Page 13

JC 266

3/2/2016

12:15 PM

Page 13

MERCADO FORNECEDOR

Março 2016

Conjunto de medidas possibilita aprimoramento do processo “Estamos cem por cento satisfeitos com os resultados”, afirma Francisco da Motta. Os ganhos financeiros têm sido obtidos com o aumento da produção de etanol devido à elevação do rendimento do processo fermentativo. Diversas medidas foram implantadas, a partir de 2007, para o aprimoramento do processo de fermentação da usina de Capela.

Pré-tratamento, conjunto de enzimas bem balanceadas e reator de hidrólise de alto desempenho são fundamentais “A seleção de leveduras tem uma importância fundamental para a obtenção dos resultados positivos”, enfatiza o diretor da usina. A MSBIO realiza um trabalho detalhado e um processo contínuo de pesquisa e escolha das melhores leveduras da própria unidade. Outra iniciativa foi a mudança dos trocadores de calor para obter uma melhor

refrigeração – informa o diretor da Junco Novo. “Um conjunto de ações aprimorou todo o processo”, diz. A realização de treinamentos voltados às áreas de operação e de microbiologia também contribuíram, de maneira significativa, para a elevação do rendimento fermentativo, conta Teresa Cristina Vieira Viana, diretora da MSBIO, empresa que integra o Pró-Usinas, portfólio de soluções que apresentam resultados comprovados no incremento da eficiência e da rentabilidade de usinas e grupos produtores. O trabalho de consultoria da MSBIO incluiu a estruturação e montagem do laboratório de microbiologia e a melhoria de diversos itens que estavam interferindo no rendimento da fermentação. Uma das questões resolvidas foi o excesso de cal que estava indo para a destilaria, o que provocava entupimento das centrifugas, desgaste dos bicos, floculação do fermento e, consequentemente, aumento do consumo de ácido sulfúrico – exemplifica Teresa Cristina. Houve também a realização de um trabalho para a melhoria da assepsia na unidade industrial, principalmente das moendas. (RA)

Teresa Cristina Vieira Viana, diretora da MSBIO e Marcos Jorge Correa do Nascimento, químico industrial da Junco Novo

13

JornalCana — Edição 266 / Março 2016  
JornalCana — Edição 266 / Março 2016  
Advertisement