Page 1

2 PIZZAS GRANDES + 1 GUARANÁ 2 LITROS

POR APENAS: R$: 50,00 S/TAXA DE ENTREGA TELE ENTREGA: (31) 3227-6207

EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013

Igarapé investe no servidor para aprimorar atendimento na saúde

06

Manifestações populares paralisam o tráfico da BR-381:

Povo exige melhorias no transporte publico,educação e saúde. Manifestação causou engarrafamento de 20 km entre as cidades de Igarapé e Betim 03

Beyoncé fará show em Belo Horizonte

contagem

DIA NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA É LEMBRADO na Câmara

05

betim Metropolitan Shopping Betim anuncia data oficial de inauguração

Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas vota contra projeto social ...................................................................................................... Página 10

garotacidades

Lais Cruz

São Joaquim de Bicas

07


02

opinião

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

rondadocidades

crônica

Belo Horizonte

Marco Túlio Chiabi

Nenhum partido me representa

cidadesigarape@ig.com.br

O que mais se ouviu durante as manifestações, em Belo Horizonte, outras capitais e cidades do interior, foi a seguinte frase dita com muito vigor e convicção: Não precisamos de partidos políticos, são todos de mentirinha, uma farsa, nenhum partido me representa e ponto final. Fica aí uma observação para os “partidos e políticos do Brasil”: a voz do povo é a voz de DEUS! E, agora, pessoal o que fazer?

Betim

Vitória das ruas

E

Prefeito determina redução da passagem O Prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, determinou que a nova tarifa do transporte municipal seja de 2,75 , para chegar a esse valor, o município diminuiu o ISS que incide sobre a tarifa. Mas os manifestantes acham que o valor poderá ser ainda menor, se a Viação Santa Edwiges também fizer a sua parte, reduzindo o valor.

Igarapé Igarapé reúne 600 pessoas em manifestação Aproximadamente 600 pessoas participaram do protesto realizado na cidade, na última sexta-feira (21). Por algumas horas eles interditaram a BR 381. A mobilização foi toda feita pelas redes sociais e foi um dos maiores movimentos já realizados na cidade.

São Joaquim de Bicas

nfim, o gigante, uma vez mais, acorda de seu sono e enfurecido por decepções constantes regradas dias e noites por safadezas; corrupções; aparelhamentos e empreguismos para militantes partidários em nossas estatais; inflação descontrolada; mensalões e mensaleiros que não estão na cadeia; sucateamento e liquidação dos SUS; péssimo serviço público de coletivos em nossas cidades; estádios bilionários; violência e insegurança e mais uma dezena ou mais de razões difusas, foram o estopim para a explosão social que assola o país. O fato revelador dessas manifestações, que estão ocorrendo pelo Brasil a fora, é que o povo esgotou a paciência com os políticos de maneira geral. E, nesse viés, sobra deboche e escárnio para todos os partidos brasileiros, tanto para os da situação, quanto também, para os da oposição. Na realidade, a conjuntura atual do país mostra que esse projeto político se exauriu, ou seja, envelheceu e não fornece mais alguma perspectiva nova para as gerações que estão nas ruas a gritar contra a corrupção, que se tornou institucionalizada em nossos dias. Um poder legislativo que usa de benefícios e legisla, em muitos momentos, para si próprio, propiciando salários e mordomias inconcebíveis para o trabalhador comum.

Se antes dessas ondas e tsunamis avassaladores chegassem às ruas do país, onde o povo mostrou sua indignação e revolta, muitas vezes, de forma violenta, o Brasil era aclamado como o país do futebol, hoje, já não é mais assim. Podemos dizer que a nação está amadurecida e seu povo não deseja apenas pão, circo e esmolas! Que a nova classe média, jovens e velhos desse país exijam mais respeito e correção da classe política brasileira. Queremos de fato um país para todos e não apenas para políticos espertalhões e safados que utilizam de seus cargos e mandatos apenas para se promoverem em negociatas milionárias. Um país justo e correto, onde o cidadão seja a causa principal e não apenas massa de manobra. Não adianta tentar achar ou localizar o responsável ou responsáveis por essa explosão de revolta. Ela estava no ar, surgiu de maneira sutil no Facebook. Essa ferramenta das redes sociais foi usada de maneira inteligente e positiva e ajudou a acordar, de vez, o gigante que adormecia. Ele acordou do seu sono “eterno”, levantou, sacudiu a poeira e movimentou. Aconteceu o que temos testemunhado. Até mesmo o distante governo lá de Brasília ficou assustado e perdido. Só nos resta lembrar do poeta Carlos Drummond de Andrade e perguntar: “E agora José?”

Câmara abre as portas para o Povo A Câmara de São Joaquim de Bicas, diferente da maioria das Casas Legislativas, abriu a Tribuna para os manifestantes levarem suas solicitações. É importante que a população participe mais das atividades do legislativo municipal para ficar por dentro do que acontece na cidade. Segundo informações do Presidente Carlinhos Braga, em breve será lançado o site, que dará mais transparência e publicidade aos atos do Poder Legislativo Municipal. Saí Zezinho Balaio, entra Mauricio Resende Com a saída de Zezinho Balaio do comando da Chefia de Gabinete do Prefeito Luciano Amaral (PR), o nome mais cotado é do ex-chefe de Gabinete, Mauricio Resende, que já comandou a passada durante vários Governos. Resende é articulador político e possui bom transito em órgãos governamentais.

expediente Comercial BH: Rua Patagônia, 515/901 Sion - Belo Horizonte 30320-080 Comercial Igarapé: Endereço: Rua Joaquim Ribeiro,297 - Bairro Padre Eustáquio - Igarapé - 32.900-000 Insc. Municipal: 1541002404 Insc. Estadual: 001116934.00108 CNPJ: 10.707.322/0001-29 Contato: Tel: (31) 3317-2041 / 9358-5267 E-mails: jcidades@gmail.com jornal_cidades@hotmail.com Vendas Igarapé, Betim e Região: Silveira (31) 9984-6846

Fundador: Marco Tulio Chiabi Diretor Presidente: Leonardo Chiabi / jcidades@gmail.com Jornalista Responsável: Luana Carvalho - 32910/8090MG Diagramaçao: Hugo Capaiz Design (31) 8847.4948 Impressão: Gráfica Imprima (31) 3226-2845 Colaboradores: Marco Tulio Chiabi / Adeilson Andrade / Gysella Alvim / Fatima Mirandda / Roberto Vieira Machado / Pfrof. Sergio Carvalho.

O jornal não se responsabiliza por matérias e conceitos nele assinados. Artigos, matérias e . cartas de colaboradores poderão ser reduzidos caso haja falta de espaço no jornal.

“Se antes dessas manifestações ondas e tsunamis avassaladores chegassem às ruas do país, onde o povo mostrou sua revolta, muitas vezes, de forma violenta, o Brasil era aclamado como o país do futebol, hoje já não é mais assim. Podemos dizer que a nação está amadurecida e o seu povo não deseja apenas pão, circo e esmolas” !


belo horizonte

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

03

Mobilidade urbana: consulta pública busca soluções dos cidadãos Visando colher contribuições sobre

as necessidades, problemas e possíveis

organizadores, que se desdobram em

evento está em fase final de organização

todos os temas que serão debatidos

sugestões para melhorar a mobilidade

10 itens: Planejamento urbano integra-

pela ALMG, em parceria com dezenas de

no Fórum Técnico “Mobilidade Urbana:

urbana”, orienta a deputada estadual

do; Transporte coletivo; Transporte não

entidades, órgãos públicos e representan-

Construindo Cidades Inteligentes”, já

Luzia Ferreira.

motorizado e circulação de pedestres;

tes da sociedade civil, que desde março

está disponível no portal da ALMG, uma

Entre no link e participe da consulta.

Fiscalização do trânsito e dos serviços

participam de reuniões preparatórias.

consulta pública que vai até o dia 30 de

http://www.almg.gov.br/participe/

de transporte; Participação e contro-

A iniciativa da ALMG, de discutir pro-

junho. O objetivo é ouvir a população so-

consulta_publica/mobilidade_urbana/

le social; Financiamento; Ações edu-

postas e soluções para mobilidade urba-

bre os desafios relacionados à mobilida-

index.html

cativas; Novas tecnologias e cidades

na, é importante visto que a Lei Federal

Cada item apresentado possui um

inteligentes; Meio ambiente e cidades

12.587/2012 obriga os municípios com

“A participação social se faz funda-

texto informativo e uma pergunta-chave

sustentáveis; e Acessibilidade e cidades

mais de 20 mil habitantes a elaborar pla-

mental para estabelecer políticas públi-

para nortear a participação. É possível

inclusivas.

nos de mobilidade urbana até 2015. Além

cas que, de fato, atendam às necessida-

também avaliar sugestões já enviadas

des da população. Ninguém melhor que

por outros internautas.

de urbana nos municípios.

os próprios usuários para informarem

São quatro temas escolhidos pelos

A consulta pública é uma das etapas

disso, o tema tem sido constantemente

do Fórum Técnico “Mobilidade Urbana

abordado pelos principais veículos de im-

– Construindo Cidades Inteligentes”. O

prensa da capital e do interior.

Prefeito defende Assembleia Constituinte para reforma politica

Em reunião de governadores e prefeitos de capitais com a presidente Dilma Rousseff o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, defendeu a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte específica para a realização de uma reforma política no país. Em carta encaminhada à presidente o prefeito já havia sugerido esta medida. Hoje, a presidente Dilma propôs a realização de um plebiscito popular para analisar a proposta. Na carta, Lacerda disse: “Ao convocar uma Assembleia Constituinte específica para discutir a Reforma Política, Vossa Excelên-

cia criaria, por um lado, as condições para que os diversos segmentos de nossa sociedade tivessem o ambiente institucional necessário e indispensável à discussão de novos caminhos para o país; e, por outro, sinalizaria à Nação a disposição em ouvir as vozes que hoje se expressam nas ruas”. O prefeito também se dispôs a contribuir de maneira efetiva para a concretização dos outros quatro pactos propostos pela presidente: saúde, educação, mobilidade urbana e responsabilidade fiscal. “São temas prioritários para os cidadãos, que merecem ter serviços públicos de melhor qualidade”, afirmou Lacerda. O prefeito reiterou ainda que “devemos ter tolerância zero com a corrupção”. Em nota, Marcio Lacerda afirmou, ainda, que em momento algum defendeu a repressão da Polícia Militar contra manifestantes. “Pelo contrário”, afirmou, “a polícia deve proteger e garantir segurança àqueles que estejam se manifestando pacificamente. No entanto, a ação de vândalos não pode desvirtuar uma manifestação pacífica e democrática como a que estava ocorrendo no sábado. Assim como havia afirmado na semana passada, sou totalmente favorável às manifestações pacíficas que lutam por um Brasil melhor. Mas sou contra o vandalismo que depreda o patrimônio público e privado”.

Presos durante protesto em BH serão monitorados pela Polícia Civil 53 adultos foram presos e 24 adolescentes apreendidos em Belo Horizonte por envolvimento em atos de vandalismo e outros crimes durante as manifestações realizadas em Belo Horizonte. Somente no dia 22/06, dia do principal confronto entre policiais e manifestantes, 32 pessoas foram conduzidas à delegacias da capital. De acordo com a Polícia Civil, investigadores estão nas ruas para fazer levantamentos com intenção de apurar a vida pregressa dos detidos. O objetivo é identificar a relação entre eles e os grupos supostamente organizados para cometer atos de vandalismo em meio aos protestos. Segundo a polícia, os 32 detidos foram ouvidos e liberados pela prática de crimes de menor potencial ofensivo, como dano ao patrimônio. Do total de 77 detidos nos três dias, dez tiveram a prisão em flagrante decretada, sendo indiciadas por roubo, furto qualificado ou tráfico de drogas. A maioria dos detidos foi flagrada depredando imóveis ou identificadas por meio de imagens do circuito interno de câmeras dos estabelecimentos alvos. Um dos presos é Neylor Lúcio dos Santos, de 19 anos, flagrado ao apedrejar uma agência do Banco Itaú na Ave-

nida Afonso Pena. Durante depoimento, ele negou o crime, porém, acabou mudando a versão depois que foram mostradas imagens do circuito interno do banco, que o registrou cometendo o ato. Os 32 inquéritos, incluindo o do jovem, foram encaminhadas para o Juizado Especial Criminal, que dará andamento às investigações. O chefe do Primeiro Departamento da Polícia Civil, delegado Anderson Alcântara, revelou que Neylor é suspeito de integrar um dos grupos que vêm fazendo vandalismo nas manifestações. “Ele não agiu sozinho. Nossa equipe já apurou que outras pessoas do seu grupo estavam com ele na hora da depredação da agência bancária. O rapaz, inicialmente, até negou que tivesse passado perto da agência, mas foi conduzido à delegacia e as fotos feitas pelo circuito interno do banco asseguraram a materialidade do crime”, explica o delegado. A Polícia Civil destaca a importância da população auxiliar nos trabalhos investigativos, ajudando a identificar os criminosos. Por meio do Disque Denúncia Unificado (DDU), no telefone 181, as pessoas têm garantia do sigilo absoluto de sua identidade.

Além do Rock In Rio, Beyoncé passa por Belo Horizonte , São Paulo, Fortaleza e Brasília em setembro Além do show marcado para o Rock in Rio, no dia 13 de setembro, Beyoncé anunciou, nesta segundafeira (24), em seu site oficial, show em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília, em setembro.

A turnê The Mrs. Carter Show pelo Brasil começa na Arena Castelão em Fortaleza, em 8 de setembro, e passa pelo Estádio do Mineirão em Belo Horizonte, em 11 de setembro; pelo Estádio do Morumbi em São

Paulo, em 15 de setembro; e encerra no Estádio Nacional em Brasília, em 17 de setembro. As entradas para o Rock in Rio já estão esgotadas.

Foto: Getty Image

Beyoncé fará show em Belo Horizonte


04

geral

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

Moradores param BR–381 em Betim por melhorias Manifestantes mantiveram as duas pistas da rodovia federal fechadas por mais de dez horas; congestionamento chegou a 20 km Fonte O Tempo Betim/ Evandro Teles Cerca de 300 moradores do Citrolândia, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, pararam os dois sentidos da BR–381 próximo ao KM 501 da rodovia, das 8h até às 18h de segunda-feira (24/06). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o congestionamento chegou a aproximadamente 20 km. De acordo com os manifestantes, o protesto tem como objetivo denunciar o que definem como um “descaso” do poder público com a região. “Queremos mudanças. Exigimos, principalmente, a entrega das chaves dos apartamentos dos conjuntos São Marcos I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida. A entrega seria feita pelo governo anterior, mas isso não aconteceu. Depois, o prefeito Carlaile Pedrosa falou que nos entregaria em março, e nada”, reclamou a moradora Ariane Felipe, que se identificou com uma das líderes do protesto. Segundo a PRF, três secretários municipais conversaram com os moradores, que continuaram irredutíveis. Eles exigiram a presença do prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, no local, e uma nova reunião foi agendada. Além do atraso na entrega dos apartamentos, os moradores cobram um melhor atendimento na área da saúde. Morador do bairro Alto Boa Vista, Na-

tanael Evangelista disse que os postos de saúde da Colônia e do Citrolândia estão praticamente sem funcionários. A moradora Taís Costa confirmou que há apenas uma médica trabalhando voluntariamente para atender os usuários da região. Algumas pessoas foram flagradas esvaziando os pneus de seis caminhões. Motoristas também reclamaram de pequenos furtos, como de um extintor de incêndio de um veículo. Por pressão da maioria dos manifestantes, as duas pistas da rodovia começaram a ser liberadas por volta das 18h30. A pista do sentido BH estava mais lenta devido aos pneus esvaziados.

Minha Vida” foi encontrado pela atual gestão com irregularidades referentes às redes de água e de esgoto. Diante disso, foram realizadas reuniões entre o governo municipal, a Copasa e a Aterpa Engenharia - responsável pela construção do empreendimento - com o objetivo de sanar as inadequações das edificações. Conforme a Superintendência de Habitação, os ajustes tiveram início em fevereiro e devem ser concluídos até outubro. É importante ressaltar que, somente após o término das obras de adequação e

da concessão do Habite-se, é que o conjunto receberá vistorias da Caixa Econômica Federal (CEF) para que esta repasse o empreendimento ao município. Ou seja, a obra ainda é de responsabilidade da Aterpa Engenharia. É necessário enaltecer ainda que, tão logo o empreendimento seja entregue pela CEF ao município, a prefeitura realizará sorteio e entrega das chaves aos moradores selecionados.

de médicos, a prefeitura, por meio da

Saúde Sobre as queixas referentes à falta

foi regulamentada como incentivo para o

Secretaria Municipal de Saúde, informa que a contratação de especialistas para a região do Citrolândia continua aberta e que cinco vagas ainda precisam ser preenchidas para compor o quadro de profissionais no local. Vale salientar que já está em vigor um uma gratificação para médicos do programa Estratégia de Saúde da Família, que preenchimento de vagas na cidade.

Moradores que participaram do protesto na BR–381 expuseram suas reivindicações em diversos cartazes. Alguns chegaram a colar faixas no próprio corpo com dizeres como “O gigante acordou”, uma

Funk Por volta das 16h, um morador da região chegou ao local com um veículo, que começou a tocar funk para os manifestantes. Alguns aprovaram a ideia e chegaram a arriscar alguns passos; outros, porém, reprovaram a atitude do manifestante. Resposta da Prefeitura Municipal de Betim A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Habitação, informa que o Conjunto Habitacional São Marcos, localizado na região do Citrolândia obra do programa “Minha Casa

conversacomapresidenta

Mensagem da Presidenta Dilma sobre as ações para a melhoria dos Serviços Públicos Nesta segunda-feira nós realizamos uma reunião com os governadores e prefeitos das capitais para definir ações conjuntas em prol da melhoria dos serviços públicos no Brasil. Todos nós, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando com muita atenção as manifestações que ocorrem no país, e que reivindicam a melhoria da saúde, dos transportes públicos, da educação, um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos, entre outros. Também vou conversar sobre essas questões com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário e já iniciei as conversas com representantes das manifestações pacíficas, das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das

associações populares. As manifestações mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar. Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar devido a limitações políticas e econômicas. Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de forma pacífica e ordeira. O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública têm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo. Com equilíbrio e serenidade, mas com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. Sou a presidenta de todos os brasileiros,

dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática. O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático, e também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadão e os poderes da República. MAIS QUALIDADE - Os brasileiros exigem mais qualidade na educação, no atendimento de saúde, no transporte público, na segurança. E para dar mais qualidade, as instituições e os governos devem fazer ainda mais. O foco de nossa mobilização é, em primeiro lugar, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que ampliará o apoio que já estamos destinando ao desenvolvimento do transporte coletivo em diversas cidades do país, acelerar a execução desses investimentos e definir, junto com governadores e prefeitos, novas linhas de ação. Em segundo lugar, a destinação

de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. Em terceiro lugar, aceleraremos a adoção de medidas para garantir que todas as unidades do Sistema Único de Saúde, o SUS, contem com um número de médicos adequado ao atendimento da população com qualidade, inclusive com a contratação imediata de milhares de médicos do exterior para eliminar os vazios de atendimento que hoje existem. Outras ações, em diversas áreas, serão adotadas a partir dos entendimentos com os demais Poderes. Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvida em primeiro lugar. COPA - Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal gasto com as arenas é fruto de financiamento e será devidamente pago pelas empresas e pelos governos que estão explorando estes estádios. Os re-

cursos para construção ou reforma dos estádios da copa não fazem parte do orçamento público e não concorrem com os gastos com Saúde e Educação. Nos últimos anos, aliás, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação. O meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança, e será sempre em paz, com liberdade e democracia, que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país. O Jornal Cidades vai começar a vinculara a Coluna da Presidenta Dilma,você pode enviar sua pergunta diretamente para a Presidenta com os seguintes dados: Nome Completo,idade,CPF,Identidade,endereço e e-mail Para jcidades@gmail.com Obs não há garantia de resposta devido coluna ser nacional


contagem

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

05

Vereadores prometem cobrar melhorias no transporte público do município Durante a reunião plenária desta semana, alguns vereadores criticaram a qualidade do transporte público no município, e prometeram cobrar, das empresas que prestam esse serviço, a melhoria do atendimento à população, além da redução da tarifa de ônibus. Reivindicação recorrente em manifestações pelo país, a redução já foi anunciada pelo prefeito Carlin Moura (PCdoB) e será de R$ 0,20. O vereador Rodinei Ferreira (PT) falou da necessidade de se acabar com a dupla função do motorista nos ônibus e de se melhorar a qualidade dos serviços. O parlamentar lembrou que já entregou um abaixo assinado para o prefeito Carlin Moura nesse sentido, e ressaltou que espera que as reivindicações da população sejam atendidas. “As manifestações são justas em todo o país, pois o transporte público é uma vergonha. O povo paga um preço alto

pela passagem, mas tem um transporte tão caótico”, desabafou, apoiado por Zé Antônio do Hospital Sta. Helena (PT). Fredim Carneiro (PRTB) também questionou a qualidade dos serviços prestados por empresas que ganharam as concessões de transporte na cidade, e citou o caso da linha 002: “Não há dia em que não recebo alguma reclamação sobre essa linha. É atraso de ônibus, veículos sujos, desrespeito do motorista e do trocador com o usuário. São estudantes e trabalhadores impedidos de chegar à escola e ao trabalho no horário, por incompetência da empresa Transimão”, disse o vereador, solicitando que a Câmara convoque usuários e empresários do setor para debater o assunto. Leo Motta (PSL) citou, ainda, a empresa Saritur; e Rodinei, a viação Novo Retiro. Em resposta, o presidente da Câmara,

vereador Teteco (PMDB), solicitou que a Comissão de Transportes e Infraestrutura do Legislativo de Contagem, presidida pelo vereador Rogério Marreco(PHS), acompanhe o assunto e faça um convite aos donos das empresas de transporte para que compareçam à Câmara para esclarecimentos.

a necessidade de se examinar as concessões e chamar os donos das empresas para prestar contas. “Os vereadores andarem de ônibus não vai resolver a situação. Temos que convocar as empresas - São Gonçalo, Transimão, Laguna e Novo Retiro, que ganham as licitações há anos

- , não podemos nos omitir e vamos cobrar com rigor”. Concluindo, o vereador Alex Chiodi (PSB) concordou e ressaltou a necessidade de uma postura mais firme do poder público, para a resolução dos problemas do transporte coletivo no município.

Plenária - Foto Leandro Perché

Parlamentares de ônibus Diante das manifestações do movimento “Contagem vai parar”, presente na reunião, Fredim Carneiro propôs que os vereadores se desloquem para a Câmara de ônibus às terças-feiras, para “sentir na pele” os problemas que a população enfrenta com o transporte público - o que foi prontamente apoiado por Leo Motta e Rodinei Ferreira. William Barreiro (DEM) questionou as licitações para transportes coletivos, destacando

Divulgado os locais das câmeras Olho Vivo na região Industrial

DIA NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA É LEMBRADO NA CÂMARA

Equipamento vai ajudar no combate à criminalidade Confira os locais que receberão as câmeras Olho Vivo no Industrial: 1) Rua Tiradentes com avenida Benjamin Guimarães, bairro Industrial. 2) Rua Tiradentes com avenida Presidente Juscelino Kubitschek, bairro Industrial 3) Rua Tiradentes com rua Américo de Oliveira, bairro Industrial 4) Avenida Juscelino Kubitschek com avenida Benjamin Guimarães, bairro Industrial 5) Avenida Benjamin Guimarães com rua Paraguai, bairro Industrial.

A região Industrial receberá um núme-

Ele também reconheceu que o bairro

ro significativo de câmeras Olho Vivo. Se-

Industrial necessita de atenção especial

rão instalados 20 dos 92 equipamentos de

por parte das forças de segurança, e co-

videomonitoramento que virão para Conta-

locou a Guarda Municipal à disposição da

gem, por meio de parceria com o governo

população. “Temos um desafio. Portanto,

estadual. Para informar os locais onde as

é importante a união das polícias Militar

câmeras serão colocadas, o secretário

e Civil, da Guarda Municipal e dos mora-

municipal de Defesa Social, José Rodrigues

dores. O esforço conjunto é fundamental”.

da Silva, e a administradora regional do

Para a comerciante da rua Tiraden-

Industrial, Maria de Fátima Dias (Fatinha),

tes, Maria Nilvia Azevedo, as ações para

reuniram-se,com mais de 50 comerciantes

aumentar a segurança são essenciais. “Já

da região.

fui assaltada quatro vezes e já presenciei

6) Avenida Marte com rua Estrela Dalva, bairro Riacho das Pedras 7) Avenida Marte com rua Cristal, bairro Riacho das Pedras 8) Avenida Marte com avenida Régulus, bairro Jardim Riacho das Pedras 9) Avenida Marte com rua Libra, próxima à Drogaria Araújo, bairro Jardim Riacho das Pedras. 10) Avenida Cristal com avenida Centauro. 500 metros do cruzamento da Avenida Marte com a avenida Cristal, bairro Jardim Riacho das Pedras 11) Avenida Alvarenga Peixoto com rua Jonas Soares, bairro Amazonas. 12) Avenida Alvarenga Peixoto com rua Tereza Gonçalves Carneiro, bairro Amazonas.

Segundo o secretário, os locais foram

arrastão de bandido na rua. Creio que as

definidos pela Polícia Militar, com base em

câmeras Olho Vivo vão inibir o criminoso,

estatísticas de crime. Ele esclareceu que a

é uma esperança.”, avaliou a comerciante.

segurança está entre as prioridades do go-

Também participaram da reunião o

verno atual. “Nosso objetivo é agir na pre-

sargento da PM, Antônio Nelson, o diretor

venção. Além da implantação do Olho Vivo,

operacional da Guarda Municipal, Rafael

estamos elaborando projetos sociais e in-

Concesso, a representante do Conselho

tensificando os estudos sobre o fenômeno

Comunitário de Segurança Pública (Com-

16) Avenida Juscelino Kubitschek com avenida Alvarenga Peixoto, Bairro Amazonas.

da criminalidade. Sabemos da importância

sep), Sebastiana Araújo (Tininha), o verea-

17) Praça Nossa Senhora de Fátima

de construir políticas que compreendam a

dor Fredim Carneiro, além de representan-

dinâmica do crime e do tráfico”, destacou.

tes de associações comunitárias.

13) Rua Tiradentes com rua Gabriel Capistrano, bairro Amazonas. 14) Rua Tiradentes com rua Coronel Antônio Bejamim Camargos, bairro Amazonas. 15) Rua Tiradentes com rua Coronel José Pedro A. Lima, bairro Amazonas.

18, 19 e 20) nas proximidades da avenida Tito Fulgêncio

Após o pedido de inversão de pauta, a reunião ordinária começou com a participação do Conselho Municipal do Idoso (Comic). Solicitada pelos vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB) e Caxicó (PPS), representantes da Câmara no Conselho, a Tribuna Livre abriu espaço para que a instituição abordasse o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Abrindo o debate, os vereadores exaltaram a importância do Comic. “É um momento muito importante, em que o Conselho está presente na Câmara mais uma vez. A última oportunidade foi quando votamos uma lei oriunda do Conselho, que permite aos idosos transporem a roleta dos ônibus na cidade, e foi um grande avanço. Esperamos que os deputados façam o mesmo, para que esse benefício seja ampliado para os ônibus intermunicipais”, disse Arnaldo. “É imensa a alegria de participar desse conselho, que é uma bandeira que peguei com muito prazer, pois as pessoas da melhor idade são experientes, sábias e passam muita coisa boa para mim”, completou Caxicó. Segundo Vânia Conceição Ferreira, técnica de referência do Comic, o Conselho recebe uma média de 120 denúncias de agressão a idosos por mês. Por isso, ela ressaltou a importância da criação de uma rede proteção à pessoa idosa no município, que envolva vários órgãos. Outra necessidade urgente, segundo a técnica, seria a implantação de uma delegacia especializada de atendimento à pessoa idosa, por meio de uma negociação com o Governo do Estado. O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ildeu Ribeiro dos Santos, con-

vidou aos presentes a visitarem a sede e as reuniões do Comic, e aproveitou para listar uma série de ações necessárias para a garantia dos direitos da pessoa idosa, no que tange às áreas de saúde, assistência social, segurança, lazer etc. Joaquim Gomes de Fátima, conselheiro do Comic e da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), usou sua fala para cobrar do Executivo ajuda financeira para o Lar Maria Clara, uma das 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILP) de Contagem que funciona desde 1927. Atualmente, o Lar Maria Clara é uma entidade reconhecida pelas leis de utilidade pública municipal, estadual e federal. Ela abriga cerca de 60 idosos e se mantém por meio da contribuição previdenciária dos residentes e doações diversas feitas pela SSVP, empresas e pessoas físicas, além de eventos e campanhas. Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Luana Torres lembrou que a recente aprovação pela Câmara do Projeto de Lei Complementar nº 002/2013, que dispõe sobre a organização da administração direta do poder Executivo de Contagem e cria a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso, deve melhorar o atendimento à terceira idade. A Tribuna foi iniciada e finalizada com apresentações do Coral “Gente Nova, Vida Nova”, formado por idosos integrantes dos centros de convivência de Nova Contagem e Estrela Dalva. O Conselho Municipal do Idoso fica na Avenida João César de Oliveira, 3481, 4º andar, Eldorado.


06

igarapé

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

Prefeitura entrega nova escola de ensino infantil em Igarapé A população de Igarapé recebe no próximo dia 29, a nova Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Cândida, no Bairro Novo Horizonte. A unidade funcionará na Rua Dona Cândida, nº 80, no antigo prédio da Escola Estadual Joelma Alves de Oliveira, que foi totalmente reformado e adequado pela Prefeitura para receber as crianças do bairro e região. A solenidade de inauguração da nova sede, com a presença da comunidade e de autoridades locais, está marcada para as 16h30. Além de acomodações com mais qualidade e segurança, a nova

Prefeitura de Igarapé investe na capacitação de servidores para aprimorar atendimento na saúde

Aprimorar e humanizar o atendimento aos usuários nos serviços públicos de saúde da Prefeitura de Igarapé. Esses são os principais objetivos da capacitação oferecida a 30 coordenadores dos equipamentos do SUS da cidade, cujo primeiro módulo ocorreu nessa quinta-feira, 20, no auditório do CECI. A formação é ministrada pelo consultor e médico Sílvio Shimada, e acontecerá em mais três encontros nos dias 27 de junho, 04 e 11 de julho. O treinamento, denominado de Programa de Desenvolvimento Humano e Excelência Profissional, aborda Comunicação e Relacionamento, Liderança, Trabalho em Equipe e Qualificação do Atendimento na Saúde. “A nossa expectativa é de que cada um desses coordenadores capacitados seja um multiplicador

da cultura do atendimento humanizado e de qualidade em sua unidade, refletindo assim na melhoria do atendimento à população”, enfatizou o prefeito José Carlos Gomes Dutra (Kalu), durante acompanhamento de parte da capacitação, no Ceci. Atualmente, a população de Igarapé é atendida por oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma Policlínica 24 horas, Raio X 24 h, Laboratório Municipal, Farmácia Central 12h, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil, Controle e Avaliação, Vigilância Sanitária, Zoonoses, Ambulatório Central de Saúde Bucal e Serviço de Assistência Social e DST/AIDS.

sede beneficiará varias famílias, principalmente as mães que trabalham e precisam de um local para deixar seus filhos. Mais amplas e arejadas, as novas instalações possibilitarão elevar a capacidade de atendimento da creche em cerca de 55%, saltando das atuais 138 para 250 crianças. “Com o novo prédio teremos uma melhoria de cem por cento. Além de ampliar o atendimento, o espaço vai oferecer mais comodidade e conforto, o que nos possibilitará também trabalhar melhor pedagogicamente”, expõe a diretora Mirian Vilaça.

A obra, orçada em mais de R$ 324 mil, foi arcada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, informa o prefeito José Carlos Gomes Dutra. “Pela parceria, a prefeitura doou ao Estado o terreno para a construção da nova Escola Joelma Alves de Oliveira e recebeu o antigo prédio para construção e adaptações da nova sede da escola”. A reforma e ampliação incluiu demolições, remoções, fundações e diversos tipos de acabamentos, melhorando

a

acessibilidade

luminosidade da unidade.

e


betim

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

07

Betinenses realizam manifestação pacífica #VemPraRua O Protesto reuniu milhares de pessoas e percorreu as principais avenidas do centro. Em Betim, manifestantes fizeram um protesto, no último sábado (22), que percorreu as principais avenidas da cidade e paralisou por duas horas a BR-381, na altura km 496. O trânsito nas duas pistas da rodovia ficou completamente fechado e gerou, segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 15 km de congestionamento. O protesto, que iniciou por volta das 9h, na Praça do Senai, e só terminou às

15h na BR-381, foi realizado de maneira pacífica. Munidos com cartazes e apitos, os manifestantes reivindicam principalmente a redução da passagem de ônibus e vans na cidade. A tarifa já foi reduzida nesta semana pelo prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, de R$ 2,90 para R$ 2,75, mas o objetivo deles é que o valor abaixe para R$ 2,50. Os manifestantes também reivindicam o fim do monopólio da empresa

Metropolitan Shopping Betim anuncia data oficial de inauguração

Santa Edwiges, que há anos explora o serviço de ônibus no município, meio -passe para estudantes, implantação do crédito educativo municipal, audiência pública para obras da rodoviária e do metrô, entre outras questões. Representantes do movimento entregaram, na sexta (21), a pauta de reivindicações para o prefeito. Confira algumas fotos do Movimento #VemPraRua realizado no sábado !

PID é selecionado entre 66 programas nacionais Programa de Internação Domiciliar de Betim poderá ser referência para outras cidades do Brasil

O empreendimento abre as portas no próximo dia 10 de julho, a partir das 14h por Patricia Campos Os grupos empreendedores Partage Empreendimentos e Participações, Tenco Shopping Centers, e MK Empreendimentos e Participações anunciaram a data oficial de abertura do Metropolitan Shopping Betim. A inauguração do empreendimento, que promete tornar-se o grande centro de compras, lazer e entretenimento da região, acontecerá no dia 10 de julho. Na manhã no dia 10, um brunch exclusivo para lojistas e convidados marca o início da operação. Já a partir das 14h, os visitantes poderão conhecer as instalações do maior shopping da região metropolitana de Belo Horizonte. Com investimentos da ordem de R$ 250 milhões, o Metropolitan Sho-

pping Betim trará aos cidadãos de Betim e da região metropolitana um novo espaço de varejo, serviços e lazer. Os clientes poderão fazer suas compras em grandes redes do varejo, como Lojas Americanas, Leader, Ponto Frio, Magazine Luiza, Marisa, C&A, Casas Bahia, Riachuelo, Renner e Dadalto. O shopping vai reunir cerca de 240 lojas, terá ampla praça de alimentação, um espaço gourmet, nove salas de cinema, games e entretenimento para crianças. O estacionamento oferecerá 2.700 vagas. O Metropolitan reúne 54.170 m² em área bruta locável (ABL) e oferecerá a Betim e região um mix diversificado, conforto e serviços que atenderão aos anseios de toda a família

O Programa de Internação Domiciliar de Betim (PID) foi selecionado pela Organização Panamericana da Saúde (UPA), através do Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar do governo federal, para participar em Brasília, de uma exposição detalhada sobre as experiências do programa. O objetivo deste laboratório é conhecer e trocar experiências entre programas de atenção domiciliar, objetivando auxiliar o Ministério da Saúde a aperfeiçoar o programa. Foram selecionados dez programas. Ao todo, no Brasil, se inscreveram 66 experiências provenientes de secretarias municipais e estaduais, universidades, hospitais públicos e organizações sociais de saúde e, Betim, foi o único município de Minas Gerais selecionado para participar da próxima etapa, juntamente com outros nove programas de outros estados. As autoras do projeto “Internação Domiciliar: Experiência de um Município de Minas Gerais”, enviado para a seleção, e desenvolvido na Unidade de Atendimento Imediato 7 de Setembro, são as profissionais de saúde Leila da Cunha Meneses,

enfermeira, e Maria Aparecida Rodegheri, médica. Para elas, a internação domiciliar cumpre bem os objetivos principais que são evitar a internação hospitalar e promover a desospitalização. “Além de desafogar as demandas de uma unidade de atendimento imediato, e evitar complicações de infecções hospitalares, o programa estimula a humanização do atendimento e a melhora na qualidade de vida dos usuários do serviço”, explicam. “Para a realização deste projeto, avalia-

mos a experiência do Programa de Internação Domiciliar na Uai 7 de Setembro, no período 27 de outubro de 2010 a 27 de fevereiro deste ano. Os dados coletados foram obtidos por meio de consulta aos relatórios mensais. Foram coletados informações como idade, gênero, diagnóstico, bem como a análise da progressão quanto ao número de pacientes internados, neste período”, finalizam. Somente na Uai 7, mais de mil pacientes foram atendidos pelo programa.


08

sociais

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

Fatima Mirandda tracosatelie@gmail.com

A Artista Plástica Fatima Mirandda,O artista plástico Glauco Moraes, a artista plástica Yara Tupinambá e o Presidente da FUNARBE Osvander Valadão durante palestra na Casa da Cultura.

O Jornalista Acir Antão e a Diretora de Comunicação da FUNARBE no evento Minas ao Luar em Betim.

A artista plástica Tania Galvão ao lado do seu marido Pedro Augusto. A artísta esta com exposição de suas telas até dia 02 de julho no Restaurante Casa dos Contos de Belo Horizonte sob a Curadoria de Fatima Mirandda e Andreza Nazareth.

Banda ASTHAR que abrilhantou durante programação de aniversário da Casa de Cultura de Betim.

A Artista Plástica Yara Tupinambá , o artista plástico Miguel Gontijo e Glauco Moraes que esta com uma belíssima mostra, são O Prefeito de Betim Carlaile Pedrosa, o Jornalista 16 obras da exposição “Diário Secreto”, até Acir Antão e o Presidente da FUNARBE Osvander Vao dia 29 de junho, no Ponteio Lar Shopping ladão. Cor e enigma marcam a nova fase artística de Glauco Moraes. Entrada Franca.

O Colégio Santa Maria Betim realizou sua 1° Festa Junina no último dia 22, confira as fotos

Parabéns. D. Júlia de Oliveira que Comemorou 90 anos em 27/06, do Jornalista Pedro Resende (SEME) dia 30/06 comemora os seus 66 anos e a Neta e Sobrinha Rejarye Resende que aniversariou no dia 15/06.

NO TÚNEL DO TEMPO

Jornal CIDADES, primeiro jornal nascido em Igarapé a levar ás noticias do município para BH e região. 14 anos de história e referência de jornalismo!!

Agita Betim e Região/Adeílson de Andrade

Eduarda e Marcela Paes

A bela Marina Luiza

Sérgio Siebler (Funarbe) e a filha Débora

A linda Diane Isabel

Por gysella Alvim gisellapenellopy@yahoo.com.br

O empresário Renato Bitarães prestigiando o evento com a familia

Bárbara Paradellas em pose para a coluna.

A bela Yasmin Alves, em pose para o Jornal Cidades em recente festa em Igarapé Dany Linconl e Joana Matos na TV Alterosa.

O administrador Regional Imbiruçu, Ronievon Fonseca (Neguinho) e sua namorada, curtindo a festa de 1 ano da Usina Choperia

Turma animada curtindo uma balada.


opinião

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

receitacidades

09

garotacidades Roberto e Rachel

VACA ATOLADA Um prato e tanto para o inverno. A legítima é feita com costela bovina. Vemos muitas receitas com carne cozida comum, descaracterizando esse delicioso prato que no interior é feito com esmero e respeito. A costela tem um ótimo sabor, alias as carnes com osso são mais saborosas. Além disso, não é um prato gorduroso, pois possui cartilagem o que é diferente de gordura.

Costela bovina.....................................................01 kg Mandioca...................... ..................................... 01 kg Salsa ............................................................ 01 molho Cebolinha picadas ........................................ 01 molho Cebolas picadas........................1,5 de tamanho médio Alho amassados .......................................... 05 dentes

Lais Cruz idade: 24

Sígno: Áries Sonho: ser atriz de muito conceito

PREPARO Em uma panela maior doure a cebola e o alho no azeite, acrescente o sal, refogue a costela, deixe dourar, acrescente os ramos de salsa, vá colocando água aos poucos até cozinhar, deixando no final um caldo generoso, o que se consegue com facilidade com a costela. Ela deve ficar

Time: Atlético com o tempero mais acentuado, pois irá se incorporar à mandioca que não vai levar tempero. Depois do cozimento retire os ramos de salsa. Em outra panela cozinhe a mandioca, escorra a água e leve para a panela onde se encontra a costela cozida. Misture

delicadamente, acrescente a cebolinha

Comida: SALADA

deixe abrir fervura e desligue o fogo. Está

Viagem dos sonhos: França

pronto.

cidade: Belo Horizonte

PS – Faça uma quantidade generosa e

Frase: Por definição, sou mulher.

congele certa quantidade para o Caldo de

Por escolha, sou uma eterna criança.

Mandioca que vem por aí.

Por acidente, sou apaixonada. Não tento mudar, tento apenas melhorar a cada dia. de coração.

GUILHERME & SANTIAGO PROMETEM GRANDE SHOW NO VILLA MIX BH NESSA SÁBADO (29) Dupla de irmãos fala sobre a expectativa para a primeira edição do festival em Belo Horizonte

FOTOS ELDES CLIK COMIGO

Faltando poucos dias para os mineiros

minuto da apresentação, mas não contam

conferirem a primeira edição do Villa Mix

detalhes sobre o que os mineiros poderão

em Belo Horizonte. O festival sertanejo,

conferir no Villa Mix.

consagrado em Goiânia, traz no dia 29 de

“A surpresa só na hora do show (risos).

junho grandes atrações no Mega Space e,

Nosso repertório é bem variado e reúne su-

uma delas, já não vê a hora para subir ao

cessos antigos e os mais recentes. A maior

megapalco do evento. A dupla Guilherme & Santiago, única do line-up composta por dois irmãos, está preparando um grande show para a estreia do festival. “É uma grande expectativa, sabemos que o público de Belo Horizonte é muito querido e cheio de energia, então vai ser um grande show. A cidade vai receber um dos maiores festivais sertanejo do país com grandes nomes nacionais cantando seus maiores sucessos. Esse evento por onde passa é um grande sucesso, vamos

novidade é nossa nova música de trabalho ‘Quando Bebe’”, comentou Santiago. Sobre o Villa Mix Após dois anos de sucesso em Goiânia, em 2013 o Villa Mix acontecerá em 19 cidades, além de uma edição especial dentro do Rodeio de Barretos. O sucesso do festival, que reúne as grandes estrelas da música sertaneja, é comprovado pelo público presente em todas as edições, que

caprichar também!”, comentou Santiago,

sempre teve a lotação máxima com todos

que junto com Guilherme já vendeu mais

os ingressos esgotados.

de um milhão de CDs no país.

A emoção e alta qualidade musical do

Sobre as novidades e surpresa para o

Villa Mix foram registrados em dois DVDs,

show de Belo Horizonte, a dupla faz mis-

o Villa Mix Festival Ao Vivo em Goiânia e o

tério. Garantem muita animação a cada

Villa Mix Segunda Edição.


10

são joaquim de bicas

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

Moradores de São Joaquim de Bicas também realizam manifestação - #VemPraRua Assim como em todo o país, os moradores de São Joaquim de Bicas também realizaram protesto De forma pacífica os moradores de São Joaquim de Bicas realizaram protesto na tarde da última segunda-feira (24). Eles seguiram com cartazes para frente da Câmara Municipal, onde foram recebidos e puderam expos suas reivindicações no plenário. Segundo o Presidente da Câmara, Carlinhos Braga, é uma satisfação para a Casa Legislativa receber os munícipes, “A Câmara está aberta a participação popular, por isso recebemos os manifestantes, ouvimos suas demandas e estamos dispostos a colaborar”, comentou o Presidente. Através das Redes Sociais, as lideranças prometem convocar novas ações para os próximos dias.

Matheus é um dos mobilizadores do Movimento Vem pra Rua em São Joaquim de Bicas

Pacientes da Policlínica de São Joaquim de Bicas já recebem alimentação gratuita

Evento esportivo pode revelar novos atletas em São Joaquim de Bicas

O serviço, implantado pela atual administração municipal, atende todos os pacientes internos ou em observação, com almoço e jantar. Uma antiga reivindicação da população de São Joaquim de Bicas foi atendida pela atual administração municipal: o fornecimento gratuito de alimentação na Policlínica Municipal Dona Bida. O serviço que fez parte do plano de governo do prefeito Luciano Passos (PR) teve início no dia 10 de junho, e atende todos os pacientes que estejam aguardando internação hospitalar ou em observação na unidade da Saúde Mental (CAPS), como almoço e jantar. A empresa vencedora da licitação prepara todas as refeições de acordo com a prescrição médica. “Os médicos informam à nutricionista qual a dieta de cada paciente. Tem pessoas que precisam de alimentação líquida, através de sondas, e muitas vezes os familiares traziam de casa e não era possível o paciente ingerir. Agora, com essa medida tomada pelo prefeito Luciano Passos, todos recebem alimentação de forma adequada, e isso ajuda na recuperação dos internos”, explica a coordenadora de Pronto Atendimento, Aline Aparecida de Assis Lima. A alimentação chega quentinha e de forma balanceada de segunda a segunda. Às 12 horas é servido o almoço e às 19 horas o jantar. O serviço tem agradado os usuários da Policlínica, como ressalta a senhora Priscila Daiane Caetano Dias, moradora do bairro Nossa Senhora da Paz. “Minha filha, Larissa, já esteve outra vez internada aqui e passei dificuldades com a alimentação dela. Não tinha como comprar, pois ela não podia ficar sozinha. Foi muito difícil! Agora, desta

vez, está bem melhor. A Larissa está recebendo alimentação de qualidade na hora certa. Isso é muito bom e ajuda na recuperação dela, além de me deixar tranquila”, explica. Para o prefeito Luciano, passar a fornecer alimentação na rede saúde é muito importante para o município, além de atender uma antiga reivindicação da comunidade. “Em meu plano de governo já estava incluso esse serviço, como muitos outros que vamos implantar na cidade, em todos os setores. Temos que trabalhar para atender as necessidades da nossa população e quero governar de comum acordo com o povo. Os pacientes necessitam de uma alimentação dietética e com suplementos vitamínicos. Muitos estão anêmicos ou desnutridos e dependem dessa dieta específi-

ca para sua recuperação”, explica o prefeito. A área responsável por cuidar da alimentação dos pacientes é a nutrição clínica, que trabalha de modo a atender as necessidades nutricionais de cada um de acordo com as recomendações dos médicos, ou seja, trabalha em conjunto com a equipe médica e demais profissionais assistenciais, garantindo, assim, todo o planejamento do cuidado ao paciente. Legenda para a foto: Servidora Pública de Saúde, Acompanhante de paciente, Secretária municipal de saúde Beatriz Palhares, Prefeito Municipal Luciano Passos, Presidente da Câmara Municipal Carlos Braga, Vice-Prefeito Antonio Alves (Baiano), e Vereador José Fonseca (Coelho).

Oferecer aos jovens a oportunidade de acesso ao esporte é um dos objetivos a atual administração municipal de São Joaquim de Bicas, que está se empenhando muito para colocar a ideia em prática. O Brasil sediará em 2014 a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação incentiva a prática esportiva nas escolas, a fim de desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre os estudantes, além de estimular a formação de atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. Um grande evento dará início ao projeto no dia 26 de junho, no Estádio Didi Gouveia, onde acontecerá a Etapa Municipal com a participação de alunos das escolas municipais e estaduais. Participarão jovens entre 12 e 17 anos de idade que competirão em diversas modalidades, dentre elas: Salto em Distância, Corridas de 100 e de 75 metros, e de resistência com percursos de 1.000 a 3.000 metros. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes na Prefeitura de São Joaquim de Bicas.


gerais

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

11

Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas vota contra projeto social por Creosolino Silveira Os gestores públicos, atualmente, buscam novas estratégias para solucionar os problemas da vulnerabilidade social. A maior eficiência que têm encontrado é o terceiro setor, no qual além de receberem parceiros da área privada, recebem a contribuição da sociedade. Entretanto, a falta de interesse na maioria dos casos e o jogo político impedem que o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos aconteça com maior facilidade em seu aspecto social, educacional e profissional. Estudos já elaborados comprovam que apenas a educação passada em sala de aula não ensina crianças e jovens a se tornarem “grandes” cidadãos, além de ocupar apenas uma parte do tempo destes, deixando-os ociosos grande parte do dia. É neste ponto que os projetos sociais complementam, em conjunto com as escolas, o desempenho deles. É através do conceito dado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que o projeto social é definido como empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo. Divergindo profundamente da realidade e olhando com olhos eleitorais e pessoais, a Câmara Municipal de São Joaquim de Bicas votou contra o projeto social “João Amazonas”. Criado por Nino Rezende, ele tem como objetivo promover a inclusão social e profissional e a consciência ambiental de crianças, jovens e adultos em São Joaquim de Bicas. Apesar do crescimento e do reconhecimento da comunidade pelos objetivos alcançados com o desenvolvimento do projeto, vereadores reprovaram

“Não estamos desconfiando da atual administração da ONG João Amazonas, mas para votarmos um projeto devem ser esclarecidas as observações acima. Nós vereadores estamos à disposição para ajudar qualquer instituição do nosso município e não podemos aprovar um projeto sem que todas as dúvidas fossem esclarecidas. Por isso ele foi vetado até o momento. E inclusive o presidente Nino pressionou todos nós vereadores para a votação do projeto”, dizia a nota. Votaram contra o projeto: Vereadores : Enilton Cesar, Tarcisio Alves, Elcio Silva, Marcos Aender e Juscelino. Votaram a favor do projeto: Vereadores: Fabinho e Lourival. Vereador: Coelho Doido não estava presente na votação. projeto de lei onde a prefeitura daria suporte financeiro de apenas R$3.000,00 (três mil Reais) por mês a entidade. Estes problemas fazem parte do descaso dos vereadores que votaram contra o projeto para com aqueles que necessitam de atenção especial, que se encontram em risco social, principalmente crianças e jovens, desprovidos de maiores oportunidades. São Joaquim de Bicas é considerado, pelo Ministério Público, como uma dos municípios mais violentos do Brasil. A grande importância destes projetos para a gestão pública é que são bem mais fáceis de serem geridos, pois são atrativos para a cooperação entre a área pública, privada e sociedade. Hoje em dia, as empresas buscam desenvolver projetos

para cumprir sua função social e promover seu marketing pessoal, contribuindo para um menor gasto público, através de um escambo de favores. Há também uma redução nos gastos com relação à parte dos executores, com a parceria da sociedade local, que sente prazer em ajudar sua comunidade com o trabalho voluntário. Perplexo, o presidente da “João Amazonas”, Nino Rezende, falou para a reportagem que “lamenta profundamente a atitude dos vereadores que votaram contrario ao projeto social que vem contribuindo para uma São Joaquim de Bicas melhor”. Entretanto, ele disse que o projeto segue firme. Já os vereadores que votaram contra o projeto enviaram uma nota de esclareci-

Projeto de Lei de autoria do vereador Pastor Paulino Lana prevê implantação de cadeiras adaptadas para portadores de deficiências nas escolas em Betim Um importante Projeto de Lei voltado para portadores de necessidades especiais foi protocolado sob o número 188/2013 na Câmara Municipal de Betim e teve sua leitura na reunião ordinária do dia 18 de junho. Trata-se da implantação de cadeiras adaptadas para portadores de necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada. O Projeto é de autoria do vereador Pastor Paulino Lana (PPS), que ressalta a importância e obrigatoriedade dessas adaptações no município. Para ele, os estabelecimentos de ensino têm que proporcionar essas adaptações nas cadeiras escolares além de rampas e elevadores para o fácil acesso das pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. “Com a implantação desta Lei iremos melhorar o atendimento aos alunos com necessidades especiais, levando em consideração a ergonomia destes que necessitam de atendimento especializado. Diversos Municípios já implantaram as cadeiras adaptadas para portadores de deficiências e estão colhendo bons resultados”, explica Pastor Paulino Lana.

A implantação desta lei vem atender a uma Resolução aprovada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, sobre a Declaração Universal dos Direitos dos Deficientes, que diz: “As pessoas deficientes têm direito de ter suas necessidades especiais levadas em consideração em todos os estágios de planejamento econômico e social.”

mento à reportagem. Eles alegam que não é nada contra a iniciativa do João Amazonas, e nem contra a pessoa Nino Resende. De acordo com os vereadores, eles não votaram no subsidio de R$3.000,00 reais mensais, devido as seguintes observações abaixo: 1° Falta do estatuto da ONG. 2° Falta de clareza de como é feito o processo eleitoral pra presidente da ONG. 3° Falta de informação de como será gasto a verba. 4° A prefeitura já mantém funcionários á disposição do João Amazonas. 5° Existem várias outras associações que procuraram o presidente da Câmara pedindo para não votar nesse projeto, pois eles também querem ajuda financeira.

Representantes de outras entidades falaram que houve má vontade da Câmara e até uma dose de maldade, já que as observações acima poderiam ser solicitadas antes de votarem o projeto, adiando o mesmo até que fossem esclarecidos ou com pedidos de vistas e a rejeição foi por temerem um fortalecimento político de Nino, prejudicando fortemente centenas de pessoas que são beneficiadas. Os cursos são ofertados gratuitamente e com certificado pelo João Amazonas em Parceria com o SENAR e a Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal, que só fazem convênios com entidades idôneas e que tenha compromisso social.

RAMACRISNA OFERECE CURSO DE MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS A Instituição social Ramacrisna está com inscrições abertas para curso de qualificação de Mecânica de Automóveis. Para participar os interessados têm que ter no mínimo 16 anos com ensino fundamental completo. O SENAI será o responsável pela metodologia e certificação de conclusão. Com turmas até 25 pessoas, os alunos farão o curso gratuitamente, com início no dia 15 de julho e finalizado no dia 11 de dezembro e podem escolher o horário da tarde ou da noite. A instituição disponibilizará de graça o material didático e o l anche. As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de julho pelo site www.ramacrisna.org.br ou pelo telefone (31) 3596-2828. Serviço Ramacrisna oferece curso de Mecânica de Automóveis Inscrições: até o dia 5 de julho Site: www.ramacrisna.or.br ou (31) 3596-2828 Vagas: 25 por turma Turno: Tarde e noite Aulas: 15 de julho a 11 de dezembro Gratuito


12

anunciantes

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

DIA DOS

NAMO RADOS

Presentes CALÇADOS Lara Calçados


JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

variedades

13

Para curtir Suzuki Adventure levanta poeira nas trilhas de Belo Horizonte O Restaurante Hard Rock,ficou pequeno para off-road que reuniu aproximadamente 400 aventureiros na terceira etapa da Temporada 2013,o dia amanheceu ensolarado na grande Belo Horizonte para recepcionar os aventureiros do Suzuki Adventure. Na largada, mais de 100 duplas formaram o grid e puderam aproveitar as paisagens incríveis da região. Na Pro, para os pilotos e navegadores mais experientes, foram 110 quilômetros de aventura e diversão. Os vencedores da categoria, fãs número um do Suzuki Jimny, Celso e Belen Macedo adoraram a etapa. “A equipe técnica do Suzuki Adventure está de parabéns. A prova foi perfeita e o visual complementou ainda mais o rali”, comentou o piloto Celso. Com o mesmo percurso, porém com dicas de navegação mais fáceis, a dupla paulistana Pedro Figoli e Valeria Duarte subiu ao topo do pódio na categoria Fun. “Faltava o primeiro lugar! Já tínhamos conquistado as quatro melhores posições em outras etapas e agora queremos mais! Foi incrível!”, comemorou a navegadora Valéria. A próxima etapa do Suzuki Adventure será no Paraná, dia 31 de agosto. O Restaurante Hard Rock fica na rua Senador Milton Campos, nº 155 - Nova Lima - BH

Fotos: Murilo Mattos/SuzukiVeículos

Para ir Festival Arte & Gastrô de Brumadinho Rica em cultura, gastronomia e atrativos naturais, a cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aposta na Copa das Confederações e investe para ser reconhecida como referência nacional do turismo. A cultura e os sabores regionais são as principais forças das novas estratégias para o desenvolvimento econômico do município, que tem como base principal

a mineração. O turismo já alcançou à segunda maior receita. Entre as ações para atrair o público está a realização da primeira edição do Festival Arte & Gastrô de Brumadinho. O evento será entre os dias 21 e 30 de junho, no bairro de Casa Branca e no distrito de Piedade de Paraopeba. Mais informações facebook.com/ artegastrobrumadinho.

Entre os Pratos Especiais - Arte &Gastrô - está o Pedaço de Minas. Preparado pelo restaurante Tamboril ( de Inhotim): Carne de sol com couve e torresmo, acompanhado de arroz negro. Cerd: Divulgação

Terra de Minas em São Joaquim de Bicas Equipe do Programa Terra de Minas, que veio conhecer de perto, o distrito de Farofa e seus moradores que revelaram em gestos simples, a riqueza de um lugar cheio de histórias e é claro, muita farofa.

Thiago Delegado- O encerramento da festa em Casa Branca, no dia 30 de junho, fica a cargo do violonista mineiro Thiago Delegado, com muito choro, samba, jazz e instrumental. Cred.: Divulgação

Dedin de Prosa Ao sair do boteco, todo embriagado, consegue chegar em casa com muito custo. Abre a porta e vai correndo para o banheiro. Assustado, corre para o quarto e acorda a mulher: - Ô muié....Essa casa tá mal assombrada! Eu abri a porta do banheiro e a luz acendeu sozinha. Depois, fechei a porta e a luz apagou sozinha.... A mulher, pu*a da vida, grita: - Filho da pu*a!!! Você mijou na geladeira de novo!!!!

JOVIANO CONTABILIDADE Rua: Miguel Henriques da Silva, 455 Centro - Igarapé - MG / CEP: 32900-000

Contato: (31) 3534.2028 Email: joviano.almeida@bol.com.br


14

gerais

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

Duas toneladas de explosivos são autocidades apreendidas em Minas Gerais Lexus CT 200h F-Sport Segundo secretaria, 40 empresas foram autuadas por armazenagem irregular.

Aproximadamente duas toneladas de explosivos foram apreendidas em Minas Gerais . Foram feitas vistorias em 53 cidades. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os explosivos

apreendidos são do tipo encartuchado, usados em ataques a caixas eletrônicos. A operação foi realizada em conjunto pela Seds, o Exército, polícias Civil e Militar, Receita Estadual e Ministério Público.

horóscopo

Cerca de 100 mineradoras e pedreiras foram vistoriadas. Do total, 40 receberam autuação por armazenagem irregular de equipamentos e produtos controlados, informou a secretaria. O objetivo da ação, de acordo com a Seds, é impedir que os explosivos sejam usados por criminosos, principalmente nas investidas a bancos. Em Rio Acima, Região Central de Minas, alguns dos explosivos apreendidos estavam com o prazo de validade vencido. Nestes casos, é perigoso detoná-los porque não há certeza de como os produtos químicos vão reagir. Em outras apreensões, os encartuchados estavam armazenados inadequadamente, com mais unidades que o permitido em um único local. Todo o material apreendido foi destruído, em Rio Acima e em Brumadinho, ambos na Região Central do estado. Parte dos explosivos foi detonada. O restante foi queimado.

Por: Anita Celeste

Áries - 21/03 a 20/04

Leão - 21/07 a 22/08

Amor: Antes de gostar dos outros pen-

Amor: Procure estar mais tempo com

Amor: Não descarregue nas pessoas

se que também tem de gostar de si.

os seus amigos e familiares.

de quem mais gosta a sua má dispo-

Sagitário - 22/11 a 21/12

sição.

Touro - 21/04 a 20/05 Saúde: Procure fazer mais exercício físico.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 Dinheiro: Seja prudente na forma como gere as suas finanças.

Câncer - 21/06 a 20/07

Virgem - 23/08 a 22/09 Saúde: Se não cuidar de si ninguém vai cuidar.

Libra- 23/09 a 22/10

Capricórnio - 22/12 a 20/01 Saúde: Cuide mais da sua saúde oral.

Aquário - 21/01 a 19/02

Dinheiro: Os investimentos estão fa-

Dinheiro: Poderá ter de enfrentar um

vorecidos. Enriqueça ensinando aos

período de crise financeira, previna-

outros tudo aquilo que sabe.

se pondo economias de lado.

Escorpião - 23/10 a 21/11

Peixes - 20/02 a 20/03

Família: Um bom período para resol-

Família: Provavelmente terá de ser

Família: Notícias da chegada de um

ver problemas familiares talvez escla-

mais ponderado com as palavras que

parente estimado está para aparecer

reça as situações.

usa com seu pai.

é possível que lhe faça uma visita.

Mulher coloca fogo na própria casa em Pescador, Minas Gerais Moradores da cidade apagaram o incêndio, ninguém

Hatch híbrido reúne luxo e tecnologia Fonte: Quatro Rodas / Paulo Campo Grande

Não dá para dizer que seja bonito um hatch alongado, com porta traseira menor que a dianteira e coluna traseira espremida entre vigias. Mas o Lexus CT 200h não faz feio por onde passa. Pelo contrário. O CT 200h vira pescoços nas ruas graças ao que os especialistas chamam de “qualidade percebida”, característica típica dos produtos de primeira linha, como um relógio suíço ou um terno sob medida. À primeira vista, o CT 200h pode parecer estranho, mas o que chama a atenção das pessoas é o conjunto da obra e a qualidade dos materiais de acabamento, do alinhamento das peças e da pintura. Ainda assim, se, depois de examinar o CT 200h por fora, restar alguma dúvida de sua estirpe, basta levá-lo para um testdrive, como fizemos. A cabine do CT 200h reúne sofisticação e tecnologia. Além do acabamento luxuoso, com couro e alumínio, e todos aqueles recursos esperados em veículos dessa categoria, como bancos elétricos, central multimídia, airbags de duplo estágio e ESP, o hatch tem requintes como sensor infravermelho para gerenciamento do ar-condicionado nos bancos traseiros e vidros dianteiro e laterais nanotecnológicos, que repelem a água. A principal novidade a bordo é a propulsão híbrida. São dois motores, um a gasolina e outro elétrico, com quatro modos de operação: Normal (em que o sistema se ajusta às condições de rodagem), Eco (prioriza o uso do motor elétrico), Sport (enfatiza o motor a combustão) e EV (uso

Minha mãe é uma peça Sinopse e detalhes Não recomendado para menores de 12 anos Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mulher de meia idade, divorciada do marido (Herson Capri), que a trocou por uma mais jovem (Ingrid Guimarães). Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano (Mariana Xavier

ficou ferido. Mulher disse que tem problemas

e Rodrigo Pandolfo), sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um

emocionais, por isso colocou fogo na casa

dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa

Um mulher de 26 anos colocou fogo na própria casa em Pescador, no Leste de Minas Gerais. Segundo informações da Polícia Militar, ela contou que tem problemas emocionais e que teve uma crise, por

isso colocou fogo na residência. Um cômodo da casa foi atingido. De acordo com a PM, os próprios moradores da cidade apagaram a incêndio. Ninguém ficou ferido. Fonte: G1 Noticias

sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia (Sueli Franco) para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado. Dirigido por André Pellenz, Com Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães, Herson Capri. Gênero Comédia. Nacionalidade Brasil

exclusivo do motor elétrico). A seleção é feita por um seletor no console. No Sport, a iluminação ambiente da cabine e do painel de instrumentos, que é azul nos outros modos, se torna vermelha e o mostrador LCD do nível de energia, ao lado do velocímetro, é substituído por um conta-giros analógico. O desempenho é interessante, mas está longe de ser arrebatador. O CT 200h chega em duas versões: normal e esportiva F-Sport, igual à mostrada aqui. Além do visual diferenciado (com rodas grafite e emblemas na lateral da carroceria e no volante), ela tem calibragem de suspensão mais dura. VEREDICTO Carro interessante para quem gosta de novidades tecnológicas e quer causar boa impressão por onde passa. Ficha Técnica: Motor: 4 cil. 16v, VVTi Cilindrada: 1 798 cm3 Potência: Potência:99 cv a 5 200 rpm e elétrico com 82 cv Torque: 14,5 mkgf a 4 000 rpm e elétrico com 21 mkgf Câmbio: automático CvT, 8 marchas, tração dianteira Dimenssões: comprimento, 432 cm; largura, 176 cm; altura, 144 cm; entre-eixos, 260 cm Peso: 1 465 kg Porta-malas/caçamba: {portamalas} Freios: {freios} Equipamentos: ar-condicionado, cruise control, eSP, 8 airbags


esportes

JORNAL CIDADES EDIÇÃO 222 | 25 DE JUNHO A 05 DE JULHO DE 2013 facebook.com/jcidades | @jcidadesbh | www.jcidades.com.br

15

Novo Mineirão tem CRUZEIRO público recorde em Clube realiza ações de marketing Brasil e Uruguai para os torcedores nos EUA Os torcedores cinco estrelas que acompanham a intertempo-

World, loja internacional oficial do Clube.

rada do Cruzeiro nos Estados Unidos, residentes no Brasil ou

Tudo isso ao som do Hino Oficial do Melhor Clube Brasileiro

moradores daquele país, estão sendo contemplados seguidamente com ações do departamento de marketing da Raposa. A torcida vai ao delírio com a proximidade de

Compareceram ao estádio 57.483 torcedores, superando o amistoso do Brasil com o Chile

do Século XX. Fonte: Cláudio Antonio

seus ídolos e a possibilidade de rever o time do coração em ação nos jogos e treinamentos. Antes, durante e depois da goleada de 4 x 0 sobre o Strikers-EUA, em Fort Lauderdale, na Flórida, torcedores puderam tirar fotos com a Taça Libertadores, que o time conquistou em 1976 e 1997, contaram ainda com a presença no Raposão e adquiriram produtos oficiais na Cruzeiro

ATLÉTICO MG Leonardo Silva e Leandro Donizete estão vetados para jogo em Rosário Mais duas baixas no Atlético para o jogo de ida contra o Newell’s Old Boys pelas semifinais da Copa Libertadores. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Leandro Donizete foram vetados nesta segundafeira pelo departamento médico. Leonardo Silva sofreu uma luxação no ombro esquerdo durante o treino de domingo passado. Já Donizete, que se recuperou de edema na coxa esquerda, agora sofreu um pequeno estiramento na coxa direita, conforme exame de imagem realizado nesta segunda-feira. O Atlético já não poderá contar com o zagueiro Réver, suspenso pela Conmebol. Já o volante Pierre ainda se recupera de estiramento muscular na coxa esquerda, mas tem chances de ser liberado para encarar o Newell’s. Fonte: Rodrigo Fonseca - Superesportes

O Mineirão recebeu no jogo entre Brasil e Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações, seu maior público desde a reinauguração, em fevereiro deste ano. Compareceram ao estádio 57.483 pagantes. A renda não foi divulgada pela Fifa. Até então, o maior público registrado havia sido no amistoso entre Brasil e Chile, quando 53.331 torcedores pagaram para ver o empate em 2 a 2. O terceiro maior público pertence ao clássico de reabertura do Gigante da Pampulha, entre Cruzeiro e Atlético, vencido pelo clube celeste por 2 a 1, diante de 52.989 torcedores. O jogo entre Japão e México, pela primeira fase da Copa das Confederações, recebeu o quarto maior público: 52.690. A maior renda do novo Mineirão foi a do clássico entre Cruzeiro e Atlético, quando a Raposa, por ser mandante, arrecadou R$ 3.677.635 brutos. Maiores públicos do novo Mineirão: Brasil x Uruguai – Copa das Confederações – 57.483 Brasil x Chile – Amistoso – 53.331 Cruzeiro x Atlético – Campeonato Mineiro – 52.989 Japão x México – Copa das Confederações – 52.690

Título no campeonato brasileiro e classificação para o mundial

AMÉRICA Rodriguinho feliz com sua nova fase Novo capitão destaca importância de Paulo Comelli em sua nova fase Os jogadores do América voltaram aos treino dando início à segunda semana de Intertemporada no período de paralisação do Campeonato Brasileiro da Série B. Após um período de atuações irregulares, o meia Rodriguinho vive nova fase em sua carreira. O jogador se diz feliz e que agora está jogando “do jeito que gosta” desde a chegada do técnico Paulo Comelli. O meia, que disputa sua terceira temporada pelo América, acredita que o momento é propício para o crescimento da equipe. Para ele, um dos principais responsáveis por este crescimento é o técnico Paulo Comelli, maior incentivador do grupo. “O Paulo trabalha com a conversa ‘olho no olho’ e nos dá confiança. Ele dá a oportunidade e não podemos pisar na bola. Ele nos respalda, mas espera algo em troca”. Rodriguinho revela que o comandante prima pelo bom relaciona-

mento com o grupo e se preocupa em ver todos bem na equipe: “Quando ele chegou tivemos uma conversa muito bacana, bem franca, assim como ele fez com outros jogadores”, lembra. Para ele, Comelli o “premiou” com a braçadeira de capitão por perceber sua grande identificação com o clube, mas fez questão de destacar o respeito que todos têm pelo atacante Fábio Júnior. “O Fábio Junior é insubstituível. A braçadeira de capitão dele é vitalícia”. A parada para a Copa das Confederações, em sua opinião, pode quebrar um pouco o ritmo da equipe. Porém, o meia acredita que seja possível continuar embalado na volta da competição. “Infelizmente tem essa parada, mas treinamos forte e esperamos que isso não nos prejudique. Espero que a equipe volte com uma nova sequência de vitorias”. Fonte: Acessória AFC

Alisson de Angellis sagrou-se campeão brasileiro de kickboxing no dia 01 de junho, o torneio era seletiva para o campeonato mundial que acontecerá de 30 de novembro a 08 de dezembro, em Antalya, Turquia. O atleta busca, agora, patrocínio para custear sua viajem.


Jornal cidades edição 222  
Advertisement