Page 1

Baixada Santista, 12 de Junho de 2010 - ANO XVIII - nº 847 - Diretor Responsável: José Correa da Silva - FUNDADO EM 26 DE SETEMBRO DE 1992

www.jornaldabaixada.com.br

R$ 1,00

“Pode-se enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoaswww.jornaldabaixada.com.br durante algum tempo, mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo” - Abraham Lincoln (1809-1865)

FOTOS DIVULGAÇÃO

Itanhaém oferece roteiro histórico

ELEIÇÃO

Conselho Tutelar de Bertioga tem eleição marcada para esse domingo (13)

FOTO CAIO SCAFURO

Turismo A5

Cidade A3

Animais soltos: de quem é a culpa? Cidade A3

Cavalo solto pasta às margens da Avenida Anchieta, na Vila Agaó; de quem é a responsabilidade por esses animais?

TRÂNSITO

SOLIDARIEDADE

Cadeirinhas passam a ser obrigatórias para transportar crianças Geral A4 2010, JORNAL DA BAIXADA ISSN 1806-1109 00847

9 771806

11 0 9 14

Leia as notícias da região diariamente no site do Jornal da Baixada jornaldabaixada.com.br

Lions Clube doa cadeira de rodas para Equoterapia Geral A4


A

2

Geral

Bertioga, 12 de junho de 2010

editorial Responsabilidade? Não, não é comigo! Nessa semana nossa reportagem foi de encontro a uma ocorrência sobre animais soltos pelo município, em especial os animais de grande porte. Mais especial ainda: os cavalos! De quem seria a responsabilidade sobre esse assuntos? Zoonoses, certo? Nós também acreditamos que seja, mas de acordo com a Dra. Martinelli, que entrou em contato com o setor para que um cavalo fosse retirado de seu quintal, a responsabilidade foi passada para a Diretoria de Operações Ambientais (DOA). Esse, por sua vez, jogou a batata quente de volta para a Zoonoses. O resultado é que até com a Polícia Militar e Ambiental a Dra. falou e, por não estar em vias estaduais (no caso a Rio-Santos) a PM nada poderia fazer também. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, mas não é de hoje que você, querido leitor, é prejudicado pela falta de informação vindas da prefeitura e até o fechamento da edição nós (JB e leitores) ficamos sem uma resposta cabível sobre de quem é a responsabilidade sobre os animais soltos e quais as punições que o proprietário desses animais poderia receber por deixar os animais soltos.

O que se sabe é que por onde se anda, principalmente às margens da Avenida Anchieta, é possível ver cavalos pastando nas matas. Alguma decisão precisa ser tomada a respeito disso. Enquanto os animais estão presos, até que tudo bem, mas quando os animais estão soltos os riscos aumentam consideravelmente. Acidente envolvendo veículos e animais de grande porte quase nunca terminam sem grandes sequelas, tanto para os animais quanto para os carros e indivíduos envolvidos no acidente. E, cá pra nós, a Avenida Anchieta está bem propicia a um acidente desses, já que os buracos estão tomando conta da Avenida de norte a sul do município. Agora, sabe como é não é? Ano de Copa do Mundo é sinal de que todos recebem férias no meio do ano. Agora é esperar a Copa acabar para que o todo o sistema volte a funcionar na máquina pública. Nós estaremos sempre aqui ávidos por novas respostas!

Caio Scafuro Repórter

FOTO DA SEMANA

CONSEG-Bertioga

Conta-gotas Copa do Mundo As repartições públicas da Prefeitura de Bertioga e as escolas municipais terão expediente diferenciado nos horários de jogos do Brasil nos próximos dias 15 e 25. Na terçafeira (15), quando a Seleção Brasileira joga com a Coréia do Sul, às 15h30, o expediente será das 8 às 14 horas.

Copa do Mundo II Já no dia 25 – jogo entre Brasil e Portugal, às 11 horas, o prefeito Mauro Orlandini decretou ponto facultativo, uma vez que no dia anterior (24), é feriado municipal em Bertioga, quando a Cidade comemora o Dia do Padroeiro da Cidade – São João Batista.

Copa do Mundo III A Secretaria de Educação já começou a comunicar os pais sobre a alteração do horário de aula nas escolas, no próximo dia 15. Os alunos serão dispensados às 14 horas. O expediente volta ao normal na quarta-feira (16).

Quermesse Começou a temporada de Festas Juninas na Cidade. Até o dia 27 de junho, as festividades acontecem todos os finais de semana, de sexta a domingo com atrações musicais das 21h às 0h. As festas acontecem no Mangue Seco, na Praça de Eventos (no Centro). Nos outro bairros as festas começam mais tarde e terminam no dia 8 de agosto.

Quermesse na escola A comunidade escolar do Caiubura realiza neste sábado (12), a partir das 11 horas da manhã, um ‘arraiá’ com direito a todas as guloseimas oferecidas em festejos juninos, além de dança e muitas brincadeiras envolvendo crianças e adultos. De acordo com os organizadores do evento, vai ter milho, pipoca, bolo de fubá, cuscuz, pinhão e batata doce e quentão à vontade. Durante

os festejos será realizado um bingo com direito a muitas prendas. O evento, aberto a todos que queiram prestigiar, acontece na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) Caiubura, que fica na Rua 1, nº 520/523.

Ficha Limpa Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenderam, nesta quinta-feira (10), que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), deve ser aplicada já nas eleições de outubro deste ano. A nova lei prevê que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Também amplia prazos de inelegibilidade de três para oito anos.

SABESP No dia 16/6, quarta-feira, das 13 às 17 ho ras, a Sabesp irá realizar serviços operacionais de manutenção na ETA Bertioga. Tratase de serviço rotineiro da Empresa que visa assegurar o abastecimento de água aos moradores da cidade de Bertioga.

SABESP II Os trabalhos serão realizados das 13 às 17h, o que poderá ocasionar falta de água aos seguintes bairros: Indaiá, Vista Linda, São Rafael, Chácara Vista Linda e Chácara Itapanhaú. Com isso, cerca de 20 mil moradores, de 5 mil imóveis, serão beneficiados.

SABESP III A Empresa deixará disponível caminhões-pipa para escolas, creches, hospitais e postos de saúde. A Sabesp pede a colaboração dos moradores desses bairros para que economizem água, utilizando racionalmente o líquido armazenado nas caixas d´água.

Por Leda Bernardi consegbertioga@gmail.com Esse espaço está sendo generosamente cedido ao CONSEGBertioga e a comunidade por quê? Em reunião solicitamos aos meios de comunicação, para que fosse publicado dicas de segurança ou comentários pertinentes, e o dono desse importante meio de comunicação e principalmente cidadão Correa, oferece essa grande oportunidade à comunidade de Bertioga. Obrigado Corra, em nome de toda a população. Aqui teremos dicas para o seu dia a dia ser mais seguro. Como o CONSEG em Bertioga é seu, querido leitor, você tem esse espaço para fazer suas perguntas assinadas ou anônimas. O importante é que seja em nível de segurança, sugestões são muito bem recebidas, pois você estará auxiliando que as forças de segurança protejam você e os seus com muito mais eficácia e ousadia. Lembrando que essas questões, muitas delas, estarão sendo acolhidas em reunião ordinária do CONSEG-Bertioga. Gostaríamos de utilizar esse veículo para nos aproximarmos das Associações de Bairro e de todas as entidades ou núcleos de nosso Município. Nesse primeiro passo estaremos nos apresentando e informando o que é e para que serve e ainda como funciona o CONSEG-Bertioga.

O que é o CONSEG?

São formados pela comunidade e se unem com o princípio de analisar várias questões pertinentes a segurança do Município, questões comunitárias, trabalhar junto com as lideranças locais, elabora campanhas... “Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança”. A Secretaria de Segurança Pública do Estado tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial. Estes são chamados de “membros natos” do CONSEG. Ou seja, eles sempre estarão presentes ou representados nas reuniões. O CONSEG se reúne ordinariamente todos os meses. A nossa reunião aqui em Bertioga, justamente devido ao fato das grandes distancias e nucleares em população, optamos para que ocorressem de forma itinerante. E agora com esse espaço você, liderança comunitária, tem acesso a essa agenda e pode solicitar com mais facilidade o encontro no seu bairro.

Próxima Reunião Dia 21/06/2010 às 19h Local: Loja Maçônica Barão de Ramalho - Riviera de São Lourenço - Rua Passeio do Ipê, 198 - Mód. 26

JB do Leitor Espaço reservado a cartas, elogios, denúncias, reclamações e sugestões que podem ser enviadas através do email: cidade@jornaldabaixada.com.br O jornal pode, a seu critério, reduzir as mensagens, sem alterar seu conteúdo. A mensagem deve conter nome completo, numero do RG e telefone para contato. O jornal se reserva ao direito de não publicar mensagens que contenham ofensa pessoal, preconceito ou apologia.

Cuidando da própria casa Hamilton Ribeiro Mota (*) O clima da Copa do Mundo ainda não pegou em todos os comerciantes de Bertioga. Ainda não são muitos os estabelecimentos que estamparam as bandeiras e cores brasileiras em suas vitrines e marquises. A esperança de ver uma cidade colorida está na próxima terça-feira (15), quando a seleção canarinho estreia na Copa do Mundo 2010, conta a Coreia do Norte, na África do Sul.

Telefones Úteis (Bertioga) Aetub (13)3316-2554 Sabesp (13)3317-3237 Balsa (Guarujá/Bertioga) (13) 3305-1153 Bombeiro (13) 3317-1516 Câmara Municipal de Bertioga (13) 3319-9000 Cartório Eleitoral (13) 3317-4987 Conselho Tutelar de Bertioga (24h) (13) 9784-1325 Correios (Bertioga) (13) 3317-6224 Correios (Riviera) (13) 3316-7669

DER 0800 55 55 10 Dersa/Ecovias 0800 19 78 78 Fórum de Bertioga (13) 3317-3635 Procon Bertioga (13) 3316-2551 Delegacia de Policia (13) 3317-1411 Polícia Rodoviária (13) 3313-1200 Centro de Saúde (13) 3317-1163 Hospital de Bertioga (13) 3319-8800 Prefeitura de Bertioga (13) 3319-8000 Viação Bertioga (13) 3316-3333

JORNAL DA BAIXADA www.jornaldabaixada.com.br

Redação, administração e publicidade: Av. Anchieta, 3.095 1º andar Vila Agaó 11.250-000 Bertioga/SP

PABX: (13) 3317-6000 Publicidade...........................comercial@jornaldabaixada.com.br Redação local............................cidade@jornaldabaixada.com.br Redação regional...................redacao@jornaldabaixada.com.br Editado por

Jornal da Baixada Editora e Gráfica Ltda - EPP CNPJ: 65.806.713/0001-92 Circula aos sábados em Bertioga, Guarujá, Santos e Cubatão Tiragem desta edição: 8.000 exemplares JORNALISTA RESPONSÁVEL José Correa da Silva MTB 255/SP DIAGRAMAÇÃO: Caio Scafuro ADMINISTRAÇÃO: Marcia Prates REPRESENTANTES NA REGIÃO: Cubatão/Erasmo Luna (13) 9701-2134 Santos/Fernando Aulicino (13) 3289-3470 REPRESENTANTES: São Paulo/REVESP (11) 5051-4611, Brasilia e Distrito Federal/Impulso Comunicações (061) 326-8505 e 326-8556. COLUNISTAS: Durval Capp Filho, Ana Maria Bertoldi Aulicino e Eduardo Namen

ASSINATURAS Mensal.....................R$ 4,50 Trimestral.................R$ 14,50 Semestral................R$ 32,00 Anual.......................R$ 63,00

Entrega de assinaturas: Centro, Jd. Paulista, Vila Agaó, Maitinga, Rio da Praia, Jardim São Rafael, Vista Linda e Indaiá. Assinantes de outras praças: Via Correios acrescido do custo de postagem

Faltou jornal? Ligue (13) 9738-8887

O século XX foi um marco da industrialização acelerada e da concentração de capital, responsáveis pela devastação brutal dos recursos naturais e por uma assimétrica distribuição da riqueza produzida. Por isso, nós que vivemos no século XXI temos dois desafios urgentes: tentar, senão reverter, ao menos minimizar esses efeitos danosos ao meio ambiente; e propiciar uma maior distribuição de renda. Uma simples consulta ao dicionário nos mostra que a economia e a ecologia não são necessariamente excludentes. Numa primeira acepção, “economia” significa “gerenciamento de uma casa, especialmente das despesas domésticas; ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar; aproveitamento racional e eficiente de recursos

materiais”. E a ecologia tem a mesma raiz grega de economia, “oîkos” (“casa”), ampliando a ideia original do ambiente “doméstico” para “relações das comunidades humanas com o meio ambiente” e as “relações recíprocas entre o homem e seu meio moral, social, econômico”. E se a economia e a ecologia têm a mesma raiz linguística, elas podem se conciliar concretamente, como mostra a experiência de desenvolvimento sustentável levada a cabo por vários países. E o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma oportunidade para refletir sobre o que, efetivamente, estamos fazendo para conjugar esses princípios. A cidade de Jacareí preparou uma extensa programação com este objetivo. Realizamos a Semana do Meio Ambiente com uma série de eventos que vão desde dinâmicas com crianças a roteiros turísticos – incluindo visitas ao Viveiro Municipal e às obras do projeto Turi Limpo (que vai elevar

o índice de tratamento de esgoto da cidade de 20% para 70%). O programa também inclui uma integração com áreas verdes do município, com oficinas de yoga, tai chi chuan e origami no Parque da Cidade, além de palestras e discussões técnicas sobre políticas de resíduos sólidos e saneamento e plantão de dúvidas sobre a gestão e reciclagem do plástico, resíduos eletrônicos e óleo, em parceria com o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estará expondo trabalhos de educação ambiental e plantas medicinais, realizados com as crianças da rede municipal de ensino. Aqui, a questão educacional ganha valor preponderante em todos os níveis, aproveitando parcerias com as mais diversas entidades e o Governo Federal. Ao mesmo tempo em que exigimos a ampliação dos programas de educação ambiental envolvendo

as crianças do ensino fundamental, a partir de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com empresas como a Fibria, temos perspectivas concretas de ampliar a qualificação e a formação profissional dos mais jovens, com investimentos e parcerias como a ampliação do Senai de Jacareí e a vinda da Escola Técnica Federal. Jacareí tem, em mãos, uma legislação atraente para novos investimentos. Nossa moderna Lei de Incentivos Fiscais, por exemplo, que certamente atrairá empreendimentos de porte para a cidade, de nada valeria se não fosse baseada nesses fundamentos básicos. São fatores fundamentais que nos permitem falar de sinergia entre “economia” e “ecologia”, proporcionando um modelo de desenvolvimento econômico sustentável – a partir da nossa própria “casa”. (*) Prefeito de Jacareí (SP)

Carta aberta à sociedade: Semana do Meio Ambiente: Nada a comemorar! A sociedade vem enfrentando diversos problemas ambientais, tais como: aquecimento global, alteração nos regimes de chuva, perda de biodiversidade, desmatamento, desertificação, poluição do ar e da água, redução dos recursos hídricos, perda da fertilidade dos solos, enchentes, desmoronamentos, dentre outros problemas que afetam a vida humana. Apesar de a questão ambiental estar no centro da agenda mundial e constar de discursos e manifestações de diferentes segmentos da sociedade assistimos há tempos os ataques que vêm sendo proferidos a essa área, evidenciando a hipocrisia e o descaso com o que se proclama “o desafio do Século XXI”. No Brasil, fatos concretos são os constantes ataques à legislação por setores produtivistas conservadores (por exemplo, a mudança do Código Florestal), a quebra da unicidade da gestão ambiental pública, a extinção de importantes setores dentro dos órgãos de meio ambiente, a implementação de políticas de crescimento econômico a qualquer custo, além das graves deficiências

estruturais dos órgãos ambientais federais que dificultam ou até mesmo inviabilizam o desenvolvimento e a implementação das políticas públicas voltadas ao tratamento da questão ambiental. Dentre essas deficiências, destacamos: 1. Inexistência de planejamento e precariedade na gestão: no MMA, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Chico Mendes existem incongruências entre as missões institucionais e suas diretrizes, estruturas organizacionais, prioridades, linhas de ação, além da inexistência de metas claras para orientar e avaliar suas ações; 2. Precariedade na estrutura física dos órgãos ambientais federais: muitos Escritórios Regionais do Ibama e, principalmente, as Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes não possuem equipamentos básicos como computadores, funcionam em prédios condenados pela defesa civil, suportam gastos enormes com aluguel, enfrentam carência de combustível para realização de suas atividades, dentre outros problemas; 3. Ingerências políticas: o

exemplo mais claro e grave tem se dado no setor de Licenciamento Ambiental, cujos procedimentos técnicos têm sido ignorados por ingerências políticas. Caso evidente e público é o licenciamento de Belo Monte que mesmo com Parecer Técnico inconclusivo sobre a viabilidade da obra, teve a Licença Prévia emitida pelo Ibama; 4. Deficiência de Pessoal: os órgãos ambientais federais funcionam com um número de servidores aquém de que suas necessidades, outros, com mãode-obra majoritariamente temporária e terceirizada. Existem Unidades de Conservação sem servidores e outras com número desproporcional à sua área. Além disso, há uma grande evasão de pessoal, sendo que mais de 30% dos servidores contratados nos últimos sete anos já pediram demissão. Ademais, os órgãos carecem de Programas de Capacitação, não há valorização dos servidores que aperfeiçoam seus conhecimentos e técnicas e não há incentivos para os servidores que atuam em atividades de alto risco e que residem em áreas de difícil

acesso. Conscientes dessas problemáticas e devido à negligência do Governo Federal em resolvê-las, após anos de tentativas de avançar junto ao governo nessas questões, os servidores dos órgãos ambientais federais entraram em greve no dia 07 de abril pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e por melhores condições de trabalho. No entanto, o governo vem mais uma vez demonstrando que a área ambiental não é tema prioritário, pois ao invés de negociar nossas reivindicações, tenta impor propostas que nada contribuirão para resolver os principais problemas enfrentados pelos órgãos ambientais. A greve dos servidores evidencia a CRISE em que se encontram os órgãos ambientais federais. Enquanto não se eleger de fato o setor ambiental como prioridade, a sociedade brasileira não terá nada a comemorar na Semana Nacional do Meio Ambiente. Servidores do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Chico Mendes


JORNAL DA BAIXADA

Fale com a redação: (13) 3317-6000

Cidade

Sugestões e críticas: cidade@jornaldabaixada.com.br Leia este conteúdo em: www.jornaldabaixada.com.br

Bertioga, 12 de junho de 2010 - Página A3

ANIMAIS SOLTOS

Prefeitura não atua sobre animais de grande porte soltos pela rua Caio Scafuro No final da tarde do último domingo (6) a fisioterapeuta Dra. Maria Leni Martinelli recolheu um cavalo que passeava perdido pela rua de sua casa, na região central de Bertioga, e tratou do animal, já que é uma apaixonada pelos cavalos. Dra. Martinelli trabalhou muitos anos com esse tipo de animal e tem uma paixão enorme pelos animais e mostrou orgulhosa um livro da Cavalaria da Polícia Militar, onde aprece em uma das fotos. O cavalo, de nome Boris Casoy, estava desaparecido desde a sextafeira (4), sendo procurado pelo seu dono Luiz Policarpo de Souza, que ganhou o cavalo quando o animal tinha apenas 11 meses de vida (hoje, segundo seu dono, o cavalo tem mais de 20 anos). Dra. Martinelli entrou em contato com o Centro de Zoonoses de Bertioga, para que o animal fosse recolhido e para que fosse mais fácil para seu dono localizá-lo, mas não foi isso que aconteceu. De acordo com a fisioterapeuta, a funcionária que a atendeu declarou que o animal deveria ser recolhido pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA), que seriam os responsáveis pelos animais de grande porte. Martinelli insistiu e entrou em contado com o DOA, que negou a informação e disse que só são responsáveis pelos animais silvestres. No meio do fogo cruzado, Dra. Martinelli acomodou o animal no quintal de sua casa e ficou a espera do dono aparecer procurando o animal. Na manhã de segunda-feira, enquanto nossa reportagem estava na residência da Dra., o dono do cavalo apareceu já cansado depois de tanto caminhar. “Já fui até a Riviera hoje atrás desse bicho, estou exausto”, foi essa a declaração de Policarpo ao reencontrar o seu companheiro. “Eu ganhei esse cavalo do

FOTO CAIO SCAFURO

Moradora fez denúncias e órgão competente tirou o “corpo fora” do problema CONSELHO TUTELAR

Eleição acontece neste domingo (13) Neste domingo (13), das 8h às 17h acontece a eleição para as cinco vagas no Conselho Tutelar para o triênio 20102013. São 18 candidato na corrida pelas cinco vagas abertas e qualquer eleitor bertioguense pode votar portando o título de

eleitor e um documento com foto. Serão cinco pontos de votação espalhados por toda a Cidade. A votação não é obrigatória. A apuração será feita no Ginásio de Esportes, após às 17h.

Confira os locais de votação: EE Archimedes Bava / Indaiá Rua Washington Curvelo de Aguiar, s/n Seções: 256; 258; 276; 283; 322*; 338*; 261; 274; 280; 292; 363; 231; 235; 238; 245; 333; 390; 398*; 418; 318*; 406 EE Willian Aurelli - Rio da Praia Rua Carijós, s/n Seções: 200; 201; 202; 211; 226; 230; 239; 259; 271; 278*; 287; 321; 326; 336; 348; 371; 378; 389; 395*; 416 EM Jardim Vista Linda Rua Luiz Otávio, 200 Seções: 286; 331; 347; 382; 404*; 413; 285; 337; 374; 394*; 408 O reencontro de Policarpo e seu cavalo Boris, que estava sendo cuidado por Dra. Martinelli Exército quando ele tinha apenas 11 meses. Eu crio ele em um terreno em frente à Prefeitura de Bertioga, com a autorização do dono do terreno, mas alguém vai lá e desamarra ele”, desabafa. Esse não é o único caso de animais pelas vias públicas. A reportagem tem fotografado constantemente animais de

grande porte, em especial os cavalos, soltos pelas ruas do município. Durante toda a semana que passou, dois cavalos brancos estiveram no trecho entre o Condomínio Bouganville e a Praça dos Emancipadores, sem nenhuma intervenção do poder público. A prefeitura foi procurada

para explicar de quem é a obrigação sobre os animais de grande porte, qual a punição para quem deixar os animais soltos, a estimativa de quantos animais vivem soltos no município e os projetos para que esse problema seja minimizado mas até o fechamento dessa edição não obteve resposta.

EMEIF Prof. José Inácio Hora - Jardim Paulista Rua Dr. Rodrigues Alves, 759 Seções: 264; 268; 270; 275; 277; 281; 284; 388; 407; 193 até 199; 217; 229; 236*; 237*; 240; 244; 289; 324; 334; 349; 375; 386; 410; 294; 317*; 335; 368; 293; 330; 340; 356; 373; 381; 393*; 415 EMEIF Boracéia Rua Prof. Geraldo Rodrigues Montemor, 295 Seções: 262; 272; 279; 320; 341; 372; 387; 399*; 263; 291; 346; 392* * Seção Especial

CASA DA CULTURA

SAÚDE

1ª Fase da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil acontece neste sábado

Reforma visa saudosismo e modernidade

da Redação

Passando em frente à Casa da Cultura de Bertioga já é possível notar que uma nova pintura, num tom amarelo-terra, está sendo feita na fachada do prédio, que também receberá melhorias no seu interior, como novas portas, manutenção na parte elétrica e posteriormente reparos no telhado. A reforma, orçada em 10 mil reais, deverá estar pronta até final do mês de agosto. De acordo com a diretora de Educação e Desenvolvimento Cultura, Vanessa Prado Signorini, o foco é primeiramente devolver a cor inicial ao local, além de acrescentar uma certa modernidade para que os visitantes sintam-se mais a vontade. “A fachada da Casa da Cultura passou por algumas mudanças nos últimos anos e nós queremos retomar a cor inicial do prédio, que somada às reformas de troca de portas, de madeira por vidro, e a manutenção da fiação elétrica darão um tom moderno e eficiente ao ambiente”, reforça a Secretária, lembrando a prioridade de deixar o prédio em boas condições para um possível tombamento.

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação acontecerá das 8 às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Jardim Vicente de Carvalho II, Jardim Indaiá, Vista Linda, Boracéia e também no Centro de Saúde III (CS III), além de contar com dois postos volantes, que atenderão a comunidade, do Caiubura a Boracéia. Essa é a primeira etapa da Campanha, que irá imunizar as crianças menores de cinco anos de idade. Pais ou responsáveis deverão estar com a caderneta de vacinação. Trabalharão nesta 1ª Fase da Campanha de Vacinação 140 funcionários da Saúde municipal, distribuídos em 22 postos fixos e dois volantes em Bertioga. Haverá também outros postos fixos no Município, como na EMEIF Delphino Stockler de Lima, EMEIF José Inácio Hora, E.M. José de Oliveira Santos, EMEIF Rio da Granja, EMEIF Chácara Vista Linda (Fazendinha), Neim Jardim Rafael,

Emeif Caiubura, Emeif São Lourenço, EM José Carlos Buzinaro e EMEIF Dr. Mário Covas. Além disso, as crianças poderão ser imunizadas no ambulatório médico do Condomínio Morada da Praia, em Boracéia, no Mercado Serra do Mar, em Guaratuba, no Colégio Caiçara, no Maitinga, na sede da Vigilância Epidemiológica, na Vila Itapanhaú e no estacionamento do Supermercado Krill, no Jardim Albatroz e Boracéia. Já os dois postos volantes serão disponibilizados para atender a demanda dos bairros mais distantes.Segunda a Secretaria Municipal de Saúde de Bertioga, durante a 1ª fase da Campanha Nacional contra a Poliomielite a vacinação será feita via oral. Também acontecerá nesta data a atualização da caderneta de vacinação das crianças que estão em atraso com outras vacinas da rotina. A Secretaria de Saúde informa que a única contra indicação para a vacinação contra poliomielite é a criança estar com febre alta, acima de 39º e apresentando vômitos intensos.

da Redação


A

4

Geral

Bertioga, 12 de junho de 2010

SOLIDARIEDADE

Região lança Campanha Metropolitana do Agasalho da Redação A quinta edição da Campanha Metropolitana do Agasalho, lançada em São Vicente, na tarde de quartafeira (09) chega com uma novidade este ano: a parceria com empresas de transporte, cujos ônibus e vans funcionarão como postos volantes para receber as doações. Essa união de esforços, segundo as representantes dos fundos sociais de solidariedade das nove cidades da Baixada Santista, vem fazer valer e explicar o slogan da campanha – ‘Quanto mais gente, mais quente’ Evento aconteceu nas dependências do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) com apresentação de um vídeo institucional sobre a campanha e de coreografias de grupos da terceira idade do município anfitrião, Santos e Praia Grande. Para a presidente do Fundo Social de São Vicente, Márcia Garcia, com a adesão dos empresários de transportes e da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), a campanha já sai fortalecida. “Estamos na quinta

edição e, ao longo desses anos, o tempo só fortificou a nossa campanha. Tornamo-nos exemplo de trabalho conjunto para todo o Estado. Hoje pensamos e sentimos como cidadãos metropolitanos”, ressaltou. Complementando as palavras da representante de São Vicente, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bertioga, Maria Cecília Orlandini disse que trabalhando com o coração e doando amor, essa campanha será muito mais intensa, sobretudo com a união dos empresários de transporte que disponibilizarão seus veículos para funcionar como postos móveis. De acordo com Maria Cecília, Bertioga já está organizando postos fixos no comércio local. Além disso, doações também podem ser feitas no próprio Fundo Social, que fica na Rua Walter Pereira Prado, 77 – Vila Itapanhaú. Telefone para contato – (13) 3317-1397. A campanha que tem como lema ‘Quanto mais gente, mais quente’ conta com parceria do Sest/ Senat, EMTU, Associação de Transportes Alternativos de São Vicente, Viação Piracicabana, Breda

FOTO IZABEL RODRIGUES / PMB

Evento aconteceu nas dependências do Sest/Senat, em São Vicente

O que mais chamou atenção dos participantes foi a adesão das empresas de transportes como postos de coleta Transportes e Serviços, Intersul Transporte e Turismo, Translitoral e Viação Bertioga. Compareceram as presidentes de fundos sociais Silvia Papa (Santos), Cecília Orlandini (Bertioga), Darcy de Mendonça

DOAÇÃO

(Cubatão), Elisabete da Fonseca (Guarujá), Vera Forssel (Itanhaém), Tereza Wiazowyski (Mongaguá), Selma Bargieri (Peruíbe), Maria Del Carmen Mourão (Praia Grande) e Márcia Garcia (São Vicente). Além das presidentes dos fundos

sociais, estiveram presentes representantes de parceiros da campanha, entre eles, o diretor das Sest/Senat, Sérgio Luiz Gonçalves; assessor técnico da Agem, Luiz Carlos Rachid; o gerente regional da EMTU, Rogério Plácido das Neves; o gerente

Administrativo da Viação Bertioga, Luiz Antônio Gonzalez; o vicepresidente da Câmara Municipal de São Vicente, Marco Bittencourt; e o deputado estadual, Luciano Batista. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

ACESSIBILIDADE

Lions Clube doa cadeira de rodas para Equoterapia da Prefeitura de Bertioga da Redação A Prefeitura de Bertioga recebeu nesta quinta-feira (10) a doação de uma cadeira de rodas, proveniente das ações sociais realizadas pelo Lions Clube do município.A entrega do equipamento foi realizada nas dependências do setor de equoterapia, sediado no Paço Municipal. Participaram da ação, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, o presidente do Lions, Luiz Fernando Bluhu, o chefe do escritório político em São Paulo do deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB), Luís Carvalho, o diretor executivo da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), Saulo Marcos de Almeida, entre outros funcionários da equoterapia. De acordo com representantes da equoterapia de Bertioga, atualmente 57 pessoas, com idades que variam entre três e 60 anos, são

assistidas pelo serviço prestado no município, das quais muitos frequentadores serão beneficiados com a nova cadeira de rodas. Na oportunidade, o prefeito destacou a intenção de estabelecer em Bertioga um “Centro de Recuperação Física”, local que centralizaria ações direcionadas aos assistidos pelo Núcleo de Atendimento à Criança Especial (NACE), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e equoterapia. “ Queremos centralizar todos os nossos recursos operacionais e profissionais disponíveis com o objetivo de proporcionar resultados ainda mais positivos. Esta doação do Lions reforça a parceria da Prefeitura com as entidades do município, visando benefícios para a nossa comunidade”, finalizou Orlandini. O presidente do Lions também considerou de grande importância

esta doação, pois a entidade tem como filosofia a realização de ações sociais, visando o benefício do próximo, sem fins lucrativos. “Estamos muito felizes por realizar a doação desta cadeira de rodas e colaborar com a prestação deste serviço tão importante que é disponibilizado pela Prefeitura de Bertioga”, concluiu Bluhu. O serviço que conta com sete cavalos devidamente treinados é disponibilizado de segunda a sextafeira, das 8h às 16h30min, nas dependências do Paço Municipal. O setor é composto por um profissional de equitação, coordenador das ações, condutores e laterais, os acompanhantes dos assistidos, psicólogo, fisioterapeuta, auxiliar administrativa e ajudantes gerais. Em alguns casos, os frequentadores comparecem de duas a três vezes por semana para receber o atendimento.

SAÚDE

Programa Praia Acessível inicia ações em Boracéia da Redação A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Assuntos Náuticos, integrante da Secretaria Municipal de Turismo, formalizou oficialmente com a OCIP Boracéia Viva, a primeira parceria para iniciar no Município o Programa Praia Acessível (PPA), uma ação do Governo do Estado de São Paulo, que já disponibilizou 15 cadeiras anfíbias para a cidade, provenientes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os trabalhos terão início nos próximos dias 19 e 20 deste mês, no bairro de Boracéia, com a destinação de três facilitadores, ou seja, monitores já previamente treinados, que auxiliarão os deficientes e portadores de mobilidade reduzida, oferecendo a estes condições de usufruírem da praia e do banho de

mar com segurança e dignidade. Também será exigida a presença de um acompanhante ou parente para aqueles que se utilizarem dos equipamentos, que estarão aos sábados, domingos e feriados trabalhando a beira-mar para proporcionar aos portadores de deficiências, idosos, obesos ou a qualquer pessoa que necessite deste suporte, o banho de mar assistido. Os serviços nesta praia serão prestados por meio de três cadeiras anfíbias, que estarão disponibilizadas das 10 às 16 horas na praia de Boracéia, em frente ao Km 192 da Rodovia Rio-Santos, nº 207. De acordo com o secretário de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, Luís Henrique Capellini, esta parceria demonstra todo o compromisso da Administração Municipal em propiciar a inclusão e a acessibilidade a todos. “Por meio

desta parceria firmada com o Governo do Estado fica claro o comprometimento do prefeito Orlandini em favorecer o trabalho solidário que passará a ser dirigido a inclusão social”, concluiu. Já a direção da OCIP Boracéia Viva também ressaltou a importância desta ação, pois reforça a intenção da entidade em participar de projetos que visam oferecer atendimento aos portadores de deficiências e de mobilidade reduzida. É mais uma demonstração da parceria com a Prefeitura de Bertioga, voltada a benefícios para a comunidade local. Segundo o diretor de Assuntos Náuticos da Prefeitura de Bertioga, Professor Augusto Coelho, o município utilizará estes equipamentos para atender os deficientes da cidade e os turistas, comprovando a vocação municipal de ser favorável ao turismo acessível.

TRÂNSITO

Baixas temperaturas agravam dor em pacientes com artrose da Redação Com a chegada do frio, são comuns pessoas de idades mais avançadas se queixarem de dores nas articulações. Nesta época do ano, o que a maioria das pessoas sonha é ficar mais tempo na cama embaixo das cobertas, ou mesmo ficar encolhido próximo ao calor de uma lareira ou dos aquecedores, tão comuns hoje em dia. A artrose, quadro que frequentemente acomete idosos, é uma grande vilã no período que compreende os meses mais frios do ano. Com a queda de temperatura, pacientes que já sofrem desta doença costumam ter as dores agravadas nessa época. O fato pode ser comprovado no aumento do número de atendimento a pacientes com dores nas articulações durante o inverno. Segundo dados do Instituto Affonso Ferreira em Campinas (SP), há um acréscimo de cerca de 30% no atendimento a pacientes com dores nas articulações. Segundo a fisioterapeuta-chefe do Instituto Affonso Ferreira, Sylvia Helena F. da Cunha Henriques, a artrose provoca crises de dor geralmente nos meses mais frios do ano ou então após muito esforço. “A dor costuma se agravar porque no inverno as pessoas ficam mais encolhidas, os músculos mais

contraídos, há uma diminuição no fluxo sanguíneo por constrição vascular e a friagem deixa a sensibilidade mais evidente”, explica Sylvia. Esta afecção dolorosa das articulações ocorre por insuficiência da cartilagem, ocasionada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição dos seus principais elementos, associada a uma variedade de condições como: sobrecarga mecânica (esforço sobre a articulação), alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial (comuns em algumas doenças reumáticas) e fatores genéticos. Os conhecimentos adquiridos recentemente no estudo dos mecanismos através dos quais a artrose se estabelece levaram a uma alteração no conceito da doença. Antes, a artrose era considerada uma doença progressiva, de evolução arrastada, sem perspectivas de tratamento, encarada por muitos como natural do processo de envelhecimento. Hoje, no entanto, é vista como uma enfermidade em que é possível modificar o seu curso evolutivo, tanto em relação ao tratamento sintomático imediato, quanto ao seu prognóstico. A fisioterapeuta destaca que durante o inverno devem-se realizar exercícios físicos principalmente com

o objetivo de minimizar o desconforto provocado pelas dores articulares e melhorar a qualidade de vida. “O ideal é manter a caminhada entre 20 e 30 minutos diários, mas alguns cuidados precisam ser tomados nos dias frios. Recomenda-se fazer exercícios de aquecimento antes de esforços maiores e sempre no final executar os alongamentos musculares. De preferência, os exercícios devem ser supervisionados por um profissional da área, já que é preciso desenvolver movimentos específicos, que não podem ser realizados em demasia ou mesmo em quantidade inferior ao necessário”, explica Sylvia. Ela lembra ainda que, para quem não quer enfrentar as manhãs frias e escuras de inverno, alguns exercícios matinais realizados em casa melhoram a circulação do sangue e podem aliviar bastante as dores.

O controle da dor

A advogada Elza Maria Narcélio Baider, 70 anos, paciente do Instituto Affonso Ferreira, conta que aprendeu a lidar com as dores nas articulações praticando exercícios matinais. “São 19 anos aprendendo a lidar com a artrose. Já fiz de tudo - de cirurgias a medicamentos - e não há nada que melhore o meu dia e amenize as dores do que exercícios matinais.

Cadeirinha para o transporte de crianças em veículos passa a ser obrigatória da Redação A ONG Criança Segura faz um alerta à sociedade para incentivar a efetivação da Resolução 277 do Contran - Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de retenção. Amanhã, 09 de junho, iniciam as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito. Segundo a resolução, crianças com até 1 ano devem utilizar, obrigatoriamente, o bebê conforto de costas para o movimento; para crianças de 1 a 4 anos deve ser utilizada a "cadeirinha" e dos 4 aos 7 anos e meio, o dispositivo conhecido como assento de elevação. Para a ONG , a resolução ainda necessita de ajustes, mas é um primeiro passo que deve ser comemorado. Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de óbito em até 71% em caso de acidente. Mais do que estar na

cadeirinha, a criança deve estar na cadeirinha correta - o uso do equipamento adequado deve ser observado com muita atenção, principalmente pelos responsáveis. "Independentemente da fiscalização, que com certeza já trará avanços ao incentivar o uso da cadeirinha, é importante que os próprios responsáveis compreendam a importância de transportar as crianças da forma mais segura, utilizando o equipamento correto", alerta Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG. O equipamento correto é aquele que leva em conta o peso da criança. Por este motivo, existem três modelos diferentes: o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação. Além de adquirir o produto correto, de acordo com as indicações do fabricante, é essencial observar se o equipamento possui o Selo do Inmetro ou, no caso de produtos adquiridos fora do Brasil, se possuem certificação européia ou americana. A instalação correta também é essencial. Esse serviço geralmente é oferecido nas lojas onde esses produtos são adquiridos e os pais também podem buscar orientações no manual do produto.

Cinto de segurança - o uso do cinto de segurança não é a forma mais segura de transporte em veículos no caso de crianças com altura inferior a 1,45 cm. Por este motivo é que é indicado o uso do bebê conforto, da cadeirinha ou do assento de elevação. Uma questão polêmica que trouxe a resolução refere-se à instalação destes dispositivos, já que a maioria necessita do cinto de segurança de três pontos e grande parte da frota brasileira possui apenas o cinto de dois pontos no banco de trás dos veículos. "A norma brasileira para dispositivos de retenção de crianças é baseada na norma européia e por este motivo existe esta incompatibilidade do equipamento com o cinto. Para oferecer menor risco possível, a cadeirinha deve estar instalada de acordo com o manual e muitas vezes apenas o cinto de três pontos pode ser utilizado", reforça Alessandra. Para ela, a informação deve ser levada em consideração também de forma preventiva: "A presença do cinto de três pontos deve ser encarada pelos pais e responsáveis como critério de escolha do modelo no momento da compra ou troca do automóvel, pois é mais seguro para todos os ocupantes".


Turismo

Bertioga, 12 de junho de 2010 A

5

Roteiro de Anchieta é boa opção de passeio O passeio começa no Museu Conceição de Itanhaém, situado na Praça Narciso de Andrade. No local, é possível conferir a carta de batismo de José de Anchieta, um importante documento do beato

da Redação O Padre José de Anchieta teve grande importância na história da Baixada Santista. Tanto que no último dia 9 o município de Itanhaém celebrou sua memória e relembrou seus passos na Cidade. Munícipes e turistas puderam aproveitar o feriado dedicado ao jesuíta com o Roteiro de Anchieta, que inclui monumentos, lugares e documentos que fizeram parte do legado do padre. O passeio começa no Museu Conceição de Itanhaém, situado na Praça Narciso de Andrade. No local, é possível conferir a carta de batismo de José de Anchieta, um importante documento do beato. Na Praça Narciso de Andrade também se pode apreciar o Monumento de Anchieta. A obra, esculpida por Luiz Morrone, retrata a passagem do Padre pelo Litoral Sul de São Paulo. O escultor é o mesmo autor do desenho do brasão do Estado de

São Paulo, em 1956. Uma das mais importantes imagens sacras brasileiras pode ser admirada na Igreja Matriz de Sant’Anna, também na Praça Narciso de Andrade. A Virgem da Conceição, mais conhecida popularmente como Virgem de Anchieta, introduziu no País a devoção a Nossa Senhora. A imagem é feita de barro cozido e a sua origem ainda é assunto polêmico entre os muitos especialistas que a estudaram. Entre os costões da Praia da Gruta e da Praia dos Sonhos, encontra-se a formação rochosa que foi o local escolhido pelo padre para repouso e inspiração, a Cama de Anchieta. O local é referência em turismo ambiental e religioso e é acessado por meio de uma ponte de 220 metros de comprimento, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico. A passarela foi feita após parceria entre a Prefeitura de Itanhaém e o Governo das Ilhas Canárias, em La Laguna,

na Espanha; local de nascimento do religioso. A arte também faz parte do Roteiro com os Painéis de Anchieta. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de compor o cenário juntamente com a Cama de Anchieta e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, dois grandes pontos turísticos e religiosos da Cidade. A técnica usada foi aplicação de pastilhas de vidro, que torna a obra definitiva. Os painéis foram feitos no Morro do Paranambuco devido aos reservatórios terem localização privilegiada e de grande alcance visual. O Roteiro termina na Praia do Cibratel, com a visita ao Pocinho de Anchieta. Conforme conta a lenda, o lugar foi construído pelos índios instruídos pelo próprio José de Anchieta, para aprisionamento dos peixes durante o inverno, quando a pesca era mais abundante. O local se trata de uma formação em pedras dispostas umas sobre as outras.


A

6

Geral

Bertioga, 12 de junho de 2010

Resumo da Sessão Ney Lira Moção de Parabenização aos estudantes Alexandre Henrique, da EE Armando Bellegard, e Bruna Santa Rosa, da EE Willian Aurelli, pela premiação no Tribuna Surf Colegial.

Vando O vereador Vando apresentou indicação em que solicita urgência na realização dos serviços de infraestrutura urbana na rua 9 da Chácara Vista Linda. As obras iniciadas no local pela prefeitura foram paralisadas e a população tem reclamado sobre o estado das ruas.

Toninho Rodrigues O presidente apresentou indicação em que sugere à Prefeitura a criação de Centros de Lazer em áreas próximas a núcleos habitacionais de baixa renda. A ideia do vereador é dotar as ruas, já utilizadas para atividades de lazer para as comunidades, de infraestrutura básica. Taciano Goulart Em atenção aos moradores da Chácara Vista Linda, o vereador Taciano apresentou indicação em que solicita fechamento de vala e nivelamento da rua 9 do referido bairro.

Marcelo Vilares O vereador Marcelo Vilares apresentou indicação em que solicita à Prefeitura que providencie a colocação de três luminárias nos postes existentes a Rua RH (quadra R) e uma na Rua P1 (quadra P, defronte as ruas PI e PJ), no Loteamento Costa do Sol, em Guaratuba.

Pastor Clayton O vereador Pastor Clayton apresentou indicações em que solicita colocação de manilhas na Rua da Saudade, Jardim Cliper, e colocação de grades de proteção nos bueiros de toda a cidade.

Renatinho Apresentou requerimento solicitando informações sobre o tratamento de casos de tuberculose no município; sobre a implantação do posto do INSS e sobre o uso da garagem municipal por pessoas estranhas às funções ali desempenhadas.

Alemão Visando possibilitar o acesso de profissionais da Educação a cursos de mestrado e doutorado e, como consequencia disso, melhorar a qualidade de ensino na rede estadual, o vereador Alemão apresentou projeto em que sugere a concessão de bolsa de estudos para formação continuada no valor de R$ 790.

PETRÓLEO & GÁS

Petrobras faz nova descoberta no pré-sal do campo de Marlim

SAIA DE CASA Grêmio da Prefeitura de Guarujá realiza baile Neste sábado (12), a partir das 21 horas, o Grêmio Recreativo Esportivo dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Guarujá realiza baile em comemoração ao Dia dos Namorados. A animação musical ficará por conta da dupla Claudia & Rocha. Convites e reservas de mesas na secretaria do clube, com secretária Carla Soares ou com a responsável pela cantina, Guacira Prado, de terça à domingo, a partir das 14 horas. O valor do convite para casal associado é R$ 20,00 e para casal não sócio é R$ 30,00. O valor da mesa redonda é R$ 15,00 e tem seis lugares. A mesa quadrada, na qual cabem quatro pessoas, sai por R$ 10,00. O Grêmio está localizado à Rua Ranulfo Veríssimo, 50 - Jardim Las Palmas. Os interessados em mais informações podem entrar em contato pelos telefones (13) 3354-6202 e (13) 3012-1877.

Luis Salem volta a Mongaguá com o “stand-up” Fuzarca Devido ao grande sucesso quando esteve na Cidade, em abril, o ator Luis Salem volta a Mongaguá no sábado, 19 de junho, para uma única apresentação do espetáculo ?Fuzarca?, no Teatro Ronaldo Ciambroni, às 21h30. No formato stand up comedy, “Fuzarca” mergulha no confuso cotidiano brasileiro e lança um olhar irreverente e bem humorado sobre questões contemporâneas. Política, filosofia, economia, moda, comportamento e atitude são temas desta comédia, escrita pelo próprio ator, que convida a plateia a um divertido e reflexivo tour pelo universo da fuzarca nacional. Sem esquecer o lado musical, o espetáculo traz canções de Rita Lee, Pedro Luis, Dorival Caymmi e Tom Zé, totalmente inseridas no contexto, costurando cenas e imprimindo uma dinâmica que aproxima o espetáculo do Teatro de Revista, criando um clima de festa e folia. Luis Salem é conhecido do público por seus trabalhos na TV. Em 2009 integrou o elenco do humorístico Zorra Total, da Rede Globo, interpretando o Baiano que não conseguia sair de Salvador, além de ter atuado em várias novelas. Como autor, Salem foi eleito, em

2009, pela crítica teatral Barbara Heliodora, a melhor comédia do ano pelo espetáculo “Uber, a comédia”. Salem escreveu ainda Salada, que interpretou ao lado de Alexandra Richter e Risoto, escrita para Rodolfo Botino.

Jequiti Music Mall O Jequiti Music Mall, projeto realizado no Shopping Jequiti, esta preparando um sábado especial para os casais apaixonados que estiverem pela Baixada Santista, no Dia dos Namorados (12). Para que o clima fique ainda mais romântico, o músico e instrumentista Marquinhos Melodia esta preparandoum repertório especial para tal comemoração. Deixando o ambiente ainda mais gostoso, o saxofonista Rodrigo Araújo, vai apresentar uma performance solo em movimento, tocando músicas inéditas, caminhando pelas dependências do Shopping. O Shopping Jequiti esta aberto durante os 365 dias do ano e oferece aos turistas e moradores da região lojas diversificadas de moda feminina, masculina e infantil, moda esportiva e de praia, acessórios, como bolsas e calçados, joalheria, livraria, eletrodomésticos, decoração, cosméticos, ótica, supermercado, além de serviços como cabeleireiro, pet shop, imobiliária, banco e caixas eletrônicos. Além de ótimas opções de gastronomia.

Moto Clube Piratas da Ilha festeja seu 15º aniversário Nos 12 (sábado) e 13 (domingo), a partir das 12 horas, a Associação Guarujaense de Motociclistas comemora o seu 15º aniversário no Moto Clube Piratas da Ilha (Rua Miguel Alonso Gonzáles, 453 Jardim Las Palmas). Para participar é preciso levar dois quilos de alimentos não perecíveis por pessoa (exceto sal e açúcar) ou R$ 3,00 por moto. Os alimentos arrecadados serão doados ao FSS - Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, que os destinará às instituições assistenciais. No ano passado, o público estimado foi cerca de 9 mil pessoas. A festa ainda contará com café da manhã, área de camping, barraca de acessórios, praça de alimentação, java-porco e tubarão no rolete, com bebidas à parte. Informações pelos telefones (13) 3354-5472 / 78023914.

Petrobras controla vazamento de óleo na Bacia de Campos

da Redação A Petrobras anuncia descoberta de nova acumulação de petróleo leve (29º API) no présal da Bacia de Campos, em profundidade de água de 648 metros, no campo de Marlim. A descoberta foi resultado da perfuração do prospecto exploratório conhecido como

Brava, realizada através do poço 6-MRL-199D-RJS, localizado a 170 km da cidade de Macaé, RJ. A acumulação descoberta nos reservatórios carbonáticos encontra-se a 4.460 metros de profundidade total. Foram perfurados cerca de 5.000 metros, dos quais 1.000 metros de sal, para atingir o reservatório. Estimativas preliminares apontam

para volumes recuperáveis potenciais em torno de 380 milhões de barris de óleo equivalente. Está prevista a realização de testes para avaliar a produtividade desses reservatórios. A descoberta está localizada em área próxima à infraestrutura instalada dos campos de Marlim e Voador, sendo que o poço descobridor está situado a 4,5 km

de distância da plataforma P-27, o que deverá facilitar o desenvolvimento do campo, reduzir o prazo necessário para o início da produção e poderá diminuir os investimentos. Essa acumulação deverá ser objeto de Plano de Avaliação a ser apresentado em breve à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

Postos BR distribuirão mais de 6 milhões de bandeiras

da Redação

da Redação A partir do próximo dia 11 de junho – data do jogo inaugural da Copa do Mundo da África do Sul – quem abastecer seu veículo em um posto Petrobras ou fizer compras numa loja BR Mania ganhará como brinde uma bandeira de carro com o dizer “Sou brasileiro, sou

campeão”. Ao todo, serão distribuídas mais de 6 milhões de bandeiras em mais de 5.700 postos Petrobras espalhados pelo Brasil. Esta nova ação promocional da Petrobras Distribuidora tem o objetivo de estimular a torcida pela Seleção Brasileira e contará com publicidade nacional em rádio, internet, TV fechada/

segmentada e revistas. Sempre dentro do novo posicionamento de Comunicação para a sua revenda – “Postos Petrobras, o Brasil se Encontra Aqui” – as peças remetem ao orgulho de ser brasileiro e de torcer pela seleção Canarinho. “A Petrobras Distribuidora, como líder de mercado e única

entre as grandes distribuidoras presente em todo o território nacional é a empresa que tem as melhores credenciais para puxar a torcida pela nossa seleção, afinal de contas temos inclusive o verde e amarelo em nossa marca”, afirma Monica Vicencio, gerente de Propaganda da Petrobras Distribuidora.

A Petrobras informa que identificou, em 7/6, por volta das 6h20, um vazamento de cerca de 1.500 litros de óleo próximo à plataforma de processamento P47, no campo de Marlim, na Bacia de Campos, a aproximadamente 160 km da costa de Macaé. O vazamento, já controlado pela companhia, foi proveniente de um mangote que iria permitir a transferência de óleo da Plataforma P-47 para o navio aliviador Cap Jean. A operação de transferência ainda não havia iniciado quando o óleo vazou. Assim que constatou a ocorrência, a Petrobras acionou o Plano de Emergência para assegurar a máxima proteção às pessoas e ao meio ambiente. Foram mobilizados um helicóptero e quatro embarcações

especializadas em recolhimento de óleo. O vazamento foi imediatamente controlado, sem danos às pessoas e às instalações. O Plano de Emergência foi desmobilizado após sobrevoo na área, às 14h, em que foi constatado que não havia mais vestígios de óleo no mar. A companhia abriu sindicância para apurar as causas da ocorrência. A Petrobras já notificou oficialmente a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), a Marinha e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Petrobras informa ainda que a P-47 não é uma plataforma de produção de petróleo. Sua função é receber, tratar e armazenar o óleo produzido por algumas plataformas da Bacia de Campos. A ocorrência não afetou a produção de petróleo naquela bacia.


Social

Av. Anchieta, 2.300 - Jardim Albatroz - Bertioga Telefones: (13) 3317-7474 ou (13) 3317-6199

Ofertas válidas até 01/06 à 14/06/2010 ou enquanto durarem nossos estoques

Bertioga, 12 de junho de 2010 A

7

Av. Aprovada 294, no 775 Boracéia - Bertioga Telefones: (13) 3312-2380

Reservamo-nos o Direito de Alterar Qualquer produto ou preço sem prévio aviso. Imagens meramente Ilustrativas


8

A

Social

Bertioga, 12 de junho de 2010

Alto Astral DURVAL CAPP FILHO

E-mail: durcapp@gmail.com

Site: www.esteticapp.com

“ESTAÇÃO SANTOS” ... ... É o mais novo espaço de eventos ,inaugurado com muita pompa no Centro da Cidade de Santos (Rua Tuiuti,56) : o pedaço mais concorrido , que sem dúvida nenhuma será a coqueluche da cidade , devido aos altos investimentos realizados (à 400metros das torres da Petrobrás, do mergulhão da Avenida Perimetral, em frente à Marina Porto Valongo e perto do Museu Pelé. A casa lindamente decorada em sua parte externa,mantém a tradição dos ramos cafeeiros da época (1924) em que foi erguida e completada com uma arquitetura arrojada internamente (de mais de 2,3 mil metros quadrados de área construída) para abrigar mais de 900 pessoas em jantares e 1200 em coquetéis.Um empreendimento que receberá eventos corporativos, sociais, shows, exposições, casamentos e formaturas.Um serviço inusitado: os convidados de um casamento poderão utilizar o Bonde da Igreja do Valongo até o Espaço de Eventos.

Juliana Simões Carolina Rodrigues Barbieri e Luiz Júlia Matias Simões (lançando a grife “Dolores Mildes Mendes à frente Colella recepcionando a todos impecavelmente Dias Guimarães (que assumiu a Nervosa”) e Sílvia Matias (trazendo grandes novidades da linda casa da Tuiuti Presidência do “Santos Convention Boureau”) do “Antiquário Castelinho” para o evento)

Waldemar Fernandes Serra, sua esposa Daisy Marcílio de Andrade e Márcia Seisek Rita Gonçalves e Alcides Fátima Martins e Carlos Hermann Flores Serra (abrilhantou com seus deliciosos chocolates) Guilhermino: os sócios proprietários do Guilhermino Jr. também sócios do Guilherme Martins:sempre presentes e seu filho neuro- cirugião Marcus Vinícius Flores Do “Grupo Orgone”: Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral (Cláudia Alonso) representando a época cafeeira Serra investimento magnífico empreendimento às atividades de realce da cidade

Programa “Pedro Alcântara”...

A família Rodrigues (“Ao Chopp do Gonzaga”): Karina Ventre e Tiago Rodrigues com seus pais José Rodrigues Neto e Tânia D’arc Rodrigues

...será exibido na “Rede Record” (Sábado às 12hs e Domingo às 9h30).Em lançamento do seu novo programa com coquetel no “Griffe Hall” (agora levando seu nome) muitos convidados prestigiaram o carismático colunista televisivo.

Feliz: Pedro Alcântara com a nova empreitada de sua carreira

Frio que aquece os namorados Ana Maria Sachetto é jornalista http:// www.anamariasachetto.blogspot.com Há quem prefira o calor. Mas, sejamos sinceros, existe ambiente melhor para curtir a dois do que uma lareira acesa? Ou um aquecedor ligado? Um maravilhoso vinho tinto, chocolate e pés aquecidos? Parece o resumo da felicidade e, talvez por isso, o Dia dos Namorados combine tão bem com esta época. Já imaginaram um casal trocando carícias, mas preocupado com a pele banhada de suor, com o calor que sufoca? Ar condicionado e cervejinha para aliviar? Sim, mas onde fica o romantismo? Definitivamente, Dia dos Namorados é para ser vivido em junho. E como é gostoso observar a mudança de comportamento dos casais nestes dias! Parece que o amor é vivido mais intensamente, as pessoas dedicam mais tempo a observar e querer bem o parceiro. De paqueras e “ficantes” a casados e amantes, todos, de todas as idades, acabam mais ou menos influenciados pela data. É verdade que o poder econômico não está ausente de tudo isso. Como sempre, indústria e comércio aproveitam para incrementar os negócios. Assim, até a economia se aquece no frio, juntamente com os corações presenteados, seja com uma flor ou uma jóia valiosa. Um beijo também serve, desde que sincero, quente e carinhoso. E até Santo Antônio, que de acordo com a fé e a tradição já uniu inúmeros casais através dos tempos, é celebrado no frio junho! É preciso mais para gostar do inverno? Só se for de quentão e pé-de-moleque!

A família Ferreira: Aline Garcia Ferreira, sua mãe Vânia e seu pai Carlos Ferreira (eufórico após assistir a corrida de Fórmula 1 em Mônaco; completando 33 anos de atividades imobiliárias) com seu filho Bruno Ferreira e a esposa Ana Carolina

ACONTECIMENTOS ...O “Clube dos Ingleses”, “Associação dos Médicos de Santos”, “Tênis Clube de Santos” estarão super motivados neste Sábado com “O Dia dos Namorados” (a partir das 21hs). ...O “Clube XV” (tradicional agremiação social da cidade) realiza seu “Jantar de Aniversário” para comemorar seus “141 anos” neste Sábado (dia12) às 21hs. ... Dia 15 estará nascendo a novíssima “Casa do Meno”, concessionária do “Clube dos Ingleses”, no “Baxter’s Bar” (18hs) com música de Lapetina (“Blown Up”) no piano e voz. ...dia 17 de junho entrega dos troféus “Top Of Mind” (A Tribuna 2010) às 19h30 coquetel e 20h30 cerimônia de Premiação com apresentação de Glória Maria e às 21h30 Jantar ao som da “Banda Sant’Anna” ...dia 19 de Junho (às 20h30) Celeste Mendes convida para o Jantar Dançante Beneficente em prol da “Escola Portuguesa”,com animação da “Banda Siryus”.

Av. Washington Luiz, 530 Gonzaga Santos Tel: (13) 2138-2800


Baixada Santista, 12 de junho de 2010 - ANO XVIII - Parte integrante da edição nº 847, não pode ser vendido separadamente

Não descuide do coração durante a Copa do Mundo Cardiologista diz que a combinação de fast food, álcool e tensão pode ser fatal para os fãs de futebol

da Redação Futebol é um esporte que normalmente leva o brasileiro a se reunir ou no estádio, ou em frente à TV para ver a bola na rede. Em época de Copa do Mundo, então, praticamente não se fala em outro assunto. Torcedores se programam para acompanhar o evento, principalmente as partidas da seleção verde-amarela. E é aí que está o perigo, já que os “acompanhamentos” do jogo podem fazer muito mal à saúde. “Seja em casa ou nos barzinhos, as pessoas costumam comer muito em frente à TV, principalmente quando estão reunidas e entusiasmadas pelo mesmo objetivo. Um adulto

normal é capaz de ingerir um sanduíche duplo ou três fatias de pizza, além de batatas fritas, doces e muita cerveja. Essa combinação não só resultará em ganho de peso, como poderá comprometer inclusive a saúde do coração”, diz o cardiologista Otávio Gebara, diretor clínico do Hospital Santa Paula, de São Paulo. Como os jogos serão transmitidos às 11h e às 15h30, Gebara recomenda que os torcedores se alimentem de modo saudável no café da manhã e no almoço, a fim de evitar o excesso de comidas calóricas, repletas de mau colesterol, sal, açúcar e gordura trans durante as partidas. “É importantíssimo que o entusiasmo pelos jogos não leve os torcedores

a comprometer a saúde nem a ficar com a forma da ‘jabulani’, a bola da Copa do Mundo. De modo geral, todos devem reduzir o consumo de carne vermelha, pães, gorduras, açúcar e álcool. Caso contrário, pode haver o espessamento das artérias, o comprometimento do fígado e do pâncreas, alterações na pressão sanguínea e aumento no nível de colesterol”.

Alegria sim. Stress não!

Na opinião de Otávio Gebara, a diversão faz muito bem ao coração. Entretanto, quando o entusiasmo se transforma em tensão, e esses episódios passam a ficar mais frequentes, o coração poderá dar sinais de que a saúde

merece cuidados. “Pesquisas indicam que o risco de infarto aumenta durante as finais de campeonato, por conta do stress agudo, da raiva e do aumento de pressão. Além disso, os estressados têm mais chance de desenvolver a síndrome metabólica, que é uma reunião de disfunções – como pressão alta, excesso de gordura abdominal, níveis anormais de colesterol e elevada taxa de açúcar no sangue – que aumentam o risco de diabetes, cardiopatias e infarto”, diz. O cardiologista alerta: “Divirta-se muito durante a Copa do Mundo, mas não leve o jogo tão a sério, a ponto de perder a saúde ou a vida”.


CRECI 20235

IMÓVEIS VENDE-SE

Vista Linda, ót. edícula com 2 dorm., WC, sl, coz. com gde terraço, terreno 10x30. R$ 75 mil.

CRECI 20235

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Casa Geminada, 2 dorm, sl amer. com coz., wc, lavand. e área livre nos fund. Estac. 2 carros na fte. Mobiliado. R$ 110 mil.

APARTAMENTO

CoberturanoMaitinga,mobiliadapara temporada.Tel(13)3317-3126./33175075. ____________________________

APARTAMENTO

Alugo cobertura. Mensal, toda mobiliada. No Maitinga. Tel (13) 33173126./ 3317-5075. ____________________________

CASA

Vendo casa em Cond. Fechado. Terreno 551,78m² c/ 4dorms ( 02 suítes), sl 03 ambientes e demais dependências. Cond. c/ piscina, salão de jogos e festas. Vigilância 24h. Tel (11) 5581-3380 / 8975-4899. ___________________________

CASA

Vende-se casa em V. de Carvalho II, excelente rua. R$ 16mil , em construção. Tel (13) 9713-7183 _________________________________

CASA

Vende-se casa c/ 4comodos. Terreno grande e murado. R$ 30mil. Tel (13) 9713-7183 _______________________________

CASA

Vende-se casa próx. a Padaria do Manolo, grande c/ 03dorms, edícula no fundo.R$ 60 mil Tel (13) 97137183 ___________________________

CASA

Vendo casa em Bertioga com salão comercial na frente excelente ponto tratar tel (13) 971714816 direto com proprietário _____________________________________

CASA

Vendo casa c/ 2quarto, sl, coz., wc e áreadeserv..Todadependente.Pode construir nos fundos. Tem 28m². R$ 45mil. Tel (13) 3317-5562. _________________________________

CASA

Vendo casa c/ 01 dorm., na Chácara Vista Linda. R$ 35mil. Entrada + parcelas. Direto c/ o proprietário. Tel (13) 9759-9012/ 9790-1222. __________________________________

CASA

Vendo casa c/ 03 dorms (1 suíte + wc social, sl conjugada c/ coz., garag. Coberta. R$ 110mil. Facilitada. Tel (13) 3313-1393 / (11)8574-9976 ______________________________

CASA

Vendo casa no Albatroz II c/ 03 dorms, sl, coz, churrasq.,R$ 70 mil. Tel (13) 9798-9601 _________________________________

Vendo casa no Cond. Bouganville III, c/ 4dorms, 2 suíte, demais dependências, cond. c/ piscina. Tel (11) 8975-4899. ___________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. a portaria, c/ 02 dorms + 1 suíte, piscina, edícula, ref. 144. R$ 280mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br. ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, construção nova, próx. a Sede Social, c/ 02 dorms + 2 suítes, ref. 71. R$ 230mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br __________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. a Sede Social c/ 1dorm. + 1suíte, pisc., edícula. Reef. 88. R$ 200mil. Tratar Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _______________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia. Casa alto Padrão, próx. a portaria, c/ 4suítes, excelente área de lazer c/ piscina. Re. 33. R$ 700mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3 3 1 2 - 1 1 6 4 . www.tropicimovies.com.br _____________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx. a Sede Social, design moderno, construção nova, 4suítes, excelente piscina e área de lazer. Ref. 38. R$ 420mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia na Av Itapuã próx. a Portaria c/ 02dorms, 2suítes, piscina, excelente área de lazer, ótima localização. Ref. 79. R$ 600mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br __________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx ao Centro Comercial, excelente localização, acabamento de primeira, c/ 4suítes, piscina, área de lazer. Ref. 48.R$ 550mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 33121164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx a Portaria, final de rua, excelente localização, c/ 03dorms +1suíte, área de lazer, piscina. Ref. 53. R$ 670mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ______________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia próx a Portaria c/ área de lazer, área de terreno de 1.000m², 8suítes,

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia, próx. ao Centro comercial, c/ 02dorms + 1suíte, piscina c/ área de lazer. Ref. 65. Tel (13) 3312-3312/ 3 3 1 2 - 1 1 6 4 . www.tropicimovies.com.br ________________________________

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia de esquina, terreno 571m² c/ 2dorms + 1suíte. Ref.116 Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _________________________________

CHALÉ

Vende-se Chalé no Cond. Morada da Praia excelente localização próx. a sede social, terreno aterrado, c/ 2dorms. Ref. 102. R$ 90mil. Tel (13) 3312-3312/ 33121164.www.tropicimovies.com.br _____________________________

CASA CARUARA

Vendo, 1 dorm, 1 ste, sl, coz, wc, 10x50m. R$ 45 mil. (13) 8824-6559 / 9745-7665 / 3352-7284. _____________________________

Casa Nova, 1 ste, 1 dorm., sl amer., WC, lavand. e vaga 2 carros, área livre nos fundos. Pode finac. pelo prog. Minha Casa MinhaVida.200mdapraia do Indaiá. R$ 130 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 CRECI 20235

APARTAMENTO

Alugo apartamento sem fiador, no Maitinga c/ quarto, sl, coz, wc, área de serv.e garagem. R$420,00. Tel (13) 3317-2248 _________________________________

CASA

CASA

Vende-se casa no Cond. Morada da Praia. Construção nova c/ 02dorms + 1suíte, piscina c/ área de lazer. Ref. 126. R$ 400mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br _____________________________

Vendo chácara de 1000m², 20x50, comdoc.Ok.eIPTU em dia. R$ 30 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 CRECI 20235

APARTAMENTO

Vendo Ap. no Jardim São Rafael c/ 2 dorms, coz., sl wc, a 1 quadra da praia. R$ 25mil. Área de serv.. Tel (13) 9751-3043. _____________________________

CASA

Rio da Praia, belo lote já desmat. e total aterrado. 12x40=480 m², uma lateral e fundos murados de terceiros. Com doc. Ok. R$ 50 mil.

CASA - SÍTIO S. JOÃO

Vende-se casa no Sítio Sao João. Km 226, próximo a rod. Rio-Santos, depois da ponte. 2 dorm, sl ampla, coz e 3 wcs. Doc OK. R$ 40 mil. (13) 9778-9529. ____________________________________

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CASA - ALBATROZ

Casa no Jd. Albatroz, 3 dorm (1 ste), 3 wc, sala, coz e garagem. Churrasqueira. Apenas R$ 70 mil. (13) 9798-9601 ______________________________

Indaiá, ót. localização, a 50m da praia, área de 528,48m² com as laterais e fundos murados de terceiros. 12 e 13,10 x 46,66m. R$ 150 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Maitinga, terreno de 480m², com 2 laterais muradas de terceiros e parcialmente aterrado por R$ 100 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CRECI 20235

Vendo Casa na Rua Maria Cecília no Indaiá, 280. idalinafernades@gmail.com. ________________________________

APARTAMENTO

Vista Linda, terreno total desmatado e aterrado com proj. aprov. p/ const. de 2 casas geminadas com 1 Ste, 1 dorm, sl amer., lavand. R$ 60 mil.

Vendo terreno 15x35, 300 m da praia R$ 60 mil. Jd.Indaiá. Rua Maria Lucia.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Vista Linda, 2 casas (Edícula, 1dorm, WC, área de lazer cob. com churrasq.) - Casa central - sl 2 amb, coz., 1 Ste, 1 dorm., terraço na fte, vaga para 4 carros. Terreno 10x30. R$ 120 mil. Agendar visita.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045 Sobrado lindo com 3 quartos (1 ste) ambos na partesup.,gdeslem2amb., WCecoz.,vaga2carrose área livre nas laterais e fundos. R$ 150 mil.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

São Rafael , 100m da praia, área de 737m², 2 lotes de 11x33,50 já desmatados e aterrados.

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

ATENÇÃO: ANÚNCIO GRÁTIS PARA PRODUTOS DE QUALQUER VALOR. É OBRIGATÓRIO CONSTAR O PREÇO DE VENDA NOS ANÚNCIOS. Anúncio grátis apenas para pessoa física e que não envolva comércio sistemático. O jornal não tem interesse ou participação nos negócios anunciados, bem como, não exige comprovante de procedência dos mesmos. Isentando-se, desde já, de qualquer responsabilidade. Não forneça seus dados sem conhecer com quem negocia.

CASA Alugo casa em São Lourenço, na Rua Pedro Antunes Pinto, 277. R$ 1 mil. (13) 9719-2015. (846) __________________________________

TRAILLER

Vende-se trailler de pastéis e lanches no Indaiá, em pleno funcionamento. (13) 9609-1289. (846) __________________________________

TELEVISÃO

Vende-se TVs de 5” e 20” com controle remoto. R$ 250 / R$ 300. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

SOM AUTOMOTIVO

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

ALUGUEL E TEMPORADA APARTAMENTO Temporada Maitinga. Ap 03 dorms sendo 02 suítes, todo decorado. Tel (13) 3317-3126/ 3317-5075. _______________________________________

CASA

Alugo casa c/ 04dorms, piscina, ar cond., R$ 1000,00 p/ mês . TR. (13) 9753-0027. _________________________________

QUARTO

Aluga-se quarto mobiliado p/ 1 pessoa no Centro de Bertioga. R$ 200,00 p/ mês . Tel (13) 3317-4614 ___________________________

TEMPORADA

Alugo casa para final de ano e feriados. Rua Fca. Martins da Cunha, 320, ap. 142 A, ao lado do Sesc. Garagem coberta. (11) 2236-9732 / (11) 7313-5004 / amaurim@ig.com.br ____________________________________

QUARTO

Alugo, semi mobiliado para 1 pessoa, no Centro. R$ 180. (13) 3317-4614. __________________________________

APTO - MAITINGA

CRECI 20235

Apto no centro, frente a praia, 2 dorms (1 suíte), cozinha, área de serviço com despensa, sala com varanda frontal à praia, 1 vaga de garagem, R$ 140 mil. (13) 3317-4201. ___________________________

Excel.área de lazer c/ piscina. Ref. 43. R$ 900mil. Tropic Imóveis. Tel (13) 3312-3312/ 3312-1164. www.tropicimovies.com.br ________________________________

CRECI 20235

CASA Vendo Casa em Vicente de Carvalho II. R$ 18mil, c/ quarto , sl, coz.,wc, rua calçada, próx. a escola.. Tel (13) 9798-9601. ____________________________________

CRECI 20235

APTO - CENTRO Vendo apto no Centro de Bertioga. 2 dorm. Sala, coz, e wc e lav. 1 vaga coberta. R$ 75 mil a vista ou R$ 40 mil de ent + saldo financiado. 3317-3786. ___________________________

CRECI 20235

(13) 3313-1516 (13) 3313-1045

CRECI 20235

Imóveis

Bertioga, 05 de junho de 2010

CRECI 20235

2

CRECI 20235

B

Aluga-se apartamento de 2 dorm, Maitinga, com piscina, churrasqueira e garagem. Predio com zeladoria. Direto com prop. (13) 3317-5075. __________________________________

APTO - TEMPORADA

Aluga-se para temporada, apto no maitinga, 3 dorm (2 stes), predio com pisc, churr, salao, garagem e segurança 24h. 500m da praia. (13) 3317-5075. __________________________________

ALUGA-SE APTO

Maitinga. Aluga-se 2 dorms, prédio c/ piscina, churrasq. Direto c/ o proprietário. Tel (13 )3317-5075. ________________________________

Coloque seu imóvel a venda aqui! (13) 3317-6000

Vendo, MP3. R$ 250. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

CARRINHO

Vendo carrinho de churrasco. R$ 500. (13) 9614-7098 / 3319-7000. (846) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo, no Maitinga, com 2 dorm., toda infra-estrutura. (13) 9723-7070. (846) __________________________________

BLAZER

Vendo Blazer 2005, Advant., GAS., cinza met., 2.4, 63500KM, revis. c/ manual. Exc. Est. (13) 9702-5539. (846) __________________________________

TERRENO

Vendo terreno em Avaré, 450m2, em cond. fechado. R$ 15 mil ou proposta de carro. (13) 3317-2600. (845) __________________________________

CASA - RIO DA PRAIA

Vendo, com 2 dorm, sl., coz., edícula, á.s., vaga para 5 carros. R$ 100 mil. (13) 8138-4807. (845) __________________________________

QUARTO

Alugo, mobiliado, para 1 pessoa, no Centro de Bertioga. R$ 250 por mês. (13) 3317-4614. (845) __________________________________

CASA - ALUGUEL

Alugo, casa nos fundos. No Jd. Rio da Praia, com 2 dorms, coz. amer., wc, á.s.. (13) 3317-1153. (845) __________________________________

LOJA DE ROUPAS

Passa-se o ponto, com instalação para loja de roupas e acessórios. (845) __________________________________

CASA HANGA ROA

Vendo casa, no módulo da praia. Belissíma, nova, com 5 stes (1 master), rica em armários, sl. com lareira e telão, sl. de estar, jantar e almoço. Sl de jogos com vista pro mar, varanda, churrasqueira e piscina. (11) 9979-6613 / (11) 96883306 / (11) 5576-8274. (845) __________________________________

APARTAMENTO

Alugo apto com 1 dorm, sl, coz, á.s., vaga, próx. a Casas Bahia. R$ 450 mensal. (13) 3317-7730. (844) __________________________________

APARTAMENTO

Aluga-se, no Maitinga, com 2 dorm, pisc, portaria e vaga. R$ 850, incluso cond. e IPTU. (13) 9723-7070. (844) __________________________________

TRAILLER

Vendo trailler de lanches e pastéis, no Indaiá, com licença. (13) 96091289. (844) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo apto. de 1 dorm, próx. ao PS, odcumentação OK. R$ 60 mil. (13) 9777-9127. (844) __________________________________

Vendo, Honda Bros 150cc, ano 2008. (13)9734-9360.(843) __________________________________

GELADEIRA

Vende-segeladeiraCônsulemperfeito estado. R$ 350. (13) 3317-1577. (842) __________________________________

FRIGO BAR

Vende-se frigobar pequeno, usado. R$ 250. (13) 3319-7709. (842) __________________________________

SUÍTE

Aluga-se uma suíte para uma pessoa que trabalhe fora, na Manoel Gajo, próx. a Anchieta, semi mobiliada. (13) 9747-4047.(842) __________________________________

CASA - VISTA LINDA

D 10

Vendo D 10 completa, ano 84. R$ 30 mil. (13) 9747-4849. (837) __________________________________

F 1000

Vendo F 1000, ano 80. RS 30 mil. (13) 9747-4849.(837) __________________________________

COLCHÕES

Vendo colchão de solteiro c/ capa por R$ 30,00. Tel (13) 3317-3645. (837) __________________________________

MERCEARIA E BAR

Aluga-se, com quarto, sala, cozinha, wc. (11) 7356-5482 / 2581-4932 / (13) 3311-9564.(841) __________________________________

Por motivo de doença, vende-se uma Mercearia e Bar na Praia de São Lourenço. (13) 3316-6021. (837) __________________________________

Vendobotasdeconstrução.(11)73565482 / 2581-4932 / (13) 3311-9564. (841) __________________________________

Vende-se Claraboia tamanho 1x1m, R$ 30, em bom estado. (13) 33173645. (837) __________________________________

Vendofogãoindustrialcomforno,semi novo. (13) 9146-4935. (841) __________________________________

Aluga-se quarto para temporada. R$ 40 a diária, por pessoa. Mensal R$ 250, com pisc., churrasq. Rua Peirão de Castro, 30 - Vista Linda. (13) 97883618. (837) __________________________________

BOTAS

FOGÃO INDUSTRIAL

TERRENO

Vendo terreno de 700m2 com casa antiga na Rua João Ramalho, próx. ao Centro. Doc. OK. (13) 3317-2248 / 3317-7679.(840) __________________________________

CASA VISTA LINDA

Alugo casa na Vista Linda com quarto, sl, coz, wc e á.s., (13) 3311-8995. (840) __________________________________

TROCADOR DE CALOR

Bomba de calor Nautilus, modelo P80 AB2, carga de 1400kg, consumo 24 A. R$ 3 mil, ac. oferta. (11) 2233-4732. (840) __________________________________

CASA

Vendo casa com 3 dorms, no Indaiá. (13) 3313-1393. (839) __________________________________

GOL SPECIAL

Vendo, ano 2002, cinza, 44 mil km originais. (13) 3313-1393. (839) __________________________________

CASA

Alugo casa para finais de semana, com2suítes,coz,área,churrasqueira, quintal grande. Diária de R$ 150. (13) 3311-9702.(839) __________________________________

HONDA BIZ

CLARABOIA

QUARTO

CORRIER

Vendo Ford Corrier preta, 2007, seminova.Doc.OK.(13)3311-6018/91232042. (837) __________________________________

CASA

Vendo, próx. ao SESC, a 2 quadras da praia, s/ escritura. Precisa de reforma. R$20mil.(13)9778-9043/9798-9799. (836) __________________________________

TERRENO

Vendo, em Avaré, com 450m2, doc OK.R$15mil.Trocoporcarronovalor. (13)3317-2600.(836) __________________________________

MÁQUINA DE FRIOS

Vendo, máquina para cortar frios, marcar Fizzola. (13) 3317-4569. (836) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo apto na Vila Itapanhaú, no Cond. Buriquioca, 2 dorm, 2o andar, 1 vaga coberta, próx. ao PS. R$ 45 mil + prestaçõesCEF.(13)9726-3175.(836) __________________________________

LOTE

Vendo,semi-nova,ano2003.DocOK. R$ 3500. (13) 3311-9702. (839) __________________________________

Vendo lote na Chácara Vista Linda. 5x60m, R$ 5 mil parcelado. (13) 97030873. (836) __________________________________

Vendo Monza GL, 4p, ano 94/95. (13) 3311-9794 / 9142-9833. (839) __________________________________

Som e luz para DJ, para todos os tipos de evento. (13) 9702-6008. (836) __________________________________

Vendo URGENTE moto XR 250 Tornado, preta, único dono, partida elétrica. Ano 07/07. 16.000 km originais. R$ 8 mil. (13) 7806-9927 - ID 84*87755. (839) __________________________________

Vendocarrinhodelanchescombebiba alcoolica, no Maitinga. (13) 8116-5297 / 3317-6039. (836) __________________________________

MONZA

MOTO XR TORNADO

CASA

Vendo, no Mangue Seco, 2 dorm, sl, coz, wc, AE, garagem. R$ 22 mil. (13) 3317-4347.(838) __________________________________

CARRINHO DE PRAIA

Vendo, de lanches e bebidas, completo.R$2.500,00.(13)3311-7159 /9608-0502. (838) __________________________________

DIVERSOS MÓVEIS

CORSA

Vendorackbranco,sofácom2lugares e teve de 36” com tela plana. Tudo por R$ 700 a vista. (13) 3317-3225. (838) __________________________________

Vendo, GM Corsa, ano 95, cor verde. (11) 9890-7688 ou (13) 3317-6351 (a noite). (844) __________________________________

Vendo,ano95,verde.(11)9890-7688. (838) __________________________________

MOTO

TERRENO VendoterrenonaVistaLinda.10x30m, aterrado, ideal para 2 casas. R$ 38 mil. (13) 3311-7166. (838) __________________________________

CORSA

DJ

CARRINHO DE LANCHES

APARTAMENTO

Alugo apto no Ed. Atlantis, em frente ao mar. 3 dorm, 2 pisc, salão de jogos, coz. americana, churrasqueira, varanda,TVdePlasma42”,segurança 24h. Até 8 pessoas. (11) 9769-2526. (836) __________________________________

CASA

Vendo, perto da Padaria Manolo, 4 dorm (1 ste), sala, coz, copa, varanda e 1 wc. Quintal grande. (13) 81583505. (836) __________________________________

CASA ANTIGA

Vendo, em terreno de 700m2, na Rua João Ramalho, próximo ao centro. (13) 3317-7679. (835) __________________________________

CADEIRA


3

Imóveis Vendo cadeira regulável para cabeleireira+carrinhoauxiliar.R$500. (13)3317-3865.(835) __________________________________

APARTAMENTO

Vendo, 1 dorm, na Aviação, fte para o mar, com garagem. R$ 80 mil. (11) 3742-0315.(835) __________________________________

ESCORT

Vendo, Escort SW 1.8, revisado. Ano 98, motor Zetec. Ac. troca. R$ 10.800. (11)3742-0315.(835) __________________________________

LIVRO

Vendo, com instruções detalhadas para construir mini usina de biodiesel. (11)3742-0315.(835) __________________________________

PALIO

Vendo, Palio ELX 98, azul marinho, 4p, 1.0, dir. hid., doc OK. Bom estado. R$10mil.(13)9778-4767/3317-1049. (835) __________________________________

SUZUKI

Vendo, moto Suzuki Burgman 125cc, preta,ano96,doc.OK.(13)9778-4767 / 3317-1049. (835) _____________________________

DVD’S

Vendo 2 mil DVDs originais, mais 20 prateleiras. R$ 11 mil. (13) 9712-2777. (835) __________________________________

TERRENO - SESC

Vende-se terreno em Bertioga de 390m², próx. ao SESC . Tel 97493079. (834) __________________________________

MONZA

Vende-se um Monza ano 90, 2 portas, álcool.Tel(13)3316-4288/9755-9782. (834) __________________________________

TELHA

Vende-se1.500telhasromanausada, R$ 0,50 cada. Tel (13) 3317-4570. (834) __________________________________

CASA Vendo,emGuaratuba,4dorm,2salas e 4 wcs. R$ 100 mil. (13) 3312-7407 / 9778-7619.(829) _________________________________________________

Vendo Berço com trocador, 2 gavetas e 2 prateleiras. R$ 150,00. Tel (13) 3317-2221.(820) _________________________________

Troco Parati 2001, 4 portas, prata, em perfeito estado em casa ou terreno em Bertioga. (13) 9717-4816. (817) _____________________________________

CELULAR

Faço viagens p/ São Paulo e região ida e volta. Carro 0Km. Tel (13) 33175299 / 9606-1483. (820) _________________________________

Carro Fiat Palio 99, 2p, a.c., desemb., cinza. R$ 12 mil. (13) 3317-3033 / 7809-6638.(815) _________________________________

Vendo, MP12, preto. Aceita 2 chips e TV. Com garantia. R$ 280. (13) 97707756. (827) _________________________________________________

Vendo Jogo de Quarto, uma beliche de madeira. Tel (13 ) 3317-4075. (820) ________________________________

CORSA

Vendo Corsa Classic, 2001, completo +CDeroda.R$15mil.(13)9703-4235. (829) _________________________________________________

CASA GUARATUBA

Vendo casa em Guaratuba, no cond. costa do Sol. Casa térrea, lavabo e coz. americana, mais 2 casas de aluguel. (13) 9729-1231. (828) _________________________________________________

APTO

Aluga-se apto. de 2 dorms + dep. no CondomínioCitymar.R$350/mês.(13) 3317-3342 / 9701-9744. (827) _________________________________________________

MACA

Vendo, maca com escadinha. R$ 180. E uma cadeira de banho, nova, na embalagem. R$ 190. (13) 3311-9985 / 9779-8442.(827) _________________________________________________

SALÃO COMERCIAL

Aluga-se salão para fins comerciais, ao lado de 3 escolas e faculdade. R. BartolomeuF.Gonçalves,510-Centro de Bertioga. (13) 3317-4093. (827) _________________________________________________

CASA

Vendo casa antiga em terreno de 700 m2, na R. João Ramalho, próx. ao Centro.(13)3317-7679.(827) _________________________________________________

CASA RIO DA PRAIA

Aluga-se casa no Jd. Rio da Praia. 1 ste, sala, coz, wc, á.s. e gar. coberta. (13)3317-1153.(827) _________________________________________

PC POSITIVO

Vendo restaurante todo montado e funcionando. Ótimo ponto. (13) 33172417 / 9746-7796. (834) __________________________________

Vendo bicicleta toda em alumínio, com roda de folha dupla. R$ 150. (13) 9792-9248.(827) _________________________________________________

Vendo apto no Jd. Rafael, próximo a praia,no4o andar.R$25mil.(13)97513043. (833) __________________________________

Vende-se Monza, ano 90, 2 portas, álcool. (13) 3316-4288 / 9755-9782. (826) _________________________________________________

Vendo Palio, azul marinho, ano 97, 4p. (13) 3311-9471 / 8816-1536. (833) __________________________________

Vendo berço branco e rosa, com cômoda e colchão. R$ 150. (13) 97330532. (826) _________________________________________________

APTO

PALIO

PEÇAS CHEVETTE

Vendo peças de Chevete Jr. ano 93. Motor, câmbio, rodas, etc... (13) 33174930. (832) __________________________________

BICICLETA

MONZA

BERÇO

CASA TEMPORADA

S10

Alugo casa em Bertioga para fim de semanaoutemporada.(13)9792-7079 / 3317-5870. (825) _________________________________________________

Vendo S10 97, completa. Gás e gasolina. Único dono, com protetor de caçamba e capota. (13) 3317-5657. (832) _____________________________

Aluga-se quarto, mensal, em casa com piscina e churrasqueira. R$ 200. (13)3311-6053.(825) _________________________________________

CASA BERTIOGA

Vendo, no Jd. Rafael, Rua Renato JoseArminante,90mdapraia.Terreno 6x30m.R$94mil.(11)2236-9732/(11) 7313-5004.(832) __________________________________

CASA - SESC

Vendo, ao lado do Sesc, Rua Francisca M. da Cunha. Garagem coberta. Terreno 6x32,5m. Aceito financ. e proposta. R$114 mil. (11) 2236-9732 / (011) 7313-5004. (832) _____________________________

APTO

Vendo, no Jd. Rafael, com 2 dorm, coz, wc e á.s. R$ 24 mil. (13) 97019248 / 9723-7728. (831) _________________________________________________

LOCADORA

Video locadora com 2000 DVDs seminovos, originais e mais 20 prateleiras por apenas R$ 11 mil. (13) 9712-2777. (830) _________________________________________________

ESCORT

Vendo,GL87,vermelho,álcool.Preço a combinar. (13) 9763-5626. (830) _________________________________________________

BOMBONIERE

Vendo instalações com prateleiras, 2 balcões, geladeira com porta de vidro. (13)9746-2088.(830) _________________________________________________

MAITINGA

Algua-se casa, com 2 dorm, fim de semana e carnaval. (13) 8125-0210 / 9750-9044.(830) _________________________________________________

CELULAR

QUARTO

GATOS

Doa-se filhotes de gato siamês. (13) 3311-6053.(825) _________________________________________

CARRETA

Vende-se carreta de barco. R$ 200. (13)3311-6053.(825) _________________________________________

COMPUTADOR

VendocomputadorMetronAMDDuron 1.3, 750 MB-Ram e kit multimídia. R$ 400. Negocio para pagamento a vista. (13) 9758-1244 / 3317-4608. (825) _________________________________________

COMÉRCIO

Vendo cabine de cartao telefonico em Bertioga.Ótimoponto.(11)6658-8317 ou (13) 8113-1227. (825) ___________________________________________

CASA TEMPORADA

Para dezembro e janeiro, casa p/ 4 pessoasnaruaFca.MartinsdaCunha, 320 , ao lado do Sesc Bertioga. Garagem coberta. (11) 2236-9732 / (11) 7313-5004 / amaurim@ig.com.br . (822) _________________________________

BELICHE

Beliche, de madeira. Valor nas lojas OrientalR$1060,vendoporR$450.00. (13)9711-0032.(822) _________________________________

FREEZER

Vende-se freezer Brastemp vertical c/ 05 prateleiras, 260L, em perfeito estado.Tel(13)3317-1705/3317-3497. (822) _________________________________

BOTIJÃO DE GÁS

Aparelho celular MP12, R$ 280. (13) 9718-1105.(829) _________________________________________________

Vende-se botijão de gás 13Kg por R$ 30,00. Tel (13) 3317-4614. (822) _________________________________

Vendo uma mesa com seis cadeiras. R$ 350. (13) 9718-1105. (829) _________________________________________________

Vendo Bateria Mapex, profissional, semi-nova, completa. R$ 800,00. Tel (13)3317-4569.(822)

MESA

São Lourenço. Rua Nicolau Antunes Pinto, 157. (13) 3316-6021. (817) _________________________________ Vendo, Ford F600 carroceria, motor novo. (13) 9717-4816. (817) ________________________________

Vendo, computador Positivo, hd de 160gb, monitor LCD de 14.4”. Único dono, com nota fiscal. R$ 700, aceita proposta. (13) 9792-9248. (827) _________________________________________________

RESTAURANTE

TERRENO

Vendo terreno 350m² 10x35, plano, murado, av. asfaltada, na Av Ayrton Senna, lote 32, altura do nº 132. Tel (11)9633-1676.(821) _________________________________

Vendo monitores de PC usados em bom estado. (13) 9756-8985. (834) _____________________________

MONITORES

_________________________________

BATERIA MAPEX

BERÇO

VIAGEM

SOCIEDADE

APARELHOS

CAMINHÃO

PARATI

CARRINHO DE LANCHE

PRANCHA

Vendo Prancha 6 masculina. R$ 350,00.Tel(13)3317-2248/8115-5565. (820) ________________________________

FILHOTES

Vendo Lindos Filhotes de basset miniatura, bicolor, vermifugado. R$ 400,00.Tel(13)9764-2567/9781-9619. (820) ________________________________

BICICLETA

Vendo bicicleta aro 20, vermelha. R$ 230,00,seminova.Tel(13)9743-7829. (820) ______________________________

FREEZER

Vende-se freezer Brastemp vertical, c/ 5 prateleiras, em perfeito estado. Tel (13)3317-1705.(820) _________________________________

KOMBI

Vendo Kombi 08, 1.4 flex, doc ok, rev c/ gar. + serv. R$ 25.800,00 ou ent. de 2.800,00 + 54 parc. 583,00. Tel 913) 8156-5111.(820) __________________________________

CORSA

VendoCorsaWind95,abaixodatabela ou troca c/ carrinho de menor valor. Tel (13)3317-6278.(820) ______________________________

KADET

Vendo Kadet ano 95, doc. Ok, R$ 8.500,00. Tel (13) 9606-3850. (820) ________________________________

FOCUS

Vende-se Focus Sedan 2005, 2.0, preto, completo, som original, estado de okm. R$ 29.500,00. Tel (13) 81348268. (820) ______________________________

FIORINO

Vende-se uma Fiorino Trackiing, ano 97,vinho,1.5.tel(13)9789-8441/33131967. (820) ________________________________

PALIO WEEKEND

Vende-sePalioWekend,1.0ano2000, alienado. Aceito alto de menor valor. (13)9794-5440.(820) _______________________________

CAMINHÃO

VendocaminhãoFordF600carroceria motornovo.Tratartel:(13)971714816. (820) _______________________________

KOMBI

Vendo Kombi ano 2001 a álcool funilaria em perfeito estado. Tratar tel:(13) 97134837ou (13) 33175870. (820) ______________________________

PARATI

Troco uma Parati 2001, 4 portas prata, perfeito estado. Troca po terreno ou casa em Bertioga. Tel (13) 9717-4816. (820)

_______________________ SOCIEDADE Vendo sociedade em restaurante / lanchonete em Praia Grande. Ótimo pontodeesquina.R$70mil.(13)78075069. (818) _________________________________

DIVERSOS

Vendo carrinho de lanche completo. URGENTE. (13) 9717-4816. (817) _________________________________

FÁBRICA DE BLOCOS

Alugo fábrica de blocos em Bertioga commaquinário.(13)9717-4816.(817) __________________________________

MERCEÁRIA

Vendo, merceária e bar na Praia de

1 DORM - SV - Próximo Brisamar. R$ 800 pacote. Tr. 3013-9225 ___________________________________

P. PRAIA - 2 ds., AEs., sala, Wc emp., gar. fech. R$ 900 + encs. Com fiador. Tr. 3273-1817 _____________________________________

SÃO VICENTE

SÃO VICENTE

SÃO VICENTE

SANTOS

SANTOS

BARCO

TRIPLEX NOVA - 2 gar., $1.400, pct. www.ffernandes.com 3227-9911 C.49110 R. ____________________________________

QT0/SALAEMBARÉFTEAv.Epitácio Pessoa 230 c/ sacada, reform, 1.400 pct E.LOPES 3227-1958 ____________________________________

AP. 5ºA. ORQUIDÁRIO - 2 drs. dep. emp. g. fech. R$ 1 .4 0 0, p c t e . H A S T E . F : 3239-2156 _______________________________________

Barco de aluminio, 6m, com carreta e motor Johnson 25hp. Doc. OK. (13) 7809-3693.(815) __________________________________

ALVARO ALVIM Nº 31 Altos. 32329160 C.40332 _____________________________________

1 DORM CENTRO/SV - Sala 2 amb, gar. col. Tel: 3224-8379 e 9783-8022. _____________________________________

P. PRAIA 2 SUITES - Mobiliado/ decorado, v. mar, prédio c/lazer. 32882844/ 9740-0260 ___________________________________

S O B R A D O 4 0 0 M² - R. Rangel Pestana, ao lado de faculdade. Contém 4 salões + 3 salas, 6 banhs. Ideal p/bancos, órgãos públicos, escolas, etc. R$ 9 mil. Tr. 3232-3232 H/C _______________________________

GONZAGA - Próx. Shopping, qto. e sala. R. Carlos Afonseca, 07, ap. 114. Pcte. R$ 1 mil. Tr. 3289-2492 ____________________________________

MÓVEIS

Vendo 2 conjuntos BITZER - 5, completos, incluindo portas e painel de controle. Ótimo preço. (19) 96254371 / (19) 3242-2996. (815) ________________________________

Vendo Urgente carrinho de lanche completo . Tel (13) 9717-4816. (820) _________________________________

COBERT. C/ PISC. - Boqueirão, 4 ds. 4gars.infs.ISAIASNOVAESIMÓVEIS F: 3271-6127 C.11760 ____________________________________

EMBARÉ 2 DS. - Sala, coz., Wc, gar. R$950pcte.Comfiador.F:3273-1817 ______________________________________

PALIO

Vendo Ar Condicionado Elgin 8500 BPU. Tel (13) 9733-2907. (820) ________________________________

SOCIEDADE

SANTOS

EMBARÉ - 2 dorms, prédio c/elev, gar. R$ 1.300 (pcte). 3221-8474 C.21609 _______________________________________

QTO/SALA - Ilha Porchat c/mob. Pcte 900. 3271-1212 ou 9712-6242 ______________________________________

Duas camas de solteiro e um berço chiqueirinho. (13) 3317-4551. (815) _________________________________

Vendo Berço simples e chiqueirinho. R$ 180,00. Tel (13) 3313-1304. (820) ________________________________

SANTOS

GONZAGA1DORM.-Sala,coz.,banh., gar, todo reform, p. frio, elev, Av. Mal. Deodoro, 29 ap. 503. Alug. 600 + enc. Tr. 3235-2500 _________________________________

R.FRANCISCOD.JORGE379,Cidade Náutica/SV.Tratar3232-9160C.40332 _________________________________

Atenção dentistas – vendo 80 aparelhos cirúrgicos de metal por R$ 100,00. Tel (11) 2092-9130. Após as 16:00hs. (820) _________________________________

AR COND.

POMPÉIA UNISANTOS - 4 dorm., (2 stes),AE,2gar.Alug1.600+enc.32897247 /9784-9945 ou 9784-9028 __________________________________

Bertioga, 05 de junho de 2010 B

CÂMARA FRIA

BARCO

Equipado, semi-novo, 37 pés, para lazereturismo.MotorMercedes,Caixa ZF. Ótimo preço. (19) 3235-1821 / (19) 9625-4371.(815) _____________________________________

KOMBI

Vendo Kombi, ano 2001, perfeito estado. Tratar. Tel (13) 9713-4837. (814) _____________________________

DOCES P/ FESTAS

CentoR$14,90.Tel(13)9713-7183. (814) _________________________________

MÓVEIS

Vendomóveisantigo.RuaGonçalo daCosta,64,CentrodeBertioga.Tel (13)9709-2534.(814) _____________________________

FREEZER

VendofreezerBrastempverticalc/05 prateleiras, em perfeito estado. Tel (13)3317-1705/3317-3497.(814) _________________________________

MOTO

VendoMotoHondaTitan150,preta, ano 2006, partida elétrica. Quitada. Possibilidadedefinanciamento.Tel (13)3317-2612/ 3317-6456/ 96044856.(814) ________________________________

CARRO CELTA

VendoCelta1.0ano20042p.Quitado. Possibilidadedefinanciamento.Tel (13) 3317-2612/ 3317-6456/ 96044856.(814) ___________________________

UNO

VendoUno2001básico,branco.Doc Ok. Transferência . tel (13) 81351150.(813) _____________________________

SANTOS

SANTOS

SANTOS

SANTOS

LOJACOM.-Boq./Stos.S/cond30287642/3231-2553 _________________________________

SANTOS

SOBRADOS-Apartir$1.25 0,www.ffernandes.com3227-9911 C.49110 _________________________________

SANTOS

Próx Faculdades, p/lojas, farmácias, Clínicasc/estacion.Tr.(13)8114-3570 C.25441 _________________________________

SANTOS

CONJ. COMERCIAL - Ref o r m , Av. A f o n s o P e n a E.LOPES 3227-1958 C.77803 _________________________________

SANTOS

CASARÃO P. PRAIA - P/ fins comerc. canal 7, infs. ISAIAS NOVAES IMÓVEIS F: 3271-6127 C.11760 ________________________________

SANTOS

LOJA - Av. B. de Campos. Esq. de gde movimento. Tr. 7807-4239 ID 142*1653 SL. COM. - 43m² á. ú. Al. + cond. R$ 1 mil. 3227-1721 _______________________________

SANTOS

R. JOÃO PESSOA, 231 - Sl. 11. Tel. 3232-9160 C.40332 _________________________________

SANTOS

AV. SÃO FRANCISCO - 77 sl. 3. Tr. 3232-9160 C.40332 __________________________________

SÃO VICENTE

ALUGA - Av. Emb. P. Toledo, 530 sl. living, gar. c/vista p/ mar.R$800 pacote F: 97202726 /3227-8220 ________________________________

SÃO VICENTE

SALA LIVING SV - Mobil. R$ 750 (pcte). Próx. Brisamar. 3013-9225 ___________________________________

CARRINHO DE PRAIA

SANTOS

Vende-secarrinhodepraiadelanches ebebidasnoSESC.R$6mil.Tel(13) 3317-2891.(813) _________________________________

APARECIDA - 1 dorm c/ arm, espaçoso, gar. Próx. Shop. Praiamar. R. Pirajá da Silva, 27 ap. 71. Tr. (13) 9711-5809/ (11) 9656-7909 _____________________________________

ORATÓRIO

Vende-se,p/budistanacormarfimc/ 02mesesdeuso.Vendapelamelhor oferta.Tel(13)3317-5075/9723-7070. (813) ________________________________

BAR VENDE-SE

BaremercearianoJardimS.Lourenço (Bertioga), por motivo de saúde. Tr. 133316-6021ou139718-1714(811) ____________________________________

SANTOS

OCASIÃO! - Pct: * Gonzaga 2D, 3º revers =1.050,00; * Jto canal 3 - 2 D, ste, elv = 1.200,00; * Pompéia 2 D, dep.emp, elv = 1.430,00 Tr. 97886096 C.r34321 R. ___________________________________

SANTOS

Embaré, and. alto, vista total mar c/ sacada, 3ds, 2 stes, coz. americ, living, gar. E.LOPES 3227-1958 C.77803 _______________________________

SANTOS

P R A I A - E M I S S Á R I O - 3dorm., AE, 2 gar. Pacote R$ 1.600. Tr. 32897247 ou 9784-9945 / 9784-9028 __________________________________

SANTOS

GONZAGA - 3ds, ste, 2 gars fte, próx. praia. R$ 2.900 pcte. Tr. 8115-3484 C.61218 AV. EP. PESSOA, 235/22 Tel. 3232-9160. C.40332 ________________________________

SANTOS

EMBARÉ - 1d, gar. 32736922 e 97038784 ___________________________________

SANTOS

P. PRAIA 1 DR. - R$ 700, + enc. 32311317 _________________________________

SANTOS

SANTOS

SANTOS

SANTOS

SANTOS

P. PRAIA FRENTE - Piso frio, c/AE, 2 elevs.,gar.Pcte.950.Ót.estado.32270160 ___________________________________

PRAIA GRANDE

1D FTE MAR/PG - R$ 530 pct 97248221 / 3596-2388 ____________________________________

PRAIA GRANDE

1D FORTE/PG - R$580 pct. F. 97248221 ou 3596-2388 ___________________________________

PRAIA GRANDE

Cobertura,0km.Boqueirão,1qdamar, 2dorms,2gars,piscina,quintalgrande, etc. R. Maurício José Cardoso, 210. Aluguel R$ 2 mil + encargos. Tr. (13) 9712-6198 Luiz _________________________________

PRAIA GRANDE

Boqueirão com gar. Rua Londrina, 416, 8º andar, frente. R$ 600,00 + encs. Tr. 3473-8851 ou 9712-6198 R$ 700 + ENCS. ___________________________________

SANTOS

Av. Mal. Deodoro 156/13, Gonzaga, s/ elev, 2ds, gar. (Cond.+IPTU out/09 R$ 317,18). Tr. 3289-5424. H.C. ___________________________________

SANTOS

GAR. FECH. - 2 d. Marapé al. 1 mil .3225-3740 _____________________________________

SANTOS

BOQ. PX PRAIA - 2ds, dep and alto, gar dem. 32736922 e 9703-8784 ___________________________________

SANTOS

A L U G A - S E - A p a r t . 2 dorms e demais deps c/ gar, 1/2 qdra da praia. P. Praia. Tratar 3235-5501 ___________________________________

SÃO VICENTE

SANTOS

2DS, 2 BANHS. (1 STE) - Gde living, copa-coz, dep. compl., gar. R. Arm. Salles de Oliveira 139/82. Ver c/ zelador.Tr.c/PaulaCanto3234-7788. ____________________________________

SANTOS

GONZAGA - 1ª qdra. 2ds/ AEs, living, banh, coz, AS, WC empr, gar. col. R. Quintino Bocaiúva 28/92. Ver local. Tr. Paula Canto 32347788 e 30289814. _________________________________

SANTOS

EMBARÉ 2 DORMS - Prédio 6 unidades,gar. fech, WC emp, s/elev. Pcte R$ 1 mil + seg. 9740-0175 __________________________________

SANTOS

SANTOS

3DORMS/GAR FECH - R. Guedes Coelho, 1.100 pcte. 3289-2000 ___________________________________

SANTOS

BOQUEIRÃO, 190M²- 1S, c o z . p l a n , d e p . c o m p l , R$3.300,00 pcte. 32698888 _________________________________

SANTOS

C A N A L 2 , N O V O - Coz.plan, terraço gourmet, churrasq, R$2.700,00 + enc. 3269-8888 ___________________________________

SANTOS

CANAL2/PRAIA-3dorms,s u í t e , 2 v a g a s . 3019-1717 ou 32715118 ___________________________________

SANTOS

3DS/1 STE - Sl 2 amb, dep emp, 2gars. Jorge Tibiriçá R$1.300+encs. 9164-9433 . _____________________________________

SANTOS

ÁGILALUGA-Gonzaganovo21ºand. Patio Iporang a 2 d s . s u i t e s a c a d a w c . e m p r. g a r. 2 a u t o s Tr.33270347 __________________________________

EMBARÉ - 3ds, 2wc, deps. compl. emp, 2vg 3231-2553 ___________________________________

PÇA . INDEPENDÊNCIA AEs, dep. emp, gar, vista mar. Tr. 9711-6851 ___________________________________

2 DORMS FTE P. PRAIA - 2º and, c/

SANTOS

SANTOS

SANTOS

FTE. MAR - Aquário, 2 ds. + dep. Pcte. R$ 1.500. Tr. 3219-5362 Hor. Com. ___________________________________

SANTOS

SANTOS

SANTOS

GUARUJÁ

GAL.RONDON868/64-Guarujá32329160 __________________________________

SANTOS

AV. WASHINTON LUIS - 152/41. 3232-9160 _____________________________________

SANTOS

R.MARIAMÁXIMO-131ap25.F:32329160 _____________________________

SANTOS

SANTOS

GONZAGA - 3 dorms., ste., AEs, sl.2 ambs., coz.planej., dep.emp., 2 gars., lazer.Alug.R$2.300,00+encargos.Tr. Meschini 32852233 C.r57068 ________________________________

SANTOS

GONZAGA NOVO - 2 stes, lazer, 2 vagas. 3223-1033 _______________________________________

F DUPLEX P. PRAIA - V. mar, prédio c/lazer. Tr.: 3 2 8 8 - 2 8 4 4 / 9 7 8 5 -74 21 _____________________________________

2 DORM. 3º REVERS. - 1suíte, AE, 2 vg.3223-1033 ____________________________________

SANTOS

PRÉD. FTE PRAIA - Embaré, reformado. Ac. proposta. 9108-3804 _________________________________

SANTOS

POMPÉIA - Suíte, dep. emp, arm. emb. 2.500 pcte 3229-5200 _________________________________

P. PRAIA 2 DRS. STE. - Dep. emp. AEs. gar. demarc. finíssimo acab. pcte. R$ 1.800, Tr: 3236-6490/ 32382430 ____________________________________

A P A R E C I D A / E L E V - 1dorm c/ gar, 1.000 pcte. 3289-2000 _________________________________

SANTOS

SANTOS

GUARUJÁ

More no Gjá! 3 DORMS. C/SUÍTE - 2 gars., dep. emp. R. Álvaro Alvim, 41. Tel. 3232-4030 Ve r m a r q u e s e m a r q u e s . com.br ___________________________________

GONZAGA-3DS.C/1STE.AE,AS,d. emp. 9701-5660 ________________________________

Boqueirão j t o p ra i a c o d 4 07. I n f s . 9788-6096 __________________________________

SANTOS

SANTOS

CANAL 2 Nº 426 - Fte, and alto, 2ds/ ste, dep. emp, gar. d e m . R $ 1 .0 0 0 + e n c s . E.LOPES 3227-1958 ___________________________________

GUARUJÁ

GUARUJÁ FRENTE MAR Pitangueiras, 3 dorms, 1 s u í t e , r e f o r m a d o , g a r. Pronto p/morar. Anual (R$ 1.700 pcte.) ou temporada. (13) 3382-5089 ___________________________________

ÁGIL ALUGA - Embaré 2 dorms. R$900, o pacote. Tr.3327-0347 _________________________________

1 DORM. AMPLO - C/gar. R. Cândido Rodrigues, 333SV. R$ 400+enc. Tel. 32324030 Ver: marquesemarques.com.br _____________________________________

MOBILIADO - Próx. Praiamar, 1/2 quadra da praia, gar. Pcte. R$ 1.200. Tel. 9711-4664 ___________________________________

SANTOS

A. COSTA,75 - R$550+encs F: 32346508 ______________________________________

GUARUJÁ

APTO. ILHA POCHART - 3 dorms., AEs., ste., sl. living, mezanino, fte. mar. Copa, coz., dep. emp., gar. R$ 1.500+encs.Chavescomzelador.(11) 3107-8219 e (11) 3106-6741 ________________________________________________

SANTOS

2 DORMS. - Sacada, 1ª loc. Próx. Faculdade. R$ 1.400. Tel. 9711-4664 ____________________________________

PRÓX. ORQUIDÁRIO - R$ 450 + enc. 3232-2625 ____________________________________

SANTOS

LINDO E REFORMADO - C/ armário embutido.Tr:3021-5731C.046.932-F G O N Z . , I M P E C Á V E L - 120m², coz.plan,arm,por-cel.,ar,ventilador,1 vaga, 1.700,00. 3269-8888 ___________________________________

SANTOS

EMBARÉ3DORMS-1ste,dep.emp., 2 gars, sendo 1 fech. Tudo piso frio. Próx. praia. R$ 1.500 + enc. Tel. 32366281 ou 9156-6210 ___________________________________

AV. WASHINGTON LUIZ - Santos. Prédio 3 and. $ 950 pacote. Tel. 97789428 _________________________________

LINDO C/AE - Pres.Wilson S.V. pct R$ 650. 9778-7976 _________________________________

SANTOS

SANTOS

GONZAGA - Porcelanato, coz.plan, pisc aquecida, fitn e s s , R $ 2 . 2 0 0 , 0 0 p c t . 3269-8888 ______________________________________

SANTOS

HOME FLAT NOVO - Av. Francisco Glicério, 121, sala ginástica, piscina, churr. (Al/cond/IPTU) R$ 1.600,00. Tr. 9711-1476 ___________________________________

3 DS/STE/GAR. - 200 mts praia J. menino. Al. R$1.100,00 + enc. Tr 78048393/ 9153-5327 ______________________________________

BOQUEIRÃO - 2 ds, préd. 3 and., térreo, gar. Somente c/fiador. 32228532 H/C ____________________________________

SÃO VICENTE

SANTOS

SANTOS

G A R . F E C H - D e p.e m p, px.praia 3227-9911 ______________________________

2DS/1 STE - Living, dep. compl., gar., ót. estado. R. Liberdade 425. Ver e tratar Paula Canto 3234-7788 e 30289814. ____________________________________

ORQUIDÁRIO FTE . - 1 dorm. + deps. gar. pcte. R$ 900, Tr: 3236-6490 _____________________________________

SÃO VICENTE

SANTOS

gar. R$700 + encs. Tr. 3234-2830/ 8111-9851 __________________________________

SANTOS

SANTOS

SANTOS

SANTOS

Precisa-se Admite-se cabeleireiros. (13) 33177298. (845) _______________________________________ Precisa-se de técnico em eletrônica, com experiência. (13) 3313-2675. (845) __________________________________ Precisa-se de pintores profissionais, c/ registro em carteira. Contrato imediato.Interessadoscomparecerem na Av Lucas de Cruz Carvalho, 830, Jd Indaiá , munidos c/ curriculum e docs pessoais ou Tel (13) 3313-1684. (843) __________________________________ Precisa de Secretária que tenha bom conhecimento dos programas Office eatendimentoaoclienteparatrabalhar em firma de construção de Bertioga. Salário compatível a função. Enviar currículo com foto com a sigla Secretária, para Rua Professor José Benevenuto Madureira, 440- Jardim Rio da Praia- Bertioga - SP, CEP 11.250.000. _____________________________________ Procura-se baba, qualquer idade p/ tempo integral. Tel (13) 9703-6724. (838) ______________________________ Precisa-se de Pintor, Funileiro e Montadordeautomóveis. - Carteira registrada; - Ajuda de custo; - Cesta básica; - Ajuda aux. produção. OFICINACLINICARBERTIOGA Avenida 19 de Maio, nº 490, Jardim Albatroz I - Bertioga/SP

SANTOS

SANTOS

SANTOS

GAR.FECH.-Coz.plan,aes,fte,6ºand. www.ffernan des.com 3227-9911 __________________________________________________

(13) 3317 7184 / 3317 7124 e-mail: clinicarbertioga@ hotmail.com (838) _______________________________ Precisa-se de rep. comercial com experiência em vendas de espaço publicitário e informática básica. R$ 500,00 de ajuda de custo + comissão. Os interessados entrar em contato com : 11 4728-7622 Lyvane ou enviar curriculo pelo e-mail: lyvane @soulan.com.br (837) __________________________________ Restaurante Las Palmas precisa de pizzaiolo. Av. Vicente de Carvalho, no 52, Centro. (836) _________________________________

Oferece-se Procuro emprego de recepcionista, aux. de escritório, atendente, vendedora interna, promotora de vendas. Com boa aparência. (13) 97268401 / (11) 7185-5227. (838) __________________________________ Tapeceira - faço apecaria em geral, almofadas e capas para colchão. Orçamento sem compromisso. (13) 3317-1051. (835) _______________________________ Casal oferece-se p/ trabalhar de caseiro c/ 8 anos de experiência. Tel (13) 9195-1934. (834) ______________________________


B

4

Bertioga, 12 de junho de 2010

Editais Faço saber que pretendem se casar: HUMBERTO SOUSA BARROS JÚNIOR, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão operador de guincho, nascido registrado no Cartório de Teresina/PI, fls 285, Lv A-59, nº 97924 (2º Oficio)-PI, no dia 01/04/1986, residente e domiciliado na Rua Vicente Leporace, nº 325, Jardim Rafael, Bertioga-SP, filho de JUMBERTO DA SILVA BARROS e MARIA LUCIDALVA DE SOUSA; IVONE ABREU PAIS DA SILVA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão vendedora, nascida Curitiba-PR, no dia 10/07/1991, residente e domiciliada na Rua dos Jornalistas, nº 147, Jardim Indaiá, Bertioga-SP, filha de RAUL PAIS DA SILVA FILHO e MARIA DEJANIRA ABREU DA SILVA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 08 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2812) _______________________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: JANUARIO FERREIRA LACERDA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão autônomo, nascido registrado no Cartório de Belo Campo/BA, fls 174, A-42, nº 178-BA, no dia 03/ 01/1975, residente e domiciliado na Rua VD, Quadra V, nº 01, Guaratuba, Bertioga-SP, filho de DIOCLECIANO PEREIRA LACERDA e JOSEFA NUNES FERREIRA; JUCINEIDE ALVES BRASILEIRO, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão autônoma, nascida Itiuba-BA, no dia 09/04/1975, residente e domiciliada na Rua VD, Quadra V, nº 01, Guaratuba, Bertioga-SP, filha de GUALITER ALVES BRASILEIRO e MARIA DE LOURDES BRASILEIRO. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 09 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2813) _________________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: RODRIGO JOSÉ DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão auxiliar de serviços gerais, nascido registrado no Cartório de Rio Real/BA, fls 269, A-48, nº 26922BA, no dia 24/02/1984, residente e domiciliado na Rua Travessa Afonso Pena, nº 27, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filho de JÚLIO JOSÉ DOS SANTOS e MARIA EUNICE BISPO; STEFANY SZEKELY DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, nascida no Guarujá-SP, no dia 21/05/1989, residente e domiciliada na Rua Travessa Afonso, nº 27, Jardim Paulista, Bertioga-SP, filha de AGNALDO ARISTEU DOS SANTOS e DEBORA REGINA SKEZELY. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 09 de junho 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2814) ________________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: CARLOS ALBERTO CIRILLO DE OLIVEIRA, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão médico, nascido –SP, no dia 17/09/1973, residente e domiciliado na Alameda dos Nhambiquaras, nº 1755, apto 82, Indianópolis-SP, filho de ORESTE DE OLIVEIRA e CELIA MARIA CIRILLO; ELIANE MASCARENHAS DOS SANTOS, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão vendedora, nascida em Águas Formosas-MG, no dia 08/10/1989, residente e domiciliada na Rua Osvaldo Cruz, nº 2252, Jd. Vicente de Carvalho II, Bertioga-SP, filha de JUVENAL ALVES DOS SANTOS e FLORENTINA MASCARENHAS DOS SANTOS. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 10 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2815) _______________________________________________________________________ Faço saber que pretendem se casar: DIEGO MANOEL PATRICIO, nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão advogado, nascido –SP, no dia 28/11/ 1983, residente e domiciliado na Rua Rafael Costábile, nº 180, Jardim Lido, Bertioga-SP, filho de JOSÉ MARIA PATRICIO e SÔNIA REGINA DE TOLEDO PATRICIO; MARCELLE MARTINS BARBOSA, nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão auxiliar administrativo, nascida em São Bernardo do Campo-SP, no dia 02/06/1986, residente e domiciliada na Rua 06-B, nº 14, Jardim Albatroz II, Bertioga-SP, filha de RONALDO DE AGUILAR BARBOSA e LUCILENE MARTINS BARBOSA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei. Bertioga, 10 de junho de 2010 MANOEL LUIS CHACON CARDOSO Tabelião e Oficial (2816)

Classificados Anuncie no JB comercial@jornaldabaixada.com.br

01

Bares & Restaurantes

02

Boas Compras


Classificados

03

Hospedagem

04

Pet Shop

05

Serviรงos

5

Bertioga, 12 de junho de 2010 B


B

6

Bertioga, 12 de junho de 2010

Lazer TUDO FICA MAIS GOSTOSO QUANDO FEITO COM AMOR, EXPERIMENTE!

Ano XVI

Ana Maria Bertoldi Aulicino/Colaboradora

Quindão da vovó Ingredientes: 6 ovos 4 gemas 2 xícaras (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 1 pacote de 100g de coco ralado

Modo de fazer: Bata bem os ovos e gemas com o açúcar, junte aí a margarina e o coco aos poucos, sempre batendo. Unte e fertamente uma forma de pudim com margarina. Despeje a massa na forma e asse em banhomaria. Retire do fogo, deixe esfriar e desenforme sobre um prato. Decore com cascas de coco.

Bom Apetite! Dica da Semana: Pão amanhecido vira fresco em três tempos: umedeça levemente e leve ao forno, ficará crocante novamente

Se você quiser informações sobre receitas ou pedir e dar sugestões, comunique-se comigo pelo telefone (13) 3289-3470 ou 9774-1317.

Horóscopo

Bom fluxo astral para compra e venda de produtos para lavoura e pecuária. Poderá, também, lucrar inesperadamente através de jogos, sorteios e loterias. Será favorecido no campo amoroso e familiar.

A vida profissional, os negócios, as associações, estarão bastante favorecidos neste período. Faça novas amizades e procure auxiliar a quem necessitar de sua ajuda. Por outro lado, o fluxo é dos melhores para compra de bens móveis e imóveis.

Instituto Omar Cardoso

Excesso de exigência para com as pessoas demasiadamente sensíveis. Cuidado com os inimigos ocultos. Não descuide da saúde. Acidentes podem acontecer se você abusar. Portanto, previnase. Passeio inesperado pode ser muito proveitoso.

Grande entusiasmo com o trabalho. Atitudes urgentes e decisivas poderão ser tomadas e, desde que as direcione de forma construtiva, serão fonte de bons resultados práticos e financeiros. Um novo empreendimento profissional poderá ser iniciado.

Algumascontrariedadesemseularestarão previstas para este período. Por outro lado, o fluxo é favorável para jogar na loteria. Bom fluxo para negócios. Os novos planos, principalmente os de trabalho, já começarãoamostrarseusprimeirosresultadospositivos.

Período benéfico para cuidar da vida cotidiana e de seus bens pessoais. Desenvolvimento de nova situação financeira. Aumento da confiança em si mesmo, graças à solução de alguns conflitos interiores. A busca de novos horizontes filosóficos também lhe será benéfica.

Possibilidade de programar uma linha de ações e de interesses mútuos, mesmo que uma antiga aliança não esteja plenamente restabelecida. Novas idéias e estudos elevados poderão entusiasmá-lo bastante.

Os fluxos poderão ajudá-lo, surpreendentemente. Tudo se resolverá da melhor forma possível e com perspectivas das melhores. Lucros e vantagens no transcorrer desta fase. Momento bomparaoamor,principalmentecompessoassinceras.

Como você não aceita derrota dentro de um plano mental, deverá realizar o máximo neste momento para chegar às suas pretensões. Sentimentos amorosos confundidos por situações estranhas e enganosas.

Fase em que tudo correrá de acordo com seus planos. Os negócios deverão dar lucros. Este é um período em que fará novos relacionamentos mas encontrará poucas pessoas que compreenderão você.

Questões e disputas com empregados ou patrões deverão ser deixados de lado. Evite, também, que abusem de sua boa fé e procure neste momento ser ativo, enérgico e trabalhador. . Pode contar com o favor de todos

Fase favorável para suas transações financeiras e para comprar ou vender bens móveis e imóveis. Terá êxito também ao tratar de assuntos sociais e no lançamento de novas idéias dentro da sua profissão.


Geral

7

Bertioga, 12 de junho de 2010 B

Defesa do Consumidor Cliente indenizado pelo Unibanco por transações irregulares O Unibanco União de Bancos Brasileiros foi condenado a indenizar, por danos morais, Alexandra Gomes de Souza, em R$ 3,5 mil, por terem sido realizadas transações financeiras em sua conta corrente, via internet, sem sua autorização. O banco deverá também pagar, em dobro, a quantia de R$ 1.356,55, (objeto da ação) corrigida monetariamente. A decisão foi da relatora do processo, desembargadora Helena Cândida Lisboa Gaede, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. A autora da ação alega que, nos dias 02, 06 e 17 de fevereiro de 2009, foi surpreendida com a existência de transações financeiras em sua conta, não reconhecidas por ela e nem autorizadas para que terceiros as fizessem. Ela foi a uma Delegacia de Polícia para informar o ocorrido e formalizar a queixa. Em sua defesa, o Unibanco argumentou que o ocorrido se trata de contrato de empréstimo realizado via internet sendo, então, indispensável que o cliente use o seu cartão e senha pessoal para realizá-lo, sem o que seria impossível a contratação. Alegou, ainda, ser também vítima, caso uma terceira pessoa tenha feito a movimentação na conta corrente da cliente.

Cliente indenizado por loja que o discriminou por ser gay Homossexual que foi discriminado em loja da rede Manlec será indenizado em R$ 4.650,00 por danos morais. A decisão unânime é da 9ª Câmara Cível do TJRS, que confirmou decisão da Pretora Marise Moreira Bortowski. O autor da ação, morador de Canoas, narrou que, em 27/6/2007, foi até o local a fim de adquirir uma televisão portátil para seu salão de beleza. Ao apontar a desejada, ouviu do vendedor que não lhe venderia aquele produto porque ele dá problema e vocês gays são muito chatos, você vai voltar e devolver. O consumidor insistiu na compra e levou a televisão, mas, ao chegar no salão, percebeu que não era o modelo solicitado. Retornou à loja pedindo a troca da mercadoria e o mesmo funcionário, negando-se a fazer a troca afirmou novamente puxa, vocês gays são muito chatos. O autor acabou concordando em receber o dinheiro de volta. A Manzoli S/A Comércio e Indústria (Manlec) sustentou não ter havido qualquer discriminação ao cliente, defendendo que ele distorceu os fatos ocorridos. Alegou que o vendedor apenas alertou o consumidor que o produto desejado era de mostruário e, por isso, vendidos a preços mais baratos. Quanto à venda da mercadoria errada, afirmou que se tratou de falha humana. Para o Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, relator do recurso ao TJ, a versão do autor é verossímil e foi confirmada por testemunha ouviu o uso de expressões de caráter preconceituoso em relação à orientação sexual do cliente.

Negação de cobertura faz plano de saúde ser condenado O plano de saúde que se nega a cobrir o tratamento do segurado pode ter que indenizálo por danos morais, em razão do sofrimento psicológico acrescentado à doença. Em decisão unânime, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a Unimed Porto Alegre a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais a uma segurada que havia sido submetida a cirurgia de urgência para retirada de vesícula biliar. Três dias após a operação, o plano de saúde negou-se a cobrir as despesas. A Justiça do Rio Grande do Sul condenou a Unimed a pagar pelas despesas médicohospitalares, por entender que, em situações de urgência ou emergência, a carência é de apenas 24 horas, independentemente de prazos maiores previstos no contrato. Esta garantia é dada pela Lei n. 9.656, de 1998. Porém, tanto na primeira instância quanto no Tribunal de Justiça, a segurada teve negado seu pedido de indenização por danos morais, os quais só vieram a ser reconhecidos quando o caso chegou ao STJ.

Empresa condenada por não entregar mesas para casamento Uma decisão da Justiça local vai amenizar o constrangimento vivido por um casal no dia do seu casamento em virtude do atraso considerável na entrega das mesas e cadeiras para acomodar os convidados. Pela sentença do juiz da 4ª Vara Cível de Brasília, a empresa Copo e Companhia Prestação de Serviços e Aluguel Ltda deverá indenizar em R$ 10 mil o casal pelos danos morais suportados diante da frustração na entrega dos objetos contratados para o enlace. Para o magistrado, pelo conjunto probatório, o casal amargou mais do que meros dissabores, desgosto, ou simples aborrecimento e, por isso, deve ser indenizado. A sentença é de 1º grau, e cabe recurso. Segundo o processo ajuizado em julho de 2007, o constrangimento ocorreu no dia 10 de dezembro de 2005. Marcado para as 18h30, na Chácara Vigilantes, próximo ao Gama (DF), a cerimônia só começou às 20h30 em virtude do atraso na entrega das mesas, que acomodariam 250 convidados. Diante do ocorrido, a noiva, que chegou ao local às 17h30, começou a chorar compulsivamente, comprometendo sua maquiagem e causando inchaço nos seus olhos. Até resolver o imbróglio, ela ficou esperando no carro, suada, com cabelo desarranjado, vestido amassado e cansada de ficar sentada em única posição por duas horas seguidas. Pelo vexame, sentiu vergonha e tristeza na cerimônia, além de constrangimento diante da impaciência dos convidados. Ao término do evento, muitos foram embora, e na hora de cortar o bolo só havia metade das pessoas.

Apresente sua marca para todo o litoral! (13) 3317-6000


B

8

Bertioga, 12 de junho de 2010

Social

Alô você, Esta semana o mundo parou para assistir o início de mais uma copa do mundo e o que mais me chamou a atenção foi a mensagem da abertura que pedia prioridade para a educação. As vezes eu me pergunto porque fala-se tanto em educação e faz-se tão pouco pela classe menos favorecida. Uma vez me falaram que quanto menos educação um povo tiver, melhor para controlar as pessoas. Num primeiro momento eu achei aquela afirmativa um absurdo, pois seria inaceitável imaginar que alguém em sã consciência poderia interferir no futuro de uma pessoa com intenções escusas, mas o nível de ensino na escola pública anda tão baixo que até nos faz pensar se não haveria alguma outra coisa por trás disso. E não venham me dizer que o ensino é igual para todos, é só fazermos uma rápida comparação e veremos que o nível é explicitamente diferente nas escolas particulares para as públicas. O percentual de alunos de escolas públicas que conseguem entrar em universidades públicas é infinitamente menor do que os alunos da rede particular, a exceção se dá por reservas de vagas e por esforços individuais de alguns poucos, aliás, reserva de vagas é a coisa mais discriminatória que eu já vi, pois se tratássemos todos como iguais nada disso seria necessário. Universidades públicas não deveriam ser para alunos que estudaram toda uma vida em escolas públicas? Por que o nível de ensino é tão diferente entre as escolas públicas e as particulares? Por que o professor da rede pública ganha tão mal? Não querendo ser saudosista, antigamente professores da rede pública recebiam salários equiparados aos de um Juiz de Direito. Os jovens prestavam exame de admissão para entrar numa escola pública e quem não passasse tinha que ir para uma escola particular. Por que essa mudança tão radical? Espero realmente que essa mensagem da copa sensibilize os governantes, pois é através da educação e pela valorização de nossos educadores que viveremos num mundo mais justo e sem discriminações. Tenham todos uma linda e iluminada semana.

Nossa linda Bertioga registrada pelo saudoso Willi Kruse

Notas Rápidas • A copa do mundo interferiu até na sessão da Câmara Municipal que antecipou das 19 para às 10hs o próximo encontro dos representantes legislativos do povo de Bertioga. • Teve gente perguntando se relógio de vereador é diferente dos simples mortais, pois foram pedidas duas pausas de 5 minutos e cada uma durou em média 20 minutos. • Aliás, eu gostaria de entender o porque das pausas. Não poderiam ter discutido o que iriam decidir antes da sessão? Ou será que os vereadores só se encontram uma vez por semana e só no horário da sessão? • Vivendo e aprendendo, na última sessão da Câmara aprendi que a não manifestação de um vereador significa manifestação positiva, ou não, dependendo do ponto de vista, ou seja, não votar significa votar sim, entendeu? Nem eu. Mas aprendi, eu acho. • Lógica só na matemática? • Já são 6 os pretendentes ao maior cargo do executivo nas próximas eleições. Alguns nomes podem surpreender. • Já na Câmara o número de vereadores passará de 9 para 13 ou até 15 dependendo do resultado do censo, imagine o número de candidatos. • Muitas listas já estão rodando na mão de articuladores em busca de nomes para completar suas torres. • Existem nomes que aparecem em duas ou três listas. Estão sendo disputados com força total. • Esta semana quero fazer um destaque especial para a Secretária de Educação, professora Dulce, que se preocupa com a valorização do Professor. • Semana que vem tem mais. • Força Brasil.

A Partilha Certo dia uma moça estava à espera de seu vôo na sala de embarque de um aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas resolveu comprar um livro para matar o tempo. Também comprou um pacote de biscoitos. Então ela achou uma poltrona numa parte reservada do aeroporto para que pudesse descansar e ler em paz. Ao lado dela se sentou um homem. Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Ela pensou para si: Mas que "cara de pau". Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse. A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo à deixava tão indignada que ela não conseguia reagir. Restava apenas um biscoito e ela pensou: O que será que o "abusado" vai fazer agora? Então o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Aquilo à deixou irada e bufando de raiva. Ela pegou o seu livro e as suas coisas e dirigiu-se ao embarque. Quando sentou confortavelmente em seu assento, para surpresa dela o seu pacote de biscoito estava ainda intacto, dentro de sua bolsa. Ela sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia mais tempo para pedir desculpas. O homem dividiu os seus biscoitos sem se sentir indignado, enquanto que ela tinha ficado muito transtornada. Quantas vezes em nossa vida nós é que estamos comendo os biscoitos dos outros, e não temos a consciência disto ???!!!. Pense com clareza. Há quem proceda de forma muito diferente da que você gostaria que fosse. Isso tira a sua calma e dá-lhe a impressão de que ninguém gosta de você. Mas raciocine claramente. Não será um desejo de receber, de satisfazer-se, de preencher a si próprio o motivo desse estado de espírito? Transforme-se. Busque mais dar do que receber. Só podemos transformar o mundo à nossa volta mudando antes a nós mesmos.

Jornal da Baixada - Edição 847  

12 de junho de 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you