susceptíveis, os cientistas não acreditam que algum tipo de alimento cause cálculos em pessoas não susceptíveis.

Apoio


PÁGINA 11