Page 1

E-MAIL: jornalcostadomar@gmail.com - FONE:(51) 3502.3048- DIRETOR: wilmarserra@gmail.com - CEL (51)992.224.522

costadomar&serra costadomar&serra

l na lar r jo gu n si

O jornal local do litoral ANO XXIX - EDIÇÃO IMPRESSA - Nº 1207- 6ª-FEIRA - CAPÃO DA CANOA ANO 36 - 15/16 DE JUNHO DE 2018 SITE:www.jornalcostadomareserra.com.br

JEAN GERMANO OAB/RS 98.078

email: livrarialeme@terra.com.br

A PEDIDO CNPJ: 25.442.303/0001-95Fone 3665.3163 AV.PARAGUASSÚ,2772Capão da Canoa/RS

INAUGURADO O GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA 107 câmeras irão monitorar toda a cidade, oferecendo mais segurança à população

Matéria: Bernardo Zamperetti Foto: Luiz Moraes

7 de junho de 2018 é uma data que ficará marcada na história de Capão da Canoa.

ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS www.adsel.com.br

Fone: (51) 3625-7472/3625-7665 Rua Peri nº 1566- Zona Nova- Capão da Canoa/RS

51

9.8034-1643

A Prefeitura inaugurou, no Centro Administrativo, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) com recursos próprios do município. Trata-se de um espaço que promove a articulação conjunta das diversas estratégias de prevenção à violência, reforçando as potencialidades na obtenção dos melhores resultados na redução da criminalidade. 107 câmeras irão monitorar toda a cidade, oferecendo mais segurança à população. Os pontos, dispostos também em Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim, foram elencados em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Civil, que serão forças atuantes no GGI. Haverá reconhecimento facial em pontos estratégicos e leitura de placas de veículos. O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que agora será possível identificar as principais causas que influenciam na criminalidade e violência, a fim de propor conjuntamente soluções. “Temos como objetivo a implementação de ações preventivas, bem como a modernização e qualificação do serviço prestado à comunidade”, destaca. Com o planejamento, o GGI tem como prioridade o planejamento e a execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade, aumentando a percepção de segurança por parte da população e a valorização dos servidores públicos que atuam na área de segurança em todas as esferas. Diversas autoridades estiveram presentes no ato. Fizeram pronunciamentos, além do Prefeito Amauri e do Secretário de Administração, Raphael Ayub, o Comandante Regional da Brigada Militar, Coronel Paulo Ricardo Garcia da Silveira, o Delegado Regional da Polícia Civil, Heraldo Guerreiro, o Delegado e ex-chefe de polícia do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira, e o Deputado Estadual, Mauricio Dziedrick.

EMAIL- silvio@silviocontador.com

Av. Paraguassú, 2143/301 - Centro - CEP 95555000

Fones:(51) 98417.9676 (51) 3416.0369 email: oscalzilli@oswaldoscalzilli.com


PÁGINA 2

ANO XXIX-EDIÇÃO IMPRESSA Nº1207 - 6ª-FEIRA - CAPÃO DA CANOA - 15/16 DE JUNHO DE 2018

JORNAL COSTA DO MAR & SERRA

Teodoro Matos Tomaz Advogado OAB/RS 45475 DIREITO PREVIDENCIÁRIO - APOSENTADORIA - PENSÕES

Rua Machado de Assis, 407/24 Centro - Osório/RS Fone (51) 3663.3744 Cel.: 9991.3426

Av.Central 1105,Fone 3625.2706-Zona Nova-Capão da Canoa

COLUNA DA OAB/RS TRT4 reafirma pleito da OAB/RS e derruba liquidação de cálculos nas iniciais

3ªe 4ª

A 1ª Sessão de Dissídios Individuais do TRT4 julgou parcialmente procedente três Mandados de Segurança (n º 0020219-71.2018.5.04.0000; nº 0020198.95.2018.5.04.0000 e nº 0020517-63.2018.5.04.0000) que tratam da liquidação das iniciais, acolhendo tese de que também expressa o entendimento da OAB/RS neste quesito. A decisão entende que é desnecessária a exigência da indicação de um valor líquido para os pedidos, bastando a apresentação de um valor estimado. Visualizando que a decisão poderia causar prejuízo a toda a advocacia, a OAB/RS ingressou como “amicus curiae” em face do advogado Leandro Luis Colovini, da advogada Mônica Lisiani Alves da Silva Lopes e do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul. O julgamento, na segunda-feira (11), foi acompanhado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. A seccional gaúcha sustentou, oralmente, sua posição em defesa da cidadania. O acolhimento da tese conta com o apoio da Ordem gaúcha, no sentido de observar o que prescreve a Constituição Federal, que garante a todo cidadão brasileiro o amplo acesso à Justiça, sem a necessidade de formalidade, sobretudo na preservação dos direitos nas relações de emprego.

Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional fiscaliza agência do INSS A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional e a subseção da OAB/RS de Alvorada estiveram reunidos, na quarta-feira (13), para tratar sobre o exercício ilegal da profissão e publicidade irregular. Durante o encontro, também ocorreu uma ação de fiscalização ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) da cidade. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou que a seccional segue monitorando os escritórios e o exercício profissional: “Estamos fazendo o dever de casa. Temos dezenas de profissionais suspensos e excluídos e informamos aos tribunais essas situações. Temos essa responsabilidade”, falou. Ele ainda disse que a Ordem gaúcha irá punir os profissionais que não cumprirem as normas e estiverem irregulares no exercício profissional.

ENTENDA COMO FUNCIONA O GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DE CAPÃO DA CANOA

Curso: “Direito Eleitoral: Desafios das Eleições 2018”

Com o objetivo de atualizar a cidadania e os advogados (as) sobre temas relacionados ao Direito Eleitoral, a Escola Superior de Advocacia e Trabalhando em conjunto com Brigada Militar e Polícia a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RS realizarão, nos dias 18 e 20 de junho, o Curso de Aperfeiçoamento “Direito Eleitoral: Desafios das EleiCivil, Prefeitura dará mais segurança à população ções 2018”. Será no OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, nº55, A Prefeitura inaugurou, no dia 7 de junho, o Gabinete de Gestão Integrada. Trata-se Praia de Belas- Porto Alegre), às 19h, com transmissão em EaD. Inscride um espaço que controlará as 107 câmeras que foram instaladas em Capão da ções: http://portaldoaluno.oabrs.org.br/.

Cel. 996.896.464 PESQUISE NO JORNAL COSTA DO MAR & SERRA

www.portaldecapao.com.br

www.jornalcostadomar.com.br www.jornalcostadomar&serra.com.br

EXPEDIENTE W.O.Serra Edit. Jornalística ME CNPJ 00444854/0001-67 Averbado no registro público Nº 004 Folha 2 Livro B1 Av. Orestes Clemente Serra, 67 Capão da Canoa - RS Fone/Fax (51) 3502.3048 Cel.992.224522 E-mail: jornalcostadomar@gmail.com SITE: www.jornalcostadomar.com.br

Diretor: Wilmar Orestes Serra CIRCULAÇÃO SEMANAL: Capão da Canoa, Xangri-Lá, Arroio do Sal, Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Maquiné, Imbé.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores

EDIÇÕES ELETRÔNICAS

Canoa, Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim. O objetivo é dar mais segurança para a população e trabalhar em conjunto, diretamente, com a Brigada Militar e Polícia Civil. Haverá câmeras com reconhecimento facial para identificar foragidos do sistema prisional ou desaparecidos presentes no banco de dados do Governo do Estado. Também estão dispostas câmeras que realizam leitura das placas de veículos, visando detectar se é roubado ou possui placa clonada. A privacidade do cidadão será plenamente preservada. Somente terá acesso às imagens de videomonitoramento os órgãos de segurança (Brigada Militar e Polícia Civil) e o poder judiciário, quando solicitado. O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, observa que o será possível analisar informações oriundas dos diversos órgãos integrantes do sistema de Foto: Segurança GilsonPública Quinta “Também queremos criar políticas públicas, que possam refletir de forma positiva na prevenção da violência, envolvendo ações de órgãos públicos, particulares e/ou não-governamentais”, diz. O Gabinete de Gestão Integrada irá incentivar programas de prevenção e repressão qualificada da criminalidade, estimulando as políticas públicas do município, bem como articular de forma que torne mais ágil, eficaz e eficiente a comunicação entre os órgãos de segurança pública atuantes no município. O GGI também irá promover a interlocução dos órgãos de segurança pública para o planejamento e execução de ações integradas. Esse diálogo entre as instituições pode acontecer de diversas maneiras, desde a realização constante de reuniões para que cada organização conheça o representante da outra, até o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e para a repressão da criminalidade em determinadas áreas ou aspectos. O Secretário de Administração, Raphael Ayub, afirma que serão realizados estudos estatísticos e elaboração de relatórios específicos aos temas tratados. “Vamos identificar as áreas com maior taxa de criminalidade, bem como quais os tipos de crimes mais praticados e estabelecer prioridades com base em análises estatísticas”, diz.

Novo convênio: descontos na Sim Rede de Postos de Combustíveis A OAB/RS, por meio da CAA/RS, fechou uma parceria com a Sim Rede de Postos de Combustíveis, que oferece descontos de até 6% nos valores dos combustíveis para pagamentos à vista, nos cartões de crédito, débito e dinheiro. O convênio é válido para todos os postos da rede nos estados do RS, SC e PR. Para utilizar o benefício o (a) advogado (a) deverá acessar o www.caars.org.br/postos-sim . Após o cadastro, o advogado (a) o deverá apresentar a carteira da OAB ao atendente do posto, informando CPF ou nome completo. Saiba mais: www.simrede.com.br .

Por/Caroline Tatsch.

Comunicação Social - OAB-RS

atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Particular e convênio com a FUMAM (Fundão)


JORNAL COSTA DO MAR & SERRA

ANO XXIX-EDIÇÃO IMPRESSA Nº1207 - 6ª-FEIRA - CAPÃO DA CANOA - 15/16 DE JUNHO DE 2018 Página 3

Servicon REGISTROS DE FIRMAS IMPOSTO DE RENDA E SERVIÇOS CONTÁBEIS AV. Paraguassú,2361/6 Capão da Canoa Fones-3625.1582 e 9974.9188

CÂMARA QUESTIONA ADOÇÃO DE VIA PÚBLICA POR CONDOMÍNIO FECHADO

Clínica Geral Médica do Trabalho Dra. Carolina Freiberg Kaul

Nas proximidades da área, também foi instalado um Centro de Educação Ambiental pelo Executivo Municipal restringindo o acesso da comunidade à Lagoa dos Quadros, conforme relatos

CRM 23.046 - CFM 1162 Email-medicarolinakaul@gmail.com robertofmatias@gmal.com

Rua Peri, 3687 Sala 04-&3665.5786 Atrás da Corsan-Capão da Canoa-RS

AV. PARAGUASSÚ, 2720 - C. DA CANOA - RS (Frente a CORSAN) FONE 51-3665.1499

Tudo para construção Av. Ararigbóia, 861- Capão da Canoa FONES (51) 3665.3222 3665.3223 FAX 3665.2076

Em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Capão da Canoa, os vereadores aprovaram por unanimidade os Pedidos de Informação nºs 014 e 015/2018. A pauta também apresentou os Pedidos de Providência nºs 049, 050 e 051/2018 e os Projetos de Lei Ordinária nºs 063, 068 e 071/2018. Na tribuna os parlamentares questionaram a adoção de via pública por condomínio fechado com o aval do Executivo Municipal, ação que infringe a Lei Orgânica Municipal e o Código de Obras, além de restringir o acesso à Lagoa dos Quadros. A sessão iniciou com a leitura dos Pedidos de Informação nºs 014 e 015/2018 de autoria do vereador Nenê do Krep (PSB). O Pedido de Informação nº 014/2018 solicitou o fornecimento de toda a documentação referente aos enfeites de Páscoa de 2018, bem como as cópias da licitação, contrato e comprovante de pagamento. O Pedido de Informação nº 015/2018 requereu a documentação dos enfeites de Natal de 2017, bem como as cópias da licitação, contrato e comprovantes de pagamento. Na sequência os Pedidos de Providência nºs 049, 050 e 051/ 2018 foram apresentados à comunidade. O Pedido de Providência nº 049/2018 de autoria do vereador Atilar Júnior (PDT), solicitou a instalação de aparelhos para exercícios físicos na Praça Honorino José de Souza, localizada no canteiro central da Avenida Flávio Boianovski. O Pedido de Providência nº 050/2018 de autoria do vereador Joel Novaski (Pardal – PDT), pediu a poda das árvores localizadas na Avenida Maurício de Souza, no bairro Santo Antônio. O Pedido de Providência nº 051/2018 de autoria do vereador Atilar Júnior (PDT), solicitou a limpeza de lixo acumulado junto a rua Honório Germano, próximo ao Cemitério.

Auto-elétrica LAÉRCIO SERVIÇOS EM GERAL

& 3665.8001- CCEL. 9.9953.0069

Rua dos Bombeiros, 216 Capão da Canoa - RS

Para finalizar a pauta do dia as redações dos Projetos de Lei Ordinária nºs 063, 068 e 071/2018 de autoria do Executivo Municipal foram divulgadas. O Projeto de Lei Ordinária nº 063/ 2018 denomina a Praça Estado de Israel, área verde localizada no bairro Zona Nova. O Projeto de Lei Ordinária nº 068/2018 dispõe sobre a abertura de crédito suplementar na Lei de Orçamento Anual (LOA) para a Secretaria de Assistência e Inclusão Social. E por fim o Projeto de Lei Ordinária nº 071/2018 trata da abertura de crédito adicional especial na Lei de Orçamento Anual (LOA) do Exercício de 2018, pela fonte de excesso de arrecadação. Durante uso da tribuna o foco foi a questão do fechamento de via pública nas proximidades da Lagoa dos Quadros, área esta que foi adotada por condomínio fechado, como informa uma placa instalada no local. Há ainda, a implantação de um Centro de Educação Ambiental por parte do Executivo Municipal que restringe o acesso da população à lagoa. A partir de denúncias da comunidade os vereadores cobram por explicações da prefeitura. Conforme o Presidente da Câmara, Nenê do Krep (PSB), o fechamento da rua fere os direitos de ir e vir dos cidadãos de Capão da Canoa. “Junto com o nosso corpo técnico vamos avaliar essa situação, pois esta é uma área pública e que deve estar à disposição da comunidade respeitando a Lei Orgânica Municipal e o Código de Obras”, disse. Seguindo a ordem do dia, os Pedidos de Informação nºs 014 e 015/2018 foram aprovados por unanimidade Matéria e foto: Júlia Bozzetto/ASSECOM CMCC

BUENO ELETRO PEÇAS Peças para eletrodomésticos Distribuidor de ferramentas

Tramontina PRO

RUA ALMIRANTE TAMANDARÉ, 332 FONE : 51-3625-2113 - CAPÃO DA CANOA


ANO XXIX-EDIÇÃO IMPRESSA Nº1207 - 6ª-FEIRA - CAPÃO DA CANOA - 15/16 DE JUNHO DE 2018

JORNAL COSTA DO MAR & SERRA

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA FLORENTINO & JONES - ADVOGADOS ÀREAS DE ATUAÇÃO CÍVEL - TRABALHISTA - CRIMINAL - ELEITORAL - TRIBUTÁRIA

ENTREGAMOS SEU RANCHO EM CASA

DR.IVAN BRAGA FLORENTINO - OAB/RS 24.927 DR. MARCOS JONES FEIJÓ CARDOSO - OAB/RS 68.163 DRA. MARIA JÚLIA PIRES TOSCANI - OAB/RS 87.256 DR. THIAGO VARGAS SERRA - OAB/RS 92.228

END: AV. Orestes Clemente Serra, 1060 - Fone: 51-3625.1248

Capão da Canoa - RS - CEP:95.555.000 DECISÃO JUDICIAL: CONSTRUÇÕES COMEÇAM A SER REMOVIDOS DA BEIRA-MAR

3ªe 4ª

CNPJ:25.458. 917/000165

PÁGINA 4

TRAMANDAÍ - Teve início hoje pela manhã (13/06), a retirada de quatro quiosques localizados na beira-mar de Tramandaí. A remoção deriva da ação (Nº 2004.71.00.036597-8/ RS), movida pelo Ministério Público Federal contra o município de Tramandaí em 2004. Ainda de acordo com o processo, deverá ocorrer uma reposição parcial de dunas no local. Não partiu da Prefeitura a retirada. Coube a administração municipal apenas cumprir a sentença, publicada no dia 22 de Maio deste ano e com prazo máximo de 30 dias para o seu cumprimento. O local onde ocorre a retirada faz parte do novo projeto de revitalização da beira-mar que está com a licitação para execução em andamento. A obra está orçada em aproximadamente R$ 4 Milhões de Reais.


JORNAL COSTA DO MAR & SERRA

ANO XXIX-EDIÇÃO IMPRESSA Nº1207 - 6ª-FEIRA - CAPÃO DA CANOA - 15/16 DE JUNHO DE 2018 Página 5

Av. Rudá, 896, LJ. 01 Capão da Canoa - RS Fone: 51- 3502.6252 WWW.litoralgraph.com.br A pedido de Alceu Moreira, ministro do Turismo anuncia R$ 5 bi para Prodetur+Turismo O deputado federal Alceu Moreira (MDB) foi proponente e organizador da visita do Ministro do Turismo Vinicius Lummertz ao Estado na última segunda-feira, 11. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber uma missão técnica do Prodetur Itinerante, iniciativa do Ministério do Turismo que oferecerá consultoria especializada de projetos a governos, prefeituras e empresários interessados em investir no setor. O objetivo é prepará-los para acessar os R$ 5 bilhões da linha de crédito Prodetur+Turismo. Acompanhando a solenidade o deputado Alceu Moreira destacou a importância da vinda do Ministro do Turismo Vinicius Lummertz ao Estado. “Certamente essa iniciativa do ministério vai beneficiar tanto o setor público como o privado. A partir de agora podemos avançar em vários projetos, como exemplo o Litoral Norte que pode criar alternativas para fomentar o turismo na região. Podemos investir nas rotas já existentes e na criação de novas, com a construção de restaurantes, pousadas, hotéis, enfim uma estrutura qualificada para receber o turista”, explicou Alceu Moreira.

51. 3665-8025

RS 407 - CAPÃO DA CANOA

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO - São elegíveis empresas de turismo de qualquer porte, microempreendedores individuais, fundações, associações, cooperativas, entidades, clubes, órgãos públicos e prefeituras dos 3.285 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo, pré-requisito para dar entrada no Prodetur. Os projetos incluem pequenas e grandes obras de infraestrutura pública; construção, reforma ou ampliação de empreendimentos; estudos e projetos de planejamento; promoção e apoio à comercialização dos destinos; compra de equipamentos, máquinas, móveis e utensílios; treinamentos; e também capital de giro associado ao projeto-base. Prazos e taxas serão definidos pela instituição financeira em função do porte e características do projeto, e também da capacidade de pagamento do empreendimento, cliente público ou grupo econômico contratante. O prazo de carência não poderá ultrapassar três anos e o prazo limite para pagamento é de 20 anos. Matéria: Bernardo Zamperetti Foto: Luiz Moraes Texto e Foto: Pietro Marques <pietromarques@gmail.com>

MAIORES INFORMAÇÕES PELO FONE (51) 3625.2213

Av. Orestes Clemente Serra. 59 (antiga Pindorama, ou Parque II Centro - Capão da Canoa - RS


ANO XXIX-EDIÇÃO IMPRESSA Nº1207 - 6ª-FEIRA DE JUNHO DE 2018 433 - CAPÃO DA CANOA - 15/16 18

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCORRE SOBRE CARGOS DO EXECUTIVO MUNICIPAL Projeto de Lei Ordinária nº 058/2018 em substituição ao Projeto de Lei Ordinária nº 120/ 3ªe 4ª 2017 terá sua redação apresentada à comunidade, no dia 27 de junho, às 19h30 na Câmara

A Câmara Municipal de Capão da Canoa por meio A maior preocupação dos vereadores é não causar da da Comissão de Constituição, Justiça, Cidadania qualquer prejuízo aos atuais servidores. e Direitos Humanos (CCJCDH), irá realizar audiênDe acordo com o Presidente da Câmara, Nenê do Krep cia pública no dia 27 de junho, às 19h30, na Sala de (PSB), o horário das 19h30 foi justamente determinado Sessões Manoel Fernandes da Silveira. para que os servidores possam participar. “Junto com a Pauta será a apresentação da redação do Projeto equipe técnica da Casa Legislativa pensamos que a adede Lei Ordinária nº 058/2018, que trata dos cargos são seria maior neste horário. do Executivo Municipal. É um projeto que propõe muitas mudanças, sendo neO Projeto de Lei Ordinária n° 058/2018 é um cessário que todos tomem conhecimento e estejam de substitutivo ao Projeto de Lei ordinária nº 120/2017 acordo de que as novas estruturas, obrigações e exigênde autoria do Executivo, o qual dispõe sobre a estru- cias tenham efeitos somente para os novos servidores tura e o provimento efetivo, cargos em extinção, que venham a ingressar na função pública após a sancargos extintos, cargos em comissão, função ção da lei”, observou. gratificada, criação de cargos do município de Capão A audiência pública será conduzida pelo Presidente da Canoa e dá outras providências. A proposta é dis- da Comissão de Constituição, Justiça, Cidadania e Dicutir o projeto com os maiores interessados, servi- reitos Humanos, vereador Joel Novaski (Pardal – PDT). dores públicos e comunidade. Matéria: Júlia Bozzetto/ASSECOM CMCC 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Piedade popular e a Missão 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Os meses de junho e julho, em todas as comunidades, de norte a sul do Brasil, são marcados pelas festas populares, também 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 chamadas ‘Festas Juninas’. Além do folclore mais ou menos acentuado, lembram alguns santos: Santo Antônio, São Luiz, São João 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Batista, São Pedro e São Paulo e outros. 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 As celebrações festivas e as devoções populares ajudam a manter viva a chama da fé em muitos corações simples e humildes 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 que de ano a ano recorrem aos seus padroeiros, renovando sua abertura para Deus, a quem se confiam. Acreditam que pela santidade 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 deles têm poder de aproximá-los do Senhor. 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 O documento de Aparecida deixa bem claro que “a piedade popular é uma maneira legítima de viver a fé, um modo de se sentir 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 parte da Igreja e uma forma de ser missionários, onde se recolhem as mais profundas vibrações da América Latina” (264). 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Mais ainda: “a piedade popular penetra delicadamente a existência pessoal de cada fiel... Nos diferentes momentos da luta 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 cotidiana, muitos recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um rosário, uma vela que se acende para acompanhar 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 um filho em sua enfermidade, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar entranhável a uma imagem querida de Maria, um sorriso 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 dirigido ao Céu em meio a uma alegria singela” (261). 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 É assim que muitos cristãos nossos vão alimentando sua fé e vão testemunhando sua esperança, contagiando com sua alegria 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 as pessoas convidadas para a festa, sinal do Reino já presente entre nós e colaborando para que a Igreja se renove continuamente na 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 missão que tem de tornar o Evangelho conhecido à aqueles que ainda não tiveram a graça de encontrar Jesus. 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 O empenho de muitos em preparar o encontro festivo para bem acolher os convivas, a novena ou tríduo ajuda a trazer à memória 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 a história e caminhada de fé herdada dos núcleos familiares e a atualidade que pede respostas novas, faz com que a missão da Igreja 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 prossiga e se renove com a participação de todos. 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Acreditamos que “a piedade popular é imprescindível ponto de partida para conseguir que a fé do povo amadureça e se faça 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 mais fecunda” (262). É uma pedra preciosa que precisa ser lapidada para que brilhe sempre mais e melhor o seu valor. 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Longe de nós querer acabar com a piedade popular e suas manifestações. Esses irmãos nossos que viveram exemplarmente sua 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 vocação nos estimulam a perseguir o caminho da santidade e na missão. 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo Diocesano 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Para refletir: 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 1) Costumo participar das festas populares que acontecem na minha comunidade? 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 2) Como manifesto minha fé? Onde nutro minha espiritualidade? 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 3) As romarias aos santuários, a reza do terço, a leitura da Sagrada Escritura faz parte das minhas práticas religiosas? 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 Textos Bíblicos: Mt 13, 44-46; Mc 4,26-34; Is 52, 7-10 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012

ARTIGO

JORNAL COSTA DO MAR & SERRA


RELIGIÃO E VARIEDADES JORNAL COSTA DO MAR & SERRA

ANO XXIX-EDIÇÃO IMPRESSA Nº1207 - 6ª-FEIRA - CAPÃO DA CANOA - 15/16 DE JUNHO DE 2018 PÁGINA Página 11 7 Oração à N. Sra. Aparecida Ó Incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pescadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso santíssimo filho, meu redentor e Querido Jesus Cristo. Virgem bendita dê proteção a mim e a minha família das doenças, da fome, assalto, raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios espirituais e temporais. Livrai-nos das tentações do demônio para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima virgindade e o preciosíssimo sangue de vosso filho, vos possamos ver, amar e gozar da eterna glória, por todos os séculos. Amém! I.B.V.

ORAÇÃO À N.SRA. DESATADORA DOS NÓS Virjem Maria, Mãe do belo amor, Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito, Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos, pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida. Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrada por causa destes Nós.MARIA, Mãe que Deus encarregou de Desatar os Nós da vida dos filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos. Ninguem, nem mesmo o maligno poderá tirá-la do teu precioso amparo. Em tuas mãos não há Nó que não poderá ser desfeito. Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este Nó... (Faça seu pedido). Peço-te desata-lo para a glória de Deus , e por todo o sempre. Vós sois a minha esperança. Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio ! “ Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim. Maria, nossa Mãe, desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus. I.B.V.

Senhor, a quem iremos? Jo Tu tens palavras de vida eterna. ão 6,

DIA 15 de JUNHO

68

mentário do dia : São Gregório Magno

DEZ MANEIRA DE AMAR A NÓS MESMOS 1 - Disciplinar os próprios impulsos. 2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos. 3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros. 4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação. 5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas. 6 - Evitar as conversações inúteis. 7 - Receber no sofrimento o processo de nossa educação. 8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem. 9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão. 10 - Repetir as lições edificantes, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, perseverando no aperfeiçoamento de nós mesmos sem desanimar e colocando-nos a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.

Paz e Renovação - Chico Xavier pelo espírito André Luiz DECOM: (Departamento de Comunicação e Difusão da Doutrina Espírita)

Colaboração: Bia Peralta Ribas <biapribas@gmail.com>

«Não há nenhum mandamento maior que estes» Evangelho segundo S. Marcos 12,28b-34. Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é este: "Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças". O segundo é este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-l’O.

COLABORAÇÃO: ANTONIO P. AZEVEDO

www.evangelhocotidiano.org

CONFIABILIDADE E HONESTIDADE

LISTA DE CARROS

R$ 24.000,00 2014 CELTA 1.0 LS BRANCO 5P (GM) R$ 14.800,00 2009 CELTA 1.0 SPIRIT VERMELHO 3P (GM) R$ 54.800,00 2014 CIVIC LXS 1.8 CINZA (MEC) 5P (TOYOTA) R$ 77.800,00 2015 COROLLA XEI 2.0 VERMELHO 5P (TOYOTA) R$ 16.000,00 2004 CORSA 1.0 SEDAN PRATA 5P (GM) R$ 27.800,00 2007 ECOSPORT 1.6 FREESTYLE PRETA 5P (FORD) R$ 29.800,00 2014 FIESTA 1.6 MPI CLASS HATCH PRETO 8V 5P (FORD) R$ 35.800,00 2011 FLUENCE 2.0 DYN DOURADO 5P (RENAULT) R$ 69. 800,00 2014 FREEMONT EMOTION 2.4 AUTM. BRCO 5P (FIAT) R$ 8.800,00 1994 FIORINO 1.0 BRANCA 2 P (FIAT) R$ 27.800,00 2013 GOL NOVO 1.0 BRANCO 5P (VW) R$ 27.800,00 2012 GOL 1.6 TREND G5 BRANCO 5P (VW) R$ 29.900,00 2013 GOL 1.0 MI TREND 8V VERMELHO (VW) R$ 24.800,00 2012 GOL 1.0 I -TREND VERMELHO 5P(VW) R$ 59.000,00 2012 IX35 2.0 PRATA 5P (HYUNDAI) R$31.000,00 2015 MONTANA 1.4 LS PRETA 3P (GM) R$ 35.500,00 2016 PALIO FIRE 1.0 ATRACTTIVE 5P (FIAT) R$ 43.800,00 2014 PALIO WK ADVEN DUAL 5P (FIAT) R$ 14.800,00 2008 206 1.4 PRETO 4P (PEUGEOT) R$ 37.000,00 2015 PICANTO 2.0 LX 4X2 16V PRATA 5P (KIA) R$ 45.800,00 2013 SPIN 1.8 AUT. 7LUGARES 5P (GM) R$ 31.800,00 2011 STRADA 1.8 MPI ADVENT. CE GNV -FLEX VERM (FIAT) R$ 69. 800,00 2014 S10 LTZ FD2 2.4 (GASOL/ MANUAL) 4P (CHEVR) R$ 31. 800,00 2013 VOYAGE 1.0 TREND 8V BRANCO 5P (VW) R$ 27.000,00 2013 VOYAGE 1.0 MI TREND 8V (VDRO+TRAV+ALRAM. ) MOTO R$ 4.800,00 2010 CG125 FAN ES VERMELHA (HONDA) R$ 18.800,00 2011 G650 GS PRETA (BMW)

RUA GENERAL OSÓRIO Nº 253 SANTA LUZIA/ CAPÃO DA CANOA – RS CONTATOS: (51)3625-2994 / (51) 8416-5675 VEÍCULOS SUJEITOS A DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE


JORNAL DOde MAR & SERRA IMPRESSA Nº1207 - CAPÃO DA CANOA - 15/16 DE JUNHO- DE 2018 JORNAL COSTAANO DOXXIX-EDIÇÃO MAR & SERRA ANO- 6ª-FEIRA XXIX - EDIÇÃO IMPRESSA-Nº1207 6ª-FEIRA 15/16deCOSTA JUNHO 2018-PG 8

Justin

Advogados

Rafael Justin ACOMPANHE NOSSAS PROMOÇÕES MENSÁIS

OAB/RS 72.012 Rua Brigada Militar, 1736

Fone:3625.3748 - Capão da Canoa

Vereadores de Lajeado buscam informação sobre as Emendas Impositivas na Câmara Municipal Em 2017, R$ 2 milhões em forma de Emenda Parlamentar voltaram para os cofres do município para aplicação na saúde, educação, obras e infraestrutura

3ªe 4ª

Rua Ceci, 2282 - Centro - Canõa da Canoa

Texto e foto: Júlia Bozzetto/ASSECOM CMCC

Convênio: Uniodonto Desconto: ASERP - SIMCCX - ASSOCIC ACICA e OAB

ASSINE SKY SEM CUSTO DE EQUIPAMENTO; SEM CUSTO DE INSTALAÇÃO;

Revendedor Autorizado

TELETRONIC LIGUE JÁ : 3625.1148

Na tarde de quinta-feira (07), vereadores do município de Lajeado se reuniram com o vice-presidente da Câmara Municipal de Capão da Canoa, vereador Joel Novaski (Pardal – PDT) e o corpo técnico da instituição. O encontro foi pautado pelas Emendas Impositivas, as quais foram implementadas pela primeira vez no município em 2017. Os parlamentares Sérgio Miguel Rambo (PT), Nilson do Arte (PT), Antônio Marcos Schefer (MDB), Paulo Tori (PPL), Waldir Blau (MDB), Arilene Dalmoro (PDT), o Presidente da Câmara de Lajeado, Eder Spohr (MDB) e o Procurador Gustavo Heinen, vieram em busca de formas de execução para posteriormente aplicar as Emendas Impositivas no seu município. No encontro, o vice-presidente da Câmara, Joel Novaski (Pardal – PDT), enfatizou o quão necessário é o vereador tomar conhecimento de todos os recursos que pode utilizar no seu mandato.

“O povo nos elegeu como seus representantes, por isso é fundamental buscarmos conhecimento e meios de atuação na construção de um município melhor para todos”, disse. Os esclarecimentos sobre a parte jurídica ficaram por conta do Procurador da Câmara de Capão da Canoa, Marcos Jones, auxiliado pelo chefe do Departamento Pessoal, Roseno Serra. “As Emendas Impositivas correspondem ao percentual de 1,2% do orçamento do município. O valor varia de acordo com a receita do município, mas a prerrogativa é igual para todos, destinar 50% do valor da emenda para saúde e educação, explicou o Procurador Marcos. Em 2017 a Câmara Municipal de Capão da Canoa realizou Emendas Impositivas no valor de R$ 2 milhões. As mesmas abrangeram a área da saúde, educação, obras e infraestrutura, porém ainda aguardam execução do Executivo.

PREFEITURA LANÇA O APLICATIVO “FALA, CIDADÃO” O objetivo é construir um canal direto para a população ajudar a construir uma cidade melhor Visando ter uma relação mais direta com a comunidade, a Prefeitura de Capão da Canoa lançou o aplicativo : “Fala, Cidadão” no município. O objetivo é construir um canal direto para os moradores ajudarem a construir uma cidade melhor, tendo presença no principal meio digital de comunicação da população: o celular. O Fala Cidadão é um aplicativo colaborativo com o objetivo de auxiliar prefeituras e cidadãos a terem uma comunicação mais eficiente. A partir de alertas criados pela população, a administração da cidade terá mais facilidade para definir quais problemas e melhorias que merecem atenção prioritária.

“Teremos agora uma atualização colaborativa, incentivando os moradores a participarem da gestão”, observa.Com o painel administrativo, a Prefeitura terá controle total sobre as ocorrências, categorizando-as, gerando filtros e relatórios, além de atualizar os status e alterar os status, tudo via web, online e 100% seguro. Confira o fluxo Você cria a ocorrência: fiscalize tudo que está ao seu redor, informe as pessoas sobre os problemas.A prefeitura responde: sua ocorrência entra no canal direto do executivo municipal, você recebe um retorno sobre a sua ocorrência. Problema resolvido: com a colaboração de todos, criamos uma cidade melhor para morar.

TERRA DE AREIA E TRÊS CACHOEIRAS Av. Paraguassú, 4.152 - Fone 3621.1411 - Capão Novo - Capão da Canoa - R/S

Edição 1207 impressa  
Edição 1207 impressa  
Advertisement