Issuu on Google+

Baixada Santista, 19 de Junho de 2010 - ANO XVIII - nº 848 - Diretor Responsável: José Correa da Silva - FUNDADO EM 26 DE SETEMBRO DE 1992

www.jornaldabaixada.com.br

R$ 1,00

“Pode-se enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoaswww.jornaldabaixada.com.br durante algum tempo, mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo” - Abraham Lincoln (1809-1865)

FOTO CAIO SCAFURO

Presidente da Associação dos Veterinários fala sobre o setor de ZOONOSES Cidade A3

Prefeitura promete ETEC ainda sem sede própria FOTO DIVULGAÇÃO

Geral A4

Bertioguense conquista medalha de prata em evento hípico internacional Geral A5

SEGURANÇA

Seguro contra incêndio é obrigatório para prédios e condomínios

Geral A4

2010, JORNAL DA BAIXADA ISSN 1806-1109 00848

9 771806

11 0 9 14

Leia as notícias da região diariamente no site do Jornal da Baixada jornaldabaixada.com.br

ABONO SALARIAL

Prazo para retirada da bonificação encerra no próximo dia 30 Caderno JB - 1


A

2

Geral

Bertioga, 19 de junho de 2010

Conta-gotas

editorial Uma questão de gestão! Logo no início da semana recebi na redação uma ligação sugerindo que entrevistasse um especialista em medicina veterinária, para que ficasse claro quais eram as funções reais de um Centro de ZOONOSES e eu decidi que todos nós deveríamos escutar o que ele tinha a dizer. Para a minha surpresa, a menos função desse setor é recolher esses animais das ruas. Já que a questão é um problema na nossa cidade, o veterinário André trouxe a tona alguns exemplos de cidades vizinhas e alguns dados interessantes sobre a nossa cidade. Por exemplo, a leptospirose em animais é um caso comum nas clínicas veterinárias da cidade. Bertioga tem um grande índice de animais soltos, não tem a legislação de proibição de animais na praia fiscalizada devidamente e ainda alertou para o impacto que isso pode gerar na economia da cidade. Já que a entrevista causou uma chuva de informações novas em nossa redação, isso é um fator importante para que todos

nós pensemos melhor em como tratar os animais de estimação e o perigo de deixar os animais soltos além dos quintais. Tem também os cuidados para quem divide os espaços internos da casa com os seus animais de estimação. Mudando de assunto, com a Copa do Mundo tudo para mesmo não é? Quem experimentou, ou ousou, desgrudar da TV durante o jogo do Brasil pode perceber que não existe vida longe de um televisor quando chega o jogo da nossa seleção. Bertioga ficou mais vazia do que de costume. Agora o próximo desafio da seleção canarinho é nesse domingo (20) contra a Costa do Marfim, às 15h30 e depois na sexta-feira (25), às 11h. Programe-se para que não seja pego de surpresa com os estabelecimentos fechados. Antecipe suas compras, suas contas e não seja o único a andar pela cidade enquanto o Brasil joga! Caio Scafuro Repórter

FOTO DA SEMANA

Uniformes A Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural de Bertioga começou a entregar, a partir do último dia 15, os uniformes de verão e inverno para mais de sete mil alunos da rede municipal de ensino entre creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries), além dos bebês atendidos no berçário, que pela primeira vez recebem uniforme da prefeitura.

Uniformes II Os kits de uniforme são compostos de camiseta regata, camiseta meia manga, camiseta de manga longa, bermuda/short saia e agasalho com jaqueta e calça de tactel. Já os bebês receberão um body.

Uniformes III De acordo com a secretária de Educação e Desenvolvimento Cultural, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva, o atraso na entrega dos uniformes se deu porque a primeira remessa de peças não passou no teste de qualidade da prefeitura. “Fizemos o teste lavando e passando as roupas e detectamos problemas no tecido. Por esse motivo, pedimos para fazer novo processo, porque queremos dar a nossos alunos material de qualidade”, disse.

Uniformes IV

FOTO RENATA DE BRITO/PMB

Ainda segundo a titular da pasta, este semestre foi dedicado a cuidar da parte administrativa da secretaria, como por exemplo, resolver a questão do material de consumo das escolas e licitações da merenda e limpeza. “No próximo semestre, com tudo nos seus devidos lugares, poderemos nos dedicar à parte pedagógica”.

Cantoria Diversos gêneros musicais foram apresentados por dezenas de alunos da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB) na noite

do dia (11), responsável pelos cursos disponibilizados gratuitamente pela instituição, coordenados pelo maestro Joel Gonzaga de Oliveira, que inclusive conduziu as apresentações. A abertura oficial dos trabalhos foi feita pela Orquestra de Bertioga, acompanhada pelo Coral Infantil, que executou o Hino Municipal. A apresentação infantil incluiu ainda a interpretação de mais duas músicas.

Cantoria II Na sequência, o público presente apreciou variadas apresentações como a da Camerata de Violões, o Grupo da Melhor Idade, o Quarteto de Violões, o Grupo de Percussão, a Banda Fiuk e a Banda de Boracéia. Também tiveram a oportunidade de oferecer a boa música, o Grupo Vocal e o Canto e Coral. As apresentações musicais da ACCB integraram idades diversas, envolvendo a todos com a finalidade comum de proporcionar música com qualidade ao grande público presente.

Feriado A Igreja Católica de Bertioga, Paróquia São João Batista já prepara sua tradicional programação para celebrar o Dia de São João Batista, Padroeiro do Município, comemorado oficialmente no dia 24 de junho. De acordo com o padre Sílvio Luís, a programação terá início na próxima semana, durante os dias 21, 22 e 23, com a realização do tríduo preparatório na sede da paróquia, sempre às 19h30, enfocando durante os atos litúrgicos, lemas voltados ao Santo Padroeiro de Bertioga, como “O Nascimento de São João Batista”, “A vida difícil do povo” e “O Batismo de Jesus”, respectivamente.

Feriado II Já no dia 24, data oficial de São João Batista, a programação

começará às 16 horas com a tradicional “Carreata”, que terá concentração e largada na E.E. Prof. Archimedes Bava, no Jardim Indaiá, onde se reúne a comunidade São Judas Tadeu, em direção a Praça de Eventos, localizada em frente ao Parque dos Tupiniquins, na Praia da Enseada, no Centro. De acordo com padre Sílvio, após a carreata acontecerá a “Benção dos Veículos” quando, na oportunidade, todos os meios de transporte poderão ser abençoados pelos comandantes da Igreja Católica da Cidade. Na sequência, será realizada a “Missa Campal”, com programação prevista para as 18 horas, celebrada pelo padre Luís Gonzaga, com o lema “Família: Lugar do Encontro e do Perdão”.

Feriado III

Dando continuidade a celebração do Dia de São João Batista, a Igreja Católica programou uma “Procissão” com os fiéis pelo entorno do local, e após, a distribuição do tradicional “Bolo Bento” a todos que acompanharem a celebração. Finalizando a programação, as festividades acontecerão na estrutura montada na Praça de Eventos, com ações juninas direcionados à população, com atrativos, entretenimento e barracas típicas. A Igreja Católica de Bertioga, Paróquia São João Batista fica na Rua Júlio Prestes, 69, no Centro.

Curso de Férias A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abre, a partir da próxima segunda-feira (21), até 02 de julho, as inscrições para o Curso de Férias ‘Conhecendo o Costão Rochoso’, dirigido a crianças na faixa etária entre 8 e 13 anos. Observar o ecossistema de costão rochoso, compreendendo suas interações ecológicas e sua importância para o ecossistema marinho, são alguns dos objetivos do curso que será realizado de 12 a 16 de julho.

Curso de Férias II Interessados em participar devem, acompanhados por um responsável, procurar a secretaria, a par tir do dia 21, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú) para efetuar a inscrição. No ato deve ser apresentado o RG ou certidão de nascimento da criança e um documento de identidade do responsável. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Serão oferecidas 50 vagas.

Curso de Férias III De acordo com a bióloga Mylene Lyra, responsável pelo curso de férias, as aulas irão acontecer no Parque dos Tupiniquins, localizado no entorno do Forte São João (Centro), das 13 às 17 horas. Na programação constam apresentação de vídeos, palestras, jogos e brincadeiras, abordando o costão rochoso, além de saídas externas para acompanhar as marés, fazendo a medição de hora em hora e analisar o ecossistema marinho como um todo.

Curso de Férias IV No decorrer do curso os alunos, com autorização dos pais ou responsável, acamparão no Parque dos Tupiniquins, quando também desenvolverão atividades como, por exemplo, observar animais noturnos, além de visita ao Costão Rochoso do Indaiá, onde desenvolverão atividades de exploração e jogo de alerta, acompanhados do monitor Daniel Liberato.

Curso de Férias V Os alunos também assistirão palestras ministradas por técnicos da Secretaria de meio Ambiente de Bertioga, entre eles, o diretor de Operações Ambientais, Bolívar Barbanti Júnior, a engenheira florestal, Maria de Carvalho Tereza e a bióloga Mylene Lyra.

JB do Leitor Espaço reservado a cartas, elogios, denúncias, reclamações e sugestões que podem ser enviadas através do email: cidade@jornaldabaixada.com.br O jornal pode, a seu critério, reduzir as mensagens, sem alterar seu conteúdo. A mensagem deve conter nome completo, numero do RG e telefone para contato. O jornal se reserva ao direito de não publicar mensagens que contenham ofensa pessoal, preconceito ou apologia.

A ficha limpa na vida partidária Andando por Bertioga só se percebe que está acontecendo uma Copa do Mundo em dias de jogo do Brasil. Foi assim na última terça-feira (15), quando a seleção brasileira estreou com vitória sobre a Coréia do Norte. Uma multidão que saia de seus empregos desfilava pela Av. 19 de Maio em direção a suas casas. Decoração só mesmo a improvisada de última hora pela Prefeitura de Bertioga.

Telefones Úteis (Bertioga) Aetub (13)3316-2554 Sabesp (13)3317-3237 Balsa (Guarujá/Bertioga) (13) 3305-1153 Bombeiro (13) 3317-1516 Câmara Municipal de Bertioga (13) 3319-9000 Cartório Eleitoral (13) 3317-4987 Conselho Tutelar de Bertioga (24h) (13) 9784-1325 Correios (Bertioga) (13) 3317-6224 Correios (Riviera) (13) 3316-7669

DER 0800 55 55 10 Dersa/Ecovias 0800 19 78 78 Fórum de Bertioga (13) 3317-3635 Procon Bertioga (13) 3316-2551 Delegacia de Policia (13) 3317-1411 Polícia Rodoviária (13) 3313-1200 Centro de Saúde (13) 3317-1163 Hospital de Bertioga (13) 3319-8800 Prefeitura de Bertioga (13) 3319-8000 Viação Bertioga (13) 3316-3333

JORNAL DA BAIXADA www.jornaldabaixada.com.br

Redação, administração e publicidade: Av. Anchieta, 3.095 1º andar Vila Agaó 11.250-000 Bertioga/SP

PABX: (13) 3317-6000 Publicidade...........................comercial@jornaldabaixada.com.br Redação local............................cidade@jornaldabaixada.com.br Redação regional...................redacao@jornaldabaixada.com.br Editado por

Jornal da Baixada Editora e Gráfica Ltda - EPP CNPJ: 65.806.713/0001-92 Circula aos sábados em Bertioga, Guarujá, Santos e Cubatão Tiragem desta edição: 8.000 exemplares JORNALISTA RESPONSÁVEL José Correa da Silva MTB 255/SP DIAGRAMAÇÃO: Caio Scafuro ADMINISTRAÇÃO: Marcia Prates REPRESENTANTES NA REGIÃO: Cubatão/Erasmo Luna (13) 9701-2134 Santos/Fernando Aulicino (13) 3289-3470 REPRESENTANTES: São Paulo/REVESP (11) 5051-4611, Brasilia e Distrito Federal/Impulso Comunicações (061) 326-8505 e 326-8556. COLUNISTAS: Durval Capp Filho, Ana Maria Bertoldi Aulicino e Eduardo Namen

ASSINATURAS Mensal.....................R$ 4,50 Trimestral.................R$ 14,50 Semestral................R$ 32,00 Anual.......................R$ 63,00

Entrega de assinaturas: Centro, Jd. Paulista, Vila Agaó, Maitinga, Rio da Praia, Jardim São Rafael, Vista Linda e Indaiá. Assinantes de outras praças: Via Correios acrescido do custo de postagem

Faltou jornal? Ligue (13) 9738-8887

As forças da sociedade, qualificadas por 1,6 milhão de assinaturas, levaram ao Congresso o oportuno projeto que impede os condenados de concorrerem a cargos eletivos. A proposta recebeu o nome de Projeto Ficha Limpa, foi aprovada na Câmara e no Senado, sancionada pelo presidente da República e, na semana passada, convicto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aplicá-la já nas eleições próximas, marcadas para o dia 3 de outubro, quando elegeremos presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. A imprensa, as entidades da sociedade civil, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal têm cumprido fielmente seus deveres de estancar a corrupção e os maus procedimentos e, com isso, muitos de seus membros e segmentos sofrem odiosas perseguições. O legislativo também fez sua parte e resta agora aos partidos políticos filtrar seus

pretendentes, negando o registro àqueles que tenham contas a prestar à sociedade. A proposta original era barrar o registro de todos os condenados. O Congresso amaciou a punição, mantendo-a apenas àqueles que tiverem condenações de segunda instância. Isso livrou muitos pretendentes, mas nada impede que os partidos sejam exemplares e mais rigorosos e, como donos das candidaturas, impeçam o registro de seus filiados condenados em primeira instância, valendo-se do critério ético e moral. No seio do partido, todos se conhecem e as direções sabem quem é, efetivamente, ficha limpa ou suja, independente de processo judicial ou condenação. O partido que assim fizer poderá enfrentar batalhas judiciais, mas estará contribuindo com a lisura e a necessária recuperação da imagem da classe política, hoje tão desgastada. A idéia geral é de que só exerçam mandatos eletivos –

delegados pelo povo – pessoas da mais alta credibilidade e honestidades, incapazes de cometer irregularidades sejam elas em benefício próprio ou de terceiros. Mas as noticias que se tem veiculado em todos os quadrantes do país são de que um considerável número de políticos participa de esquemas de corrupção e crime e agem contrariamente aos interesses da população, valendo-se do corporativismo da classe e da enorme possibilidade de recursos para se manter nos cargos e impunes. Daí a iniciativa popular de estabelecer a “ficha limpa”. Se ela for praticada, tudo tende a melhorar. A eleição de políticos problemáticos, reconhecidamente corruptos ou criminosos, não interessa a ninguém. A presença deles nas entranhas do poder serve apenas para desencantar o povo (que deveria ter motivos para respeitar a classe) e gerar desconforto que vão desde as

dificuldades de relações entre os poderes até às extorsões, ameaças a autoridades, censura à imprensa e uma série de outras ações só praticadas pelo chamado colarinho branco. Espera-se que, pelo bem do Brasil e deles próprios, os partidos apliquem rigorosamente e até utilizem critérios próprios para evitar o registro de candidatos “ficha suja”. Se não o fizerem, simplesmente endossarão à comunidade a idéia de que não passam de simples cartórios que os políticos utilizam apenas para registrar a candidatura. Lamentavelmente, estarão longe de ser a pretendida frente de representação popular. Precisamos de partidos fortes, mobilizadores e, também, de “ficha limpa”... Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

Vida e morte na visão judaica Presenciar a morte de uma pessoa é sempre uma experiência difícil, chocante. O homem que aprende a lidar com a vida também se vê diante da inexorabilidade da morte. No entanto, forçoso é admitir que, para qualquer ser humano, se trata de um desafio pisar no limiar que separa esses dois momentos. Cada religião conduz essa questão a seu modo, de acordo com sua crença e suas tradições. No judaísmo, não é diferente. Amy Eilberg, a primeira rabina a ordenar-se no Seminário Teológico de Nova York, destaca três diferentes posturas judaicas em relação à morte. A primeira vê a morte como uma inimiga, a segunda como uma etapa natural da vida e a última como uma “professora”. Pela primeira visão, a morte é uma inimiga que precisa ser derrotada a qualquer custo. Ela significa sempre uma derrota, independentemente das circunstâncias em que ocorra. A segunda postura do judaísmo considera a morte uma etapa natural da vida. Assim nos ensina uma passagem da sabedoria rabínica: “Quando um navio deixa o porto, ninguém sabe qual tempestade

encontrará, quais obstáculos impedirão sua jornada. É quando o navio retorna em segurança, no final de sua jornada, que devemos celebrar. Da mesma forma deve acontecer justamente no final da jornada da vida, quando sabemos que ela foi bem vivida e que é chegado o momento de satisfação, paz e até celebração.” Finalmente, a terceira e última atitude é de humildade. Afinal, a morte é, também, uma oportunidade de aprendizado sobre a vida. Tal fato ocorre porque existem lições que são aprendidas apenas diante da morte de pessoas queridas ou do próprio temor da morte. É comum observarmos pessoas que mudaram suas atitudes em relação à vida depois da morte de um ente querido ou depois de ter estado próximo à própria morte. O reconhecimento dessas maneiras de se enxergar a morte é essencial. Quando percebemos que o judaísmo nos possibilita lidar com o final da vida de formas distintas, somos fortalecidos e passamos a aproveitar as oportunidades que os últimos dias de uma pessoa querida podem trazer, sem, no entanto,

menosprezar a dor da despedida. De acordo com o judaísmo, a luta pela vida não deve acontecer a qualquer preço. Existem sofrimentos que podem ser evitados. Mais além, o reconhecimento da aproximação da morte e sua aceitação trazem a oportunidade de reconciliação com Deus, com outras pessoas e consigo mesmo. Nos casos de saúde, decisões complexas podem ser tomadas ainda na presença da pessoa enferma, desde que o futuro não seja um assunto proibido, um tabu. Quando podemos aceitar a morte como uma etapa da vida, nos valemos de sua proximidade para cicatrizar antigas feridas e deixar um legado moral para as próximas gerações. As religiões, de maneira geral, tentam responder à pergunta do que existirá no final dos dias. Para o judaísmo, a visão universal prevê uma harmonia entre os povos e o reconhecimento de um único Deus. Já a visão nacional enxerga todos os judeus se dirigindo a Jerusalém e à construção do Terceiro Templo. E a visão particular? O que acontece com o indivíduo depois da morte? A Torá – o livro sagrado dos judeus - silencia sobre o assunto.

Não existe referência expressa alguma no Pentateuco sobre o que acontece com a pessoa depois que ela morre. Apenas existe vida na Terra. Depois da morte, não existe contato com Deus ou qualquer relato de continuidade. Aos poucos, porém, se desenvolvem duas teorias em certa medida contraditórias: a da imortalidade da alma e a ressurreição dos mortos. Durante a Idade Média, filósofos como Maimônides preferiram a idéia da imortalidade da alma. Em nossos dias, é possível identificar duas diferentes linhas teológicas. Uma delas, ortodoxa, que entende os relatos bíblicos e talmúdicos de forma literal. A outra, liberal, acredita que todas as descrições do mundo vindouro são poéticas e teóricas. Mesmo assim, teorias da vida após a morte têm um papel essencial. Isso porque elas ajudam a agregar significado à nossa existência nesta vida.

Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP)


JORNAL DA BAIXADA

Fale com a redação: (13) 3317-6000

Cidade

Sugestões e críticas: cidade@jornaldabaixada.com.br Leia este conteúdo em: www.jornaldabaixada.com.br

Bertioga, 19 de junho de 2010 - Página A3

ENTREVISTA

“ZOONOSES é para cuidar de doenças e não de bem estar animal” Médico veterinário André Luis Monteiro Cardoso conversou com a quipe do JB sobre o que é e para que serve o setor Caio Scafuro Dando continuidade a matéria sobre os animais soltos pelo município, o Jornal da Baixada conversou com o médico veterinário André Luis Monteiro Cardoso, que é presidente da Associação dos Médicos Veterinários da Costa da Mata Atlântica, presidente da Associação dos Veterinários da Baixada Santista e delegado do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Baixada Santista e Vale do Ribeira. André Cardoso, que tem clínica veterinária na Cidade, alertou não só para os perigos de acidente que esses animais representam, mas também sobre a questão das doenças que esses animais podem transmitir aos humanos e animais domésticos. De acordo com o médico, um grande exemplo a ser seguido é o da cidade de Santos, que está muito a frente de toda a região nessa luta. Confira a entrevista: JB – Qual o grande problema dos animais soltos em vias públicas? André Cardoso – Como vocês colocaram muito bem na reportagem, são os acidentes. Sempre tem conseqüências graves e grandes perdas. Mas além disso, ele é responsável pela transmissão de um série de doenças, que são chamadas de ZOONOSES. Isso é interessante para a gente entender. ZOONOSES são doenças comuns entre homens e animais. Então, um Centro de Controle de ZOONOSES tem como função controlar as doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. Como leptospirose, raiva, bicho geográfico... são doenças graves que são transmitidas dos animais para os seres humanos. Essa é a principal função do Centro de ZOONOSES. O foco é o ser humano, ele não se preocupa com a saúde do animal e sim a do ser humano. Em paralelo, para cumprir essa função, ele realiza uma série de funções para tentar coibir isso. Faz controle de vetores, que são os insetos que normalmente transmitem essas doenças ao ser humano e também faz o controle de sinantrópicos, que são animais indesejados para o convívio humano e que podem transmitir doenças para o humano. São ratos, baratas, abelhas... São doenças graves que para fazer o papel dela, a ZOONOSES tem que fazer esse controle. E também acaba fazendo o controle dos animais de rua e passa a ser uma de suas funções também para alcançar o seu objetivo. Ai entra o cavalo, que é um problema comum em Bertioga, os bovinos, cães, gatos e pombos, que vem crescendo não só em Bertioga, mas em toda a região. Mas normalmente, pra cumprir essas funções é necessário que se tenha estrutura. Tanto a nível legal, em termos de legislação, quanto a estrutura física e humana. Se tiver um cavalo solto em Boraceia, quem vai pegar esse animal? Quem vai transportar? Onde vai transportar? O cavalo vai ficar sob a tutela do Poder Pública, quem vai cuidar desse cavalo? Vai precisar de uma equipe para tratar, outra para medicar, vai precisar de um lugar para ele ficar. E depois disso, qual é o destino desse animal? Vai ser devolvido para o seu dono? Ele vai pagar uma multa, ou não? Como vai ser essa devolução? Se pagar multa, para onde vai esse dinheiro

arrecadado? Se o dono não pagar a multa, o cavalo vai ficar abandonado no setor público? Vai leiloar? Vai doar? Precisam ser criadas legislações no município para que tenha um destino adequado para esses animais. JB – Não existe nada do tipo? AC – Nada, nada. Não só não existe para grandes animais como para pequenos também não. Hoje se coleta os pequenos, mas não tem o que fazer com esses animais. Cria um acumulo de animais nas ruas e esses animais transmitem doenças e causam acidentes. Ou seja, a base desse processo toda é uma questão de gestão. O setor de ZOONOSES tem que ser gerido por um veterinário, é um profissional que está capacitado para trabalhar neste setor e para assumir isso ele vai ter que se preparar um pouco mais com cursos. Tradicionalmente nas cidades da Baixada a ZOONOSES é um pouco renegada, ela é deixada um pouco de lado, em 4º ou 5º plano pelas administrações públicas. Isso cria uma situação em que se acumula o problema. As cidades vão crescendo e vai aumentado a quantidade dos animais. De alguns anos pra cá, começaram a se estruturar as sociedades de proteção animal. Na medida que esses processos foram crescendo, muitas prefeituras pegaram esse conceito das entidades e começaram com os trabalhos de proteção animal dentro do setor de ZOONOSES. Então hoje, em muitas cidades esse setor acaba se tornando um centro de castração de animais, ou uma clinica de animais, deixando de fazer o papel de controlar as doenças e se transformando em uma clínica veterinária para a população de baixa renda. JB – Isso seria um desvio de função... AC - Acaba sendo um desvio de função. Não que não seja importante esse controle de natalidade em animais, é importantíssimo em cães e gatos de rua. Não para animais de grande porte, que são outros procedimentos. É importante que se separe isso. Uma coisa é saúde pública, que é ZOONOSES, outra coisa é o cuidado com o animal. Lógico que diminuindo a natalidade de animais de rua você acaba diminuindo a chance de transmitir doenças. Mas a ZOONOSES é muito mais amplo do que castrar animais, mas as vezes você sobrecarrega os veterinários da equipe fazendo castrações e as outras ações de controle podem ficar deixadas de lado. JB – Mas é função da ZOONOSES? AC – Isso tudo pode ficar dentro da ZOONOSES, desde que se crie uma estrutura e um quadro de profissionais qualificados e em quantidade com estrutura física necessária para isso. Ou então faz igual Santos, que no começo do ano separou as funções. Quem trabalhava com ZOONOSES vai ficar somente fazendo essa parte, controlando as doenças comuns entre animais e humanos e contenção dos animais sinantrópicos, dentro da Secretaria de Saúde. E os profissionais que trabalhavam com coleta de animais, controle populacional de animais de rua e bem estar animal ficou dentro da Secretaria de Meio Ambiente. Bertioga poderia ter sido esse exemplo, mas Santos foi mais rápido é um exemplo a ser seguido

André Cardoso: “Quando se fala em ZOONOSES o foco é gente” por toda a região. É certo? Tanto faz estar em uma secretaria ou outra, o importante é ter estrutura para tudo isso, é necessário gestão ou não funciona. JB – Mas e as entidades de proteção animal? AC – A preocupação dessas entidades normalmente é o bem estar animal. É a saúde do gatinho, do cachorrinho... é o bem estar dele, que é válido, mas o foco é o animal. Quando se fala em ZOONOSES o foco é gente. São focos diferentes com serviços diferentes. Esse foi um projeto feito em Santos que tende a ser um modelo para a Baixada. JB – Qual seria a cidade com mais problemas de animais soltos ou com incidência de ZOONOSES na Baixada? AC – É difícil falar, não existe em Bertioga nenhum estudo para comprovar a incidência, por exemplo, de bichos geográficos em nossas praias ou nos bairros mais populares. Não tem estudos aprimorados para dizer o índice de leptospirose e temos um número enorme de ratos. Animais com leptospirose em clínicas veterinárias é uma constante aqui. Em humanos, até onde eu conheço, isso não tem sido relatado ou investigado. E isso faz parte do setor de ZOONOSES, até para saber onde é necessário o controle. Tem que analisar areia, água... Em Santos, tem praças com alta incidência de bichos geográficos. Os animais defecam ali e contaminam o solo. Aqui nós temos uma região de praia, onde a principal fonte de recurso da cidade é o turismo. É muito desagradável para um turista vir pra cá e pegar um bicho geográfico, pegar uma sarna... então tem um envolvimento econômico. Existe uma ZOONOSE importante que é a leishmaniose, que foi muito falar e teve surtos grandes no interior do estado. Com isso, se sacrificou uma quantidade muito grande de animais. Essa doença não tem cura, é um tratamento muito polêmico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda o tratamento em animais, o nosso Ministério de Saúde proíbe o tratamento de cães e gatos doentes. JB – Por que proíbe? AC – Porque não tem tratamento. Na verdade o tratamento não tem uma eficácia adequada e os medicamentos utilizados em animais são os mesmos utilizados em seres humanos. Consequentemente se criam variações resistentes ao tratamento. Então as drogas que

existem hoje são preservadas para o tratamento humano e então tenta-se evitar que as poucas drogas que ajudam no tratamento do humano fiquem ineficazes. JB – Então os animais são sacrificados? AC – A solução é a eutanásia. Em Araçatuba se exterminou 70% da população de cães e gatos de rua. É uma ZOONOSE que tem avançado pelo estado. Já foi diagnosticado caso da doença em Praia Grande e Registro e ela tem vindo porque a migração, principalmente de cães, é muito alta nessa região. JB – Como essa doença é transmitida ao animal? AC – Mosquito. Pica o animal doente, pica a pessoa e transmite a doença. É um mosquito específico. Cabe ao setor de ZOONOSES fazer o controle dessa doença. A gente sabe, por exemplo, da dirofilariose que é uma ZOONOSE emergente grave que parasitam o coração e as artérias pulmonares de cães. A nossa região tem uma alta incidência de dirofilariose. Tem pesquisas publicas mostrando a incidência em Bertioga em torno de 50%, uma das mais altas do Brasil. É uma dermatóide grande, também transmitida por mosquito e muito comum aqui. Ela causa o parasita no coração e nas artérias pulmonares do cão e em humanos pode causar desde vermes adultos no coração, que é um pouco mais raro, ou pode causar nódulos na região pulmonar. São coisas que precisam de monitoramento, campanhas de informação e prevenção. Esse parasita pode ser evitado se o animal tomar todos os meses o medicamento necessário.

ELEIÇÕES

JB - Como previnir então? AC – Vermifugando os animais e evitando animais na praia. Aqui não existe fiscalização. É necessário que tudo caminhe em conjunto. É preciso ter estrutura, legislação específica e fiscalização rígida. Hoje é comum em Bertioga as pessoas soltarem os cachorros no final da tarde para darem “uma voltinha”. Na verdade, os donos fazem isso para os animais irem defecar e urinar fora do quintal para que não tenha o trabalho de limpar o quintal. Então ele vai na praia ou no portão do vizinho e muitas vezes voltam com doenças e assim contaminando a sua casa. Em algumas cidades existe a legislação que obriga que quando o responsável sair pra passear com o seu cachorro ele tem que recolher as fezes do animal. Isso é cidadania, é respeito com o próximo. Em muitas cidades é proibido levar animais pra praia, em Bertioga essa é uma prática comum. Teoricamente existe uma proibição, mas não existe fiscalização. Então não é somente a Lei, tem que criar as instrumentos que façam a lei ser cumprida. Quando começou a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nos carros... a lei só é cumprida porque existe uma multa a ser paga pra que infringir. No primeiro momento é ruim, mas depois vira cultura e a sociedade fica mais limpa. Ao mesmo tempo que isso vai refletir na saúde, vai acabar refletindo na economia. O turista que for pra praia e ver um monte de cachorro na água ao lado dele, provavelmente ele não volte pra cá. JB – Vamos trazer a

conversa agora para os animais domésticos. Muitas pessoas criam seus bichos de estimação dentro das casas, muitas vezes com os animais dividindo o banheiro para fazer suas necessidades. Quais são os riscos disso? AC – Quando você adquire um animal, você está adquirindo a posse dele e isso deve ser de uma maneira responsável. Tem que ter em mente que é uma outra espécie e pode transmitir uma série de doenças para a sua família se ele não for bem tratado. O que fazer pra ter um animal saudável? Você tem que vermifugar esse animal, tem que ser feito isso periodicamente. Ele tem que ser vacinado periodicamente, de acordo com as necessidades. Não é só raiva, embora existam diversas campanhas para isso. Procure sempre um veterinário para auxiliar na saúde desse animal, para que a convivência seja mais saudável possível com as pessoas de sua família. Essa ilusão de que as pessoas carregam de que o animal tem que ficar solto é mentira. Não existe nada de bom na rua para os animais. Saia com o animal na coleira, colete as fezes do animal. JB – Recolher as fezes dos animais nas ruas resolve? AC – Resolve em partes. Se o proprietário sair com o animal na guia, ele não vai cheirar ou comer tudo o que acha. Se ele defecar na calçada de alguém o correto é coletar e jogar na lixeira, mas aí entra a questão da gestão, de tudo caminhar em conjunto. A pessoa não vai guardar o saquinho com fezes no bolso, tem que ter lixeiras espalhadas.

Conselho Tutelar de Bertioga elege novos conselheiros

da Redação O Conselho Tutelar de Bertioga realizou eleição no último dia 13, em cinco postos de votação, quando foram escolhidos cinco conselheiros e cinco suplentes para o mandato de três anos – 2010/2013. Um total de 4.155 eleitores foi às urnas para votar em três dos 18 candidatos que disputaram o pleito. Após a homologação dos eleitos, será marcada a posse em data a ser divulgada posteriormente.

Eleitos

Suplentes

Branca - 501 votos

Profª Juliana – 299

Enéas Santos – 414

Eliane Minoda – 256

Noêmia – 364

Profº Edson – 243

Marisa Quirino – 354

Celso – 216

Profº Napoleão – 318

Odon – 197


A

4

Geral

Bertioga, 19 de junho de 2010

TRADIÇÃO

Bertioga começa a preparar sua Festa da Tainha FOTO ARQUIVO PMB

Evento será realizado pelo Lions Clube a partir do próximo dia 2, seguindo até 1º de agosto PROMESSA

Bertioga deve ganhar Escola Técnica sem sede Unidade deverá funcionar dentro da Faculdades Bertioga (FABE) e só começa a funcionar em fevereiro da Redação

da Redação Uma das mais tradicionais festas de Bertioga, a Festa da Tainha, promovida pelo Lions Clube, já tem data marcada e se estenderá por todo o mês de julho na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro da cidade. O evento acontecerá às sextasfeiras, com jantar; sábados, com almoço e jantar; e domingos, somente com o almoço, sempre com uma bela tainha sendo servida junto a um self service de arroz, salada e farofa. Vale lembrar que no dia 9 de julho, feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, também haverá almoço. De acordo com o secretário de Turismo, Luiz Henrique Capellini, a intenção do governo municipal é proporcionar ao turista uma série

de atrativos interativos que o convença a vir para a Cidade mesmo depois da festa, como as cadeiras anfíbias que levarão os deficientes físicos a um banho de mar. “Montaremos estandes temáticos com imagens de Bertioga, onde aproveitaremos para discutir negócios com potenciais visitantes e teremos um telão, transmitindo os jogos da Copa do Munido”, lembra o secretário, salientando que antes da festa será feita uma divulgação maciça nos meios de comunicação, a exemplo do que já ocorreu ano passado quando o evento foi anunciado no Globo Rural. Presidente do Lions Clube, Luiz Fernando Bluhu, considera o evento como de grande patamar e lembra que toda a verba arrecadada será repassada a entidades assistências do Município, como o

A Prefeitura do Município e o Centro Paula Souza assinam, nos próximos dias, um termo de cooperação técnica para implantação da primeira Escola Técnica (ETEC) de Bertioga. A unidade, que a princípio ocupará as dependências da Faculdade Bertioga (FABE), entrará em funcionamento em fevereiro de 2011, com cursos de Administração com ênfase em Gestão e Logística de Portos. Na sexta-feira (11), o responsável pelo planejamento estratégico do Centro Paula Souza, professor Aguinaldo Silva Garcez, acompanhando por um arquiteto, esteve em Bertioga, reunido com o prefeito Mauro Orlandini e com a secretária de Educação e Desenvolvimento Cultural, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva, oportunidade em que analisou as opções apresentadas pelo Município para implantação da unidade.

Circuito Amigo do Menor Patrulheiro (Campb), Associação Amigos dos Excepcionais (APAE) e Recanto Infantil, que também terão estandes na Praça de Eventos. “Ano passado cinco toneladas e meia de tainha foram consumidas e a festa foi um sucesso. Este ano, nosso objetivo é superar a marca e atingir pelo menos sete toneladas, podendo assim novamente ajudar entidades que realmente precisam”, reforça o Bluhu. A Festa da Tainha de Bertioga é realizada pelo Lions Clube, com apoio da Prefeitura do Município e terá convites a partir de 45 reais, que servem bem a três pessoas adultas. O evento começa oficialmente dia 2 de julho, seguindo até 1º de agosto, sempre às sextas-feiras e finais de semana (sábado e domingo), na Praça de Eventos, Praia da Enseada (Centro).

Shows e atrativos levam público as Festas Juninas em Bertioga da Redação

TSE decide que Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada nas eleições deste ano Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e o presidente, ministro Ricardo Lewandowski. O ministro Marco Aurélio entendeu que a norma só seria aplicável nas eleições que se realizarem após 2010, mas foi voto vencido. A análise do tema ocorreu em resposta à consulta formulada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

SEGURANÇA

Seguro contra incêndio é obrigatório em prédios e condomínios da Redação Muitas pessoas em busca de proteção dentro das suas casas ou condomínios procuram alternativas de segurança para evitar ou cobrir acidentes e outros problemas. Uma delas é o seguro, que se responsabiliza financeiramente pelos danos patrimoniais causados por imprevistos. Existem vários tipos de seguros. O mais antigo deles e também obrigatório nos condomínios é o contra incêndio. O seguro contra incêndio é comercializado de forma individual ou conjugado a outras coberturas no contrato, como cobertura contra danos materiais, inundações, furto. A contratação acontece, em geral, por intermédio do gerente de contas do condomínio, que atuando dentro

de uma administradora auxilia na pesquisa de três propostas disponíveis no mercado para o seguro. Como explica Dr. Alexandre Rachkorsky, advogado assessor da Auxiliadora Predial, as seguradoras projetam um plano de seguro para cada condomínio, de acordo com as necessidades de cada prédio ou conjunto habitacional. "O seguro, sobretudo contra incêndio, é obrigatório conforme a legislação vigente, sendo a contratação uma responsabilidade do síndico, podendo ele responder civil ou criminalmente em caso de sinistro e não cumprimento da lei", esclarece. "Não havendo seguro contra incêndio, os próprios moradores podem entrar na justiça contra o síndico diante de uma incidência." A apólice do seguro é válida para incêndios, queda de raios,

Um grande público prestigiou neste final de semana as Festas Juninas de Bertioga, que ofereceram comidas típicas e apresentações musicais em diferentes gêneros, na Praça de Eventos, no Centro e no Mangue Seco, localidades que deram início a programação junina na cidade. As ações contam com apoio logístico e estrutural oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos da Prefeitura de Bertioga. Na sexta-feira (11) as festividades foram realizadas no Mangue Seco, onde diversas barracas comercializaram comidas e bebidas típicas, além da

explosões causadas por gás empregado na iluminação ou no uso doméstico. Não basta que exista fogo, ele tem que se propagar e se alastrar. O plano cobre as áreas comuns do condomínio, não os apartamentos. Para a cobertura de áreas internas, o mercado oferece pacotes de seguro residencial. Alexandre adverte para a necessidade e facilidade do serviço de proteção "É um investimento indispensável e relativamente barato considerando a possibilidade de um sinistro". Caso os moradores não queiram contratar o seguro contra incêndio, o síndico deve se proteger legalmente registrando em ata de assembléia a opção da maioria em favor da não contratação.

FOTO ARQUIVO JB

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, nesta quinta-feira (10), que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), deve ser aplicada já nas eleições de outubro deste ano. A nova lei estabelece que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão

colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Também amplia prazos de inelegibilidade de três para oito anos. O relator da matéria no TSE, ministro Hamilton Carvalhido, votou a favor da aplicação da lei já nas próximas eleições. Votaram com o relator os ministros

conquista para o nosso Município. Uma promessa do prefeito e que está se tornado realidade. Com a ETEC reduziremos as dificuldades que temos de mão-de-obra qualificada para as exigências atuais do mercado”. De acordo com a secretária de Educação, ficou acordado, durante o encontro de sexta-feira, que a FABE abrigará a unidade pelo período de um ano, até a aquisição da sede própria, cuja inauguração está prevista para 2012, com ampliação de mais um curso – o de Aquicultura. A secretária explica que a prefeitura terá que prever recursos no Orçamento de 2011 para aquisição do imóvel, já que esse dinheiro não pode sair dos 25% destinados no Orçamento para a Educação. “Em julho, durante uma semana, todos os secretários municipais estarão reunidos com o secretário de Administração e Finanças para definir toda projeção para 2011, e a ETEC será uma das prioridades”, garante.

QUERMESSES

FICHA LIMPA

da Redação

Entre usar uma escola municipal no período noturno, construir em terreno da Prefeitura e usar, provisoriamente as dependências da FABE, localizada na Avenida Manoel da Nóbrega, 966, Vila Itapanhaú, o representante do Paula Souza ficou com a última opção, já que o imóvel que abriga a faculdade fica ocioso nos períodos da manhã e tarde. Além disso, depois de uma vistoria técnica no prédio, foi constatado que não será necessário fazer muitas adequações nas salas, já que a FABE tem um dos principais equipamentos para a realização dos futuros cursos, que é o laboratório de informática, sendo necessário somente montar um laboratório de gestão. Nesse primeiro momento, a escola vai oferecer dois cursos de Administração voltados à Gestão e Logística de Portos. Conforme Dulce Ceneviva serão duas classes com 40 alunos cada, com duração, em média, de dois a três anos. “Sem dúvida é uma grande

apresentação musical da cantora Sharon Lemos, que interpretando canções com gêneros variados alegrou o bom público presente. Já no sábado (12), foi à vez de Os Namorados do Forró e Banda Top Melody e a cantora Kelly Santos, realizarem shows para milhares de pessoas que lotaram a Praça do Mangue Seco. Também no sábado (12), teve início a programação na Praça de Eventos, local que também contou com barracas variadas de doces, salgados, comidas e bebidas típicas para um bom público, que apreciou ainda o show de pagode do Grupo Nova Era. No domingo, as ações juninas na estrutura da Praça de Eventos, que está sendo coordenada pala Igreja Católica de Bertioga, contou

mais uma vez com um público expressivo e muitas guloseimas tradicionais. Enquanto isso, no Mangue Seco, além dos atrativos gastronômicos oferecidos pelas diversas barracas instaladas próximas ao palco, aconteceu o show do Grupo Nova Era, com o melhor do pagode, animando o público presente. As quermesses nos bairros de Bertioga acontecerão todos os finais de semana, sextas-feiras, sábados e domingos, até o dia 08 de agosto. Os festejos juninos serão realizados no Mangue Seco, São Lourenço, Jardim Albatroz II, Jardim Ana Paula, Jardim Vicente de Carvalho II, Vista Linda, Boracéia, Guaratuba e Indaiá, além do Centro, na estrutura montada na Praça de Eventos.


Geral

Bertioga, 19 de junho de 2010 A

5

ESPORTE

Bertioguense recebe melhada de prata em mundial de hipismo Fernando Velzi competiu na modalidade de Enduro por equipe da Redação O domingo, 30 de maio, foi prateado para a Equipe brasileira de Enduro de Young Riders (jovens de 14 a 21 anos) na tradicional Copa das Nações Juniors &Young Riders (CEIOYR**) de Compiègne, na França, país dono da medalha de ouro na competição. O time foi formado por Camila Llerena, Fernando Velzi, Laura Borges e Rafaela Barreto. Na disputa individual o Brasil foi representado por Carolina Barbosa. “Só têm direito a disputa de medalha as equipes em que todos os membros finalizam a prova. França e Brasil foram os únicos a conquistar este feito, portanto, ninguém levou o bronze”, comentou Guilherme Ferreira Santos, técnico da equipe. A Copa das Nações fez parte do Festival Mundial de Enduro de Compiègne, considerada uma das mais importantes disputas de Enduro Equestre no mundo. No percurso de 127 km do CEIOYR** participaram 43 atletas de 5 países: Alemanha, Bélgica, França, Itália e Brasil. “Este é o quarto ano que o Brasil participa desta competição e pela primeira vez conquistamos um resultado tão expressivo”, comemorou Guilherme Santos. Os atletas brasileiros competiram com animais emprestados pelos franceses: “Isto faz parte do intercâmbio que temos com eles. Na Copa das Nações que o Brasil promove no próximo mês de julho, será a vez dos brasileiros cederam montarias para os franceses”, esclarece.

O nível técnico dos enduristas brasileiros foi comparado ao dos europeus, especialmente dos anfitriões, tradicionais no esporte e donos de vários títulos mundiais. “Até a primeira metade da prova todos os países vinham em um mesmo ritmo, a definição só se deu na parte final da prova, onde a evolução técnica foi fator decisivo”, observa Guilherme. “A notória evolução técnica dos enduristas Young Riders é resultado das clínicas que vem sendo promovidas ao longo dos ultimos anos pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH): Nestas clínicas, além da atualização dos jovens

enduristas e consequente desenvolvimento da categoria, temos a oportunidade de identificar novos talentos”, comentou. Faz parte das clínicas, inclusive, a análise de vídeos das competições internacionais. “Nesta Copa das Nações aqui em Compiègne contratamos um cineasta francês que filmou os brasileiros na trilha; este material será mostrado nas próximas clínicas como forma de preparação e observação dos atletas”, comenta.

Desempenho brasileiro

Dos 5 jovens enduristas, o melhor desempenho foi de Rafaela

Barreto, de Brasília (DF) que montando Orrha de Gargasan cruzou a linha de chegada na 10ª posição. Na ultima fase do percurso a amazona brasiliense estava apenas 18 segundos atrás da então líder da competição, a francesa Anne Charlotte Verbtugge. Rafaela, que fez parte da equipe brasileira 5ª colocada no Campeonato Mundial da categoria em 2009, na Hungria, percorreu 22,95 Km/h na fase final do percurso com média final de 19,59 Km/h. Destaque também, o cavaleiro Fernando Velzi, montando Melba de Loubejac, que em sua primeira participação internacional,

NATAÇÃO

conseguiu completar a prova, sendo o segundo mais bem colocado entre os brasileiros, somando preciosos pontos para o desempenho de sua equipe. Fernando apresentou uma notória recuperação ao longo do percurso (de 33º a 17ª posição) com média de 19,40 Km/h e a fase final da trilha a 22,73 Km/h. Fernando, único paulista do grupo, é cavaleiro da Sociedade Hípica de Bertioga e treina no centro hípico localizado na Riviera de São Lourenço e é vice campeão brasileiro de 2009. Em seguida cruzou a linha de chegada em 19º lugar Camila Llerena montando Dakarina. A

amazona do Rio de Janeiro registrou média de 19,01 km/h. O melhor momento da endurista carioca foi na ultima fase da prova onde saiu da 26ª para a 19ª colocação a 21,26 km/h. Camila Llerena também integrou o time brasileiro no Mundial da Hungria. Montando Armistice Du Vivarais, Laura Costa Borges, de Brasília (DF) chegou na 27ª colocação com velocidade média de 17,83 Km/h. Depois de representar o Brasil na Hungria, a mineira Carolina Barbosa, competindo no individua e montando Mont Royal em Compiègne não completou o percurso, sendo eliminada na segunda fase da prova. Na disputa individual os franceses fizeram a festa com a conquista das três medalhas: Lisa Riou montando Favela foi ouro, Nina Lissarrague com Al Jaimie DE foi prata e Louis de Huyvether montando Golf faturou o bronze. Rafael Salvador montando a égua Misaine Armor foi o único brasileiro no CEIO3*, categoria Adulto, realizado na sexta-feira, 28, com percurso de 160km. O cavaleiro brasiliense conseguiu completar a prova, mas no trote final sua montaria apresentou claudicação e o conjunto foi eliminado. Venceu a prova o francês Jean Philippe Francis montando Hanaba du Bois com média final de 20.49 km/h. Na disputa por equipe valeu a regra que a medalha só seria conquistada por países onde todos os membros do time terminassem a prova. Apenas Bélgica e Alemanha conseguiram, respectivamente, o ouro e a prata. À exemplo dos Young Riders, nenhum país levou o bronze.

ATLETISMO

Bertioga receberá prova estadual de maratona aquática no domingo (20) Resistência, fôlego e velocidade estarão em xeque em Bertioga. Afinal de contas, no próximo domingo (20), o Cantão do Indaiá receberá a sexta etapa do Circuito Estadual de Maratonas Aquáticas. Com 760 inscritos, as provas, com distancias de 1, 2 e 4 km para competidores de seis a oitenta anos, começarão às 8h, mas terão abertura de 50 vagas para pessoas que optarem por se inscrever uma hora antes da largada. Segundo o presidente, Igor de Souza, da Associação Aquática, a expectativa para a etapa é boa, principalmente pelas condições climáticas e da tábua de marés, que serão favoráveis à realização. “Temos certa preocupação por essa ser a última etapa do semestre, por isso

estamos atentos a cada detalhe, principalmente à possibilidade de mar ressacado, que já foi descartada”, explica o presidente. Já para o Diretor de Esportes do Município, Sérgio Pastori, trazer uma prova desse porte para a cidade é motivo de orgulho. “Estamos trabalhando forte para fazer de Bertioga uma cidade presente no contexto esportivo estadual e essa já é a primeira prova oficial de maratona aquática que temos”, explica Pastori, lembrando que outros eventos como o Campeonato Paulista de Beach Soccer também chegaram à Cidade este ano. A etapa bertioguense do Circuito Estadual de Maratonas Aquáticas é patrocinado pela Speedo e tem apoio da Prefeitura de Bertioga. Os resultados você confere no site www.maratonaaquática.com.br.

da Redação

FOTO RENATA DE BRITO/PMB

da Redação

No próximo sábado (19), Bertioga receberá a prova Bertioga by Night de Atletismo. A etapa, que é a terceira do tradicional Circuito das Praias, terá duas voltas em um circuito de 5 km mesclando areia e asfalto, e acontecerá pela quarta vez no período noturno na cidade. Ao todo 600 competidores já estão inscritos para as categorias individual masculino e feminino, revezamento (em duplas) e corrida ou caminhada de 5 km. A largada está marcada para as 17h30 em todas as categorias em frente ao Forte São João, mesmo local onde haverá a entrega dos kits, contendo camiseta, medalha de participação, numeral, isotônico e chip, às 13 horas.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bertioga promoveu no último sábado (12), a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A iniciativa foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Saúde III (CS III), diversificadas localidades do município, totalizando 22 postos fixos, além de dois volantes em Bertioga. Essa foi a primeira etapa da Campanha para imunizar as crianças menores de cinco anos de idade do Município. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 3.747 crianças, de um total de

4.442, receberam a vacina neste sábado (12), ou seja, 84,35% do público previsto. De acordo com os integrantes da Secretaria de Saúde de Bertioga, os números foram expressivos, pois das 913 crianças, menores de um ano de idade, 849 foram vacinadas, correspondendo a 92,99% do total. Já de um a quatro anos de idade, das 3.529 crianças estimadas, 2.898 receberam a imunização, equivalente a 82,11% do público alvo. Trabalharam nesta 1ª Fase da Campanha de Vacinação 140 funcionários da Saúde municipal, distribuídos pelos 22 postos fixos e dois volantes.

Segundo o diretor de eventos da TH5 Eventos, realizadora da prova, Oswaldo Felipe Júnior, o trecho de areia será iluminado por tochas, o que dará um clima especial e diferenciado à prova, que no ano passado teve exatamente 620 inscritos, número que ainda pode ser superado na prova deste sábado. Já para o diretor de Esportes da Prefeitura de Bertioga, Sérgio Pastori, o Município está grato em poder receber a prova e está de braços abertos a outros eventos desse porte. “Essa é mais uma prova de atletismo que recebemos na cidade e já vemos um bom número de competidores daqui. Estamos aproveitando para fomentar ainda mais esse esporte na cidade e como sempre temos bons atletas em busca de pódio”.

ACESSIBILIDADE

Vacinação contra a Poliomielite alcança expressivos índices em Bertioga da Redação

Prova noturna é atração de atletismo em Bertioga

Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite também aconteceu em Bertioga a atualização da caderneta de vacinação das crianças que estavam em atraso com outras vacinas de rotina. Crianças que não receberam a vacinação poderão ser imunizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Centro de Saúde III (CS III). Neste caso, os pais ou responsáveis deverão estar com a caderneta de vacinação dos menores. A 2ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontecerá no próximo dia 14 de agosto, direcionada às crianças menores de cinco anos de idade.

Bertioga inicia ações do Programa Praia Acessível da Redação A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Assuntos Náuticos, integrante da Secretaria Municipal de Turismo, formalizou oficialmente com a OSCIP Boracéia Viva, a primeira parceria para dar início, no Município, ao Programa Praia Acessível (PPA), uma ação do Governo do Estado de São Paulo, que já disponibilizou 15 cadeiras anfíbias para a Cidade, provenientes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os trabalhos terão início neste final de semana (19 e 20), na praia de Boracéia, com a destinação de três facilitadores,

ou seja, monitores já previamente treinados, que auxiliarão os deficientes e portadores de mobilidade reduzida, oferecendo a esses, condições de usufruírem da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. Também será exigida a presença de um acompanhante ou parente para aqueles que se utilizarem dos equipamentos, que estarão aos sábados, domingos e feriados trabalhando a beira-mar para proporcionar aos portadores de deficiências, idosos, obesos ou a qualquer pessoa que necessite desse suporte, o banho de mar assistido. Os serviços em Boracéia serão prestados por três cadeiras anfíbias,

que estarão disponibilizadas das 10h às 16h na praia do bairro, em frente ao Km 192 da Rodovia RioSantos, nº 207. De acordo com o secretário de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, Luís Henrique Capellini, a parceria demonstra o compromisso da Administração Municipal em propiciar a inclusão e a acessibilidade a todos, munícipes e turistas. A direção da OSCIP Boracéia Viva também ressaltou a importância desta ação, pois reforça a intenção da entidade em participar de projetos que visam oferecer atendimento aos portadores de deficiências e de mobilidade reduzida em Bertioga.


A

6

Geral

Bertioga, 19 de junho de 2010

Resumo da Sessão

Toninho Rodrigues O presidente apresentou indicação em que sugere a implantação do Programa Jovem Acolhedor. O projeto é da Secretaria de Estado da Saúde e prevê a participação de universitários no acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde.

Vando Em atenção à reivindicação feita por moradores do Jardim Paulista, o vereador Vando apresentou indicação em que solicita colocação de luminárias na rua Tomás de Aquino.

Caio Matheus O vereador apresentou diversos trabalhos voltados à melhoria dos bairros como ligação de rede de água na rua Cardeal Emilio Bayenda; nivelamento e aplicação de bica corrida na rua Joaquim da Silveira entre outros.

Pastor Clayton Mais uma vez deu prioridade aos serviços básicos de infraestrutura urbana: cascalhamento, nivelamento e limpeza de valas nas ruas Marinaldo Fernandes e Profª Francisca Martins da Cunha, Jardim Rio da Praia. Alemão O vereador Alemão apresentou indicação em que solicita a ampliação do Programa Viva Leite no município. Ele sugere que a secretaria de Ação Social faça novo cadastramento, a fim de atualizar as famílias que se enquadram no recebimento do benefício.

Ney Lira Os vereadores Ney Lyra, Taciano e Pastor Clayton apresentaram requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando a criação de uma Comissão de Assuntos Especiais (CAE) para acompanhar o processo de instalação de escola técnica em Bertioga. Taciano Goulart O vereador Taciano apresentou indicação solicitando que a Prefeitura intensifique as ações do setor de zoonoses visando à retirada de animais nas vias públicas.

PETRÓLEO & GÁS

Petrobras adere aos "Princípios de Empoderamento das Mulheres" estabelecidos pela ONU

SAIA DE CASA Cinema no SESI Santos Na próxima sexta-feira (25/06), o SESI Santos exibirá, gratuitamente, os filmes Obrigado por Fumar e Meu Tio Matou um Cara, às 18h e 20 horas, respectivamente. Em Obrigado Por Fumar, Nick Naylor é o porta-voz de uma indústria de cigarros. Ele vive um grande dilema, pois precisa exercer sua profissão defendendo publicamente o tabagismo, enquanto tenta ser um bom exemplo para seu filho pequeno. Em Meu Tio Matou um Cara, Éder é um sujeito que, para salvar a pele de sua namorada, resolve confessar um crime que não cometeu. Seu sobrinho, Duca sabe que ele é inocente e, para provar a inocência do tio, contará com a ajuda de uma menina por quem é apaixonado. A mostra Famílias reúne 20 filmes do acervo da Fox Filmes que trazem alegria, tristeza e emoção, abordando o cotidiano de mães, pais e filhos. A seleção priorizou títulos de grandes diretores, garantindo a presença de títulos nacionais e estrangeiros, de diversos períodos da produção cinematográfica, diferentes gêneros e faixas etárias.

1° Stand Up Challenger de surf Guarujá recebe pela primeira vez o 1° Stand Up Challenger 2010, entre os dias 26 de junho e 4 de julho com datas em aberto devido aos fatores climáticos. O percurso terá início na praia do Mar Casado, passando por Pernambuco, e retornando ao local de partida. O 1º Stand Up Challenger em Guarujá é destinado tanto a pessoas com experiência ou iniciantes que possuem interesse em aprender a remar. Serão dois dias de evento em que o primeiro será voltado a aulas individuais com clínicas de aprendizado e técnicas do Stand Up Paddle (SUP). O SUP é uma modalidade do surf em que o praticante fica de pé em uma prancha grande e, com o auxílio de um remo, desliza pelas águas. Os três primeiros colocados serão

premiação em dinheiro e em produtos Pro In Sports Company e de outros patrocinadores. No dia seguinte, a competição será dividida em duas provas: a iniciante cujo trajeto é mais curto com instrutores e passeio divertido em volta do morro do Mar Casado, e o Racing, onde serão testados o equilíbrio, resistência e explosão muscular. O evento é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer do Guarujá, da Pro In Sports Company e o surfista profissional Amaro Matos, responsável pela cerimônia do evento. Em breve as inscrições estarão abertas.

Música é cultura Obras de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Garoto, Luiz Americano, Paulinho da Viola, Waldir Azevedo, André Vitor Corrêa e Zequinha de Abreu serão lembradas neste sábado (19), na Casa da Cultura, onde se apresenta, a partir das 20 horas, o grupo Choro Brejeiro, com Alexandre Arruda no trombone e Cidão no violão. O Choro surgiu no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX, a partir da fusão de ritmos europeus com os ritmos afro-brasileiros. Utilizavase, entre outros instrumentos, a flauta, o violão e o cavaquinho. Popularizou-se inicialmente nos salões de dança e no subúrbio carioca. Entre outros instrumentos utilizados no Choro estão o clarinete, o bandolim e a percussão, em especial o pandeiro. Entre os grandes nomes do choro estão Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. O projeto Música é Cultura, desenvolvido há nove anos em parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural e Sesc Bertioga, tem o objetivo de aumentar a oferta de produtos culturais e trazer a pessoas da comunidade alguns parâmetros para a formação de uma consciência crítica, para que se tornem mais exigentes e mais atentas à qualidade da arte. A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro). Telefone para contato – (13) 33174060.

Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres são: 1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero; 2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho – respeitar e apoiar direitos humanos e não-discriminação; 3. Assegurar saúde, segurança e bem-estar a todos, trabalhadoras e trabalhadores, mulheres e homens; 4. Promover educação, treinamento e desenvolvimento profissional para as mulheres;

Encontro Regional para o fortalecimento da Equidade de Genero - A gerente de orientações e práticas de responsabilidade social da Petrobras, Sue Wolter Vianna, representou a companhia no evento

da Redação A Petrobras anunciou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e pelo Pacto Global das Nações Unidas. O documento elenca sete princípios que fornecem às empresas orientações práticas para a promoção de igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14/6), pela gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras, Sue Wolter Vianna,

durante o Encontro Regional para o Fortalecimento da Equidade de Gênero, realizado no Rio de Janeiro. “Em maio, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Este documento mostra o compromisso da Petrobras para avançar ainda mais nesta discussão. É também um marco para a empresa e um novo desafio junto com o Pacto Global para trazer mais organizações para esse movimento”, destacou Sue. Através de um depoimento em vídeo exibido no Encontro, a representante do UNIFEM Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, parabenizou a iniciativa da

Petrobras. “A adesão da Petrobras aos Princípios de Empoderamento das Mulheres é um grande incentivo para que mais empresas brasileiras façam parte deste esforço mundial. Parabenizamos a visão de negócio da Petrobras de investir em mulheres e incorporar a igualdade de gênero na sua política organizacional”, afirmou a representante. O evento, promovido pelas empresas que assinaram a Carta Compromisso com o Programa PróEquidade de Gênero, reuniu representantes das próprias empresas e da OIT e da Unifem, integrantes do Sistema das Nações Unidas. Os encontros são feitos regularmente para debater medidas

de equidade de gênero no mercado de trabalho. Em 2009, foi realizado o I Ciclo, que reuniu 1500 pessoas em 5 reuniões em diferentes estados brasileiros. Em 2009, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Embrapa, Eletrobrás e Serpro assinaram a Carta Compromisso, que depois também recebeu a adesão de Itaipu e CPRM – Serviço Geológico do Brasil. No documento, as empresas signatárias propõemse a promover o Ciclo de Encontros Regionais para Fortalecimento da Equidade de Gênero, com objetivo de intensificar a troca de experiências e estimular novas adesões à iniciativa. A Petrobras integra, desde 2006,

Nova edição do Jovem Aprendiz é lançada Acesso ao mercado de trabalho através da qualificação é o principal objetivo do programa Petrobras Jovem Aprendiz, cuja segunda edição em Pernambuco foi oficializada ontem, 16, em Recife. Treze jovens do Cabo de Santo Agostinho (Litoral Norte) terão aulas teóricas e práticas de eletromecânica. Durante o programa, com prazo de dois anos, eles também terão benefícios, como: carteira assinada, 13º salário, férias, entre outros. Nesta edição foi assinado o convênio com a ONG Centro das Mulheres do Cabo, que ficará

responsável pela seleção dos jovens e pelas orientações em áreas como cidadania, direitos humanos e qualidade de vida. O programa também tem como parceiro o Senai-PE, onde será repassado o conteúdo técnico. Além de reforço em habilidades mais básicas, como escrita e cálculo, a formação conta ainda com prática junto às dependências da Petrobras em Pernambuco, incluindo a Refinaria Abreu e Lima. A bolsa-auxílio é de um salário-mínimo (R$ 510) para uma carga horária de quatro horas diárias. “A Petrobras acredita e aposta

no sucesso deste programa, articulando de forma criativa a educação básica com as qualificações social e profissional. Desta forma, contribuimos para a melhor inserção do jovem no mercado de trabalho”, explica a gerente do Núcleo de Serviços, que representou o gerente-geral dos Serviços Compartilhados/ Regional Norte-Nordeste da Petrobras, Glória Menezes. Ela esclareceu ainda que, uma vez preparados, os jovens podem seguir carreira em qualquer lugar, não apenas em prestadoras de serviço da estatal.

Até o dia 30 deste mês, todos os jovens estarão com carteira assinada. Eles serão selecionados de acordo com os critérios do programa, entre eles é preciso estar em situação de vulnerabilidade social e cursando o ensino médio em escola pública. Esta edição tem como foco três comunidades do Cabo: Charnequinha, Coohab e São Francisco. A quantidade de jovens é definida de acordo com o volume de pessoas trabalhando para a Petrobras no estado (cota de 10% dos empregados de nível técnico sem função gratificada).

5. Implementar desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres; 6. Promover igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa; 7. Medir e publicamente relatar o progresso no alcance da igualdade de gênero.

o Programa Pró Equidade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e, desde 2003, é signatária do Pacto Global da ONU. A participação das mulheres na Companhia tem crescido a cada ano. Em 2003, eram 4.406. Em dezembro de 2009, esse número já havia subido para 8.268.

Iniciativa pioneira

Em curso desde 2004, os Princípios de Empoderamento das Mulheres tem como objetivo

proporcionar condições para que as mulheres participem plenamente da vida econômica em todos os setores e níveis da atividade econômica. Visa também atingir os objetivos internacionalmente acordados para o desenvolvimento, a sustentabilidade e os direitos humanos, melhorar as condições de vida para as mulheres, homens, famílias e comunidades e impulsionar as operações e metas dos negócios.

Petrobras participa de seminário sobre Segurança Internacional e Perspectivas Brasileiras O Ministério da Defesa promoveu, na quarta-feira (16/6), o seminário "As Realidades Regionais de Segurança", no Clube Naval de Brasília (DF). O evento faz parte do ciclo de seminários "Segurança Internacional: Perspectivas Brasileiras".

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou do primeiro painel do seminário, na manhã desta quartafeira. Em sua apresentação, Gabrielli abordou a questão energética e os interesses estratégicos brasileiros no Atlântico Sul e na Costa Ocidental da África.


Social

Av. Anchieta, 2.300 - Jardim Albatroz - Bertioga Telefones: (13) 3317-7474 ou (13) 3317-6199

Ofertas válidas até 15/06 à 28/06/2010 ou enquanto durarem nossos estoques

Bertioga, 19 de junho de 2010 A

7

Av. Aprovada 294, no 775 Boracéia - Bertioga Telefones: (13) 3312-2380

Reservamo-nos o Direito de Alterar Qualquer produto ou preço sem prévio aviso. Imagens meramente Ilustrativas


8

A

Social

Bertioga, 19 de junho de 2010

Alto Astral DURVAL CAPP FILHO

E-mail: durcapp@gmail.com

Site: www.esteticapp.com

“Dia dos Namorados”...

Os namorados Robert Emil Meyer e Lígia Dutra foram comemorar a nobre data

... no “Baxter’s Bar” do “Clube dos Ingleses” (“Santos Clube”) rolou em noite de “Santos Atlético Clube” Beto temperatura bastante fria,mas com muito romantismo entre os casais enamorados, ouvindo uma boa música intimista (Beto ao violão e Viviane voz) aquecendo-se num ambiente agradabilíssimo e com excelente menú preparado pelo lendário Meno.

O Consultor de Alimentos e Bebidas Armênio Gonçalves (“Meno” “Meno” “Meno”) é o novo concessionário do Clube, inaugurando neste último dia 15 a nova “Casa do Meno” Meno”no “Baxter’s Bar” (servindo de terça à sexta)

O Diretor de Patrimônio Antonio Carlos Antunes com Patrícia Patrícia, realizando grandes obras na área do estacionamento do Clube

O Diretor Financeiro Edemur Antonio Gibertoni e sua esposa Marli Comitre comentando que a O Diretor de Esportes Murilo Amado Barletta (olho no olho) “Festa Junina” já tem data marcada (dia 25 de com sua amada Cristina Cristina, na noite gélida Junho)

“Cia Engenharia da Dança”...

A Presidenta da “AEA” (ex-alunas do Colégio Stela Maris Maris) Maria Lúcia Alonso Pacheco de Castro recebeu os agradecimentos pelo 44º aniversário da entidade, com renda total do belíssimo evento

...apresentou incrível desfile “Outono Inverno 2010” , com suas alunas, na “Associação dos Engenheiros de Santos” Santos”, reunindo mais de 400 pessoas prestigiando a sua “Cia de Dança” Dança”.

A apresentação da bailarina foi apoteótica

Paola

Bertozzi Santos de Barros foi prestigiar a graça e leveza de suas amiguinhas e primas, no desfile

“Secret”... ...é a mais nova loja de modas e acessórios instalada na “Villaria” (Rua Alfredo Porchat , 67) inaugurada dia 8,com muitos e muitos convidados. “Villaria” é um conjunto, de Ateliês Ateliês, Lazer e Cultura Cultura, com vários cursos em decoração, decoupage, pinturas em cerâmicas e telas, culinária, customização, confecção e forração de caixas: tudo para adultos e crianças.

A incansável Letícia Gazal Gazal, ao lado de seu marido, colaborador no evento: Ricardo Ribeiro Gomes

José Coriolano Garcia e seu filho André Aguiar Aguiar, proprietários da “Vim vi e Venci” (com 3 lojas em Santos) apresentou novidades na linha infanto- juvenil para outono- inverno

Beth Franciscato Franciscato, Olívia Bandarra Bandarra, Sheila Ares e Odette Franciscatto

Andréa Ares, encantada com o público que prestigiou a inauguração da “Secret”

Em foco: Paula Trindade da Fonseca Fonseca, Walkyria Sanches Capp e Regina Paiva Magalhães

Alessandra Volpe (na “Arte da Cerâmica” Cerâmica”) foi a pioneira na abertura da “Villaria” “Villaria”: hoje um sucesso

A elegante arquiteta santista Regina Arruda Arruda: empolgadíssima com o sucesso alcançado na “Casa Cor 2010” 2010”, apresentando a “bilheteria” e “concierge” (logo na chegada)


Baixada Santista, 19 de junho de 2010 - ANO XVIII - Parte integrante da edição nº 848, não pode ser vendido separadamente

Faltam poucos dias para os trabalhadores sacarem o PIS Advogada alerta que o trabalhador deve observar se já recebeu o Abono Salarial do exercício de 2009/2010 da Redação O prazo para que os trabalhadores com direito ao Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) vence no dia 30 de junho. Os benefício, no valor de R$ 510,00, pode ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. De acordo com a advogada trabalhista do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Andreia Antonacci, é importante que o trabalhador observe se já recebeu o Abono Salarial do exercício de 2009/2010. “Para tanto, ele precisa verificar se o benefício lhe foi pago antecipadamente. Para certificar, basta conferir os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro de 2009. Ou, se ele for correntista da Caixa Econômica Federal, os extratos bancários a partir de julho do ano passado”, disse Andreia, explicando que outra possibilidade é o trabalhador já ter sacado seu Abono Salarial do PIS, a partir de agosto de 2009. O PIS é o pagamento anual de um salário mínimo ao trabalhador de empresas, entidades privadas e órgãos públicos contribuintes do PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). “Todos os estabelecimentos que possuem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é contribuinte do PIS-Pasep”, informa a advogada do Cenofisco. Andreia Antonacci relatou ainda que tem direito ao benefício o trabalhador ou o servidor público que, no ano anterior ao início do calendário de pagamento, esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS-Pasep; tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais; tenha trabalhado, no mínimo 30 dias, para empregadores contribuintes do PISPasep com carteira assinada ou nomeado efetivamente em cargo público; ou tenha sido informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais. No dia 1º de junho, a Caixa Econômica Federal havia registrado o pagamento a 13,9 milhões de trabalhadores, em um volume total de R$ 6,4 bilhões, durante o exercício 2009/

2010. Os trabalhadores que ainda não receberam o benefício, podem retirar o Abono Salarial ou Rendimentos do PIS com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de autoatendimento, casas lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui, inclusive em

fins-de-semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e levar documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.


CRECI 20235

IMÓVEIS VENDE-SE

Vista Linda, ót. edícula com 2 dorm., WC, sl, coz. com gde terraço, terreno 10x30. R$ 75 mil.

CRECI 20235

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Casa Geminada, 2 dorm, sl amer. com coz., wc, lavand. e área livre nos fund. Estac. 2 carros na fte. Mobiliado. R$ 110 mil.

APARTAMENTO

Alugo apartamento sem fiador, no Maitinga c/ quarto, sl, coz, wc, área de serv.e garagem. R$420,00. Tel (13) 3317-2248 _________________________________

APARTAMENTO

CoberturanoMaitinga,mobiliadapara temporada.Tel(13)3317-3126./33175075. ____________________________

APARTAMENTO

Alugo cobertura. Mensal, toda mobiliada. No Maitinga. Tel (13) 33173126./ 3317-5075. ____________________________

CASA

Vendo casa em Cond. Fechado. Terreno 551,78m² c/ 4dorms ( 02 suítes), sl 03 ambientes e demais dependências. Cond. c/ piscina, salão de jogos e festas. Vigilância 24h. Tel (11) 5581-3380 / 8975-4899. ___________________________

CASA

Vende-se casa em V. de Carvalho II, excelente rua. R$ 16mil , em construção. Tel (13) 9713-7183 _________________________________

CASA

Vende-se casa c/ 4comodos. Terreno grande e murado. R$ 30mil. Tel (13) 9713-7183 _______________________________

CASA

Vende-se casa próx. a Padaria do Manolo, grande c/ 03dorms, edícula no fundo.R$ 60 mil Tel (13) 97137183 ___________________________

CASA

Vendo casa em Bertioga com salão comercial na frente excelente ponto tratar tel (13) 971714816 direto com proprietário _____________________________________

CASA

Vendo casa c/ 2quarto, sl, coz., wc e áreadeserv..Todadependente.Pode construir nos fundos. Tem 28m². R$ 45mil. Tel (13) 3317-5562. _________________________________

CASA

Vendo casa c/ 01 dorm., na Chácara Vista Linda. R$ 35mil. Entrada + parcelas. Direto c/ o proprietário. Tel (13) 9759-9012/ 9790-1222. __________________________________

CASA

Vendo casa c/ 03 dorms (1 suíte + wc social, sl conjugada c/ coz., garag. Coberta. R$ 110mil. Facilitada. Tel (13) 3313-1393 / (11)8574-9976 ______________________________

CASA

Vendo casa no Albatroz II c/ 03 dorms, sl, coz, churrasq.,R$ 70 mil. Tel (13) 9798-9601 _________________________________

Vendo casa no Cond. Bouganville III, c/ 4dorms, 2 suíte, demais dependências, cond. c/ piscina. Tel (11) 8975-4899. ___________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. a portaria, c/ 02 dorms + 1 suíte, piscina, edícula, ref. 144. R$ 280mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br. ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, construção nova, próx. a Sede Social, c/ 02 dorms + 2 suítes, ref. 71. R$ 230mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br __________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. a Sede Social c/ 1dorm. + 1suíte, pisc., edícula. Reef. 88. R$ 200mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _______________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia. Casa alto Padrão, próx. a portaria, c/ 4suítes, excelente área de lazer c/ piscina. Re. 33. R$ 700mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3 3 1 2 - 1 1 6 4 . www.tropicimovies.com.br _____________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx. a Sede Social, design moderno, construção nova, 4suítes, excelente piscina e área de lazer. Ref. 38. R$ 420mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia na Av Itapuã próx. a Portaria c/ 02dorms, 2suítes, piscina, excelente área de lazer, ótima localização. Ref. 79. R$ 600mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br __________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx ao Centro Comercial, excelente localização, acabamento de primeira, c/ 4suítes, piscina, área de lazer. Ref. 48.R$ 550mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 33121164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx a Portaria, final de rua, excelente localização, c/ 03dorms +1suíte, área de lazer, piscina. Ref. 53. R$ 670mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ______________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx a Portaria c/ área de lazer, área de terreno de 1.000m², 8suítes,

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. ao Centro comercial, c/ 02dorms + 1suíte, piscina c/ área de lazer. Ref. 65. Tel (13) 3312-3312/ 3 3 1 2 - 1 1 6 4 . www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia de esquina, terreno 571m² c/ 2dorms + 1suíte. Ref.116 Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _________________________________

CHALÉ

Vende-se Chalé no Cond. Morada da Praia excelente localização próx. a sede social, terreno aterrado, c/ 2dorms. Ref. 102. R$ 90mil. Tel (13) 3312-3312/ 33121164.www.tropicimovies.com.br _____________________________

CASA CARUARA

Vendo, 1 dorm, 1 ste, sl, coz, wc, 10x50m. R$ 45 mil. (13) 8824-6559 / 9745-7665 / 3352-7284. _____________________________

Casa Nova, 1 ste, 1 dorm., sl amer., WC, lavand. e vaga 2 carros, área livre nos fundos. Pode finac. pelo prog. Minha Casa MinhaVida.200mdapraia do Indaiá. R$ 130 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 CRECI 20235

Vendo Ap. no Jardim São Rafael c/ 2 dorms, coz., sl wc, a 1 quadra da praia. R$ 25mil. Área de serv.. Tel (13) 9751-3043. _____________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia. Construção nova c/ 02dorms + 1suíte, piscina c/ área de lazer. Ref. 126. R$ 400mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _____________________________

Vendo chácara de 1000m², 20x50, comdoc.Ok.eIPTU em dia. R$ 30 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 CRECI 20235

APARTAMENTO

CASA

Rio da Praia, belo lote já desmat. e total aterrado. 12x40=480 m², uma lateral e fundos murados de terceiros. Com doc. Ok. R$ 50 mil.

CASA - SÍTIO S. JOÃO

Vende-se casa no Sítio Sao João. Km 226, próximo a rod. Rio-Santos, depois da ponte. 2 dorm, sl ampla, coz e 3 wcs. Doc OK. R$ 40 mil. (13) 9778-9529. ____________________________________

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CASA - ALBATROZ

Casa no Jd. Albatroz, 3 dorm (1 ste), 3 wc, sala, coz e garagem. Churrasqueira. Apenas R$ 70 mil. (13) 9798-9601 ______________________________

Indaiá, ót. localização, a 50m da praia, área de 528,48m² com as laterais e fundos murados de terceiros. 12 e 13,10 x 46,66m. R$ 150 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Maitinga, terreno de 480m², com 2 laterais muradas de terceiros e parcialmente aterrado por R$ 100 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CRECI 20235

Vendo Casa na Rua Maria Cecília no Indaiá, 280. idalinafernades@gmail.com. ________________________________

APARTAMENTO

CASA

Vista Linda, terreno total desmatado e aterrado com proj. aprov. p/ const. de 2 casas geminadas com 1 Ste, 1 dorm, sl amer., lavand. R$ 60 mil.

Vendo terreno 15x35, 300 m da praia R$ 60 mil. Jd.Indaiá. Rua Maria Lucia.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Vista Linda, 2 casas (Edícula, 1dorm, WC, área de lazer cob. com churrasq.) - Casa central - sl 2 amb, coz., 1 Ste, 1 dorm., terraço na fte, vaga para 4 carros. Terreno 10x30. R$ 120 mil. Agendar visita.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Sobrado lindo com 3 quartos (1 ste) ambos na partesup.,gdeslem2amb., WCecoz.,vaga2carrose área livre nas laterais e fundos. R$ 150 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

São Rafael , 100m da praia, área de 737m², 2 lotes de 11x33,50 já desmatados e aterrados.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

ATENÇÃO: ANÚNCIO GRÁTIS PARA PRODUTOS DE QUALQUER VALOR. É OBRIGATÓRIO CONSTAR O PREÇO DE VENDA NOS ANÚNCIOS. Anúncio grátis apenas para pessoa física e que não envolva comércio sistemático. O jornal não tem interesse ou participação nos negócios anunciados, bem como, não exige comprovante de procedência dos mesmos. Isentando-se, desde já, de qualquer responsabilidade. Não forneça seus dados sem conhecer com quem negocia.

QUARTO Aluga-se quarto mobiliado no Centro de Bertioga para 1 pessoa. R$ 250 por mês. (13) 3317-4614 / 8152-3626. (848) __________________________________

COMPUTADOR

Vendo computador Positivo - HD 180GB, monitor LCD c/ NF. R$ 500. (13) 9792-9248. (848) __________________________________

HONDA BIZ

Vendo moto Honda Biz, 2002. (13) 9798-0988. (848) __________________________________

CASA

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

ALUGUEL E TEMPORADA APARTAMENTO Temporada Maitinga. Ap 03 dorms sendo 02 suítes, todo decorado. Tel (13) 3317-3126/ 3317-5075. _______________________________________

CASA

Alugo casa c/ 04dorms, piscina, ar cond., R$ 1000,00 p/ mês . TR. (13) 9753-0027. _________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto mobiliado p/ 1 pessoa no Centro de Bertioga. R$ 200,00 p/ mês . Tel (13) 3317-4614 ___________________________

TEMPORADA

Alugo casa para final de ano e feriados. Rua Fca. Martins da Cunha, 320, ap. 142 A, ao lado do Sesc. Garagem coberta. (11) 2236-9732 / (11) 7313-5004 / amaurim@ig.com.br ____________________________________

QUARTO

Alugo casa em São Lourenço, na Rua Pedro Antunes Pinto, 277. R$ 1 mil. (13) 9719-2015. (846) __________________________________

TRAILLER

Vende-se trailler de pastéis e lanches no Indaiá, em pleno funcionamento. (13) 9609-1289. (846) __________________________________

TELEVISÃO

Vende-se TVs de 5” e 20” com controle remoto. R$ 250 / R$ 300. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

SOM AUTOMOTIVO

Vendo, MP3. R$ 250. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

CARRINHO

Vendo carrinho de churrasco. R$ 500. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo, no Maitinga, com 2 dorm., toda infra-estrutura. (13) 9723-7070. (846) __________________________________

BLAZER

Vendo Blazer 2005, Advant., GAS., cinza met., 2.4, 63500KM, revis. c/ manual. Exc. Est. (13) 9702-5539. (846) __________________________________

TERRENO

Vendo terreno em Avaré, 450m2, em cond. fechado. R$ 15 mil ou proposta de carro. (13) 3317-2600. (845) __________________________________

CASA - RIO DA PRAIA

Vendo, com 2 dorm, sl., coz., edícula, á.s., vaga para 5 carros. R$ 100 mil. (13) 8138-4807. (845) __________________________________

QUARTO

Vendo trailler de lanches e pastéis, no Indaiá, com licença. (13) 96091289. (844) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo apto. de 1 dorm, próx. ao PS, odcumentação OK. R$ 60 mil. (13) 9777-9127. (844) __________________________________

CORSA

Vendo,ano95,verde.(11)9890-7688. (838) __________________________________

MOTO

Vendo, Honda Bros 150cc, ano 2008. (13)9734-9360.(843) __________________________________

GELADEIRA

Vende-segeladeiraCônsulemperfeito estado. R$ 350. (13) 3317-1577. (842) __________________________________

FRIGO BAR

Vende-se frigobar pequeno, usado. R$ 250. (13) 3319-7709. (842) __________________________________

SUÍTE

Aluga-se uma suíte para uma pessoa que trabalhe fora, na Manoel Gajo, próx. a Anchieta, semi mobiliada. (13) 9747-4047.(842) __________________________________

CASA - VISTA LINDA

Aluga-se, com quarto, sala, cozinha, wc. (11) 7356-5482 / 2581-4932 / (13) 3311-9564.(841) __________________________________

BOTAS

Vendobotasdeconstrução.(11)73565482 / 2581-4932 / (13) 3311-9564. (841) __________________________________

FOGÃO INDUSTRIAL

Vendofogãoindustrialcomforno,semi novo. (13) 9146-4935. (841) __________________________________

TERRENO

Vendo terreno de 700m2 com casa antiga na Rua João Ramalho, próx. ao Centro. Doc. OK. (13) 3317-2248 / 3317-7679.(840) __________________________________

CASA VISTA LINDA

Alugo casa na Vista Linda com quarto, sl, coz, wc e á.s., (13) 3311-8995. (840) __________________________________

TROCADOR DE CALOR

Bomba de calor Nautilus, modelo P80 AB2, carga de 1400kg, consumo 24 A. R$ 3 mil, ac. oferta. (11) 2233-4732. (840) __________________________________

CASA - ALUGUEL

Vendo casa com 3 dorms, no Indaiá. (13) 3313-1393. (839) __________________________________

Aluga-se apartamento de 2 dorm, Maitinga, com piscina, churrasqueira e garagem. Predio com zeladoria. Direto com prop. (13) 3317-5075. __________________________________

Alugo, casa nos fundos. No Jd. Rio da Praia, com 2 dorms, coz. amer., wc, á.s.. (13) 3317-1153. (845) __________________________________

Vendo, ano 2002, cinza, 44 mil km originais. (13) 3313-1393. (839) __________________________________

APTO - TEMPORADA

Aluga-se para temporada, apto no maitinga, 3 dorm (2 stes), predio com pisc, churr, salao, garagem e segurança 24h. 500m da praia. (13) 3317-5075. __________________________________

ALUGA-SE APTO

Maitinga. Aluga-se 2 dorms, prédio c/ piscina, churrasq. Direto c/ o proprietário. Tel (13 )3317-5075. ________________________________

Coloque seu imóvel a venda aqui! (13) 3317-6000

Passa-se o ponto, com instalação para loja de roupas e acessórios. (845) __________________________________

CASA HANGA ROA

Vendo casa, no módulo da praia. Belissíma, nova, com 5 stes (1 master), rica em armários, sl. com lareira e telão, sl. de estar, jantar e almoço. Sl de jogos com vista pro mar, varanda, churrasqueira e piscina. (11) 9979-6613 / (11) 96883306 / (11) 5576-8274. (845) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo apto com 1 dorm, sl, coz, á.s., vaga, próx. a Casas Bahia. R$ 450 mensal. (13) 3317-7730. (844) __________________________________

APARTAMENTO

Aluga-se, no Maitinga, com 2 dorm, pisc, portaria e vaga. R$ 850, incluso cond. e IPTU. (13) 9723-7070. (844) __________________________________

TRAILLER

DIVERSOS MÓVEIS

Vendo, GM Corsa, ano 95, cor verde. (11) 9890-7688 ou (13) 3317-6351 (a noite). (844) __________________________________

Alugo, semi mobiliado para 1 pessoa, no Centro. R$ 180. (13) 3317-4614. __________________________________

LOJA DE ROUPAS

CARRINHO DE PRAIA Vendo, de lanches e bebidas, completo.R$2.500,00.(13)3311-7159 /9608-0502. (838) __________________________________ Vendorackbranco,sofácom2lugares e teve de 36” com tela plana. Tudo por R$ 700 a vista. (13) 3317-3225. (838) __________________________________

Alugo, mobiliado, para 1 pessoa, no Centro de Bertioga. R$ 250 por mês. (13) 3317-4614. (845) __________________________________

APTO - MAITINGA

CRECI 20235

Apto no centro, frente a praia, 2 dorms (1 suíte), cozinha, área de serviço com despensa, sala com varanda frontal à praia, 1 vaga de garagem, R$ 140 mil. (13) 3317-4201. ___________________________

Excel.área de lazer c/ piscina. Ref. 43. R$ 900mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CRECI 20235

CASA Vendo Casa em Vicente de Carvalho II. R$ 18mil, c/ quarto , sl, coz.,wc, rua calçada, próx. a escola.. Tel (13) 9798-9601. ____________________________________

CRECI 20235

APTO - CENTRO Vendo apto no Centro de Bertioga. 2 dorm. Sala, coz, e wc e lav. 1 vaga coberta. R$ 75 mil a vista ou R$ 40 mil de ent + saldo financiado. 3317-3786. ___________________________

CRECI 20235

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CRECI 20235

Imóveis

Bertioga, 19 de junho de 2010

CRECI 20235

2

CRECI 20235

B

CASA

GOL SPECIAL

CASA

Alugo casa para finais de semana, com2suítes,coz,área,churrasqueira, quintal grande. Diária de R$ 150. (13) 3311-9702.(839) __________________________________

HONDA BIZ

Vendo,semi-nova,ano2003.DocOK. R$ 3500. (13) 3311-9702. (839) __________________________________

MONZA

Vendo Monza GL, 4p, ano 94/95. (13) 3311-9794 / 9142-9833. (839) __________________________________

MOTO XR TORNADO

Vendo URGENTE moto XR 250 Tornado, preta, único dono, partida elétrica. Ano 07/07. 16.000 km originais. R$ 8 mil. (13) 7806-9927 - ID 84*87755. (839) __________________________________

CASA

Vendo, no Mangue Seco, 2 dorm, sl, coz, wc, AE, garagem. R$ 22 mil. (13) 3317-4347.(838) __________________________________

CORSA

TERRENO

VendoterrenonaVistaLinda.10x30m, aterrado, ideal para 2 casas. R$ 38 mil. (13) 3311-7166. (838) __________________________________

D 10

Vendo D 10 completa, ano 84. R$ 30 mil. (13) 9747-4849. (837) __________________________________

F 1000

Vendo F 1000, ano 80. RS 30 mil. (13) 9747-4849.(837) __________________________________

COLCHÕES

Vendo colchão de solteiro c/ capa por R$ 30,00. Tel (13) 3317-3645. (837) __________________________________

MERCEARIA E BAR

Por motivo de doença, vende-se uma Mercearia e Bar na Praia de São Lourenço. (13) 3316-6021. (837) __________________________________

CLARABOIA

Vende-se Claraboia tamanho 1x1m, R$ 30, em bom estado. (13) 33173645. (837) __________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto para temporada. R$ 40 a diária, por pessoa. Mensal R$ 250, com pisc., churrasq. Rua Peirão de Castro, 30 - Vista Linda. (13) 97883618. (837) __________________________________

CORRIER

Vendo Ford Corrier preta, 2007, seminova.Doc.OK.(13)3311-6018/91232042. (837) __________________________________

CASA

Vendo, próx. ao SESC, a 2 quadras da praia, s/ escritura. Precisa de reforma. R$20mil.(13)9778-9043/9798-9799. (836) __________________________________

TERRENO

Vendo, em Avaré, com 450m2, doc OK.R$15mil.Trocoporcarronovalor. (13)3317-2600.(836) __________________________________

MÁQUINA DE FRIOS

Vendo, máquina para cortar frios, marcar Fizzola. (13) 3317-4569. (836) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo apto na Vila Itapanhaú, no Cond. Buriquioca, 2 dorm, 2o andar, 1 vaga coberta, próx. ao PS. R$ 45 mil + prestaçõesCEF.(13)9726-3175.(836) __________________________________

LOTE

Vendo lote na Chácara Vista Linda. 5x60m, R$ 5 mil parcelado. (13) 97030873. (836) __________________________________

DJ

Som e luz para DJ, para todos os tipos de evento. (13) 9702-6008. (836) __________________________________

CARRINHO DE LANCHES

Vendocarrinhodelanchescombebiba alcoolica, no Maitinga. (13) 8116-5297 / 3317-6039. (836) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo apto no Ed. Atlantis, em frente ao mar. 3 dorm, 2 pisc, salão de jogos, coz. americana, churrasqueira, varanda,TVdePlasma42”,segurança 24h. Até 8 pessoas. (11) 9769-2526.


3

Imóveis (836) __________________________________

CASA

Vendo, perto da Padaria Manolo, 4 dorm (1 ste), sala, coz, copa, varanda e 1 wc. Quintal grande. (13) 81583505. (836) __________________________________

CASA ANTIGA

Vendo, em terreno de 700m2, na Rua João Ramalho, próximo ao centro. (13) 3317-7679. (835) __________________________________

CADEIRA

Vendo cadeira regulável para cabeleireira+carrinhoauxiliar.R$500. (13)3317-3865.(835) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo, 1 dorm, na Aviação, fte para o mar, com garagem. R$ 80 mil. (11) 3742-0315.(835) __________________________________

ESCORT

Vendo, Escort SW 1.8, revisado. Ano 98, motor Zetec. Ac. troca. R$ 10.800. (11)3742-0315.(835) __________________________________

LIVRO

Vendo, com instruções detalhadas para construir mini usina de biodiesel. (11)3742-0315.(835) __________________________________

PALIO

Vendo, Palio ELX 98, azul marinho, 4p, 1.0, dir. hid., doc OK. Bom estado. R$10mil.(13)9778-4767/3317-1049. (835) __________________________________

SUZUKI

Vendo, moto Suzuki Burgman 125cc, preta,ano96,doc.OK.(13)9778-4767 / 3317-1049. (835) _____________________________

DVD’S

Vendo 2 mil DVDs originais, mais 20 prateleiras. R$ 8 mil. (13) 9712-2777. (835) __________________________________

TERRENO - SESC

Vende-se terreno em Bertioga de 390m², próx. ao SESC . Tel 97493079. (834) __________________________________

MONZA

Vende-se um Monza ano 90, 2 portas, álcool.Tel(13)3316-4288/9755-9782. (834) __________________________________

TELHA

Vende-se1.500telhasromanausada, R$ 0,50 cada. Tel (13) 3317-4570. (834) __________________________________

_________________________________________________

FREEZER

Algua-se casa, com 2 dorm, fim de semana e carnaval. (13) 8125-0210 / 9750-9044.(830) _________________________________________________

Vende-se freezer Brastemp vertical c/ 05 prateleiras, 260L, em perfeito estado.Tel(13)3317-1705/3317-3497. (822) _________________________________

Aparelho celular MP12, R$ 280. (13) 9718-1105.(829) _________________________________________________

Vende-se botijão de gás 13Kg por R$ 30,00. Tel (13) 3317-4614. (822) _________________________________

Vendo uma mesa com seis cadeiras. R$ 350. (13) 9718-1105. (829) _________________________________________________

Vendo Bateria Mapex, profissional, semi-nova, completa. R$ 800,00. Tel (13)3317-4569.(822) _________________________________

MAITINGA

CELULAR

MESA

CASA

Vendo,emGuaratuba,4dorm,2salas e 4 wcs. R$ 100 mil. (13) 3312-7407 / 9778-7619.(829) _________________________________________________

CORSA

Vendo Corsa Classic, 2001, completo +CDeroda.R$15mil.(13)9703-4235. (829) _________________________________________________

CASA BERTIOGA

Vendo, no Jd. Rafael, Rua Renato JoseArminante,90mdapraia.Terreno 6x30m.R$94mil.(11)2236-9732/(11) 7313-5004.(832) __________________________________

CASA - SESC

Vendo, ao lado do Sesc, Rua Francisca M. da Cunha. Garagem coberta. Terreno 6x32,5m. Aceito financ. e proposta. R$114 mil. (11) 2236-9732 / (011) 7313-5004. (832) _____________________________

APTO

Vendo, no Jd. Rafael, com 2 dorm, coz, wc e á.s. R$ 24 mil. (13) 97019248 / 9723-7728. (831) _________________________________________________

LOCADORA

Video locadora com 2000 DVDs seminovos, originais e mais 20 prateleiras por apenas R$ 11 mil. (13) 9712-2777. (830) _________________________________________________

ESCORT

Vendo,GL87,vermelho,álcool.Preço a combinar. (13) 9763-5626. (830) _________________________________________________

BOMBONIERE

Vendo instalações com prateleiras, 2 balcões, geladeira com porta de vidro. (13)9746-2088.(830)

ÁGILALUGA-Gonzaganovo21ºand. Patio Iporang a 2 d s . s u i t e s a c a d a w c . e m p r. g a r. 2 a u t o s Tr.33270347 __________________________________

SANTOS

SANTOS

A P A R E C I D A / E L E V - 1dorm c/ gar, 1.000 pcte. 3289-2000 _________________________________

GONZAGA - 3 dorms., ste., AEs, sl.2 ambs., coz.planej., dep.emp., 2 gars., lazer.Alug.R$2.300,00+encargos.Tr. Meschini 32852233 C.r57068 ________________________________

SANTOS

GONZAGA NOVO - 2 stes, lazer, 2 vagas. 3223-1033 _______________________________________

F DUPLEX P. PRAIA - V. mar, prédio c/lazer. Tr.: 3 2 8 8 - 2 8 4 4 / 9 7 8 5 -74 21 _____________________________________

2 DORM. 3º REVERS. - 1suíte, AE, 2 vg.3223-1033 ____________________________________

SANTOS

POMPÉIA UNISANTOS - 4 dorm., (2 stes),AE,2gar.Alug1.600+enc.32897247 /9784-9945 ou 9784-9028 __________________________________

SANTOS

SANTOS

GONZAGA1DORM.-Sala,coz.,banh., gar, todo reform, p. frio, elev, Av. Mal. Deodoro, 29 ap. 503. Alug. 600 + enc. Tr. 3235-2500 _________________________________

COBERT. C/ PISC. - Boqueirão, 4 ds. 4gars.infs.ISAIASNOVAESIMÓVEIS F: 3271-6127 C.11760 ____________________________________

1 DORM - SV - Próximo Brisamar. R$ 800 pacote. Tr. 3013-9225 ___________________________________

R.FRANCISCOD.JORGE379,Cidade Náutica/SV.Tratar3232-9160C.40332 _________________________________

QTO/SALA - Ilha Porchat c/mob. Pcte 900. 3271-1212 ou 9712-6242 ______________________________________ QT0/SALAEMBARÉFTEAv.Epitácio Pessoa 230 c/ sacada, reform, 1.400 pct E.LOPES 3227-1958 ____________________________________

SÃO VICENTE

SANTOS

SANTOS

EMBARÉ - 2 dorms, prédio c/elev, gar. R$ 1.300 (pcte). 3221-8474 C.21609 _______________________________________

SANTOS

P. PRAIA - 2 ds., AEs., sala, Wc emp., gar. fech. R$ 900 + encs. Com fiador. Tr. 3273-1817 _____________________________________

SANTOS

BARCO

Vendo Jogo de Quarto, uma beliche de madeira. Tel (13 ) 3317-4075. (820) ________________________________

Barco de aluminio, 6m, com carreta e motor Johnson 25hp. Doc. OK. (13) 7809-3693.(815) __________________________________

ALVARO ALVIM Nº 31 Altos. 32329160 C.40332 _____________________________________

1 DORM CENTRO/SV - Sala 2 amb, gar. col. Tel: 3224-8379 e 9783-8022. _____________________________________

P. PRAIA 2 SUITES - Mobiliado/ decorado, v. mar, prédio c/lazer. 32882844/ 9740-0260 ___________________________________

S O B R A D O 4 0 0 M² - R. Rangel Pestana, ao lado de faculdade. Contém 4 salões + 3 salas, 6 banhs. Ideal p/bancos, órgãos públicos, escolas, etc. R$ 9 mil. Tr. 3232-3232 H/C _______________________________

GONZAGA - Próx. Shopping, qto. e sala. R. Carlos Afonseca, 07, ap. 114. Pcte. R$ 1 mil. Tr. 3289-2492 ____________________________________

GONZAGA - Porcelanato, coz.plan, pisc aquecida, fitn e s s , R $ 2 . 2 0 0 , 0 0 p c t . 3269-8888 ______________________________________

P. PRAIA FRENTE - Piso frio, c/AE, 2 elevs.,gar.Pcte.950.Ót.estado.32270160 ___________________________________

LINDO E REFORMADO - C/ armário embutido.Tr:3021-5731C.046.932-F G O N Z . , I M P E C Á V E L - 120m², coz.plan,arm,por-cel.,ar,ventilador,1 vaga, 1.700,00. 3269-8888 ___________________________________

APTO

Aluga-se apto. de 2 dorms + dep. no CondomínioCitymar.R$350/mês.(13) 3317-3342 / 9701-9744. (827) _________________________________________________

MACA

Vendo, maca com escadinha. R$ 180. E uma cadeira de banho, nova, na embalagem. R$ 190. (13) 3311-9985 / 9779-8442.(827) _________________________________________________

SALÃO COMERCIAL

Aluga-se salão para fins comerciais, ao lado de 3 escolas e faculdade. R. BartolomeuF.Gonçalves,510-Centro de Bertioga. (13) 3317-4093. (827) _________________________________________________

CASA

Vendo casa antiga em terreno de 700 m2, na R. João Ramalho, próx. ao Centro.(13)3317-7679.(827) _________________________________________________

CASA RIO DA PRAIA

Aluga-se casa no Jd. Rio da Praia. 1 ste, sala, coz, wc, á.s. e gar. coberta. (13)3317-1153.(827) _________________________________________

PC POSITIVO

Vendo berço branco e rosa, com cômoda e colchão. R$ 150. (13) 97330532. (826) _________________________________________________

Vendo S10 97, completa. Gás e gasolina. Único dono, com protetor de caçamba e capota. (13) 3317-5657. (832) _____________________________

ÁGIL ALUGA - Embaré 2 dorms. R$900, o pacote. Tr.3327-0347 _________________________________

CELULAR

Vendo Palio, azul marinho, ano 97, 4p. (13) 3311-9471 / 8816-1536. (833) __________________________________

S10

R.MARIAMÁXIMO-131ap25.F:32329160 _____________________________

Vendo, MP12, preto. Aceita 2 chips e TV. Com garantia. R$ 280. (13) 97707756. (827) _________________________________________________

Vende-se Monza, ano 90, 2 portas, álcool. (13) 3316-4288 / 9755-9782. (826) _________________________________________________

PEÇAS CHEVETTE

PARATI

____________________________________

SANTOS

TRIPLEX NOVA - 2 gar., $1.400, pct. www.ffernandes.com 3227-9911 C.49110 R. ____________________________________

Vendo apto no Jd. Rafael, próximo a praia,no4o andar.R$25mil.(13)97513043. (833) __________________________________

Vendo peças de Chevete Jr. ano 93. Motor, câmbio, rodas, etc... (13) 33174930. (832) __________________________________

BERÇO

CAMINHÃO

Vendo, Ford F600 carroceria, motor novo. (13) 9717-4816. (817) ________________________________

SÃO VICENTE

_____________________________________

Carro Fiat Palio 99, 2p, a.c., desemb., cinza. R$ 12 mil. (13) 3317-3033 / 7809-6638.(815) _________________________________

Vendo casa em Guaratuba, no cond. costa do Sol. Casa térrea, lavabo e coz. americana, mais 2 casas de aluguel. (13) 9729-1231. (828) _________________________________________________

Vendo bicicleta toda em alumínio, com roda de folha dupla. R$ 150. (13) 9792-9248.(827) _________________________________________________

PALIO

Vendo terreno 350m² 10x35, plano, murado, av. asfaltada, na Av Ayrton Senna, lote 32, altura do nº 132. Tel (11)9633-1676.(821) _________________________________

MERCEÁRIA

Vendo, merceária e bar na Praia de São Lourenço. Rua Nicolau Antunes Pinto, 157. (13) 3316-6021. (817) _________________________________

GONZAGA - 3ds, ste, 2 gars fte, próx. praia. R$ 2.900 pcte. Tr. 8115-3484 C.61218 AV. EP. PESSOA, 235/22 Tel. 3232-9160. C.40332 ________________________________

MOBILIADO - Próx. Praiamar, 1/2 quadra da praia, gar. Pcte. R$ 1.200. Tel. 9711-4664 ___________________________________

Faço viagens p/ São Paulo e região ida e volta. Carro 0Km. Tel (13) 33175299 / 9606-1483. (820) _________________________________

CASA GUARATUBA

Vendo restaurante todo montado e funcionando. Ótimo ponto. (13) 33172417 / 9746-7796. (834) __________________________________

APTO

TERRENO

FÁBRICA DE BLOCOS

Alugo fábrica de blocos em Bertioga commaquinário.(13)9717-4816.(817) __________________________________

SANTOS

Troco Parati 2001, 4 portas, prata, em perfeito estado em casa ou terreno em Bertioga. (13) 9717-4816. (817) _____________________________________

Vendo monitores de PC usados em bom estado. (13) 9756-8985. (834) _____________________________

RESTAURANTE

BATERIA MAPEX

DIVERSOS

Vendo carrinho de lanche completo. URGENTE. (13) 9717-4816. (817) _________________________________

__________________________________

Vendo Berço com trocador, 2 gavetas e 2 prateleiras. R$ 150,00. Tel (13) 3317-2221.(820) _________________________________

Vendo, computador Positivo, hd de 160gb, monitor LCD de 14.4”. Único dono, com nota fiscal. R$ 700, aceita proposta. (13) 9792-9248. (827) _________________________________________________

MONITORES

BOTIJÃO DE GÁS

lanchonete em Praia Grande. Ótimo pontodeesquina.R$70mil.(13)78075069. (818) _________________________________

Bertioga, 19 de junho de 2010 B

BICICLETA

MONZA

BERÇO

CASA TEMPORADA

Alugo casa em Bertioga para fim de semanaoutemporada.(13)9792-7079 / 3317-5870. (825) _________________________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto, mensal, em casa com piscina e churrasqueira. R$ 200. (13)3311-6053.(825) _________________________________________

GATOS

Doa-se filhotes de gato siamês. (13) 3311-6053.(825) _________________________________________

CARRETA

Vende-se carreta de barco. R$ 200. (13)3311-6053.(825) _________________________________________

COMPUTADOR

VendocomputadorMetronAMDDuron 1.3, 750 MB-Ram e kit multimídia. R$ 400. Negocio para pagamento a vista. (13) 9758-1244 / 3317-4608. (825) _________________________________________

COMÉRCIO

Vendo cabine de cartao telefonico em Bertioga.Ótimoponto.(11)6658-8317 ou (13) 8113-1227. (825) ___________________________________________

CASA TEMPORADA

Para dezembro e janeiro, casa p/ 4 pessoasnaruaFca.MartinsdaCunha, 320 , ao lado do Sesc Bertioga. Garagem coberta. (11) 2236-9732 / (11) 7313-5004 / amaurim@ig.com.br . (822) _________________________________

BELICHE

Beliche, de madeira. Valor nas lojas OrientalR$1060,vendoporR$450.00. (13)9711-0032.(822) _________________________________

VIAGEM

SOCIEDADE

APARELHOS

PALIO

MÓVEIS

Atenção dentistas – vendo 80 aparelhos cirúrgicos de metal por R$ 100,00. Tel (11) 2092-9130. Após as 16:00hs. (820) _________________________________

Duas camas de solteiro e um berço chiqueirinho. (13) 3317-4551. (815) _________________________________

Vendo Ar Condicionado Elgin 8500 BPU. Tel (13) 9733-2907. (820) ________________________________

Vendo 2 conjuntos BITZER - 5, completos, incluindo portas e painel de controle. Ótimo preço. (19) 96254371 / (19) 3242-2996. (815) ________________________________

AR COND.

SOCIEDADE

Vendo Berço simples e chiqueirinho. R$ 180,00. Tel (13) 3313-1304. (820) ________________________________

CARRINHO DE LANCHE

Vendo Urgente carrinho de lanche completo . Tel (13) 9717-4816. (820) _________________________________

PRANCHA

Vendo Prancha 6 masculina. R$ 350,00.Tel(13)3317-2248/8115-5565. (820) ________________________________

FILHOTES

Vendo Lindos Filhotes de basset miniatura, bicolor, vermifugado. R$ 400,00.Tel(13)9764-2567/9781-9619. (820) ________________________________

BICICLETA

Vendo bicicleta aro 20, vermelha. R$ 230,00,seminova.Tel(13)9743-7829. (820) ______________________________

FREEZER

Vende-se freezer Brastemp vertical, c/ 5 prateleiras, em perfeito estado. Tel (13)3317-1705.(820) _________________________________

KOMBI

Vendo Kombi 08, 1.4 flex, doc ok, rev c/ gar. + serv. R$ 25.800,00 ou ent. de 2.800,00 + 54 parc. 583,00. Tel 913) 8156-5111.(820) __________________________________

CORSA

VendoCorsaWind95,abaixodatabela ou troca c/ carrinho de menor valor. Tel (13)3317-6278.(820) ______________________________

KADET

Vendo Kadet ano 95, doc. Ok, R$ 8.500,00. Tel (13) 9606-3850. (820) ________________________________

FOCUS

Vende-se Focus Sedan 2005, 2.0, preto, completo, som original, estado de okm. R$ 29.500,00. Tel (13) 81348268. (820) ______________________________

FIORINO

Vende-se uma Fiorino Trackiing, ano 97,vinho,1.5.tel(13)9789-8441/33131967. (820) ________________________________

PALIO WEEKEND

Vende-sePalioWekend,1.0ano2000, alienado. Aceito alto de menor valor. (13)9794-5440.(820) _______________________________

CAMINHÃO

VendocaminhãoFordF600carroceria motornovo.Tratartel:(13)971714816. (820) _______________________________

KOMBI

Vendo Kombi ano 2001 a álcool funilaria em perfeito estado. Tratar tel:(13) 97134837ou (13) 33175870. (820) ______________________________

PARATI

Troco uma Parati 2001, 4 portas prata, perfeito estado. Troca po terreno ou casa em Bertioga. Tel (13) 9717-4816. (820)

_______________________ SOCIEDADE Vendo sociedade em restaurante /

CÂMARA FRIA

BARCO

Equipado, semi-novo, 37 pés, para lazereturismo.MotorMercedes,Caixa ZF. Ótimo preço. (19) 3235-1821 / (19) 9625-4371.(815) _____________________________________

KOMBI

Vendo Kombi, ano 2001, perfeito estado. Tratar. Tel (13) 9713-4837. (814) _____________________________

DOCES P/ FESTAS

CentoR$14,90.Tel(13)9713-7183. (814) _________________________________

MÓVEIS

Vendomóveisantigo.RuaGonçalo daCosta,64,CentrodeBertioga.Tel (13)9709-2534.(814) _____________________________

FREEZER

VendofreezerBrastempverticalc/05 prateleiras, em perfeito estado. Tel (13)3317-1705/3317-3497.(814) _________________________________

MOTO

VendoMotoHondaTitan150,preta, ano 2006, partida elétrica. Quitada. Possibilidadedefinanciamento.Tel (13)3317-2612/ 3317-6456/ 96044856.(814) ________________________________

CARRO CELTA

VendoCelta1.0ano20042p.Quitado. Possibilidadedefinanciamento.Tel (13) 3317-2612/ 3317-6456/ 96044856.(814) ___________________________

SÃO VICENTE

SANTOS

SANTOS

SANTOS

SANTOS

LOJACOM.-Boq./Stos.S/cond30287642/3231-2553 _________________________________

SANTOS

SOBRADOS-Apartir$1.25 0,www.ffernandes.com3227-9911 C.49110 _________________________________

SANTOS

Próx Faculdades, p/lojas, farmácias, Clínicasc/estacion.Tr.(13)8114-3570 C.25441 _________________________________

SANTOS

CONJ. COMERCIAL - Ref o r m , Av. A f o n s o P e n a E.LOPES 3227-1958 C.77803 _________________________________

SANTOS

CASARÃO P. PRAIA - P/ fins comerc. canal 7, infs. ISAIAS NOVAES IMÓVEIS F: 3271-6127 C.11760 ________________________________

SANTOS

LOJA - Av. B. de Campos. Esq. de gde movimento. Tr. 7807-4239 ID 142*1653 SL. COM. - 43m² á. ú. Al. + cond. R$ 1 mil. 3227-1721 _______________________________

SANTOS

R. JOÃO PESSOA, 231 - Sl. 11. Tel. 3232-9160 C.40332 _________________________________

SANTOS

AV. SÃO FRANCISCO - 77 sl. 3. Tr. 3232-9160 C.40332 __________________________________

SÃO VICENTE

UNO

ALUGA - Av. Emb. P. Toledo, 530 sl. living, gar. c/vista p/ mar.R$800 pacote F: 97202726 /3227-8220 ________________________________

VendoUno2001básico,branco.Doc Ok. Transferência . tel (13) 81351150.(813) _____________________________

SALA LIVING SV - Mobil. R$ 750 (pcte). Próx. Brisamar. 3013-9225 ___________________________________

SÃO VICENTE

CARRINHO DE PRAIA

SANTOS

Vende-secarrinhodepraiadelanches ebebidasnoSESC.R$6mil.Tel(13) 3317-2891.(813) _________________________________

APARECIDA - 1 dorm c/ arm, espaçoso, gar. Próx. Shop. Praiamar. R. Pirajá da Silva, 27 ap. 71. Tr. (13) 9711-5809/ (11) 9656-7909 _____________________________________

ORATÓRIO

Vende-se,p/budistanacormarfimc/ 02mesesdeuso.Vendapelamelhor oferta.Tel(13)3317-5075/9723-7070. (813) ________________________________

BAR VENDE-SE

BaremercearianoJardimS.Lourenço (Bertioga), por motivo de saúde. Tr. 133316-6021ou139718-1714(811) ____________________________________

SANTOS

OCASIÃO! - Pct: * Gonzaga 2D, 3º revers =1.050,00; * Jto canal 3 - 2 D, ste, elv = 1.200,00; * Pompéia 2 D, dep.emp, elv = 1.430,00 Tr. 97886096 C.r34321 R. ___________________________________

SANTOS

Embaré, and. alto, vista total mar c/ sacada, 3ds, 2 stes, coz. americ, living, gar. E.LOPES 3227-1958 C.77803 _______________________________

SANTOS

P R A I A - E M I S S Á R I O - 3dorm., AE, 2 gar. Pacote R$ 1.600. Tr. 32897247 ou 9784-9945 / 9784-9028

SANTOS

EMBARÉ - 1d, gar. 32736922 e 97038784 ___________________________________

SANTOS

P. PRAIA 1 DR. - R$ 700, + enc. 32311317 _________________________________

SANTOS

SÃO VICENTE

SANTOS

SANTOS

SANTOS

SANTOS

PRAIA GRANDE

1D FTE MAR/PG - R$ 530 pct 97248221 / 3596-2388 ____________________________________

PRAIA GRANDE

1D FORTE/PG - R$580 pct. F. 97248221 ou 3596-2388 ___________________________________

PRAIA GRANDE

Cobertura,0km.Boqueirão,1qdamar, 2dorms,2gars,piscina,quintalgrande, etc. R. Maurício José Cardoso, 210. Aluguel R$ 2 mil + encargos. Tr. (13) 9712-6198 Luiz _________________________________

PRAIA GRANDE

SANTOS

GAR. FECH. - 2 d. Marapé al. 1 mil .3225-3740 _____________________________________

SANTOS

BOQ. PX PRAIA - 2ds, dep and alto, gar dem. 32736922 e 9703-8784 ___________________________________

SANTOS

A L U G A - S E - A p a r t . 2 dorms e demais deps c/ gar, 1/2 qdra da praia. P. Praia. Tratar 3235-5501 ___________________________________

SANTOS

A. COSTA,75 - R$550+encs F: 32346508 ______________________________________

SANTOS

CANAL 2 Nº 426 - Fte, and alto, 2ds/ ste, dep. emp, gar. d e m . R $ 1 .0 0 0 + e n c s . E.LOPES 3227-1958 ___________________________________

SANTOS

PRÉD. FTE PRAIA - Embaré, reformado. Ac. proposta. 9108-3804 _________________________________

SANTOS

SANTOS

SANTOS

EMBARÉ 2 DORMS - Prédio 6 unidades,gar. fech, WC emp, s/elev. Pcte R$ 1 mil + seg. 9740-0175 __________________________________

SANTOS

2DS/1 STE - Living, dep. compl., gar., ót. estado. R. Liberdade 425. Ver e tratar Paula Canto 3234-7788 e 30289814.

SANTOS

SANTOS

2 DORMS FTE P. PRAIA - 2º and, c/ gar. R$700 + encs. Tr. 3234-2830/ 8111-9851 __________________________________

SANTOS

G A R . F E C H - D e p.e m p, px.praia 3227-9911 ______________________________

SANTOS

HOME FLAT NOVO - Av. Francisco Glicério, 121, sala ginástica, piscina, churr. (Al/cond/IPTU) R$ 1.600,00. Tr. 9711-1476 ___________________________________

SANTOS

EMBARÉ3DORMS-1ste,dep.emp., 2 gars, sendo 1 fech. Tudo piso frio. Próx. praia. R$ 1.500 + enc. Tel. 32366281 ou 9156-6210 ___________________________________

GUARUJÁ

APTO. ILHA POCHART - 3 dorms., AEs., ste., sl. living, mezanino, fte. mar. Copa, coz., dep. emp., gar. R$ 1.500+encs.Chavescomzelador.(11) 3107-8219 e (11) 3106-6741 ________________________________________________

GUARUJÁ

GUARUJÁ FRENTE MAR Pitangueiras, 3 dorms, 1 s u í t e , r e f o r m a d o , g a r. Pronto p/morar. Anual (R$ 1.700 pcte.) ou temporada. (13) 3382-5089 ___________________________________

GUARUJÁ

More no Gjá! 3 DORMS. C/SUÍTE - 2 gars., dep. emp. R. Álvaro Alvim, 41. Tel. 3232-4030 Ve r m a r q u e s e m a r q u e s . com.br ___________________________________

SANTOS

POMPÉIA - Suíte, dep. emp, arm. emb. 2.500 pcte 3229-5200 _________________________________

SANTOS

3DORMS/GAR FECH - R. Guedes Coelho, 1.100 pcte. 3289-2000 ___________________________________

SANTOS

BOQUEIRÃO, 190M²- 1S, c o z . p l a n , d e p . c o m p l , R$3.300,00 pcte. 32698888 _________________________________

SANTOS

C A N A L 2 , N O V O - Coz.plan, terraço gourmet, churrasq, R$2.700,00 + enc. 3269-8888 ___________________________________

SANTOS

CANAL2/PRAIA-3dorms,s u í t e , 2 v a g a s . 3019-1717 ou 32715118 ___________________________________

SANTOS

3DS/1 STE - Sl 2 amb, dep emp, 2gars. Jorge Tibiriçá R$1.300+encs. 9164-9433 . _____________________________________

SANTOS

3 DS/STE/GAR. - 200 mts praia J. menino. Al. R$1.100,00 + enc. Tr 78048393/ 9153-5327

SANTOS

AV. WASHINGTON LUIZ - Santos. Prédio 3 and. $ 950 pacote. Tel. 97789428 _________________________________

SANTOS

P. PRAIA 2 DRS. STE. - Dep. emp. AEs. gar. demarc. finíssimo acab. pcte. R$ 1.800, Tr: 3236-6490/ 32382430 ____________________________________

SANTOS

PÇA . INDEPENDÊNCIA AEs, dep. emp, gar, vista mar. Tr. 9711-6851 ___________________________________

SANTOS

FTE. MAR - Aquário, 2 ds. + dep. Pcte. R$ 1.500. Tr. 3219-5362 Hor. Com. ___________________________________

SANTOS

1 DORM. AMPLO - C/gar. R. Cândido Rodrigues, 333SV. R$ 400+enc. Tel. 32324030 Ver: marquesemarques.com.br _____________________________________

Boqueirão j t o p ra i a c o d 4 07. I n f s . 9788-6096 __________________________________

SANTOS

SANTOS

GONZAGA - 1ª qdra. 2ds/ AEs, living, banh, coz, AS, WC empr, gar. col. R. Quintino Bocaiúva 28/92. Ver local. Tr. Paula Canto 32347788 e 30289814. _________________________________

SANTOS

2 DORMS. - Sacada, 1ª loc. Próx. Faculdade. R$ 1.400. Tel. 9711-4664 ____________________________________

PRÓX. ORQUIDÁRIO - R$ 450 + enc. 3232-2625 ____________________________________

SANTOS

Av. Mal. Deodoro 156/13, Gonzaga, s/ elev, 2ds, gar. (Cond.+IPTU out/09 R$ 317,18). Tr. 3289-5424. H.C. ___________________________________

LINDO C/AE - Pres.Wilson S.V. pct R$ 650. 9778-7976 _________________________________

SANTOS

SANTOS

2DS, 2 BANHS. (1 STE) - Gde living, copa-coz, dep. compl., gar. R. Arm. Salles de Oliveira 139/82. Ver c/ zelador.Tr.c/PaulaCanto3234-7788. ____________________________________

ORQUIDÁRIO FTE . - 1 dorm. + deps. gar. pcte. R$ 900, Tr: 3236-6490 _____________________________________

SÃO VICENTE

SANTOS

AP. 5ºA. ORQUIDÁRIO - 2 drs. dep. emp. g. fech. R$ 1 .4 0 0, p c t e . H A S T E . F : 3239-2156 _______________________________________

Boqueirão com gar. Rua Londrina, 416, 8º andar, frente. R$ 600,00 + encs. Tr. 3473-8851 ou 9712-6198 R$ 700 + ENCS. ___________________________________

BOQUEIRÃO - 2 ds, préd. 3 and., térreo, gar. Somente c/fiador. 32228532 H/C ____________________________________

SÃO VICENTE

EMBARÉ 2 DS. - Sala, coz., Wc, gar. R$950pcte.Comfiador.F:3273-1817 ______________________________________

SANTOS

SANTOS

SANTOS

GUARUJÁ

GAL.RONDON868/64-Guarujá32329160 __________________________________

SANTOS

AV. WASHINTON LUIS - 152/41. 3232-9160

Precisa-se Vendedora de Lingerie. (13) 97355245. (848) _____________________________________ Admite-se cabeleireiros. (13) 33177298. (845) _______________________________________ Precisa-se de técnico em eletrônica, com experiência. (13) 3313-2675. (845) __________________________________ Precisa-se de pintores profissionais, c/ registro em carteira. Contrato imediato.Interessadoscomparecerem na Av Lucas de Cruz Carvalho, 830, Jd Indaiá , munidos c/ curriculum e docs pessoais ou Tel (13) 3313-1684. (843) __________________________________ Precisa de Secretária que tenha bom conhecimento dos programas Office eatendimentoaoclienteparatrabalhar em firma de construção de Bertioga. Salário compatível a função. Enviar currículo com foto com a sigla Secretária, para Rua Professor José Benevenuto Madureira, 440- Jardim Rio da Praia- Bertioga - SP, CEP 11.250.000. _____________________________________ Procura-se baba, qualquer idade p/ tempo integral. Tel (13) 9703-6724. (838) ______________________________ Precisa-se de Pintor, Funileiro e Montadordeautomóveis. - Carteira registrada; - Ajuda de custo; - Cesta básica; - Ajuda aux. produção.

OFICINACLINICARBERTIOGA Avenida 19 de Maio, nº 490, Jardim Albatroz I - Bertioga/SP (13) 3317 7184 / 3317 7124 e-mail: clinicarbertioga@ hotmail.com (838) _______________________________ Precisa-se de rep. comercial com experiência em vendas de espaço publicitário e informática básica. R$ 500,00 de ajuda de custo + comissão. Os interessados entrar em contato com : 11 4728-7622 Lyvane ou enviar curriculo pelo e-mail: lyvane @soulan.com.br (837) __________________________________

Oferece-se Procuro emprego de recepcionista, aux. de escritório, atendente, vendedora interna, promotora de vendas. Com boa aparência. (13) 97268401 / (11) 7185-5227. (838) __________________________________ Tapeceira - faço apecaria em geral, almofadas e capas para colchão. Orçamento sem compromisso. (13) 3317-1051. (835) _______________________________ Casal oferece-se p/ trabalhar de caseiro c/ 8 anos de experiência. Tel (13) 9195-1934. (834) ______________________________


B

4

Bertioga, 19 de junho de 2010

Editais Faço saber que pretendem se casar: JOSEVAN BATISTA SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão vigia noturno, nascido registrado no Cartório de Ipiuna, Jaguaquara/BA, fls 78, A-18, nº 8211-BA, no dia 14/11/1985, residente e domiciliado na Rua Aprovada 128, nº 95, Jardim Rio da Praia, BertiogaSP, filho de OTACIANO BATISTA SANTOS e JULIA CERQUEIRA SANTOS; SIMONE SANTOS DA SILVA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, nascida em Jaguaquara-BA, no dia 04/05/1986, residente e domiciliada na Rua Aprovada 128, nº 95, Jardim Rio da Praia, Bertioga-SP, filha de SÉRGIO LUIZ DA SILVA e EULÁLIA SANTANA SANTOS DA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 11 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2817) _____________________________________________________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: ACACIO ANGELO MARCOLINO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão pescador, nascido –SP, no dia 06/08/1979, residente e domiciliado na Rua Rafael Costabile, nº 615, Vila Itapanhaú, Bertioga-SP, filho de ACACIO MARCOLINO e ZAIRA SALES PENA; EDNA TAVARES DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão doméstica, nascida em Mogi das Cruzes-SP, no dia 10/07/1971, residente e domiciliada na Rua Rafael Costábile, nº 615, Vila Itapanhaú, BertiogaSP, filha de IVAN EZEQUIEL MANOEL e IVONE TAVARES DE OLIVEIRA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 11 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2818) _____________________________________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: ALEXANDRE DE SOUZA MATTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão varredor, nascido –SP, no dia 16/03/1982, residente e domiciliado na Rua Edmundo de Queiroz, nº 250, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filho de ANTONIETA E SOUZA MATTOS; MARIA LANE SANTOS SILVA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida Coaraci-BA, no dia 17/04/1992, residente e domiciliada na Rua Edmundo de Queiroz, nº 250, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filha de MANOEL PEREIRA SILVA FILHO e DULCINETE NASCIMENTO SANTOS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 14 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2819) _________________________________________________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: THIAGO ALVES DA SILVA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão porteiro, nascido –SP, no dia 17/11/1990, residente e domiciliado na Rua Ivo Henrique, nº 338, Vila Itapanhaú, Bertioga-SP, filho de VICENTE FRANCISCO DA SILVA FILHO e LUCIA MARIA ALVES PARNAIBA SILVA; FRANCILEIDE DE MELO RIBEIRO, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão comerciante, nascida Guarujá-SP, no dia 01/09/ 1986, residente e domiciliada na Rua Ivo Henrique, nº 338, Vila Itapanhaú, BertiogaSP, filha de JOSÉ ANTONIO RIBEIRO e MARIA ZENAIDE DE MELO RIBEIRO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 14 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2820) ___________________________________________________________________________

Classificados Anuncie no JB comercial@jornaldabaixada.com.br

01

Bares & Restaurantes

02

Boas Compras

UNIÃOBERTIOGUENSEESPORTECULBE–UBEC

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Convoco todos os associados a participarem da assembleia geral ordinária de eleições e posse da diretoria e conselho fiscal – biênio 2010/11 do UBEC, que se realizará no dia 30 de junho de 2010, das 19h às 21h, na sede social própria desta associação, sito a Rua Airton Senna da Silva, s/nº, Jardim Paulista, Bertioga-SP. As inscrições de chapas se darão nesta mesma assembleia geral das 19h às 19h30, conforme edital publicado na imprensa local. Bertioga, 13 de junho de 2010 ROQUE ANÍSIO DOS SANTOS Presidente

Anuncie no JB comercial@jornaldabaixada.com.br


Classificados

03

Hospedagem

04

Pet Shop

05

Serviรงos

5

Bertioga, 19 de junho de 2010 B


B

6

Bertioga, 19 de junho de 2010

Lazer TUDO FICA MAIS GOSTOSO QUANDO FEITO COM AMOR, EXPERIMENTE!

Ano XVI

Ana Maria Bertoldi Aulicino/Colaboradora

Frango ao molho de azeitonas Ingredientes: 1 peito de frango em bifes Temperos a gosto 20 azeitonas pretas sem caroço e fatiadas 3 colheres (sopa) de azeite 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em um copo d’água 1 lata de creme de leite

Modo de fazer: Tempere os bifes de frango a seu gosto e reserve. Em uma panela, coloque o azeite com as azeitonas e frite um pouco. Acrescente aí o caldo dissolvido, mexa bem e por último acrescente o creme de leite. Em uma frigideira, frite os bifes em azeite até ficarem dourados. Coloque-os com o molho e sirva com arroz branco.

Bom Apetite! Dica da Semana: Conforme prescrição de todas as fábricas de palmito, antes de usá-lo ferva sempre por 15 minutos.

Se você quiser informações sobre receitas ou pedir e dar sugestões, comunique-se comigo pelo telefone (13) 3289-3470 ou 9774-1317.

Horóscopo

Muito boa influência para você. Aproveite o bom fluxo para tratar dos assuntos familiares pendentes, para obter melhores resultados profissionais possíveis e para tratar com pessoas conhecidas ou colegas de trabalho.

Tire de sua mente as más intenções, o pessimismo e o desânimo. Coloque no lugar, uma boa dose de otimismo e força de vontade que tudo deverá melhorar para você. Evite o contato com pessoas suspeitas e o desgaste da saúde.

Instituto Omar Cardoso

Pessoas do seu relacionamento estão propensas e colaborar com seus projetos e idéias. Embora tenha espírito criador, nem sempre você é um realizador. Receberá informações úteis e promissoras. Fase feliz para a vida amorosa.

Pense no seu êxito e não de importância a boatos e impressões negativas. Atravessa um bom período material do ano. Poderá progredir muito através do próprio esforço. Pessoas alegres e expansivas, poderão fazer você se sentir feliz.

Dedicar-se a rotina é o melhor que pode fazer neste período. Pense nos problemas como quemtentasolucionarumquebra-cabeçaseencontrará a solução adequada. Terá uma idéia feliz a respeito dos seus próprios assuntos.

Agir com prudência e decisão, será norma principal e válida para este período. Quaisquer dificuldades que possam surgir, serão facilmente contornadas. Conte com os familiares. Faça poupança ou evite os gastos.

Grandes possibilidades de sucesso estão ao seu redor. Período promissor. Seja otimista e aproveite as chances que surgirão agora. Procure ser mais amigo e cortês, a fim de ganhar dinheiro e conquistar simpatias.

Êxito nas questões que demandem sigilo, loteria, jogos, esportes e casamento. Fase excelente para resolver um problema financeiro. Possibilidades de ganho na loteria ou ter sua situação mudada para melhor a qualquer momento.

Momentos de tranqüilidade, de harmonia e de recuperação psíquica em seu lar. Segurança interior e aumento de firmeza de caráter. Certas dúvidas que lhe são peculiares não irão perturbá-lo tanto

Mudanças na organização do cotidiano, nos estudos e no convívio com as pessoas. Procure não apenas se divertir, mas também definir o que quer. Até que isso se resolva, haverá a possibilidade de atritos na família.

Novos planos para a sua elevação de cargo e de conhecimentos profissionais deverão ser estudados agora. De resto, a influência será ótima para a vida amorosa e familiar e para tratar com personalidades de nossa sociedade.

Examine com atenção suas possibilidades de se realizar profissionalmente e descobrirá contatos pessoais que poderão ser altamente proveitosos. Fase excepcionalmente benéfica, para solucionar problemas familiares.


Geral

7

Bertioga, 19 de junho de 2010 B

Defesa do Consumidor Justiça manda plano de saúde fornecer home care à idosa A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve sentença de Primeiro Grau que determinou cautelarmente à empresa de plano de saúde Unimed/Cuiabá a disponibilização, com urgência, de tratamento domiciliar (sistema home care) a uma idosa de 85 anos portadora de doença degenerativa e outras graves enfermidades. A câmara julgadora negou acolhimento ao Agravo de Instrumento nº 115333/2009, interposto pela empresa prestadora de serviços de saúde com o objetivo de se ver desobrigada de arcar com as despesas. Em sua defesa, a agravante sustentou que o atendimento pretendido não faria parte dos serviços cobertos pelo plano de saúde e que não haveria urgência, uma vez que todos os procedimentos médicos necessários foram e estão sendo prestados. Alegou que o sistema home care não se prestaria a dar atendimentos de urgência ou emergência. Conforme os autos, a idosa necessitava do acompanhamento de um técnico de enfermagem pelo período de 24 horas para atendê-la, pois sofre do Mal de Parkinson e de diabetes, além de conviver com seqüelas provenientes de um acidente vascular cerebral (AVC). A agravada esteve hospitalizada por quase 60 dias, em virtude de uma intervenção cirúrgica no abdome, que lhe trouxe outras complicações, como ulceração na região sacra. No entendimento do relator, desembargador Jurandir Florêncio de Castilho, constatou-se que a idosa se encontra muito debilitada para enfrentar outra internação prolongada em uma unidade hospitalar, sendo, portanto, necessária a presença de um profissional em tempo integral para garantir-lhe a vida, conforme recomendação médica.

Concessionária de energia indeniza cliente por falta de energia A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a pagar R$ 4.650 mil a título de danos morais a um morador da área rural, tendo em vista a interrupção de energia em sua residência. Na 1ª Instância, na comarca de João Pinheiro, o pedido do morador M.C.M foi julgado parcialmente procedente, uma vez que ele queria a condenação da Cemig ao pagamento de dano moral e material. Contudo, foi concedido a ele somente o direito à indenização por dano material, sendo fixado o valor de R$ 3 mil. No recurso, o consumidor solicitou a indenização também por dano moral. A Cemig também apelou, alegando que a interrupção de energia ocorreu por culpa dos fenômenos da natureza. Disse ainda que não foi comprovada a ocorrência de dano material, já que este se deu por descuido dos moradores, que não providenciaram uma energia alternativa. Para Átila Nunes Neto, coordenador

do serviço Em Defesa do Consumidor . com . br, “são indiscutíveis os transtornos causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica, ainda mais se considerando que se trata de imóvel rural, em que os proprietários retiram o sustento próprio”. Afirma o desembargador Edgard Penna Amorim, relator do recurso, que a Companhia Energética de Minas Gerais não comprovou que o ocorrido foi devido à força maior da natureza. Sendo assim, o recurso da Cemig foi negado. Em contrapartida, M.C.M será indenizado por danos morais em R$ 4.650 mil.

Alunos impedidos de fazer prova são indenizados por faculdade A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou a Fundação Presidente Antônio Carlos (Unipac) a indenizar um grupo de alunos que foram impedidos de realizar suas provas de conclusão de semestre em R$ 30 mil, por danos morais. Segundo os autos, um grupo alunos da Unipac, do campus de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram impedidos de realizar suas provas de conclusão de semestre e também foram impedidos de retirar documentos na secretaria da faculdade, devido à inadimplência nas mensalidades. Sendo assim, o Ministério Público de Minas Gerais propôs uma ação civil pública contra a instituição. Inconformada, a Unipac ajuizou um recurso. Alegou que os alunos matriculados e inadimplentes haviam firmado contrato com a instituição, que prevê a obrigação de pagamento de todas as mensalidades e que sua não realização tornaria impossível o reconhecimento de validade do semestre cursado. A faculdade também alegou a impossibilidade de sua condenação devido a ausência de provas. A desembargadora Claudia Maia ressaltou que, caso a inadimplência dos alunos ultrapassasse o prazo de 90 dias, caberia ao aluno arcar com todas as sanções legais e administrativas previstas em lei, como por exemplo, perda do direito à renovação de matrícula. Dessa maneira a Unipac poderia preservar sua viabilidade financeira sem prejudicar o período letivo de seus alunos. A relatora do processo também considerou comprovado, principalmente por meio de depoimentos, que a instituição de ensino superior adotava medidas administrativas restritivas contra os alunos inadimplentes. Declarou inquestionável a ocorrência do dano moral, uma vez que a conduta adotada pela faculdade foi motivo de “dor e angústia, não podendo se enquadrar como mero aborrecimento”. Por fim, a desembargadora Claudia Maia declarou que, para limitar os efeitos da sentença, apenas aos alunos regularmente matriculados em um curso da Unipac e que tenham sofrido qualquer tipo de restrição ou limitação administrativa para o exercício de seus estudos ou mesmo para a percepção de documentos, deveriam receber a indenização.

Apresente sua marca para todo o litoral! (13) 3317-6000


B

8

Bertioga, 19 de junho de 2010

Social

Alô você, Esta semana recebi muitos emails com comentários sobre a matéria de educação da última semana onde eu fazia um comparativo do ensino público e do particular e um deles me perguntavam o que fazer para mudar essa situação. Primeiro eu gostaria de dizer ao leitor que basta boa vontade por parte dos governantes, idéias não faltam. Existe um projeto que eu apresentei em 1989 chamado vale-escola onde eu propunha a terceirização da escola pública, ou seja, as escolas particulares assumiriam as escolas públicas e as deixariam no mesmo nível das particulares e receberiam um valor justo por cada aluno, sem o problema da inadimplência e seria obrigada a manter o mesmo nível de ensino para todos os jovens. Com isso o governo iria ter uma economia de mais de 50% dos gastos atuais e todos os alunos teriam o mesmo padrão de ensino. Mas será que isso interessa? Existem outras idéias e outras propostas, mas parece que nada acontece pois o que vemos é um ensino público muito aquém das escolas particulares, criando um distanciamento cada vez maior de condições entre os jovens de classes diferentes. Uma leitora sugeriu que se criasse um grupo para discutir novas propostas para a melhoria do ensino público e eu concordei, desde que representantes dos governos municipais, estaduais e federais participassem desses encontros e realmente tivessem interesse e poder para mudar essa situação. Eu me coloco à disposição para colaborar no que for possível, pois não podemos continuar aceitando esse distanciamento de qualidade de ensino entre os jovens. Tenham todos uma linda e iluminada semana. Vereadores em ação

Passeio de escuna do amigo Paulinho

Notas Rápidas • A sessão da Câmara desta última semana foi bastante concorrida, os assentos foram ocupados logo cedo por eleitores atentos. • A sessão que deveria começar as 10hs, teve um atraso de 45 minutos. Aliás, a Câmara deveria ter um relógio no plenário registrando o horário. • Algumas votações aconteceram como coadjuvantes a votação principal que era a aprovação ou rejeição das contas do ex-prefeito Lairton. • E como se fosse o último capítulo de uma novela, esse foi o último item da sessão. • Para espanto de alguns e alegria de outros, as contas foram aprovadas por 6 votos favoráveis, 2 abstenções e um voto contrário. • O Vereador Renatinho votou contra, os Vereadores Caio Matheus e Taciano se abstiveram e os vereadores Ney Lyra, Alemão, Marcelo Villares, Vando, Pastor Clayton e Toninho Rodrigues votaram pela aprovação das contas. • No final muitos saíram correndo, uns para comemorar, outros para não perder o jogo do Brasil. • Atenção motoristas, cuidado ao passar pela Ayrton Senna pois partes do asfalto não se enxerga. Aliás nem precisava de radar lá, os buracos impedem uma velocidade maior. • E por falar em buracos, será que um dia teremos vias normais na cidade? • As festas juninas começaram e a Secretaria de Turismo não poupou esforços para oferecer as comunidades o que há de melhor em logística. Parabéns Capelline. • Vem aí o programa de TV “ Tá No Ar” com apresentação de Eduardo Namen e Sharon Lemos. Muitas entrevistas e variedades. • Quem irá aniversariar esta semana é meu irmão de fé João do Guincho. Esse é iluminado. Parabéns. • Quero mandar um abraço ao casal Paulistano Vânia e Celso, que acompanha nossa coluna, semanalmente lá em São Paulo. • Semana que vem tem mais.

O nó do afeto Era um reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças, falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a maioria dos pais e mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade de acharem tempo para seus filhos. Foi então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía tão cedo de casa, que seu filho ainda dormia e que, quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver com o filho nos fins de semana. O pai, então, falou como tentava redimir-se, indo beijar a criança todas as noites, quando chegava em casa. Contou que a cada beijo, ele dava um pequeno nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio de se ligarem um ao outro. Aquela história emocionou a diretora da escola que, surpresa, verificou ser aquele menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E a fez refletir sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma simples, mas eficiente, de se fazer presente e, o mais importante, de que seu filho acreditasse na sua presença. Para que a comunicação se instale, é preciso que os filhos 'ouçam' o coração dos pais ou responsáveis, pois os sentimentos falam mais alto do que as palavras. É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto, curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc. Uma criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto de amor, mesmo que este seja um simples nó. E você? Tem dado um nó no lençol do seu filho?


Jornal da Baixada - Edição 848