Page 1

www.jornalcidadepe.com.br | jornalcidadepe@hotmail.com | (87) 3761-6429 R$1,00

Garanhuns, 06 de Abril de 2013 | Ano XIV | Nº 284 | Fundação: 15/12/1999

Recadastramento biométrico começa em Garanhuns O processo segue até abril de 2014 e já deve ser colocado em prática na próxima eleição

Na manhã do ultimo dia 3, foi aberto, oficialmente, o recadastramento dos eleitores de Garanhuns para o voto biométrico. Nesta primeira fase, 56 municípios de Pernambuco estão englobados na ação. A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é recadastrar mais de dois milhões e quatrocentos mil eleitores do Estado, até o ano que vem. O desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão fez a abertura falando da satisfação de abrir o novo sistema na região. Página 05

Odonto Hospitalar Inaugura novas instalações

Roberto Só deixa a comunidade dos artistas de luto

Nesta Edição: > Garanhuns vivencia a Semana do Autismo Página 04

Página 08

> Curso de Gestão de Conflitos será realizado na AESGA Página 08

> Estréia Coluna: Phyno com PH por Mateus Rodrigues Página 12

NOVA LEI PUNE CRIMES NA INTERNET Página 04

VOCÊ ENCONTRA NA DUQUE:

O BARATÃO

MÓVEIS E COLCHÕES

is e paga menos

Página S6

Onde você compra ma

DO LUBRIFICANTE

O Centro Automotivo Feito Pra Você

O Trocão Mais Rápido da Cidade Rua Dantas Barreto, 292 - Centro - (87) 3762.5269 - Garanhuns/PE

AV. SIMOA GOMES, 144 HELIÓPOLIS - GARANHUNS/PE

Rua Barão do Rio Branco, 123 - Centro - Fone (87) 3762.2597 - Garanhuns/PE

87 3763.6290 liviafaria.arquiteta@gmail.com

www.jornalcidadepe.com.br

ARQUITETA CAU:

35780-DPE


02

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

POLÍTICA

Nos Bastidores da Política Tema paralelo FHC anuncia que o PSDB entra em fase de mobilização eleitoral. Aécio diz que só será candidato à sucessão se tiver apoio de Alckmin. Alckmin diz que a hora é de estruturar o partido e não de escolher um candidato. O PSDB precisa escutar o povo. O expresidente Fernando Henrique Cardoso aproveitou um seminário para prefeitos do PSDB, realizado em Brasília no inicio da semana para dizer que o PSDB precisa, a partir de agora, escutar o povo, saber o que quer cada grupo: "É preciso nos basear muito nos que têm mais energia, nos excluídos. “Imortal” FHC na ABL FHC pode ocupar a 36 O expresidente Fernando Henrique Cardoso é candidato a ocupar a cadeira de número 36 da Academia Brasileira de Letras, vaga em virtude do falecimento do jornalista João de Scantimburgo. A formalização da candidatura foi feita, após a sessão da saudade em homenagem a Scantimburgo. O acadêmico Celso Lafer trouxe de São Paulo a carta formalizando a candidatura de FHC. E o secretário geral da academia, Geraldo Holanda Cavalcanti, no exercício da presidência da ABL, disse à secretaria que considere oficialmente inscrito o expresidente

Prorrogado afastamento de Demóstenes O Conselho Nacional do Ministério Público por unanimidade, prorrogou por mais 60 dias o afastamento do exsenador Demóstenes Torres do cargo de procurador de Justiça do estado de Goiás.

E uma proposta lembrada em disputas anteriores agora não é lembrada, a prévia. Uma campanha que está começando com muita antecipação é a de 2014. A presidenta Dilma Roussef é candidata lançada, o PMDB dará seu vice de novo e será Michel Temer, mas os demais que não definiram oficialmente estão ativos, querendo ganhar tempo e aliados. A movimentação mais em evidência e polêmica no momento é a do PSDB. Por sinal foi a primeira a dar sinais este ano, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu os pais do real para dar apoio a Aécio Neves. Não demorou e Eduardo Costa passou a percorrer o país deixando os vários partidos atentos aos seus movimentos, mas sem saber exatamente qual a sua “jogada”. Ele era visto como ligado ao Planalto até há pouco tempo, mas depois que a chapa Dilma/Temer foi oficializada, tratou de buscar outros caminhos. Ao mesmo tempo no PSDB as disputas entre ele e José Serra ganharam evidência, a ponto do Partido tratar primeiro de superar o problema interno, antes de sair às ruas. E há mais: as últimas pesquisas mostram Marina Silva que está criando novo Partido em boa posição.

Pedido negado O STF negou pedido do exministro da Casa Civil José Dirceu para ter acesso aos votos escritos dos ministros sobre o julgamento do processo do mensalão.

EXPEDIENTE Jornal CIDADE Fundação 15/12/1999 - CNPJ 14.810.737/0001-84 - Fone: 87 3761.6429 Rua Severiano Peixoto, 78 - 1º Andar - Centro - Garanhuns/PE Site: http://www.jornalcidadepe.com.br E-mail: jornalcidadepe@hotmail.com Diretor Geral:

Colabodores: Dr. Gilson Tavares 81 9723.5080 Calvino Brasil Jane Ávila Numeriano Cruz Waldéria Santana 87 9993.0428 Osita Soares

Robson Ferreira 87 9921.2133 Diretora Financeira: Mônica Carrilho 87 8848.4576

Vendas: Nadja Araújo 87 9938.6719

87 9921.1125 Diretora Comercial: Mayara Carrilho 87 9163.2707 87 9967.1661

Lançamento literário

A sucessão presidencial já é tema político com muita antecipação

Diagramação e Fech. de Arquivo: Kesley Silva 87 9112.5266 http://orion-tecnologia.net

Diretor de Marketing: Igor Kliver 87 9919.4873

O Jornal Cidade tem tiragem de 4.000 exemplares Garanhuns/Águas Belas. Toda matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução dos layouts e artes finais deste jornal.

ta-feira, das 8h00 às 14h00. A Diretora de Cultura, Cirlene Leite, reforça que a idéia de criar um elo com a classe artística e manter informações sempre atualizadas. “É preciso levar cópias de RG, CPF, comprovante de residência, material promocional, fotos ou vídeos, CDs e DVDs. Seja qual for o segmento cultural, de forma individual ou em grupos”, lembra. Para mais informações é só ligar para a Diretoria de Cultura, no número: 87- 3762.7063.

Diocese realiza Via Sacra até o Alto do Magano O Sesc Garanhuns promoveu o Lançamento do livro "O Botão de Rosa" do autor Maviel Medeiros, no Salão de Eventos do SESC, no dia 04 de abril de 2013.Na ocasião esteve presente numa Participação especial o músico Aldeci Souza.

Teatro “SÃO FRANSCISCO DE ASSIS A FOZ” Nos dias 10 e 11 de Abril foi apresentado no SESC Garanhuns o espetáculo São Francisco de Assis a Foz, às 20 horas, com entrada franca. O Drama fala do amor contagiante de um homem que busca a Deus; a força de um rio que busca o mar: uma fusão poética do santo e do rio. O melhor espetáculo de 2009 (SescSated/MG) fala de Francisco de Assis, que abre mão de riquezas para servir aos pobres. Ao mesmo tempo, fala do rio São Francisco que atravessa o sertão para chegar à foz. Uma interpretação poética e visceral da vida do homem de Assis, ambientado e transfigurado no rio que integra o sudeste e o nordeste. Espetáculo ganhador também dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator. Após o espetáculo aconteceu um batepapo com o público.

Diretoria de Cultura de Garanhuns segue realizando cadastro dos artistas A Diretoria de Cultura continua realizando o cadastramento de artistas e grupos que trabalhem com as mais diversas formas de linguagens, como teatro, cinema, moda, artes visuais, música, literatura, cordel, dança, bandas de garagens, dança de rua, etc. Os interessados devem ir até o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, de segunda à sex-

JP Contabil

Foi realizada durante a SextaFeira Santa a Caminhada Penitencial e a Via Sacra para o Alto do Cristo do Magano. A realização foi do: Vicariato Centro de Garanhuns: as Paróquias de São Sebastião, Santa Teresinha, Sagrado Coração, Catedral e Perpétuo Socorro. A Caminhada contou com a participação de todos os fieis que fazem parte das paróquias da sede da cidade, junto com a participação dos respectivos párocos e do Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães. Os caminhantes do Parque estiveram presentes na Caminhada, o Arraiá do Glaucio. O Bispo Diocesano falou da importância deste momento para a Igreja Católica, e disse da vontade de tornar o Alto do Magano numa Via Sacra, que se torne um setor do turismo religioso, alguns amigos de Dom Fernando e da igreja Católica já se encontram engajados em organizarem este 15 pontos da Via Sacra, o bispo irá falar pessoalmente com a secretaria de turismo e a primeira dama Socorro Regis.

Mais de 120 prefeitos de Pernambuco subscreveram na sede da Amupe, uma “Moção de Repúdio” à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pela decisão de prorrogar até dezembro a redução do IPI para a indústria automobilística.

Prorrogação Isto afetará fortemente o caixa dos estados e municípios,o IPI é um dos dois impostos que formam o Fundo de Participação junto com o Imposto de Renda. O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), presidente da Amupe, disse que a prorrogação (que deveria ter terminado no último dia 31), era um “golpe contra os municípios”. A “Moção de Repúdio” foi articulada pelo prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), o mais “antidilmista” dos prefeitos do PSB devido à insensibilidade da presidenta da República diante das questões federativas, ele falou: “os municípios só terão agora o caminho das demissões, pois com o aumento do salário mínimo e do piso salarial dos professores muitos deles já ultrapassaram o limite de gasto com a folha estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, isso é penalizar os municípios mais uma vez, especialmente os do Nordeste, em favor da indústria automobilística de São Paulo, pois já foi comprovado que isso em nada ajuda a economia do país”, afirmou Ettore Labanca.

Deputado Jorge Côrte Real viabiliza junto ao Governo do Estado ações de combate à seca

E-mail: walderia@gmail.com

dional. O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) intermediou uma reunião entre o prefeito da cidade Renato Sarmento (PMDB) e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, para levar novas ações de combate à seca ao município.

CAMPO: Secretaria de Agri AESGA REALIZA PALESTRA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA JÚNIOR

No ultimo 1º de abril, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) foi palco de um importante momento de dinamismo e informação. Teve início às 19 h30, com a temática “Empresa Júnior: A escola da vida” com o pontapé inicial do palestrante Flávio Rodrigo Pedrosa, exdiretor de Comunicação da Brasil Júnior, o qual repassou elementos inerentes a criação, desenvolvimento e sucesso das Empresas Juniores. Durante o Encontro voltado para alunos dos cursos de Engenharia, Direito, Administração, Secretariado Exe-

AMUPE - Aprovada a “Moção de Repúdio” contra a prorrogação da Redução o IPI Para amenizar os problemas enfrentados pelos moradores do Agreste com a forte seca que se abate na região, políticos tem somados esforços para levar soluções para os municípios. A exemplo de Palmeirina, no Agreste Meri-

cutivo Bilíngue, Administração Hospitalar e Marketing, foram discutidas a essência de uma Empresa Júnior, a importância da participação, o Empreendedorismo e Empresa, as conquistas, entre outros tópicos.

POUSADA CIRANDA

Nome forte em assessoria José Paulo da Silva Rua Dom Luiz de Brito, 43 - Centro - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-1613 - E-mail: jp@jpcontabil.com www.jpcontabil.com www.jornalcidadepe.com.br

forte orange

Visite-nos www.pousadaciranda.com.br

81-3544-1810 / 8877-3333 Rua Caruaru, 21 - Bairro São Paulo Ilha de Itamaracá-PE Aceitamos cartões: HIPER - MASTER - VISA


Garanhuns, 06 de Abril de 2013

PUBLICIDADE

www.jornalcidadepe.com.br

03


04

CIDADE

Encontro com a Psicanálise

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

NOVA LEI QUE PUNE CRIMES NA INTERNET

Gilson Tavares Psicanalista Clínico gilsontavares_psi@yahoo com br www gilsontavares blogspot com

A importância da autogestão emocional Autogestão, em termos administrativos, significa a gestão da empresa pelos próprios trabalhadores. Transportando esse conceito para o campo pessoal, podese dizer que treinar a autogestão é procurar formas de atuação balizadas por valores internos. Para isso, é preciso aprender a buscar as capacidades internas, necessárias para vencer as adversidades e dificuldades e para transformá-las em motivação para o crescimento. As dificuldades e adversidades podem nos destruir ou nos fortalecer, é uma questão de escolha, depende do que fazemos com elas. A realização pessoal começa nas escolhas e opções de vida que fazemos e principalmente no que transformamos essas escolhas. Construir uma autogestão emocional equilibrada é primordial, pois, é esse equilíbrio emocional que determina as nossas ações no mundo ao nosso redor, tendo como resultado a busca de atitudes mais equilibradas e saudáveis nas diversas situações que vivenciamos ao longo da nossa existência. Alguns passos são necessários para superar as adversidades, que inexoravelmente a vida coloca no nosso caminho. Entre eles, talvez os primeiros e mais importantes sejam sair do papel de vítima e assumir o comando da própria vida. Para aprimorar o desenvolvimento da autogestão, o primeiro e essencial passo é

praticar autoconhecimento, saber o que rege as nossas ações, o que nos motiva. Também de grande importância para mantermos uma autogestão emocional equilibrada é a necessidade de está no presente: deixar o passado no passado e esperar o futuro chegar; reconhecer que é capaz de errar e ter a capacidade de se perdoar; buscar novas estratégias sempre; reorganizar plano de vida; ter paixão pelo que faz; dividir alegrias e ter a felicidade como um caminho e não como um fim. Esse foi o tema de um curso ministrado por mim na AESGA, no dia 23 de março 2103, em parceria com o Conselho Regional de Administração - seccional Garanhuns, com o objetivo de abrir espaço para reflexão sobre a importância da autogestão emocional para a atuação do indivíduo diante das várias situações surgidas no seu cotidiano, na esfera pessoal, familiar, social e profissional. Segundo os participantes desse encontro, foi um dia de grandes descobertas, pois foi a oportunidade de descobrir novas visões sobre si mesmo, e a descoberta de novas formas de atuar no mundo, na esfera pessoal e profissional. O curso contou com a participação de alunos da AESGA, como também de alunos de outras instituições de ensino, de Garanhuns e da região, e também com a participação de vários comerciantes e outros

profissionais de variados ramos de atuação. Esse foi o primeiro de uma série de cursos que serão realizados na AESGA, em parceria com o CRA-PE, visando um mais profundo desenvolvimento de alunos, profissionais e o público em geral. Os cursos formatados são de curta duração, com temas que têm o objetivo de proporcionar oportunidade para o aprimoramento de competências administrativas, a partir do desenvolvimento de competências comportamentais, considerando a importância das competências comportamentais e emocionais como fator de influência na determinação no modo de atuação do indivíduo nas mais variadas esferas: pessoal, profissional, familiar, social, etc. Esse é um trabalho que tem a psicanálise, ciência que proporciona ao indivíduo um maior conhecimento sobre si mesmo, sobre a sua visão de mundo e sobre a sua atuação no mundo, como ferramenta de transformação, pessoal e profissional, a partir da construção de novas formas de enxergar o mundo e a si mesmo. O mais importante não é o que os outros ou a vida nos fazem, e sim, no que transformamos o que os outros ou a vida nos fazem. Isso é o que faz a diferença. Um abraço e até a próxima edição.

Garanhuns vivencia a Semana do Autismo O Grupo de apoio às Famílias de Crianças Autistas, denominado de Borboleta Azul, realiza em Garanhuns, nos dias 2, 4 e 7 de abril, ações em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O Governo Municipal apóia a iniciativa. Com o objetivo de prestar informações sobre o autismo e reduzir o preconceito, uma programação especial, com mobilização e entrega de panfletos explicativos, exposição de faixas e cartazes, participação em programas de rádio e uma Missa envolverão pais, amigos e profissionais das pessoas autistas. Além disso, alguns prédios serão

iluminados com a luz azul para lembrar a data comemorativa. O Relógio das Flores e o Palácio Celso Galvão estão entre os escolhidos. O AUTISMO Ta m b é m c h a m a d o d e Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo. Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou

enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.

Foi sancionada a nova Lei da internet no ultimo dia 30, a lei que tipifica delitos de informática, como o roubo e senhas e o uso de dados bancários obtidos de forma indevida ou sem autorização. Publicada na edição do dia 3 de abril de 2013, no Diário Oficial da União. A nova Lei trás normas, que entra em vigor daqui a 120 dias e não recebeu qualquer veto da presidenta Dilma Rousseff. Originária do Projeto de Lei 2793/11, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a Lei 12.737/12 estabelece a tipificação criminal de delitos informáticos e prevê prisão de seis meses a dois anos e multa para quem obtiver segredos comerciais e industriais ou conteúdos privados por meio da violação de mecanismo de segurança de equipamentos de informática. Hackers que invadirem sistemas ou computadores podem ficar na cadeia por esse tempo, por exemplo. A punição aumenta em até dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro dos dados obtidos. Aprovado no dia 7 de novembro na Câmara, o projeto de lei foi apelidado como “Lei Carolina Dieckmann”, em referência ao caso protagonizado pela atriz em maio. Fotos íntimas dela foram publicadas na internet após invasão do seu computador. De lá para cá, os deputados adiaram sucessivas vezes a votação do chamado Marco Civil da Internet. Veja a íntegra da nova lei: “LEI Nº 12.737, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal; e dá outras providências. A P R E S I D E N TA D A REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos e dá

outras providências. Art. 2o O Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, fica acrescido dos seguintes arts. 154-A e 154-B: “Invasão de dispositivo informático Art. 154-A. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. § 1o Na mesma pena incorre q u e m p ro d u z , o f e re c e , distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no caput. § 2o Aumenta-se a pena de um sexto a um terço se da invasão resulta prejuízo econômico. § 3o Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido: Pena – reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave. § 4o Na hipótese do § 3o, aumenta-se a pena de um a dois terços se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos. § 5o Aumenta-se a pena de um terço à metade se o crime for praticado contra: I – Presidente da República, governadores e prefeitos; II – Presidente do Supremo Tribunal Federal; III – Presidente da Câmara dos Deputados, do Senado

Federal, de Assembleia Legislativa de Estado, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou de Câmara Municipal; ou IV – dirigente máximo da a d m i n i s t r a ç ã o d i re t a e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.” “Ação penal Art. 154-B. Nos crimes definidos no art. 154-A, somente se procede mediante representação, salvo se o crime é cometido contra a administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios ou contra empresas concessionárias de serviços públicos.” Art. 3o Os arts. 266 e 298 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, passam a vigorar com a seguinte redação: “Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública Art. 266. § 1o Incorre na mesma pena quem interrompe serviço telemático ou de informação de utilidade pública, ou impede ou dificulta-lhe o restabelecimento. § 2o Aplicam-se as penas em dobro se o crime é cometido por ocasião de calamidade pública.” (NR) “Falsificação de documento particular Art. 298. Falsificação de cartão Parágrafo único. Para fins do disposto no caput, equipara-se a documento particular o cartão de crédito ou débito.” (NR) Art. 4o Esta Lei entra em vigor após decorridos 120 (cento e vinte) dias de sua publicação oficial. Brasília, 30 de novembro de 2012; 191o da Independência e 124o da República. DILMA ROUSSEFF José Eduardo Cardozo”

(TEMOS FOGOS DE ARTÍFICIO) Completo sortimento em embalagens, descartáveis, artigos p/ festas, lanchonetes e produtos químicos em geral.

AVIAMENTOS E BRINQUEDOS EM GROSSO E VAREJO

Av. Barão do Rio Branco, 69 - Centro (87) 3761-2355 / 8109-7910 / 9643-8920 - Garanhuns PE

FONE:(87) 3761-0148 www.jornalcidadepe.com.br


Garanhuns, 06 de Abril de 2013

05

POLÍTICA

Recadastramento biométrico começa em Garanhuns O processo segue até abril de 2014 e já deve ser colocado em prática na próxima eleição Na manhã do ultimo dia 3, foi aberto, oficialmente, o recadastramento dos eleitores de Garanhuns para o voto biométrico. Nesta primeira fase, 56 municípios de Pernambuco estão englobados na ação. A meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é recadastrar mais de dois milhões e quatrocentos mil eleitores do Estado, até o ano que vem. O desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão fez a abertura falando da satisfação de abrir o novo sistema na região. “Estamos conseguindo mais avanços no sistema eleitoral brasileiro. Sabemos da importância de uma votação segura e prática. Trazendo, agora, para este município que é destaque no Agreste Meridional, conseguiremos manter a credibilidade de nossa função

Eduardo Campos e a Presidenta Dilma

de cidadania”, ressaltou. Inicialmente, por meio de uma parceria com o Governo Municipal, oito servidores já foram cedidos para colaborar no processo. Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa comparecer ao Fórum Eleitoral, localizado na Rua Barão de Nazaré, s/n, bairro Brasília, ou fazer um agendamento através do s i t e : h t t p : / / w w w. t r e pe.jus.br/agendabio/publico/. Quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor suspenso. Em seu discurso, o líder municipal parabenizou o trabalho e reforçou a importância de toda a p o p u l a ç ã o p a r t i c i p a r. “Através do voto é decidido o futuro do país. Quero parabenizar os servidores da casa. Esta casa é um empreendimento. Um

empreendimento onde está o destino do Brasil. Daqui, de toda essa estrutura, é que nós conseguiremos melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Tribunal Superior Eleitoral dá exemplo de desempenho de cidadania no país, mesmo apesar das dificuldades”, finalizou. Após a conclusão da cerimônia oficial de abertura dos trabalhos, o prefeito Izaías Régis e alguns vereadores aproveitaram para fazer o recadastramento. “Agora sou mais um cidadão de Garanhuns cadastrado no voto biométrico. Aproveito para convocar a todos para comparecerem ao fórum para se recadastrar, essa atitude é de extrema importância para o município e para cada cidadão que precisa está quite com a justiça eleitoral”. Por Cloves Teodorico

Armando cobra postura mais firme a Tombini Para o senador, “controle da inflação é um valor social, não mera política de governo”

Eduardo Campos (PSB), faz cobranças ao governo federal, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene com governadores do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, e a presidenta Dilma Rousseff (PT) para tratar da seca, em Fortaleza (CE). Eduardo retomou o discurso que fez na passagem da petista por Serra Talhada, no Sertão pernambucano, semana passada, "alertando" para a necessidade de obras e m e rg e n c i a i s e " o l h a r estratégico" voltado para reconstrução da economia das áreas afetadas após a estiagem, "Hoje já não se tem o trauma que se tinha há 50 anos no que toca a questão da fome, das pessoas terem que se retirar das cidades onde moram. Mas o

que essa estiagem demonstrou é que a base econômica ainda está desprotegida. E precisamos de obras de infraestrutura e políticas públicas que protejam essa base econômica, com inovação tecnológica, com melhoria da qualidade do nosso rebanho", disparou, em entrevista à imprensa na chegada ao evento. Na abertura da reunião do conselho deliberativo da Sudene, em Fortaleza, a presidenta da República, Dilma Rousseff, admitiu que o governo federal foi pego de surpresa pela seca. "Ninguém previu a maior seca dos últimos 50 anos", afirmou em discurso. A presidenta lembrou que não há registros de saques nem a população está passando fome, ponderando que

"cenas dolorosas continuam, sem sombra de dúvida". E colocou como principal desafio enfrentar, com as ações de emergência, os efeitos da seca na esfera produtiva. Dilma disse ainda que carros-pipa não foram utilizados com objetivos políticos, no Sertão. RECADO - A presidente da República reiterou o discurso feito na sua visita a Serra Talhada, na semana passada, quando disse estar trabalhando pelo Nordeste e tentando reduzir as desigualdades regionais - um recado para o seu (até agora) aliado Eduardo Campos, governador de Pernambuco, que tem disparado críticas veladas à gestão Dilma, se projetado nacionalmente de olho nas eleições presidenciais de 2014.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) mostrou preocupação com o recrudescimento da inflação no País e cobrou uma postura mais firme do Banco Central no enfrentamento da questão. Armando falou durante a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que recebeu o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para uma explanação sobre as diretrizes, implementação e perspectivas da política monetária. Para Armando, diante da atual conjuntura, é cada vez mais necessário que o Banco Central assuma o compromisso com controle

da inflação. “O controle da inflação é um valor social, não uma mera política do governo. Por isso, é fundamental que a autoridade monetária assuma mais fortemente esse compromisso de manter a inflação dentro da meta”, salientou durante a audiência. Tombini reconheceu que a inflação tem se mostrado resistente nos últimos meses e que, por isso, o Banco Central vem mudando sua postura desde janeiro. De acordo com o presidente do Banco Central, a inflação de 2012 desviou-se da meta em função do choque de preços de alimentos e do repasse da desvalorização cambial.

Além disso, conforme o presidente do BC, a inflação de serviços voltou a subir e hoje há "maior difusão do aumento de preços" na economia. Somente os preços de alimentos, que têm peso de quase um quarto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiram 13,9% nos últimos 12 meses. Excluindo os alimentos, o IPCA seria de 5% no período – o índice ficou em 5,84% em 2012. A meta para 2012 era de um índice de 4,5%, com possibilidade de variação de dois pontos percentuais para mais e para menos. Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

Esta precisando criar um website, ou reformular? Criação Gerenciamento

Hospedagem Registros www.jornalcidadepe.com.br

(81) 3723-5840 | 3095-1063 agencianet@agencianet.net www.agencianet.net


08

CIDADE

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

Com apenas três meses de gestão, o Governo Municipal conseguiu ampliar de forma significativa o programa Bolsa Família em Garanhuns. Desde que o prefeito Izaías Régis assumiu, em janeiro deste ano, mais 1.017 famílias passaram a ser beneficiadas pelo programa do Governo Federal. Esse aumento se deve à orientação do prefeito e do trabalho dos que fazem a Secretaria de Assistência Social e Gestão do Bolsa Família. Com mais pessoas carentes sendo beneficiadas, Garanhuns recebeu em março R$ 1.952.854,00 de repasse do governo. O valor anterior era de R$ 1.796,416,00. O

incremento em termos financeiros foi de R$ 156.438,00 por mês. O gestor do Bolsa Família no município, Luiz Roldão, acredita que ainda há espaço para atender mais pessoas. Assim, a previsão é que Garanhuns terá recebido até o final do ano, especificamente para esse programa do Governo Federal, um total próximo ou superior a R$ 24 milhões. Na atual gestão já são 14.500 famílias atendidas pelo programa, com valores que vão de R$ 70 até o salário mínimo. Em média, cada família garanhuense beneficiada por esses recursos recebe R$153,82. Com a seca que castiga toda a região e a

falta de oportunidades de trabalho, principalmente para quem ainda não se qualificou profissionalmente, o Bolsa Família termina sendo a salvação de muita gente. O dinheiro do programa é usado prioritariamente na alimentação, ajudando as pessoas a subsistirem e movimentando a economia. As famílias usam o dinheiro que recebem nos m e r c a d i n h o s e supermercados, padarias, farmácias, feiras livres, lojas de roupas e sapatos, além de outros estabelecimentos comerciais. Os quase R$ 2 milhões mensais que entram em Garanhuns, através do Bolsa Família, fortalecem o comércio do centro e dos bairros. A Prefeitura de Garanhuns já consegue na atual gestão atender 99,7% das famílias pobres existentes no município, de acordo com dados do IBGE relativas ao Censo de 2010. “Como os números da população em 2013 são outros, temos a perspectiva de crescer ainda mais atendendo a população que precisa”, avalia o gestor, vinculado à Secretaria de Assistência Social. Secretaria de Comunicação Social

Bancos só podem enviar boletos para clientes com autorização prévia Imagem Ilustrativa

Medida do Banco Central reforça direito do consumidor, que só poderá, a partir de agora, receber boletos com propostas de serviços e produtos se autorizar com antecedência

Com apenas três meses de gestão, o Governo Municipal conseguiu ampliar de forma significativa o programa Bolsa Família em Garanhuns. Desde que o prefeito Izaías Régis assumiu, em janeiro deste ano, mais 1.017 famílias passaram a ser beneficiadas pelo programa do Governo Federal. Esse aumento se deve à orientação do prefeito e do trabalho dos que fazem a Secretaria de Assistência Social e Gestão do Bolsa Família. Com mais pessoas carentes sendo beneficiadas, Garanhuns recebeu em março R$ 1.952.854,00 de repasse do governo. O valor anterior era de R$ 1.796,416,00. O incremento em termos financeiros foi de R$ 156.438,00 por mês. O gestor do Bolsa Família no município, Luiz Roldão,

acredita que ainda há espaço para atender mais pessoas. Assim, a previsão é que Garanhuns terá recebido até o final do ano, especificamente para esse programa do Governo Federal, um total próximo ou superior a R$ 24 milhões. Na atual gestão já são 14.500 famílias atendidas pelo programa, com valores que vão de R$ 70 até o salário mínimo. Em média, cada família garanhuense beneficiada por esses recursos recebe R$153,82. Com a seca que castiga toda a região e a falta de oportunidades de trabalho, principalmente para quem ainda não se qualificou profissionalmente, o Bolsa Família termina sendo a salvação de muita gente. O dinheiro do programa é usado prioritariamente na alimentação, ajudando as pessoas a subsistirem e

movimentando a economia. As famílias usam o dinheiro que recebem nos mercadinhos e supermercados, padarias, farmácias, feiras livres, lojas de roupas e sapatos, além de outros estabelecimentos comerciais. Os quase R$ 2 milhões men s ais q u e en tr am em Garanhuns, através do Bolsa Família, fortalecem o comércio do centro e dos bairros. A Prefeitura de Garanhuns já consegue na atual gestão atender 99,7% das famílias pobres existentes no município, de acordo com dados do IBGE relativas ao Censo de 2010. “Como os números da população em 2013 são outros, temos a perspectiva de crescer ainda mais atendendo a população que precisa”, avalia o gestor, vinculado à Secretaria de Assistência Social.

Nas primeiras horas da Sexta Feira Santa, eu o encontrei descendo a ladeira do Alto do Magano juntamente com um amigo. Estava eu e minha amiga subindo a ladeira acompanhando a procissão até o Alto do Cristo do Magano, Roberto Só estava com o rosto marcado,os olhos inchados ou de quem possivelmente acabara de acordar, ou não dormirá bem, ou que não havia dormido de forma alguma), fazia algum tempo que eu não o via, paramos e trocamos dois dedos de prosa, ele me disse que havia deixado a sua moto guardada e que tava bem, apertou fortemente a minha mão e ali estava encerrado a nossa ultima conversa, mas pareceu uma despedida,nos falamos e continuei a subir e ele a descer com o amigo (acredito eu que ele estava descendo para tomar café, ou encontrar com os amigos). Trabalhei com Roberto 4 anos no Centro Cultural, era ele um meninão, de bom coração,um cara falante, gostava de se gabar que sabia fazer a melhor iluminação no centro Cultural e que a sua tristeza era que o teatro não tinha equipamentos de ultima geração, para poder fazer e acontecer, para mostrar o seu talento. Sempre alegre, gostava de falar levantando os pés, usando aqueles seus óculos pesados de grau (era muito forte), estava sempre com serelepiando pra cima e pra baixo,queria ver ele arretado era só dizer que ele não sabia fazer bem a iluminação, ai ele virava uma arara , ficava brabo que Só,mas a sua maneira simples de ser, as vezes de uma irresponsabilidade impressionante,quando tomava uma deixava tudo e ninguém sabia por onde ele andava, gostava de iluminar e inventar as cores para cada

Foto: Divulgação

Imagem Ilustrativa

Governo Municipal amplia Roberto Só deixa a comunidade Bolsa Família em Garanhuns dos artistas de luto em Garanhuns

ato,”a cor âmbar “ , ele sempre inventava algo.Mas o seu maior xodó era os bonecos de mamulengo que ele amava tanto , seu sonho era o de dar cursos de bonecos,sempre me dizia isso, só vivia me pedindo pra arrumar nas prefeituras circunvizinhas pra ele fazer uns cursos, queria levar a alegria pras crianças com seu teatro de mamulengo. Certa vez o contratei para dar um curso na paróquia de São Sebastião e no segundo dia estava a turma sozinha sem professor e sendo coordenada por uma aluna e ele bem sentado em outra sala curtindo uma ressaca, depois de chegar atrasado no curso, bebericou todas na noite mas foi trabalhar com as crianças e quando fui reclamar ele me disse: “O importante é que capacitei uma aluna para me representar e eu vim”, a raiva foi embora e caímos numa gargalhada só, e encerramos o curso com uma bela apresentação de teatro de mamulengos toda confeccionada por cabaças em seu curso. Grande foi a minha surpresa ao saber no sábado pela manha, através do prefeito Isaías Régis que ele estava bem mal no hospital Regional de Garanhuns, esperando para seguir para o Hospital da Restauração

em Recife em estado de coma.Um filme passou por minha cabeça ,lembrei do nosso encontro na sexta feira e naquele mesmo dia ele batia numa caçamba onde seria o seu trágico fim de linha.Não poderia deixar de dizer Blog do Ronaldo Cesar: “ Roberto só foi vítima de um acidente na Av. Sátiro Ivo, quando se chocou com a sua motocicleta em uma caçamba de metralha Nos blogs lemos notas como: “ Roberto era a voz de Garanhuns numa luta inglória pela melhoria técnica daquele teatro. Entendia de tudo, estava sempre à disposição. Tinha uma visão crítica. Era servidor público pela paixão ao que fazia. Tinha a relação sempre em mãos das coisas que o Centro Cultural precisava. Ajudava a todos sem distinção, jovens artistas e gente já consagrada nos palcos. Tinha uma olhar técnico, uma palavra verdadeira. Era um representante da classe artística dentro da administração do teatro. Intervia, participava... Ele era o que ficava, quando todos passavam... Vai fazer uma falta danada! Por Waldéria Santana

Curso de Gestão de Conflitos será realizado na AESGA A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA) e em parceria com o Conselho R e g i o n a l d e Administração/CRA Seccional Garanhuns estará realizando neste sábado, 6 de abril, das 8 às 17 horas, o Curso de Gestão de Conflitos, com o psicanalista Gilson Ta v a r e s . O C u r s o s e r á realizado na AESGA e tem como objetivo a análise do conflito como oportunidade de autoconhecimento, a busca da verdadeira causa do

conflito e ainda destaca a melhor maneira de utilizar o conflito como ferramenta de crescimento e transformação. Além de um conteúdo motivador, os interessados em participar terão direito a certificado de 10 horas aula, emitido pelo CRA. As inscrições podem ser realizadas no CRA/AESGA, das 9 às 13 horas ou no NIPA/AESGA das 19 às 22 horas. O investimento é de R$ 30,00 (trinta reais) para alunos, contadores ou administradores e R$ 40,00 (quarenta reais) para os demais profissionais.

O Facilitador: Gilson Tavares tem formação em psicanálise pela Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco, formação em ferramentas Coach pela Escola Superior de Marketing – FAMA, certificado internacional em Gestão de Projetos PMD Pro pela LINGOS Learning In NGOs/GEPAL - Gestão de Projetos para a América Latina, licenciatura em Ciências Biológicas pela UPE e formação em hipnose clínica pela Sociedade Brasileira de Hipnoterapia.

Serviços: Mais informações através do telefone (87) 3761-1596/Ramal 207 ou nos emails: crape.cursosgus@hotmail.com ecape.cursosgus@gmail.com

www.jornalcidadepe.com.br


Garanhuns, 06 de Abril de 2013

09

NOTÍCIA

A ORQUESTRA MANOEL LAFAETE TOCA FELIZ COM O RETORNO DA SUA SEDE QUE TINHA HÁ 40 ANOS POR DECISÃO JUDICIAL Mesmo com a orientação do Bispo Diocesano para que os párocos não se envolvessem nas eleições, o de Palmeirina, Padre Antonio Elias fez o contrário, além de aliciar descaradamente eleitores, dizem que jejuou 3 dias, persegue os voluntários da igreja contrário a política dele e demonstrou cada dia mais sua posição política, como fez quando foi dada a liminar de busca e reintegração de bens móveis e imóveis contra a orquestra Manoel Lafaete e o clube de mães. Veja sua foto participando do momento da busca e apreensão. Aqueles que ficaram decepcionados com a atitude do religioso estão aguardando de máquina fotográfica em punho para ver se ele vai estar presente na devolução dos bens e imóveis com a cassação da liminar, o povo de Palmeirina ficou feliz com a justiça! Leia na íntegra: Por Carlos Vicente Tavares

DECISÃO JUDICIAL 000261646.2013.8.17.0000 (298487-0) AGRAVO DE INSTRUMENTO ERIK DE SOUSA DANTAS SIMÕES 04/04/2013 10:41 DEVOLUÇÃO DE CONCLUSÃO 1ª Câmara de Direito Público Agravo Interno nos autos do Agravo de Instrumento nº 0298487-0 (NPU nº 000261646.2013.8.17.0000) Agravante: Associação Clube das Mães Flores de Maio e Banda Musical Manoel Lafaete Agravado: Município de Palmeirina Relator: Des. Erik de Sousa Dantas Simões DECISÃO INTERLOCUTÓRIA Trata-se de Agravo interposto pela Associação Clube das Mães Flores de Maio e outro contra D e c i s ã o Te r m i n a t i v a proferida nos autos do agravo de instrumento de nº 0298487-0, a qual negou seguimento ao Recurso, com fulcro no artigo 557, caput, do CPC, em razão da intempestividade. Aduz a agravante que não houve a intempestividade do recurso, porquanto houve o envio postal do agravo de instrumento, sendo na data do protocolo postal que deve ser considerada a sua interposição. Requer, ao final, seja declarada a tempestividade do recurso

de Agravo de Instrumento e determinado o seu regular processamento. É o q u e i m p o r t a r e l a t a r. DECIDO. Utilizo-me da faculdade conferida pelo artigo 557 do CPC para exercer juízo de retratação. Isso porque, ao averiguar a tempestividade foi, por equívoco, considerada a data do protocolo na Seção de Protocolo deste Egrégio Tr i b u n a l d e J u s t i ç a . Compulsando os autos, verifico que houve o envio postal do referido agravo de instrumento, através dos Correios, em 25 de fevereiro de 2013 (fl.02v.). É essa data que deve ser considerada válida para fins de contagem de prazo judicial, conforme determina a Resolução nº 156/2011 deste Tribunal de Justiça. Veja-se julgado: DIREITO PROCESSUAL CIVIL. RECURSO DE A G R AV O . D E C I S Ã O T E R M I N AT I VA Q U E NEGOU SEGUIMENTO A A P E L A Ç Ã O . TEMPESTIVIDADE. PROTOCOLO POSTAL. H O R Á R I O D E E X P E D I E N T E F O R E N S E . RESOLUÇÃO Nº 156/2001-TJPE. - A Resolução nº 156/2001TJPE determina que a data de postagem do recurso tem, no âmbito do Judiciário estadual, a mesma validade que o protocolo oficial para fins de contagem do prazo judicial. - Considera-se tempestivo o recurso postado dentro do prazo legal e antes do encerramento do expediente forense, ainda que extemporânea sua juntada aos autos. - Agravo provido à unanimidade. (2150134 PE 000092191.2012.8.17.0000, Relator: Jorge Américo Pereira de Lira, Data de

Julgamento: 03/07/2012, 1ª Câmara de Direito Público, Data de Publicação: 124, undefined) O Recurso de Agravo de Instrumento foi protocolado em 25 de fevereiro de 2013 sendo, então, tempestivo. Após exercer juízo de retratação, passo a analisar o mérito do recurso. O cerne da questão consiste em saber se deve haver a reintegração de posse dos bens móveis e imóveis que foram doados pelo Município agravado e m f a v o r d a s autoras/agravantes, possuidores dos bens há vários anos, e que foram retomados pelo Município agravado, após a troca da gestão municipal. O Magistrado a quo, baseado numa decisão do TCE-PE, que suspendeu todas as doações do Município de Palmeirina, negou o pedido liminar de reintegração de posse feito pelos ora agravantes. Alegam os agravantes que a decisão do TCE se deu muito depois do sancionamento da Lei que efetuou as doações (nº 955/2012) e que, apesar de entender não haver qualquer vício na validade de tal lei, seu pleito se deve ao direito contido no art. 926 do CPC, porquanto não se está discutindo, nos presentes autos, a propriedade e sim a posse. O art. 926 do CPC diz que "O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação e reintegrado no de esbulho." Analisando detidamente a questão, vêse que de fato houve esbulho por parte da Prefeitura de Palmeirina. Mesmo que a doação estivesse eivada de vício ou nulidade, não caberia a ela, utilizando da própria f o r ç a , i m p o r a

desocupação do bem. Nesse ponto, tenho que o Boletim de Ocorrência acostado às fls. 53/59 traz que o ingresso no imóvel por parte do Município agravado deu-se através da quebra dos cadeados da porta da frente. Tal atitude, caso seja confirmada, deve ser rechaçada, já que o Município não agiu para a defesa de um direito seu, porquanto não estava na posse direta do bem. Ao contrário, foram as agravantes que demonstraram estar na posse do bem no momento do esbulho, conforme se depreende das Atas de Assembleias realizadas no local no ano de 2011 (fls.33/34 e 43/44), bem como as declarações acostadas às fls. 59/61. Extrai-se dos autos que a posse exercida pelas apelantes era justa e de boa-fé, já que os bens lhes foram doados (termo de doação às fls.48/50) em 23 de outubro de 2012, após autorização legislativa Municipal (Lei nº 955/2012), conforme se depreende à fl.46, onde, em seu art. 3º dispõe que: "Fica doado ao de Mães Flores de Maio, inscrito no CNPJ sob o nº 11.240.397/000105, situado na Rua Presidente João Pessoa nº 127, nesta cidade, um terreno rural com área de 2ha., situado no lugar denominado Camboim deste Município, Inscrição c a d a s t r a l n º 229229003425-4 NIRF7.162374-4, acrescido de suas respectivas benfeitorias e máquinas de costuras." E, mesmo tendo o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco procedido com medidas impeditivas de doação no Município agravado, porquanto suspendeu os atos relativos às doações de

www.jornalcidadepe.com.br

imóveis em favor de particulares (fls.81/82), tenho que nesse instante, em sede de cognição sumária, não cabe a este Desembargador averiguar a legalidade de tal doação, mas sim se houve ou não esbulho na posse direta exercida pelos agravantes, o que restou demonstrado. Assim, vê-se que, a princípio, deve haver a reintegração do imóvel em favor das agravantes, porquanto restou configurado que houve esbulho na posse direta exercida pelas recorrentes e que tal posse é justa e de boa-fé. Nesse esteio, em sede de cognição sumária, considero plausível o pedido de reintegração de

posse requerido pelas agravantes, mormente porque as suas atividades foram bruscamente interrompidas, já que era, nesse imóvel, que as agravantes exerciam as suas atividades de aulas de corte costura e de música, e porque lhes foram recolhidos objetos indispensáveis a esse exercício, como algumas máquinas e instrumentos musicais. Pelo exposto, estando presentes os requisitos do fumus boni juris e do periculum in mora em favor das agravantes, concedo, de imediato, a requerida reintegração de posse do imóvel e dos bens móveis recolhidos, até o julgamento final por esta Câmara. Oficie-se o Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Palmeirina acerca do conteúdo desta decisão, bem como, para que preste informação dentro do prazo legal, conforme proclama o art. 527, IV do CPC. Intime-se a parte Agravada para apresentar, querendo, contrarrazões ao presente recurso, observado o prazo legal. Após, ao douto Ministério Público. Publique-se e Intime-se. Recife, 03 de abril de 2013. Des. Erik de Sousa Dantas Simões Relator


10

PUBLICIDADE

Shell

V-Power

36

Gasolina V-Power

em 3 vezes nos cartões Gasolina Comum | Diesel | Etanol em 2 vezes nos cartões

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

3761-7373

anos nas estradas e cidades do Brasil

Garantia das melhores marcas e equipamentos Sistemas de Alarme - Cercas Elétricas CFTV Digital Monitoramento 24h

Rua Vereador José Vaz da Costa, 83 Heliópolis - Garanhuns-PE

Garanhuns - Pernambuco

MOURA O GÁS DO BRASIL DISK BRASILGÁS

org. Ricardo e Josana

3762.3037

Disk compras: 3761 - 7191 8845 - 0576 / 9632-2993 Praça D. Pedro II, nº 09 Boa Vista - Garanhuns-PE

ENTREGA RÁPIDA

CONSTRUÇÕES

AREIA, PEDRA E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS Fones: (87) 9938-0021 / (87) 9998-5737 / (87) 3762-2193 Av. Ernesto Dourado, 810 - Heliópolis - Garanhuns - PE

Fazemos Empréstimos até 100 anos de idade Você que é Funcionário Público tem a menor taxa de juros

3761-7402 Rua Barão do Rio Branco, 01 Centro - Garanhuns PE (Em frente ao Bonanza)

Financiamento de carro e moto Empréstimos no cheque em até 24 meses Estamos financiando Imóveis

Preço bom o ano inteiro! odas

Rua Severiano Peixoto, 126 - Centro | Fone: 87 3762 2205 - Garanhuns/PE

Av. Duque de Caxias, 24 - Heliópolis - Garanhuns - Fone: (87) 3761-1990

Ampliamos o nosso sabor pra você

Qualidade e Requinte em tudo que faz!

3762-9219

Aceitamos encomendas para eventos em geral

Empresa do Grupo Buffet Vitória

pedidos@vitoriadoceria.com.br Rua Dr. José Mariano, 677. Sala 1A | Heliópolis | Garanhuns-PE

CASA CASA DO

ELETRICISTA PROJETOS ELÉTRICOS, INSTALAÇÃO INSTALAÇÃO ELÉTRICA, ELÉTRICA, PREDIAL, PREDIAL, INDUSTRIAL, COMERCIAL A AUTOMOÇÃO AUTOMOÇÃO INDUSTRIAL. INDUSTRIAL.

www.jornalcidadepe.com.br

Rodovia BR 242, nº 05 - Aluísio Pinto - Garanhuns - PE - Fone: 87 3761 2001


CIDADE

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

VIVÊNCIA contato: valdemirbarbosa@bluenet.com.br Valdemir Barbosa

11

Município de Garanhuns realiza dia “D” de combate à dengue Segundo levantamento feito este ano registrou um índice de infestação de 9,1%

Parque Euclides Dourado (Parque dos Eucaliptos) Foto: Jedson Nobre/Dedão

O Parque Euclides Dourado, também conhecido como o Parque dos Eucaliptos, pelo seu tamanho, com oito hectares de área, localização privilegiada, em época passada, era considerado o ponto de diversão de toda a sociedade local em fins de semana. As vaquejadas se realizavam sempre e ocupava a parte central de todo o espaço físico. Os eventos políticos naquela época, com destaque as campanhas eleitorais, onde era comum realização de churrascos, sem limites, nas ocasiões em que se comemoravam as vitórias das urnas, com o abate de animais, que poderia ocorrer no local do evento. Vários tonéis em lugares estratégicos, contendo carne salgada à disposição dos interessados, que usavam e abusavam em valas contendo fogo, suas fatias no espeto e ao lado bebidas diversas gratuitas, tudo ao som de música. Ali existia “coreto”, assim como uma área destinada a danças, onde os casais se divertiam ao som da Banda de Música Municipal, todos os domingos à tarde, animava o ambiente, na execução de concertos musicais, era o centro dos passeios e diversões. Existiam barracas de madeira, cobertas de palha e bancos também de madeira, internamente e destinados ao descanso. Animais enjaulados nos quatro cantos e outros em áreas protegidas por cercas, para alegria da gurizada acompanhada de seus pais e/ou responsáveis, a percorrer aquele extenso parque, que sempre ofereceu ar puro, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida para os habitantes da cidade e visitantes que ali achavam. Tratava-se de um logradouro público com características de zoológico. Em locais adequados, para a segurança dos frequentadores e cuidados necessários para a sobrevivência dos animais, viam-se pássaros, emas, cobras de vários tipos, pavões, macacos, etc. Cada

animal com sua maneira de viver, com o seu barulho característico e os cuidados básicos para se evitar acidentes. Na realidade o parque tinha as suas deficiências, não era cercado nem mesmo de cerca de arame, tendo sido colocado um gradil de proteção em 04 de fevereiro de 1998, para melhor proteção do patrimônio municipal e segurança para todos. Com relação à calçada ao seu redor, há mais de oito décadas, que os prefeitos ainda não se lembraram de incluir em seus projetos, para execução dessa obra tão importante. Há pouco tempo foi colocado ao longo do piso da tão almejada calçada, barro vermelho com metralha, de forma rústica, que em nada proporcionou conforto aos transeuntes, por falta de um nivelamento adequado em sua extensão, que tornou desconfortável para os mais idosos que por ali transitam. Calçada mesmo só existe na parte frontal onde se acha a entrada principal. Das edificações que outrora foram criadas, resta-nos apenas o “Pombal”, que também servia como lanchonete, oferecendo o tradicional “caldo de cana”, acompanhado de “pão doce” e em sua parte superior, o refúgio dos pombos. Como sugestão, deveria ser tombado e considerado como patrimônio municipal, pela sua arquitetura e pelo tempo já decorrido. Ali existiu na entrada principal, uma garagem de bicicletas de aluguel, pertencente ao Sr. José Barbosa da Silva desde 08 de janeiro de 1929, que sendo mudada para o interior do parque, passou a ocupar o prédio em formato circular ainda existente. Depois sofreu mudança definitiva, em 31 de dezembro de 1997, para fora do parque, ocupando até a presente data, um prédio localizado nas imediações, esquina da Rua Pedro Rocha com a Rua Joaquim Távora, sob a administração do seu filho Sr. Jeasir Pessoa Barbosa. Guardo boas lembranças

daquele local, ficou marcante desde a minha infância, onde foi possível aprender a dirigir bicicleta, graças à iniciativa, paciência e dedicação da Professora Eugênia Medeiros, após a primeira queda que sofri, deu-me mais firmeza, coragem e confiança. Faço registrar neste momento, meus agradecimentos “em saudosa memória” e sempre estarei a relembrá-la. Ainda hoje sou frequentador assíduo daquele belo recanto da nossa cidade, executo a minha caminhada, graças à pista de Cooper pavimentada em concreto, numa extensão de 1.070 metros. Em todo espaço físico do parque, contamos com várias benfeitorias, resultante de administrações anteriores, tornando-o área de lazer para todas as faixas etárias. Cultura, práticas esportivas e de entretenimento. Contamos com segurança (polícia Militar sempre presente com integrantes da Cavalaria e Guardas Municipais), boa iluminação, que permite caminhada à noite, quadras de jogos (basquete e futsal), Biblioteca Pública Municipal, com expressivo espaço físico que permite bom atendimento. Como obras de revitalização, foi instalado Playground, rampa de skate, equipamentos de ginasticas , em 04 de fevereiro de 2002, guarita de acesso principal, ciclovia e sanitários públicos, com aumento recente de mais sanitários. Em seu campo de futebol de alunos menor de idade, orientados pela prefeitura Municipal, todos em busca de alcançar o profissionalismo, almejando um futuro promissor. Por ocasião da realização do festival de Inverno de Garanhuns, são instalados várias atrações, que convém ser citadas: circo, palco de danças, palco para apresentação de cantores e bandas, feira de artesanato, literatura regional, barracas de alimentação, etc. Tem sido um ponto de referencia para concentração e partidas de grupos sociais em suas caminhadas na direção do centro da cidade. O nosso parque tem bom estacionamento, merece ser mais visitado e ser mantido em boas condições de apresentação. Trata-se de um dos melhores pontos turísticos da Suíça pernambucana.

1º de março de 2013 O segundo Índice de Infestação Predial, que identifica os focos do mosquito da dengue, deste ano, registrou, em Garanhuns, um número de 9,1%. Comparado ao primeiro de 2013, que ficou em 7,3%, houve um aumento de 1,7% de infestação no município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. Para controlar a situação, a Secretaria de Saúde já está

www.jornalcidadepe.com.br

trabalhando com ações planejadas nos bairros e realizou na ultima sexta-feira (5), o Dia Mundial de Combate a Dengue e Cuidados com o Meio Ambiente. As ações de controle da dengue acontecerão no Espaço Cultural Luís Jardim e no Espaço Colunata, na Avenida Santo Antônio, das 8h às 12h. Haverá panfletagem com faixas nos semáforos do Centro, apresentação de bandas marciais escolas de Garanhuns, além de atendimentos médicos, envolvendo o cuidado com a dengue, além de outros temas como tabagismo, pressão arterial, glicose, nutrição e saúde bucal. De acordo com o coordenador de Atenção Básica, Eliel Duarte, o reforço no acesso à informação, mapeamento dos

locais e a criação de um núcleo especializado é o pontapé inicial, mas é necessária uma corrente de participação. “Estratégias foram traçadas. Nossos agentes de saúde trabalham diuturnamente para conscientizar a população. Pedimos a compreensão das pessoas para que permitam a entrada das equipes nas casas. Com isso, é possível evitar um surto da doença”, destacou. Este ano, já foram notificados nove casos, sendo dois confirmados. O vírus den4 já está circulando no Estado desde 2011. Ainda segundo os dados coletados, 15% das residências visitadas estão fechadas e 95% dos criadouros de mosquitos são encontrados dentro das casas. Por Cloves Teodorico


12

PUBLICIDADE

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

ARQUITETURA E DECOR Por Lívia Faria Por Mateus Rodrigues

SIGA A RISCA: ESCOLHA O SEU GRAFISMO PARA USAR ATÉ O VERÃO! Xeque-mate! Presença em desfiles importantes como o de Adriana Degreas, Tufi Duek e Animale (em solo nacional) e da Hermès, Marc Jacobs e Chanel (na temporada internacional), o grafismo está decretado

como umas das principais tendências nacionais e internacionais. Entre estampas em preto e branco ou multicoloridas, os xadrezes já ganharam as ruas de Paris, na versão grunge chique. Para não

balança, opte pelas verticais ou pelas peças mais 'soltinhas', como foi apresentado na Peter

Foto: Divulgação

errar aposte em looks com shapes minimalistas e estruturados. Os tecidos mais leves seguem como opção para os dias mais quentes. APARADOR, PAREDE E FORRO DE GESSO. PROJETO LÍVIA FARIA ARQUITETA

Os xadrezes estão com tudo, seja na versão lady like, como o da Louis Vuitton (na extrema esquerda), na versão desconstruída, como o da Chanel (centro, à esquerda), na fluidez sensual da Animale (centro, à direita) ou no novo grunge, que está dominando as ruas de Paris (extrema direita).

As listras, nas mais variadas formas, também são uma ótima opção. Se não está de bem com a

O Uso do GESSO nos Projetos de Ambientação

Som (extrema esquerda). No look da Tufi Duek (centro, à esquerda), temos tendência tripla: Grafismo, fenda e azul Klein. Já Marc Jacobs (centro, à direita) e Adriana Degreas (extrema direita) optaram pelo duo p&b ou preto e branco, mas cuidado, os dois criam uma ilusão de ótica, que podem aumentar o quadril. Para não errar, use com um make mais simples e acessórios neutros.

O gesso é um material que auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar divisórias de ambientes e efeitos interessantes, especialmente em forros. Além disso, ele é um mineral encontrado em praticamente o mundo todo, e este apresenta baixo custo e baixo impacto ambiental, pois seu processo de calcinação ocorre a baixa temperatura, requerendo pouco consumo energético. Durante o processo é liberada grande quantia de água e resíduos da combustão. Estas propriedades caracterizam o gesso como um dos aglomerantes menos

agressivos ao ambiente. É um aliado nos tetos de salas, quartos, banheiros, cozinhas, corredores. Porém, devemos saber onde usar. A decoração de um ambiente deve unir praticidade, conforto e beleza para permitir agradáveis e bons momentos. Com relação a se fazer um forro de gesso, uma idéia elegante é fazê-lo que quando rebaixado, permita a instalação embutida de luminárias e caixas de som, por exemplo. Já que o forro consome de 15 a 20 cm da altura da sala, você deve ter uma altura mínima de 2,70 metros para viabilizar essa obra. Ao contrário do que se pensa, rebaixar o forro de um ambiente baixo pode

diminuir, e muito, a sensação de aperto em um espaço. Experimente instalar espelhos nas paredes, encostados no forro de gesso. Isso aumenta ainda mais a sensação de que o cômodo é maior. Esse truque funciona muito bem em banheiros. O gesso permite diversas opções de desenho. Ele é um muito versátil. Mas é importante definir bem o projeto antes de começar. Portando aposte nele e considere o uso desse material-coringa em seu projeto!

DIVISÓRIA , FORRO DE GESSO COM SANCA.

ARQUITETA CAU:

35780 -DPE

NOVO ENDEREÇO

Uma das grandes tendências da temporada internacional, foi o grafismo multicolorido, como podemos ver nos desfiles da Hermès e da Balmain (centro, à direita e extrema direita) e a mistura de formas, como fez Marc Jacobs e a rainha das estampas, Mary Katrantzou (extrema esquerda e centro, à esquerda).

Av. Djalma Dutra, 323 - Heliópolis - Garanhuns - PE Fone: (87) 3761.0956 | 8806.9776

artefatos de concreto

Leia mais... http://phynocomph.blogspot.com.br/

Galpões Premoldados, Muros Premoldados, Tubos de Concreto, Calhas, Canaletas, Lajes, Lajotas, Postes, Estacas, Blocos, Combogós, Muros Premoldados, Cx de Ar Condicionado.

BR 423 - Km 101, 1585 - Magano - Garanhuns-PE Telefax: 87 3761 3905 / 9995 4760 / 8103 1401 / 9129 0606 www.jornalcidadepe.com.br


Class

As

melhores ofertas em Veículos e Imóveis

Garanhuns, 06 de Abril de 2013 Anuncie (87) 3761-6429

Ford Fusion 2.5 Flex

A nova versão traz todos os principais itens encontrados em um Civic 2.0 EXR (topo de linha) ou mesmo em um Audi A4 2.0 Attraction (básico). Ela vem com câmbio automático de seis marchas, bancos de couro, rodas de alumínio aro 17, sistema multimídia Sync (com tela touch e comando de voz), ar- condicionado digital, piloto automático, ESP, assistente de partida em ladeira, oito airbags, sistema de som, GPS e câmera de ré, entre outros recursos. A versão mais cara, a Titanium 2.0 AWD, apresentada em novembro de 2012, é equipada por sua vez com esses mesmos itens acima mais sensores que detectam pontos cegos, alertam mudanças involuntárias de faixa, medem espaços para estacionar e avisam sobre o risco de colisão, além de tração integral. Página C3

CRECI: 9323-J Rua Dantas Barreto, 02 - Centro - Garanhuns/PE Fone: 87 3762 1088

www.jornalcidadepe.com.br


Centro Automotivo AV. Dantas Barreto, 292 - Centro Fone: 87 3762.5369 - GARANHUNS/PE

SOM O SHOPPING CENTER DO SEU CARRO

Av. 13 de Maio, 194

Fone: (87) 3761.0222 Centro - Garanhuns-PE

CARROS FORD 0KM Ka, Fiesta, Ranger Ecosport, Fusion Vendedor Autorizado

Jonathas Policarpo (87) 9163-2696 (87) 9968-8072


C3

ClassCIDADE

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

APROVEITE NOSSAS OPÇÕES COM IPVA 2013 PAGO

Imagens Meramente Ilustrativas

SAVEIRO TROOPER 2010 Completa + BC

R$29.900,00

POLO HT 2011 IMOTION Completo + BC

R$ 34.500,00

CELTA 4P LT 2012 Completo

R$ 26.000,00

EMPREGO Porteiros e recepcionistas s/ experiência. Salário R$ 917,00. CV p/ e-mail:

UNO MILLE WAY 2010 C/ TE, AL

R$ 18.500,00

vagasinicioimediatopernambuco @gmail.com

Mais de 40 opções de veículos da nossa loja no site www.douradoveiculos.com BR 423 - km 99 - s/n - Loja 08 - Heliópolis - Garanhuns - PE (Antigo Posto Nogueirão) Fone/Fax: (87) 3761-2291 | E-mail: douradoveiculos@hotmail.com

Ford Fusion 2.5 Flex

ÉTICA

Imóveis e Negócios Rua Joaquim Nabuco, 177 Centro - Garanhuns-PE

Fone:(87) 3763.1313 / 9106.0234

A nova versão traz todos os principais itens encontrados em um Civic 2.0 EXR (topo de linha) ou mesmo em um Audi A4 2.0 Attraction (básico). Ela vem com câmbio automático de seis marchas, bancos de couro, rodas de alumínio aro 17, sistema multimídia Sync (com tela touch e comando de voz), ar- condicionado digital, piloto automático, ESP, assistente de partida em ladeira, oito airbags, sistema de som, GPS e câmera de ré, entre outros recursos. A versão mais cara, a Titanium

2.0 AWD, apresentada em novembro de 2012, é equipada por sua vez com esses mesmos itens acima mais sensores que detectam pontos cegos, alertam mudanças involuntárias de faixa, medem espaços para estacionar e avisam sobre o risco de colisão, além de tração integral. O Fusion é um carro confortável. Seu espaço interno é amplo. Cinco pessoas se acomodam sem aperto. A cabine é bem isolada acusticamente e o arcondicionado, com ajustes

www.jornalcidadepe.com.br

independentes para os dois lados da cabine, tem saídas para os bancos traseiros. A suspensão proporciona rodar suave, absorvendo as irregularidades do piso, mas segurando a carroceria nas

curvas, frenagens e arrancadas. Na dianteira, ela está ancorada em um subchassi, fixado com o auxílio de coxins, para impedir que as vibrações da rodagem cheguem à carroceria. O resultado é muito bom, mas os mais atentos notarão ruídos e estalos próprios de estruturas que usam braços de liga de alumínio, como é o caso do Fusion. Outro senão diz respeito à altura da carroceria. Em nossa avaliação na cidade, tivemos que tomar cuidado extra para evitar que a dianteira atuasse como plaina em quebramolas e valetas. Fonte: quatrorodas


aúde Bem estar

MODELO ESPECIALISTA EM ATENDIMENTO AO PACIENTE DA TERCEIRA IDADE EM GARANHUNS-PE Enquanto o envelhecimento nos países europeus vem ocorrendo paulatinamente há mais de um século, aqui no Brasil, a população encontra-se em franco processo de envelhecimento há cerca de 30 anos. Estima-se ainda que o Brasil terá um verdadeir o boom de idosos até 2025, quando o país será a 6ª maior população de idosos do planeta - mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Dessa forma, abandona-se o paradigma de saúde no qual a

>>Nesta Edição:

população de risco era a infantil e as doenças eram principalmente infecciosas, com métodos diagnósticos simples e baratos, passíveis de prevenção por vacinas, com tratamentos eficazes e curtos. Hoje a população de risco é a idosa, onde o clássico conceito de saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) se torna inadequado, já que a ausência de doença é privilégio de poucos, e o completo bem estar pode ser atingido por muitos, independente da presença ou não de doenças. Entretanto, na maioria das equipes de saúde, ainda persiste uma visão estereotipada do idoso, observa-se uma dificuldade no reconhecimento do processo de envelhecimento

Inaugura em novo endereço a Odonto Hospitalar

Pág. S6

dissociado da doença, por desconhecimento das manifestações clínicas atípicas e peculiares, bem como são frequentes as interações medicamentosas pelo grande número de remédios prescritos para o idoso. Assim, ainda são poucos os profissionais preparados para prestar uma assistência adequada a essa parcela da população, o que vem resultando em alto índice de internamentos hospitalares evitáveis e uma perda da capacidade funcional cada vez mais precoce, com comprometimento direto na autonomia e independência do idoso. Cumpre destacar, então, a necessidade de um novo modelo assistencial multiprofissional

Fisioterapia na Cefaléia Pág. S4

www.jornalcidadepe.com.br

voltado para o idoso, com especialistas na área do envelhecimento, desde o médico geriatra aos outros profissionais de saúde especializados, como o terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, odontólogo e psicólogo. Garantindo assim o adequado cuidado integral ao paciente da terceira idade. Dra Danielle Marinho- Médica geriatra do GERIAMAX (CRM – 14657) Professora de Clínica Médica da UPE Campus Garanhuns Contatos: (87) 3762 – 4961 (87) 9960 – 1313 www.geriamax.com.br www.facebook.com/geriamax

Fisioterapia Tratando Sintomas da Cólica Menstrual Pág. S5


S2

S A Ú D E E B E M E S TA R

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

Você tem um problema? Eles têm a solução! Aqui você encontra os melhores!

Dra. Sâmmara Monteiro Fisioterapeuta - CREFITO: 6467 LTF Espaço Fisiobem Av. Djalma Dutra, 83 - Heliópolis Garanhuns/PE | 87 3762.6962

Dra. Juliana Barros Fisioterapeuta - Dermatofuncional Crefito 6152-LTF ESPAÇO FISIOBEM Av. Djalma Dutra. 83 - Heliópolis Fone: (87) 3762.6962

Dra. Marina Brasil Pilates - CREFITO: 5390 LTF Espaço Fisiobem Av. Djalma Dutra, 83 - Heliópolis Garanhuns/PE | 87 3762.6962

Dr. Paulo Batista dos Prazeres Mastologista CRM - 6974 MEMORIAL CLINIC Rua Ernesto Dourado, 654 - 1º Andar Heliópolis - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-4042

CITOLAG – Laboratório de Análises Clínicas Dr. Francisco das Chagas Cabral – CRF/PE 2207 Dra. Maria Verônica G. Bezerra – CRF/PE 2076 Dra. Javanci Jordão – CRM/PE 7917

Dr. Pedro Henrique Lima Veloso Cardiologia e Clínica Médica Consultório: Rua Dr. José Mariano, 77 Centro - Garanhuns Fone: (87) 3761-3764

Dra. Maria Marta Júdice Dermatologista ORTOTRAUMA Av. Djalma Dutra, 200 - Heliópolis 1º Andar - Sala 9 Fone: (87) 3762.1814

Dra. Silvia C. Brandão Bezerra Especialista em Citopatologia e Hematologia Clínica Laboratório Adolfo Lutz, Av. Frei caneca, 80- Heliópolis (87) 3761-3311 Labadolfolutz2@hotmail.com

Dra. Mayra Alves Fisioterapeuta - CREFITO: 6111 LTF Dermatofuncional e Convencional Atendimento Domiciliar Fone: (87) 9609-3198

Catarina Barbosa Farmacêutica Generalista CRF-PE 4642 Pós-Graduanda em Citologia Clínica (87) 9104-4052

Dr. Elenilson Liberato Endocrinologia - Clinica Médica CRM/PE 15335 Rua Djalma Dultra, 494 - Heliópolis Fone: (87) 3761.1815 Email:elenilsonliberato@hotmail.com

Leylianne Teles de C. Araújo Educadora Física Ginástica Laboral Personal Fone: (87) 3761-7295 (87) 9108-1225

Dra. Etelvina Vaz Cirurgia da Mão ORTOTRAUMA Av. Djalma Dutra, 200 - Heliópolis Garanhuns-PE Fone: 87 3762.1814

Juliana Braga Fisioterapeuta - CREFITO: 170691-F Fisioterapia Convencional e Drenagem Linfática a Domicílio Instrutora de Pilates - Ortotrauma (87) 9921 3545 | 8125 7910

Dr. Daniel Galvão Geriatra CRM/PE 13735 Memorial Clinic Rua Ernesto Dourado, 654 - Sala 04 Heliópolis - Garanhuns-PE Fone: (87) 3762.9284 / 9120.1672

Dr. Almir Penaforte Jr. Cirurgião de Cabeça e Pescoço CRM-PE 16.347 Av. Simoa Gomes, 112, sala 04. Heliópolis - Garanhuns-PE. Fones: (87) 3761-9074 / 9959-9242 www.almirpenafortejr.com.br

Dr. Carlos Gustavo ClinLab - Laboratório de Análises Clínicas Rua Dr. José Mariano, 277 Centro - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-6145

Odonto Art Dr. Weslei Bruno da Silva Ortodontia e Clínica Geral Clareamento a laser - CRO - 6850 Praça Jardim,138 – 1º andar Centro (esquina com D.José) Garanhuns-PE Fone (87) 3761-0364 / 9615-8553

Dr. João Filipe - CRO/PE 8093 Ortodontia/Implantodontia Empresarial Claudionor Remígio Rua Dom Luís de Brito, 36 - 1º Andar Sala 102 - Centro - Garanhuns/PE Fones: 87 3761.5852 | 9924.5264

Dra. Olga Leocadia Praça de Souza Psiquiatra Clinical Armando Q. Monteiro Av.Dr Idelfonso Lopes, 228 Heliópolis - Garanhuns Fone: (87) 3762.9526

Dr. André Marrocos Clínica Médica Reumatologia - Geriatria CRM 13257 Av. Dr. José Mariano, 277 Centro - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-6145

Dra. Cláudia Brasil Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares CRO 5894 Consultório: Av. Simoa Gomes, 140 Heliópolis - Garanhuns - PE Fone: (87) 3762-1111

Phytofármaco (Farmácia de Manipulação) Dra. Alvani Correia Farmacêutica - CRF / PE 2061 Rua XV de Novembro, 340 Centro - Garanhuns Fone: (87) 3762-0572

CENTRO DIAGNÓSTICO Dr. Luiz Gabriel www.drgabriel.com.br Consultório: Av. Frei Caneca, 100 Heliópolis - Garanhuns Fone: (87) 3763-1111 / 3761-1707

Dra. Thaís de Araújo Lima Cirurgiã Dentista CRO/PE 9335 Rua Dr. José Mariano, 245 1º Andar - Sala 02 - Centro Edifício LAMEG CENTER Fone: (87) 9636.4302 / 8857.3411

Hematologia / Bioquímica / Imunologia / Bacteriologia Urianálise / Parasitologia / Hormônios / Citologia / Colposcopia / Biópsias

Av. Santo Antonio, 117 – Centro – Garanhuns Fone/Fax: (87)3761-3288 - E-mail: citolag@bravil.com.br

www.jornalcidadepe.com.br

Dr. Heraldo Cordeiro Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Vídeo-Endoscopia Digestiva Alta Memorial Clinic, sala 6- Heliópolis (87) 3762-4834/9604-6097 www.drheraldocordeiro.com

Dra. Micheline Cavalcante Silva CREMEPE - 15004 Dr. Michel Moreira Leite CREMEPE - 14705 Av. Ernesto Dourado, 610 | Heliópolis Garanhuns | PE (87)3763.1521


Garanhuns, 06 de Abril de 2013

S A Ú D E E B E M E S TA R

S3

SAÚDE PELAS PLANTAS: As Plantas Medicinais e a Saúde da Mulher A s p l a n t a s medicinais podem melhorar bastante a saúde e o bem-estar da mulher. O alivio das dores das regras (dismenorréia), normalizar o ciclo menstrual e muitos outros problemas comuns às mulheres podem ser minimizados ou eliminados através do uso criterioso de plantas específicas. Dentre uma enorme variedade de plantas com essas indicações podemos citar: aroeira, barbatimão, boldo do chile,

Acuidade visual Audiometria Cardiologia Citologia Clínica Médica Colonoscopia Colposcópia Dermatologista Ecocardiograma Eletrocencefalograma Eletrocardiograma Endoscopia Espirometria Fisioterapeuta Fonoaudiologia Gastroenterologista Ginecologia

artemísia, sarssafrás, angico, quebra pedra, mororó, velame do campo, ipê roxo, unha de gato e uxiamarelo.Destacando-se entre elas por seus enormes benefícios e indicações o uxiamarelo e a unha de gato. O uxi amarelo com unha de gato é um poderoso antiinflamatório natural, de modo que, seu extrato é utilizado e indicado para o tratamento de miomas (caroços), ovário policístico, infecção urinária, inflamação uterina, males da próstata e mamas, gastrites, além do mais, auxilia nos tratamentos de doenças degenerativas das articulações, ou seja, artrites e reumatismo. O Uxi (Endopleura uchi) amarelo normalmente é encontrado no norte do Brasil, sendo uma árvore que pode chegar até 30 metros de altura, e assim sendo, a sua casca é muito utilizada devido suas propriedades medicinais que ajudam a controlar problemas de saúde (distúrbios menstruais e miomas). A unha de gato medicinal (uncária tomentosa) possui uma poderosa ação antiinflamatória e reguladora do

sistema imunológico. Enfim, só nos resta agradecer pelas dádivas da natureza, pois essas duas plantas c o m b i n a d a s simultaneamente possuem grandes benefícios para a saúde do homem e da mulher. O extrato do uxi amarelo com unha de gato é totalmente

natural, não causa dependência, não tem efeitos colaterais e não trará danos ao organismo, porém mulheres no período de gestação e amamentação não poderão tomar. Atenção: As informações acima têm o caráter informativo e não têm a intenção de substituir

cuidados médicos apropriados, diagnósticos ou prescrições. Você poderá agora usufruir dos benefícios dessas duas plantas em um único produto com lançamento em forma de cápsulas, que torna o seu uso mais prático e seguro. Chegou na NUTRI

CLINICAL Armando O. Monteiro

Cuidar da sua saúde É Nossa Responsabilidade

Fone: 87 3761.2330 | 3762.2279 | 3762.9526 | 3762.9524 Av. Doutor Idelfonso Lopes, 228 - Heliópolis - Garanhuns-PE

www.acigsaude.com.br www.jornalcidadepe.com.br

FORMA, sua loja de produtos naturais em Garanhuns o ÚTERO BOM em cápsulas. Endereço: Av. Duque de Caxias, 590-1, Heliópolis. Adaptado por Lidiane Calixto – Nutri Forma

Holter 24h Laboratório Mapa 24h Médico do Trabalho Neuropsiquiatria Nutricionista Odontologia e Ortodontia Ortopedista Otorrino Laringologia Pediatra Psicólogo Psiquiatra Raios x Teste do Labirinto Teste Ergométrico Vacinas Vascular


S4

S A Ú D E E B E M E S TA R

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

Fotos: Divulgação

Fisioterapia na Cefaléia

A cefaléia, ou dor de cabeça, como é popularmente conhecida, trata-se de uma dor ou desconforto na área que engloba toda a região da cabeça, constitui um problema frequente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico. Ela pode ocorrer isoladamente como manifestações de um complexo sintomático agudo,

como a enxaqueca (cefaléias primárias) , ou pode fazer parte de uma doença em desenvolvimento, como infecções, neoplasia cerebral ou sangramentos intracranianos (cefaléias secundárias).No entanto, vamos falar da cefaléia tensional, que como o próprio nome sugere, associam-se a tensões musculares, em que a maioria das causas devem- se por contração muscular ou problemas de fluxo sanguíneo. Tratando-se de uma das formas mais comuns de dor de cabeça, pode aparecer em diversas faixas etárias, sendo mais freqüente entre adultos jovens e adolescentes. Sua ocorrência se dá quando os músculos que englobam a região da cabeça ficam tensos ou se contraem. Essas contrações musculares podem ser uma resposta a estresse, depressão, trauma

na cabeça ou ansiedade. A possibilidade de realizar alguma atividade que exija que a cabeça seja mantida em uma mesma posição por muito tempo sem se mover, pode desencadear cefaléia tensional. Isso inclui atividades como digitar ou realizar outras ações no c o m p u t a d o r, t r a b a l h o s manuais delicados que exigem precisão e atenção e a utilização de um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição incomum também pode desencadear uma cefaléia tensional. Os sintomas podem ser descritos como uma dor espalhada, ou seja, não apenas em um local ou de um lado; Uma pressão leve, mas constante; Uma faixa apertada; É pior no couro cabeludo, nas têmporas ou na nuca e, possivelmente, nos

+ Fisio Clínica de Fisioterapia

Dra. Margareti O. de Vasconcelos Ramos | Dra. Pâmella Correia Sá Dra . Eliana Gonçalves Vieira

Fisioterapia em: Ortopedia | Traumatologia | Reumatologia Pediatria | Neurologia RPG Fonoaudiologia Dra. Maria Liliane M. Santana

ombros (cervicalgia). Pode ainda piorar por estresse, fadiga, barulho ou claridade excessiva e também causar insônia. É necessário ressaltar a importância de investigar o tipo de cefaléia, por esta se tratar também de u m s i n t o m a . O acompanhamento médico na causa de uma dúvida vai auxiliar a direcionar para o tratamento correto. O exames clínicos na cefaléia tensional, não apresentam nenhuma alteração funcional no cérebro, por se tratar de pontos de tensões musculares. Nos casos mais comuns esta já pode ser descoberta na própria anmnese. Um dos grandes problemas da cefaléia tensional é o tratamento, pois, normalmente as pessoas que sofrem com as cefaléias tensionais, nunca procuram tratamento médico e o mais normal acaba sendo a automedicação, ou seja, as pessoas tomam chá disso, chá daquilo, remédios, para as mais diferentes dores e acaba acontecendo o seguinte: as d o r e s p a s s a m momentaneamente porém voltam depois de algumas horas, dias ou semanas, isto ocorre porque elas acabam

Dra. Samoa Lins F. Soares

Psicóloga Dra. Halyne Danyelle C. Salgado Atendemos convênios e particular Av. S a n t a Ro s a , 4 7 7 - H e l i ó p o l i s - F o n e : 8 7 3 76 2 1 1 3 0 - G a r a n h u n s / P E

www.jornalcidadepe.com.br

“inibindo a atuação (atividade) do sistema nervoso central”mas esta inibição ocorre por curtos períodos e ao término destes as dores voltam e as vezes até com maior intensidade do que antes. Se uma dor de cabeça ocorrer duas ou mais vezes por semana durante vários meses ou por mais tempo, a doença é considerada crônica. As cefaléias crônicas e diárias podem ser resultado do tratamento insuficiente ou excessivo de uma cefaléia primária. Por exemplo, os pacientes que tomam analgésicos mais de três vezes por semana, regularmente, podem desenvolver cefaléias de rebote. O grande problema é que as pessoas tratam apenas um dos sintomas e quase

nunca tratam a causa, é por isso que estas pessoas sofrem de dores recorrentes, por meses e até anos ou vidas inteiras, mas para estas pessoas podemos colocar que a maioria (cerca de 90%) das “dores de cabeça” são de origens tensionais, e que para estas já existem tratamento fisioterapêuticos extremamente eficientes como a técnica de miofasciaterapia e as pompages. Com o uso destas técnicas entre outras podemos diminuir as tensões músculo articulares e alterar a biomecânica da região crânio encefálica e com isso podemos resolver definitivamente estes problemas que ocorrem com cerca de 1/3 da população brasileira. Por Dra. Pâmella Correia


S A Ú D E E B E M E S TA R

S5

Fotos: Divulgação

Fisioterapia Tratando Sintomas PISO NOVO da Cólica Menstrual Qualidade de Sempre

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, é um grande problema atualmente. Este distúrbio é caracterizado por dores intensas no baixo ventre, podendo até mesmo ser irradiada para a parte interna das coxas, provocada por contrações intensas do útero no dia imediatamente anterior ao início da menstruação ou nos primeiros dias do ciclo menstrual. A dismenorréia pode ser primária ou secundária. A forma secundária é causada por miomas, DIU, endometriose, infecções e outras alterações uterinas e pélvicas. A forma primária é causada pelas contrações uterinas em si, sem associação com outras

alterações que possam justificar a dor. Cerca de 52% das mulheres que sofrem de dismenorréia apresentam a forma primária, sendo que 10% delas chegam até mesmo a ficarem incapacitadas pela dor! O tratamento geralmente é baseado em medicamentos, incluindo analgésicos, antiespasmódicos e anticoncepcionais. Infelizmente, geralmente esta forma de tratamento é cara e, muitas vezes, sem resultado ou com resultados insatisfatórios. A FISIOTERAPIA é outra possibilidade de tratamento, ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas bastante estudada e bastante eficaz! Uma delas é a massagem do tecido conjuntivo. Na verdade, praticamente qualquer tipo de massagem, já que o principal efeito procurado é o relaxamento corporal e diminuição da tensão psicológica, que colabora muito para amenizar d o r e s . O tratamento com massagem do tecido conjuntivo por um período de aproximadamente três meses, com apenas duas

sessões por semana, alivia o problema durante o tratamento e esse alívio ainda persiste após o término do tratamento. Simples e sem contra-indicações! Outra opção é a eletroterapia, o famoso "choquinho" da Fisioterapia é um excelente recurso no tratamento de diversos tipos de dor. A principal modalidade utilizada é o TENS, um tipo de corrente elétrica fácil de ser utilizada e com pouquíssimas contraindicações, indolor e bastante efetiva principalmente para o controle de crises de dor. Por fim praticar exercícios, um exemplo o PILATES! São exercícios simples, principalmente para a região pélvica, para melhorar a c o o r d e n a ç ã o m u s c u l a r, alongar delicadamente os músculos e promover o relaxamento destas estruturas. Além disso, o Pilates promove naturalmente uma sensação de bem-estar que sempre ajuda a aliviar qualquer tipo de dor. Simples, não é?! E sem contra-indicações, sua vida pode ser melhor! Por Juliana Braga Fisioterapeuta

A hit academia sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados, inicia seu projeto de ampliação com a compra de um piso novinho em folha. Esse tipo de piso é emborrachado com

ganha em: * Segurança: As execuções dos exercícios ficam mais estáveis, proporcionando aos alunos um controle biomecânico perfeito, maximizando seus resultados. *Durabilidade: O piso é revestido de uma cobertura especial, altamente resistente as intempéries. *Controle de temperatura: Agora dá pra fazer exercícios funcionais apenas com meias. O piso mantém a temperatura ambiente, evitando o frio e mantendo a estabilidade térmica. *Evita lesões: Com a redução e controle de impacto, pro-

um aspecto bem moderno e presente nas melhores academias do Brasil. O que muda? Além do visual belíssimo e sempre limpo, a academia

porcione mais segurança em exercícios de saltos e mudanças de direção. *Higiênico: Oferece um ambiente limpo e saudável, sem a presença de

www.jornalcidadepe.com.br

Fotos: Divulgação

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

fungos e ácaros, o que é ideal aos alérgicos. Os empresários Alan Gundes e Mitinha Alves explanam sobre o crescimento do empreendimento: “Estamos entusiasmados com tamanha mudança em tão pouco tempo. Só temos a agradecer aos alunos, a equipe e aos fiéis colaboradores. Temos certeza que ainda traremos muita coisa nova e que a Hit já figura como destaque no cenário estadual”, diz Alan Gundes – Empresário Hit. “Nossos alunos são a principal razão para tamanhos investimentos. Temos uma equipe preparada que se atualiza constantemente, favorecendo um conceito A em qualidade de atendimento. Fizemos bastante até aqui e vamos fazer muito mais”, ressalta Mitinha Alves – Empresário Hit. Está esperando o quê? Vem pra Hit! Lugar de gente feliz!

Especialista em Treinamento Desportivo-Personal Trainer Coordenador Hit Academia


S6

S A Ú D E E B E M E S TA R

Garanhuns, 06 de Abril de 2013

ODONTO HOSPITALAR e ciência, segurança, con ança e garantia no que faz! Estabelecida em Garanhuns há quase duas décadas. Inaugura suas novas instalações a Loja ODONTO HOSPITALAR, Situada na Rua XV de Novembro - 355, bem pertinho da Praça Souto Filho (Praça da Fonte Luminosa), oferecendo aos seus clientes uma variada gama de produtos destinados a Hospitais, Clinicas Médicas e Odontológicas, Hotéis, Empresas e Residências nas áreas de limpeza, Equipamentos e Treinamento de pessoal.Na área de Limpeza oferece Equipamentos da conceituada marca BRALIMPIA e Produtos Químicos de limpeza e desinfecção RENKO e BECKER, todos certicados pela ANVISA.Na área Odontológica trabalha com todos os equipamentos da DABI, CRISTÓFOLI e D-700, oferecendo instalação, manutenção e garantia dos produtos e serviços. No segmento de Equipamentos Hospitalares oferece as famosas marcas MEDPED, TUBOMED (Móveis Hospitalares) e WELMY (Balanças).Uma grande novidade dos serviços da ODONTO HOSPITALAR é o lançamento da linha SALVAPÉ de produtos Ortopédicos, oferecendo uma variada gama de produtos para imobilização. Quando for procurar os seus produtos da área hospitalar, Odontológica, Material Ortopédico e Limpeza, não esqueça: A ODONTO HOSPITALAR é o lugar!

Rinaldo e Cleide - Empresários

Equipe Odonto Hospitalar

Cadeira Odontológica D-700

Equipe Odonto Hospitalar

Odontomóvel

Amplas e modernas instalações

H

Rogério Numes representante regional Bralimpia e Renko ladeado por Rinaldo e Cleide

Lançamento Cadeira Odontológica Cristófoli

www.jornalcidadepe.com.br

ODONTO HOSPITALAR

R

Rua XV de novembro, 355 - Santo Antônio Garanhuns/PE - Tel. 87 3763.1000

Recadastramento Biomédico  

Recadastramento biométrico começa em Garanhuns

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you