Page 1

Baixada Santista, 17 de Julho de 2010 - ANO XVIII - nº 852 - Diretor Responsável: José Correa da Silva - FUNDADO EM 26 DE SETEMBRO DE 1992

www.jornaldabaixada.com.br

R$ 1,00

“Pode-se enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoaswww.jornaldabaixada.com.br durante algum tempo, mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo” - Abraham Lincoln (1809-1865)

Política

Câmara dos Deputados passa a divulgar motivo de ausênciasGeral A4

Copa 2014

‘Trem-bala’ pode ter trechos prontos para o Mundial Geral A4

Polícia

Agência dentro do Paço Municipal é assaltada Cidade A3

Mais de 9 mil oportunidades de trabalho disponíveis no mercado Geral A5

Cidade A3

Chuva adia Campeonato Municipal BELEZA SAUDÁVEL

Cuidados que devem ser tomados ao fazer as unhas Caderno JB-1

PRÉ-SAL

Petrobras começa exploração no Campo de Uruguá Petróleo & Gás A6 2010, JORNAL DA BAIXADA ISSN 1806-1109 00852

9 771806

11 0 9 14

Leia as notícias da região diariamente no site do Jornal da Baixada


A

2

Geral

Bertioga, 17 de julho de 2010

Conta-gotas

editorial

Síndrome de metrópole Bertioga é grande, bem grande, quando pensamos em território. De pensar que temos uma imensa área preservada, somos também uma cidade que vai do mar até o alto da serra. Serra do Mar que, aliás, também é grande, e nos faz refletir o quanto somos pequenos nesse mundão no qual vivemos. Mundo esse, aliás, que está cheio de aproveitadores. Sejam aqueles que aceitam ser colocados em cabides de emprego, sejam aqueles que são corruptos, aqueles que corrompem, aqueles que se aproveitam da falta de informação alheia para se dar bem ou seja lá o que for. Tem também aqueles que vivem na ilegalidade, praticando roubos e furtos. Nessa semana tivemos uma ocorrência rara em Bertioga. O que estávamos

sofrendo muito era com os aproveitadores da famosa “saidinha de banco”, mas dessa vez os assaltantes resolveram roubar a fonte e invadiram o Banco Santander, no Paço Municipal, e roubaram mais de R$ 100 mil. O que chama a atenção é a ousadia dos assaltantes que entraram na agência sem nenhum disfarce ou acessório para encobrir o rosto em um local público, em horário de pico... e a segurança? Será que nem dentro das dependências da Prefeitura os munícipes podem ficar tranquilos? Ou será que os assaltantes resolveram roubar direto na fonte e na essência da cidade?

Caio Scafuro Repórter

FOTO DA SEMANA

Arraiá A Festa Julina da Riviera acontece nesse final de semana. Começou ontem (16) e segue neste sábado e domingo e promete repetir o sucesso de 2009 trazendo ainda mais brincadeiras, shows e entretenimento. A festa vai contar com shows musicais, quadrilhas, comidas típicas, barracas com brincadeiras para a criançada, gincanas, pintura de rosto, sorteios, bingos, leilões, brinquedos radicais, massagem, e, pelo segundo ano, o Bazar Boutique da Riviera com artigos para casa, roupas, joias, etc. A festa é organizada por um grupo de moradores da Riviera em prol da Fundação 10 de Agosto.

Arraiá II Confira a programação. No sábado tem leilão com Antonio Carvalho às 15h e às 19h. Às 17h30 tem show com Haidée e Banda 4 Mil Léguas, às 20h tem Quadrilha Levanta Poeira, às 20h30 tem show com o Grupo Amigos da Música e às 22h tem Romulo e Banda.

FOTO CAIO SCAFURO

Arraiá III No domingo, a programação começa às 10h, com apresentação de Tai Chi com o Mestre Augusto; às 11h tem a Quadrilha do Grupo Vivência e

fechando às 12h com Albino Saré.

Doação de Animais A Secretaria de Saúde do Município, por meio do Setor de Zoonoses, realizará, no próximo dia 24, uma Feira de Doação de Animais sob o tema “Posse Responsável, visando promover o bem estar do animal, minimizar os problemas ocasionados por abandono nas ruas e conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção com responsabilidade.

Doação de Animais II O evento irá acontecer no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, entre o Canal de Bertioga e Praia da Enseada (Centro), das 10 às 15 horas. Todas as clínicas veterinárias e Organizações Não Governamentais (ONGs) do Município estão convidadas a participar da iniciativa, levando ao local animais para doação. A Policia Militar também participara do encontro, realizando uma apresentação de adestramento de cães, fazendo um show a parte, sob orientação do Cel. Nunes da 3ª Cia da Polícia Militar de Bertioga.

"Em domicílio" Nesta segunda-feira (19), o prefeito Mauro Orlandini estará

atendendo a comunidade no Caiubura. A atividade acontecerá das 8 às 17 horas, nas dependências da Escola Municipal do bairro, localizada na Rua 1, nº 520/523. Semanalmente, o prefeito atende ao público em seu Gabinete, situado no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú). Mas, devido à distância de alguns bairros e as dificuldades de locomoção que as pessoas têm para chegar até a Prefeitura, o chefe do Executivo Municipal programou para receber a população na própria comunidade. O atendimento será feito por meio de ordem de chegada.

Quermesse A programação para o sábado (17), com músicas e ritmos variados animando os festejos julinos em Vicente de Carvalho II, com a apresentação da cantora Sharon Lemos. Já em Guaratuba, o Grupo Mais que Amigos animará o público com samba e pagode de boa qualidade. No Ana Paula, a quermesse terá como atração musical o Grupo Vida Nova, também com o melhor do samba e pagode.

Quermesse II Finalizando mais um final de semana, no domingo (18), em Vicente de Carvalho II, o samba e o pagode do Grupo Feito na

Eskina (FNE) prometem contagiar o público. Em Guaratuba, o show será da Banda Forró Malícia, e no Jardim Ana Paula, DJ James, com variados country music, forró e sertanejo será a o show da quermesse do bairro.

Quermesse III As apresentações musicais nas quermesses que estão sendo realizadas nos bairros de Bertioga nesta sexta-feira e também no sábado terão início a partir das 22 horas, e no domingo, às 21horas. As quermesses seguem durante este mês nos bairros da cidade e oferecem variadas barracas, com comidas e bebidas típicas, entre outras atrações do gênero, sempre voltadas ao grande público, de todas as idades, que estão prestigiando e se divertindo durante os eventos julinos no município.

Casa dos Conselhos Os 15 conselhos municipais de Bertioga acabam de conquistar um espaço onde poderão se reunir para discutir sobre políticas públicas de forma integrada. Na noite de quarta-feira (24), foi inaugurada a Casa dos Conselhos Municipais, cujo imóvel também abrigará um Telecentro Comunitário de Inclusão Digital, voltado ao atendimento de pessoas sem acesso à Internet.

JB do Leitor Espaço reservado a cartas, elogios, denúncias, reclamações e sugestões que podem ser enviadas através do email: cidade@jornaldabaixada.com.br O jornal pode, a seu critério, reduzir as mensagens, sem alterar seu conteúdo. A mensagem deve conter nome completo, numero do RG e telefone para contato. O jornal se reserva ao direito de não publicar mensagens que contenham ofensa pessoal, preconceito ou apologia.

Resposta ao Sr. Álvaro Mosconi Sr Álvaro Mosconi,

Com a virada no tempo e as chuvas que atingiram a Cidade desde o começo da semana, os buracos ficaram camuflados e muitos motoristas voltaram a temer o tráfego pelas vias públicas. Na Vila Agaó, comerciantes resolveram satirizar o conhecido “João Buracão” e colocaram um boneco alusivo dentro de um dos muitos buracos que se encontram abertos na Avenida Anchieta.

Já respondi anteriormente seu email, mas com a publicação de sua missiva, sinto-me confortável para responder da mesma forma. Reitero que só ESTOU Presidente do Conselho Municipal de Saúde, quando o mesmo se reúne, e isto acontece todo mês, é amplamente divulgado e aberto à comunidade. Não sou eu que tenho a responsabilidade de tomar providências e sim o Executivo Municipal através de sua Secretaria de Saúde. O correto é o encaminhamento desta sua

reclamação diretamente à Secretaria e se esta não responder, encaminhar sua queixa ao Conselho Municipal na data de sua reunião, que com toda a certeza o mesmo fará o acompanhamento do caso. Nossa cidade é carente de muita coisa, mas sobram incautos que se prestam a alardear fatos que nem sempre têm comprovação. Usuários que se sentirem tolhidos no seu direito de receber medicamentos e insumos, têm toda liberdade de queixar-se na própria Secretaria ou até recorrer ao Ministério

Publico, não precisando de representante ou porta voz. Sei que nossa cidade teve episódios de falta de medicamentos, mas em nenhum momento qualquer cidadão correu riscos de óbito conforme sua missiva. Ouvir servidores em sigilo, como o senhor diz, é um desserviço já que não acrescenta nada na resolução de problemas e ainda fomenta o maniqueísmo de alguns. Todos nós, cidadãos bertioguenses, sentimos que não estamos sendo bem administrados, mas não é insuflando mais discórdias que

avançaremos em todos os setores ou conquistaremos uma saúde melhor para todos. Somos uma cidade com recursos, mas que estão mal geridos, e é por isso que voluntariamente estou há anos somando esforços para que a situação melhore e a ultima coisa que preciso é que o Sr. venha me recomendar atenção quanto à Responsabilidade Solidária. Como o senhor, também sou um “velho” experiente, mas ainda não senil. Atenciosamente DITMAR SCHMIDT

CASO DO GOLERIO BRUNO REFORÇA NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA VALORIZAR A FAMÍLIA Prof. Dr. Valmor Bolan*

Telefones Úteis (Bertioga) Aetub (13)3316-2554

DER 0800 55 55 10

Sabesp (13)3317-3237

Dersa/Ecovias 0800 19 78 78

Balsa (Guarujá/Bertioga) (13) 3305-1153

Fórum de Bertioga (13) 3317-3635

Bombeiro (13) 3317-1516

Procon Bertioga (13) 3316-2551

Câmara de Bertioga (13) 3319-9000

Delegacia de Policia (13) 3317-1411

Cartório Eleitoral (13) 3317-4987

Polícia Rodoviária (13) 3313-1200

Conselho Tutelar (24h) (13) 9784-1325

Hospital de Bertioga (13) 3319-8800

Correios (Bertioga) (13) 3317-6224

Prefeitura de Bertioga (13) 3319-8000

Correios (Riviera) (13) 3316-7669

Viação Bertioga (13) 3316-3333

JORNAL DA BAIXADA www.jornaldabaixada.com.br

O caso do goleiro Bruno, acusado de mandar assassinar cruelmente Eliza Samudio chocou o País, pelos elementos chocantes de um crime bárbaro de proporções inusitadas, que levam psiquiatras e especialistas a tentarem entender a dimensão do fato, de gravidade aguda, que expõe, mais uma vez, o nível de degradação moral e banalização da vida humana, num tempo em que vivemos, de violência crescente. Mais do que uma tragédia grega, o caso do goleiro Bruno chama a atenção para o nível de perigo social que a cultura hedonista, individualista,

Sr. Redator, A Baixada Santista esteve em festa no final do último jogo da Copa do Mundo. A colonia espanhola espalhava sorrisos e muita alegria que era plenamente justificável. Afinal de contas, a "fúria" passa a fazer parte do grupo especial de países que conquistaram a Taça tão desejada. Mas é preciso fazer

Editado por

Jornal da Baixada Editora e Gráfica Ltda - EPP CNPJ: 65.806.713/0001-92 Circula aos sábados em Bertioga, Guarujá, Santos e Cubatão Tiragem desta edição: 8.000 exemplares JORNALISTA RESPONSÁVEL José Correa da Silva MTB 255/SP DIAGRAMAÇÃO: Caio Scafuro ADMINISTRAÇÃO: Marcia Prates REPRESENTANTES NA REGIÃO: Cubatão/Erasmo Luna (13) 9701-2134 Santos/Fernando Aulicino (13) 3289-3470 REPRESENTANTES: São Paulo/REVESP (11) 5051-4611, Brasilia e Distrito Federal/Impulso Comunicações (061) 326-8505 e 326-8556. COLUNISTAS: Durval Capp Filho, Ana Maria Bertoldi Aulicino e Eduardo Namen

ASSINATURAS Mensal.....................R$ 4,50 Trimestral.................R$ 14,50 Semestral................R$ 32,00 Anual.......................R$ 63,00

Entrega de assinaturas: Centro, Jd. Paulista, Vila Agaó, Maitinga, Rio da Praia, Jardim São Rafael, Vista Linda e Indaiá. Assinantes de outras praças: Via Correios acrescido do custo de postagem

Faltou jornal? Ligue (13) 9738-8887

comportamento psicopata, de proporções medonhas. Tudo isso nos faz pensar de que mais do que dinheiro e poder de manipular pessoas, temos que refortalecer valores que levem as pessoas à responsabilidade e à solidariedade. E somente iremos conseguir reencontrar a coesão social, se formos capazes de trabalhar pela valorização da família, como única forma de conter com perenidade a violência. *Valmor Bolan é Doutor em Sociologia, Diretor da Universidade Corporativa Anhanguera e de Relações Institucionais da Anhanguera e Reitor do UNIA.

algumas observações. Em primeiro lugar, o Brasil não pode participar de um evento de tal porte com jogadores que não são efetivamente os melhores. Não dá para aceitar que as convocações levem em conta nem o interesse do patrocinador e nem a visão estreita de um treinador que teve quatro anos para formar uma equipe e mesmo com os títulos que conquistou nesse periodo não

soube ter o discernimento na hora decisiva. E levou-nos a uma posição inferior. E por fim, para um jogo final de Copa do Mundo, o mínimo que se espera é a participação dos integrantes das duas equipes mostrando sua capacidade e competência. Mas o que viu em destaque foi a violência e a agressividade injustificável. A pátria de Nelson Mandela deu uma lição

que teremos de aplicar para que tenhamos um acontecimento com o destaque que nosso país merece. E que não fiquems na dependência das regras impostas pelos patrocinadores. Que são importantes, mas não podem ser os donos do espetáculo. Uriel Villas Boas Santos - S.Paulo

TIETE

PABX: (13) 3317-6000 Redação regional...................redacao@jornaldabaixada.com.br

investir no fortalecimento da família, pois, sem tais investimentos, não há como conter os inúmeros e crescentes problemas sociais, muitos deles existentes por causa de uma crise mais profunda, de origem moral. Até quando vamos assistir impotentes crianças, mulheres, idosos e jovens, serem vítimas da violência doméstica, dos abusos de toda espécie? O Estado existe para proteger a família e não pode ser omisso nessa hora. O imbróglio de fatos que fazem do caso Bruno um dos mais tristes que já se tem notícia, da criança sem pai, que teve a oportunidade de ascensão social, e que apostou na impunidade para dar vazão a um

Baixada em Festa

Redação, administração e publicidade: Av. Anchieta, 3.095 1º andar Vila Agaó 11.250-000 Bertioga/SP Publicidade...........................comercial@jornaldabaixada.com.br Redação local............................cidade@jornaldabaixada.com.br

consumista e materialista dos nossos dias induz, tendo em vista o quanto a vida humana tem perdido o seu valor ético, e, com isso, tornando vulnerável demais as relações humanas, que se tornam cada vez mais descartáveis, imediatistas e utilitárias. No centro desta grande crise social, está o esfacelamento do sentido da família, que vai perdendo a sua histórica força de coesão social, pois com a família destruída, não há como a sociedade reencontrar a natural proteção contra a barbárie. A tragédia que o caso do goleiro Bruno evidencia, é a de que se faz necessário, especialmente por parte do poder público, começar a

Sexta-feira à noite, um show. A Avenida Nove de Julho fervendo. O palco: Tênis Clube na São José dos Campos. O show, uma banda famosa. Toca na rádio. Um currículo de mais de vinte anos de estrada. O trânsito mostra que a galera prestigia. Adolescentes menores de quinze anos conduzidos por pais trintões saudosistas. A multidão é heterogênea. Um tanto por ser pop, outro pelo carisma e força de sua musicalidade. Adivinhou quem disse Capital Inicial. A maioria é de jovens acima de 18 anos. Uns estão para fumar, cheirar. Bebuns de plantão também. Uns motivados pela azaração, buscando novo caso ou

esquentar a antiga conquista. A maioria, contudo, quer dançar, dançar, dançar. Tem as tietes, cujo objetivo é ganhar amasso dos protagonistas do show. Tanto faz se for bai xista, guitarrista ou o técnico do som. Se for o vocalista que se renda a seus lábios, claro, a pontuação no ranking eleva-se maravilhosamente. Descendo do carro vem uma tiete. Menina de cabelos longos, louros, escorridos e olhos castanhos escuros. Bem magra, mas que conserva a essência para estimular a libido masculina. Uns 25 anos. Rosto meigo, que oprimiria um coração romântico, fazendo-o sofrer mais do que se mergulhado em azeite fervendo, caso ela lhe desse

em vez de amor apenas indiferença. Como não estamos em uma novela televisiva, o rótulo simplista de má ou boa pessoa não a veste. Busca o prazer. Diverte-se. O show prossegue. Dinho Ouro Preto lá na frente. Cantando. Ela petrificada. Ouvira as letras um par de vezes. Estariam batidas? Diante dele, uma magia lhe abraça. Ele é tão impressionante. Transmite um quê de vibração ao cantar. Ela se sente balançada. A roupagem de tiete cai. O estilo Dinho faz diferente. Um colega seu lá onde ela trabalha é fã incondi cional. Ela achava esquisito: homem achar outro um anjo, encantador. Soaria como algo bicha. Agora, diante da voz de Dinho ela percebe o que

passa pela cabeça do colega. Dinho é simplesmente uma magia pela vida. O show terminou. As tietes se posicionaram. Ela recuou. Pela primeira vez recuou. Parecia pieguice, porém, tentar arrancar um beijo do Dinho com segundas intenções, apenas para colecionar, seria como permitir-se a um estupro. Não macularia aquele anjo, não ela, não desta vez. Talvez Dinho fosse nada do que ela pensava, mas de antemão agradece o favor que ele sem saber lhe fez. Ajudou a ela repensar-se. Só isso vale a pena. Ronaldo Duran Escritor


JORNAL DA BAIXADA

Fale com a redação: (13) 3317-6000

Cidade

Sugestões e críticas: cidade@jornaldabaixada.com.br Leia este conteúdo em: www.jornaldabaixada.com.br

Bertioga, 17 de julho de 2010 - Página A3

FUTEBOL

Chuva provoca adiamento no início do Campeonato Municipal Disputado em quatro categorias, a principal delas o 1° Quadro, competição se estenderá até o fim do ano da Redação Neste domingo (18) seria dado o pontapé inicial para o Campeonato Municipal de 2010. Mas, com a chuva que atinge toda a região desde o começo da semana, o início foi adiado para o próximo final de semana, se a chuva deixar. Organizado pela segunda vez pela Liga Amadora a competição será disputada por vinte equipes, entre elas cinco convidadas de cidades vizinhas: Caruára (Santos), 3 de Maio (Guarujá), Estrela Vila Baiana (Guarujá) Gaivota (São Sebastião) e Juquehy (São Sebastião), que somadas às locais buscarão o título de campeão em quatro categorias: 1° Quadro (principal), 2° Quadro (aspirantes), VT 33 (acima de 33 anos) e VT 40 (acima de 40 anos). Veja abaixo a tabela com a composição dos grupos e os jogos da primeira rodada. De acordo o presidente da Liga Bertioguense de Futebol Amador (LBFA), Manoel Fernandes, todos os campos da cidade serão utilizados e a expectativa maior é proporcionar integração entre as comunidades, utilizando o futebol como um instrumento socializador, que prega acima de tudo a cultura da paz dentro de um meio com tantas rivalidades. “Este ano teremos cinco equipes de fora da cidade, porém devemos

destacar que algumas delas não são tão de fora assim, como os times 3 de Maio (que fica na Prainha Branca) e do Caruára, que ficam em bairros distantes nos seus municípios de origem e até por isso tem uma população que é mais presente em Bertioga do que em suas cidades em si. Esse é o motivo dessas equipes serem acolhidas pela liga local”, destaca. Já para o Diretor de Esportes da Prefeitura de Bertioga, Sérgio Pastori, a formação de atletas e também de pessoas deve ser levada em consideração. “O campeonato é mais uma forma de tirar adolescentes das ruas e introduzi-los na cultura esportiva”, explica o diretor, que cogita inclusive a formação de um futuro jogador profissional, a exemplo de Rodolfo e Maurício, que atuam no futebol russo.

Em busca do bi

Campeão do 1° Quadro no ano passado, depois de uma vitória por 2x0 frente ao São Rafael, o Bertioga Futebol Clube joga em busca do bi campeonato e conseqüentemente a hegemonia do futebol bertioguense. Além do título, a equipe, sediada no Centro da Cidade teve o artilheiro do campeonato Tozinho e o goleiro menos vazado Sapinho, ambos mantidos no time. Segundo o presidente, Leandro

Mariano Borges, o Pirulito, do Bertioga Futebol Clube, a base da equipe foi mantida, mas reforços de peso como Rafael (Kakinha), Dedé e Borracha, todos com participação na equipe de Beach Soccer da Prefeitura de Bertioga, campeã estadual em 2009 foram trazidos para encorpar o elenco. “Sempre jogamos pensando em título, desta vez não será diferente”, afirma, sempre mantendo o respeito com os rivais. “Este ano o nível está ainda maior e isso foi preponderante para nossa preocupação com o elenco, que já é vitorioso”. O Campeonato Bertioguense é organizado pela Liga Bertioguense de Futebol Amador, com apoio da Diretoria de Esportes da Prefeitura de Bertioga. Os jogos da primeira fase serão feitos em turno único, no sistema de grupos. Na seqüência os melhores times avançam paras as quartas de finais, semifinais e final, sempre em jogo único. A Diretoria de Esportes de Bertioga fica no Ginásio Municipal Alberto Alves, na Rua Henrique Montez s/n° - Jd Itapanhaú. Informações (13) 3317 6699.

Jogos da 1ª rodada

Horário

Os jogos começam às 9h com a categoria VT 40, às 11h é a vez do VT 33, às 13h são os atletas do 2o Quadro e às 15h o 1o Quadro.

ACESSIBILIDADE

O Sesc Bertioga formalizará, oficialmente, no próximo dia 24, a partir das 10 horas, parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos aderindo ao Programa Praia Acessível, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo do programa é facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes e portadores de deficiências, para o banho de mar utilizando cadeiras anfíbias. A partir do lançamento do programa, que contará com a presença de representantes do

Governo do Estado, Prefeitura do Município e Sesc São Paulo, será promovido atendimento diário com o empréstimo de cadeiras anfíbias, das 9 às 16 horas, na Praia da Enseada, em frente ao Sesc. Trata-se da terceira parceria formalizada com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. A primeira entidade a aderir o Praia Acessível foi o Rotary Clube, seguido pela Oscip Boracéia Viva. Outras entidades, como o Lions Clube e as Lojas Maçônicas de Bertioga e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também estão em tratativas para aderir ao programa. O público a que se dirige o Praia Acessível contará com monitores já previamente treinados,

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estará realizando entre os próximos dias 24 e 1º de agosto, a Campanha de Orientação, Aconselhamento e Testagem para Hepatite C. A iniciativa tem por objetivo de levar prevenção à população, por meio de testes rápidos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), situadas no Jardim Vicente de Carvalho II, Vista Linda, Jardim Indaiá e Boracéia, além do Centro de Saúde III (CS III). A ação, que conta com o apoio do Grupo Esperança, Grupo de Apoio aos portadores do vírus da Hepatite C da Baixada Santista, e a coordenação municipal DST-

Jogos da 1ª rodada

Gaivota X Guaratuba - (Gaivota) Independente X Vicente de Carvalho II (Independente) Indaiá X 19 de maio (Indaiá)

Grupo C Bertioga Caruára 3 de Maio Balneário Mogiano Beira Rio

Jogos da 1ª rodada

Bertioga X Caruára (Bertioga) 3 de Maio X Mangue Seco (3 de Maio) Balneário Mogiano X Beira Rio (Balneário Mogiano)

os quais irão orientar e auxiliar a entrada e saída das pessoas do mar com as cadeiras de roda anfíbias. O equipamento pode ser utilizado com o acompanhamento facilitador ou acompanhante, independente da condição física do usuário. A cadeira possui rodas largas para evitar o afundamento na areia e dispõe de uma barra para auxiliar a movimentação na areia ou entrada e saída da água. Para o diretor de Assuntos Náuticos da Prefeitura de Bertioga, Professor Augusto Coelho, o Município utilizará esses equipamentos para atender os deficientes da Cidade e turistas, comprovando a vocação municipal de ser favorável ao turismo acessível.

Bandidos invadem agencia bancária e levam mais de R$ 100 mil Caio Scafuro Na manhã da última quintafeira (15), três indivíduos portando arma de fogo invadiram a agência do Banco Santander nas dependências do Paço Municipal e roubaram R$ 107.448,88, conforme registrado nos Boletins de Ocorrência de nº 2002 e 2003/ 2010, na Delegacia de Bertioga. Ao todo eram quatro pessoas, três deles desceram do carro e invadiram a agência bancária às 11h45 depois de render o segurança e roubar seu revólver calibre 38, logo após foram rendidos o gerente e os funcionários do caixa, que tiveram suas gavetas esvaziadas

e o cofre do banco aberto. Além da quantia subtraída do cofre e dos caixas, os assaltantes ainda levaram R$ 750 de uma cliente que se encontrava no interior da agência. Conforme descrito no Boletim de Ocorrência, os bandidos agiram com muita energia e faziam ameaças constantes aos funcionários e clientes que se encontravam na agência, com as armas em punho. De acordo com o delegado José Aparecido Cardia, que apura o caso, o banco cedeu as imagens das câmeras de monitoramento da agência e nenhum dos assaltantes é conhecido pela polícia local. Cardia revelou que os assaltantes

ficaram cerca de 15 minutos dentro do banco e fugiram em um carro não identificado. Nenhum dos três assaltantes estava com o rosto tampado, o que pode ajudar a polícia na solução do caso. Até o fechamento da edição os suspeitos não tinham sido presos e nem identificados. O assalto pode ser uma novidade para a agência, mas tentaiva não é. Ainda nesse ano, um grupo tentou roubar um caixa eletrônico da mesma agência durante a madrugada mas o alarme impediu a ação dos bandidos, que fugiram sem conseguir levar nada. De acordo com a polícia, um fato não tem ligação com o outro.

SEGURANÇA

Prefeitura realiza campanha de prevenção a Hepatite C da Redação

Grêmio X Rio da praia (Grêmio) União X São Rafael (União) Boa Esperança X Ana Paula (Campo do Rio da Praia)

Grupo B Gaivota Guaratuba Independente Vicente de Carvalho II Indaiá 19 de Maio

VIOLÊNCIA

Sesc Bertioga é mais um parceiro da Prefeitura a aderir o ‘Praia Acessível’ da Redação

Grupo A Grêmio Rio da Praia União São Raael Boa Esperança Ana Paula

Aids e Hepatites Virais, também acontecerá em postos avançados no comercio durante os fins de semana no mesmo período. O Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais é comemorado em 28 de julho, em prol das metas que deverão ser estabelecidas contra esse sério problema de saúde pública, que serão intensificadas.

OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o impacto global das hepatites B e C que, juntas, matam um milhão de pessoas por ano em todo mundo. No Brasil, a média de casos notificados é de 6,9 por 100 mil habitantes (Hepatite B) e de 6,6 por 100 mil para a Hepatite C.

Prefeito de Bertioga recebe projeto para reforma administrativa da Guarda Municipal da Redação Um projeto para a realização da reforma administrativa da Guarda Civil Municipal (GMC) da Prefeitura de Bertioga, elaborado criteriosamente durante um período de, aproximadamente seis meses por membros de uma comissão específica, foi apresentado recentemente ao prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, visando dinamizar, ainda mais, o exercício dessa atividade em prol da sociedade civil que reside ou visita a Cidade. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Giovani Amaral, entre as propostas levantadas estão a necessidade de haver uma adequação no plano de carreira e no regimento interno da GCM, a criação de uma corregedoria para a instituição, bem como, o implemento de atividades como o canil municipal,

cavalaria e a guarda costeira. Para tais solicitações, segundo os inspetores da GMC Naércio e Renildo, foram realizadas consultas a outras Guardas Municipais, no intuito de aprimorar o trabalho atualmente desenvolvido em Bertioga. O comandante lembra ainda que atualmente o efeito da GMC é composto por 92 integrantes, sendo 90 homens e duas mulheres. Amaral destaca o dedicado empenho da corporação no cumprimento de suas atividades, lembrando que a Guarda também atua em diversificados setores do poder público no município. “Nós temos guardas trabalhando no Trânsito, no Abastecimento, Meio Ambiente e também na Delegacia de Polícia da Cidade, além das nossas atividades diárias. O trabalho é muito importante, pois

colaboramos com os demais órgãos de segurança de Bertioga, no intuito de oferecer para a manutenção do bem estar de nossa população”, concluiu o comandante. Segundo os inspetores da GMC de Bertioga, o projeto para a realização da reforma administrativa da instituição foi entregue ao prefeito e encaminhado para os órgãos competentes, que analisarão a viabilidade jurídica das ações a serem implementadas.

Em ação

Giovani Amaral, comandante da Guarda Civil Municipal de Bertioga confirmou a participação de membros da corporação no encontro que será realizado no próximo dia 21, na cidade de Praia Grande, na Baixada Santista, com a participação de representantes da Guarda Municipal de diversas

cidades da região e Estado. Estarão presentes neste evento os membros da Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro, que na oportunidade explanarão sobre o Congresso Nacional de Guardas Municipais que será sediado na capital fluminense. Já no dia 30 deste mês, a GCM de Bertioga também participará do Simpósio promovido pela Guarda Municipal de Araçoiaba da Serra (GMMAS), que será realizado nas dependências da Câmara municipal local, e terá como objetivo principal destacar as relações entre Municípios, Estado e Sociedade, discutindo questões ligadas à violência, à justiça e aos direitos humanos. O Encontro aprofundará o estudo sobre as experiências realizadas pelas Guardas Municipais de diversos municípios.


A

4

Geral

Bertioga, 17 de julho de 2010

ESPORTES

Bertioga é revelação dos Jogos Regionais em Guarujá Presente em sete modalidades delegação conquistou 24 medalhas da Redação

perdendo por 2x0.

Nove medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze. Esse é o saldo de Bertioga, representada por cem atletas em sete modalidades, nos Jogos Regionais, disputados em Guarujá até o próximo dia 17 (sábado). Os Jogos Regionais são qualificatórios para os Jogos Abertos do Interior (JAI), que este ano serão disputados em Santos. Segundo o diretor de Esportes, Sérgio Pastori, da Prefeitura de Bertioga, a participação bertioguense é louvável e o bom momento dos atletas é reflexo do bom trabalho desenvolvido na cidade. “Essa participação é um feito inédito, onde já classificamos futsal, tênis de mesa e natação para os Jogos Abertos”, afirma Pastori, empolgado com as conquistas e confiante em um resultado positivo no futebol. Confira a baixo a participação bertioguense.

Tênis de Mesa

Futsal

Futebol

Campeão invicto com uma vitoria por 4x2 diante Cubatão, Bertioga assegurou a vaga para os JAI com uma bela virada após estar

Campeão conquistando três medalhas de ouro e uma de bronze o tênis de mesa de Bertioga também é presença garantida entre os melhores do estado.

Natação

4° lugar geral no masculino e no feminino, Bertioga conquistou cinco medalhas de ouro que asseguram participação no JAI. Além disso, foram conquistadas seis de prata e mais sete de bronze

Capoeira

3° lugar no Feminino e 9° no Masculino, Bertioga ficou com uma medalha de prata.

Judô

9° lugar no masculino e 14°no masculino, os bertioguense não conseguiram pódio. Bertioga chegou até as quartasde-finais disputando com a equipe de Mauá, na quinta-feira (15), mas perdeu a partida por 2 a 1.

GUARUJÁ

Cerca de 34 mil alunos voltam às aulas nesta segunda (19), em Guarujá da Redação Cerca de 34 mil alunos da rede municipal de ensino de Guarujá voltam às aulas nesta segundafeira (19). Após as férias escolares de julho, os estudantes encontrarão suas escolas com uma infraestrutura ainda melhor, em comparação ao primeiro semestre. As unidades contam com laboratórios mais modernos e salas de aula com maior espaço físico. Durante as férias de janeiro, a Prefeitura de Guarujá iniciou reformas estruturais e adequações em diversas unidades escolares. No bairro Vila Zilda, por exemplo, o Núcleo de Educação Infantil Joana Mussa Gaze ganhou duas novas salas, seis banheiros, uma copa para funcionários, vestiário e a ampliação do refeitório da unidade.

Ao todo, 18 escolas passaram por intervenções, sendo que seis (ver relação) já foram entregues, restando 12 unidades escolares em um processo de conclusão. Esta ação visa adequar as unidades escolares para atender o Decreto Federal 5.296/04, que regulamenta as leis 10.048 e 10.098, de 2000. A legislação exige que os municípios brasileiros adéqüem os prédios públicos à lei da acessibilidade. Uma das novidades para este semestre será o uso do uniforme de inverno, composto por uma calça e uma jaqueta, entregue pela Prefeitura no mês de maio, de maneira inédita. Outra inovação foi a entrega do giz antialérgico, produzido com gesso ortopédico, distribuído em todas as unidades escolares.

FICHA SUJA

Beto Mansur deve ter candidatura impugnada da Redação O ex prefeito de Santos e atual deputado federal pelo PP, Beto Mansur possui ficha suja e poderá ter candidatura impugnada, é o que afirma o advogado e candidato a deputado federal pelo PSOL Nobel Soares que fará pedido de impugnação de Beto Mansur. No ano de 2004 o então prefeito do Município de Santos, celebrou contratos considerados fraudulentos com fornecedores de materiais escolares destinados aos alunos da rede municipal de ensino público, totalizando R$ 3.889.700,00. Na época, Nobel Soares ingressou com representação junto ao Tribunal de Contas do Estado devido às irregularidades que vão desde a diferença de preço de um mesmo produto dos kits escolares, além da péssima qualidade e da marca dos materiais que difere da publicada em edital licitatorio e constante dos contratos. Assim foram adquiridas mercadorias de menor valor e qualidade inferior aos produtos contratados e pagos.

A representação foi acatada e os contratos foram julgados irregulares pelo Tribunal de Contas. Já não cabe mais recurso da decisão perante o Tribunal de Contas, porque transitou em julgado. Deste modo, Beto Mansur que foi condenado por improbidade administrativa, fica inelegível por 08 (oito) anos, até 2014, de acordo o art. 1º, I, “g”, da Lei de Inelegibilidades, aprimorada pelo projeto popular denominado “Lei da Ficha Limpa”, que pune políticos fica suja. Nobel Soares ingressará com pedido de impugnação da candidatura de Beto Mansur nesta quinta feira ao TRE-SP e enfatiza que o PSOL estará mobilizado em Santos para denunciar quaisquer tentativas dos fichas sujas em burlar a legislação. Beto Mansur foi um dos 43 deputados federais que tentaram desfigurar o projeto “Ficha Limpa” alterando temas centrais como o período pelo qual um político se tornaria inelegível, além de pretender “anistiar” condenados por compra de votos ou abuso de poder econômico.

HABITAÇÃO

Estudos para regularização de áreas é apresentado à Prefeitura

Foi demonstrado um diagnóstico identificando os locais irregulares de baixa renda da Redação Mais uma etapa dos estudos técnicos para a implantação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), foi explanada e discutida na terça-feira (13), durante encontro realizado nas dependências do Paço Municipal de Bertioga. A iniciativa reuniu as representantes da Ambienta Consultoria, empresa responsável pelo desenvolvimento do estudo técnico em Bertioga, a advogada Gislaine Magalhães e a arquiteta Elza Correia; a chefe de seção da Secretaria Municipal de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniela Mariano; o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Leite; o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Mário Barone; representantes de entidades locais e demais interessados. O PLHIS é parte de um processo de planejamento do Governo Federal e tem por objetivo identificar as necessidades dos bairros, buscando

soluções para estimular o bem estar social. Durante o encontro foi demonstrado um diagnóstico identificando as áreas irregulares de baixa renda e núcleos de favelas existentes no município. De acordo com a advogada Gislaine Magalhães, o projeto é um dos instrumentos de implantação do Sistema de Nacional de Habitação e

MUNDIAL NO BRASIL

BRASIL 2014

Trem-bala pode ter trechos prontos para a Copa 2014 da Redação O trem de alta velocidade que vai ligar as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Campinas poderá ter trechos prontos até a Copa de 2014. Segundo o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o vencedor do leilão poderá construir o trem em etapas. “O investidor pode, com sua estratégia de construção, construir em etapas, mas estamos dando prioridade para a construção do projeto como um todo”, disse hoje (13), em entrevista coletiva, depois do lançamento do edital do leilão que vai definir os construtores da obra. O leilão está marcado para o dia 16 de dezembro. O prazo máximo para finalizar o empreendimento é de seis anos. Segundo Figueiredo, investidores já sinalizaram que podem concluir o projeto em quatro ou cinco anos, ou seja, antes dos Jogos Olímpicos de 2016, que também serão sediados no Brasil. O trembala deve começar a ser construído no final do ano que vem. “Nós buscaremos criar condições para que essa obra saia no prazo de quatro anos. Isso é de interesse dos investidores, porque um evento da natureza das Olimpíadas, com certeza, é um elemento de marketing para

visa promover o planejamento de ações do setor habitacional para garantir o acesso à moradia digna à população, cabendo neste primeiro momento, definir estratégias locais para estabelecer metas, prioridades e cronogramas para a implantação do PHLIS. Já a arquiteta Elza Correia, apresentou na oportunidade um

resumo das ações já realizadas em Bertioga, e por meio de um mapeamento levantado em conjunto com integrantes da Secretaria Municipal de Habitação, apontou a existência de 35 assentamentos precários, 19 favelas, 08 parcelamentos em áreas públicas, 07 loteamentos irregulares de baixa renda, 01 loteamento irregular de média-alta renda e 09 conjuntos habitacionais. Os problemas estruturais e irregularidades foram levantados nos núcleos Carvalho Pinto, Macuco, Vila da Mata, Indaiazinho, Ilha III, Ilha IV, Prodesan, Recanto Alegre, Vista Linda, Chácara Vista Linda, Chácara Vista Linda/Rio, Jardim Rafael/Pista, Jardim Rafael/Praia I, Jardim Rafael/Praia II, Jardim Ana Paula, Mangue Seco, Ilha I, Ilha II, Tibiriçá, Rua Tibiriçá, Albatroz II, Jardim Paulista, Floriano de Freitas/ Vila Tupi, Ivo Henrique, Rua Julio Prestes, Rua da Saudade, Morelli, Vicente de Carvalho II e Sítio São João.

o projeto e de atração de demanda”, avaliou o presidente da ANTT. O trem-bala terá pelo menos oito estações obrigatórias: no centro das cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Campinas; nos aeroportos do Galeão (RJ), de Guarulhos (SP) e Viracopos (SP); na cidade de Aparecida (SP); e outras duas na região do Vale do Paraíba, que devem estar localizadas em Barra Mansa (RJ) e São José dos Campos (SP). “Mas o empreendedor poderá abrir quantas estações quiser”, disse Figueiredo. Para o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o trem de alta velocidade oferece vantagens para o usuário, como a rapidez no deslocamento. “É um sistema de transporte seguro, confiável, regular, que vai levar de centro de cidade a centro de cidade. E isso o usuário levará em conta, além do grau de conforto que oferece um trem de alta velocidade.” Pelas estimativas, o trecho entre a cidade do Rio de Janeiro e a capital de São Paulo poderá ser feito em uma hora e 33 minutos. Além das vantegens citadas, o brasileiro ganha em concorrência, já que com a criação do novo tipo de transporte as empresas de transporte aéreo e rodoviário podem se sentir ameaçadas e baixar seus preços.

Estádio do Corinthians não servirá para a Copa

da Redação Na noite de hoje, membros do Conselho Deliberativo do Corinthians conhecerão detalhes do projeto desenvolvido pelo arquiteto Augusto França Neto, da Arena Corinthians S.A., localizada na divisa entre Guarulhos e o bairro de Aricanduva, em São Paulo. O arquiteto revelou em primeira mão para o Portal 2014 que o projeto não é padrão Fifa. Ou seja, mesmo com o veto ao Morumbi, a nova arena não poderá ser usado na Copa de 2014. "Ele é padrão Libertadores, enxuto para o Corinthians. A infraestrutura atende todas exigências da Fifa para a Conmebol", disse. O arquiteto explica que a zona mista, por exemplo, é menor que a de estádios usados em Copas. Além disso, se o projeto fosse para os jogos dos Mundiais, ele seria inviável financeiramente. "Não é

para a Copa também por causa do custo. A conta não fecharia", explica. Segundo França, o projeto do estádio foi feito em 2008 e contou com a participação de alguns conselheiros. Ele conta com o suporte dos bancos Banif e BVA, da construtora Hochtief, da empresa de engenharia EIT e consultoria da Pricewaterhousecoopers. A execução está orçada em R$ 300 milhões. O terreno entre a av. Aricanduva e a Marginal Tietê fica em Guarulhos e São Paulo, em frente à estação Engenhero Goulart da CPTM. O estacionamento para três mil carros ficaria na parte de São Paulo e o estádio em Guarulhos. Segundo o arquiteto, a arena corinthiana teria três níveis de arquibancadas e oito pavimentos internos (dois de camarotes). A capacidade total é de 56 mil lugares.

BRASIL

Câmara passa a divulgar motivo de ausência da Redação A Mesa da Câmara dos Deputados decidiu nesta quartafeira (14) divulgar, por meio do portal www.camara.gov.br, o motivo das ausências justificadas do parlamentar nas sessões deliberativas. Atualmente, os internautas já podem acessar a

relação das ausências nãojustificadas e justificadas de cada deputado. O Ato da Mesa 66/2010, proposto pelo terceiro-secretário, Odair Cunha (PT-MG), aumentará a transparência da Câmara dos Deputados. Com ele, qualquer pessoa poderá consultar a justificativa do não

comparecimento na sessão. Somente as ausências não justificadas são descontadas do salário do parlamentar. Em 2009, 67% das ausências justificadas foram motiviadas pelo comparecimento de parlamentares em missões oficiais autorizadas, como audiências públicas de comissões

permanentes e diligências de CPIs. Em seguida, 26% das ausências decorreram de licenças de tratamento de saúde. Outras justificativas para ausência são doença grave ou falecimento de pessoa da família, até o segundo grau; atendimento de obrigação político partidária; ou impossibilidade de transporte.


Geral

Bertioga, 17 de julho de 2010 A

5

TURISMO

Santos vai sediar fórum de turismo em novembro O Programa Alegra Centro e a Santos Film Commission foram destacadas pelos resultados positivos da Redação O 2º Fórum de Turismo, Preservação e Desenvolvimento Econômico e Social, promovido pelo Ministério do Turismo, acontecerá no mês de novembro, em Santos. O mês foi definido no final da última semana, em Pirenópolis (GO), durante o 2º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que teve a participação de profissionais da Prefeitura Municipal de Santos (PMS).

O Programa Alegra Centro e a Santos Film Commission foram destacadas pelos resultados positivos. O primeiro vem restaurando a zona mais antiga da cidade, por meio de ações governamentais, oferta de estímulos e isenções fiscais. Já a Santos Film Commission garante a retaguarda necessária para a realização de obras audiovisuais no município, como longas e curtas-metragens, novelas, séries, documentários, filmes publicitários, sessões fotográficas, vídeo clipes e

lançamentos de filmes. "São iniciativas que divulgam a cidade", observa o prefeito João Paulo Papa. Cerca de 40 municípios históricos, dos 60 enquadrados nessa qualificação pelo ministério, foram representados nos três dias de programação. Discutiram-se, entre outros temas, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), direitos do consumidor, condutores de turismo, programas de qualificação para a Copa de 2014 e classificação hoteleira.

OPORTUNIDADE

Olá, Turista! reserva 20 mil vagas para seis cidades-sedes da Copa da Redação

TRABALHO

CURSO DE FÉRIAS

Prefeitura de Guarujá e Estudantes SENAI disponibilizam cursos tem cursos de Eletricista e Carpinteiro gratuitos nas da Redação férias A Prefeitura de Guarujá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abrem inscrições para os cursos básicos gratuitos de Eletricista Instalador e Carpinteiro de Formas. As matrículas estarão abertas entre os dias 19 e 22 de julho, das 16 às 19 horas, no EM 1° de Maio (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611, Jardim Boa Esperança). As matrículas serão realizadas por critério de ordem de chegada. Os primeiros candidatos a preencherem as vagas serão matriculados.

Os interessados poderão se matricular em apenas um dos cursos e será obrigatório o uso de material de segurança durante as aulas - calçado e óculos de segurança, além, de protetor auricular. Todo material deverá ser comprado pelo aluno. As aulas para Eletricista instalador iniciarão dia 2 de agosto, e para Carpinteiro de Formas dia 18 de outubro na própria escola 1° de Maio. O não comparecimento no primeiro dia de aula implicará no cancelamento da matrícula e o aluno que desistir sem justificativa, não poderá se matricular novamente em outros cursos.

Confira as vagas

ETEC

Começa matrícula dos aprovados no Vestibulinho da Redação

Os aprovados no Vestibulinho para o 2º semestre de 2010 já podem fazer a matrícula na Escola Técnica (Etec) estadual em que pretende estudar. A lista de classificação geral está no site www.vestibulinhoetec.com.br e nas Etecs. Os convocados devem fazer a matrícula, no horário definido pela unidade de ensino, nos seguintes dias.

15 e 16 de julho - 1ª lista de convocação e matrícula 19 e 20 de julho - 2ª lista de convocação e matrícula 21 de julho - 3ª lista de convocação e matrícula 22 de julho - 4ª lista de convocação e matrícula 23 de julho - 5ª lista de convocação e matrícula

O Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho iniciaram uma nova rodada de lançamentos do programa Olá, Turista!, voltado para a qualificação em língua estrangeira nas cidades-sedes da Copa de 2014. A ação, que consiste na mobilização de entidades públicas e privadas do setor turístico, começou nesta segunda-feira (12), em Natal (RN), e será levada a mais cinco cidades até a próxima semana. “Estamos realizando reuniões técnicas nos seis estados, onde

abrimos novas inscrições para o programa. A intenção é mostrar como o Olá, Turista! funciona, para que as entidades estimulem seus filiados a participarem do programa”, explicou o coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão, ao público que participou da reunião em Natal. O programa abriu 80 mil vagas para os doze estados que abrigarão sedes da Copa de 2014. Nos seis, onde as inscrições estarão abertas até 30 de julho, são 20 mil vagas para os cursos de inglês e espanhol. Participam dessa segunda etapa: Rio Grande do

Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná. A reunião em Natal, conduzida por representantes do MTur e da Fundação Roberto Marinho, reuniu autoridades públicas, empresários e representantes de entidades do setor. As associações do setor turístico serão responsáveis por encaminhar, aos seus associados, os códigos de acesso que permitem a participação no curso. Os profissionais e estudantes sem vínculo com órgãos do setor também podem se inscrever pelo site do projeto: www.olaturista.org.br.

VAGAS

Curriculum abre mais de nove mil vagas de estágio e trainee

da Redação O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos que serão oferecidos até o final do mês no seu Prédio-Escola (Rua Maria Paula, 212), na região central da capital paulista. O local é de fácil acesso especialmente para quem nunca veio a São Paulo, pois está perto de duas estações de metrô (Anhangabaú e Sé) e de um terminal de ônibus (Bandeira). Há diversas opções que abrangem de palestras de orientação e informação profissional até oficinas voltadas ao desenvolvimento de competências e atitudes mais valorizadas pelo mercado de trabalho. O objetivo é capacitar estudantes para que sejam aprovados com mais facilidade em processos seletivos e para que tenham rendimento muito maior ao começar o estágio. As aulas têm, no máximo, 3 horas de duração. Para se inscrever, basta acessar o site www.ciee.org.br e se inscrever gratuitamente. Os jovens já cadastrados podem verificar o calendário de cursos e disponibilidade de vagas no link “Capacitação Gratuita” (no ambiente Estudante), clicando em “Oficinas” e/ou “Orientação Profissional”. Nesse menu há também o link “Cursos TI” com oficinas voltadas à área de Tecnologia da Informação (TI).

Sobre o CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

da Redação Julho é mês de férias, mas também é a época em que as empresas iniciam seus processos de estágio e trainee. A Curriculum, o maior site de empregos do Brasil, disponibiliza mais de 9,1 mil oportunidades do tipo.

Há vagas para diversas áreas: design, comunicação social, economia, engenharia, jornalismo, informática, hotelaria, letras, nutrição, psicologia, propaganda e marketing, entre outros. Os interessados devem cadastrar o currículo gratuitamente

em www.curriculum.com.br. Para atrair jovens, as empresas disponibilizam suas vagas também nas redes sociais. Para quem quiser divulgar o documento profissional nessas mídias, a Curriculum oferece o Meu Currículo Online, que formata o currículo para propagação nesse meio.

TEMPORÁRIO

MPS abre processo seletivo para contratar 16 temporários da Redação O Ministério da Previdência Social (MPS) vai contratar 11 profissionais de nível superior e cinco de nível médio para atuarem no Programa de Apoio à Reforma dos Sistemas Estaduais de Previdência (Parsep II). Para quem tem diploma de nível superior, as oportunidades são para profissionais de Economia,

Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Tecnologia da Informação. Para nível médio, há oportunidades para trabalho na área administrativa. As remunerações oferecidas variam segundo o cargo e estão entre R$ R$ 1.700,00 e R$ R$ 6.130,00. As inscrições iniciam no dia 22 de julho e podem ser feitas até o dia 15 de agosto pelo endereço

eletrônico www.cespe.unb.br/ concursos/mps_simplificado2010. As taxas de participação custam entre R$ 37,00 e R$ 86,00, de acordo com o cargo. A seleção será por meio de provas objetivas, marcadas para a data provável de 26 de setembro, e análise curricular. Os aprovados serão contratados pelo período de um ano, prorrogável até o limite de quatro anos.

MERCADO

Jornal do Brasil deixará de circular em papel da Redação O tradicionalíssimo Jornal do Brasil, um dos mais antigos do país - que teve a sua primeira edição impressa em 1891 -, vai deixar de circular em papel. A data para o fim da versão ainda será decidida, segundo informou o empresário Nelson Tanure, dono da marca. Com dívidas estimadas em R$ 100 milhões e vendo a circulação despencar, Tanure tentou encontrar um comprador para o jornal. Sem sucesso na sua empreitada, decidiu mantê-lo só na Internet. Na segunda-fgeira (12), Tanure confirmou a saída de Pedro Grossi,

que ocupava a presidência do JB há apenas quatro meses: "Eu demiti o Pedro Grossi porque ele era a favor de continuar no papel", disse. Grossi, no entanto, diz que só deixará o cargo de diretor-presidente do "JB" assim que a empresa anunciar o fim da publicação impressa. "Enquanto tiver jornal impresso, eu continuo presidente. Quando for comunicada a transposição do papel para a internet, eu estou fora. Não fui contratado para isso", afirmou. Segundo a sua assessoria de imprensa, o Jornal do Brasil conta com 180 funcionários, sendo 60 jornalistas, que trabalham na

redação. O JB tem hoje tiragem de 17 mil exemplares nos dias de semana e de 22 mil aos domingos. O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, lamenta o processo de decadência do jornal e lembra que o JB era um paradigma para coberturas importantes e recorda edições memoráveis, como a de 13 de dezembro de 1968, data do AI5, que acabou com garantias constitucionais e deu ao presidente da República poder de fechar o Congresso. Naquele dia, o JB publicou a previsão do tempo na primeira página, dizendo que as condições climáticas eram adversas.


A

6

Bertioga, 17 de julho de 2010

Petróleo & Gás

Petrobras inicia produção no Campo de Uruguá, na Bacia de Santos A Petrobras informa a entrada em operação do FPSO Cidade de Santos no campo de Uruguá, através da interligação do poço Uruguá-6. Também foram interligados ao FPSO os poços Uruguá-8 e Uruguá-10, que devem iniciar a produção ainda esta semana, com expectativa de atingir a produção de 25 mil barris por dia (bpd) no campo. A plena capacidade de produção de óleo do campo de Uruguá (35 mil bpd) deverá ser alcançada até o final deste ano, com a interligação do quarto poço de petróleo do campo em dezembro. O FPSO (navio-plataforma que produz e armazena petróleo) será utilizado para o desenvolvimento dos campos de Uruguá e Tambaú, localizados no Pólo Uruguá, sendo o primeiro FPSO instalado para o desenvolvimento definitivo de dois campos de petróleo e gás da Bacia de Santos. O navio está ancorado a 160 quilômetros da costa, com profundidade de água de 1300 metros, e tem capacidade para produzir 10 milhões de m3 por dia de gás natural e 35 mil bpd, além da capacidade de armazenar até 740 mil barris de óleo. O campo de Uruguá possui reservatórios de petróleo leve, com 33 graus API (medida de densidade do petróleo), e de gás nãoassociado. O seu plano de desenvolvimento contempla quatro poços horizontais de óleo e cinco poços produtores de gás, que serão conectados diretamente ao FPSO. Já o campo de Tambaú possuirá três poços horizontais de gás não-

associado que serão interligados a um manifold submarino de produção que estará conectado ao FPSO Cidade de Santos. O escoamento da produção de petróleo dos campos irá ocorrer através de navios aliviadores, enquanto o escoamento do gás se dará através de um gasoduto de 18 polegadas e 174 quilômetros de extensão, já lançado, que interligará o FPSO à plataforma PMXL-1, no campo de Mexilhão. Posteriormente, o gás seguirá até a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada no município de Caraguatatuba, São Paulo, onde ocorrerá a especificação do gás natural para inserção na malha de transporte. As obras na PMXL1 e na UTGCA estão em fase final, com conclusão esperada para o segundo semestre de 2010. A expectativa da Companhia é que até o final de 2012 todos os poços de gás de Uruguá e Tambaú estejam interligados, permitindo que o FPSO Cidade de Santos atinja sua plena capacidade de produção de gás, a depender da demanda requerida pelo mercado. O Projeto Uruguá-Tambaú recebeu a Licença de Operação (LO) concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a infraestrutura criada para o projeto deverá ser aproveitada para viabilizar outros projetos em campos adjacentes, como Pirapitanga e Tambuatá, também localizados no Polo Uruguá.

Petrobras Biocombustível completa dois anos Criada em 15 de julho de 2008, a Petrobras Biocombustível começou como produtora de biodiesel, e ao longo desses dois anos, ampliou sua atuação neste segmento e entrou na produção de etanol por meio de parcerias com empresas do setor. Atualmente, a subsidiária está presente em diferentes regiões, de Norte a Sul do Brasil, além de iniciar projetos no exterior, em Portugal e Moçambique. No segmento de biodiesel, a empresa atingiu a produção acumulada de 242 milhões de litros, resultante das atividades das três usinas em Candeias (BA), Quixadá (CE) e Montes Claros (MG), além da unidade de Marialva (PR), na qual tem participação. A Petrobras Biocombustível chegará ao final deste ano, concluída a duplicação de Candeias e adaptada a usina de Guamaré (RN), com capacidade instalada de produção quase triplicada, passando de 171 milhões para 507 milhões de litros/ ano. Também foram iniciados projetos no Estado do Pará para produzir biodiesel a partir da palma, voltado para atender à região Norte do País, bem como atender a produção de biodiesel na Europa. Na avaliação do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, em dois anos o balanço é positivo. “Passamos de três usinas, na criação da empresa, para 14 unidades de biodiesel e etanol, contando as participações. E começamos a internacionalizar

nossas ações com usinas em Portugal e Moçambique. Conforme definido no Plano de Negócios, vamos continuar a ampliar nossa presença no mercado brasileiro e no exterior, respondendo às demandas do século XXI por fontes renováveis de energia”, ressaltou Rossetto. Nesses dois anos, a empresa desenvolveu seu programa de Suprimento Agrícola para as usinas de biodiesel. Hoje são 56 mil agricultores familiares contratados no Nordeste, Minas Gerais e Paraná. Também serão envolvidos produtores de palma no Norte do País para os projetos de biodiesel no Estado do Pará. Na área tecnológica, a empresa vem constituindo redes de pesquisa e investe em tecnologia para aumentar a produção e a produtividade das oleaginosas. Em abril deste ano, a empresa produziu o primeiro etanol Petrobras a partir da usina de Bambuí, em Minas Gerais. Neste setor, foram firmadas parcerias com empresas do setor, como a Guarani, com unidades em São Paulo e Moçambique, o Grupo São Martinho, em Goiás, e a Total Agroindústria Canavieira, em Minas Gerais. Com isso, a Petrobras Biocombustível tem hoje participação em capacidade de moagem superior a 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, com capacidade para produzir mais de 900 milhões de litros de etanol/ano.

SP: Feira promove troca de sementes e mudas no interior do Estado Foi realizada nesta sexta feira (16/07) a 1ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Crioulas/Caipiras de Cunha, município localizado no interior de São Paulo. Durante o evento os agricultores familiares agroecológicos da região do Alto Paraíba participarão de painéis e oficinas, apresentarão as práticas agroecológicas desenvolvidas em suas unidades de produção familiar e promoverão a troca de aproximadamente 100 variedades de sementes e mudas resgatadas e preservadas por suas famílias ao longo de décadas. A feira é gratuita

e aberta ao público. A Feira de Troca de Sementes é uma iniciativa da Organização SerrAcima, que desenvolve o projeto “Empreendimentos Comunitários: criando ambientes para a geração de trabalho e renda no município de Cunha – SP”, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que desde o início do século XX a diversidade genética das espécies cultivadas foi reduzida em 75% .

Petrobras inicia produção no pré-sal do Espírito Santo

A Petrobras iniciou, nesta quinta-feira (15/7), a produção de petróleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 km da cidade de Anchieta (ES), no complexo denominado Parque das Baleias, na Bacia de Campos. As acumulações do pré-sal do Campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participaram da cerimônia de extração do primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca. Na ocasião, o presidente Lula afirmou que a descoberta do pré-sal pela Petrobras foi “fundamental para o forte desenvolvimento da indústria

naval e petroquímica no Brasil, em menos de 5 anos”. Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que esta é “a primeira produção comercial permanente do pré-sal brasileiro, e que já utiliza materiais adaptados e preparados para responder às características específicas da produção de petróleo no pré-sal”. O projeto adotará tecnologias pioneiras, concebidas para operar nas condições geológicas do présal. Entre elas, novos modelos de risers flexíveis (tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma) e novas soluções tecnológicas para colocar os poços em produção (completação). O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios

do pré-sal. A produção foi iniciada através da conexão do FPSO Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. O FPSO Capixaba é afretado para a Petrobras pela empresa SBM, e operava anteriormente no Campo de Golfinho. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias. O poço do pré-sal de Baleia Franca começará a produzir cerca de 13 mil barris de petróleo por dia (bpd) de petróleo leve, estimado em 29 graus API. A previsão é que atinja a capacidade máxima, de 20 mil bpd, ainda este ano. O FPSO faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado de

Cachalote e Baleia Franca e permite a interligação dos dois campos. A Plataforma já produz desde maio deste ano no pós-sal do Campo de Cachalote, através do poço 7-CHT-5HA-ESS, localizado a 5 km de Baleia Franca, e desde junho de 2010 no poço 7-CHT-7HP-ESS, totalizando uma produção de 44 mil bpd. Até o final do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. Serão três poços produtores e dois injetores em Cachalote, e três poços produtores - dois destes na camada pré-sal - e um injetor em Baleia Franca. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhões de m3 de gás natural.

SP: Caravana Nova descoberta Ambiental agora de petróleo em em São Paulo Angola A Petrobras apresenta, na próxima segunda-feira (19/7), no Hotel Caesar Business, em São Paulo (SP), as ações estratégicas do Programa Petrobras Ambiental (PPA), que inclui patrocínio a projetos, fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações para o desenvolvimento sustentável. O objetivo da caravana, que funciona como uma oficina presencial e gratuita, é prestar esclarecimentos, para representantes de instituições do Terceiro Setor, sobre o roteiro de elaboração de projetos ambientais adotado pela Companhia. Com o tema Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável, o programa abrange todas as regiões brasileiras atuando em três linhas: gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e fixação de carbono e emissões evitadas. Todas as linhas de atuação devem contemplar como tema transversal a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos

recursos naturais e consumo consciente.

Programa Petrobras Ambiental

Lançado em 2003, o Programa Petrobras Ambiental tem como objetivo gerenciar, de forma integrada, as ações de patrocínio ambiental realizadas em todas as suas unidades e subsidiárias. Serão investidos R$ 500 milhões até 2012. Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência do processo de patrocínio, a Petrobras realiza seleções públicas nacionais a cada dois anos. A seleção de 2008 recebeu 892 projetos inscritos de todo o País. Foram selecionados 47 projetos, que receberão ao todo R$ 60 milhões a serem utilizados em dois anos de atividades. As ações do PPA já envolveram diretamente 3,6 milhões de pessoas, além de mais de 820 parcerias estabelecidas, 240 publicações, 2.200 cursos e palestras, e mais de 5 mil espécies nativas foram estudadas. Confira o cronograma completo das caravanas no site www.petrobras.com.br/ppa2010.

A Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo no Bloco 15/06, no litoral de Angola. A descoberta ocorreu através da perfuração do poço Cabaça Sudeste-1, localizado a uma profundidade de 470 metros e a 100 km da costa. Foi comprovada a existência de reservatórios de 450 metros de espessura. Avaliações iniciais indicam a existência de pelo menos 500 milhões de barris de petróleo de alta qualidade (“in place”). O poço Cabaça Sudeste-

1 é o sétimo de oito poços de exploração previstos nos compromissos contratuais da licença. Seis dos sete poços perfurados até hoje comprovaram sucesso nas atividades de exploração no bloco. O bloco é operado pela Eni (35%), em parceria com Petrobras (5%), Sonangol Pesquisa e Produção (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total (15%), Falcon Oil Holding Angola SA (5%), e a Statoil Angola Block 15/06 Award SA (5%).

Transpetro assina contratos para mais três navios do Promef A Transpetro e o estaleiro fluminense Superpesa assinaram nesta quarta-feira (14/7) os contratos de financiamento para a construção de três bunkers (navios de transporte de combustível para embarcações). Os contratos, no valor de R$ 110,58 milhões, são os primeiros firmados com o Banco do Brasil (BB), no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro

(Promef). Os navios de bunker, a serem construídos pela Superpesa, podem receber dois tipos de carga – óleo combustível e óleo diesel – e terão capacidade para armazenar 4 mil metros cúbicos, ou 4 milhões de litros. A previsão é de que as obras de construção destes três navios do Promef II gerem 2.500 empregos, entre diretos e indiretos.


Social

Av. Anchieta, 2.300 - Jardim Albatroz - Bertioga Telefones: (13) 3317-7474 ou (13) 3317-6199

Ofertas válidas até 16/07 à 30/07/2010 ou enquanto durarem nossos estoques

Bertioga, 17 de julho de 2010 A

7

Av. Aprovada 294, no 775 Boracéia - Bertioga Telefones: (13) 3312-2380

Reservamo-nos o Direito de Alterar Qualquer produto ou preço sem prévio aviso. Imagens meramente Ilustrativas


8

A

Social

Bertioga, 17 de julho de 2010

Alto Astral DURVAL CAPP FILHO

(13) 3235-3089 / 3234-2829

E-mail: durcapp@gmail.com

Site: www.esteticapp.com

Festa Julina no” Spa Garden Itu”... ...neste feriado de 9 de Julho , além do excelente clima da cidade de Itu , com memorável sol e um friozinho à noite,o “Spa Garden” nos ajuda a energizar e reencontrar os caminhos para uma alimentação sadia. Em todos os ambientes uma variedade constante do designer dos móveis e utensílios (estilo rústico barroco) misturadas à paisagem bucólica, de verdes a perder de vista.Entremeados pela vontade de vencer uma batalha (a dieta alimentar) ,os hóspedes se unem com muita alegria e diversão em um só propósito:perder peso aliado à melhor qualidade de vida,mudando os hábitos alimentares. Neste mês de Julho , como em alguns meses do ano , uma Festa é realizada : a “Festa Julina” , que contou com a animação do “Cumpadre Timóteo” e a “Cumadre Amélia” fazendo os hóspedes participarem de uma “Quadrilha” com muita curtição.Um belo conjunto musical interpretavam canções dos mais diversos conjuntos sertanejos e country universitário , enquanto a fogueira ardia no terreiro.

A “Cumadre Amélia” e o “Cumpadre Timóteo”: figuras conhecidíssimas em Itu Os hóspedes de Laranjal Paulista, Solange Mercon e Dimas Berto (na (na “Fazenda Chocolate” são “Contadores de História”) ao lado da véspera comemoraram 22 anos de casados) receberam a “benção” do dermatologista de Campinas, Luciane Faleiros Lombello (com o prêmio do traje “Padre Timóteo” na quadrilha mais original)

No serviço de quentão (sem álcool) e chá de maça (afinal é um Spa!) a santista Ivana Moure Costa Miranda celebrava a farra

Em férias por quinze dias, a família Luiz Fernando Lencioni e Rosemari com os filhos Gabriel (canta e toca violão muito bem) e Thais

Os hóspedes Sergio Roberto de Oliveira Bento e As jovens Maitê Lorente e Stephanie Innela Maria Aparecida Diamante entraram no clima da participaram da quadrilha festa João Parducci (coproprietário do Spa) e Salete Marno, há muitos Um dos sócios do Spa , Carlos anos estabelecidos em Gaiane é cardiologista e recebe Santos (atualmente os hóspedes para avaliação residem em Itu) diária , com cuidados especiais

Este colunista D.C.F. ao lado do jovem empresário paulistano (hóspede assíduo do Spa) André Restana Tiepo

Festa Junina na “Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos”... ...Realmente consagrador as Festas desta época de inverno e como sempre a Diretoria da “Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos” recebeu os associados e convidados para um agradável convívio. Maria Celina e o arquiteto Daniel Passos Proença (Diretor de Relações Públicas) eufórico com o sucesso alcançado

O casal Presidente engenheiro Marcos Teixeira com sua esposa Priscila receberam as honras

Os Diretores Sociais engenheiro Juarez Ramos da Silva e a arquiteta Yara Migotto esmeraramse na produção da festa que teve quadrilha animada


Baixada Santista, 17 de julho de 2010 - ANO XVIII - Parte integrante da edição nº 852, não pode ser vendido separadamente

Cuidados que reduzem riscos de contaminação em salões de beleza da Redação Passar aquele tempinho para relaxar e cuidar das unhas das mãos e dos pés é prática de muitas mulheres. Mas se por um lado os salões de beleza têm um papel fundamental na manutenção de um visual bonito, por outro eles também são um ambiente propício para a contaminação por vírus, bactérias e fungos. Deixar os pés numa bacia com água morna pode ser suficiente para o desenvolvimento de uma desagradável micose. Já um simples corte enquanto se tira a cutícula com o alicate pode expor uma pessoa a vírus e doenças contagiosas, por exemplo, que são transmitidas por meio do sangue. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é possível que surjam todos os anos três a quatro milhões de novos casos de hepatite no planeta. E o ritmo frenético dos profissionais de manicure e pedicuro, que normalmente atendem muitas clientes por dia, pode comprometer uma adequada esterilização dos equipamentos. Em estudo realizado pela Secretaria de Saúde de São Paulo, foi constatado que um em cada dez profissionais tem hepatite. Mas, na prática, bastam alguns cuidados simples para evitar dores de cabeça: Leve seu próprio kit ao salão de beleza. Não compartilhar com outras pessoas alguns itens como lixa de unhas e pés, espuma antisséptica, cortadores de unhas e, principalmente, alicates, já reduzem bastante os riscos de contaminação. Evite usar bacias. Ou então exija que elas estejam isoladas por um plástico, que deve ser trocado a cada nova cliente. Converse com quem está cuidando de você. O estudo aponta ainda que apenas 5% dos profissionais usam luvas durante o trabalho, e nenhum costuma lavar as mãos nos intervalos entre clientes. Você pode indicar o uso do antisséptico do seu kit particular, como Soapex Espuma antisséptica, por exemplo. Além disso, esses profissionais podem ser vacinados gratuitamente contra a hepatite por meio do SUS.

b1-b8.pmd

1

FOTO DIVULGAÇÃO

Higiene, materiais próprios e informação são pré-requisitos básicos

19/07/2010, 10:12


2

Imóveis

Bertioga, 17 de julho de 2010

CRECI 20235

IMÓVEIS VENDE-SE

Ótimoloteaapenas 300m da praia com as laterais muradas de terceiros sendo 15 x 25m área total de 375M² R$ 55 mil.

Alugo salão c o m e r c i a l contendo 34,58M² com 02 portas e 02 banheiros com ótima localização na avenida e próximo a praia. R$ 400,00 mês.

CRECI 20235

B

VD. Ótimo terreno já com construção simples a 50 metros da praia do indaiá sendoolotede11x34,24= 427,12 murado e com jardim Por apenas R$ 140 mil.

Vendo Ap. no Jardim São Rafael c/ 2 dorms, coz., sl wc, a 1 quadra da praia. R$ 25mil. Área de serv.. Tel (13) 9751-3043. _____________________________

APARTAMENTO

Alugo apartamento sem fiador, no Maitinga c/ quarto, sl, coz, wc, área de serv.e garagem. R$420,00. Tel (13) 3317-2248 _________________________________

APARTAMENTO

CoberturanoMaitinga,mobiliadapara temporada.Tel(13)3317-3126./33175075. ____________________________

APARTAMENTO

Alugo cobertura. Mensal, toda mobiliada. No Maitinga. Tel (13) 33173126./ 3317-5075. ____________________________

CASA

Vendo casa em Cond. Fechado. Terreno 551,78m² c/ 4dorms ( 02 suítes), sl 03 ambientes e demais dependências. Cond. c/ piscina, salão de jogos e festas. Vigilância 24h. Tel (11) 5581-3380 / 8975-4899. ___________________________

CASA

Vende-se casa em V. de Carvalho II, excelente rua. R$ 16mil , em construção. Tel (13) 9713-7183 _________________________________

CASA

Vende-se casa c/ 4comodos. Terreno grande e murado. R$ 30mil. Tel (13) 9713-7183 _______________________________

CASA

Vende-se casa próx. a Padaria do Manolo, grande c/ 03dorms, edícula no fundo.R$ 60 mil Tel (13) 97137183 ___________________________

CASA

Vendo casa em Bertioga com salão comercial na frente excelente ponto tratar tel (13) 971714816 direto com proprietário _____________________________________

CASA

Vendo casa c/ 2quarto, sl, coz., wc e áreadeserv..Todadependente.Pode construir nos fundos. Tem 28m². R$ 45mil. Tel (13) 3317-5562. _________________________________

CASA

Vendo casa c/ 01 dorm., na Chácara Vista Linda. R$ 35mil. Entrada + parcelas. Direto c/ o proprietário. Tel (13) 9759-9012/ 9790-1222. __________________________________

CASA

Vendo casa c/ 03 dorms (1 suíte + wc social, sl conjugada c/ coz., garag. Coberta. R$ 130mil. Facilitada. Tel (13) 3313-1393 / (11)8574-9976 ______________________________

CASA

Vendo casa no Albatroz II c/ 03 dorms, sl, coz, churrasq.,R$ 70 mil. Tel (13) 9798-9601 _________________________________

b1-b8.pmd

CASA

Vendo casa no Cond. Bouganville III, c/ 4dorms, 2 suíte, demais dependências, cond. c/ piscina. Tel (11) 8975-4899. ___________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. a portaria, c/ 02 dorms + 1 suíte, piscina, edícula, ref. 144. R$ 280mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br. ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, construção nova, próx. a Sede Social, c/ 02 dorms + 2 suítes, ref. 71. R$ 230mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br __________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. a Sede Social c/ 1dorm. + 1suíte, pisc., edícula. Reef. 88. R$ 200mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _______________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia. Casa alto Padrão, próx. a portaria, c/ 4suítes, excelente área de lazer c/ piscina. Re. 33. R$ 700mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3 3 1 2 - 1 1 6 4 . www.tropicimovies.com.br _____________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx. a Sede Social, design moderno, construção nova, 4suítes, excelente piscina e área de lazer. Ref. 38. R$ 420mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia na Av Itapuã próx. a Portaria c/ 02dorms, 2suítes, piscina, excelente área de lazer, ótima localização. Ref. 79. R$ 600mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br __________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx ao Centro Comercial, excelente localização, acabamento de primeira, c/ 4suítes, piscina, área de lazer. Ref. 48.R$ 550mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 33121164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx a Portaria, final de rua, excelente localização, c/ 03dorms +1suíte, área de lazer, piscina. Ref. 53. R$ 670mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ______________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx a Portaria c/ área de lazer, área de terreno de 1.000m², 8suítes,

2

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia. Construção nova c/ 02dorms + 1suíte, piscina c/ área de lazer. Ref. 126. R$ 400mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _____________________________

VD. Lindo lote de 10,50x25,06= 263,13 com construção simples a 50 metros da praia do indaiá murado e com Jardim R$ 100 mil.

Alugo belo Sobrado com 02 vagas, sala grande em 02 ambientes, cozinha, lavanderia área de serviço quarto de dispensa, 03 dormitórios sendo 01 suíte com sacada frente ao Mar.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia de esquina, terreno 571m² c/ 2dorms + 1suíte. Ref.116 Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _________________________________

CHALÉ

Vende-se Chalé no Cond. Morada da Praia excelente localização próx. a sede social, terreno aterrado, c/ 2dorms. Ref. 102. R$ 90mil. Tel (13) 3312-3312/ 33121164.www.tropicimovies.com.br _____________________________

CASA CARUARA

Vendo, 1 dorm, 1 ste, sl, coz, wc, 10x50m. R$ 45 mil. (13) 8824-6559 / 9745-7665 / 3352-7284. _____________________________

CASA - SÍTIO S. JOÃO

Vende-se casa no Sítio Sao João. Km 226, próximo a rod. Rio-Santos, depois da ponte. 2 dorm, sl ampla, coz e 3 wcs. Doc OK. R$ 40 mil. (13) 9778-9529. ____________________________________

VD terreno de 11x33,50=368,50 t o t a l m e n t e desmatado e aterrado já com muros a apenas 100 metros da praia. R$ 69 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CASA - ALBATROZ

Casa no Jd. Albatroz, 3 dorm (1 ste), 3 wc, sala, coz e garagem. Churrasqueira. Apenas R$ 70 mil. (13) 9798-9601 ______________________________

Minha casa minha vida casa nova contendo 01 Suíte, 01 dormitório, sala americana com fino acabamento, 01 banheiro social, lavanderia coberta estacionamento e vaga para 02 carros a 200 metros da praia.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

ALUGUEL E TEMPORADA APARTAMENTO Temporada Maitinga. Ap 03 dorms sendo 02 suítes, todo decorado. Tel (13) 3317-3126/ 3317-5075. _______________________________________

CASA

Alugo casa c/ 04dorms, piscina, ar cond., R$ 1000,00 p/ mês . TR. (13) 9753-0027. _________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto mobiliado p/ 1 pessoa no Centro de Bertioga. R$ 200,00 p/ mês . Tel (13) 3317-4614 ___________________________

TEMPORADA

Alugo casa para final de ano e feriados. Rua Fca. Martins da Cunha, 320, ap. 142 A, ao lado do Sesc. Garagem coberta. (11) 2236-9732 / (11) 7313-5004 / amaurim@ig.com.br ____________________________________

QUARTO

VD. Ótimo lote de 12x30=360m² totalmente desmatado,aterradocom projeto de 02 casas geminadas a 250m da praia R$ 70 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 VD. Terreno desmatado e aterrado com 02 laterais e fundos já murados medindo 10x25=250M² a 300 metros da praia no Indaiá R$ 66 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 VD. Edícula contendo 02 dormitórios, sala, 01 banheiro, cozinha com belo terraço num terreno de 300 M² por apenas R$ 75 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

ATENÇÃO: ANÚNCIO GRÁTIS PARA PRODUTOS DE QUALQUER VALOR. É OBRIGATÓRIO CONSTAR O PREÇO DE VENDA NOS ANÚNCIOS. Anúncio grátis apenas para pessoa física e que não envolva comércio sistemático. O jornal não tem interesse ou participação nos negócios anunciados, bem como, não exige comprovante de procedência dos mesmos. Isentando-se, desde já, de qualquer responsabilidade. Não forneça seus dados sem conhecer com quem negocia.

VW FOX Vendo VW Fox, 05/06, 1.0, Flex. Cinza metálico. 68.500 KM. Bom estado. (13) 9703-5539. (852) _______________________________________

CASA

Alugo casa c/ quarto, coz., wc, garagem, próx. a praia, no Centro de Bertioga. Mensal R$ 350. Tel (13) 9758-1244/ 3317-4608. (852) ___________________________________

BANHEIRA

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. ao Centro comercial, c/ 02dorms + 1suíte, piscina c/ área de lazer. Ref. 65. Tel (13) 3312-3312/ 3 3 1 2 - 1 1 6 4 . www.tropicimovies.com.br ________________________________

CRECI 20235

APARTAMENTO

CASA

CRECI 20235

Vendo Casa na Rua Maria Cecília no Indaiá, 280. idalinafernades@gmail.com. ________________________________

APARTAMENTO

CRECI 20235

Apto no centro, frente a praia, 2 dorms (1 suíte), cozinha, área de serviço com despensa, sala com varanda frontal à praia, 1 vaga de garagem, R$ 140 mil. (13) 3317-4201. ___________________________

Excel.área de lazer c/ piscina. Ref. 43. R$ 900mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CRECI 20235

CASA Vendo Casa em Vicente de Carvalho II. R$ 18mil, c/ quarto , sl, coz.,wc, rua calçada, próx. a escola.. Tel (13) 9798-9601. ____________________________________

CRECI 20235

APTO - CENTRO Vendo apto no Centro de Bertioga. 2 dorm. Sala, coz, e wc e lav. 1 vaga coberta. R$ 75 mil a vista ou R$ 40 mil de ent + saldo financiado. 3317-3786. ___________________________

CRECI 20235

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 CRECI 20235

CRECI 20235

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

Alugo, semi mobiliado para 1 pessoa, no Centro. R$ 180. (13) 3317-4614. __________________________________

APTO - MAITINGA

Aluga-se apartamento de 2 dorm, Maitinga, com piscina, churrasqueira e garagem. Predio com zeladoria. Direto com prop. (13) 3317-5075. __________________________________

APTO - TEMPORADA

Aluga-se para temporada, apto no maitinga, 3 dorm (2 stes), predio com pisc, churr, salao, garagem e segurança 24h. 500m da praia. (13) 3317-5075. __________________________________

ALUGA-SE APTO

Maitinga. Aluga-se 2 dorms, prédio c/ piscina, churrasq. Direto c/ o proprietário. Tel (13 )3317-5075. ________________________________

Coloque seu imóvel a venda aqui! (13) 3317-6000

Vendo banheira de canto Jacuzzi (1,51 x 1,51 x 0,70m) completo c/ motor e aquecedor. Tel (13) 97052904/ 3313-1997. (852) ___________________________________

CASA TEMPORADA

Casa p/ temporada na Praia da Baleia c/ 2 suites + quarto. em Cond., lugar p/ 2 autos, a 100m da praia. Tel (13) 3284-6475. (852) ___________________________________

DIVERSOS

Vende-se calculadora financeira HP, um balcão vitrine, um balcão caixa, 5 estantes de aço, 10 gôndolas de parede. Tel (13) 9746-2088. (852) ___________________________________

CASA

Vende-se ou Aluga-se uma casa no Indaiá , terreno c/ 29m de frente e 36m de fundo ( de esquina ) casa c/ 03 quarto, 1 suíte, 2 wcs, pisc, pequeno campo de futebol, na Rua Fausto G. Sampaio. Tel (11) 29515272. (11) 8911-9992. (852) ___________________________________

SOBRADO

Com 02 suítes, 01 wc, sl 02 ambientes, coz. americana, área de serv., quintal descoberto, garagem p/ 03 carros descoberto. Aceita financiamento. R$ 120 mil . Tel 33175630. (852) _________________________________

CASA TERREA

Isolada, c/ 03 dorms, (sendo 02 suítes), coz. c/ armários planejados, 01 wc social, sl 02 ambientes, área de churrasq. Coberta + 01 suíte nos fundos e lavanderia coberta. Ótima localização (próx. a prefeitura). R$ 1,000,00 mensais. Tel 3317-33175357. (852) _________________________________

LANÇAMENTO

No Bairro Maitinga. Imóvel novo. 02 dorms, 02 suítes, 03 wc, 03 vagas de garagem descoberta. Referencia 30. Tel 3317-1270. (852) _________________________________

CASA/ CENTRO

Vd c/ 03 dorms, sl de jantar, sl de estar, 02 wcs, varanda e vaga p/ vários autos. R$ 190 mil. Ref. 1.929. Tel 3317-3711/ (13) 9712-4509. (852) _________________________________

SALÃO COMERCIAL

VISTA LINDA. Al. c/ área de 6x25. R$ 700,00. Tel (13) 3311-8999/ 33118937. (852) _________________________________

PANIFICADORA

Vende-se c/ urgência (motivo mudança) no Jd Lido, Av Anchieta, nº 1.133. Aceita carro como parte do pagto. Tel (13) 9700-2687. (852) _________________________________

SALÃO DE FESTAS

MAITINGA. Al. P/casamentos, formaturas, palestras, cursos, desfiles e eventos em geral. Tel (13) 9712-4509. (852) _________________________________

LOJA DE ROUPAS

Passa-se o pontono Bairro do Indaiá, pleno funcionamento. Tel (13) 33132685. (852) _________________________________

CORSA

Vende-se, ano 95, verde. Tel (11) 9890-7688/ (13) 3317-6351 ( a noite). (852) _________________________________

FORD FIESTA

Vende-se ano 95, doc ok, quitado.

19/07/2010, 10:12

R$ 6.900,00. Tel (13) 9602—3518 (852) _________________________________

MOTO BIZ MAIS

Vd/03, 100 cilindradas c/ partida e roda liga leve. R$ 2.300,00. Tel (13) 9718-2726. (852) _________________________________

FOGÃO

Vendo Fogão econômico completo. R$ 300,00. Tel (13) 3317-6205/ 97311220. (852) _________________________________

MÁQUINA DE LAVAR

Vendo Maquina Brastemp antiga,R$ 200,00. Tel 3317-6205/ 9731-1220. (852) _________________________________

LANCHA

Vendo Lancha 19 pés, motor 155. Tel (13) 9609-9522. (852) _________________________________

BICICLETAS

Vendo 2 bicicletas e 1 triciclo em perfeito estado. Tel (13) 3317-5212/ 9757-9007. (852) _________________________________

CARRINHO DE COCO

Vendo carrinho de coco. R$ 1.300,00e freezer vertical de metal frio em bom estado. R$ 200,00. Tel (13) 9752-2539. (852) _________________________________

CELULAR

Vendo celular de flip, TIM, em bom estado, semi-novo. R$130,00, sem o carregador. Tel (13) 9798-7095/ 9737-9629. (852) _____________________________________

S10

Vendo, completa, ano 97. (13) 97939291. (851) _________________________________

COMPRO TERRENO

Na região do Maitinga. (13) 97939291.(851) ____________________________________

CASA SESC

Alugo casa próximo ao Sesc Bertioga. 2 dorm, sl, coz, wc, gar. R$ 650.(13) 3317-3013 / 3317-3786. (851) ____________________________________

CASA ALUGUEL

Próximo ao Sesc, 1 dorm, sl, coz, wc, gar. R$ 550.(13) 3317-3013 / 3317-3786. (851) _____________________________________

MOTO

Vendo Suzuki 2005, azul, freio a disco. R$ 1500 + div. (13) 3317-3013 / 3317-3786. (851) ___________________________________________________________

CASA

Vendo, 2 dorm, sl, coz, wc, gar. R$ 38 mil. Próx. ao Mangue Seco.(13) 33173013 / 3317-3786. (851) ____________________________________

CASA

Próx. ao Sesc, 2 dorm, sl, coz, wc, gar. R$ 95 mil. (13) 3317-3013 / 33173786. (851) ___________________________________

LOTE

Vendo lote de 450m2, no Cond. Ninho Verde II, em Pardinho-SP. Km 16 da Rod. Castelo Branco. R$ 49 de condomínio e R$ 34 de IPTU por mês. R$ 7 mil - vendo ou troco por veículo no mesmo valor - estudo propostas. (13) 9735-2758. (850) __________________________________

TERRENO

Vendo, no Jd. Albatroz. 6x30m. R$ 17 il + R$ 5 mil na Prefeitura. (13) 8155-1320. (850) __________________________________

SÓCIO

Loja de celular na Av. Anchieta 385D, procura sócio ou investidor. Clientela formada, ótimo lucro. (13) 9781-7812. (850) __________________________________

IMPRESSORA

Vendo, multifuncional HP, R$ 100. (13) 3317-1543. (850)

__________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto mobiliado no Centro de Bertioga para 1 pessoa. R$ 250 por mês. (13) 3317-4614 / 8152-3626. (848) __________________________________

COMPUTADOR

Vendo computador Positivo - HD 180GB, monitor LCD c/ NF. R$ 500. (13) 9792-9248. (848) __________________________________

HONDA BIZ

Vendo moto Honda Biz, 2002. (13) 9798-0988. (848) __________________________________

CASA

Alugo casa em São Lourenço, na Rua Pedro Antunes Pinto, 277. R$ 1 mil. (13) 9719-2015. (846) __________________________________

TRAILLER

Vende-se trailler de pastéis e lanches no Indaiá, em pleno funcionamento. (13) 9609-1289. (846) __________________________________

TELEVISÃO

Vende-se TVs de 5” e 20” com controle remoto. R$ 250 / R$ 300. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

SOM AUTOMOTIVO

Vendo, MP3. R$ 250. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

CARRINHO

Vendo carrinho de churrasco. R$ 500. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo, no Maitinga, com 2 dorm., toda infra-estrutura. (13) 9723-7070. (846) __________________________________

BLAZER

Vendo Blazer 2005, Advant., GAS., cinza met., 2.4, 63500KM, revis. c/ manual. Exc. Est. (13) 9702-5539. (846) __________________________________

TERRENO

Vendo terreno em Avaré, 450m2, em cond. fechado. R$ 15 mil ou proposta de carro. (13) 3317-2600. (845) __________________________________

CASA - RIO DA PRAIA

Vendo, com 2 dorm, sl., coz., edícula, á.s., vaga para 5 carros. R$ 100 mil. (13) 8138-4807. (845) __________________________________

QUARTO

Alugo, mobiliado, para 1 pessoa, no Centro de Bertioga. R$ 250 por mês. (13) 3317-4614. (845) __________________________________

CASA - ALUGUEL

Alugo, casa nos fundos. No Jd. Rio da Praia, com 2 dorms, coz. amer., wc, á.s.. (13) 3317-1153. (845) __________________________________

LOJA DE ROUPAS

Passa-se o ponto, com instalação para loja de roupas e acessórios. (845) __________________________________

CASA HANGA ROA

Vendo casa, no módulo da praia. Belissíma, nova, com 5 stes (1 master), rica em armários, sl. com lareira e telão, sl. de estar, jantar e almoço. Sl de jogos com vista pro mar, varanda, churrasqueira e piscina. (11) 9979-6613 / (11) 96883306 / (11) 5576-8274. (845) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo apto com 1 dorm, sl, coz, á.s., vaga, próx. a Casas Bahia. R$ 450 mensal. (13) 3317-7730. (844) __________________________________

APARTAMENTO

Aluga-se, no Maitinga, com 2 dorm, pisc, portaria e vaga. R$ 850, incluso cond. e IPTU. (13) 9723-7070. (844) __________________________________


3

Imóveis TRAILLER

COLCHÕES

Vendo trailler de lanches e pastéis, no Indaiá, com licença. (13) 96091289. (844) __________________________________

Vendo colchão de solteiro c/ capa por R$ 30,00. Tel (13) 3317-3645. (837) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo apto. de 1 dorm, próx. ao PS, odcumentação OK. R$ 60 mil. (13) 9777-9127. (844) __________________________________

CORSA

Vendo, GM Corsa, ano 95, cor verde. (11) 9890-7688 ou (13) 3317-6351 (a noite). (844) __________________________________

MOTO

Vendo, Honda Bros 150cc, ano 2008. (13)9734-9360.(843) __________________________________

GELADEIRA

Vende-segeladeiraCônsulemperfeito estado. R$ 350. (13) 3317-1577. (842) __________________________________

FRIGO BAR

Vende-se frigobar pequeno, usado. R$ 250. (13) 3319-7709. (842) __________________________________

SUÍTE

Aluga-se uma suíte para uma pessoa que trabalhe fora, na Manoel Gajo, próx. a Anchieta, semi mobiliada. (13) 9747-4047.(842) __________________________________

CASA - VISTA LINDA

Aluga-se, com quarto, sala, cozinha, wc. (11) 7356-5482 / 2581-4932 / (13) 3311-9564.(841) __________________________________

BOTAS

Vendobotasdeconstrução.(11)73565482 / 2581-4932 / (13) 3311-9564. (841) __________________________________

FOGÃO INDUSTRIAL

Vendofogãoindustrialcomforno,semi novo. (13) 9146-4935. (841) __________________________________

TERRENO

Vendo terreno de 700m2 com casa antiga na Rua João Ramalho, próx. ao Centro. Doc. OK. (13) 3317-2248 / 3317-7679.(840) __________________________________

CASA VISTA LINDA

Alugo casa na Vista Linda com quarto, sl, coz, wc e á.s., (13) 3311-8995. (840) __________________________________

TROCADOR DE CALOR

Bomba de calor Nautilus, modelo P80 AB2, carga de 1400kg, consumo 24 A. R$ 3 mil, ac. oferta. (11) 2233-4732. (840) __________________________________

CASA

Vendo casa com 3 dorms, no Indaiá. (13) 3313-1393. (839) __________________________________

GOL SPECIAL

Vendo, ano 2002, cinza, 44 mil km originais. (13) 3313-1393. (839) __________________________________

CASA

Alugo casa para finais de semana, com2suítes,coz,área,churrasqueira, quintal grande. Diária de R$ 150. (13) 3311-9702.(839) __________________________________

HONDA BIZ

Vendo,semi-nova,ano2003.DocOK. R$ 3500. (13) 3311-9702. (839) __________________________________

MONZA

MERCEARIA E BAR

Por motivo de doença, vende-se uma Mercearia e Bar na Praia de São Lourenço. (13) 3316-6021. (837) __________________________________

CLARABOIA

Vende-se Claraboia tamanho 1x1m, R$ 30, em bom estado. (13) 33173645. (837) __________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto para temporada. R$ 40 a diária, por pessoa. Mensal R$ 250, com pisc., churrasq. Rua Peirão de Castro, 30 - Vista Linda. (13) 97883618. (837) __________________________________

Vendo, de lanches e bebidas, completo.R$2.500,00.(13)3311-7159 /9608-0502. (838) __________________________________

DIVERSOS MÓVEIS

Vendorackbranco,sofácom2lugares e teve de 36” com tela plana. Tudo por R$ 700 a vista. (13) 3317-3225. (838) __________________________________

CORSA

Vendo,ano95,verde.(11)9890-7688. (838) __________________________________

TERRENO

VendoterrenonaVistaLinda.10x30m, aterrado, ideal para 2 casas. R$ 38 mil. (13) 3311-7166. (838) __________________________________

D 10

Vendo D 10 completa, ano 84. R$ 30 mil. (13) 9747-4849. (837) __________________________________

F 1000

Vendo F 1000, ano 80. RS 30 mil. (13) 9747-4849.(837) __________________________________

b1-b8.pmd

APTO

Vendo Palio, azul marinho, ano 97, 4p. (13) 3311-9471 / 8816-1536. (833) __________________________________

CASA

Vendo, próx. ao SESC, a 2 quadras da praia, s/ escritura. Precisa de reforma. R$20mil.(13)9778-9043/9798-9799. (836) __________________________________

TERRENO

Vendo, em Avaré, com 450m2, doc OK.R$15mil.Trocoporcarronovalor. (13)3317-2600.(836) __________________________________

MÁQUINA DE FRIOS

Vendo, máquina para cortar frios, marcar Fizzola. (13) 3317-4569. (836) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo apto na Vila Itapanhaú, no Cond. Buriquioca, 2 dorm, 2o andar, 1 vaga coberta, próx. ao PS. R$ 45 mil + prestaçõesCEF.(13)9726-3175.(836) __________________________________

LOTE

Vendo lote na Chácara Vista Linda. 5x60m, R$ 5 mil parcelado. (13) 97030873. (836) __________________________________

DJ

Som e luz para DJ, para todos os tipos de evento. (13) 9702-6008. (836) __________________________________

CARRINHO DE LANCHES

Vendocarrinhodelanchescombebiba alcoolica, no Maitinga. (13) 8116-5297 / 3317-6039. (836) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo apto no Ed. Atlantis, em frente ao mar. 3 dorm, 2 pisc, salão de jogos, coz. americana, churrasqueira, varanda,TVdePlasma42”,segurança 24h. Até 8 pessoas. (11) 9769-2526. (836) __________________________________

CASA

Vendo, perto da Padaria Manolo, 4 dorm (1 ste), sala, coz, copa, varanda e 1 wc. Quintal grande. (13) 81583505. (836) __________________________________

CASA ANTIGA

Vendo, em terreno de 700m2, na Rua João Ramalho, próximo ao centro. (13) 3317-7679. (835) __________________________________

CADEIRA

Vendo, 1 dorm, na Aviação, fte para o mar, com garagem. R$ 80 mil. (11) 3742-0315.(835) __________________________________

CARRINHO DE PRAIA

RESTAURANTE

Vendo restaurante todo montado e funcionando. Ótimo ponto. (13) 33172417 / 9746-7796. (834) __________________________________

CORRIER

Vendo URGENTE moto XR 250 Tornado, preta, único dono, partida elétrica. Ano 07/07. 16.000 km originais. R$ 8 mil. (13) 7806-9927 - ID 84*87755. (839) __________________________________ Vendo, no Mangue Seco, 2 dorm, sl, coz, wc, AE, garagem. R$ 22 mil. (13) 3317-4347.(838) __________________________________

MONITORES

Vendo monitores de PC usados em bom estado. (13) 9756-8985. (834) _____________________________

Vendo Ford Corrier preta, 2007, seminova.Doc.OK.(13)3311-6018/91232042. (837) __________________________________

Vendo cadeira regulável para cabeleireira+carrinhoauxiliar.R$500. (13)3317-3865.(835) __________________________________

CASA

TELHA

Vende-se1.500telhasromanausada, R$ 0,50 cada. Tel (13) 3317-4570. (834) __________________________________

Vendo apto no Jd. Rafael, próximo a praia,no4o andar.R$25mil.(13)97513043. (833) __________________________________

Vendo Monza GL, 4p, ano 94/95. (13) 3311-9794 / 9142-9833. (839) __________________________________

MOTO XR TORNADO

álcool.Tel(13)3316-4288/9755-9782. (834) __________________________________

APARTAMENTO

ESCORT

Vendo, Escort SW 1.8, revisado. Ano 98, motor Zetec. Ac. troca. R$ 10.800. (11)3742-0315.(835) __________________________________

LIVRO

Vendo, com instruções detalhadas para construir mini usina de biodiesel. (11)3742-0315.(835) __________________________________

PALIO

Vendo, Palio ELX 98, azul marinho, 4p, 1.0, dir. hid., doc OK. Bom estado. R$10mil.(13)9778-4767/3317-1049. (835) __________________________________

SUZUKI

Vendo, moto Suzuki Burgman 125cc, preta,ano96,doc.OK.(13)9778-4767 / 3317-1049. (835) _____________________________

DVD’S

Vendo 2 mil DVDs originais, mais 20 prateleiras. R$ 8 mil. (13) 9712-2777. (835) __________________________________

TERRENO - SESC

Vende-se terreno em Bertioga de 390m², próx. ao SESC . Tel 97493079. (834) __________________________________

MONZA

Vende-se um Monza ano 90, 2 portas,

3

PALIO

PEÇAS CHEVETTE

Vendo peças de Chevete Jr. ano 93. Motor, câmbio, rodas, etc... (13) 33174930. (832) __________________________________

S10

Vendo S10 97, completa. Gás e gasolina. Único dono, com protetor de caçamba e capota. (13) 3317-5657. (832) _____________________________

CASA BERTIOGA

Vendo, no Jd. Rafael, Rua Renato JoseArminante,90mdapraia.Terreno 6x30m.R$94mil.(11)2236-9732/(11) 7313-5004.(832) __________________________________

CASA - SESC

Vendo, ao lado do Sesc, Rua Francisca M. da Cunha. Garagem coberta. Terreno 6x32,5m. Aceito financ. e proposta. R$114 mil. (11) 2236-9732 / (011) 7313-5004. (832) _____________________________

APTO

Vendo, no Jd. Rafael, com 2 dorm, coz, wc e á.s. R$ 24 mil. (13) 97019248 / 9723-7728. (831) _________________________________________________

LOCADORA

Video locadora com 2000 DVDs seminovos, originais e mais 20 prateleiras por apenas R$ 11 mil. (13) 9712-2777. (830) _________________________________________________

Centro.(13)3317-7679.(827) _________________________________________________

CASA RIO DA PRAIA

Aluga-se casa no Jd. Rio da Praia. 1 ste, sala, coz, wc, á.s. e gar. coberta. (13)3317-1153.(827) _________________________________________

PC POSITIVO

Vendo, computador Positivo, hd de 160gb, monitor LCD de 14.4”. Único dono, com nota fiscal. R$ 700, aceita proposta. (13) 9792-9248. (827) _________________________________________________

BICICLETA

Vendo bicicleta toda em alumínio, com roda de folha dupla. R$ 150. (13) 9792-9248.(827) _________________________________________________

MONZA

Vende-se Monza, ano 90, 2 portas, álcool. (13) 3316-4288 / 9755-9782. (826) _________________________________________________

BERÇO

Vendo berço branco e rosa, com cômoda e colchão. R$ 150. (13) 97330532. (826) _________________________________________________

CASA TEMPORADA

Alugo casa em Bertioga para fim de semanaoutemporada.(13)9792-7079 / 3317-5870. (825) _________________________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto, mensal, em casa com piscina e churrasqueira. R$ 200. (13)3311-6053.(825) _________________________________________

GATOS

Doa-se filhotes de gato siamês. (13) 3311-6053.(825) _________________________________________

CARRETA

Vende-se carreta de barco. R$ 200. (13)3311-6053.(825) _________________________________________

COMPUTADOR

VendocomputadorMetronAMDDuron 1.3, 750 MB-Ram e kit multimídia. R$ 400. Negocio para pagamento a vista. (13) 9758-1244 / 3317-4608. (825) _________________________________________

COMÉRCIO

Vendo cabine de cartao telefonico em Bertioga.Ótimoponto.(11)6658-8317 ou (13) 8113-1227. (825) ___________________________________________

CASA TEMPORADA

Vendo,GL87,vermelho,álcool.Preço a combinar. (13) 9763-5626. (830) _________________________________________________

Para dezembro e janeiro, casa p/ 4 pessoasnaruaFca.MartinsdaCunha, 320 , ao lado do Sesc Bertioga. Garagem coberta. (11) 2236-9732 / (11) 7313-5004 / amaurim@ig.com.br . (822) _________________________________

Vendo instalações com prateleiras, 2 balcões, geladeira com porta de vidro. (13)9746-2088.(830) _________________________________________________

Beliche, de madeira. Valor nas lojas OrientalR$1060,vendoporR$450.00. (13)9711-0032.(822) _________________________________

Algua-se casa, com 2 dorm, fim de semana e carnaval. (13) 8125-0210 / 9750-9044.(830) _________________________________________________

Vende-se freezer Brastemp vertical c/ 05 prateleiras, 260L, em perfeito estado.Tel(13)3317-1705/3317-3497. (822) _________________________________

ESCORT

BOMBONIERE

MAITINGA

CELULAR

Aparelho celular MP12, R$ 280. (13) 9718-1105.(829) _________________________________________________

MESA

Vendo uma mesa com seis cadeiras. R$ 350. (13) 9718-1105. (829) _________________________________________________

CASA

Vendo,emGuaratuba,4dorm,2salas e 4 wcs. R$ 100 mil. (13) 3312-7407 / 9778-7619.(829) _________________________________________________

CORSA

Vendo Corsa Classic, 2001, completo +CDeroda.R$15mil.(13)9703-4235. (829) _________________________________________________

CASA GUARATUBA

Vendo casa em Guaratuba, no cond. costa do Sol. Casa térrea, lavabo e coz. americana, mais 2 casas de aluguel. (13) 9729-1231. (828) _________________________________________________

CELULAR

Vendo, MP12, preto. Aceita 2 chips e TV. Com garantia. R$ 280. (13) 97707756. (827) _________________________________________________

APTO

Aluga-se apto. de 2 dorms + dep. no CondomínioCitymar.R$350/mês.(13) 3317-3342 / 9701-9744. (827) _________________________________________________

MACA

Vendo, maca com escadinha. R$ 180. E uma cadeira de banho, nova, na embalagem. R$ 190. (13) 3311-9985 / 9779-8442.(827) _________________________________________________

SALÃO COMERCIAL

Aluga-se salão para fins comerciais, ao lado de 3 escolas e faculdade. R. BartolomeuF.Gonçalves,510-Centro de Bertioga. (13) 3317-4093. (827) _________________________________________________

CASA

Vendo casa antiga em terreno de 700 m2, na R. João Ramalho, próx. ao

BELICHE

FREEZER

BOTIJÃO DE GÁS

Vende-se botijão de gás 13Kg por R$ 30,00. Tel (13) 3317-4614. (822) _________________________________

BATERIA MAPEX

Vendo Bateria Mapex, profissional, semi-nova, completa. R$ 800,00. Tel (13)3317-4569.(822) _________________________________

TERRENO

Vendo terreno 350m² 10x35, plano, murado, av. asfaltada, na Av Ayrton Senna, lote 32, altura do nº 132. Tel (11)9633-1676.(821) _________________________________

BERÇO

Bertioga, 17 de julho de 2010 B

Vendo Prancha 6 masculina. R$ 350,00.Tel(13)3317-2248/8115-5565. (820) ________________________________

FILHOTES

Vendo Lindos Filhotes de basset miniatura, bicolor, vermifugado. R$ 400,00.Tel(13)9764-2567/9781-9619. (820) ________________________________

BICICLETA

Vendo bicicleta aro 20, vermelha. R$ 230,00,seminova.Tel(13)9743-7829. (820) ______________________________

FREEZER

Vende-se freezer Brastemp vertical, c/ 5 prateleiras, em perfeito estado. Tel (13)3317-1705.(820) _________________________________

KOMBI

Vendo Kombi 08, 1.4 flex, doc ok, rev c/ gar. + serv. R$ 25.800,00 ou ent. de 2.800,00 + 54 parc. 583,00. Tel 913) 8156-5111.(820) __________________________________

CORSA

VendoCorsaWind95,abaixodatabela ou troca c/ carrinho de menor valor. Tel (13)3317-6278.(820) ______________________________

KADET

Vendo Kadet ano 95, doc. Ok, R$ 8.500,00. Tel (13) 9606-3850. (820) ________________________________

FOCUS

Vende-se Focus Sedan 2005, 2.0, preto, completo, som original, estado de okm. R$ 29.500,00. Tel (13) 81348268. (820) ______________________________

FIORINO

Vende-se uma Fiorino Trackiing, ano 97,vinho,1.5.tel(13)9789-8441/33131967. (820) ________________________________

PALIO WEEKEND

Vende-sePalioWekend,1.0ano2000, alienado. Aceito alto de menor valor. (13)9794-5440.(820) _______________________________

CAMINHÃO

VendocaminhãoFordF600carroceria motornovo.Tratartel:(13)971714816. (820) _______________________________

KOMBI

Vendo Kombi ano 2001 a álcool funilaria em perfeito estado. Tratar tel:(13) 97134837ou (13) 33175870. (820) ______________________________

PARATI

Troco uma Parati 2001, 4 portas prata, perfeito estado. Troca po terreno ou casa em Bertioga. Tel (13) 9717-4816. (820)

_______________________ SOCIEDADE Vendo sociedade em restaurante / lanchonete em Praia Grande. Ótimo pontodeesquina.R$70mil.(13)78075069. (818) _________________________________

DIVERSOS

Vendo carrinho de lanche completo. URGENTE. (13) 9717-4816. (817) _________________________________

FÁBRICA DE BLOCOS

Alugo fábrica de blocos em Bertioga commaquinário.(13)9717-4816.(817) __________________________________

MERCEÁRIA

Vendo, merceária e bar na Praia de São Lourenço. Rua Nicolau Antunes Pinto, 157. (13) 3316-6021. (817) _________________________________

CAMINHÃO

Vendo, Ford F600 carroceria, motor novo. (13) 9717-4816. (817) ________________________________

PARATI

Vendo Berço com trocador, 2 gavetas e 2 prateleiras. R$ 150,00. Tel (13) 3317-2221.(820) _________________________________

Troco Parati 2001, 4 portas, prata, em perfeito estado em casa ou terreno em Bertioga. (13) 9717-4816. (817) _____________________________________

Faço viagens p/ São Paulo e região ida e volta. Carro 0Km. Tel (13) 33175299 / 9606-1483. (820) _________________________________

Carro Fiat Palio 99, 2p, a.c., desemb., cinza. R$ 12 mil. (13) 3317-3033 / 7809-6638.(815) _________________________________

Vendo Jogo de Quarto, uma beliche de madeira. Tel (13 ) 3317-4075. (820) ________________________________

Barco de aluminio, 6m, com carreta e motor Johnson 25hp. Doc. OK. (13) 7809-3693.(815) __________________________________

VIAGEM

SOCIEDADE

APARELHOS

PALIO

BARCO

estado. Tratar. Tel (13) 9713-4837. (814) _____________________________

DOCES P/ FESTAS

CentoR$14,90.Tel(13)9713-7183. (814) _________________________________

MÓVEIS

Vendomóveisantigo.RuaGonçalo daCosta,64,CentrodeBertioga.Tel (13)9709-2534.(814) _____________________________

FREEZER

VendofreezerBrastempverticalc/05 prateleiras, em perfeito estado. Tel (13)3317-1705/3317-3497.(814) _________________________________

MOTO

VendoMotoHondaTitan150,preta, ano 2006, partida elétrica. Quitada. Possibilidadedefinanciamento.Tel (13)3317-2612/ 3317-6456/ 96044856.(814) ________________________________

CARRO CELTA

VendoCelta1.0ano20042p.Quitado. Possibilidadedefinanciamento.Tel (13) 3317-2612/ 3317-6456/ 96044856.(814) ___________________________

CARRINHO DE PRAIA

Vende-secarrinhodepraiadelanches ebebidasnoSESC.R$6mil.Tel(13) 3317-2891.(813) _________________________________

ORATÓRIO

Vende-se,p/budistanacormarfimc/ 02mesesdeuso.Vendapelamelhor oferta.Tel(13)3317-5075/9723-7070. (813) ________________________________

BAR VENDE-SE

BaremercearianoJardimS.Lourenço (Bertioga), por motivo de saúde. Tr. 133316-6021ou139718-1714(811) ____________________________________

SANTOS

OCASIÃO! - Pct: * Gonzaga 2D, 3º revers =1.050,00; * Jto canal 3 - 2 D, ste, elv = 1.200,00; * Pompéia 2 D, dep.emp, elv = 1.430,00 Tr. 97886096 C.r34321 R. ___________________________________

SANTOS

Embaré, and. alto, vista total mar c/ sacada, 3ds, 2 stes, coz. americ, living, gar. E.LOPES 3227-1958 C.77803 _______________________________

SANTOS

P R A I A - E M I S S Á R I O - 3dorm., AE, 2 gar. Pacote R$ 1.600. Tr. 32897247 ou 9784-9945 / 9784-9028 __________________________________

SANTOS

GONZAGA - 3ds, ste, 2 gars fte, próx. praia. R$ 2.900 pcte. Tr. 8115-3484 C.61218 AV. EP. PESSOA, 235/22 Tel. 3232-9160. C.40332 ________________________________

SANTOS

GONZAGA - 3 dorms., ste., AEs, sl.2 ambs., coz.planej., dep.emp., 2 gars., lazer.Alug.R$2.300,00+encargos.Tr. Meschini 32852233 C.r57068 ________________________________

SANTOS

POMPÉIA UNISANTOS - 4 dorm., (2 stes),AE,2gar.Alug1.600+enc.32897247 /9784-9945 ou 9784-9028 __________________________________

SANTOS

COBERT. C/ PISC. - Boqueirão, 4 ds. 4gars.infs.ISAIASNOVAESIMÓVEIS F: 3271-6127 C.11760 ____________________________________

SÃO VICENTE

R.FRANCISCOD.JORGE379,Cidade Náutica/SV.Tratar3232-9160C.40332 _________________________________

SANTOS

TRIPLEX NOVA - 2 gar., $1.400, pct. www.ffernandes.com 3227-9911 C.49110 R. ____________________________________

SANTOS

ALVARO ALVIM Nº 31 Altos. 32329160 C.40332 _____________________________________

SANTOS

Vendo Ar Condicionado Elgin 8500 BPU. Tel (13) 9733-2907. (820) ________________________________

Vendo 2 conjuntos BITZER - 5, completos, incluindo portas e painel de controle. Ótimo preço. (19) 96254371 / (19) 3242-2996. (815) ________________________________

CARRINHO DE LANCHE

Vendo Urgente carrinho de lanche completo . Tel (13) 9717-4816. (820) _________________________________

PRANCHA

BARCO

Equipado, semi-novo, 37 pés, para lazereturismo.MotorMercedes,Caixa ZF. Ótimo preço. (19) 3235-1821 / (19) 9625-4371.(815) _____________________________________

KOMBI

SANTOS

CASARÃO P. PRAIA - P/ fins comerc. canal 7, infs. ISAIAS NOVAES IMÓVEIS F: 3271-6127 C.11760 ________________________________

SANTOS

LOJA - Av. B. de Campos. Esq. de gde movimento. Tr. 7807-4239 ID 142*1653 SL. COM. - 43m² á. ú. Al. + cond. R$ 1 mil. 3227-1721 _______________________________

SANTOS

R. JOÃO PESSOA, 231 - Sl. 11. Tel. 3232-9160 C.40332 _________________________________

SANTOS

AV. SÃO FRANCISCO - 77 sl. 3. Tr. 3232-9160 C.40332 __________________________________

SÃO VICENTE

SALA LIVING SV - Mobil. R$ 750 (pcte). Próx. Brisamar. 3013-9225 ___________________________________

S O B R A D O 4 0 0 M² - R. Rangel Pestana, ao lado de faculdade. Contém 4 salões + 3 salas, 6 banhs. Ideal p/bancos, órgãos públicos, escolas, etc. R$ 9 mil. Tr. 3232-3232 H/C _______________________________

Vendo Berço simples e chiqueirinho. R$ 180,00. Tel (13) 3313-1304. (820) ________________________________

1 DORM - SV - Próximo Brisamar. R$ 800 pacote. Tr. 3013-9225 ___________________________________

UNO

MÓVEIS

SOCIEDADE

CONJ. COMERCIAL - Ref o r m , Av. A f o n s o P e n a E.LOPES 3227-1958 C.77803 _________________________________

VendoUno2001básico,branco.Doc Ok. Transferência . tel (13) 81351150.(813) _____________________________

Duas camas de solteiro e um berço chiqueirinho. (13) 3317-4551. (815) _________________________________

CÂMARA FRIA

SANTOS

GONZAGA1DORM.-Sala,coz.,banh., gar, todo reform, p. frio, elev, Av. Mal. Deodoro, 29 ap. 503. Alug. 600 + enc. Tr. 3235-2500 _________________________________

ALUGA - Av. Emb. P. Toledo, 530 sl. living, gar. c/vista p/ mar.R$800 pacote F: 97202726 /3227-8220 ________________________________

Atenção dentistas – vendo 80 aparelhos cirúrgicos de metal por R$ 100,00. Tel (11) 2092-9130. Após as 16:00hs. (820) _________________________________

AR COND.

Próx Faculdades, p/lojas, farmácias, Clínicasc/estacion.Tr.(13)8114-3570 C.25441 _________________________________

SANTOS

LOJACOM.-Boq./Stos.S/cond30287642/3231-2553 _________________________________

SANTOS

SOBRADOS-Apartir$1.25 0,www.ffernandes.com3227-9911 C.49110 _________________________________

Vendo Kombi, ano 2001, perfeito

19/07/2010, 10:12

SANTOS

SÃO VICENTE

SANTOS

APARECIDA - 1 dorm c/ arm, espaçoso, gar. Próx. Shop. Praiamar. R. Pirajá da Silva, 27 ap. 71. Tr. (13) 9711-5809/ (11) 9656-7909 _____________________________________

SANTOS

EMBARÉ - 1d, gar. 32736922 e 97038784 ___________________________________

SANTOS

P. PRAIA 1 DR. - R$ 700, + enc. 32311317 _________________________________

SANTOS

ORQUIDÁRIO FTE . - 1 dorm. + deps. gar. pcte. R$ 900, Tr: 3236-6490 _____________________________________

SÃO VICENTE

LINDO C/AE - Pres.Wilson S.V. pct R$ 650. 9778-7976 _________________________________

SÃO VICENTE

1 DORM. AMPLO - C/gar. R. Cândido Rodrigues, 333SV. R$ 400+enc. Tel. 32324030 Ver: marquesemarques.com.br _____________________________________

SANTOS

PRÓX. ORQUIDÁRIO - R$ 450 + enc. 3232-2625 ____________________________________

SANTOS

MOBILIADO - Próx. Praiamar, 1/2 quadra da praia, gar. Pcte. R$ 1.200. Tel. 9711-4664 ___________________________________

SÃO VICENTE

A P A R E C I D A / E L E V - 1dorm c/ gar, 1.000 pcte. 3289-2000 _________________________________

SANTOS

F DUPLEX P. PRAIA - V. mar, prédio c/lazer. Tr.: 3 2 8 8 - 2 8 4 4 / 9 7 8 5 -74 21 _____________________________________

SÃO VICENTE

SÃO VICENTE

QTO/SALA - Ilha Porchat c/mob. Pcte 900. 3271-1212 ou 9712-6242 ______________________________________

SANTOS

QT0/SALAEMBARÉFTEAv.Epitácio Pessoa 230 c/ sacada, reform, 1.400 pct E.LOPES 3227-1958 ____________________________________

SANTOS

1 DORM CENTRO/SV - Sala 2 amb, gar. col. Tel: 3224-8379 e 9783-8022. _____________________________________

SANTOS

GONZAGA - Próx. Shopping, qto. e sala. R. Carlos Afonseca, 07, ap. 114. Pcte. R$ 1 mil. Tr. 3289-2492 ____________________________________

SANTOS

P. PRAIA FRENTE - Piso frio, c/AE, 2 elevs.,gar.Pcte.950.Ót.estado.32270160 ___________________________________

PRAIA GRANDE

1D FTE MAR/PG - R$ 530 pct 97248221 / 3596-2388 ____________________________________

PRAIA GRANDE

1D FORTE/PG - R$580 pct. F. 97248221 ou 3596-2388 ___________________________________

PRAIA GRANDE

Cobertura,0km.Boqueirão,1qdamar, 2dorms,2gars,piscina,quintalgrande, etc. R. Maurício José Cardoso, 210. Aluguel R$ 2 mil + encargos. Tr. (13) 9712-6198 Luiz _________________________________

PRAIA GRANDE

Boqueirão com gar. Rua Londrina, 416, 8º andar, frente. R$ 600,00 + encs. Tr. 3473-8851 ou 9712-6198 R$ 700 + ENCS. ___________________________________

SANTOS

Av. Mal. Deodoro 156/13, Gonzaga, s/ elev, 2ds, gar. (Cond.+IPTU out/09 R$ 317,18). Tr. 3289-5424. H.C. ___________________________________

SANTOS

GAR. FECH. - 2 d. Marapé al. 1 mil .3225-3740 _____________________________________

SANTOS

BOQ. PX PRAIA - 2ds, dep and alto, gar dem. 32736922 e 9703-8784 ___________________________________

SANTOS

A L U G A - S E - A p a r t . 2 dorms e demais deps c/ gar, 1/2 qdra da praia. P. Praia. Tratar 3235-5501 ___________________________________

SANTOS

AV. WASHINGTON LUIZ - Santos. Prédio 3 and. $ 950 pacote. Tel. 97789428 _________________________________

SANTOS

P. PRAIA 2 DRS. STE. - Dep. emp. AEs. gar. demarc. finíssimo acab. pcte. R$ 1.800, Tr: 3236-6490/ 32382430 ____________________________________

SANTOS

Precisa-se Admite-se estagiário em Técnico em Contabilidade e Técnico em DepartamentoPessoal.Curriculum com foto para Av. Anchieta, 3095 1º Andar. (852) ______________________________________ Admite-se recepcionista e aux. de escritório.Disponibilidadeaosfinais de semana. Tel (13) 3319-7000. Parceria Riviera. (852) _____________________________________ Precisa-se de Agente de Atendimento e Vendas, 2º Grau Completo. Maior de 21 anos, com conhecimento no pacote Office. Resida próximo ao Hospital Municipal. Masc. Ou Feminino. Enviar currículo para Av: Dr.Leonardo de Bonna,97 Bertioga. Enviar currículo para Av: Dr.Leonardo de Bonna,97 Bertioga. (851) __________________________________ Vendedora de Lingerie. (13) 97355245. (848) _____________________________________ Admite-se cabeleireiros. (13) 33177298. (845) _______________________________________ Precisa-se de técnico em eletrônica, com experiência. (13) 3313-2675. (845) __________________________________ Precisa-se de pintores profissionais, c/ registro em carteira. Contrato imediato.Interessadoscomparecerem na Av Lucas de Cruz Carvalho, 830, Jd Indaiá , munidos c/ curriculum e docs pessoais ou Tel (13) 3313-1684. (843) __________________________________

Precisa de Secretária que tenha bom conhecimento dos programas Office eatendimentoaoclienteparatrabalhar em firma de construção de Bertioga. Salário compatível a função. Enviar currículo com foto com a sigla Secretária, para Rua Professor José Benevenuto Madureira, 440- Jardim Rio da Praia- Bertioga - SP, CEP 11.250.000. _____________________________________ Procura-se baba, qualquer idade p/ tempo integral. Tel (13) 9703-6724. (838) ______________________________

Oferece-se Senhora de 45 anos oferece-se para todos os serviços de casa, inclusive, babá. (13) 3317-7130. (850) __________________________________ Procuro emprego de recepcionista, aux. de escritório, atendente, vendedora interna, promotora de vendas. Com boa aparência. (13) 97268401 / (11) 7185-5227. (838) __________________________________ Tapeceira - faço apecaria em geral, almofadas e capas para colchão. Orçamento sem compromisso. (13) 3317-1051. (835) _______________________________


B

4

Bertioga, 17 de julho de 2010

01

Classificados

Bares & Restaurantes

Anuncie no JB comercial@jornaldabaixada.com.br

02

b1-b8.pmd

4

19/07/2010, 10:12

Boas Compras


5

Classificados

03

04

05

Bertioga, 17 de julho de 2010 B

Hospedagem

Alcoólicos Anônimos

Pet Shop Grupo Bertioga (Centro): Rua Jorge Ferreira, 60 (Centro de Saúde) - Reuniões: 5a das 20h às 22h e Domingo das 10h às 12h Bairro Indaiá: Rua Moacir Prado Simões, 462 (CAPS) Reuniões: 2a, 4a e 6a das 20h às 22h Boracéia: Rod. Rio-Santos, 207 (ONG Boracéia Viva) Reuniões: 3a das 20h às 22h www.aabr-online.com.br www.alcoolicosanonimos.com.br (13) 3235-5301 / 9133-2543

Serviços

Em breve curso de tratamento de água de piscina

Editais Apenas 30 vagas! Inscrições: 3317-5997 Faço saber que pretendem se casar: ERIVALDO DOS SANTOS HENRIQUE, nacionalidade brasileiro, estado civil solteiro, profissão zelador, nascido Reg. no Cartório de Ubaitaba-Bahia, as fls 214, sob o nº 26552, do livro A-33 –BA, no dia 03/06/1972, residente e domiciliado na Av. Canal da Enseada, nº 400 – Maitinga, Bertioga-SP, filho de ABILIO HENRIQUE – falecido e MAURINA DAS NEVES DOS SANTOS; THYANE LIMA DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida em São Paulo-SP, no dia 20/07/1978, residente e domiciliada na Rua Canal da Enseada, nº 400 – Maitinga, Bertioga, Bertioga-SP, filha de OSMAN DOS SANTOS e MARIA NEUDIOMAR DE LIMA DOS SANTOS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 08 de julho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2825) _________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: CLAUDIO JOSÉ SALVADOR, nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão motorista, nascido –SP, no dia 09/01/1973, residente e domiciliado na Rua General Osório, nº 1151, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filho de FRANCISCO JOSÉ SALVADOR e MARIA APARECIDA SALVADOR (ambos falecidos); CLEIDE GERMANO PINTO, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão merendeira, nascida em Santos-SP, no dia 31/11/1972, residente e domiciliada na Rua General Osório, nº 1151, Jardim Paulista, BertiogaSP, filha de WALDOMIRO SENOR PINTO e ANTONIA GERMANO BRAZ (ambos falecidos). Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 12 de julho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2826)

Anuncie no JB comercial@jornaldabaixada.com.br

b1-b8.pmd

5

19/07/2010, 10:12


B

6

Bertioga, 17 de julho de 2010

Lazer TUDO FICA MAIS GOSTOSO QUANDO FEITO COM AMOR, EXPERIMENTE!

Ano XVI

Ana Maria Bertoldi Aulicino/Colaboradora

Bolo de Mandioca Ingredientes: 4 xícaras (chá) de mandioca ralada 3 xícaras (chá) de açúcar 1/2 copo de leite de coco 1 pitada de sal 100g de coco ralado 3 colheres (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de queijo ralado 2 e 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 5 ovos inteiros

Modo de fazer: Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em um recipiente, junte aí os ovos, a margarina, a mandioca ralada, o coco, o leite de coco e o queijo, bata tudo muito bem. Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo, coloque aí a massa já batida e leve para assar até dourar.

Bom Apetite! Dica da Semana: Quando você for fazer pães, substitua a gema para pincelar por duas colheres de sopa de água, uma pitada de sal e orégano. Os pães ficam bem mais crocantes. Se você quiser informações sobre receitas ou pedir e dar sugestões, comunique-se comigo pelo telefone (13) 3289-3470 ou 9774-1317.

Horóscopo

Neste período, você poderá enfrentar alguns pequenos obstáculos inesperados. Com o auxílio de amigos, parentes e vizinhos poderá contornálos. Deixe de lado o ciúme e espere notícias boas através de carta ou visita.

b1-b8.pmd

6

Aproveite a fase para colocar em dia às obrigações do seu trabalho e faça as compras que precisar de aparelhos e demais equipamentos. Agora você estará se encaminhando para um período melhor em relação ao trabalho.

Instituto Omar Cardoso

Período favorável para aventuras, mas não abuse. Cuidado com o nervosismo. Você estará exposto a sofrer um rápido declínio da resistência física. Imponha um novo ritmo em suas atividades e ficará surpreso com os resultados.

Com inteligência, seu êxito será total, neste momento, principalmente no trabalho e na vida social. Período feliz no casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Amizades bem sucedidas.

Ótimo momento para tratar de questões financeiras, profissionais e associativas. Fluxo benéfico para os exames, os concursos, os testes vocacionais e os assuntos amorosos.

Bastante harmonia familiar, conjugal e na vida sentimental e amorosa estão previstos para você nestemomento.Muitofavoráveltambém,aosnegócios, àsespeculaçõesenovasempresas.Contatospessoais bem sucedidos.

Bommomentoparasolicitaracasaprópria em um órgão competente do governo, se ainda não a tem. Sucesso nos transportes e em viagens, principalmente as aéreas. Harmonia familiar e êxito sentimental e amoroso.

Bons contatos com pessoas de boa posição financeira e elevação de sua condição material é o que marca o fluxo astral deste período para você. Boa disposição para o trabalho.

Todas as suas possibilidades de êxito, estarão conjugadas neste momento. Basta que dê mais atenção para as pessoas mais próximas de você para desenvolver com sucesso qualquer transação.

Excelente período para novos empreendimentos e bons lucros na compra e venda de bens imóveis. Novas amizades poderão alertá-lo em algum sentido. Sucesso e diversão na vida romântica.

Examinecomatençãosuaspossibilidades de se realizar profissionalmente e fará novos contatos pessoais que poderão ser altamente proveitosos. Fase excepcionalmente benéfica.

Evite o pessimismo e seja mais confiante e nas suas ações e ambicioso, que terá muito sucesso em tudo que fizer daqui para frente. Aumento de vitalidade e das chances profissionais e amorosas.

19/07/2010, 10:13


7

Geral

Bertioga, 17 de julho de 2010 B

Defesa do Consumidor Banco condenado por bloqueio de cartões sem aviso O Tribunal de Justiça manteve sentença da Comarca de Içara, que condenou o Unicard Banco Múltiplo S/A ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 7 mil, em benefício de Aleir Fernandes Madeira Junior, que teve seus cartões de crédito bloqueados sem qualquer aviso prévio. A 3ª Câmara de Direito Civil entendeu que o ocorrido causou transtornos ao autor, já que previsível o desgosto por ele sofrido, em decorrência dos constrangimentos causados. O cliente firmou contrato com a instituição para adquirir dois cartões de crédito. No dia 20 de novembro de 2008, ao tentar pagar a conta em um restaurante, verificou que os cartões estavam bloqueados. Porém, como as faturas estavam quitadas, Aleir entrou em contato com o banco e descobriu que, por suspeita de fraude ou clonagem, seus cartões haviam sido bloqueados, e recebeu outros somente no dia 29 de dezembro. O Unicard Banco Múltiplo S/A defendeu que o bloqueio ocorreu no intuito de preservar o autor, e que o procedimento adotado é legal, decorrente do simples cumprimento de cláusula do contrato em vigor entre as partes. Para o relator da matéria, desembargador substituto Henry Petry Junior, a impossibilidade de utilização do cartão em estabelecimentos comerciais foi, sem dúvida, vexatória.

Hospital responde por erro médico em cirurgia A Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso indeferiu o Agravo de Instrumento (40240/2010) interposto por um hospital do Município de Lucas do Rio Verde (351km a norte de Cuiabá) com o objetivo de transferir a um médico a responsabilidade integral pela ocorrência de erro que causou lesões permanentes a um paciente. Por unanimidade, os julgadores desacolheram o pedido de denunciação à lide e mantiveram a entidade de saúde como objeto da ação de danos morais e materiais movida pela vítima do erro médico. O voto do desembargador Guiomar Teodoro Borges (relator) foi seguido pelo desembargador Juracy Persiani (segundo vogal) e pela juíza convocada Cleuci Terezinha Chagas (primeira vogal). A defesa do hospital alegou, por meio do agravo, que a teoria da responsabilidade objetiva não poderia ser aplicada neste caso, porque embora o médico que realizou a cirurgia não seja empregado da entidade, seria dele a responsabilidade pela internação e cirurgia do paciente, situação que justificaria a denunciação do médico à lide. De acordo com os autos, por imperícia médica, o paciente teve o ombro direito inutilizado após a realização da cirurgia. O relator do processo observou que a ação de indenização por danos morais e materiais foi ajuizada com fundamento em relação de consumo decorrente de suposto defeito na

b1-b8.pmd

7

prestação de serviços médicos. No caso específico é aplicável o artigo 88 da Lei nº 8.078/1990, que veda expressamente a denunciação. Estabelece o referido artigo que a ação de regresso poderá ser ajuizada em processo autônomo, facultada a possibilidade de prosseguir-se nos mesmos autos, vedada a denunciação da lide. “Com efeito, como a questão a ser analisada na ação originária está na obrigação de reparar, sob o ângulo objetivo decorrente da relação de consumo, inadmite-se a intervenção de terceiros por meio da denunciação da lide, ainda que existente eventual direito de regresso, como dispõe o artigo 88 do CDC, porquanto clara a incompatibilidade da denunciação da lide, que representa um complicador ao processo e atrasa a prestação da tutela jurisdicional”, considerou o magistrado.

Vasectomia: médico punido por propaganda enganosa Um casal de Porto Alegre irá receber R$ 25 mil de indenização por danos morais e R$ 6 mil de danos materiais decorrentes do nascimento de filho que foi concebido um ano após a realização de vasectomia. A decisão é da 5ª Câmara Cível do TJRS e resulta de falha no dever de informação por parte de médico. Segundo a Câmara, o profissional não esclareceu devidamente o paciente a respeito da possibilidade de recanalização, ou seja, rejunção espontânea dos canais deferentes após a cirurgia. Os autores da ação são casados e, diante dos problemas da mulher com métodos contraceptivos, elegeram a vasectomia como método eficiente para manter a prole limitada a dois filhos. Na clínica onde foi realizado o procedimento, a informação fornecida indicava 100% de garantia em termos de eficácia do tratamento. Assim, em julho de 2005, o autor submeteu-se à cirurgia. Ao deixar a clínica, recebeu instruções por escrito, incluindo a testagem por espermograma após 25 ejaculações. Em outubro de 2005, colheu material e levou-o à clínica para testagem, obtendo a informação de que o resultado fora negativo para a presença de espermatozóides, com o que poderia desfrutar tranquilamente sua vida sexual. No entanto, em agosto de 2006, sua esposa engravidou, circunstância que provocou crise conjugal, com suspeita de infidelidade. O fato levou o autor a consultar outro médico, realizando novo espermograma, exame no qual foi constatada a presença de espermatozóides. Por essa razão, o casal alegou que o réu foi imperito no manejo da prática cirúrgica e negligente acerca da avaliação posterior do exame, além de praticar propaganda enganosa, por garantir 100% de efetividade. Pleiteou indenização por danos materiais decorrentes da mudança de imóvel em razão do aumento da família, custeio da laqueadura de trompas posteriormente realizada pela autora e lucro cessante em decorrência do afastamento dela, que é cabeleireira, do serviço.

Apresente sua marca para todo o litoral! (13) 3317-6000 19/07/2010, 10:13


B

8

Bertioga, 17 de julho de 2010

Social

A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA

Alô você, Esta semana gostaria de convidar aos nossos leitores para meu retorno ao programa Domingo na Praia na Rádio Praia FM das 19h à 0h em 106,1 ou pela internet no site www.praiafm.com.br . Eu e meu parceiro de microfone Silvio Santos estaremos esperando sua participação. Aproveite para pedir sua música pelo 3317-4661. Uma outra notícia que me deixou muito feliz é que em breve eu e Sharon Lemos estaremos estreando o programa Minha Cidade numa grande rede de TV nacional sob a direção de André Ricardo. O Programa mostrará os principais pontos turísticos e os principais comércios das cidades de todo País. Quero ainda aproveitar este espaço para agradecer aos amigos que acreditaram nesse novo projeto e não mediram esforços para apoiá-lo, afinal, ninguém alcança nada se não houver apoio de outras pessoas. Tenham todos uma linda e iluminada semana. Inauguração do Píer de Bertioga

Notas Rápidas • A inauguração do novo píer de Bertioga foi bastante concorrida. Muitas pessoas foram ver de perto o resultado da obra. • Neste final de semana acontece a exposição de orquídeas no parque dos Tupiniquins das 10 às 18hs. Imperdível. • A festa da Tainha de Bertioga já reuniu mais de 2000 pessoas. Tem gente vindo de vários lugares. • Nunca se viu tanto vírus enviado pela internet. Cuidado ao abrir emails de pessoas desconhecidas. Aliás, de alguns conhecidos também. • Tomou posse no último sábado o novo presidente do Rotary Canal. Trata-se do jovem Jair, que se mostrou bastante empolgado com a batuta. Sucesso. • Inadimplência cresce em todo país. Reflexo de que? Incompetência de quem? • Enquanto isso, vários comerciantes fechando as portas. • E começou a corrida dos candidatos pelo seu voto. Fiquem atentos para não caírem em armadilhas de candidatos que só aparecem de 4 em 4 anos. • O voto é a principal arma do cidadão que quer seus direitos assegurados, pense bem antes de votar. • Neste sábado a cantora pop star Sharon Lemos estará se apresentando no palco da festa de Vicente de Carvalho II. • O vice Prefeito de Biritiba Mirim, José Cury, dá um banho de simpatia e atendimento ao cidadão. Parabéns. • O Prefeito Inho é outro que por onde passa deixa sua marca positiva. Bela administração, digna de elogios. • Semana que vem tem mais.

b1-b8.pmd

8

Esta é uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, nos inícios deste século, quando se davam os embates pela descolonização. Oxalá nos faça pensar sempre a respeito. "Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha. Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: - Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia. - De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras. - Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas. - Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia. Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse: - Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe! A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou: - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha! - Não, tornou a insistir o naturalista. - Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã. No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: - Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe! Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas. O camponês sorriu e voltou a carga: - Eu havia lhe dito, ela virou galinha! - Não, respondeu firmemente o naturalista. - Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar. No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: - Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe! A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto. Voou. E nunca mais retornou." Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.”

19/07/2010, 10:13

Jornal da Baixada - Edição 852  

18 de julho de 2010

Advertisement