Page 13

Garanhuns, 16 de julho de 2011

13

POLÍTICA

A PROCURA DE UM LÍDER PARA 2012 Agora o Entrevistado é José Tinoco Machado de Albuquerque Filho (Tinoquinho)

Fotos: Robson Ferreira

Dando continuidade à coluna “A procura de um Líder para 2012”, entrevistamos o empresário José Tinoco Machado de Albuquerque Filho (Tinoco Filho ou Tinoquinho como todos o chamam) também citado em nossa pesquisa para o cargo de prefeito em nossa cidade. Tinoco Filho, 38 anos é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Fez MBA pela FESP em convênio com a Universidade de Madri, em Administração Hospitalar, e está cursando o último período de Direito. Filho do casal Dr. José Tinoco, médico e ex-deputado estadual e federal e Sra. Fernanda Maria Tinoco Branco de Albuquerque, é casado com Daniela Macedo e tem uma filha chamada Alice. Embora tenha nascido em Recife, Tinoco Filho se considera um garanhuense, pois na época em que nasceu sua mãe tinha perdido um filho. Devido a esse fato, nasceu em Recife e logo no seu segundo dia, foi trazido para Garanhuns. Segundo Tinoquinho, naquela época, a medicina não era o que é hoje, tanto que sua filha, Alice nasceu nesta cidade. Atualmente administra com excelência o Hospital Perpétuo Socorro com um quadro 180 funcionários, além de médicos credenciados para as áreas clínicas oferecidas pelo Hospital, que comemora esse ano o seu quadragésimo aniversário.

Jornal – Como você analisa a carreira política do seu pai? Tinoquinho – Eu admiro muito a carreira política do meu pai, é uma carreira limpa, com toda sua trajetória de maneira séria e de muitos amigos, mesmo os adversários antigos, se dão muito bem com ele hoje, por ele ter feito uma política de maneira respeitosa, de maneira profissional, sem levar para o lado pessoal. Conduziu a sua vida sem agressões, atuando na função dele, sem precisar agredir as pessoas. Para mim, um exemplo político. JC – Com relação ao Ex Prefeito Ivo Amaral que também citou seu nome como um pré-candidato? Tinoquinho - Eu agradeço ao Sr Ivo e também a população de Garanhuns por terem lembrado do meu nome. Eu espero fazer sempre jus a essa confiança. JC - Você seria de fato pré-candidato, tem pretensão para ser candidato? Tinoquinho - Como eu falei no começo da conversa, eu acho que todo cidadão tem o dever de contribuir de alguma maneira para a coletividade. Eu acho que na minha função atualmente estou contribuindo aqui no Hospital Perpétuo Socorro, trabalhando para a comunidade, como exemplo, no tratamento de câncer, UTI e vários serviços que eu acho que estou contribuindo de uma maneira muito significa-

tiva atualmente, e que está me realizando. Então nesse pleito de prefeito próximo, eu não sou candidato. JC – Você indicaria alguém? Tinoquinho – No momento eu não posso avaliar nomes, mas eu tenho certeza que temos vários nomes muito bons, mas o importante é que sejam pessoas ligadas de fato ao município de Garanhuns, uma vez que é uma eleição para prefeito, então a gente tem que colocar pessoas capacitadas e dentro de Garanhuns tem inúmeras, a gente precisa é pensar nesses bons nomes, pessoas que sejam de fato comprometidas e que tenham uma história por Garanhuns e em Garanhuns. JC- E por falar em Garanhuns, o que você acha da cidade hoje e da atual administração? Tinoquinho – Uma administração ela é sempre seqüencial, então na realidade uma administração sendo ou não partidária da anterior, ela é um desdobramento dos atos anteriores. Então como tudo na vida tem apertos e erros, e o importante é que a intenção seja boa e do comprometimento com o desenvolvimento seja bom. Com relação à atual administração está também tentando fazer um papel de desenvolver a cidade. JC – Com o governo federal e estadual, o que Garanhuns poderá ganhar nesses quatro anos?

Tinoquinho – Eu acredito que Garanhuns merece uma atenção por parte do governo estadual, do governo federal, por ser uma cidade pólo, de uma região importante, uma região populosa, em que as pessoas querem trabalhar, onde possibilita a permanência do homem do campo. Então eu acredito que Garanhuns precisa de investimentos na área da educação, historicamente Garanhuns sempre foi um centro educacional muito bom e a gente não pode perder essa estima, essa forma de ter bons colégios, e agora boas universidades e precisamos também de boas escolas técnicas, tanto para a área técnica até eletrônica, quanto para a área rural em função da localização gráfica. Jornal - E com relação à Saúde?

Tinoquinho - Eu acho que na saúde, a cidade tem melhorado muito, nós conseguimos a implantação da Oncologia, junto ao governo do estado, a implantação da UTI, além de várias outras especialidades que estão sendo implantadas aos poucos e muitos médicos hoje fazem a opção por Garanhuns por ser uma cidade que tem qualidade de vida, uma cidade que as pessoas podem criar seus filhos com mais segurança, isso é um ponto excelente que os profissionais liberais estão analisando para optar por Garanhuns. Jornal – E a Saúde do município? Tinoquinho - Embora eu não tenha nascido em Garanhuns, minha mãe na época, naquela ocasião do parto em que eu nasci, minha filha já nasceu aqui, as condições de Garanhuns mudaram, a medicina daqui avançou e Alice já nasceu aqui com toda segurança, com profissionais de muito bom gabarito, graças a Deus estamos muito bem sucedidos. Jornal - O que achou do Governo Lula, você acha que perdemos alguma coisa? Tinoquinho - O Governo Lula entra naquela questão que um governo é sempre uma sequência de atos, uma vez que já tinha havido um grande avanço por parte de FHC, junto com Marco Maciel, como seu vice, conseguiram estabilidade econômica, o qual nasceu na realidade no governo de Itamar Franco e o FHC era membro da equipe do ministério da economia e foi realmente uma das pessoas que idealizou o Plano Real, graças a Deus ele conseguiu ser o presidente, uma vez que ele estava totalmente a par dos fundamentos do Plano Real, ele pode consolidar esse plano e graças a esta estabilidade econômica, o seu sucessor, o Luiz Inácio Lula da Silva, pode também fazer um bom governo, uma vez que encontrou o país estabilizado e já respeitado internacional-

Por Robson Ferreira

mente por sua economia e aí a coisa foi se desdobrando e a Dilma, provavelmente irá encontrar também condições propícias para fazer um bom governo. A gente tem sempre que torcer pelo Brasil. Jornal - Quais os serviços que o Hospital Perpétuo Socorro oferece? E como anda a ampliação do Hospital? Tinoquinho - A Casa de Saúde Perpetuo Socorro foi inaugurada em 1971, sempre vinculada ao Inamps, uma luz que iniciou o Sistema Único de Saúde – SUS, passou a prestar serviço ao SUS e temos aqui cerca de quarenta planos de Saúde, convênios particular, SUS e é um hospital geral com UTI com 10 leitos, tem também uma área de oncologia que é para o tratamento de câncer, tem a área de hemodiálise, um centro de tratamento para pacientes renais crônicos, tem bloco cirúrgico, nesse bloco cirúrgico nós equipamos pressão positiva nas salas e fluxo laminar para evitar infecções, temos também a parte de hotelaria e estamos a disposição da população. Temos em torno de 180 funcionários com médicos legalmente habilitados. É uma casa aberta aos profissionais da área de saúde e continua assim desde a sua inauguração. Jornal - O que você deseja para os políticos e o povo em geral?: Tinoquinho - Eu gostaria de desejar boa sorte a todos nós, na verdade como munícipe de Garanhuns, pretendo que a eleição para prefeito ocorra em paz, mas que esse nome que sair dessas urnas seja uma pessoa muito bem intencionada e tenha um profundo compromisso com Garanhuns, uma vez que a cidade precisa se desenvolver, os filhos de Garanhuns precisam trabalhar e precisam manter a qualidade de vida que temos hoje.

www.jo r nal c i dadepe . co m. b r

13.indd 13

14/07/2011 17:54:58

Abertura do FIG  

Mais de 30 mil pessoas na abertura do FIG 2011

Abertura do FIG  

Mais de 30 mil pessoas na abertura do FIG 2011

Advertisement