Issuu on Google+

C Y M K

Especial 14 de Maio de 2011 Especial Augusto Pestana 45 Anos

Augusto Pestana Muitas pessoas conhecem a história de Augusto Pestana, mas muitas ainda não tem muito conhecimento. É impossível retratarmos a trajetória de um povo, cujos primeiros colonizadores alemãs chegaram em 1901. A longa viagem e os percalços que estes primeiros habitantes enfrentam, não deve ser bom lembrar. A justificativa do primeiro nome dado ao lugar “Serra do Cadeado” é muito simples. Os colonizadores, tiveram que ir pela cidade de Cruz Alta no qual passaram por um portão fechado com um cadeado. Como provinham de municípios formados por vales, assim tornou-se muito fácil comunicar aos parentes, que deixaram para trás, onde eles se fixaram: “Serra”, por que o lugar ficava no alto e “Cadeado” por causa do cadeado que fechava o portão. Este nome era tão significante, que ainda hoje as pessoas que tiveram passagem pelo município, guardam e denominam nosso lugar de Serra do Cadeado. A maioria destas fixaram este nome por causa do renovado e saudoso médicos DR. Orlando Dias Athyde. Anos mais tarde quando Ijuí se tornou município, A atual Augusto Pestana se tornaria o 2° distrito consequentemente com a mudança de nome: Vila DR. Pestana. No decorrer dos anos surgiu a idéia de emancipação política. O ato oficial que formaria o município o novo município, no qual saiu no Diário Oficial em 17 de setembro de 1965, porem a instalação do município ocorreu em 14 de maio de 1966 passando assim a se chamar Augusto Pestana.

Hoje, passando 45 anos de emancipação e 110 anos de colonização, muita coisa mudou para melhor. Vieram imigrantes de outras etnias, o que nosso município tem uma diversidade de culturas e tradições que estes trouxeram consigo.


Especial Augusto Pestana 45 Anos

Augusto Pestana dispõe de academia de ginástica ao ar livre Visando melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, Augusto Pestana conta com uma academia de ginástica ao ar livre, que oferece incentivo da prática de esportes, oferecer momentos de lazer e contribuem para criar uma nova cultura de saúde pública, pois a prática de esportes e exercícios físicos revitaliza a mente e o corpo, além de ser uma medida preventiva para cuidar da saúde e do bem-estar que melhora cada vez mais a qualidade de vida da população. Os aparelhos de ginástica que compõem a academia, foram adquiridos através da Secretaria Municipal de Saúde, com o “Projeto + Vida-Qualidade de Vida de A à Z”. E outra academia está sendo instalada no Bairro Sost.

Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social

O Setor de Assistência Social atua prioritariamente no atendimento de pessoas em situação de risco social, proporcionando cursos como: Corte e Costura, Panificação, Pedreiro, Manicuri entre outros visando a inclusão no mercado de trabalho. Programa “Projovem Adolescente” em três

turnos por semana, atendendo 15 jovens, ainda com turma de 20 jovens com projeto do FEAS, outra turma é atendida com curso básico de informática onde 43 crianças e adolescentes realizam o curso básico de informática com durabilidade de 1 ano. Já na Secretaria Municipal de Saúde são realizados vários projetos visando o bem estar e a saúde da comunidade de Augusto Pestana e conta com uma frota de veículos renovada no total de 5 veículos para melhor atender os pacientes da unidade de saúde. Conta ainda com atendimento na área de vigilância epidemiológica e ambiental. Mantém contrato com o Hospital São Francisco para dar cobertura à consultas ou procedimentos fora do horário de atendimento da secretaria de saúde sem custo nenhum para o usuário. A contratação de um professor de educação física para acompanhar trabalho na acade-

Município Investindo na Agricultura Incentivo a produção leiteira com o melhoramento da qualidade genética, através do programa “Bônus do Sêmen”. Incentivo a cultura do amendoim com a mecanização do plantio a colheita, conquistando o o reconhecimento do primeiro lugar no Estado.

Distribuição de diversos equipamentos para os agricultores organizados em associações. Serão mais de 17 ensiladeiras nos últimos 3 anos. Distribiução de sementes de milho através do programa “Troca-troca”. Mais de 400 silos para silagem de forma gratuíta

Palavra do Prefeito

São 45 anos de emancipação político administrativa, 45 anos de conquistas. Iniciamos pequenos, hoje podemos dizer que somos grandes. Grandes em educação, cultura, saúde, obras, agricultura, assistência social, habitação, equipamentos modernos e infra-estrutura urbana e rural e em qualidade de vida. Foram vários os investimentos nestes 45 anos que se passaram e a cada dia que passa nos desenvol-

vemos mais e nos modernizamos para atendermos nossa população cada vez melhor. Todos nós, fazemos parte da comunidade de Augusto Pestana e todos nós contribuímos para que a economia do município cresça cada vez mais. Parabéns aos agricultores, comerciantes, prestadores de serviço, as entidades, aos servidores públicos, enfim a todos os cidadãos de Augusto Pestana, pelos seus 45 anos.

mia ao ar livre, palestras sobre saúde no interior e nas escolas do município, atendimento de saúde mental da mulher e da criança, acompanhamento de uma enfermeira ou técnica de enfermagem nos atendimentos de emergência com a ambulância.

Programa Augusto Pestana é 10. Nota Fiscal Dá Prêmios.

Comprando em Augusto Pestana, a comunidade esta fortalecendo o comércio, a indústria, a economia local e, conseqüentemente, incentivando a geração de empregos e novas oportunidades, assim promovendo um maior desenvolvimento e novos investimentos para o município. O Programa visa premiar o consumidor com 100 prêmios distribuídos em seis sorteios.

C Y M K


C Y M K

Especial Augusto Pestana 45 Anos

EXPOAP superando as expectativas a cada edição A feira vem sendo destaque em cada edição pela organização e pelo seus potencias A EXPOAP que acontece a cada dois anos vem sendo uma das grandes atrações e programações do município de Augusto Pestana. Em edições anteriores a feira se demonstrou uma grande atração em agronegócio e realizações de negócios. A VII edição da feira, realizada no ano passado foi uma das feiras de mais sucesso e de superação de expectativas. Tendo a participação de vários expositores e um excelente público visitante. O evento mostrou as potencialidades do município e de sua comunidade, dando destaque a Produção Leiteira, uma das maiores do

Museu Municipal Dr. Orlando Dias Athayde

estado. A VII Mostra do Gado Leiteiro, a última edição teve um ganho maior com o 1º Leilão de Novilhas e 1º Concurso de Ordenha, destacando a produção leiteira de Augusto Pestana. A valorização cultural e esportiva também são atrações da feira, com a realização do XIV Rodeio Crioulo, Artístico e Cultural, com as provas campeiras e artísticas. A feira se transformou num espaço de multinegócios e superou as expectativas de venda dos expositores, com uma comercialização que ultrapassou R$580 mil. A VII EXPOAP foi sucesso de público e organização.

Quadra de grama Sintética é Realidade em Augusto Pestana

O Museu está resgatando periodicamente a história do município e colocando a disposição de pesquisadores

O Museu Municipal Dr. Orlando Dias Athayde além de receber e guiar visitantes para conhecer o acervo, realiza diversas outras atividades.

A Evolução dos Investimentos nos últimos 10 Anos

O crescimento verificado, comparando-se os períodos de 2002/2006 e 2007/2011, foi de 175%, estes resultados são obtidos através do crescimento econômico do Município e também com a redução nas despesas de manutenção que nos últimos anos ocorreram principalmente em função da renovação da frota de máquinas e veículos diminuindo consideravelmente as despesas de manutenção.

A Administração Municipal de Augusto Pestana não mede esforços para a prática de Esportes. Está em andamento o projeto “Lápis na Mão, Bola no Pé”, destinado a crianças de 06 a 15 anos, tanto do gênero masculino com feminino. Tem o tradicional Campeonato Municipal de Campo, nas categorias A e B. O Futsal que lota o Ginásio de Esportes a cada edição, sempre tem grande público para assistir os jogos da Categoria: Veterano, Feminino e Livre. O Campeonato de Bochas teve nos últimos anos um grande acréscimo de competidores. O município agora conta com a novidade do Campeonato de Voleibol 4x4: masculino, feminino e sub 15, realizado na quadra de grama

sintética da Praça Farroupilha. O 1º Campeonato Municipal Sete, categoria Veterano e a 1ª Olimpíada Estudantil entre as Escolas Municipais está programado para o mês de aniversário do município onde vai ser realizado no Centro Esportivo Guilherme Klamt. Durante dois anos seguidos, a Administração Municipal teve convênio com o SESC onde vários atletas participaram do Circuito Verão, desses, 40 atletas estiveram em Torres, representando o município nas modalidades: Futebol, Handeboll e Voleibol. Também está em tratativas para a reforma e melhoria do Ginásio de Esportes Alfredo Pellenz e, também do Centro Esportivo Guilherme Klamt.

Secretaria Municipal de Educação E Cultura

Escola Mun. Rocha Pombo: Investimento de mais de 170 mil em reforma e ampliação

A Rede Municipal de Ensino atende hoje, em torno de 450 alunos e conta com cinco escolas, sendo três de Ensino Fundamental, localizadas na área rural e duas de Educação Infantil, localizadas na área urbana. Estas escolas são: E.M.E.F. Rocha Pombo da Localidade do Marmeleiro, E.M.E.F. Dr. Pestana da Localidade de Rincão dos Muller, E.M.E.F. Papa Paulo VI da Localidade de São Miguel, E.M.E.I Estrelinha Dourada e E.M.E.I. Turma da Esperança.


C Y M K

Especial Augusto Pestana 45 Anos

Investimento em asfalto na cidade

Foram mais de 17 quadras de asfalto e 10 quadras de calçamento nos últimos 2 anos. Para 2011 serão mais 22 quadras de asfalto e 10 de calçamento.

Infraestrutura no Interior

Foram construídas mais 12 pontes de tubos de concreto nos últimos 2 anos, proporcionando mais segurança para o tráfego de veículos, do transporte escolar e para a escoação da produção.

Habitação

Tanques e Rampa de Lavagem

Tanques de abastecimento de combustível sendo construidos e rampa de lavagem de veículos ja concluida, junto ao parque de máquinas, atendendo as exigências da Construção de 25 casas concluidas em 2010. Aquisição de 62 terrenos 30 Casas em faze de construção no área adquirida. legislação ambiental.

Renovação do Parque de Máquinas Uma escavadeira hidráulica e uma moto-niveladora (foto capa) foram os principais investimentos para a melhoria das condições das estradas rurais.

Calçamento Rural

Obra de calçamento na estrada municipal que liga a Sede do Município ao Distrito de Rosário. Obra total 44.400 m², executado 15.000 m². Será iniciado neste ano o calçamento das propriedades rurais produtoras de leite

Transporte Escolar

Programação dos 45 anos de Augusto Pestana Dia 11 de maio: às 11 horas

-Abertura da Colheita do Amendoim na Localidade de Marmeleiro com a presença do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Ivar Pavan

Dia 13 de maio: às 20 horas ENTRADA LIVRE

-Local:Comunidade Católica São José -Show de motos – Equipe Giro Total -Sorteio Programa Augusto Pestana é 10-nota fiscal da prêmios. -Confraternização com degustação do bolo de aniversário -Show baile com Fernando e Mota-Música Sertaneja Universitária -Baile com Portal da Serra

Dia 14 de maio: às 11 horas

-Inauguração da ampliação e reforma da Escola Rocha Pombo na Localidade de Marmeleiro

O transporte escolar é um serviço prestado aos alunos da rede municipal e também estadual. Para a realização deste serviço, no ano de 2011, o município conta cinco linhas da Prefeitura e 10 linhas terceirizadas. Para a efetivação deste serviço, a equipe administrativa da Secretaria de Educação realiza um trabalho detalhado de cadastramento de todos os alunos e suas respectivas linhas. São percorridos em torno de 1.200 km/dia com o transporte escolar no município.


Caderno especial Augusto Pestana