Issuu on Google+

Moradores sofrem com a falta de água

>> Casan não realizou investimentos na rede e população fica sem água no verão P03

CORREIO EM 2013 O CORREIO VAI FUNDO. DO JEITO QUE O POVO GOSTA

@

SUCESSÃO P05

Quem será o prefeito interino ?

>> O Presidente da Câmara deverá assumir a prefeitura de Videira dia 1 de janeiro. Os candidatos mais cotados são: Lourenço Becker,Maria Eneida Furlin Dresch,Léo Bom Guse e Sandro Caregnato, ambos do PMDB.

FELIZ 2013 SÃO OS VOTOS

|

jornalcorreiodevideira@gmail.com|

jornalcorreiodevideira |

http://issuu.com/jornalcorreiodevideira | ANO 19 | VIDEIRA-SC 28 E 29 DE DEZEMBRO 2012 | N0 1300 | R$ 2,00


A-02

Videira, 28 e 29 de Dezembro de 2012 - Correio de Videira DIRETOR

ASSESSOR JURIDICO

RAZÃO SOCIAL - MOACIR NUNES DE OLIVEIRA EIRELI CNPJ 15.808.936/0001-10

GERENTE

DIAGRAMAÇÃO

SEDE REDAÇÃO Rua Genelvira Ragadalli n 60 sala 01 Bairro Universitário Videira - SC

GERENTE

Moacir Nunes de Oliveira Fundado em junho de 1993 Gabriel Oliveira

Marisa Oliveira

Jairo

Roberto Bittencourt Olinger OAB/SC 22.283 Dóda Design®

www.dodadiagramador.com.br

IMPRESSÃO

Correio Paranaense

EMAIL jornalcorreiodevideira@gmail.com

MSN jornalistamoaciroliveira@hotmail.com

CIRCULAÇÃO

VIDEIRA - FRAIBURGO - RIO DAS ANTAS - IOMERÊ - ARROIO TRINTA - SALTO VELOSO - PINHEIRO PRETO - TANGARÁ .

FALE COM O CORREIO: 49 3566 7759 - 49 9976 2727

Chargedasemana

email jaironetto@bol.com.br

E agora Lula ?

L

tário Marcos Valério. Oposição e parcela da imprensa caíram de pau nele, exigindo que as denúncias sejam apuradas com profundidade. E que Lula seja denunciado, por envolvimento no caso. De outro lado, ele conseguiu apoio e solidariedade de oito governadores, um deles, aliás, do PSDB, seu maior inimigo político. Ora, Lula tem uma inteligência acima da média, embora não tenha estudado. E conhece o povão como ninguém. Vai sair pelo Brasil alardeando os avanços que o país teve em seus oito anos de governo, vai atacar a oposição, vai reunir forças para sair nos braços do povo. Sua intenção de percorrer o país é também uma forma de defesa. Vai buscar na opinião pública o apoio que não tem em parte importante da imprensa nacional e entre as classes média e alta. Ao que parece, Dilma Rousseff, mesmo com elevado índice de aprovação em seu governo, terá mesmo só um mandato, se o quadro atual não mudar. Lula vem aí, de novo!

Casan

Errata Na coluna do último dia 14 de dezembro, por uma falha de edição, deixamos de citar o nome de três vereadores que compõe o Legislativo videirense. Agradeço aqui ao leitor Israel Loss, de Rio das Antas, pelo e-mail enviado alertando sobre o erro e seguem a seguir então todos os vereadores eleitos e já diploma-

PERGuNtAR NÃO OFENDE Quantos brasileiros vão morrer em acidentes de trânsito durante os feriadões de Natal e Ano Novo?

Ai nosso bolso! Demorou muito, mas enfim o próprio governo federal informou que haverá aumento no preço dos combustíveis a partir do início de

2013. Não se sabe ainda o tamanho do reajuste, mas certamente a Petrobras vai querer recuperar ao menos parte do que perdeu nos

trânsito Muitos motoristas e motociclistas videirenses parecem estar ficando cada vez mais inconsequentes. Basta observar o trânsito por alguns minutos e você ficará de cabelo em pé. Não acontece um número maior de acidentes graves por um verdadeiro milagre. Aliás, a fiscalização tem deixado a desejar ultimamente.

Netto

ula sentiu o baque. Tentou fazer de conta que não era com ele, mas não deu certo. Alvo, durante longos meses, da oposição e da parte da imprensa que o detesta, o ex-presidente começou a responder, porque o silêncio acabaria sendo pior. E já falou praticamente como candidato à Presidência em 2014, ao avisar que vai sair país afora, em caravana, como o fez, com sucesso, em outras ocasiões. Lula diz que vai buscar o apoio do povo brasileiro e chamou de vagabundos alguns dos que o criticam. Disse: “se ficar um vagabundo, numa sala com ar-condicionado, falando mal de mim, vai perder", aludindo certamente a uma disputa presidencial. Onde, ele tem certeza, não perderia para ninguém nas urnas. Acuado pelo resultado do julgamento do Mensalão, que condenou vários dos seus antigos assessores e alguns melhores amigos, como José Dirceu, o próprio Lula passou a ser apontado como pelo menos beneficiado no esquema, pelo publici-

FACEBOOK jornalcorreiodevideira

últimos anos, quando os combustíveis estiveram com seus preços praticamente congelados. Ou seja: preparemos os nossos bolsos.

dos no município: Dirceu Szymcow, Elias Antunes de Moraes, Carlos Alberto Mozzato, Carlos Lazzaris, Luiz Antônio Cattani, Ademar Camargo de Quadros, Daniel José Tenconi, Ronaldo Domingos Loss e Lino Moresco. Mais uma vez, nossas sinceras desculpas e a certeza de que foi totalmente involuntário.

sem função Basicamente, o Congresso legislativo serve para fiscalizar o Executivo; para votar os orçamentos anuais e, ainda, para votar leis e vetos presidenciais. Neste ano, nossos representantes na Câmara Federal não fizeram nada disso. Aliás, não é de agora. Há 12 anos não são votados vetos do Planalto. No total, três mil deles estão acumulados, inclusive alguns ainda do tempo de Fernando Henrique Cardoso. E sem votar sequer o orçamento para 2013, qual a utilidade, enfim, do nosso Congresso?

Mais uma vez alguns bairros da cidade sofreram com a falta de água. Muita gente estava indignada durante o feriado de Natal. A desculpa da Casan é sempre a mesma e ninguém mais aguenta o mesmo papo furado. A verdade é que o povo videirense já cansou das promessas de investimentos que nunca se concretizam. E o lucro que a Casan leva daqui a décadas. E a palhaçada do poço que não deu certo? E o poço que seria perfurado ainda este ano para evitar que o problema se repetisse. Fazer buracos e mais buracos e deixar a população sem água no verão, esta é a triste realidade da Casan em Videira. A alta cúpula da empresa e seu discurso já não inspiram mais credibilidade nenhuma. É preciso buscar uma saída antes que a coisa piore ainda mais. Municipalizar? Não sei, mas, do jeito que está não dá.

Abraços da Semana Para o casal Cristiano e Vanessa, radiantes com o nascimento da pequena Ana Laura no último dia 26. Para meu amigão Leonir que neste dia 29 colhe mais uma abóbora na horta da existência. Para minha querida Dona Dirce Jungues, sempre atenta a este espaço. Para meu amigão Jackson e toda a equipe da Center Lanches.

NO FLORESTA É VERÃO O ANO TODO


LINHA DIRETA COM A POPULAÇÃO

Videira, 21 e 22 de Dezembro de 2012

Aqui toda semana vamos focar um problema que a comunidade videirense enfrenta

moradores sofrem com a falta de água em Videira

>> Casan não realizou investimentos na rede e população fica sem água no verão MOACIR OLIVEIRA Editor CORREIO

M

uito calor e torneiras secas, é assim que centenas de moradores dos bairros de Videira tem passado os últimos dias. Segundo relatos dos moradores, a água só chega de madrugada e pela manhã as torneiras já estão secas novamente, em pleno Natal, eles não tinham água nem para tomar banho. A população diz que o problema é antigo e todo ano acontece em Videira. A Casan alega que a falta de água é porque nestes dias de calor, o consumo aumenta. Só que eles não explicam porque que os investimentos prometidos após a gestão compartilhada Casan e Prefeitura, assinada na administração do ex-prefeito Carlos Alberto Piva não aconteceu. Faltam investimentos para ampliar a rede de abastecimento que a cada dia cresce o números de usuários e a rede continua a mesma. Mais uma vez a Casan enganou a população. Para renovar o contrato, prometeram fazer investimentos que até hoje não aconteceram. Eles não conseguem o mínimo que é fornecer água para população, sem falar do esgoto sanitário prometido. Como estamos no verão a desculpa da Casan sempre é o calor e a população que não economiza água. Desculpa de quem não teve a competência para buscar os recursos para serem investidos em Videira. A discussão da falta de água em Videira, chegou as redes sociais. A população está cansada de promessas vazias. Eles querem uma solução que nunca chega. No dia de Natal faltou água nos bairros e os moradores tiverem que ir em casa de amigos, onde não faltou água para poder tomar banho. O bairro Farroupilha, um dos mais mais populoso da cidade, ficou sem água em pleno dia de natal.A moradora Gilda Aparecida Cavon desabafa: "Como presente de Natal nós do Bairro Farroupilha amanhecemos sem água. Muito triste e desagradável, pois com visitas em casa e em um dia de festa a falta de água é mais sentida. Pia cheia, calor infernal e nada de água".

VEJA A INDIGNAÇÃO DOS MORADORES VIA FACEBOCK DO JORNAL CORREIO

A-03

Consumidor pode ser indenizado O consumidor que se sentir prejudicado pela falta de água pode requerer indenização junto à Justiça. A relação do consumidor com a empresa fornecedora de água é regida pelo Código do Consumidor, que em seu artigo 22 determina que no caso de fornecimento de serviços essenciais à população, deve ser garantido sempre a continuidade do abastecimento, sob pena de indenização. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas obrigadas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Código, garante o artigo 22 do Código do Consumidor. A população deve anotar os dias em que ficou sem receber água em casa. Fazer uma reclamação para a Casan e anotar o número do protocolo. Tente filmar as torneiras sem água e os relógios sem movimento, inclusive na vizinhança, além de fazer um registro dos prejuízos que teve e das mudanças que a falta de água trouxe na sua vida e na rotina. Em seguida, o consumidor poderá procurar os ressarcimentos contratando advogados, para buscar os seus direitos.

KARINA SOUZA No bairro De Carli está faltando água com frequência. Vem de madrugada um pouco e de manhã já não tem mais. No Natal tivemos que ir nos amigos em outros bairros para poder tomar banho!!!! MONALISA HELENA MOREIRA Está faltando água com muita frequência no bairro Floresta. SHEILA CIVIDINI No Floresta falta água direto. PRIE RUTHES Na Cidade Alta, toda semana o bairro fica algumas horas sem água. LUIZ CARLOS GANZALLA No natal o bairro Panassolo ficou sem água até as 15 horas. No Aeroporto ficou sem água quase o dia todo... pq?. DANIELE GALLI BRESSAN Isso mesmo, falta água no bairro Panassolo e nenhuma explicação. SUSY LORENSINE No Rio das Pedras , também falta água. ROSELY TWARDOWSKI Aqui no bairro Sesi tambem falta com frequencia.... ALE RODRIGUES Passamos a ceia de natal sem água e terça-feira também. Bairro Água Verde, tomem uma providencia quem se diz responsável por isso. ALEXANDRA LINS No bairro Carboni e loteamento Carelli tá dificil.Quarta-feira faltou água da tarde até as 23 horas. FABIELE NUNES GONÇALVES Pior que é isso. Tá uma vergonha mesmo. Todo santo dia falta água.

na telona Programação de 28/12 à 03/01/2013 DE PERNAS PRO AR 2 - 2D - Sala 1

Comédia - Nacional - 12 Anos Duração: 99 min. Sex, Ter, Qua, Qui: 16h45 - 19h00 - 21h20 Sáb, Dom: 14h30 - 16h45 - 19h00 - 21h20

HOBBIT - UMA JORNADA INESPERADA - 3D - Sala 2

Aventura - Dublado - 12 Anos - Duração: 169 min. Sex, Ter, Qua, Qui: 20h50 Sab, Dom: 20h50 Sex, Ter, Qua, Qui: 17h30 Sáb, Dom: 17h30 DETONA RALPH - 3D - Sala 2 - Pré -

Estréia Animação - Dublado - Livre - Duração: 107 min. Sex, Ter, Qua, Qui: 15h10 Sáb, Dom: 15h10 FONE: FONE (49)3566-4952 WWW.GRUPOCINE.COM.BR


A-04

Videira, 28 e 29 de Dezembro de 2012 - Correio de Videira

IOMERÊ

Comissão trabalha na transição >> Mesmo enfrentando dificuldades, processo está sendo conduzido com esmero e dedicação

A

comissão de transição formada pelo prefeito eleito de Iomerê, Luciano Paganini(PMDB), está correndo contra o tempo e superando dificuldades para encaminhar o processo de mudança na administração municipal. Isso está ocorrendo pela forma tardia de liberação dos acessos às pastas - um trabalho fundamental para consolidar a transição. Para se ter uma ideia das dificuldades, duas secretarias estão sem titulares porque eles foram exonerados e na secretaria de Saúde, a atual secretária não repassou nenhuma informação alegando estar impedida. O processo de transição, que serve para inteirar a nova administração de uma série de informações pertinentes ao andamento do município depois que a atual gestão deixar a Prefeitura, só foi liberado pelo atual prefeito a partir do dia 20 de dezembro, conforme oficio por ele assinado e enviado à comissão. Passo seguinte, houve liberação de algumas secretarias - menos a de Administração - e iniciou-se as conversações, que pouco prosperaram porque apenas

um dia foi reservado para cada pasta e, em duas delas, os seus respectivos titulares já haviam sido exonerados. "Em alguns casos, como da secretaria de Saúde, simplesmente não sabemos qual situação iremos encontrar, o que existe de medicamentos na farmácia básica e quais agendamentos já estão feitos. Mesmo assim, com as informações sendo sonegadas, estamos trabalhando firmemente para que nenhum serviço seja paralisado", destacou o prefeito eleito, Luciano Paganini. "Além de liberar o acesso tardiamente, dificultar o repasse de informações e não colaborar em nada para o processo de transição, a atual gestão, mais uma vez, prejudica o município". Além disso, existem problemas emergenciais que precisam ser tratados com agilidade pela nova administração. A regularização da creche do município é uma delas - já que ela foi inaugurada sem as condições necessárias para funcionamento e sem autorização dos órgãos competentes. Além disso, há questões envolvendo o ensino médio, férias dos professores, atendimento médico do Progra-

DIVulGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

COMISSÃO

DE tRANsIÇÃO ENFRENtA DIFICulDADEs Em IOmERÊ

ma Saúde da Família(PSF) e outros, que já foram detectados e serão gestionados pela nova administração com rigor, seriedade e agilidade. "Nada disso nos intimida, porque sabíamos que teríamos um grande desafio pela frente. Mas a partir da semana que vem, nossa cidade vai viver um novo tempo, de respeito, seriedade na condução da coisa pública e, principalmente, muito trabalho", destacou o prefei-

to eleito, que já na primeira semana de mandato deverá anunciar ações que vem sendo aguardadas com ansiedade pelos iomerenses, como a realização da Festa Julina, a recondução do monumento aos colonos e a urgente recuperação das estradas do interior, que estão abandonadas. AUDITORIAS SERÃO CONTRATADAS A dificuldade de acesso, aliada

à transparência que Luciano pretende implementar na Prefeitura a partir de terça-feira que vem, está motivando a adoção de algumas medidas. Uma delas, será a contratação de empresa especializada para realizar uma auditoria nas contas do município e outra, em todo o seu patrimônio. "Queremos saber, documentar e levar ao conhecimento de todos o que estamos recebendo, em quais condições e de que maneira", destaca o futuro secretário de administração, Douglas Zardo. Máquina por máquina, peça por peça, número por número, tudo que se refere ao patrimônio do município será auditado e o resultado deste trabalho será divulgado e encaminhado para conhecimento do Ministério Público - que desde já acompanha o processo de transição e está ciente das dificuldades que vem sendo encontradas. "Como não pudemos fazer a transição da forma correta, com cooperação, esta foi a solução encontrada para que resguardemos os interesses dos iomerenses", definiu Zardo.

POSSE NA TERÇA-FEIRA A solenidade de posse dos vereadores eleitos está marcada para às 8:30 horas da próxima terça-feira, da 1º de janeiro, no auditório da Prefeitura Municipal. Logo em seguida, às 9:00 horas, acontece a posse do prefeito e vice-prefeito eleitos. No caso da Câmara, já houve costura para a composição dos cargos da mesa diretora, com o PMDB e PT - partidos

que formaram a coligação vitoriosa União, Força e Trabalho, ocupando todos os postos. Ainda na Câmara, o vereador Maurício Bridi(PMDB), vai abrir mão da vaga para assumir a Secretaria de Educação e Esportes e, em seu lugar, deveria assumir o primeiro suplente Claudemir Agostini(PMDB), que tam-

bém está impedido porque integrará o novo governo de Iomerê como secretário de Agricultura. A vaga na Câmara, então, será ocupada pelo segundo suplente, Aleomar Penso(PMDB). A portaria de nomeação dos secretários, bem como outras portarias emergenciais, serão assinadas pelo prefeito eleito no dia 2 de janeiro.


Correio de Videira

Política

A-05

Videira, 28 de Dezembro de 2012

SUCESSÃO

Quem será o prefeito interino de Videira ? >> O Presidente da Câmara deverá assumir a prefeitura de Videira dia 1 de janeiro

MOACIR OLIVEIRA Editor CORREIO

O

julgamento do recurso do prefeito eleito Wilmar Carelli (PMDB), pelo TSE foi transferido para fevereiro de 2013. Com esse adiamento o futuro presidente da Câmara de Vereadores de Videira,que será eleito em janeiro vai assumir a prefeitura interinamente, até o julgamento de Carelli.Uma nova eleição em Videira, só acontece se o recurso for indeferido. Em toda história do legislativo videirense, nunca uma eleição para sua presidência foi tão aguardada. Dos 11 vereadores eleitos, a bancada do PMDB e PDT formam a maioria. O PMDB elegeu seis vereadores: Sandro Caregnato, Léo Bom, Rafael Balestrin,Cris Zimmer, Lourenço Becker e Maria Eneida Furlin Dresch. O PDT elegeu os vereadores Clarimar

Bettoni e Marcelo Kunn. O PP e PSD formam a bancada de oposição com 3 nomes: Claudete Vavassori, Jacson Locatelli e Wilson Paese Segundo. É dos vereadores do PMDB que deve sair o nome de consenso para a presidência do legislativo e o futuro prefeito interino de Videira. O vereador Clarimar Bettoni, disse essa semana que o PDT não abre mão de indicar o vice - presidente que, automaticamente vai presidir interinamente o legislativo videirense. Nos bastidores, na semana que antecedeu o Natal, houve uma tentativa de uma virada de mesa que acabou não se concretizando. Bombeiros de plantão, tentaram apaziguar os ânimos para evitar uma ruptura entre os vereadores da situação. Até agora, os nomes mais cotados para presidente são: Lourenço Becker, Sandro Caregnato, Léo Bom e Maria Eneida Furlin Dresch.

Os nomes mais cotados para assumir a prefeitura

Lourenço

Becker

Eneida

Furlin Dresch

Léo

Bom Guse

Sandro

Caregnato


A-06 Política

Videira, 28 de Dezembro de 2012 - Correio de Videira

ENTREVISTA LUCIANO PAGANINI

" Um novo tempo para Iomerê" >> Prefeito eleito reafirma compromisso e respeito com as pessoas e diz que vai trabalhar incansavelmente na construção de uma cidade ainda melhor e mais feliz DA REDAÇÃO Editor Política

O

prefeito eleito de Iomerê, Luciano Paganini(PMDB), teve sua retumbante vitória nas urnas em 7 de outubro embasada em três pontos fundamentais: o desejo de mudança, o comprometimento e suas propostas com

as causas prioritárias para o município e a garantia do restabelecimento do diálogo e do respeito com os iomerenses e seus costumes. Agora, é chegada a hora de colocar em prática estas ações e a posse da próxima terça-feira, dia 1º de janeiro, será o marco inicial de um novo tempo para o município. Consciente deste desafio, Lu-

ciano aguarda sua posse para iniciar imediatamente as mudanças que o município precisa e, principalmente, fomentar ações que melhorem a vida das pessoas, fazendo do município um lugar ainda melhor para se viver e mais feliz. Na verdade, o trabalho nos bastidores iniciou na semana após as eleições. "Começamos

a trabalhar no dia seguinte ao pleito, fomentando ações, elaborando estudos e projetando a mudança e as melhorias que a nossa gente anseia", explica ele. O período foi bastante fértil. Luciano formou equipe e projetou passo a passo aquilo que vai implementar a partir da semana que vem. Nesta entrevista, ele

PERGUNTA: Prefeito, desde a sua campanha o senhor fala em proporcionar um novo tempo para Iomerê. O que efetivamente isso quer dizer? LUCIANO: Em primeiro lugar, isso tem a ver com a realização das obras tão esperadas pelos nossos munícipes e que simplesmente foram esquecidas nos últimos quatro anos. Aí, incluo o asfalto até Bom Sucesso, que não recebeu um metro de pavimentação e outras obras prioritárias, que vamos realizar a partir da semana que vem. Este é o novo tempo que exclamamos. Um tempo de desenvolvimento, de trabalho, de ações e realizações, longe do marasmo e do ostracismo que experimentamos nestes últimos anos. E este novo tempo também tem a ver com o estabelecimento do diálogo com a população, que voltará a ser ouvida e terá suas vontades respeitadas, sem autoritarismo, sem imposições e com o respeito que a nossa gente merece. PERGUNTA: A campanha passou, o senhor se elegeu, mas ficou uma divisão no município. Como lidar com isso? LUCIANO: Historicamente, nas pequenas cidades onde há embate eleitoral, passam por esta situação. Em Iomerê, a situação é potencializada pela maledicência dos nossos adversários, que a toda hora criam inverdades e fomentam a discórdia. O meu papel, a minha vontade e o que vou fazer, é governar para todos, indistintamente. Até porque, esta foi uma de nossas bandeiras durante a campanha eleitoral, quando afirmamos que seriamos diferentes, trabalhando para os iomerenses, sem olhar a tendência partidária. E isso vai acontecer. A partir de terça-feira, sou o prefeito de todos os iomerenses e vou trabalhar firmemente, com vontade e esmero, para que unifiquemos nossas forças em benefício da nossa cidade. PERGUNTA: Com o que Iomerê arrecada, é possível viabilizar seus projetos de administração? LUCIANO: Iomerê arrecada em torno de R$ 1 milhão por mês. Temos plena convicção que é possível fazer mais e melhor com planejamento, cuidado e atenção ao que o município precisa. É plenamente viável melhorar o atendimento na saúde, por exemplo, e ampliar a infraestrutura da nossa cidade. Mas é preciso ter o comprometimento que nós temos e a vontade de fazer, discutindo com a população, ouvindo seus anseios e, principalmente, se colocando como um trabalhador do povo, eleito por ele e que para ele deve respeito e

fala um pouco sobre o novo tempo que se avizinha para o município, reafirma o compromisso em resgatar o auto-estima da população e realizar as obras que os iomerenses tanto esperam, como a retomada do asfalto até a localidade de Bom Sucesso, a viabilização do distrito industrial e a construção de casas populares.

LUCIANO: O secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, me garantiu que a obra reinicia em breve e acreditamos que isso vai acontecer conforme o cronograma. É uma prioridade, é um compromisso nosso e vamos fazer. E faremos ainda mais, porque queremos também a pavimentação da estrada até Pinheiro Preto. O que eu garanto aos iomerenses é que não ficaremos parados, atrás da mesa ditando regras e sim iremos atrás de recursos e trabalharemos muito pelos iomerenses, que serão meus patrões a partir da semana que vem. PERGUNTA: E a Festa Julina?Vai ser realizada? LUCIANO: A Festa Julina, que é a maior manifestação cultural e histórica da nossa cidade vai ser realizada e começaremos a tratar da sua realização já em janeiro. Nossa gente é trabalhadora, salpica a terra com seu suor e tem na festa uma das poucas oportunidades para manifestar suas tradições, usos e costumes. Fazer esta festa não implica em comprometer o orçamento, ou inviabilizara a prefeitura. Basta ter planejamento, vontade de fazer e respeito pelas nossas tradições. Teremos festa, sim, nos próximos quatro anos.

PREFEITO

ELEITO DE IOMERÊ LUCIANO PAGANINI (PMDB)

satisfação. Sabemos que a arrecadação deve cair, mas estamos preparados, porque faremos uma gestão de resultados, transparente e eficiente. PERGUNTA: O asfalto até Bom Sucesso terá continuidade? LUCIANO: Sim, vai receber pavimentação. Já estamos viabilizando isso junto ao Governo do Estado, mas não vamos esperar só por ele, apesar de entendermos que este é um compromisso

" Eu garanto que não ficaremos parados, atrás da mesa ditando regras e sim iremos atrás de recursos e trabalharemos muito pelos iomerenses, que serão meus patrões a partir da semana que vem". LUCIANO PAGANINI

antigo, que precisa ser cumprido. Não ficaremos parados esperando o tempo passar. Vamos cobrar veementemente e, se for preciso, colocaremos recursos próprios na realização deste asfalto, que não recebeu um metro de pavimentação nos últimos anos, a não ser aqueles cinco quilômetros da gestão do ex-prefeito Laércio Lázzari. PERGUNTA: Mas qual sua expectativa com relação à participação do Governo do Estado nesta obra?

PERGUNTA: Qual sua expectativa com relação à sua equipe de trabalho? LUCIANO: Formamos a equipe com pessoas da nossa cidade, que moram aqui e conhecem a nossa realidade. Analisamos o perfil técnico de cada um e encaixamos estes profissionais nas secretarias de forma que cada qual poderá dar o máximo de si, trabalhando incansavelmente para a nossa gente. O que posso garantir, é que os iomerenses vão ter o que sempre mereceram da nossa equipe e todos trabalharão pela cidade, respeitando os iomerenses, seus patrões por direito. PERGUNTA: Fique a vontade para alguma colocação. LUCIANO: Eu gostaria de dizer que Iomerê vai sim viver um novo tempo a partir da semana que vem, porque vamos implementar uma forma diferente de administrar. Nossos olhos estarão voltados para a nossa gente, para aquilo que tanto ansiamos. Ficam para trás a maledicência e a petulância, que darão vez ao respeito e ao trabalho para todos. As pessoas estarão em primeiro lugar e Iomerê será ainda melhor, um lugar mais feliz para se viver. Este é o nosso compromisso. Esta é a nossa vontade.


RETRO 2012 Obras e ações na região

A GORDA PARA A COmuNIDADE DE ANt NDO NÇA AVA uE sEG

ASFALTO

GO

Videira, 28 de Dezembro de 2012

VERNADOR INAuGuROu A ARENA multIusO FRAIBuRGO, Em DEZEm BRO DE 2012

A-07

tO

sC 453, ENtRE sAl PAVIMENTAçÃO AsFAltICAuEDAEm ANDAmENtO VElOsO E hERCIlIOPOlIs sEG

SDR termina ano com saldo positivo >> Aproximadamente R$ 8 milhões foi investido nos municípios que compõe a SDR em 2012 JOSIANE UGOLINI Das assessorias

A

Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira encerra o ano de 2012 com saldo positivo, isso porque, ao longo dos últimos doze meses, todas as áreas receberam grandes investimentos do Governo do Estado. De acordo com o secretário regional, Evandro Colle, aproximadamente R$ 8 milhões foi investido nos municípios que compõe a SDR. “Assinamos importantes convênios em 2012, que resultarão em mais desenvolvimento para a região e mais qualidade de vida para a comunidade”, afirmou Colle. Saúde, educação, agricultura, infraestrutura, cultura, turismo e esporte, foram algumas das áreas que receberam investimentos significativos. Todos os municípios firmaram convênios com o Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SDR. Além disso, três grandes obras no setor da infraestrutura estão em pleno andamento, são elas: a pavimentação asfáltica para a comunidade de Anta Gorda, o Contorno Sul de Videira e a construção asfáltica da SC 453, entre Salto Veloso a Herciliópolis. O montante aplicado nessas obras ultrapassa os R$ 32 milhões. A área que mais recebeu investimentos foi Turismo Cultura e Esperto, totalizando R$1.830.214,00 aplicados em construções de centros multiusos, aquisição de instrumentos musicais e trajes típicos, reformas e melhorias em ginásios de esporte, realização de feiras e seminários, além de repasses para associações. O ano de 2012 também foi marcado pela inauguração do maior centro de eventos do meio-oeste catarinense, a Arena Multiuso de Fraiburgo, cujo investimento do Estado passou de R$ 6 milhões. Na saúde, Colle destaca a compra de veículos destinados ao transporte de pacientes e ambulâncias, além de aquisição de equipamentos, totalizando o montante de R$ 382 mil aplicados. Para viabilizar melhores condi-

GOVERNO

DO EstADO INVEstIu R$ 223 mIl NO QuARtEl DO CORPO DE BOmBEIROs DE tANGARÁ

ções de trafegabilidade nas estradas da região foram investidos R$ 470 mil em infraestrutura. Neste valor estão inclusos cascalhamentos, manutenção, melhorias em estradas do interior e pavimentação de ruas, garantindo qualidade de vida para os moradores do interior e mais segurança no transporte e escoamento da produção local. Já na agricutu-

ra foram investidos R$ 583.192,00, que possibilitaram a construção de sete poços artesianos para combater a estiagem, além da compra de maquinário e aquisição de equipamentos veterinários. Para Colle, o alto investimento na agricultura é necessário, uma vez que ela constitui uma das principais atividades econômica da região.

A Educação recebeu um cuidado especial, pois dela depende o futuro de milhares de alunos. Foram investidos mais de R$ 600 mil em melhorias e reformas de escolas, bem como na capacitação dos professores. Grandes educadores, reconhecidos nacionalmente, estiveram palestrando para os profissionais da educação da 9ª Gerência Regional

VICE GOVERNADOR EDuARDO PINhO mOREIRA, E sECREtÁRIO DE INFRAEstRutuRA, VAlDIR COBAlChINI, VIsItARAm O CONtORNO sul DE VIDEIRA, Em 2012

de Educação (Gered). Como exemplos podemos citar: Cesar Nunes, Joe Garcia e Moacir Gadotti. Além disso, através de um convênio do Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi anunciada para 2013 a construção da nova Escola de Educação Básica Madre Terezinha Leoni, no bairro Rio das Pedras, em Videira, no valor de R$ 4,2 milhões. “Terminamos o ano com a sensação de dever cumprido! A SDR está muito feliz com o resultado do trabalho que vem prestando e, principalmente, pelos investimentos que vem ocorrendo na região. Este foi um ano atípico, pois durante o período eleitoral não é possível assinar convênios com os municípios. Mesmo assim, tivemos um número alto de convênios e, consequentemente, investimentos na região”, declarou o secretário regional. Para 2013 a expectativa é ainda melhor. Colle apontou algumas ações que já estão pré-definidas como as obras de recuperação da SC-303 e SC-453, entre Videira e Luzerna e Videira e Fraiburgo, respectivamente. A reestruturação dessas estradas custará mais de R$ 200 milhões, verba que já está garantida pelo Governo do Estado. “Em janeiro, o Governador Raimundo Colombo virá à região para lançar o edital de licitação dessas grandes obras. Tanto Colombo, quanto o seu vice, Eduardo Pinho Moreira, têm nos apoiado muito em diversas ações e em 2013 não será diferente, tenho certeza que virão muitos recursos para toda a região, que alavancarão a economia e o desenvolvimento”, afirmou Colle. Outro destaque deste ano foram os programas do Governo do Estado do Juro Zero para a Agricultura e o das Cirurgias Eletivas, na área da saúde, ambos em andamento desde 2011. No Juro Zero, foram aprovados 95 projetos, somando R$ 2,5 milhões repassados para os agricultores da região. Já a gerência regional de saúde contabilizou mais de 300 cirurgias eletivas realizadas.


08 Retro 2012 www.seuary.com.br

@seuary

colunistasocialseuary

O melhor da sociedade em 2012

A

sociedade videirense esteve movimentada em 2012.Shows com ar-

SEU ARY

seuary@gmail.com

Grêmio Floresta Grêmio Floresta comemorou seus 59 anos de fundação com um baile em

grande estilo reunindo associados e convidados especiais.

tistas de renome nacional e as altas rodas marcaram grandes festas, eventos e Business. Funcionário,Professores e direção, comemorando os 75 anos de vitória do CIC

Amado Batista

Cic comemorou 75 anos O Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição comemorou seus 75 anos de fundação com um jantar dançante típico italiano. O evento aconteceu no Mediterranium Convention Center,na I Am Bier Clube no dia 24 de novembro.

A vinda do consagrado nome da música nacional foi em comemoração aos três anos do Clube do Castelo. O ídolo romântico

Amado Batista se apresentou na Serp no dia 13 de outubro encantando com seu show que arrasta multidões pelo Brasil.

Baile do vinho

O 3º Baile do Vinho e Escolha da Rainha da Vindima 2013 na Comunidade da Rondinha aconteceu dia 21 de julho misturando a beleza feminina com a tradição do evento

Coopervil Coopervil comemorou 45 anos de sucesso em um mega evento que reuniu cerca de 2.000 associados e familiares em Santa Lúcia no dia 31 de Outubro. Luiz Vicente Suzzin-Presidente da Coopervil

4 Anos da I Am Bier Club

Casal Cleuza e José Cozza - Presidente do Clube Floresta

Paula Fernandes A cantora Paula Fernades a musa do pop brasileiro revelação como cantora em 2012, se apresentou no ginásio duplo da Serp no dia 11 de Novembro. Mais de 4.000 pessoas prestigiaram a cantora que fez Videira cantar em único coro suas melodias

A I Am Bier Club comemorou 4 anos no dia 15 de setembro com Banda de Cover "The Beetyles da Argentina

Banda CoverThe Beetyles da Argentina e Adilson Canever de Gaby e Dauglas Ferri em Jaragua do SuL

RESTAURANTE E CHURRASCARIA PETISCÃO Um bom petisco ! Nada melhor para um Happy-hour ou um momento de relax. Essa é anova opção para Videira.O melhor buffe livre ao meio dia acompanhado com rodízio de carnes e as soborosa sobremesas. |ORestaurante e Churrascaria Petiscão oferece para sua comodidade : Marmitex,espaço para festas,formaturas,casamento e aniversário e outros .Tudo isso aliado ao atendimento vip da equipe do Restaurante,comandado pelo Chef de cozinha Valmir Cenci. Endereço Rua XV de novembro 1166-Centro Telefone 049 3666-7340/9118-8393


Videira, 28 de Dezembro de 2012 Correio de Videira

09

Garotas da Playboy Videira recebeu a visita no Khalifa das três coelhinhas da Playboy. As garotas Gisele Comper,Carla Viviane e Dalila Kindermam, levaram os badaleiros e marmanjos à loucura.

Casamento

Explosão de alegria O casal Neiva e Acir Ferri, recepcionaram vips de Videira e várias regiões para a troca de alianças de Gaby e Douglas em festa das mais luxuosas no tradicional Clube Baependi em Jaraguá do Sul, no dia 23 de junho.

O Show da Dupla João Lucas & Marcelo foi uma explosão de alegria, em Videira. Uma verdadeira multidão foi a SERP ouvir a dupla sensasão do momento, que é conhecida pelo famoso "Eu quero Tchu Eu Quero Tcha , Vuco Vuco ,Frases de Fogo , A mina pira , O pegador ,entre outras que encantaram a multidão. A banda 4 Azes e o Dj Nando M abriram o show com um repertório dançante e alto astral. Efeitos especiais, finalizaram o Show com um coro só "Eu Quero Tchu Eu Quero Tcha" e grupo de fâs dançanto freneticamente,no palco Tchutchatcha.Sucusseço!


A-10 Um ano de grandes perdas

Videira, 28 de Dezembro de 2012 -

RETRO 2012

Morre o ex-prefeito Irio Zardo DIVulGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

E

m fevereiro, Videira perde o ex-prefeito Irio Zardo. A prefeitura decretou luto oficial por três dias em homenagem póstuma. Irio Zardo foi o 7º prefeito de Videira e esteve a frente do Poder Executivo de 31/01/1973 a 31/01/1977. Írio Zardo como prefeito teve pela frente o desafio de estruturar o município de Videira, em amplo sentido. Ele criou o distrito industrial, que serviu de referência para outras cidades da região. Nesta época, a Perdigão estava cogitando a possibilidade de instalar sua unidade de beneficiamento em outra região, onde houvessem rodovias. Irio conseguiu que a Perdigão se mantivesse em Videira e com as rodovias que precisava para se desenvolver. Írio Zardo nasceu em Iomerê, em 1921. Foi o primeiro de quatro filhos do casal gaúcho que deixou a região de Caxias do Sul para tentar a vida na agricultura, por estas bandas. Passaram ainda por Bom Sucesso e Arroio Trinta. Depois de completar o primário naquela localidade, foi estudar no colégio Aurora, em Caçador e partiu para Curitiba, onde fez o curso científico e formou-se advogado, em 1953.

Voltou para a região para estabelecer-se com seu escritório em Videira, no ano seguinte. Seu pai, na época, era vereador na cidade. Na Série Os Pioneiros, do jornalista Edélcio Lopes no CORREIO , Irio Zardo disse: “Videira era uma cidade muito ativa, promissora. A gente videirense era dedicada e tinha suas ações voltadas para o trabalho e graças a este espírito de luta, conseguimos prosperar muito”. Em 1962, ele iria se tornar o primeiro prefeito eleito do recém-criado município de Arroio Trinta. Foi candidato pelo PSD, mas sua vida política já havia sido iniciada anteriormente, quando ele militou na União Paranaense de Estudantes(UPE). A atividade serviu para lhe dar embasamento crítico. Ele ficou no cargo até 1969. “Havia uma vontade muito grande que eu fosse candidato e como eu sempre estudei em escolas públicas, achei que esta fosse uma forma de retribuir a minha formação, por isso aceitei o desafio”. Para Irio Zardo oi um tempo de muito trabalho, com o município começando do zero. “Foi muito bom, ARQuIVO FAmÍlIA

JOSé

OlIVIO ZARPEllON ERA um DOs PIONEIROs DE VIDEIRA

porque administramos uma cidade nova, organizamos tudo de acordo com o que pretendíamos e conseguimos fazer uma boa gestão”, avalia. Encerrado seu mandato, ele voltou à Videira e não tinha mais planos políticos para sua vida. Tratou de tocar seu escritório e cuidar dos negócios da família. “Como eu era advogado, foi natural deixarem para mim as questões burocráticas, de papelada, que envolviam as terras da família”, justifica ele, que cogitava a possibilidade de mudar de cidade, para melhor atender a estes interesses. Foi justamente nesta época que surgiu o convite para ser candidato a prefeito de Videira. “Eu relutei bastante e só aceitei por causa da interferência do meu pai e com a condição de que aqueles que foram me convidar, fossem meus conselheiros na administração”. E assim aconteceu. Ele se elegeu naquele ano de 1972 vencendo Odilon Salmória, Ângelo De Carli e Abel Viana, que integravam o MDB, PDC e PTB. “Foi uma campanha bastante acirrada em que fui muito combatido. Mas consegui vencer com mais de 700 votos de vantagem”.

O comerciante José Olivio Zarpellon,um dos pioneiros de Videira, morre em março, devido as complicações de um câncer. Ele chegou em Perdizes em 1949, então com 13 anos, para estudar no seminário que ficava localizado onde hoje está o Museu do Vinho. Quando aqui chegou as casas eram todas de madeira e as estradas de chão batido. Perdizes e Vitória não tinham recursos nem

ARQuIVO/CORREIO DE VIDEIRA

LUIZ

ROBERtO OlINGER ERAADVOGADO E CORREtOR DE ImÓVEIs

sempenhou arduamente, de forma digna e honrosa. Ele ocupou o cargo até junho de 2010, deixando-o apenas quando a doença o impossibilitou de continuar trabalhando. O corpo de Olinger foi velado

ZARDO FOI O 7º PREFEItO DE VIDEIRA

Videira perde o pioneiro José Zarpellon

Advogado Luiz Olinger morre aos 57 anos Na madrugada do dia 5 de dezembro Videira perde o ex-assessor jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR) e do CORREIO Luiz Roberto Olinger. Aos 57 anos, ele enfrentava sérias complicações de saúde. O advogado e pioneiro no ramo de corretores de imóveis era também grande militante político, que defendia fervorosamente o crescimento de Videira. "É um nobre companheiro que parte. Um guerreiro, que em seu legado nos deixa como exemplo a luta constante pela vida. Com certeza, deixará muita saudade", disse o secretário regional, Evandro Colle. " Um grande amigo e conselheiro que sempre defendeu as causas de nosso jornal", disse o Diretor do CORREIO, Moacir Oliveira, ao lamentar a morte de Olinger. Em 2004, Luiz Roberto Olinger assumiu a pasta de assessoria jurídica da SDR, trabalho que de-

IRIO

no Centro de Eventos Vitória (Cevi) e foi enterrado, sobre grande comoção de parentes e amigos, no Cemitério Jardim da Saudade. Ele deixa a esposa Margareth e os filhos Roberto e Rafael.

infra-estrutura. Com 21 anos, José foi trabalhar no Banco Inco, atual Bradesco, onde permaneceu por cinco anos. Não via futuro e decidiu ser autônomo e fundou a Motor Diesel Zarpellon para atender os agricultores.José pegava o nome do agricultor que ia levar trigo até a Perdigão e via se ele tinha motor na propriedade. Se não tivesse, José ia a pé até onde morava o agricultor com um motor nas

costas para venda. Caso não conseguisse, escondia o aparelho no mato para tentar com outro morador da localidade. A viagem chegava a durar até dois dias.Nesta época, o principal meio de transporte da região era o cavalo.Por muitos anos ele dedicou-se sua oficina de torno que até hoje funciona no Bairro Floresta, sob o comando de seu filho Ricardo. Zarpellon deixou a esposa Ana e os filhos Ricardo e Estela.

O coração de "Claude" parou O esporte de Videira está de luto em 2012. Aos 40 anos, faleceu no dia 9 de dezembro o atleta Claudemir da Silva, do Grêmio da Penha de Rio das Pedras. Sua equipe enfrentou às 17h00, o Americano Industrial, onde Claude participou do jogo todo. Após o encerramento às 19h00, Claudemir foi para a comunidade de Rio das Pedras, onde residia para participar de mais um jogo de futsal válido pelo campeonato de verão. Ele entrou na quadra onde após 3 minutos de jogo passou mal. Seus colegas fizeram a massagem cardíaca para reanimá-lo, quando ele disse que já estava bem e pediu para parar a massagem. Depois disso ele voltou a cair e já com o presença dos bombeiros foi constatado o óbito. Claudemir da Silva, 40 anos deixou a esposa Silvia Alves da Silva e o casal de filhos Guilherme da Silva, 14 anos, e Gabriela da Silva, 9 anos. "Claude" defendeu várias equipes do futebol amador de Videira, sempre conquistando títulos

CLAUDEMIR

DA sIlVA


RETRO 2012 As tragédias que marcaram o ano

Videira, 28 de Dezembro de 2012

A-11

Motorista morre carbonizado na SC 302

PAREDE

DE 600 QuIlOs CAIu ENCImA DE EstuDANtE

Tragédia da Rua Iomerê

F

atalidade ou faldemais crianças não ta de segurança se feriram. no local ? A traQuando o Corpo gédia da rua Iomerê de Bombeiros de Vique vitimou, em abril deira chegou ao local, o estudante Joshua o menino já estava Philipi dos Santos, 11 sem sinais vitais, com anos, ainda não está as pernas e parte do esclarecida.Ele estava corpo sobre os esbrincando, junto com combros. outros três colegas, em JOSHUA P.DOs sANtOs A demolição da uma casa em processo casa estava parada, de demolição, no bairro Floresta, sem que o proprietário tomasse alquando uma parede de aproxima- gumas providências para segurandamente 600 quilos caiu sobre ele, ça de terceiros, já que a residência causando sua morte imediata. As fazia divisa com a calçada.

O motorista Luciano que dirigia. A carga Garboça, 44 anos, de Vifoi arrastada por aldeira, morreu em março guns metros no asfalto na SC 302, na altura do atingindo um veículo Km 137, no município Celta, com placas de de Santa Cecília. O local Curitiba, que tinha em que a vítima morreu como destino a cidacarbonizada é conhecido de de Caçador. Com o como a curva da morte. impacto do acidente, o LUCIANO Garboça transportava GARBOÇA caminhão pegou fogo uma carga de bobinas queimando o corpo do de papel para São Paulo quando motorista. O condutor do Celta, perdeu o controle do caminhão de 34 anos, também estava sozi-

nho no momento do acidente. Ele teve ferimentos e foi encaminhado ao Hospital de Santa Cecília sem ferimentos graves. Populares que estavam no local, relataram que o incêndio teve inicio logo após o capotamento e que devido à distância dos postos de socorro, a ajuda do Corpo de Bombeiros demorou, não conseguindo chegar a tempo de salvar a vida do caminhoneiro. Ele deixou a mulher e um filho de cinco anos.

Homem decepou mãos da esposa em Salto Veloso Um crime chocou a cidade de Salto Veloso em fevereiro. O vigia Celso Flores desferiu vários golpes de foice contra sua companheira e Valdir Rodrigues de Jesus, causando-lhe vários ferimentos.Segundo a denúncia do MP, ele desconfiava que Carla tinha um relacionamento extraconjugal com Valdir e por isso tentou matá- lo. A Polícia foi acionada e, ao chegar ao local, se deparou com uma cena de filme de terror: Carla, apesar de todos os ferimentos e da amputação das mãos ainda estava viva, e na casa, presenciou toda a cena, uma criança de um ano, filha do casal, que estava em estado de choque.

CARLA tEVE As mÃOs DECEPADAs Carla foi encaminhada ao Hospital de Salto Veloso, e, posteriormente, ao Hospital Santa Terezinha em Joaçaba, onde deu entrada ainda com vida. Contudo, devido à gravidade dos ferimentos, e a perda significativa de sangue, acabou morrendo.

SÃO OS VOTOS DO CENTERBON

Flores depois de cometer o crime, ele se escondeu em um galpão, no interior do município de Água Doce. Como soube do mandado, optou por se entregar, na delegacia de Videira. Flores confessou o crime, alegou motivos passionais já que, segundo disse, sua esposa poderia estar lhe traindo. Flores foi pronunciado para ir a júri popular e acabou recorrendo da decisão ao TJ. A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu, por votação unânime, negar provimento ao recurso de Celso Flores, contra a sentença de pronúncia da Justiça de Videira e deve ir a júri popular em 2013.


A-12 Os grandes julgamentos

Videira, 28 de Dezembro de 2012 -

RETRO 2012

Marido que matou o amante da esposa é condenado a 12 anos O

caminhoneiro Adilson Artismo, de Pinheiro Preto, foi condenado em novembro a doze anos de reclusão, em regime inicial fechado, por homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo. Inconformado com a descoberta do relacionamento amoroso que sua esposa mantinha com o mecânico industrial João Adolfo Fragoso, Artismo decidiu matá-lo por motivo torpe. O crime aconteceu no dia 22 de setembro de 2011. Segundo a denúncia do MP, Artismo e sua esposa Mariluci, planejaram em conjunto a morte de

Sandra recorre em liberdade

ARTISMO FOI CONDENADO PElA mORtE DO AmANtE DA EsPOsA

Fragoso.A defesa de Mariluci Pilatti Rabuski Artismo sustenta que ela não participou do crime e pede sua absolvição. Adilson, alegou preliminarmente cerceamento de defesa em razão do indeferimento de seu pedido de realização de reconstituição simulada dos fatos, além de sustentar a não participação da Mariluci, que deve ir a júri popular, provavelmente em 2013, após a justiça ter separados o júri do casal.

Acusada por crime de homicídio duplamente qualificado, Sandra Lemes Farias Seitenfus é condenada a 18 anos e seis meses de detenção, em regime inicial fechado. Seu esposo Ivan Seintefus foi morto na noite do dia 14 de dezembro de 2010. Em plenário, o promotor de justiça, Marcelo Netto Campos requereu a decretação da prisão preventiva da ré, ao argumento de que a segregação

cautelar seria necessária para resguardar a ordem pública e a credibilidade da justiça, no entanto, esse entender não foi aceito pela juíza Alessandra Meneghetti. A juíza deu o direito a ré de recorrer da decisão em liberdade,por ter respondido o processo sem ter sido presa. Sandra recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado. Enquanto não sai uma decisão favorável ou não ela ficará em liberdade.

FOtO ARQuIVO/FAmÍlIA

SANDRA

É CONDENADA

Locatelli condenado O comerciante Luiz Renato Locatelli Antunes foi condenado a 14 anos de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio duplamente qualificado, emboscada e motivo torpe. Ele vai recorrer da decisão da justiça em liberdade. Locatelli foi condenado pelo assassinato de seu ex-funcionário

Maurício Ribandt. Segundo a denúncia do MP, por volta das 12h25m do dia 6 de fevereiro de 2009 o comerciante, no atelier do Hotel Locatelli, assassinou o funcionário Maurício Rybandt com três tiros pelas costas. Locatelli desconfiava que Rybandt mantinha um relacionamento amoroso com

sua esposa e premeditou o crime, agindo mediante emboscada, em razão de que a execução do crime se deu em momento de pouca movimentação funcional no hotel. Condenado o comerciante está recorrendo da decisão em liberdade, pois durante o processo ele não foi preso em nenhum momento.


RETRO 2012

As tragédias que marcaram o ano

Videira, 28 de Dezembro de 2012

A-13

Mulher incendiou Monza com o marido dentro, ainda desacordado

U

m homicídio chocou a população em 2012: um homem foi encontrado completamente carbonizado dentro do carro do pai, no acesso a localidade de São José. A autoria do crime é atribuída à companheira dele, Josiane Torchatto. No dia 13 de junho a Polícia Civil de Videira foi acionada para comparecer ao local onde havia um veículo Monza incendiado, com um corpo carbonizado dentro. O proprietário do carro fora identificado já naquela ocasião. No dia seguinte, na mesma Delegacia que investigava a identidade do corpo carbonizado, Josiane Torchatto, registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento de seu companheiro, Valdair dos Santos. Ela alegou que ele possuía dívidas provenientes do tráfico de drogas e, por este motivo, provavelmente, havia sido assassinado, o que justificava seu desaparecimento. A autoria do homicídio foi atribuída a Josiane depois que câmeras de segurança, de um posto de combustíveis da cidade, a flagraram comprando gasolina, armazenada

DIVulGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

JOSIANE

MONZA

CONFEssOu AutORIA

FOI INCENDIADO POR JOsIANE NO INtERIOR

numa garrafa plástica. Ela também adquiriu um isqueiro. Além disso, testemunhas que conviviam com o casal, afirmaram que as brigas e agressões entre ambos, eram constantes. Inclusive, havia vários Boletins de Ocorrência registrados por

Josiane contra o companheiro. Diante de tantas provas, Josiane Torchatto, confessou a autoria do homicídio, alegando que o praticou sob violenta emoção e por medo de ser morta pelo marido. Ela disse que colocou remédio em uma bebida

de Valdair, o que lhe provocou sono profundo e, em seguida, o colocou no veículo, deslocou-se ao posto de combustível, comprou um isqueiro e se dirigiu a um local ermo, onde incendiou o carro com o companheiro dentro, ainda desacordado.

Açúcar Alto Alegre

8,98 5KG

VALDAIR

ERA CONsIDERADO muItO VIOlENtO


A-14

As tragédias que marcaram o ano

Videira, 28 e 29 de Dezembro de 2012 DIVulGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

CORPO

DE sABRINA FOI AChADO NA CAÇAmBA DE umA PICk uP

Marido mata a esposa

A

jovem Sabrina Pinto Alves dos Santos, 18 anos, natural de Videira, foi encontrada morta na tarde do dia 24 março, em Lebon Régis. Seu marido, Evandro Wille, 27,foi encontrado amarrado e com sinais de agressão em outro local. O corpo de Sabrina estava na caçamba de uma pick up Corsa, que foi estacionada em frente a uma casa. Segundo populares, um rapaz deixou o carro e saiu a pé. Uma hora antes duas pessoas que passavam de carro na rodovia SC-457, próximo a Lebon Régis, encontraram na beira da pista Evandro Wille, que estava amarrado com uma corda nas mãos e no pescoço. Muito assustado Evandro pedia para que não o matassem, e dizia que foi agredido por dois homens que o amarraram e levaram sua caminhonete e sua mulher. Ele foi levado para a Delegacia, mas não soube dar muitos detalhes do que teria acontecido, alegou que apanhou muito na cabeça e estava confuso.

EVANDRO

WIllE CONFEssOu QuE mANDOu mAtAR A EsPOsA.

No dia Evandro disse que ele e a esposa foram para Lebon Régis para cobrar uma conta de um pedreiro que teria feito alguns serviços para o casal. O homem já teria ameaçado a vítima caso cobrasse a dívida. As desconfianças da polícia sobre o caso de um suposto seqüestro em Lebon Régis se tornaram realidade após a prisão de um suspeito e a confissão de Evandro Wille,que confirmou ter man-

dado matar a própria esposa. Evandro planejou a morte de Sabrina Pinto Alves dos Santos, de 18 anos, após desconfiar que ela estava tendo um caso com outro homem, um caminhoneiro. Ele tramou o plano com outros dois homens e prometeu R$ 1 mil pra cada um pelo serviço. Teria então convidado a esposa para ir até Lebon Régis, onde cobraria uma dívida. Na SC-457, entre os mun0icípios de Lebon Régis e Curitibanos o crime foi cometido. Sabrina foi então morta pelo marido e pelos dois comparsas, que a estrangularam, mas havia ainda marcas de outras agressões no rosto da vítima. Após as investigações a polícia conseguiu apurar o que de fato havia acontecido e de posse de um mandado de prisão deteve no município de Videira Uerikson Cézar Freski, de 19 anos. Ele confessou que havia participado do crime e deu todos os detalhes. Após isso a prisão de Evandro Wille também foi concedida.

Acidente mata jovem na SC 303 DIVulGAÇÃO/CORREIO DE VIDEIRA

Um grave acidente envolvendo uma Van e um veículo Corsa deixou uma vítima fatal em Rio das Antas. O acidente aconteceu no KM 16 da SC 303 próximo a comunidade de Gramados. Sidnei Zaff Júnior, condutor do Corsa com placas LZE 7341 de Videira pertencente a empresa Magui Seguros morreu na hora. Ele teria perdido o controle do veículo e rodopiado na pista colidindo a lateral do automóvel na parte frontal da van que transportava trabalhadores de Rio das Antas para a empresa Sineplás.

MOTORISTA PERDEu O CONtROlE DO VEICulO NA sC 303

RETRO 2012

Jovem encontrado morto no Rio Papuã Em novembro, por volta do meio dia de domingo (11), foi encontrado um corpo nas águas do Rio Papuã I em baixo da ponte, próximo a divisa entre os municípios de Fraiburgo e Videira.Foram acionadas através de uma ligação anônima, as polícias de Fraiburgo e de Videira As primeiras informações eram de que havia uma moto abandonada no acostamento da SC-453, cabeceira da Ponte sobre o Rio Papuã I, na direção de Videira. Ao ver o veículo no local desde o início da manhã, curiosos foram até ao local e avistaram o corpo no rio. As polícias Civil e Militar encontraram no bolso da bermuda do jovem uma CNH em nome de Jeverson Adriano Correia, 22 anos. O jovem era morador de Videira.

ARQuIVO FAmÍlIA

JEVERSON

ADRIANO CORREIA

Homicídio no Amarante Um homicídio foi registrado pela Polícia Militar de Videira no dia 28 de maio. Felipe Alves de Oliveira, 21 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo no Bairro Amarante. Segundo

a polícia o rapaz foi encontrado agonizando em via pública e chegou a ser levado para o Hospital Divino Salvador pelo Corpo de Bombeiros. Oliveira não resistiu aos ferimentos e faleceu. FOlhA DE PAlmEIRA

CAMINHÃO tOmBOu Em CuRVA ACENtuADA NO PARANÁ

Casal perde a vida no Paraná

SIDNEI

ZAFF JÚNIOR

Um casal de Videira, Juvenal Batista Fidêncio, 56 anos e Izalta Maria Ledor, 61, morreram em acidente na km 59 da rodovia PR 427, entre Lapa e Porto Amazonas, em setembro, quando o caminhão Volvo, placas MGA 1880, de Videira, frigorífico, carregado com produtos alimentícios da Perdigão, tombou ao tentar fazer uma curva acentuada, próximo a uma área de cultivo de pinus. A Polícia Rodoviária Estadual

(PRE) Posto da Lapa e a equipe da concessionária Caminhos do Paraná atenderam a ocorrência para a retirada dos corpos de entre as ferragens e que levados pelo IML de Ponta Grossa. Aparentemente o motorista não conseguiu controlar o veículo numa das curvas mais perigosas da rodovia e cai numa vala ao lado da pista e chocando-se contra árvores de pinus que ficam próximas à pista.

O QUE É MICROPIGMENTAÇÃO? A MICROPIGMENTAÇÃO mais conhecida como maquiagem definitiva ou maquiagem permanente é um procedimento estético que valoriza os traços da face e dá mais expressão ao rosto. A maquiagem definitiva tem ganhado força entre as opções de tratamentos estéticos existentes no mercado, principalmente devido à falta de tempo decorrente de um dia-a-dia cada vez mais atribulado, além da crescente preocupação com a beleza e aparência. Olhos delineados, bocas expressivas e sobrancelhas bem desenhadas e definidas são as características mais marcantes no rosto feminino e que traduz a marca registrada da jovialidade, e através da micropigmentação, devolvemos à mulher madura esse aspecto jovial que ela perde no decorrer dos anos. Naturalmente a boca perde seu contorno, se tornando esbranquiçada e inexpressiva. Os olhos parecem mais fechados e miúdos. E as sobrancelhas, com raros pêlos, perdem seu desenho ou inexistem. O recurso de micropigmentação é hoje um grande aliado às cirurgias plásticas ou procedimentos médicos que visam o rejuvenescimento, pois a dermopigmentação, como também é usualmente chamada no meio médico, se divide em paramédica, corrigindo e amenizando o desconforto dos efeitos estéticos de falhas em couro cabeludo, camuflando marcas de vitiligo, quando estático e acabamento em aréolas, decorrentes de cirurgia de mama. Na realidade, a micropigmentação vai além do efeito estético e da praticidade no dia a dia das mulheres... Em muitos casos ela resgata a feminilidade e a auto-estima.

Rua Saul Brandalise, 440 Edifíco Viena, sala 22 (49) 3566 0749 (49) 9127 8304 Videira - SC


RETRO 2012

Videira perde Mandelli e Gheller

>>Eles estavam em aeronave que caiu no mar

U

ma tragédia abalou Videira em novembro. Em um acidente com uma aeronave de pequeno porte na Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú, morreram o piloto Júlio César Mandelli, 58 anos, e o empresário Claudir Gheller, 53 anos. O filho dele, Leonel de 11 anos, também estava na aeronave e conseguiu se salvar. O menino sofreu apenas ferimentos leves. A aeronave saiu do Aeroclube de Itapema para um passeio. Minutos depois caiu no mar de Taquaras e afundou imediatamente. O menino de 11 anos foi salvo com a ajuda de pescadores que estavam na praia. Ele foi resgatado por um pescador que jogou um objeto flutuante para que a criança conseguisse chegar a praia.Mandelli e Gheller ainda tentaram nadar até a faixa de areia, mas morreram afogados. O resgate das vítimas foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que chegou ao local de Jet Sky. Na areia, os soldados ainda tentaram reanimar os dois homens, mas não havia mais o que fazer. Segundo o Aeroclube de Itapema, o piloto era habilitado e a aeronave, até então, não tinha apresentado defeitos mecânicos.

JÚLIO CéSAR MANDELLI

CLAUDIR GHELLER

LEONEL GHELLER

As tragédias que marcaram o ano

Videira, 28 e 29 de Dezembro de 2012

A-15


A-16 Contra-Capa

Videira, 28 de Dezembro de 2012 - RETRO 2012


Jornal Correio de videira - Edição 1.300