Page 1


foto: Davi Matthiesen

Quando pensamos em saúde, a primeira coisa que nos vem à mente é a saúde física, o bem estar, uma alimentação balanceada, prática de exercício físico e uma lista interminável do que devemos fazer para termos uma vida saudável. De fato todas as atividades citadas são importantes quando pensamos em saúde, porém, também temos que priorizar o que fazemos para mantermos nossa saúde mental em dia. Aproximadamente 23 milhões de brasileiros, 12% da população sofrem de algum tipo de doença e transtorno mental, ou seja, 1 em cada 10 pessoas possui alguma doença ou transtorno psiquiátrico. E em Campinas, contamos com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, uma instituição filantrópica fundada em 1924, que se dedica desde então a cuidar de pessoas que sofrem de transtornos mentais, atendendo 7 mil usuários por mês, com a colaboração de aproximadamente 970 funcionários. O Cândido Ferreira gerencia em Campinas mais de 40 unidades que oferece tratamento em saúde mental, a Instituição tem a missão de promover a Inclusão Social de pessoas com Transtornos Mentais e visa ser reconhecida como uma Instituição de excelência, referência no tratamento, na reabilitação e na transmissão de conhecimento em saúde mental. O Cândido Ferreira é uma entidade pioneira na Reforma Psiquiátrica e na inovação das práticas de cuidado. Nesse Candura edição 94 vamos saber das ações realizadas pela Instituição e seus parceiros. Ações essas, que são de suma importância para manter os projetos de saúde mental de excelência na cidade de Campinas. Os projetos que são gerenciados pelo SSCF, impactam diretamente a sociedade campineira, e faz toda a diferença no cuidado e a forma de incluir o individuo na sociedade. Una-se a Instituição e venha promover saúde mental na cidade e fazer a diferença junto a nós, o Cândido Ferreira conta com a sociedade Campineira para fazer parte dessa ação solidária, Cuide você também da sua saúde mental através de ações solidárias!

foto: Davi Matthiesen

foto: Décio Cesarini Jr.


fotos: Décio Cesarini Jr.

Lumena Furtado “A importância do Cândido na Luta Antimanicomial e na Reforma é entrar aqui no Cândido e poder ser atravessado pelo jeito de cuidar, pelo jeito de produzir. O Cândido hoje é um lugar de Economia Solidaria fortíssimo que produz com competência, que produz com qualidade, de forma competitiva no mercado. É muito bom estar aqui hoje sabendo que não temos mais nenhum leito, e saber que todos os nossos usuários que estão trabalhando aqui, moram em liberdade, vivem e se cuidam em outros espaços”.

Paulo Mariante “O Cândido é muito mais do que a Instituição com trabalhadores e trabalhadoras, gestores, usuários e familiares, que forma uma comunidade em defesa dessa grande ideia, que trancar não é tratar, e é isso que a gente tem que defender.”

Paulo Amarante

Aristeu Bertelli

“O Cândido chegou ao êxito, superou o modelo manicomial, e esses anos todos a Economia Solidária, de participação comunitária, participação territorial, construíram muitos avanços e com o fechamento dos leitos, acho que vamos ter o Cândido como uma das grandes experiências nacionais e da reforma psiquiátrica.”

“Eu to vendo um belo de um exemplo do que pode ser feito, um lugar de produção artística, de produção de vida. A gente consegue ver o resgate do trabalho, não como uma forma de punição, mas quando o trabalho ele surge de fato para inclusive ajudar na construção de personalidade, na construção da vida, na ressignificação da vida a pessoa. O Cândido Ferreira vai apontando a possibilidade efetiva de você conseguir romper com o velho modelo manicomial, e passar a trabalhar de maneira aberta a sociedade, aberta a comunidade sem prisão, sem encarceramento, e que consegue entender o ser humano, em sua individualidade.”

Alexandre Padilha “O Cândido é uma referência histórica não só para Luta Antimanicomial mas para o SUS como um todo. É uma referência histórica para luta antimanicomial porque mostra que é possível sim a gente cuidar da saúde mental, de outra forma. O Cândido tem uma experiência importante não só na saúde mental mas para tudo aquilo que a gente chama de atenção de paradigma que a gente vem fazendo ao longo da construção do SUS.”

Pedro Tourinho “O Cândido foi um dos pioneiros da Reforma Psiquiátrica no Brasil, foram diversas experiências que foram aqui realizadas, e que hoje estão aí sendo multiplicadas, pelo Brasil a fora, de maneira maravilhosa, de maneira extremamente respeitosa, inclusiva, emancipatórias. O Cândido é um patrimônio da reforma psiquiátrica brasileira.”


Ações solidárias são mais potentes quando temos a sua parceria! Obrigada aos parceiros e comunidade que estiveram presentes em duas ações realizadas pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira,

Zen Ocupação Agradecemos ao Centro de Saúde San Martin que estiveram presentes, potencializando e prestigiando o evento. Agradecemos também aos voluntários que vieram trabalhar para que o evento fosse um sucesso e principalmente pela parceria de longa data com o Instituto Cayce –Clínica/Escola de Medicina Chinesa de Campinas.

A 2ª Corrida e Caminhada Solidária do Candinho Agradecemos aos nossos patrocinadores, parceiros e toda comunidade presente que potencializaram e tornaram essa importante ação solidária possível!

NOSSOS PATROCINADORES E PARCEIROS

fotos: Décio Cesarini Jr.


“Eu me sinto porta voz daqueles que se calaram por muito tempo nos manicômios”

LUCIANO LIRA / apresentador do Programa Maluco Beleza

Nessa edição vamos conhecer a trajetória do locutor do programa Maluco Beleza Luciano Marques Lira. Lira nasceu em 1974 em São Paulo e veio para Campinas aos 21 anos. Lira tem uma longa história com a saúde mental, pois foi diagnosticado com esquizofrenia há 21 anos. Desse tempo passou por internações e viu muitas melhorias acontecerem. “Faz 21 anos que faço tratamento na saúde mental e milito há 16 anos na Luta Antimanicomial. Eu passei por internação no Tibiriça, que hoje graças a Deus é fechado. Lá eu pude ver as pessoas se lambuzando com suas próprias fezes e urinas, eu me perguntei o que estou fazendo aqui? Fiquei internado 2 vezes tomei sossega leão... E lá pra cá Melhorou muito, tem mais Caps no Brasil inteiro faço tratamento no Caps novo tempo em Campinas”. O locutor conheceu o Cândido Ferreira através de um convite para participar do Programa Maluco Beleza e hoje tem seu próprio Programa na Rádio Online Maluco Beleza”. “Conheci o cândido em 2002 com o convite do Régis para participar do Programa Maluco Beleza, falei que iria participar, mas achei que não iria vingar e já são quase 16 anos de programa. Tenho também meu próprio programa Especial de Lira e me ajudou muito participar da Rádio,na minha autoestima, me deu muita saúde, tenho até medo de perder, porque o que seria de mim se perdesse o Maluco Beleza?”. foto: Décio Cesarini Jr.

Luciano Lira em entrevista para a Rádio Maluco Beleza

Lira hoje é Conselheiro de Saúde Local, Distrital e Municipal de Campinas, além de ser Presidente da Associação AFLORE. Lira deixa uma mensagem aos nossos leitores de como superar os desafios que a vida trouxe. “Eu me sinto porta voz daqueles que se calaram por muito tempo nos manicômios, não tiveram identidade, não tiveram voz”. Lira deixa uma mensagem aos nossos leitores de como superar os desafios que a vida trouxe “No começo eu não aceitava minha doença, trabalhava no correio quando tive meu primeiro surto, mas você não pode nunca desistir há sempre uma esperança. Não deixar de fazer o tratamento direitinho, faça atividade física e faça um programa de Rádio. A Rádio Mudou tudo na minha vida, melhorou muito minha saúde, as pessoas me veem como locutor e não como doente, participo de debates, foi a rádio que me deu essa alegria que eu tenho”.


SSCF sediou Caravana da Luta Antimanicomial em Campinas

fotos: Décio Cesarini Jr.

No dia 04 de outubro, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Instituição Referência em Saúde Mental de Campinas, recebeu a Caravana da Luta Antimanicomial e Direitos Humanos. O Evento contou com muitos convidados importantes e renomados no cenário da saúde mental como Paulo Amarante, Paulo Mariante, Lumena Furtado, Pedro Tourinho, Alexandre Padilha, entre outros. Além da mesa de debate, o dia foi de muitas atividades, apresentações musicais, Feira de Economia Solidaria e troca de saberes. A grande Caravana Estadual da Luta Antimanicomial e Direitos Humanos passou por diversas cidades contemplando as diversas regiões do Estado de São Paulo com o intuito de potencializar a base da militância pela Luta Antimanicomial e Defender os Direitos Humanos. Trata-se de agregar e buscar construir uma unidade dos movimentos sociais com pautas diversas, mas que convergem e transversalizam na essência de seus esforços e resistência. A missão do Cândido Ferreira é promover a Inclusão Social de pessoas com transtornos mentais através do modelo assistencial da Reabilitação Psicossocial, oferecendo serviços com bases comunitárias, como Centros de Convivência, Geração de Renda, Consultório na Rua, Serviços Residenciais Terapêuticos e CAPS. Em julho de 2017 o Cândido Ferreira fechou sua unidade de internação psiquiátrica e seu CNAE (Código e Descrição da Atividade Econômica principal) passou de Hospital Psiquiátrico para Centros de Assistência Psicossocial, consolidando seu modelo assistencial com o objetivo de aprimorar seu atendimento.

fotos: Angelo Koller

Corrida Solidária do Candinho No último dia 12 de novembro, tivemos uma importante ação solidária em prol ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, foi a 2ª Corrida e Caminhada Solidária do Candinho! Contamos esse ano com a participação de 282 inscritos. Obrigado á todos os participantes por tornarem essa ação solidária possível! A realização foi do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Ponto de Cultura Maluco Beleza, Associação Cornélia Vlieg e Armazém das Oficinas, que por sua vez, somaram-se à parceiros e patrocinadores para realizar essa ação solidária. O evento beneficente, reverteu o valor arrecadado com as inscrições para reformas, melhorias físicas e estruturais da Instituição, que é referência no atendimento de pessoas com transtornos mentais em Campinas. A Corrida Solidária teve um perfil rústico, pois ocorreu nas ruas do distrito de Sousas em Campinas e em estrada de terra com percurso de 8 km para Corrida e 5 Km para caminhada. Foi realizada em ambiente natural, com características rurais e bem arborizada. Não houve prêmios em dinheiro para os vencedores por se tratar de um evento solidário.


Mario Moro “O Movimento da Luta Antimanicomial completa 30 anos e desde então essa mobilização veio no decorrer dos anos com um dos objetivos de lutar contra a discriminação, preconceitos em defesa dos diretos. Hoje nós temos a nossa própria Lei Federal que garante os diretos, garante que seja feito o processo de substituição de leitos de hospitais psiquiátricos, para leitos em hospitais comuns, para que as pessoas possam ser tratadas de uma forma mais humanizada numa rede de Atenção Psicossocial, que são os Caps. Mas para isso tudo, precisa de muita luta, de união dos usuários que são os principais protagonistas, para mostrar, principalmente, aqueles tantos que já passaram por internações trancafiados num manicômio e depois que mudou o tratamento os benefícios que receberam, porque afinal de contas não é trancando que se trata, não é dessa forma que deve ser atribuída para um ser humano, ele precisa de tratamento humanizado, que ofereça inclusão, inserção social, projeto de geração de trabalho e renda. E é isso que a Luta Antimanicomial vem protagonizando para fortalecer essa luta, porque com as mudanças de gestão de governo, cada vez mais ameaça nossa Reforma Psiquiátrica”.

Paulo Mariante “Reforma Psiquiátrica é um processo permanente, e de certa forma ela nunca se conclui. É a mudança de ideia de que a chamada loucura ela deveria ficar presa, ficar trancada. A Reforma muda essa ideia para que ela passe a trabalhar com um outro sentido, no sentido de que as pessoas são apenas diferentes, e que a diferença não pode significar o aprisionamento, ou qualquer forma de opressão sobre ela. A lei é um marco mas não é o mais importante, o mais importante é a consciência das pessoas. Bauru foi um momento especial, porque pessoas de todo o Brasil naquela luta pelo avanço da democracia no nosso país, pela superação da ditadura, e que lutavam contra um modelo de saúde mental, que eram manicômios, das prisões, inclusive com tortura, essas pessoas se encontram para dizer que era possível um modelo de saúde mental diferente, e de lá pra cá muitos passos foram dados no país...não se resolveu tudo, tem muita coisa por fazer, mas a Carta de Bauru é muito atual no sentido de afirmar a saúde mental, no sentido de ser emancipatória”.

Lumena Furtado “Temos duas coisas importantes que não podemos perder de vista na minha opinião. A primeira é que nós temos muito que comemorar nesses 30 anos, nós conseguimos tirar milhares de pessoas que estavam presas com prisão perpetua nos hospícios do Brasil, que hoje moram em liberdade, que hoje estão aqui produzindo vida, circulando pela cidade, enfim, então acho que nós temos por todo o Brasil experiências nessa direção. Nós temos uma rede social muito maior do que tínhamos há 30 anos atrás lutando em parceria com outras lutas, para que a gente possa ter de fato uma sociedade que respeite as diferenças e que possa acolher cada um do seu jeito, cada um com sua contribuição, e temos que colocar isso conosco para nos dar força e esperança na luta. E por outro lado vivemos um momento dificílimo no país com o retrocesso em todos os direitos, com um governo ilegítimo, que a gente não consegue tirar de onde está, com um Congresso que enfrenta garantias, enfrenta conquistas que a gente teve, tenta retroceder, enfim, um momento muito difícil no país, com muitas perdas de direitos, e isso torna o encontro dos 30 anos da Carta de Bauru em dezembro, um momento muito especial de luta”.

Pedro Tourinho “O caminho para a Saúde Mental no nosso País passa por a gente defender o modelo da rede de atenção psicossocial que é um modelo que foi construído e foi se consolidando, ao longo de muitos anos de várias experiências, umas mais bem sucedidas e outras não, acho que o desenho acabou sendo construído com vários serviços, serviços substitutivos, Centros de Convivência, são vários equipamentos que estão previstos na RAPS, isso é um desenho institucional muito bom pra gente defender. Nesse caminho temos que convocar e chamar junto a sociedade, sem a sociedade é mais difícil, e mostrar a importância da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica para o todo da população, então acho que passa por essas duas questões...nós temos já um modelo de política pública e nós temos a tarefa que é conversar com as pessoas”.

Alexandre Padilha “ A Luta antimanicomial, foi um movimento para que a gente pudesse construir uma forma diferente de cuidar da saúde. A gente construiu ao longo desse período uma rede de base comunitária, ou seja, ao invés de cuidar da saúde mental preso pelos manicômios, cuidar da saúde mental perto da comunidade, seja na atenção básica de saúde, com as equipes multiprofissionais, nos Caps, nas residências terapêuticas, Consultório na Rua, são exemplos de que é possível sim, cuidar do sofrimento mental, sem tirar as pessoas de perto da família, do lugar onde elas trabalham, do lugar onde elas vivem, e ajudar que elas reconstruam o projeto de vida ali junto com a comunidade. Mexemos com muitos interesses Econômicos quando nós acabamos com os manicômios, e começamos a fortalecer os Caps, as unidades básicas de saúde, então o poder econômico quer reverter isso, querem que os recursos voltem para os manicômios, todo mundo tem que estar de olho, a gente precisa mudar o congresso nacional, e também resistir no dia a dia, mostrando que é possível cuidar do transtorno mental de forma diferente do que eles querem”.


Rádio Maluco Beleza comemorou 7 anos no ar! A Rádio Maluco Beleza conta com uma programação diversificada são 23 programas exibidos e os ouvintes podem encontrar uma variedade de temas como programação sertaneja, projetos sociais, projetos de terceira idade, programas com entrevistados e muita música. Uma diversidade que faz a diferença na vida de cada protagonista. Os usuários da saúde mental se tornaram formadores de opiniões, com seus programas veiculados, eles se tornam comunicadores e disseminadores de cultura, e abrem uma nova reflexão ao modo de tratar e ao modo de cuidado. A comunicação também é um dispositivo usado como forma de tratar, e dar um lugar aos usuários da saúde mental e comunidade na sociedade, pois muitos usuários, contam em depoimentos que a partir do momento que começam a participar do projeto não tem mais crise. A Rádio online Maluco Beleza teve mudança de aplicativo para ouvir no seu celular. Agora só acessar o App do seu celular e buscar por RadioFlix.fm e pronto, baixar o aplicativo gratuito e ficar conectado aos programas da Rádio online Maluco Beleza. Os programas também estão com novidades, a grade de programação está com novos locutores. Conecte – se a Rádio Maluco Beleza e curta muita música, notícia, bate papo, entrevistas e muito mais! Aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxcast.radioflix&hl=pt_BR http://radioflix.fm/

Programa “Vozes Da Rua” Da Rádio Maluco Beleza Em Portugal! No dia 27 de setembro o programa da Rádio online Maluco Beleza “Vozes da Rua”, através de Gilson Firmino foi apresentado no Encontro Internacional de Práticas Artísticas e Comunitárias na cidade do Porto em Portugal. Esse programa é um programa produzido por Gilson Firmino, Thiago França com os trabalhos técnicos de Angelo Koller. Gilson e Thiago estão no Projeto, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Consultório na Rua, que tem um trabalho muito importante juntos as pessoas em situação de rua. Através do programa eles contam sobre a realidade dessas pessoas e dão visibilidade a esse projeto e vozes a pessoas em situação de rua.


Cantor Alexandre Pires Ganha Giramundo da Casa das Oficinas! O Cantor Alexandre Pires esteve na Red Eventos em seu último show e foi presenteado com um Giramundo da Casa das Oficinas, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira! O cantor declarou admiração e respeito pelo trabalho da Casa! Adriana, fã e participante da casa foi a protagonista para presentear o cantor! Você também pode adquirir os produtos da Casa das Oficinas acessando a página no f a c e b o o k : h t t p s : // w w w. f a c e b o o k . c o m / Casa-das-Oficinas-165436926991022/, ou também fazendo sua encomenda pelo telefone 19-3229-8360. Além da Casa das Oficinas, que é um dos Projetos gerenciados pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, você também pode ajudar a Instituição com outros projetos através de doações, saiba mais como pelo link: http://candido.org.br/site/ doacoes/ 

Agora Você Pode Transformar Suas Compras Online Em Doação Para O Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira! O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira se tornou parceiro do O Polen, uma plataforma de que transforma suas compras online em doações, sem você gastar nada mais por isso! Agora você pode transformar suas compras de passagens áreas, livros, eletrônicos e vários outros itens em doação. Como Funciona? Sempre que você fizer uma compra online utilizando O Polen, uma comissão de venda das lojas é transformada em doação para o Cândido Ferreira, assim, você não paga nenhuma taxa extra, quem doa é a própria loja! Como ajudar? É simples! Ative o aplicativo no navegador Chrome do seu computador apenas uma vez e sempre que você for comprar, o aplicativo te lembra de apoiar! É rápido, simples e seguro instalar. Confira as várias lojas que O Polen possui como: submarino, O Boticário, Avon, Natura, Fast Shop, Fnac, Ali Express,  Netshoes e muitas outras lojas. Acesse: http://opolen.com.br/apoiar/candidoferreira Obrigado por escolher ajudar o Cândido Ferreira!


Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira em parceria com SESC Campinas! Agora os funcionários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira possuem a credencial do SESC gratuitamente. Mas um benefício oferecido pelo Cândido Ferreira a seus colaboradores. O SESC oferece piscinas, mini campo de futebol, ginásio de esportes, quadra externa, teatro e teatro de arena, biblioteca, internet livre, espaço de tecnologias e artes, turismo e centros de hospedagem e de lazer. Com a credencial também pode incluir seus dependentes, se solteiro seu pais e se casado, pais, cônjuge e filhos até 21 anos. O SESC foi feito pra você e em parceria com o Cândido Ferreira!

Pátio Boulevard Recebe Feira De Alimentos Orgânicos Do Cândido Ferreira O Pátio Boulevard Mall, desde setembro recebe a Feira de Alimentos Orgânicos da Oficina Agrícola do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. A feira ocorre todas as segundas-feiras, das 9h às 15h, no Mall, localizado na Avenida Carlos Grimaldi, 1170, em Campinas. Todos os legumes e verduras vendidos são orgânicos, certificados desde 1999 pelo OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade), e plantados em sete hectares da instituição. Atualmente, a Oficina Agrícola é a maior do Núcleo de Oficinas de Trabalho do Cândido Ferreira, em número de pessoas e em atividades ofertadas. Cerca de 80% da arrecadação são destinados à bolsa-oficina que, após uma avaliação de desempenho e frequência, os atendidos recebem pelo trabalho realizado durante o mês. “Trata-se de uma importante forma de reinserção social por meio do trabalho ligado a terra, associada ao cultivo sustentável da agricultura orgânica, resultando em ganho a todos os envolvidos: os produtores, os clientes do Pátio Boulevard Mall, a sociedade e a natureza”, diz Cleusa Cayres, gestora do Armazém das Oficinas.

Agora Nas Dependências SSCF Você Encontra Uma Opção Deliciosa De Almoço! Agora o Armazém das Oficinas também conta com um restaurante que fica localizado nas dependências do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, funciona de segunda à sábado com um cardápio variado e delicioso para toda família. O Restaurante Armazém das Oficinas fica em um ambiente arborizado e aconchegante, a família toda pode desfrutar de um almoço especial com vista para natureza. Venha conhecer! O restaurante fica na Rua Helena Fabrini, s/n, no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.


Me abraça forte Me abraça, abraça forte Me abraça, abraça forte; só tenho você, só quero você; meu amor, abraça forte; me envolve nos teus braços, ainda mais do que já estou envolvida; diz que me ama, faz me feliz; mais do que já estou, aqui com você; meu amor, diz que me ama. Eu te amo meu amor; me abraça, pra sempre, dizendo que me ama, sempre. Luacinder Ester

Repercussão Jéssica, Pedagoga do Projeto Aldeias Infantis escreveu ao Maluco Beleza. “Escrevo este e-mail em forma de agradecimento por todas as oportunidades que a Radio Maluco Beleza vem proporcionando as nossas crianças. Depois de alguns encontros montando roteiros, escolhendo musica , escolhendo o nome do programa , acabamos de receber a nossa primeira gravação do programa Radio Adolescente , que emocionou nós pedagogas do começo ao fim . Gostaria de parabenizar o trabalho incrível de edição e direção do Ângelo , já conhecíamos o trabalho dele , mas quando recebemos o programa editado com as musicas escolhidas , foi emocionante. Parabéns Carla e Parabéns Ângelo , espero que a Radio Maluco beleza dure mil anos , e que continue proporcionando essas experiencias unica para toda a comunidade. Gratidão  Jessica , Karen , Rafaela”. “ Alguns site divulgaram a 2ª Corrida e Caminhada Solidária do Candinho, como A Universidade São Francisco publicou em seu site convidando toda a comunidade acadêmica para participar da 2ª Corrida e Caminhada Solidária do Candinho; o site Vale do Esporte e Corridasbr também divulgou”.

Profile for Jornal Candura

Jornal Candura 94  

Jornal Candura 94  

Advertisement