Jornal Correio Rural

Page 2

2

Abril de 2011

Arroz

Soja

o forte de nossa região

Bovinocultura de leite

A colheita do arroz da safra 2011 segue de forma bastante intensa e adiantada em relação aos anos anteriores. Os arrozeiros têm aproveitado o tempo seco e ensolarado verificado nos últimos dias, em especial nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, para finalizar o quanto antes a retirada da produção. Produção esta que tem se mostrado acima das expectativas iniciais e apresentado muito boa qualidade no engenho. Caso as condições de campo permaneçam favoráveis, a finalização desse processo deverá ocorrer em poucos dias, haja vista que restam apenas 2% das lavouras em fase final de enchimento de grão. Outros 28% estão maduros e por colher, com 70% da área já colhida.

Feijão

Todos soubemos que nossa região é muito conhecida pela produção de soja e por ser uma das referências no setor leiteiro. O avanço da tecnologia e o aumento na produção nos últimos tempos esta proporcionando a nossa região a ser uma das maiores produtoras nesses segmentos em nosso Estado. Se pararmos para analisar temos cidades que nos cercam que se colocam entre as primeiras na produção em todo o estado. Mesmo com o grande índice de chuvas que caiu sobre nossa região nos últimos dias, não afetara no rendimento da colheita. A expectativa é de ser uma das melhores safras dos últimos anos, a chuva apenas atrasou o processo de colheita, mas não altera a expectativa e o rendimento. Muitas lavouras se encontram aptas a serem colhidas e os rendimentos obtidos até aqui devem confirmar a expectativa de grande parte dos produtores na qual será acima de 3mil kg/ha. Dos 970 mil hectares cultivados com o grão em nossa região, mais de 30% já foram colhidos, e a expectativa de sacas por hectare é de 44 e 77. Com os produtores dando preferência à colheita de soja, a colheita do milho pouco evoluiu nos últimos dias. A melhora no tempo fez com que os produtores retornassem a retirada dos grãos de soja com grande preferência, assim para manter o alto nível da colheita, sendo que muitas áreas já estão quase passando do ponto para a colheita. O que se espera de todos os produtores para a safra 2010/2011 é que todos esses números e objeções não fiquem somente na teoria, mas sim que se contabilize na hora da entrega.

O bom desenvolvimento da segunda safra de feijão no Rio Grande do Sul tem proporcionado potencial acima da estimativa inicial nas primeiras amostras de lavouras colhidas. As condições meteorológicas têm ajudado no bom desenvolvimento da cultura, neutralizando a tradicional situação no Estado em que, na 2ª safra, o agricultor usa menor tecnologia, induzindo a lavoura a uma menor produção, fato que não vem ocorrendo em decorrência da atual situação. Faltando apenas 29% da área a ultrapassar a fase mais sensível de necessidade de água e ausência de frio intenso, a lavoura demonstra que, de maneira geral, deverá evoluir sem grandes problemas até o final de seu ciclo, devendo resultar numa boa produção final.

O leite apresentou produtividade normal na maioria dos municípios durante o período, entretanto, em alguns municípios produtores, a produção de leite já apresenta pequena redução em virtude da menor disponibilidade de alimentos, devido ao final de ciclo das pastagens anuais de verão. As pastagens perenes de verão, como o tifton, apresentaram boa recuperação, em virtude das boas chuvas das últimas semanas. As chuvas ocorridas na semana deverão favorecer a recuperação plena dessas pastagens em poucos dias. Algumas pastagens perenes de grama estão sofrendo ataque de cigarrinha e lagartas, exigindo controle destas pragas. Produtores já estão providenciando sementes para instalar as pastagens anuais de inverno, principalmente aveia e azevém, que começaram a ser implantadas durante a semana nas áreas onde já foi realizada a colheita de milho e soja.

Soja A colheita voltou a ser processada de forma mais acelerada nesta última semana. Beneficiados pelo tempo mais seco, os produtores intensificaram os trabalhos de retirada do grão das lavouras, inclusive à noite, como forma de otimizar tempo e máquinas. Com isso, o percentual de área colhida saltou para 45%, contra os 28% registrados semana anterior. Para evitar problemas nesse final de ciclo e devido ao expressivo percentual de lavouras prontas (40% do total), os produtores têm pressa em realizar a colheita. A soja que permanece a campo apresenta um ótimo desenvolvimento.

Pontos de Distribuição do Jornal Correio Rural na região AJURICABA MERCADO DEPIERI FERRAGENS COTRIJUÍ SUPERM. COTRIJUÍ AGROCIA POSTO CENTRAL AUGUSTO PESTANA SINDICATO RURAL MERCADO PESTANENSE LOJA JOST SUPERM. COTRIJUÍ BOM GOSTO BOA VISTA DO CADEADO CORREIO PADARIA BOA VISTA SICREDI POSTO IPIRANGA BOZANO MERCADO MANCHINNI ANTONELLO MAT DE CONST. COTRIJUÍ POSTO BOZANO CATUÍPE SINDICATO RURAL SUPERMECADO COTRISA AGROCENTRO LOJA JOST NEDEL DELLA CORTE

AGRO CAMPO EMATER CORONEL BARROS COTRIJUI LOJAS JOST EMATER CASA DO PRODUTOR CRUZ ALTA FACCINNI CENTROSUL NEG.RURAIS AGROCIL GARAFFA AGROCOM. RAZERA AGROCIL REDEMAQ REBELATTO FARM. VETERINÁRIA CRUZ ALTA AGRÍCOLA AGRICUZ BOA SAFRA SUL PEÇAS EUGÊNIO DE CASTRO POSTO SANTA TEREZIMNHA MERCADO FRISKE POSTO EVERLING MERCADO WILDNER SIND. RURAL JÓIA COTRIJUÍ

POSTO STA. TEREZINHA SIND. RURAL LOJA JOST VET. BICHO DE SETE CABEÇAS IJUÍ IROPEL CENTRAL DA CONSTRUÇÃO FERRAGENS COTRIJUÍ COTRIJUÍ-ATEND. AO PRODUTOR HORTISUL SINDICATO RURAL ASSOC. ARAI OSTER PNEUS/CHORÃO ESCOLA BARREIRO ESCOLA CHORÃO NOVA RAMADA COTRIJUÍ PANAMBI VET. IVO GAERTNER COMERCIAL TRENTINI POSTO BR CENTRAL SINDICATO RURAL SEMENTES VAN ASS PEJUÇARA COOPERLATE SINC.DOS TRAB. RURAIS SINDICATO RURAL REBELATTO FARM. VETERINÁRIA

C Y M K


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.