Page 1

Maio de 2014 / Página

Município de Caxambu

06

Educação

Educação: Trabalhando pelo futuro de nossas crianças O ano letivo em Caxambu teve inicio em 03/02/2014 com grande alegria por parte de todo o corpo de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, diretoras e professoras municipais. Logo no início do ano, em 24 de março, os professores e auxiliares de creche e convidados das escolas particulares, estaduais e 7ª Superintendência Regional de Ensino participaram da palestra do Professor Jairo de Paula, importante escritor e conferencista internacional. No mesmo dia uma capacitação para professores, auxiliares de creche e professores de educação física foi realizada no Palace Hotel e na Escola Municipal Padre Correia de Almeida. O evento foi realizado pela Editora OPET, que é a fornecedora do material Didático/Pedagógico utilizado na Educação Infantil e Creche do Município. Também em março foram aplicadas em toda a Rede Municipal as Avaliações Diagnósticas, nos dias 12 e 13/03/2014, com objetivo de auxiliar o trabalho com a alfabetização, proporcionando aos educandos real oportunidade de aprendizagem. Também é importante destacar, segundo a Secretária Municipal de Educação professora Káthia Figueiredo Fernandes, que se encontra em período de finalização a obra de reforma da Creche Santa Rita. Outra obra importante foi a substituição da caixa d'água da Escola Municipal Pinguinho de Gente. A mesma se encontrava em condições de risco. Também foi construída, neste mesmo local, uma sala para atender as necessidades da Escola. Outras realizações A Orientadora e a Coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa, programa de capacitação do qual fazem parte os professores do município, participaram de uma capacitação em Ouro Preto/MG. A Secretaria de Educação promoveu também a instalação de um laboratório de informática, com 10 computadores no anexo do Centro de Educação Infantil Caxambu Velho. A novidade vai atender os alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos). Ainda desta escola no setor de informática aconteceu a instalação de um Telecentro no Bairro Caxambu Velho para atender toda população favorecendo o acesso à comunicação e tecnologia. Funciona com um responsável por coordenar e auxiliar os que lá freqüentam. Já a Escola Monsenhor João de Deus, está funcionando com uma turma de Maternal e outra de Pré de 4 anos, em período Integral.

Alimentação de nossas crianças A alimentação para as crianças atendidas nas Creches e nas Escolas têm cardápio específico elaborado e acompanhado por nutricionista. Nas creches as crianças recebem 5 alimentações diárias: - 07:30 h – Café - 09:00 h – Suco - 11:00 h – Almoço - 14:00 h – Suco / fruta - 16:00 h – Jantar Nas escolas: - 07:00 h – Café com pão e manteiga - 09:00 – Merenda escolar (almoço) - 11:00 – Suco/fruta

Capacitação dos profissionais da educação

Palestra com o professor Jairo de Paula

Aulas de Música e Transporte para universitários A partir deste mês de maio todos os alunos da Educação Infantil – 4 e 5 anos e Fundamental do 1º e 5º anos – terão aulas especializadas de Música e Informática. Já os estudantes de curso superior conquistaram o tão sonhado transporte diário para as Faculdades de Baependi e São Lourenço. Mais atividades A Secretaria de Educação participou ainda do Congresso da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Belo Horizonte. Outra boa notícia é que os alunos dos quintos anos, estão participando das aulas do PROERD. Foi providenciado pela Prefeitura o material necessário para que a Polícia Militar desenvolva este projeto, tão nobre, de conscientização e prevenção ao uso de drogas. A Escola de Música ganhou um novo espaço ! Está, agora, localizada no centro da cidade, com amplas salas para acomodar alunos e professores. A partir de maio passará a funcionar com seus professores com carga horária maior, propiciando, assim, o atendimento a mais alunos. A Prefeitura atendendo solicitação de um professor, investiu em mais um instrumento musical (baixo) para esta Escola. E como destaque final das realizações nos últimos meses, aconteceu a adequação de 1/3 da carga horária do professor de acordo com a Lei. Agora nossos professores terão, durante a semana, 07:00 horas fora da sala de aula para estudar, planejar, corrigir provas e preparar material para suas aulas.

Reforma Creche Santa Rita

Substituição da caixa d'água da Escola Municipal Pinguinho de Gente

Reunião com alunos beneficiados com ônibus para Faculdade

Escola de música

Transporte diário para Faculdade

Telecentro no bairro Caxambu Velho

Meio Ambiente Aterro Municipal Controlado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem através de seu representante legal prestar esclarecimentos quanto a frente de operação na área do Aterro Municipal onde estão dispostos os Resíduos Sólidos Urbanos. Informamos que há observância das medidas mínimas exigidas pelas Legislações vigentes, que são: Solo de baixa permeabilidade; Declividade inferior a 30%;

Boas condições de acesso; Não há coleções hídricas próximas; Distante de núcleos populacionais; Afastado de margens de estradas; Fora de erosões e áreas de interesse ambiental. Todo o terreno é drenado, isolado com cerca viva e árvores, há compactação diária e recobrimento por mais que 3 (três) vezes na semana e são observadas as DN 52 e 67 do COPAM e não há presença de catadores no local. Informamos que há tramitando um consorcio para a Destinação Final entre os municípios de Caxambu, Cruzília e Conceição do Rio Verde, juntamente com apoio técnico do Estado de Minas através da SEDRU – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, e que também estamos buscando soluções alternativas para áreas de disposição final até que o Projeto do Consórcio seja realizado. A área segue padrões de engenharia e estrutura de Aterro Sanitário. A coleta no município é realizada no período noturno, e os trabalhos de compactação, movimentação de terra e cobertura podem ser realizados a qualquer momento do dia, entre as 7 (sete)

horas da manhã e as 18 (dezoito) horas, e não há necessidade de cobertura diária pela operação como Aterro Controlado, mas informamos que mesmo assim é feita a compactação e coberturas diariamente. Outro fato que queremos que seja observado é que a operação do trator de esteira que faz a compactação e cobertura é terceirizada, e em excepcionais casos podem ocorrer problemas corriqueiros como quebra de peças, algum imprevisto com o tratorista operador, que são logo sanados.

Secretaria de Meio Ambiente continua em ação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conforme a demanda e o cronograma, intensifica ações de limpeza urbana da cidade. A manutenção está sendo realizada com regularidade nas ruas de Caxambu, como é o caso da limpeza nas margens do Rio Bengo, na Av. Ápio Cardoso e no bairro de Santa Rita. O objetivo é manter a cidade limpa, organizada e bonita, para atender moradores e visitantes.

Pág 6  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you