Page 15

O que o Rotary Faz? Nesta terceira e última parte da Série Conhecendo o Rotary, conheceremos o que o Rotary faz em Garanhuns, no Brasil e ao redor do mundo. Através das duas últimas matérias, ficamos sabendo que o Rotary International é formado por um milhão e duzentas mil pessoas, que são profissionais de ambos os sexos, que são líderes em suas atividades e que fazem parte desta formidável alavanca de trabalho em favor do próximo, sempre tendo em mente seu lema: “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI” Ficamos sabendo, também, que em 1985, o Rotary iniciou o Programa Pólio Plus: o mais ambicioso programa de sua história cujo objetivo é imunizar todas as crianças do mundo inteiro contra a pólio. Além da luta para erradicar a Poliomielite, o Rotary envolve-se em iniciativas imediatas, de curto, médio e longo prazo. Vamos enumerar, a seguir, apenas dez atividades em que o Rotary esteve envolvido recentemente: 1- Campanhas de doação de Sangue; 2- Recolhimento de donativos em população atingida pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro; 3- Campanha de ajuda financeira a entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos; 4 - Distribuição de roupas, cestas básicas, brinquedos e livros didáticos para várias entidades assistenciais; Patrocínio de atletas; 5- Campanhas de conscientização onde são feitos exames preventivos de glaucoma, câncer bucal, dentre outras doenças; 6- Campanha de combate à dengue; 7- Ações de valorização de estudantes que se destacam com ótimos alunos em suas escolas e encarnam valores defendidos pelo Rotary;

Cia. Futsal Nordeste divulga programação

Conteúdo da Shelter Box

8- Participação na campanha de cadastramento de doadores de medula óssea; 9- Recolhimento e distribuição de donativos às famílias atingidas pelas enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco, no ano de 2010; 10- Apoio às vítimas do terremoto ocorrido no Haiti, no ano de 2010. Todas estas ações e inúmeras outras são publicadas, mensalmente, na revista Brasil Rotário, que pode ser assinada e que tem uma versão digital no seguinte endereço: http://www.brasil-rotario. com.br

Hoje o Rotary apóia a ShelterBox, uma empresa que fabrica caixas que servem de abrigo e às populações atingidas por desastres. Dentro desta caixa, que é leve e resistente, encontram-se materiais que possibilitam que uma família de dez pessoas fique abrigada por meses. Além disto, o conteúdo pode ser adaptado às mais diversas condições climáticas. Hoje, a ShelterBox é uma empresa que atua em todos os continentes, em resposta a terremotos, tsunamis,

A Companhia Futsal Nordeste viabiliza continuidade das programações deste semestre de final de ano, já iniciando com realização no período de 12 a 18 de setembro a IV Taça Futsal Prof. Ricardo Lucena SUB-11, 13 e 15. As categorias serão representadas por Associações, Colégios e Clubes de Garanhuns, Agreste e Capital, havendo integração de aproximadamente 200 alunos-atletas, evento destaque atualmente no estado. A II Taça Universitária Futsal de Garanhuns acontecerá de 21 a 23 de Outubro, evento caçulinha da Cia.

Futsal Nordeste que começa a despertar expectativa da classe universitária, que irá bombar conforme seqüências das realizações de algumas faculdades que estão se mobilizando para participar desta edição: Rural de Garanhuns, UPE Campus de Garanhuns, Asces da Capital do forró e Fasete de Paulo Afonso /BA (Campeã da edição 2010). Finalizando a programação, ocorrerá de 03 a 06 de novembro a XVI Taça Futsal Colegial Nordeste SUB-14 Masculino e SUB-18 Feminino. Alguns colégios já confirmaram participação neste mega-evento.

O II Encontro Desportivo de Garanhuns que estava previsto também para Novembro com Prof. Fernando Ferretti, atualmente técnico do Santos Futebol Clube equipe sensação base da seleção Brasileira e também do atleta Falcão eleito pela FIFA, o melhor Atleta de Futsal do Mundo. Este evento foi transferido para março do próximo ano em virtude do calendário da liga Futsal. Ferretti um dos mais conceituados profissionais da modalidade possui um currículo e histórico invejável, ex-técnico da seleção da Guatemala, Paraguai e Brasil, colecionador de títulos de alto nível como: Hexa campeão Taça Brasil, Tri da Liga Futsal, Penta Futsal da Taça Liberadores da América, Campeão Mundial, Campeão Copa das Nações, Campeão Sul Americano, Campeão das Pirâmides Cup – Egito e BICampão da Copa Latina de Futsal. O Presidente da Cia. Futsal Nordeste, Moisés Soares, acredita no avanço de Garanhuns nesta modalidade, com comprometimento de construir, não simplesmente por fazer.

“Um caminhão de cultura” percorre bairros no FIG

Tendas da ShelterBox no Haiti

Dentre todas as ações que foram enumeradas acima, as duas últimas chamam a nossa atenção por terem sido desenvolvidas em contextos emergenciais, o que exigiu uma pronta resposta. Além das autoridades competentes para intervir nessas situações de crise, o Rotary dedicado um esforço considerável para ajudar as populações atingidas por estas catástrofes.

Família atingida pelas chuvas de junho de 2010

inundações, tufões, furacões, vulcões e conflitos. Caixas como estas foram enviadas às vítimas do terremoto que atingiu o Haiti e às vítimas das enchentes nos estados de Pernambuco e Alagoas. Vale ressaltar que 50% das doações à ShelterBox são realizadas por rotarianos do mundo inteiro. Por fim, conclui-se que o Rotary é uma verdadeira família, composta por pessoas que possuem iniciativa, liderança e que estiveram, estão e sempre estarão dispostos a dedicar parte de suas vidas para mobilizar a sociedade em favor do próximo e da construção de um mundo melhor. Essa mesma família deseja que todos desfrutem um ótimo Festival de Inverno de Garanhuns 2011 e que retornem aos seus lares em paz.

Levar atrações musicais, de literatura, artes cênicas, circo e cultura popular a localidades mais afastados do centro de Garanhuns é a proposta da ação Um Caminhão de Cultura, que vai percorrer nove bairros da cidade durante o FIG 2011. De 15 a 23 de julho, grupos e artistas selecionados na convocatória para programação do Festival vão realizar três apresentações diárias nos bairros Boa Vista, Brasília, Cohab II e III, Liberdade, Manoel Shel, Parque Fenix e também no distrito de Iratama. Segundo Beto Rezende, diretor executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, “a estratégia de descentralização da programação, que conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, tem como objetivo não deixar de fora do Festival os moradores de comunidades mais distantes dos palcos tradicionais, envolver toda a cidade nesse momento de celebração da nossa cultura”, afirma. Do coco à música eletrônica, da alegria dos palhaços à experimentação teatral, a grade de atrações do Caminhão de Cultura também reúne nomes como Beto Hortis, Pouca Chinfra, Silveirinha do Forró e o artista alagoano Sonic Jr.

www.jo r nal c i dadepe . co m. b r

15.indd 15

15

CIDADE

Garanhuns, 16 de julho de 2011

Confira a Programação Dia 15 Local: Cohab III (D. Helder Câmara – em frente ao colégio) 10h30 – Teatro - “As Levianas” (Cia. Animé Criação Coletiva) 16h30 - Chris Nolasco 17h30 - Beto Hortis Dia 16 Local: Boa Vista (Praça do Café) 10h30 - Circo “Cabaret” (Cia. Brincantes de Circo) 16h30 - Cila do Coco 17h30 - Coco Popular de Aliança Dia 17 Local: Parque Fenix (AJOC) 10h30 – Dança - “O Frevo” - Grupo Guerreiros do Passo (PE) 16h30 - Paulo Izidoro (PE) 17h30 - Pouca Chinfra (PE) Dia 18 Local: Liberdade (em frente à Escola São Cristovão) 10h30 – Cultura popular Tribo Indígena Tapirapé (PE) 16h30 - Coco do Toré Pandeiro do Mestre (PE) 17h30 – Escurinho (PB) Dia 19 Local: Brasília (Rua Carmem Miranda) 10h30 – Poesia - Biagio Pe-

corelli Filho (PE) 16h30 - Patrícia Polayne (SE) 17h30 – Muzambo (PE) Dia 20 Local: Manoel Shel (Rua das Dálias) 10h30 – Circo - “Brincadeiras de Palhaço” - Trupe Irmãos Santana (PE) 16h30 - André Macambira (PE) 17h30 – Ferrugem (PE) Dia 21 Local: Cohab II (por trás do terminal de ônibus) 10h30 – Cultura Popular Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (PE) 16h30 – Azabumba (PE) 17h30 - Sonic Jr. (AL) Dia 22 Local: Distrito de Iratama 10h30 – Dança - “Tribos” Núcleo Experimental (PE) 16h30 - Sérgio Andrade (PE) 17h30 - Silveirinha do Forró (PE) Dia 23 Local: Vila do Quartel (Praça) 10h30 – Teatro - “O Nascimento do Jogral” (PE) 16h30 - Lucinha Guerra Canta o Rei do Ritmo (PE) 17h30 - Mestre Galo Preto e o Tronco da Jurema (PE)

15/07/2011 08:49:30

Abertura do FIG  

Mais de 30 mil pessoas na abertura do FIG 2011

Abertura do FIG  

Mais de 30 mil pessoas na abertura do FIG 2011

Advertisement